Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Rodrigo Storck. Admin-Especialidade Fisioterapia) DEMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Rodrigo Storck. Admin-Especialidade Fisioterapia) DEMO"

Transcrição

1 Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular e Admin-Especialidade Fisioterapia) Respiratória p/ Professor: Rodrigo Storck TCE-PA (Auditor-Área

2 ! AULA 00: ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação Cronograma do módulo Anatomia funcional do sistema cardiovascular O músculo cardíaco e suas características As câmaras cardíacas O funcionamento do sistema valvar O sistema de condução e o eletrocardiograma normal O ciclo cardíaco Hora de Praticar Lista das questões apresentadas Gabarito Referências Bibliográficas 29 Olá pessoal! Como estão? Meu nome é Rodrigo Storck e estou muitíssimo feliz e animado em poder contribuir para que esta etapa da sua preparação para o concurso do TCE-PA seja concluída com muito sucesso. Vocês já sabem que neste concurso é fundamental que você esteja muito bem classificado, pois no edital de abertura, no item que trata das vagas, consta para Fisioterapia vagas no cadastro de reserva, logo é realmente fundamental que você esteja bem posicionado para que tão logo o cadastro de reserva seja chamado você seja contemplado. Assim como eu, você sabe que uma boa 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1! #!23!

3 estratégia de preparação é fundamental para chegar ao objetivo o mais rápido possível, e é para isso que estou aqui, para te ajudar em ser fiel à sua estratégia. Não tenha dúvidas, você só não chegará ao seu objetivo se você desistir dele. Conte comigo, estarei ao seu lado nessa caminhada! Muito bem, diante desse cenário vamos iniciar nossa parceria tratando de aspectos importantíssimos relacionados à Fisioterapia respiratória e cardiovascular. Vamos lá! Nesse primeiro encontro conversaremos sobre a anatomia e a fisiologia do sistema cardiovascular. Este conteúdo, além de ser fundamental para a compreensão da Fisioterapia respiratória e cardiovascular, continua sendo amplamente explorado nos concursos públicos espalhados por todo o Brasil, o que me faz dedicar um bom tempo de conversa sobre esse tema com você. Com o intuito de organização, nossos encontros seguirão o cronograma de conteúdos relacionados na tabela abaixo. AULA SUMÁRIO 00 Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular 01 Anatomia e fisiologia do sistema respiratório 02 Patologia dos sistemas respiratório e cardiovascular 03 Fisioterapia respiratória e cardiovascular 04 Provas de função pulmonar e testes de função cardiovascular 05 Ventilação mecânica No decorrer dos nossos encontros darei o meu melhor para ajudar você a compreender todo o conteúdo proposto usando, sempre que possível, questões de concursos para facilitar o entendimento de como todo o conteúdo é cobrado nesses concursos. Não tenho dúvidas que você se sentirá muito à vontade para realizar qualquer concurso pelo Brasil, esse será o nosso trato! Nós teremos a oportunidade de nos 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4! #!23!

4 encontrarmos no Fórum (vocês terão acesso exclusivo) para tirarmos todas as dúvidas que surgirem. Serão muitos dias estudando esse material, portanto, para você se sentir mais confiante e com muito ânimo, me permita falar de forma bem breve sobre mim... tudo bem? Como já havia falado meu nome é Rodrigo Storck Carvalho, mas costumam me chamar de Storck ou Rodrigo Storck, nasci no estado do Rio de Janeiro, morei em várias cidades desse enorme Brasil e hoje vivo em Brasília, desde o ano de 2000, ano em que iniciei minha formação em Fisioterapia. No ano de 2005 concluí o curso de Fisioterapia. Neste ano fui aprovado em dois concursos públicos aqui em Brasília, sendo um deles o concurso para o Hospital Sarah. No ano de 2006 concluí minha especialização em Fisioterapia Pneumofuncional pela Universidade de Brasília, em 2009 concluí meu Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília e em 2013 concluí meu Doutorado em Ciências Médicas também pela Universidade de Brasília. Nunca me acomodei e continuei buscando novas conquistas, quando então, ainda durante o Curso do meu Mestrado, passei a ser membro de algumas sociedades internacionais de imensa importância na área, como a American Thoracic Society (EUA), a European Respiratory Society (Suiça) e American physiological Society (EUA). Como parte de toda a minha dedicação ao estudo dentro da área da pneumologia e cardiologia criei um canal no YouTube para publicação semanal de vídeo aulas acerca de fisiologia respiratória e cardiovascular. Acessem e se inscrevam no canal no link, Além do canal no YouTube, também estou inserido nas redes sociais, como Facebook e Instagram, onde você pode me encontrar como Prof. Rodrigo Storck. Pessoal, eu consegui atingir todos os objetivos traçados até o presente momento, e tenho certeza que os próximos também serão. Eu 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!2! #!23!

5 consegui, você também conseguirá atingir os seus objetivos, não desista, invista e se prepare para realizar seus sonhos. Vamos começar!!! 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!5! #!23!

6 ANATOMIA FUNCIONAL DO SISTEMA CARDIOVASCULAR O músculo cardíaco e suas características Como falar da anatomia do coração sem antes compreendermos que se trata de um órgão formado por um tipo de músculo bem específico? Você se lembra que durante as aulas de anatomia e fisiologia os professores falavam que nosso organismo tem 3 tipos de músculos? Pois é isso mesmo, olha a tabela 01 abaixo: 7 /#8 0107)9+ 0:#0.; 8+ 0 Tipo Músculo liso Localização e Função Localizado nos órgãos, vasos sanguíneos e vias aéreas. Tem a função de manutenção da sustentação dos tecidos onde estão presentes Músculo estriado esquelético Localizado no esqueleto humano. Tem a função de prover o movimento humano em conjunto com o esqueleto Músculo estriado cardíaco O coração é formado por músculo estriado cardíaco. Tem a função de viabilizar a atividade de bomba cardíaca Bom, já sabemos que o coração é constituído de um tipo de músculo chamado músculo estriado cardíaco, agora precisamos saber como este músculo é distribuído no coração. Podemos separar o coração em 3 camadas de músculo. São elas: (i) endocárdio, é a camada muscular mais interna do coração; (ii) miocárdio, é a camada mais volumosa do coração e a principal responsável pela motricidade cardíaca, pelo movimento de bomba cardíaca; e (iii) epicárdio, é a camada mais externa do coração. Confira 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!6! #!23!

7 essas camadas musculares na figura 01. Olhando para a figura 01 você deve estar se perguntando: e o que é esse saco pericárdico? Bom, o saco pericárdico é um tecido que envolve o coração, permitindo que seus movimentos sejam realizados sem muito atrito com os tecidos adjacentes. O saco pericárdico é formado por duas estruturas, são elas: (i) o pericárdio visceral, que está junto ao epicárdio; e (ii) o pericárdio parietal, que está mais próximo as paredes do mediastino. Mediastino? O coração fica localizado em uma região dentro do tórax chamada mediastino, em sua porção média, portanto a localização exata do coração é o mediastino médio, com o ápice cardíaco (a "ponta" do coração) levemente voltado para o lado esquerdo. Algumas pessoas tem o ápice cardíaco voltado para o lado direito, sendo esta condição chamada de dextrocardia.! =)( & 010>. : 0. 8 &# 0:+0 +&? + Antes de evoluirmos para o estudo das câmaras cardíacas, vamos entender o porquê do coração ter ritmo próprio ("bater" sozinho)? Muito bem, quando você quer pegar um copo de água numa mesa você pensa em realizar a ação, o sistema nervoso central processa toda a informação e envia a informação para os músculos que compõem os membros superiores, os músculos se contraem da forma adequada para que sua vontade seja realizada e será realizada. Atenção ao detalhe, a atividade é 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!<! #!23!

