O PAPEL DO MÉDICO DO TRABALHO NA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO RISCO QUÍMICO RECOMENDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA USO EM EMPRESAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PAPEL DO MÉDICO DO TRABALHO NA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO RISCO QUÍMICO RECOMENDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA USO EM EMPRESAS."

Transcrição

1 O PAPEL DO MÉDICO DO TRABALHO NA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO RISCO QUÍMICO RECOMENDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA USO EM EMPRESAS.

2 O PAPEL DO MÉDICO DO TRABALHO NA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO RISCO QUÍMICO Autores: Claudia Fernanda Fernandes Candido Médica do Trabalho Deisi Ribinski da Costa Mattos Silva Médica do Trabalho Isabela Moraes Moreira Lanaro Médica do Trabalho Lívia Schwab Médica do Trabalho Lucas Nunes da Silveira Médico do Trabalho Paulo Roberto Zétola - Trabalho desenvolvido por grupo de estudos em parceria com APAMT

3 INTRODUÇÃO Muitas vezes, como médicos do trabalho nos vemos frente a dúvidas de como nos conduzir nas avaliações de expostos a agentes químicos. Quadro 1 da NR 07 que trata dos parâmetros para controle biológico da exposição a alguns agentes químicos. Realidade: substâncias químicas diversas, e muitas dessas as quais não temos o conhecimento ou o manuseio habitual de todos os seus compostos Projeto - apoio ao Médico do Trabalho que ao chegar em uma empresa a qual se depare com setores e atividades onde exista exposição a agentes químicos diversos, se pergunta: Cheguei na empresa e agora?

4 ETAPAS DETERMINAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE GESTÃO DO RISCO QUÍMICO OCUPACIONAL A SER SEGUIDO PELA EMPRESA EQUIPE MINIMA RECOMENDADA PARA MONITORAMENTO ADEQUADO PCMSO E O RISCO QUÍMICO MONITORAMENTO BIOLÓGICO DA EXPOSIÇÃO MONITORAMENTO DAS QUEIXAS CLÍNICAS ASSOCIADAS A PRODUTOS QUÍMICOS ACIDENTE DE TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS

5 DETERMINAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE GESTÃO DO RISCO QUÍMICO OCUPACIONAL A SER SEGUIDO PELA EMPRESA Sistematização deste pensamento - primeiro passo O primeiro passo seria entrar em contato com os responsáveis da empresa (equipes de medicina do trabalho, segurança do trabalho, higiene do trabalho e meio ambiente) para verificar se já existe um protocolo a ser seguido previamente estabelecido pela empresa. Se a resposta for negativa, propor o controle e monitoramento do risco químico interdisciplinar. Conceitos básicos GHS: Significa Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, que é a tradução para The Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals. FISPQ (Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos): As FISPQ devem ser disponibilizadas pelas empresas fornecedoras dos produtos químicos. Um ponto importante é a criação de controles internos para a substituição de produtos agressivos sempre que possível, com a ampliação de novas tecnologias e atualização de limites legais de exposição.

6 DETERMINAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE GESTÃO DO RISCO QUÍMICO OCUPACIONAL A SER SEGUIDO PELA EMPRESA A seguir o modelo sugerido de avaliação do Risco Químico:

7 EQUIPE MINIMA RECOMENDADA PARA MONITORAMENTO ADEQUADO A equipe responsável pelo monitoramento do risco químico deverá trabalhar em conjunto visando a proteção ampla do trabalho exposto. A sinergia de conhecimento é essencial para o sucesso da gestão do risco químicos nas empresas. Engenheiro de Segurança do Trabalho Higienista Médico do Trabalho Responsável Meio Ambiente

8 PCMSO E O RISCO QUÍMICO Programa de Controle de Saúde Ocupacional (PCMSO) É elemento fundamental para os serviços de medicina ocupacional Este programa deverá ser bem planejado, estruturado, e administrado de forma contínua e dinâmica, visando a antecipação na tomada de decisões. Preliminarmente à elaboração e atualização do programa, o médico coordenador deverá realizar visitas em campo em todos os setores da empresa, avaliando o processo produtivo e coletando as informações que tangem aos riscos ambientais. Sem o conhecimento do trabalho in loco, não se pode avaliar com precisão a extensão dos possíveis danos à saúde do trabalhador.

9 Riscos Químicos Recomenda-se a elaboração de um inventário prévio de avaliação, com considerações embasadas nas visitas em campo e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). A caracterização do ambiente de trabalho deverá incluir: Elementos químicos presentes; Fontes geradoras, trajetórias e meios de propagação; Medidas de controle; Efeitos adversos à saúde dos trabalhadores, desencadeados pela exposição a cada agente químico; Limites de Tolerância permitidos aos agentes químicos listados, conforme a NR 15, Anexo 11 ou, na ausência destes valores, considerar os padrões da American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH); Grau de exposição dos trabalhadores, individualmente ou por Grupos Homogêneos de Exposição ao Risco (GHER), para cada agente; Atividades laborativas que apresentam maior risco de exposição; Classificação dos riscos conforme a frequência com que ocorrem: habitual, permanente, eventual ou intermitente.

10 Riscos Químicos Delimitação dos Trabalhadores Expostos Quando se trabalha com GHER, esta atividade torna-se mais simplificada. Há duas linhas para a constituição dos GHER: conforme o tipo de atividade executada, ou conforme o risco envolvido, devendo se optar por aquela que melhor se adequar ao perfil da empresa. Quando não há avaliação quantitativa, a análise se dá de forma subjetiva, podendo fazer uso da tabela: CATEGORIA Não exposto Pouco exposto Moderadamente exposto DESCRIÇÃO Sem contato com o agente Contato raro com o agente a baixas concentrações Contato frequente com o agente a baixas concentrações, ou contato raro, a altas concentrações Muito exposto Altamente exposto Contato frequente com o agente a altas concentrações Contato frequente com o agente a concentrações muito altas

11 Riscos Químicos Classificação dos danos à saúde Pode-se utilizar a seguinte classificação qualitativa: CATEGORIA DANOS À SAÚDE 0 Efeitos reversíveis pouco preocupantes, ou sem efeitos adversos conhecidos 1 Efeitos reversíveis preocupantes Efeitos reversíveis severos Efeitos irreversíveis Risco de vida ou doença incapacitante

12 Programa de Monitoramento Biológico de Exposição Para que se possa fazer o monitoramento biológico adequado deve-se considerar a forma de exposição se: por via inalatória absorção através da pele ingesta O Indicador Biológico de Exposição (IBE) avalia a intensidade da exposição e o risco à saúde, através das substâncias presentes nos fluidos corporais, tecidos e ar exalado pelos trabalhadores expostos a agentes químicos em ambiente de trabalho. Os riscos, após identificados, deverão ser ordenados conforme o potencial de agressão ao organismo, e devem ser estabelecidas metas para controle dos possíveis danos no ambiente de trabalho. A maior gravidade de exposição ao risco químico deverá ser prioritária na implantação do controle, minimização e eliminação destes riscos. Os exames complementares a serem solicitados para o monitoramento biológico da exposição deverão obedecer aos Quadros I e II da NR 07, além de outros exames a critério do médico coordenador, com frequência pré-determinada no PCMSO, conforme avaliação da exposição ao risco em ambiente de trabalho. ( CUIDADO : FALSOS INDICADORES!!!!)

13 Fatores que Afetam o Monitoramento Biológico Fatores intrínsecos ao trabalhador: gênero, idade, compleição física, doenças pré existentes, uso de medicamentos; Fatores relacionados à atividade profissional: tempo de exposição, condições ambientais, carga de trabalho; Condições e hábitos de vida: exposições diversas fora do ambiente de trabalho, tabagismo, uso de drogas ilícitas, hábitos alimentares; Fatores ambientais: poluição; contaminação de água e alimentos.

14 Agentes Carcinogênicos Em outubro de 2014, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou no Diário Oficial da União a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (Linach), classificada em: Grupo 1: carcinogênicos para humanos; Grupo 2A: provavelmente carcinogênicos para humanos; Grupo 2B: possivelmente carcinogênicos para humanos; Grupo 3: não é classificado como cancerígeno para humanos; Grupo 4: provavelmente não é cancerígeno para humanos É muito importante levarmos em consideração este tipo de exposição, e realizarmos o monitoramento biológico adequado, pois muitos dos agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho podem manifestar a doença mesmo após a cessação da exposição.

15 Monitoramento Biológico de Exposição Interpretação dos Resultados: Na interpretação dos resultados, deverão ser valorizados o exame clínico e as análises toxicológicas. A correta aplicação dos indicadores biológicos deve contar com uma preliminar definição dos valores de referência, e levar em conta as variáveis da população em geral.

16 MONITORAMENTO DAS QUEIXAS CLÍNICAS ASSOCIADAS A PRODUTOS QUÍMICOS Tem como objetivo principal a detecção precoce de um possível efeito da(s) substância(s) presente(s) no ambiente de trabalho, seja por uma hipersuscetibilidade individual, seja pela falta de controle da exposição por parte da empresa. O exame médico pode consistir somente em exame clínico (anamnese e exame físico) ou ser complementado por exames laboratoriais da esfera de análises clínicas, de imagem etc. Não são exames da área de toxicologia, mas da área da clínica médica.

17 Doenças mais Frequentes DERMATITES DE CONTATO PELO CIMENTO Dermatite Irritativa de Contato (DIC) Dermatite Irritativa Forte de Contato (DICF) queda de massa de cimento ou concreto dentro da bota ou calçado Dermatite Alérgica de Contato (DAC) SOLVENTES Via Inalatória Cefaléia, tontura, torpor, alteração da memória, fadiga, fraqueza, asma, visão turva. Via percutânea DIC, DAC, urticária de contato, irritação ocular, irritação de vias aéreas superiores Ingestão Náusea, vômito Exposição crônica cutânea ou inalatória Concentração e memória diminuída, depressão do sistema nervoso central, alterações neuropsicológicas, irritação de vias aéreas superiores.

18 Doenças mais Frequentes FLUIDOS DE CORTE OU ÓLEO DE CORTE Dermatite Irritativa de Contato (DIC) Sarna do Óleo de Corte: São dermatoses irritativas, principalmente nos antebraços, com aspecto clinico semelhante ao da escabiose. Fluidos de corte e controle de bactérias na emulsão Os fluidos para corte são meios apropriados para o crescimento de bactérias e fungos. Os principais agentes isolados foram: pseudomonas, enterobacter, moraxella, aeromonas, acinetobacter, flavobacterium, alcaligenes, cephalosporium, fusarium, penicillium, aspergillus, cladosporium, trichoderma, candida, botrytis, saccharomyces, trichosporon e criptococcus.

19 Doenças mais Frequentes ASMA RELACIONADA AO TRABALHO (ART) Diagnóstico: A caracterização da ART deve incluir o diagnóstico de asma e o estabelecimento da relação com o trabalho. Pode-se suspeitar de ART em todo caso de asma com tempo de início na fase adulta ou de piora da asma na fase adulta. A relação entre a exposição e os sintomas deve ser caracterizada. O questionamento sobre sintomas durante os fins de semana, férias e períodos de tempo fora da jornada de trabalho é de grande auxílio.

20 ACIDENTE DE TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS Inalações de gases e vapores, aerossóis e fumaça são as mais frequentes causas, seguidas das queimaduras químicas. Das intoxicações agudas respiratórias, entre os produtos mais comuns e graves estão o monóxido de carbono, amônia, óxido nítrico, fosgênio. Entre as queimaduras químicas, vale destacar as causadas por hidróxido de sódio e ácido fluorídrico. Ao tratar casos suspeitos de intoxicações, deve-se revisar rapidamente a lista de verificação do produto, identificando as substâncias envolvidas, para determinar a abrangência das intervenções apropriadas e começar o tratamento necessário de salvamento de vida. Para obter informações sobre toxicidade, determinar os efeitos agudos sobre a saúde e aconselhamento sobre os riscos gerais, procedimentos de descontaminação e controle médico das vítimas, pode-se consultar o CEATOX, Centro de Assistência Toxológica, (41) / Nacional.

21 ACIDENTE DE TRABALHO COM PRODUTOS QUIMICOS Os princípios gerais mais importantes de um tratamento médico bem-sucedido quando ocorrer um incidente com materiais perigosos são: ter cuidado ao lidar com condições desconhecidas ou instáveis; avaliar rapidamente a potencial gravidade do perigo que as substâncias envolvidas oferecem; determinar o potencial de contaminação secundária da equipe e das instalações; avaliar a necessidade de uma descontaminação no local antes do transporte da vítima, se possível.

22 Conclusão Infelizmente existem muitas lacunas nos dados de toxicologia disponíveis, em especial ocupacional. Importância do conhecimento do tema pelo médico do trabalho e equipe. Necessidade de compartilhamento de conhecimento.

Vias de Entrada dos Produtos Químicos no Organismo

Vias de Entrada dos Produtos Químicos no Organismo Riscos químicos Consideram-se agentes de riscos químicos aqueles cuja periculosidade é devido a um produto ou composto químico. Podem penetrar o organismo do trabalhador através a inalação (poeiras, fumos,

Leia mais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9.1. Do objeto e campo de aplicação 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) FISPQ Em conformidade com ABNT 14725-4/2014 Revisão: 0 Data da Revisão: 18.05.17 Produto: COLA BASTÃO _ 1. Identificação do produto Nome comercial: COLA BASTÃO - WORKER 1.1 Uso pertinente e natureza química

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS.

LEGISLAÇÃO DO REGISTRO DE DADOS. LEGISLAÇÃO 9.3.8 DO REGISTRO DE DADOS. NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria

Leia mais

Posicionamento Consultoria De Segmentos Norma Regulamentadora Nº 9 - Descrição das medidas de controles já existentes

Posicionamento Consultoria De Segmentos Norma Regulamentadora Nº 9 - Descrição das medidas de controles já existentes Norma Regulamentadora Nº 9 - Descrição das medidas de controles já existentes 04/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Nome Químico No CAS OSHA PEL ACGIH (TLV) Sodium Laureth Sultate CAS ND ND

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Nome Químico No CAS OSHA PEL ACGIH (TLV) Sodium Laureth Sultate CAS ND ND 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Page 1-5 Nome do Produto: Código Interno: 2EVEANTI Fornecedor: Oleak Indústria e Comércio Ltda. Rua Rondônia, 186 Jardim Maria Tereza Cotia CEP 06703-710 e- mail:

Leia mais

MERCÚRIO. José Roberto Teixeira. Outubro/2007. PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional

MERCÚRIO. José Roberto Teixeira. Outubro/2007. PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional MERCÚRIO José Roberto Teixeira Outubro/2007 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional Toxicologia Todas as substâncias são venenos. A dose correta diferencia o veneno de um remédio. Paracelsus

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES FISPQ nº 010 DATA: 23/07/2009 Revisão: 03 Página: 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Pó de Purpurina Empresa: Aldoro Indústria de Pós e Pigmentos Metálicos Ltda Endereço: Av. Suécia,

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ANESTÉSICO LOCAL S.S.WHITE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ANESTÉSICO LOCAL S.S.WHITE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Anestésico Local S.S.White 100 Nome da empresa: S.S. White Artigos Dentários Ltda. Endereço: Rua Senador Alencar, 160 - São Cristóvão - Rio de

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CITRATO DE AMONIO - Código interno de identificação do produto: C1028 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

ABRASIVO POLIÉSTER PE/PA

ABRASIVO POLIÉSTER PE/PA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Abrasivo Poliéster PE/PA Nome da Empresa: Rebarba, Brilhos Ind. Com. de Prod. de Polimento Ltda Fone/Fax: (1) 4043-3151/4043-3202 E-mail: comercial@rebarba.com.br

Leia mais

2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES FISPQ nº 020 DATA: 18/10/2005 Revisão: 00 Página: 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Pellet de Purpurina Empresa: Aldoro Indústria de Pós e Pigmentos Metálicos Ltda Endereço: Av. Suécia,

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Pinho Gel Maranso 1.2 Código de Venda: 003 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes,

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SSBR Basile Química Ind. e Com. Ltda.

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SSBR Basile Química Ind. e Com. Ltda. Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: SSBR 1502 Principais usos recomendados: Fabricação de compostos e artefatos para borracha. Cas number: 9003-55-8 Empresa:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CASEÍNA LÁCTEA Fornecedor: Multichemie Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. R. Howard Archibald Acheson Jr., 652 Jd. da Glória

Leia mais

FISPQ FITA DE EMPACOTAMENTO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FITA DE EMPACOTAMENTO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: FITA DE EMPACOTAMENTO Categoria: Adesivo acrílico a base d água Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos S/A Endereço: Rua Marcelino Pinto

Leia mais

FISPQ FITA ANTIDERRAPANTE FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FITA ANTIDERRAPANTE FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: FITA ANTIDERRAPANTE Categoria: Adesivo Acrílico Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos S/A Endereço: Rua Marcelino Pinto Teixeira, 1268 Parque

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2014

FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2014 Página 1 de 5 Data da emissão: 16/05/2012 No. da revisão: 04 1. Identificação do produto e da empresa Identificação da substância/preparação Referência do produto: Nome do produto: Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

FISPQ ROLO ADESIVO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ ROLO ADESIVO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: ROLO ADESIVO Categoria: Tira pelo Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos S/A Endereço: Rua Marcelino Pinto Teixeira, 1268 Parque Industrial

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CASEÍNA - Código interno de identificação do produto: C1014 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda - Endereço:

Leia mais

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração XXXI Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, IV Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho II Encontro Iberoamericano II Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ) SABONETE DESENGRAXANTE V+LIMPO

Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ) SABONETE DESENGRAXANTE V+LIMPO Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ) Em conformidade com ABNT NBR 14725:2014 Data da última revisão: 07.12.17 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Nome comercial: Sabonete

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTO QUÍMICO MEC PASTA DESENGRAXANTE 1610

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTO QUÍMICO MEC PASTA DESENGRAXANTE 1610 01 - IDENTIFIÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Código Interno: 1610 MEC PASTA DESENGRAXANTE Empresa: RHAI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MASSAS PLÁSTICAS LTDA Endereço: Rodovia PR 506, 44 km 2 Distrito de Araçatuba

Leia mais

APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA

APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA APRENDA A FAZER CORRETAMENTE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA Recentemente participei de um evento promovido pela Organização Internacional do Trabalho OIT na cidade de Cartagena, e

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Identificação da sociedade/empresa Clariquimica Comercio de Produtos Químicos LTDA. Rua Manoel Vitorino,353 Cumbica 07232-110 Guarulhos

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Phoenix PX 4000 Prata 0025 Página : 1 / 6

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Phoenix PX 4000 Prata 0025 Página : 1 / 6 Phoenix PX 4000 Prata 0025 Página : 1 / 6 1 Identificação do produto e da empresa Nome do produto (nome comercial) Phoenix PX 4000 Prata 0025 Código interno de identificação do produto nº Material : 187953

Leia mais

ENTRAR SEMPRE EM CONTATO COM O CENTRO DE AUXÍLIO TOXICOLÓGICO CEATOX

ENTRAR SEMPRE EM CONTATO COM O CENTRO DE AUXÍLIO TOXICOLÓGICO CEATOX 01 / 05 SEÇÃO 1.0 - INFORMAÇÕES DO PRODUTO Nome do Produto: Sabão Pastoso Brilho Total.SECÇÃO 1.0 - INFORMAÇÕES DO PRODU- SEÇÃO 2.0 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Perigo mais importantes: Produto Alcalino.

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2012

FICHA DE SEGURANÇA De acordo com a norma NBR :2012 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa 1.1 Identificadores do produto Nome do produto: SOL. AMIDO SOLÚVEL 0,5% Referência do Produto: FMA0000111000 1.2 Outros meios de identificação Dados

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos NR9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS obrigatoriedade da elaboração e implementação por todos empregadores e instituições do Programa

Leia mais

: Escovas de disco de arame epóxi

: Escovas de disco de arame epóxi Ficha de Informação de Segurança SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa/empreendimento 1.1. Identificador do produto Nome do produto : Escovas de disco de arame epóxi 1.2. Usos pertinentes

Leia mais

Nome da substância ou mistura: ANTIESPUMANTE Versão: 2

Nome da substância ou mistura: ANTIESPUMANTE Versão: 2 1. Identificação 1 de 5 Nome da substância ou mistura (nome comercial): ANTIESPUMANTE Principais usos recomendados para a substância ou mistura: Emulsão Antiespumante Código interno de identificação da

Leia mais

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade

9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade 9. Classificação de agentes químicos quanto a toxicidade e periculosidade Existem certos riscos associados ao uso de produtos químicos: Danos materiais Danos à saúde humana Danos ambientais (seres vivos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: ÓXIDO DE ZINCO BR 500 1/5 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: ÓXIDO DE ZINCO Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SSST Nº 02, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1995

INSTRUÇÃO NORMATIVA SSST Nº 02, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1995 INSTRUÇÃO NORMATIVA SSST Nº 02, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1995 D.O.U. de 4-1-1996 A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, no uso de suas atribuições legais e, Considerando a necessidade de evitar a incidência

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CAULIM. Carga para borracha. Basile Química Ind. e Com. Ltda.

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CAULIM. Carga para borracha. Basile Química Ind. e Com. Ltda. Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Principais usos recomendados: Carga para borracha. Cas number: 1332-58-7 Empresa: Endereço: Basile Química Ind. e

Leia mais

Apostila do curso de. Nr9 Básico

Apostila do curso de. Nr9 Básico Apostila do curso de Nr9 Básico 1- Introdução ao Tema 2- Apresentação da NR 9 3- Objetivo do PPRA 4- Riscos Ambientais 6- Exigências Legais para o PPRA 7- Estrutura Básica e Etapas para Implantação da

Leia mais

Nome da substância ou mistura: HEAVY WASH Versão: 1

Nome da substância ou mistura: HEAVY WASH Versão: 1 09/09/205. Identificação de 5 Nome da substância ou mistura (nome comercial): HEAVY WASH Principais usos recomendados para a substância ou mistura: Detergente de Uso Geral Código interno de identificação

Leia mais

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12%

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12% FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto: Elaboração: Revisão: Aprovado: S-100 PREMIUM 01/OUT/2010 03 20/NOV/2013 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Natureza

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível

Leia mais

FISPQ (Em conformidade com NBR :2009)

FISPQ (Em conformidade com NBR :2009) 26/0/20. Identificação do Produto e da Empresa (Em conformidade com NBR 4725-4:2009) 34 de 6 Nome do Produto (nome comercial): Sorbato de Potássio Código interno de identificação do produto: 0M00007/03000035/7/256/45/940/28/33/34/47/469/470/53820000047/6M00007/80000

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Descrição Revisão: Adequação a versão 2014 da norma, item 8. Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Óleo solúvel Vonder. Código interno de identificação 1 litro 5129020050,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ Página 1 de 7 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Poliklin - Código interno de identificação do produto: LM 001 - Produto Notificado na ANVISA / MS - Nome da empresa: POLICLEAN

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 014 Data da última revisão: 04/05/2013 Nome do Produto: Betufrio 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufrio Código do Produto:021060003, 021060050, 021060120, 021060200.

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ABRACARB SECÇÃO 1: identificação 1.1 Identificador do produto: Nome de produto: ABRACARB Designação química: trigo, extracto N.º CAS: 84012-44-2 Denominação INCI: TRITICUM VULGARE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

GHS (Sistema Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) PRODUTO NÃO PERIGOSO

GHS (Sistema Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) PRODUTO NÃO PERIGOSO Data de emissão: 06/05/2008 Data de revisão: 29/05/2014 Emitido por: Dpto. Técnico Página: (1 de 5) 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: VED 1000 MANTA ALUMINIZADA Aplicação: Manta aluminizada para vedação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: TIOSSULFATO DE SODIO - Código interno de identificação do produto: T1016 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

: Escovas encapsuladas de disco de arame

: Escovas encapsuladas de disco de arame Ficha de Informação de Segurança SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa/empreendimento 1.1. Identificador do produto Nome do produto : Escovas encapsuladas de disco de arame 1.2. Usos

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

SIMPOSIO 36 GESTÃO DO RISCO E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DOS FRIGORÍFICOS. As recomendações de melhoria continuada na gestão do processo produtivo

SIMPOSIO 36 GESTÃO DO RISCO E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DOS FRIGORÍFICOS. As recomendações de melhoria continuada na gestão do processo produtivo SIMPOSIO 36 GESTÃO DO RISCO E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES DOS FRIGORÍFICOS As recomendações de melhoria continuada na gestão do processo produtivo Prof. Dr. Paulo Antonio Barros Oliveira Professor Associado

Leia mais

AGENTES QUÍMICOS E A SAÚDE DO TRABALHADOR

AGENTES QUÍMICOS E A SAÚDE DO TRABALHADOR A CONSTITUIÇÃO E A SAÚDE DO TRABALHADOR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) AGENTES QUÍMICOS E A SAÚDE DO TRABALHADOR O TEXTO DA CARTA MAGNA, EM SEU ARTIGO 198, AFIRMA QUE...AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE INTEGRAM

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ nº 025 Revisão: 01 Data: 13/09/2017 Página: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Stanlux Pell 1.2 Principais usos recomendados Masterbatch 1.3 Identificação da

Leia mais

Nome da substância ou mistura: CLOROSPAR Versão: 1

Nome da substância ou mistura: CLOROSPAR Versão: 1 . Identificação de 6 Nome da substância ou mistura (nome comercial): CLOROSPAR Principais usos recomendados para a substância ou mistura: BACTERICIDA Código interno de identificação da substância ou mistura:

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS. Basile Química Ind. e Com. Ltda.

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACELERADOR DE VULCANIZAÇÃO CBS. Basile Química Ind. e Com. Ltda. Nº25 Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código Interno: Acelerador CBS CBS Principais usos recomendados: Principalmente utilizado como acelerador de vulcanização. Cas

Leia mais

PPRA NR 09. Jeferson Seidler Médico do Trabalho Auditor Fiscal do Trabalho. Jeferson Seidler -

PPRA NR 09. Jeferson Seidler Médico do Trabalho Auditor Fiscal do Trabalho. Jeferson Seidler - PPRA NR 09 Jeferson Seidler Médico do Trabalho Auditor Fiscal do Trabalho PPRA Programa de NÃO É APENAS UM DOCUMENTO. É UM PROGRAMA DE EXECUÇÃO CONTÍNUA Prevenção (da exposição aos) Riscos Ambientais Físicos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA POTATO PULP PELLET SECÇÃO 1: identificação 1.1 Identificador do produto: Nome de produto: POTATO PULP PELLET Designação química: batateira, extracto N.º CAS: 90083-08-2 Denominação

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46

MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46 MANUAL DE SEGURANÇA SINTETICON - 46 Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa. Nome do Produto: SINTETICON 46 Número FISPQ: 340195 Nome da Empresa: Consenso

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos CLASSIFICAÇÃO DE RISCO - risco indica a probabilidade de que um dano, um ferimento ou uma doença ocorra. - Avaliação de risco: é o processo

Leia mais

Comércio de Produtos Químicos

Comércio de Produtos Químicos Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Brancol CAS: 100-42 - 5 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de Produto: Natureza

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 001 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betufita Branca 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufita Branca Código do Produto: 031048022, 034048024, 034048026,

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TEKBOND Categoria: Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos S/A Endereço: Rua Marcelino Pinto Teixeira, 1268 Parque Industrial Ramos de Oliveira

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ALBUREX SP

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ALBUREX SP FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ALBUREX SP SECÇÃO 1: identificação 1.1 Identificador do produto: Nome de produto: ALBUREX SP Designação química: hidrolisados proteicos N.º CAS: 100209-45-8, 9015-54-7 Denominação

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Page 1-6 Nome do Produto: Exaccta Sabonete Líquido Erva Doce Espuma Plus Código Interno: E-500PIEP12, E-5000PIEP Fornecedor: trilha Indústria e Comercio Ltda. Av.

Leia mais

Escovas Tampico WSDS-036 Ficha de Informação de Segurança

Escovas Tampico WSDS-036 Ficha de Informação de Segurança Ficha de Informação de Segurança SEÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da empresa/empreendimento 1.1. Identificador do produto Nome do produto : Escovas Tampico 1.2. Usos pertinentes identificados

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO - Código interno de identificação do produto: H1009 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

Óleo de tungue. Centro de Toxicologia CEATOX

Óleo de tungue. Centro de Toxicologia CEATOX Pág. 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: Código interno de identificação: Nome da Empresa: General Iron Fittings Ltda. Endereço Rua Francisco Carvalho Henriques, 41 São Paulo

Leia mais

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 01 Stripalene 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STRIPALENE REMOVEDOR DE TINTAS Fórmula Química: Mistura a base de Diclorometano (CH 2 Cl 2 ). Uso / aplicação do produto: Removedor

Leia mais

Ficha Técnica de Segurança de Materiais MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS)

Ficha Técnica de Segurança de Materiais MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) 1. Produto e Identificação do Fabricante Probac do Brasil Produtos Bacteriológicos Ltda. Rua Jaguaribe, 35 CEP: 01224-001 São Paulo SP Brasil Fone: +55 (11) 3367-4777 http:// Fax: +55 (11) 3223-8368 probac@probac.com.br

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Nome do produto: ÓLEO DE AÇAÍ Page: (1 of 1) Data de elaboração: (19 /01 / 2005) Data de revisão: (19 / 01 / 2005) Número de Revisão: (00) ATENÇÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança

Leia mais

Nome da substância ou mistura: E 200 Data da última revisão: 27/06/2017 Página: 01/06

Nome da substância ou mistura: E 200 Data da última revisão: 27/06/2017 Página: 01/06 FISPQ Em FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS conformidade com ABNT - NBR 14725:2014 Nome da substância ou mistura: E 200 Data da última revisão: 27/06/2017 Página: 01/06 1 IDENTIFICAÇÃO Nome da substância

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do Produto: Cloreto de Cálcio 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Ingrediente Químico Sinônimo CAS Nº Cloreto de cálcio di-cloreto de cálcio 10035-04-8 3.

Leia mais

Módulo II - Caracterização dos agentes ocupacionais Caracterização dos agentes de riscos 2.2. Avaliação qualitativa dos agentes de risco

Módulo II - Caracterização dos agentes ocupacionais Caracterização dos agentes de riscos 2.2. Avaliação qualitativa dos agentes de risco Módulo II - Caracterização dos agentes ocupacionais 2.1. Caracterização dos agentes de riscos 2.2. Avaliação qualitativa dos agentes de risco Definições Importantes Exposição é possibilidade de contato

Leia mais

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR Engenheira Ambiental: Suellen C. Sachet Salami Orientador: Prof. Ricardo

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TEKBOND EPÓXI LÍQUIDO - PARTE A Categoria: Adesivo Epóxi bi componente Nome da empresa: ATB Ind. e Com. de Adesivos S/A Endereço: Rua Marcelino

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CARBONATO DE LÍTIO - Código interno de identificação do produto: C1006 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CITRATO DE SÓDIO DIHIDRATADO - Código interno de identificação do produto: C1033 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Pagina: 1/5 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO HI-137 NOME COMERCIAL Fosfatizante HI-137 NOME DA EMPRESA/ ENDEREÇO HI-TEC Industria e Comercio de Produtos Químicos Ltda. Alameda

Leia mais

Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e. FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e. FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Limpa Alumínio e Inox Magic Brill Notificação na ANVISA/MS: 25351633832200902 Nome da Empresa: Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e Limpeza

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO - FISPQ Página 1 de 8 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Cera Cinderela Free - Código interno de identificação do produto: LP 002 - Produto Notificado na ANVISA / MS - Nome da empresa:

Leia mais

1. - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. - IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS. Página 01 de 5. Nome comercial do produto QUALITY G 10.

1. - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2. - IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS. Página 01 de 5. Nome comercial do produto QUALITY G 10. 1. - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do produto Nome comum Talco Industrial Código interno de identificação 000005 do produto Nome da empresa Endereço: QUALITY QUÍMICA INDUSTRIAL LTDA.

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico - FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: AIR - PROT Empresa: GIFOR INDUSTRIAL LTDA. Endereço: Rua Caramuru, 360, Diadema SP Telefone:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1 de 1 FISPQ Nº: 038 Data da última revisão: 23/01/2014 Nome do Produto: Betugrout Tix 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto:026051025. Nome da Empresa:Betumat

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS Pág.: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: POLIDOR DE METAIS FINOS POLIBRIL Código interno: 16400 Este produto é uma mistura. Aplicação: polidor de metais. Empresa: BOMBRIL S/A Via Anchieta,

Leia mais

GHS/CLP Implementação no The Linde Group

GHS/CLP Implementação no The Linde Group GHS/CLP Implementação no The Linde Group Informação básica 02/2011 Produtos Linde: Informação básica - GHS Abordagem GHS (I) A UN desenvolveu o sistema GHS designado Globally Harmonized System of Classification

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Página 1 de 7 SEÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Fornecedor: TerpenOil Tecnologia Orgânica Ltda. Endereço: Av. Arquimedes 1070, Jundiaí SP, Telefone de Emergência: 0800 722 6001 DISQUE INTOXICAÇÃO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA 1.1 Identificação do produto: Nome do produto: ÓXIDO DE ZINCO BRANCO Nome comercial: ÓXIDO DE ZINCO FA Código interno de identificação do produto: A001 1.2 Identificador

Leia mais

Oxido de Cobalto Página 1 de 5 FISPQ nº: / 013 / 035 / 050 / 051 / 054 / 059 / 060 / 063 / 065 / 069 / 078

Oxido de Cobalto Página 1 de 5 FISPQ nº: / 013 / 035 / 050 / 051 / 054 / 059 / 060 / 063 / 065 / 069 / 078 Oxido de Cobalto Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Oxido de Cobalto Código do produto : 002.012/013/035/050/051/054/059/060/063/065/069/078 Empresa : Metalloys &

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

PPRA, PPEOB e a aplicação dos limites da ACGIH. Airton Marinho Médico Auditor Fiscal do Trabalho - Ministério do Trabalho MG

PPRA, PPEOB e a aplicação dos limites da ACGIH. Airton Marinho Médico Auditor Fiscal do Trabalho - Ministério do Trabalho MG PPRA, PPEOB e a aplicação dos limites da ACGIH Airton Marinho Médico Auditor Fiscal do Trabalho - Ministério do Trabalho MG NORMA REGULAMENTADORA 09 P.P.R.A. (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS)

Leia mais