Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho"

Transcrição

1 Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Claudio Vicente Mitidieri Filho Observações: Objetivo: Disseminar a conceituação e a metodologia da avaliação de desempenho aplicada à construção de habitações, bem como os critérios de desempenho e métodos de avaliação aplicados a sistemas construtivos, de uma forma bastante pragmática, sempre exemplificando com aplicações na construção de edificações habitacionais. Apresentação de sistemas construtivos para habitação, à luz do conceito de desempenho, abordando principais especificações, detalhes construtivos e aspectos de desempenho. Apresentação e discussão da NBR 15575:2013 Desempenho de edificações habitacionais Justificativa: A construção de edifícios habitacionais no Brasil tem passado por uma transformação muito grande nos últimos anos, em especial a partir de meados da década de 1990, com a introdução de diversos produtos e sistemas construtivos, e a partir de 2009 com a construção em escala no país. A técnica de construir, portanto, tem se tornado cada vez menos de domínio do projetista e do construtor e, cada vez mais, de domínio de produtores. Desta forma, há que se mudar o enfoque da construção, ou seja, de como encarar o emprego de produtos, introduzindo o conceito de desempenho e da avaliação de desempenho de produtos e sistemas, de forma a oferecer, ao profissional, ferramentas para que ele consiga identificar formas de analisar tais produtos, frente às ofertas de mercado. Em julho de 2013 passou a ser exigida a NBR , uma norma técnica referente a desempenho de edificações habitacionais. Esta norma é debatida durante a disciplina, como instrumento para a avaliação e o desenvolvimento de novos projetos e novas tecnologias. Somente com tal conhecimento e os novos conceitos, abordados de uma forma bastante pragmática na disciplina, com aplicações práticas, o profissional poderá preparar-se para as mudanças no setor de construção de edifícios, considerando os sistemas construtivos que têm sido adotados nas construções habitacionais. O SINAT, Sistema Nacional de Avaliação Técnica, também é baseado no conceito de desempenho, sendo que os conhecimentos adquiridos na disciplina permitirão um melhor entendimento das diretrizes de avaliação técnica (Diretriz Sinat), dos documentos de avaliação técnica (DATec) e das avaliações de desempenho de soluções convencionais, com as Fichas de Avaliação de Desempenho (FAD).

2 Ementa: A disciplina engloba aulas expositivas, laboratórios, exercícios e seminários. Nos aspectos mais conceituais, são abordados os conceitos relativos a desempenho de habitações e avaliação de desempenho de produtos e sistemas para construções habitacionais, englobando aspectos de desempenho estrutural, segurança ao fogo, desempenho térmico e acústico, estanqueidade e durabilidade, entre outros. Será abordada a NBR 15575:2013 Desempenho de edificações habitacionais. São abordados sistemas construtivos e, para cada tipo abordado, os aspectos de desempenho mais importantes, como: a questão da estanqueidade à água das juntas em painéis pré-fabricados para fachadas; questões relativas à durabilidade e proteção contra corrosão de estruturas e sistemas construtivos de aço; desempenho de sistemas construtivos em madeira; sistemas construtivos em concreto moldado no local por meio de formas metálicas; sistemas de paredes de drywall. Os exercícios e seminários complementam os temas e os sistemas apresentados, fazendo com que os alunos apliquem de forma prática os conceitos e conhecimentos disseminados ao longo da disciplina. Forma de Avaliação: O aproveitamento do aluno é avaliado mediante exercícios individuais, exercícios em grupo e seminário com trabalho escrito. Os exercícios têm peso de 40% e o seminário de 60%. O prazo máximo para entrega dos exercícios individuais e do trabalho escrito, referente ao seminário, é dia 07/05/2019. A critério exclusivo do professor, poderá ser descontado 1 ponto por dia de atraso, seja na entrega do trabalho escrito ou dos exercícios. Material Utilizado: Metodologia: Conhecimentos Prévio:

3 Bibliografia Básica: 1. MITIDIERI FILHO, C. V. Avaliação de desempenho de componentes e elementos construtivos inovadores destinados a habitações: Proposições específicas à avaliação do desempenho estrutural. Tese apresentada à EPUSP para obtenção do título de Doutor em Engenharia, São Paulo, EPUSP, TECNOLOGIA DE EDIFICAÇÕES. Projeto de divulgação tecnológica Lix da Cunha. São Paulo, Pini, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Divisão de Edificações do IPT, Coletânea de trabalhos da Divisão de Edificações do IPT. 3. INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SA. Catálogo de Processos e Sistemas Construtivos para Habitação. IPT/FINEP, São Paulo, Publicação IPT nº Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR Desempenho de edificações habitacionais, ABNT, Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575:2013. Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação, Bernardi, Mauro de. Análise crítica de sistema construtivo para habitações com o emprego de fôrmas metálicas tipo túnel, a partir de processo de aprovação técnica. São Paulo: -- Dissertação de mestrado profissional na área de Tecnologia em Construção de Edifícios apresentada ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT, Oliveira Jr, Benedito Carlos de. Sistematização do projeto e execução de paredes de chapas de gesso acartonado. São Paulo: --Dissertação de mestrado na área de Tecnologia em Construção de Edifícios apresentada ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT, Dubena, Maria Zarria Uhebe. Paredes de chapas de gesso acartonado em áreas molháveis. São Paulo: --Dissertação de mestrado profissional na área de Tecnologia em Construção de Edifícios apresentada ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT, 2005 Site de interesse: pbqp-h (ministério das cidades) Bibliografia Complementar:

4 Programa da Oferecimento: 1. Conceituação geral de desempenho e sua aplicação à avaliação e ao desenvolvimento de inovações tecnológicas e de soluções para habitações. Norma brasileira de desempenho de edifícios habitacionais. Aulas 1 a 4 (Cláudio) - 29/01/2019; 2. Desempenho estrutural e estanqueidade à água: conceituação, critérios de desempenho e métodos de avaliação. Estanqueidade à água de fachadas e comportamento das juntas em painéis pré-fabricados de concreto. Aulas 5 a 8 (Cláudio) - 05/02/2019; 3. Desempenho térmico: conceituação, requisitos e critérios de desempenho, e métodos de avaliação. Aulas 09 a 12 (Fúlvio) - 12/02/2019;22/02/ Desempenho acústico: conceituação, requisitos e critérios de desempenho, e métodos de avaliação. Aulas 13 a 16 (Fúlvio) -19/02/2019; 5. Requisitos Gerais(implantação; saúde, higiene e qualidade do ar; adequação ambiental; segurança no uso e ocupação; funcionalidade e acessibilidade; conforto tátil e antropodinâmico) apresentação do G1; Segurança ao Fogo (considerar partes 1,2,3,4 e 5) apresentação do G2. Conceituação, requisitos, critérios de desempenho e métodos de avaliação apresentações dos alunos. Aulas 17 a 20 (Cláudio) 26/02/2019; 6. Visita aos laboratórios: componentes e sistemas construtivos, segurança ao fogo, térmica e acústica. Aulas 21 a 24 (Cláudio) 12/03/2019, 14:00 às 17:30h - prédio nº 36 - térreo Laboratório de Componentes e Sistemas. 7. Durabilidade (parte 1 da NBR 15575). Conceituação, requisitos, critérios de desempenho e métodos de avaliação apresentação do G3. Critérios de durabilidade aplicados a sistemas construtivos específicos (Diretrizes e DATec s no âmbito do SiNAT: concreto moldado no local; wood frame; steel frame; PVC e concreto; fachadas leves; telhas de PVC; etc) apresentação do G4. Apresentações dos alunos. Aulas 25 a 28 (Cláudio) - 12/03/ Sistemas construtivos em concreto moldado no local com formas metálicas (forma tipo túnel e tipo parede). Aulas 29 a 32 (Cláudio) - 19/03/2019; 9. Sistemas construtivos em concreto leve e dinâmicas de grupos com apresentação de artigos. Aulas 33 a 36 (Cláudio) - 26/03/ Sistema construtivo com emprego de paredes de chapas de gesso para drywall parte 1. Aulas 37 a 40 (Cláudio) - 02/04/ Sistema construtivo com emprego de paredes de chapas de gesso para drywall parte 2. Aulas 41 a 44 (Cláudio) 09/04/ Emprego do aço na construção de edifícios: corrosão de metais; aços resistentes à corrosão atmosférica; recomendações para emprego do aço na construção de edifícios (projeto e execução) e sistemas de pintura. Aulas 45 a 48 (Celso) - 16/04/ Sistemas construtivos em madeira: wood frame e CLT. Aulas 49 a 52 (Luciana) - 23/04/ Apresentação de seminários em grupos (G1 e G2).

