Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019"

Transcrição

1 Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019 1) A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Observe a figura e marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa parte do sistema respiratório e os processos que nela ocorrem. a) A figura representa os brônquios, estruturas responsáveis por captar o ar atmosférico e transferi-lo para o sangue. b) A figura ilustra os bronquíolos, estruturas responsáveis por fazer a filtração e o aquecimento do ar inspirado. c) A figura representa os alvéolos pulmonares, local onde ocorre o processo de hematose, ou seja, a passagem de gás oxigênio para o sangue e de gás carbônico do sangue para os pulmões. d) A figura representa os pulmões, estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico do ar atmosférico e transferi-lo para o sangue através do processo de hematose. 2) Sabemos que o ar inspirado passa inicialmente pelas narinas e cavidades nasais. Nesse local encontramos pelos e muco que: a) atuam retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos. b) atuam resfriando e umedecendo o ar. c) atuam auxiliando no processo de hematose. d) atuam resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos. 3) Sabemos que a respiração só é possível em virtude da movimentação conjunta de costelas, músculos intercostais e diafragma, que determinam os movimentos de inspiração e expiração. A respeito desses dois processos, marque a alternativa correta. a) A expiração é o movimento responsável pela entrada de ar pelas vias respiratórias. b) Na inspiração ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, fazendo com que o tórax aumente de tamanho. c) No processo de expiração ocorre a saída de ar dos pulmões em razão de uma diminuição no volume da caixa torácica e um aumento da pressão interna. d) No processo de inspiração ocorre a contração dos músculos intercostais e do diafragma, ocasionando uma pressão interna maior que a externa. 4) Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo. a) Brônquios b) Faringe c) Pulmão d) Esôfago e) Laringe 5) (...) a meleca nada mais é do que a secreção ressecada. O contato com a poluição, fumaça de cigarros e microrganismos presentes no ar faz com que a produção da secreção nasal aumente. Afinal, é preciso evitar que tudo isso chegue aos pulmões! No entanto, por conta do aumento, os cílios do nariz não conseguem retirar a secreção por completo. Então, ela se torna mais espessa, resseca e forma a

2 famosa meleca, que pode ser branca, amarela, verde e até preta!! Porém, mais do que um monte de sujeira sem serventia, a meleca é uma defesa do nosso organismo e serve como uma barreira protetora. Embora seja útil, volta e meia, é preciso removê-la. Isso porque, em grande quantidade, ela pode atrapalhar a passagem de ar pelo nariz. Atenção: é preciso cuidado na hora da limpeza! Às vezes, ela fica muito ressecada e gruda na mucosa nasal. Se for arrancada de qualquer jeito, pode provocar até o sangramento. Então, o melhor mesmo é usar soro fisiológico ao removê-la. ROCCO, Patrícia. Por que temos meleca? Ciência Hoje das Crianças, R J: SBPC, n. 142, 2003 a) Você já percebeu que o ar entra em nosso corpo tanto pela boca quanto pelo nariz. É melhor respirar pela boca ou pelo nariz? Por quê? b) Onde é produzida essa secreção nasal? Quem a produz? c) Qual a importância dessa secreção nasal para nosso organismo? 6) O tecido sanguíneo é formado pelo plasma, substância formada principalmente por água e proteínas, e três tipos de elementos figurados. Marque a alternativa em que estão indicados esses elementos: a) Hemácias, neurônios, hormônios. b) Plaquetas, anticorpos, neurônios. c) Miócitos, fibrócitos e hemácias. d) Plaquetas, hemácias e leucócitos. e) Fibrócitos, hemácias e leucócitos. 7) Um rapaz foi a uma consulta médica para realizar exames de rotina. Após analisar os resultados de seu hemograma, o médico disse que houve uma grande redução no número de plaquetas, o que as deixava em um nível muito abaixo do esperado para um indivíduo normal daquela idade. O médico informou, então, que o baixo número desse componente do sangue poderia levar a quadros de: a) anemia. b) infecções. c) viroses. d) hemorragias. e) leucemia. 8) Ao observar o sangue, sua aparência é homogênea, entretanto, esse tecido apresenta vários componentes. Marque a alternativa que indica o componente do sangue responsável pela defesa do nosso organismo. a) Hemácias. b) Plaquetas. c) Leucócitos. d) Eritrócitos. e) Plasma. Bons estudos!

3 Nome: N o Turma: 8ºano Prof.ª Maria Lucivane Data: / / REVISA DE GEOGRAFIA Leia o texto a seguir e responda às questões. A relação de produção homem/carro nos últimos 50 anos deu um salto monumental. Em 1963, quando a indústria produziu unidades, empregava trabalhadores, quer dizer: eram 3,8 carros por cabeça. Hoje, são 22,6 carros por trabalhador: dados do ano passado revelam a produção de carros e comerciais leves para um contingente de empregados. a) Qual o principal fator de redução da oferta de trabalho nesse tipo de indústria? b) O trabalhador da indústria automobilística da década de 1960 se adaptaria ao trabalho nesse setor na atualidade? Justifique. 2. O desemprego é, atualmente, um fenômeno em crescimento, tanto em nível regional quanto mundial. Essa onda de desemprego não é conjuntural, ou seja, provocada por uma crise localizada ou temporária. Ela está associada a transformações estruturais na economia, o que origina a denominação desemprego estrutural. De acordo com essas informações e com base em seus estudos, cite mudanças estruturais que criam desemprego nas cidades. 3. Observe a evolução da parcela de população que vive em cidades em vários grupos de países, segundo a renda. a) Com base na interpretação do gráfico, que conclusão é possível tirar sobre o que ocorreu até meados da década de 2010? b) Qual grupo de países apresentou o maior ritmo de crescimento no período?

4 c) Com base nos conhecimentos adquiridos nesse capítulo, descreva as possíveis consequências para a população nas próximas décadas. 5. UEMA Analise o texto e as proposições seguintes: Atualmente, o surgimento de novas atividades profissionais com diversos graus de especialização e qualificação favorecem o desaparecimento de outras profissões, provocando inúmeros desempregos. I. O desemprego em larga escala, na atualidade, é um processo novo e recente, sendo o resultado exclusivo das inovações do mundo globalizado. II. Ao longo da história, as crises econômicas motivadas por fatores internos e externos e mudanças na atividade produtiva ainda provocam o desemprego conjuntural. III. Na fase atual, as inovações tecnológicas e a concorrência mundial, motivada por cortes nos custos de produção, vêm provocando principalmente o emprego conjuntural. IV. O desemprego estrutural é tanto quantitativo como qualitativo, pois, respectivamente, reduz o número de postos de trabalho e exclui mão-de-obra desqualificada. Com base na análise do texto e das proposições, pode-se afirmar que estão corretas, apenas a) I e III b) II e III c) II e IV d) I e II e) III e IV 7. (UPE) A desregulamentação, que aumenta no mercado de trabalho brasileiro, faz crescer um fenômeno econômico que vem sendo bastante estudado pela Geografia Humana e Econômica. Com esse fenômeno, proliferam as pequenas empresas sem funcionários com vínculo empregatício que prestam serviços. De 2002 a 2008, esse fenômeno cresceu aproximadamente 22% nas regiões metropolitanas do país. A que fenômeno estamos nos referindo? a) Desqualificação Profissional b) Crescimento do Setor Binário c) Expansão da Terceirização d) Desregulamentação Terciária da População Inativa e) Globalização do Setor Secundário 8. (UPE) O texto a seguir apresenta uma afirmação separada da outra pela palavra PORQUE. A maior parte da população economicamente ativa do Brasil, em suas diversas regiões, exerce atividades profissionais no Setor Primário PORQUE o ritmo de crescimento da população brasileira decresce, a população idosa aumenta de forma significativa e o país passa por uma fase de transição demográfica. Assinale a) se a afirmação é verdadeira e a razão uma afirmação falsa. b) se a afirmação e a razão são verdadeiras. c) se a afirmação é falsa e a razão uma afirmação verdadeira, mas que não justifica a afirmação. d) se a afirmação e a razão são falsas. e) se a afirmação é verdadeira e a razão uma afirmação também verdadeira e justifica a afirmação.

5 Nome: N o Turma: 8º Ano A & B Prof.: Anderson W. Data: / /2019 (Uerj 2017) REVISA CAESP HUMANAS Nº:01 HISTÓRIA TURMA: 8º ANO A & B 2º BIMESTRE 23/04/ PROF. ANDERSON W. Exposição Internacional de Filadélfia, ocorrida em 1876, integrou o conjunto das exposições universais do século XIX e promoveu também as comemorações do centenário da declaração de independência dos Estados Unidos. Apresente uma das repercussões dessa declaração de independência para o continente americano, em finais do século XVIII. Em seguida, identifique duas características da Exposição Internacional de Filadélfia que simbolizavam as transformações em curso na sociedade norteamericana naquele momento. R: (Ufjf-pism ) Leia atentamente um trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, de Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno para com as opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação. Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade. (...) Mas quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objeto, indica o desígnio de 1

6 reduzi-los ao despotismo absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever, de abolir tais governos e instituir novos Guardiães para sua futura segurança. Tal tem sido o sofrimento paciente destas colônias e tal agora a necessidade que as força a alterar os sistemas anteriores de governo. A história do atual Rei da Grã-Bretanha compõe-se de repetidas injúrias e usurpações, tendo todos por objetivo direto o estabelecimento da tirania absoluta sobre estes Estados.Fonte: Disponível em: < Acesso em: 28 ago a) Segundo os autores da declaração, quais as justificativas para a ruptura com a metrópole? R: b) Relacione a Declaração a um ideário político do período. R: (Ufrj 2011) Entre outra qualquer população, ou num período mais moderno da história da Nova Inglaterra, a sisuda rigidez que petrificava as caras hirsutas daqueles bons cidadãos teria indicado algum tremendo acontecimento em perspectiva. Teria indicado nada menos do que a execução de algum criminoso notório, sobre o qual a sentença do tribunal da lei não fizesse mais do que confirmar o veredicto da opinião popular. Entretanto, em face da primitiva rigidez do caráter puritano, não era dado estabelecer-se com certeza uma conclusão dessa espécie. Podia ser que um escravo preguiçoso ou um menino rebelde, entregue à autoridade civil, tivesse de ser castigado no pelourinho. Podia ser que um antinomiano, um quacre, ou qualquer sectário da religião heterodoxa, estivesse em via de expulsão da cidade [Boston], ou que um índio vadio e errante, que a água-de-fogo dos brancos houvesse tornado turbulento nas ruas, fosse ser tingido a chicote para as sombras da floresta. Também podia ser que uma feiticeira [...] fosse subir ao pelourinho. Em qualquer dos casos haveria da parte dos espectadores a mesma solenidade, como cumpria a uma gente para a qual a religião e a lei constituíam quase uma só coisa, e em cuja mentalidade ambas se fundiam de tal maneira que os mais suaves ou os mais severos atos de disciplina coletiva eram, igualmente, veneráveis e terríveis. Fonte: HAWTHORNE, Nathaniel. A letra escarlate. São Paulo: Martin Claret, 2006, p. 57. Identifique um elemento que configurará a maior diferença econômica e social entre o norte e o sul dos Estados Unidos, sobretudo após a independência. R: 2

7 REVISA EXATAS/ INGLÊS 01 2º BIM Nome: N o Turma:8º ano Prof.(º) Max Data: / / VALOR: 25 pontos Responda as questões abaixo de acordo com o texto Small and skinny I am fourteen and very sad because I am small and skinny. I eat a lot and I don t understand why I don t gain weight. Sometimes I pig out, but it makes no difference to my weight. My legs are like two matchsticks! I hate miniskirts and leggings because of that. In almost every magazine I read about how to lose weight, but I can t find any suggestion about my problem. What can I do to put on some weight? I hope to get an answer soon Sad,14, from Manchester, UK 1. O texto é sobre a. Um adolescente com problemas de peso. b. Um homem adulto obeso. c. Um rapaz britânico. d. Palitos de fósforo. e. NDA 2. A autora do texto: a. Está pedindo conselhos de como ganhar peso. b. Está pedindo conselhos de como perder peso. c. Está pedindo como conselhos de como usar minissaias. d. Está pedindo conselhos de como usar palitos de fósforo. e. NDA 3. Sobre a autora, o texto não menciona: a. Sua idade. b. Seu apelido. c. Seu nome real. d. Sua cidade. e. NDA 4. O adjetivo no texto usado para descrever uma pessoa muita magra é: a. Small. b. Skinny. c. Matchsticks. d. Sad. e. NDA 5. Sad não consegue achar nas revistas: a. Como ganhar peso. b. Como perder peso. c. Como usar leggings. d. Comos preparar comida. e. NDA

8

9 REVISA 1 2 o. BIMESTRE PORTUGUÊS Aluno: turma: 8 o. A data: Professora: Anna Fernanda Myszkowsk TEXTO I: Um anjo dorme aqui; na aurora apenas, disse adeus ao brilhar das açucenas em ter da vida alevantado o véu. - Rosa tocada do cruel granizo Cedo finou-se e no infantil sorriso passou do berço pra brincar no céu! (Casimiro de Abreu, in Primaveras) 1) O tema do texto é: a) a inocência de uma criança b) o nascimento de uma criança c) o sofrimento pela morte de uma criança d) o apego do autor por uma certa criança e) a morte de uma criança 2) O tema se desenvolve com base em uma figura de linguagem conhecida como: a) prosopopeia b) hipérbole c) pleonasmo d) metonímia e) eufemismo 3) No âmbito do poema, podemos dizer que pertencem ao mesmo campo semântico as palavras: a) aurora e véu b) anjo e rosa c) granizo e sorriso d) berço e céu e) cruel e infantil 4) As palavras que respondem ao item anterior são: a) uma antítese em relação à vida b) hipérboles referentes ao destino c) personificações alusivas à morte d) metáforas relativas à criança e) pleonasmos com relação à dor. 5) Por sem ter da vida alevantado o véu entende-se: a) sem ter nascido b) sem ter morrido cedo c) sem ter conhecido bem a vida

10 d) sem viver misteriosamente e) sem poder relacionar-se com as outras pessoas 6) Na aurora apenas é o mesmo que: a) somente pela noite b) no limiar somente c) apenas na alegria d) só na tristeza e) só no final. TEXTO II: Julgo que os homens que fazem a política externa do Brasil, no Itamaraty, são excessivamente pragmáticos. Tiveram sempre vida fácil, vêm da elite brasileira e nunca participaram, eles próprios, em combates contra a ditadura, contra o colonialismo. Obviamente não têm a sensibilidade de muitos outros países ou diplomatas que conheço. 7) Só não caracteriza os homens do Itamaraty: a) o pragmatismo b) a falta de sensibilidade c) a luta contra a ditadura d) a tranquilidade da vida e) as raízes na elite do Brasil (José Ramos-Horta, na Folha de São Paulo, 21/10/96). 8) A palavra que não se liga semanticamente aos homens do Itamaraty é: a) o segundo que. b) tiveram. c) vêm. d) eles. e) o terceiro que. 9) Pelo visto, o autor gostaria de que os homens do Itamaraty tivessem mais: a) inteligência b patriotismo c) vivência d) coerência e) grandeza 10) A oração iniciada por obviamente tem um claro valor de: a) consequência. b) causa. c) comparação. d) condição. e) tempo. 11) A palavra que pode substituir, sem prejuízo do sentido, a palavra obviamente, é: a) necessariamente b) realmente c) justificadamente d) evidentemente e) comprovadamente 12: Dê o significado das palavras: a) Pragmatismo: b) Diplomatas:

b) Explique a formação do chamado trabalho infantil desde a Revolução Industrial até os dias atuais. Nota

b) Explique a formação do chamado trabalho infantil desde a Revolução Industrial até os dias atuais. Nota Aluno(a): nº: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2018 Recuperação Semestral Professor (a): Matheus Matéria: História Valor: 5,0 pontos 1. No ano de 1899, eclodiu em Nova York uma greve de meninos jornaleiros

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR DEBORA SOUZA DISCIPLINA CIÊNCIAS SIMULADO: P3 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 801 Questão 1

Leia mais

Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019

Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019 Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 23/04/2019 1) A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Observe a figura e marque

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose respiração externa inspiração externa A pulmonar designa o conjunto dos dois processos envolvidos

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose oxigénio expiração hematose

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

b) Explique as conseqüências, para a população indígena dos Estados Unidos, do contato com os brancos.

b) Explique as conseqüências, para a população indígena dos Estados Unidos, do contato com os brancos. 1 COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS HUMAITÁ II Disciplina: História Prof. Carla Nascimento e Cristiano Campos Ensino Médio: 2 Ano Material: Questões discursivas - Independência das Treze colônias 01) (UFSCar-2008)

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório 1. Sabemos que o coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

Aula 6: Sistema respiratório

Aula 6: Sistema respiratório Aula 6: Sistema respiratório Sistema respiratório Tem início no nariz e na boca e continua através das vias aéreas até os pulmões, onde ocorre a troca dos gases. Sistema respiratório - Funções Condução

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período - 2012 1) Escreva a sequência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa

Leia mais

O Sistema Respiratório. Humano

O Sistema Respiratório. Humano E.E.B.P Mansueto Boff O Sistema Respiratório Humano Nomes: Tiago, Marcos, Erik, Alexandro, Luciana, Andreína, Vanessa, Eduarda e Jaiane Matéria: Ciências Professor: Cladir Turma: 802 Concórdia, 20 de Agosto

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R.

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Qual é o nome dado ao sistema responsável

Leia mais

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. Pulmões, onde se realizam as trocas gasosas. Vias respiratórias, estabelecem a comunicação entre

Leia mais

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas.

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: Ciências Aluno(a): Nº Série: Turma: TURNO: DATA: / /2017. EXERCÍCIO DE REVISÃO 1- As cavidades nasais são revestidas por pelos e também por uma substância pegajosa: o muco. Pensando

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 8º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Atividade: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COMPLEMENTAR

Atividade: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO COMPLEMENTAR Colégio Menino Jesus Atividade: Instituição de Ensino: Disciplina: História TRABALHO COMPLEMENTAR Colégio Menino Jesus - Geo Pombal Professor: Turma: Delzymar Dias Segundo Ano Conteúdo: Revoluções Inglesas,

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano [Respiração] 09/10/2017 Sara Carolina Dias: R.A 201505083 Pamela Natiele: R.A. 201505100 Larissa Gonçalves: 201505044 Ana

Leia mais

O sistema respiratório. 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias Faz a legenda do esquema:

O sistema respiratório. 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias Faz a legenda do esquema: O sistema respiratório FICHA DE TRABALHO 1- O sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias. 1.1- Faz a legenda do esquema: fossas nasais traqueia faringe laringe brônquio

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome:

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: Orientações para estudo: Refazer as avaliações; Fazer exercícios dos capítulos sobre os sistemas digestório e respiratório. Entregar

Leia mais

O sistema respiratório

O sistema respiratório T5 Texto de apoio ao professor Sistema respiratório O sistema respiratório Movimentos respiratórios Nesta aula será introduzido o sistema respiratório, focando a sua importância, e as características e

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório é constituído por: Vias respiratórias

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

Como funciona o sistema respiratório?

Como funciona o sistema respiratório? Como funciona o sistema respiratório? O sistema respiratório é responsável pela ventilação pulmonar. " O diafragma contrai-se e desloca-se para baixo. " Os músculos intercostais contraem-se, afastando

Leia mais

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8 Sugestões de atividades para avaliação Ciências 8 o ano Unidade 8 5 Nome: Data: UniDaDE 8 1 A saúde é um problema exclusivo do governo, os indivíduos têm pouco o que fazer para ajudar a manter adequada

Leia mais

5 Observe a figura abaixo e responda.

5 Observe a figura abaixo e responda. 5 Nome: Data: UniDaDE 7 1 As artérias e veias apresentam morfologias e funções distintas. As artérias transportam o sangue do coração para os tecidos. Já as veias transportam o sangue dos tecidos até o

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Respiratória (Parte I) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B

Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Aulas7A 21 e 8B 22 Respiratório I e II BIOLOGIA 7B E 8B Sistema Respiratório Humano Nos Humanos é Pulmonar. Trocas Gasosas = Captar O² e eliminar CO² e H+. Vias aéreas = por onde o ar circula Pulmões(alvéolos)

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA RESPIRATÓRIO Função primária do sistema respiratório Atender às necessidades metabólicas de O 2 e CO 2 Sistema respiratório

Leia mais

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano

Constituição do sistema respiratório. Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório Ciências Naturais 9. o ano Constituição do sistema respiratório humano Fossas nasais?? Faringe Laringe? Pulmão?? Traqueia? Brônquio? Bronquíolos Diafragma? Alvéolos

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Karin

Sistema Respiratório. Profª Karin Sistema Respiratório Profª Karin Respiração: Ventilação Pulmonar Troca gasosa: absorção de O2 e eliminação do CO2. Transporte de O2 e CO2. Anatomia: Caixa torácica Sistema Respiratório Trajeto do Ar:

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 e 82

Ano: 8 Turma: 81 e 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 e 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61 Página 61 Sistema Respiratório Página 62 2. Diferenças entre o ar inspirado e o expirado 1. Movimentos Respiratórios Os movimentos respiratórios permitem a ventilação pulmonar que se processa em 2 fases:

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2017 Disciplina: CIÊNCIAS Série/Ano: 8º ANO Professores: Cybelle / José Henrique / Sarah / Tiê Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8 Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano 2016 Atual:8ºAno Data : Matéria: Turno: Valor :30pontos

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Respiratório Profª Talita Silva Pereira A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio(o2) e dióxido de carbono(co2) do organismo, com o meio ambiente.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato/Karina Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 04 Fornecimentoo e uso de energia

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função:

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Sistema Respirató Função A função do sistema respirató é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Receber o oxigénio; Libertar o dióxido carbono ( CO2) produzido

Leia mais

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de Tipos de Respiração 24/08/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke 1 Compreende processos microscópicos (Respiração Celular) e macroscópicos (Respiração Pulmonar), de função complementar. Os processos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 8º Ensino Fundamental Professores: Wellington Mendes e Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 e 82

Ano: 8 Turma: 81 e 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 e 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

RASCUNHO GESTÃO ORGANIZACIONAL Nº DE INSCRIÇÃO. DATA: 01/10/2017 HORÁRIO: 09h às 11h (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES:

RASCUNHO GESTÃO ORGANIZACIONAL Nº DE INSCRIÇÃO. DATA: 01/10/2017 HORÁRIO: 09h às 11h (horário do Piauí) LEIA AS INSTRUÇÕES: NNÚCLEO DE CONCURSOS E PROMOÇÃO DE EVENTOS NUCEPE PROCESSO SELETIVO - ESPECIALIZAÇÃO / 2017.2 FOLHA DE ANOTAÇÃO DO GABARITO - ATENÇÃO: Esta parte somente deverá ser destacada pelo fiscal da sala, após

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Associe as colunas. (A) Fígado

Leia mais

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Os processos envolvidos na retirada do gás carbônico e na obtenção de gás oxigênio, que ocorrem através do sangue e órgãos específicos:

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO

FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO FISIOLOGIA HUMANA UNIDADE V: SISTEMA RESPIRATÓRIO Funções Troca de gases com o ar atmosférico; Manutenção da concentração de oxigênio; Eliminação da concentração de dióxido de carbônico; Regulação da ventilação.

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 22 SISTEMA RESPIRATÓRIO

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 22 SISTEMA RESPIRATÓRIO BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 22 SISTEMA RESPIRATÓRIO TRAQUEIA O 2 espiráculo CO 2 traquéolas músculo brânquias corrente de água sangue capilar com sangue venoso capilar com sangue arterial traqueia pulmão

Leia mais

Fisiologia Respiratória Inspiração:

Fisiologia Respiratória Inspiração: Universidade Católica de Goiás Vias Respiratórias Departamento de Biologia Fisiologia Respiratória Inspiração: Durante a fase de inspiração há dilatação do volume do tórax e dos pulmões e conseqüente fluxo

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/06/2011 Nota: Professora: Karina Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório é constituído por: Coração

Leia mais

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia

Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre. Fornecimento e uso de energia Ciências / 8º Ano / 1º Trimestre Fornecimento e uso de energia Observe a imagem a seguir para responder às questões 1, 2 e 3. Questão 1 Se retirarmos metade de nosso fígado, em poucos meses, ele se regenerará

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre disciplina :Biologia Conteúdo: Variabilidade genética: fontes de variabilidade genética, fatores evolutivos, derivam genética, genética

Leia mais

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana.

Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Unidade II Cultura: A pluralidade na expressão humana. Aula 7.1 Conteúdo: Corpo humano: circulação. Habilidade: Conhecer o coração e a função desse órgão; Entender a relação dos batimentos do coração com

Leia mais

Sistema Respiratório Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

Sistema Respiratório Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente Sistema Respiratório Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (FATEC-SP) O gráfico abaixo mostra as curvas de saturação de dois tipos de hemoglobina (Hb) que se ligam ao oxigênio

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 8º Ensino Fundamental Professora: Raquel Lara Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO O objetivo do sistema respiratório é fornecer oxigênio para as células, embora ele também ajude a regular o ph do sangue. O trato respiratório

Leia mais

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise ESCOLA SALESIANO DO TRABALHO ALUNO: TURMA : PROFESOR : MÁRCIO - DISICPLINA : BIOLOGIA - ATIVIDADE ONLINE 2 CADERNO DE QUESTÕES Observação : resolvas a questões e preencha o cartão resposta em nosso site

Leia mais

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 8.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas 1. (Unesp 2014) Os gráficos representam a concentração de três gases no sangue assim que passam pelos alvéolos pulmonares. É correto afirmar que os gráficos que representam as concentrações dos gases O

Leia mais

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab

Sistema Respiratório. Simulação em Matlab Modelos dos Processos Fisiológicos no Home Sistema Respiratório Simulação em Matlab Licenciatura em Eng.ª Biomédica 2 Conteúdos Sistema Respiratório - Introdução Biofísica Pulmonar Simulação Computacional

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral Sistema Respiratório Professor: Bruno Aleixo Venturi Qual tempo podemos ficar sem respirar? OBJETIVOS 1-

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 05 RESPIRAÇÃO HUMANA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 05 RESPIRAÇÃO HUMANA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 05 RESPIRAÇÃO HUMANA Tecidos O Dissolvido Carboproteína 2 CO 2 Hb HbO HbCO CO + H 2O HHb 2 H 2 + Anidase Carbônica - HCO H CO 2 3 3 O 2 Hb O 2 Alvéolos HHb HbO 2 CO 2 CO 2

Leia mais

1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular: 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração:

1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular: 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração: Disciplina de Biologia REVISA Nome: Turma: 8 Professor (a): Juliana Ferreira Data: 06/05/2019 1) Diferencie respiração pulmonar de respiração celular: 2) Explique a diferença entre inspiração e expiração:

Leia mais

5º Ano Ensino Fundamental Material do Professor

5º Ano Ensino Fundamental Material do Professor 5º Ano Ensino Fundamental Material do Professor CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas

Leia mais

OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO. Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão.

OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO. Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão. OFICINA-RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO Experiência: Modelo simples para simular o funcionamento do pulmão. Objetivo: Observar o funcionamento dos pulmões por meio do experimento. Material para o experimento:

Leia mais

Atividade Física, sistema respiratório e saúde

Atividade Física, sistema respiratório e saúde Atividade Física, sistema respiratório e saúde Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior ismael@fct.unesp.br Sistema Respiratório Formado por órgãos e tecidos que levam O 2 para a célula e removem CO 2 para

Leia mais

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia.

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Sistema respiratório Nosso organismo necessita de O 2 para agir como receptor final na cadeia transportadora de elétrons. Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Há organismos

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli.

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli. Português Conotação e Denotação Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO O signo linguístico (a palavra) é constituído pelo significante parte perceptível,

Leia mais

Apostila 2 (unidades 10 e 11) e Apostila 3 (unidades 13 e 14)

Apostila 2 (unidades 10 e 11) e Apostila 3 (unidades 13 e 14) Sumário 10 SISTEMA CARDIOVASCULAR... 1 Atividade oral (página 224)... 1 Atividade (página 227)... 1 Em casa (página 228)... 2 11 BATE CORAÇÃO... 2 Atividade 1 (página 231)... 2 Atividade 2 (página 233)...

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Sistema Circulatório Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Conceito e função do sistema circulatório O sistema circulatório é responsável pela circulação

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Composição do Sangue: Doenças Hematológicas Plasma = parte liquida; 55% sangue; é constituído por 90% de água, sais minerais, proteínas

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante 5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas

Leia mais

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Angélica Ferreira do Amaral Anna Gessyka Bernardo Monteiro Iraneide Araújo Silva Irismar Barros Maria Lúcia Lopes de Lima Tiago dos Santos Nascimento 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses

Leia mais

4.1. Qual das figuras A ou B corresponde à inspiração? 4.2. Das frases que se seguem, assinala com uma cruz (x), a que corresponde à expiração.

4.1. Qual das figuras A ou B corresponde à inspiração? 4.2. Das frases que se seguem, assinala com uma cruz (x), a que corresponde à expiração. Ano Letivo 2013 /2014 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Disciplina: Ciências Naturais - 6º Ano Prova A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Classificação: Assinaturas

Leia mais

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Capítulo 07: O SANGUE CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 COMPOSIÇÃO DO SANGUE - O coração é o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo humano. - O sangue é um tecido formado por: muitas células, fragmentos

Leia mais

Características gerais dos mamíferos

Características gerais dos mamíferos Características gerais dos mamíferos Glândula sudoríparas e sebáceas Homeotérmico vertebrado Glândulas mamárias Pelos e/ou cabelo Panículo adiposo Sistema digestivo do Homem O sistema digestivo é um conjunto

Leia mais

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes Juliana Aquino O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes É através da circulação sanguínea

Leia mais

Répteis. Maioria possui 2 pulmões. Ventilação TIDAL

Répteis. Maioria possui 2 pulmões. Ventilação TIDAL REPIRAÇÃO NO AR Respiração Aula 4 Répteis Maioria possui 2 pulmões Cobras: um pulmão é reduzido ou ausente Podem ser simples sacos com dobras nas paredes ou câmaras com muitas divisões nas espécies mais

Leia mais

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores

Outras funções: Manutenção do ph plasmático. Produção e metabolização de substâncias vasoativas. Fonação/Olfação. Defesa contra agentes agressores Fisiologia Respiratória Organização do sistema respiratório O SISTEMA RESPIRATÓRIO FUNÇÃO BÁSICA: TROCAS GASOSAS Suprir o organismo com O 2 e dele remover CO 2 Outras funções: Manutenção do ph plasmático

Leia mais

05)Quanto ao ciclo de Krebs é INCORRETO afirmar que:

05)Quanto ao ciclo de Krebs é INCORRETO afirmar que: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Questões de Avaliação Parte I 01)Compare a energia produzida pela degradação da glicose pela via aeróbica e pela via anaeróbica terminando com o lactato, destacando quais as vantagens

Leia mais

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO Profª.: Aline Félix HEMATÓCRITO Indica a porcentagem do volume de glóbulos vermelhos presente em uma certa quantidade de sangue. Faz parte de um exame chamado de Hemograma

Leia mais