PV Design 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos Conforme Código ASME Seção VIII Divisões 1 e 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PV Design 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos Conforme Código ASME Seção VIII Divisões 1 e 2"

Transcrição

1

2

3 O é um trabalho especial de implementação de uma poderosa biblioteca 3D programada e parametrizada com as ferramentas avançadas de desenvolvimento 3D do software Autodesk Inventor 3D, com a utilização de parâmetros inteligentes, programação com ferramenta ilogic utilizando rotinas internas e formulários, de forma a automatizar o processo de modelamento de equipamentos do segmento de projetos de vasos de pressão e trocadores de calor, incluindo vasos horizontais, verticais, torres de processos, trocadores de calor tubulares, a placas e outros quando aplicável. A biblioteca possui arquivos confeccionados com formulários ilogic que facilitam a criação de todos os componentes e seguem as rotinas e boas práticas da área de engenharia de projetos, tornando assim o processo de elaboração do modelamento 3D muito mais rápido, aumentando a produtividade do projeto, tanto para modelamento de componentes como para montagem final do equipamento completo, pois também foi confeccionada utilizando-se a criação de controles de montagem ( Constraint Set ) de forma inteligente para o segmento, minimizando o trabalho de preset na utilização de Constraints tradicionais.

4 Utilizando a biblioteca é possível desenhar qualquer modelo de vaso ou trocador de calor tubular em um tempo muito menor do que o padrão convencional, dentro do conceito ETO (Engineer-To-Order) na área de prototipagem digital, devido a funcionalidade dos arquivos pré-programados com a ferramenta ilogic e também da sequência lógica de dados e ações em que a biblioteca foi idealizada seguindo critérios profissionais. Como exemplo, equipamentos que poderiam levar de 6, 8, 12 ou até mesmo 24 horas de modelamento e montagem partindo-se do início da criação de cada peça e suas respectivas sub montagens e montagens finais, com a utilização da biblioteca PV Design 3D, o tempo total pode cair para menos de 1 hora em média. A biblioteca pode ser implementada e utilizada como base de dados geradora de arquivos fontes para cada projeto iniciado, sendo instalada e controlada em forma de pasta mestra em locais do interesse do usuário, ou pode ser salva como base de dados em forma de template/padrão no sistema de geração e controle de templates do software Autodesk Inventor 3D.

5 O pacote é composto por uma implementação inicial seguida de uma análise de requisitos do segmento de atuação do cliente, podendo ser expandida para necessidades especiais. Os arquivos que compõe a biblioteca 3D são divididos em arquivos de peças (part), de sub-montagens (assemblies) e também tabelas de dados quando aplicáveis a arquivos que possuam rotinas de acesso a dados tabelados ou normativos, e uma biblioteca de materiais padronizada seguindo nomenclatura e dados oficiais de propriedades conforme norma ASME II partes A, B, C e D. O pacote ainda inclui uma serie de arquivos padronizados do Content Center com utilização direta no segmento de projeto de vasos de pressão e trocadores, tais como flanges, conexões, juntas, parafusos e outros, porém readequados em conteúdo de apresentação e descrição, e salvos como arquivos desvinculados para plena utilização dentro das pastas que compõe a biblioteca 3D, de forma a garantir a utilização em qualquer local/servidor sem a necessidade de vínculos com as pastas de sistema do software Autodesk Inventor 3D. Além de toda a praticidade dos arquivos programados, a nomenclatura técnica utilizada internamente facilita a geração e criação de uma lista de materiais (Bill of Materials) automática, com descrição técnica organizada e descrição de norma de materiais correta. A biblioteca é fornecida com arquivos abertos, podendo o usuário final acrescentar itens, adaptar, padronizar, editar formulários, alterar logotipo e imagens, e personalizar da forma que desejar.

6 O é uma biblioteca/ferramenta em forma de arquivos, idealizada e criada para funcionar como um mini-software facilitador da operação de projetos. Para utilizar a biblioteca, o usuário deverá possuir o software Autodesk Inventor 3D instalado a partir da versão A ANM Engenharia de Projetos, Consultoria e Treinamentos recomenda a visita ao site do fabricante do software para aquisições referentes ao software licenciado.

