Sobre Variáveis, Ponteiros, Arrays, Parâmetros e Alocação de Memória

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre Variáveis, Ponteiros, Arrays, Parâmetros e Alocação de Memória"

Transcrição

1 Sobre Variáveis, Ponteiros, Arrays, Parâmetros e Alocação de Memória Queridos, Este texto ainda não está terminado. Ainda vou mudar alguns trechos e ajeitar a formatação, principalmente dos exemplos. Ainda assim, preferi divulgar essa versão temporária para que vocês possam estudar para a prova de terça-feira. O texto trata também de alguns assuntos que vocês ainda não aprenderam. Por ora, podem pular as partes que falam de linguagens forte e fracamente tipadas, ponteiros e alocação de memória. Como sempre, fico a disposição para tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre o texto. Boa prova! Variáveis Cordialmente, Lucas Frucht Por trás de todos os demais conceitos que serão abordados nesse texto está o conceito de iável. Embora seja um conceito relativamente simples (ou talvez, justamente, por ser simples), ele não costuma ser explorado em profundidade. Dominar este conceito é a chave para entender os demais. Declarar uma iável em seu código-fonte é dizer ao compilador que ele deve reser um espaço na memória com um determinado tamanho (que depende do tipo da iável) e interpretar o conteúdo daquele espaço como sendo de um determinado tipo. A segunda é mais importante nas linguagens fortemente tipadas. O nome que damos à iável é um rótulo com o qual a identificamos para o compilador. program iavel; a : integer; b : char; c : real; b 00c4 5d0 c 00c4 5d0 00c4 5d04 00c4 5d06 Uma vez que o espaço é reservado, ele poderá ser usado para armazenar diferentes valores ao longo da execução do programa. Sempre que usamos uma iável o compilador acessa a posição da memória associada àquele rotulo para obter seu conteúdo atual. Quando atribuímos um novo valor a ela, o compilador armazena o valor na posição de memória associada ao rotulo.

2 Vale lembrar que não existe posição de memória vazia. Quando o compilador reserva o espaço na memória ele continuará com a informação que estava lá antes do programa ser executado. Por esse motivo, nunca podemos assumir que uma iável guarda um determinado valor sem antes inicializá-la (dar a ela um valor inicial). program iavel; a : integer; b : char; c : real; 0 b 00c4 5d0? a := 0; c 00c4 5d0 00c4 5d04? 00c4 5d06? Pascal é uma linguagem fortemente tipada. Suas iáveis dos tipos byte e char, por exemplo, têm o mesmo tamanho, mas seus conteúdos são interpretados de forma distinta. O tipo byte é usado para armazenar números, enquanto o tipo char é usado para armazenar caracteres. A linguagem não permite que iáveis do tipo byte sejam usadas em funções (e procedimentos) criadas para manipular caracteres. Da mesma forma, não é permitido que iáveis do tipo char sejam usadas em funções (e procedimentos) criadas para manipular números, nem em expressões aritméticas. Qualquer um desses usos inadequados irá resultar em um erro de compilação. C é uma linguagem fracamente tipada. Não há nenhum outro tipo nativo cujas iáveis tenham o mesmo tamanho das iáveis do tipo char. Variáveis desse tipo podem ser usadas tanto para armazenar caracteres quanto números e cabe ao desenvolvedor garantir que as funções que manipularão essas iáveis interpretarão seu conteúdo de forma adequada. É possível, inclusive, somar o caractere 1 com o caractere ; e o resultado não será o caractere (tipicamente será o caractere c ). Já se o caractere a for somado com o número 1 o resultado, tipicamente, será b 1. Ponteiros Embora exista uma grande mítica em torno deles, os ponteiros não são nada além de mais um tipo de iável. A única diferença está no modo como o compilador interpreta o conteúdo de iáveis desse tipo. Ao invés de interpretar como um caractere, um número inteiro ou um decimal, o conteúdo de ponteiros será interpretado como um endereço de memória. Por isso, que se diz que um ponteiro aponta para uma posição de memória. As linguagens que possuem ponteiros oferecem operadores para permitir que seja acessado o conteúdo da posição de memória que está armazenada em um ponteiro. Adicionalmente, o tipo do ponteiro indica o 1 Foram considerados resultados típicos os que são obtidos quando é usada uma tabela de codificação baseada no ASCII, como é a maioria das utilizadas atualmente. Em linguagens fracamente tipadas um número inteiro ou real pode ser interpretado com um ponteiro e vice-versa.

3 tamanho e como deve ser interpretado este conteúdo. Essas linguagens oferecem também operadores que indicam o endereço de uma iável. program ponteiros; a, b, c : integer; ptrb, ptrc : ^integer; a := ; ptra ptrb ^ptrb := ; c := ^ptra; b 00c4 5d0 00c4 5d0 c 00c4 5d04 ptra 00c4 5d06 00c4 5d08 00ca 5d00 00c4 5d09 ptrb 00c4 5d0a 00c4 5d0b 00c4 5d0c 00c4 5d0 00c4 5d0d Arrays Um array é um conjunto de iáveis de um mesmo tipo. Geralmente elas são dispostas seqüencialmente na memória. Desta forma, supondo que um inteiro ocupe 4 bytes, quando se declara um array de 10 inteiros, se está indicando que o compilador deve reser 40 bytes de memória e interpretar cada 4 bytes como um número inteiro. O nome dado ao array é um rotulo para o endereço da primeira posição do array, ou de um ponteiro para sua primeira posição. O operador que indica as posições dentro do array indica, na verdade, um deslocamento a partir do endereço inicial. program ponteiros; a : array [1..5] of integer; b : integer; for b := 1 to 5 do a[b] := b * ; 00c4 5d0 00c4 5d0 4 00c4 5d c4 5d c4 5d08 00c4 5d09 10 b 00c4 5d0a 00c4 5d0b c4 5d0c? 00c4 5d0d?

4 Alocação de Memória Como já foi visto, para toda iável e todo array declarado no seu programa o compilador separa um espaço na memória onde o conteúdo será armazenado. O tamanho total desse espaço deve ser conhecido no momento que o código for compilado. Sempre que o programa for carregado na memória esse espaço será reservado. Esta alocação é chamada estática. Passagem de Parâmetros Os parâmetros passados para uma função (ou procedimento) são a comunicação de quem está chamando a função para a função. Devem estar na lista de parâmetros todas as informações que a função deve receber para funcionar de forma genérica. Embora, em teoria, essa comunicação possa se dar através de iáveis globais, essa não é considerada uma boa prática pois deixa o código mais confuso e dificulta o reaproveitamento de código. Variáveis locais, que são usadas internamente para a operação da função e não tem sentido fora dela, não devem estar na lista de parâmetros. Por outro lado, os parâmetros declarados já são iáveis locais da sua função e não podem ser redeclarados no corpo dela. A comunicação de volta da função para quem a chamou costuma se dar através de um valor de retorno. No Pascal, este valor é definido em uma iável com o mesmo nome da função. Diferentemente de Pascal, a maioria das linguagens não faz distinção entre funções e procedimentos, considerando um procedimento como uma função que não retorna valor algum. Por esse motivo, as explicações serão dadas com base em funções, mas, com exceção do valor de retorno, tudo se aplica de forma idêntica aos procedimentos.

5 program ponteiros; function somatorio( a : array of integer; i : integer; limite : integer) : integer; i : integer; limite : integer; somatorio := 0; for i := 0 to limite -1 do somatorio := somatorio + a[i]; end; a : array[0..] of integer; b : integer; a[0] := 4; a[1] := 7; a[] := ; b := ; b := somatorio(a, b); Existem duas formas de passagem de parâmetros. A passagem por valor consiste em copiar o valor de uma iável (ou constante) para o parâmetro correspondente na função. Esta correspondência costuma se dar pela ordem dos parâmetros na declaração e na chamada da função. 4 Caso a função altere o valor dos parâmetros ela estará manipulando uma iável completamente diferente, logo, essa alteração não terá reflexo em quem chamou a função. Já na passagem por referência a função não recebe o valor da iável, mas sua referência, ou seja o local onde ela está armazenada. Desta forma, ao invés de se criar uma iável nova, se está dando apenas um novo nome para a iável que já existe. Esse nome é válido apenas dentro da função, mas permite que ela manipule diretamente a iável original. Caso a função altere o valor de um parâmetro passado por referência, a alteração acontece também onde a função foi chamada. Desta forma a passagem por referência serve também como uma comunicação indireta da função para quem a chamou. 4 Algumas linguagens trabalham com parâmetros nomeados, não importando a ordem com que eles são passados.

6 program ponteiros; procedure s1(x, y, z : integer); z := x + y; end; procedure s(x, y : integer; z : integer); z := x + y; end; a, b, c, d : integer; a := ; b := ; s1(a, b, c); s(a, b, d); s1.x 00c4 5d00 s1.y 00c4 5d0 00c4 5d0 s1.z 00c4 5d04 5 s.x 00c4 5d06 s.y 00c4 5d08 00c4 5d09 a 00c4 5d0a 00c4 5d0b b 00c4 5d0c 00c4 5d0d c 00c4 5d0e 00c4 5d0f? s.z d 00c4 5d10 00c4 5d11 5

Programação I Ponteiros e alocação dinâmica de memória. Prof. Carlos Alberto

Programação I Ponteiros e alocação dinâmica de memória. Prof. Carlos Alberto Programação I Ponteiros e alocação dinâmica de memória Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Ponteiros O ponteiro é um tipo de dado como int, char ou float; Variáveis

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

Essencialmente, um ponteiro nada mais é do que uma variável que ao invés de conter um valor, contém um endereço de memória.

Essencialmente, um ponteiro nada mais é do que uma variável que ao invés de conter um valor, contém um endereço de memória. Ponteiros e Arrays Ponteiros são fundamentais para a programação bem sucedida em C: Passagem de parâmetros por referência; Alocação dinâmica de memória; Aumentar a eficiência de certar rotinas. Essencialmente,

Leia mais

LINGUAGEM C: PONTEIROS

LINGUAGEM C: PONTEIROS LINGUAGEM C: PONTEIROS Prof. André Backes DEFINIÇÃO Variável É um espaço reservado de memória usado para guardar um valor que pode ser modificado pelo programa; Ponteiro É um espaço reservado de memória

Leia mais

ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA

ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA INE5408 Estruturas de Dados Semestre 2008/1 Prof. Leandro J. Komosinski ALOCAÇÃO DINÂMICA DE Memória de Computador 1 byte = 8 bits (ex.: 00100110) 1 KB = 1024 bytes 1 MB = 1024 KB 1 GB = 1024 MB Meu computador

Leia mais

Tipos Básicos. Operadores de Incremento e Decremento. Operador Sizeof. Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas

Tipos Básicos. Operadores de Incremento e Decremento. Operador Sizeof. Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 03/03/2010 Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas. Tipos Básicos. Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char?

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas. Tipos Básicos. Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? 1 Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa o

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Aula 3 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/prog3/ Aula 3-12/09/2006 1 Aula de Hoje Revisão da aula passada: Conceitos gerais

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

O que é uma variável?

O que é uma variável? Escopo, Ligação e Ambiente de Execução mleal@inf.puc-rio.br 1 O que é uma variável? Uma variável pode ser definida como uma tupla r nome é um string usado para

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Aula 2: Tipos de dados Professora Sheila Cáceres Tipos de dados Dados são a matéria prima da computação junto com os programas. LPs precisam manipular dados. LPS utilizam os conceitos

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

Ponteiros de Variáveis

Ponteiros de Variáveis Ponteiros de Variáveis C++ permite o armazenamento e a manipulação de valores de endereços de memória. Para cada tipo existente, há um tipo ponteirocapaz de armazenar endereços de memória em que existem

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Tópicos Preliminares em Programação Exceto por adaptações e complementos menores, o material a seguir é composto de slides gentilmente cedidos por: Prof. Rudinei

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Introdução a Programação. Ponteiros e Passagem de Argumentos por Referência

Introdução a Programação. Ponteiros e Passagem de Argumentos por Referência Introdução a Programação Ponteiros e Passagem de Argumentos por Referência Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a manipular endereços de memória ou ponteiros Variáveis e Endereços Conceito de Ponteiro Operadores

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Estruturas e Definição de Tipo (struct / typedef) Gil Eduardo de Andrade Introdução Uma estrutura, em C, é uma coleção de variáveis referenciada por apenas um nome; As estruturas

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias. Ponteiros. GE4 Bio

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias. Ponteiros. GE4 Bio Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias s GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos em Sinais Biológicos Prof.Dr.

Leia mais

Sumário. 1.1 Variáveis Globais e Locais Passagem de Parâmetro (por valor por referência) 1

Sumário. 1.1 Variáveis Globais e Locais Passagem de Parâmetro (por valor por referência) 1 Sumário Sobre as Autoras ix Introdução xi 1 Sub-rotinas 1 1.1 Variáveis Globais e Locais 1 1.2 Passagem de Parâmetro (por valor por referência) 1 2 Vetores e Matrizes 7 2.1 Vetores 7 2.2 Matrizes 8 2.2.1

Leia mais

1/50. Conceitos Básicos. Programa Básico

1/50. Conceitos Básicos. Programa Básico 1/50 Conceitos Básicos Programa Básico 2/50 Operações básicas de entrada e saída #include main retorna um inteiro int main() { std::cout

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

Introdução a Programação. Ponteiros e Vetores, Alocação Dinâmica

Introdução a Programação. Ponteiros e Vetores, Alocação Dinâmica Introdução a Programação Ponteiros e Vetores, Alocação Dinâmica Tópicos da Aula Hoje aprenderemos que existe uma forte relação entre ponteiros e vetores Associação entre ponteiros e vetores Ponteiros constantes

Leia mais

Programação de Computadores I. Professor Ilaim Costa Junior

Programação de Computadores I. Professor Ilaim Costa Junior Programação de Computadores I Professor Ilaim Costa Junior ilaim@ic.uff.br Roteiro da Aula de Hoje ariável Tipos básicos Declaração Expressões Aritméticas Lógicas Atribuição 2 ariável Representa uma região

Leia mais

Entendendo valores e ponteiros em C++

Entendendo valores e ponteiros em C++ Entendendo valores e ponteiros em C++ Por: Matías Rodriguez (matias@sumersoft.com) Este tutorial tenta responder as seguintes perguntas: O que são valores, ponteiros, ponteiros para ponteiros, referências,

Leia mais

6 Alguns conceitos e comandos em programação

6 Alguns conceitos e comandos em programação 6 Alguns conceitos e comandos em programação 6.1 Diretivas Diretivas são instruções que permitem ao programador efetuar algum tipo de modificação à compilação, sendo analisadas e executadas pelo pré-compilador,

Leia mais

Linguagem C Ponteiros

Linguagem C Ponteiros Linguagem C Ponteiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2018 Unidade 14 Linguagem C - Ponteiros 1/24 Identificadores e Endereços

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.6. Ponteiros 3.6.1. Introdução 3.6.2. Uso

Leia mais

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 Exercícios de revisão Lista 01: a) Monte um mapa conceitual indicando as relações entre os seguintes conceitos, no contexto do assunto visto em aula:

Leia mais

Estrutura de dados 1. Ponteiros

Estrutura de dados 1. Ponteiros Estrutura de dados 1 Ponteiros Ponteiros Um ponteiro é um endereço de memória O valor de um ponteiro indica onde uma variável está armazenada Um ponteiro proporciona um modo de acesso a uma variável sem

Leia mais

Variáveis e Operadores em C

Variáveis e Operadores em C Variáveis e Operadores em C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com NOMES DE VARIÁVEIS (1) As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra

Leia mais

Compiladores. Gerência de Memória

Compiladores. Gerência de Memória Compiladores Gerência de Memória Cristiano Lehrer, M.Sc. Atividades do Compilador Arquivo de origem Arquivo de destino Análise Otimização Geração de Código Intermediário Geração de Código Final Síntese

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 08 Ponteiros Edirlei Soares de Lima Endereço de uma Variável Toda variável definida em um programa ocupa uma área de memória; A cada área de memória

Leia mais

Bits e operações. Sistemas de Computação

Bits e operações. Sistemas de Computação Bits e operações Porque utilizar base 2? Representação na base 10 Estamos acostumados Representação natural para transações financeiras (precisão) Implementação eletrônica na base 10 Difícil de armazenar

Leia mais

Verificação de Tipo. Unions. Verificação de tipo estática. Verificação de tipo dinâmica

Verificação de Tipo. Unions. Verificação de tipo estática. Verificação de tipo dinâmica Verificação de Tipo Atividade que certifica que os operandos de um operador são de tipos compatíveis. São considerados operadores e operandos: operadores usuais (aritméticos, relacionais, etc) subprogramas

Leia mais

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Tiago Alves de Oliveira

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Tiago Alves de Oliveira Linguagem C: Ponteiros 1 Sumário Ponteiros; Variáveis ponteiros; Operadores de ponteiros; Expressões com ponteiros; Atribuição de ponteiros; Aritmética de ponteiros; Comparação de ponteiros; Ponteiros

Leia mais

Variável. Expressões. Atribuição. Tipos básicos Declaração. Aritméticas Lógicas. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Variável. Expressões. Atribuição. Tipos básicos Declaração. Aritméticas Lógicas. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 3 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Linguagem C: Ponteiros Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Ponteiros; Variáveis ponteiros; Operadores de ponteiros; Expressões com ponteiros; Atribuição de ponteiros; Aritmética de ponteiros; Comparação

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO VISUAL -PLANO DE ENSINO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO VISUAL -PLANO DE ENSINO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO VISUAL -PLANO DE ENSINO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO 1. A linguagem de programação Object Pascal a) Palavras reservadas b) Tipos de dados, variáveis e constantes

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros 2 Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros: introdução Toda a informação

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 11

Linguagens de Programação Aula 11 Linguagens de Programação Aula 11 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Uma definição de subprograma descreve as ações representadas pelo subprograma Subprogramas podem ser funções

Leia mais

Programação I Funções. Prof. Carlos Alberto

Programação I Funções. Prof. Carlos Alberto Programação I Funções Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Funções Funções são blocos de códigos que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa; Funções

Leia mais

ALGORITMOS E ESRUTRA DE DADOS I. Ponteiros Passagem por Valor e Referência Alocação de Memória

ALGORITMOS E ESRUTRA DE DADOS I. Ponteiros Passagem por Valor e Referência Alocação de Memória ALGORITMOS E ESRUTRA DE DADOS I Ponteiros Passagem por Valor e Referência Alocação de Memória 2 Agenda Ponteiros Conceitos gerais O que é Ponteiro? Declaração de Ponteiros Operadores para Ponteiros Exemplos

Leia mais

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO VARIÁVEIS E O COMANDO DE ATRIBUIÇÃO O computador possui uma área específica de armazenamento denominada de memória. O computador possui uma área específica de armazenamento

Leia mais

Pascal. -Cabeçalho do programa. - label - const - type - var - procedure - function. - integer - real - byte - boolean - char - string

Pascal. -Cabeçalho do programa. - label - const - type - var - procedure - function. - integer - real - byte - boolean - char - string Pascal -Cabeçalho do programa Áreas do programa -Área de declarações -Corpo do programa - label - const - type - var - procedure - function - integer - real - byte - boolean - char - string Program

Leia mais

- Mapa de memória de um processo - Ponteiros

- Mapa de memória de um processo - Ponteiros 1 MCTA028 Programação Estruturada - Mapa de memória de um processo - Ponteiros Material preparado a partir de slides dos profs. Jesús Mena-Chalco e Fabrício Olivetti Luiz Rozante 3Q-2018 2 Alocação de

Leia mais

Ponteiros e alocação dinâmica de memória. Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto

Ponteiros e alocação dinâmica de memória. Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Ponteiros e alocação dinâmica de memória Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Agenda Ponteiros Ponteiros e vetores Passagem por cópia e por referência Alocação

Leia mais

Lição 4 Fundamentos da programação

Lição 4 Fundamentos da programação Lição 4 Fundamentos da programação Introdução à Programação I 1 Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar as partes básicas de um programa em Java Reconhecer as diferenças

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos ANSI C - Ponteiros Copyright 2014 IFRN Agenda Memória Ponteiros Aritmética de ponteiros Arrays/strings Parâmetros de função

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores

Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores Programação Estruturada Aula - Tipos, Constantes, Variáveis e Identificadores Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br TIPOS DE DADOS EM LINGUAGEM C 2 TIPOS DE DADOS EM LINGUAGEM

Leia mais

Ponteiros e Alocação Dinâmica. Prof. Péricles Miranda

Ponteiros e Alocação Dinâmica. Prof. Péricles Miranda Ponteiros e Alocação Dinâmica Prof. Péricles Miranda pbcm@cin.ufpe.br Memória A memória é formada por várias células. Cada célula contém um endereço e um valor. Memória Endereço Ao declararmos uma variável

Leia mais

Ponteiros. Baseado nos slides do Prof. Mauro.

Ponteiros. Baseado nos slides do Prof. Mauro. Baseado nos slides do Prof. Mauro. A memória do computador é uma sequência de bytes, na qual endereçamos cada um sequencialmente. Como vimos, uma variável é uma região da memória que reservamos para armazenar

Leia mais

Java Variáveis e Controle Fluxo

Java Variáveis e Controle Fluxo Java Variáveis e Controle Fluxo 1 Variáveis primitivas p Todo bloco em java é delimitado por chaves ({ } ); p Dentro de um bloco, podemos declarar variáveis e usa las; p Em Java, toda variável tem um tipo

Leia mais

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 08/01/2018. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 08/01/2018. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. LINGUAGEM C: FUNÇÕES Prof. André Backes FUNÇÃO Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. printf(): função que escreve na tela scanf(): função que lê o teclado

Leia mais

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK)

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) Ø LP Java. Estrutura de um programa em Java. Ø Conjunto de caracteres utilizado. Ø Identificadores. Ø Variáveis e constantes. Ø Tipos

Leia mais

Métodos Computacionais. Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros

Métodos Computacionais. Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros Métodos Computacionais Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros Tópicos da Aula Hoje vamos detalhar funções em C Escrevendo funções Comando return Passagem de argumentos por valor Execução de uma função

Leia mais

Módulo 5 Vetores e Alocação Dinâmica

Módulo 5 Vetores e Alocação Dinâmica Estruturas de Dados Módulo 5 Vetores e Alocação Dinâmica 1/9/2005 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Referências Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora

Leia mais

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Sumário de Aula } Conceito de Memória } Variáveis e Tipos de Dados } Constantes 2 Conceito de Memória } A memória de um computador é

Leia mais

Alocação Dinâmica em C

Alocação Dinâmica em C Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Alocação Dinâmica em C Profa Rosana Braga Adaptado de material preparado pela profa Silvana Maria Affonso de Lara

Leia mais

Alocação Dinâmica e Apontadores. Cláudio E. C. Campelo

Alocação Dinâmica e Apontadores. Cláudio E. C. Campelo Alocação Dinâmica e Apontadores Cláudio E. C. Campelo http://claudiocampelo.com Alocação Estática x Dinâmica Linguagens de programação como Pascal, C e C++ permitem dois tipos de alocação de memória: estática

Leia mais

Conceitos de Linguagens de Programação

Conceitos de Linguagens de Programação Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Conceitos de Linguagens de Programação Aula 03 (rogerio@fct.unesp.br) Aula 3 Variáveis: Nomes

Leia mais

TÉCNICAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Ponteiros Definição Variável: área de memória que armazena dados de um certo tipo. Na memória, toda variável possui um endereço. Um Ponteiro é uma variável especial

Leia mais

Introdução ao Fortran 90-1

Introdução ao Fortran 90-1 Introdução ao Fortran 90-1 Departamento de Física UFPel Definição de Programa em Fortran 90 Programa ou Código-fonte Programa ou código-fonte é um conjunto de instruções, também chamadas de comandos, escritas

Leia mais

Tipos de Dados Dinâmicos

Tipos de Dados Dinâmicos Tipos de Dados Dinâmicos Manipular uma lista de nomes de alunos: como? Tipo de dados Registo com: nome notas de trabalhos assiduidade nota final Representação para a Lista???? MP II, 2006/2007 p.1/20 Hipótese

Leia mais

Estruturas de Dados. Módulo 4 Funções. 9/8/2005 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1

Estruturas de Dados. Módulo 4 Funções. 9/8/2005 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Estruturas de Dados Módulo 4 Funções 9/8/2005 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Referências Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (2004)

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Informática II Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 2 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras

Leia mais

11a. Aula Ponteiros e Vetores

11a. Aula Ponteiros e Vetores 11a. Aula Ponteiros e Vetores 2013.2 2 É um tipo de variável com uma ressalva...... armazena apenasendereçode memória (ou null) Se eu tiver o endereço da casa de Francisca, eu poderei visitá-la e lhe fazer

Leia mais

5. Vetores e alocação dinâmica

5. Vetores e alocação dinâmica 5. Vetores e alocação dinâmica W. Celes e J. L. Rangel 5.1. Vetores A forma mais simples de estruturarmos um conjunto de dados é por meio de vetores. Como a maioria das linguagens de programação, C permite

Leia mais

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Strings Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Vetores Representar uma coleção de variáveis de um mesmo tipo em uma dimensão Ex: float notas[5]; ou float notas[5] = {2.5,3.2,1.9,4.1,2.0};

Leia mais

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL0433 Aplicação de Microprocessadores I Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues Estrutura de um programa C Diretivas de pré processamento Declaração de variáveis globais Declaração de protótipos

Leia mais

Vetores e Matrizes. Prof. Fabrício Olivetti de França Charles Henrique

Vetores e Matrizes. Prof. Fabrício Olivetti de França Charles Henrique Vetores e Matrizes Prof. Fabrício Olivetti de França Charles Henrique Vetores Estáticos Um vetor em C é declarado como: tipo nome[tamanho]; 2 Vetores Estáticos /* vetor de nome v1 com 100 elementos do

Leia mais

MCTA001 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 02: Ponteiros e estruturas

MCTA001 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 02: Ponteiros e estruturas MCTA001 Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 02: Ponteiros e estruturas Prof. Jesús P. Mena-Chalco 1Q-2019 1 Mapa de memória de um processo 2 Alocação de memória: estática VS Dinâmica Na execução, um

Leia mais

Aula 23: Ponteiros Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi

Aula 23: Ponteiros Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi Aula 23: Ponteiros Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2018/2 Baseado nos slides do Prof. Guillermo Cámara-Chávez Aulas anteriores Vetores Matrizes Cadeias

Leia mais

Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Introdução a Programação. Profa. Roseli Romero

Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Ponteiros. Introdução a Programação. Profa. Roseli Romero ICMC USP 1.semestre/2009 Introdução a Programação e vetores em C Profa. Roseli Romero um é uma variável que contém o endereço um dado declaração: * indica que a variável é um tipo_dado *nome_; int x; int

Leia mais

Programação Estruturada Aula 2 - Introdução

Programação Estruturada Aula 2 - Introdução Programação Estruturada Aula 2 - Introdução Prof. Luis Carlos Retondaro Técnico em Telecomunicações 2 o Ano CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Petrópolis 2017

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Aula 7 Modularização Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Técnico em Informática Prof. Bruno B. Boniati www.cafw.ufsm.br/~bruno Dividir

Leia mais

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos na programação

Leia mais

PONTEIROS E LISTAS. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco

PONTEIROS E LISTAS. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco PONTEIROS E LISTAS Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco kalinka@icmc.usp.br ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA Pode-se assumir que as variáveis declaradas na cláusula variável do pseudo-código do algoritmo

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

O nome da variável é utilizado para identificação (para carga e posterior uso). Porém, são necessárias algumas regras para nomear essa variável:

O nome da variável é utilizado para identificação (para carga e posterior uso). Porém, são necessárias algumas regras para nomear essa variável: Variáveis e Constantes Variáveis Os computadores processam dados que ficam em sua memória. Assim, o programa precisa de uma forma para acessar esta memória e, consequentemente, os dados. Para um programa

Leia mais

Estrutura de Dados Básica

Estrutura de Dados Básica Estrutura de Dados Básica Professor: Osvaldo Kotaro Takai. Aula 5: Registros O objetivo desta aula é apresentar os tipos de dados definidos pelo programador, bem como exibir usos comuns desses tipos de

Leia mais

LINGUAGEM C: ALOCAÇÃO DINÂMICA

LINGUAGEM C: ALOCAÇÃO DINÂMICA LINGUAGEM C: ALOCAÇÃO DINÂMICA Prof. André Backes DEFINIÇÃO Sempre que escrevemos um programa, é preciso reservar espaço para as informações que serão processadas. Para isso utilizamos as variáveis Uma

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo

cadeia de caracteres (string) INF Programação I Prof. Roberto Azevedo cadeia de caracteres (string) INF1005 -- Programação I -- 2016.1 Prof. Roberto Azevedo razevedo@inf.puc-rio.br cadeia de caracteres (string) tópicos caracteres cadeia de caracteres referência Capítulo

Leia mais

INE5421 LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES

INE5421 LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES INE5421 LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES PLANO DE ENSINO Objetivo geral Conhecer a teoria das linguagens formais visando sua aplicação na especificação de linguagens de programação e na construção de

Leia mais

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I

Algoritmos e Estruturas de Dados I Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 09 Revisão + Simulado Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 1Q-2019 1 Vetores 2 Vetores 3 Vetores vetor 4 Vetores... vetor... 5 Ponteiros 6 Processo

Leia mais

Texto retirado e adaptado da apostila Curso de Linguagem Pascal, disponível no site (autor: desconhecido).

Texto retirado e adaptado da apostila Curso de Linguagem Pascal, disponível no site   (autor: desconhecido). Texto retirado e adaptado da apostila Curso de Linguagem Pascal, disponível no site http://www.portaldaprogramacao.com (autor: desconhecido). Leitura indicada: Notas de Aula de Algoritmos e Programação

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Algoritmos e Programação. Linguagem C Procedimentos e. Eliane Pozzebon

Algoritmos e Programação. Linguagem C Procedimentos e. Eliane Pozzebon Algoritmos e Programação Linguagem C Procedimentos e Funções Eliane Pozzebon Procedimentos e Funções Procedimentos são estruturas que agrupam um conjunto de comandos, que são executados quando o procedimento

Leia mais

Referências. Linguagem C. Tipos de variáveis em XC8. Tipos de variáveis. Tipos de variáveis em XC 8 Exemplo. Radicais numéricos em C

Referências. Linguagem C. Tipos de variáveis em XC8. Tipos de variáveis. Tipos de variáveis em XC 8 Exemplo. Radicais numéricos em C Referências Linguagem C Jun Okamoto Jr. Kernighan, Brian W. and Ritchie, Dennis M. The C Programming Language (ANSI C); Prentice Hall; 2ª Edição; 1988 Microchip Technology Inc. MPLAB XC8 C Compiler User

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Estrutura de dados

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO. Estrutura de dados TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Estrutura de dados O que são estrutura de dados? É a forma como os armazenamos tipos de dados, vistos dia a dia, ou seja, nada mais são do que a transformação de uma forma de armazenamento

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

02. [Sebesta, 2000] Quais são as vantagens e as desvantagens dos tipos de dados decimais?

02. [Sebesta, 2000] Quais são as vantagens e as desvantagens dos tipos de dados decimais? 01. [Sebesta, 2000] O que é um descritor? 02. [Sebesta, 2000] Quais são as vantagens e as desvantagens dos tipos de dados decimais? 03. [Sebesta, 2000] Quais são as questões de projeto relativas aos tipos

Leia mais

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES Prof. André Backes POR QUE USAR ARRAY? As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um único valor por vez. Sempre que tentamos armazenar um novo valor

Leia mais

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II Ponteiros Profa.: Simone Ceolin Slides (Prof.Tiago Rios da Rocha) Primeiro Semestre 2011 Sumário

Leia mais

Implementação de subprogramas

Implementação de subprogramas Implementação de subprogramas Marco A L Barbosa malbarbo.pro.br Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá cba Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais