CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)"

Transcrição

1 ENG 2333 (2016/1) Aula 01 - Norma de Desempenho

2 DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Patologias diversas e cada vez mais precoces; Manutenção complicada; Acidentes e desconfortos; Má durabilidade; Falta de parâmetros para construtores e clientes (Quem tem razão?); Etc.

3 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO

4 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Acessibilidade? Estanqueidade? Durabilidade?

5 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Manutenibilidade? Conforto antropodinâmico?

6 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Laudo aponta que erro estrutural causou desabamento de prédio no Belém do Pará.

7 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Viaduto em construção desaba em Belo Horizonte MG causado duas mortes.

8 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Viaduto em construção desaba em Belo Horizonte MG causado duas mortes. Foram indiciados por homicídio com dolo eventual, tentativa de homicídio com dolo eventual e crime de desabamento 19 pessoas, entre funcionários e engenheiros das construtoras Consol e Cowan, além de engenheiros, arquitetos e diretores da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), órgão da Prefeitura de BH. A perícia constatou como causa da queda um erro de cálculo no bloco de fundação do pilar central do viaduto: Houve uma sucessão de erros numéricos no projeto. Foi utilizado menos aço do que o necessário e essa quantidade inferior de aço fez com que o pilar não suportasse o peso do viaduto. Um erro que seria facilmente perceptível numa análise de cálculo, afirmou. Não houve erro de execução do projeto, o projeto foi executado como deveria ser executado, mas como o projeto estava errado, lamentou.

9 PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO Viaduto em construção desaba em Belo Horizonte MG causado duas mortes. Antes do acidente, a arquiteta e diretora de projetos trocou s com diretores e coordenadores técnicos nos quais tratou a situação como caos, devido aos erros graves nos projetos. Ela propôs a revisão da cartilha de supervisão de obras e alertou problemas que iam desde pequenos erros, falta de compatibilização e até mesmo inexistência de alguns projetos, chegando a propor a criação de uma comissão de engenheiros para fazer revisar o projeto. Desde 2012, as construtoras e a Sudecap vinham sendo alertadas dos erros graves no projeto. Nenhuma medida foi tomada, e todas as providências alertadas pela diretora de projetos foram abortadas. Todos tinham conhecimento de que havia erros graves nos projetos e se omitiram, não se importaram, razão pela qual assumiram os riscos de produzir o resultado.

10 NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR : : Primeiros estudos iniciativa da CEF e da Finep. Intensas discussões na sociedade brasileira com a participação de vários segmentos da indústria da construção civil. 2007: Disponibilização da primeira edição da norma para consulta pública, com vistas à sua publicação em 2008 e posterior aplicação. Julgamentos, correções, aperfeiçoamentos.. Publicação adiada várias vezes. 2013: Publicação da norma, o que representa uma grande conquista e um marco para a sociedade e o mercado habitacional brasileiro.

11 NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR :2013 Base: Publicações reconhecidas internacionalmente na área e que auxiliam a estabelecer critérios embasados para a produção e avaliação da qualidade da construção civil. Extensa relação de normas já existentes, das mais diversas disciplinas e relacionadas ao tema (estabelecendo ampla e solidária junção de incumbências entre os intervenientes do processo). Torna-se necessária a quebra de vários paradigmas na cultura brasileira da construção, passando por uma nova maneira de especificar e elaborar projetos, que inclui o conhecimento do comportamento em uso dos inúmeros materiais, componentes, elementos e sistemas construtivos que compõem a edificação.

12 NORMA DE DESEMPENHO Conceitos fundamentais da ABNT NBR :2013

13 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Desempenho Comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas. Varia em função das condições de exposição: - Local; - Ocupação (cuidados no uso e na manutenção); - Etc.

14 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Componente Unidade integrante de determinado sistema da edificação, com forma definida e destinada a atender funções específicas. Sistema Elemento Maior parte funcional do edifício. Conjunto de elementos e componentes destinados a atender uma macrofunção. Parte de um sistema com funções específicas. Geralmente é composto por um conjunto de componentes

15 VUP VIDA ÚTIL DE PROJETO Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, afim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma considerando a periodicidade e os corretos procedimentos especificados no manual de uso, operação e manutenção. VUP VU Durabilidade Garantia

16 VUP VIDA ÚTIL DE PROJETO Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, afim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma considerando a periodicidade e os corretos procedimentos especificados no manual de uso, operação e manutenção. A VUP é uma estimativa teórica de tempo que compõe a vida útil. Poderá ou não ser atingida em função da eficiência e constância dos processos de manutenção, cuidados na utilização do imóvel, alterações no clima ou no entorno da obra, etc.

17 VUP VIDA ÚTIL DE PROJETO A VUP deve ser especificada em projeto. Se não houver especificação, considera-se a VUP mínima estabelecida pela norma.

18 VUP VIDA ÚTIL DE PROJETO A VUP deve ser especificada em projeto. Se não houver especificação, considera-se a VUP mínima estabelecida pela norma. O Anexo D da NBR apresenta prazos referenciais para diversos componentes, elementos e sistemas.

19 MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Documento que reúne as informações necessárias para orientar as atividades de conservação, uso e manutenção da edificação dos equipamentos. Manual do Proprietário Unidades autônomas Manual do Síndico Áreas de uso comum

20 MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

21 MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Exemplo do que encontramos no mercado:

22 A ESTRUTURA DA NORMA O foco da norma está no comportamento em uso dos elementos e sistemas do edifício no atendimento dos requisitos dos usuários, e não na prescrição de como os sistemas são construídos. Sob essa ótica, a Norma foi organizada a partir dos elementos do edifício, levando em consideração as condições de implantação e as exigências dos usuários: Definição de requisitos (características qualitativas) aos quais se pretende atender; Estabelecimento de critérios (grandezas quantitativas) para esse atendimento e sua forma de avaliação.

23 A ESTRUTURA DA NORMA

24 A ESTRUTURA DA NORMA

25 SISTEMAS SEGURANÇA - Segurança estrutural - Segurança contra fogo - Segurança no uso e operação HABITABILIDADE - Desempenho acústico - Desempenho lumínico - Saúde, higiene e qualidade do ar - Funcionalidade e acessibilidade - Conforto tátil e antropodinâmico REQUISITOS SUSTENTABILIDADE - Durabilidade - Manutenibilidade - Impacto ambiental Requisitos Específicos (o que) Critérios (quanto) Nível mínimo Nível intermediário Nível superior Método de Avaliação (como)

26 A ESTRUTURA DA NORMA A NBR consolida as leis da construção civil (semelhante à CLT)

27 EXEMPLO

28 EXEMPLO Sistema: PISO Requisitos: Funcionalidade e acessibilidade. Parte 1 (geral) 16.3 Requisito - Adequação para pessoas com deficiências físicas ou pessoas com mobilidade reduzida... As áreas comuns devem prever acesso a pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida e idosos. Parte 1 (geral) Critério - Adaptações de áreas comuns e privativas... As áreas de uso comum sempre devem atender ao estabelecido na ABNT NBR Parte 1 (geral) Método de avaliação Análise de projeto.

29 EXEMPLO Sistema: PISO Requisitos: Funcionalidade e acessibilidade. Parte 3 (pisos) 16.1 Requisito Sistema de pisos para pessoas portadoras de deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida (PMR) Propiciar mobilidade e segurança em função das áreas de uso. Parte 3 (pisos) Critério Sistema de piso para áreas comum O sistema de piso deve atender à ABNT NBR Parte 3 (pisos) Método de avaliação Análise do projeto e atendimento à ABNT NBR 9050.

30 EXEMPLO ABNT NBR Acessos e circulação 6.1. Circulação Condições gerais Pisos... Admite-se inclinação transversal da superfície até 3% para pisos externos Desníveis... Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis. Eventuais desníveis até 5mm não demandam tratamento especial. Desníveis superiores a 5mm e até 15mm devem ser tratados em forma de rampa com inclinação máxima de 50%. Desníveis superiores a 15mm devem ser considerados degraus...

31 RESPONSABILIDADES 1. Incorporadores 2. Projetistas Não atendeu! E agora? Análise de projeto e atendimento à norma 3. Construtores 4. Fornecedores 5. Usuários Projeto OK? SIM Responsabilidade do construtor provar que construiu em conformidade com o projetado NÃO Responsabilidade do projetista

32 RESPONSABILIDADES Projetistas: Estabelecer a VUP de projeto de cada sistema que compõe a edificação; Especificar materiais, produtos e processos que atendam ao desempenho mínimo estabelecido por norma, assim como as formas de manutenção; Considerar condições de exposição e uso previstas para cada empreendimento; Indicar simulações e/ou ensaios a serem efetuados na fase de projeto;

33 RESPONSABILIDADES Construtores: Executar a obra de acordo com o especificado pelo projetista; Elaborar os manuais de uso, operação e manutenção, ou documento similar, conforme item 3.26 da NBR Manual do proprietário Entrega da unidade Manual de área comum Entrega do condomínio

34 RESPONSABILIDADES Incorporadora: Identificar os riscos previsíveis na época do projeto, providenciar os estudos técnicos requeridos e prover aos diferentes projetistas as informações necessárias. Como riscos previsíveis, exemplifica-se: Presença de aterro sanitário na área de implantação da obra, contaminação do lençol freático, presença de agentes agressivos no solo e outros passivos ambientais, impactos de vizinhança, etc.

35 RESPONSABILIDADES Fornecedores: Fornecer produtos com qualidade comprovada por meio de ensaios e/ou testes que se fizerem necessários; Prover a garantia do produto em caso de defeito de fabricação; Detalhar as formas de bom uso, conservação e manutenção dos produtos.

36 RESPONSABILIDADES Usuários: Atender às prescrições dos manuais de uso, operação e manutenção, ou documento similar, conforme item 3.26 da NBR 14037;

37 A NORMA DE DESEMPENHO A norma de desempenho em números: Requisitos: 118 Critérios: Normas referenciadas: 243 Páginas para leitura: 378

38 A NORMA DE DESEMPENHO A norma de desempenho em números: Referências externas 16% 10% 74% Outras normas Nenhuma norma Outro documento Dos 170 critérios da norma: referenciam outra(s) norma(s) - 28 não referenciam outra norma - 17 referenciam outro documento (legislações específicas, anexos, tabelas etc.)

39 A NORMA DE DESEMPENHO A norma de desempenho em números: Métodos de avaliação 37% 14% 49% cálculos e análise de projeto ou outro documento ensaios outros

40 A NORMA DE DESEMPENHO O que muda com a norma? A Norma de Desempenho traz para o desenvolvimento dos empreendimentos residenciais preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção dessas edificações. Em resumo, a norma insere o fator qualidade ao produto da construção civil, o edifício entregue aos usuários.

41 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

42 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

43 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

44 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

45 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

46 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

47 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO)

48 FALHAS (PROJETO / EXECUÇÃO) Inimigo do desempenho: Falta de bom senso!

Responsabilidades (incumbências dos intervenientes)

Responsabilidades (incumbências dos intervenientes) Responsabilidades (incumbências dos intervenientes) 1 Incorporador 2 A - Salvo convenção escrita, é da incumbência do incorporador, de seus prepostos e/ou dos projetistas envolvidos, dentro de suas respectivas

Leia mais

NBR (Partes 1 a 6)

NBR (Partes 1 a 6) NORMA DE DESEMPENHO NBR-15.575 (Partes 1 a 6) AGRADECIMENTOS IBDiC Instituto Brasileiro de Direito da Construção IBAPE/SP -Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo CDiC

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 02 Vida Útil VIDA ÚTIL DE PROJETO (VUP) Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, afim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma, considerando

Leia mais

Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF

Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF Disciplina "Construção de Edifícios" Prof. Pedro Kopschitz - Fac. Engenharia/ UFJF Necessidades do país Déficit habitacional é uma expressão que se refere à quantidade de cidadãos sem moradia adequada

Leia mais

-CDC veda que se coloque no mercado de consumo produtos em desacordo com as Normas Técnicas (art. 39)

-CDC veda que se coloque no mercado de consumo produtos em desacordo com as Normas Técnicas (art. 39) -CDC veda que se coloque no mercado de consumo produtos em desacordo com as Normas Técnicas (art. 39) -Código Civil possibilita aos interessados rejeitar a obra ou recebê-la e reclamar o abatimento do

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Estudo de caso em empresas do programa Inovacon-CE AGRADECIMENTOS Instituições de ensino INOVACON Programa

Leia mais

II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3

II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3 II Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações PAINEL 3 PALESTRANTES: - Jerônimo Cabral P. Fagundes Neto - José Eduardo Granato - Roberto Falcão Bauer NOVEMBRO - 2013 PAINEL 3 PERÍCIAS DE ENGENHARIA

Leia mais

Inspeção Predial. Conceitos, definições e incumbências do gestor

Inspeção Predial. Conceitos, definições e incumbências do gestor Conceitos, definições e incumbências do gestor Conteúdo Programático Conceitos e Definições; Objetivo da ; Incumbência dos Gestores/Síndicos das Edificações - Exigências da NBR 5674:2012 e NBR 14037:2011;

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin

Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Lacunas de conhecimento tecnológico para o desempenho de edificações residenciais Luis Carlos Bonin Esta apresentação mostra os resultados de um trabalho

Leia mais

ABNT NBR ª edição - Edificações habitacionais Desempenho ASPECTOS JURÍDICOS ENIC GOIÂNIA Carlos Pinto Del Mar

ABNT NBR ª edição - Edificações habitacionais Desempenho ASPECTOS JURÍDICOS ENIC GOIÂNIA Carlos Pinto Del Mar ABNT NBR 15575 4ª edição - Edificações habitacionais Desempenho ASPECTOS JURÍDICOS ENIC GOIÂNIA 2014 Carlos Pinto Del Mar ABNT NBR 15575 4ª edição Edificações habitacionais Desempenho Aplicável aos projetos

Leia mais

Como definir a Vida Útil de Projeto segundo a NBR Arq. Barbara Kelch Colaboradora do GTNormas / AsBEA

Como definir a Vida Útil de Projeto segundo a NBR Arq. Barbara Kelch Colaboradora do GTNormas / AsBEA Como definir a Vida Útil de Projeto segundo a NBR 15.575 Arq. Barbara Kelch Colaboradora do GTNormas / AsBEA Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Objetivo: Alavancar tecnicamente a qualidade requerida e

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575 DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575 Andreza de Andrade Marciano Machado Engª. Civil VISÃO GERAL DESEMPENHO Comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas. NORMA DE DESEMPENHO ABNT

Leia mais

ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA NORMA DE DESEMPENHO NBR DA ABNT

ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA NORMA DE DESEMPENHO NBR DA ABNT ASPECTOS GERAIS E MAZELAS DA ORMA DE DESEMPEHO BR 15.575 DA ABT Os direitos autorais da apresentação são de exclusividade do Gabinete de Perícias Gomide, sendo vedada sua utilização sem prévia autorização.

Leia mais

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP 1 DOWNLOAD: www.ibape-sp.org.br 2 ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil

Leia mais

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO 04 de junho de 2009 Realização: Carlos Alberto de Moraes Borges caborges@tarjab.com.br Estrutura da apresentação Normalização e o Sistema regulatório

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575

A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS MRV ENGENHARIA E PARTICIPAÇÕES S/A A Experiência da MRV na Implantação da NBR 15575 REALIZAÇÃO Flávio Paulino de Andrade e Silva

Leia mais

CÂMARA TÉCNICA DE ARQUITETURA DE INTERIORES. Norma de Desempenho Norma de Reforma

CÂMARA TÉCNICA DE ARQUITETURA DE INTERIORES. Norma de Desempenho Norma de Reforma CÂMARA TÉCNICA DE ARQUITETURA DE INTERIORES Norma de Desempenho Norma de Reforma CÂMARA TÉCNICA DE ARQUITETURA DE INTERIORES Arq. Celso Saito celso.saito@asset.arq.br tel. 44 3029-7500/ 44 9858-0707 Câmara

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS

RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS Palestra - NBR 15575 Desempenho das Edificações RESULTADOS ADEQUAÇÃO DE PROCESSOS NORMA DE DESEMPENHO GRUPO MINAS GERAIS REALIZAÇÃO APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Incorporadora e construtora, fundada em novembro

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE MINICURRÍCULO Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI CIMATEC Tem experiência

Leia mais

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... Pág. 3 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... Pág. 3 3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... Pág. 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E COMPROBATÓRIA... Pág. 4 5. GRÁFICO DE ISOPLETAS... Pág.5 6. CONCLUSÃO... Pág.5

Leia mais

1º Workshop. Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop. Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 04 Avaliação de Desempenho na Prática Mediador e Palestrante Engº Prof Dr. José Fiker Debatedores Engº José Marques Dr Alexandre Gomide OBRIGATORIEDADE

Leia mais

Audiência Pública. Registro de Preços para Construção de

Audiência Pública. Registro de Preços para Construção de Audiência Pública Registro de Preços para Construção de Estabelecimentos de Ensino Público Projeto Piloto: Construção Escolas ProInfância Desafio: Melhorar a eficiência do processo, e garantir:. Edifícios

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS: UNISINOS INSTITUTO TECNOLÓGICO EM DESEMPENHO E CONSTRUÇÃO CIVIL NORMA DE DESEMPENHO E OS SISTEMAS VERTICAIS DE VEDAÇÃO DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES Prof. Dr. Bernardo

Leia mais

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO

NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO NBR 15575:2013 DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO Marcia Menezes marciame@cte.com.br Consultora Gestora de Núcleo de Competência: Norma de Desempenho do CTE Consultoria e Gerenciamento na Cadeia Produtiva

Leia mais

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H

ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ALTERAÇÕES NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE EMPRESAS DE SERVIÇOS E OBRAS SiAC PBQP-H ESPECIALIDADES TÉCNICAS DO SiAC Execução de obras Subsetor obras de edificações; Subsetor obras de saneamento

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

Manutenção e Restauro de Obras

Manutenção e Restauro de Obras de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 - Inspeção predial não era usual no país; - Obrigatória a partir de 2001 com a publicação da primeira Norma Técnica em SP; -

Leia mais

O que é Desempenho Desempenho, dos componentes, elementos e sistemas:

O que é Desempenho Desempenho, dos componentes, elementos e sistemas: O que é Desempenho Desempenho, dos componentes, elementos e sistemas: no ambiente criado (projeto) e ambiente construído (obra/edifício) Comportamento em uso de um produto, frente às condições de exposição.

