JOPHIEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JOPHIEL"

Transcrição

1 JOPHIEL JOPHIEL Saudações a vocês, Almas Humanas em peregrinação. Eu sou Jophiel, Anjo do Conhecimento e da LUZ Dourada. Está inscrita em cada um de vocês marca impressa por quatro Arcanjos. Venho entregar-vos o Conhecimento da Bênção de minha LUZ e o meu Conhecimento. Como vocês o sabem, desde o início do seu ano Terrestre, Eu sou o Arcanjo dos preparativos para o confronto, intervindo no final do ciclo preliminar e em acompanhamento ao Arcanjo MIGUEL e Arcanjo URIEL. O Meu papel é o de preparar o máximo de Almas Humanos em Peregrinação, a aceitar a eventualidade do Salto dimensional, começando pela prioridade do encontro com o Anjo. Isso, tem sido amplamente desenvolvido. Como isso vos foi notificado por um dos regentes da intra-terra, existem protocolos utilizando as formas cristalinas da vossa Terra para preparar activamente os mecanismos energéticos e de consciência ligados à ASCENÇÃO e REVERSÃO. Vocês sabem também, que a forma, os gestos e os números são manifestações dos arquétipos do Divino. Existem também uma bênção de minha Presença que vos vou transmitir préviamente, antes de abrir um espaço para debate com vocês. Essa bênção é composta de duas partes distintas, que se encandeiam uma na outra. O primeiro está relacionada com as minhas vibrações próprias, provenientes dos mundos onde eu me circunscrevo aguardando o fim dos ciclos. Esses mundos estão relacionados ao que vocês chamam de Constelação de Órion. O Arcanjo MIGUEL, quanto a ele, localiza-se sobre Sirius B. A 1ª parte da Bênção de minha Presença é, portanto, chamada de Saudação de Órion. Consiste, para vocês que estão em forma, em estender para a frente de você o braço esquerdo como assim, em seguida, colocá-lo sobre o vosso chacra do centro. Faça o mesmo com a mão direita e em seguida, coloque-a sobre a mão esquerda enquanto inclina a cabeça em sinal de reverência.

2 JOPHIEL Ela faz referência à minha origem, mas também à origem da 1ª pulsação que foi retransmitida desde Sirius, sobre uma das estrelas e planetas que vocês chamam de Órion. A Saudação chamada "Saudação de Orion" é um sinal importante de reconhecimento dos povos e das dimensões afiliados a que vocês chamam, creio eu, de Conselho Galáctico, em ligação com a Ordem de MELCKIZEDECK e SHAMBALLA. Qualquer entidade de LUZ, Anjo, as pessoas (humanóides ou não), devem responder a esta saudação mesmo desde o momento em que esta entidade pertença à Confederação Galáctica da LUZ. Os seres não-luminosos que se recusaram o Plano evolutivo da Confederação Galáctica de LUZ, não podem executar esta Sudação. Histórica e geograficamente falando, se vocês preferirem, este sinal corresponde ao intercâmbio entre os povos ao nível do coração, ou se não há coração no sentido orgânico, em qualquer caso, do centro. Deve ser utilizado em momentos de dificuldade, de confrontação, tal como acontece no vosso planeta do Sistema Solar. A minha Presença é a garantia do cumprimento da Palavra da vossa Alma com a Confederação Galáctica e os Planos Ascensionais. Memorizem bem que, ao momento oportuno, nenhuma Força ou Presença oposta à Confederação Galáctica pode realizar a Saudação de Órion. Transmito-vos assim um grande segredo relacionado com as Leis evolutivas. Nunca mais se esqueçam que, não apenas neste dia entram no que eu chamei A confrontação, formal, mas também na obra ao rubro, devendo durar o tempo que resta dos 42 meses dos quais vocês deduzem o período de Maio até agora, ligeiramente mais de 3 anos. Durante esta época, tudo o que estava escondido, a título individual, coletivo, histórico, social e também espiritual, serão revelados e desmascarados. Então, há um período idêntico a este nos Universos dos Universos. Aqui estão algumas coisas que eu queria dar-lhes. Eu fico mais um pouco à vossa disposição se essas informações necessitarem de informações adicionais. ***** Perguntas & Respostas ***** *** 1 ª Pergunta: -Porque é que aqueles que não fazem parte da Confederação Galáctica não podem fazer a Saudação de Órion? R: - Em outras dimensões, mas também na vossa, existem povos mais avançados tecnologicamente do que vocês. A realização deste gesto, à priori muito simples, para eles é impossível, por razões fisiológicas e energéticas. É como se eu vos dissesse para vocês colocarem os pés atrás da cabeça. Isso parece-me que para a Raça Humana, dificilmente realizável, excepto com um treino muito intenso. É o mesmo para a Saudação de Órion.

