Programação I Curso: Sistemas de Informação. Prof.: José Ronaldo Leles Júnior .:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação I Curso: Sistemas de Informação. Prof.: José Ronaldo Leles Júnior .:"

Transcrição

1 Programação I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior .: juniorleles80@gmail.com 1º semestre

2 POO Paradigma Orientado a Objetos

3 O que é um Paradigma? É um ponto de vista do mundo real e a forma de atuação sobre tal concepção; De maneira resumida, é a forma de abordar um problema.

4 Paradigma e Processo de Desenvolvimento Um paradigma está presente em diversas fases do processo de desenvolvimento do software: Análise Projeto (design) Implementação (codificação)

5 Diferentes paradigmas Paradigma Estruturado: Programação composta por três estruturas: Sequência Decisão Iteração (loop) Programação modular: Utilização de funções e sub-rotinas

6 Diferentes paradigmas Paradigma Orientado a Objetos: Tudo é um objeto: Cada objeto possui um tipo Objetos possuem um estado e comportamentos Objetos interagem entre si por meio de troca de mensagens A estrutura do software é dividida em unidades determinadas classes.

7 POO Conceitos Básicos Objetos: São coisas que temos no mundo real e abstraímos para o virtual para manipulá-los na resolução de problemas; Objetos possuem: Estado: definido pelos valores contidos nas suas propriedades (atributos) Comportamento: conjunto de ações que ele pode realizar expostas através dos métodos

8 POO Conceitos Básicos

9 POO Conceitos Básicos

10 POO Conceitos Básicos Classes: É uma especificação para um determinado tipo de objeto, isto é, para que o objeto seja de determinada classe ele, obrigatoriamente, deve respeitar a especificação; Representa uma coleção de objetos com características e comportamentos em comum; Uma classe pode ter vários objetos.

11 POO Conceitos Básicos

12 Classes em Java Declaração Atributos Método

13 Objetos em Java Aloca memória para o objeto e devolve um valor de referência (endereço).

14 Objetos em Java Como acessar o objeto criado? Declaração da variável de referência

15 Exercício 1 Crie uma classe Carro com os seguintes atributos e métodos: Atributos modelo cor ano velocidadeatual velocidademaxima: 100 km/h

16 Exercício 1 Crie uma classe Carro com os seguintes atributos e métodos: Métodos ligar() desligar() acelerar(aqui vai a velocidade) buzinar() exibevelocidadeatual()

17 Exercício 1 Agora crie a classe Motor e a relacione com a classe Carro: Atributos tipo: álcool, gasolina, FLEX, diesel potência Crie uma terceira classe que contenha o método main para realizar os testes com as classes Carro e Motor

18 Construtores Quando utilizamos a palavra chave new estamos construindo um objeto. O new executa o construtor da classe. O construtor da classe é um bloco declarado com o mesmo nome que a classe.

19 Construtor da classe Construtores

20 Construtores Construtores podem receber argumentos, podendo assim inicializar algum tipo de informação. Construtor recebendo um argumento do tipo Motor.

21 Construtores Quando criarmos um carro, ele já terá um motor.

22 Construtor default Quando não declaramos um construtor na classe, o Java se encarrega de criar um para nós. Esse construtor não recebe nenhum argumento e o corpo dele é vazio. A partir do momento que declaramos um construtor, o construtor default deixa de ser fornecido pelo Java.

23 Atributos de classe Quando declaramos um atributo como static, ele passa a não ser mais um atributo de cada objeto, e sim um atributo da classe. A informação guardada na classe, não é mais individual para cada objeto. Palavra-chave que indica um atributo da classe.

24 Sobrecarga de métodos (Overloading) Pode haver métodos com o mesmo nome dentro da mesma classe? Em Java, podemos ter métodos com o mesmo nome desde que exista uma maneira de distinguilos no momento da chamada.

25 Sobrecarga de métodos (Overloading) A maneira de diferenciá-los está na quantidade, no(s) tipo(s) de parâmetro(s) e na ordem que cada método o(s) recebe.

26 Sobrecarga de métodos (Overloading) A maneira de diferenciá-los está na quantidade, no(s) tipo(s) de parâmetro(s) e na ordem que cada método o(s) recebe. X

27 Sobrecarga de métodos (Overloading) Assim também não irá funcionar... X

28 Sobrecarga de métodos (Overloading) Observe que o retorno dos dois métodos é diferente e mesmo assim não funciona X

29 Sobrecarga de métodos (Overloading) Experimente o exemplo abaixo:

30 Sobrecarga de métodos (Overloading) Resumindo: As chamadas de método não podem ser distinguidas por tipo de retorno. Podem ter diferentes tipos de retorno se os métodos tiverem diferentes listas de parâmetros. A ordem dos tipos de parâmetros é importante. Se diferenciam pela sua assinatura que é uma combinação do nome do método, tipos e ordem dos seus parâmetros.

31 Modificadores de acesso public: acessível em qualquer lugar. protected: acessível na própria classe, em subclasses (classes filhas) e classes do mesmo pacote (package). private: na própria classe. default(package): acessível por todos no mesmo pacote.

32 Encapsulamento Encapsular significa esconder detalhes da implementação É uma forma de restringir o acesso aos atributos e ao comportamento interno de um objeto O conhecimento a respeito da implementação é desnecessário do ponto do objeto isso passa a ser responsabilidade dos métodos da classe

33 Métodos acessores: getters e setters Para permitir acesso aos atributos privados (private), a prática mais comum é utilizar métodos acessores: get<nome_do_atributo>(): retorna o valor set<nome_do_atributo>(parâmetros): passa o valor.

34 Métodos acessores: getters e setters Exemplo:

35 Métodos acessores: getters e setters Exemplo:

36 O uso de IDE (Integrated Development Environment)

37 O que é um IDE? É um ambiente de desenvolvimento integrado: Editor de código Compilador JVM Autocomplete Debugger Controle de Versão Etc.

38 Por que usar IDE? Aumento da produtividade Facilita a verificação e correção de erros Integração de tecnologias Etc.

39 Principais IDE s

40 A pergunta que não quer se calar... Por que só agora?

41 A pergunta que não quer se calar... Por que escolhemos o Eclipse?

42 Instalação do Eclipse Acesse:

43 Pacotes (package) Os arquivos do projeto são separados em pastas ou diretórios. As pastas nas quais são organizados os arquivos (classes e interfaces) são chamadas de pacotes (package). Os pacotes costumam agrupar classes de funcionalidades similares ou relacionadas.

44 Como utilizá-los? Para colocar uma classe ou interface em um pacote, devemos realizar dois passos: Utilizar o comando package na primeira linha de código na classe ou interface que deseja colocar no pacote:

45 Como utilizá-los? Para colocar uma classe ou interface em um pacote, devemos realizar dois passos: Salvar o arquivo dentro de uma pasta com o mesmo nome do pacote (package) definido no código fonte:

46 Como utilizá-los? Podemos criar pacotes (subpacotes) dentro de pacotes:

47 Como utilizá-los? Devemos criar uma estrutura de pastas que reflita os subpacotes definidos:

48 Padrão de nomenclatura dos packages O padrão de nomenclatura dos pacotes é relativo ao nome da empresa que desenvolveu a classe: Exemplo: domínio ao contrário: nome do projeto: subpacote: Esse padrão existe para evitar ao máximo o conflito de pacotes de empresas diferentes.

49 Unqualified Name vs Fully Qualified Name O nome simples (ou unqualified name) é o identificador declarado à direita do comando class ou interface: O nome completo (ou fully qualified name) é formado pelo nome do pacote com o nome simples da classe ou interface:

50 Unqualified Name vs Fully Qualified Name Para usar uma classe do mesmo pacote, basta referenciá-la pelo seu nome simples: Nome simples da classe

51 Unqualified Name vs Fully Qualified Name Duas classes de pacotes diferentes precisam utilizar o nome completo para conversar entre si: Pacotes diferentes Nome completo da classe

52 Uma maneira mais simples: import Apresenta uma maneira mais simples de utilizar classes de pacotes diferentes. Permite importá-las do pacote utilizando o comando import. Importando classes de outros pacotes

53 import x.y.z.*; Pode-se importar um pacote inteiro através do uso do curinga *.

54 package, import, class Primeiro aparece o package Depois aparece o import E por último, as declarações de classes (class) e interfaces (interface) 1º 2º 3º

55 Herança É o mecanismo que permite expressar a similaridade entre classes iguais a outras já definidas. Permite uma classe herdar características (atributos) e comportamentos (métodos) de outra classe, representando uma relação entre classe mãe e classe filha.

56 Herança O que as duas classes têm em comum?

57 Herança O que as duas classes têm em comum?

58 Herança Podemos criar uma superclasse (classe-mãe) contendo todas os atributos e métodos em comum entre as duas classes.

59 Herança E fazer com que elas herdem da nova classe. Classe mãe (ou SuperClasse) Atributos e métodos em comum Classes filhas (ou SubClasses)

60 Herança A herança define uma relação do tipo É UM. É UM É UM

61 Herança Múltipla Uma característica importante do Java é que ele não permite herança múltipla, ou seja, que uma classe herde de mais de uma classe diretamente.

62 Herança Múltipla

63 Herança Múltipla X

64 Palavra chave extends Para implementar o mecanismo da herança é necessário fazer o uso da palavra chave extends nas classes filhas. Exemplo:

65 Palavra chave extends Desta forma, a classe filha pode fazer uso dos atributos e métodos herdados da classe mãe.

Programação I 2º Bimestre (material 1)

Programação I 2º Bimestre (material 1) Programação I 2º Bimestre (material 1) Professor: José Ronaldo Leles Júnior Turma: 2º ano do curso de Sistemas de Informação UEG Universidade Estadual de Goiás Campus Posse Arranjos e matrizes - Arrays

Leia mais

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS

PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES PADRONIZAÇÃO CONTRATOS PADRONIZAÇÃO 10. INTERFACES No dia-a-dia lidamos com diversos aparelhos elétricos Diversas empresas fabricam aparelhos elétricos com plugues E se cada empresa decidisse por conta própria o formato dos

Leia mais

O problema da herança múltipla e o uso de Interfaces. Herança múltipla. Interfaces. Definindo Interfaces 30/11/2016

O problema da herança múltipla e o uso de Interfaces. Herança múltipla. Interfaces. Definindo Interfaces 30/11/2016 O problema da herança múltipla e o uso de Interfaces Herança múltipla O Java não permite o uso de herança múltipla. Cada classe só pode herdar de uma única classe diretamente. X X Interfaces Uma interface

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos

Programação Orientada a Objetos. Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Programação Orientada a Objetos Vagner Luz do Carmo - Vluzrmos Questão 1 Dada a seguinte classe na linguagem JAVA: public class Carro { public String retornacor(){ ; return Azul ; private String retornachassi(){

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes

Introdução ao Java. Prof. Herbert Rausch Fernandes Introdução ao Java Prof. Herbert Rausch Fernandes Orientação a Objetos Programação Orientada por Objetos: é a construção de sistemas de software como uma coleção estruturada de implementações de tipos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs

Programação Orientada a Objetos. Professor: André Luis Meneses Silva br.geocities.com/programacao2ufs Programação Orientada a Objetos Professor: André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com br.geocities.com/programacao2ufs [ Conteúdo ] Objeto Mensagens Classe Encapsulamento Visibilidade Membros de Instância

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Orientação a Objetos Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Orientação a Objetos Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Introdução à Programação Orientada a Objetos Conceitos Objetivos Classes e Objetos Atributos

Leia mais

p Pacotes, a grosso modo, são apenas pastas ou diretórios do sistema operacional onde ficam armazenados os arquivos fonte de Java.

p Pacotes, a grosso modo, são apenas pastas ou diretórios do sistema operacional onde ficam armazenados os arquivos fonte de Java. Pacotes e Jar 1 Pacotes p Usamos pacotes em java para organizar as classes semelhantes. p Pacotes, a grosso modo, são apenas pastas ou diretórios do sistema operacional onde ficam armazenados os arquivos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIA LPOO - Linguagem de Programação Orientada a Objetos Prof. Msc. Célio R. Castelano Página 1 de 7 Curso Ciência da Computação Professor Célio Ricardo Castelano UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP ICET INSTITUTO

Leia mais

Classe Abstrata e Interface

Classe Abstrata e Interface Orientação a objetos com Java Classe Abstrata e Interface Byron Leite byron.leite@gmail.com 1 Herança Agenda Geral Parte 04 Encapsulamento Pacotes Modificadores de Acesso private, default, protected, public

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-7 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

Modificadores de Acesso JAVA

Modificadores de Acesso JAVA Modificadores de Acesso JAVA Definição Os modificadores de acesso são padrões de visibilidade de acessos às classes, atributos e métodos. Esses modificadores são palavras-chave reservadas do Java. E as

Leia mais

Orientação a objetos. Programação. Orientada a Objetos. Orientação a objetos. Orientação a objetos. Abstração e encapsulamento

Orientação a objetos. Programação. Orientada a Objetos. Orientação a objetos. Orientação a objetos. Abstração e encapsulamento Orientação a objetos Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Linguagens orientadas a procedimentos e linguagens orientadas a objetos Unidade de programação: funções e classes

Leia mais

Visibilidade e Encapsulamento

Visibilidade e Encapsulamento Visibilidade e Encapsulamento Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL 2016 Agenda Pacotes Visibilidade Encapsulamento Hands-On 2 Pacotes Em Java, a visibilidade ou grau de acesso a um determinado atributo

Leia mais

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE

Java para Desktop. Programação Orientada à Objetos 2 JSE Java para Desktop Programação Orientada à Objetos 2 JSE Encapsulamento significa "ocultar informações, ele define que cada objeto contém todos os detalhes de implementação necessários sobre como ele funciona

Leia mais

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo

POO Fundamentos Parte III. Professor Vicente Paulo de Camargo POO Fundamentos Parte III Professor Vicente Paulo de Camargo PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS HERANÇA SIMPLES Mecanismo que permite a uma classe, denominada de SUBCLASSE ou CLASSE FILHA, herdar todos os

Leia mais

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; }

Lista 05 Herança. public class PessoaFisica extends Pessoa { private String RG; public PessoaFisica(){ super(); } public String getrg(){ return RG; } Lista 05 Herança 1. Analisando a classe Java abaixo podemos observar que a mesma possui apenas um atributo, um construtor e dois métodos. Perceba que dentro do método main estão sendo invocados métodos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Pacotes e Encapsulamento Msc. Paulo de Tarso F. Júnior 1 Introdução Permite o agrupamento de classes em uma coleção chamada pacote Um pacote é uma coleção de classes e interfaces

Leia mais

Introdução à Programação. Encapsulamento e Herança

Introdução à Programação. Encapsulamento e Herança Introdução à Programação Encapsulamento e Herança Tópicos da Aula Hoje, aprenderemos conceitos mais avançados de Orientação a Objetos Encapsulamento Usando modificadores de acesso em C++ Herança Importância

Leia mais

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno

Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Programação Avançada C++ Slide 12 Nielsen Castelo Damasceno Visibilidade de membros Membro da classe derivada pode usar os membros públicos ( public ) e protegidos ( protected ) da sua classe base (como

Leia mais

Linguagem de Programação II Implementação

Linguagem de Programação II Implementação Linguagem de Programação II Implementação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Implementação em Java Variáveis Palavras reservadas Pacotes Identificador this Acessando membros de outros objetos API Java Nossa

Leia mais

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina

Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Linguagem de Programação I Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Conteúdo: 1) Orientação a Objetos - Características da OO - Reutilização de código 2) Introdução à Linguagem Java - Histórico

Leia mais

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação

Modelo do Mundo Real. Abstração. Interpretação Modelo do Mundo Real Mundo Real Abstração Interpretação Sistema de Software Modelo Algoritmo Abstração: O modelo precisa capturar apenas as características do mundo real que são importantes para o sistema

Leia mais

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo.

Engenharia de Software Aula 21. Revisão da Prova 2. Eduardo Figueiredo. Engenharia de Software Aula 21 Revisão da Prova 2 Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@dcc.ufmg.br 16 Maio 2018 Aula 16: POO Um programa OO é geralmente constituído de várias classes

Leia mais

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013

Introdução à orientação a objetos. João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Introdução à orientação a objetos João Tito Almeida Vianna 18/05/2013 Roteiro Aula 1 Introdução: Programação estruturada x Orientação a objetos Orientação a objetos Classe e objeto Encapsulamento Herança

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-4 Construtores e Sobrecarga Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Modelos e POO Classes e sua implementação em Java Encapsulamento Tipos de dados nativos em Java

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Orientação a Objetos Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos

Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Programação Orientada a objetos Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Paradigma da orientação a objetos Paradigma = forma de

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS

Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Programação Orientada a Objetos JAVA - NETBEANS Agenda Programação Orientada a Objeto (POO) Conceitos sobre POO Pilares da POO Objeto Classe Construtores Troca de Mensagens Pilares da POO Encapsulamento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS - ORIENTAÇÃO A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS - ORIENTAÇÃO A OBJETOS 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS - ORIENTAÇÃO A OBJETOS Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Programação com Objectos. Processamento de Dados I. 2. Classes, Atributos e Métodos

Programação com Objectos. Processamento de Dados I. 2. Classes, Atributos e Métodos Programação com Objectos Processamento de Dados I 2. Classes, Atributos e Métodos 1 Classes, Atributos e Métodos Modificadores de acesso (visibilidade) Sobrecarga de métodos (method overloading) Variáveis

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Java

Programação Orientada a Objetos em Java Programação Orientada a Objetos em Java Ferramenta de desenvolvimento Eclipse Tiago Matos Baixando e Instalando o Eclipse 1 Baixando o Eclipse Página do projeto: http://www.eclipse.org/ Problema possível:

Leia mais

Orientação a Objetos Classes, Objetos e Encapsulamento

Orientação a Objetos Classes, Objetos e Encapsulamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Primeira Unidade Disciplina: PEOO Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com Data:

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Linguagem de Programação Orientada a Objeto Abstração - Encapsulamento Professora Sheila Cáceres Variáveis locais Campos são um tipo de variável. Eles: armazenam valores por toda a vida de um objeto; e

Leia mais

Conceitos de Programação Orientada a Objetos

Conceitos de Programação Orientada a Objetos Conceitos de Programação Orientada a Objetos Tatyana Bitencourt Com as técnicas de orientação a objeto, é possível obter resultados considerados impossíveis pensando de maneira estruturada. Como Java não

Leia mais

UNIFEI Disciplina Professor

UNIFEI Disciplina Professor UNIFEI Disciplina Professor Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI CCO02 Enganharia de Software II Enzo Seraphim Nota de aula de Java Encapsulamento

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com JAVA Como qualquer linguagem de programação, a linguagem Java tem sua própria estrutura, regras de sintaxe

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 05. Encapsulamento, Modificadores de acesso e atributos de classe Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Revisão da aula anterior; Motivação Organização;

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Visão Geral dos Paradigmas Quais os paradigmas mais comuns? Do que é composto um programa

Leia mais

Vejamos o seguinte exemplo public class Exemplo private int testada = 20; public void testapalavra(int testada) JOptionPane.showMessageDialog(null,"Pa

Vejamos o seguinte exemplo public class Exemplo private int testada = 20; public void testapalavra(int testada) JOptionPane.showMessageDialog(null,Pa Palavra reservada this Em Java podemos ter um parâmetro de um método e um atributo de uma classe com o mesmo nome. Caso façamos uma referência a esta variável, pelo princípio da localidade estaremos referenciando

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Programação Orientada a Objetos

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: Programação Orientada a Objetos 01.Em orientação a objetos, o conceito que determina que as classes devem cuidar dos seus atributos de forma exclusiva, expondo o mínimo possível de suas funcionalidades para outras classes, é a)herança

Leia mais

Herança Tiago Eugenio de Melo

Herança Tiago Eugenio de Melo Herança Tiago Eugenio de Melo tiago@comunidadesol.org Herança Conceito: Herança é a capacidade de especializar tipos de objetos (classes), de forma que os tipos especializados contenham, além de características

Leia mais

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos

Introdução. Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos Introdução Programação Orientada a Objetos (POO) João Paulo Q. dos Santos joao.queiroz@ifrn.edu.br Avaliações Continuada: Resolução de Atividades Práticas em Sala; Resolução de Lista de Exercícios; Provas

Leia mais

Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz

Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz Aula 4 Encapsulamento e Relacionamento Cleverton Hentz Sumário } Encapsulamento } Propriedades } Relacionamentos } Composição } Herança 2 O que é encapsulamento? } O que vocês entendem por encapsular?!

Leia mais

Orientação a Objetos parte 2 ENCAPSULAMENTO, CLASSES, HERANÇAS

Orientação a Objetos parte 2 ENCAPSULAMENTO, CLASSES, HERANÇAS Orientação a Objetos parte 2 ENCAPSULAMENTO, CLASSES, HERANÇAS Encapsulamento Proteger a integridade da classe escondendo certas informações dos usuários dessa classe e mostrar somente aquilo que é necessário

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos.

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. AULA 02 OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. HABILIDADES TRABALHADAS: Comparação das características das linguagens orientadas a objetos frente às linguagens estruturadas. Conhecimentos

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Programação e Sistemas de Informação Programação Orientada a Objetos Módulos 9/10/11 POO 2016/2017 História A OO surgiu no

Leia mais

Modificadores de Acesso e Atributos de Classe

Modificadores de Acesso e Atributos de Classe Modificadores de Acesso e Atributos de Classe 1 Controlando o acesso p Um dos problemas mais simples que temos no nosso sistema de contas é que o método saca permite sacar mesmo que o limite tenha sido

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Programação Orientada a Objetos Aula I Declaração de classes, métodos construtores Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Na aula de hoje: Declaração de classes Métodos Construtores Exercícios de criação

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO. Conceitos

CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO. Conceitos CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo C ORIENTAÇÃO À OBJETO Conceitos O QUE É UM OBJETO? CLASSE OBJETO OBJETO OBJETO CLASSE OBJETO OBJETO OBJETO ATRIBUTOS MÉTODOS PÚBLICO PRIVADO PROTEGIDO ABSTRATO ESTÁTICO

Leia mais

Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009

Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009 Atualização Técnica e Pedagógica para Professores de Informática - JAVA Cronograma de Aulas - Mococa 1º Módulo 23/05/2009 a 27/06/2009 Responsável: Luis Eduardo Fernandes Gonzalez Professor Responsável

Leia mais

E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O E N C A P S U L A M E N T O P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O REVIEW CLASSES E INSTÂNCIAS. REVIEW - O OPERADOR THIS This faz referencia a métodos e atributos da própria classe REVIEW - EXEMPLO

Leia mais

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces

Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Linguagem de Programação Orientada a Objeto Polimorfismo, Classes Abstractas e Interfaces Professora Sheila Cáceres Polimorfismo Polimorfismo Polimorfismo é a característica única de linguagens orientadas

Leia mais

POO29004 Programação Orientada a Objetos

POO29004 Programação Orientada a Objetos POO29004 Programação Orientada a Objetos Herança Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/poo 11 de setembro

Leia mais

Laboratório de programação II

Laboratório de programação II Laboratório de programação II Herança e Polimorfismo Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Herança Mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes aproveitando

Leia mais

Uma breve história do Java

Uma breve história do Java Uma breve história do Java Professor: José Ronaldo Leles Júnior Email: juniorleles80@gmail.com Curso: Sistemas de Informação Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Posse Ano 2016 1991-1994 O Green (um

Leia mais

Linguagem de Programação IV Introdução

Linguagem de Programação IV Introdução Linguagem de Programação IV Introdução Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Orientação a objetos Classe Objeto Abstração Encapsulamento Herança Polimorfismo Plataforma Java 3 4 POO é um paradigma de programação

Leia mais

Programação Orientada a Objeto

Programação Orientada a Objeto Programação Orientada a Objeto Prof. Esp. Thiago S F Carvalho Faculdades Integradas de Diamantino 2016 Caravalho, T.S.F. (FID) POO 2016 1 / 38 Programação Orientada a Objeto Hoje revisaremos os conceitos

Leia mais

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos)

Orientação a Objetos Parte I. Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Orientação a Objetos Parte I Introdução a POO (Programação Orientada a Objetos) Histórico Gerações de Linguagens de Programação Primeira Geração: Linguagem de máquina Segunda Geração: Linguagem de montagem

Leia mais

Laboratório de programação II

Laboratório de programação II Laboratório de programação II Paradigma de orientação a Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Sumário Contextualização Paradigma de orientação a Contextualização A construção

Leia mais

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda.

Aprendendo. Java 2. Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela. Novatec Editora Ltda. Aprendendo Java 2 Rodrigo Mello Ramon Chiara Renato Villela Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Programação Orientada a Objetos O que é Programação Orientada a Objetos? É um paradigma de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CÂMPUS DE COXIM FUNDAMENTOS EM ORIENTAÇÃO A OBJETOS Data final de entrega 16/09/2014, até às 23h59min Enviar o arquivo de respostas em formato PDF e o arquivozip com códigos fontes para o e-mail motafernandomaia@gmailcom, insira no assunto do e-mail [Lista

Leia mais

Classes e Objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II. Classes. Objetos. Um modelo para a criação de objetos

Classes e Objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II. Classes. Objetos. Um modelo para a criação de objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II Classes e Objetos Objetos Um conjunto de estados e comportamentos Classes Um modelo para a criação de objetos 1 Pacotes e Java API Pacotes Um conjunto

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

[Desenvolvimento OO com Java] Organizando suas classes

[Desenvolvimento OO com Java] Organizando suas classes Centro Tecnológico Departamento de Informática Prof. Vítor E. Silva Souza http://www.inf.ufes.br/~vitorsouza [Desenvolvimento OO com Java] Organizando suas classes Este obra está licenciada com uma licença

Leia mais

Linguagem de Programação Introdução a Orientação a Objetos

Linguagem de Programação Introdução a Orientação a Objetos Linguagem de Programação Introdução a Orientação a Objetos Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo Campus Cachoeiro de Itapemirim Definição de Orientação a Objetos. Orientação a Objetos:

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 12

Linguagens de Programação Aula 12 Linguagens de Programação Aula 12 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Implementando subprogramas 2 Na aula de hoje Suporte para a programação orientada a objetos 3 Roteiro Introdução

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III

Programação Orientada a Objetos. Métodos e Atributos. Métodos. Métodos. Alexandre César Muniz de Oliveira. Parte III Programação Orientada a Objetos Alexandre César Muniz de Oliveira Métodos e Atributos Parte III Métodos [mod] tipo nome ([tipo arg]) [throws exc]{ [mod]: zero ou mais modificadores separados por espaços

Leia mais

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira

Engenharia de Software. Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos. Prof. Me. Rogério Ferreira Engenharia de Software Aula 10 Representação dos Conceitos de Orientação a Objetos Prof. Me. Rogério Ferreira 2 Roteiro Representação dos Conceitos OO Mensagens Navegabilidade Pacotes Encapsulamento Herança

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-6 Reutilização de Classes Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Introdução a POO e sua implementação em Java Atributos, métodos e encapsulamento dos mesmos Trabalhando

Leia mais

C com introdução a OO

C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação C com introdução a OO ... Centro Integrado de Tecnologia da Informação Aula 9 Ronald Dener - Instrutor Matheus Soares - Monitor 17 / outubro 17 / outubro

Leia mais

Modificadores de acesso e atributos de classe

Modificadores de acesso e atributos de classe Modificadores de acesso e atributos de classe Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc.

Programação Orientada a Objetos 2 Flávio de Oliveira Silva, M.Sc. Orientação a Objetos Revisão Conceitos CLASSE CLASSIFICAÇÃO GENERALIZAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO HERANÇA INTERFACES POLIMORFISMO SOBRECARGA ENCAPSULAMENTO ABSTRAÇÃO MODULARIZAÇÃO 9 CLASSE Classe é um agrupamento

Leia mais

Aula 08 Encapsulamento. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes

Aula 08 Encapsulamento. Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes Aula 08 Encapsulamento Disciplina: Programação Estruturada e Orientada a Objetos Prof. Bruno Gomes http://www.profbrunogomes.com.br/ Projeto Orientado a Objetos Princípios: Abstração; Encapsulamento; Modularidade.

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Herança Aula de Hoje Problema Considere uma empresa que tenha tipos de empregados no aplicativo de folha de pagamento Um empregado tem nome,

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) HERANÇA. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) HERANÇA. Professor Carlos Muniz LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) Definição A herança é um princípio da POO que permite a criação de novas classes a partir de outras previamente criadas. Essas novas classes são chamadas de subclasses, ou

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos luno: ata: Professor: Leonardo abral da Rocha Soares 1. Torna o atributo visível a todas as classes do pacote onde foi declarado: a) public b) private c) protected d) package

Leia mais

Instituto de Informática Estrutura de Dados II

Instituto de Informática Estrutura de Dados II Instituto de Informática Estrutura de Dados II Revisão de Métodos em Classes Aplicada a Estrutura de Dados Básicas 20/08/2018 Profa. Lucília Gomes Ribeiro Prof. Dirson S Campos Programação em Java q O

Leia mais

Java First-Tier: Aplicações. Herança: Simples Múltipla. Orientação a Objetos em Java (III) Problemas de Herança Múltipla.

Java First-Tier: Aplicações. Herança: Simples Múltipla. Orientação a Objetos em Java (III) Problemas de Herança Múltipla. Java First-Tier: plicações Orientação a Objetos em Java (III) Grupo de Linguagens de Programação Departamento de Informática PUC-Rio Herança: Simples Múltipla O tipo de herança que usamos até agora é chamado

Leia mais

Pacotes Organizando suas classes e bibliotecas

Pacotes Organizando suas classes e bibliotecas Pacotes Organizando suas classes e bibliotecas Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Daniel Wildt

Daniel Wildt Orientação a Objetos 1 Daniel Wildt http://danielwildt.blogspot.com Agenda 2 Orientação a Objetos Classe x Objeto Representação classe Atributos / operações Construtores e Destrutores Liberando memória

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Administração Central 2019 São Paulo

Administração Central 2019 São Paulo 2019 São Paulo Material Didático sobre Robocode 1 Conceitos básicos sobre as técnicas de Orientação a Objetos Para que possamos utilizar o Robocode para construção do nosso Robô, usaremos a linguagem de

Leia mais

COMPORTAMENTOS - Observações

COMPORTAMENTOS - Observações COMPORTAMENTOS - Observações O próprio objeto realiza operações de consulta ou alteração dos valores dos seus atributos Essas operações são definidas em seus métodos Os métodos também são utilizados para

Leia mais

Classes e Objetos. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Classes e Objetos. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Classes e Objetos Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Escopo de Classe e Acesso a Membros de Classes; Exercício; Os Métodos get e set; Separação de Interface e Implementação; Construtores

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto

Paradigmas de Linguagens de Programação. Suporte para Programação Orientada a Objeto Suporte para Programação Orientada a Objeto Cristiano Lehrer Categoria das Linguagens que Suportam POO Suporte a POO acrescentado a uma linguagem já existente: C++ (também suporta programação procedural

Leia mais

Notas de Aula 03: Organização por Pacotes e Encapsulamento. c

Notas de Aula 03: Organização por Pacotes e Encapsulamento. c Notas de Aula 03: Organização por Pacotes e Encapsulamento. c Objetivos da aula: Apresentar o conceito de pacotes Aprofundar no conceito de encapsulamento Introduzir os níveis de acessibilidades de atributos

Leia mais

Introdução à Programação Orientada a Objetos. Programação Estruturada vs Programação Orientada a Objetos

Introdução à Programação Orientada a Objetos. Programação Estruturada vs Programação Orientada a Objetos Introdução à Programação Orientada a Objetos O desenvolvimento de software é extremamente amplo. Nesse mercado, existem diversas linguagens de programação, que seguem diferentes paradigmas. Um desses paradigmas

Leia mais

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... }

Recapitulando. Construtores: (Overload assinatura) public Circle() {...} public Circle(double x, double y, double r) {... } Recapitulando Orientação a objetos: programas organizados em torno da definição de classes, instanciação de objetos e troca de mensagens. Declaração de variáveis de referencia: Circle c; Criação/instanciação

Leia mais

Parte II. Orientação a objetos no PHP. Contato: Site: Programação para WEB II

Parte II. Orientação a objetos no PHP. Contato: Site:  Programação para WEB II Parte II Orientação a objetos no PHP Contato: Site: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/lara/ 1 Encapsulamento 2 Encapsulamento É um dos recursos mais interessantes que a programação orientada a

Leia mais

POO e C++: Herança e Polimorfismo

POO e C++: Herança e Polimorfismo POO e C++: Herança e Polimorfismo Márcio Santi Luiz Fernando Martha Conceito de Herança em POO Recurso que torna o conceito de classe mais poderoso; Permite que se construa e estenda continuamente classes

Leia mais

Orientação a objetos. Objetos ou Instâncias I

Orientação a objetos. Objetos ou Instâncias I Orientação a objetos Objetos ou Instâncias Métodos ou Mensagens Encapsulamento Classes Variáveis da Classe X Variáveis da Instância Métodos da Classe X Métodos da Instância Relacionamentos Identificando

Leia mais

Prof. Rogério Albuquerque de Almeida. Programação Orientada a Objetos II Java Terceira aula

Prof. Rogério Albuquerque de Almeida. Programação Orientada a Objetos II Java Terceira aula Programação Orientada a Objetos II Java Terceira aula 1 Programação Orientada a Objeto II Conceitos de Orientação a Objeto Classes e Objetos Atributos e métodos Modificadores de acesso Construtores Exercícios

Leia mais