7 Confeccione uma ampla gama de modelos de equipamentos, de básicos aos de alta complexidade, do segmento industrial pesado de vasos de pressão e trocadores de calor: - Vasos de Pressão Horizontais - Vasos de Pressão Verticais - Torres de Processos - Trocadores de Calor tipo Shell & Tube - Trocadores de Calor tipo Shell & Plate - Trocadores de Calor tipo Plate & Frame

8 Biblioteca inteiramente idealizada e concebida para atender as boas práticas de engenharia e fabricação utilizadas no mercado, para que o modelo seja gerado de forma real seguindo conceitos normativos aplicados, desde a etapa do projeto conceitual até a geração final de informações de fabricação.

9 Conceitualmente confeccionada como um aplicativo para o modelamento e montagem estruturada em 3D.

10 Arquivos com grande interação para componentes interligados, gerando alta produtividade na execução do modelamento, sub montagem e montagem final.

11

12

13 Formulários inteligentes contendo informações padronizadas e acesso a tabelas das normas, intrínsecas da área, de modo a minimizar o tempo do projeto.

14 Ampla gama de componentes padronizados, como cascos cilíndricos, cascos e seções cônicas, tampos abaulados (elípticos e toroesféricos), hemisféricos, planos e muitos outros componentes.

15 Modelamento de flanges completos, para os diversos tipos da norma, tais como Integral Type, Loose Type, Ring Type e Blind Flange.

16 Sub montagens inteligentes e interligadas com os componentes mestres, para fácil criação e edição dos parâmetros de projeto.

17 Biblioteca incluindo o modelamento de itens acessórios para minimizar o tempo de projeto, todos interligados a formulários de parâmetros do projeto.

18 Biblioteca incluindo o modelamento de itens acessórios para minimizar o tempo de projeto, todos interligados a formulários de parâmetros do projeto.

19 Biblioteca incluindo o modelamento de itens acessórios para minimizar o tempo de projeto, todos interligados a formulários de parâmetros do projeto.

20 Biblioteca incluindo o modelamento de itens acessórios para minimizar o tempo de projeto, todos interligados a formulários de parâmetros do projeto.

21 Confecção e montagem rápida para trocadores de calor do tipo Shell & Tube (Casco e tubos).

22 Biblioteca também idealizada para equipamentos e acessórios especiais que complementam o segmento, como por exemplo trocadores de calor do tipo Plate & Frame (Placas e Gaxetas).

23

DESMET 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos de Estruturas Metálicas Industriais

DESMET 3D Biblioteca de modelos 3D profissional para projetos de Estruturas Metálicas Industriais O é um trabalho especial de implementação de uma poderosa biblioteca 3D programada e parametrizada com as ferramentas avançadas de desenvolvimento 3D do software Autodesk Inventor 3D, com a utilização

Leia mais

PV Learning Book Curso de Projeto de Vasos de Pressão Conforme Código ASME Seção VIII Divisão 1

PV Learning Book Curso de Projeto de Vasos de Pressão Conforme Código ASME Seção VIII Divisão 1 O é um trabalho especial de implementação de um valioso pacote de treinamentos sobre projetos de vasos de pressão e trocadores de calor conforme norma ASME VIII Divisão 1, elaborado de forma didática e

Leia mais

Curso de Projeto de Vasos de Pressão Conforme Código ASME Seção VIII Divisão 1

Curso de Projeto de Vasos de Pressão Conforme Código ASME Seção VIII Divisão 1 Curso de Projeto de Vasos de Pressão Conforme Código ASME Seção VIII Divisão 1 Objetivo: O curso de Projeto de Vasos de Pressão tem por escopo principal prover uma série de conhecimentos no segmento de

Leia mais

WINDOWS. O que é o Windows?

WINDOWS. O que é o Windows? WINDOWS O que é o Windows? O que é um sistema operacional? É o primeiro sistema que você entra em contato ao ligar o seu computador, seu tablet ou smartphone. O sistema operacional é responsável por controlar

Leia mais

AutoCAD Plant 3D 2016

AutoCAD Plant 3D 2016 AutoCAD Plant 3D 2016 Automatize o processo de roteamento de tubulações e documentação técnica para seus projetos de plantas industriais: AutoCAD Plant 3D. Projete, modele e documente plantas de processos

Leia mais

Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk. Tópicos

Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk. Tópicos Serviços de Implantações Técnica (Básica) Produtos Autodesk A Consultoria de Técnica refere-se aos procedimentos de instalação e configuração do(s) software(s) e de todo o ambiente de trabalho. Ou seja,

Leia mais

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0 Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF Versão 2.0.0 1 Índice DESCRIÇÃO:... 3 REQUISITOS:... 3 1. INSTALAÇÃO PARA WINDOWS... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO PARA LINUX... 11 2.1.

Leia mais

FURNITURE Solution _ SILVER

FURNITURE Solution _ SILVER Graças ao configurador gráfico 3D, a solução GIOTTO MobilCAD Furniture Solution SILVER permite projetar de maneira paramétrica qualquer tipo de móvel e de elemento de decoração, em complemento aos componentes

Leia mais

Facilidade de uso habilitada com a tecnologia de segurança do código. Impressão por transferência térmica. Videojet 6230

Facilidade de uso habilitada com a tecnologia de segurança do código. Impressão por transferência térmica. Videojet 6230 Facilidade de uso habilitada com a tecnologia de segurança do código Impressão por transferência térmica Videojet 6230 Melhore a qualidade de impressão em materiais de embalagem flexível e reduza significativamente

Leia mais

TOTVS - Microsiga Protheus PCO

TOTVS - Microsiga Protheus PCO 20/07/2011 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Novas Funcionalidades... 3 2 Controle de Fases do Planejamento... 4 2.1 Unidade Orçamentária do Planejamento... 5 2.2 Projeto de Planejamento

Leia mais

Condensação. Condensação AR. Água. Os equipamentos são fabricados nas versões

Condensação. Condensação AR. Água. Os equipamentos são fabricados nas versões Muitas vezes, a instalação frigorífica deve servir a aplicações diversas, em muitos processos industriais ou por aumento de demanda ou por necessidade da instalação devido a capacidade total do projeto,

Leia mais

Proposta para Modelo de Ficha Técnica de Produtos para Saúde

Proposta para Modelo de Ficha Técnica de Produtos para Saúde Proposta para Modelo de Ficha Técnica de Produtos para Saúde Objetivos Agilizar os processos de registro, cadastramento, alteração e revalidação de produtos através da simplificação do acesso e melhoria

Leia mais

Autodesk Inventor DocTec7 Novidades versão 10

Autodesk Inventor DocTec7 Novidades versão 10 TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

Análise e Projeto. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento

Análise e Projeto. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Análise e Projeto Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Apresentar o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Descrever as metodologias de desenvolvimento de sistemas. 2 Introdução Programação

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Sistema de Telecomunicações. Especificação Técnica para Distribuidor Geral de Telemática

Sistema de Telecomunicações. Especificação Técnica para Distribuidor Geral de Telemática TOTAL DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS Sistema de Telecomunicações Especificação Técnica para Distribuidor Geral de Telemática DIST. QTDE/TIP ÓRGÃO d c b a GEDOC Rev. Data Feito Visto Aprov Data Descrição

Leia mais

Autodesk Inventor 9 DocTec1 Apresentação

Autodesk Inventor 9 DocTec1 Apresentação TECAD Soluções CAD e Projecto Colaborativo Rua Sidónio Muralha, 5 - Loja A 2635-477 Rio de Mouro Tel: 21 919 92 30 Fax: 21 919 92 39 Email: tecad@tecad.pt Web site: http://www.tecad.pt Autodesk Inventor

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA mcalc 2008 Geração, análise e dimensionamento de estruturas metálicas Apresentamos a versão 2008 do ST_mCalc Esse programa representa tudo o que os profissionais que trabalham com estruturas metálicas

Leia mais

Aula 02 - Modelos. Aula 02 - Modelos. Aula 02 - Modelos. Sumário. Trabalhando com Modelos. Abrir modelos padrão do Excel

Aula 02 - Modelos. Aula 02 - Modelos. Aula 02 - Modelos. Sumário. Trabalhando com Modelos. Abrir modelos padrão do Excel Sumário Trabalhando com Modelos Abrir modelos padrão do Excel Criar modelos Editar modelos Usar um modelo criado Trabalhando com Modelos Muitas vezes é necessário criar planilhas semelhantes, que contenham

Leia mais

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2

WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 PROCEDIMENTOS PARA MANTER ROTINAS ATUALIZADAS WINTHOR UPGRADE VERSÃO 2 ATUALIZADOR DE VERSÃO MODELO FECHADO A PC Sistemas orienta neste documento que a atualização das rotinas deve ser realizada em AMBIENTE

Leia mais

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial CFAC

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial CFAC Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial CFAC Trabalho realizado por: Ana Isabel Marques Joana Rita Simões Porto, 25 de Fevereiro de 2005 Índice 1. Agradecimentos------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

Vasos de Pressão. Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão

Vasos de Pressão. Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão Vasos de Pressão Desenvolvimento do projeto e da construção dos vasos de pressão Etapas do Projeto e Construção Gestão de Projetos Etapas sugeridas, na sequência: Definição dos dados gerais de projeto

Leia mais

Superintendência Comercial de Distribuição

Superintendência Comercial de Distribuição Superintendência Comercial de Distribuição MEDIÇÃO DE ENERGIA ETC 3.15 DISPOSITIVO DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA maio/2012 CÓPIA NÃO CONTROLADA Verificar versão atualizada na Internet SUMÁRIO 1-

Leia mais

CONTEÚDOS CURRICULARES

CONTEÚDOS CURRICULARES CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADES CURRICULARES PROCESSOS DE FABRICAÇÃO RESUMO DE CONTEÚDOS Processos de Usinagem em Máquinas Operatrizes, Usinagem a CNC, Ferramentas e Técnicas para Usinagem com Precisão,

Leia mais

SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC)

SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC) SOFTWARE DE CHECAGEM DE CÓDIGOS DE PROGRAMAS CNC PARA EVITAR RISCOS DE COLISÃO EM MÁQUINAS DE USINAGEM (CNC) Rafael Bento 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Aluno do Curso de Informática para Negócios

Leia mais

O Robô Educador Introdução

O Robô Educador Introdução O Robô Educador Introdução A LEGO Education tem o prazer de lhe trazer o Robô Educador uma seleção de atividades tutoriais que apresenta de maneira estruturada e divertida como começar com o seu LEGO MINDSTORMS

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE FRESADORA CNC DE BAIXO CUSTO

DESENVOLVIMENTO DE FRESADORA CNC DE BAIXO CUSTO DESENVOLVIMENTO DE FRESADORA CNC DE BAIXO CUSTO Lucas Denti 1 ; Alécio Comelli 2 ; Tiago Possato 3 ; João Hemkemaier 4 INTRODUÇÃO O trabalho manual de confecção de placas para circuitos eletrônicos é uma

Leia mais

Portal CFI. Visão do Fabricante

Portal CFI. Visão do Fabricante Portal CFI Visão do Fabricante Passo a passo para novo credenciamento 1 Novidades no Portal CFI 2 Primeiros Passos 3 Formulário da Empresa 4 Documentação da Empresa 5 Formulário do Produto 6 Documentação

Leia mais

QUEM SOMOS. Sua 1ª opção em divisórias sanitárias. Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP.

QUEM SOMOS. Sua 1ª opção em divisórias sanitárias. Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP. QUEM SOMOS Somos a Euroflex Divisórias, uma empresa fundada em 2013, com sede na cidade de Sorocaba/SP. Fabricante e instaladora de divisórias sanitárias em laminado estrutural (TS) e tipo Alcoplac, bem

Leia mais

Oferta de Migração do SharePoint 2013 Perguntas Mais Frequentes

Oferta de Migração do SharePoint 2013 Perguntas Mais Frequentes Oferta de Migração do SharePoint 2013 Perguntas Mais Frequentes 26 de setembro de 2016 DESCRIÇÃO GERAL O FastTrack irá oferecer serviços de migração do SharePoint 2013 no local como uma oferta de tempo

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle Linha MGD TermoChiller Linha MGD Aquecimento e refrigeração em um só equipamento. Preparado para trabalhar com faixa de operação de 10⁰C a 90⁰C. A versão com duas saídas controla dois pontos de água independentes,uma

Leia mais

Software Para Geração de Consultas e Relatórios

Software Para Geração de Consultas e Relatórios Software Para Geração de Consultas e Relatórios Características e Funcionalidades Versão 1.1 Iniview é marca registrada da Projedata Informática Ltda. Todos os direitos reservados à Projedata Informática

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação Curso de Eng. Química Disciplina: FACOM39017 (Alg. Prog. de Computadores) Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM Apresentação Décadas de experiência na fabricação de equipamentos hidráulicos destinados ao transporte de líquidos em geral e um amplo conhecimento de sistemas e processos qualificam

Leia mais

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda Serviço Cloud SAP Fiori Serviço Cloud SAP Fiori, edição premium Termos e Condições Suplementares Estes termos e condições suplementares ("Suplemento") fazem parte de um contrato de aquisição de certos

Leia mais

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema

Definições das opções Ferramentas, Opções Ferramentas, Opções Opções do Sistema Propriedades do Documento Opções do Sistema Deseja reduzir ainda mais o tempo gasto em um determinado projeto? Este documento tem por objetivo mostrar um passo-a-passo a ser realizado para a criação de Templates no SOLIDWORKS. Definições das opções

Leia mais

Transportadores Refrigeração Vasos de Pressão Trocadores de Calor Sistemas de Movimentação e Automação

Transportadores Refrigeração Vasos de Pressão Trocadores de Calor Sistemas de Movimentação e Automação Transportadores Refrigeração Vasos de Pressão Trocadores de Calor Sistemas de Movimentação e Automação Infraestrutura para crescer com qualidade Quem somos Desde sua fundação em 1980, a Evacon sempre se

Leia mais

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico

Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Proposta de Licenciamento de Software Jurídico Caros senhores, A Preâmbulo Informática Tecnologia em Gestão Jurídica, atua exclusivamente para o mercado jurídico desde 1988, sendo líder em software jurídico

Leia mais

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE Manual do Módulo Municipal do aplicativo com os Resultados finais 2013, 2014, 2015 e 2016 e Resultados

Leia mais

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo do Ambiente de Programação Arduino Software (IDE) com Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Sketches...

Leia mais

USUÁRIO: TÉCNICO REVISÃO

USUÁRIO: TÉCNICO REVISÃO MANUAL DO APLICATIVO GERADOR DE SENHAS PARA ECF USUÁRIO: TÉCNICO REVISÃO 1.7.2 1. Introdução 3 2. Acesso ao aplicativo 3 2.1. Login 4 2.2. Tela principal 4 3. Descrição das funções 5 3.1. Gerar senha ECF

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município Matão-SP Eixo Tecnológico Controle

Leia mais

Token USB Shell v3 Gemalto

Token USB Shell v3 Gemalto Token USB Shell v3 Gemalto Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 Página 1 de 15 Pré-requisitos para Instalação Dispositivo de Certificação Digital (Token USB Shell v3). Para

Leia mais

dipawa RESERVATÓRIOS METÁLICOS

dipawa RESERVATÓRIOS METÁLICOS dipawa RESERVATÓRIOS METÁLICOS ÍNDICE Tubular para Água Pag. 01 Taça Coluna com Água Pag. 02 Taça Coluna Seca Pag. 03 e 04 Vertical Fundo Cônico para Água Pag. 05 Vertical Fundo Cônico Combustível Pag.

Leia mais

Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra. SEGURANÇA E ECONOMIA PARA SUA OBRA

Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra.  SEGURANÇA E ECONOMIA PARA SUA OBRA Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra. www.hidraulicapotenza.com.br Nosso negócio é fazer o seu projeto fluir. Somos um dos mais renomados grupos especializados

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 1. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1 4. CONDIÇÕES GERAIS 1 5. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 2 5.1 Caixas em Policarbonato 2 5.2 Barra Chata para

Leia mais

O que há de novo no Autodesk Navisworks 2011?

O que há de novo no Autodesk Navisworks 2011? O que há de novo no Autodesk Navisworks 2011? Instalação A tela de instalação fornece links para as opções de instalação, opções de implementação, ferramentas e utilitários de instalação, documentação

Leia mais

Linx Microvix - Desinstalar, Instalar e Atualizar o POS 5.0

Linx Microvix - Desinstalar, Instalar e Atualizar o POS 5.0 Linx Microvix - Desinstalar, Instalar e Atualizar o POS 5.0 Atalho Desinstalação do POS: Forçar sincronização de dados. Desinstalação do POS Renomear Pasta Linx Sistemas Desvincular estação Desvincular

Leia mais

Dispositivo Lógico Programável(PLD)

Dispositivo Lógico Programável(PLD) Dispositivo Lógico Programável(PLD) Para reduzir o número de CI's(Circuitos Integrados) a serem usados num projeto digital, é necessário colocar mais funções em um mesmo chip. Isso tem sido feito com evolução

Leia mais

REUSO E REUSABILIDADE

REUSO E REUSABILIDADE REUSO E REUSABILIDADE Manutenção de Software Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... 2ª Lista de Exercícios Já está disponível no site a 2ª Lista de Exercícios Entrega: dia 03/10, no horário da aula.

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR Lei Federal n o 9394/96 Decreto Federal n o 5154/04 Resolução CNE n o 3/2002. LEGISLAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SUÍÇO-BRASILEIRA PAULO ERNESTO TOLLE ESTRUTURA CURRICULAR A estrutura do Curso Superior

Leia mais

LD301DTM - Device Type Manager

LD301DTM - Device Type Manager MANUAL DO USUÁRIO LD301DTM - Device Type Manager JAN / 09 LD301DTM L D 3 0 1 D T M M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR Lei Federal n o 9394/96 Decreto Federal n o 5154/04 Resolução CNE n o 3/2002. LEGISLAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI SUÍÇO-BRASILEIRA PAULO ERNESTO TOLLE ESTRUTURA CURRICULAR A estrutura do Curso Superior

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

Computer Aided Design (CAD)

Computer Aided Design (CAD) S07 Projeto auxiliado por computador Computer Aided Design (CAD) Desenho técnico Desenho auxiliado por computador Desenho artístico Tecnologias de manufatura Projeto Controle Manuseio Gerenciamento Projeto

Leia mais

Programação I Curso: Sistemas de Informação. Prof.: José Ronaldo Leles Júnior .:

Programação I Curso: Sistemas de Informação. Prof.: José Ronaldo Leles Júnior  .: Programação I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com 1º semestre - 2017 POO Paradigma Orientado a Objetos O que é um Paradigma? É um ponto de vista

Leia mais

Infor LN Guia do usuário para material fornecido pelo cliente (MFC)

Infor LN Guia do usuário para material fornecido pelo cliente (MFC) Infor LN Guia do usuário para material fornecido pelo cliente (MFC) Copyright 2017 Infor Todos os direitos reservados. As marcas e logomarcas definidas aqui são marcas comerciais e/ou marcas comerciais

Leia mais

SOLUÇÕES DIGITAIS EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA

SOLUÇÕES DIGITAIS EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA SOLUÇÕES DIGITAIS PA R A A P L I C A Ç Õ E S H Í D R I C A S, EM PROCESSOS, PETRÓLEO & GÁS E ENERGIA A INTE R NE T I ND USTR I AL Digital Industrial consiste na fusão dos mundos físico e digital, e a GE

Leia mais

Como as aplicações de entretenimento (em especial jogos digitais) têm enfrentado um constante crescimento, tanto em tamanho quanto em complexidade,

Como as aplicações de entretenimento (em especial jogos digitais) têm enfrentado um constante crescimento, tanto em tamanho quanto em complexidade, 1 Introdução Como as aplicações de entretenimento (em especial jogos digitais) têm enfrentado um constante crescimento, tanto em tamanho quanto em complexidade, os desafios encontrados durante o desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

MASTERSAF SMART GIA SP MANUAL OPERACIONAL

MASTERSAF SMART GIA SP MANUAL OPERACIONAL GIA SP MANUAL OPERACIONAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO... 3 GERAÇÃO ARQUIVO GIA SP (SUBTELA)... 4 GERAÇÃO ARQUIVO GIA SP ACESSO A TELA REGISTRO COMPL. GIA/SP... 5 SUPORTE TÉCNICO... 6 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

A c c e s s B á s i c o

A c c e s s B á s i c o A c c e s s B á s i c o (referencial): 25 horas A informação na ponta dos dedos, o programa perfeito para cadastros de clientes e fornecedores, controle de estoque, pesquisas relatórios. O Microsoft Access

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Técnica de drenagem X2

Técnica de drenagem X2 Sumidouros Advantix de casa de banho medida do sistema 100 Técnica de drenagem X2 PT 3/18 Lista para os Técnicos Profissionais 2018 Reservados os direitos a alteracoes tecnicas. Sumidouros Advantix de

Leia mais

FATEC ZONA SUL. Rodrigo Antonio Martins de Matos RA

FATEC ZONA SUL. Rodrigo Antonio Martins de Matos RA FATEC ZONA SUL Rodrigo Antonio Martins de Matos RA 1370481521034 DIÁRIO DE BORDO DO PROJETO EU TE AVISO CAIXA DE REMÉDIOS INTELIGENTE Orientadora Mestre Denise Lemes Fernandes Neves São Paulo 2017 Diário

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA

Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA Procedimento Operacional Padrão nº 16 Anexo I 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS MULTIMÍDIA 1 2. CONVERSÃO DO ARQUIVO MULTIMÍDIA PARA EXTENSÃO ASF 2 3. CONFIGURAÇÃO DA SALA DE AUDIÊNCIAS

Leia mais

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho

Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Software para gerenciamento de rotinas em saúde ocupacional e segurança do trabalho Prazer, somos a EVAL SISTEMAS. Com um espírito jovem e comprometido, apresentamos a melhor e mais completa solução para

Leia mais

Sistema de Telecomunicações. Especificação Técnica para Distribuidor Intermediário Digital

Sistema de Telecomunicações. Especificação Técnica para Distribuidor Intermediário Digital TOTAL DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS Sistema de Telecomunicações Especificação Técnica para Distribuidor Intermediário Digital DIST. QTDE/TIP ÓRGÃO d c b a GEDOC Rev. Data Feito Visto Aprov Data Descrição

Leia mais

Soluções inteligentes para identificação e rastreabilidade para embalagens de despacho.

Soluções inteligentes para identificação e rastreabilidade para embalagens de despacho. Soluções para Identificação e Rastreabilidade 3M Soluções inteligentes para identificação e rastreabilidade para embalagens de despacho. Muito mais que inventar, revolucionar. Em todas as áreas, existe

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. FY400DTM - Device Type Manager JAN / 09 FY400DTM FY400DTMMP

MANUAL DO USUÁRIO. FY400DTM - Device Type Manager JAN / 09 FY400DTM FY400DTMMP MANUAL DO USUÁRIO FY400DTM - Device Type Manager JAN / 09 FY400DTM FY400DTMMP www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos

Leia mais

CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO

CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA TECNOLOGIA ASSISTIVA (http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/) CADEIRA DE BANHO EM PVC MANUAL DE CONFECÇÃO PROJETO ELABORADO

Leia mais

Análise. Orientada a Objetos Modelo Funcional, Modelo Estrutural e Modelo Comportamental. Linguagens: Java, C++, etc.

Análise. Orientada a Objetos Modelo Funcional, Modelo Estrutural e Modelo Comportamental. Linguagens: Java, C++, etc. Análise Estruturada Modelo Essencial ou Lógico constitui-se de dois sub-modelos (Modelo Ambiental e Modelo Comportamental) e um Dicionário de Dados. Linguagens: Fortran, Cobol, C, etc. Orientada a Objetos

Leia mais

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG Válvulas de Esfera Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG A Válvula de Esfera Monobloco é uma válvula de bloqueio de fluxo indicada para utilização em á- gua, óleo ou gás com pressões que podem chegar até

Leia mais

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0>

Projeto Integrador. <Projeto Integrador> Documento Visão. Versão <1.0> Projeto Integrador Documento Visão Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. ORÇACAD Orçamento de Projetos em AutoCad

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. ORÇACAD Orçamento de Projetos em AutoCad XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil ORÇACAD Orçamento de Projetos em AutoCad Rogério de Oliveira Enersul rogerio@enbr.com.br

Leia mais

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO)

CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CHAPAS METÁLICAS - SOLDAGENS - DESENHOS DO SOLIDWORKS (DETALHAMENTO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Chapas Metálicas (12) Lição 1 Método de flange de chapa metálica O que são peças de chapa metálicas? Métodos de

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010

Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010 Marcus Vinicius dos Reis Venditti Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010 Visual Books Sumário 1 Apresentação... 15 1.1 Objetivo... 15 1.2 Desenho Técnico versus Desenho Artístico... 15 1.2.1 Desenho

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 Cleber Cristiano Sartorio 2, Tânia M. Pereira 3, Edson L. Padoin 4,

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COM AMONÍACO - 1 ELEMENTO - GRUPO MOTO-COMPRESSORES DE PARAFUSOS - 2 ELEMENTO - RECIPIENTES DE PRESSÃO - 3 RECIPIENTES

Leia mais

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações.

Fundamentos. É um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Computação - Prof. Anilton e Ronaldo Disciplinas: APC e ICC Fundamentos Diariamente, executamos diversas operações, isto é, processamos informações para

Leia mais

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema

Sistema In Access Doença de Gaucher. Manual do Sistema Sistema In Access Manual do Sistema Versão 1.0 Setembro/2013 Sumário 1. Iniciando o Software InAccess... 2 1.1. Cadastro de Médico... 2 1.2. Cadastro de Local de Atendimento... 3 2. Prescrição Médica...

Leia mais

SISTEMA RME-Web / RME-Win

SISTEMA RME-Web / RME-Win SISTEMA RME-Web / RME-Win FILOSOFIA DE OPERAÇÃO Introdução: - O que é o Sistema RME-Web / RME-Win? É um sistema especialista que trabalha de forma integrada e complementar com os sistemas convencionais

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

O último desenvolvimento da ADIRA a Quinadora Greenbender promete ser uma Revolução no mundo da quinagem

O último desenvolvimento da ADIRA a Quinadora Greenbender promete ser uma Revolução no mundo da quinagem O último desenvolvimento da ADIRA a Quinadora Greenbender promete ser uma Revolução no mundo da quinagem 1. Responde à tendência crescente de aumento de complexidade geométrica das peças quinadas, já que

Leia mais

TOTVS Atualização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação

TOTVS Atualização dos Aplicativos. Arquitetura e Instalação Arquitetura e Instalação Sumário 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos do Treinamento... 3 1.2 Nomenclatura... 3 1.3 Nomenclatura ADVPL... 3 2 Atualização de Build... 4 3 Atualização de RPO... 4 4 Autoatualização

Leia mais

Antes de executar qualquer funcionalidade da Biometria Online Secullum é necessário fazer o registro da mesma.

Antes de executar qualquer funcionalidade da Biometria Online Secullum é necessário fazer o registro da mesma. quarta feira, 25 de julho de 2012 Página 1 de 7 Introdução Os softwares de controle de acesso da Secullum possuem uma função de reconhecimento de impressões digitais denominada Biometria Online Secullum.

Leia mais

TomTom WEBFLEET Índice remissivo. Let s drive business TM. Nota de lançamento, outubro de 2012

TomTom WEBFLEET Índice remissivo. Let s drive business TM. Nota de lançamento, outubro de 2012 TomTom WEBFLEET 2.16 Nota de lançamento, outubro de 2012 Índice remissivo Novos tipos de relatórios 2 Visualização de relatórios 4 Relatórios a pedido 5 Arquivo de relatórios 6 Gestão e administração de

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Pacote Office. Subtítulo

Pacote Office. Subtítulo Pacote Office Subtítulo Sobre a APTECH A Aptech é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

Rig Direct a ( x d j a ( x

Rig Direct a ( x d j a ( x Rig Direct a ( x d j a ( x Tenaris A Tenaris é líder global no fornecimento de tubos de aço e serviços relacionados para a indústria energética mundial, assim como para outras aplicações industriais.

Leia mais

Técnica de drenagem. Sumidouros Advantix de pavimento medida do sistema 145

Técnica de drenagem. Sumidouros Advantix de pavimento medida do sistema 145 Sumidouros Advantix de pavimento medida do sistema 145 Técnica de drenagem X3 PT 3/18 Lista para os Técnicos Profissionais 2018 Reservados os direitos a alteracoes tecnicas. Sumidouros Advantix de sistema

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3)

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3) 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3) PROCESSO DE MANUTENÇÃO DOS NOVOS MOTORES DE TRAÇÃO AC NAS FROTAS DO METRÔ DE SP INTRODUÇÃO

Leia mais

92% DE COBERTURA, EM ESTOQUE DE PEÇAS, PARA TODAS AS LINHAS QUE DISTRIBUI

92% DE COBERTURA, EM ESTOQUE DE PEÇAS, PARA TODAS AS LINHAS QUE DISTRIBUI ROMPEDORES ROMPEDORES Conheça a Maxter Máquinas Maxter é uma empresa especializada na Adistribuição de máquinas e implementos para os setores da construção, mineração, indústria e agrícola, com produtos

Leia mais