Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Patrocínio Institucional Parcerias Apoio"

Transcrição

1 Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

2 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares. Tem por missão promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania. O InfoReggae é uma publicação semanal e faz parte dos conteúdos desenvolvidos pela Editora AfroReggae. Sede Rio de Janeiro Rua da Lapa, nº 180 Centro Rio de Janeiro (RJ) InfoReggae - Edição 40 Diminuição da Maioridade Penal 30 de junho de 2014 Coordenador Executivo José Júnior Coordenador Geral Adjunto Danilo Costa Gerência de Informação e Monitoramento Thales Santos Assistentes de Pesquisa Nataniel Souza Pedro Henrique Nunes Coordenação Editorial Marcelo Garcia Representação São Paulo Rua João Brícola, nº 24 18º andar Centro São Paulo (SP) Contatos facebook.com/afroreggaeoficial twitter.com/afroreggae inforeggae@afroreggae.org É permitida a reprodução dos conteúdos desta publicação desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

3 Apresentação Esta edição do InfoReggae apresenta um debate sobre Diminuição da Idade Penal. O Brasil precisa tomar uma decisão com base em informações e não em sentimentos isolados que chamam a atenção de todos os brasileiros quando ocorrem. Debater a diminuição da idade penal, antes de qualquer coisa, exige responsabilidade técnica e política. Devemos redobrar a atenção neste momento com pesquisas de opinião pública e, a partir delas, explicar o que de fato significa a redução da idade penal no Brasil. O Coordenador Executivo do AfroReggae, no dia 15 de Junho publicou no Facebook sua opinião sobre este tema. Em menos de 48 horas foram mais de 11 mil curtidas, 595 compartilhamentos e 700 comentários. O Um Debate a Ser Feito desta edição mobilizou a equipe da Gerência de Informação e Monitoramento do AfroReggae a pesquisar dados e mediar estas informações para que o debate, como já dissemos, possa ser feito de forma direta e a partir de dados concretos e não de "achismos" e, até mesmo, sentimentos de vingança. Para nós do AfroReggae, sem dúvida, este é um dos debates mais importantes e atuais do Brasil, mas que infelizmente segue afastado de rigor técnico e muitas vezes vem sendo usado apenas politicamente. Como disse José Junior, a defesa da Diminuição da Idade Penal não representa os valores e princípios do AfroReggae.

4 Quem são os adolescentes em Medidas Socioeducativas? Este InfoReggae apresenta o perfil dos jovens que cometeram algum ato infracional em todo o Brasil no ano de 2012, pela pesquisa Panorama Nacional - A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação Programa Justiça ao Jovem, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir das características socioeconômicas desses jovens, é possivel compreender de que forma o ambiente bem como a realidade dessas adolescentes influenciam seu comportamento. Gráfico 1: Idade das Crianças ou Adolescentes ao Cometer o Primeiro Ato Infracional segundo a Região 7 a 11 anos 12 a 14 anos 15 a 17 anos Sem Resposta Brasil 9,0% 42,6% 47,5% 0,9% Sul 10,3% 43,2% 44,9% 1,7% Sudeste 8,3% 45,0% 46,2% 0,5% Norte 10,9% 43,5% 44,2% 1,4% Nordeste 9,7% 35,5% 54,0% 0,9% Centro-Oeste 7,9% 40,2% 48,8% 3,1% Fonte: DMF/CNJ Em todas as cinco regiões do Brasil, os adolescentes na faixa etária entre 15 e 17 anos são os que mais cometem algum tipo de ato infracional, segundo a pesquisa. Os adolescentes entre 12 aos 14 anos também registraram significativas ocorrências de infração. Vale destacar a grande porcentagem de crianças, que na idade entre 7 e 11 anos, cometem o primeiro ato infracional. Esses dados nos mostram sobre a importância do trabalho de prevenção se iniciar já nos primeiros anos escolares e sobre a importância das crianças, em situação de vulnerabilidade, e seus familiares serem acompanhadas por perto por uma equipe técnica social. Diminuir a maioridade penal para os 16 anos de idade não é a solução para esses jovens.

5 36,0% Gráfico 2: Motivo da atual internação Brasil 24,0% 15,0% 13,0% 7,0% 3,0% 1,0% 1,0% Roubo Tráfico de drogas Outros Homicídio Furto Roubo seguido de morte Estupro Lesão corporal Fonte: DMF/CNJ Como podemos ver no gráfico 2, os tipos de atos infracionais mais cometidos pelos adolescentes cumprindo medida socioeducativa são o roubo e o tráfico de drogas, sendo a vulnerabilidade social, juntamente com a dependência química, fortes fatores que contribuem para que os adolescentes cometam tais atos. Esses dados nos mostram a urgência sobre a necessidade de melhores programas sociais e educacionais, além da oferta de lazer nas comunidades onde moram os jovens, uma vez que 24,0% estão associados à atos relacionados ao tráfico de drogas. É necessário e importante disponibilizar à esses jovens novas oportunidades, seja de emprego, seja de se expressarem artisticamente, seja para conquistarem seus objetivos e sonhos.

6 Gráfico 3: Percentual de Reincidência dos Adolescentes segundo a Região 1ª internação Reincidente Sem Resposta Brasil 56,4% 43,3% 0,3% Sul 55,1% 44,9% Sudeste 60,0% 39,7% 0,3% Norte 61,6% 38,4% 0,0% Nordeste 54,5% 54,0% 0,6% Centro-Oeste 53,5% 45,7% 0,8% Fonte: DMF/CNJ O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou que a taxa de reincidencia nos presídios brasileiros é de 70%, enquanto entre os adolescentes do sistema socioeducativos essas taxas não chegam a 45%. Esses dados nos mostram que a redução da idade penal não diminuiríam os índices de reincidência na idade juvenil. Os atos infracionais reincidentes mais cometidos são os roubos com 28% dos casos, seguido do tráfico de drogas com 14%. É importante que os orgãos de medidas socioeducativas criem mecanismos para que os adolescentes tenham oportunidades reais de se profissionalizar e ter uma boa educação no cumprimento de medidas socioeducativas, a medida que as infrações cometidas depois da primeira internação são mais graves. Enquanto na primeira internação os homicídios somam apenas 3%, em caso de reincidente os números sobem para 10%.

7 Gráfico 4: Média da Idade em que o Adolescente Interrompeu os Estudos segundo a Região 14,3 14, ,7 13,7 Sul Centro-Oeste Sudeste Nordeste Norte Fonte: DMF/CNJ A média de idade em que pararam de estudar os adolescentes que cometeram alguma infração é de 14 anos, ou seja, idade em que provavelmente ainda estaria no ensino fundamental. Como podemos ver no Gráfico 4, nas regiões Nordeste e Norte essa média é ainda menor. Dessa forma, esses dados nos mostram sobre a importância em se desenvolver políticas dentro das salas de aula que estimulem os alunos a continuarem os estudos e a identificar os adolescentes com maior probabilidade de evasão escolar, para que não parem os estudos e estejam vulneráveis à atividades ilícitas. O relatório Criança fora da Escola 2012, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostrou que 2.074,683 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos estão fora da escola em todo Brasil. Outros InfoReggaes já apontaram como principais causas para o abandono escolar a necessidade do jovem em trabalhar para ajudar nas despesas de casa, a distorção de idade e série, o desinteresse por não acreditar que o estudo seja um fator importante para a garantia de um futuro melhor, entre outros. Esses dados nos mostram sobre a real necessidade de uma escola com qualidade e que acompanhe socialmente o jovem e sua família.

8 2ª série Gráfico 5: Última Série Cursada pelo Adolescente cumprindo medida socioeducativa Brasil 4% 3ª série 5% 4ª série 10% 5ª série 21% 6ª série 18% 7ª série 8ª série 13% 14% Ensino médio 11% Sem resposta 3% Fonte: DMF/CNJ Segundo a pesquisa do Conselho Nacional da Justiça, entre os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, 57% declararam não estarem estudando no momento da internação. A quase totalidade dos jovens infratores estavam no ensino fundamental (86%), sendo a maioria na 5ª série, com 21%. A não garantia do direito a educação para os jovens acarreta problemas graves para toda a vida, inclusive fechando portas no mercado de trabalho, por exemplo. Nas regiões Norte e Nordeste os índices de adolescentes que não frequentam escolas são superiores a 50%, enquanto que no Sudeste é de apenas 10%. Ainda segundo o relatório, o Brasil não está tendo êxito na aplicação das medidas socioeducativas e na aplicação de programas voltados à educação desses jovens.

9 Um debate a ser feito Durante os últimos meses tenho escutado direto o debate sobre a diminuição da idade penal. Trabalho com crianças, adolescentes e jovens faz um tempão. Impossível concordar com esta proposta que erra no foco e na ação. Não estou falando de passar a mão na cabeça de quem errou, mas de reparar outro erro muito maior e histórico. O papo tem que ser outro! A gente devia estar defendendo é a diminuição da idade de início para proteção das crianças e dos adolescentes. O que o Brasil devia estar defendendo é que toda criança seja protegida desde o dia que nasceu para que não chegue aos 12 anos de idade trabalhando para o tráfico de drogas; aos 15, não esteja comandando boca de fumo; e aos 19, não seja assassinada. O que a gente devia estar defendendo é que meninas e meninos não sejam explorados sexualmente com 10 ou 12 anos de idade. O papo da diminuição da idade penal cheira vingança. O que a gente precisa de fato é garantir que as crianças estudem, aprendam, morem em casas seguras e comunidades em paz. Quem são os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa no Brasil? São os negros, pobres e favelados. São negros que nasceram sem oportunidades, são pobres que cresceram sem atenção do governo e são favelados que vivem no meio de uma guerra diária. Minha defesa é outra e quero que todos tenham oportunidade, atenção e que vivam em paz. A proposta de diminuição da idade penal não me representa de jeito nenhum e espero que vocês sintam o mesmo. José Junior coordenador-executivo do AfroReggae

10 Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 67 Como Pensa o Trabalhador do AfroReggae 2015 09 de janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social

Leia mais

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição Especial 23 de outubro de 2013 Como pensa o trabalhador do AfroReggae. Coordenador Executivo José Júnior Patrocínio: Patrocínio: O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 68 Territórios Sociais 23 de Janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

InfoReggae - Edição 10 Denúncias de abuso sexial contra crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro 13 de setembro de 2013

InfoReggae - Edição 10 Denúncias de abuso sexial contra crianças e adolescentes no estado do Rio de Janeiro 13 de setembro de 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 Reunião da Equipe 27 de fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #24 Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #24 Eu Posso sou me G ay. curar? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #5 Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #12 - SETEMBRO é no Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. a s coleção Conversas #12 - SETEMBRO 2014 - Eu sinto a I tr s ç o ã o por c é no r r m ia a nç a l? s. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

InfoReggae - Edição 12 Denúncias de violência contra a comunidade LGBT no estado do Rio de Janeiro 20 de setembro de 2013

InfoReggae - Edição 12 Denúncias de violência contra a comunidade LGBT no estado do Rio de Janeiro 20 de setembro de 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio Patrocínio Institucional Parceria Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

coleção Conversas ESPECIAL Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas ESPECIAL Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas ESPECIAL Eu do não meu suporto marido. mais O apanhar que eu faço Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. Essa Coleção CONVERSAS Especial é uma homenagem

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 78 Saneamento Brasil 10 de abril de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte,

Leia mais

InfoReggae - Edição 30 Bloco AfroReggae 28 de fevereiro de Coordenador Executivo. Coordenador do Bloco AfroReggae

InfoReggae - Edição 30 Bloco AfroReggae 28 de fevereiro de Coordenador Executivo. Coordenador do Bloco AfroReggae O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

InfoReggae - Edição 18 Coordenador Executivo Produtores Culturais Coordenador do Párvati Integrantes Párvati Editora AfroReggae Sede Rio de Janeiro

InfoReggae - Edição 18 Coordenador Executivo Produtores Culturais Coordenador do Párvati Integrantes Párvati Editora AfroReggae Sede Rio de Janeiro O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

InfoReggae - Edição 31 Oficinas AfroReggae: Informática e Oficinas Tecnológicas 14 de março de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 31 Oficinas AfroReggae: Informática e Oficinas Tecnológicas 14 de março de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

InfoReggae - Edição 19 Grupos: Afro Lata 22 de novembro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 19 Grupos: Afro Lata 22 de novembro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Nº 5 - Dez/14. PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM

Nº 5 - Dez/14. PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM Nº 5 - Dez/14 PRESTA atenção SOLIDARIEDADE FAZ BEM! Apresentação A Coleção PRESTA ATENÇÃO! do AfroRegge chega a sua quinta edição sempre com a intenção de facilitar práticas sociais e coletivas. O Natal

Leia mais

Grupo Cultural AfroReggae

Grupo Cultural AfroReggae Grupo Cultural AfroReggae AGOSTO / 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio Patrocínio Institucional Parcerias Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

InfoReggae - Edição 29 Oficinas AfroReggae: Teatro 21 de fevereiro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 29 Oficinas AfroReggae: Teatro 21 de fevereiro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

InfoReggae - Edição 34 Mães Brasileiras 09 de Maio de Coordenador Executivo José Júnior. Coordenador Editorial

InfoReggae - Edição 34 Mães Brasileiras 09 de Maio de Coordenador Executivo José Júnior. Coordenador Editorial O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

InfoReggae - Edição 14 Grupos: Trupe de Teatro AfroReggae 11 de outubro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 14 Grupos: Trupe de Teatro AfroReggae 11 de outubro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

InfoReggae - Edição 13 Banda AR de setembro de Coordenador Executivo José Júnior. Produtor Cultural Eduardo Vasconcellos

InfoReggae - Edição 13 Banda AR de setembro de Coordenador Executivo José Júnior. Produtor Cultural Eduardo Vasconcellos O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE?

HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? HISTÓRIA DE MARIA HISTÓRIA DE MARIA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: O QUE PENSAR DESSA REALIDADE? Angela Torma Pietro* Maria Angela Mattar Yunes** *Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 82 Desemprego 22 de maio de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

InfoReggae - Edição 13 Grupos: Afro Circo 04 de outubro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 13 Grupos: Afro Circo 04 de outubro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei

A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei A relação entre a iniciação do uso de drogas e o primeiro ato infracional entre os adolescentes em conflito com a lei Relationship between first-time drug use and first offense among adolescents in conflict

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM GOIÁS: atos infracionais, vitimização e perfil socioeconômico.

NOTA TÉCNICA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM GOIÁS: atos infracionais, vitimização e perfil socioeconômico. NOTA TÉCNICA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM GOIÁS: atos infracionais, vitimização e perfil socioeconômico. Goiânia 2015 Responsáveis Técnicos Ricardo Barbosa de Lima Dijaci David de Oliveira Dione

Leia mais

MAIORIDADE PENAL JOB IBESPE PESQUISA DE OPINIÃO REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA MAIO 2013

MAIORIDADE PENAL JOB IBESPE PESQUISA DE OPINIÃO REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA MAIO 2013 MAIORIDADE PENAL JOB IBESPE 0513-12 PESQUISA DE OPINIÃO REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA MAIO 2013 METODOLOGIA Local: REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA /SP Período de campo: A pesquisa foi

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

PALAVRAS CHAVE Estatuto da criança e do adolescente; medidas de proteção; medidas socioeducativas.

PALAVRAS CHAVE Estatuto da criança e do adolescente; medidas de proteção; medidas socioeducativas. 110. ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ADOLESCÊNCIA E ATO INFRACIONAL: O PERFIL SOCIOECONÔMICO

Leia mais

InfoReggae - Edição 08 Os Núcleos: Parada de Lucas 30 de agosto de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 08 Os Núcleos: Parada de Lucas 30 de agosto de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2010 (DA SRA. RITA CAMATA)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2010 (DA SRA. RITA CAMATA) PROJETO DE LEI Nº, DE 2010 (DA SRA. RITA CAMATA) Dá nova redação ao 3º do art. 121 da lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente para prever aumento do tempo de internação

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

PALAVRAS CHAVE garantia de direitos - defesa de adolescentes ações educativas.

PALAVRAS CHAVE garantia de direitos - defesa de adolescentes ações educativas. 7. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA PERFIL DOS ADOLESCENTES ENVOLVIDOS COM A PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS ATENDIDOS PELO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS

Leia mais

MULHERES DA PAZ. Levando a cultura da paz para a sua comunidade

MULHERES DA PAZ. Levando a cultura da paz para a sua comunidade MULHERES DA PAZ Levando a cultura da paz para a sua comunidade República Federativa do Brasil Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Justiça Ministro da Justiça Tarso Genro Secretaria

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio Patrocínio Institucional Parcerias Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Guia de Dicas de Políticas Públicas 173 RESULTADO SISTÊMICO 16 Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Nos últimos anos, o Brasil

Leia mais

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO

METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO METODOLOGIA DO PLANO DE TRABALHO ADOÇÃO DE ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO JURÍDICA SOCIAL POR REGIÃO ESTRATÉGIA 1: MOBILIZAÇÃO SOCIAL ESTRATÉGIA 2: INCIDÊNCIA POLÍTICA ESTRATÉGIA 3: DEFESA TÉCNICA ESTRATÉGIA 4:

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

TRAÇANDO TRILHAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO VIOLENTA. Maria Mariana Freire de Oliveira

TRAÇANDO TRILHAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO VIOLENTA. Maria Mariana Freire de Oliveira TRAÇANDO TRILHAS PARA UMA SOCIEDADE NÃO VIOLENTA Maria Mariana Freire de Oliveira Fortaleza-Ceará 2016 RESUMO Este projeto objetiva apresentar uma proposta de intervenção, que visa oportunizar a qualificação

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1]

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1] Camila Valle[1] O objetivo da redução da maioridade penal é fazer com que o Direito Penal (e a justiça correspondente) seja aplicado aos que hoje são tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990... 1 Livro I Parte Geral... 1 Título I Das Disposições Preliminares... 1 Título II Dos Direitos Fundamentais...

Leia mais

InfoReggae - Edição 21 Encontro Além do Arco Íris 06 de dezembro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 21 Encontro Além do Arco Íris 06 de dezembro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

2014 Seleção Criança Esperança

2014 Seleção Criança Esperança 2014 Seleção Criança Esperança Instituição: Nome do projeto: GRUPO CULTURAL AFROREGGAE - GCAR Orquestra AfroReggae Número identificador do projeto: 2954 Dados gerais da instituição Nome empresarial: Nome

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA.

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMENTADO PAULO HENRIQUE ARANDA FULLER Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO desta edição [2018] EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. Rua do Bosque, 820

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

InfoReggae - Edição 25 Oficinas AfroReggae: Percussão 24 de janeiro de Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 25 Oficinas AfroReggae: Percussão 24 de janeiro de Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Ensino Coordenação de Acesso Discente

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Ensino Coordenação de Acesso Discente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Ensino Coordenação de Acesso Discente TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA Edital Nº 05/2014 PROEN/IFRN

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

Grupo Cultural AfroReggae

Grupo Cultural AfroReggae Grupo Cultural AfroReggae 16 DE AGOSTO DE 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que

Leia mais

IX. Prisão. reclusão na maior. Sonia Altoé

IX. Prisão. reclusão na maior. Sonia Altoé IX. Prisão reclusão na maior Sonia Altoé SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ALTOÉ, S. Prisão: reclusão na maior. In: De "menor" a presidiário: a trajetória inevitável? [online]. Rio de Janeiro:

Leia mais

O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários. Outubro/2013

O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários. Outubro/2013 O Papel dos Trabalhadores Sociais em Núcleos Comunitários Outubro/2013 Apresentação Apresentamos nesta metodologia a forma que a Equipe Técnica Social do AfroReggae atua em seus Núcleos Comunitários. Atualmente

Leia mais

Determinantes Sociais da Saúde. Professor: Dr. Eduardo Arruda

Determinantes Sociais da Saúde. Professor: Dr. Eduardo Arruda Determinantes Sociais da Saúde Professor: Dr. Eduardo Arruda Conteúdo Programático desta aula Epidemiologia social e os Determinantes Sociais da Saúde (DSS); Principais Iniquidades em Saúde no Brasil;

Leia mais

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL?

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil foi criado em 2004, como espaço de discussão que visa debater as diferentes questões relacionadas à saúde

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador RICARDO FERRAÇO

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador RICARDO FERRAÇO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 33, de 2012, tendo como primeiro signatário o Senador ALOYSIO NUNES FERREIRA, que altera

Leia mais

PERFIL DA CRIMINALIDADE JUVENIL NA CIDADE DE ALFENAS, MINAS GERAIS

PERFIL DA CRIMINALIDADE JUVENIL NA CIDADE DE ALFENAS, MINAS GERAIS Revista da Estatística UFOP, Vol III(2), 2014, ISSN 2237-8111 Edição especial: Aiiii 59 a Reunião Anual da Regional Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - RBRAS PERFIL DA CRIMINALIDADE JUVENIL

Leia mais

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA

COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA COPATROCINADOR UNAIDS 2015 UNICEF FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA COPATROCINADORES UNAIDS 2015 UNICEF O QUE É UNICEF? O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) acredita que promover os

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 75 Aprendizagem Brasil 5º ano do Ensino Fundamental 13 de março de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social

Leia mais

50 anos de direitos proclamados

50 anos de direitos proclamados 50 anos de direitos proclamados a situação da criança brasileira 1 Léa Tiriba Julho 2009 1 Trabalho apresentado no Ciclo de Debate: escola hoje, promovido pelo MSE (Movimento Sócio-Educativo) e MEDH (Movimento

Leia mais

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar

SPEC - Sistema de Proteção Escolar. ROE Registro de Ocorrência Escolar SPEC - Sistema de Proteção Escolar ROE Registro de Ocorrência Escolar O Registro de Ocorrências Escolares (ROE) é um sistema de registro e gestão de episódios relacionados à proteção e à segurança nas

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa de Estado Opinião do Pública Paraná Nacional Dezembro Junho de de 2018 2.018 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO

RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO OBJETO OSC Executora: Centro Educacional de Apoio, Desenvolvimento Social e Cultura - CEADS Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Processo Termo de

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Proposta de redação: Redução da maioridade penal solução rápida e milagrosa x amolecimento de cláusula pétrea. Redução da maioridade penal: Os jornais impressos ou falados se

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Ipea mostra desigualdade entre os estados, com o Rio Grande do Norte apresentando alta de mais de 200% no mesmo período e São Paulo, queda

Leia mais

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO CURSO DE EDUCACÃO E FORMAÇÃO DE TÉCNICO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO Ano Letivo: 2016/2017 Ciclo de Formação: 2016/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina 1º ANO CIDADANIA

Leia mais

Sumário Executivo. O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários.

Sumário Executivo. O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. Sumário Executivo O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. Enid Rocha Andrade da Silva 1 Raissa Menezes de Oliveira 2 Introdução

Leia mais

Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil

Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil Perfil de Crianças e Adolescentes 1991: 66 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos = 45% da população. 2010: 63 milhões de crianças

Leia mais

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo

Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo COMENTE PONTOS-CHAVE 1. Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Leia mais

Delinquência juvenil: a discussão da maioridade penal entre os capixabas

Delinquência juvenil: a discussão da maioridade penal entre os capixabas Delinquência juvenil: a discussão da maioridade penal entre os capixabas Luciana Zamprogne Em outubro deste ano, o senador Ivo Cassol (PP) anunciou em Plenário a apresentação do Projeto de Decreto Legislativo

Leia mais

Redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal Redução da maioridade penal Danielle Araujo Ferreira RESUMO O presente artigo tem por finalidade por em discussão a questão sobre a redução da maioridade penal (hoje fixada em dezoito anos), definida pelo

Leia mais

ESPAÇO E VULNERABILIDADE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM PONTA GROSSA - PR

ESPAÇO E VULNERABILIDADE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM PONTA GROSSA - PR 5-Dinâmica Urbana Presentadora: Giovana Budny UEPG/GETE ESPAÇO E VULNERABILIDADE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI EM PONTA GROSSA - PR INTRODUÇÃO A visibilidade dos adolescentes em conflito com a

Leia mais