A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A população: evolução e contrastes regionais. As estruturas e os comportamentos demográficos"

Transcrição

1 A população: evolução e contrastes regionais As estruturas e os comportamentos demográficos

2 A evolução demográfica, em Portugal, sobretudo no que se refere ao crescimento natural, refletiu-se na sua estrutura etária Estrutura Etária: composição da população por idades. A evolução dos comportamentos demográficos traduziu-se num envelhecimento demográfico mais acentuado nas regiões do interior. A população ativa cresceu significativamente e a sua distribuição pelos diferentes setores de atividade evoluiu no sentido do predomínio do terciário, em todas as regiões do país. Os níveis de escolaridade e qualificação da população, embora ainda aquém dos níveis comunitários, têm vindo a aumentar significativamente.

3 Estrutura etária da População Fig. Evolução da estrutura etária da população portuguesa ( ).

4 Fig. Evolução da estrutura etária da população portuguesa ( ). De 1960 a » processo de duplo envelhecimento da população portuguesa: No topo aumento da proporção de idosos, devido à redução da mortalidade e consequente prolongamento da esperança média de vida. Na base diminuição da proporção de jovens, por efeito da redução da natalidade.

5 Prevê-se agravamento do processo de envelhecimento demográfico, mais evidente na população adulta. Fig. Evolução da estrutura etária da população portuguesa ( ).

6 Declínio da Fecundidade A redução da natalidade evidencia-se no declínio de outros indicadores: Índice sintético de fecundidade Taxa de fecundidade em 2010 era de 1,4 Menor que 2,1: Índice de renovação de gerações. Valor mínimo do índice de fecundidade para assegurar a substituição de gerações. Fig. Evolução do índice sintético de fecundidade em Portugal ( ).

7 A redução da natalidade evidencia-se no declínio de outros indicadores: Índice sintético de fecundidade Taxa de fecundidade evolução caracterizou-se: redução nas classes mais jovens. ligeiro aumento nas classes dos 25 aos 39 anos. Fig. Evolução da taxa de fecundidade, segundo o grupo etário, em Portugal ( ).

8 Fatores que explicam a redução da natalidade e da fecundidade: generalização do planeamento familiar e do uso de métodos contracetivos; aumento da taxa de atividade feminina; adiamento do casamento e do nascimento do primeiro filho; valorização cada vez maior da carreira profissional da mulher; Fig. Idade média ao primeiro casamento e nascimento do primeiro filho, em Portugal ( ).

9 Fatores que explicam a redução da natalidade e da fecundidade: prolongamento da escolaridade obrigatória e dificuldades de inserção na vida ativa; dificuldade no acesso a habitação espaçosa, sobretudo nos meios urbanos; aumento da exigência e das despesas com a educação dos filhos; agravamento da insegurança no emprego e do desemprego, por efeito da crise económica dos últimos anos.

10 Envelhecimento demográfico O alargamento do topo da pirâmide etária deve-se ao aumento: da Esperança Média de Vida. do Índice de Longevidade. Fig. Evolução da esperança média de vida à nascença em Portugal ( ).

11 Envelhecimento demográfico Em Portugal, a esperança média de vida à nascença aumentou consideravelmente durante o século XX. DEVIDO A maior esperança média de vida feminina reflete-se na pirâmide etária. DEVIDO -à melhoria das condições de vida. -ao aumento da assistência médica. -ao aumento da proteção social. - ao aumento do nível económico e de vida da população. -à menor exposição das mulheres a acidentes de trabalho. -à menor incidência de comportamentos de risco (condução perigosa, toxicodependência, etc.). - ao maior cuidado com a alimentação e a saúde.

12 O declínio da fecundidade e o aumento da esperança média de vida conduziram a um progressivo envelhecimento da população, evidenciado na evolução do índice de envelhecimento. relação entre a população idosa e a população jovem. Fig. Evolução da população jovem e idosa em Portugal. Fig. Evolução do índice de envelhecimento em Portugal.

13 Principais assimetrias regionais O envelhecimento da população influencia a variação das taxas de natalidade: Valores mais altos: Açores, Algarve, Grande Lisboa e Península de Setúbal. Valores mais baixos: quase todo o interior do país. Fig. Distribuição da taxa de natalidade por NUTS III ( ).

14 O envelhecimento da população, também influencia a variação das taxas de mortalidade: Mais elevada no interior: destacando-se o Pinhal Interior Norte e Sul, a Beira Interior Norte e Sul, a Serra da Estrela, o Alto e o Baixo Alentejo. A taxa de mortalidade, é menor no litoral. Fig. Distribuição da taxa de mortalidade por NUTS III ( ).

15 O índice de envelhecimento é maior nas regiões do interior, onde a elevada proporção de idosos contribui para as baixas taxas de natalidade. Contrastes regionais resultaram, em grande medida: do êxodo rural. da emigração. que despovoaram o interior. acentuando-se também com a maior fixação de imigrantes nas áreas urbanas do litoral. Fig. Índice de envelhecimento por NUTS III (2011).

16 Contrastes na variação regional do índice de envelhecimento: associados às diferenças verificadas na estrutura etária. sub-regiões do interior proporção de idosos é superior à de jovens. o índice de envelhecimento mais elevado. sub-regiões do litoral Destaque: Tâmega, Grande Lisboa, Açores, Madeira. maior proporção de jovens e menor de idosos. menor índice de envelhecimento. Fig. Estrutura etária de algumas subregiões (2011).

17 Estrutura da população ativa e do emprego Quadro I - População ativa e inativa em Portugal, 2011(milhares) conjunto de indivíduos, com o mínimo de 15 anos de idade, que constituem mão de obra disponível e entram no circuito económico, incluindo os desempregados e aqueles que cumprem serviço militar. conjunto de indivíduos, de qualquer idade, que não podem ser considerados economicamente ativos.

18 Fatores que influenciam a população ativa: a estrutura etária, que determina o quantitativo da população ativa; a participação da mulher no mercado de trabalho, que influencia o número de ativos e a sua composição segundo o género; o saldo migratório, faz aumentar o número de ativos, quando é positivo, ou leva à sua diminuição, se for negativo. Fig. Evolução da população residente empregada, por género e setor de atividade.

19 Nas últimas décadas, a evolução da taxa de atividade evidencia a influência dos seguintes fatores: diminuição motivada pelo surto de emigração dos anos 60. aumento nas décadas de 70 e 80, pela chegada de numerosos portugueses das ex-colónias e diminuição da emigração. aumento mais lento, nas últimas décadas, pela crescente participação da mulher no mercado de trabalho e, mais recentemente, pelo crescimento da imigração. Fig. Evolução da taxa de atividade em Portugal ( ) e população ativa por sexos ( ).

20 A estrutura etária da população ativa evidencia a entrada mais tardia dos jovens no mundo do trabalho Esta situação é sustentada: pela valorização da formação escolar. na tendência de envelhecimento da população em idade ativa. Fig. Estrutura etária da população ativa portuguesa (2011).

21 A população ativa distribui-se pelos três setores de atividade económica, cuja contribuição para o emprego se foi alterando significativamente, desde meados do século XX. A contribuição do setor primário para o emprego sofreu uma grande redução, devido ao êxodo rural e à crescente mecanização e modernização da agricultura. Fig. Evolução da estrutura do emprego em Portugal ( ).

22 O setor secundário tende a empregar menos população, por efeito: do desenvolvimento tecnológico da indústria. e pela deslocalização dos ramos mais intensivos em mão de obra, para outros países da Europa e do Mundo. Fig. Evolução da estrutura do emprego em Portugal ( ).

23 O setor terciário foi o que mais cresceu e emprega mais de metade da população ativa: Reflete a tendência de terciarização da economia, que se explica pela expansão e diversificação do comércio e dos serviços em áreas como a saúde, o apoio à comunidade, a educação, o turismo e lazer, as TIC, etc. Fig. Evolução da estrutura do emprego em Portugal ( ).

24 A contribuição dos setores de atividade para o emprego apresenta algumas diferenças regionais: o setor primário: maior relevância na região Centro. o setor secundário: emprega mais população no Norte, onde há mais indústrias intensivas em mão de obra. o setor terciário: é o mais importante em todo o país, gerando mais de metade do emprego em todas as regiões. Destaca-se Lisboa, devido à grande concentração e diversidade de serviços, assim como o Algarve e a Madeira, pela maior importância económica do turismo. Fig. Estrutura do emprego por NUTS II (2010).

25 Qualificação escolar e profissional Em Portugal, os níveis de escolaridade e qualificação profissional da população situam-se ainda abaixo dos níveis médios comunitários, apesar dos progressos das últimas décadas: - acentuada redução da taxa de analfabetismo e correspondente aumento da taxa de alfabetização. - aumento dos diferentes níveis de escolaridade em geral. Fig. Evolução da taxa de analfabetismo e população segundo o nível de escolaridade mais elevado e completo ( ).

26 Ao nível regional, verifica-se um predomínio da população que completou o ensino básico salientando-se Lisboa com menos população nos níveis inferiores e mais no secundário e superior. e o Alentejo, que apresenta a situação inversa. Fig. Níveis de instrução da população residente por regiões (2011).

27 Tradicionalmente, a taxa de alfabetização feminina tem sido inferior à masculina. Nas últimas décadas, a tendência de evolução alterou-se, com a escolaridade feminina a tornar-se superior nos níveis mais altos, sobretudo nos escalões etários mais jovens. Fig. Nível de escolaridade da população total e feminina com 15 anos e mais (2011).

28 Como consequência desta evolução, os níveis de escolaridade da população ativa têm vindo a melhorar, tendência que se consolida de 2001 para Constata-se, também: Redução da população ativa sem instrução. Aumento relativamente acentuado da que detém níveis de escolaridade mais elevados. Elevado número de ativos que, em 2011, apenas completara o 1.º ciclo do ensino básico. Fig. Níveis de escolaridade da população ativa, em Portugal( ).

29 Qualificação escolar e profissional Promoção de políticas de emprego que contemplem a formação e a reabilitação profissional. Promoção da aprendizagem ao longo da vida, de modo a permitir a diversificação de competências profissionais que confiram uma maior adaptabilidade e maior empregabilidade. Os níveis de escolaridade influenciam a capacidade de formação e aprendizagem ao longo da vida, o que reforça a sua importância na qualificação da população ativa. Fig. Participação dos ativos em atividades de aprendizagem ao longo da vida, segundo o nível de escolaridade (2011).

30

31 Fim da apresentação

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX

EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX EVOLUÇÃO DA TN EM PORTUGAL DESDE MEADOS DO SÉCULO XX A tendência do número de nascimentos em Portugal neste período é de um decréscimo. O período de 1975 a 1977 contraria esta evolução devido a fatores

Leia mais

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA A 10+11º Anos

PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA A 10+11º Anos ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO MANUEL DA FONSECA (Prova de Exame a nível de escola ao abrigo do Decreto-Lei nº 357/2007, de 29 de Outubro) Duração da Prova: Cursos científico-humanísticos 90 minutos + 30

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012 Estatísticas Demográficas 29 de outubro de 2013 Número de nados vivos volta a diminuir em O número de nados vivos desceu para 89 841 (96 856 em 2011) e o número de óbitos aumentou para 107 612 (102 848

Leia mais

A POPULAÇÃO PORTUGUESA: Contrastes na distribuição e evolução O sistema urbano nacional

A POPULAÇÃO PORTUGUESA: Contrastes na distribuição e evolução O sistema urbano nacional UC História e Geografia de Portugal II Geografia de Portugal 5. A POPULAÇÃO PORTUGUESA: Contrastes na distribuição e evolução O sistema urbano nacional IPS-ESE ME12C André Silva A População Portuguesa

Leia mais

Diversidade Demográfica

Diversidade Demográfica Municípios de Borda D Água do Tejo Diversidade Demográfica Exposição de Trabalhos 1º Ano, Turma G 2 a 6 de novembro/215 Diversidade demográfica dos municípios borda d água do Tejo Azambuja e Almada Municipio

Leia mais

L_AO_CUBO. Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B

L_AO_CUBO. Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B L_AO_CUBO Região Douro Escola Secundária João de Araújo Correia Competição Europeia de Estatística 2ª avaliação Categoria B Statistics is the grammar of science -Karl Pearson 1 A assimetria entre o litoral

Leia mais

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas milhares 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 1 375 1 341 Estimativas de População Residente em Portugal 215 16 de junho de 216 Em 215 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Leia mais

Evolução da população do Concelho de Cascais

Evolução da população do Concelho de Cascais Evolução da população do Concelho de Cascais 197-211 5, 4,5 4, 3,5 Homens 3, 2,5 2, 1,5 1,,5, Idades 95 + 9-94 85-89 8-84 75-79 7-74 65-69 6-64 55-59 5-54 45-49 4-44 35-39 3-34 25-29 2-24 15-19 1-14 5-9

Leia mais

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas

Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Estimativas de População Residente em Portugal 216 16 de junho de 217 Nos últimos sete anos, a população reduziu-se em 264 mil pessoas Em 31 de dezembro de 216, a população residente em Portugal foi estimada

Leia mais

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal José Rebelo dos Santos ESCE / IPS jose.rebelo@esce.ips.pt Lisboa, 7 de outubro de 2016 Sumário: Objetivos Contextualização do desemprego

Leia mais

envelhecimento demográfico

envelhecimento demográfico Em, Portugal manteve a tendência de envelhecimento demográfico A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população residente em Portugal (10 463), para o qual foi essencial

Leia mais

Geografia 8.º. População e povoamento - 1

Geografia 8.º. População e povoamento - 1 Geografia 8.º População e povoamento - 1 GRUPO I A figura 1 representa as fases da evolução da população mundial, entre o ano 500 e 2050* (*estimativa). A figura 2 representa a repartição da taxa bruta

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo Planificação anual. 8º ano de escolaridade Escola E.B. 2,3 de António Feijó Ano letivo 2016 2017 Planificação anual 8º ano de escolaridade Evolução da população Tema Metas de aprendizagem AulasMeses Avaliação Conhecer e Definir: demografia, natalidade,

Leia mais

PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO

PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO 12 DE Junho de 23 PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL 2-25 ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO AGRAVA-SE NO FUTURO As Projecções de População Residente em Portugal, no horizonte 2-25, revelam um envelhecimento

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Até 1750 Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população mundial; Taxa de mortalidade elevada; Taxa de natalidade elevada;

Leia mais

Projeções da população residente

Projeções da população residente «Projeções da população residente 2015-2080 Síntese metodológica e principais i i resultados Graça Magalhães Cátia Nunes População residente, Portugal, 1980-2015 milhões 10,0 1994 10,0 10,3 0,0 1980 1985

Leia mais

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: AS ÚLTIMAS DÉCADAS Cláudia Pina, Graça Magalhães

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: AS ÚLTIMAS DÉCADAS Cláudia Pina, Graça Magalhães Cláudia Pina, Graça Magalhães A desaceleração do crescimento demográfico e, mais recentemente, o decréscimo dos volumes populacionais a par com um continuado processo de envelhecimento demográfico consubstanciam

Leia mais

A diversidade das famílias com descendência numerosa. Vasco Ramos ICS-UL / OFAP

A diversidade das famílias com descendência numerosa. Vasco Ramos ICS-UL / OFAP 1 A diversidade das famílias com descendência numerosa Vasco Ramos ICS-UL / OFAP 2 Objectivos Definição de famílias com descendência numerosa Como definir famílias com descendência numerosa? Linhas de

Leia mais

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012 9 95 29 9 954 958 9 974 391 1 8 659 1 43 693 1 84 196 1 133 758 1 186 634 1 249 22 1 33 774 1 394 669 1 444 592 1 473 5 1 494 672 1 511 988 1 532 588 1 553 339 1 563 14 1 573 479 1 572 721 1 542 398 1

Leia mais

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003

QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 2003 Estatísticas Vitais - Natalidade Resultados provisórios de 23 8 de Junho de 24 QUEBRA DE NADOS-VIVOS EM 23 Em 23, a natalidade decresce ligeiramente no país, o número de nados-vivos fora do casamento continua

Leia mais

I - NATURAL II - ESTRUTURAL. Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem:

I - NATURAL II - ESTRUTURAL. Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem: Os problemas estruturais que caracterizam a agricultura nacional podem ser de ordem: I - NATURAL Relacionados com condicionalismos naturais, já que a atividade agrícola está muito dependente de fatores

Leia mais

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE CAPÍTULO II Sérgio Bacelar EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ESTRUTURA FAMILIAR NA REGIÃO NORTE NOS ÚLTIMOS 15 ANOS: MUDANÇA E CONTINUIDADE A análise da evolução da população e da estrutura familiar da Região

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 4 de Março de 2004 Dia Internacional da Mulher DIA INTERNACIONAL DA MULHER O Instituto Nacional de Estatística não quis deixar de se associar à comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, apresentando

Leia mais

Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos,

Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos, Informação à Comunicação Social 9 de Maio de 2002 Novas Estimativas Intercensitárias, Portugal, NUTS II, NUTS III e Concelhos, 1991-2000 INTRODUÇÃO Tem sido prática do INE reestimar os efectivos populacionais

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A origem dos brasileiros A população brasileira é heterogênea e foi constituída por três principais grupos étnicos Indígena Cafuzo Negro africano Caboclo ou mameluco Branco europeu Mulato A miscigenação,

Leia mais

Estimativas de População Residente em Portugal 2013

Estimativas de População Residente em Portugal 2013 milhares 1 473 1 495 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 Estimativas de População Residente em Portugal 213 16 de junho de 214 Em 213 a população residente reduziu-se em 6 mil pessoas

Leia mais

ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO

ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO ENVELHECIMENTO, EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 26 DE OUTUBRO DE 2016 CONSELHO SUPERIOR DE ESTATÍSTICA SECÇÃO PERMANENTE DE ESTATÍSTICAS DE BASE TERRITORIAL ÂNGELA GOUVEIA

Leia mais

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira.

A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira; Aspectos demográficos e estrutura da população brasileira. A formação e a diversidade cultural da população brasileira Os primeiros habitantes

Leia mais

Projecções da População Residente,NUTSIII

Projecções da População Residente,NUTSIII População e Sociedade Bema PORTUGAL ISS 1645-7633 Projecções da População Residente,UTSIII 2000-2050 Ano de edição 2005 PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDETE, PORTUGAL E I, 2000-2050 I. METODOLOGIA E AÁLISE...

Leia mais

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL - (29 de Maio de 2003) NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL Os resultados das projecções de população residente apontam para o decréscimo da população jovem

Leia mais

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios Estimativas de População Residente 09 de Junho 2010 Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população

Leia mais

A POPULAÇÃO BRASILEIRA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA Brasil: país populoso População Absoluta: é quantidade total de habitantes de uma cidade, estado ou país. País populoso país não populoso 5ª maior população do mundo IBGE Quantos

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO Dia Internacional do Idoso 2005 28 de Setembro de 2005 DIA INTERNACIONAL DO IDOSO A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1 de Outubro como Dia Internacional do Idoso, pela resolução 45/106

Leia mais

ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE

ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE ATLAS DO PLANO NACIONAL DE SAÚDE 06 Como se Nasce, Vive e Morre 090 06. Como se Nasce, Vive e Morre? Atlas do Plano Nacional de Saúde Como se Nasce, Vive e Morre? Considerações Gerais A Esperança de Vida

Leia mais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais 1 Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais Quais as mudanças e as continuidades ocorridas nestas famílias entre 1991-2011? Qual o impacto das mudanças na conjugalidade e na parentalidade,

Leia mais

A redução da população residente atenuou-se em 2017

A redução da população residente atenuou-se em 2017 Estimativas de População Residente em Portugal 217 15 de junho de 218 A redução da população residente atenuou-se em 217 Em 31 de dezembro de 217, a população residente em Portugal foi estimada em 1 291

Leia mais

Índice Geral 1. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE DENSIDADE POPULACIONAL FAMÍLIAS, ALOJAMENTOS E EDIFÍCIOS... 7

Índice Geral 1. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE DENSIDADE POPULACIONAL FAMÍLIAS, ALOJAMENTOS E EDIFÍCIOS... 7 0 Índice Geral 1. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE... 2 2. DENSIDADE POPULACIONAL... 5 3. FAMÍLIAS, ALOJAMENTOS E EDIFÍCIOS... 7 4. ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO RESIDENTE... 9 5. NATURALIDADE DA POPULAÇÃO

Leia mais

Demografia: mercado de trabalho e crescimento económico

Demografia: mercado de trabalho e crescimento económico Demografia: mercado de trabalho e crescimento económico José Manuel Martins Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território Universidade de Aveiro O mundo por grupos 0-14 : estabiliza em 2G

Leia mais

Índice. Indicadores Emprego

Índice. Indicadores Emprego NUT III Península de Índice População Residente Empregada Setor Primário (%)...3 População Residente Empregada Setor Secundário (%)...3 População Residente Empregada Setor Terciário (%)...4 População em

Leia mais

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos

Perfil de Saúde. Arco Ribeirinho. Alcochete Barreiro Moita Montijo Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos Arco Ribeirinho Perfil de Saúde Anna Maria Island, 2017 Alcochete Barreiro Moita Montijo 2018 Coordenação: Lina Guarda Redação: Raquel Rodrigues dos Santos 0 Quem somos? O Arco Ribeirinho tem uma população

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016

Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 Estatísticas Demográficas 2016 31 de outubro de 2017 Número médio de filhos por mulher sobe para 1,36 em 2016 A situação demográfica em Portugal continua a caracterizar-se pelo decréscimo da população

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Dia Mundial da População 11 julho de 214 1 de julho de 214 População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto

Leia mais

Portugal : Retrato Económico e Social em gráficos

Portugal : Retrato Económico e Social em gráficos Portugal 198-1: Retrato Económico e Social em gráficos E.E.F. Mercados Financeiros Setembro 15 Perante o processo de ajustamento efectuado nos últimos quatro anos, é nosso propósito mostrar e realçar que

Leia mais

Estrutura Populacional

Estrutura Populacional Estrutura Populacional A estrutura populacional consiste na divisão dos habitantes, de acordo com aspectos estruturais, possibilitando sua análise por meio: da idade (jovens, adultos e idosos); do sexo

Leia mais

Índice. Indicadores Emprego

Índice. Indicadores Emprego NUT III Península de Índice População Residente Empregada Setor Primário (%)...3 População Residente Empregada Setor Secundário (%)...3 População Residente Empregada Setor Terciário (%)...4 População em

Leia mais

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + Estrutura da apresentação 2 1. Evolução da Estrutura Populacional;

Leia mais

Dia Internacional da Família 15 de maio

Dia Internacional da Família 15 de maio Dia Internacional da Família 15 de maio 14 de maio de 14 (versão corrigida às 16.3H) Na 1ª página, 5º parágrafo, 3ª linha, onde se lia 15-65 anos deve ler-se 15-64 anos Famílias em Portugal As famílias

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 8.º ANO DE GEOGRAFIA - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da evolução da população mundial, o aluno deve conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos e a evolução demográfica

Leia mais

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel FÓRUM COMUNITÁRIO EMPREGO E EMPREENDEDORISMO Carta Social de São Brás de Alportel 2014-2020 22 de Janeiro de 2014 Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Tendência de crescimento da população

Leia mais

CAPÍTULO I - Demografia

CAPÍTULO I - Demografia 18 Diagnóstico Social do Município de Fornos de Algodres CAPÍTULO I - Demografia Conteúdo População Residente Distribuição Populacional Densidade Populacional Estrutura Populacional Distribuição da População

Leia mais

População residente por grandes grupos etários, NUTS II, 2007 (em percentagem) Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores

População residente por grandes grupos etários, NUTS II, 2007 (em percentagem) Norte Centro Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores A. Pesquisa Divisões territoriais: http://sig.ine.pt/viewer.htm Indicar os tipos de divisões territoriais (administrativa, estatística, outras); Indicar os itens de cada divisão administrativa (distrito,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Departamento Área Disciplinar PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO DOMÍNIO: MEIO NATURAL Ciências Sociais e Humanas GEOGRAFIA 3º Ciclo 8º Ano SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS METAS CURRICULARES OBJETIVOS GERAIS e DESCRITORES

Leia mais

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004

Seminário> Família: realidades e desafios. Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 Instituto de Defesa Nacional / Lisboa - Dias 18 e 19 de Novembro de 2004 1 A família através das crianças >Ana Nunes de Almeida (Instituto de Ciências Sociais - UL) >Isabel André (Faculdade de Letras -

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

Censos 2001: Resultados Provisórios

Censos 2001: Resultados Provisórios Censos 2001: Resultados Provisórios As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EVIDENCIADAS PELOS RESULTADOS PROVISÓRIOS DOS CENSOS 2001 Na População A 12

Leia mais

Nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, em 2001, residiam, respectivamente, 14,6 e 9,5 cidadãos estrangeiros por cada mil habitantes.

Nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, em 2001, residiam, respectivamente, 14,6 e 9,5 cidadãos estrangeiros por cada mil habitantes. A população de nacionalidade estrangeira tem maior representação relativa no Algarve, atingindo 6% do total de habitantes da região. Apenas dois concelhos algarvios registam taxas do stock de estrangeiros

Leia mais

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015 Escola Secundária de Amora Geografia Planificação 8º Ano de escolaridade Ano Letivo 2014/2015 Página 1 de 9 1º Período DOMINIO Meio natural Relevo Dinâmica de uma bacia hidrográfica e do litoral Relevo

Leia mais

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA

CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA Portugal é por tradição um país de migrações, dado que apesar do incremento da imigração, os portugueses continuam a emigrar... CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA A motivação económica, que se traduz pela

Leia mais

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA

Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo 2013/2014. Filipe Miguel Botelho TOSHIBA 0/04 Geografia 8º ano Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho TOSHIBA Planificação a longo prazo 8º ano - Geografia º Período Aulas º Período Aulas º Período Aulas TEMA B MEIO NATURAL Tema C População

Leia mais

Estatísticas Demográficas 2014

Estatísticas Demográficas 2014 Estatísticas Demográficas 214 3 de outubro de 215 Saldos natural e migratório negativos atenuam-se face ao ano anterior Em 214 verificou-se uma diminuição da população residente, mantendo a tendência observada

Leia mais

Índice. Indicadores Demográficos

Índice. Indicadores Demográficos NUT III Península de Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24 anos... 4 Estrutura

Leia mais

Indicadores Demográficos. Índice

Indicadores Demográficos. Índice Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24 anos... 4 Estrutura Etária da População

Leia mais

Demografia e educação em Portugal. Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B

Demografia e educação em Portugal. Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B Demografia e educação em Portugal Nome da equipa: Girls_CJD Escola: Colégio Júlio Dinis Região: Porto Categoria: Categoria B Neste trabalho, é pretendido demonstrar as diferenças entre o litoral e o interior

Leia mais

[DINÂMICAS REGIONAIS NA REGIÃO CENTRO]

[DINÂMICAS REGIONAIS NA REGIÃO CENTRO] DINÂMICAS REGIONAIS NA REGIÃO CENTRO A REGIÃO CENTRO NO CONTEXTO NACIONAL E REGIONAL A Região Centro, segundo a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS), é uma das sete regiões

Leia mais

José António Vieira da Silva. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

José António Vieira da Silva. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social José António Vieira da Silva Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social 1. Envelhecimento: tendência de longo-prazo Entre 2015 e 2080 (último exercício de Projeções da População Residente do

Leia mais

Indicadores Demográficos. Índice

Indicadores Demográficos. Índice Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Esperança de vida aos 65 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24

Leia mais

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011

ALMADA FICHA TÉCNICA. Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 DMPATO DPU Divisão de Estudos e Planeamento A ALMADA FICHA TÉCNICA Título Território e População Retrato de Almada segundo os Censos 2011 Serviço Divisão de Estudos e Planeamento Departamento de Planeamento

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a regionalização proposta

Leia mais

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre Estatísticas Demográficas 2017 15 de novembro de 2018 Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre A situação demográfica

Leia mais

A Madeira no Feminino

A Madeira no Feminino A Madeira no Feminino 2000-2014 ELABORAÇÃO: Direção de Serviços de Estatísticas do Trabalho Direção Regional do Trabalho 2 de março 2015 1 A MADEIRA NO FEMININO (indicadores de evolução 2000-2014) População

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III)

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III) Informação à Comunicação Social 16 de Outubro de 2 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO Região Norte (NUTS III) 2º Trimestre de 2 No segundo trimestre de 2, a taxa de desemprego na região Norte cifrou-se em 4,1%, registando

Leia mais

DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL

DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL DINÂMICAS DO ENVELHECIMENTO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO DO FUNCHAL Abril de 2012 Índice Geral Índice Geral... 1 Índice de Figuras... 2 Nota Introdutória... 4 1. Indicadores e Taxas de Movimento da População...

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos De GEOGRAFIA

Prova escrita de conhecimentos específicos De GEOGRAFIA Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos 2015 Instruções gerais Prova escrita de

Leia mais

FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS. Sample. Reflexo de uma sociedade em mudança

FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS. Sample. Reflexo de uma sociedade em mudança FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS Reflexo de uma sociedade em mudança the consumer intelligence lab INTRODUÇÃO 2 1 DEMOGRAFIA 4 População mais envelhecida A relevância dos imigrantes na demografia

Leia mais

Colégio Ressurreição

Colégio Ressurreição Colégio Ressurreição Atividade de revisão para a prova específica do 2º bimestre Responda em seu caderno as questões abaixo: 1. (Ufrgs 2005) Sobre a demografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Mongaguá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 144,21 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 46293 hab. Densidade

Leia mais

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS BIÉNIO 16-18 ANO LETIVO 17/18 RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMPONENTE DE FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL CIDADANIA E MUNDO ATUAL CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF)

Leia mais

OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012

OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012 OS MEDIA E AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2012 Número de emigrantes em 2012 foi superior ao total de nascimentos Público.pt - 30/10/2013 Num só ano, mais de 120 mil portugueses deixaram o país. São ordens

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto de Pedras, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 267,75 km² IDHM 2010 0,541 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros.

Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros. Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros. 9º ANO OU MAIS Relativamente à quantidade de líquido de cada

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) Dia Internacional da Mulher (8 de Março) 1995-2005 04 de Março de 2005 DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS (1975 2005) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) No momento em

Leia mais

Taxa de desemprego de 14,9%

Taxa de desemprego de 14,9% 16 de maio de 2012 Estatísticas do Emprego 1º trimestre de 2012 Taxa de desemprego de 14,9% A taxa de desemprego estimada para o 1º trimestre de 2012 foi de 14,9%. Este valor é superior em 2,5 pontos percentuais

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Estrela de Alagoas, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 265,75 km² IDHM 2010 0,534 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Fevereiro Homens Mulheres Total. Número de beneficiários de subsídio de desemprego por sexo. Âmbito geográfico

Fevereiro Homens Mulheres Total. Número de beneficiários de subsídio de desemprego por sexo. Âmbito geográfico Fevereiro 2016 O presente documento pretende fazer de forma sintética uma análise das principais caraterísticas do Distrito de Viseu no que à área social diz respeito. Pretendemos que sirva como elemento

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Miguel dos Milagres, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 65,4 km² IDHM 2010 0,591 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Planalto da Serra, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2460,95 km² IDHM 2010 0,656 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 2726 hab. Densidade

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Olímpia, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1572,86 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17515 hab. Densidade

Leia mais

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x

Onde: P o = população conhecida no instante t o. N (t o, t x ) = nascimentos registrados e ocorridos no período t o, a t x Conceito: a população é dinâmica Os elementos que definem a dinâmica da população são: NASCIMENTOS ÓBITOS MIGRAÇÃO POPULAÇÃO Nascimentos Imigração Onde: P X = P O + N (to,tx) O (to, tx) + I (to, tx) E

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Denise, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1306,42 km² IDHM 2010 0,683 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8523 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º Aulas previstas 1º Período: 30 (45 ) 2º Período: 32 (45 ) 3º Período: 20 (45 ) UNIDADE

Leia mais

POLÍTICA ECONÓMICA E DEMOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR

POLÍTICA ECONÓMICA E DEMOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR POLÍTICA ECONÓMICA E DEMOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR Eduardo Anselmo de Castro Grupo de Estudos em Território e Inovação II Fórum do Interior Vila Real, 07 de novembro de 2014 Dinâmicas

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano. Geografia A 10.º Ano

Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano. Geografia A 10.º Ano Teste de Avaliação de Geografia - 11.º ano Maio 2016 120 minutos Geografia A 10.º Ano Conteúdos Módulo Inicial: A posição de Portugal na Europa e no Mundo Constituição do território nacional e sua posição

Leia mais