Leia mais

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas ENG. PRISCILA FREITAS Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI

Leia mais

Norma de Reformas ABNT: conheça as regras para condomínios e moradores

Norma de Reformas ABNT: conheça as regras para condomínios e moradores Norma de Reformas ABNT: conheça as regras para condomínios e moradores caubr.gov.br/normadereformas/ A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:2015) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175729 Aplicação da ABNT NBR 15.575 em portas de madeira Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentado no Workshop Técnico de Portas de Madeira, 2018, Curitiba. A série Comunicação

Leia mais

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia

Norma de Desempenho. Líder em Tecnologia Líder em Tecnologia Costumo dizer que um arquiteto deveria viver 200 anos. Precisa dos primeiros 100 anos para aprender. E precisa da outra metade para aplicar o que aprendeu. É uma disciplina difícil.

Leia mais

Quem somos e no que acreditamos

Quem somos e no que acreditamos Quem somos Quem somos e no que acreditamos NOSSA ATUAÇÃO Somos uma empresa que propõe soluções em projetos e construções de edificações a partir de diretrizes de eficiência energética e sustentabilidade.

Leia mais

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS DESEPENHO E EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORA NBR 15575-5: SISTEAS DE COBERTURAS Vanessa Carolina Lombardi Ambrósio 1, Julio Ricardo de Faria Fiess 2 1 Acadêmica do Curso de Engenharia Civil, UNICESUAR, aringá-pr.

Leia mais

Responsabilidade Civil Profissional em Fundações

Responsabilidade Civil Profissional em Fundações Responsabilidade Civil Profissional em Fundações FUNDAÇÕES: ATIVIDADE COM RISCO O público em geral, o investidor, o projetista e o executor devem estar cientes de que a engenharia é uma atividade de risco,

Leia mais

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 03 Avaliação de Desempenho na Execução 1º Debatedor Engº Marco Antonio Gullo INCUMBÊNCIAS DOS INTERVENIENTES NA CADEIA CONSTRUTIVA Cabe ao Incorporador

Leia mais

Avaliação Técnica de Desempenho em Edificações e a NBR /13 da ABNT

Avaliação Técnica de Desempenho em Edificações e a NBR /13 da ABNT Avaliação Técnica de Desempenho em Edificações e a NBR 15.575/13 da ABNT Engº Civil, Tito Lívio Ferreira Gomide Perícias Gomide Os direitos autorais da presente apresentação são de exclusividade do, sendo

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER

NORMA DE DESEMPENHO. Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER NORMA DE DESEMPENHO Antônio Carlos Pimenta Araújo Consultor Técnico e da Qualidade ANICER Belo Horizonte, MG, setembro de 2016 ANICER Assoc. Nac. da Ind. Cerâmica Produtos de cerâmica vermelha Dados da

Leia mais

ABNT NBR :2013 Níveis de Desempenho

ABNT NBR :2013 Níveis de Desempenho ABNT NBR 15.575:2013 Níveis de Desempenho Para todos os requisitos foi estabelecido um patamar mínimo de desempenho (M), que deve ser obrigatoriamente atendido. Caso o projeto não especifique, considera-se

Leia mais

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Os requisitos de desempenho acústico do ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Ruídos internos e externos aos edifícios - DESEMPENHO ACÚSTICO - Normas técnicas 1) Normas Técnicas

Leia mais

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional.

Técnica. (i) estratégia / plano / programa (ii)operação / registros (iii) Perda de desempenho precoce: falhas. Funcional. Técnica (i) (ii) (iii) projetos e dados técnicos da edificação especificações originais ou de reformas de sistemas ao longo da vida útil Perda de desempenho precoce: anomalias construtivas AVALIAÇÃO SENSORIAL

Leia mais

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança.

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança. QUEM SOMOS A SOMA ENGENHARIA presta consultoria na área de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, propondo soluções técnicas, através de ações objetivas, concretas e diretas, visando à

Leia mais

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 2º Debatedor Prof.Dr. Douglas Barreto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos Conceito de Desempenho Uma

Leia mais

SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16

SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16 SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16 TEMA: ESCOPO E ANÁLISE CRÍTICA DE PROJETOS DE INCÊNDIO Definir o escopo de contratação de projetos de

Leia mais

A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à Norma de Desempenho

A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à Norma de Desempenho A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à ABRIL / 2015 Eng. Carlos Alberto de Moraes Borges Diretor Presidente TARJAB Importância 1. Nivelar o mercado de construção civil diminuindo a concorrência

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

NORMA DE DESEMPENHO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TC 042 - Construção Civil IV Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2018 3 4 Em função dos crescentes problemas de degradação precoce observados nas estruturas,

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL IV 01/08/16. Prof.ª MSc. Heloisa Fuganti Campos 1 CONSTRUÇÃO CIVIL IV

NORMA DE DESEMPENHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL IV 01/08/16. Prof.ª MSc. Heloisa Fuganti Campos 1 CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 3 4 Em função dos crescentes problemas de degradação precoce observados nas estruturas,

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 10/08/17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL IV. Prof.ª MSc. Heloisa Fuganti Campos 1

NORMA DE DESEMPENHO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 10/08/17 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSTRUÇÃO CIVIL IV. Prof.ª MSc. Heloisa Fuganti Campos 1 SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 042 - Construção Civil IV Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO Em função dos crescentes problemas de degradação precoce

Leia mais

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA

Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA Norma de Desempenho Propostas para o debate quanto ao incremento de exigências pela CAIXA GEPAD Gerência Nacional de Normas e Padrões Email : gepad10@caixa.gov.br 23 telas CAIXA Apoio a Projetos para Evolução

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA Apresentação FERNANDA BASQUES - Arquiteta 18 Anos de experiência Sócia Diretora da Viabile Planejamento e Projetos 03 Grupos de Estudos da Norma 01 Diretora do

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS: CARTILHA TÉCNICA COM ABORDAGEM DO DESEMPENHO TÉRMICO, ACÚSTICO E ESTANQUEIDADE

NORMA BRASILEIRA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS: CARTILHA TÉCNICA COM ABORDAGEM DO DESEMPENHO TÉRMICO, ACÚSTICO E ESTANQUEIDADE 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO SETEC RI nº. 1188 PARECER TÉCNICO INTERESSADA: Promotoria de Justiça de Itapevi INQUÉRITO CIVIL: nº. 25/07 ASSUNTO: Acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, no local conhecido

Leia mais

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS Enga. Célia Maria Martins Neves cneves@superig.com.br DESEMPENHO 1 70 80 90 materiais tradicionais mdo treinada no canteiro desafios localizados

Leia mais

NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Versões: NBR 9050:2004 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos NBR 9050:2015 (Vigente) Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Descrição:

Leia mais

WWW.PAINEISTERMOISOLANTES.COM.BR Sistema construtivo industrializado alinhado aos critérios da norma de desempenho para empreendimentos habitacionais Giovani Oliveira Gerente do Segmento Revestimentos

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

PAULO GRANDISKI. APRESENTAÇÃO: ENG. PAULO GRANDISKI DATA: 30/09/ h45. DATA: 30/09/ h45

PAULO GRANDISKI. APRESENTAÇÃO: ENG. PAULO GRANDISKI DATA: 30/09/ h45. DATA: 30/09/ h45 P. G R A N D I S K I APRESENTAÇÃO: ENG. PAULO GRANDISKI DATA: 30/09/2015-14h45 1 PAULO GRANDISKI - N O R M A S D E D E S E M P E DATA: 30/09/2015-14h45 PRINCIPAIS PARÂMETROS DAS NORMAS DE DESEMPENHO DAS

Leia mais

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Título: TCE-001 - Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Claudio Vicente Mitidieri Filho Observações: Objetivo: Disseminar a conceituação

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220 Desempenho Térmico de edificações NBR15220 PROFESSOR Roberto Lamberts ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS + objetivos + requisitos usuários + NBR 15220 + NBR 15220-3 + parâmetros e condições de contorno + estratégias

Leia mais

Eng. Darwin G. Torelli 21M2017

Eng. Darwin G. Torelli 21M2017 Eng. Darwin G. Torelli 21M2017 Agenda: 1. Introdução 2. Alguns conceitos sobre Vistorias 3. Condicionantes impostas pelas construções vizinhas 4. Caso prático de Edifício Comercial em SP 5. Conclusões

Leia mais

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS I WORKSHOP DE DESEMPENHO MINASCON 2014 07/agosto/2014 IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS Laura Marcellini Diretora Técnica ABRAMAT IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE

Leia mais

Normas técnicas focam o desempenho de edificações

Normas técnicas focam o desempenho de edificações Normas técnicas focam o desempenho de edificações As normas ABNT NBR 15.575 são as primeiras do país a estabelecer parâmetros que permitem avaliar o desempenho de edificações. Dirigidas a prédios habitacionais

Leia mais

Estatística Danos Edificações

Estatística Danos Edificações AJP / ARNO Estatística Danos Edificações Em pesquisa com 95 ACIDENTES, noticiados em jornais, no período de NOVEMBRO de 1990 e ABRIL de 2004, obtivemos os seguintes resultados: 45% 40% 42,53% ERRO DE EXECUÇÃO

Leia mais

PRAZO DE RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DA CONSTRUÇÃO

PRAZO DE RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DA CONSTRUÇÃO PRAZO DE RESPONSABILIDADE DOS AGENTES DA CONSTRUÇÃO (projetistas, incorporador, construtor) ANTES... PRAZO DE GARANTIA x PRAZO DE RESPONSABILIDADE PRAZO DE GARANTIA Término PRAZO DE RESPONSABILIDADE DO

Leia mais

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras MANUAL DO PROPRIETÁRIO - Em sua última versão o texto da ISO-9001 [8] que trata

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 09.1 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ACESSIBILIDADE MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. LEGISLAÇÃO FEDERAL... 2 3. LEGISLAÇÃO ESTADUAL... 4 4. NORMAS DA ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

Leia mais

Desempenho na prática

Desempenho na prática Desempenho na prática Grupo de Pesquisa & Desenvolvimento Outubro - 2018 Sugestão de bibliografia acessível Partes ou subsistemas do edifício Fonte: Livro O Conceito de Desempenho Aplicado às Edificações

Leia mais

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO Engº civil Elcio Avelar Maia AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO FATOS

Leia mais

ABNT NBR Edificações Habitacionais - Desempenho

ABNT NBR Edificações Habitacionais - Desempenho ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais - Desempenho Eng. Dr. Fulvio Vittorino (11) 3767-4553 fulviov@ipt.br 9/21/2017 Eng. Dr. Fulvio Vittorino - IPT 1 VISÃO GERAL DA ABNT NBR 15575 9/21/2017 Eng. Dr.

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO. A Visão de um Incorporador e Construtor

NORMA DE DESEMPENHO. A Visão de um Incorporador e Construtor NORMA DE DESEMPENHO A Visão de um Incorporador e Construtor EXPEDIÇÃO KON-TIKI NORMA DE DESEMPENHO ESTAMOS A DERIVA? Temos objetivos bem definidos Dispomos de muitos estudos ao contrário de 2013 Mas estamos

Leia mais

Painel 1 Perícias de Engenharia e a Norma de Desempenho

Painel 1 Perícias de Engenharia e a Norma de Desempenho Diagnósticos Técnicos e a Preservação de Direitos na Construção Civil Painel 1 Perícias de Engenharia e a Norma de Desempenho Engº Msc. JERÔNIMO CABRAL PEREIRA FAGUNDES NETO Realização Apoio Técnico Apoio

Leia mais

Aula 07 Acessibilidade

Aula 07 Acessibilidade Aula 07 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES

A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES 1 2 Clientes: ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA 3 CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS 4 EMPRESAS E INSTITUIÇÕES 5 6 7 Três anos depois de entrar em vigor, a

Leia mais

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU VÍDEO ANTES DO ACIDENTE ANTES DO ACIDENTE DEPOIS DO ACIDENTE PRINCIPAIS CAUSAS HORÁRIO DE CHEIA DO RIO; SINALIZAÇÃO PRECÁRIA; FALTA DE DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO DOS

Leia mais

PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE

PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE PROJETO COMPLEMENTAR DE ACESSIBILIDADE (PCA) RELATÓRIO DE ACESSIBILIDADE Estacionamento da Inspetoria Regional de Pau dos Ferros Proprietário: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Arquiteta Silvana Cambiaghi

Arquiteta Silvana Cambiaghi Novo ambiente regulatório nos projetos de arquitetura Revisão da NBR 9050:2015 Lei Brasileira da Inclusão nº. 13.146/2015 Arquiteta Silvana Cambiaghi ACESSIBILIDADE Possibilidade e condição de alcance,

Leia mais

NORMALIZAÇÃO e NORMAS TÉCNICAS / DESEMPENHO e VIDA ÚTIL / GARANTIAS e RESPONSABILIDADES. (panorama jurídico) Carlos Pinto Del Mar

NORMALIZAÇÃO e NORMAS TÉCNICAS / DESEMPENHO e VIDA ÚTIL / GARANTIAS e RESPONSABILIDADES. (panorama jurídico) Carlos Pinto Del Mar NORMALIZAÇÃO e NORMAS TÉCNICAS / DESEMPENHO e VIDA ÚTIL / GARANTIAS e RESPONSABILIDADES (panorama jurídico) ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1 Normas Técnicas (aspectos jurídicos) 2 Norma de Desempenho (NBR 15575)

Leia mais

Homenagem da AEI ao Engenheiro Manuel de Queiroz Monteiro, Membro Fundador da AEI e Proprietário da Empresa Queiroz Monteiro Construções, que faleceu

Homenagem da AEI ao Engenheiro Manuel de Queiroz Monteiro, Membro Fundador da AEI e Proprietário da Empresa Queiroz Monteiro Construções, que faleceu Homenagem da AEI ao Engenheiro Manuel de Queiroz Monteiro, Membro Fundador da AEI e Proprietário da Empresa Queiroz Monteiro Construções, que faleceu aos 71 anos, no dia 13/08/2018. Ao nosso amigo Manuel

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220

Desempenho Térmico de edificações Aula 12: Diretrizes Construtivas para Habitações no Brasil NBR15220 Desempenho Térmico de edificações NBR15220 PROFESSOR Roberto Lamberts ALEJANDRO NARANJO ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura introdução parte 3 NBR15220 exemplo 2 x Normas de Desempenho Buscam atender

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174245 Uso do catálogo de desempenho de subsistemas: SINAT Fulvio Vittorino Palestra apresentado no Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção,

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO PARTE 2 - Requisitos para os sistemas estruturais

NORMA DE DESEMPENHO PARTE 2 - Requisitos para os sistemas estruturais NORMA DE DESEMPENHO PARTE 2 - Requisitos para os sistemas estruturais Apuração de evidencias de aderência à norma AUGUSTO GUIMARÃES PEDREIRA DE FREITAS DESEMPENHO DA ESTRUTURA A norma de desempenho busca,

Leia mais

Guia orientativo para aplicação e atendimento à norma NBR 15575

Guia orientativo para aplicação e atendimento à norma NBR 15575 Guia orientativo para aplicação e atendimento à norma NBR 15575 1 agosto/2013 PROGRAMAÇÃO Manhã (9:00 às 12:30h) Princípios e conceitos gerais, definições, esclarecimentos sobre vida útil. Requisitos gerais,

Leia mais

30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE

30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE 30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 17º AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE ENG. EDUARDO BARROS MILLEN SÓCIO DIRETOR DA ZAMARION E MILLEN CONSULTORES

Leia mais

VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR NORMA DE DESEMPENHO

VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR NORMA DE DESEMPENHO VISÃO SETORIAL E INSTITUCIONAL DA NBR 15575 NORMA DE DESEMPENHO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA NBR 15575 Investimento da CEF através de Projeto FINEP com o objetivo de criar uma metodologia para avaliação de

Leia mais

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA

CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA CARAVANA DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E CIDADANIA GUIA DE ACESSIBILIDADE EM LOCAIS DOS EVENTOS UVESP União de Vereadores do Estado de São Paulo Luiz Baggio Neto Este guia prático de Acessibilidade foi preparado

Leia mais

A nova norma de Desempenho de Edificações e seus impactos sobre a manutenibilidade

A nova norma de Desempenho de Edificações e seus impactos sobre a manutenibilidade A nova norma de Desempenho de Edificações e seus impactos sobre a manutenibilidade PAULO EDUARDO FONSECA DE CAMPOS Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) Superintendente do ABNT/CB-02 - Comitê

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Norma de Desempenho de Edificações ABNT NBR 15575:2013 aplicada à Construção Civil Prof. André

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171000 A norma de desempenho de edificações NBR 15.575 Julio Cesar Sabadini de Souza Slides apresentado no Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, 41., 2012, Campo Grande/MS

Leia mais

Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção

Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção Relação com Fatores Ergonômicos Calçadas... manutenção Escadas... Mobiliário/equipamentos... Iluminação... alta... faixa de pedestre... Sinalização... trânsito!!! Trajetos/distâncias... distâncias: rampas,

Leia mais

INFRA ESTRUTURA URBANA. Acessibilidade Urbana

INFRA ESTRUTURA URBANA. Acessibilidade Urbana INFRA ESTRUTURA URBANA Acessibilidade Urbana acessibilidade definição Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance, para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliário

Leia mais

Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado

Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado Porto Alegre, 1º de junho de 2015 Construção de um Plano Municipal de Acessibilidade Acessibilidade Desenho Universal Rota Acessível

Leia mais

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS

PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS PENSANDO BLOCOS E TIJOLOS COMO VEDAÇÕES VERTICAIS ABNT NBR 15270-1:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA DE VEDACÃO - TERMINOLOGIA E REQUISITOS ABNT NBR 15270-2:2005 - BLOCOS CERAMICOS PARA ALVENARIA

Leia mais

DESTAQUES PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

DESTAQUES PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL DESTAQUES PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL NOVEMBRO 2018 Eng. Sérgio Fernando Domingues Normas Técnicas específicas sobre PISCINAS Normas Técnicas ABNT SUBSTITUÍDAS NBR 9816:1987 - Piscina - Terminologia NBR 9818:1987

Leia mais

ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE

ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE ADAPTAÇÃO DAS ROTAS DE ACESSO ENTRE BIBLIOTECA E BLOCOS DE SALA DE AULA EM RELAÇÃO À NBR 9050 ESTUDO DE CASO SOBRE ACESSIBILIDADE André Curcino Ribeiro de Oliveira¹ Mariana Brito de Lima² 1 Graduando do

Leia mais

Acadêmico do curso de Engenharia Civil; 2

Acadêmico do curso de Engenharia Civil;   2 A ENGENHARIA CIVIL E SUA FUNÇÃO NA INCLUSÃO SOCIAL DE PNES (PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS), EM RELAÇÃO A ACESSIBILIDADE E ACOMODAÇÃO EM AMBIENTES PÚBLICOS NO MUNICIPIO DE MINEIROS-GO Charles William

Leia mais