5 Aulas 53 a 56 (Cláudio) - 30/04/ Apresentação de seminários em grupos (G3 e G4). Aulas 57 a 60 (Cláudio) - 07/05/2019.

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS Enga. Célia Maria Martins Neves cneves@superig.com.br DESEMPENHO 1 70 80 90 materiais tradicionais mdo treinada no canteiro desafios localizados

Leia mais

Inspeção Predial. Conceitos, definições e incumbências do gestor

Inspeção Predial. Conceitos, definições e incumbências do gestor Conceitos, definições e incumbências do gestor Conteúdo Programático Conceitos e Definições; Objetivo da ; Incumbência dos Gestores/Síndicos das Edificações - Exigências da NBR 5674:2012 e NBR 14037:2011;

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175729 Aplicação da ABNT NBR 15.575 em portas de madeira Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentado no Workshop Técnico de Portas de Madeira, 2018, Curitiba. A série Comunicação

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

WWW.PAINEISTERMOISOLANTES.COM.BR Sistema construtivo industrializado alinhado aos critérios da norma de desempenho para empreendimentos habitacionais Giovani Oliveira Gerente do Segmento Revestimentos

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175270 Sistemas construtivos inovadores X convencionais Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentada no I Ciclo de Palestra de Engenharia Civil - CIPEC, Centro Universitário Tiradentes-Unit,

Leia mais

SiNAT. Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores

SiNAT. Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores SiNAT Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores Maria Salette Weber Coordenadora Geral do PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades HISTÓRICO Década de 80: início

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA

CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA MINUTA DO RELATÓRIO TÉCNICO 16 de agosto de 2010 CIA CONSTRUTORA E INCORPORADORA AGUIRRE LTDA Avaliação técnica complementar do desempenho térmico de sistema construtivo integrado por paredes de concreto

Leia mais

Título: TCE Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios

Título: TCE Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios Título: TCE-004 - Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Mirian Cruxên Barros de Oliveira Observações: Objetivo: Apresentar

Leia mais

Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT

Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério

Leia mais

Esclarecimentos sobre a utilização de perfis de PVC rígido para forros em unidades habitacionais para o Programa Minha Casa Minha Vida

Esclarecimentos sobre a utilização de perfis de PVC rígido para forros em unidades habitacionais para o Programa Minha Casa Minha Vida INFORMATIVO AFAP Julho de 2018 Esclarecimentos sobre a utilização de perfis de PVC rígido para forros em unidades habitacionais para o Programa Minha Casa Minha Vida Quais as exigências relativas aos produtos

Leia mais

Eng. Ary Fonseca Jr. MITOS E VERDADES

Eng. Ary Fonseca Jr. MITOS E VERDADES Eng. Ary Fonseca Jr. MITOS E VERDADES SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Nosso projeto O que estamos fazendo Mitos e Verdades Projeto Norma Desempenho Térmico Concreto Patologia Custo Considerações Finais Nosso projeto...

Leia mais

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA Norma de Desempenho Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA GEPAD Gerência Nacional de Normas e Padrões Email : gepad10@caixa.gov.br 23 telas CAIXA Apoio a Projetos para Evolução

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174245 Uso do catálogo de desempenho de subsistemas: SINAT Fulvio Vittorino Palestra apresentado no Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção,

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220 Desempenho Térmico de edificações NBR15220 PROFESSOR Roberto Lamberts ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS + objetivos + requisitos usuários + NBR 15220 + NBR 15220-3 + parâmetros e condições de contorno + estratégias

Leia mais

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS I WORKSHOP DE DESEMPENHO MINASCON 2014 07/agosto/2014 IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS Laura Marcellini Diretora Técnica ABRAMAT IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE

Leia mais

NBR (Partes 1 a 6)

NBR (Partes 1 a 6) NORMA DE DESEMPENHO NBR-15.575 (Partes 1 a 6) AGRADECIMENTOS IBDiC Instituto Brasileiro de Direito da Construção IBAPE/SP -Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo CDiC

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220 Desempenho Térmico de edificações NBR15220 PROFESSOR Roberto Lamberts ALEJANDRO NARANJO ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura introdução parte 3 NBR15220 exemplo 2 x Normas de Desempenho Buscam atender

Leia mais

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A.

Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Estudo de Caso: Precon Engenharia S.A. Instituto Falcão Bauer da Qualidade Rua Aquinos, 111 Prédio III 3º andar Água Branca São Paulo - SP CEP 05036-070 Tel./Fax: (11) 3611-1729 www.ifbq.org.br Painéis

Leia mais

SiNAT. 29ª Reunião da CN-SiNAT. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H

SiNAT. 29ª Reunião da CN-SiNAT. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H SiNAT 29ª Reunião da CN-SiNAT Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H Secretaria Nacional de Habitação Ministério das Cidades 06 de dezembro de 2017 Informes Gerais Documentos

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS: CARTILHA TÉCNICA COM ABORDAGEM DO DESEMPENHO TÉRMICO, ACÚSTICO E ESTANQUEIDADE

NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS: CARTILHA TÉCNICA COM ABORDAGEM DO DESEMPENHO TÉRMICO, ACÚSTICO E ESTANQUEIDADE 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT.

Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT. Desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-moldados de concreto: Uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Oliveira Apresentação Objetivos do SiNAT / Cronologia Processo de

Leia mais

II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3

II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3 II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3 PALESTRANTES: - Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto - José Eduardo Granato - Roberto Falcão Bauer NOVEMBRO - 2013 PAINEL 3 PERÍCIAS DE ENGENHARIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE MINICURRÍCULO Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI CIMATEC Tem experiência

Leia mais

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS.

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174035 Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS Fulvio Vittorino Palestra apresentada no 88º Encontro Nacional da Indústria

Leia mais

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT.

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174566 Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO

Leia mais

Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin

Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin Esta apresentação mostra os resultados de um trabalho

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER NORMA DE DESEMPENHO Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER Belo Horizonte, MG, setembro de 2016 ANICER Assoc. Nac. da Ind. Cerâmica Produtos de cerâmica vermelha Dados da

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO TEÓRICO PRÁTICO DE CONCEITOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA CIVIL

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO TEÓRICO PRÁTICO DE CONCEITOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA CIVIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

Engo. Robson Dornelas Machado. Sistema Construtivo Light Steel

Engo. Robson Dornelas Machado. Sistema Construtivo Light Steel Engo. Robson Dornelas Machado Sistema Construtivo Light Steel Fabricação de Tijolos de Adobe Antigo Egito (3100 AC a 30 AC) Construção de Alvenaria Características Lenta Pouco Uniforme Muito Desperdício

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Sumário. NESTE DOCUMENTO: Introdução. Metodologia. Vantagens & Benefícios. Dúvidas Frequentes dos Clientes. Bem-vindo ao Informativo da Empresa!

Sumário. NESTE DOCUMENTO: Introdução. Metodologia. Vantagens & Benefícios. Dúvidas Frequentes dos Clientes. Bem-vindo ao Informativo da Empresa! I N F O R M A T I V O S T E E L F R A M E Guia Rápido Sumário Bem-vindo ao Informativo da Empresa! NESTE DOCUMENTO: Introdução Metodologia Vantagens & Benefícios Dúvidas Frequentes dos Clientes Introdução

Leia mais

ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA NORMA DE DESEMPENHO NBR DA ABNT

ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA NORMA DE DESEMPENHO NBR DA ABNT ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA ORMA DE DESEMPEHO BR 15.575 DA ABT Os direitos autorais da apresentação são de exclusividade do Gabinete de Perícias Gomide, sendo vedada sua utilização sem prévia autorização.

Leia mais

CONFORTO TÉRMICO RESIDENCIAL ANÁLISE DE CASO EM SANTA ROSA/RS 1

CONFORTO TÉRMICO RESIDENCIAL ANÁLISE DE CASO EM SANTA ROSA/RS 1 CONFORTO TÉRMICO RESIDENCIAL ANÁLISE DE CASO EM SANTA ROSA/RS 1 Joice Moura Da Silva 2, Jardel Hammes Hartmann 3, Claudinei Adriano Fagundes 4, Geovani Henrique Schuh 5, Claus Dante Schönardie 6. 1 Artigo

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Estudo de caso em empresas do programa Inovacon-CE AGRADECIMENTOS Instituições de ensino INOVACON Programa

Leia mais

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO 04 de junho de 2009 Realização: Carlos Alberto de Moraes Borges caborges@tarjab.com.br Estrutura da apresentação Normalização e o Sistema regulatório

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS: UNISINOS INSTITUTO TECNOLÓGICO EM DESEMPENHO E CONSTRUÇÃO CIVIL NORMA DE DESEMPENHO E OS SISTEMAS VERTICAIS DE VEDAÇÃO DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES Prof. Dr. Bernardo

Leia mais

Audiência Pública. Registro de Preços para Construção de

Audiência Pública. Registro de Preços para Construção de Audiência Pública Registro de Preços para Construção de Estabelecimentos de Ensino Público Projeto Piloto: Construção Escolas ProInfância Desafio: Melhorar a eficiência do processo, e garantir:. Edifícios

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

Michele Gleice da Silva

Michele Gleice da Silva Palestrante: Michele Gleice da Silva Tema: Como atender aos requisitos da norma de desempenho ABNT NBR 15575 - Esquadrias Laboratório de Ensaios ACREDITAÇÃO INMETRO Verificação da competência do laboratório

Leia mais

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S/A A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 REALIZAÇÃO Flávio Paulino de Andrade e Silva

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220 Desempenho Térmico de edificações NBR15220 PROFESSOR Roberto Lamberts ALEJANDRO NARANJO ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura introdução parte 3 NBR15220 exemplo 2 x Normas de Desempenho Buscam atender

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência Utilização de Light Steel Frame em obras de médio e grande porte Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência alex@construtorasequencia.com.br São Paulo, Brasil 31 de agosto a 02 de setembro

Leia mais

Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF

Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF Disciplina "Construção de Edifícios" Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF Necessidades do país Déficit habitacional é uma expressão que se refere à quantidade de cidadãos sem moradia adequada

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171000 A norma de desempenho de edificações NBR 15.575 Julio Cesar Sabadini de Souza Slides apresentado no Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, 41., 2012, Campo Grande/MS

Leia mais

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 2º Debatedor Prof.Dr. Douglas Barreto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos Conceito de Desempenho Uma

Leia mais

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia Líder em Tecnologia Costumo dizer que um arquiteto deveria viver 200 anos. Precisa dos primeiros 100 anos para aprender. E precisa da outra metade para aplicar o que aprendeu. É uma disciplina difícil.

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084. Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084. Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172084 Sistemas construtivos inovadores X avaliação técnica com abordagem de desempenho X SINAT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentada no SIMPÓSIO ALAGOANO DE ENGENHARIA

Leia mais

Palavras-chave: Isolamento sonoro. Parede em light steel frame. Banda acústica. Barra resiliente. Índice de redução sonora ponderado (Rw).

Palavras-chave: Isolamento sonoro. Parede em light steel frame. Banda acústica. Barra resiliente. Índice de redução sonora ponderado (Rw). ISSN 1678-1740 http://ulbratorres.com.br/revista/ Torres,Vol. I - Novembro, 2016 Submetido em: Jul/Ago/Set, 2016 Aceito em: Out/2016 BANDA ACÚSTICA FIXADA EM GUIAS E MONTANTES PROMOVE AUMENTO DO ISOLAMENTO

Leia mais

JOSÉ MÁRCIO FERNANDES Vice-Presidente Fundador

JOSÉ MÁRCIO FERNANDES Vice-Presidente Fundador JOSÉ MÁRCIO FERNANDES Vice-Presidente Fundador Relatório McKinsey Produtividade Construção Civil Relatório McKinsey Produtividade Construção Civil Relatório McKinsey Produtividade Construção Civil Relatório

Leia mais

CÁLCULO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE LAJES PRÉ- MOLDADAS COM TAVELAS CERÂMICAS E BLOCOS DE EPS

CÁLCULO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE LAJES PRÉ- MOLDADAS COM TAVELAS CERÂMICAS E BLOCOS DE EPS CÁLCULO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE LAJES PRÉ- MOLDADAS COM TAVELAS CERÂMICAS E BLOCOS DE EPS Daniel Barp Crema (1), Fernando Pelisser (2) RESUMO UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1) daniel@cremaengenharia.com.br,

Leia mais

Instalações Prediais Aula 2

Instalações Prediais Aula 2 Instalações Prediais Aula 2 Prof. Dr. Alexandre Marques Buttler Identificação Curso: Engenharia Civil Carga horária: 2 h/aula Ano letivo: 2011 Aula teórica: sexta (19:20 21:00) 2 CONTRATO DE TRABALHO Cll

Leia mais

PRJ GALPÃO - otavio curtiss silviano brandão CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50

PRJ GALPÃO - otavio curtiss silviano brandão CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50 PRJ092 07 GALPÃO DISCIPLINA: PROJETO CÓDIGO: PRJ092 - O7 CLASSIFICAÇÃO: OPTATIVA DO TIPO 2 TERÇAS E SEXTAS 9:30 ÀS 12:50 CARGA HORÁRIA: 60 horas PRÁTICAS CRÉDITOS: 4 Os alunos deverão trabalhar em duplas

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO. A Visão de um Incorporador e Construtor

NORMA DE DESEMPENHO. A Visão de um Incorporador e Construtor NORMA DE DESEMPENHO A Visão de um Incorporador e Construtor EXPEDIÇÃO KON-TIKI NORMA DE DESEMPENHO ESTAMOS A DERIVA? Temos objetivos bem definidos Dispomos de muitos estudos ao contrário de 2013 Mas estamos

Leia mais

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Os requisitos de desempenho acústico do ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Ruídos internos e externos aos edifícios - DESEMPENHO ACÚSTICO - Normas técnicas 1) Normas Técnicas

Leia mais

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTRUTURAL DA CASA DE BOMBAS DO CAMPUS PENEDO DO IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Para a composição da

Leia mais

BANDA ACÚSTICA FIXADA EM GUIAS E MONTANTES PROMOVE AUMENTO DO ISOLAMENTO SONORO EM PAREDE DE LIGHT STEEL FRAME. Graziella Ferrer Radavelli

BANDA ACÚSTICA FIXADA EM GUIAS E MONTANTES PROMOVE AUMENTO DO ISOLAMENTO SONORO EM PAREDE DE LIGHT STEEL FRAME. Graziella Ferrer Radavelli BANDA ACÚSTICA FIXADA EM GUIAS E MONTANTES PROMOVE AUMENTO DO ISOLAMENTO SONORO EM PAREDE DE LIGHT STEEL FRAME Graziella Ferrer Radavelli Mestre em Engenharia Civil, Professora da ULBRA Torres. Currículo

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171001 Contribuições para o aprimoramento da ABNT NBR 15575 e durabilidade de materiais e componentes inovadores: desempenho térmico, acústico, iluminação natural e ensaio de choque

Leia mais

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III

EMENTA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil III SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 038 - ESTRUTURAS DE MADEIRA WOOD FRAME Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Introdução Histórico Componentes Projeto

Leia mais

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO Marcia Menezes marciame@cte.com.br Consultora Gestora de Núcleo de Competência: Norma de Desempenho do CTE Consultoria e Gerenciamento na Cadeia Produtiva

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 01 - Norma de Desempenho DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Patologias diversas e cada vez mais precoces; Manutenção complicada; Acidentes e desconfortos; Má durabilidade; Falta de parâmetros

Leia mais

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 5 Paredes Maciças de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III Vigência: a partir de 2016/1 Período letivo: 4º ano Carga horária total: 180h Código: PEL_EDI.134 Ementa: Aprofundamento teórico de todos os

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO EM REGIME DE 20 HORAS SEMANAIS PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE

Leia mais

AGOSTO 2017 ABNT/CB-002

AGOSTO 2017 ABNT/CB-002 AGOSTO 2017 ABNT/CB-002 Salvador Benevides ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho de Edificação Normalização - Princípios gerais ATUALI- ZAÇÃO OU CRIAÇÃO PARIDADE SIMPLIFICA- ÇÃO CONSENSO TÉCNICO REPRESENTA

Leia mais

Placa Cimentícia Impermeabilizada

Placa Cimentícia Impermeabilizada Impermeabilizada A solução da Brasilit para a construção de paredes e fachadas. Impermeabilizada Praticidade, conforto e resistência para as mais variadas aplicações. Fachada com junta aparente Fachada

Leia mais

Instituto Falcão Bauer da Qualidade

Instituto Falcão Bauer da Qualidade Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Instituto Falcão Bauer da Qualidade DIRETRIZES TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E CONSTRUÇÃO DE QUADRAS POLIESPORTIVAS COBERTAS PARA ESTABELECIMENTOS

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... Pág. 3 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... Pág. 3 3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... Pág. 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E COMPROBATÓRIA... Pág. 4 5. GRÁFICO DE ISOPLETAS... Pág.5 6. CONCLUSÃO... Pág.5

Leia mais

TECNOLOGIA DE VEDAÇÕES VERTICAIS CAPÍTULO 1: FUNDAMENTOS

TECNOLOGIA DE VEDAÇÕES VERTICAIS CAPÍTULO 1: FUNDAMENTOS TECNOLOGIA DE VEDAÇÕES VERTICAIS CAPÍTULO 1: FUNDAMENTOS Nestas notas de aulas, as vedações verticais serão inicialmente localizadas no conjunto do edifício, buscando-se recuperar o seu enfoque sistêmico.

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA DE INCÊNDIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA

DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA DE INCÊNDIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA DIVISÃO TÉCNICA DE ENGENHARIA DE INCÊNDIO DO INSTITUTO DE ENGENHARIA Sistema de detecção wireless e seus dispendiosos equívocos contra os consumidores Coronel Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17 de novembro de 2017

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17 de novembro de 2017 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 17 de novembro de 2017 Iago Belarmino Lucena FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A PREVENÇÃO MESA REDONDA: PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A PREVENÇÃO MESA REDONDA: PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DSG - Divisão Técnica de Segurança Apoio: DEI - DES - DEC - DEN - DEP - DCO - DTEQ - DMA NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA A PREVENÇÃO MESA REDONDA: PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Rio

Leia mais

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DO SISTEMA WOOD FRAME NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES UNIFAMILIARES NO BRASIL

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DO SISTEMA WOOD FRAME NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES UNIFAMILIARES NO BRASIL ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DO SISTEMA WOOD FRAME NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES UNIFAMILIARES NO BRASIL Felipe Negrão Antunes Rocha., Gustavo Bittencourt Pereira. 2, Nara Oliveira Yokoyama. 3 Universidade

Leia mais

R3 R4 R3 R R2 54,4 52,2 5,8 29,0 Q1 1,0 2,0 3,0 1,0

R3 R4 R3 R R2 54,4 52,2 5,8 29,0 Q1 1,0 2,0 3,0 1,0 Estatísticas - Caracterização dos especialistas respondentes da Primeira Rodada (DELPHI CONSTRUÇÃO) RESUMO Página 1 Representatividade por Estado Último Ciclo de Educação Formal % 3 BR 4,3% BR 19 Graduação

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil Desempenho Térmico de edificações PROFESSOR Roberto Lamberts ALEJANDRO NARANJO ECV 51 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura introdução Requisitos gerais Requisitos Vedações verticais Requisitos coberturas 2 +introdução

Leia mais

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO

TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA. Fone: FEVEREIRO TUTORIAL MINHA CASA MINHA VIDA O Template MCMV O Template MCMV Minha Casa Minha Vida tem como objetivo fornecer um arquivo BIM (Building Information Modeling) com Famílias e Famílias de Sistemas adaptados

Leia mais

SELEÇÃO TECNOLÓGICA BASEADA EM REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE. Luciana Oliveira / IPT

SELEÇÃO TECNOLÓGICA BASEADA EM REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE. Luciana Oliveira / IPT SELEÇÃO TECNOLÓGICA BASEADA EM REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE Luciana Oliveira / IPT SELEÇÃO TECNOLÓGICA BASEADA EM REQUISITOS DE DESEMPENHO E DE SUSTENTABILIDADE Luciana A. de Oliveira Engenheira Civil,

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO

SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Arquitetura e Urbanismo Café com Pesquisa SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS DE CONCRETO MOLDADOS IN LOCO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: OFICINA TEMÁTICA DE ALVENARIA ESTRUTURAL CÓDIGO: TAU040 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA

Leia mais

A Revisão da Norma de Desempenho

A Revisão da Norma de Desempenho A Revisão da Norma de Desempenho Desempenho de Edificações Habitacionais (Princípios, estrutura e metodologia de trabalho) SINDUSCON-RIO Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2018 Princípios a serem seguidos

Leia mais

Específicos: Conhecer os materiais que são empregados na execução de estruturas; Estudar os materiais que são empregados na produção de coberturas;

Específicos: Conhecer os materiais que são empregados na execução de estruturas; Estudar os materiais que são empregados na produção de coberturas; PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DISCIPLINA: ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES

Leia mais

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Entidade Setorial Nacional Mantenedora Entidade Setorial Nacional Mantenedora Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio Av. Marquês de São Vicente, 121 - Bloco B - 4 andar, sala 401 Barra Funda I CEP 01139-001 I São Paulo

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010.

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas

Leia mais

VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR NORMA DE DESEMPENHO

VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR NORMA DE DESEMPENHO VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR 15575 NORMA DE DESEMPENHO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA NBR 15575 Investimento da CEF através de Projeto FINEP com o objetivo de criar uma metodologia para avaliação de

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX

Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural Leve CADEX UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Relatório Avaliação do desempenho térmico de Sistema Construtivo em Concreto de Alto Desempenho Estrutural

Leia mais

2772-4765 2681-7316 contato@construcaoaseco.com FORRO DE GESSO ACARTONADO O sistema de forro em gesso acartonado FGE, foi especialmente desenvolvido para utilização em todos os tipos de construções. é

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

DATec Nº 014b. Emissão Fevereiro de Validade Janeiro de 2020

DATec Nº 014b. Emissão Fevereiro de Validade Janeiro de 2020 Av. Prof. Almeida Prado, 532 Cidade Universitária - Butantã CEP 05508-901 São Paulo - SP Tel: (11) 3767-4164 Fax: (11) 3767-4961 ipt@ipt.br / www.ipt.br Produto Sistema construtivo a seco Saint-Gobain

Leia mais

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra.

Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada. A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas Cimentícias, Painéis e Acessórios para Construção Industrializada A solução da Brasilit para a execução da sua obra. Placas e Painéis Brasilit A rapidez e a praticidade aliadas à elegância e à

Leia mais