Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Julho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18."

Transcrição

1 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em julho/18 apresenta variação positiva de 3,9% em relação ao valor verificado no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de junho/18, verifica-se uma variação nula. No acumulado dos últimos 12 meses, o SIN apresentou uma variação positiva de 1,6% em relação ao mesmo período anterior. A Tabela 1, a seguir, apresenta os dados de carga, assim como seus valores ajustados, visando a exclusão dos efeitos de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, como o efeito calendário (diferença no número de dias úteis), variações de temperatura diferentes das esperadas e perdas na Rede Básica. Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de agosto/18. A carga de energia do Sistema Interligado Nacional SIN, apresentou um crescimento de 3,9% em relação a carga verificada no mesmo mês do ano anterior. Apesar do nível elevado de incerteza política e econômica e do quadro de recuperação lento e gradual da economia brasileira, contribuíram para o resultado positivo da carga, no mês de julho/18, o maior número de dias uteis em relação a julho/17, e a ocorrência de temperaturas superiores ao mesmo mês do ano anterior, quando foi observada a atuação de uma massa de ar frio com queda acentuada de temperatura na região Sudeste/Centro- Oeste e chuvas na região Nordeste durante todo aquele mês. Além disso, também contribuiu para o desempenho da carga a normalização do nível dos estoques após a greve dos caminhoneiros. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV - Fundação Getúlio Vargas ficou estável entre junho e julho de 2018, em 100,1 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o ICI recuou 0,3 ponto, para 100,4 pontos.

2 Em julho houve aumento da confiança em 11 segmentos e queda em 8 dos 19 segmentos industriais pesquisados. Próximos ao nível neutro de 100 pontos e com evolução simetricamente oposta, o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 3,9 pontos, para 99,0 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) caiu 3,9 pontos, para 101,1 pontos. O percentual de empresas com estoques excessivos caiu de 12,8% para 7,6%, nível semelhante ao reportado em maio, de 7,9%. Já a proporção de empresas com estoques insuficientes ficou relativamente estável, ao passar de 4,5% para 4,3% do total. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, recuou para 75,7% em julho, 0,5 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de junho. Após passar por um período de expansão a partir do quarto trimestre do ano passado, o NUCI registra em julho a segunda redução consecutiva, recuando ao menor nível desde fevereiro. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), também da FGV, caiu 0,8 ponto em julho, ao passar de 89,6 para 88,8 pontos, o menor nível desde agosto de 2017 (84,4 pontos). Em médias móveis trimestrais o indicador recuou 2,6 pontos. O resultado negativo de julho sugere que o setor continua perdendo o fôlego da recuperação que vinha ocorrendo até o início do ano. A avaliação desfavorável sobre a demanda e a vagarosa retomada do mercado de trabalho contribuíram para a piora da percepção sobre a situação atual. A taxa de crescimento de 2,9% na carga ajustada indica que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 1,0% para a taxa de variação da carga do SIN em julho/18. O Gráfico 1, a seguir, apresenta uma comparação entre as taxas de variação da Carga Verificada e da Carga Ajustada do SIN. O comportamento da carga de energia do SIN ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 2, a seguir.

3 1.2. Subsistema Sudeste/Centro-Oeste Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia verificada em julho/18 apresentou uma variação positiva de 5,1% em relação à carga verificada no mesmo mês do ano anterior. Por deter cerca de 60% da carga industrial do SIN, a normalização dos estoques após o acúmulo em virtude da interrupção dos serviços de transporte de carga, ao final de maio e o início de junho/18, explica parte do resultado da carga desse subsistema. Além disso, contribuiu para esse resultado a ocorrência de temperaturas superiores às ocorridas no mesmo período do ano anterior. O resultado da carga ajustada, com taxa de crescimento de 3,8%, corrobora a afirmação anterior, indicando que os fatores fortuitos, não econômicos, contribuíram positivamente com 1,3% para a taxa de variação da carga do Sudeste/Centro-Oeste em julho/18. Com relação ao mês de junho/18, verifica-se uma variação positiva de 0,1%. No acumulado dos últimos 12 meses o subsistema Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 1,8% em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do subsistema Sudeste/Centro-Oeste ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 3, a seguir.

4 1.3. Subsistema Sul A carga de energia verificada em julho/18 no subsistema Sul indica variação positiva de 2,7% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. A variação positiva de 2,2% da carga ajustada mostra que os fatores fortuitos (maior número de dias úteis), contribuíram positivamente com 0,5% em junho/18. Com uma pequena alta de 0,3 ponto em relação a junho, mês que foi seriamente impactado por causa da greve dos caminhoneiros e atingiu o nível mais baixo em dois anos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) alcançou 50,7 pontos em julho. De acordo com o levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o resultado mostra que o segundo semestre começa com uma confiança muito baixa entre os industriais gaúchos. A pesquisa varia de zero a 100, revelando otimismo a partir de 50 Segundo com a FIERGS, passado o efeito da crise provocada pela greve dos caminhoneiros, a maior contribuição para a ligeira alta do ICEI-RS no mês veio do Índice de Condições Atuais, que cresceu 2,3 pontos ante junho. Porém, com 45,1 pontos, ainda expressa piora, pois ficou abaixo do mínimo de 50. A pouca confiança do Industrial do RS em relação à economia brasileira continua, mas deu uma amenizada ao aumentar de 35,1 para 39,6 pontos, enquanto o Índice de Condições Atuais das Empresas cresceu de 46,8 para 48 no período. Com relação ao mês de junho/18, verifica-se uma variação positiva de 0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses o subsistema Sul apresentou um crescimento de 2,8%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do subsistema Sul ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 4, a seguir Subsistema Nordeste No subsistema Nordeste a carga de energia verificada em julho/18 indica acréscimo de 5,4% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior.

5 A incidência de chuvas abaixo da média, principalmente no litoral da Bahia e a ocorrência de temperaturas acima da média, superiores ao mesmo mês do ano anterior, quando foi observada a ocorrência de chuvas acompanhadas de temperaturas amenas para a região durante todo o mês de julho/17, explicam de forma significativa a variação da carga do mês de julho/18. Com relação a junho/18, verifica-se uma variação positiva de 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses o subsistema Nordeste apresentou uma variação positiva de 0,6%, em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do subsistema Nordeste ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 5, a seguir Subsistema Norte No subsistema Norte o valor da carga de energia verificado em julho/18 indica uma variação negativa de 3,9% em relação ao valor do mesmo mês do ano anterior. A variação negativa da carga observada no mês de julho pode ser explicada, principalmente, pela manutenção da redução da carga de um Consumidor livre da Rede Básica. A carga dos consumidores industriais eletrointensivos do subsistema Norte conectados à Rede Básica, que passou por expressiva contração ao longo dos últimos anos, mantém-se em patamar bastante reduzido desde meados do ano de Com relação ao mês de junho/18, verifica-se uma variação negativa de 2,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte apresentou uma variação negativa de 0,2% em relação ao mesmo período anterior. O comportamento da carga de energia do subsistema Norte ao longo do ano pode ser observado no Gráfico 6, a seguir.

6 Observação: Carga Ajustada Os ajustes realizados de forma a excluir o efeito de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga são: Temperaturas atípicas - a carga ajustada é estimada utilizando as temperaturas típicas para a época do ano em cada subsistema e não as temperaturas efetivamente verificadas. Assim, em um mês excepcionalmente quente a carga ajustada é menor que a carga verificada, o oposto ocorrendo em um mês com temperaturas atipicamente amenas. No momento o efeito da temperatura ainda não está sendo expurgado do Subsistema Norte. Calendário - a carga ajustada é estimada usando um calendário normalizado. Isto permite compensar as variações no número de dias de carga normalmente baixa (sábados, domingos e feriados) ao longo dos meses, tornando os dados mais facilmente comparáveis. Perdas na rede básica - as perdas na rede básica são calculadas pelo ONS, decorrem da forma como o sistema é operado, e não têm qualquer implicação econômica. Por isso são excluídas da carga ajustada.

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18.

Maio Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de junho/18. Maio 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/18 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional

Abril EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Sistema Interligado Nacional Abril 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/18 apresenta variação positiva de 4,1% em relação

Leia mais

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1)

Janeiro jan-19/ jan-18 ajustado (1) 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/19 apresentou variação positiva de 6,6% em relação ao

Leia mais

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18.

Janeiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de janeiro/18. Janeiro 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em janeiro/18 apresenta variação positiva de 0,7%

Leia mais

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Agosto APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em agosto/17 apresenta variação positiva de 0,1% em relação

Leia mais

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1)

Março mar-19/ mar-18 ajustado (1) Março 2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/19 apresentou variação negativa de 2,2%, em

Leia mais

Junho jun-18/ jun-17

Junho jun-18/ jun-17 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/18 apresenta variação positiva de 0,9% em relação ao valor

Leia mais

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento.

DESTAQUES: MAIO/2019. Crescimento de 4,9% na comparação com maio/2018. Efeito da greve dos caminhoneiros, em maio/18, na taxa de crescimento. MAIO/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/19 apresentou variação positiva de 4,9%, em relação

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/18. Março 2018 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/18 apresenta variação positiva de 2,0% em relação

Leia mais

Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Outubro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em outubro/17 apresenta variação positiva de 3,0% em relação ao

Leia mais

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17.

Setembro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de outubro/17. Setembro 2017 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em setembro/17 apresenta variação positiva de 2,5%

Leia mais

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1)

ABRIL/2019. Variação % abr-19/ abr-18 ajustado (1) ABRIL/2019 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em abril/19 apresentou variação positiva de 1,, em relação

Leia mais

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17.

Março Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de abril/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em março/17 apresenta crescimento de 2,6% em relação ao valor verificado

Leia mais

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17.

Junho Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de julho/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em junho/17 apresenta acréscimo de 1,5% em relação ao valor verificado

Leia mais

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17.

Fevereiro Obs.: O detalhamento por classe de consumo será informado na Resenha de Mercado da EPE do mês de março/17. 1. EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em fevereiro/17 apresenta crescimento de 2,4% em relação ao valor

Leia mais

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS

Maio APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS Maio 2017 1. APRESENTA EVOLUÇÃO DA CARGA NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL E SUBSISTEMAS 1.1. Sistema Interligado Nacional A carga de energia do SIN verificada em maio/17 apresenta acréscimo de 1,8% em relação

Leia mais

Índice de Confiança avança em agosto

Índice de Confiança avança em agosto Agosto de 2012 Índice de Confiança avança em agosto Após duas quedas consecutivas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas avançou 1,4% entre julho e agosto alcançando 104,1

Leia mais

INDX registra queda de 4,45% em junho

INDX registra queda de 4,45% em junho INDX ANÁLISE MENSAL INDX registra queda de 4,45% em junho Dados de Junho/13 Número 75 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês

Leia mais

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho

A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 A atividade industrial paulista cresceu 12,1% em junho Resultado da atividade

Leia mais

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre

A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre A recuperação da atividade industrial perdeu fôlego no 1º trimestre Resultado da atividade industrial paulista em março Em março com relação a fevereiro a atividade da indústria paulista, mensurada pelo

Leia mais

Julho de Evolução sobre o mês anterior

Julho de Evolução sobre o mês anterior Junho Evolução sobre o mês anterior (diferença em pontos) Julho O (ICST), da Fundação Getulio Vargas, subiu 1,7 ponto em julho, para 81,0 pontos, recuperando parte da perda de 3,1 pontos em junho 1. Em

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL OUTUBRO DE 2013 Outubro de 2013 www.fiergs.org.br Produção cresce em outubro, mas acumulação de estoques continua A produção industrial cresceu em outubro, mas a acumulação

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL Maio de 2012 www.fiergs.org.br Estoques se disseminam e devem limitar a produção A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul indica que o cenário traçado pelos empresários

Leia mais

Junho, /06/2019

Junho, /06/2019 Junho, 2019 28/06/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.933 Período de coleta: 03/06/19 a 25/06/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Recuperação gradual do mercado de trabalho Alta das exportações Destaques Negativos Desemprego ainda elevado Queda da produção industrial Quadro externo menos

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL MARÇO E 1º TRIMESTRE DE 2014 Março e I trimestre de 2014 www.fiergs.org.br Atividade segue fraca e otimismo é cada vez menor A Sondagem Industrial de março e primeiro

Leia mais

S O N D A G E M I N D U S T R I A L R S. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Julho 2007.

S O N D A G E M I N D U S T R I A L R S. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Julho 2007. S O N D A G E M I N D U S T R I A L / R S FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Julho 7. A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul é uma pesquisa qualitativa

Leia mais

Maio, /05/2019

Maio, /05/2019 Maio, 2019 29/05/2019 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.887 Período de coleta: 02/05/19 a 24/05/19 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul

Cenário do Setor Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul Cenário do Setor - 2012 Avaliação do setor de borracha do Rio Grande do Sul São Leopoldo, outubro de 2012 1. Sumário Executivo 2. A economia brasileira em 2012 O setor de borracha no contexto nacional

Leia mais

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio

Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra forte queda em maio jan/17 fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 Refletindo a paralisação dos caminhoneiros, a atividade industrial paulista registra

Leia mais

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho

Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica. Brasil volta a registrar destruição de postos de trabalho Índice de Confiança do Comércio recua, refletindo ritmo lento da atividade econômica Os dados de junho de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida de vagas

Leia mais

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV

Gráfico 1: Taxa de variação acumulada em 12 meses do PIB (comparado aos mesmos períodos dos anos anteriores, %) Fonte e elaboração: IBRE/FGV Número 39 19.fevereiro.2019 O sinaliza que o PIB cresceu 1,1% no ano de 2018. Pela ótica da oferta, apenas as atividades de construção e serviços de informação apresentaram retração quando comparadas com

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2013 Indústria em alta e estoques ajustados Janeiro de 2013 www.fiergs.org.br A Sondagem Industrial do RS do primeiro mês do ano apresentou um cenário mais

Leia mais

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses

Indústria registra o pior desempenho na criação de emprego dos últimos 11 meses Brasil acumula quinto saldo mensal positivo consecutivo na criação de empregos com carteira assinada Os dados de novembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação

Leia mais

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ

Concessões de Crédito - Recursos Livres Variação acumulada em 12 meses. fev/15. nov/14. mai/14. mai/15. ago/14 TOTAL PF PJ ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 24 de julho e 28 de julho Crédito O estoque total de crédito do sistema financeiro nacional (incluindo recursos livres e direcionados) registrou variação

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho

A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho jan/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17 jul/17 set/17 out/17 nov/17 dez/17 jan/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18 jul/18 A atividade industrial registra queda de 2,2% em julho Resultado da atividade industrial

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2013 Janeiro de 2013 www.fiergs.org.br Indicadores industriais apontam crescimento da atividade A atividade industrial gaúcha medida pelo Índice de

Leia mais

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 98,9 pontos em novembro, ante os 97,3 pontos observados em outubro. Na série

Leia mais

Principais Resultados:

Principais Resultados: Índice de Confiança do Agronegócio Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário Segundo trimestre de 2018

Leia mais

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos

PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos PIB trimestral tem crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior após 3 anos No 2º tri./2017, o PIB brasileiro a preços de mercado apresentou crescimento de 0,23% quando comparado ao 2º tri./2016,

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

Com demanda fraca, indústria volta a acumular estoques

Com demanda fraca, indústria volta a acumular estoques SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL Indicador PRODUÇÃO NÚMERO DE EMPREGADOS UTILIZ. DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI) - % UCI EFETIVA- USUAL EVOLUÇÃO DOS ESTOQUES ESTOQUE EFETIVO- PLANEJADO MÉDIA HIST. Março

Leia mais

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA

VAREJO BRASILEIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA VAREJO EIRO CRESCE 2,2% EM JUNHO, APONTA ICVA Com queda nas vendas provocada pelos dias de jogos do Brasil na Copa, varejo desacelera em junho. Primeiro semestre encerra com crescimento de na comparação

Leia mais

PIB do transporte avança 2,2% em 2018, corroborando cenário de recuperação gradual.

PIB do transporte avança 2,2% em 2018, corroborando cenário de recuperação gradual. ECONOMIA em foco do transporte avança 2,2% em 218, corroborando cenário de recuperação gradual. O Produto Interno Bruto () do Brasil avançou % em 218, mesmo desempenho verificado em 217, atingindo R$ 6,83

Leia mais

CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO

CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO ICEI-ES Ano 8 - Setembro 2018 CONFIANÇA DOS INDUSTRIAIS CAPIXABAS FICA ESTÁVEL EM SETEMBRO O ICEI do Espírito Santo alcançou 55,8 em setembro de 2018. Este resultado ficou 2,8 pontos acima da sua média

Leia mais

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack Índice de Confiança da Construção apresenta recuo e sugere menor otimismo no curto prazo Os dados de fevereiro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de

Leia mais

Dezembro, /12/2018

Dezembro, /12/2018 Dezembro, 2018 28/12/2018 Resultados da pesquisa Total de empresas consultadas: 1.885 Período de coleta: 04/12/18 a 21/12/18 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15.

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15. ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro Mercado de Trabalho (PNAD Contínua Mensal) 210.000 Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) 205.000 204.592

Leia mais

Setor de Serviços continua apresentando o melhor desempenho na criação de emprego formal

Setor de Serviços continua apresentando o melhor desempenho na criação de emprego formal Saldo de empregos com carteira assinada é o melhor para o mês de fevereiro dos últimos cinco anos Os dados de fevereiro de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2012 Novembro de 2012 www.fiergs.org.br Produção fica estável em novembro e otimismo diminui Os resultados da Sondagem Industrial do RS de novembro demonstram

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO. Março.2015

SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO. Março.2015 SONDAGEM DO SETOR COMÉRCIO Março.2015 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.215 Pessoal Ocupado: 130 Mil Período de coleta: 03/03/15 a 24/03/15 ÍNDICE DE CONFIANÇA DO COMÉRCIO (ICOM) Trimestre

Leia mais

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto

A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto A atividade industrial cresce 1,5% na passagem de julho para agosto Resultado da atividade industrial paulista em agosto A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, registrou alta de 1,5% entre

Leia mais

A atividade industrial cai 0,7% em setembro

A atividade industrial cai 0,7% em setembro A atividade industrial cai 0,7% em setembro Resultado da atividade industrial paulista em setembro A atividade industrial paulista, mensurada pelo INA, recuou 0,7% em setembro com relação a agosto, descontada

Leia mais

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DE ALAGOAS O Indicador Nível de Atividade em relação ao trimestre anterior das Indústrias da Construção (AL e NE) registrou queda no 2º Trimestre 2018 2º TRI/2018 - Publicado

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Setembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira cresceu 0,1% no

Leia mais

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017

RARP e municípios analisados destroem vagas em Junho de 2017 Agropecuária é o único setor que contrata no Brasil, estado de São Paulo e RARP Os dados de Junho de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito

Leia mais

S O N D A G E M I N D U S T R I A L R S. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Janeiro 2008.

S O N D A G E M I N D U S T R I A L R S. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Janeiro 2008. S O N D A G E M I N D U S T R I A L / R S FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Janeiro 8. Expectativas positivas A Sondagem Industrial do RS é uma pesquisa

Leia mais

Incertezas prejudicam o mercado de trabalho

Incertezas prejudicam o mercado de trabalho Incertezas prejudicam o mercado de trabalho Os dados de Maio de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam cenário de criação líquida de vagas em nível nacional, estadual e regional.

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2013 Novembro de 2013 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta cair Os Indicadores Industriais RS mostraram um retrato bastante negativo para o

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL AGOSTO DE 2011 Novo crescimento não altera o quadro desfavorável Agosto de 2011 www.fiergs.org.br Os resultados dos Indicadores Industriais do RS referentes ao

Leia mais

CHEGADA DO NATAL MARCA INTERRUPÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ALTAS NA CONFIANÇA DO COMÉRCIO

CHEGADA DO NATAL MARCA INTERRUPÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ALTAS NA CONFIANÇA DO COMÉRCIO (0-200) CHEGADA DO NATAL MARCA INTERRUPÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ALTAS NA CONFIANÇA DO COMÉRCIO O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 99,1 pontos em dezembro, ante os 98,9 pontos observados

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Março de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Produção industrial recuperou nível pré paralisação dos caminhoneiros em junho Emprego formal voltou à recuperação gradual no mês de julho Destaques Negativos

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Abril de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE Novembro de www.fiergs.org.br Após quatro meses de alta, atividade volta a cair Após quatro meses de crescimento, o conjunto dos Indicadores Industriais

Leia mais

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional

Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas. Indústria e Comércio voltam a apresentar demissões em nível nacional Índice de Confiança da Indústria estabiliza e reforça incertezas Os dados de maio de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de vagas em âmbito nacional, no

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2014 Janeiro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta crescer De acordo com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS),

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Novembro/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Janeiro de 2014 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Publicado em fevereiro de 2014 1 Inadimplência abre

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Setembro, 2016

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Setembro, 2016 SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS Setembro, 2016 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.967 Período de coleta: 02/09 27/09 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL JUNHO DE 2012 Junho e II Trimestre de 2012 www.fiergs.org.br Estoques elevados e produção fraca marcam final do primeiro semestre Em junho, os resultados da Sondagem

Leia mais

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012.

Produto Interno Bruto (PIB) Taxa de crescimento do acumulado em 4 trimestres (%) 2014.III 2013.III 2012.I 2013.I 2014.I 2015.I 2011.III 2012. 2008.I 2008.III 2009.I 2009.III 2010.I 2010.III 2011.I 2011.III 2012.I 2012.III 2013.I 2013.III 2014.I 2014.III 2015.I 2015.III 2016.I 2016.III 2017.I 2017.III 2018.I 2018.III 2019.I Contas Nacionais Trimestrais

Leia mais

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis

Síntese Mensal de Comercialização de Combustíveis Agosto/ Síntese de Comercialização de Combustíveis [ Número 6] Superintendência de Defesa da Concorrência, Estudos e Regulação Econômica Síntese de Comercialização de Combustíveis Destaques Gasolina C

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo 1º Trimestre de 2014 Resumo O nível de atividade da indústria paulista apresentou melhora em relação ao último trimestre de 2013; por outro lado, houve uma piora

Leia mais

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL

SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL SONDAGEM INDUSTRIAL RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2014 Novembro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade volta a cair e setor projeta novas demissões A atividade da indústria gaúcha voltou a cair em novembro,

Leia mais

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional

Serviços foi o único setor com contratações em âmbito nacional Brasil registra, pela primeira vez no ano, destruição de vagas de empregos com carteira assinada Os dados de março de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam destruição líquida

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Junho de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL Maio de 2018 Publicado em Julho de 2018 Mercado revê suas expectativas para o PIB em 2018 As expectativas quanto ao desempenho da economia brasileira no ano de 2018 foram sendo revistas

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Janeiro de 2016 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Novembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Novembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Novembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Novembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Dezembro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN. Dezembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Dezembro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Dezembro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 2, fevereiro de 2019

Sondagem Industrial do RN: Indústrias Extrativas e de Transformação Ano 22, Número 2, fevereiro de 2019 Queda menos intensa da produção industrial potiguar em fevereiro RESUMO E COMENTÁRIOS A Sondagem das indústrias do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de fevereiro, a produção

Leia mais

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Outubro, 2017

SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS. Outubro, 2017 SONDAGEM DO SETOR SERVIÇOS Outubro, 2017 RESULTADOS DA PESQUISA Empresas informantes: 1.991 Período de coleta: 02/10 26/10 Obs.: Todos os dados desta apresentação são ajustados por sazonalidade e têm como

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL Março de 2019-3,1% -7,8% 0,0% -0,1% -1,2% 81,2% -0,6 p.p. Atividade cresceu 1,7% no primeiro trimestre Em março, o Índice de Desempenho Industrial do RS (IDI/RS),

Leia mais

SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. Julho, 2015

SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. Julho, 2015 SONDAGEM DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO Julho, 2015 Resultados da pesquisa Empresas informantes: 1.134 Vendas (R$ Bilhões): 709,5 Pessoal Ocupado (em milhares): 1.360 Período de coleta: 01/07/15 a 22/07/15

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 11 de novembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) OUTUBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Produção mantém ritmo de pelo terceiro mês consecutivo Junho/2015 Indicador mai/15 jun/15 O que representa Produção 38.2 38.2 Número de Empregados Utilização

Leia mais

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo

Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Sondagem Industrial do Estado de São Paulo Janeiro/2018 Evolução Mensal da Indústria* Indicador dez/16 nov/17 dez/17 Produção 34,7 50,3 38,3 Número de Empregados Utilização da Capacidade Instalada (UCI)

Leia mais

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento

Produção industrial mato-grossense retorna crescimento Produção industrial mato-grossense retorna crescimento A queda da produção em maio, provocada pela greve de caminhoneiros, foi compensada pelo aumento em junho. O índice da produção se elevou 9 pontos

Leia mais

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança.

SUMÁRIO. Empresas no Simples. Inadimplência. Síntese. Inflação PIB. Crédito. Empreendedorismo. Juros. Expediente. Emprego. Confiança. Maio/2018 < > 02 SUMÁRIO Síntese Inflação 03 05 Empresas no Simples Inadimplência 09 PIB Juros 04 06 10 Exportações Confiança Emprego 07 08 11 Crédito 14 Empreendedorismo 13 Expediente Núcleo de Inteligência

Leia mais

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016 Maio/2017 2ª edição Maio/2017 2ª edição 1 - Introdução O Boletim Economia em Foco, em sua segunda edição, traça um panorama da economia brasileira e fluminense por meio da análise de indicadores econômicos

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL FEVEREIRO DE 2013 A atividade cresceu pelo terceiro mês seguido Fevereiro de 2013 www.fiergs.org.br A atividade da indústria gaúcha evoluiu positivamente em fevereiro,

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo. Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho

Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo. Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho Índice de Confiança do Empresário da Pequena e Média Indústria São Paulo Empresários da pequena indústria saem do pessimismo em julho O Índice de Confiança do Empresário da Pequena Industria (ICEI SP)

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta primeiro

Leia mais

>> Sondagem Industrial Mato Grosso do Sul >> Setembro 2017

>> Sondagem Industrial Mato Grosso do Sul >> Setembro 2017 >> Sondagem Industrial Mato Grosso do Sul >> Setembro 2017 Ritmo diminui, mas produção apresenta crescimento pelo terceiro mês consecutivo: Em setembro, o índice de avaliação do nível de produção marcou

Leia mais

BOLETIM CONJUNTURAL. Maio CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO

BOLETIM CONJUNTURAL. Maio CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO 1 BOLETIM CONJUNTURAL Maio 2015 1. CONJUNTURA NACIONAL, COM ÊNFASE NO VAREJO Atividade econômica e vendas do comércio varejista no brasil apresentam pequeno avanço em março de 2015 Em março, a atividade

Leia mais

PANORAMA CONJUNTURAL. A Economia Brasileira em Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018

PANORAMA CONJUNTURAL. A Economia Brasileira em Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018 PANORAMA CONJUNTURAL A Economia Brasileira em 2017 Dezembro de 2017 Publicado em Fevereiro de 2018 O ano de 2017 marcou o final da recessão iniciada no Brasil a partir do segundo trimestre de 2014. A expecta-tiva,

Leia mais