3 JOPHIEL *** 2 ª Pergunta: - Aqueles que não podem responder a esta Saudação, não fazem sistematicamente parte da Confederação Galáctica? R: - Isso é óbvio. Quer eles sejam Anjos, ou o que vocês chamariam vulgarmente desencarnados, fazendo parte da LUZ, devem responder-vos a esta Saudação. *** 3 ª Pergunta: - A Saudação da Órion é, suponho eu, largamente difundida no planeta hoje? R: - Absolutamente. *** 4 ª Pergunta: - esta Saudação, pode ser ensinada e amplamente divulgada? R: - È evidente! Um ser humano que praticasse esta Saudação, não pertencendo, neste momento ao esforço de evolução da Ascensão, seria impossibilitado de a reproduzir. Da mesma forma como na vossa tradição chamada de católica, o diabo, tal como vocês o chamam, não pode fazer um sinal da Cruz. *** 5 ª Pergunta: - Quem irá revelar o que é preciso nos próximos tempos? R: - As energias presentes à superfície do vosso planeta preparam deste confronto e esta Revelação. Esta revelação será feita de múltiplas maneiras: pela mídia, pelo rumor, por jornais, por todos os meios existentes à vossa disposição sobre os planos da 3 ª dimensão e sobre os planos mais subtis, também. *** 6 ª Pergunta: - Pela Internet, também? R: Se esta rede continuar a funcionar, sim. *** 7 ª Pergunta: - A presença do planeta Hercobulus faz também parte? R: - Isso é uma parte significativa, mas também uma série de dados ocultados da vossa própria história, manipuladas por certas forças. Vocês terão elementos suficientes para muito em breve vos colocar, eu diria, de boca aberta e olhos arregalados. *** 8 ª Pergunta: - Os mídia vão dizer a verdade? R: - Um certo número de acontecimentos não podem ser distorcidos perante as evidências. *** 9 ª Pergunta: - Que fazer se nos depararmos com uma pessoa que não pode responder à Saudação de Órion? R: - Vocês falam de uma pessoa do vosso próprio plano dimensional? - Seria preferível e desejável para evitar esse género de pessoas. *** 10 ª Pergunta: - E dos outros planos? R: - A questão não se coloca, porque este simples sinal irá desenvolver, entre vocês e essa presença, uma barreira intransponível. *** 11 ª Pergunta: - Podemos então fazer a Saudação de Órion como protecção antes de mudar de plano de consciência antes de adormecer, em particular? R: - A Saudação é feita para saudar. Não é um ritual de protecção.

4 JOPHIEL *** 12 ª Pergunta: - Então é só para reconhecer se a pessoa que encontramos faz parte da Confederação Galáctica? R: - Ou eventualmente reentrar em protecção, mas a partir desse momento. *** 13 ª Pergunta: - Quando fala de meses, fala do mês lunar? R: - É mais ou menos isso. Faço referência a um número de dias em um mês situado entre 28 e 30 dias. A Grosso modo, isso corresponde com um atraso mínimo, aos vossos meses solares, de qualquer maneira. Trata-se de um ciclo especial, não relacionados com o sol ou a lua, mas um ciclo de tempo reportado a um ciclo muito mais longo do que aquele dos vossos anos que não têm o mesmo valor durante o mesmo ciclo de anos. Vocês ainda persistem em contar os dias com 24 horas, apesar de eles não terem mais de 22 horas. Isso é lamentável, ao nível das contas. *** 14 ª Pergunta: - Na vossa referência de tempo, vocês levam em conta o ano platónico de anos? R: - Trata-se do mesmo ciclo. *** 15 ª Pergunta: - Porque é que os dias não fazem mais que 22 horas? R: - O que é determina, o lugar onde vocês vivem, ou a duração dos vossos dias? 16 ª Pergunta: - A velocidade de rotação da Terra sobre si mesma, talvez? R: - Exato. Vocês concluem que... *** 17 ª Pergunta:... a Terra gira mais rápido? R: - Exato. Isso começou a partir da entrada do vosso Sistema Solar, sob a influência do Sol Central da Galáxia entre os dias 15 e 18 Agosto de *** 18 ª Pergunta: - Isso faz parte das coisas que os astrofísicos não revelaram? R: - Sim. 19 ª Pergunta: - Isso fará parte das revelações que virão? R: - Sim. ***20 ª Pergunta: isso vai provocar reajustamentos? R: - Não, a partir do momento que vocês tenham conservado as mesmas referências. Não vos fazem falta 2:00 da noite ou 2:00 do dia. Podemos dizer simplesmente que as vossas horas têm menos 3 minutos. *** 21 ª Pergunta: - Isso explica a impressão de que o tempo passa mais rápido? R: -Para algumas pessoas, sim. *** 22 ª Pergunta: - Isso pode ser importante ajustar-se? R: -Isso não tem nenhuma importância para vocês.

5 JOPHIEL *** 23 ª Pergunta: E para os outros? R: - Isso é importante para a Terra que, pela aceleração do movimento, prepara a paragem do movimento por inversão do que vocês chamam de O momento angular ou momento cinético. *** 24 ª Pergunta: É este o famoso Ponto Zero? R: Sim. 25 ª Pergunta: - A partir desse momento cinético os ciclos vão mudar? R: - Vocês não viverão mais no mesmo espaço / tempo. Vocês não conhecerão mais, para aqueles que terão acesso a esta nova dimensão, a alternância dia / noite, apesar da rotação em torno do Sol. Existem duas maneiras de proceder para estar permanentemente no dia: ou existem dois sóis em oposição de fase, um planeta girando em torno de um único sol, mas estando sempre com um lado iluminado por um dos dois sóis. A 2ª solução refere-se (a mais comum nas dimensões baixas onde vocês estão) a uma transição da Vda ao nível do Sol Central, isso quer dizer, ao nível do centro dos planetas. *** 26 ª Pergunta: - O ponto Zero situa-se no dia 21 de Dezembro de 2012? R: - Precisamente. 27 ª Questão: - A Terra gira cada vez mais rápido, mas ela acelera igualmente no seu movimento global? R: Ele também irá acelerar. *** 28 ª Pergunta: - A partir do ponto Zero? R: - Muito antes. *** 29 ª Pergunta: - E sobre ela própria? R:- Ela não pode ir mais rápido na sua rotação sobre si mesma que as 20 horas. *** 30ª Pergunta: - O que explica as alterações climáticas que observamos? R: - Completamente e perfeitamente. Nunca houve o que muitos humanos chamam de aquecimento. Existe uma ruptura, uma modificação das massas hidráulicas do planeta antes de se repartir de forma diferente.. *** 31 ª - Pergunta: - A velocidade alterando-se, as regras da gravidade também mudam? R: - Completamente. *** 32 ª Pergunta: - É isso que faz movimentar as massas de água e explica a violência das manifestações naturais? R: Completamente. Tudo isso está completamente ligado, é claro, e não corresponde a nenhuma actividade humana. Da mesma forma que os dinossauros desapareceram da face deste planeta, independentemente da sua própria actividade.

6 JOPHIEL *** 33 ª Pergunta: -Isso será um dos segredos revelados? R: Sim. Uma série de dados geofísicos não poderão ser camuflados perante as evidências. Muito em breve o Sol vai retomar as suas erupções solares que foram paradas desde o início deste ano. Elas praticamente cessaram e retomarão de uma forma particularmente violentas este fim de ano. *** 34 ª Pergunta: - As Redes geomagnéticas da superfície serão perturbadas? R: Elas já estão perturbadas, mas elas serão modificados e reajustadas por uma série de entidades (intra e extra-terrestre Terrestres) velando, assegurando, o que é chamado de «grades magnéticas da Terra». *** 35 ª Pergunta : - E as grades da Intra -Terra? R:- Em que é que isso vos diz respeito? *** 36 ª Pergunta : - O que é que acontecerá no momento do retorno das explosões solares? R: - Vocês irão experimentar o aparecimento de perturbações maiores do tipo elétrico. O vosso mundo é comandado e dirigido pela electricidade. *** 37 ª Pergunta: - A rede da Internet está em causa? R: - Existem outras razões para que isso ser modificado, mas logicamente, as perturbações relacionadas com as erupções solares resultam em muitos distúrbios elétricos e magnéticos. *** 38 ª - Pergunta: As mudanças dos campos electromagnéticos terrestres são necessárias para a evolução das nossas estruturas? R: - Elas são, é bem evidente. *** 39 ª Pergunta: - Isso participa do acompanhamento do salto dimensional? R: - Claro. *** 40 ª Pergunta: -Nas nossas estruturas igualmente? R: - Absolutamente. *** 41 ª Pergunta: - Do vosso ponto de vista, poderia nos falar sobre a Merkabah? R: - A Merkabah, ou nave de Luz, é uma estrutura geométrica precisa que, sobre um movimento de rotação de um dos eixos, irá gerar um campo de formas permitindo a emergência de certas energias e de determinadas dimensões. Nesse sentido, tudo o que circula actualmente, quer sejam autênticas ou distorcidas, é irrelevante. O importante é que os Seres Humanos sabem que esta forma existe e que ela é portadora de uma energia e de um movimento. *** 42 ª Pergunta: - isso é chamado de «JERUSALÉM CELESTE»? R: A Merkabah é uma vibração conhecida como veículo de LUZ, ASCENCIONAL, COLOMBIA e também JERUSALÈM, que é mais do que isso. *** 43 ª Pergunta: - O dia 21 de Dezembro de 2012 é uma data fixa ou isso pode evoluir? R: - Existem elementos fictícios.

7 JOPHIEL Um planeta que se dirige para que vocês não pode ser desviado. Ele obedece aos imperativos cronológicos, mas também de posicionamento. Então, isso pode realmente ser ajustado para fazer coincidir com os elementos específicos, mas muito pouco. Há alguns anos atrás, certos eventos foram condicionados pela evolução das Consciências Humanas e de um número de consciências aptas a evoluírem para a 5ª Dimensão. Hoje isso já não é o caso. Vocês entraram desde o início deste ano até ao final dos 42 meses, e sobretudo até Dezembro de 2012, nuns tempos que são limitados, incompressíveis e inextensíveis. *** 44 ª Pergunta: - O Hercobulus vai atingir a Terra? R: - Quem diz percussão diz aniquilação total do sistema solar. Isso é impensável. *** 45 ª. Pergunta: - O Hercobulus vai entrar em órbita ao redor da Terra? R: - Deus, obrigado, mas não. Um planeta gigantesco nunca poderia girar em torno do vosso pequeno planeta. Certamente ele não cruzará a vossa órbita. Ele aparecerá no vosso céu, ele irá cruzar sobre um plano elíptico de 90 graus. *** 46 ª Pergunta -: Ele funciona como um cometa? R: - Absolutamente não. Um cometa possui uma massa atómica, que é incomparavelmente menor do que a massa deste planeta. Um cometa, além disso, é a encarnação na forma, da Energia Micaélica, cujo objetivo é prevenir, como o sabiam os astrólogos antigos. O objetivo deste planeta não é prevenir, mas sim transformar. *** 47 ª Pergunta: - As mudanças climáticas estão diretamente relacionadas com o Hercobulus? R:- Sim. Existem dois grandes eventos em termos cosmológicos e astrológicos que tiveram sucesso: existe em 1º a influência do Sol Central da Galáxia na qual vocês entraram na data que eu dei. O 2ºevento é a influência da atividade geomagnética neste planeta que vos irá afetar a partir deste ano. *** 48 ª - Pergunta: - Qual é o fenómeno que explica a aceleração da Terra? R:- A presença já vibratória do planeta Hercobulus. O Sol Central não é responsável, se tal se pode dizer, só é responsável pela descida e a manifestação do ESPIRITO SANTO, mais absolutamente nunca, por nenhuma manifestação desta ordem. *** 49 ª Pergunta - O que Hercobulus gira em torno do Sol? R: - Ele gira em torno do mesmo Sol que vocês, mas todos os planetas estão em um plano sagital. O Hercobulus é de 90 graus.

8 JOPHIEL *** 50 ª Pergunta -: É Hercobulus habitado? R: - Foi em tempos muito antigos.. *** 51 pergunta: - O confronto que virá será do apocalipse ou não? R: - Isso depende da reacção da humanidade, individual ou colectivamente. Tudo isso muda a cada minuto. *** 52 ª. Pergunta: - A titulo individual, como acompanhar tudo isso melhor? R: - Estar alinhados, desperto, centrado e nas circunstâncias da vida, eu chamaria a isso, longe das zonas de agitação num sentido mais amplo. Mas, mais uma vez, vocês não têm, usando uma expressão da vossa terra, de fazer planos sobre o cometa, porque se trata de estar atento e ouvir o Ser Interior, que vos irá guiar com mais segurança que as escolhas feitas através do intelecto. Não vos servirá de nada querer estar em um lugar, em detrimento de outro lugar, sabendo que toda a alma é cuidada, individualmente, onde quer que vocês estejam. No entanto, para se alinhar, é muito mais confortável, estar em lugares que são menos poluídos ou perturbados, é evidente. Nós não temos mais perguntas. Obrigado. Então, as almas humanas errantes, digo-vos até breve e deixo-vos com esta saudação ndr (:Saudação de Órion) ******* Partilhamos estas informações sem problemas. Obrigado por fazer o mesmo, se você o difundir, reproduza o texto na íntegra, citando as suas fontes:

Os detalhes da sua pratica, fundamental durante o mês de Abril de 2011, estão resumidos e ilustrados na rubrica Protocolo do YOGA INTEGRATIVO

Os detalhes da sua pratica, fundamental durante o mês de Abril de 2011, estão resumidos e ilustrados na rubrica Protocolo do YOGA INTEGRATIVO UM AMIGO 11.04.2011 1 UM AMIGO 11.04.2011 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=994 Ndr : 4ª etapa de 4 do YOGA INTEGRATIVO. Os detalhes da sua pratica, fundamental durante o mês de Abril

Leia mais

RAMATAN

RAMATAN RAMATAN - 08. 10.2011 1 RAMATAN - 08. 10.2011 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=1229 POVO HUMANO DE SUPERFÍCIE, EU SOU RAMATAN. Recebam bênçãos pelo vosso Acolhimento. Venho a vocês,

Leia mais

JOPHIEL Venho até vocês, agora, de múltiplos modos, desde o início do vosso Ano Terrestre de 2008.

JOPHIEL Venho até vocês, agora, de múltiplos modos, desde o início do vosso Ano Terrestre de 2008. JOPHIEL 25.09.2008 1 JOPHIEL 25.09.2008 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=243 EU SOU JOFIEL, O ARCANJO DA LUZ E DO CONHECIMENTO. Transmito-vos a minha PAZ. Transmito-vos a minha Radiância.

Leia mais

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL

IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL IFRS Câmpus Rio Grande Física IV LISTA I - GRAVITAÇÃO UNIVERSAL - 2018 1. (FUNREI-97) Duas, entre as luas de Júpiter, Têm raios de órbitas que diferem por um fator de 2. Qual a razão entre os seus períodos

Leia mais

Orientação pelas estrelas

Orientação pelas estrelas Orientação pelas estrelas Laurindo Sobrinho 24 de maio de 2017 1 A Terra roda em torno do Sol a cada 365.24 dias A Terra roda sobre si mesma a cada 24h. Inclinação do eixo de rotação da Terra: 23.4º Latitude

Leia mais

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO

PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO PREPARAÇÃO PARA A PROVA DE AFERIÇÃO 2016-17 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS PARTE 2: FÍSICA 7º ANO DE ESCOLARIDADE III O Planeta Terra Período de rotação da Terra - É o tempo que a Terra demora a dar uma volta

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO 1- MARANATA VEM SENHOR JESUS Mãos na boca (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo) Vem buscar Tua igreja. Mão na boca falando (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo)

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/06/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME:

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 - A NOME: 1) Na semana passada (no dia 22 de setembro) ocorreu um eclipse do Sol na região Norte do Brasil. Na cidade de Oiapoque, este eclipse foi um eclipse anular. Escolha qual

Leia mais

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 1 O UNIVERSO Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo desta apresentação, apareço algumas vezes para te chamar a atenção para alguns

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

Lista 13: Gravitação NOME:

Lista 13: Gravitação NOME: Lista 13: Gravitação NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

A) Principais Movimentos da Terra Nosso planeta apresenta uma série de movimentos dos quais elencamos os mais importantes.

A) Principais Movimentos da Terra Nosso planeta apresenta uma série de movimentos dos quais elencamos os mais importantes. Ecoastronomia Eixo Principal A) Principais Movimentos da Terra Nosso planeta apresenta uma série de movimentos dos quais elencamos os mais importantes. Rotação em torno de seu eixo A Terra faz uma volta

Leia mais

JOFIEL O MEU NOME É JOFIEL.

JOFIEL O MEU NOME É JOFIEL. JOFIEL - 2008.01.02 1 JOFIEL - 2008.01.02 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=188 SAUDAÇÕES LUMINOSAS PARA VOCÊ, FILHOS DE FONTE LUMINOSA, FILHOS DA LUZ. O MEU NOME É JOFIEL. Eu sou o Anjo

Leia mais

Unidade 3 PLANETA TERRA

Unidade 3 PLANETA TERRA Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 3 PLANETA TERRA Sucessão dos dias e das noites Estações do ano Docente: Ciências Físico-Químicas 7º Ano de Escolaridade Marília Silva 1 Prof. Marília

Leia mais

Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas

Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas Movimento real e aparente das estrelas e dos Planetas Laurindo Sobrinho 14 de dezembro de 2015 1 Movimento da Lua 2 Vemos sempre a mesma face da Lua a partir da Terra. Isso acontece porque a Lua demora

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 O Sol Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO 1. Movimentos terrestres O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer

Leia mais

1 C ; 2 D, 3 B, 4 G ; 5 A ; 6 F ; 7 - E

1 C ; 2 D, 3 B, 4 G ; 5 A ; 6 F ; 7 - E Escola Secundária de Lagoa Físico - Química 7º Ano Paula Melo Silva Correção Ficha de Trabalho 2 O universo 1. O Universo é constituído principalmente por espaço vazio no qual estão distribuídos vários

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Deus, Você e as Estrelas Morena Calado

Deus, Você e as Estrelas Morena Calado O Cão Maior Deus, Você e as Estrelas Morena Calado 1 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. Gênesis

Leia mais

d)cheia 10. Existe relação entre umbra,penumbra,eclipse e sombra?

d)cheia 10. Existe relação entre umbra,penumbra,eclipse e sombra? 1ª aula : Questões 1. Por quê não acontece eclipse em todo lugar no Brasil na mesma hora? 2. O que é umbra? 3. O que é penumbra? 4. O que é sombra? 5. O que é eclipse? 6. Qual a diferença entre eclipse

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer suas dúvidas

Leia mais

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede.

1 A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. 5 Nome: Data: unidade A partir da análise das duas figuras a seguir, responda ao que se pede. Lua Sol Terra Mercúrio Vênus Júpiter ilustrações: Paulo Manzi Marte Saturno Figura A Saturno Júpiter Marte

Leia mais

SAUDAÇÕES ALMAS EM ENCARNAÇÃO. EU JOFIEL, ANJO DE LUZ E DO CONHECIMENTO.

SAUDAÇÕES ALMAS EM ENCARNAÇÃO. EU JOFIEL, ANJO DE LUZ E DO CONHECIMENTO. JOFIEL 2008.08.10 1 JOFIEL 2008.08.10 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=221 SAUDAÇÕES ALMAS EM ENCARNAÇÃO. EU JOFIEL, ANJO DE LUZ E DO CONHECIMENTO. Eu venho a vocês esta noite, de novo,

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º...

Veja o gabarito em nossa home page  Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º... 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 3-19/05/2017 - (6 o ao 9 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos e 5 a à 8 a série se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa home page

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA. Departamento de Ciências Naturais e Exatas. Físico-química 7.º ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Departamento de Ciências Naturais e Exatas Físico-química 7.º ano ANO LETIVO~ 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Movimentos da Terra / A Lua / Eclipses NOME: N.º TURMA DATA

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR

FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Jo, 6:35 Eu Sou o pão da vida (...) Eu Sou o pão vivo que desceu

Leia mais

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 09/12/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 09/12/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise a

Leia mais

Dentro da caixa Dentro da caixa, Página 1

Dentro da caixa Dentro da caixa, Página 1 Dentro da caixa! Dentro da caixa, Página 1 O que gostava de falar esta noite é de uma coisa muito, muito simples. Porque de uma maneira ou de outra, nas nossas vidas nós andamos à procura de estar satisfeitos.

Leia mais

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013 Curso de Iniciação à Astronomia e Astrofísica do Observatório Astronómico de Lisboa Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso Janeiro e Junho de 2013 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso.............................

Leia mais

O Universo e o Sistema Solar

O Universo e o Sistema Solar O Universo e o Sistema Solar 1 O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele a estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria

Leia mais

Preconceito muito pra frente

Preconceito muito pra frente Coltec/UFMG 2017 Preconceito muito pra frente Millôr Fernandes, Jornal do Brasil, p. 11, 26 de janeiro de 1990 Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais livres

Leia mais

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP

Movimentos da Terra. Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Planetas e sistemas planetários (AGA0502) Enos Picazzio - IAGUSP Movimentos da Terra Notas de aula. Não é autorizada reprodução total ou parcial deste material para outras finalidades Geometrias Geometria

Leia mais

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa

XX OBA Material de estudo. Fontes de Pesquisa XX OBA 2017 Conteúdos das Avaliações Material de estudo Fontes de Pesquisa Constituição da Avaliação 7 perguntas de Astronomia; 3 perguntas de Astronáutica. Perguntas Práticas e/ou Observacionais Poderá

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

Definição: Definição:

Definição: Definição: ASTROS Felipe Liguori Sia Mariana Pereira Beltrão Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Prof. Doutora Daniele Barroca Marra Alves Engenharia Cartográfica - FCT Unesp 2018 Definição: Definição:

Leia mais

CONSTELAÇÕES. Autor: Viviane Lopes da Costa

CONSTELAÇÕES. Autor: Viviane Lopes da Costa CONSTELAÇÕES Autor: Viviane Lopes da Costa Contexto: Esta aula se insere no decorrer do curso de ciências para a 5 a série (3 o ciclo do Ensino Fundamental). Os alunos já deverão ter tido contato com os

Leia mais

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ

I Curso Introdução à Astronomia Jan A Terra e a Lua. Daniel R. C. Mello. Observatório do Valongo - UFRJ I Curso Introdução à Astronomia Jan 2017 A Terra e a Lua Daniel R. C. Mello Observatório do Valongo - UFRJ Nesta aula veremos: O sistema Terra-Lua (dimensões e distâncias) Os Movimentos da Terra, da Lua

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FIS FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA /1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FIS FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA /1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2001 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA - 2007/1 NOME: 1. A figura abaixo é uma representação artística da Via Láctea, como apareceria vista

Leia mais

A TRAMA DE TEMPO E ESPAÇO

A TRAMA DE TEMPO E ESPAÇO Deutsch English Eva Kroth A TRAMA DE TEMPO E ESPAÇO No mundo astral, tempo e espaço são flexíveis. Somos viajantes do universo, estamos em casa em muitos tempos e espaços. Por que viemos para a Terra física?

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

Galáxia (II) Vera Jatenco IAG/USP. Rotação da Via Láctea Matéria escura Dinâmica dos braços espirais Formação estelar em braços Vizinhança solar

Galáxia (II) Vera Jatenco IAG/USP. Rotação da Via Láctea Matéria escura Dinâmica dos braços espirais Formação estelar em braços Vizinhança solar Rotação da Via Láctea Matéria escura Dinâmica dos braços espirais Formação estelar em braços Vizinhança solar Galáxia (II) Vera Jatenco IAG/USP www.astro.iag.usp.br/~aga210/ Agradecimentos: Prof. Gastão

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º...

Veja o gabarito em nossa home page  Dados do(a) aluno(a) (use somente letras de fôrma): Nome completo:... Sexo:... Endereço:...N º... 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 3-19/05/2017 - GABARITO (6 o ao 9 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos e 5 a à 8 a série se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa

Leia mais

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza

Astrofísica moderna. Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Astrofísica moderna Aula 4, dia 16/03/2017 Profa. Manuela Vecchi, Prof. Vitor de Souza Referencia principal pela aula de hoje: notas do Prof. Gastão B. Lima Neto IAG/USP (no gradaluno) SISTEMAS DE COORDENADAS

Leia mais

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich

Introdução. Tempo Universal. Tempo Sideral. Data Juliana. Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich SISTEMAS DE TEMPO Introdução Tempo Universal Tempo Sideral Data Juliana Cálculo do Tempo Sideral de Greenwich Introdução Determinação da órbita de um corpo celeste através de observações Necessidade do

Leia mais

ANAËL

ANAËL ANAËL- 03.10.2010 1 ANAËL- 03.10.2010 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=783 *******1ª Pergunta: Existe algum meio para entrar em contato com seu ANJO GUARDIÃO? R:- Bem amada, O SILÊNCIO

Leia mais

A FONTE

A FONTE A FONTE- 2009.10.02 1 A FONTE - 2009.10.02 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=431 MEU AMIGO, MEU AMADO, EU SOU A TUA FONTE, A TUA FONTE DE ÁGUA VIVA QUE, PARA TI, É FOGO DE AMOR. Aproximo-me

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº9 Consequências dos movimentos da Lua

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº9 Consequências dos movimentos da Lua A Lua é o satélite natural da Terra. Vemo-la brilhar no céu, tão intensamente, porque reflete a luz que recebe do Sol. Foi Galileu quem, em 1609, observou pela primeira vez a superfície lunar através do

Leia mais

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da final nacional PROVA EÓRICA 17 de abril de 2015 16H45 Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões. odas as respostas devem ser

Leia mais

Universo Competências a atingir no final da unidade

Universo Competências a atingir no final da unidade Universo Competências a atingir no final da unidade Constituição e origem do Universo. Como é constituído globalmente o Universo. Saber mencionar e distinguir objectos celestes como galáxia, supernova,

Leia mais

A Galáxia. Curso de Extensão Universitária. Introdução à Astronomia e Astrofísica. 19 a 23 de julho de Vera Jatenco - IAG/USP

A Galáxia. Curso de Extensão Universitária. Introdução à Astronomia e Astrofísica. 19 a 23 de julho de Vera Jatenco - IAG/USP A Galáxia Curso de Extensão Universitária Introdução à Astronomia e Astrofísica 19 a 23 de julho de 2010 Vera Jatenco - IAG/USP Conteúdo Histórico da Galáxia Distâncias dentro da Galáxia Componentes da

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação completa da Terra corresponde a um dia, ou seja, 24 h. Como também sabes, durante um dia ocorrem o dia e a noite: Movimento

Leia mais

Movimentos Aparentes

Movimentos Aparentes A Terra Diâmetro Equatorial: 12.756,28 km Diâmetro polar: 12.713,5 km => achatamento de 0,3% Massa: 5,98 x 1024 kg (~ 6 x 108 T ou 0,6 bi T) Volume: 1.332 109 km3 => Densidade Média: 5.522 kg/m3 (Densidade

Leia mais

TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I

TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I 1. Exemplos de astros com luz própria são: A. o Sol e a Lua. B. as estrelas e a Lua. C. as estrelas. 2. As galáxias são formadas por: A. apenas estrelas. B. estrelas e planetas.

Leia mais

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1

Este é o vosso tempo Este é o vosso tempo, Página 1 Este é o vosso tempo! Este é o vosso tempo, Página 1 Há uma coisa muito simples de que quero falar. Eu sei que as pessoas vieram para ouvir falar de paz. Já lá irei. Porque isso não é difícil, isso é fácil.

Leia mais

Dormir Jaime Silva Fevereiro

Dormir Jaime Silva Fevereiro Jaime Silva Fevereiro 2002 1 Liberte-se da insónia Os pilares fundamentais do sono. 1- O respeito pelos ritmos internos Não há nada de constante excepto a mudança dizia o Buda. Sabemos todos, hoje em dia,

Leia mais

MARIA FILHOS BEM-AMADOS, EU VENHO DIRIGIR-ME AO VOSSO CORAÇÃO.

MARIA FILHOS BEM-AMADOS, EU VENHO DIRIGIR-ME AO VOSSO CORAÇÃO. MARIA 20.11.2011 1 MARIA 20.11.2011 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=1280 EU SOU MARIA, RAINHA DOS CÉUS E DA TERRA. FILHOS BEM-AMADOS, EU VENHO DIRIGIR-ME AO VOSSO CORAÇÃO. Eu venho

Leia mais

Correção do TPC. Astronomia É a Ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.

Correção do TPC. Astronomia É a Ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Sumário 1. Constituição do Universo Correção do TPC. A organização do Universo - O sistema planetário, as galáxias, os quasares, os enxames e os superenxames. - A nossa galáxia - A Via Láctea, a sua forma

Leia mais

Movimento dos Planetas

Movimento dos Planetas Elementos de Astronomia Movimento dos Planetas eclipse.txt Rogemar A. Riffel Planetas Planetas são corpos que orbitam estrelas e não tem nem nunca tiveram reações nucleares, além de terem forma determinada

Leia mais

A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES. Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103

A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES. Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103 A Esfera Celeste MOVIMENTOS APARENTES Tópicos de Astronomia para Geofísicos AGA103 Enos Picazzio IAGUSP / Ago.2010 Devido à infinitude, tudo parece estar à mesma distância. O horizonte encontra-se com

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 17 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Gravitação universal

Leia mais

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de

Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de Grupo de Astronomia e Laboratório de Investigações Ligadas ao Estudo do Universo Prof. Eslley Scatena Blumenau, 22 de Agosto de 2017. e.scatena@ufsc.br http://galileu.blumenau.ufsc.br A esfera celeste

Leia mais

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 A SOLUÇÃO (para B e C, as ordens dos itens estão trocadas)

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 A SOLUÇÃO (para B e C, as ordens dos itens estão trocadas) EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO 2 A SOLUÇÃO (para B e C, as ordens dos itens estão trocadas) 1) Na semana passada (no dia 22 de setembro) ocorreu um eclipse do Sol na região Norte do Brasil. Na cidade de Oiapoque,

Leia mais

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra:

Quando um corpo extenso (não pontual) é iluminado por outro corpo extenso definem-se duas regiões de sombra: Eclipses Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece

Leia mais

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS Prof. Fabio Reis CURRÍCULO INICIAR CLIK AQUI FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ATMOSFERA E AQUECIMENTO DA TERRA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS VAPOR DE ÁGUA -

Leia mais

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 13 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da eliminatória regional 18 de abril de 2018 15:00 (Continente e Madeira) / 14:00 (Açores) Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões.

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1

1º bimestre Sequência didática 1 Título: Observando o céu Duração: 3 aulas Introdução Nesta sequência didática, trabalharemos a compreensão do movimento aparente do Sol, sua relação com os dias e as noites e o movimento de rotação da

Leia mais

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências

4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências 4.1 Os movimentos da Terra e suas consequências Copiar para o caderno Movimento de rotação da Terra e a sucessão do dia e da noite O tempo de uma rotação

Leia mais

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema

PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO. Terrestre: Produção do Ecossistema PLANO DE AULA DOCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 4º ANO Professora: Mariangela Morais Miguel Celeste: Produção do Universo 1.3. Sol Terra: Movimentos da Terra: - Rotação: dias e noites diferenças na duração dos

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL

FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL Orientador: Magno Barbosa Dias Coorientadora: Elma Oliveira Costa Aluno 1: Itayane Fernandes Gomes Aluno2: Vanete Faustino Soares FENÔMENOS DO SISTEMA TERRA-LUA-SOL I-INTRODUÇÃO O céu desperta no ser humano

Leia mais

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2018 João Francisco Galera Monico unesp

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2018 João Francisco Galera Monico unesp Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP Aulas EGL 2018 João Francisco Galera Monico Terra Cientificamente falando, a Terra possui um único movimento. Dependendo de suas causas, pode ser decomposto em suas

Leia mais

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha

Sistema Solar: Terra, Lua e Sol. Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha Sistema Solar: Terra, Lua e Sol Ensino de Astronomia na UFABC Renato Dias da Cunha Nosso pálido ponto azul Diâmetro equatorial: 12 756 km Diâmetro polar: 12 713 km Volume: 1,083x10^12 km^3 Massa: 5,972x10^24

Leia mais

12/06/2018. Laplace ( ) O demônio de Laplace. Trabalho e Energia Cinética. Conservação de Energia. Conservação de Energia.

12/06/2018. Laplace ( ) O demônio de Laplace. Trabalho e Energia Cinética. Conservação de Energia. Conservação de Energia. MPA5004 Conceitos Fundamentais da Física do Sistema Solar Trabalho e Energia Cinética 3. Energia Cinética Suponha que uma partícula de massa constante que nos instantes t 1 e t 2 estejam localizados em

Leia mais

Observação de fenômenos astronômicos Como e Para Quê SISTEMA SOLAR

Observação de fenômenos astronômicos Como e Para Quê SISTEMA SOLAR Observação de fenômenos astronômicos Como e Para Quê SISTEMA SOLAR Dimensões e dou planetas. Distância dos planetas até o Sol Movimento e órbitas Pg. Escala u.a. -->,mm unidades astronômicas (u.a.) Terra

Leia mais

Situação apenas actual? Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA

Situação apenas actual? Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA Situação apenas actual? As alterações no clima não são uma novidade deste século. De facto desde a formação do nosso planeta, o clima tem sofrido variações ao longo do tempo. Estas ideias da variabilidade

Leia mais

UM AMIGO

UM AMIGO UM AMIGO- 18.09.2010 1 DOCUMENTO EM PDF: UM AMIGO- 18.09. 2010 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=747 EU SOU UM AMIGO. DO MEU CORAÇÃO AO VOSSO CORAÇÃO, IRMÃOS E IRMÃS, QUE A PAZ, A ALEGRIA

Leia mais

Cap. I Um Universo de Galáxias 11. Cap. II Vida e Morte das Estrelas 19. Cap. II O nosso Sistema Solar na Galáxia 27

Cap. I Um Universo de Galáxias 11. Cap. II Vida e Morte das Estrelas 19. Cap. II O nosso Sistema Solar na Galáxia 27 ÍNDICE Introdução 9 Cap. I Um Universo de Galáxias 11 Cap. II Vida e Morte das Estrelas 19 Cap. II O nosso Sistema Solar na Galáxia 27 Cap. IV A Terra no Centro do Mundo 41 Cap. V O Céu das Estações do

Leia mais

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso 2º ano CARINHOSO Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus,

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

O MISTÉRIO DAS PLÊIADES

O MISTÉRIO DAS PLÊIADES O MISTÉRIO DAS PLÊIADES Esta constelação possui muitos mistérios ligados ao trabalho das Hierarquias Criadoras. Nesta atividade seguiremos a Sabedoria das Idades para desmistificar esta conexão com o Divino.

Leia mais

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos do 9º. ano. Ela contém vinte questões. 02) Cada questão contém cinco

Leia mais

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental

I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental I Olimpíada Goiana de Astronomia Prova Nível 1 Alunos do Ensino Fundamental www.ogagoias.org Dados do aluno: Nome completo: Endereço: E-mail: Série que está cursando: ( ) 6 ano ( ) 7 ano ( ) 8 ano ( )

Leia mais

JOPHIEL EU SOU JOFIEL, O ARCANJO DO CONHECIMENTO E DA LUZ DOURADA.

JOPHIEL EU SOU JOFIEL, O ARCANJO DO CONHECIMENTO E DA LUZ DOURADA. JOPHIEL 10.12.2011 1 JOPHIEL 10.12.2011 http://www.autresdimensions.com/article.php?produit=1303 EU SOU JOFIEL, O ARCANJO DO CONHECIMENTO E DA LUZ DOURADA. BEM-AMADOS FILHOS da LEI de UM, venho completar,

Leia mais

4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de :00

4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de :00 4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de 2009 15:00 Duração máxima 120 minutos Leia atentamente todas as questões. A questão 1 é de escolha múltipla. Nas restantes questões

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química Orientação de estudos

estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química Orientação de estudos estudos 3º trimestre. Roteiro de Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo

Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Mini_Lista11: Rotação de Corpos Rígidos: Eixo Fixo Lembrete 11.1 Em equações rotacionais, deve usar ângulos expressos em radianos. Lembrete 11.2 Na resolução de problemas de rotação, deve especificar um

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil 2º ano G Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil Sistema Solar É um conjunto de planetas, cometas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno Sol, que é uma estrela. Além da Terra,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais