E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS"

Transcrição

1 E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS #BlogDaLuri Qual o melhor formato? Quanto Custa? Qual o melhor acabamento? Qual o papel?

2 AS ESPECIFICAÇÕES DE UM MATERIAL GRÁFICO são o detalhamento completo de um trabalho a ser orçado e executado pela gráfica. Quando estamos fazendo cotações para produzir um impresso, temos que ter total atenção às especificações do projeto. Como a maioria das pessoas não é especialista nesse assunto, não é raro acontecerem situações nas quais o orçamento fica diferente do que foi solicitado ou ainda, um fornecedor passa especificações diferentes em pequenos detalhes que alteram significativamente o preço do material. Às vezes escolhemos o fornecedor que cobrou o menor preço, porém, compramos um material inferior se comparado às especificações de um outro fornecedor que cobrou mais caro. Para ajudar a entender as diferenças escondidas nos pequenos detalhes, preparamos esse e-book com itens que devem ser conferidos ao receber um orçamento. Boa Le ura! Fique atento! É importante termos em mente que: Somente quando as especificações dos materiais são exatamente iguais (mesmo que com texto diferente) é que podemos fazer uma comparação real de preços.

3 SUMÁRIO MÉTODOS DE IMPRESSÃO Conheça para fazer a melhor escolha TAMANHO DO MATERIAL Formatos para ter um bom aproveitamento do papel CORES Quantidade e tipo: Policromia? Pantone? PAPÉIS Tipos e gramaturas ACABAMENTO Enobrecendo o seu material CONSIDERAÇÕES FINAIS Detalhes finais do seu orçamento gráfico

4 MÉTODOS DE IMPRESSÃO OFFSET É o processo de impressão indicado para grandes quantidades. O papel corre pela máquina sem precisar da intervenção humana, porém a máquina necessita de ajustes iniciais que valem para qualquer quantidade de impresso. Ou seja, para imprimir ou unidades, os ajustes iniciais, também chamados de acertos de máquina utilizarão a mesma quantidade de insumos. Sendo assim, o peso do custo desses ajustes iniciais em quantidades menores é maior, aumentando o custo unitário. O que é importante saber: ao planejar o seu material, identifique a quantidade que será produzida e programe os acabamentos adequandoos ao sistema de impressão que será escolhido. DIGITAL Dispensa o uso de matrizes e é feita em impressoras coloridas ou plotters (para impressão de grandes formatos). Por não ser necessária a confecção de matrizes, o sistema digital não precisa de ajustes iniciais, o que viabiliza os custos para menores tiragens. Atualmente, existem impressoras modernas que simulam a impressão offset, incluindo possibilidades de acabamentos como laminações e vernizes.

5 FLEXOGRAFIA É um sistema de impressão feito em máquinas rotativas com tinta de secagem rápida. A tinta é deslocada de uma matriz diretamente para um suporte, chamado filme flexível. Este sistema é amplamente utilizado para embalagens e rótulos de produtos, normalmente em grande escala. É um sistema que também precisa de ajustes iniciais nos equipamentos, o que praticamente inviabiliza a impressão em pequenas quantidades. SERIGRAFIA A Conhecido também como silk-screen, esse tipo de impressão é feito em uma tela preparada, que é esticada sobre uma moldura de madeira, alumínio ou aço, onde se vaza a tinta através das tramas, que deixam passar maior ou menor quantidade de tinta, de acordo com a quantidade de fios da tela. A serigrafia é bem flexível no que diz respeito ao substrato. Pode-se utilizar papel, plástico, azulejos, tecidos, etc. Para impressos em papel, é bastante utilizada em aplicações monocromáticas, com tintas sólidas (sem utilizar a escala CMYK da policromia), em sacolas, caixas e embalagens em geral. É também utilizada para aplicação de vernizes como acabamento gráfico. Assim como o sistema offset, precisa de ajustes iniciais no equipamento.

6 FORMATOS E CORTES MAIS ECONÔMICOS Você sabia que o orçamento pode custar mais caro caso o material não siga um padrão de corte para o melhor aproveitamento do papel? Isso ocorre porque toda gráfica de impressão plana, para evitar desperdícios no corte, utiliza tabelas padronizadas de formatos que otimizam o aproveitamento do papel de acordo com os tamanhos de folha fornecidos pelos fabricantes. Para obter o melhor custo x benefício com o material, é importante conhecer os formatos econômicos de corte e tentar adequa-los ao seu projeto. Consulte a sua agência de publicidade ou designer para definir qual o melhor formato final do seu impresso.

7 CORES NO IMPRESSO A quantidade de cores é uma outra especificação técnica que interfere no valor do seu impresso e é definida pelo designer durante o desenvolvimento da peça. As gráficas utilizam o seguinte padrão para identificar as cores no orçamento: Quantidade de Cores da Frente X Quantidade de Cores do verso Podemos ter em números: 4 - Indica que a impressão será em policromia, ou seja nas quatro cores do sistema CMYK Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K) que, juntas produzem todo o espectro de cores visível aos nossos olhos. Fique atento! Veja os exemplos: 4x0 - Colorido na frente e sem impressão no verso; 4x4 - Colorido na frente e colorido no verso; 2x1 - Duas cores na frente e uma cor no verso; 1x1 - Uma cor na frente e uma cor no verso; 3x0 - Três cores na frente e sem impressão no verso. 3 - Indica que haverá a impressão em 3 cores; 2 - Indica que haverá a impressão em 2 cores; 1 - Indica que haverá a impressão em 1 cor; 0 - (zero) Indica que não haverá impressão. 4X0 4X1 4X2 4X3 4X4 DESIGN

8 CORES NO IMPRESSO Nos casos em que a impressão não seja em policromia (CMYK), são utilizadas as cores da tabela PANTONE. Os Pantones são cores específicas, preparadas a partir de pigmentos de outras cores cujas quantidades são definidas em uma escala chamada Escala Pantone. Portanto, é importante saber que, caso o seu projeto não seja uma policromia ou se as cores utilizadas pelo designer não forem as CMYK, será necessário calcular o orçamento em cor PANTONE. Fique atento! Alguns acabamentos podem modificar a aparência da cor impressa. Uma laminação ou aplicação de verniz pode esmaecer ou ascender uma cor. Nestes casos, raramente se tem como prever esta alteração através da prova de cor. FIDELIDADE DAS CORES e PROVA DE COR A cor ou tonalidade que aparece no seu impresso é resultado da calibração dos equipamentos envolvidos na produção. Desde a pré impressão, com a calibração das impressora de prova e do CTP (Computer To Plate), até a condição da rolagem das impressoras offset, todo esse processo interfere no resultado da cor no impresso. Para permitir que você tenha um controle de como será o resultado impresso da cor que você viu na tela do computador, é muito importante verificar a prova de cor. A PROVA DE COR é o documento a partir do qual a gráfica terá que entregar o resultado de cor do seu impresso. Lembrando que, como já dissemos antes, a calibração das cores é resultado de processos internos e das condições dos equipamentos da gráfica. Portanto, uma prova somente é valida para imprimir na gráfica que a produziu, e precisa ser calibrada de acordo com o equipamento offset que fará a impressão final.

9 ORÇAMENTO ORÇAMENTO TIPOS DE PAPEL Você sabe como identificar os tipos de papel e escolher o mais apropriado para o seu projeto? Em primeiro lugar, é importante conhecer os tipos e entender do que se trata a gramatura. Listamos aqui alguns tipos de papel que podem ser utilizados nos impressos, a depender da finalidade: Papel Couchê: Também chamado de papel revestido, tem aspecto brilhante, mesmo na versão fosca. O revestimento, no qual existe um componente de gesso, é próprio para deixar a superfície do papel mais lisa e uniforme, escondendo as fibras. Bastante utilizado em impressos comerciais e promocionais como folders, panfletos e prospectos. Papel Offset: De aparência fosca, é um papel preparado para resistir o melhor possível a ação da umidade. Muito utilizado na impressão de miolo de livros e papelaria timbrada. Papel-cartão: Muito utilizado em pastas, capas de catálogos, brochuras e cartões postais, ele pode ser revestido em um ou dois lados, apresentando gramatura mínima de 150 g/m²; Papel-jornal: Feito de pasta mecânica ou fibra reciclada, ganhou esse nome devido ao fato ser utilizado em larga escala, na impressão de jornais de grande circulação.

10 Papel revista: O papel revista, conhecido também como LWC, apresenta elevada resistência elástica, que permite impressão rápida, o que é uma característica exigida pela indústria gráfica para a produção em grande escala, principalmente em máquinas offset rotativas. Papel Kraft: Papel muito resistente, em geral de cor pardo-escuro. É usado para embrulho, sacos e sacolas e às vezes em projetos especiais que aproveitam a sua tonalidade e aspereza para comunicar uma ideia. Papéis especiais: Compreendem todos os tipos de papel que, de alguma forma, recebem um tratamento diferenciado em sua superfície, para lhe conferir aspectos peculiares como ondulações, brilho acetinado, colorações degradês, entre outros. São utilizados normalmente em impressos com necessidade maior de sofisticação e diferenciação tais como os convites em geral. E a gramatura? O que é? Gramatura é o peso em gramas por m² de uma folha de papel (g/m²). Naturalmente, os papéis de maior gramatura são mais grossos, com mais rigidez/firmeza e os de menor gramatura, mais finos e flexíveis. Em relação a custo, quanto maior a gramatura, mais caro é o papel. Para obtermos o melhor custo x benefício, a finalidade do impresso é que vai determinar a escolha da gramatura. Por exemplo, nos panfletos os quais se pressupõe uma rápida utilização, normalmente usamos papéis de gramatura menor. Em pastas, capas de livros e cartões de visita, é aconselhável a utilização de gramaturas maiores para garantir maior resistência e durabilidade para o impresso. Fique atento! As folhas de papel fo que estamos acostu rmato A4 mados a utilizar no nosso dia a dia, possuem 75 g/m²

11 TIPOS DE ACABAMENTO Enobrecendo o seu impresso Os acabamentos servem para enobrecer ou proteger o impresso. Existem vários tipos de acabamentos gráficos disponíveis no mercado, porém, muitas pessoas não conhecem as suas vantagens e desvantagens ao escolher aquele que melhor se adequa às necessidades do material. Veja abaixo, o que cada um oferece. Laminação: É normalmente utilizada em impressos com papel de gramatura alta. Aplica-se um filme plástico sobre o papel usando uma mescla de cola e calor. A vantagem do método é o aumento da durabilidade do impresso e no caso da laminação brilho, um realce nas cores da impressão. A desvantagem é que, a depender do arquivo, o resultado não fica bom em papeis porosos como o offset e alguns papeis especiais, pois a porosidade destes substratos fica muito aparente após serem laminados. Vernizes: Pode-se usar o verniz total ou localizado para enobrecer o impresso. No caso do verniz total, sua função básica é proteger o impresso e dar brilho. Já o verniz local tem a função de destacar uma parte do material. Normalmente faz-se uma laminação fosca para depois aplicar o verniz local, para que o seu brilho faça com que o detalhe sobre o qual ele foi aplicado, salte aos olhos de quem está observando. O ponto positivo é que os vernizes podem ser usados em papéis de baixa gramatura e no caso dos vernizes locais existem variedades tais como o glitter, texturizado, fluorescente, dentre outros. O ponto negativo é que a durabilidade do verniz total em relação à laminação é um pouco inferior.

12 Corte e Vinco: É feito através de uma faca de corte que, prensada sobre o papel, corta-o no formato que está desenhado na faca. Por serem muitas as possibilidades, este acabamento é considerado um dos que proporciona maior diferencial ao impresso. O ponto negativo é que na maioria das vezes, mesmo sendo um processo automatizado, é uma etapa bastante lenta da produção, o que torna o custo elevado. Dobras: É um dos acabamentos mais utilizados. É feito de forma automatizada para papéis finos e, geralmente, precisa ser feito manualmente nos papéis mais grossos. Existem diversos tipos de dobras, que podem oferecer diferenciação ao impresso e contribuir com a criação de um layout bem criativo. A grande vantagem é que para os papéis de baixa gramatura, os equipamentos utilizados são extremamente velozes, o que proporciona um baixo custo para este acabamento. Fique atento! Ao receber o seu orçamento gráfico, confira se todos os acabamentos solicitados foram incluídos.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Analisando os últimos detalhes Se você chegou até aqui, já aprendeu todas as análises que devem ser feitas para escolher o melhor orçamento. Nas considerações finais, vamos falar sobre 2 itens que podem fazer diferença no preço final proposto pela gráfica: a quantidade do material e como esse número pode ajudar a reduzir o seu custo final de produção e o prazo de pagamento. Quanto maior a quantidade, menor o custo unitário Saber a quantidade de impresso que será produzido é fundamental para obter o melhor custo x benefício para o sistema offset. No geral, quanto maior a quantidade, menor é o custo unitário do item. Lembre-se que além da tiragem, há os custos atrelados aos ajustes iniciais da máquina. Esse custo é fixo e não varia de acordo com a quantidade de impressão. Portanto, solicite a produção de uma quantidade para não faltar e também não sobrar material. O prazo de pagamento de pagamento influencia no valor do material Para fazer um comparativo real nos orçamentos, é preciso que todos estejam com o mesmo prazo de pagamento. Quanto menor o prazo dado para o pagamento, menor pode ser o valor cobrado pelo serviço. Combine com a Gráfica, no momento do orçamento, qual o prazo de pagamento é ideal para você. até a próxima le ura! GraficaLuripress grafica.luripress (71)

14 ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS: (71)

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos professor Rafael Hoffmann Papéis Papéis Subtítulo Conhecer: - os papéis existentes no mercado; - as suas características; - sua aplicação. Porque: - afeta a qualidade

Leia mais

Processos Tecnologia Gráfica Substratos

Processos Tecnologia Gráfica Substratos Processos Tecnologia Gráfica Substratos Substratos: suportes de impressão Toda superfície que venha a receber uma impressão é chamada de suporte ou substrato na indústria Gráfica. Há uma diversidade enorme

Leia mais

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima;

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima; Produção Gráfica É o conjunto de processos e atividades auxiliares que visa reproduzir, em qualquer número e cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz; Acompanhamento do processo de uma peça desde

Leia mais

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS 1 Introdução Iremos falar dos papéis mais usados, seus formatos e gramaturas. Existe uma grande variedade de papéis, aliás, a cada dia as fábricas lançam mais tipos fantasia, porém os mais usados são:

Leia mais

GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS

GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS Um manual indispensável para os profissionais do segmento (mesmo para os mais experientes). GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS Um manual indispensável

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.0 JUN/2016)

Leia mais

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação professor Rafael Hoffmann No processo coloca-se o suporte por baixo da matriz (tela), coloca-se a tinta por cima e com a ajuda de uma espátula faz-se pressão na tinta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO 1 Banner vinil M² em policromia impresso em vinil adesivo m² 2 Banner lona M² em policromia impresso em lona m² Prova digital reduzida ou parte da arte em escala 1/1 em tamanho A3 Prova digital reduzida

Leia mais

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA Processo de fabricação, características e principais tipos. PAPEL/História O processo de fabricação de papel, que conhecemos hoje, é baseado em um processo chinês, desenvolvido

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.1 OUT/2016)

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

PRODUÇÃO GRÁFICA. Processos de Impressão: Offset

PRODUÇÃO GRÁFICA. Processos de Impressão: Offset PRODUÇÃO GRÁFICA Processos de Impressão: Offset PROCESSO DE IMPRESSÃO OFFSET O nome off-set (fora do lugar) vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário,

Leia mais

Princípios da Impressão

Princípios da Impressão Princípios da Impressão Pré-Impressão Etapa de preparação da impressão com a produção de originais e matrizes É seguida pela etapa da Impressão e Pós- Impressão (mais conhecida como Acabamentos) Compreende

Leia mais

Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio

Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio Pregão Eletrônico (SRP) nº 05/2015 - Processo nº 23352.000285/2015-89 IFC Campus Fraiburgo Item Especificações Unid. Quantd. Valor unitário

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra 273 Processo N : 7947 EMAT EMAT FDAÇÃO IVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO 27 28 Nº Nota Dotação Subelemento Elemento Despesa Plano Interno Fonte Recurso 26273 2 63 63 222362799 - ESTADO 222362799 - ESTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 17033489 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Materiais e Processos Gráficos I ETAPA 3ª Período

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas ERRATAS do Processo Administrativo nº069/2016 - Edital de Licitação nº 001/2016 Modalidade: Concorrência Sob a forma de Registro de Preços Tipo : Menor Preço Global. 1. Preâmbulo 1.1 (...) Concorrência

Leia mais

CENEX Manual de Identidade Visual

CENEX Manual de Identidade Visual CENEX Manual de Identidade Visual Janeiro 2013 Índice 1. Sistema Básico 1.1 Assinatura Institucional Versão Preferencial Horizontal 2 1.2 Assinatura Institucional Versão Vertical 3 1.3 Área de Proteção

Leia mais

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag...

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag... o que é marca?... 04 pacote logo... 06 pacote post... 07 impressão... 08 cartão e postal... panfleto colorido... 13 papelaria corporativa... 16 - pasta - papel timbrado - envelope receituário... 18 bloco

Leia mais

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES Receituários * Impresso em papel sulfite 75 grs * formato 15 x 21 cm * Papel colorido: amarelo, verde, rosa, azul e salmão com acréscimo de R$ 1,00 por bloco * blocos com

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 126/2015 PMM PROCESSO Nº 212/2015 PMM 1 - DO OBJETO ANEXO I PROJETO BÁSICO 1.1 O objeto deste procedimento de

Leia mais

capa + 48 Dezembro ,56 5 0,

capa + 48 Dezembro ,56 5 0, MODELO 1 FORTÍSSIMO FORMATO Descrição Páginas Mês Quantidade Livreto com lombada quadrada + lombada quadrada Papel: couchê fosco 300g Acabamentos: lombada quadrada + laminação fosca Papel: couchê fosco

Leia mais

Todos os Cursos Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição

Todos os Cursos Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição Designer gráfico de embalagem 240 horas Designer gráfico editorial 216 horas Galvanista rotográfico Profissional de Design Gráfico de Embalagem você vai aprender sobre criação e produção de embalagens

Leia mais

Impressão Digital TABELA DE PREÇOS

Impressão Digital TABELA DE PREÇOS Impressão Digital TABELA DE PREÇOS ADESIVOS Trabalhamos com 4 tipos de adesivos: A d e s i v o s v i n i l e m r e c o r t e eletrônico/plotter, impressão digital em vinil, impressão em papel fotográfico,

Leia mais

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 Acabamento Acabamento é toda e qualquer interferência no material depois da impressão, seja para melhorar a estética, a praticidade, a resistência ou a eficácia do impresso.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Introdução... 3 1. A marca... 4 2. Aplicação principal... 5 2.1. Construção... 6 2.2. Tons de cinza... 7 2.3. Versões monocromáticas... 8 2.4. Redução máxima... 9 2.5.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 170.3348.9 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS I ETAPA 3ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC PAPELARIA CARTÃO DE VISITA Formato: 90x50 mm Cor: 4X4 (Policromia) Laminação fosca F/V (opcional: verni z localizado na marca) Suporte: Couché Fosco 300g Nome Sobrenome

Leia mais

Manual de uso da logomarca SINOBRAS

Manual de uso da logomarca SINOBRAS Setembro de 2008 Índice 01. Apresentação 02. Conceito 03. Logomarca Padrão (versão preferencial) 04. Logomarca Alternativa 05. Utilização da logomarca em impressos restritos a 1 ou 2 cores 06. Padrão de

Leia mais

VINIL AUTOADESIVO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

VINIL AUTOADESIVO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! VINIL AUTOADESIVO TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER! Serviços envolvendo aplicação de vinis autoadesivos podem ser muito lucrativos, desde que sejam bem executados. Por esse motivo, desenvolvemos esse material

Leia mais

Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes

Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes ORIENTAÇÕES Caro parceiro-consultor, A partir de agora, o Bandes disponibiliza para você um pacote especial de produto. É o kit de divulgação do

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Apresentação Institucional 2012 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Desenvolvimento do processo de metalização de papel 80 s 2012 350 clientes ativos 1963 1975 ano da fundação fabricação de artigos para carnaval (lantejoulas)

Leia mais

16 16,5 x 24 14,5 x 22

16 16,5 x 24 14,5 x 22 Introdução O desenvolvimento de um trabalho de design gráfico exige conhecimento acerca dos dados técnicos de produção gráfica para que o resultado final seja exatamente o esperado. É preciso acompanhar

Leia mais

Solicitação de Orçamento Processo nº 0717/2012

Solicitação de Orçamento Processo nº 0717/2012 Camaçari, 16 de Agosto de 2012. Solicitação de Orçamento Processo nº 0717/2012 Solicitamos desta empresa orçamento para aquisição de (Materiais para Serigrafia), conforme especificação abaixo: ITEM ESPECIFICAÇÃO

Leia mais

Recomendações sobre Papel Fotográfico e Papel Especial Importado por: MASTERPRINT/HT COMPANY

Recomendações sobre Papel Fotográfico e Papel Especial Importado por: MASTERPRINT/HT COMPANY Recomendações sobre Papel Fotográfico e Papel Especial Importado por: MASTERPRINT/HT COMPANY Papel Fotográfico - Glossy: 115 gramas / 120 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 180 gramas / 230 gramas / 265

Leia mais

Guia de uso Selo de certificação

Guia de uso Selo de certificação Guia de uso Selo de certificação Este guia tem o objetivo de orientar os profissionais certificados sobre o uso dos selos de certificação. Sumário 1. Selos 4 2. Tipos de selo 7 3. Regras de uso 10 4. Exemplos

Leia mais

Anexo II PREGÃO PRESENCIAL PP Nº Modelo de proposta. (preferencialmente confeccionar em papel timbrado da empresa)

Anexo II PREGÃO PRESENCIAL PP Nº Modelo de proposta. (preferencialmente confeccionar em papel timbrado da empresa) 1 Anexo II PREGÃO PRESENCIAL PP Nº 07 2016 Modelo de proposta (preferencialmente confeccionar em papel timbrado da empresa) AO CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO INTERMUNICIPAL DOS MUNICÍPIOS DO ALTO JACUÍ E

Leia mais

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 ANEXO I PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 ALMOFADA

Leia mais

PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO.

PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO. PROCESSOS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO. Índice SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROCESSO, OS EQUIPAMENTOS E INSUMOS PARA ENCADERNAÇÃO 02 O PROCESSO DE ENCADERNAÇÃO 03 EQUIPAMENTOS CONJUGADOS 06

Leia mais

MANUAL GRÁFICO PARA RÓTULOS E ENCARTES

MANUAL GRÁFICO PARA RÓTULOS E ENCARTES MANUAL GRÁFICO MANUAL GRÁFICO PARA RÓTULOS E ENCARTES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS As informações abaixo deverão constar OBRIGATORIAMENTE no rótulo/capa do CD e DVD: 1. Texto de identificação do fabricante:

Leia mais

Design de Móveis. Chapas de madeira processada

Design de Móveis. Chapas de madeira processada Design de Móveis Chapas de madeira processada O que são chapas de madeira processada? São chapas formadas por madeira em formatos diferenciados (lâminas, fibras, partículas, etc.), processadas industrialmente

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 11:27 horas do dia 26 de junho de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico SRP PE200/2012, referente ao processo 04880/2012, o Sr(a). Lúcia Maria

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 11:23 horas do dia 26 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, designado pela portaria Portaria nº 1766 - CPL após analise da documentação

Leia mais

DIGITALCOM / Comunicação e Design. Laspezy CONTABILIDADE MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

DIGITALCOM / Comunicação e Design. Laspezy CONTABILIDADE MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA Elementos da Marca MARCA LOGOTIPO ÍCONE A marca da é formada por logotipo e símbolo (ícone). O símbolo pode ser utilizado individualmente. O logotipo apenas deve ser usado

Leia mais

Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial.

Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial. Fluxo do Produto Gráfico Evolução Os métodos artísticos-atesanais se transformaram em processos mecânicos no século XIX com a Revolução Industrial. Dados: Brasil aproximadamente 13,6 mil empresas gráficas

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015

QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 QUADRO COMPARATIVO DE VALORES REABERTURA DO CONVITE Nº 21/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 ALMOFADA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR 00.212.655/0001-23 - PERFIL - GRAFICA E EDITORA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE 1. MARCA APRESENTAÇÃO CORES INSTITUCIONAIS FAMÍLIA TIPOGRÁFI CA REPRODUÇÃO DA MARCA USOS INCORRETOS REDUÇÃO DA MARCA AREJAMENTO DA MARCA 04 05 06 07 09 10 11 2. PAPELERIA

Leia mais

É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a

É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a Formato gráfico É a linguagem da revista. Uma espécie de código que o leitor reconhece e decifra rapidamente, um fio unificador, um sistema subliminar de apresentação do conteúdo. É uma estrutura, uma

Leia mais

Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP) - Pregão abandonado RESULTADO POR FORNECEDOR. Unidade de

Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP) - Pregão abandonado RESULTADO POR FORNECEDOR. Unidade de PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Pregão Eletrônico Nº 00026/2014(SRP)

Leia mais

Aceito para: PAULO RICARDO FERREIRA BATISTA - EPP, pelo melhor lance de R$

Aceito para: PAULO RICARDO FERREIRA BATISTA - EPP, pelo melhor lance de R$ Item: 1 Descrição Complementar: Banner, criação e impressão digital, com dimensão de 0,60 M X 1,00M, impressão em lona, em 04 cores, com bastão e corda. Com artes diferentes e ilhós. Fornecimento de prova.

Leia mais

1 de 7 23/01/ :05

1 de 7 23/01/ :05 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO 1 de 7 23/01/2017 09:05 Defensoria Pública da União Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00146/2016 (SRP) Às 17:56 horas do dia 20 de janeiro de 2017, após

Leia mais

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12 Discos feitos com ALMA LP 12 Lista de Preços Válida para Setembro/2017 Rótulos (12 e 7 ) 140 g 180 g 6.390,00 7.200,00 Não 21,30 24,00 disponível 8.600,00 10.,00 ainda 17,20 21,00 14.800,00 20.000,00 14,80

Leia mais

PREGÃO 14/ Eventual contratação de pessoa jurídica para prestação de SERVIÇOS GRÁFICOS

PREGÃO 14/ Eventual contratação de pessoa jurídica para prestação de SERVIÇOS GRÁFICOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E ORÇAMENTO - PROGEST DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES - DCL SEÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE COMPRAS E SERVIÇOS -

Leia mais

MODELOS E APROVEITAMENTO

MODELOS E APROVEITAMENTO prodgraf - usjt PRODUÇÃO DE PAPEL MODELOS E APROVEITAMENTO A HISTÓRIA DO PAPEL > A palavra "papel" originou-se do termo grego papyrus, que significa junco. O predecessor do verdadeiro papel foi desenvolvido

Leia mais

MANUAL.

MANUAL. MANUAL DOUSUÁRIO Siga as normas para produção de seu material gráfico, respeitando-as sempre, muitos trabalhos não são processados em nosso sistema por pequenos detalhes. VERIFIQUE SEMPRE Dimensões especificadas

Leia mais

Impressão I. Offset e Flexografia

Impressão I. Offset e Flexografia Impressão I Offset e Flexografia Traço, Meio-Tons e Retícula Traço: não há meio-tom; cor formada por uma única tinta; única cor física Meios-tons: variações de tons; pequenos pontos que misturam-se na

Leia mais

Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica

Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica Acabamentos de Superfície Curso de Design Gráfico Disciplina Produção Gráfica UFSCPG 2 Tipos de acabamentos de superfície: Aplicações de lâminas Aplicações de vernizes Interferencias Superfícies APLICAÇÃO

Leia mais

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015

ANEXO I. PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 ANEXO I PROPOSTA DETALHE Descrição REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Objeto: Aquisição de material de expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº. MATERIAL 1 AGENDA 2016 2 3 4

Leia mais

FLORIPA AIRPORT MANUAL DE MARCA

FLORIPA AIRPORT MANUAL DE MARCA FLORIPA AIRPORT MANUAL DE MARCA O Floripa Airport é uma companhia da Zurich Airport, um grupo com experiência internacional em administração de aeroportos. Mas nós não queremos ser apenas os representantes

Leia mais

Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015

Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Papel Timbrado da empresa (modelo) ANEXO VII PROPOSTA DE PREÇO REABERTURA DO CONVITE Nº 17/2015 Descrição: Aquisição de Material de Expediente para o Conselho Federal de Educação Física CONFEF. ITEM Nº.

Leia mais

LICITAÇÃO Nº 007/2016. ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA (Retificado) LOTE I

LICITAÇÃO Nº 007/2016. ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA (Retificado) LOTE I LICITAÇÃO Nº 007/2016 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA (Retificado) LOTE I 1.1. ENVELOPES PERSONALIZADOS COM JANELA FECHADA COM SELOFANE OU ACETATO - Tamanho: 11.5x23,9 cm; - Gramatura: 90 gr; - Cor do papel:

Leia mais

Modelos de Livros Fotográficos

Modelos de Livros Fotográficos Modelos de Livros Fotográficos Observação: o conteúdo deste documento foi elaborado e pertence à empresa parceira da JCDigital que produz os Livros Fotográficos, denominados aqui como Fotolivro. Tamanhos

Leia mais

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL Este manual tem a função de definir as regras de uso da identidade visual do programa. Deve-se observar cuidadosamente as instruçõespara que a identidade seja aproveitada

Leia mais

manual de identidade visual ABCR

manual de identidade visual ABCR manual de identidade visual ABCR apresentação 01 A imagem corporativa de uma instituição nasce e cresce à medida que todos os elementos de comunicação com o público estejam integrados num padrão de homogeneidade

Leia mais

19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT. Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro

19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT. Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro 19.º ARTEC, Simpósio de Artes Gráficas do IPT Artec XIX Suportes Apresentado por João Faleiro O Papel como Suporte de Impressão O papel tem uma importância extrema nos âmbitos económicos, sociais, culturais

Leia mais

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA GABRIELA BASTOS MACHADO CLP/DA

Autorização Eletrônica PREGÃO. Endereço : AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA GABRIELA BASTOS MACHADO CLP/DA AV. ASSIS DE VASCONCELOS - 7º ANDAR,359 SEGUNDA-FEIRA À SEXTA-FEIRA 1 1 17/01550 REVISTA GUIA SESC PARÁ UN 90.000 IMPRESSÃO EM PAPEL: COUCHÊ FOSCO 90G 21X15CM (ABERTO) 10,5X15CM (FECHADO) 70 PáGINAS ANEXO

Leia mais

Origem. A Tipografia se originou da Xilogravura. Foi invertada em 1440 por Gutenberg. Tinta. Gordurosa e pastosa. Forma

Origem. A Tipografia se originou da Xilogravura. Foi invertada em 1440 por Gutenberg. Tinta. Gordurosa e pastosa. Forma Tipografia TIPOGRAFIA Sistema de impressão direta. A Tipografia foi o primeiro e por muito tempo o principal sistema de impressão. Aos poucos está sendo substituído por sistemas mais modernos de impressão.

Leia mais

PREGÃO SESC/DN Nº 18D/0002 PG

PREGÃO SESC/DN Nº 18D/0002 PG PREGÃO SESC/DN Nº 18D/000 PG Anexo III MODELO DE PROPOSTA Lote 1 Itens 1 a 17 do Anexo I do Edital No. do ITEM DESCRIÇÃO DO ITEM DESCRIÇÃO DO SERVIÇO A SER APRESENTADO QUANTIDADE ESTIMADA/ANO VALOR UNITÁRIO

Leia mais

SINTÉTICA COSTURADA FOSQUE. Azul Claro. Marrom. Azul Escuro. Bordô. Preto

SINTÉTICA COSTURADA FOSQUE. Azul Claro. Marrom. Azul Escuro. Bordô. Preto SINTÉTICA COSTURADA FOSQUE Azul Claro Azul Escuro Marrom Bordô Preto SINTÉTICA COSTURADA LÍPAR Marrom Claro Amarelo Marrom Escuro Azul Claro Preto Azul Escuro Rosa Claro Bege Rosa Escuro Cinza Verde SINTÉTICA

Leia mais

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 Item 01 Envelope plástico para mídia digital Saco zip em material de polietileno, com zip plástico, espessura minima de 0,08mm, tamanho 14x20cm, acondicionado

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 187, APROVADO PELA PLANO DE CURSO APROVADO PELA PORTARIA

Leia mais

(39) OUTROS SERVICOS TERCEIROS - PJ

(39) OUTROS SERVICOS TERCEIROS - PJ FUNDAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE PESQUISA E CULTURA AV. SENADOR SALGADO FILHO, 3000 - CAMPUS UNIVERSITÁRIO, LAGOA NOVA - CAIXA POSTAL 1540 - CEP: 59078-970 NATAL/RN - FONE: (84) 3092-9200 FAX: 3092-9271

Leia mais

Guia de identidade visual

Guia de identidade visual Guia de identidade visual 1 Sumário. Introdução...3 O logotipo internacional...4 Logo dos clubes...5 Usando o logotipo...6 Cores...8 Slogan...9 Exemplos de uso...10 Perguntas frequentes...11 2 Introdução

Leia mais

SOMOS ESPECIALIZADOS EM COMUNICAÇÃO VISUAL

SOMOS ESPECIALIZADOS EM COMUNICAÇÃO VISUAL SOMOS ESPECIALIZADOS EM COMUNICAÇÃO VISUAL Somos especalizados em comunicação visual, sinalização, decoração e adesivagens A R2 COMUNICAÇÃO VISUAL É uma empresa que atua no mercado da indústria gráfica.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual conselho federal de odontologia brasília 2014 1 apresentação manual de identidade visual // conselho federal de odontologia CFO 3 //apresentação A concepção da nova marca do

Leia mais

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 6250

Papéis suportados. Instruções de uso do papel. Impressora a laser em cores Phaser 6250 Papéis suportados Este tópico inclui: Instruções de uso do papel na página 2-4 Instruções para armazenamento de papel na página 2-7 Papel que pode danificar a impressora na página 2-8 Siga as instruções

Leia mais

MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES

MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES O sonho de publicar um livro está mais próximo do que você imagina... Senhor(a) Autor(a), Já não é de hoje que se fala na satisfação em publicar um livro. Escrever um livro

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA - RS SET.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CRO-RS 3 //APRESENTAÇÃO A implementação de um sistema integrado de marcas CFO/CRO

Leia mais

L A M S A M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L A P L I C A Ç Ã O D A L O G O M A R C A

L A M S A M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L A P L I C A Ç Ã O D A L O G O M A R C A L A M S A M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L A P L I C A Ç Ã O D A L O G O M A R C A A P R E S E N T A Ç Ã O A marca LAMSA pode ocorrer em duas versões, basicamente: uma vertical e outra horizontal.

Leia mais

Local onde toda ação acontece, a bancada é definitivamente a estrela da cozinha.

Local onde toda ação acontece, a bancada é definitivamente a estrela da cozinha. Local onde toda ação acontece, a bancada é definitivamente a estrela da cozinha. Essencial para o preparo de alimentos, podemos até optar por um fogão menor, se for necessário, para ganhar mais espaço

Leia mais

Identidade Visual / Ciclo Gestão de Resíduos / 01

Identidade Visual / Ciclo Gestão de Resíduos / 01 Manual da Identidade Visual Ciclo Gestão de Resíduos Identidade Visual / Ciclo Gestão de Resíduos / 01 A importância da marca: Você sabia que as empresas que abrem no Brasil, fecham com a mesma velocidade?

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho de uma simplificação natural.

Leia mais

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 6 do curso de Fotografia. Joinville, SC Janeiro de 2017

Leia mais

PÓS-DRUPA ABTG/ SENAI. Nanografia Thiago Justo

PÓS-DRUPA ABTG/ SENAI. Nanografia Thiago Justo PÓS-DRUPA ABTG/ SENAI Nanografia Thiago Justo 2012 Nanografia Benny Landa O que é nanografia? nano O prefixo nano vem do grego nánnos e significa anão. designa a bilionésima parte de uma dada quantidade

Leia mais

Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos

Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos Flexografia Flexografia é um processo de impressão rotativo direto que usa placas de polímeros ou borracha saliente com imagem em alto relevo ajustável aos cilindros porta-clichê, entintadas por cilindro

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO ÓRGÃO GERENCIADOR: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA GRUPO 01

PODER JUDICIÁRIO ÓRGÃO GERENCIADOR: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA GRUPO 01 PODER JUDICIÁRIO ÓRGÃO GERENCIADOR: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA ITEM EMPRESA ESPECIFICAÇÃO/MATERIAL UNIDADE REGISTRADO 1 2 PAPEL, Papel. Detalhamento

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari 29/01/2015 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Termo

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação Este manual de marca tem como objetivo orientar o profissional envolvido, direta ou indiretamente na produção e na aplicação da identidade visual da empresa. Para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Media e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia Catarinense Campus Araquari Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico

Leia mais

GRÁFICA DIGITAL LOCAÇÃO DE MULTIFUNCIONAIS

GRÁFICA DIGITAL LOCAÇÃO DE MULTIFUNCIONAIS GRÁFICA DIGITAL LOCAÇÃO DE MULTIFUNCIONAIS 2 Ordem da Apresentação Quem Somos Conheça seu parceiro Nossos Serviços O que fazemos Mkt Impresso vs Digital Qual é o melhor? Entre em Contato Estamos ansiosos

Leia mais

Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores. Wellington da Silva Rehder

Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores. Wellington da Silva Rehder Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores Wellington da Silva Rehder Foto: www.sxc.hu - John Nyberg Bem vindo! Este manual tem como objetivo explicar e esclarecer aos nossos clientes um pouco sobre

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores explica como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu qualidade Modo

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP índice APRESENTAÇÃO o processo de simplificação A NOVA MARCA padrão cromático padrão tipográfico redução e área de reserva usos incorretos

Leia mais

LOTE 01 LOTE 02 VALOR UNITARIO MAXIMO R$ QUANT. ESTIMADA UNIDADE PARA COTAÇÃO

LOTE 01 LOTE 02 VALOR UNITARIO MAXIMO R$ QUANT. ESTIMADA UNIDADE PARA COTAÇÃO Jumar Indústria Comércio e Serviços Gráficos Ltda Av. Tefé, 466 - Cachoeirinha - Cep 69.065-020 C.G.C.: 84.120.328/0001-31 I.E.: 04.120.356-9 TEL.: (092) 663-2323 FAX : (092) 631-9449 E -mail: sinalizacao@

Leia mais

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/01 - PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS 1 Cartão de visita 9x5cm Cartão de visita na grade 3 Envelope Timbrado P 9x5cm 3x11cm LOTE 1: CARTÃO DE VISITA, ENVELOPES E NOMINATAS

Leia mais