8 voluntária. Você já tentou fazer o seu coração parar de contrair? ou fazer ele contrair da forma que você quiser e na hora que você quiser? Talvez você até tenha tentado, mas não tenho dúvidas de que você não conseguiu. Sabe porquê? Por que o músculo estriado cardíaco tem uma característica muito importante chamada de automatismo cardíaco. Vamos lá, vamos entender do que se trata esse automatismo cardíaco. O músculo estriado cardíaco é um tecido, e como todo tecido, é formado por células. As células que compõem o tecido muscular estriado cardíaco têm uma quantidade grande de canais de vazamento de Na+. Estes canais permitem que o íon Na+ "trafeguem" de um lado para o outro lado da membrana celular sem que seja necessário um estímulo químico, elétrico ou mecânico para a abertura de canais de Na+. Está ficando complicado? Vamos relembrar algumas coisas antes de avançar. O que separa o meio intracelular do meio extracelular é uma membrana, chamada de membrana celular. Esta membrana permite manter do lado de dentro da célula, portanto, no meio intracelular uma quantidade bastante grande de íons K+, enquanto no meio extracelular uma quantidade grande de Na+ é mantida. Ambos os íons carregam cargas elétricas positivas. Sabemos que por conta da carga elétrica de outras estruturas existentes no meio intracelular, temos como resultante um meio intracelular com carga elétrica predominantemente negativa, enquanto no meio extracelular temos carga elétrica predominantemente positiva. Quando, por alguma razão temos fluxo de Na+ para o meio intracelular, teremos variação da carga elétrica neste meio, de modo a ficar menos negativo. Diante desta situação começa a ficar viável a geração de atividade elétrica no músculo, o que é chamado de bioeletrogênese. E aonde entram os canais de vazamento de Na+? Eles funcionam como "goteiras", ou seja, eles permitem que os íons de Na+ fiquem fluindo, passando, naturalmente do meio extracelular para o meio intracelular, de modo que ao atingir uma quantidade necessária para que 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Α! #!23!

9 um potencial elétrico seja gerado, este será gerado, independentemente de haver um estímulo químico, elétrico ou mecânico que o desencadeie. As câmaras cardíacas O músculo cardíaco está disposto de forma a compor um órgão oco, isso mesmo, uma estrutura oca. Portanto, temos compartimentos dentro deste órgão chamado coração. Esses compartimentos são chamados de câmaras cardíacas, e são quatro. Quatro câmaras? Sim, quatro câmaras cardíacas divididas. São elas: (i) átrio direito, (ii) átrio esquerdo, (iii) ventrículo direito, e (iv) ventrículo esquerdo. Os átrios são as câmaras cardíacas localizadas na parte superior do coração, já os ventrículos são as câmaras cardíacas localizadas na parte inferior do coração. Confira na figura 02.! =)( & 040>Χ. & 0 &: 0#09&), )9 ) 0Ε + 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Β! #!23!

10 O ventrículo direito está separado do ventrículo esquerdo por uma estrutura muscular chamada septo interventricular, e por ele passa importante sistema de condução elétrica. O átrio direito está separado do átrio esquerdo também por uma estrutura muscular chamada septointeratrial. Agora, o que separa os átrios dos ventrículos são estruturas chamadas de valvas atrioventriculares (muitas vezes chamadas também de válvulas atrioventriculares), mas dedicarei alguns parágrafos mais a frente para conversarmos acerca desse sistema valvar. As câmaras cardíacas recebem e distribuem o sangue. Mas antes de falar para você qual o caminho percorrido pelo sangue vou te falar um pouco sobre os vasos sanguíneos, até porque estamos conversando sobre sistema cardiovascular. Infelizmente ouvimos muito por aí que as artérias são assim chamadas pelo fato de transportarem sangue arterial e as veias por transportarem sangue venoso. ISSO ESTÁ ERRADO! Artérias são todos os vasos que saem do coração, portanto transportam sangue para fora do coração, já as veias são os vasos que chegam ao coração, portanto transportam sangue para dentro do coração. Se você voltar na figura 02 verá que existem alguns vasos lá representados. Nós temos duas veias cava, uma inferior e outra superior, sendo que ambas chegam ao átrio direito; temos um grande tronco arterial chamado tronco da artéria pulmonar, que dará origem às artérias pulmonares direita e esquerda, vasos que saem do ventrículo direito e partem em direção aos pulmões; temos também quatro veias pulmonares, duas que vem do pulmão direito e duas que vem do pulmão esquerdo, que chegam ao átrio esquerdo; e temos uma grande artéria chamada de artéria aorta, que sai do ventrículo esquerdo em direção a todo corpo. Diante dessa explanação podemos dizer que os vasos que saem do ventrículo direito, passam pelos pulmões e voltam para o átrio esquerdo compõem o que chamamos de circulação pulmonar, enquanto que os 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Φ! #!23!

11 vasos que saem do ventrículo esquerdo, passam pelo corpo inteiro e voltam para o átrio direito compõem o que chamamos de circulação sistêmica. Vocês perceberam que eu falei em sangue arterial e sangue venoso? Qual a diferença entre eles? É simples pessoal. O sangue arterial é todo o sangue enriquecido com oxigênio e com quantidades baixas de gás carbônico, já o sangue venoso é todo o sangue pobre em oxigênio e com quantidades altas de gás carbônico. Muito bem, voltemos agora às câmaras cardíacas. O sangue venoso chega ao átrio direito por meio das veias cava, inferior e superior; do átrio direito o sangue venoso segue seu caminho em direção ao ventrículo direito; do ventrículo direito o sangue venoso segue para os pulmões por meio da artéria pulmonar; o sangue venoso circulará pelos pulmões e será transformado em sangue arterial; uma vez transformado em sangue arterial esse sangue retornará ao coração por meio das veias pulmonares até o átrio esquerdo; do átrio esquerdo o sangue arterial continua seu caminho agora em direção ao ventrículo esquerdo; do ventrículo esquerdo o sangue arterial parte para a circulação sistêmica por meio da artéria aorta; depois de circular pelo corpo o sangue arterial é transformado em sangue venoso e retorna para o átrio direito por meio das veias cava e tudo se repetirá. Você percebeu no parágrafo anterior o porquê de estar errada a afirmação de que artérias transportam sangue arterial e veias transportam sangue venoso? Se sim, ótimo. Se não, vamos a resposta. Veja que quando o sangue venoso sai do ventrículo direito em direção aos pulmões e sai por meio de uma artéria, o tronco da artéria pulmonar; e quando o sangue arterial regressa dos pulmões para o átrio esquerdo, ele regressa por meio das veias pulmonares. Logo, podemos afirmar que artérias podem transportar sangue venoso, assim como veias podem transportar sangue arterial. O funcionamento do sistema valvar 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!13! #!23!

12 Como vimos nos parágrafos anteriores, o coração é formado de quatro câmaras, que recebem e distribuem o sangue. A forma por meio da qual o coração consegue fazer isso é executando contrações sequencialmente. Acontece que o sangue quando está presente dentro de uma câmara cardíaca precisa ser comprimido para ser ejetado para frente. Quando o sangue é comprimido, pela contração do músculo cardíaco, pressão é gerada. Lembra que eu falei das valvas atrioventriculares? Vamos fazer uma pausa para entender as valvas. Cada câmara cardíaca precisa fazer com que o sangue siga seu caminho, mas esse sangue precisará passar por uma valva para que consiga sair de cada câmara. Como temos quatro câmaras, temos também quatro valvas. São elas: (i) valva atrioventricular direita ou valva tricúspide, separa o átrio direito do ventrículo direito; (ii) valva atrioventricular esquerda ou valva mitral, separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo; (iii) valva semilunar pulmonar, separa o ventrículo direito da entrada do tronco da artéria pulmonar; e (iv) valva semilunar aórtica, separa o ventrículo esquerdo da entrada da artéria aorta. As valvas funcionam como portas, que podem permitir ou não a passagem de sangue para a frente. Defeitos no funcionamento das valvas implicam em muitos tipos de doenças, conhecidas como valvopatias. Assim como uma porta precisa de alguém fazendo força para que se abra, as valvas também precisam. O músculo cardíaco se contrai para gerar pressão dentro das câmaras cardíacas possibilitando que as valvas se abram ou se fechem e permitam que o sangue siga seu caminho, caminho esse unidirecional, ou seja, só deve seguir em um sentido. Assim sendo, vamos entender que o mecanismo de funcionamento das valvas cardíacas é dado por geração de pressão dentro das câmaras cardíacas. Esse mecanismo funciona da seguinte forma: quando os ventrículos estão relaxando para que sejam enchidos de sangue, as valvas semilunares permanecem fechadas e as valvas atrioventriculares 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11! #!23!

13 se abrem permitindo que o sangue dos átrios escoem para dentro dos ventrículos; quando os ventrículos se contraem para ejetarem o sangue, as valvas atrioventriculares se fecham (evitando que o sangue volte para os átrios) e as valvas semilunares se abrem permitindo que o sangue seja ejetado para os pulmões (ventrículo direito) e para o corpo (ventrículo esquerdo). Confira na figura 03 uma forma bem didática do fluxo sanguíneo através do sistema valvar.! =)( & 020=8 Γ+0,(,#+0 %& ΕΗ 0:+0 ) %#. 0Ε 8Ε & O sistema de condução e o eletrocardiograma normal Sim, você deve estar se perguntando como é que cada câmara cardíaca se contrai de forma independente e consegue manter uma sincronia e harmonia entre elas. Sabemos que o músculo cardíaco é dotado de uma propriedade chamada de automatismo. Sabiamente o coração foi concebido com um perfeito sistema de geração e de condução elétrica, de modo a permitir que tenhamos uma boa sincronia e harmonia entre as contrações dos ventrículos e dos átrios. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!14! #!23!

14 Existem três estruturas que reúnem uma quantidade enorme de células com canais de vazamento de sódio. Essas estruturas são chamadas de marca-passos cardíacos. São elas que ditam o ritmo cardíaco, que dentro da normalidade em repouso, fica entre 60 e 80 batimentos por minuto. Quando esta frequência cardíaca está abaixo de 60 bpm, dizemos haver uma bradicardia, enquanto que a frequência cardíaca acima de 80 bpm dizemos haver uma taquicardia. Muito bem, os três marca-passos cardíacos são: (i) nó ou nodo sinoatrial, o principal marca-passo, fica localizado na região superior do átrio direito; (ii) nó ou nodo atrioventricular, fica localizado entre o átrio direito e o ventrículo direito; e (iii) sistema de purkinje, fica localizado por todo septo interventricular e parede miocárdica dos ventrículos direito e esquerdo. Confira na figura 04 a localização de cada marca-passo cardíaco.! =)( & 050Ι) %#. 0:#0 +,:? +0 &: + 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!12! #!23!

15 Essa atividade elétrica gerada, quando registrada, produz um padrão gráfico, que chamamos de eletrocardiograma. O eletrocardiograma apresenta informações referentes à atividade elétrica no músculo cardíaco, como o momento em que há despolarização da membrana celular de alguma câmara cardíaca, o que terá como consequência a contração do músculo dessa câmara, assim como o momento em que há a repolarização da membrana celular de alguma câmara cardíaca, tendo como consequência o relaxamento do músculo dessa câmara. Vejamos na figura 05 um exemplo de registro eletrocardiográfico.! =)( & 060ϑ8#%&+ &:)+(&. 0,+&. 8 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!15! #!23!

16 No eletrocardiograma normal, conforme visto na figura 05, podemos observar algumas ondas, ou algumas variações no traçado elétrico. Essas ondas representas momentos de contração ou relaxamento do músculo cardíaco de cada câmara cardíaca. Vejamos, a onda P é uma variação elétrica que representa o momento em que os átrios se contraem e, portanto, possibilitam que o sangue seja escoado para os ventrículos. O complexo QRS, formado por variações elétricas, representa o momento em que temos a contração dos ventrículos e, portanto, possibilitam a ejeção do sangue para os pulmões e para o corpo. Já a onda T, representa o momento em que temos um relaxamento dos ventrículos. Você deve estar se perguntando: e aonde está a onda que representa o relaxamento dos átrios? Eu vi a contração dos ventrículos e seu relaxamento, eu vi a contração dos átrios mas não vi seu relaxamento. Onde está essa onda no eletrocardiograma? Muito bem, como a atividade elétrica nos ventrículos tem uma magnitude muito maior que a gerada nos átrios, a onda elétrica que representa o relaxamento dos átrios está ocultada pelo complexo QRS que, facilmente, é vista como de grande variação elétrica. O ciclo cardíaco Já deve ter percebido que os eventos envolvidos no funcionamento do coração se repetem. A essa repetição de eventos dá-se o nome de ciclo cardíaco. O ciclo cardíaco é dividido, inicialmente, em duas grandes fases: (i) sístole, contração muscular; e (ii) diástole, relaxamento muscular. Cada fase do ciclo cardíaco ainda é separada em três momentos. Esses momentos tomam como referência o comportamento das câmaras ventriculares. Na fase da sístole nós temos os seguintes momentos: (i) contração isovolumétrica, caracterizada pela contração muscular dos ventrículos 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!16! #!23!

17 sem que haja variação de volume de sangue no seu interior, ou seja, uma contração que faz aumentar bastante a pressão dentro dos ventrículos; (ii) ejeção ventricular rápida, caracterizada pela rápida ejeção de grande quantidade de sangue dos ventrículos para seus destinos; e (iii) ejeção ventricular lenta, caracterizada pela continuação da ejeção do sangue dos ventrículos, mas agora sem tanta pressão, portanto mais lentamente. Na fase da diástole nós temos os seguintes momentos: (i) relaxamento isovolumétrico, caracterizado pelo momento de relaxamento da musculatura ventricular sem que haja entrada de sangue proveniente dos átrios nos ventrículos; (ii) enchimento ventricular rápido, caracterizado pelo rápido influxo de sangue nos ventrículos, sangue este proveniente dos átrios; e (iii) diástase ou enchimento ventricular lento, caracterizado pelo momento final de enchimento ventricular, onde o sangue continua a entrar nos ventrículos, mas sem tanta pressão. Vejamos na tabela 02 informações importantes do ciclo cardíaco. 7 /#8 040>) 8+0 &: + 0ΚΛΚΜ0Ε 8Ε 0 %&)+Ε#,%&) 8 &Ν0ΚΙΟΜ0Ε 8Ε 0 #.)8, &Ν0=Μ0Π# Θ : Ν0ΛΜ0 /#&% 0 Fase Sístole Diástole Contração Ejeção Ejeção Lenta Relaxamento Enchimento Iso Rápida Iso Rápido VAV F F F F A A VSL F A A F F F Momento Diástase A tabela acima mostra o comportamento das valvas durante cada etapa do ciclo cardíaco, bem como nos momentos dentro de cada fase. Veja que durante a sístole, se observarmos o momento da contração isovolumétrica, ambas as valvas se encontram fechadas, no entanto quando as ejeções rápida e lenta são deflagradas as valvas atrioventriculares permanecem fechadas e as valvas semilunares são abertas. Quando observamos a diástole percebemos que durante o momento de relaxamento isovolumétrico ambas as valvas estão fechadas 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1<! #!23!

18 também, no entanto quando o enchimento rápido e a diástase são deflagradas as valvas atrioventriculares são abertas e as valvas semilunares permanecem fechadas. Confira na figura 06 a representação visual do ciclo cardíaco.! =)( & 0<0>) 8+0 &: +! Vamos conversar sobre algumas questões abordadas em concursos públicos? Questão 01 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) É a camada externa do coração, é uma delgada lâmina de tecido seroso e contínuo a partir da base do coração. Assinale a alternativa correspondente à anatomia do coração: a) Miocárdio b) Endocárdio 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1Α! #!23!

19 c) Epicárdio d) Pericárdio e) Mediastino Comentário: vimos que o músculo estriado cardíaco é dividido em três camadas. Partindo do meio interno para o meio externo teremos a seguinte sequência: endocárdio, miocárdio e epicárdio. Portanto, a camada mais externa do músculo cardíaco é o epicárdio. Resposta: C. Questão 02 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Sobre a anatomia do coração, podemos afirmar: a) Possui 2 átrios e dois ventrículos e na face anterior de cada átrio existe uma estrutura chamada aurícula. b) Possui 1 átrio e 2 ventrículos, sendo um inferior e um superior. c) O átrio direito e o esquerdo são separados pelo septo intra-auricular. d) Os ventrículos (câmaras superiores) recebem sangue da veia pulmonar e bombeiam o sangue para o átrio esquerdo (câmaras inferiores). e) Os átrios bombeiam o sangue para fora do coração que é rico em CO2. Comentário: vimos que o coração é formado por quatro câmaras cardíacas, são elas: dois átrios e dois ventrículos. Cada átrio tem uma estrutura de apoio, de reserva de volume, chamada aurícula. Logo, como temos dois átrios, temos também duas aurículas. Resposta: A. Questão 03 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Em relação à anatomia cardíaca, é correto o que se afirma em: a) As artérias são as vias por onde o sangue oxigenado é enviado. A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. b) A valva tricúspide permite o sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta descendente. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1Β! #!23!

20 c) A valva mitral regula o fluxo de sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito. d) A valva pulmonar se fecha para que haja uma contração e o sangue seja ejetado do ventrículo esquerdo aos pulmões. e) A valva aórtica regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito. Comentário: vimos que os vasos arteriais são aqueles que saem do coração e não aqueles vasos que transportam somente sangue arterial, enquanto que os vasos venosos são aqueles que chegam ao coração e 0 não aqueles vasos que transportam somente sangue venoso. A artéria pulmonar transporta sangue venoso, enquanto que as veias pulmonares transportam sangue arterial. Neste caso, a questão apresentada pela banca é passível de recurso pois não apresenta alternativa adequada. Resposta: A. Questão 04 (AOCP, Analista em Saúde - Fisioterapeuta - Pref. Jaboatão dos Guararapes/PE, 2015) Com relação à anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, assinale a alternativa correta. (A) O coração tem formato de cone. Sua extremidade inferior é chamada de base e sua extremidade superior é chamada de ápice. (B) O coração é revestido por três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio, sendo que o miocárdio é caracterizado por ser um músculo estriado, idêntico aos músculos estriados esqueléticos. (C) O pericárdio seroso possui duas camadas: parietal e periósteo. (D) As veias cavas (inferior e superior) chegam ao átrio direito, trazendo sangue venoso de todo o corpo para o coração. (E) No átrio e ventrículo direito do coração, circula sangue arterial (rico em oxigênio), e, no átrio e ventrículo esquerdo do coração, circula sangue venoso. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1Φ! #!23!

21 Comentário: veja que mais uma questão está abordando a composição muscular do coração, que como já vimos possui três camadas: endocárdio, miocárdio e epicárdio. São músculos estriados, assim como os músculos estriados esqueléticos, mas com uma característica importante, que é a presença de canais de vazamento de sódio. Resposta: B. Questão 05 (CESPE, Fisioterapeuta - Polícia Civil/PA, 2007) Acerca da fisiologia cardiovascular, é correto afirmar que: (A) a propagação do potencial de ação ocorre mais rapidamente por meio do nodo sinoatrial que pelas fibras de Purkinje. (B) a regulação da ritmicidade cardíaca é dada pelo nodo atrioventricular, pois sua freqüência rítmica é maior que a do músculo atrial humano. (C) o responsável pelo retardo do impulso vindo do nodo sinoatrial para os ventrículos é o nodo atrioventricular, que permite a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos antes da contração ventricular. (D) o sistema de Purkinje tem origem no nodo atrioventricular e passa pelas paredes atriais através de feixes internodais até o nodo sinoatrial Comentário: como vimos acerca dos marca-passos cardíacos, são três, os nodos sinoatrial, atrioventricular e o sistema de purkinje. Quando o nodo sinoatrial dispara um potencial de ação e, consequentemente, a contração muscular cardíaca, as câmaras cardíacas se contrairiam simultaneamente na ausência do nodo atrioventricular, onde ocorre um leve retardo na propagação do estímulo, permitindo que os átrios se contraiam antes de os ventrículos se contraírem, garantindo sincronia e harmonia. Resposta: C. Questão 06 (CONSULPAM, Fisioterapeuta - Pref. Martinópole/CE, 2015) 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!43! #!23!

22 Sabemos que a força exercida sobre a parede de um vaso é conhecida por pressão arterial. As propriedades elásticas das paredes arteriais permitem a expansão e a retração em resposta a alteração do volume de sangue circulante durante o ciclo cardíaco. Analise as afirmativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) A diferença matemática entre a pressão sistólica e diastólica é chamada de pressão de pulso; ( ) A força é medida em mm de H2O e a pressão arterial é expressa da seguinte forma: Pressão arterial = débito cardíaco x frequência respiratória; ==0== ( ) A manobra de Valsalva é uma tentativa de inspiração forçada com a glote, a boca e o nariz abertos; ( ) Uma vez que as propriedades de flexibilidade e retração perdem intensidade, a pressão diastólica torna-se mais baixa. Assinale a alternativa CORRETA correspondente as afirmativas anteriores respectivamente: a) V, F, F, V b) V, F, F, F c) F, V, V, V d) F, F, V, V Comentário: a pressão arterial é a resultante de uma força aplica na parede dos vasos. Quando a pressão é mensurada durante a fase de sístole nós temos a pressão sistólica, quando mensuramos a pressão na fase de diástole temos a pressão diastólica. A diferença entre elas pode ser chamada de pressão de pulso. A pressão arterial é dada pelo produto do débito cardíaco pela resistência vascular periférica. Entende-se como débito cardíaco todo o volume de sangue ejetado pelo coração em um minuto. O débito cardíaco é o produto da frequência cardíaca e do volume sistólico. A valsalva é uma manobra de expiração contra a via aérea fechada. Como a pressão arterial diastólica representa a pressão gerada na diástole, caso tenhamos perda de propriedade elástica dos vasos, 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!41! #!23!

23 menos pressão será gerada por esses vasos durante a diástole. Resposta: A. Questão 07 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Podemos dizer que o ciclo cardíaco compreende, respectivamente: a) Diástole atrial, diástole ventricular e sístole auricular. b) Sístole atrial ventricular, diástole ventricular. c) Sístole auricular, sístole tricúspide e intraventricular. d) Sístole atrial direita e esquerda e diástole atrial direita. e) Diástole atrial, sístole ventricular e diástole atrial esquerda. Comentário: o ciclo cardíaco compreende duas fases, a sístole e a diástole. A sequência de eventos que permite o funcionamento adequado do coração é sístole dos átrios seguida pela sístole dos ventrículos e por fim o relaxamento (diástole) ventricular. Resposta: B. Questão 08 (COTEC/UNIMONTES, Fisioterapeuta de UTI - Pref. Brasília de Minas/MG, 2015) O eletrocardiograma é um exame muito útil na avaliação do paciente que está evoluindo com alguma cardiopatia, devendo ser abordado e analisado de maneira sistemática, a fim de se obter um possível diagnóstico. Reconhecer o desenho normal das ondas e o que elas significam já facilita a identificação de uma anormalidade. Sendo assim e considerando um indivíduo que apresenta um ECG normal, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA. A) O complexo QRS indica que a condução do impulso no átrio e a sua despolarização ocorreram no intervalo normal. B) A onda T indica despolarização ventricular. C) A onda P regular significa atividade atrial apropriada. D) A onda T indica repolarização atrioventricular. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!44! #!23!

24 Comentário: como vimos o eletrocardiograma é o registro gráfico das variações elétricas que ocorrem no músculo cardíaco. Algumas ondas são facilmente identificadas no traçado eletrocardiográfico. São elas: a onda P que representa a despolarização atrial, o complexo QRS que representa a despolarização ventricular e a onda T que representa a repolarização dos ventrículos. Resposta: C. Questão 09 (FAFIPA, Fisioterapeuta - Pref. Maringá/PR, 2015) O Complexo QRS do eletrocardiograma representa: (A) despolarização atrial. (B) despolarização ventricular. (C) repolarização atrial. (D) repolarização ventricular Comentário: como vimos o eletrocardiograma é o registro gráfico das variações elétricas que ocorrem no músculo cardíaco. Algumas ondas são facilmente identificadas no traçado eletrocardiográfico. São elas: a onda P que representa a despolarização atrial, o complexo QRS que representa a despolarização ventricular e a onda T que representa a repolarização dos ventrículos. Resposta: B. Pessoal, foi um prazer imenso estar com vocês até aqui! Espero que tenham gostado da aula. Desejo excelentes estudos. Qualquer dúvida pode me procurar no fórum. Um abraço e até mais. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!42! #!23!

25 LISTA DE QUESTÕES APRESENTADAS Pessoal, é fundamental refazer as questões apresentadas. Lembrem-se que as questões utilizadas pelas bancas elaboradoras de concursos muitas vezes se repetem ou tem pequenas modificações. Portanto, refazer exercícios permite que você assimile bem melhor o conteúdo, bem como te permite compreender o tipo de questão e a linha de raciocínio cobrado por determinada banca. Vamos lá, mãos a obra. Questão 01 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) É a camada externa do coração, é uma delgada lâmina de tecido seroso e contínuo a partir da base do coração. Assinale a alternativa correspondente à anatomia do coração: a) Miocárdio b) Endocárdio c) Epicárdio d) Pericárdio e) Mediastino Questão 02 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Sobre a anatomia do coração, podemos afirmar: a) Possui 2 átrios e dois ventrículos e na face anterior de cada átrio existe uma estrutura chamada aurícula. b) Possui 1 átrio e 2 ventrículos, sendo um inferior e um superior. c) O átrio direito e o esquerdo são separados pelo septo intra-auricular. d) Os ventrículos (câmaras superiores) recebem sangue da veia pulmonar e bombeiam o sangue para o átrio esquerdo (câmaras inferiores). e) Os átrios bombeiam o sangue para fora do coração que é rico em CO2. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!45! #!23!

26 Questão 03 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Em relação à anatomia cardíaca, é correto o que se afirma em: a) As artérias são as vias por onde o sangue oxigenado é enviado. A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. b) A valva tricúspide permite o sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta descendente. c) A valva mitral regula o fluxo de sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito. d) A valva pulmonar se fecha para que haja uma contração e o sangue seja ejetado do ventrículo esquerdo aos pulmões. e) A valva aórtica regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito. Questão 04 (AOCP, Analista em Saúde - Fisioterapeuta - Pref. Jaboatão dos Guararapes/PE, 2015) Com relação à anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, assinale a alternativa correta. (A) O coração tem formato de cone. Sua extremidade inferior é chamada de base e sua extremidade superior é chamada de ápice. (B) O coração é revestido por três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio, sendo que o miocárdio é caracterizado por ser um músculo estriado, idêntico aos músculos estriados esqueléticos. (C) O pericárdio seroso possui duas camadas: parietal e periósteo. (D) As veias cavas (inferior e superior) chegam ao átrio direito, trazendo sangue venoso de todo o corpo para o coração. (E) No átrio e ventrículo direito do coração, circula sangue arterial (rico em oxigênio), e, no átrio e ventrículo esquerdo do coração, circula sangue venoso. 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!46! #!23!

27 Questão 05 (CESPE, Fisioterapeuta - Polícia Civil/PA, 2007) Acerca da fisiologia cardiovascular, é correto afirmar que: (A) a propagação do potencial de ação ocorre mais rapidamente por meio do nodo sinoatrial que pelas fibras de Purkinje. (B) a regulação da ritmicidade cardíaca é dada pelo nodo atrioventricular, pois sua freqüência rítmica é maior que a do músculo atrial humano. (C) o responsável pelo retardo do impulso vindo do nodo sinoatrial para os ventrículos é o nodo atrioventricular, que permite a passagem do sangue dos átrios para os ventrículos antes da contração ventricular. (D) o sistema de Purkinje tem origem no nodo atrioventricular e passa pelas paredes atriais através de feixes internodais até o nodo sinoatrial Questão 06 (CONSULPAM, Fisioterapeuta - Pref. Martinópole/CE, 2015) Sabemos que a força exercida sobre a parede de um vaso é conhecida por pressão arterial. As propriedades elásticas das paredes arteriais permitem a expansão e a retração em resposta a alteração do volume de sangue circulante durante o ciclo cardíaco. Analise as afirmativas abaixo, marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) A diferença matemática entre a pressão sistólica e diastólica é chamada de pressão de pulso; ( ) A força é medida em mm de H2O e a pressão arterial é expressa da seguinte forma: Pressão arterial = débito cardíaco x frequência respiratória; ( ) A manobra de Valsalva é uma tentativa de inspiração forçada com a glote, a boca e o nariz abertos; ( ) Uma vez que as propriedades de flexibilidade e retração perdem intensidade, a pressão diastólica torna-se mais baixa. Assinale a alternativa CORRETA correspondente as afirmativas anteriores respectivamente: a) V, F, F, V 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4<! #!23!

28 b) V, F, F, F c) F, V, V, V d) F, F, V, V Questão 07 (MSCONCURSOS, Fisioterapeuta - Pref. Esteio/RS, 2015) Podemos dizer que o ciclo cardíaco compreende, respectivamente: a) Diástole atrial, diástole ventricular e sístole auricular. b) Sístole atrial ventricular, diástole ventricular. c) Sístole auricular, sístole tricúspide e intraventricular. d) Sístole atrial direita e esquerda e diástole atrial direita. e) Diástole atrial, sístole ventricular e diástole atrial esquerda. Questão 08 (COTEC/UNIMONTES, Fisioterapeuta de UTI - Pref. Brasília de Minas/MG, 2015) O eletrocardiograma é um exame muito útil na avaliação do paciente que está evoluindo com alguma cardiopatia, devendo ser abordado e analisado de maneira sistemática, a fim de se obter um possível diagnóstico. Reconhecer o desenho normal das ondas e o que elas significam já facilita a identificação de uma anormalidade. Sendo assim e considerando um indivíduo que apresenta um ECG normal, analise as alternativas abaixo e marque a CORRETA. A) O complexo QRS indica que a condução do impulso no átrio e a sua despolarização ocorreram no intervalo normal. B) A onda T indica despolarização ventricular. C) A onda P regular significa atividade atrial apropriada. D) A onda T indica repolarização atrioventricular. Questão 09 (FAFIPA, Fisioterapeuta - Pref. Maringá/PR, 2015) O Complexo QRS do eletrocardiograma representa: 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4Α! #!23!

29 (A) despolarização atrial. (B) despolarização ventricular. (C) repolarização atrial. (D) repolarização ventricular 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4Β! #!23!

30 GABARITO 7 /# Ρ / &)%+0 : 0 Σ # %Τ# 0 9&# #,% : 0 Υ # % +0 32Ν0 ( / &)%+0 +Π) ) 80 Η0 Σ # %)+,ςε#8ν0, +0 9&# #,% 0 8%#&, %)Ε 0 +&&#% 0 Questão Gabarito 01 C 02 A 03 A* 04 B 05 C 06 A 07 B 08 C 09 B 6 <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!4Φ! #!23!

31 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1.! GUYTON, A.C., HALL, J.E Tratado De Fisiologia Médica 10. Ed. Rj. Guanabara Koogan, ! BERNE, R. B, LEVY, M. N. Tratado De Fisiologia Humana. 4 Ed. Rj. Guanabara Koogan, ! AIRES, M.M Fisiologia 2. Ed. Rj. Guanabara Koogan, <= +. >?% 0!!! # %& %#() +, & + +. /&0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!23! #!23!

32

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES. Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan PROBLEMAS CARDIOVASCULARES Prof. Enf. Esp. Diógenes Trevizan Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI O coração é um órgão constituído de músculo estriado especial e oco, situado no centro do tórax, entre

Leia mais

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Localização Localizado no tórax na região do mediastino limitado pelos pulmões nas laterais

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Cardiovascular Humano Funções Transporte de Gases Transporte de Nutrientes Transporte de excretas Transporte de Hormônios Defesa Componentes Coração

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR O coração consiste em duas bombas em série Circulação Pulmonar Circulação Sistêmica Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar Circulação coração-pulmão-coração. Conduz o sangue venoso

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I

FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Musculatura corporal Músculo Cardíaco Músculo atrial Contração = esquelética Músculo ventricular Maior duração

Leia mais

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Problemas Cardiovasculares Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Na imagem, vêem-se a veia cava superior (azul), a aorta (vermelho), a artéria pulmonar (lilás), entre outras estruturas VEIA CAVA SUPERIOR

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Ms. Carolina Vicentini SISTEMA CARDIOVASCULAR CORAÇÃO: LOCALIZAÇÃO: MEDIASTINO MÉDIO 5 º ESPAÇO INTERCOSTAL ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO PERICÁRDIO: SACO FIBRO SEROSO

Leia mais

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR Função Entrega de sangue para os tecidos, fornecendo nutrientes essenciais às células e removendo dejetos metabólicos Coração = Bomba Vasos sanguíneos

Leia mais

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração

Ciclo cardíaco. 1. Estrutura e Fisiologia Geral do Coração Ciclo cardíaco. Ciclo cardíaco é a sequência de factos que acontecem a cada batimento cardíaco. Para melhor entender o ciclo cardíaco é preciso primeiro conhecer a estrutura anatómica e funcional do coração.

Leia mais

Prof: Clayton de Souza da Silva

Prof: Clayton de Souza da Silva Prof: Clayton de Souza da Silva Sangue O sangue é a massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que a mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às

Leia mais

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR AULA-10 FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Profª Tatiani UNISALESIANO Fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação do sangue: levar material nutritivo e oxigênio às células de vários

Leia mais

Ciclo cardíaco e anatomia dos vasos sanguíneos

Ciclo cardíaco e anatomia dos vasos sanguíneos Ciclo cardíaco e anatomia dos vasos sanguíneos CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS NERVOSO E CARDIORRESPIRATÓ RIO Profa. MSc. Ângela C. Ito CICLO CARDÍACO Ciclo cardíaco: definido como o início de um

Leia mais

Ciclo cardíaco. Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Profa. Dra. Juliana Vasconcelos

Ciclo cardíaco. Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Profa. Dra. Juliana Vasconcelos Ciclo cardíaco Biomorfofuncional I Problema 3 Módulo I Sistemas Cardiovascular e Respiratório Profa. Dra. Juliana Vasconcelos Objetivos Caracterizar as câmaras cardíacas e o sistema de valvas, relacionando-as

Leia mais

Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular Sistema cardiovascular SISTEMA CARDIOVASCULAR ÓRGÃO PROPULSOR CORAÇÃO SISTEMA DE VASOS ARTÉRIAS, ARTERÍOLAS, CAPILARES, VÉNULAS E VEIAS onde circula SANGUE Coração Órgão situado

Leia mais

Comparação entre dois métodos de retirada do suporte ventilatório em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca 1

Comparação entre dois métodos de retirada do suporte ventilatório em pacientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca 1 Sistema cardiovascular Sistema condutor do sangue e seus nutrientes por todo o corpo ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDÍACA Formação: Coração: órgão propulsor da corrente sangüínea Sistema vascular: composto por

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisiologia Humana I

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisiologia Humana I SISTEMA CARDIOVASCULAR Fisiologia Humana I Fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas para desempenho das

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular INTRODUÇÃO Sistema Cardiovascular Rosângela B. Vasconcelos Como somos complexos seres multicelulares e como todas as nossas células, enquanto vivas, desempenhando suas funções, necessitam constantemente

Leia mais

Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio.

Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio. Função : Bombear e forçar o sangue através dos vasos sanguíneos do corpo, fornecendo a cada célula do corpo nutrientes e oxigénio. Dimensão, forma e localização: Tamanho de um punho fechado; Forma de um

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES Levar material nutritivo e oxigênio às células Contém células responsáveis

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Dra. Christie Ramos Andrade Leite-Panissi

Sistema Cardiovascular. Dra. Christie Ramos Andrade Leite-Panissi Sistema Cardiovascular Dra. Christie Ramos Andrade Leite-Panissi Visão geral do sistema cardiovascular CONTRATILIDADE CARDÍACA REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL v Átrios. v Ventrículos. v Válvulas. v Mecanismo

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB)

Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB) Biofísica da circulação Profª Bianca Mendes Maciel Universidade Estadual de Santa Cruz (DCB) SISTEMA CARDIOVASCULAR É um sistema aberto, porém com circuito fechado!!! Coração (bomba cardíaca) Vasos sanguíneos

Leia mais

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Circulatório Profª Talita Silva Pereira Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO

SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO I: CORAÇÃO Carlomagno Bahia SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema tubular fechado provido de uma bomba contrátil-propulsora. CORAÇÃO + 100 000 km de vasos sangüíneos Propulsionar sangue em

Leia mais

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA FUNÇÃO CARDIO-VASCULAR E EXERCÍCIO Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD 1 Qual é o objetivo funcional do sistema CV? Que indicador fisiológico pode ser utilizado para demonstrar

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Me. Renata de Freitas Ferreira Mohallem Introdução Angiologia: descrição dos órgãos da circulação do sangue e linfa. Coração Vasos Funções do Sistema Circulatório Transportar

Leia mais

Respostas cardiovasculares ao esforço físico

Respostas cardiovasculares ao esforço físico Respostas cardiovasculares ao esforço físico Prof. Gabriel Dias Rodrigues Doutorando em Fisiologia UFF Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada Objetivos da aula 1. Fornecer uma visão

Leia mais

Sistema cardiovascular. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Sistema cardiovascular. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Sistema cardiovascular Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Sistema sanguíneo Tem como função transportar nutrientes até às células e retirar as excretas. Constituído por coração, artérias, veias e capilares.

Leia mais

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph;

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Funções: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Prevenção desidratação e infeções; Constituição: Coração + vasos sanguíneos

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Dr. Rodolfo C. Araujo Berber Universidade Federal de Mato Grosso É TÃO FREQUENTE OS PROBLEMAS CARDÍACOS EM CÃES? Tipos de músculo Músculo estriado esquelético Músculo estriado

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO 01. Quais são as três estruturas básicas que compõem nosso sistema circulatório ou cardiovascular? 02. Que funções o sistema circulatório desempenha em nosso organismo?

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR SISTEMA CARDIOVASCULAR O CORAÇÃO COMO BOMBA: ESTRUTURA E FUNÇÃO Anatomia Cardíaca Bomba Cardíaca: Função Ventricular e Ciclo Cardíaco Débito Cardíaco e seus Componentes FC: Regulação Intrínseca e Extrínseca

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Victor Uchôa

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Victor Uchôa SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Victor Uchôa Introdução O sistema cardiovascular ou circulatório é formado por uma vasta rede de vasos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª LETICIA PEDROSO SISTEMA CIRCULATÓRIO Formado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação do sangue: levar material nutritivo e oxigênio às células de vários

Leia mais

Bacharelado em Educação Física. Função Cardio-vascular e Exercício

Bacharelado em Educação Física. Função Cardio-vascular e Exercício Bacharelado em Educação Física Função Cardio-vascular e Exercício Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Qual é o objetivo funcional do sistema CV? Que indicador fisiológico pode ser utilizado para demonstrar

Leia mais

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Sistema Circulatório Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Conceito e função do sistema circulatório O sistema circulatório é responsável pela circulação

Leia mais

REVISÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisioterapia Aplicada às Disfunções Cardiovasculares/6º Período Profa. Ivana Arigoni Pinheiro

REVISÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR. Fisioterapia Aplicada às Disfunções Cardiovasculares/6º Período Profa. Ivana Arigoni Pinheiro REVISÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Fisioterapia Aplicada às Disfunções Cardiovasculares/6º Período Profa. Ivana Arigoni Pinheiro Sistema fechado e unidirecional de circulação de sangue para transporte de

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Componentes A) Coração B) Vasos Sanguíneos Coração É um órgão muscular tetracavitário (4 cavidades); Situado no centro do tórax, entre os pulmões; Tamanho de um mão fechada e pesa cerca de 300 gramas;

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta)

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta) Livro Eletrônico - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta) Professor: Fábio Cardoso 1 APRESENTAÇÃO.... 1 2 SISTEMA CARDIOVASCULAR... 5 2.2 VALVAS ATRIOVENTRICULARES......9 3 -QUESTÕES COMENTADAS...9

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE Questão 01 - (FUVEST SP) No sistema circulatório humano, a)a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

O coração como bomba Ciclo e Débito Cardíaco Efeitos do Exercício. Lisete C. Michelini

O coração como bomba Ciclo e Débito Cardíaco Efeitos do Exercício. Lisete C. Michelini O coração como bomba Ciclo e Débito Cardíaco Efeitos do Exercício Lisete C. Michelini Relembrando conceitos da aula anterior ECG Sendo o coração um sincício funcional, todos os miócitos (átrios e ventrículos)

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

RESUMO APARELHO CARDIOVASCULAR

RESUMO APARELHO CARDIOVASCULAR Veia (vaso que volta ao coração) Artéria (vaso que sai do coração) No lado direito do coração só circula sangue venoso, e no lado esquerdo só circula sangue artrial. Refira funções do aparelho cardiovascular

Leia mais

Estudo Hemodinâmico e Angiocardiográfico Normal. Renato Sanchez Antonio

Estudo Hemodinâmico e Angiocardiográfico Normal. Renato Sanchez Antonio Estudo Hemodinâmico e Angiocardiográfico Normal Renato Sanchez Antonio Fisiologia Cardíaca Ciclo cardíaco possui 2 períodos: sístole e diástole Subdivisão das Fases Período sistólico - Contração isovolumétrica:

Leia mais

Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema. Prof a. Dr a Bruna Oneda 2013

Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema. Prof a. Dr a Bruna Oneda 2013 Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema circulatório Prof a. Dr a Bruna Oneda 2013 Sistema Circulatório Composto pelo coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e sangue Responsável, através

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR I

SISTEMA CARDIOVASCULAR I SISTEMA CARDIOVASCULAR I Funções Fornecimento de nutrientes Retirada de metabólitos Regulação da pressão arterial Transporte de hormônios Regulação da temperatura corporal Outros ajustes homeostáticos

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório 1. Sabemos que o coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos

Leia mais

Semiologia Cardiovascular. Ciclo Cardíaco. por Cássio Martins

Semiologia Cardiovascular. Ciclo Cardíaco. por Cássio Martins Semiologia Cardiovascular Ciclo Cardíaco por Cássio Martins Introdução A função básica do coração é garantir a perfusão sanguínea dos tecidos periféricos e o aporte sanguíneo para os alvéolos de modo a

Leia mais

Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema circulatório. Prof a. Dr a Bruna Oneda

Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema circulatório. Prof a. Dr a Bruna Oneda Cardiologia do Esporte Aula 1 Sistema circulatório Prof a. Dr a Bruna Oneda Sistema Circulatório Composto pelo coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e sangue Responsável, pela condução,

Leia mais

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO CORAÇÃO

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO CORAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas Fisiologia Animal Comparada PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO CORAÇÃO O sistema circulatório-sanguíneo

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular

Leia mais

Anatomia Sistêmica Cardiovascular

Anatomia Sistêmica Cardiovascular Universidade Federal do Espirito Santo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular Prof. João Victor Coutinho Anatomia Sistêmica Cardiovascular São

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Jair FUNÇÕES Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias digestivas aos tecidos Transporte de toxinas Distribuição

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema Sistema Cardiovascular Prof. Dr. Leonardo Crema Visão Geral do Sistema Circulatório: A função da circulação é atender as necessidades dos tecidos. Sistema Circulartório= Sistema Cardiovascular É uma série

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Texto de apoio ao professor T2 Sistema circulatório Constituintes Características Funções Introdução: O sistema circulatório é um circuito fechado e é responsável pelo transporte de substâncias no nosso

Leia mais

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema.

OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Coração ( bomba ); Vasos sanguíneos ( tubos ); OBS: o sangue (tecido sanguíneo) é o líquido impulsionado por este sistema. Transporte de substâncias (O 2, CO 2, nutrientes, hormônios, metabólitos, etc.);

Leia mais

Uma Proposta de um Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Patologias Cardíacas Utilizando Wavelets

Uma Proposta de um Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Patologias Cardíacas Utilizando Wavelets Uma Proposta de um Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Patologias Cardíacas Utilizando Wavelets Autor: Ricardo Bortolatto Nunes 1, Orientador: Jamil Salem Barbar 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke 13/07/2017

Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke 13/07/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke É responsável pelo transporte (circulação) de gases respiratórios, nutrientes (subst. orgânicas e inorgânicas), excretas metabólicas, água e hormônios. Tipos

Leia mais

Biofísica da circulação

Biofísica da circulação Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Sistema circulatório Função Comunicador

Leia mais

ELETROCARDIOGRAFIA. Profª Enfª Luzia Bonfim

ELETROCARDIOGRAFIA. Profª Enfª Luzia Bonfim ELETROCARDIOGRAFIA Profª Enfª Luzia Bonfim O CORAÇÃO É um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Apresenta 4 cavidades: 2 superiores,

Leia mais

Fisiologia. Iniciando a conversa. O sistema circulatório

Fisiologia. Iniciando a conversa. O sistema circulatório Fisiologia 6 O sistema circulatório Iniciando a conversa O sistema circulatório é um sistema de distribuição e vigilância. O oxigênio e os nutrientes obtidos nos pulmões e no intestino são levados para

Leia mais

Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Profa. Deise Maria Furtado de Mendonça

Fisiologia do Sistema Cardiovascular. Profa. Deise Maria Furtado de Mendonça Fisiologia do Sistema Cardiovascular Profa. Deise Maria Furtado de Mendonça Introdução ao Sistema Cardiovascular Coração e sistema fechado de vasos. Sangue move-se continuamente por gradiente de pressão.

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O sangue Líquido vermelho e viscoso que circula no nosso organismo, sem parar, e que tem várias funções no organismo: Transporte de gases e nutrientes Regulação da temperatura Defesa

Leia mais

19/10/ login: profrocha e senha: profrocha

19/10/ login: profrocha e senha: profrocha alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br login: profrocha e senha: profrocha Função básica do sistema cardiovascular? Levar material nutritivo e oxigênio às células. O que é o

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO . Em situação de desnutrição proteica severa, a pressão osmótica do plasma sanguíneo fica abaixo do normal e, consequentemente, ocorrera acúmulo de líquido intersticial nos tecidos periféricos do organismo

Leia mais

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão.

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. TESTE Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. 1 O ar entra nos pulmões através de A. Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia e brônquios. B. Fossas nasais, faringe,

Leia mais

Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli

Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli Resposta da questão 1: No coração humano a saída do sangue rico em oxigênio (arterial) se dá pela artéria aorta. Resposta

Leia mais

Exercícios de Circulação Comparada

Exercícios de Circulação Comparada Exercícios de Circulação Comparada 1. (PUC) Relacione as descrições dos Sistemas Circulatórios com seus respectivos Filos animais: I - Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular.

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular Sistema linfático anatomia microscópica da parede do ventriculo folheto visceral folheto parietal Endocário : endotélio e conjuntivo endotélio (epitélio) conjuntivo Miocárdio: músculo

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

Prof. Dr. Jair Junior 1

Prof. Dr. Jair Junior 1 Prof. Dr. Jair Junior 1 O sistema circulatório Sistema circulatório = Bomba + tubos Bomba = coração Tubos = vasos sanguíneos (artérias, capilares e veias) A pressão no corpo deve-se basicamente à: pressão

Leia mais

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea

Biofísica da circulação. Hemodinâmica cardíaca. Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Biofísica da circulação Hemodinâmica cardíaca Forças e mecanismos físicos relacionados à circulação sanguínea Sistema circulatório 1) Sistema cardiovascular coração, vasos sanguíneos, sangue, sistema de

Leia mais

Prof. Ms. SANDRO de SOUZA

Prof. Ms. SANDRO de SOUZA Prof. Ms. SANDRO de SOUZA Sistema Cardiovascular Função: distribuição do O2 e dos nutrientes; remoção do CO2 e de outros resíduos metabólicos; transporte de hormônios; termorregulação; manutenção do equilíbrio

Leia mais

Cardiologia do Esporte Aula 2. Profa. Dra. Bruna Oneda

Cardiologia do Esporte Aula 2. Profa. Dra. Bruna Oneda Cardiologia do Esporte Aula 2 Profa. Dra. Bruna Oneda Eletrocardiograma O registro gráfico da atividade elétrica do coração é denominado eletrocardiograma. Onda P: despolarização dos átrios (contração

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÒRIO

SISTEMA CIRCULATÒRIO Universidade Federal de Viçosa campus Florestal SISTEMA CIRCULATÒRIO ANATOMIA HUMANA Laboratório de Morfofisiologia Funções: Transporte de gases respiratórios, nutrientes, hormônios e excretas; Distribuição

Leia mais

Sistema Circulatório. Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006

Sistema Circulatório. Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006 Sistema Circulatório Diogo Magalhães Cavaco Instituto de Histologia e Embriologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2006 Aparelho cardiovascular Pulmão Artéria pulmonar Veias pulmonares Órgãos e tecidos

Leia mais

MEDIASTINO MEDIASTINO MEDIASTINO MÉDIO MEDIASTINO MÉDIO. Conceito. Limites Divisão. Conteúdo: pericárdio coração

MEDIASTINO MEDIASTINO MEDIASTINO MÉDIO MEDIASTINO MÉDIO. Conceito. Limites Divisão. Conteúdo: pericárdio coração SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO MEDIASTINO MEDIASTINO Conceito Mediastino Pleura direita Limites Divisão Mediastino superior Mediastino anterior Mediastino médio Pleura direita Mediastino posterior

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃOPAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA RFI-5776 Controle das Funções Neurovegetativas e Endócrinas PRÁTICA CIRCULAÇÃO E HEMODINÂMICA I. Pressões Cardíacas

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Cardiovascular Introdução e Músculo Cardíaco Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Sistema Circulatório Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Funções do sangue Transporte de gases respiratórios; Transporte de nutrientes; Remoção de produtos metabólicos (excretas); Distribuição

Leia mais

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho

Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Curso de capacitação em interpretação de Eletrocardiograma (ECG) Prof Dr Pedro Marcos Carneiro da Cunha Filho Anatomia cardíaca Coração Anatomia cardíaca Coração Coração Coração Nó Sinoatrial Coração elétrico

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

EDUCAÇÃO É ESSENCIAL!

EDUCAÇÃO É ESSENCIAL! 1. O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos a diferentes formas

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular SISTEMA CARDIOVASCULAR Profª Drª. SILVANA CÂMARA TORQUATO O sistema cardiovascular apresenta como função: o transporte de substâncias (gases, nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios)

Leia mais

d) Aumento da atividade da bomba hidrogênio-potássio e) Aumento da atividade da fosfatase miosínica

d) Aumento da atividade da bomba hidrogênio-potássio e) Aumento da atividade da fosfatase miosínica 1. O automatismo cardíaco é gerado pela atividade do nodo sinusal. Essa função é fundamental para a manutenção da vida e para um fluxo sanguíneo adequado aos tecidos. As células auto-excitáveis do nodo

Leia mais

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR DOS MAMÍFEROS

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR DOS MAMÍFEROS Disciplina de Fisiologia Veterinária FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR DOS MAMÍFEROS Prof. Fabio Otero Ascoli OBJETIVOS DA AULA Revisão da anatomia do coração dos mamíferos Eletrofisiologia Cardíaca Atividade

Leia mais

21/9/2010. distribuição do O2 e dos nutrientes; remoção do CO2 e de outros resíduos metabólicos; transporte de hormônios; termorregulação;

21/9/2010. distribuição do O2 e dos nutrientes; remoção do CO2 e de outros resíduos metabólicos; transporte de hormônios; termorregulação; Email: consultoriass@gmail.com BLOG: sandrodesouza.wordpress.com Sistema Cardiovascular Função: distribuição do O2 e dos nutrientes; remoção do CO2 e de outros resíduos metabólicos; transporte de hormônios;

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina - Fisiologia Fisiologia Cardiovascular (Introdução) Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade

Leia mais

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema

Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Leonardo Crema Sistema Cardiovascular Prof. Dr. Leonardo Crema Visão Geral do Sistema Circulatório: A função da circulação é atender as necessidades dos tecidos. Sistema Circulartório= Sistema Cardiovascular É uma série

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version Sistema Circulatório

PDF created with pdffactory Pro trial version  Sistema Circulatório Sistema Circulatório Função Transporte de gases Transporte de nutrientes Transporte de resíduos Transporte de hormônios Transporte de calor Transporte de anticorpos e células de defesa Coagulação sanguínea

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF.ª ENFª. LETICIA PEDROSO ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório é composto pelo coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Função da circulação

Leia mais

Sistema Circulatório. Ms. Roberpaulo Anacleto

Sistema Circulatório. Ms. Roberpaulo Anacleto Sistema Circulatório Ms. Roberpaulo Anacleto Sistema Circulatório É o sistema pelo qual são transportados nutrientes: Gases; Hormônios; Hemácias. Para as células do organismo e também a partir delas, a

Leia mais

ESTRUTURA FREQUÊNCIA CARDÍACA 09/06/2013. O número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).

ESTRUTURA FREQUÊNCIA CARDÍACA 09/06/2013. O número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm). Revisar alguns conceitos da fisiologia cardiovascular; Revisar alguns conceitos da fisiologia do exercício do sistema cardiovascular; Estudar as adaptações do treinamento aeróbico e de força no sistema

Leia mais