Curso de Psicologia CÓDIGO B PROGRAMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA"

Transcrição

1 Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA B EMENTA: Constituição histórico-filosófica da Psicologia Moderna. Os diferentes campos epistêmicos da Psicologia e seus fundamentos. Crítica à constituição, especificidades, limites e práticas da Psicologia. A questão da Ética como articuladora maior da diversidade psi.

2 DISCIPLINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS I H EMENTA: Práticas Investigativas: importância no desenvolvimento da autonomia intelectual e acadêmica. Pesquisa sobre tema vinculado à área de formação. Produção de texto acadêmico, atendendo às normas técnicas da ABNT. DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA H EMENTA: Importância da metodologia no âmbito das ciências. Metodologia de estudos. O conhecimento e suas formas. Os mecanismos científicos. A pesquisa enquanto instrumento de acessibilidade; reflexiva, etapas e planejamento da pesquisa científica. Procedimentos materiais e técnicos da pesquisa científica.

3 DISCIPLINA: PROCESSOS BÁSICOS I B1085 PSICOLÓGICOS EMENTA: Estudo sobre os processos cognitivos básicos em Psicologia: atenção, percepção, memória, com ênfase nos vínculos com os processos neurofisiológicos que lhes embasam. Replicação, em situação de laboratório, de experimentos básicos para demonstração dos processos estudados. DISCIPLINA: PSICOBIOLOGIA B EMENTA: Estudos causais do comportamento humano, com ênfase em alguns eventos e bases biológicas que configuraram o organismo humano, especialmente ontogenia, genética e evolução.

4 DISCIPLINA: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO B EMENTA: A Psicologia como ciência e como profissão, abordando suas características principais e sua relação com outras áreas do conhecimento, seus limites e extensão. Objeto e métodos de estudo da psicologia. DISCIPLINA: TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO PSICOLÓGICA B EMENTA: O uso da observação em psicologia enquanto método de coleta e análise de dados, considerando a linguagem científica utilizada no relato de observação.

5 2º PERÍODO DISCIPLINA: PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I H EMENTA: Contextualização da extensão. Conhecimentos para compreensão de temáticas relevantes sobre a história e o papel da extensão universitária. Desenvolvimento de ações extensionistas. DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS H EMENTA: O surgimento da Antropologia e da Sociologia como Circunferências. Seus idealizadores e principais teóricos. Análise antropológica e sociológica do processo identificador do homem cultural e social. O homem e a organização da sociedade. A perspectiva da Antropologia e da Sociologia na contemporaneidade mundial e brasileira. Saberes e fazeres antropológicos e sociológicos nas distintas áreas de atuação.

6 DISCIPLINA: MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO I H EMENTA: Estudo das contribuições centrais da psicanálise ao campo psicológico desde o início do percurso freudiano até os principais conceitos pós-freudianos. DISCIPLINA: PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO I H DO EMENTA: Caracterização da Psicologia do Desenvolvimento como campo de estudo dos processos psicológicos em uma perspectiva diacrônica e longitudinal. Estudo de seus conceitos básicos, assim como das estratégias de investigação de estudos da área. Discussão das características desenvolvimentais da concepção até a segunda infância. DISCIPLINA: TÉCNICAS DE ENTREVISTAS PSICOLÓGICAS H115336

7 EMENTA: A entrevista psicológica como instrumento para atuação do psicólogo, enquanto técnica de coleta e análise de dados e abordagem psicoterapêutica, considerando os diversos tipos, objetivos e estruturação. A entrevista psicodiagnóstica, de anamnese e devolutiva, incluindo análise do setting e fenômenos da relação interpessoal. DISCIPLINA: NEUROANATOMIA COMPORTAMENTO B DO EMENTA: Estudo morfofuncional do sistema nervoso, destacando as chamadas funções superiores do cérebro e suas implicações dentro do campo da Psicologia. DISCIPLINA: PROCESSOS BÁSICOS II H PSICOLÓGICOS EMENTA: Estudo teórico e experimental sobre os processos básicos relativos à aprendizagem. A perspectiva construtivista no estudo da aprendizagem humana.

8 DISCIPLINA: Matrizes Do Pensamento Psicológico II H EMENTA: Estudo das Teorias Comportamentais, seus conceitos principais, suas aplicações e seus limites. Introdução à filosofia das ciências do comportamento behaviorismo radical 3º período DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL I H EMENTA: As principais matrizes teóricas do debate contemporâneo das relações indivíduo-sociedade. A constituição da subjetividade no processo de produção e reprodução da vida social. Relações interpessoais, intergrupais e intragrupais.

9 DISCIPLINA: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS II H EMENTA: Desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e/ou documental e produção de texto acadêmico (Paper). DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA B EMENTA: A Estatística aplicada a ciências humana e, especialmente, á pesquisa psicológica. Conceitos fundamentais de Estatística. Planejamento de pesquisa. Estatística Descritiva. Noções de Probabilidade. Distribuição de probabilidades. Distribuição Normal e Inferência Estatística

10 DISCIPLINA: PROCESSOS BÁSICOS III H PSICOLÓGICOS Ementa: Estudo sobre os processos afetivos e motivacionais básicos em Psicologia: emoção, motivação, ansiedade, ajustamento, conflito. DISCIPLINA: PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO II H DO EMENTA: Puberdade e Adolescência: características físicas, fisiológicas e sociais da puberdade; crises da adolescência. Adulto-jovem: caracterização física, sexual, intelectual e psicossocial; ajustamentos e crises do adulto-jovem na perspectiva do ciclo vital. Idade adulta: caracterização física, sexual, intelectual e psicossocial. Crises previsíveis da idade adulta Terceira idade: aspectos biológicos, psicológicos e sociais ligados ao idoso. A Institucionalização do idoso. Reflexões filosóficas acerca da etapa final da vida.

11 DISCIPLINA: MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO III H EMENTA: Fundamentos epistemológicos da matriz fenomenológica/existencial e sua relação com a Psicologia. Contexto histórico da Fenomenologia. Características do método fenomenológico. Correntes Psicológicas de bases fenomenológicas e existencial. DISCIPLINA: MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO IV H EMENTA: Introdução histórica e filosófica da abordagem cognitiva. Principais conceitos e teorias cognitivas. Metodologia científica da abordagem cognitiva. DISCIPLINA: FILOSOFIA E CIDADANIA H113465

12 EMENTA: Evolução do Conhecimento: Conhecimento filosófico, Grandeza do Conhecimento, As relações homem-mundo. O homem cidadão. Filosofia, Ideologia e Educação: Processo de ideologização, Escola e Sociedade, Ciência e valores, Educação e Transformação; Ética e Cidadania: Ética e Moral, O compromisso ético, A construção da cidadania, A Pluridimensionalidade Humana; Ação Educativa e Cidadania: Ética e labor, Ética e trabalho, Ética e Ação, A Integralidade do homem na Sociedade. 4º PERÍODO DISCIPLINA: PRÁTICAS EXTENSIONISTAS II H EMENTA: Desenvolvimento de um projeto de extensão no contexto interdisciplinar. DISCIPLINA: PSICOFISIOLOGIA B1109 EMENTA: Representa a ciência, que estuda a fisiologia básica do sistema nervoso, como também proporciona a compreensão dos eventos neurofisiológicos envolvidos na gênese da função cortical superiora.

13 DISCIPLINA: PSICOLOGIA PERSONALIDADE H DA EMENTA: Introdução ao estudo da personalidade, contemplando seus aspectos centrais, confrontando as diversas teorias da personalidade. DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL II H EMENTA: A disciplina se dedica a discutir a constituição do objeto da Psicologia tendo em vista perspectivas em Psicologia Social, partindo de uma análise da proveniência e emergência da experiência de sujeito moderno. Com efeito, subjetividade não se confunde com uma experiência individual e de interioridade, interessando a análise dos diversos aspectos que constituem o modo de subjetivação contemporâneo a partir de diferentes perspectivas situadas no campo da Psicologia Social.

14 DISCIPLINA: TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICO I H1159 EMENTA: Teoria da Medida em Ciência e Psicologia. Estudo dos Testes e da Testagem Psicológica. Estudo da Psicometria. Parâmetros básicos das medidas psicológicas. Metodologia de aplicação, interpretação e suas implicações éticas. DISCIPLINA: PROJETOS DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL H Ementa: Análise dos fundamentos e decisões envolvidos na construção de projetos de intervenção em problemáticas de cunho psicossocial, destacando a importância da consolidação dessas decisões em um documento técnico o projeto passível de exame e avaliação da sua coerência, relevância e benefícios potenciais. Domínio das ferramentas básicas para planejar, acompanhar e avaliar projetos de intervenção psicossocial.

15 DISCIPLINA: PSICOLOGIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS H EMENTA: Estudo e análise das necessidades educacionais e estratégias de intervenção às pessoas com deficiência em diversos contextos, com ênfase nas relações interpessoais e práticas inclusivas direcionadas à melhoria da qualidade de vida e saúde. Diagnóstico multidisciplinar. Questões acerca da família e sociedade no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. 5º PERÍODO DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA H EMENTA: Ética enquanto ciência e sua relação com a moral e os meios de Comunicação. A Ética Profissional dos Psicólogos. Direitos Humanos

16 DISCIPLINA: PRÁTICAS EDUCATIVAS H EMENTA: Estudo acerca das necessidades educativas e estratégias de intervenção em diversos contextos, visando: melhoria nas relações interpessoais, estabelecimento de hábitos adequados à qualidade de vida e saúde, qualificação profissional, dentre outros. DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO I H EMENTA: Estudos da relação do homem com o trabalho, abordando diversos modelos de organização do trabalho e seus impactos sobre o ser humano em termos de desempenho, qualidade de vida e saúde psicológica. DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA I H116090

17 EMENTA: Grandes quadros nosográficos psiquiátricos e sua fundamentação. Princípios práticos de diagnóstico psicopatológico e de análise dos conflitos da personalidade, tendo por referência critérios psiquiátricos e psicodinâmicos. DISCIPLINA: PSICOLOGIA ESCOLAR I H EMENTA: Análise da evolução da Psicologia Escolar enquanto campo de conhecimento científico, buscando compreender a função do psicólogo escolar, quais os campos de atuação e como se dá a sua atuação em diferentes contextos sociais: escolas, hospitais creches, ambulatórios e comunidades, levando em consideração a atual conjuntura, a LDB e as novas tecnologias. DISCIPLINA: TÉCNICAS DE EXAME PSICOLOGIA II H EMENTA: Estudo da projeção na definição de características da personalidade, suas medidas, os aspectos históricos, os objetivos dos testes e implicações éticas, metodologia de aplicação e interpretação.

18 DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO GRUPAL H1169 EMENTA: Estudo analítico dos aspectos conceituais e históricos de grupo e das relações interpessoais e intergrupais enfatizando a estrutura, dinâmica e processos grupais bem como métodos e técnicas de intervenção grupal. 6º Período DISCIPLINA: PSICODIAGNÓSTICO H EMENTA: Conceito e princípios do Psicodiagnóstico e sua operacionalização: definição de objetivos e de enquadre; teoria e prática integrada de métodos e técnicas de avaliação psicológica; elaboração de laudos e relatórios; devolução de resultados e encaminhamentos. Questões éticas.

19 DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO II H EMENTA: Discussão das novas tendências de gestão de pessoas em organizações, considerando os novos cenários econômicos e tecnológicos e as consequentes demandas de novos formatos organizacionais e um novo perfil de trabalhador. Análise das áreas clássicas de inserção do psicólogo na gestão de pessoas e dos seus desenvolvimentos atuais. A atuação do psicólogo em programas de promoção da saúde e qualidade de vida nas organizações. DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA II H EMENTA: Estudo do processo de tratamento e cuidado da pessoa que sofre de algum transtorno mental. História dos manicômios, reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo.

20 DISCIPLINA: PSICOLOGIA ESCOLAR II H EMENTA: Atuação do psicólogo escolar. Análise Institucional e avaliação das necessidades de intervenção em contexto escolar. Elaboração de um plano de ação. DISCIPLINA: PSICOFARMACOLOGIA CLÍNICA B EMENTA: Estudo da psicofarmacologia em sua aplicabilidade clínica através de um breve histórico de sua constituição como disciplina científica e da descoberta dos principais psicofármacos, seu papel no tratamento dos transtornos mentais e a importância de seu uso vinculado à pratica da psicoterapia.

21 DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE B EMENTA: Análise da evolução da Psicologia da Saúde. Estudo das concepções de saúde e do campo da Psicologia da Saúde, enfocando os níveis de atuação para a saúde em diferentes contextos. Abordagem da atuação da psicologia diante das políticas públicas de saúde. Identificação do papel do psicólogo da saúde diante do paciente enfermo. 7º Período DISCIPLINA: PSICOFARMACOLOGIA CLÍNICA H EMENTA: Estudo da psicofarmacologia em sua aplicabilidade clínica através de um breve histórico de sua constituição como disciplina científica e da descoberta dos principais psicofármacos, seu papel no tratamento dos transtornos mentais e a importância de seu uso vinculado à pratica da psicoterapia.

22 DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO I PRÁTICAS EDUCATIVAS H EMENTA: Elaboração do projeto de estágio; desenvolvimento de experiências de prática profissional que contemple o diagnóstico institucional e eventualmente individual, calcado nos princípios da ênfase em Práticas Educativas. DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA I H EMENTA: Teoria e técnicas psicodramáticas: Fundamentos epistemológicos do Psicodrama, aspectos históricos e biográficos de Moreno, Conceitos fundamentais da teoria psicodramática e técnicas psicoterapêuticas nos diversos contextos.

23 DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO H EMENTA: Planejamento, execução e diagnóstico a partir das principais técnicas de intervenção em psicologia: a Orientação e o Aconselhamento psicológico. Apresentação de discussão sobre as técnicas de exame psicológico e sua interação no estudo da estrutura da personalidade. Conteúdos e práticas pertinentes ao Aconselhamento psicológico em sua comparação com psicoterapias tradicionais em clínica. DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS I H Ementa: Estudo da psicanálise e de alguns dos seus desdobramentos fundamentais, contemplando a diversidade de suas leituras teóricas e seus autores principais, bem como seus modos de intervenção e recursos técnicos centrais necessários à formação do psicólogo.

24 DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO I PROMOÇÃO DA SAÚDE H EMENTA: Desenvolvimento de experiências de prática profissional que contemple o diagnóstico institucional e eventualmente individual, calcado nos princípios da ênfase em Promoção da saúde. DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURÍDICA H EMENTA: Intersecção entre os saberes psicológicos e os ordenamentos jurídicos, oferecendo noções básicas de Psicologia aplicada ao campo da prática jurídica e institucional.

25 8º Período DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS IV H EMENTA: Analisar criticamente o histórico das psicoterapias humanistasexistenciais nas suas dimensões epistemológicas, filosóficas e técnicas; processo diagnóstico nas principais abordagens; a relação com conceitos de saúde-doença; a relação terapeuta-paciente; critérios para a formulação do contrato terapêutico; o início e término da terapia, principais aportes teóricos e recursos técnicos utilizadas e a questão do enquadre no trabalho individual, bipessoal e grupal. DISCIPLINA: ESTUDO DE CASO I H EMENTA: Conceito de caso clínico e sua importância na prática clínica em psicologia. Procedimentos para a montagem de um caso clínico: a postura e a escrita da prática clínica; procedimentos gerais e a importância do viés teórico para a estruturação e o entendimento do caso. Estudos clínicos e críticos de caso.

26 DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA II H EMENTA: Proposta de compreensão das formas atuais de violência, nos âmbitos social, familiar e individual, por meio do estudo das relações homemsociedade, homem - grupos familiar e de trabalho, bem como compreensão das relações intra e interpessoais que favorecem quadros depressivos e o consequente sofrimento psíquico gerado pelo estilo de vida contemporâneo. DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO II ÊNFASE EM PROMOÇÃO DA SAÚDE. H EMENTA: Amadurecimento e ampliação da experiência de prática profissional, articulada à continuidade das ações e serviços desenvolvidos no Estágio Básico I Promoção da Saúde, com maior abrangência e profundidade das iniciativas.

27 DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO II PRÁTICAS EDUCATIVAS H EMENTA: Amadurecimento e ampliação da experiência de prática profissional, articulada à continuidade das ações e serviços desenvolvidos no Estágio Básico I Práticas Educativas, com maior abrangência e profundidade das iniciativas. DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS III H EMENTA: Estudo das técnicas psicoterápicas de base Comportamental e Cognitiva em termos dos seus fundamentos teóricos e características técnicas e análise das contribuições de diferentes autores e das bases científicas para o uso desse processo de intervenção frente a diferentes problemas psicológicos.

28 DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS II H EMENTA: O enfoque do behaviorismo radical na psicoterapia. O papel das emoções, pensamentos, crenças e valores na terapia comportamental. A questão dos contextos comportamentais. A importância das técnicas para a psicoterapia. 9º Período DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA III H EMENTA: A Psicologia no campo institucional e as diversas atuações em políticas públicas. Práticas técnicas, práticas organizacionais, gestão, pesquisa e análise. Estudo da constituição da Razão de Estado e acoplamento entre Poder Soberano e Biopoder, como ferramenta fundamental para práticas e análises em políticas públicas. Estudo e discussão sobre políticas públicas no Brasil. Experiência de campo em alguns serviços e estabelecimentos de políticas públicas nas redes públicas no município de Aracaju (atenção básica em saúde, saúde mental, assistência social, segurança pública, assistência à criança e ao adolescente, educação etc.).

29 DISCIPLINA: LIBRAS H EMENTA: Fundamentos históricos, socioculturais e definições referentes a língua de sinais. Legislação e conceitos sobre língua e linguagem. Entendimentos dos conhecimentos necessários para a inclusão dos surdos quanto aos aspectos Biológicos, Pedagógicos e Psicossociais. DISCIPLINA: ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE I H EMENTA: Desenvolvimento de atividade prática na área da ênfase escolhida, com fundamentação e revisão teórica.

30 DISCIPLINA: ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA SEXUALIDADE HUMANA H EMENTA: Estudo dos aspectos biopsicossociais que envolvem a sexualidade humana. Teorias do desenvolvimento do comportamento sexual. Sexo, sexualidade e sociedade. Destinos da diferença sexual na cultura contemporânea. 10º Período DISCIPLINA: ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PROMOÇÃO DE SAÚDE II H EMENTA: Continuação do desenvolvimento de atividade prática na área da ênfase escolhida, com fundamentação e revisão teórica.

31 DISCIPLINA: ESTUDO DE CASO II H EMENTA: O Estudo de Caso em Pesquisa Qualitativa, Aplicação do estudo de caso nas diversas práticas da Psicologia, Método Clínico e Estudo de Caso na Pesquisa Clínica. DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA IV H EMENTA: A psicoterapia cognitiva-comportamental infantil. Fundamentos teóricos e técnicas de intervenção na psicoterapia infantil. O uso de instrumentos de avaliação. Treinamento de pais. Análise funcional. Características do início, meio e fim do tratamento. A alta terapêutica. Dificuldades e problemas referentes à terapia e como resolvê-los.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Análise Experimental do Comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas: comportamentos consciente, memória, pensamento e linguagem.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1.1.1 Matriz Curricular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1º TRE Anatomia Humana e Fisiologia 20 Bases Filosóficas da Psicologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS14102 - Sociologia - Ativa desde: PS14103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS14104 - Fundamentos

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE

Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE Matriz Curricular do Curso de Psicologia PRIMEIRO SEMESTRE Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia 1 Fundamentos Epistemológicos e Históricos Ciência e Profissão Práticas profissionais 36

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 Dinâmica Curricular do Curso

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite)

Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Currículo 1/307 (noite) e 1/308 (tarde e noite) Nível I - 26 créditos Fundamentos Epistemológicos e História da Psicologia Ementa: Caracterização dos diferentes paradigmas de ciência e suas repercussões

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03 Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS SERIADO ANUAL - NOTURNO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º PS578- CONTROVÉRSIAS NA PSICOLOGIA OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: PS272 PS272- PSICOLOGIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE TEMAS GERADORES DE TENSÃO NO SABER PSICOLÓGICO. PRÁTICA INTENSIVA E ESTRUTURADA

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1º PERÍODO DISCIPLINA: Anatomia Humana Aplicada à Educação Física B108168 04 1º 80 Introdução ao estudo da Anatomia. Nomenclatura anatômica, estudo descritivo dos sistemas

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM (Currículo iniciado em 2010) ANATOMIA HUMANA CH 102 (2372) Estudo morfológico dos órgãos e sistemas que constituem o organismo humano, com ênfase para os

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 3248 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I

EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO NÍVEL I EMENTAS DE DISCIPLINAS - BACHARELADO 31157-04 Anatomia Humana NÍVEL I Estudo sobre a estruturação do organismo humano com ênfase nas características morfológicas dos sistemas anatômicos respiratório, cardiovascular,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE Matriz Curricular 1º SEMESTRE Leitura e Redação Científica 2 36 Neurociências I 6 108 Teorias e Sistemas em Psicologia 4 72 História da Psicologia 2 36 Metodologia de Pesquisa Aplicada a Psicologia 2 36

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:26:55 Curso : PSICOLOGIA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA Atualmente os ambientes educacionais não estão mais localizados somente nas Escolas e/ou Instituições de ensino. Muitas organizações,

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde 1º PERÍODO HR Antropologia Epistemologia e História da Psicologia I Filosofia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO Currículo Novo - 2011/01 - Noturno ÊNFASE: PROCESSOS INSTITUCIONAIS DE INTERVENÇÃO ÊNFASE: PROCESSOS PSICOTERÁPICOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: ( VOLTA REDONDA) Titulação: BACHAREL Habilitação: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 91.01.001 Versão: 1 Turno: Integral (OB) Carga horária obrigatória: 3580 (O) Carga

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG

FACULDADE ASSIS GURGACZ - FAG 1 PERÍODO T01 MATUTINO História das Ideias Psicológicas 02/07 09:20 Sociologia 29/06 09:20 Metodologia Científica 01/07 09:20 Fundamentos do Desenvolvimento Humano 01/07 07:30 Psicologia e Sociedade 03/07

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 57/2011 Altera a Resolução nº. 56/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO. Psicologia da Personalidade I

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE 2015 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO. Psicologia da Personalidade I 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia Sociologia Geral Psicológicos Básicos da Personalidade I Genética Humana

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: PSICOLOGIA BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 019/2014 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 1 PERÍODO 01 Modelos Teóricos da Psicologia 04 04-80 02 Psicologia: Ciência e Profissão 02 02-40 03 Antropologia 02 02-40 04 Sociologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2014 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MODALIDADE 00-7157-02 DIDÁTICA 080 Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria 1 PORTARIA Nº 095/2008 PROGRAD/UFPR, 28 de novembro 2008. Aprova o Ajuste Curricular do Curso de Psicologia, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, aplicável a Resolução 11/08-CEPE. A PRÓ-REITORIA

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Educação Física - Licenciatura EMENTÁRIO ANATOMIA I Ementa:. Estudo da forma, estrutura, função e localização de órgãos que compõem os sistemas que formam o aparelho locomotor: sistema esquelético, sistema articular, sistema muscular

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Nome da disciplina: Introdução Ao Serviço Social Descrição: A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional

Leia mais

Relatório de Versão Curricular - UFF

Relatório de Versão Curricular - UFF Curso: ( VOLTA REDONDA) Desdobramento: Código: 1 - T: BACHAREL - H: FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Currículo: 91.01.001 Versão: 2 Criada em 04/03/2013 por GILMAR DE ALMEIDA LIMA Última modificação em 16/08/2013

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 10 Colegiado: - UFRB Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCS145 - CULTURA E - Ativa desde: 01/06/2006 CCS182 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA - Ativa desde: 19/12/2007 - HISTORIA DA - Ativa -,CIÊNCIA

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS-UNITINS CEE/TO - RECREDENCIADA PELO DECRETO Nº 4.898, DE 27/09/2013 D.O.E. Nº 3.971 DE 30/09/2013 Matriz Curricular SERVIÇO SOCIAL MATRIZ CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º

Leia mais

Quadro Geral de Disciplinas do PPGP

Quadro Geral de Disciplinas do PPGP Quadro Geral de s do PPGP Obrigatórias CR CH Metodologia de Pesquisa 4 60 Metodologias Específicas - Linha Psicanálise: teoria e clínica 4 60 Metodologias Específicas - Linha Psicologia e Sociedade 4 60

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓLOGO NÚCLEO COMUM (continua)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓLOGO NÚCLEO COMUM (continua) MATRIZ CURRICUAR DO DE PSICOOGIA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PSICÓOGO NÚCEO COMUM (continua) DISCIPINA RESPONSÁVE PRÉ-REQUISITO T P CHTS NÚCEO NATUREZA Aconselhamento Psicológico Psicologia _ 64-64 NC OBR Análise

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA

MATRIZ CURRICULAR. NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD CÓD DISCIPLINAS E EMENTAS CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA COM HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM

MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM MATRIZ CURRICULAR (VERSÃO 2009/1) DISCIPLINAS DO NÚCLEO COMUM 1 SOA079 Fundamentos de Análise Sociológica 4 60 60 0 OB OB OB 1 PSI041 Métodos Quantitativos em Psicologia 4 60 60 0 OB OB OB 1 FIL029 Introdução

Leia mais

Apresentação da FAMA

Apresentação da FAMA Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 432 horras/aulla 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais de 5 anos aflorou numa família de empreendedores

Leia mais

Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria

Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria A Comissão de Residência Médica em Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (CRMP-ABP) ao propor esse programa, recomenda o índice de no

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAELADO (Currículo de início em 2015) ANATOMIA HUMANA C/H 102 Estudo da estrutura e função dos órgãos em seus respectivos sistemas no corpo humano,

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH 1/1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH Todas as disciplinas do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar:

Leia mais

ISPA-NT062: Normas de transição curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos LPA e MIP (referente à revisão de 2011-2012)

ISPA-NT062: Normas de transição curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos LPA e MIP (referente à revisão de 2011-2012) 23 de maio 2013 23 de maio 2013 25 de Julho 2011 1 de Preâmbulo O presente documento estabelece as normas de transição curricular e as correspondentes tabelas de equivalência entre o plano de estudos da

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2012.2 BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA... 4 02 BIOLOGIA HUMANA... 4 03 NATAÇÃO... 4 04 ESPORTE

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Métodos de Investigação em Psicologia: Noções

Leia mais

Grade Curricular NOME CÓD.

Grade Curricular NOME CÓD. CURSO: 49 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO 4 80 1

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - Tel. 0** (42) 220-3000 - Ponta Grossa Pr. - www.uepg.br CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO MATUTINO CURRICULO Nº 1 NOTURNO CURRICULO Nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA Áreas de concentração: O presente programa está organizado em duas áreas de concentração, cada uma das quais contemplando três linhas de pesquisa nas quais se distribuem

Leia mais

Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008.

Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008. Resolução nº 011/2008-ConEPE Natal-RN, 13 de março de 2008. Altera a estrutura curricular 2006.1 do Curso de Psicologia. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConEPE, no uso das atribuições

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014 Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional Ano Letivo 2013/2014 Professor Mário Miguel Ferreira Lopes PRIMEIRO PERÍODO MÓDULO 1: DESCOBRINDO

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA CURSO PSICOLOGIA (Bacharelado e Formação de Psicólogo) NOTURNO 1º /2011

MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA CURSO PSICOLOGIA (Bacharelado e Formação de Psicólogo) NOTURNO 1º /2011 MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA CURSO PSICOLOGIA (Bacharelado e Formação de Psicólogo) NOTURNO 1º /2011 1º PERÍODO Unificado Teor Prat Total ACT AC Sem Est Total Relações Interpessoais 40h 40h 40h NCom Metodologia

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA I - INTRODUÇÃO A residência em Psiquiatria tem como meta formar profissionais capazes de prestar assistência à população, com a visão de que o homem é um ser biológico,

Leia mais

Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado

Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado Estrutura Curricular do Programa de Pós-graduação em Psicologia UFSC (Atual) Cursos de Mestrado e Doutorado Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGP/UFSC compreendem um conjunto de disciplinas obrigatórias

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 31 ANEXO VI EMENTÁRIO EMENTAS: DISCIPLINAS POR PERÍODO RECOMENDADO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRIMEIRO PERÍODO HDI0123 HFC0065 HFC0067 HFE0068 HFE0051 HFE0054 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUC0044- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: PSIC0001 PSIC0001- FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO A ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AFETIVO DA CRIANÇA E

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2

CURSO DE PSICOLOGIA. Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 CURSO DE PSICOLOGIA Trabalho de Conclusão de Curso Resumos 2011.2 COORDENADORA DO CURSO: Prof.ª Mônica Ramos Daltro SALVADOR TEMA: Contribuições da Teoria do Pensamento Complexo Para a Área da Psicologia

Leia mais

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário

Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Letras Licenciatura Português-Inglês Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Avaliação do Processo de Ensino- Aprendizagem Cultura Clássica Didática (40 horas de estágio supervisionado) Educação de

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009

RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 RESOLUÇÃO CEPE/CA N 0245/2009 Estabelece o Projeto Pedagógico do curso de Primeira Licenciatura em Pedagogia integrante do Programa Emergencial de Formação de Professores em exercício na Educação Básica

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

Psicologia Aplicada em Portugal

Psicologia Aplicada em Portugal Psicologia Aplicada em Portugal Áreas Técnicos de Saúde Mental Psicologia Educacional Psicologia do Trabalho Psicologia Profissional Psicologia Clínica Psicologia Criminal Psicologia Desportiva Psicólogo

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 10/2010 ALTERAÇÃO DO QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA

EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTÁRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA A história das idéias psicológicas. A psicologia filosófica ou pré-científica. A constituição da psicologia como ciência: características

Leia mais

Carga Horária Total: 80 horas

Carga Horária Total: 80 horas COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E PRODUÇÃO DE TEXTOS Norma linguística padrão: padrões de comunicação e níveis de linguagem. Comunicação organizacional como estratégica essencial no âmbito empresarial. Instrumentos

Leia mais

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa;

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa; Setor de Estudos: Fundamentos Teóricos Metodológicos da Psicologia 1. Conhecimentos popular, filosófico, religioso, artístico e científico: relações, construções, dificuldades e desafios do pesquisador;

Leia mais

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde.

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde. 1º PERÍODO ANATOMIA HUMANA Unidade I - Anatomia sistemática-generalidades - Nomenclatura anatômica. Sistema ósseo. Articular. Muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema digestivo. Sistema

Leia mais

Consulta Psicológica 10. Anamnese 10. Elaboração de Perfil Profissiográfico 10. Avaliação de Desempenho Escolar e Aprendizagem 10

Consulta Psicológica 10. Anamnese 10. Elaboração de Perfil Profissiográfico 10. Avaliação de Desempenho Escolar e Aprendizagem 10 TABELA DE HONORÁRIOS SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIANDRADE VIGÊNCIA: jan a jul de 2016 Referência: Sindypsi Paraná (10% do valor da tabela mínima) Valor a ser pago por hora aos atendimentos solicitados ao

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2014 Assessoria de Desenvolvimento, conforme Parecer 2 SUMÁRIO 1ª FASE...

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO Leitura e Produção de Textos 2 40 Métodos para Normalização de Trabalhos Acadêmico- 2 40 Científicos Dinâmica de Grupo e Relações Humanas 4 80 Neuroanatomia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Gestão de Pessoas A disciplina visa apresentar os conceitos de administração de Gestão de Pessoas e sua evolução nas organizações, bem como sistemas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE GEOGRAFIA CURRÍCULO NOVO, A PARTIR DE 2011 NÍVEL I 15359-04 Epistemologia da Geografia Introdução ao campo teórico da Geografia. Construção de uma Base Teórica e Epistemológica dos

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral

Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Ementário do Curso Técnico em LAZER Campus Nilo Peçanha - Pinheiral Disciplina: Atividades Recreativas e de Lazer Estudo do uso do tempo livre e da prática de atividades recreativas e prazerosas. Fundamentos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015

PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU. Ano: 2014/2015 PROJETO PEDAGÓGICO DE POS GRADUAÇÃO LATO SENSU Ano: 2014/2015 1 - JUSTIFICATIVA A hospitalização pode ser experienciada como um dos momentos mais delicados e difíceis do processo do adoecer. Isso porque

Leia mais

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA

Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA Portfólio Easy to Learn PEDAGOGIA ÍNDICE Leitura e Interpretação de Textos...2 Didática I...2 Psicologia da Educação...2 História da Educação...2 Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa...3

Leia mais

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso CURSO: PSICOLOGIA Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

Pós graduação EAD Área de Educação

Pós graduação EAD Área de Educação Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou

Leia mais

ESTÁGIOS ESPECÍFICOS ÊNFASE: PROCESSOS CLÍNICOS E SAÚDE MENTAL

ESTÁGIOS ESPECÍFICOS ÊNFASE: PROCESSOS CLÍNICOS E SAÚDE MENTAL ESTÁGIOS ESPECÍFICOS O estágio específico, previsto como atividade obrigatória a partir do sétimo semestre do Curso de é compreendido na perspectiva de continuidade da formação básica definida no Núcleo

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3.598, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5.395,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015

REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015 REINSCRIÇÃO DEZ/2014 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 1º SEMESTRE 2015 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA O NUCLEO BÁSICO (ALUNOS DO 5º e 7º PERIODO) 1. 1. PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia Estrutura Curricular do Curso de Psicologia 1º Período Bases Culturais da Psicologia - Bases Sociais da Psicologia - Leitura e Produção de Texto - 57 Fundamentos da Anatomia Humana - História da Psicologia

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PROENG) ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO ASSESSORIA JURÍDICA FORMULÁRIO DE ALTERAÇÃO DE EMENTAS CURSO: Administração MATRIZ(ES) CURRICULAR(ES): 2016/1 ALTERAÇÕES PASSAM A VIGORAR A PARTIR DO SEMESTRE: 2016/1 Matemática FASE: 1ª Fase CARGA HORÁRIA: 60h Revisão de

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h/a Prática: 15 h/a Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais