Nas Trilhas da Educação a Distância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nas Trilhas da Educação a Distância"

Transcrição

1 Nas Trilhas da Educação a Distância Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus de Cruz das Almas 29 de maio de 2009 Figura: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB

2 Índice 1 As EaD oensino presencial: Uma guerra? 2 Alguns Objetivos desta conversa Alguns pontos positivos desta abordagem 3 E a EaD pela EaD? 4 Nossa Caminhada 5 Agradecimentos

3 Quem somos? A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi instituída com base na Lei Federal n o de 29 de julho de Em 2006, iniciaram-se, sob a tutoria da UFBA, as atividades do primeiro semestre letivo de seus primeiros quinze cursos de graduação. A UFRB está localizada na região do Recôncavo da Bahia e constitui-se a partir da criação de quatro campi: Cruz das Almas (sede), Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Amargosa.

4 Quem somos? A UFRB está organizada em cinco Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas em Cruz das Almas (CCAAB); neste Centro figuram os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia e Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão de Cooperativas; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, também em Cruz das Almas (CETEC); onde estão lotados os Cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e o Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas;

5 Quem somos? A UFRB está organizada em cinco Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas em Cruz das Almas (CCAAB); neste Centro figuram os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Zootecnia e Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Medicina Veterinária, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão de Cooperativas; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, também em Cruz das Almas (CETEC); onde estão lotados os Cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e o Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas;

6 Quem somos? Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira (CAHL); onde estão lotados os cursos de Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social; Centro de Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus (CCS): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Nutrição e Enfermagem; Centro de Formação de Professores, em Amargosa (CFP); Responsável pelas Licenciaturas de Pedagogia, Física, Matemática, Filosofia e Química.

7 Quem somos? Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira (CAHL); onde estão lotados os cursos de Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social; Centro de Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus (CCS): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Nutrição e Enfermagem; Centro de Formação de Professores, em Amargosa (CFP); Responsável pelas Licenciaturas de Pedagogia, Física, Matemática, Filosofia e Química.

8 Quem somos? Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira (CAHL); onde estão lotados os cursos de Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social; Centro de Ciências da Saúde, em Santo Antônio de Jesus (CCS): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Nutrição e Enfermagem; Centro de Formação de Professores, em Amargosa (CFP); Responsável pelas Licenciaturas de Pedagogia, Física, Matemática, Filosofia e Química.

9 O mundo está perfeito? QUESTÃO Tudo está Perfeito? Perguntas Se a resposta for SIM. Se a resposta for NÃO, então... Respostas? Não existe nada a ser discutido. É possível uma instituição superior de ensino no país, diante das demandas da sociedade do conhecimento e das possibilidades que a tecnologia nos coloca, fazer a opção por não implementar políticas que favoreçam o estabelecimento da educação a distância?

10 O mundo está perfeito? QUESTÃO Tudo está Perfeito? Perguntas Se a resposta for SIM. Se a resposta for NÃO, então... Respostas? Não existe nada a ser discutido. É possível uma instituição superior de ensino no país, diante das demandas da sociedade do conhecimento e das possibilidades que a tecnologia nos coloca, fazer a opção por não implementar políticas que favoreçam o estabelecimento da educação a distância?

11 Vamos discutir sobre este assunto? Inicialmente, o que estamos propondo para a IES é o diálogo entre a Educação Presencial e os processos de mediação do ensino-aprendizagem através dos suportes que as novas tecnologias. Temos as seguintes questões: O Medo 1 É interessante para a IES uma abordagem como esta? 2 É apropriada a discussão? É ao nosso ver um equívoco centrar a discussão neste ponto. Isto é, acreditar que podemos separar a discussão entre a educação a distância e o ensino presencial, mas, por critérios didáticos, buscaremos esta enfoque.

12 Vamos discutir sobre este assunto? Inicialmente, o que estamos propondo para a IES é o diálogo entre a Educação Presencial e os processos de mediação do ensino-aprendizagem através dos suportes que as novas tecnologias. Temos as seguintes questões: O Medo 1 É interessante para a IES uma abordagem como esta? 2 É apropriada a discussão? É ao nosso ver um equívoco centrar a discussão neste ponto. Isto é, acreditar que podemos separar a discussão entre a educação a distância e o ensino presencial, mas, por critérios didáticos, buscaremos esta enfoque.

13 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns Objetivos desta conversa O que vamos discutir? 1 Apresentar de forma panorâmica algumas possibilidades para EaD, estabelecendo algumas relações entre o ensino presencial; 2 Apresentar um pouco da nossa caminhada; 3 Abrir para o debate.

14 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns Objetivos desta conversa O que vamos discutir? 1 Apresentar de forma panorâmica algumas possibilidades para EaD, estabelecendo algumas relações entre o ensino presencial; 2 Apresentar um pouco da nossa caminhada; 3 Abrir para o debate.

15 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns Objetivos desta conversa O que vamos discutir? 1 Apresentar de forma panorâmica algumas possibilidades para EaD, estabelecendo algumas relações entre o ensino presencial; 2 Apresentar um pouco da nossa caminhada; 3 Abrir para o debate.

16 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Ainda sobre o medo A resistência histórica da Academia às mudanças. 1 As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. 2 A educação é um processo contínuo de construção. 3 O uso de novas tecnologias, seu significado e as conseqüências desse uso.

17 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Ainda sobre o medo A resistência histórica da Academia às mudanças. 1 As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. 2 A educação é um processo contínuo de construção. 3 O uso de novas tecnologias, seu significado e as conseqüências desse uso.

18 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Ainda sobre o medo A resistência histórica da Academia às mudanças. 1 As transformações sociais se processam rapidamente e a mudança se tornou a regra. 2 A educação é um processo contínuo de construção. 3 O uso de novas tecnologias, seu significado e as conseqüências desse uso.

19 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag A EaD será a solução? QUESTÃO Será Solução? Sendo assim, nos cabe discutir, no pleno gozo da autonomia administrativa e acadêmica, qual modelo de educação a distância se pretende implementar?

20 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag A EaD será a solução? QUESTÃO Será Solução? Sendo assim, nos cabe discutir, no pleno gozo da autonomia administrativa e acadêmica, qual modelo de educação a distância se pretende implementar?

21 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag O Papel Social da IES Temos ainda a ampliação do acesso ao ensino superior através do oferecimento de cursos na modalidade a distância. A educação a distância existindo independente do presencial A EaD pela EaD Explico Uma colaborando com a outra! Apenas, mas não menos importante, o suporte das novas tecnologias utilizadas para aprimorar os processos de mediação pedagógica no ensino presencial;

22 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag O Papel Social da IES Temos ainda a ampliação do acesso ao ensino superior através do oferecimento de cursos na modalidade a distância. A educação a distância existindo independente do presencial A EaD pela EaD Explico Uma colaborando com a outra! Apenas, mas não menos importante, o suporte das novas tecnologias utilizadas para aprimorar os processos de mediação pedagógica no ensino presencial;

23 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag O Papel Social da IES Temos ainda a ampliação do acesso ao ensino superior através do oferecimento de cursos na modalidade a distância. A educação a distância existindo independente do presencial A EaD pela EaD Explico Uma colaborando com a outra! Apenas, mas não menos importante, o suporte das novas tecnologias utilizadas para aprimorar os processos de mediação pedagógica no ensino presencial;

24 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag O Papel Social da IES Temos ainda a ampliação do acesso ao ensino superior através do oferecimento de cursos na modalidade a distância. A educação a distância existindo independente do presencial A EaD pela EaD Explico Uma colaborando com a outra! Apenas, mas não menos importante, o suporte das novas tecnologias utilizadas para aprimorar os processos de mediação pedagógica no ensino presencial;

25 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

26 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

27 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

28 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

29 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

30 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(docente) Uma colaborando com a outra! Estímulo a mudança de atitude no papel do docente: autoria, uso de novas tecnologias. 1 Avaliação Virtual de Aprendizagem; 2 Material Impresso; 3 Avaliação Presencial; 4 Tutorias, 5 Seminários Presenciais; 6 Material on-line. 1 Ampliação da ação da IES via EaD; 2 Envolvimento da comunidade acadêmica para oferecer serviços educacionais de qualidade; 3 Uso de recursos públicos para a expansão da educação superior;

31 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(discente) Uma colaborando com a outra! 1 Redução dos níveis de poder centrados no ensino presencial com um estímulo a autonomia (liberdade de estudar em tempo e espaços definidos pelo próprio aprendiz); 2 Ampliação das oportunidades de colaboração (acesso a meios diversos de comunicação e informação); 3 Participação mais ativa no processo de construção do próprio conhecimento, trabalhos em grupos e considerável produção textual.

32 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(discente) Uma colaborando com a outra! 1 Redução dos níveis de poder centrados no ensino presencial com um estímulo a autonomia (liberdade de estudar em tempo e espaços definidos pelo próprio aprendiz); 2 Ampliação das oportunidades de colaboração (acesso a meios diversos de comunicação e informação); 3 Participação mais ativa no processo de construção do próprio conhecimento, trabalhos em grupos e considerável produção textual.

33 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(discente) Uma colaborando com a outra! 1 Redução dos níveis de poder centrados no ensino presencial com um estímulo a autonomia (liberdade de estudar em tempo e espaços definidos pelo próprio aprendiz); 2 Ampliação das oportunidades de colaboração (acesso a meios diversos de comunicação e informação); 3 Participação mais ativa no processo de construção do próprio conhecimento, trabalhos em grupos e considerável produção textual.

34 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(ies) Uma colaborando com a outra! 1 Ampliação da ação da IES; 2 Capacitação docente em sua própria IES.

35 As EaD o ensino presencial: Uma guerra? Alguns ObjetivosAlguns desta conversa pontos positivos E a EaDdesta pela abordagem EaD? Nossa Caminhada Ag Alguns pontos positivos desta abordagem(ies) Uma colaborando com a outra! 1 Ampliação da ação da IES; 2 Capacitação docente em sua própria IES.

36 A educação a distância existindo independente do presencial Desde Platão... DEFINIÇÃO A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 (LDB). Como vemos, a Educação a distância já estava prevista desde a LDB.

37 A educação a distância existindo independente do presencial Desde Platão... DEFINIÇÃO A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 (LDB). Como vemos, a Educação a distância já estava prevista desde a LDB.

38 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

39 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

40 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

41 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

42 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

43 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

44 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

45 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

46 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

47 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

48 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

49 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

50 Ademais, acrescentamos a seguir, distribuídos por regiões do país as instituições que contam com EAD 1 Região Sul Centro Universitário Feevale Faculdade Educacional da Lapa Faculdade Internacional de Curitiba Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais Instituto Superior de Educação do Paraná Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade de Caxias do Sul Universidade do Contestado Universidade do Estado de Santa Catarina Universidade do Sul de Santa Catarina Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Ponta Grossa 1 acessado em 21/01/08.

51 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

52 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

53 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

54 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

55 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

56 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

57 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

58 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

59 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

60 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

61 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

62 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

63 Região Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Pelotas Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Maria Universidade Luterana do Brasil Universidade Norte do Paraná Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO Centro Universitário do Vale do Itajaí Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande - FURG (EXP) Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET

64 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

65 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

66 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

67 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

68 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

69 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

70 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

71 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

72 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

73 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

74 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

75 Região Sul Instituto Superior Tupy Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Centro Universitário de Maringá Centro Universitário Claretiano Centro Universitário Herminio Ometto de Araras Universidade Estadual do Norte Fluminense Universidade de Santo Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espirito Santo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

76 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

77 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

78 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

79 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

80 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

81 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

82 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

83 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

84 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

85 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

86 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

87 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

88 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

89 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

90 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

91 Região Sul Universidade Federal Fluminense Universidade Paulista Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Uberaba Instituto de Ensino Superior COC Instituto A Vez do Mestre Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Universidade Anhembi Morumbi Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS Universidade FUMEC Universidade Metodista de São Paulo Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

92 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

93 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

94 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

95 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

96 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

97 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

98 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

99 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

100 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

101 Região Sul Universidade Metropolitana de Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM Universidade Estadual de Montes Claros Centro Universitário Newton Paiva Universidade Castelo Branco Universidade de São Paulo Universidade de Franca Universidade Salgado de Oliveira Universidade Cidade de São Paulo

Ano IES Área Subárea Município CPC

Ano IES Área Subárea Município CPC UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO MATEMÁTICA CUIABA 1,5615 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO MATEMÁTICA PONTAL DO ARAGUAIA 2,2389 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO MATEMÁTICA RONDONOPOLIS 1,7933

Leia mais

1/5. Reconhecimento-Grupo 1-2010

1/5. Reconhecimento-Grupo 1-2010 1/5 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DAES - Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições

Leia mais

CAMPUS A. C. SIMÕES ADMINISTRAÇÃO 13203 Matutino Bacharelado Ampla Concorrência 3

CAMPUS A. C. SIMÕES ADMINISTRAÇÃO 13203 Matutino Bacharelado Ampla Concorrência 3 CAMPUS CURSO CÓDIGO IES CURSO TURNO DESCRICAO FORMACAO ACAO AFIRMATIVA VAGAS RESTANTES ADMINISTRAÇÃO 13203 Matutino Bacharelado Ampla Concorrência 3 ADMINISTRAÇÃO 13203 Matutino Bacharelado ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

1o. ENCONTRO PRESENCIAL CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD TURMA 2007

1o. ENCONTRO PRESENCIAL CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD TURMA 2007 1o. ENCONTRO PRESENCIAL CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD TURMA 2007 EAD Lugar no cenário educacional - Diferenças entre o presencial e o online - Possibilidades e desafios Outubro de 2007 Lynn Alves

Leia mais

Reconhecimento - Grupo 4-2010

Reconhecimento - Grupo 4-2010 1 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DAES - Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Processo Seletivo UFAL 2013 - Sisu 2013.1 Quantidade de Inscritos por curso (Maior para Menor)

Universidade Federal de Alagoas Processo Seletivo UFAL 2013 - Sisu 2013.1 Quantidade de Inscritos por curso (Maior para Menor) CAMPUS A. C. SIMÕES MEDICINA Integral Bacharelado 6283 CAMPUS A. C. SIMÕES DIREITO Matutino Bacharelado 3659 CAMPUS A. C. SIMÕES SERVIÇO SOCIAL Noturno Bacharelado 3621 CAMPUS A. C. SIMÕES PEDAGOGIA Noturno

Leia mais

EDITAL CAPES N o 11/2014 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL RESULTADO FINAL - PROPOSTAS RECOMENDADAS

EDITAL CAPES N o 11/2014 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL RESULTADO FINAL - PROPOSTAS RECOMENDADAS CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS R$ 165.000,00 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR R$ 165.000,00 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA R$ 395.500,00 CENTRO FEDERAL

Leia mais

Por Talamira Taita Rodrigues Brito

Por Talamira Taita Rodrigues Brito Programas acadêmicos e o ensino de graduação: estratégias para o fortalecimento da formação - Panorama da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Por Talamira Taita Rodrigues Brito Localização

Leia mais

Cursos de Graduação a Distância

Cursos de Graduação a Distância de Graduação a Distância 427 428 7 - de Graduação a Distância 7.1 -,,, por Vestibular e Outros Processos Seletivos (*), e nos de Graduação a Distância, segundo as Instituições Brasil 2004 (continua) Instituições

Leia mais

CAMPUS A. C. SIMÕES / CURSOS

CAMPUS A. C. SIMÕES / CURSOS CAMPUS A. C. SIMÕES / CURSOS % de Administração Bacharelado - Administração Bacharelado - Agronomia Bacharelado- Bacharelado - Bacharelado - Biblioteconomia Bacharelado - Bacharelado - Bacharelado - Ciências

Leia mais

Tabela de vagas disponíveis para lista de espera/chamada pública do SiSU UFRGS

Tabela de vagas disponíveis para lista de espera/chamada pública do SiSU UFRGS Tabela de vagas disponíveis para lista de espera/chamada pública do SiSU UFRGS Periodo Curso NrVagasUni NrVagasL3 NrVagasL4 2015_1 ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - (Integral) 8 0 0 2015_2 ADMINISTRAÇÃO -

Leia mais

TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO

TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO TOTAL DE CANDIDATOS POR IES/CURSO UF da IES Nome da IES Nome do Curso Qtd. Inscritos SP FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Ciência e Tecnologia ** 16.253 BA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585. Cursos de Graduação

Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585. Cursos de Graduação Universidade Federal de Santa Catarina - Código e-mec: 585 Cursos de Graduação Curso Grau Campus Código e-mec Administração Bacharelado Florianópolis 14213 Agronomia Bacharelado Florianópolis 14214 Agronomia

Leia mais

Maior nota - 1º chamada - 2014 CAMPUS CUIABÁ

Maior nota - 1º chamada - 2014 CAMPUS CUIABÁ Maior - 1º chamada - 2014 CAMPUS CUIABÁ Maior Ampla - Maior L1 - Maior L2 - Maior L3 - Maior L4 - Maior ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO - MATUTINO 715.18 715.18 630.48 633.62 676.6 689.66 ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

Leia mais

Lista de universidade e o respectivo percentual de professores em regime de dedicação integral

Lista de universidade e o respectivo percentual de professores em regime de dedicação integral Lista de universidade e o respectivo percentual de es em regime de dedicação Apenas 37 das 86 universidades privadas do país cumprem a exigência legal de ter um terço dos docentes trabalhando em regime,

Leia mais

Políticas de Educação a Distância

Políticas de Educação a Distância Políticas de Educação a Distância Prof. Fernando Jose Spanhol Prof. Fernando Jose Spanhol LED/UFSC/ABED- Avaliador SESU-INEP-CEE/SC A Evolução da Legislação 1930 - Criação do Ministério dos Negócios e

Leia mais

Pontos de corte do SiSU 2015 1ª edição Chamada Única

Pontos de corte do SiSU 2015 1ª edição Chamada Única COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS - CDARA CAMPUS UNIVERSITÁRIO - MARTELOS - JUIZ DE FORA - MG CEP 36036-900 TEL. (32)2102-3733 FAX (32) 2102-3732 e-mail: cdara@ufjf.edu.br Pontos de corte

Leia mais

OFERTA INSTITUICAO CAMPUS CURSO GRAU TURNO

OFERTA INSTITUICAO CAMPUS CURSO GRAU TURNO 106137 UFPE CARUARU MEDICINA Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 50 807,69 810,71 810,14 106117 UFPE RECIFE MEDICINA Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 87 782,54 786,23 787,68 94728 UNIVASF CENTRO PETROLINA MEDICINA

Leia mais

Introdução a EaD: Um guia de estudos

Introdução a EaD: Um guia de estudos MÓDULO BÁSICO PROFESSORES FERNANDO SPANHOL E MARCIO DE SOUZA Introdução a EaD: Um guia de estudos Realização: guia de estudo SUMÁRIO UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1.1 Entendendo a EaD 5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG PROCESSO SELETIVO 2013-1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO DA UFG PROCESSO SELETIVO 2013-1 A105 Agronomia (bacharelado) Goiânia 56 8,86 A110 Ciências da Computação (bacharelado) Goiânia 32 5,72 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) Goiânia 48 3,92 A120 Engenharia Civil (bacharelado) Goiânia

Leia mais

A Universidade Aberta do Brasil e o modelo de gestão da EaD-UFSC. Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira

A Universidade Aberta do Brasil e o modelo de gestão da EaD-UFSC. Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira A Universidade Aberta do Brasil e o modelo de gestão da EaD-UFSC Profª Drª Eleonora Milano Falcão Vieira O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede nacional voltada para a pesquisa e

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC CAMPUS AVANÇADO DE XAPURI QUÍMICA Licenciatura Noturno 40

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC CAMPUS AVANÇADO DE XAPURI QUÍMICA Licenciatura Noturno 40 Sistema de Seleção Unificada - Sisu Edição 1º/2012 VAGAS POR IES, LOCAL DE OFERTA E CURSO Item UF IES Nome IES Sigla da IES Local de oferta Nome do curso Grau do curso Turno do curso Nº vagas total Instituto

Leia mais

ANEXO I NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO PARA PREENCHIMENTO EM 2015-2 POR REGIONAL, CURSO E OPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

ANEXO I NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO PARA PREENCHIMENTO EM 2015-2 POR REGIONAL, CURSO E OPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE GESTÃO ACADÊMICA PRÉDIO DA REITORIA CÂMPUS II FONE: (62) 3521 1088 FAX: (62)3521-1074 CAIXA POSTAL 131 GOIÂNIA/GO. CEP: 74001 970 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2011 1 EDITAL N. 066/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2011 1 EDITAL N. 066/2010 Página 1 de 6 Goiânia A302 Administração (bacharelado) 50 686 13,72 Goiânia A105 Agronomia 70 526 7,51 Goiânia A106 Arquitetura e Urbanismo 35 697 19,91 Goiânia A405 Artes Cênicas (bacharelado ou licenciatura)

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SERIADO UNIFICADO 2010

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SERIADO UNIFICADO 2010 NÃO COTISTAS 001 - ADMINISTRAÇÃO - ARAPIRACA 547,388 627,513 013 - ADMINISTRAÇÃO DIURNO - MACEIÓ 515,584 612,794 063 - ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - MACEIÓ 490,187 593,592 030 - AGRONOMIA - ARAPIRACA 533,820

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Processo Seletivo Seriado UFAL 2008

Universidade Federal de Alagoas - UFAL Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Processo Seletivo Seriado UFAL 2008 NÃO COTISTAS 001 - ADMINISTRAÇÃO - ARAPIRACA 554,182 625,493 013 - ADMINISTRAÇÃO DIURNO - MACEIÓ 539,781 659,113 063 - ADMINISTRAÇÃO NOTURNO - MACEIÓ 501,367 588,832 030 - AGRONOMIA - ARAPIRACA 529,170

Leia mais

285 328 1,15 285 328 1,15. Total Campus: Total Instituição: ACAFE - Processamento de dados. segunda-feira, 7 de abril de 2014 Página 1 de 22

285 328 1,15 285 328 1,15. Total Campus: Total Instituição: ACAFE - Processamento de dados. segunda-feira, 7 de abril de 2014 Página 1 de 22 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS-IELUSC - Joinville COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo NOTURNO 50 87 1,74 COMUNICAÇÃO SOCIAL - Publicidade e Propaganda NOTURNO

Leia mais

64 Ampla 600,08 619,68 633,04 637,28 644,26. 6 Cota Masculina 586,00 595,74 612,44 617,84 625,96

64 Ampla 600,08 619,68 633,04 637,28 644,26. 6 Cota Masculina 586,00 595,74 612,44 617,84 625,96 ANÁLISE DIÁRIA DOS PONTOS DE CORTE DOS CURSOS DA UFAL - SISU 2012.1 CAMPUS A. C. SIMÕES (Maceió, AL) Pontos de corte - 7 a 12/1/2012 CURSO GRAU TURNO 64 Ampla 600,08 619,68 633,04 637,28 644,26 ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2014

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2014 CAMPO GRANDE/Campo Grande-MS 15830 Administração (Bacharelado) 60 25,0% Integral 315830 Administração (Bacharelado) 60 25,0% Noturno 1128367 Alimentos (Tecnológico) 40 25,0% Noturno 18387 Análise de Sistemas

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação.VESTIBULAR UFBA 2013 RLSV006.1 - CONCORRÊNCIA

Universidade Federal da Bahia Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação.VESTIBULAR UFBA 2013 RLSV006.1 - CONCORRÊNCIA Página 1 de 5 Campus: UFBA - Salvador 187140 Arquitetura e Urbanismo - Noturno - Salvador 327 36 9,08 101140 Arquitetura e Urbanismo - Salvador 987 96 10,28 189140 Bacharelado Interdisciplinar em Ciência

Leia mais

Reconhecimento - Grupo 3-2010

Reconhecimento - Grupo 3-2010 1 INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DAES - Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO ACAFE 2015/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar

Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE VESTIBULAR DE VERÃO ACAFE 2015/1 Relatório de demanda de cursos - Preliminar UNIPLAC - UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Campus: UNIPLAC - Campus Lages 7091 ARQUITETURA E URBANISMO MATUTINO/VESPERTINO 36 45 1,25 1121 BIOMEDICINA INTEGRAL 36 36 1,00 0014 DIREITO MATUTINO 40 43

Leia mais

EDITAL Nº 13/2012-PROGRAD

EDITAL Nº 13/2012-PROGRAD 1 EDITAL Nº 13/2012-PROGRAD PUBLICAÇÃO DA RELAÇAO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CONSIDERADOS COMO CURSOS AFINS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIOESTE - PROVOU. A Pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

Pesos e notas mínimas (ponto de corte) do Enem 2014 para os cursos de graduação inseridos no Sisu

Pesos e notas mínimas (ponto de corte) do Enem 2014 para os cursos de graduação inseridos no Sisu Pesos e notas mínimas (ponto de corte) do Enem 2014 para os cursos de graduação inseridos no Sisu CAMPUS RECIFE CURSO PROVA ENEM PESO ADMINISTRAÇÃO ARQUEOLOGIA ARQUITETURA E URBANISMO ARTES VISUAIS - LICENCIATURA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014-1 Relação Candidato/Vagas (C/V)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2014-1 Relação Candidato/Vagas (C/V) A105 Agronomia (bacharelado) integral Goiânia 35 588 16,8 A110 Ciências da Computação (bacharelado) integral Goiânia 20 210 10,5 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) integral Goiânia 30 180 6 A120

Leia mais

COD Curso Inscritos Vagas Concorrência

COD Curso Inscritos Vagas Concorrência COD Curso Inscritos Vagas Concorrência A105 Agronomia (bacharelado) 496 56 8.8571 A110 Ciências da Computação (bacharelado) 183 32 5.7188 A115 Engenharia de Alimentos (bacharelado) 188 48 3.9167 A120 Engenharia

Leia mais

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015

RESUMO DAS VAGAS OFERECIDAS AO SISU PARA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2015 CAMPO GRANDE/Campo Grande-MS 15830 Administração (Bacharelado) 60 37,5% Integral 315830 Administração (Bacharelado) 60 37,5% Noturno 1128367 Alimentos (Tecnológico) 40 37,5% Noturno 18387 Análise de Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR VESTIBULAR 2015 CAMPUS FLORIANÓPOLIS ADMINISTRAÇÃO - DIURNO ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO AGRONOMIA ANTROPOLOGIA - BEL - DIURNO ARQUITETURA E URBANISMO ARQUIVOLOGIA - BEL - DIURNO ARTES CÊNICAS - BEL - NOTURNO BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMT Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Hoje, no Brasil, são inúmeras as Instituições de Ensino credenciadas para oferecer cursos na modalidade de

Leia mais

Conceito Conceito Conceito Preliminar CPC

Conceito Conceito Conceito Preliminar CPC Área Nome da IES Conceito Conceito Conceito Preliminar CPC _Enade _IDD Curso (CPC) Faixas Contínuo BIOLOGIA UNIV. EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO 5 5 5 444 UNIV. FED. DE LAVRAS 5 4 5 433 UNIV. EST.

Leia mais

NOTAS MÍNIMAS NO ENEM 2012, ENTRE OS CANDIDATOS CONVOCADOS, CONSIDERANDO ATÉ A ÚLTIMA CHAMADA.

NOTAS MÍNIMAS NO ENEM 2012, ENTRE OS CANDIDATOS CONVOCADOS, CONSIDERANDO ATÉ A ÚLTIMA CHAMADA. Administração Matutino Administração Noturno Agronomia Biomedicina A. C. 656.01 A 1 582.98 A 2 623.08 A. C. 630.01 A 1 595.10 A 2 633.89 A 3 451.66 A. C. 582.74 A 1 591.39 A 2 577.87 A 3 506.48 A. C. 629.86

Leia mais

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013

Propostas de Cursos Novos 149 a Reunião CTC/ES 9 a 13 de setembro de 2013 Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Propostas de

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela UFG no Processo Seletivo 2014-1

ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela UFG no Processo Seletivo 2014-1 ANEXO I - Relação dos cursos oferecidos pela no Processo Seletivo -1 CURSOS OFERECIDOS EM GOIÂNIA Em que: sm: salário-mínimo; PPI: estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; DC: Demais estudantes

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/1 1. Abertura O Coordenador do PROUNI, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS,

Leia mais

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA 1 Administração

Leia mais

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP1 - Ensino Médio em escola pública, cota social

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP1 - Ensino Médio em escola pública, cota social Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS 3 6 6 7 0,86 1 5 0,20 6 7 0,86 62 2,77 Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno 10 6 1,67 48 7 6,86 5 5 54 7 7,71 222 1 Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Lista de acordos por país

Lista de acordos por país Lista de acordos por país País Instituição URL Área ou Curso Ano de Fim Vitalício Associação eira dos Profissionais em Vigilância Sanitária http://www.abpvs.com.br/v2/index. php farmácia 2010 Centro Universitário

Leia mais

UnB adota SiSU como forma de ingresso

UnB adota SiSU como forma de ingresso UnB adota SiSU como forma de ingresso No total, 88 cursos de graduação foram ofertados. Medicina foi o mais concorrido do País Neste ano, a Universidade de Brasília (UnB) adotou, pela primeira vez, ao

Leia mais

DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR

DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR DIRETORIA DE CONCURSO VESTIBULAR EDITAL Nº 001/2011-DCV PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CONSIDERADOS COMO CURSOS AFINS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIOESTE. O Diretor de Concurso Vestibular

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2013 - Cota Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno - CESNORS - P.M. Curso: 515 - ADMINISTRAÇÃO - Noturno Curso:

Leia mais

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP2 - Ensino Médio em escola pública Cota B - Necessidades Especiais

EP2A - Ensino Médio em escola pública, autodeclarado preto, pardo e indígena. EP2 - Ensino Médio em escola pública Cota B - Necessidades Especiais Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno 1 4 0,25 10 5 17 31 0,55 12 4 76 5 15,20 12 4 57 4 14,25 211 6,84 Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM PROGRAD - COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO VESTIBULAR UFSM 2014 - Cota Curso: 3004 - ADMINISTRAÇÃO - Bacharelado - SILVEIRA MARTINS Curso: 501 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno Curso: 2004 - ADMINISTRAÇÃO - Diurno - CESNORS - P.M. Curso: 515 - ADMINISTRAÇÃO - Noturno Curso:

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

EDITAL Nº 017/VRG-DA/2015

EDITAL Nº 017/VRG-DA/2015 EDITAL Nº 017/VRG-DA/2015 DIVULGA O CALENDÁRIO, OS PROCEDIMENTOS E AS CONDIÇÕES PARA A MATRÍCULA DE DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA, DOS ALUNOS VETERANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA,

Leia mais

ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). UFAL / SiSU 2014.1 Página 1 de 15 ANÁLISE DIÁRIA DOS PONTOS DE CORTE DOS CURSOS DA UFAL - SISU 2014.1 Dados atualizados em 10/1/2014-14h00 LEGENDA AMPLA DEMAIS VAGAS (Ampla concorrência) PPI 1,5 Candidatos

Leia mais

Relatório. Eu construo a melhor Universidade do Mundo

Relatório. Eu construo a melhor Universidade do Mundo Relatório Eu construo a melhor Universidade do Mundo O presente trabalho faz parte da pesquisa realizada pelo projeto nacional Universitários Acima da Média e tem por objetivo apresentar um cenário da

Leia mais

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2016

ACAFE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS VESTIBULAR DE VERÃO 2016 BOM JESUS-IELUSC - INSTITUTO SUPERIOR E CENTRO EDUCACIONAL LUTERANO BOM JESUS-IELUSC - Joinville ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO 50 15 0,30 COMUNICAÇÃO SOCIAL - Jornalismo - NOTURNO 50 62 1,24 COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leia mais

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso

Glaucia da Silva Brito. Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Coordenadora do Curso Glaucia da Silva Brito Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização

Leia mais

Avaliação do Ensino de Graduação e Pós

Avaliação do Ensino de Graduação e Pós Avaliação do Ensino de Graduação e Pós Graduação A Comissão Própria de Avaliação CPA/UNIPAMPA, constituída pela Portaria nº 697, de 26 de março de 2010, tem as atribuições de condução dos processos de

Leia mais

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna

Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna Cursos de Graduação EAD - UNINASSAU Perguntas e Respostas - Comunicação Interna INFORMAÇÕES GERAIS 1. Sobre os Cursos EAD da UNINASSAU Celebramos mais um momento de conquistas, a UNINASSAU a partir deste

Leia mais

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A 2ª FASE

PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A 2ª FASE PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR - ª FASE / // PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA DOS CANDIDATOS CONVOCADOS PARA A ª FASE ª Fase ª Fase ª Fase ADMINISTRAÇÃO (MATUTINO),,,,,, ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO),,,,,, AGRONOMIA

Leia mais

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista INSTITUIÇÃO CURSO NOTA DA CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE (UNIANDRADE)

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS PROUNI EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA TRANSFERÊNCIAS DE CURSO COM BOLSA PROUNI 2015/2 1. Abertura O Coordenador do PROUNI, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS,

Leia mais

Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual

Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual Formação docente em serviço para o ensino presencial e a distância. Estudo de caso da UnisulVirtual Linhas de ação Cursos a distância - Graduação, Pós- Graduação e Extensão; Disciplinas a Distância DAD

Leia mais

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados

Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ. A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Encontro de alunos EaD e presencial da UFRRJ A educação a distancia no Consórcio CEDERJ: Alguns dados Masako Oya Masuda Vice-Presidente de Educação a Distância O que é o Consórcio CEDERJ? Consórcio das

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2012 (PARECER Nº 045/2012 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2012 (PARECER Nº 045/2012 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 033/2012 (PARECER Nº 045/2012 CONSUN) Dispõe sobre o quadro de cursos em funcionamento e respectivos números de vagas e da extinção dos cursos que não estão sendo ofertados. O Presidente

Leia mais

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. )

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) 2015 DOCENTES_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2015_E_DE_CURSO (PRE-TESTE) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

Leia mais

Estágio, Pesquisa e Extensão. na Rede Municipal de Ensino. 21 e 22 de agosto de 2012

Estágio, Pesquisa e Extensão. na Rede Municipal de Ensino. 21 e 22 de agosto de 2012 I Seminário Práticas Estágio, Pesquisa e Extensão na Re Municipal Ensino 21 e 22 agosto 2012 Intida da GEPE A Secretaria Municipal Educação Florianópolis tem tem por por missão missão Promover educação

Leia mais

Projetos de Extensão. Prof. Msc. Marcílio Meira <marcilio.meira@ifrn.edu.br> Informátic ca

Projetos de Extensão. Prof. Msc. Marcílio Meira <marcilio.meira@ifrn.edu.br> Informátic ca Extensão Projetos de Extensão Prof. Msc. Marcílio Meira Informátic ca Objetivos da aula a. Compreender o que é um Projeto de Extensão, e seus objetivos; b Aprender como se

Leia mais

PESQUISAS - 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GERÊNCIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE

PESQUISAS - 2010 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GERÊNCIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE PESQUISAS - 00 PESQUISADORES NÍVEL GRADUAÇÃO MESTRADO DOUTORADO PÓS-DOUTORADO PESQUISADORES DA SME 5 7 PESQUISADORES EXTERNOS 30 4 TOTAL 57 EXTENSÕES - 00 PROJETOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA SME EM 00 PROJETOS

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014

EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 EDITAL Nº 001/2014 TRANSFERÊNCIAS NO ÂMBITO DA PUC MINAS 2º SEMESTRE DE 2014 Nos termos das Normas Acadêmicas do Ensino de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, faço saber

Leia mais

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC)

UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) UFG (Projetos) e seu conceito (MEC) Dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, a maioria obteve conceito bom (nota 4) ou excelente (nota 5) no Enade, no Índice de Diferença de Desempenho

Leia mais

PAS recebeu inscrições de 64,5 mil estudantes

PAS recebeu inscrições de 64,5 mil estudantes ADMISSÃO PAS recebeu inscrições de 64,5 mil estudantes Os candidatos fizeram provas nos dias 4 e 5 de dezembro de 2010. Aprovados em primeira chamada deverão efetuar registro nos dias 7 e 8 de fevereiro

Leia mais

UNIVERSIDADE VIRTUAL BRASILEIRA. w w w. u v b. b r

UNIVERSIDADE VIRTUAL BRASILEIRA. w w w. u v b. b r UNIVERSIDADE VIRTUAL BRASILEIRA w w w. u v b. b r João Vianney Diretor Executivo vianney@uvb.br A uvb.br Rede de cooperação universitária voltada para o desenvolvimento de competências nas áreas de Pesquisas,

Leia mais

Ecologia Vegetal 01 ADJ DE Graduação em Ciências Biológicas. 01 ADJ DE Graduação em Engenharia. Ecologia Animal 01 ADJ DE Graduação em Ciências

Ecologia Vegetal 01 ADJ DE Graduação em Ciências Biológicas. 01 ADJ DE Graduação em Engenharia. Ecologia Animal 01 ADJ DE Graduação em Ciências Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Resumo: 12 vagas para Professor Adjunto e 05 vagas para Professor Assistente Ecologia Vegetal 01 ADJ DE Graduação em Ciências Doutorado em Ecologia, Biologia Vegetal

Leia mais

COMPROV UFCG Manual do Candidato Vestibular 2013

COMPROV UFCG Manual do Candidato Vestibular 2013 Dos Cursos Oferecidos Os Cursos de Graduação oferecidos pela UFCG têm funcionamento nos turnos: Matutino M (aulas pela manhã), Vespertino T (aulas à tarde), Noturno N (aulas à noite) e Diurno D (aulas

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

A Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo

A Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo A Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo História - EAD Primeira notícia: aulas por correspondência ministradas por Caleb Fhilips em março de 1728 na Gazette de Boston, EUA. Enviava

Leia mais

Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas

Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas Atenção- não nos responsabilizamos pelas informações contidas neste quadro. Sempre é necessário confirmar os dados

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) Por favor, continue respondendo. A seguir, breves questões relacionados ao seu perfil. Agradecemos a atenção as questões que

Leia mais

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS 1. e A definição das áreas avaliadas pelo segue o estabelecido na Portaria Normativa 40//2007, republicada em 2010, Art. 33 E: O será realizado todos os anos, aplicando-se

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução

TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral. Introdução TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Maria Teresa Marques Amaral Introdução Buscando no dicionário a palavra tutor vamos encontrar como primeira definição o jurídico: indivíduo que exerce uma tutela (dita tutoria)

Leia mais

Pontos de corte do SiSU 2014 1ª chamada

Pontos de corte do SiSU 2014 1ª chamada COORDENADORIA DE ASSUNTOS E REGISTROS ACADÊMICOS - CDARA CAMPUS UNIVERSITÁRIO - MARTELOS - JUIZ DE FORA - MG CEP 36036-900 TEL. (32)2102-3733 FAX (32) 2102-3732 e-mail: cdara@ufjf.edu.br Pontos de corte

Leia mais

SISU UFBA 2015.1 Quadro de vagas por categoria de cotas da 2ª chamada

SISU UFBA 2015.1 Quadro de vagas por categoria de cotas da 2ª chamada SISU UFBA 2015.1 Quadro de vagas por categoria de cotas da 2ª chamada LEGENDA: Categoria / Cotas Am: Candidatos pretos/pardos/índios de escola pública e renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Leia mais

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim

Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Educação a Distância: Opção Estratégica para Expansão do Ensino Superior Anaci Bispo Paim Conselheira do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior EAD NO BRASIL 1ª Fase: Década de 60 Ensino

Leia mais

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj

Educação a Distância, problemas e desafios. Carlos Bielschowsky. Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação a Distância, problemas e desafios Carlos Bielschowsky Presidente da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj Educação Superior a Distância no Brasil No exterior vem sendo amplamente utilizada a décadas,

Leia mais

RELAÇÃO DAS PONTUAÇÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS, POR CURSO, DA 2ª EDIÇÃO DO SISU/UFMG

RELAÇÃO DAS PONTUAÇÕES MÁXIMAS E MÍNIMAS, POR CURSO, DA 2ª EDIÇÃO DO SISU/UFMG SISU/UFMG 2014 Campus Belo Horizonte ADMINISTRACAO AQUACULTURA ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO BIBLIOTECONOMIA BIOMEDICINA CIENCIA DA COMPUTACAO CIENCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura) 1 666,72

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Relação da Nota Mínima e Máxima por Curso e Categoria de Concorrência dos Candidatos Convocados para a 2ª Fase Lei n.º 12.711/2012

Relação da Nota Mínima e Máxima por Curso e Categoria de Concorrência dos Candidatos Convocados para a 2ª Fase Lei n.º 12.711/2012 Relação da e por e Categoria de Concorrência dos Candidatos para a 2ª Fase Administração - M 24 24 2 13 52 26 13 40 13 28 53 44 37 67 120 Administração - N 16 30 9 19 37 43 15 38 11 29 50 40 33 53 123

Leia mais

Conceito Conceito Conceito Preliminar Curso CPC (CPC) Faixas Contínuo MATEMÁTICA UNIV. EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO 5 SC 5 472 UNIV. EST.

Conceito Conceito Conceito Preliminar Curso CPC (CPC) Faixas Contínuo MATEMÁTICA UNIV. EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO 5 SC 5 472 UNIV. EST. Área Nome da IES Conceito Conceito Conceito Preliminar Curso CPC _Enade _IDD (CPC) Faixas Contínuo MATEMÁTICA UNIV. EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO 5 SC 5 472 UNIV. EST. PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA

Leia mais

A Prática Educativa na EAD

A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD A Prática Educativa na EAD Experiências na tutoria em EAD Disciplina de Informática Educativa do curso de Pedagogia da Ufal nos pólos de Xingó, Viçosa e São José da Laje (2002-2004).

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2013 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - NÃO COTISTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2013 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - NÃO COTISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROCESSO SELETIVO 2013 PONTUAÇÃO MÁXIMA E MÍNIMA POR CURSO (CLASSIFICADOS) - NÃO COTISTA Curso Máxima Mínima Média ADMINISTRACAO - INTEGRAL/BRAGANCA 627.87 532.46 556.73 ADMINISTRACAO

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais