Percentual de Utilização da Capacidade Instalada da Industria da Região Metropolitana de Londrina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Percentual de Utilização da Capacidade Instalada da Industria da Região Metropolitana de Londrina"

Transcrição

1 Percentual de Utilização da Capacidade Instalada da Industria da Região Metropolitana de Londrina Prof. Dr. Marcos J. G. Rambalducci Projeto de Pesquisa e Extensão Área de Conhecimento (CNPq) CAMPUS Londrina, julho de 2016

2 ITENS OBRIGATÓRIOS 1. Caracterização do Problema A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) é um índice que mede o nível de atividade da indústria mostrando a porcentagem do parque industrial que está trabalhando. (SLACK, et al, 2010; RITZMAN & KRAJEWSKI, 2004; GAITHER & FRAZIER, 2001; e outros ) Precisar o nível ótimo de produção para atender a determinada demanda é quesito de fundamental importância à administração da produção, visto que um desequilíbrio entre a capacidade e a demanda pode ter consequências econômicas desastrosas para a organização, tanto quando este supera a capacidade de absorção do mercado gerando estoques indesejáveis, quanto é insuficiente para atender aos pedidos. Do lado da indústria o desafio é harmonizar, em todos os níveis, o grau de capacidade produtiva com o nível de demanda a ser atendida considerando o menor custo. Para isso é fundamental o planejamento e controle da capacidade produtiva. Já sob uma ótica mais abrangente do setor industrial, a proporção utilizada da capacidade produtiva em determinado momento é um sinalizador em relação às potencialidades e possíveis pontos de estrangulamento no desempenho futuro da economia e as tomadas de decisões de política empresarial e econômica precisam estar amparadas neste conhecimento. Pesquisas desta natureza são levadas à cabo nacionalmente pela Confederação Nacional da Industria - CNI, com o apoio das Federações Estaduais da Industria, no caso do Paraná pela Federação Industrial do Estado do Paraná FIEP e também pela Fundação Getúlio Vargas. No entanto, tais investigações têm se mostrado insuficientes para atender à necessidade de informações particularizadas para as distintas regiões do Estado e

3 neste particular, para a Região Metropolitana de Londrina, que compreende 25 municipios com peculiaridades que estão a exigir o levantamento e divulgação de seus resultados de forma mais específica. Este fato fica evidenciado na medida em que, conforme o IBGE (2016), com base nos dados de 2014, a Região Metropolitana de Londrina conta aproximadamente industrias, aqui não computadas as empresas do setor da construção civil, mas tão somente duas empresas fazem parte da amostra para a coleta de dados realizada pela FIEP. Este projeto se propõe a preencher este hiato realizando e divulgando trimestralmente os indicadores de Utilização da Capacidade Instalada do setor Industrial na RML, permitindo que empresas e entidades governamentais e privadas possam atuar no sentido de otimizar a capacidade produtiva, atendendo aos ditames das empresas e da sociedade. 2. Objetivos e Metas O objetivo final desta proposta é entregar ao mercado um informativo apontando trimestralmente qual o nível de atividade da indústria na Região Metropolitana de Londrina por meio de indicadores percentuais da utilização da capacidade produtiva, em cada setor de atuação das empresas de manufatura. A meta de maior relevância neste projeto é a construção de uma série temporal contendo o registro trimestral da variação da utilização da capacidade produtiva na RML que possibilite análises na busca de identificar a existência de sistemas causais relacionados com o tempo, que tenham exercido influência sobre os dados e que permitam novos estudos acerca de padrões não aleatórios, que, em última instância possibilitarão fazer previsões sobre o futuro, orientando a tomada de decisões, tanto por parte de agentes privados quanto públicos, no intuito de harmonizar produção e demanda, garantindo a máxima eficiência e eficácia com o menor custo possível.

4 3. Métodos e Procedimentos Esta pesquisa abrange a Região Metropolitana de Londrina que compreende 25 municípios (Londrina, Pitangueiras, Ibiporã, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Jataizinho, Alvorada do Sul, Jaguapitã, Florestópolis, Arapongas, Centenário do Sul, Uraí, Guaraci, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis, Rancho Alegre e Sertaneja) e tem como população amostral as empresas das indústrias de transformação, com no mínimo 10 empregados e que constam no Cadastro de Estabelecimentos Empregadores do Ministério do Trabalho e Emprego (CEE/MTE - competência: março/2016). As atividades econômicas utilizadas foram construídas com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0 (CNAE 2.0). A amostra da pesquisa considera o porte da empresa, definidos segundo o número de empregados da empresa: a) Pequeno: de 10 a 49 empregados; b) Médio: de 50 a 249 empregados; e c) Grande: 250 ou mais empregados. Realizada trimestralmente, a coleta das informações será levada à cabo entre o vigésimo e o trigésimo dia útil do último mês, feita por meio de correio convencional, correio eletrônico e questionário disponível na Internet. A amostra será produzida por Amostragem Probabilística de Proporções e seu tamanho calculado a partir de formula para populações finitas considerando nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. A utilização da capacidade instalada é representada pela média ponderada dos pontos médios das faixas de percentuais de utilização da capacidade instalada de cada empresa. Os ponderadores são as frequências relativas de resposta.

5 Onde: UCI : Percentual médio de utilização da capacidade instalada. fi : Frequência relativa da faixa de UCI i. PMi : Ponto médio da faixa de UCI i, onde i = 1, 2,...,12 Tabela 1: Pontos médios de cada faixa de UCI O formulário de coleta de dados é composto por 6 questões, que solicitam ao respondente indicar qual opção das apresentadas representa melhor a situação do nível de produção, nível de estoque, nível de capacidade utilizada e quantidade atual de empregados, sempre em relação com o trimestre imediatamente anterior. 4. Resultados e/ ou produtos esperados Esta pesquisa, voltada a identificar as situações passadas e tendências futuras da indústria local, mais especificamente aquelas instaladas na Região Metropolitana de Londrina, gerará indicadores que permitirão o acompanhamento da evolução da atividade industrial.

6 Espera-se que os dados possam subsidiar os tomadores de decisões quanto a políticas públicas e privadas voltadas a mitigar os problemas decorrentes de bruscas variações na utilização da capacidade instalada. Como resultado indireto, mas desejado, estará a divulgação do nome da UTF-, identificada com uma pesquisa associada diretamente à comunidade. 5. Recursos e equipamentos disponíveis Levar a cabo esta investigação exigirá contar com 3 (três) alunos de graduação em Engenharia da Produção, na condição de estagiários voluntários à princípio, e no momento que a oportunidade se apresente, inscrever o projeto para receber subsídios para contemplar estagiários bolsistas. Será necessário também dispor de uma sala para a coordenação do projeto e espaço físico para contemplar três posições de trabalho, cada uma com um computador e telefone com acesso a ligações externas. 6. Riscos e Dificuldades A situações que podem trazer riscos e dificuldades à consecução da pesquisa estão fundamentalmente associados à disposição dos respondentes em atenderem ao apelo para responderem ao questionário dentro do prazo estipulado e atentos ao grau de seriedade necessário para que o resultado final corresponda a realidade. Para minimizar estes riscos, o projeto está sendo levado à cabo em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Federação das Indústrias do Paraná para que, além de disponibilizarem dados referentes às empresas e respectivos contatos, busquem mobilizar as pessoas de cada unidade pesquisada para uma efetiva participação no processo.

7 7. Justificar a escolha da (s) modalidade(s) no processo de submissão Esta submissão se enquadra nas modalidades de Pesquisa Científica e Extensão Universitária. É uma pesquisa científica uma vez que objetiva contribuir para a evolução do conhecimento humano, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações, conforme normas metodológicas consagradas pela ciência, de natureza aplicada, com uma abordagem quantitativa e de caráter descritivo. Também se enquadra na modalidade de extensão universitária na medida em que se trata de uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. 8. Referências Bibliográficas SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Operation Management. Harlow: Pearson, 2010 RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, Homologação do projeto pelo colegiado de departamento ou coordenador de curso. Breve texto e assinatura do responsável pela homologação do projeto.

3.1. Indicadores de difusão Cálculo dos indicadores setoriais e por porte de empresa... 9

3.1. Indicadores de difusão Cálculo dos indicadores setoriais e por porte de empresa... 9 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. METODOLOGIA... 3 2.1. Objetivo da pesquisa... 3 2.2. Abrangência... 3 2.2.1. Geográfica... 3 2.2.2. Setorial... 3 2.2.3. Porte de empresa... 3 2.3. Unidade de Investigação...

Leia mais

Nível de ocupação da capacidade instalada da indústria Metalmecânica na área de abrangência do SINDIMETAL Norte Pr - set de 2017 a jul de 2018.

Nível de ocupação da capacidade instalada da indústria Metalmecânica na área de abrangência do SINDIMETAL Norte Pr - set de 2017 a jul de 2018. https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 Nível de ocupação da capacidade instalada da indústria Metalmecânica na área de abrangência do SINDIMETAL Norte Pr - set de 2017 a jul de 2018. Level of occupation

Leia mais

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FABIO CEZAR FERREIRA ALESSANDRA STEVANATO OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Leia mais

Sumário 1. INTRODUÇÃO METODOLOGIA Objetivo de Pesquisa Abrangência Território Setorial...

Sumário 1. INTRODUÇÃO METODOLOGIA Objetivo de Pesquisa Abrangência Território Setorial... Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. METODOLOGIA... 3 2.1. Objetivo de Pesquisa... 3 2.2. Abrangência... 3 2.2.1. Território... 3 2.2.2. Setorial... 3 2.2.3. Porte de empresa... 3 2.3. Unidade de investigação...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA Marcelo Belinati Martins Prefeito Gestão 2017-2020 Roberta Silveira Queiroz Assessora de Políticas Sustentáveis e Integração Metropolitana Londrina e as SBNs no contexto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos

PLANO DE ENSINO. Josiane Rowiechi Especialização - Gestão Empresarial 10 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

METOLOGIA. 2. Metodologia. A Pesquisa Investimentos na Indústria Abrangência

METOLOGIA. 2. Metodologia. A Pesquisa Investimentos na Indústria Abrangência METOLOGIA A Pesquisa Investimentos na Indústria é uma pesquisa anual, criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2009 e que contou, a partir de 2010, com a parceria da Federação das Indústrias

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO Pelo presente instrumento, de um lado, Itaú Unibanco S/A, inscrito no CNPJ Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica sob nº 60.701.190/0001-04, com sede na Praça Alfredo Egydio de

Leia mais

A Integração Ensino/Serviço. Março

A Integração Ensino/Serviço. Março SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LONDRINA PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E COMUNIDADE - PROIESC CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA ENSINO-SERVIÇO - COAPES 1 Experiência de Implantação do COAPES

Leia mais

PESQUISA TRIMESTRAL DE COMPROMETIMENTO DE RENDA E INADIMPLÊNCIA DA FAMILIA LONDRINENSE REFERÊNCIA NOVEMBRO 2016

PESQUISA TRIMESTRAL DE COMPROMETIMENTO DE RENDA E INADIMPLÊNCIA DA FAMILIA LONDRINENSE REFERÊNCIA NOVEMBRO 2016 Londrina, 05 de dezembro de 2016. NOTA A IMPRENSA PESQUISA TRIMESTRAL DE COMPROMETIMENTO DE RENDA E INADIMPLÊNCIA DA FAMILIA LONDRINENSE REFERÊNCIA NOVEMBRO 2016 O nível de comprometimento da renda, além

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 2 TRIMESTRE DE

SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 2 TRIMESTRE DE 1 SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 2 TRIMESTRE DE 2011 1 NOTA EXPLICATIVA: PARCERIA CNI/FIESP e Uni-FACEF A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente pela CNI e pelas Federações

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PROJETO SOUVENIR LONDRINA PARTE 1 INTRODUÇÃO

REGULAMENTO INTERNO PROJETO SOUVENIR LONDRINA PARTE 1 INTRODUÇÃO REGULAMENTO INTERNO PROJETO SOUVENIR LONDRINA PARTE 1 INTRODUÇÃO Art. 1º - O Souvenir Londrina - SouLondrina é uma iniciativa que visa oferecer aos turistas, aos cidadãos e às empresas londrinenses, souvenires

Leia mais

Desconhecimento dificulta a utilização A redução dos custos operacionais e o aumento da produtividade são os maiores benefícios

Desconhecimento dificulta a utilização A redução dos custos operacionais e o aumento da produtividade são os maiores benefícios Especial Indústria 4.0 4º trimestre de 2015 Avanço da Indústria 4.0 no estado depende do maior conhecimento de seus benefícios A Sondagem Industrial do RS do 4º trimestre de 2015 abordou o tema da quarta

Leia mais

SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. Fevereiro, 2016

SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. Fevereiro, 2016 SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO, 2016 Resultados da pesquisa Empresas respondentes: 1.101 Pessoal Ocupado (em milhares): 1.294 Período de coleta: 01/02/16 a 24/02/16 Obs.: Todos os dados desta apresentação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2017 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Sistemas Produtivos 1

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE Adriana Medeiros Farias 1 Priscila Kutisque de Oliveira 2 RESUMO: O presente trabalho é resultado parcial da pesquisa em andamento

Leia mais

FM 102,9.

FM 102,9. 2017 REDE JOVEM PAN JOVEM PAN LONDRINA A maior rede de rádios do Brasil Mais de 55 emissoras do sistema SAT Mais de 2000 cidades pelo Brasil 22 milhões de ouvintes por mês 1º lugar em 92% do território

Leia mais

Melhor resultado de produção para dezembro desde 2011

Melhor resultado de produção para dezembro desde 2011 Melhor resultado de produção para dezembro desde 2011 A produção industrial apresentou, em dezembro de, o índice mais próximo da linha divisória dos pontos 44,6 pontos. Em relação aos meses de dezembro

Leia mais

Consultoria LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

Consultoria LEVANTAMENTO DE REQUISITOS Consultoria LEVANTAMENTO DE REQUISITOS Data: Junho/0 Página: de 0. Solicitação Disponibilizar cadastros de DDD, prefixo, número, região metropolitana e controle de portabilidade, visando organizar o cadastro

Leia mais

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp

Introdução à Gestão da Produção e Operações. Profº Ricardo Mânica (41) whatsapp Introdução à Gestão da Produção e Operações Profº Ricardo Mânica ricardomanica@utfpr.edu.br (41) 9198-1332 whatsapp Conteúdo Programático ITEM EMENTA ITEM EMENTA 1 Introdução à Administração da Produção

Leia mais

(continuação. Do Pólo Cascavel..) PARANÁ Município Região de Saúde ANEXO I. 7ª RS Pato Branco PÓLO CASCAVEL. 8ª RS Francisco Beltrão

(continuação. Do Pólo Cascavel..) PARANÁ Município Região de Saúde ANEXO I. 7ª RS Pato Branco PÓLO CASCAVEL. 8ª RS Francisco Beltrão ANEXO I PARANÁ Município Região de Saúde BOM SUCESSO DO SUL CHOPINZINHO CLEVELÂNDIA CORONEL DOMINGOS SOARES CORONEL VIVIDA HONÓRIO SERPA ITAPEJARA D'OESTE MANGUEIRINHA MARIÓPOLIS PALMAS PATO BRAGADO PATO

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 10, outubro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 10, outubro de 2018 Produção industrial potiguar fica estável em outubro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que a produção industrial potiguar ficou estável

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 8, agosto de 2017

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 8, agosto de 2017 Atividade industrial potiguar fica estável em agosto RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que no mês de agosto, a produção

Leia mais

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Novembro. 1. Evolução do Número de Empregados

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Novembro. 1. Evolução do Número de Empregados Apresentação A Sondagem Industrial CNI abrange os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal e tem por objetivo identificar as tendências da indústria brasileira. A pesquisa é realizada pela CNI em parceria

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 6, junho de 2019

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 6, junho de 2019 RESUMO E COMENTÁRIOS Produção industrial potiguar cai em junho A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que a produção industrial potiguar caiu em junho, mostrando

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar assinala a maior queda em 17 meses RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que a produção industrial

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 11, novembro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 11, novembro de 2018 Atividade industrial potiguar volta a crescer em novembro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, a produção industrial potiguar cresceu

Leia mais

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Junho. 1. Evolução do Número de Empregados

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Junho. 1. Evolução do Número de Empregados Apresentação A Sondagem Industrial CNI abrange os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal e tem por objetivo identificar as tendências da indústria brasileira. A pesquisa é realizada pela CNI em parceria

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 12, dezembro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 12, dezembro de 2018 RESUMO E COMENTÁRIOS Produção industrial potiguar cai em dezembro A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, a produção industrial potiguar caiu em dezembro, refletindo

Leia mais

Apresentação. Aumento da Produção Industrial em Abril. 1. Evolução do Número de Empregados

Apresentação. Aumento da Produção Industrial em Abril. 1. Evolução do Número de Empregados Apresentação A Sondagem Industrial CNI abrange os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal e tem por objetivo identificar as tendências da indústria brasileira. A pesquisa é realizada pela CNI em parceria

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 3 TRIMESTRE DE

SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 3 TRIMESTRE DE 1 SONDAGEM INDUSTRIAL FRANCA - 3 TRIMESTRE DE 2011 1 NOTA EXPLICATIVA: PARCERIA CNI/FIESP e Uni-FACEF A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente pela CNI e pelas Federações

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 9, setembro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 9, setembro de 2018 Produção industrial potiguar volta a cair em setembro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de setembro, a produção industrial

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX

FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO. REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX FORMULÁRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO REGISTRO SOB Nº: Uso exclusivo da PROEX 1 - TÍTULO: Classificação ( ) Programa ( ) Projeto ( ) Curso 2 - COORDENADOR (deverá ser docente ou técnico administrativo do IFSul)

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 3, março de 2019

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 3, março de 2019 RESUMO E COMENTÁRIOS Atividade industrial potiguar volta a cair em março A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de março, a produção industrial potiguar

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO

UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE POSITIVO CHAMADA DE PROJETOS PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) CICLO 2012-2013 EDITAL N o 117 de 03/04/2012 Art. 1 o A Reitoria da Universidade Positivo (UP) torna público o presente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

35,8 39,6 45,6 Queda em relação ao mês anterior. 30,8 27,3 39,8 Insatisfatória 35,6 36,0 45,4 Insatisfatória 22,5 21,8 41,2 Muito difícil

35,8 39,6 45,6 Queda em relação ao mês anterior. 30,8 27,3 39,8 Insatisfatória 35,6 36,0 45,4 Insatisfatória 22,5 21,8 41,2 Muito difícil Indicador NÍVEL DE ATIVIDADE MÊS ANTERIOR NÍVEL DE ATIVIDADE RELAÇÃO AO USUAL NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE OPERACIONAL % O que representa (mês de referência) Março e 1º trimestre de 2016

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 2, fevereiro de 2019

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 2, fevereiro de 2019 Queda menos intensa da produção industrial potiguar em fevereiro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de fevereiro, a produção

Leia mais

ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO

ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO ETAPAS DATAS Inscrições 23/03/2018 a 17/04/2018 Homologação das inscrições 18/04/2018 Avaliação dos projetos pela comissão avaliadora 18/04/2018 a 30/04/2018 Resultados

Leia mais

O ALCANCE DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO EM LONDRINA-PR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

O ALCANCE DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO EM LONDRINA-PR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES O ALCANCE DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO METROPOLITANO EM LONDRINA-PR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES HUGO RIBEIRO BORGES DE PAULA 1 FÁBIO CÉSAR ALVES DA CUNHA 2 Resumo: A intensificação do processo de urbanização,

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 12, dezembro de 2017

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 12, dezembro de 2017 Produção industrial potiguar termina o ano de 2017 em queda, mas melhor do que nos últimos dois anos RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela

Leia mais

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2011 EDITAL PROPEPG Nº 07/2010 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEPG, visando aperfeiçoar as ações relativas à Assistência Social, em

Leia mais

ANO 17. #02. FEV 2016

ANO 17. #02. FEV 2016 ANO 17. #02. FEV 2016 SONDAGEM INDUSTRIAL - MG ATIVIDADE MOSTRA MELHORA EM RELAÇÃO A 2015 Em fevereiro os indicadores de atividade industrial mostraram melhora em relação ao mês anterior e alguns indicadores

Leia mais

EDITAL Nº 921, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 FLUXO CONTÍNUO 2018

EDITAL Nº 921, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 FLUXO CONTÍNUO 2018 EDITAL Nº 921, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017 FLUXO CONTÍNUO 2018 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 1, janeiro de 2019

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 1, janeiro de 2019 RESUMO E COMENTÁRIOS Queda da produção foi menos intensa em janeiro A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de janeiro, a produção industrial potiguar

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 11, novembro de 2017

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 11, novembro de 2017 Atividade industrial potiguar volta a cair em novembro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de novembro, a produção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 021-2019 /PROEXT/UFRRJ Edital para Seleção de Projetos Extensionistas de Esporte e Lazer do Departamento

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 1, janeiro de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 1, janeiro de 2018 RESUMO E COMENTÁRIOS Queda da produção foi menos intensa em janeiro A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de janeiro, a produção industrial

Leia mais

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA REGULAMENTO COMPLEMENTAR DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UTFPR CÂMPUS APUCARANA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado integrante

Leia mais

Apresentação. Redução da Produção Industrial em Abril. 1. Evolução do Número de Empregados

Apresentação. Redução da Produção Industrial em Abril. 1. Evolução do Número de Empregados Apresentação A Sondagem Industrial CNI abrange os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal e tem por objetivo identificar a tendência passada e futura da indústria brasileira. A pesquisa é realizada

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar mostra nova queda em fevereiro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de fevereiro,

Leia mais

Palavras-chave: Região Metropolitana de Londrina - PR (RML); Uso da Água; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Gestão dos Recursos Hídricos.

Palavras-chave: Região Metropolitana de Londrina - PR (RML); Uso da Água; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Gestão dos Recursos Hídricos. Mariana Munhoz Larini Maurício Moreira dos Santos REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA PR E A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E DOS MANANCIAIS SUPERFICIAIS PARA

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 4, abril de 2018

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 21, Número 4, abril de 2018 RESUMO E COMENTÁRIOS Atividade industrial potiguar volta a cair em abril A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que a reação positiva no nível de

Leia mais

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

CADASTRAMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS TRINDADE COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO CADASTRAMENTO

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 6, junho de 2017

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 20, Número 6, junho de 2017 RESUMO E COMENTÁRIOS Atividade industrial potiguar volta a cair em junho A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que a reação positiva no nível de

Leia mais

43,9 47,3 45,0 Queda em relação ao mês anterior. 29,1 30,3 38,4 Insatisfatória 34,6 37,2 44,2 Insatisfatória 24,3 21,8 39,0 Muito difícil

43,9 47,3 45,0 Queda em relação ao mês anterior. 29,1 30,3 38,4 Insatisfatória 34,6 37,2 44,2 Insatisfatória 24,3 21,8 39,0 Muito difícil NÍVEL DE ATIVIDADE MÊS ANTERIOR NÍVEL DE ATIVIDADE RELAÇÃO AO USUAL NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE OPERACIONAL % O que representa (mês de referência) Março e 1º trimestre de 2017 A Sondagem

Leia mais

Pesquisa de Satisfação Abril 2018

Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação Abril 2018 Pesquisa de Satisfação 01. Objetivos 01. Objetivos A inclusão da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde como um dos critérios para o PQO tem como objetivo

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL EXPECTATIVAS SÃO NEGATIVAS PARA O INÍCIO DE 2016

SONDAGEM INDUSTRIAL EXPECTATIVAS SÃO NEGATIVAS PARA O INÍCIO DE 2016 SONDAGEM INDUSTRIAL ANO 16 #12 DEZ 2015 EXPECTATIVAS SÃO NEGATIVAS PARA O INÍCIO DE 2016 No encerramento de 2015 os indicadores da sondagem industrial mostraram que a atividade encerrou o ano em queda

Leia mais

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÉTODOS E GESTÃO EM AVALIAÇÃO www.ppgmga.posgrad.ufsc.br / ppgmga@contato.ufsc.br

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professora:Rosemary Barbosa de Melo Titulação: Doutorado Curso: Agronomia Turma: AG 09 Período de Execução: Componente Curricular/Disciplina: Administração Rural Oferta: ( ) Anual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS 57 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO - UFES MINUTA: 001/2006 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Súmula: Estabelece diretrizes sobre os objetivos,

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PROEX - IFSul

EDITAL Nº 02/2015 PROEX - IFSul EDITAL Nº 02/2015 PROEX - IFSul 1. DISPOSIÇÕES GERAIS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), torna público

Leia mais

DEZ/17 NOV/17. 52,8 39,6 48,5 Queda da produção

DEZ/17 NOV/17. 52,8 39,6 48,5 Queda da produção SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL Indicador PRODUÇÃO NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI) - % UCI EFETIVA- USUAL EVOLUÇÃO DOS ESTOQUES ESTOQUE EFETIVO- PLANEJADO MÉDIA HIST. Dezembro

Leia mais

PROJETO ABRACE UM FUTURO

PROJETO ABRACE UM FUTURO 1ª VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE LONDRINA NÚCLEO DE APOIO ESPECIALIZADO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DA COMARCA DE LONDRINA PROJETO ABRACE UM FUTURO Abrace nossas crianças e adolescentes, apadrinhe

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Atividade industrial potiguar volta a crescer em maio RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias Extrativas e de do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em maio, o nível de produção

Leia mais

MAR/17 FEV/17. 49,7 57,0 48,4 Crescimento da produção 49,7 49,5 47,4 Queda no número de empregados 66,0 68,0 70,8 Crescimento no uso da capacidade

MAR/17 FEV/17. 49,7 57,0 48,4 Crescimento da produção 49,7 49,5 47,4 Queda no número de empregados 66,0 68,0 70,8 Crescimento no uso da capacidade Indicador PRODUÇÃO NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI) - % UCI EFETIVA- USUAL EVOLUÇÃO DOS ESTOQUES ESTOQUE EFETIVO- PLANEJADO MÉDIA HIST. Março e 1º trimestre de 2017 Maior crescimento

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA METODOLOGIA. Versão 2.0

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA METODOLOGIA. Versão 2.0 INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA METODOLOGIA Versão 2.0 Brasília - Março/2012 Versão 2.0 Brasília-DF Janeiro/2015 METODOLOGIA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Versão 2.0 Brasília - Março/2012 Versão 2.0 Brasília-DF

Leia mais

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Critérios internos para submissão de Propostas referentes ao Edital Capes 06/2018 - Residência Pedagógica Considerando os objetivos do

Leia mais

EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT

EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO PBEXT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL N. 001/2018/DIREX PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROJETOS E BOLSISTAS DE EXTENSÃO VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Noções básicas de Administração da Produção. Noções básicas sobre a evolução do Pensamento Administrativo. Papel estratégico e objetivos da produção. Estratégia de produção. Projeto em gestão

Leia mais

CBIC DA CONSTRUÇÃO. Atividade produtiva da Construção Civil no Tocantins, permanece aquém do nível desejado 36,9 33,5

CBIC DA CONSTRUÇÃO. Atividade produtiva da Construção Civil no Tocantins, permanece aquém do nível desejado 36,9 33,5 DA CONSTRUÇÃO CBIC Palmas, Tocantins - Ano V, Nº 17, Julho/Setembro de 215 Atividade produtiva da Construção Civil no Tocantins, permanece aquém do nível desejado O nível de produção do setor da Construção

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS DE FIM DE CICLO Unidade Técnico Científica de Engenharia Civil

REGULAMENTO DE PROJETOS DE FIM DE CICLO Unidade Técnico Científica de Engenharia Civil REGULAMENTO DE PROJETOS DE FIM DE CICLO Unidade Técnico Científica de Engenharia Civil Capítulo I INTRODUÇÃO Este regulamento aplica-se às Unidades Curriculares de Projeto I e Projeto II da Unidade Técnica

Leia mais

Ser docente da UESC, estar em atividade no início de execução do projeto e durante a vigência.

Ser docente da UESC, estar em atividade no início de execução do projeto e durante a vigência. EDITAL UESC Nº 132 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PAEG 2018 MODALIDADES: PROJETOS DE ENSINO E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Reitora da Universidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS RESUMO O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma ação desejada no futuro de maneira mais eficiente, eficaz

Leia mais

Comprometimento de renda e Inadimplência: uma análise da família londrinense de 2016 a 2018

Comprometimento de renda e Inadimplência: uma análise da família londrinense de 2016 a 2018 https://eventos.utfpr.edu.br//sei/sei2018 Comprometimento de renda e Inadimplência: uma análise da família londrinense de 2016 a 2018 Committed income and defaults: an analysis of the Londrina family from

Leia mais

IMPE INDICADORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESULTADOS DE MAIO DE 2007

IMPE INDICADORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESULTADOS DE MAIO DE 2007 IMPE INDICADORES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESULTADOS DE MAIO DE 2007 Rio de Janeiro, 10 de julho de 2007 ÍNDICE ÍNDICE...1 1 Introdução...2 2 Índice de Desempenho (IDES)

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª série Administração da Produção e Operações A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

MAR/18 FEV/18. 48,7 49,5 51,1 Queda dos estoques IV/17 I/18

MAR/18 FEV/18. 48,7 49,5 51,1 Queda dos estoques IV/17 I/18 Indicador PRODUÇÃO NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI) - % UCI EFETIVA- USUAL EVOLUÇÃO DOS ESTOQUES ESTOQUE EFETIVO- PLANEJADO MÉDIA HIST. Março e 1º trimestre de 2018 Intenção de

Leia mais

EDITAL N 01/2016 PEP / UFRN RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN

EDITAL N 01/2016 PEP / UFRN RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN EDITAL N 01/2016 PEP / UFRN RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA 6EMA020-2000 Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 13 de abril de 2016 CRONOGRAMA 1 o BIMESTRE: MÓDULO I - Estatística Descritiva Noções Básicas em estatística:

Leia mais

EDITAL 03/ PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO

EDITAL 03/ PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO EDITAL 03/2017 - PPGCEM - PROCESSO DE SELEÇÃO 2017.2 - MESTRADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),

Leia mais

Junho e 2º trimestre de ,7 45,3 46,0 65,7 41,2 46,7 26,5 26,5 43,7 60,6 54,9 52,0 53,8 54,0 38,3

Junho e 2º trimestre de ,7 45,3 46,0 65,7 41,2 46,7 26,5 26,5 43,7 60,6 54,9 52,0 53,8 54,0 38,3 Junho e 2º trimestre de 2015 A Sondagem da Construção é uma pesquisa realizada pela Unidade de Estudos Econômicos da FIERGS em parceria com a CNI e CBIC, com vistas a trazer informações sobre a situação

Leia mais

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Junho. 1. Evolução do Número de Empregados

Apresentação. Queda da Produção Industrial em Junho. 1. Evolução do Número de Empregados Apresentação A Sondagem Industrial CNI abrange os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal e tem por objetivo identificar a tendência passada e futura da indústria brasileira. A pesquisa é realizada

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra DPE DIRETORIA DE PESQUISAS COREN COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra 06/05/11 Censo x pesquisas por amostra Censo: investiga todos os elementos

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2008/2009

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2008/2009 SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ENTIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS, DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE ORIENTAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NO ESTADO DO PARANÁ CÓDIGO 010.215.01526.3 CGC 75.992.446/0001-49 Rua 13 de Maio,

Leia mais

Ser docente da UESC, estar em atividade no início de execução do projeto e durante a vigência. 4. Recursos financeiros e bolsas auxílio

Ser docente da UESC, estar em atividade no início de execução do projeto e durante a vigência. 4. Recursos financeiros e bolsas auxílio EDITAL UESC Nº 182 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PAEG 2016 MODALIDADES: PROJETOS DE ENSINO E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Reitora da Universidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ADP

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ADP XXVII ENANGRAD A NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A CONTABILIDADE E O USO DE INDICADORES: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA EM SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA AMEPAR - ASSOCIACAO DOS MUNICIPIOS MEDIO PARANAPANEMA ANA

Leia mais

27,8 29,0 40,7 Insatisfatória 36,4 35,1 46,2 Insatisfatória

27,8 29,0 40,7 Insatisfatória 36,4 35,1 46,2 Insatisfatória Indicador NÍVEL DE ATIVIDADE MÊS ANTERIOR NÍVEL DE ATIVIDADE RELAÇÃO AO USUAL NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE OPERACIONAL % Setembro e 3º trimestre de 2015 A Sondagem da Construção é uma pesquisa

Leia mais

CONSÓRCIO PARANÁ SAÚDE LOTES DE COMPRA 01/ / / / / / / / /2015. RS1 - Paranaguá

CONSÓRCIO PARANÁ SAÚDE LOTES DE COMPRA 01/ / / / / / / / /2015. RS1 - Paranaguá REGIONAL DE SAÚDE RS1 - Paranaguá Antonina Guaraqueçaba Guaratuba Matinhos Morretes Pontal do Paraná Guias de Distribuição de Medicamentos - Levantamento de Pendências Indica Guias Faltantes Gerado em:

Leia mais

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2008 EDITAL nº 05 de 20/08 de 2007 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEPG, em conformidade com as políticas de extensão e atendendo ao

Leia mais

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br ppgcc@contato.ufsc.br (48) 3721-9738

Leia mais

40,7 44,3 45,4 Queda em relação ao mês anterior. 27,3 29,1 39,4 Insatisfatória 36,0 35,3 45,0 Insatisfatória 21,8 24,7 40,6 Muito difícil

40,7 44,3 45,4 Queda em relação ao mês anterior. 27,3 29,1 39,4 Insatisfatória 36,0 35,3 45,0 Insatisfatória 21,8 24,7 40,6 Muito difícil Indicador NÍVEL DE ATIVIDADE MÊS ANTERIOR NÍVEL DE ATIVIDADE RELAÇÃO AO USUAL NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE OPERACIONAL % O que representa (mês de referência) Junho e 2º trimestre de 2016

Leia mais

Lucas Abreu Roberta Cruz

Lucas Abreu Roberta Cruz Lucas Abreu Roberta Cruz O orçamento de produção é uma estimativa de bens que devem ser fabricados durante o exercício orçamentário. Compreende o estabelecimento de políticas em relação ao níveis de produção

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO NAS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA REFERÊNCIA DEZEMBRO 2016

ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO NAS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA REFERÊNCIA DEZEMBRO 2016 Londrina, 20 de janeiro de 2017. NOTA À IMPRENSA ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE TRABALHO NAS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA REFERÊNCIA DEZEMBRO 2016 Este acompanhamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais