GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição MÔNICA GARCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição MÔNICA GARCIA"

Transcrição

1 Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição MÔNICA GARCIA Orientadora: Drª Cícera Henrique da Silva Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2014

2 TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Chefe da Biblioteca de Ciências Biomédicas A partir de setembro de Responsável pela Gestão de Acervos Bibliográficos da Fiocruz. Março de Ingresso no Mestrado Acadêmico do PPGICS

3 PROBLEMA DE PESQUISA Como garantir o acesso à coleção de periódicos eletrônicos após o cancelamento da assinatura?

4 JUSTIFICATIVA CONHECIMENTO CULTURA BIBLIOTECA CICLO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PRESERVAR A INFORMAÇÃO

5 JUSTIFICATIVA PERIÓDICOS ELETRÔNICOS Os contratos firmados nas assinaturas de periódicos funcionam como um contrato de aluguel ou licenciamento de uso de um serviço por um prazo determinado (BRIQUET DE LEMOS, 2005).

6 PERIÓDICOS CIENTÍFICOS A ciência para existir deve ser divulgada (ZIMAN, 1979); A forma como ocorre a divulgação do conhecimento é tão importante quanto a Investigação (ZIMAN, 1979). "A comunicação é a essência da ciência" (GARVEY, 1979); O conhecimento científico precisa ser divulgado, pois a sua legitimidade existe a partir da sua divulgação (MULLER, 2007); Apesar das mudanças trazidas pelas tecnologia de informação e comunicação, o periódico científico continua sendo a forma de legitimação de conhecimento certificado.

7 PERIÓDICOS ELETRÔNICOS TRANSIÇÃO DO IMPRESSO PARA O ELETRÔNICO (BRIQUET DE LEMOS, 2005). VANTAGENS: DESVANTAGENS: Rápida e eficiente; disseminação da informação; Acessibilidade aos usuários; Otimização do uso; Espaço físico; Custo das assinaturas. Valor das assinaturas (Big Deals); Garantia de acesso após o cancelamento da assinatura; Gestão dos periódicos eletrônicos.

8 GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS Assinaturas de periódicos - assinatura impressa com bônus para o eletrônico; assinatura impressa e mais custo adicional para o eletrônico; acesso apenas ao eletrônico ou pelo acesso gratuito ao periódico eletrônico; Política de aquisição - estabelecer critérios de seleção que abordem quatro aspectos importantes: de conteúdo, acesso, suporte e custo; Disponibilização do conteúdo assinado: Portal; Política de preservação digital - na instituição e/ou serviços disponíveis no mercado ( ex. Editoras, Portico); Lei 8.666/93 - licitação.

9 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Identificar e analisar modelos de gestão de acervo de periódicos eletrônicos em bibliotecas de instituições de ensino e pesquisa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar práticas editoriais do ponto de vista do fornecimento de assinaturas; Identificar experiências nacionais de gestão de periódicos eletrônicos em bibliotecas; Identificar experiências internacionais de gestão de periódicos eletrônicos em bibliotecas;

10 PESQUISA DOCUMENTAL 2012: Análise das políticas de 4 editoras consideradas as maiores fornecedoras de periódicos impressos para a Fiocruz: Elsevier (com 139 títulos); Wiley-Blackwell (85); Springer (66); Taylor & Francis (20). A Fiocruz possuía naquela época assinatura de periódicos distribuídos por 257 diferentes editores, com cerca de 950 assinaturas de periódicos internacionais. As editoras Elsevier, Wiley-Blackwell, Springer e Taylor and Francis eram produtoras der cerca de 33% do total das assinaturas.

11 PESQUISA DOCUMENTAL 2013: Ampliação da pesquisa para as editoras que passaram a fornecer títulos apenas no formato eletrônico, abrangendo o período de 2011 a Neste período foram migrados 44 títulos (6 títulos em 2011, 21 em 2012, e em 2013, 17 títulos). O número de editoras analisadas passou a ser então 20.

12 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FONTES CONSULTADAS: Base de Dados Information Science & Technology Abstracts - ISTA (EBSCO); Base de Dados Library and Information Science Abstracts - LISA (ProQuest); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD; Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação BRAPCI; Google e Google Acadêmico.

13 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CRITÉRIOS DE BUSCA: sem restrição de idioma e publicações a partir de 2000; COLETA DE DADOS: Os resultadas das buscas foram descarregados em formato completo em arquivo TXT e transformados em arquivox Excel para facilitar a análise dos dados; ANÁLISE DOS DADOS: Ano da publicação, país onde o assunto é tratado, especialização do acervo, tipo de Biblioteca e tipo de pesquisa.

14 RESULTADOS DA PESQUISA DOCUMENTAL RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR REALIZADA NO ANO DE 2012 Nesta análise preliminar da política das principais editoras, verificou-se que somente a Wiley fornece realmente acesso perpétuo amplo e irrestrito ao conteúdo dos periódicos, pois permite acesso mesmo que a assinatura seja interrompida. Neste caso, os backfiles oferecidos durante a vigência da assinatura, serão perdidos.

15 RESULTADOS DA PESQUISA DOCUMENTAL RESULTADOS DAS POLÍTICAS DAS EDITORAS QUE PASSARAM A FORNECER TÍTULOS APENAS NO FORMATO ELETRÔNICO Periódicos editados por associações de classe, permitiram na maioria das vezes acesso ilimitado ao conteúdo dos seus periódicos, mesmo passado o período de embargo, mostrando adesão ao movimento de acesso livre à informação científica.

16 RESULTADOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ISTA BRAPCI LISA BDTD GOOGLE GOOGLE ACADÊMICO RESULTADO DOCUMENTOS PARA LEITURA 2 2 ELIMINAÇÕES DE DUPLICATAS 29 DESCARTES 3 DOCUMENTOS NÃO LOCALIZADOS

17 RESULTADOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS TEXTOS FONTES DE ASSINATURAS DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS Consórcios de bibliotecas (Bist, 2005); Assinatura por meio de banco de dados (Ebsco s Academic Search Complete e o Gales Academic OneFile) (Wolf, 2009); Assinatura por meio de pacotes das editoras, o chamado Big Deals; (Waller e Bird, 2006); Pay-per-view (Carr 2009); Título-a-título diretamente da editora (WOLF, 2009).

18 RESULTADOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS TEXTOS CENÁRIOS DO ACESSO PERPÉTUO Quando a assinatura de uma revista é cancelada pela biblioteca; Quando uma biblioteca tem assinatura de uma revista que deixa de ser publicada; Quando um título de uma revista assinada pela biblioteca é vendido ou transferido para outra editora; Quando a editora de uma revista sai do negócio. Waller e Bird (2006)

19 RESULTADOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS TEXTOS INICIATIVAS DE ACESSO PERPÉTUO Acesso através do site da editora; Servidor da instituição, estes dados podem vir na forma de PDF, HTML, texto, arquivo em XML ou outro formato; Mídia atualizada com todo o conteúdo assinado, seja em CD-ROM, DVD ou HD externo; CLOCKSS e LOCKSS: apenas permite que faça back up dos conteúdos disponíveis no site do editor; Portico: permite acesso ao conteúdo assinado diante de situações particulares da editora, como, por exemplo, no caso da editora parar de publicar o título, deixar de funcionar, não oferecer back files. Wolf (2009)

20 RESULTADOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS TEXTOS LICENÇA DE USO E ACESSO PERPÉTUO Acesso remoto e Definição do site; Definição de usuários autorizados; Empréstimo entre bibliotecas; Acesso perpétuo; Condições de pagamento e Período da assinatura; Garantias e Indenizações; Estatística de uso; Alguma forma de responsabilizar o usuário final sobre o uso correto dos periódicos. Bethel (2010)

21 RESULTADOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS TEXTOS RELATOS DE PESQUISA Waller e Bird (2006)- Canadá; Agrapu (2013) Índia; Khurshid e Shaikh (2009) Arábia Saudita; Roger (2009) Nova Zelándia; Beh e Smith (2006) Estados Unidos; Carr (2010) Estados Unidos e Canadá; Stemper e Barribeau (2006) Estados Unidos

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Profissional responsável pela assinatura de periódicos; Política de aquisição; Acesso perpétuo; Licença de uso; Política de Preservação digital; Orçamento. Até que ponto a necessidade de preservar a informação dentro da biblioteca supera as demandas econômicas e os benefícios da distribuição on-line?

23 FIM OBRIGADA. MÔNICA GARCIA

POLÍTICAS DAS EDITORAS CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS NA ÁREA DA SAÚDE 1 SAÚDE EM DEBATE: A JOURNAL IN SERVICE OF THE COLLECTIVE HEALTH AREA

POLÍTICAS DAS EDITORAS CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS NA ÁREA DA SAÚDE 1 SAÚDE EM DEBATE: A JOURNAL IN SERVICE OF THE COLLECTIVE HEALTH AREA XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB) ISSN 2177-3688 GT 11 Informação & Saúde Comunicação Oral POLÍTICAS DAS EDITORAS CIENTÍFICAS DE PERIÓDICOS NA ÁREA DA SAÚDE 1 SAÚDE

Leia mais

Biblioteca Digital: a experiência da USP

Biblioteca Digital: a experiência da USP Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento Técnico - SIBi/DT Comunicações em Eventos - SIBi/DT 2012-05 Biblioteca Digital: a experiência da USP Congresso Internacional

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2019 Regulamenta o depósito de trabalhos acadêmicos no Repositório Institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO

Leia mais

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 1. INTRODUÇÃO A elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções para a deve-se à necessidade de criação de um instrumento

Leia mais

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Sejam bem-vindos à UFSM! Biblioteca Central - Setor de Referência USUÁRIOS - O uso da Biblioteca (consulta ao acervo, acesso à Internet, acesso

Leia mais

FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo

FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo FACULDADE CUIABÁ Plano de formação, atualização e manutenção do acervo Avenida Dom Aquino nº 38 Dom Aquino Fone: 65 3052-8120 CUIABÁ MT CEP 78.0015-200 http://www.faculdadecuiaba.com.br FACULDADE CUIABÁ

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA Regimento SBiB/ICB/USP DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP CAPÍTULO 1 DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

UNIVERSIDADE GAMA FILHO SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL NELSON DE AZEVEDO BRANCO

UNIVERSIDADE GAMA FILHO SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL NELSON DE AZEVEDO BRANCO Título do Projeto: Apresentação das bibliografias de conclusão de curso na mídia CD-ROM. Objetivo: Padronizar a apresentação das bibliografias de conclusão de curso da Universidade Gama Filho a serem entregues

Leia mais

PORTARIA N.º 01/2018/SIB-UERN, DE 29 DE MAIO DE 2018

PORTARIA N.º 01/2018/SIB-UERN, DE 29 DE MAIO DE 2018 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PORTARIA N.º 01/2018/SIB-UERN, DE 29 DE MAIO DE 2018 A DIRETORIA DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE,

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

Bases de Dados Guia para as principais bases de dados

Bases de Dados Guia para as principais bases de dados Bases de Dados Guia para as principais bases de dados Equipe Seção de Referência e Atendimento ao Usuário Eliana de Cássia Aquareli Cordeiro Chefe de Seção Bernadete de L. da C. B. F. Filho Técnico para

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Pró - Reitor de Pós Graduação Maria de Fátima Dias Costa Diretora do Sistema de Bibliotecas Maria das

Leia mais

PROQUEST DISSERTATIONS & THESES. Roberto Almeida Account Manager SP, PR, SC, RS

PROQUEST DISSERTATIONS & THESES. Roberto Almeida Account Manager SP, PR, SC, RS PROQUEST DISSERTATIONS & THESES Roberto Almeida Account Manager SP, PR, SC, RS Agenda ProQuest Dissertations and Theses Histórico da UMI e PQDT Como e porque usar a PQDT? Cobertura e recursos de pesquisa

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste

Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste 1 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Faculdade Noroeste Goiânia 2011 2 Política de Desenvolvimento de Coleção para Biblioteca da Colégio Noroeste Goiânia 2015 3 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Biblioteca Digital da Memória Científica do INPE (BDMCI)

Biblioteca Digital da Memória Científica do INPE (BDMCI) Biblioteca Digital da Memória Científica do INPE (BDMCI) Gerald Jean Francis Banon A primeira versão desse documento foi elaborada por Gerald Jean Francis Banon em dezembro de 2005 para ser incluído no

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO 1. Solicitar a ficha catalográfica pelo SIGAA: Entrar no SIGAA com login e senha; Selecionar biblioteca, serviços ao usuário, catalogação na fonte; Solicitar

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC. Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana

DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC. Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ESTOQUES DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE DE BIBLIOTECAS DO SENAC SC Daniela Spudeit Elisa Correa Noeli Viapiana Objetivo Apresentar o relato do desenvolvimento de uma

Leia mais

POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UTFPR

POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UTFPR CURITIBA

Leia mais

David Paredes Diretor de Vendas para Europa.

David Paredes Diretor de Vendas para Europa. Uma equipa com experiencia, com poderosas ferramentas, pode oferecer o conteúdo adequado SEMPRE Desenvolvimento integrado da coleção na era digital David Paredes Diretor de Vendas para Europa 1 YBP sabe

Leia mais

A MIGRAÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (BDTD/UFG): tópicos a serem considerados.

A MIGRAÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (BDTD/UFG): tópicos a serem considerados. A MIGRAÇÃO DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (BDTD/UFG): tópicos a serem considerados. Carla Lopes Ferreira, Cláudia Oliveira de Moura Bueno, Maria Silvério

Leia mais

SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano)

SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) SOBRE O REPOSITÓRIO Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano) O Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiano (RIIF Goiano) participa do movimento mundial de

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela Maria Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM0121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública 2014 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo

Leia mais

A Gestão de periódicos eletrônicos na Biblioteca de Ciências Biomédicas da FIOCRUZ

A Gestão de periódicos eletrônicos na Biblioteca de Ciências Biomédicas da FIOCRUZ Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A Gestão de periódicos eletrônicos na Biblioteca de Ciências Biomédicas da FIOCRUZ Mônica Garcia (Fiocruz) - mgarcia@icict.fiocruz.br Fátima Duarte de Almeida (FIOCRUZ)

Leia mais

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA

REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA REITORIA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 04/2008 NORMAS PARA DEPÓSITO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TRABALHOS NA BIBLIOTECA Aprovada no CONSEPE, na 5ª Sessão, realizada em 21 de maio

Leia mais

MÔNICA GARCIA. GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição RIO DE JANEIRO

MÔNICA GARCIA. GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição RIO DE JANEIRO MÔNICA GARCIA GESTÃO DE ACERVOS DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS NA ÁREA DA SAÚDE: subsídios para uma política de aquisição RIO DE JANEIRO 2014 FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

Serviços de Informação em Saúde

Serviços de Informação em Saúde Serviços de Informação em Saúde Luciana Danielli de Araujo CTIC Seção de Informação ICICT FIOCRUZ 17 outubro de 2016 COMUTAÇÃO Serviço de acessibilidade que permite a uma biblioteca ou usuário a obtenção,

Leia mais

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Traçando o perfil; Perfil de interesse; Modos

Leia mais

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017

Josiane Costa. Porto Alegre, 2017 Josiane Costa Bibliotecária Fabico UFRGS Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias UFRGS Mestre em Comunicação e Informação UFRGS Porto Alegre, 2017 Conhecendo o Portal de Periódicos da Capes

Leia mais

A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça

A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça Allan Rafael Lima Leite (STJ) - allanr@stj.jus.br Najla Bastos de Melo (STJ) - najlam@stj.jus.br Resumo:

Leia mais

Treinamento de uso de bases de dados. 25/03/10 FGV Dot.Lib Marcelo Dias

Treinamento de uso de bases de dados. 25/03/10 FGV Dot.Lib Marcelo Dias Treinamento de uso de bases de dados 25/03/10 FGV Dot.Lib Marcelo Dias Tópicos do treinamento: 1. Tipos de produtos disponíveis para pesquisa. 2. Procedimentos gerais de pesquisa. 3. Procedimentos específicos.

Leia mais

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis ATHENA Banco de dados bibliográfico UNESP Permite fazer pesquisas

Leia mais

Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que

Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que Regulamenta a Política de Serviços e Atualização do Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed. Art. 1º O Acervo da Biblioteca da Faculdade Unimed é composto por materiais que complementam e dão suporte

Leia mais

Acesso Aberto. Gabriel Coelho Lucas Schmidt Juliana Coelho Matheus Chung Nin

Acesso Aberto. Gabriel Coelho Lucas Schmidt Juliana Coelho Matheus Chung Nin Acesso Aberto Gabriel Coelho Lucas Schmidt Juliana Coelho Matheus Chung Nin Definição Atende dois requisitos mínimos: Os autores e detentores dos direitos autorais concedem a todos os usuário um direito

Leia mais

Neste site você pode ler as descrições dos produtos específicos e também fazer o download.

Neste site você pode ler as descrições dos produtos específicos e também fazer o download. Versão do HP-UX 11i para 2009 Gostaríamos de anunciar os últimos lançamentos para as mídias do HP-UX 11i v1 Support Plus e do Pacote de suporte do HP-UX 11i v2 ( HP-UX Support Plus 11i v1 Dez. 2009 e HP-UX

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES CAPÍTULO I - Da Biblioteca e seus fins Artigo 1º - A Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP (BIA) denominada Biblioteca

Leia mais

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades. Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina: O uso adequado das fontes de informação na área de Humanidades Sandra Pedro da Silva Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2015 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas;

Leia mais

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Ana Maranhão Coordenadora do Arca Repositório Institucional Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA a) Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador e Coorientador (se houver); b) Cópia do diploma de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA PRO-REITORIA DE ENSINO BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA SILVA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (PDC) DA BIBLIOTECA LOURENÇO JOSE TAVARES VIEIRA DA

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO

HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA DE MESTRADO OU DOUTORADO Após a defesa da dissertação ou tese e realizadas as correções indicadas pela Banca Examinadora, o aluno deverá realizar os seguintes procedimentos para

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I - POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ACERVO

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I - POLÍTICA DE AQUISIÇÃO DE ACERVO A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICA a Política de Aquisição e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue:

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA FAMMA MARINGÁ 2018 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 OBJETIVO GERAL... 4 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 5 4 POLITICA

Leia mais

Avaliação Externa e-mec 2016 Acervo nas Bibliotecas. Márcia Silvestre Bibliotecária

Avaliação Externa e-mec 2016 Acervo nas Bibliotecas. Márcia Silvestre Bibliotecária Avaliação Externa e-mec 2016 Acervo nas Bibliotecas Márcia Silvestre Bibliotecária silvestre@ndc.uff.br Engenharia de Produção - Bacharelado Volta Redonda Conceito Final: 4.0 Conceito Dimensão 3: 3.8 Verificou-se

Leia mais

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TCC Título do Projeto: Estudante: Avaliador: Assinatura

Leia mais

I Reunião Técnica / 2015 21 de agosto. Modelos de contratos para aquisição e/ou assinatura de publicações eletrônicas.

I Reunião Técnica / 2015 21 de agosto. Modelos de contratos para aquisição e/ou assinatura de publicações eletrônicas. I Reunião Técnica / 2015 21 de agosto Modelos de contratos para aquisição e/ou assinatura de publicações eletrônicas Samantha Pontes Aquisição de conteúdos eletrônicos comerciais Livros eletrônicos Características

Leia mais

POLÍTICA DE DEPÓSITO DE DOCUMENTOS NO REPOSITÓRIO CIENTÍFICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE. Preâmbulo

POLÍTICA DE DEPÓSITO DE DOCUMENTOS NO REPOSITÓRIO CIENTÍFICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE. Preâmbulo Conselho de Gestão 18 04 2017 1 POLÍTICA DE DEPÓSITO DE DOCUMENTOS NO REPOSITÓRIO CIENTÍFICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE Preâmbulo Considerando que os Princípios da Política Nacional de Ciência

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR ACESSO... 2 CONSULTA AO ACERVO... 2 REPRODUÇÃO DOS DOCUMENTOS... 3 USO DOS COMPUTADORES... 3 INSCRIÇÃO... 3 EMPRÉSTIMO... 4 COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA... 6

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 12/03/2019

Guia de Serviços Atualizado em 12/03/2019 Guia de Serviços Atualizado em 12/03/2019 Consultar acervo bibliográfico da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde Atualizado em: 21/02/2019 Descrição A Biblioteca de História das Ciências e da

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Os acervos nas bibliotecas da UFG são compostos por: Livros Periódicos (jornais, revistas científicas e de generalidades) CDs DVDs Fitas em

Leia mais

MODELOS DE NEGÓCIOS E LIVROS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS: aquisição perpétua e assinaturas

MODELOS DE NEGÓCIOS E LIVROS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS: aquisição perpétua e assinaturas Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MODELOS DE NEGÓCIOS E LIVROS DIGITAIS EM BIBLIOTECAS: aquisição perpétua e assinaturas Francisca Lima Luiz (UFAM) - franciscalima15.t@gmail.com Jorge Cativo (INPA) - jcativo@gmail.com

Leia mais

Belo Horizonte/MG 2018

Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE FELUMA Belo Horizonte/MG 2018 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO OBJETIVO Definir critérios que possibilitem a formação do acervo de

Leia mais

Apresentação. Principais recursos e características. Serviços públicos e personalizados. Indicadores de uso e impacto da SciELO

Apresentação. Principais recursos e características. Serviços públicos e personalizados. Indicadores de uso e impacto da SciELO SciELO: modelo e perspectivas para publicação Fabiana Montanari Lapido eletrônica BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO VI Encontro Internacional de Editores e Autores de Periódicos Científicos da Área de Odontologia

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Art. 1º A Biblioteca da Unicampo - Faculdade União de Campo Mourão é regida pelo presente Regulamento e por normas adicionais emitidas pelos órgãos competentes da Faculdade União

Leia mais

BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE

BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE Faculdade Wenceslau Braz BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE Horário de Funcionamento Pessoal Técnico-Administrativo Infraestrutura Serviços Oferecidos Horário de Funcionamento S e g u n d a a s e x t a - f e

Leia mais

PORTAIS DE PERIÓDICOS Acesso, Visibilidade e Suporte aos Editores

PORTAIS DE PERIÓDICOS Acesso, Visibilidade e Suporte aos Editores PORTAIS DE PERIÓDICOS Acesso, Visibilidade e Suporte aos Editores Gildenir Carolino Santos UNICAMP ABEC Trajetória dos Periódicos Acesso 1665 1675 1932 Nascem os primeiros periódicos científicos na França

Leia mais

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca

A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação. Profa. Angela M Belloni Cuenca A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca abcuenca@usp.br HSM 121 Informação Bibliográfica 2015 A pesquisa e sua comunicação Pesquisa Novo Conhecimento Opinião

Leia mais

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line

BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line BUSCA DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA: acesso e uso de fontes on-line BASES DE DADOS Bases de dados são um agrupamento de informações organizadas para fácil acesso. Tem por objetivo, fornecer informação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS MEDIANEIRA GUIA DO USUÁRIO PRINCIPAIS SERVIÇOS Consulta ao acervo, reserva e renovação via internet. http://www.utfpr.edu.br/medianeira/biblioteca-e-producao-academica

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra)

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) ORIENTAÇÕES PARA DEFESA DE TESE DOUTORADO (Leia, com atenção, as informações deste documento na íntegra) Para a defesa da tese de Doutorado deve ser composta uma comissão, indicada pelo orientador e credenciada/aprovada

Leia mais

Portal de Revistas USP

Portal de Revistas USP Portal de Revistas USP Elisabeth Adriana Dudziak Sistema Integrado de Bibliotecas Universidade de São Paulo Junho 2019 Sumário Contexto mundial da publicação científica Dez anos de Portal de Revistas da

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas IBMEC

Regulamento das Bibliotecas IBMEC Regulamento das Bibliotecas IBMEC Unidades Centro e Barra 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec

Leia mais

PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO

PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA UFRN CT PPgES PROCEDIMENTOS PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO 1. Efetuar as correções solicitadas

Leia mais

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ POLÍTICA INFORMACIONAL DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ 1 O Repositório Institucional da UNIFEI é um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Mauá para a gestão e

Leia mais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS (LTI) - NUCI Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Biblioteconomia I e II Formas de Representação em Ambientes Informacionais

Leia mais

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador SBIDM Outubro sbidm- difusao@ua.pt 1 Sumário Num único ponto

Leia mais

POLÍTICA PARA AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS UNIMES

POLÍTICA PARA AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS UNIMES POLÍTICA PARA AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS UNIMES Art. 1 o Ao início de cada semestre letivo, Coordenadores e Professores, ao planejarem suas atividades acadêmicas, encaminham

Leia mais

Oficina. Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP

Oficina. Pesquisa Acadêmica em Base de Dados. Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP Oficina Pesquisa Acadêmica em Base de Dados Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras UNESP 2016 AGENDA O que são bases de dados? Estratégia de buscas; Modos de acesso; Tipos de bases de dados; Repositório

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR ACESSO Art. 1º A está disponível para consulta a todo usuário interessado, no horário de funcionamento, respeitadas as normas do seu regulamento. Art. 2º

Leia mais

Manual do bibliotecário

Manual do bibliotecário Oxford Journals Manual do bibliotecário academic.oup.com/journals 2 OXFORD ACADEMIC MANUAL DO BIBLIOTECÁRIO 3 POR QUE OXFORD JOURNALS? CONTEÚDO COM IMPACTO: OXFORD JOURNALS, PARTE DA MAIOR EDITORA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013.

O período de vigência deste edital é 01/04/2012 a 31/03/2013. EDITAL 2012 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital e convoca os interessados a apresentarem propostas nos termos

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2017

RELATÓRIO ANUAL 2017 RELATÓRIO ANUAL 2017 Rio de Janeiro 2018 1 INFORMAÇÕES GERAIS DA 2017 A Biblioteca Rosa Domingas Marques possui uma unidade na qual fica designada como Biblioteca Central de Atendimento. 1.1 Funcionamento

Leia mais

Assinaturas e Acesso Aberto princípios e experiências de negociação

Assinaturas e Acesso Aberto princípios e experiências de negociação Assinaturas e Acesso Aberto princípios e experiências de negociação B-On Vasco Vaz FCT/DSI Vasco.vaz@fct.pt 2018-04-13 Agenda A inclusão do Acesso aberto nas negociações das assinaturas Princípios para

Leia mais

Fontes de produção científica

Fontes de produção científica Fontes de produção científica Patrícia Ruiz Spyere PATRÍCIA RUIZ SPYERE Levantamento bibliográfico PATRÍCIA RUIZ SPYERE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos

Leia mais

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017 GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017 A NOSSA UNIVERSIDADE APRESENTAÇÃO Prezado Calouro (a), seja bem-vindo (a)! Estamos felizes em recebê-lo aqui na Biblioteca Central! A Biblioteca Central possui um acervo

Leia mais

Orientações para a entrega da versão final da tese/dissertação

Orientações para a entrega da versão final da tese/dissertação Orientações para a entrega da versão final da tese/dissertação A Coordenação do, no uso de suas atribuições, orienta que: a) A entrega da versão final da tese/dissertação deve ocorrer no prazo de 60 dias

Leia mais

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA

ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA Mestrado Profissional em Ensino de Física Polo 32 - MNPEF ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO E RECEBIMENTO DO DIPLOMA Após defender sua dissertação, o aluno deverá observar as seguintes orientações:

Leia mais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Maria de Fátima Cleômenis Botelho Joana Barbosa Guedes Vania Cristina Souza Magalhães Valdete Silva

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC FMABC PROCESSO SELETIVO BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Vigência: 2018-2019 INSCRIÇÕES Período: de 02 de Maio a 15 de Junho de 2018 A inscrição se dá por meio de preenchimento de formulário específico,

Leia mais

Reforma e readequação do layout da Biblioteca Emília Bustamante / EPSJV / FIOCRUZ

Reforma e readequação do layout da Biblioteca Emília Bustamante / EPSJV / FIOCRUZ Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Reforma e readequação do layout da Biblioteca Emília Bustamante / EPSJV / FIOCRUZ Anderson Leonardo de Azevedo (FIOCRUZ) - a994a@hotmail.com Marluce Maciel Gomes antelo

Leia mais

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0

CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO. Versão 2.0 CATÁLOGO COLETIVO NACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIADAS (CCN) MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.0 Brasília, maio de 1998 SUMÁRIO I APRESENTAÇÃO...3 II REDE CCN...4 2.1 Introdução...4 2.2 Objetivos...5 2.3 Conceitos...5

Leia mais

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ E-LEAD+ LMS 4weet. LMS 4weet 01 OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ www.e-lead.com.br O LMS 4weet é mais um canal para a capacitação de colaboradores. Através dele o gestor pode avaliar as estratégias e resultados

Leia mais

NORMAS DA BIBLIOTECA CENTRAL

NORMAS DA BIBLIOTECA CENTRAL NORMAS DA BIBLIOTECA CENTRAL CADASTRADO DO USUÁRIO São considerados usuários da Biblioteca com direito à empréstimo de material bibliográfico: servidor docente e técnico-administrativo, alunos de graduação

Leia mais

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL A NOSSA UNIVERSIDADE APRESENTAÇÃO Prezado Calouro (a), seja bem-vindo (a)! Estamos felizes em recebê-lo no Sistema de Bibliotecas! O Sistema de Bibliotecas possui um acervo com

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS

Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Biblioteca Virtual em Saúde Educação Profissional em Saúde BVS-EPS Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz GUIA DE SELEÇÃO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO PARA A BVS-EPS - 1 ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE

Leia mais

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec MG, RJ e Brasília.

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DA COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS

RELATÓRIO ANUAL DA COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS RELATÓRIO ANUAL DA - 2011 Informatização do Sistema As atividades de processamento técnico nas Unidades e o serviço de empréstimo on-line foram bastante prejudicados por problemas de rede no período compreendido

Leia mais

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica

Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Organização institucional e estruturas contemporâneas de comunicação científica Sueli Mara S.P. Ferreira USP/ECA II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

AULA 2: Fontes de Informação

AULA 2: Fontes de Informação Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 2: Fontes de Informação Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte o que são? Fontes de informação para que servem? quando eu vou precisar disso? - fornecem

Leia mais

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004

Metodologia SciELO. Odila Duru BIREME/OPAS/OMS. I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Metodologia SciELO Odila Duru BIREME/OPAS/OMS I Encontro de Editores de Revistas Científicas na Área de Psicologia São Paulo, 30 de agosto de 2004 Novas Perspectivas da Comunicação Científica Peer Review

Leia mais

EBSCOhost

EBSCOhost EBSCOhost Olá! Carolina Fraga Bibliotecária e especialista em treinamentos da EBSCO cfraga@ebsco.com EBSCO: empresa americana, fundada em 1944, fornece bases de dados, ebooks, audiobooks, solução de descoberta,

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional RAAI Biblioteca Central

Relatório de Autoavaliação Institucional RAAI Biblioteca Central 1 Relatório de Autoavaliação Institucional RAAI 2017 Biblioteca Central A UFRGS mantém um Sistema de Bibliotecas (SBUFRGS) formado pela Biblioteca Central, 28 1 bibliotecas setoriais, uma biblioteca escolar

Leia mais