A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE PARA POPULAÇÃO DE JI-PARANÁ - RO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE PARA POPULAÇÃO DE JI-PARANÁ - RO"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE PARA POPULAÇÃO DE JI-PARANÁ - RO Alecsandro Rachid Ferreira 1 Sônia Maria Ribeiro 2 Alexandre Zandonadi Meneguelli 3 RESUMO: Este trabalho teve por objetivo demonstrar a importância da Campanha Nacional do Combate ao Câncer da Pele. Esta campanha foi realizada no mês de novembro do ano de 2013 em Ji-Paraná Rondônia, tendo como público alvo paciente que apresentassem sintomas dermatológicos. Sendo classificado como um estudo exploratório e descritivo, no total foram realizados 307 atendimentos, dos quais se teve a notificação de 50 novos casos de câncer de pele, representando 16,5% do total da população, todas as pessoas com casos confirmados foram encaminhados para tratamento adequado. Estas campanhas são essenciais para sensibilização da população em buscar-se atendimento médico. PALAVRAS-CHAVE: Problemas dermatológicos. Notificações. ABSTRACT: This study aimed to demonstrate the importance of the fight skin cancer campaign. This campaign was carried out in the month of November 2013 year in Ji-Parana - Rondônia, with the patient target group to submit dermatological symptoms. Being classified as an exploratory and descriptive study, total 307 calls were made, of which the notification had 50 new cases of skin cancer, accounting for 16.5% of the total population, all people with confirmed cases were referred to appropriate treatment. These campaigns are essential for public awareness on be sought medical attention. KEYWORDS: Skin problems. Notifications. 1 INTRODUÇÃO 1 Acadêmico do 5º Período do Curso de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná UNIJIPA. alecsandro_vivo@hotmail.com 2 Graduada em Enfermagem pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde, Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Coordenadora e Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná UNIJIPA. enfermagem@unijipa.edu.br 3 Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, Especialista em Zoologia pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia. Professor do Ensino Superior na Faculdade Panamericana de Ji- Paraná UNIJIPA. alexandre.meneguelli@unijipa.edu.br

2 2 Em 1999, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (PNCCP). Até o ano de 2010, a ação da SBD tinha o nome de Campanha Nacional do Câncer de Pele, mas, desde 2011 passou a se chamar Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, a fim de solidificar as ações da Instituição contra a doença. O câncer de pele é considerado atualmente um dos principais tipos de câncer que vem acometendo de forma crescente a população humana. Fator esse relacionado com a redução da camada de ozônio, sendo que esta camada visa proteger a vida da destruição por diversas radiações, responsáveis pelas mudanças fotocutâneas que ocorrem na pele. O dano intracelular causado pela radiação Ultravioleta (UV), com alterações bioquímicas e imunológicas que a radiação induz, pode ser carcinogênica. A evolução dessa doença pode culminar em formas graves e levar o paciente a óbito em determinadas situações quando o diagnostico e tardio e o tratamento não seja eficiente (STADLER; OLIVEIRA, 2011). O câncer de pele tem aumentado em todo país, os índices desta patologia que consiste em um crescimento anormal das células que compõem a pele, classificados de acordo com a sua localização na epiderme, podem ser eles: carcinoma basocelular, o mais comum entre todos, felizmente, é o tipo menos agressivo, ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele, essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dando origem ao tumor, apresenta crescimento muito lento, que dificilmente invade outros tecidos e causa metástase, é visto como uma mancha e atinge a parte mais profunda da pele; carcinoma espinocelular, ocorre na forma de nódulo atingindo a camada central da pele, sua evolução é mais agressiva e pode atingir outros órgãos, caso não seja retirado com rapidez apresenta maior capacidade de metástase do que o carcinoma basocelular; e o melanona, mais incomum e mais perigoso, sendo a principal causa de morte da doença, tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração, é um câncer com grande letalidade, tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro, apresenta manchas escuras, como pintas.

3 3 Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano. O objetivo deste estudo foi abordar a importância do dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, especificamente em Ji-Paraná. 2 MATERIAL E MÉTODOS 2.1 Localizações da área de estudo O dia do combate ao câncer de pele foi realizado no dia 30 do mês de novembro do ano de 2013, na Santa casa de Misericórdia localizada na Rua Pérolas, n 1970, no bairro União II, segundo distrito do município de Ji-Paraná estado de Rondônia. 2.2 Métodos de coletas de dados As técnicas utilizadas para os possíveis diagnósticos foram: triagens realizadas pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Panemericana de Ji-Paraná UNIJIPA, da turma 2013/2, supervisionado por profissionais da saúde (enfermeiros e médicos dermatologistas voluntários), pré-consulta com os médicos e biopsias para analises laboratoriais. 2.3 Tipo de estudo utilizado O tipo de estudo é classificado como exploratório e descritivo, realizado na Santa Casa de Misericórdia, localizada no município de Ji-Paraná Estado de Rondônia, sendo o único posto de atendimento cadastrado em Rondônia tendo como publico alvo pessoas que apresentavam alguma alteração na pele (manchas e nódulos), tendo como meta atender aproximadamente 500 pacientes.

4 4 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 3.1 Incidência do câncer de pele no Brasil O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda de acordo com os dados do INCA, o Brasil deve registrar em até o fim de novos casos de melanoma, o mais letal e agressivo dos tumores cutâneos, em homens e em mulheres (BRASIL, 2002). 3.2 Incidência do câncer de pele diagnosticado no polo da santa casa de Misericórdia em Ji-Paraná, referente ao ano de 2006 á 2012 Os indicadores mostram que (Tabela 1) nas últimas Campanhas realizadas em Ji-Paraná comprovam que está havendo menor procura, devido aos tratamentos realizados em anos anteriores. Com tudo a maior conscientização sobre a doença esta de fato co-relacionada aos cuidados básicos como: protetores solar, evitar sair em horários onde haja alto índice de raios Ultravioletas (UV), usar camisa de manga cumprida (quando exposto ao sol em longos períodos). Tabela 1- Resultados dos participantes das campanhas do dia Nacional do combate do câncer de pele, referente do ano de 2006 á 2012, realizado pela Santa Casa de Misericórdia localizada no município de Ji-Paraná estado de Rondônia- Brasil. Ano Exames realizados Casos diagnosticados Fonte: Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná-RO.

5 5 O motivo é que a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer sérios e inúmeros prejuízos à pele e como a possibilidade para o surgimento do câncer. O alerta foi feito pelo dermatologista e coordenador estadual do Dia de combate ao câncer de pele no estado de Rondônia. O mais relevante para este ano é a dimensão do novo movimento é o alto índice do Câncer no Brasil. A maior parte da população ainda não se habituou a usar protetor solar, sendo preciso ações simples diariamente que podem auxiliar no combate ao surgimento de doenças de pele (Informação verbal 4 ). 3.3 Dados do dia 30 de novembro do ano de 2013, sobre a campanha nacional do dia de combate ao câncer de pele no município de Ji-Paraná Durante o dia de Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele, no município de Ji-Paraná, unidade autorizada em Rondônia foi contabilizada um total de 307 consultas realizadas (onde se esperava uma meta de 500 consultas), sendo os mesmos de 16 municípios do Estado de Rondônia 5 e um (1) do Estado do Mato Grosso (Rondolândia), destes 133 pacientes eram do sexo masculino (43%) e 174 do sexo feminino (57%), os pacientes foram classificados de acordo com a faixa etária sendo que a faixa etária correspondente a < 29 anos (43 pacientes), e >29 anos (264 pessoas). Em relação à raça/cor foram constatados 152 de cor parda (49%), 139 branca (45%), oito (8) negras (3%) e oito (8) amarela (3%). Quando investigado sobre a questões da utilização da fotoproteção (com ou sem protetor solar) dividiram-se em: com proteção 103 pessoas (33%), sem proteção 199 pessoas (65%) e não se expõe ao sol 05 pessoas (2%). Dados esses que demonstram que grande parte dos pacientes que buscavam consultas médicas, não fazia uso de algum tipo de proteção na pele, e a exposição excessiva ao solo é o principal fator de risco do câncer de pele. De acordo com Camarini (2013) países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é necessário oferecer orientação a toda à população 4 Entrevista concedida a imprensa pelo Médico Dermatologista e Coordenador do dia de combate ao câncer de pele do estado de Rondônia, Silmar Regis Camarini, Ji-Paraná/RO, No total foram 16 municípios que participaram da campanha, sendo eles: Cacoal, Rolim de Moura, Presidente Mèdici, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste, Urupá, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Jaru, Machadinho d Oeste, Cacaulândia, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Ji-Paraná.

6 6 com a finalidade de reduzir a alta incidência e alcançar a cura através do tratamento recomendado para cada paciente. Contudo os resultados do diagnóstico referente aos 307 pacientes que procuraram atendimento especializado no dia de Combate Nacional do Câncer de Pele pode-se subdividir nas seguintes classificações: carcinoma basocelular 39 (13%), carcinoma espinocelular 4 (1,3%), melanoma maligno 2 (0,5%), outros tumores malignos 5 (1,65%), outras pré-neoplasias 50 (16,5%), outras dermatoses 202 pessoas (65,40%) e ausência de dermatoses 5 pessoas (1,65%). E no total obteve com indicador de 50 novos casos (incidência) de câncer de pele, representando 16,5% dos pacientes que procuraram por atendimento no dia Nacional de combate ao Câncer de Pele. Estes dados demonstram a necessidade de maiores campanhas para sensibilização populacional quanto à exposição inadequada ao sol, principalmente pelo Estado de Rondônia que apresentar em um longo período do ano temperaturas altas e pela falta da utilização de produtos para proteção. Este trabalho só foi e é possível por que de acordo com informações da diretora da Santa Casa de misericórdia Marta Kooper, nosso compromisso com a saúde preventiva dar-se por Médicos de Ji-Paraná que abraçaram esta causa, somente com esse apoio podemos desenvolver o nosso projeto que é, acima de tudo, contribuir na saúde preventiva. Mas, quando necessitar de apoio em tratamento, o paciente tem onde se apoiar, e reconheço aqui que a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), que através do curso de Enfermagem, foi de fundamental importância para que os procedimentos ocorressem de acordo com o cronograma 6. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer sérios e inúmeros prejuízos à pele e ainda o surgimento de potencial câncer. Por isso e muito importante o uso de protetores solar, pelo menos duas vezes ao dia nas partes 6 Entrevista concedida a imprensa pela Presidente da Santa Casa de Misericórdia do ano de 2013 Marta Kopper, Ji-Paraná/RO, 2013.

7 7 expostas ao sol de forma generosa, roupas adequadas para a não exposição das partes da pele também e de fundamental importância para a prevenção. Lembrando o quão importante é o diagnóstico precoce uma vez que este seria um fator determinante para garantir a sobrevida e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz. Vale ressaltar que para se evitar o câncer de pele às pessoas devem fazer o exame preventivo gratuito. Só assim cada um saberá quão importante será para ele o conhecimento da realização do autoexame, ou seja, observar sua própria pele. Observando a importância do exame preventivo a toda a população e principalmente para os pacientes de risco. O alerta ocorre principalmente para quem tem a pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia as que possuem muitas pintas pelo corpo ou sofreu queimaduras pelo sol, possui sardas na face e/ou ombros, ou que já tiveram câncer da pele, as que se expõe ao sol sem proteção, possui uma pinta que esta mudando de cor, tem uma feridinha que não cicatriza e os idosos. Qualquer um dos fatores é motivo para comparecer ao exame preventivo, por isso prevenção e atenção à pele e o fator fundamental para diagnósticos precoce no processo do autocuidado. Cabe enfatizar que o Dia Nacional de combate ao câncer de pele, estará cada vez mais promovendo e destacando a importância do auto-cuidado e a prevenção desta patologia, que em sua essência preventiva evita-se a morte e danos irreversíveis, quando diagnosticados tardiamente. REFERÊNCIAS CAMARINI, S.R. Dia Nacional de combate ao câncer de pele. Santa Casa da Misericórdia, Ji-Paraná, 24 nov STADLER, A.P. S; OLIVEIRA, G.G. Aspectos fisiopatológicos do câncer de pelenovas abordagens terapêuticas e de prevenção. V Congresso multiprofissional em Saúde, Disponível em: BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Prevenção e controle do câncer: normas e recomendações do INCA. Rev Bras Cancerol 2002;4 8(3): Disponível em: (Acesso em: 16 de nov. de 2015).

8 8 BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2006: Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: http//: (Acesso em: 17 de Nov. de 2015). Disponível em: (Acesso em: 17 de Nov. de 2015).

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PELE. Informe-se. Previna-se.

PELE. Informe-se. Previna-se. PELE Informe-se. Previna-se. Sobre o câncer de pele Tumores de pele são os mais frequentes na população brasileira e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados no Brasil mais de 180

Leia mais

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50 ÚV DEFENSE L BEL Protetor solar FPS 50 DEFINIÇÃO O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico Ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras

Leia mais

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja AO SEU LADO A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja Referências: Dr Bruno Aquino de Souza CRM 55560 Oncologista Clinico O sol é importante para a saúde, mas nada que é em excesso é saudável.

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 RESUMO

ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 RESUMO ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 Milena Katrine Andrade Santos (Acadêmica de Enfermagem, Universidade Tiradentes) Emily Santos Costa (Acadêmica

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

Profa. Marcia Akemi Yamasoe Dept. Ciências Atmosféricas

Profa. Marcia Akemi Yamasoe Dept. Ciências Atmosféricas Profa. Marcia Akemi Yamasoe Dept. Ciências Atmosféricas (marcia.yamasoe@iag.usp.br) Introdução O que é radiação? O que é radiação ultravioleta? Benefícios e malefícios da radiação UV Um pouco de história

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA Nayanne Barros Queiroz¹; Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Natiane do Nascimento Colares¹;

Leia mais

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco Câncer de Pele O que é câncer de pele? Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. As mais frequentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma

Leia mais

CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES ABOUT SKIN CANCER

CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES ABOUT SKIN CANCER Conhecimento de carteiros sobre as medidas preventivas acerca do câncer de pele 78 CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

MORTALIDADE POR DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2006 E 2011

MORTALIDADE POR DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2006 E 2011 MORTALIDADE POR DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DA PARAÍBA ENTRE 2006 E 2011 Tayná Lima dos Santos; Ideltonio José Feitosa Barbosa Universidade Federal da Paraíba. Email: taynalima95@hotmail.com Universidade

Leia mais

Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação!

Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação! Criação da Ativos Dermatológicos. Estando disponível na Web, entendemos ser importante a divulgação! Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA

AVALIAÇÃO DA FAIXA ETÁRIA DAS MULHERES QUE PARTICIPARAM DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO EM PONTA GROSSA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Finalistas. Câncer: evite sentir na pele

Finalistas. Câncer: evite sentir na pele Redações vencedoras - VI Concurso de Redação Finalistas 1º Lugar Aluna: Flávia dos Santos Oliveira Professora: Rosinete Ferreira Machado Unidade Escolar: E.E. Profº Paulo Francisco de Assis Cidade: Barra

Leia mais

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem medo sobre o assunto com amigas, colegas de trabalho e familiares para que todas possam ter a oportunidade

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL Maria Franncielly Simões de Morais 1, Juliana Romano de Lima 1, Carina Scanoni Maia 1 Universidade

Leia mais

Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia

Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia Instituto Avon doa mamógrafos e inaugura unidade móvel para realização de mamografia gratuita em Rondônia 16 de Outubro de 2015 Unidade móvel percorrerá 36 cidades da região realizando exames preventivos;

Leia mais

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios do Estado de Rondônia SIM-RO Porto Velho, Janeiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL

PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL Vol.19,n.3,pp.20-24 (Jul - Set 2014) Revista UNINGÁ Review PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL MELANOMA PREVENTION CONTINUOUS

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO CÂNCER DE PELE: UM ESTUDO PILOTO

PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO CÂNCER DE PELE: UM ESTUDO PILOTO PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DO CÂNCER DE PELE: UM ESTUDO PILOTO Autores: MÔNICA THAÍS SOARES MACEDO, ERIKA FERNANDA SALES MARTUSCELLI, HÉRICA FRANCINE PINTO MENESES, MICHELY DIAS

Leia mais

TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD.

TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD. TRABALHANDO A PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE MAMA, COLO DO ÚTERO E PRÓSTATA COM OS TRABALHADORES DA AGECOLD. Jane Teixeira dos Santos¹; Arino Sales do Amaral². 1Estudante do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade

Leia mais

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA Autor (Bhárbara Luiza de Araújo Pontes); Co-autor (Natureza Nathana Torres Gadelha);

Leia mais

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO QUANTO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE EM TRABALHADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LAGARTO, SERGIPE

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO QUANTO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE EM TRABALHADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LAGARTO, SERGIPE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO QUANTO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE EM TRABALHADORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE LAGARTO, SERGIPE José Osman dos SANTOS (1); Aliclenes dos Reis SANTOS (1); Susana Oliveira

Leia mais

Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco

Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco Biomatemática 23 (23), 55 62 ISSN 679-365X Uma Publicação do Grupo de Biomatemática IMECC UNICAMP Uma abordagem fuzzy para estimar o desenvolvimento de câncer de pele a partir de fatores de risco Beatriz

Leia mais

EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO SOLAR EM PRODUTORES RURAIS DO MUNÍCÍPIO DE GUAÇUÍ ES

EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO SOLAR EM PRODUTORES RURAIS DO MUNÍCÍPIO DE GUAÇUÍ ES EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO SOLAR EM PRODUTORES RURAIS DO MUNÍCÍPIO DE GUAÇUÍ ES EFFECTS OF SOLAR RADIATION EXPOSURE IN THE COUNTY FARMERS GUAÇUÍ - ES ALMEIDA, Meiriele Carvalho de¹ BAZANI, Núbia Curty¹

Leia mais

CÂNCER ORAL E OS DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE: REVISÃO DE LITERATURA.

CÂNCER ORAL E OS DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE: REVISÃO DE LITERATURA. CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CÂNCER ORAL E OS DESAFIOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE: REVISÃO DE LITERATURA. RESUMO Waleska Araújo Lavôr Nayra Isamara Nascimento

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de Saúde da Família, Câncer de colo uterino, Saúde da Família, Exame de prevenção e Colpocitologia. Câncer de colo uterino: análise de exames colpocitopatológicos realizados no ano de 2009 em uma Unidade Básica de Atenção à Saúde da Família, em Goiânia, Goiás, Brasil. MARTINS, Ana Carolina Sulino¹; ARRAIS,

Leia mais

FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ/UNIJIPA NUCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO NIEX EDITAL 04/2018-NIEX

FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ/UNIJIPA NUCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO NIEX EDITAL 04/2018-NIEX FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ/UNIJIPA NUCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO NIEX EDITAL 04/2018-NIEX SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA ESTÁGIO NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE MONTE NEGRO ICB/USP

Leia mais

CONHECIMENTOS MOBILIZADOS Alerta sobre possíveis sinais e sintomas; Esclarecimentos sobre o que esse mês representa;

CONHECIMENTOS MOBILIZADOS Alerta sobre possíveis sinais e sintomas; Esclarecimentos sobre o que esse mês representa; Intervenção OUTUBRO ROSA Autora: Amanda Lopes Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer

Leia mais

CONHECIMENTO MELANOMA

CONHECIMENTO MELANOMA CONHECIMENTO MELANOMA ABRIL 2018 01. Objetivo ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MEDIR O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE MELANOMA 2 02. METODOLOGIA TECNICA UNIVERSO E AMOSTRA DATA DO CAMPO

Leia mais

Sobre o câncer de pulmão

Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Câncer de pulmão É um dos mais comuns de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% ao ano na incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados,

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: Recife, 2006 a 2016

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: Recife, 2006 a 2016 Secretaria de Saúde Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde Unidade de Vigilância Epidemiológica Setor de Doenças e Agravos Não transmissíveis e Promoção da Saúde SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO CÂNCER DE

Leia mais

INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL

INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL ARAÚJO, B. A¹; PEREIRA, C. M² 1 Discente do Curso de Ciências Biológicas FAP ² Professora Especialista docente da Faculdade de Apucarana RESUMO O câncer é uma doença

Leia mais

Tratamentos para Manchas

Tratamentos para Manchas Tratamentos para Manchas Como surgem as manchas (Melasmas) O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anticoncepcionais,

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 14 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Controle do câncer da mama O câncer de mama é o mais incidente em

Leia mais

Artigo Original TUMORES DO PALATO DURO: ANÁLISE DE 130 CASOS HARD PALATE TUMORS: ANALISYS OF 130 CASES ANTONIO AZOUBEL ANTUNES 2

Artigo Original TUMORES DO PALATO DURO: ANÁLISE DE 130 CASOS HARD PALATE TUMORS: ANALISYS OF 130 CASES ANTONIO AZOUBEL ANTUNES 2 Artigo Original TUMORES DO PALATO DURO: ANÁLISE DE 130 CASOS HARD PALATE TUMORS: ANALISYS OF 130 CASES 1 ANTONIO AZOUBEL ANTUNES 2 ANTONIO PESSOA ANTUNES 3 POLLIANA VILAÇA SILVA RESUMO Introdução: O câncer

Leia mais

Coordenação de Epidemiologia e Informação

Coordenação de Epidemiologia e Informação Ano 2, Boletim 4 Janeiro de 2011 INCIDÊNCIA DE NEOPLASIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO EM 2008: ANÁLISE DOS DADOS DO REGISTRO DE CÂNCER DE BASE POPULACIONAL Introdução Metodologia Os Registros de Câncer de

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE: CÂNCER DE OVÁRIO

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA COMUNIDADE: CÂNCER DE OVÁRIO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Geografia. Evolução Político-administrativa e Econômica-RO. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Evolução Político-administrativa e Econômica-RO. Professor Luciano Teixeira. Geografia Evolução Político-administrativa e Econômica-RO Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA EVOLUÇÃO HISTÓRICA Decreto Lei nº 5.812,

Leia mais

CONHECIMENTO MELANOMA

CONHECIMENTO MELANOMA CONHECIMENTO MELANOMA ABRIL 2018 01. Objetivo ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MEDIR O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE MELANOMA 2 02. METODOLOGIA TECNICA UNIVERSO E AMOSTRA DATA DO CAMPO

Leia mais

Ano V Mai./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo

Ano V Mai./2018. Prof. Dr. André Lucirton Costa, Adrieli L. Dias dos Santos e Paulo O Boletim de Abril/2018 apresentou dados referentes ao o Capítulo XV Gravidez, parto e puerpério do CID 10 (Código Internacional de Doenças). Foram analisadas as internações decorrentes de gravidez, parto

Leia mais

Palavras-chave: Enfermagem. Teste Papanicolau. Câncer de colo uterino.

Palavras-chave: Enfermagem. Teste Papanicolau. Câncer de colo uterino. ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PAPANICOLAU: DETECTAÇÃO PRECOCE DO CÂNCER CERVICAL ATUAÇÃO DO PET GRADUA-SUS ENFERMAGEM Ianka do Amaral 1 Geovane Menezes Lourenço 2 Caroline Gonçalves Pustiglione Campos 3 Resumo:

Leia mais

EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES

EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE DE RONDÔNIA AUTOR: RAILDO SALES Extermínio da Juventude de Rondônia Autor: Raildo Sales Disponível em: www.dceunir.com.br A reprodução do todo ou parte deste documento é permitida

Leia mais

TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS.

TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS. TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 007/ /04/2017

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 007/ /04/2017 NOTA TÉCNICA Nº 007/ 2017 19/04/2017 Tema: Finanças Assunto: Repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) Referência: FPM 2º repasse de 2017 DO REPASSE Será transferido aos municípios nesta quinta-feira

Leia mais

CANCRO DA PELE COMO PREVENIR

CANCRO DA PELE COMO PREVENIR #informaçãoaodoente CONTACTOS: FAX 217 229 886 @ dermatologia@ipolisboa.min-saude.pt Edifício da Escola de Enfermagem, 2º piso Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. Rua Professor

Leia mais

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 009/ /06/2017

Municipalismo Unido, Município Forte NOTA TÉCNICA Nº 009/ /06/2017 NOTA TÉCNICA Nº 009/ 2017 08/06/2017 Tema: Finanças e Receitas Assunto: Recursos advindos da Repatriação 2017 e repasse extra de 1% ao FPM do IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

Leia mais

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA Período de Seleção 31 de outubro a 04 de dezembro de 2016 Taxa de Inscrição R$ 250,00 Taxa de Matrícula R$ 450,00 Mensalidade R$ 950,00 Forma(s)

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER

A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER Débora V M A Duarte 1 ; Maine V A Confessor 2 1- Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande 2- DOCENTE/ ORIENTADOR

Leia mais

Software para detecção de melanoma para ios

Software para detecção de melanoma para ios Software para detecção de melanoma para ios Aluno: Thiago Pradi Orientador: Aurélio Faustino Hoppe Motivação Câncer configura-se como um problema de saúde pública mundial Cânceres de pele tiveram um crescimento

Leia mais

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico

HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico HPV PAPILOMA VÍRUS HUMANO A Conscientização, Prevenção e as Dificuldades do Diagnóstico Letícia Mariana de Santana 1, Francis Widman H. Roito Obara 2, Renato Nogueira Pérez Avila 3. RESUMO Será abordado

Leia mais

CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO.

CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO. CÂNCER DE COLO ÚTERINO: DIAGNÓSTICOS E PREVENÇÃO, TRATAMENTO. Allef Ravely Dias Gonzaga¹ Neilma Santos Cavalcanti De Andrade¹, Rúbia De Souza Porto¹, Simone De Carvalho Rocha¹ Giovanni Tavares De Sousa²

Leia mais

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA

CENÁRIO DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leia mais

Mapeamento de equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia em uso na região norte.

Mapeamento de equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia em uso na região norte. Mapeamento de equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia em uso na região norte. P B B Martins 1,, J G P Peixoto. 1, L C Pacífico, L A G Magalhães 3 1 Laboratório de ciências radiológicas, Universidade

Leia mais

Unidade Estrela Musa. Diretora Vanessa Pilecco

Unidade Estrela Musa. Diretora Vanessa Pilecco Unidade Estrela Musa Diretora Vanessa Pilecco Bem Vindas! Promoções Promoções Promoções para Inícios Promoções para Inícios Produtos e tratamento completo para manchas Treinamento Como surgem as manchas

Leia mais

HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL DURANTE O ANO DE 2012

HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL DURANTE O ANO DE 2012 HANSENÍASE EM IDOSOS NO BRASIL DURANTE O ANO DE 2012 Ana Elisa P. Chaves (1), Kleane Maria F. Araújo (2) Maria Luísa A. Nunes (3),Thainá Vieira Chaves (4), Lucas Chaves Araújo (5) 1 Docente Saúde Coletiva-UFCG

Leia mais

Pesquisa. Avaliação Tour do Câncer. - Médicos -

Pesquisa. Avaliação Tour do Câncer. - Médicos - Pesquisa Avaliação Tour do Câncer - Médicos - 6ª Etapa: Santos (SP), Tupã (SP), Belém (PA), Campo Grande (MS), Montes Claros (MG) e ABC Paulista (SP) - Dezembro / 16-1 Metodologia! Objetivo: Avaliar o

Leia mais

Informe Epidemiológico- Câncer de Mama

Informe Epidemiológico- Câncer de Mama Informe Epidemiológico- Câncer de Mama Núcleo Hospitalar de Epidemiologia HNSC-HCC Câncer de Mama no Mundo As doenças não transmissíveis são agora responsáveis pela maioria das mortes globais, e espera-se

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Introdução O câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1

DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1 361 DIAGNÓSTICO CLÍNICO E HISTOPATOLÓGICO DE NEOPLASMAS CUTÂNEOS EM CÃES E GATOS ATENDIDOS NA ROTINA CLÍNICA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVIÇOSA 1 Márcia Suelen Bento 2, Marcelo Oliveira Chamelete 3,

Leia mais

PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO INCORRETO DO FILTRO SOLAR 1

PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO INCORRETO DO FILTRO SOLAR 1 PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO INCORRETO DO FILTRO SOLAR 1 Júlia Copetti Burmann 2, Alessandra Cossetin 3, Oscar Calegari 4. 1 Projeto Interdisciplinar apresentado aos professores da área de ciência da Natureza

Leia mais

CÂNCER DE PELE: Melanoma

CÂNCER DE PELE: Melanoma CÂNCER DE PELE: Melanoma Aline Vieira Alves Graduanda em Tecnologia Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Luciana Cristina Garcia da Silva Fisioterapeuta FITL/AEMS; Esp.

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014

ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014 DOI: 10.18605/2175-7275/cereus.v8n2p23-40. ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014 DANTAS, Maira Moura 1 PIRES, Danyelle Amorim de Lima

Leia mais

Estatísticas do câncer da pele O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença.

Estatísticas do câncer da pele O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. Estatísticas do câncer da pele O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. São estimados 175.760 novos casos no Brasil em 2016, segundo

Leia mais

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM

Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM Síntese Informativa de Indicadores Socioeconômicos e Educacionais da Região Central de Rondônia e Adjacências SIM Porto Velho, Fevereiro de 2016 1 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA

Leia mais

Câncer de Mama São Lucas Saúde 1

Câncer de Mama São Lucas Saúde 1 Câncer de Mama São Lucas Saúde 1 Alana ROBERT 2 Bruna BUENO 3 Lucas GABRIEL 4 Mayara ALENCAR 5 Michelli DIAS 6 Rômulo ARAÚJO 7 Thiago MARQUES 8 Adolpho GUTIERREZ 9 Marcos Estevan FRANCO 10 Faculdade Anhanguera

Leia mais

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015

A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 A AMAMENTAÇÃO COMO FATOR DE PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA Evidências em Saúde Pública HSM 0122 Novembro/2015 INTRODUÇÃO Câncer de mama: resultante de proliferação incontrolável de células anormais. Origem:

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS ACHADOS MAMOGRÁFICOS CLASSIFICADOS CONFORME SISTEMA BI RADS¹. Beatriz Silva Souza², Eliangela Saraiva Oliveira Pinto³

AVALIAÇÃO DOS ACHADOS MAMOGRÁFICOS CLASSIFICADOS CONFORME SISTEMA BI RADS¹. Beatriz Silva Souza², Eliangela Saraiva Oliveira Pinto³ Avaliação dos achados mamográficos classificados... 205 AVALIAÇÃO DOS ACHADOS MAMOGRÁFICOS CLASSIFICADOS CONFORME SISTEMA BI RADS¹ Beatriz Silva Souza², Eliangela Saraiva Oliveira Pinto³ Resumo: Objetivou-se

Leia mais

FICHA DE CADASTRO DE PROJETOS - PARTE 2 (FIP2)

FICHA DE CADASTRO DE PROJETOS - PARTE 2 (FIP2) FICHA DE CADASTRO DE PROJETOS - PARTE 2 (FIP2) Cadastro do Projeto - Parte 2 Autor Gustavo Mercuri - FCMSantos - Santos - SP Comitê Local FCMSantos - Faculdade de Ciências Médicas de Santos - Santos -

Leia mais

MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA,

MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA, MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA, 2010-2014 Milena de Cassia Alves Monteiro da Silva¹; Wedja Marcelino da Silva²; Yonara

Leia mais

CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DO EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO DAS MULHERES USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DO EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO DAS MULHERES USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DO EXAME CITOPATOLÓGICO NA DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO DAS MULHERES USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE GARCIA, Thaynara Soares 1 ; MAGALHÃES, Juliana Cristina; AMARAL, Rita

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO ELETROELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE RADIAÇÕES UV 1 INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO ELETROELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE RADIAÇÕES UV 1 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO ELETROELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE RADIAÇÕES UV Rinaldo Ap. de Camargo 1, Paulo Sergio Biasotto Junior 2, Noel M. C. Junior 3, João B. Domingues 4, Felipe Augusto Domingues

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FADIGA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MONTEIRO, B. C.; RODRIGUES-JUNIOR, G. M. RESUMO Este estudo tem como objetivo identificar os fatores causadores de fadiga nos pacientes oncológicos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA

A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE BOCA Paulo de Almeida Reis (1); Ramon Targino Firmino (4) Universidade Estadual da Paraíba pauloareis1@hotmail.com As

Leia mais

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM RELAÇÃO À FOTOPROTEÇÃO E CÂNCER DE PELE

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM RELAÇÃO À FOTOPROTEÇÃO E CÂNCER DE PELE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE INFORMAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS EM RELAÇÃO À FOTOPROTEÇÃO E CÂNCER DE PELE Mônica Kaline dos Santos Nascimento (1); Camylla Rayanny de Sousa Almeida (1); Adriana Almeida da Silva

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

USO DO PROTETOR SOLAR NOS MORADORES DE SÃO LUIZ GONZAGA 1 USE OF SOLAR PROTECTOR IN THE SÃO LUIZ GONZAGA

USO DO PROTETOR SOLAR NOS MORADORES DE SÃO LUIZ GONZAGA 1 USE OF SOLAR PROTECTOR IN THE SÃO LUIZ GONZAGA USO DO PROTETOR SOLAR NOS MORADORES DE SÃO LUIZ GONZAGA 1 USE OF SOLAR PROTECTOR IN THE SÃO LUIZ GONZAGA Marzane Bolzan Morais De Oliveira 2, Jean Lucas Poppe 3, Caroline Kucera Dos Reis 4, Suelen Nicoli

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

TÍTULO: FOTOPROTEÇÃO SOLAR : O CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA

TÍTULO: FOTOPROTEÇÃO SOLAR : O CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA TÍTULO: FOTOPROTEÇÃO SOLAR : O CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

Leia mais

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção:

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção: Novembro Azul O movimento mundialmente conhecido como Novembro Azul ou Movember visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e tem o bigode como símbolo adotado para

Leia mais

Situação dos Mamógrafos no Brasil

Situação dos Mamógrafos no Brasil Estudos Técnicos/Area Técnica da Saúde- Outubro-2015 Situação dos Mamógrafos no Brasil A CNM avaliou a eficácia das ações implementadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao avanço das estratégias

Leia mais

1º ANO TURNO TARDE 2

1º ANO TURNO TARDE 2 1º ANO TURNO TARDE 2 a) É a ação de brincar, de entreter, de distrair. b) São os esportes adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física. c) São apenas as atividades que o participante

Leia mais

Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009

Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009 Ensino Fundamental Regular - Séries Iniciais (Até a 4ª série) Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções por Município e Rede 2005, 2007 e 2009 Taxa de Aprova Sigla da UF Código do Município Nome

Leia mais

TENDÊNCIAS DA INCIDÊNCIA DA AIDS NO BRASIL E SUAS REGIÕES

TENDÊNCIAS DA INCIDÊNCIA DA AIDS NO BRASIL E SUAS REGIÕES TENDÊNCIAS DA INCIDÊNCIA DA AIDS NO BRASIL E SUAS REGIÕES Alessandro Henrique da Silva Santos (1); Monique de Lima Santana (1). UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - alessandrohss@yahoo.com.br Resumo: De

Leia mais

INTERNAÇÕES HOSPITALARES DE IDOSOS POR PROBLEMAS PROSTÁTICOS NO CEARÁ NO PERÍODO

INTERNAÇÕES HOSPITALARES DE IDOSOS POR PROBLEMAS PROSTÁTICOS NO CEARÁ NO PERÍODO INTERNAÇÕES HOSPITALARES DE IDOSOS POR PROBLEMAS PROSTÁTICOS NO CEARÁ NO PERÍODO 2008-2016 Karilane Maria Silvino Rodrigues (1); Fernanda Rochelly do Nascimento Mota (2) (Faculdade Ateneu; Universidade

Leia mais

O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Revista Intercâmbio - vol. VII - 2016 / ISSN - 2176-669X - Página 406 O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Marcella Oliveira Rabelo 1 Fernando

Leia mais

JOVENS RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA. HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia

JOVENS RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA. HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia RAÇA COR EPIDEMIA CONCENTRADA JOVENS Versão preliminar publicada em 30 de Novembro de 2015 HIV e Aids no Município de São Paulo Resumo da Epidemia Números: (MSP)91.733 Casos de aids no Município de São

Leia mais

INCIDÊNCIA DENEOPLASIAS NA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANTÔNIO HORÁCIO CARNEIRO DE MIRANDA, PONTA GROSSA - PR

INCIDÊNCIA DENEOPLASIAS NA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANTÔNIO HORÁCIO CARNEIRO DE MIRANDA, PONTA GROSSA - PR ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INCIDÊNCIA DENEOPLASIAS NA POPULAÇÃO ASSISTIDA PELA UNIDADE

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEPÁTICAS Profª. Tatiane da Silva Campos - Consideradas por muitos profissionais da área da saúde como pouco expressivas. - Porém, são altamente prevalentes na população e algumas como

Leia mais

26ª Imagem da Semana: Imagem da Semana Fotografia

26ª Imagem da Semana: Imagem da Semana Fotografia 26ª Imagem da Semana: Imagem da Semana Fotografia Enunciado Paciente do sexo feminino, 29 anos, natural de Monte Sião MG, relata que há cerca de 10 anos começou a apresentar nódulos de tamanhos variados,

Leia mais

ESCALA DE DESEMPENHO ZUBROD: AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS DE UM PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR INTERDISCIPLINAR

ESCALA DE DESEMPENHO ZUBROD: AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS DE UM PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR INTERDISCIPLINAR ESCALA DE DESEMPENHO ZUBROD: AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS DE UM PROGRAMA DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR INTERDISCIPLINAR DUARTE, Natália Leal¹; PINTO, Andressa Hoffmann¹; EIDAM, Niviane¹; CARDOSO,

Leia mais

PACTUAÇÃO DE METAS PARA O MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO

PACTUAÇÃO DE METAS PARA O MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO UTERINO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19 Manual Julho Verde julho erdesbccp2 19 MANUAL JULHO VERDE 2019 Vem aí a 4ª edição da Campanha Julho Verde, ação que nasceu para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07).

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HIV NO BRASIL NA DÉCADA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HIV NO BRASIL NA DÉCADA PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HIV NO BRASIL NA DÉCADA 2006-2015. Introdução: João Paulo Teixeira da Silva (1); Augusto Catarino Barbosa (2). (1) Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

2 MATERIAIS E MÉTODOS

2 MATERIAIS E MÉTODOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 OCORRÊNCIA DE INTOXICAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO ANO DE 2009 EM MARINGÁ PR Patrícia Fernanda Premero 1 ; Tanimaria da Silva Lira Ballani 2 ; Silvana Lorenzi

Leia mais