Curso 4 x 1 CACD 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso 4 x 1 CACD 2019"

Transcrição

1 Mirando na prova! Curso 4 x 1 CACD 2019 O curso on-line de economia para o CACD mais completo que você já viu! Michelle M. Miltons

2 O que é? O Mirando na Prova é uma nova modalidade de curso regular extensivo on-line, exclusivo para a disciplina de Economia, preparatório para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, que engloba 4 tipos de cursos em um só: Regular Extensivo xpositivas); Exercícios Objetivos (com exercícios de elaboração própria, extraídos de concursos da banca Cespe/Cebraspe e das provas passadas do TPS); Exercícios discursivos (com exercícios de 40 e 60 linhas, intercalados, seguindo o rigor da 3ª fase do CACD); Exercícios minidiscursivos (listas mensais, contendo de 10 a 20 questões cada, com exercícios discursivos essenciais de extensão de 8 a 15 linhas). Toda a programação é especificada em cronograma antecipado, de maneira que o aluno sabe o que esperar de cada aula, otimizando a organização e mantendo o ritmo necessário para o atingimento das metas pessoais. O cronograma, já disponível neste descritivo, contém: Temas a serem trabalhados em cada aula on-line; Datas e horários da liberação das aulas gravadas; Data da liberação das listas de exercícios e disponibilização dos gabaritos; Data da liberação das discursivas; Data da liberação das minidiscursivas.

3 Mirando o quê? O curso está atualizado com o Edital 2018 e é subdividido nos seguintes grandes temas: Microeconomia Macroeconomia I Contas Nacionais, Balanço de Pagamentos e Indicadores Fiscais Macroeconomia II Teoria Macroeconômica Economia Internacional I Teoria Economia Internacional II Temas interdisciplinares (temas também cobrados na prova de Política Internacional) Formação Econômica do Brasil ( ) Economia Brasileira Contemporânea ( )

4 Ficha Técnica Modalidade Carga horária Início Disponibilização Download das aulas Download dos materiais Investimento Forma de pagamento Curso Extensivo On-Line 4x1 xpositivas, curso de exercícios objetivos, discursivos e minidiscursivos) 75 horas, divididas em 42 aulas de 1h aulas de 2h (duração pode variar, mas a carga horária total será cumprida) O curso já iniciou! Inscrevendo-se agora, você já terá acesso às aulas e materiais já liberados. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas no site O acesso é ilimitado até o final do CACD 2019 (resultado do concurso). Proibido Permitido. Reprodução do material proibida. Curso completo (com mais de 30 listas de exercícios objetivos, 6 discursivas e 7 listas de minidiscursivas): 6x de 299,00 ou 1.600,00 à vista. Curso completo, com 6 discursivas, sem as listas de minidiscursivas: 6x de 279,00 ou 1.500,00 à vista Curso completo, sem discursivas e sem minidiscursivas: 6x de 259,00 ou 1.420,00 à vista. Cartão de crédito (paypal). Mensalmente, é emitida fatura em euros, com valor correspondente em reais (trata-se de importação de serviços). Excepcionalmente, pagamentos à vista ou 1ª parcela dos planos, depósito em c/c (Banco do Brasil).

5 aula ao vivo Aula 1 Aula 2 MICROECONOMIA A prova de economia 1ª e 3ª fases O método Fundamentos da Microeconomia/Custo de Oportunidade/Curvas de Possibilidade de Produção/ Oferta e Demanda 1 Microeconomia 1.1 Demanda do Consumidor. 1.2 Oferta do Produtor. Resolução de questão de concurso (em aula) Lista de exercícios objetivos 1 (exercícios de fixação), com gabarito comentado. Demanda e Oferta II Classificação dos bens Teoria do Consumidor I 1 Microeconomia 1.1 Demanda do Consumidor Preferências Equilíbrio do Consumidor Curva de Demanda Elasticidade-preço e elasticidade-renda 1.2 Oferta do Produtor. Resolução de questão de concurso (em aula) Lista de exercícios objetivos 2 (exercícios de fixação e de concursos), com gabarito comentado dos exercícios de fixação e resolução passo-a-passo dos exercícios de concurso.

6 Aula 3 Aula 4 MICROECONOMIA Teoria do Consumidor II Aplicação das elasticidades impostos e política de preços mínimos (noções) Teoria da Firma I - Produção Elasticidade-preço e elasticidade-renda. 1.2 Oferta do Produtor Fatores de produção Função de produção Elasticidade-preço da oferta Rendimentos de fator Rendimentos de escala Resolução de questão de concurso (em aula) Lista de exercícios objetivos 3 (exercícios de fixação e de concursos), com gabarito comentado. Teoria da Firma II Custos curto e longo prazos Estruturas de Mercado I Concorrência Perfeita I- curto e longo prazos Custos de Produção 1.3 Tipos de Mercados e de bens Concorrência perfeita Comportamento das empresas Determinação de preços e quantidades de equilíbrio. Lista de exercícios objetiva 4 (exercícios de fixação e de concurso). Proposta discursiva 1. Prazo para entrega para professora (as instruções serão dadas juntamente com a questão):

7 Aula 5 Aula 6 MICROECONOMIA Estruturas de Mercado I Concorrência Perfeita, parte II Estruturas de Mercado II - Monopólio Concorrência perfeita, monopólio Comportamento das empresas Determinação de preços e quantidades de equilíbrio. Resolução de questão de concurso (em aula) Lista de exercícios objetivos 5 (exercícios de fixação e de concursos), com gabarito e resolução comentados. Estruturas de Mercado III Oligopólio Classificação de Bens Teoria dos Jogos Aplicações do Oligopólio Oligopólio Tipos de bens Bens públicos Bens rivais Recursos comuns e bens comuns Externalidades. 1.4 Noções de Teoria dos Jogos Jogo, estratégia, perfil e pay-off Estratégias dominantes Equilíbrio de Nash Melhora de Pareto Dilema do Prisioneiro Aplicações ao estudo de oligopólios: Modelos de Cournot, Bertrand e Stackelberg 1.5 Introdução à análise de custo-benefício Comentários sobre a questão de 3ª fase 2017 versando sobre tipos de bens e aplicação. Lista de exercícios objetiva 6 (exercícios de fixação e de concurso). Lista de minidiscursivas 1.

8 Aula 7 MACROECONOMIA, Bloco I Macroeconomia noções e método Comentários sobre bibliografia sugestões de aquisições Contas Nacionais I noções e conceitos principais 2. Macroeconomia 2.1 Contabilidade Nacional Os conceitos de renda e produto Contas Nacionais do Brasil - I Instruções para elaboração de formulário de Contas Nacionais Lista de exercícios objetivos 7 (exercícios de fixação e de concursos, com gabarito e resolução), com gabarito e resolução comentados. Aula 8 Contas Nacionais II Sistema de Contas Nacionais Indicadores Fiscais I Indicadores econômicos 2.1 Contabilidade Nacional Contas Nacionais do Brasil (SCN) Conceito de deflator implícito da renda Indicadores econômicos Lista de exercícios objetiva 7 (exercícios de fixação e de concurso, com gabarito e resolução).

9 Aula 9 Aula 10 MACROECONOMIA, Bloco I Sistema de Contas Nacionais III Indicadores fiscais II Balanço de Pagamentos BPM Contas Nacionais do Brasil Indicadores Econômicos 2.2 Contas Externas Os conceitos de déficit e superávit nas contas externas Balanço de pagamentos: a conta de transações correntes, a conta de capital e financeira Atualizações metodológicas do Balanço de Pagamentos. Instruções para elaboração de quadro esquemático > atualizações do BP. Lista de exercícios objetivos 9 (exercícios de fixação e de concursos), com gabarito e resolução comentados. Atenção: publicada na área da aula 10. Balanço de Pagamentos II Indicadores de Liquidez e Solvência Economia do Setor Público Orçamento Equivalência ricardiana Endividamento e responsabilidade fiscal O Balanço de pagamentos Indicadores de Liquidez Externa Indicadores de Solvência Externa 2.3 Economia do Setor Público e Política Fiscal Gastos e receitas do governo Política orçamentária e equilíbrio orçamentário Conceitos de superávit e déficit público Abordagem Ricardiana da Dívida Pública Endividamento e responsabilidade fiscal Lista de exercícios minidiscursivos Bloco I Macroeconomia.

10 A partir desta semana, entraremos com Formação Econômica do Brasil de forma concomitante à macroeconomia. Assim, semanalmente haverá 1 aula de teoria e 1 aula de história econômica. Aula 11 Aula 12 MACROECONOMIA, Bloco II Política fiscal. Economia Monetária Papel do Governo Objetivos e instrumentos de política fiscal Efeitos fiscais sobre a política monetária 2.5 Teoria e Política monetária Funções da moeda Criação e distribuição de moeda Oferta da moeda e mecanismos de controle Procura da moeda Moeda e preços no longo prazo Teoria Quantitativa da Moeda. 2.6 Política monetária Papel do Banco Central Objetivos e instrumentos de política monetária Comentário sobre questão de 3ª fase. Lista de exercícios objetivos 10 (exercícios de fixação e de concursos), com gabarito e resolução comentados. FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil Bibliografia Método de estudo 4.1 A economia brasileira no século XIX A economia cafeeira Orientações para o estudo de Formação Econômica do Brasil, Celso Furtado Lista de exercícios objetivos de fixação e gabarito comentado (uma lista para aulas 12, 14 e 16).

11 Aula 13 Aula 14 MACROECONOMIA, Bloco II Economia Monetária II. Inflação. Quantitative Easing Regulação bancária 2.5 Teoria e Política monetária Objetivos e instrumentos de política monetária Política Monetária Não Convencional Conceitos básicos da Regulação e Supervisão do Sistema banc rio, financeiro e do mercado de capitais. Resolução de questão objetiva de concursos. Proposta discursiva 2- Inflação Lista de exercícios objetivos FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil , parte II 4.1 A economia brasileira no século XIX A economia cafeeira

12 Aula 15 Aula 16 Aula 17 MACROECONOMIA, Bloco II Modelos de Determinação da Renda OA-DA e MKS Consumo, investimento, poupança e gasto do governo. Lista de exercícios objetivos e de concurso, com gabarito e resolução comentada. FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil A economia brasileira no século XIX A economia cafeeira Lista de exercícios objetivos de fixação com gabarito comentado MACROECONOMIA, Bloco II Modelo IS-LM Inflação e taxa de juros Efeito Fisher Modelo IS-LM (parcialmente, item 2.4 do edital) Inflação e Taxa de Juros Resolução de questão objetiva de concursos.

13 Aula 18 Aula 19 *** MATERIAIS FALTANTES SERÃO PUBLICADOS Aula 20 MACROECONOMIA, Bloco II Crescimento e desenvolvimento econômico Modelos de crescimento endógeno e exógeno Modelo de Solow - I 2.7 Crescimento e Desenvolvimento Econômico Teorias de Crescimento Econômico O papel da inovação no crescimento econômico: os modelos de Solow e Shumpeteriano. Resolução de questão objetiva de concursos. Lista de exercícios objetivos de fixação e de concurso, com gabarito comentado e resolução (válida para esta e para a próxima aula). *** SERÁ PUBLICADA ATÉ FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil 1ª década da República 4.2 Primeira República Políticas econômicas e evolução da economia brasileira. Lista de exercícios objetivos da ANPEC com gabarito *** SERÁ PUBLICADA ATÉ Proposta de questão discursiva 3. *** SERÁ PUBLICADA ATÉ MACROECONOMIA, Bloco II Modelo de Solow - II O papel da inovação no crescimento econômico: os modelos de Solow e Shumpeteriano. Resolução de questão objetiva de concursos.

14 Aula 21 Aula 22 : Aula 23 MACROECONOMIA, Bloco II Desenvolvimento econômico sustentável. Armadilha da renda média Experiências de desenvolvimento I. O sudeste asiático Fundamentos teóricos do desenvolvimento econômico sustentável A armadilha da renda média Experiências bem-sucedidas de política industrial e inovação no pós-segunda Guerra Mundial. Resolução de questão objetiva de concursos. Lista de exercícios objetivos de fixação e de concurso, com gabarito comentado e resolução. *** SERÁ PUBLICADA ATÉ *** SERÁ PUBLICADA ATÉ FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil 1ª República ( ) 4.2 Primeira República Políticas econômicas e evolução da economia brasileira. *** SERÁ PUBLICADA ATÉ Lista de exercícios objetivos da ANPEC com gabarito comentado (válida para 2 aulas) *** SERÁ PUBLICADA ATÉ Emprego e renda./ Desemprego Mercado de Trabalho./ Distribuição de Renda Experiências de desenvolvimento I. Japão 2.9 Emprego e renda Conceito de desemprego Tipos de Desemprego Determinação do nível de emprego Indicadores do Mercado de trabalho Lei de Okun Distribuição de Renda no Brasil Causas da distribuição de renda no Brasil vidades: Resolução de questão objetiva de concursos. Lista de exercícios objetivos, com gabarito e resolução comentadas.

15 Aula 24 *** Materiais de aula (Bibliografia, lista de exercícios objetivos e lista de exercícios minidiscursivos) serão publicados até Aula Economia Institucional (NEI) Nova Economia Institucional Teorema de Coase Princípios de Economia institucional Arranjos institucionais e desenvolvimento econômico Crenças, Contratos e Instituições 2.8 Teorema de Coase Resolução de questão objetiva de concursos. Lista de exercícios objetivos de fixação e de concurso, com gabarito comentado e resolução (válida para esta e para a próxima aula). Lista de minidiscursivas2 16 questões. Data de entrega para professora: até FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL Formação Econômica do Brasil 1ª República ( ) 4.2 Primeira República Políticas econômicas e evolução da economia brasileira Crescimento industrial Políticas de valorização do café. Resolução de exercícios objetivos da ANPEC Lista de minidiscursivas 3 (10 questões).

16 Aula 26 Aula Economia Internacional I Bibliografia Economia Internacional Método, provas de 3ª fase anteriores Teorias do Comércio Internacional 3 Economia Internacional 3.1 Teorias do Comércio Teorias clássicas, neoclássicas e contemporâneas do comércio internacional Teorias explicativas do comércio de bens industrializados Comentário sobre questão de 3ª fase de *** SERÁ PUBLICADA ATÉ Lista de exercícios objetivos de fixação e de concurso, com gabarito comentado e resolução (válida para esta e para a próxima aula). *** SERÁ PUBLICADA ATÉ *** SERÁ PUBLICADA ATÉ ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Era Vargas I A industrialização brasileira no período I O Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI) Falhas e críticas ao Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI) Resolução de exercícios objetivos da ANPEC ou concursos Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado

17 Aula Aula Aula Economia Internacional I Teorias do Comércio Internacional II Comércio intrafirma e intrassetorial Economias de escala e concorrência imperfeita no comércio Teorias explicativas do comércio de bens industrializados II O comércio intrafirma e intrassetorial O papel das economias de escala e da concorrência imperfeita para o comércio internacional ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Era Vargas II A industrialização brasileira no período II O Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI)/ Falhas e críticas ao Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI) Resolução de exercícios objetivos da ANPEC ou concursos Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado. Economia Internacional I Cadeias Globais de Valor Escola da Cepal Cadeias Globais de Valor A crítica de Prebish e da Cepal Deterioração dos termos de troca * Resolução de questão de concurso Proposta discursiva 4.

18 Aula Aula Aula ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Governo Dutra e Governo Democrático de Vargas ( ) Governo de Café Filho 34.4 A década de O plano SALTE Resolução de exercícios objetivos da ANPEC ou concursos Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado. Economia Internacional I Fluxos internacionais de fatores Câmbio Política cambial e regimes cambiais 3.2 Macroeconomia aberta Os fluxos internacionais de bens, capitais e serviços Regimes de câmbio Taxa de câmbio nominal e real Determinantes da Política cambial Lista de exercícios objetivos, com gabarito comentado (válido para esta e próxima aula) ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA JK e o Plano de Metas Jânio Quadros e João Goulart I O Plano de Metas O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização 4.5 O período I O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social * Resolução de questão de concurso Lista de exercícios objetivos de concursos e ANPEC, com gabarito comentado. / Slides.

19 Aula Aula Aula Economia Internacional I Câmbio e exportações Curva J Poupança externa e crescimento A relação câmbio-exportações no curto e no longo prazo A curva J A relação poupança externa-crescimento econômico Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Crise econômica de 1963 e o Golpe Militar PAEG e governo Castello Branco O Período A desaceleração no crescimento Reformas do PAEF A importância das reformas do PAEG para a retomada do crescimento em 1968 Resolução de exercícios objetivos da ANPEC ou concursos Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado. Economia Internacional I Modelo IS-LM-BP (Mundell Fleming) 2.4 O Modelo IS-LM-BP A Trindade Impossível do Modelo de Mundell-Fleming A relação câmbio-juros-inflação * Resolução de questão de concurso Lista de minidiscursivas 4 (10 questões). Entregar até dia /Slides

20 Aula Aula Aula ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Milagre Econômico II PND e governo Geisel 4.6 A retomada do crescimento Causas do Milagre Econômico O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento I PND 4.7 Desaceleração econômica e o segundo PND Resolução de exercícios objetivos da ANPEC ou concursos / Lista de minidiscursivas 5 (14 questões). Economia Internacional I Comércio e Investimentos Políticas comerciais 3.3 Comércio e Investimentos Internacionais Política Comercial e de Investimentos Efeitos de tarifas, quotas, subsídios e outros instrumentos de política comercial A utilização de medidas não tarifárias como barreiros ao comércio internacional / Lista de exercícios objetivos, com gabarito comentado ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA II Choque do Petróleo e contexto internacional Crise dos anos 1980 Debate sobre as causas da inflação 4.8 A crise dos anos oitenta A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste O debate sobre a natureza da inflação no Brasil. * Resolução de questão de concurso Lista de exercícios objetivos de concursos e ANPEC, com gabarito comentado. / Slides.

21 Aula Aula Economia Internacional I I Temas interdisciplinares (PI e Economia) Investimentos e acordos de investimento O papel dos acordos de investimento na atração de investimentos diretos no país Modelos de acordos de investimentos O ambiente de negócios e a atração de investimentos diretos no país (IDP) A importância da internacionalização das empresas brasileiras para a economia do Brasil As agências e órgãos governamentais brasileiros responsáveis pela formulação, coordenação e implementação das políticas de comércio exterior. Texto esquemático resumido (Aula em pdf) ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Planos de combate à inflação Governo Sarney e Plano Cruzado Planos Bresser e Verão Governo Collor e Plano Collor Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. 4.9 Economia Brasileira nos anos Abertura (comercial e financeira) parcial da economia brasileira. Resolução de exercícios objetivos de concursos Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado.

22 Aula Aula Economia Internacional I I Temas interdisciplinares (PI e Economia) Comércio internacional GATT-OMC e Rodadas. Mega acordos comerciais 3.4 O Sistema de Comércio Internacional Sistema multilateral de comércio: origem e evolução As rodadas negociadoras do GATT e da OMC A Rodada Uruguai A Rodada Doha Os mega acordos regionais e os novos temas das negociações comerciais multilaterais Slides ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Plano Real Governo FHC I e II Crise de O êxito do Plano Real Os benefícios da estabilidade econômica As reformas institucionais do Governo FHC Resolução de exercícios objetivos de concursos Lista de exercícios objetivos (concursos e ANPEC) com gabarito comentado.

23 Aula Aula Economia Internacional I I Temas interdisciplinares (PI e Economia) Acordos bilaterais e plurilaterais Sistema financeiro internacional Integração regional Sistema Financeiro Internacional I Os acordos bilaterais e plurilaterais OMC-Plus e OMC-Extra O Brasil e as negociações comerciais internacionais Integração econômica e comercial na América do Sul 3.5 Sistema Financeiro Internacional I Padrão-ouro Padrão dólar-ouro Principais elementos da arquitetura financeira de Bretton Woods Fim da conversibilidade do dólar Resolução exercício concurso. Texto (aula em pdf) esquemático Slides ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Os governos Lula Nova matriz econômica Governo Dilma I 4.10 A economia brasileira na primeira década do século XXI As diferenças na política econômica entre o primeiro e o segundo mandato do Governo Lular Os efeitos positivos das políticas distributivas de renda 4.11 Tópicos atuais de discussão A deterioração das contas públicas e seus impactos sobre a economia brasileira A Nova Matriz Econômica. Resolução de exercícios objetivos de concursos Proposta discursiva 5. Entregar para professora até Lista de exercícios objetivos (concursos e ANPEC) com gabarito comentado.

24 Aula Aula Economia Internacional I I Temas interdisciplinares (PI e Economia) Sistema Financeiro Internacional II Crises econômicas dos últimos 20 anos Crise de 2008 e reformas regulatórias 3.5 Sistema Financeiro Internacional II A nova arquitetura financeira e monetária internacional Crises econômico-financeiras dos últimos 20 anos As inovações financeiras, a grande crise de 2008 e as reformas regulatórias Os Acordos de Basileia Resolução exercício concurso. Lista de exercícios objetivos com gabarito comentado Slides ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Governo Dilma II Governo Temer Desafios atuais e conjuntura econômica A baixa produtividade da economia brasileira ª relação entre abertura comercial, produtividade e inovação A economia política da política comercial brasileira A redução relativa e precoce do setor industrial no PIB brasileiro Resiliência do processo inflacionário Os desafios da implementação de reformas estruturais na previdência social, nas regras trabalhistas e no sistema tributário O desenvolvimento de mecanismos de financiamento privado para o financiamento do investimento em infraestrutura. Resolução de exercícios objetivos de concursos Lista de minidiscursivas 6 (14 questões). Entregar para professora até Slides de aula. Lista de exercícios objetivos (concursos e ANPEC) com gabarito comentado.

25 Aula Economia Internacional I I Temas interdisciplinares (PI e Economia) Nova governança do sistema financeiro internacional Bancos regionais e multilaterais Conjuntura econômica internacional e análise de dados da TC e BP A nova Governança do Sistema Financeiro internacional 3.6 O papel do G20 como principal foro de cooperação financeira global Arranjo Contingente e de Reservas dos BRICS O papel dos novos bancos regionais e multilaterais no financiamento ao desenvolvimento O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Banco Asiático de Financiamento ao Desenvolvimento Análise de Conjuntura Internacional Comentários e instruções para o TPS 2018 Lista de minidiscursivas 7 (10 questões). Proposta discursiva 6. Slides

Itens do Edital. responsabilidade fiscal. 2.5 Teoria e Política monetária Funções da moeda Criação e distribuição de moeda.

Itens do Edital. responsabilidade fiscal. 2.5 Teoria e Política monetária Funções da moeda Criação e distribuição de moeda. Curso de - Prof. Marcello Bolzan - Macroeconomia Formato Aula Temas do Edital Itens do Edital 2.1.2 Determinação da renda, do produto e dos preços 2.1.1 Os conceitos de renda e produto. 2.3.1 Gastos e

Leia mais

Mirando na prova! Curso 4 x 1. O curso on-line de economia para o CACD mais completo que você já viu! Michelle M. Miltons

Mirando na prova! Curso 4 x 1. O curso on-line de economia para o CACD mais completo que você já viu! Michelle M. Miltons Mirando na prova! Curso 4 x 1 O curso on-line de economia para o CACD mais completo que você já viu! Michelle M. Miltons www.michellemiltons.com O que é? O Mirando na Prova é uma nova modalidade de curso

Leia mais

Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Alterações do Edital 2017

Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Alterações do Edital 2017 Noções (?) de Economia Concurso de Admissão à Carreira Diplomática Alterações do Edital 2017 Microeconomia Noções Preliminares/ Fundamentos da Oferta e Demanda/ Teoria do Consumidor 1.1 Demanda do Consumidor.

Leia mais

Curso de Atualização de Economia

Curso de Atualização de Economia 1 Curso de Atualização de Economia CACD 2017 O Edital de 2017 veio com várias mudanças, sendo que, em termos de conteúdo programático, a disciplina de Economia surpreendeu a todos. Estruturalmente, pouca

Leia mais

Curso Intensivo de Economia TPS 2017 Revisão e Exercícios

Curso Intensivo de Economia TPS 2017 Revisão e Exercícios Curso Intensivo de Economia TPS 2017 Revisão e Exercícios Profa. Michelle Miltons www.michellemiltons.com Curso Intensivo de Revisão e Exercícios Economia TPS 2017 O Teste de Pré-Seleção está se aproximando

Leia mais

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1

Sumário. Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 Sumário Prefácio à 8 a edição, xxiii Parte I Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceitos Básicos, 1 1 Aspectos Demográficos, 11 1.1 Transição demográfica brasileira, 16 1.2 Estrutura etária,

Leia mais

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS De acordo com o edital n 001/SEF/DIAT/2018 Professor: Dr. Jacó Braatz Auditor-Fiscal da Receita Estadual RS jacobraatz@hotmail.com jacob@sefaz.rs.gov.br Tópicos do edital 2

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO Adam Smith: divisão do trabalho, produtividade e custos David Ricardo: vantagens comparativas Malthus: controle demográfico Marx: mais-valia e crises capitalistas Marx:

Leia mais

Economia para Concursos

Economia para Concursos Parte 1 Macroeconomia 1 1 As funções econômicas do Estado 3 1.1 Função alocativa 3 1.2 Função distributiva 3 1.3 Função estabilizadora 4 2 Falhas de mercado 4 2.1 Bens públicos 4 2.2 Monopólios naturais

Leia mais

Edital n 860, de 20 de dezembro de Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior

Edital n 860, de 20 de dezembro de Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior Edital n 860, de 20 de dezembro de 2017 Publicado no dou nº 247, de 27 de dezembro de 2017 Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior CCJE

Leia mais

Edital. 3ª Fase 2017 Microeconomia

Edital. 3ª Fase 2017 Microeconomia 2017 Edital 3ª Fase 2017 Microeconomia Microeconomia 1.1 Demanda do Consumidor. 1.1.1 Preferências. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor. 1.1.3 Curva de demanda. 1.1.4 Elasticidade-preço e elasticidade-renda.

Leia mais

Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata Noções de Economia Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata Prof. Francisco Mariotti CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Microeconomia. 1.1 Demanda do Consumidor.1.1.1 Preferências. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor.

Leia mais

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra

Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Economia Brasileira Ciclos do Pós-Guerra Hildo Meirelles de Souza Filho Ciclos do crescimento 1947-1980, taxas de crescimento do PIB 15,0 10,0 5,0-1948 1950 1952 1954 1956 1958 1960 1962 1964 1966 1968

Leia mais

SECRETARIA DE TESOURO NACIONAL ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE

SECRETARIA DE TESOURO NACIONAL ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ECONOMIA E GESTÃO GOVERNAMENTAL SECRETARIA DE TESOURO NACIONAL ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE ÁREA: ECONÔMICO-FINANCEIRA I) PÚBLICO-ALVO: Este curso é indicado para graduados

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

Sumário. Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial ª Parte Teoria Económica

Sumário. Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial ª Parte Teoria Económica Sumário Apresentação Melhoria do Sistema Económico Mundial... 19 1.ª Parte Teoria Económica 1. Importância do estudo económico... 33 1.1. O que é ser economista... 37 1.2. Universo da análise para o administrador

Leia mais

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf

Sumário. ) Importações de Bens e de Serviços Não-Fatores (M nf Sumário CAPÍTULO 1 BALANÇO DE PAGAMENTOS... 1 1.1 Conceitos Introdutórios... 1 1.1.1 Definição... 1 1.1.2 Meios (formas) Internacionais de Pagamento... 3 1.1.3 Apresentação da Estrutura Antiga do Balanço

Leia mais

2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO. Economia brasileira. História, conceitos e atualidades. SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA

2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO. Economia brasileira. História, conceitos e atualidades. SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA 2 a Edição JOSÉ CLÁUDIO SECURATO Economia brasileira História, conceitos e atualidades SaintPaul Editora EDITOU AFILIADA SUMÁRIO PARTE I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO ECONÓMICO Capítulo 1 -Introdução 19 1. A

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO (2019) NOME: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 1.

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

CACD 3a fase. Microeconomia 18,06% Marcroeconomia 60,59% Economia Brasileira 21,35%

CACD 3a fase. Microeconomia 18,06% Marcroeconomia 60,59% Economia Brasileira 21,35% Estatísticas e temas CACD 3a fase 21% 61% 18% Microeconomia Marcroeconomia Economia Brasileira Microeconomia 18,06% Marcroeconomia 60,59% Economia Brasileira 21,35% FPP 3 3,13% Cont. Nacional Celso Furtado

Leia mais

Sugestão de cronograma das aulas de Introdução à Economia

Sugestão de cronograma das aulas de Introdução à Economia Aula Data 1 29/out 1 30/out Ter 2 31/out Qua 2 1/nov Qui Sugestão de cronograma das aulas de Introdução à Economia Conteúd o Especificado Economia: análise (ec. positiva ) e política (ec. normativa ),

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Disciplina: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Código: CSA134 Departamento: DECEG Unidade: ICSA Carga Horária l Teórica 4 0 Carga Horária Semestral Ementa: Introdução. Identificação do projeto. Descrição

Leia mais

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco

Adendo Economia para Concursos Luis Vivanco Gabarito Questões estilo Cespe/UnB 1) (F) 2) (F) 3) (V) 4) (V) 5) (F) 6) (F) 7) (V) 8) (V) 9) (V) 10) (F) 11) (F) 12) (F) 13) (V) 14) (F) 15) (F) 16) (V) 17) (F) 18) (F) 19) (F) 20) (V) 21) (F) 22) (F)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ciclo Introdutório às Ciências Humanas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Ciclo Introdutório às Ciências Humanas CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta) hoas/aula CRÉDITOS: 04 (quatro) EMENTA: Economia: conceitos básicos. Caracterização do problema econômico. Ciências Econômicas em relação às demais ciências sociais. Linhas

Leia mais

Testes Intermédios 2018/2019

Testes Intermédios 2018/2019 Testes Intermédios 2018/2019 Informação - Economia A Ano de escolaridade 11.º ano Data 10/ 04 / 2019 Duração 120 + 30 minutos OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência os documentos curriculares em

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Sumário Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional... 3 1.1. Uma breve abordagem histórica... 3 1.2. Teorias Clássicas... 7 1.2.1. Teoria das Vantagens

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA (CÓD. ENEX60075) PERÍODO: 1º PERÍODO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA (CÓD. ENEX60075) PERÍODO: 1º PERÍODO PLANO DE AULA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA (CÓD. ENEX60075) PERÍODO: 1º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ECONOMIA Código: CTB-140 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2013.1 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Professor: WILTON

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ECONOMIA MÓDULOS 1, 2, 3 e 4 10º ANO. Ano Letivo

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ECONOMIA MÓDULOS 1, 2, 3 e 4 10º ANO. Ano Letivo DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE ECONOMIA MÓDULOS 1, 2, 3 e 4 10º ANO Ano Letivo 2017-2018 TEMAS/ CONTEÚDOS Módulo 1 A Economia e o Problema Económico

Leia mais

Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8

Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto nº 69.697, de 03.1.71, D.O.U. nº 3 de 08.1.71. Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Ingressantes até 2012 Reconhecido pelo Decreto nº 69.697, de 03.12.71, D.O.U. nº 232 de 08.12.71. Renovação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECO270 Introdução à Economia

Programa Analítico de Disciplina ECO270 Introdução à Economia 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Economia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4)

Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico ( ) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Reformas, Endividamento Externo e o Milagre Econômico (1960-1973) GIAMBIAGI; VILLELA CASTRO; HERMANN (2011 cap. 3 e 4) Passagem de um sistema democrático para um regime militar autoritário. Entre 1964-73

Leia mais

Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes Capítulo 19: Economia Mundial após a Segunda Grande Guerra

Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes Capítulo 19: Economia Mundial após a Segunda Grande Guerra Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes Capítulo 19: Economia Mundial após a Segunda Grande Guerra Parte IV Capítulo 19 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 Globalização Período recente se

Leia mais

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O ,UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Economia e Mercado Ano Letivo: 2016 Semestre:

Leia mais

4. OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA OFERTA E DA PROCURA

4. OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA OFERTA E DA PROCURA Licenciatura em Comunicação Social, 2 ano 2002/2003 PROGRAMA de ECONOMIA 1. UNIDADE LECTIVA PRELIMINAR 1.1 Conceitos matemáticos 1.1.1 Conceito de função; funções lineares 1.1.2 Construção e leitura de

Leia mais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais Sumário Parte 1 Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional 1.1. Uma breve abordagem histórica 1.1.1. A Passagem do Protecionismo para o Liberalismo 1.2. Teorias Clássicas 1.2.1. Teoria

Leia mais

Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões

Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões CAPÍTULO 1 POLÍTICAS COMERCIAIS. PROTECIONISMO E LIVRE CAMBISMO. COMÉRCIO INTERNACIONAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO. BARREIRAS

Leia mais

I MACROECONOMIA BÁSICA: AGREGADOS MACROECONÔMICOS,

I MACROECONOMIA BÁSICA: AGREGADOS MACROECONÔMICOS, Sumário Resumido Ordem dos Economistas do Brasil, xiii Apresentação, xv Introdução Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual, 1 Parte I MACROECONOMIA BÁSICA: AGREGADOS MACROECONÔMICOS, 17 Apresentação,

Leia mais

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE

QUESTÕES DE MACROECONOMIA. CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL CESPE QUESTÕES DE MACROECONOMIA CONCURSOS BACEN 2005, 2009 e 2003 ÁREA GERAL 2013 - CESPE Julgue os próximos itens, relativos aos regimes cambiais e seus efeitos sobre a economia. 45 Em um regime com cambio

Leia mais

Dilemas de Política Econômica e

Dilemas de Política Econômica e Dilemas de Política Econômica e Recurso ao Câmbio Flexível Contradição entre equilíbrio interno e equilíbrio externo Inconveniência do câmbio fixo Solução aparente no câmbio flexível http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi

EAE 0423-Economia Brasileira I. Prof. Dr. Guilherme Grandi EAE 0423-Economia Brasileira I Prof. Dr. Guilherme Grandi CRISE E ESPERANÇA: 1974-1980 - DIONÍSIO DIAS CARNEIRO O capítulo está organizado em cinco seções: 1. Introdução 2. Condicionantes Externos e Internos

Leia mais

Economia. Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle

Economia. Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle Economia Prof. Responsável: Wilson Mendes do Valle Conteúdo da Unidade 2.1 O estudo da Economia e seu funcionamento na visão agregada John Maynard Keynes (1883-1946) Modelo Keynesiano básico de Determinação

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta

Unidade IV ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta Unidade IV ECONOMIA E MERCADO Profa. Lérida Malagueta Crescimento econômico Crescimento econômico é a elevação do produto real da economia durante certo período de tempo sem haver mudanças estruturais

Leia mais

O Brasil no Sistema Monetário Internacional

O Brasil no Sistema Monetário Internacional O Brasil no Sistema Monetário Internacional Roteiro da Apresentação O Brasil no Padrão-Ouro e no sistema de Bretton Woods. A Dívida Externa e as Crises de Balanço de Pagamentos. A Abertura Financeira dos

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária ECO º 4 Semanal Mensal 4 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária ECO º 4 Semanal Mensal 4 60 da e Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

ANEXO 9.B. Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP)

ANEXO 9.B. Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP) ANEXO 9.B Análise Gráfica do Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-BP) A apresentação gráfica desse modelo de macroeconomia aberta com concepção keynesiana ajuda a entender passo-a-passo as dezesseis situações

Leia mais

Ministério das Relações Exteriores Instituto Rio Branco. Prova Escrita de Noções de Economia

Ministério das Relações Exteriores Instituto Rio Branco. Prova Escrita de Noções de Economia Ministério das Relações Exteriores Instituto Rio Branco Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata Questão 1 Recorde seus estudos sobre evolução da análise econômica, noções de Economia Internacional

Leia mais

SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA. 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h

SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA. 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h SIMULADO PROVA DE MACROECONOMIA 19/07/2012 Quinta-Feira HORÁRIO: 08:00h às 10:15h QUESTÃO 01 Sobre as contas nacionais, avalie as proposições: (0) A remessa de dinheiro de brasileiros que residem no exterior

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional Sumario Capítulo 1 Conceitos 1.1. Importação 1 1.2. Nacionalização 2 1.3. Exportação 3 1.4. Industrialização 4 1.5. Reexportação 5 1.6. Reimportação 6 1.7. Admissão Temporária 7 1.8. Relações de Troca

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAMBARÁ ESTADO DO PARANÁ

MUNICÍPIO DE CAMBARÁ ESTADO DO PARANÁ EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº007/2016 - CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2016 O Prefeito Municipal de Cambará/PR, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO a presente retificação do Edital de Abertura nº 001/2016,

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO (2017-2018) NOME: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Leia mais

Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Bizú de Noções de Macroeconomia Agente Fiscal de Rendas Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Olá, Pessoal! A FCC costumeiramente cobra em prova, por meio de questões, praticamente todos os temas

Leia mais

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO:

Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Prof. Roberto Tomaoka O SETOR PÚBLICO Anteriormente vimos várias intervenções do setor público (Estado) nas atividades econômicas, motivadas pelas IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA DE MERCADO: Políticas Fiscal Monetária

Leia mais

Oferta e demanda agregadas Contas Nacionais do Brasil Conceito de deflator implícito da renda Indicadores econômicos. 2.

Oferta e demanda agregadas Contas Nacionais do Brasil Conceito de deflator implícito da renda Indicadores econômicos. 2. LÍNGUA PORTUGUESA: (Primeira e Segunda Fases): 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe.

Leia mais

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída

Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Recessão brasileira: origens, determinantes e condições de saída Fernando Ferrari Filho Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq http://www.ppge.ufrgs.br/ferrari e ferrari@ufrgs.br e fernandoferrarifilho@gmail.com

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC

Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC Curso Preparatório para o Exame Nacional da ANPEC ECONOMIA BRASILEIRA Programa, Cronograma e Bibliografia Recomendada Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud Programa Aula Conteúdo 1 Apresentação e aspectos gerais

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia. Código da Prova /2015

INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia. Código da Prova /2015 INFORMAÇÃO-PROVA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Economia Código da Prova 6300 2014/2015 O presente documento divulga informação relativa à Prova de Avaliação de

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21

Índice ECONOMIA E NEGÓCIOS PARTE I. Índice de caixas, figuras e tabelas 13. Prefácio para os estudantes 19. Prefácio para os professores 21 Índice Índice de caixas, figuras e tabelas 13 Prefácio para os estudantes 19 Prefácio para os professores 21 PARTE I ECONOMIA E NEGÓCIOS Capítulo 1 Ambiente empresarial 1.1. Âmbito da economia empresarial

Leia mais

Turma BNDES Economia Específica Regular

Turma BNDES Economia Específica Regular Turma BNDES Economia Específica Regular Banca: CESGRANRIO Edital de referência: 01/2012 (data da publicação: 17/12/2012) Carga horária (aulas presenciais): 88,5 horas EMENTA DA PROVA 1 OBJETIVA Carga Horária

Leia mais

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11

Sumário Parte I ComPreensão dos Fundamentos do estado, das Formas e das Funções do Governo, 9 1 estado, Governo e sociedade, 11 Sumário Abreviaturas, xv Prefácio à 7 a Edição, xix Prefácio à 6 a Edição, xxi Prefácio à 5 a Edição, xxiii Prefácio à 4 a Edição, xxv Prefácio à 3 a Edição, xxix Prefácio à 2 a Edição, xxxiii Prefácio

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade III ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Macroeconomia: Grandes questões econômicas; Comportamento global do sistema; Análise dos grandes agregados econômicos. Estrutura básica

Leia mais

Geografia. História do Brasil. História Mundial. Professor João Felipe. Professores Daniel Araújo e Marcus Dezemone. Professor Daniel Araújo

Geografia. História do Brasil. História Mundial. Professor João Felipe. Professores Daniel Araújo e Marcus Dezemone. Professor Daniel Araújo Geografia Professor João Felipe Na geografia nenhuma mudança de estrutura e número das questões. Serão 6 com 4 itens de Certo ou Errado na 1a fase e 4 questões discursivas (agora como 2a fase), sendo 2

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

O SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA

O SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA 1968-1973 Características pré-1968 : flutuações bruscas da taxa de câmbio (ampla margem de especulação), inexistência de estímulos às exportações e restrições à capacidade de importar e garantir o desenvolvimento

Leia mais

Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Estrutura da apresentação Modelo IS-LM-BP Ajuste econômico com

Leia mais

Políticas de estabilização e movimento de capital. Reinaldo Gonçalves

Políticas de estabilização e movimento de capital. Reinaldo Gonçalves Políticas de estabilização e movimento de capital Reinaldo Gonçalves reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. Ajuste interno e externo 2. Modelo Mundell-Fleming 3. Síntese 2 1. Ajuste interno e externo

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos acima indicados na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 1/2016 DIVULGA RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2017 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

Crescimento Económico: experiência recente e perspectivas

Crescimento Económico: experiência recente e perspectivas Sessão de Homenagem ao Dr. Silva Lopes Crescimento Económico: experiência recente e perspectivas VÍTOR CONSTÂNCIO Maio de 2003 ÍNDICE I. Recessões e crises passadas de Balança de Pagamentos II. Problemas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE CONFLITOS SOCIAIS Código: BH1300 Apresentar várias interpretações dos conflitos sociais na sociedade contemporânea, a partir das contribuições de áreas de conhecimento distintas. Conhecer a pluralidade

Leia mais

Ajustamento da Economia em Regime de Câmbio Fixo

Ajustamento da Economia em Regime de Câmbio Fixo Ajustamento da Economia em Regime de Câmbio Fixo Déficit ou Superávit Externo: ajustamento sem ou com esterilização monetária; recessão ou desvalorização. http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Circuito

Leia mais

Aula Teórica nº 1. Apresentação O que é a Macroeconomia?

Aula Teórica nº 1. Apresentação O que é a Macroeconomia? Aula Teórica nº 1 Apresentação O que é a Macroeconomia? 1 1. O QUE É A MACROECONOMIA? 2 Macroeconomia Estudo do desempenho das economias nacionais e das políticas que as autoridades podem adoptar para

Leia mais

Integração regional Fundamentos

Integração regional Fundamentos Integração regional Fundamentos Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com Bibliografia básica R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência

Leia mais

O Estado e as Empresas Estatais no Desenvolvimento Brasileiro

O Estado e as Empresas Estatais no Desenvolvimento Brasileiro O Estado e as Empresas Estatais no Desenvolvimento Brasileiro José Luis Oreiro Professor Associado do Departamento de Economia da UnB Pesquisador Nível IB do CNPq. Desenvolvimento Brasileiro Modelo de

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

Introdução ao Estudo da Macroeconomia

Introdução ao Estudo da Macroeconomia Introdução ao Estudo da Macroeconomia Tópicos de Abordagem a) Abrangência da Macroeconomia b) Diferenças e Inter-relações da Micro e Macroeconomia c) Analise Macroeconómica de curto e medio prazos d) Objetivos

Leia mais

LISTA 6B ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 6B Introdução à Economia 1

LISTA 6B ANOTAÇÕES. Lista de Exercícios 6B Introdução à Economia 1 LISTA 6B Conceitos importantes: Relação entre Investimento Externo Líquido, Exportações Líquidas e Poupança Externa. Teoria da Paridade do Poder de Compra. Teoria Macroeconômica da Economia Aberta ANOTAÇÕES

Leia mais

RI Analise Macroeconomica

RI Analise Macroeconomica Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2010 RI 406 - Analise Macroeconomica Eloi Martins Senhoras Available at: https://works.bepress.com/eloi/167/

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: ECONOMIA Código: ADM 140 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2015.1 Professor:

Leia mais

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre.

Macroeconomia Aberta. CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre. Macroeconomia Aberta CE-571 MACROECONOMIA III Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa Programa 1º semestre http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ PARTE I: Determinantes da taxa de câmbio e do balanço

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02. Código: DIR 141 CH Total: 60 Pré-requisito: PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02. Código: DIR 141 CH Total: 60 Pré-requisito: PLANO DE CURSO Componente Curricular: ECONOMIA CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Código: DIR 141 CH Total: 60 Pré-requisito: ------- Período Letivo: 2016.1 Professor: Edilene

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 9 OMC Entendendo la OMC (www.wto.org) 2 INTERESSE DO EXPORTADOR Identificação Barreiras e Ações

Leia mais

Brasil e os sistemas monetário e financeiro internacionais

Brasil e os sistemas monetário e financeiro internacionais Brasil e os sistemas monetário e financeiro internacionais 1 Capítulo 20 2 O Brasil no padrão-ouro Primeira experiência: meados do século XIX 1846: aceita nas repartições públicas moedas de ouro 1847:

Leia mais

Comércio e Desenvolvimento. Economia Internacional e Teoria do Desenvolvimento Econômico.

Comércio e Desenvolvimento. Economia Internacional e Teoria do Desenvolvimento Econômico. Comércio e Desenvolvimento Economia Internacional e Teoria do Desenvolvimento Econômico. Comércio e Desenvolvimento Teorias Clássicas e Neoclássicas consideram o comércio Internacional um mecanismo essencial

Leia mais

Sistema monetário internacional: origens

Sistema monetário internacional: origens Sistema monetário internacional: origens 1 Capítulo 18 2 Sumário 1. Distinção: SMI e SFI 2. SMI: Características 3. SMI: Breve história 4. FMI 3 1. Distinção SMI sistema de taxas de câmbio mecanismo de

Leia mais

Expectativas Econômicas 2016/2017

Expectativas Econômicas 2016/2017 Expectativas Econômicas 2016/2017 o Como a economia brasileira chegou até a crise? o Quanto tempo para sair deste cenário? o O que precisa ser feito? Composição Econômica Atual + Recessão + Crise + Mudança

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (CÓD. ENEX60098) PERÍODO: 7º PERÍODO. Aula expositiva com slides.

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (CÓD. ENEX60098) PERÍODO: 7º PERÍODO. Aula expositiva com slides. PLANO DE AULA DISCIPLINA: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (CÓD. ENEX60098) PERÍODO: 7º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Fundamentos de Economia PROFESSOR: Daniel

Leia mais

ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais

ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais Ano Letivo 2017/2018 ECONOMIA CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO COMERCIAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Economia dos Cursos Profissionais ENSINO SECUNDÁRIO MÓDULO 3 MERCADOS DE BENS

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais