FTP Protocolo de Transferência de Arquivos
|
|
|
- Rosângela Palmeira Rocha
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 FTP Protocolo de Transferência de Arquivos IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm
2 FTP - Protocolo O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores.! A partir do FTP usuários podem receber ou enviar arquivos de ou para outros computadores da Internet
3 FTP - Funcionamento O funcionamento do FTP baseia-se no estabelecimento de uma sessão limitada entre cliente FTP local e o servidor FTP do equipamento remoto. Essa sessão é autenticada de forma semelhante ao serviço telnet, ou seja, é solicitado um login e uma senha de usuário.
4 FTP - Interação
5 FTP - Conexões FTP assim como o HTTP, são protocolos de transferência de arquivos que utilizam o protocolo TCP.! O FTP usa duas conexões TCP:!! Conexão de Controle;! Conexão de Dados.
6 Conexão de Controle É usada para enviar informações de controle entre os dois computadores, tais como identificação de usuário, senha e comandos inerentes ao processo.
7 Conexão de Dados É usada para efetivamente enviar um arquivo.
8 FTP - Utilização Para utilizar o FTP, a estação cliente realiza uma conexão com o servidor FTP na porta 21.! A porta TCP 21 é usada no servidor para controlar a conexão, mas a conexão de dados é determinada pelo método que o cliente usa para se conectar ao servidor.
9 FTP Modo Ativo É uma conexão gerenciável pelo cliente. O cliente envia o comando PORT ao servidor, esse comando solicita ao servidor que estabeleça uma conexão de dados da porta TCP 20 no servidor até o cliente.
10 FTP Modo Passivo É uma conexão gerenciável pelo servidor. Depois que o cliente emite o comando PASV, o servidor responde com uma de suas portas temporárias usadas como a porta do servidor na conexão de dados. O servidor conectase ao cliente usando a porta imediatamente acima da porta do cliente na conexão do controle.
11
12 FTP - Elementos
13 Elementos 1 - Interface com o usuário Aplicativo responsável pela comunicação entre o usuário e o interpretador do protocolo; 2 - Interpretador de protocolo Através da conexão de controle (Porta 21), conversa com o interpretador de protocolo do lado servidor e juntos controlam a transferência. Também controla o processo de transferência de dados do cliente.
14 Elementos 3 - Transferência de dados Responsável pela comunicação com o Server DTP através da conexão de dados (Porta 20). É a parte do cliente que realmente realiza transferência de dados. Controla também o sistema de arquivos local (4).
15 FTP - Comandos Os comandos do FTP são enviados via conexão de controle no formato ASCII de 7 bits.! São compostos por quatro caracteres ASCII maiúsculos, com algusn argumentos opcionais.
16 Comandos! USER username; usado para enviar identificação do usuário ao servidor;! PASS password; usado para enviar a senha do usuário ao servidor;! LIST: usado para pedir ao servidor que envie a lista com todos os arquivos do diretórios remoto;
17 Comandos! RETR filename: usado para obter um arquivo do diretório atual do host remoto;! STOR filename: usado para armazenar, inserir um arquivo no diretório do host remoto;! PORT: Informa ao servidor a porta em que será feita a próxima conexão de dados;
18 Comandos! PASV: Retorna a porta na qual deve ser feita a próxima conexão de dados;! PWD - Exibe a pasta atual no servidor (Print Working Directory);! CWD - Muda a pasta atual no servidor (Change Working Directory).
19 FTP - Respostas As respostas são números de três dígitos seguidos de uma mensagem opcional.! O software interpreta somente a seqüência numérica, o texto é para entendimento do usuário.
20 Respostas 331 Nome do usuário OK, senha requisitada 125 Conexão de dados aberta, iniciar transferência 425 não é possível abrir conexão de dados 452 Erro ao escrever o arquivo 226 Transferência completa
21 FTP - Resumo Protocolo que permite a troca de arquivos entre uma estação local e um servidor remoto Utiliza 2 portas de serviço, sendo uma porta para controle e outra para transferência de dados Pode ser de 2 tipos: ativa ou passiva, no tipo ativo, as portas são fixas (20 transferência e 21 controle), no tipo passivo a porta de controle é a mesma do modelo anterior, mas a porta de transferência é negociada a cada sessão
22 SSH Secure Shell
23 SSH Secure Shell SSH, o Secure Shell, é um popular e poderoso, software baseado na abordagem de segurança de rede. Quando os dados são enviados por um computador para a rede, SSH criptografá-los automaticamente. Quando os dados atinge o seu destinatário, SSH automaticamente descriptografa (unscrambles) ele. O resultado é transparente criptografia: os usuários podem trabalhar normalmente, desconhecem que suas comunicações são criptografadas com segurança na rede. Além disso, SSH usa modernos e seguros algoritmos que atendem em segurança o suficiente requerida em aplicativos críticos de grandes corporações.
24 Servidor SSH O serviço de SSH permite fazer o acesso remoto ao console de sua máquina, em outras palavras,você poderá acessar sua máquina como se estivesse conectado localmente ao seu console (substituindo o rlogin e rsh). A principal diferença com relação ao serviço telnet padrão, rlogin e rsh é que toda a comunicação entre cliente/ servidor é feita de forma encriptada usando chaves públicas/privadas RSA para criptografia garantindo uma transferência segura de dados
25 SSH Secure Shell Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.
26 SSH Em conexões sem criptografia (rsh, rlogin) os dados trafegam de forma desprotegida e caso exista algum sniffer instalado em sua rota com a máquina destino, todo o que fizer poderá ser capturado (incluindo senhas).
27 SSH - Funcionamento SSH opera sobre uma arquitetura cliente/ servidor, como mostrado na figura a seguir. Um servidor SSH programa, que geralmente é instalado e executado por um administrador de sistemas, aceita ou rejeita conexões de entrada para o seu computador anfitrião.! Usuários SSH em seguida, execute o programa cliente, normalmente em outros computadores, para fazer solicitações do servidor SSH, como "Por favor log-in", "Por favor, me envie um arquivo", ou "Por favor, execute o comando". Todas as comunicações entre clientes e servidores são criptografadas e protegido de qualquer modificação.
28 SSH - Funcionamento SSH utiliza um poderoso método de criptografia chamado de Public Key Cryptography que fornece autenticação e encriptação entre os hosts (cliente e servidor) de maneira que nenhum password e nenhum envio de dados sejam facilmente interceptados por outros hosts. Esse método usa uma chave pública (public key) para encriptação dos dados e uma chave privada (private key) para desencriptação. Assim, antes de o PC do João estabelecer conexão com o Mac da Joana, eles passam por um processo de "reconhecimento"de troca de chaves públicas: o PC envia sua chave pública para o Mac reconhecê-la, e o Mac faz o mesmo com o PC. Feita a troca, a comunicação pode ser feita com segurança.
29 SSH - Comandos ssh : Programa usado para logar e executar comandos dentro de uma máquina remota. slogin : Nome alternativo ao comando ssh. scp : Programa utilizado para cópia remota de arquivos. sftp : Similar ao uso do ftp(file Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivo), a diferença é que o sftp realiza todas as operações de forma criptografada.
30
31 O protocolo SSH SSH é um protocolo, e não um produto. É uma especificação de como transmitir através de uma rede de comunicações. O protocolo SSH efetua e garante a autenticação, criptografia, bem como a integridade dos dados transmitidos por uma rede, como mostrado na figura a seguir.
32
33 SSH Definindo Termos Autenticação! Confiantemente determina identidade de alguém. Se você tentar fazer logon em uma conta em um computador remoto, SSH pede a prova de sua identidade digital. Se você passar no teste, você pode entrar em sessão, caso contrário rejeita a conexão SSH.
34 SSH Definindo Termos Criptografia! Embaralhamento dos dados assim tornando-os ininteligíveis, exceto para os destinatários. Isso protege os seus dados quando trafegarem através da rede. Integridade! Garante que durante a transmissão dos dados através da rede, estes cheguem ao destino inalterados. Se um terceiro capturar e modificar os seus dados em trânsito, SSH detecta este fato.
35 SSh - Resumo Em suma, SSH faz conexões de rede entre os computadores, com fortes garantias de que as partes sobre as duas extremidades da conexão são verdadeiras. Ele também garante que todos os dados passando ao longo destas conexões cheguem inalterados e não lidos por terceiros.
36 SSH - Túnel
SSH Secure Shell Secure Shell SSH
SSH SSH Secure Shell O protocolo Secure Shell, é um popular e poderoso, software baseado na abordagem de segurança de rede. Quando os dados são enviados por um computador para a rede, SSH criptografálos
FTP - Protocolo. O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores.
FTP FTP - Protocolo O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores. A partir do FTP usuários podem receber ou enviar arquivos de ou para outros computadores
Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback
Protocolos Telnet e SSH Professor Leonardo Larback Protocolo Telnet O modelo de referência TCP/IP inclui um protocolo simples de terminal remoto: Telnet. O telnet é tanto um programa quanto um protocolo,
Permite o acesso remoto a um computador;
Telnet Permite o acesso remoto a um computador; Modelo: Cliente/Servidor; O cliente faz um login em um servidor que esteja conectado à rede (ou à Internet); O usuário manipula o servidor como se ele estivesse
PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO
PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 3º ANO / 2º SEMESTRE 2014 INFORMÁTICA [email protected] Ambrósio Patricio Vumo Computer Networks & Distribution System Group Descrição do File Transfer Protocol - FTP FTP significa
Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto
Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3
Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:
Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta
Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas
Linux Network Servers
OpenVPN Objetivos Entender como funciona uma VPN Configurar uma VPN host to host O que é uma VPN? VPN Virtual Private Network, é uma rede de comunicação particular, geralmente utilizando canais de comunicação
3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança
3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E O que é roteamento e acesso remoto? Roteamento Um roteador é um dispositivo que gerencia o fluxo de dados entre segmentos da rede,
Laboratório - Exploração do FTP
Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto
Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz
Camada de Aplicação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação A camada de aplicação fornece os serviços "reais" de rede para os usuários. Os níveis abaixo da aplicação fornecem
OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)
Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 FTP... 3 FTP e HTTP... 4 Exercícios... 6 2 Aula 1 FTP FTP significa File Transfer Protocol, traduzindo Protocolo
Administração do Windows Server 2003
Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa
Arquitetura de Rede de Computadores
TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador
Teleprocessamento e Redes
Teleprocessamento e Redes Aula 21: 06 de julho de 2010 1 2 3 (RFC 959) Sumário Aplicação de transferência de arquivos de/para um host remoto O usuário deve prover login/senha O usa duas conexões TCP em
FTP FILE F TRANSFER PROTOCOL. Tópicos
FTP FILE F TRANSFER PROTOCOL Tópicos Revisão da aplicação FTP Implementação simples em Java de uma conexão FTP Implementação simples em Java de um comando de transferência de arquivo Descrição dos exercícios
Lista de Erros Discador Dial-Up
Lista de Erros Discador Dial-Up Erro Código Descrição Ok 1 Usuário autenticado com sucesso e conexão encerrada pelo usuário OK 11 Usuário autenticado com sucesso e discador terminado pelo usuário OK 21
Acesso Re sso R moto
Acesso Remoto Introdução Em um ambiente de rede, é sempre importante salientar o uso de ferramentas que possam facilitar procedimentos de manutenção, gerenciamento e execução de procedimentos em uma determinada
TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com
- Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente
USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP
USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da
Guia de usuário do portal de acesso SSH
Guia de usuário do portal de acesso SSH 18 de novembro de 2010 O acesso ao MASTER via SSH foi reformulado para garantir a segurança e reduzir os pontos falhos no sistema. Para o usuário comum a única modificação
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede Entregar um relatório contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A seção desenvolvimento pode conter
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.
INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima
INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas
APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE
1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários
BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO
1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.
CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;
CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.
LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER
LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente
2 de maio de 2014. Remote Scan
2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5
Camadas de Transporte, Sessão & Apresentação. Função. Camadas REDES x TRANSPORTE. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz
Camadas de Transporte, Sessão & Apresentação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Função A camada de Transporte fica entre as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) e as de nível físico
Gerência de Segurança
Gerência de segurança envolve a proteção de dados sensíveis dos dispositivos de rede através do controle de acesso aos pontos onde tais informações se localizam Benefícios do processo de gerência de segurança
Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net [email protected]
Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net [email protected] Procedimento para criar uma árvore O procedimento usado para criar uma árvore com o Assistente para instalação do Active Directory
Alan Menk Santos [email protected] www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação
Alan Menk Santos [email protected] www.sistemasul.com.br/menk Redes de Computadores e Telecomunicações. A camada da aplicação serve como a janela na qual os utilizadores e processos da aplicação podem
ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD
ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD PARTE 1 INSTALAÇÃO DO BITVISE E CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA CHAVE SSH PARA
O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)
Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade
Data: 22 de junho de 2004. E-mail: [email protected]
Data: 22 de junho de 2004. E-mail: [email protected] Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando
4º Semestre. Aula 15 Serviços Internet (FTP)
Disciplina: Serviços de Rede Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 15 Serviços Internet (FTP) 2012/2 Roteiro de Aula O Protocolo FTP Funcionamento o FTP Servidor Proftpd Atividade Prática
Servidor de E-mails e Protocolo SMTP. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes
Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Definições Servidor de Mensagens Um servidor de
Serviços de Redes. Servidor de FTP (Vsftp) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes
Serviços de Redes Servidor de FTP (Vsftp) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes Atividades Roteiro Objetivos Instalação (projeto) Definições e Características Vantagens Funcionamento (controle de conexão
SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback
SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada
Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Firewall Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas
IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação
IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação...............
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores
MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP
MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um
Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.
Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).
TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas
Guia de conexão na rede wireless
1 Guia de conexão na rede wireless Este documento tem por objetivo orientar novos usuários, não ambientados aos procedimentos necessários, a realizar uma conexão na rede wireless UFBA. A seguir, será descrito
O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio.
Visão Geral O Gateway Remoto Hytracks tem por objetivo atuar como uma extensão do Servidor principal, visando atender regiões muito distantes do servidor através de um link IP. O serviço de Gateway Remoto
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações
OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR
OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH: Introdução: O projeto OpenSSH veio para substituir antigos métodos inseguros de comunicação e autenticação, podemos dizer que o OpenSSH é um substituto direto do
IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.
Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças
Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:
Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail [email protected] Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...
Protocolos de Aplicação SSL, TLS, HTTPS, SHTTP
Protocolos de Aplicação SSL, TLS, HTTPS, SHTTP SSL - Secure Socket Layer Protocolos criptográfico que provê comunicação segura na Internet para serviços como: Telnet, FTP, SMTP, HTTP etc. Provê a privacidade
Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008
Resolvendo problemas de conexão de rede wireless no pregão 83/2008 Recentemente forma instalados em minha cidade novos laboratórios do pregão 83/2008 mas em nenhum deles os terminais acessavam a rede.
Backups Via FTP (File Transfer Protocol)
O que é FTP? Backups Via FTP (File Transfer Protocol) FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo
Docas do Pará - Guia de Instalação
Docas do Pará - Guia de Instalação Procedimento para instalar em um novo porto Primeiro faça a instalação no computador servidor do porto (v. abaixo), depois instale em cada máquina de cadastro/acompanhamento
Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR
Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR P25 Fase 1 Requisitos Gerais Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na
Segurança de Rede Prof. João Bosco M. Sobral 1
1 Sinopse do capítulo Problemas de segurança para o campus. Soluções de segurança. Protegendo os dispositivos físicos. Protegendo a interface administrativa. Protegendo a comunicação entre roteadores.
MANUAL DO USUÁRIO DE REDE
MANUAL DO USUÁRIO DE REDE Armazenar registro de impressão na rede Versão 0 BRA-POR Definições de observações Utilizamos o seguinte ícone neste Manual do Usuário: Observações indicam como você deve reagir
PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO
SSH: Uma abordagem geral
SSH: Uma abordagem geral Renê de Souza Pinto Abril / 2013 Renê de Souza Pinto SSH: Uma abordagem geral Abril / 2013 1 / 22 Agenda 1 Introdução Histórico 2 Ferramentas 3 Comandos Básicos 4 Manipulação de
Camada de Transporte TCP/IP e Aplicação
Universidade do Sul de Santa Catarina Camada de Transporte TCP/IP e Aplicação 1 Camada de Transporte Os serviços de transporte incluem os seguintes serviços básicos: Segmentação de dados de aplicações
GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR
GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte
Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)
Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário
Manual de Administração
Manual de Administração Produto: n-mf Lexmark Versão: 4.0.3 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Bruno Nercolini Ceron Data: 22/11/2010 Aplica-se à: Clientes e Revendas Alterado por: Release Note: Detalhamento de
Segurança da Informação. Prof. Gleison Batista de Sousa
Segurança da Informação Prof. Gleison Batista de Sousa Ao longo do tempo e com a evolução tecnologia surgiram uma quantidade enorme de problemas desafiadores relacionados a segurança da informação. Quais
Tópicos Especiais em Informática
Tópicos Especiais em Informática FTP Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 3 de novembro de 2014 [email protected] (FLF) Tópicos Especiais em Informática 3 de novembro de 2014 1 / 18 Introdução
Aula pratica 4 Testar Conexões TCP/IP em Redes Industrias Usando os comandos Ping e Net View (1.a Parte)
1 Aula pratica 4 Testar Conexões TCP/IP em Redes Industrias Usando os comandos Ping e Net View (1.a Parte) Objetivo: Esta aula tem como objetivo apresentar aos alunos como testar a conectividade de uma
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Redes de Computadores - Camada de Aplicação Curso de Engenharia de Software Prof. Marcos Cesar Madruga/Thiago P. da Silva Material basedado em [Kurose&Ross 2009]
SAD Gestor Gerenciador de Backup
SAD Gestor Gerenciador de Backup [email protected] SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados
PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 6 FTP
PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 6 FTP Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 FTP - Historia File Transfer Protocol FTP; O primeiro protocolo
Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1
Segurança na Web Cap. 5: VPN Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução VPN (Virtual Private Network, ou rede virtual privada) criada para interligar duas redes distantes, através
3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).
Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada
INTRODUÇÃO: 1 - Conectando na sua conta
INTRODUÇÃO: Com certeza a reação da maioria dos que lerem esse mini manual e utilizarem o servidor vão pensar: "mas porque eu tenho que usar um console se em casa eu tenho uma interface gráfica bonito
Introdução ao Tableau Server 7.0
Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2
3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho.
Entregue três questões de cada prova. Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor
Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com
Luiz Leão [email protected] http://www.luizleao.com Questão 1 Um analista de sistemas deseja enviar para seu cliente um arquivo de 300 Mb referente a uma atualização do software. Para transferir esse
Passo a passo para instalação de um Servidor SSH
Instalação de um servidor SSH no Windows Introdução Manual desenvolvido pela GEICI05 com objetivo de orientar as Construtoras a configurarem um servidor SSH para recepcionarem os arquivos DCD-online. O
Manual de Instalação do Agente Citsmart
16/08/2013 Manual de Instalação do Agente Citsmart Fornece orientações necessárias para efetuar a instalação do Agente Citsmart. Versão 1.9 21/11/2014 Visão Resumida Data Criação 21/11/2014 Versão Documento
Manual Signext Card Explorer
Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir
Visão geral híbrida de Serviços Corporativos de Conectividade do SharePoint 2013
Visão geral híbrida de Serviços Corporativos de Conectividade do SharePoint 2013 Christopher J Fox Microsoft Corporation Novembro de 2012 Aplica-se a: SharePoint 2013, SharePoint Online Resumo: Um ambiente
O que são DNS, SMTP e SNM
O que são DNS, SMTP e SNM O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade
Placa Acessório Modem Impacta
manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais
Autenticação de dois fatores no SonicOS
Autenticação de dois fatores no SonicOS 1 Observações, cuidados e advertências OBSERVAÇÃO: uma OBSERVAÇÃO indica informações importantes que ajudam a usar seu sistema da melhor forma. CUIDADO: um CUIDADO
GERENCIADOR DE CORREIO ELETRÔNICO (V. 2 26/04/2010)
GERENCIADOR DE CORREIO ELETRÔNICO (V. 2 26/04/2010) OBJETIVO GERAL Este trabalho possui o objetivo de exercitar a lógica de programação dos alunos do Terceiro ano do Curso de BSI e também desenvolver aplicações
4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?
Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer
Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto Introdução a Criptografia e Criptografia Simétrica
Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto Introdução a Criptografia e Criptografia Simétrica Francisco José da Silva e Silva Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) Departamento de Informática / UFMA
Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP
Redes de Computadores Protocolos de comunicação: TCP, UDP Introdução ao TCP/IP Transmission Control Protocol/ Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados para a troca
Parte I Tutorial Wi Fi 2.0 Arduino Exemplo usado: Webserver
Parte I Tutorial Wi Fi 2.0 Arduino Exemplo usado: Webserver Olá a todos! me chamo ONTREUS e sou iniciante na programação com o Arduino e resolvi criar este tutorial para facilitar a vida de muitos que
CAPÍTULO 8 Conexões de banco de dados para programadores ASP.NET
CAPÍTULO 8 Conexões de banco de dados para programadores ASP.NET Para utilizar um banco de dados com um aplicativo ASP.NET, é necessário criar uma conexão de banco de dados no Macromedia Dreamweaver MX.
