MONTAGEM E MANUTENÇÃO
|
|
|
- Maria Eduarda de Carvalho Fernandes
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 MONTAGEM E MANUTENÇÃO 1 Introdução: Chamada para conferência. Apresentação do professor e da equipe de coordenação, explanação do funcionamento do curso incluindo carga horária e conteúdo seguindo o esclarecimento de possíveis dúvidas. Objetivos: Apresentar aos alunos os objetivos, tópicos e subtópicos do curso e em seguida, dialogar com os alunos sobre seus conhecimentos anteriores, isto é, o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e abrir espaço para que perguntem tudo o que gostariam de saber sobre o assunto. Destaca a utilização prática específica do conteúdo que irá ser trabalhado. Explicar que o conhecimento (conteúdo) vai ser construído (trabalhado) em conjunto e de forma gradativa a fim de obter o melhor conhecimento possível. Observar as intenções e propostas de aplicação dos conhecimentos pelos alunos. Revistas Info. Folders de Informática. Kit Anti-Estática. Desenvolvimento: Deve-se iniciar a aula com explicação sobre métodos e procedimentos. Questionar e instigar os alunos quanto às curiosidades da área de montagem, relacionando sobre profissões, ganhos financeiros no campo de trabalho, novidades no mercado e explicação de pré-conceitos, possivelmente citados pelos alunos que estejam à procura de respostas. Exposição da bibliografia necessária para obter o maior conhecimento, além do material proposto citando e informando onde encontrar livros, jornais, revistas e sites onde possam encontrar maior conteúdo técnico. Propor a leitura do sumário para o entendimento do funcionamento das aulas e iniciar o curso com noções básicas sobe tomadas e tipos de eletricidade, explanando sobre segurança e o uso de filtros de linha, estabilizadores e no-breaks. Atividades: Durante a aula mostrar os tipos de tomadas e conectores utilizados na alimentação dos computadores, bem como demonstrar o manuseio de cabos, conectores e equipamentos de segurança. de técnico e relacionando às empresas que ofertam empregos. Encaixar a aula nos conteúdos propostos à próxima reafirmando da necessidade do comparecimento para continuidade na aprendizagem.
2 2 aula inicial, aprofundando no assunto sobre elétrica, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de utilização de equipamentos de medição. Destacar a utilização de chave teste e multímetros na elétrica. Explicar sobre fontes de alimentação e seus modelos, tipos e fabricantes. Chave Teste. Multímetro. Kit Morto. Desenvolvimento: Explanar sobre o significado da teoria entre os métodos de aprendizagem, demonstrando como é difícil e ineficaz a teoria do conhecimento 100% prático. Iniciar a utilizar as ferramentas necessárias para trabalhar com as medições e reconhecimento da elétrica e saciando a curiosidade prática executando medições e o contato com peças e componentes. Atividades: Com o Kit Morto aberto mostrar os tipos de conectores da fonte de alimentação utilizados na conexão interna dos computadores, bem como demonstrar o manuseio de chave teste, multímetros, cabos e conectores. O professor deve demonstrar como se realizam medições elétricas de uma fonte de alimentação. de técnico e relacionando às empresas que ofertam empregos. Encaixar a aula nos conteúdos propostos à próxima reafirmando da necessidade do comparecimento para continuidade na aprendizagem.
3 3 aula sobre fontes de alimentação, aprofundando no assunto sobre testes elétricos, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de conexões de periféricos do computador. Destacar a atenção necessária na observação de peças e componentes ligados à placa mãe, identificando qual o nível de importância na definição dos modelos. Explicar sobre quais conectores merecem o maior destaque nos dias atuais e o porquê destas escolhas. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre o cálculo das potências de uma fonte de alimentação e definição de marcas e modelos, ranking, do mercado. Demonstrar qual a influência da placa mãe no rendimento do computador, definir a finalidade da placa entre os componentes de um computador, explicar as portas externas que formam o painel traseiro, mostrando os tipos e principais características. Atividades: Demonstrar onde ficam as portas externas das placas formadoras do painel traseiro e as principais diferenças entre os conectores. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos quem é a placa mãe e os meios utilizados para a conexão externa dos periféricos e cabos.
4 4 aula inicial sobre placa mãe, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos as formas de manuseio seguro das placas. Destacar a atenção necessária na observação dos dispositivos que compõem a placa mãe auxiliando a identificar qual o tipo deve ser utilizado e em qual situação. Explicar sobre quais placas são off-board ou on-board como classificação. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre partes da placa mãe, relacionando componentes e conectores dos mais variados em ordem cronológica para situar os alunos no tempo, constatando as principais mudanças. Continuar mostrando as conectividades da placa, internas nesta aula, salientando para os principais tipos e modelos de conexões que foram surgindo ao passar do tempo. Atividades: Passar para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) demonstrando as diferenças. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos quem é a placa mãe e os meios utilizados para a conexão interna dos componentes.
5 5 aula sobre placas mãe e conectores, aprofundando no assunto sobre classificações, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Apresentar aos alunos os tipos de placas e seus componentes de hardware. Destacar a atenção necessária na observação de peças e componentes, onde estão localizados na placa mãe, identificando qual o nível de importância no funcionamento. Explicar sobre quais marcas são as mais vendidas e as de melhor qualidade atualmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais componentes da placa mãe, os quais merecem destaque na comunicação interna. Citar sobre tais componentes e as suas finalidades. Circuitos integrados e seus principais desenvolvedores bem como outros modelos auxiliares. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar novamente para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos dando ênfase nos chipsets, marcas e modelos, como sendo o principal componente lógico da placa mãe, demonstrando as diferenças entre os modelos. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde ficam estes dispositivos na placa mãe e outros componentes de relevada importância.
6 6 aula sobre Chips e barramentos da placa mãe, aprofundando no assunto sobre tipos de placa, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção necessária na observação da placa mãe, identificando quais componentes auxiliam na observação técnica sobre marcas e modelos, aguçando os alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Atentar para a forma de encaixes das memórias e qual o ganho real em desempenho do sistema. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas Mãe. Memórias Rom e Ram. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes, bem como dos diferentes tipos de fabricação, citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Os três tipos de memória, onde estão na placa e quais as diferenças entre os principais modelos. Atividades: Passar para circulação em sala placas mãe dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Entregar em ordem os diversos tipos de memória disponíveis. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe ficam indicadas as características para a descoberta do modelo e fabricante, além dos encaixes de memória Rom e Ram.
7 7 aula sobre Placa mãe, fabricantes e memórias, aprofundando no assunto sobre tipos de memória, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção necessária no manuseio dos processadores, identificando marcas, modelos e características técnicas, aguçando os alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Processadores. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes de processadores, bem como dos diferentes tipos. Citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala processadores dos mais variados modelos e de forma cronológica (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos o soquete na placa mãe, os processadores e onde ficam indicadas as características para a descoberta do modelo e fabricante.
8 8 aula sobre processadores, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e escolha das placas controladoras de vídeo, identificando marcas, modelos e caracteristicas técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Placas de Vídeo de vários modelos. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais famílias de fabricantes de placas aceleradoras gráficas 3D, bem como dos diferentes tipos. Citar como funciona o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala placas de vídeo dos mais variados modelos, tipos de conexão nos Slots (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixadas e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.
9 9 aula sobre placas controladoras de vídeo, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e escolha das placas controladoras, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Pacas Controladoras de vários tipos de conectores. Desenvolvimento: Explanação sobre as principais modelos de placas controladoras, referenciando os modelos e conectores. Citar como é o funcionamento de cada placa, qual o ranking dos principais fabricantes separados por volume de venda, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala placas de rede, som, fax-modem e captura dos mais variados modelos. Mostrar quais os tipos de conexão nos Slots (mais antigos primeiro) definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixadas e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.
10 10 aula sobre placas controladoras, aprofundando no assunto sobre desempenho e preço, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de cuidados no manuseio e encaixe dos drives, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Disquetes de diferentes polegadas. Drives. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais tipos de dispositivos de armazenamento, iniciando pelo disquete em ordem cronológica e referenciando os modelos e conectores. Citar como se utiliza o disquete e como é o funcionamento de cada parte de um disco rígido, qual o sistema de trabalho e configurações. Padrões de conexão, capacidade, arquitetura e performance. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala disquetes, HD e CDRom dos mais variados modelos. Mostrar quais os tipos de conexão nas portas, definindo onde ficam as informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixados e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.
11 11 aula sobre Drives, aprofundando no assunto sobre conexões e velocidades do Hdd, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de pesquisa para a escolha dos Coolers e monitores de vídeo, identificando marcas, modelos e características técnicas, instigando aos alunos na finalidade de conseguir definições técnicas precisas. Explicar sobre fabricantes, famílias e séries mais utilizadas mundialmente. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Coolers. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais tipos de gabinetes, formatos e fontes compatíveis, iniciando pelo padrão AT e dando maior ênfase no ATX, mostrar as características externas e os tipos de enfeites que podem ser utilizados. Citar como se faz a refrigeração do gabinete e do processador, os principais tipos de Cooler para o sistema Dual e as opções mais baratas. Padrões de encaixe, novas tecnologias para melhor performance. Os principais tipos de monitores com suas vantagens e desvantagens. Marcas e fabricantes mais conhecidos do mercado e ordem de classificação (ranking) no mercado atual. Atividades: Passar para circulação em sala Coolers para os mais variados modelos de processadores. Mostrar quais os tipos de conexão nos soquetes, citando informações relevantes sobre quem fabricou e como observar qual o melhor modelo. Com o Kit Morto aberto mostrar aos alunos onde na placa mãe devem ser encaixados e as características para a descoberta do modelo e fabricante compatíveis.
12 12 aula sobre gabinetes, coolers e monitores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a necessidade de revisões periódicas técnicas, para relembrar o conteúdo estudado, instigando aos alunos no aprimoramento de suas definições técnicas. Explanar sobre fabricantes, famílias e séries já comentadas em sala. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Revisão geral sobre os conteúdos ministrados nas aulas anteriores, dando maior ênfase sobre placa mãe afim de, no próximo encontro, promover a avaliação de tais conteúdos. Atividades: Com o Kit aberto, identificar partes e componentes estudados, priorizando respostas dos alunos a fim de demonstrar o conhecimento adquirido com revisão das aulas anteriores comprovando o aprendizado. nos conteúdos propostos à avaliação reafirmando da necessidade de nota mínima e do comparecimento para recebimento posterior de certificado.
13 13 Introdução: Chamada para conferência. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de placas mãe, conforme estudado em sala. Recursos e Materiais: Desenvolvimento: Revisão através de perguntas chave a fim de fazer a interação dos alunos com o conteúdo, aplicação de prova teórica sobre placa mãe, correção. Atividades: Perguntar aos alunos sobre partes e componentes de uma placa mãe, questionar sobre o aprendizado com frases e palavras chave, entregar e ler a avaliação, fazer a correção durante entrega pelos alunos que forem terminando. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.
14 14 avaliação, respondendo possíveis questionamentos. Objetivos: Destacar sobre a atenção que deve ser redobrada durante o processo de montagem evitando possíveis falhas na finalidade de conseguir um ótimo resultado técnico. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Explanação sobre os principais componentes do computador, os modelos e tipos de encaixe conforme estudado. Formas e procedimentos técnicos de cuidado, limpeza e conexão. Os principais tipos de montagem e manutenção, desenvolvendo segundo um passo-a-passo em etapas. Atividades: Com o Kit Morto aberto fazer a desmontagem e identificação dos componentes do computador, gerando um relatório de peças e componentes. Acompanhamento dos encaixes e cuidados com o manuseio das peças. Proceder o encaixe correto seguindo a seqüência comentada da apostila.
15 15 aula sobre montagem e manutenção, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar sobre a atenção que deve ser redobrada durante o processo de montagem evitando possíveis falhas, conseguindo assim um resultado técnico satisfatório. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Prática sobre os principais componentes do computador, os modelos e tipos de encaixe conforme estudado. Formas e procedimentos técnicos de montagem. Procedimento de encaixe dos componentes desenvolvendo segundo um passo a passo em etapas. Atividades: Com o Kit Morto aberto fazer novamente a desmontagem e em seguida a montagem das peças e componentes de forma a montar o Kit. Acompanhamento dos encaixes e cuidados com o manuseio das peças. Proceder o encaixe correto dos fios do painel frontal, jumpers e cabos flat finalizando a montagem do computador, seguindo a seqüência comentada da apostila.
16 16 aula sobre montagem prática, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar no processo de montagem, marcas e modelos dos diversos dispositivos de hardware que compõem o computador. Kit Morto. Kit de Ferramentas. Desenvolvimento: Prática sobre os principais encaixes de fios e cabos do computador, os principais tipos de encaixe conforme estudado. Relatar na forma escrita quais os tipos de peças e encaixes encontrados no Kit. Atividades: Com o Kit Morto aberto preencher relatório técnico relacionado as peças e componentes contidos no Kit. Visualizar o correto Jumpeamento dos drives.
17 17 aula sobre relatório técnico de montagem, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Objetivos: Destacar no processo de montagem, marcas e modelos dos diversos dispositivos de hardware que compõem o computador. Computador funcionando. Desenvolvimento: Prática sobre Bios, Post e Setup. Identificação pela Bios, como acessar o Setup e configurações do funcionamento. Os principais efeitos de som de aviso sobre falhas na montagem. Atividades: Com o computador funcionando, utilizar teclas com PAUSE e DEL para observar as configurações do PC através dos softwares que compõem a BIOS. Acessar cada uma das páginas do SETUP, comentando sobre o que cada função significa. Simulação de algumas configurações para observação dos resultados.
18 18 aula sobre Setup e Post, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Explanação sobre detecção de problemas por sintomas lógicos. Identificação dos principais problemas após montagem. Os principais procedimentos após verificadas falhas de funcionamento, desempenho ou conflitos. Atividades: Teorizar sobre os principais problemas e definir possíveis soluções aos mais variados tipos de falhas ocorridos durante o uso do computador pós montagem.
19 19 aula sobre detecção e solução de problemas, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. CDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do Windows XP, definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns Atividades: Preparar o sistema para a instalação do Windows XP, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação e configurar o hardware detectado.
20 20 aula sobre instalação do Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Recursos e Materiais: Computador funcionando. DVDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do Windows 7 (Seven), definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns. Atividades: Preparar o sistema para a instalação do Windows 7, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação e configurar o hardware detectado.
21 21 aula sobre instalação do Windows Seven, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. CDs de instalação. Desenvolvimento: Avaliação prática de instalação do Windows XP, definições de Boot, partições e definição de sistemas de arquivos durante o processo de configuração. Instalação de Drivers e programas mais comuns. Configuração de área de trabalho. Atividades: Os alunos devem preparar o computador para receber a instalação do Windows XP, definir partições, formatar o sistema de arquivos, observar processo, configurar recursos e chave, finalizar instalação, configurar o hardware detectado e preparar a área de trabalho conforme solicitado. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.
22 22 aula sobre avaliação do Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. CDs de instalação. Desenvolvimento: Instalação do pacote Office, Everest, Ccleaner e outros essenciais. Utilizar e testar os principais recursos destes softwares. Atividades: Aprender a instalar programas seguindo alguns passos, além de praticar seus principais recursos. Aplicar diagnósticos de hardware e software consertando possíveis falhas ocorridas durante o processo de montagem e utilização do computador. Responder à algumas questões da apostila para revisar.
23 23 aula sobre instalação de programas no Windows XP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Explanação de redes de computadores, conceituando sobre tipos e métodos de instalação, bem como da evolução com o passar do tempo. As principais topologias que foram utilizadas no decorrer das décadas e os meios de comunicação mais comuns aos dias de hoje. Atividades: Teorizar sobre redes, tipos conforme disposição geográfica ou âmbito. Mostrar de forma gráfica as topologias no decorrer da evolução, das mais antigas até as atuais. Citar as principais formas de transmissão de dados.
24 24 aula sobre Redes e tipos de distribuição, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Modem ADSL. Switch. Cabo Coaxial. Cabo par trançado. Cabo de fibra ótica. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Explanação sobre projetos de redes computacionais e a importância do cabeamento na integridade, a finalidade no planejamento futuro evitando a mudança precoce no tipo de cabeamento. Os principais tipos de meios de transmissão a cabo e também sem fio. Os concentradores como gerentes da rede e suas configurações. Atividades: Teorizar sobre projetos de redes, tipos de cabeamento conforme a necessidade no planejamento. Mostrar fisicamente modems, routers, cabos e antenas mais comuns no mercado e demonstrar a forma de conectorização. Citar as principais formas de configuração dos concentradores.
25 25 aula sobre Cabos e concentradores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Modem ADSL. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Definição sobre protocolos de rede e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Os principais tipos de protocolos utilizados com o passar do tempo e suas camadas. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Teorizar sobre protocolos de redes, tipos de configuração conforme a necessidade no planejamento. Demonstrar na prática como configurar fisicamente placas de rede, modens e routers. Citar as principais formas de configuração dos Ips, definindo Classes e Máscaras mais utilizados bem como o uso de domínio.
26 26 aula sobre Protocolos e Domínios, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Cabo Coaxial. Cabo par trançado. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Definição dos meios de conectorização, equipamentos e testes de rede. Os principais tipos de cabos e conectores, definindo a forma de testar. Atividades: Confeccionar cabos de par trançado sem blindagem seguindo o padrão ISO. T568 A, com a finalidade de interligar dois ou mais computadores através de Switch. Testar a funcionalidade com o auxilio de um testador de cabos para montar uma rede de pequeno porte.
27 27 aula sobre Cabos e concentradores, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Revisão sobre protocolos de rede e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Os principais tipos de protocolos utilizados com o passar do tempo e suas camadas. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Configurar nos PCs protocolos de redes baseado em IP fixo e dinâmico. Demonstrar na prática como configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório.
28 28 aula sobre Protocolos TCP/IP, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Computador funcionando. Switch. Roteador ADSL. Desenvolvimento: Revisão sobre planejamento de rede e o funcionamento da comunicação entre os dispositivos feitos por um roteador ADSL. Os principais tipos de configuração da rede com router, incluindo protocolos, classes, máscaras e principalmente o compartilhamento de recursos. Atividades: Configurar nos PCs e no roteador protocolos de redes baseado em IP dinâmico, conforme classes disponíveis. Demonstrar na prática como configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório, afim de compartilhar internet, arquivos e drives.
29 29 aula sobre redes com roteador, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Recursos materiais: Computador funcionando. Switch. Roteador Wi-Fi. Desenvolvimento: Teorizar sobre redes sem fio dos mais variados modelos e seus principais dispositivos. Os principais tipos de Wireless e como montar uma rede deste tipo. Os principais mecanismos de configuração do IP, incluindo classes, máscaras e domínios. Atividades: Teorizar sobre redes sem fio baseado em protocolo TCP/IP. Demonstrar na prática como montar e configurar fisicamente uma rede local entre todos os computadores do laboratório. Mostrar se possível imagens e componentes de uma rede sem fio de alta fidelidade.
30 30 aula sobre Redes sem fio, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Revisão sobre redes de computadores para melhor absorção do conteúdo prático-teórico. Atividades: Em sala deve-se procurar completar e corrigir o maior número possível de questões da apostila.
31 31 aula sobre Questionários, com base em referencial teórico relevante ao mercado de trabalho. Desenvolvimento: Revisão sobre redes de computadores e sua importância no funcionamento da comunicação entre os dispositivos. Atividades: Teorizar revisando sobre redes computacionais, tipos e configurações afim de finalizar conteúdo e tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto.
32 32 Introdução: Chamada para conferência. Desenvolvimento: Revisão através de perguntas chave a fim de fazer a interação dos alunos com o conteúdo, aplicação de prova teórica sobre redes de computadores e posterior correção. Atividades: Perguntar aos alunos sobre redes de computadores, entregar e ler a avaliação, fazer com que os alunos mostrem de forma teórica uma solução sobre redes lógicas, fazer a correção durante entrega pelos alunos que forem terminando. Objetivos: Avaliar os conhecimentos de redes de computadores, conforme estudado em sala. Fechamento: Efetuar o lançamento das notas em planilha e na chamada.
Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01
Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.
QUALIFICAÇÃO TÉCNICA EM HARDWARE
OPORTUNIDADE Estamos diante de um fato: o computador está presente em estabelecimentos dos mais diversos ramos e em muitos lares brasileiros. Sem dúvida este dado revela uma grande oportunidade no mercado
PLANO DE AULA 1 AULA. 01. CURSO: Manutenção de Micro CARGA HORÁRIA: 4 Horas/Aula INSTRUTOR: DANILO BONTEMPO DE MELO ARAÚJO
1 AULA -Sensibilização e contextualização do programa -Apresentação do Professor e alunos -Apresentação do material didático -Apresentação dos métodos de avaliação -Contrato de Convivência - Gerar Interação
CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR
CONHEÇA MELHOR SEU COMPUTADOR Por: Pedro ( Lan House Viagem Virtual ) Sacie sua fome de conhecimento, veja em ordem alfabética os principais termos sobre hardware. Como muitos devem saber, os computadores
Montagem e Manutenção de Computadores Aula1
Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,
3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda?
Exercícios: 1. Sobre:Ondas Responda: a. O que é a Natureza de Ondas? b. O que origina as Ondas Mecânicas? c. As Ondas Mecânicas se propagam no vácuo? Explique a sua resposta. d. Quais são os elementos
Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática.
Seja Bem-vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de informática. AULA 1 Noções básicas de Informática Componentes básicos Hardware Componentes básicos Software Noções de MS Word
1a LISTA DE EXERCÍCIOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES
Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores
Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores Organização Diego M. Rodrigues ([email protected]) 1. Introdução Com o intuito de auxiliar clientes da drsolutions na compra de equipamentos
Redes de Computadores Aula 01
No Caderno Responda as Questões abaixo 1 O que significa o termo Rede? 2 Porque utilizar um Ambiente de Rede? 3 Defina LAN. 4 Defina WAN. 5 O que eu preciso para Montar uma Rede? 6 - O que eu posso compartilhar
Ensino Médio Integrado ao Técnico
PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Integrado ao Técnico Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Inst. e Manut. De Computadores Eixo Tecnológico:
Capítulo 1 Energia Elétrica; Capítulo 2 Montagem; Capítulo 3 Configuração; Capítulo 4 Manutenção; Capítulo 5 Redes;
Capítulo 1 Energia Elétrica; Capítulo 2 Montagem; Capítulo 3 Configuração; Capítulo 4 Manutenção; Capítulo 5 Redes; 1 Colégio Serrano Guardia Módulo I Informática Básica Hardware O hardware é a parte física
IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas
IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento
LIGANDO MICROS EM REDE
LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de
GRADE CURRICULAR. www.cursosenap.com.br
INTRODUÇÃO AO HARDWARE DO COMPUTADOR O QUE É UM HARDWARE? O QUE É UM SOFTWARE? O QUE É UM PROGRAMA? O QUE É UM APLICATIVO? CONHECENDO O HARDWARE DO COMPUTADOR VISÃO GERAL DAS PEÇAS FONTE DE ALIMENTAÇÃO
DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO
AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro
Prof. Sandrina Correia
Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador
REDE DE COMPUTADORES
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: [email protected] 1 REDES LOCAIS LAN -
LIGANDO MICROS EM REDE
LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro
MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi [email protected] http://fabianotaguchi.wordpress.com MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES Carga horária: 32 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura
REDE DE COMPUTADORES. Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) Redes de computadores. 1 Apresentação
REDE DE COMPUTADORES Desenvolvimento Duração: 35 aulas (2 horas cada aula) 1 Apresentação Conhecendo os alunos Conceitos básicos de redes O que é uma rede local Porque usar uma rede local 2 Como surgiram
REDES DE COMPUTADORES
Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: Fundamentos em Informática Mundo Globalizado Acelerado desenvolvimento tecnológico
Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback
Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número
Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica
Gerenciamento de Redes de Computadores. Resolução de Problemas
Resolução de Problemas É preciso que o tempo médio entre as falhas sejam o menor possível. É preciso que o tempo médio de resolução de um problema seja o menor possível Qualquer manutenção na rede tem
Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais
Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas Operacionais Configurando e Implantando o Windows Server 2003 Fabricio Breve Requisitos de Hardware de Sistema Processador Mínimo: 266 MHz Mínimo ideal:
ILHA I GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO CMS DISCIPLINA: Introdução à Computação MÓDULO II Memórias e Processamento
MÓDULO II Memórias e Processamento Esse módulo irá relatar sobre as memórias seus tipos e a ligação com os tipos variados de processamento. Leia atentamente todo o conteúdo e participe dos fóruns de discursão,
Introdução à Informática. Alexandre Meslin
Introdução à Informática Alexandre Meslin ([email protected]) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do
Instalando a placa de rede
Instalando a placa de rede A instalação dos drivers e a configuração de uma placa de rede no Windows 98 independe do tipo de cabo utilizado. Este tipo de instalação não é muito diferente da instalação
Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750
Roteador Load-Balance / Mikrotik RB750 Equipamento compacto e de alto poder de processamento, ideal para ser utilizado em provedores de Internet ou pequenas empresas no gerenciamento de redes e/ou no balanceamento
Placas Adaptadoras e montagem de Redes
Placas Adaptadoras e montagem de Redes Objetivos da aula: 1 - Descrever a função da placa adaptadora de rede em uma rede. 2 - Descrever as opções de configuração para placas adaptadoras de rede. 3 - Listar
Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP
Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva [email protected] Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação
Fundamentos de Hardware
Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...
Tema Objetivos Conteúdos
Nº módulo CURSO VOCACIONAL - ELETRICIDADE, INFORMÁTICA E NOÇÕES BÁSICAS DE FINANÇAS 3.º Ciclo 2 anos. DISCIPLINA: Área Vocacional de Informática Distribuição Modular Tema Objetivos Conteúdos Aulas 45 1
Prof. Esp. Lucas Cruz
Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário
RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN DE LIMA, TAMIRES RODRIGUES FERREIRA
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática FRANCIS RODRIGUES JARDIM,MIRIAN BERGMANN
Montagem de Micros Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos. Parte I O Que Comprar... 1
VI Sumário Parte I O Que Comprar... 1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas... 8 Soquetes...9 Onde Economizar... 10 OEM vs. Box...11 Controlador
Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam
Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP
Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva [email protected] Sérgio Stringari [email protected] Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para
Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes
Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo
Aula 06. Discos e Drives
Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.
Sumário. Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4. Soquetes...8. Onde Economizar... 19
VI Sumário Parte I O Que Comprar...1 Capítulo 1 Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar... 5 Características Técnicas...6 Soquetes...8 Onde Economizar... 8 OEM vs. Box...8 Núcleos de
Redes de Computadores. Prof. Késsia Marchi
Redes de Computadores Prof. Késsia Marchi Redes de Computadores Redes de Computadores Possibilita a conexão entre vários computadores Troca de informação Acesso de múltiplos usuários Comunicação de dados
Hardware de Computadores
Placa Mãe Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,
SISTEMAS INFORMÁTICOS
SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de
Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de
linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados;
PLANO DE CURSO Disciplina Competências Habilidades Bases Tecnológicas INGLÊS TÉCNICO Aumentar e consolidar o seu vocabulário ativo e passivo, através da fixação de novas palavras e expressões contidas
Empresa GÊNIO INFORMÁTICA
0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).
AULA: Introdução à informática Computador Digital
Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças
Visão geral das placas-mãe
IDENTIFICAÇÃO DOS PRICIPAIS COMPONENTES DA PLACA-MÃE Professor Marlon Marcon Visão geral das placas-mãe Conhecida como: Motherboard Mainboard Responsável pela interconexão de todas as peças que formam
Manual do usuário. Mobile Auto Download
Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e
Fundamentos em Informática
Fundamentos em Informática Aula 06 Redes de Computadores [email protected] 1- Introdução As redes de computadores atualmente constituem uma infraestrutura de comunicação indispensável. Estão
Identificação das partes constituintes de um PC
Identificação das partes constituintes de um PC Durante este exercício deverá identificar e localizar as partes constituintes de um Computador Pessoal (PC), nomeadamente: Placa Principal (Mother Board)
MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M
MANUAL DE INSTRUÇÕES PQWS-5817M Parabéns, você acaba de fazer uma excelente escolha adquirindo um produto com a qualidade e a garantia PROELETRONIC. Esta CPE emprega tecnologia de ponta em hardware e software
ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP. SINTOMA ITEM OBSERVADO POSSÍVEIS FALHAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES Sem tensão Tensão incorreta. Corrigir instalação elétrica
Lento Não liga ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP Rede elétrica Sem tensão Tensão incorreta Corrigir instalação elétrica Substituir fonte Fonte Chave seletora na posição incorreta Selecionar de acordo com a tensão
PLANO DE ENSINO/AULA
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA TÉCNICA DE BRASÍLA PLANO DE ENSINO/AULA
Administração de Sistemas de Informação Gerenciais
Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes
MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;
Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico
Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio
Manutenção de Computadores
Manutenção de Computadores Assunto a ser estudado: Armazenamento; Energia; Dispositivos de Entrada e Saída; Placa Mãe; Sistema de Arquivo; Processadores; Refrigeração; Memória; Vídeo; Instalação de sistemas
Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes
Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Pregão Eletrônico RP nº 001/2009 1 - MICROCOMPUTADOR PARA ESPECIALISTA MC1 PLACA PRINCIPAL Placa principal com arquitetura ATX, com barramento PCI. Possuir, no mínimo,
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos
Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados
Fundamentos de Hardware Aula 3 - Software
Fundamentos de Hardware Aula 3 - Software Informática Setembro/2014 Roteiro Apresentação. BIOS Softwares de Manutenção Drivers. Sistemas Operacionais. Tema da Apresentação 15 de março de 2015 2 Apresentação
Sistemas de Informação Tópicos Avançados em informática I Cabeamento Lógico Estruturado. 7º Período / Carga Horária: 72 horas
Sistemas de Informação Tópicos Avançados em informática I Cabeamento Lógico Estruturado 7º Período / Carga Horária: 72 horas EMENTA: Componentes e equipamentos de um sistema de cabeamento. Normas internacionais
Arquitetura de Rede de Computadores
TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador
REDE DE COMPUTADORES
REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: [email protected] 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram
Escola Secundária de Emídio Navarro
Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE
Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos
BIOS, BOOT, CMOS e CMOS Setup. Prof. César Couto
BIOS, BOOT, CMOS e CMOS Setup Prof. César Couto BIOS Quando o computador é ligado, o processador executa instruções da memória ROM (Read Only Memory). A ROM preserva o conteúdo quando o computador é desligado.
Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes
Roteiro 2: Conceitos Básicos de Redes: parte 1 Neste roteiro são detalhados os equipamentos componentes em uma rede de computadores. Em uma rede existem diversos equipamentos que são responsáveis por fornecer
FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:
FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande
O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.
O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo
Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB
Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha
SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais
Técnico em Informática SISTEMAS DE ARQUIVOS Sistemas operacionais Professor Airton Ribeiro de Sousa Sistemas operacionais Sistema de Arquivos pode ser definido como uma estrutura que indica como os dados
Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal
Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.
Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O
Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12
Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012
Prof. Wilton O. Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE 1º Semestre / 2012 As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações,
FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC
FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos [email protected] www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,
O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.
O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo
Arquitetura de Hardware. [email protected]
Arquitetura de Hardware [email protected] Sistema não dá boot A energia está OK? Tomada Cabos Fonte de alimentação Conectores internos Placas bem encaixadas Sistema não dá boot O micro liga mas nada acontece
Unidade IV GERENCIAMENTO DE SISTEMAS. Prof. Roberto Marcello
Unidade IV GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Roberto Marcello SI - Tecnologia da informação SI - Tecnologia da informação Com a evolução tecnológica surgiram vários setores onde se tem informatização,
Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização
Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista
Tecnologia e Informática
Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para
Abra o software de programação. Clique na opção VOIP, depois opção configuração conforme as imagens:
Caro cliente, atendendo a sua solicitação de auxílio no processo de configuração da placa VoIP na central Impacta, segue um passo-a-passo para ajudar a visualização. Abra o software de programação. Clique
Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015
Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação
HCT Compatibilidade Manual do Usuário
HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7
Aplicativos Informatizados da Administração. Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios.
Aplicativos Informatizados da Administração Hardware A evolução e o impacto dos computadores nas áreas de negócios. Habilidades, Competências e Bases Tecnológicas Bases tecnológicas: Fundamentos de equipamentos
TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva [email protected] http://www.edilms.eti.
TI Aplicada Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede Prof. MSc. Edilberto Silva [email protected] http://www.edilms.eti.br Principais Componentes Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento
Hardware Básico. Refrigeração. Professor: Wanderson Dantas
Hardware Básico Refrigeração Professor: Wanderson Dantas Ventoinhas Ventoinhas são pequenos ventiladores que melhoram o fluxo de ar dentro do computador, trazendo ar frio para dentro do computador e removendo
NORMA ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I.
ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 8 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE T.I. 4 4.1. Diretrizes:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O curso Técnico em Informática, em Nível Médio Subseqüente, será organizado de forma semestral, com aulas presenciais, compostos por disciplinas, com conteúdos estabelecidos, tendo
Ler e interpretar simbologias elétricas. Elaborar diagramas elétricos em planta baixa. Ler e interpretar Planta Baixa.
: Técnico em Informática Descrição do Perfil Profissional: O profissional com habilitação Técnica em Microinformática, certificado pelo SENAI-MG, deverá ser capaz de: preparar ambientes para a instalação
Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação. Prof. Diego da Silva de Medeiros
Instituto Federal de Santa Catarina Curso técnico integrado em telecomunicações Introdução à Computação Introdução Introdução ao ao Hardware Hardware Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, abril de
Defeitos Comuns e Diagnósticos. Prof. Leandro Dourado
Defeitos Comuns e Diagnósticos Prof. Leandro Dourado Fonte Danos: Instabilidades nas tensões de saídas afetando completamente o micro geralmente fruto de falha em seus componentes (mosfets em geral), instabilidade
