SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE"

Transcrição

1 C T Á L O G O D E P R O D U T O S SOLUÇÕES FORTLEV PR CUIDR DO MEIO MBIENTE TNQUE SLIM

2 MUITO MIS INOVÇÃO E FCILIDDE PR RMZENR ÁGU D CHUV FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em vendas no seu segmento, garante a liderança no mercado nacional e mantém forte presença em outros países. Cumpre rigorosos padrões de qualidade mundial e está qualificada junto ao Programa de Garantia da Qualidade para o Uso Racional da Água - Módulo Reservatórios Poliolefinicos para Água Potável, cadastrado no PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) do Ministério das Cidades. Possui mais de mil colaboradores atuando em quatro unidades fabris - Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Santa Catarina - responsáveis pela produção Para cuidar e manter a qualidade da água e do ambiente, a FORTLEV oferece soluções exclusivas em polietileno e fibra de vidro através de uma linha completa de produtos que atendem às mais diferentes e exigentes necessidades do consumidor. o aliar tecnologia e versatilidade na produção de suas peças, a FORTLEV vem consolidando sua marca no mercado com soluções inovadoras que cuidam da água e do meio ambiente. Nas próximas páginas a FORTLEV apresenta sua linha de produtos com a garantia de oferecer muito mais qualidade e segurança à saúde e ao bem-estar das pessoas.

3 CTÁLOGO DE PRODUTOS Captação de água da chuva água é fonte de vida e dela depende a sobrevivência humana no planeta. E um dos maiores impactos ambientais no mundo é causado pela perda e o desperdício de água. Uma das medidas alternativas que permitem reverter este cenário é fazer a captação de água da chuva através de um sistema de aproveitamento destas águas. água da chuva pode ser utilizada tanto no meio urbano, quanto no rural e industrial. É aplicada na descarga de banheiros, em serviços de limpeza de carros, garagens e calçadas, na irrigação de jardins, hortas e plantações, para resfriar equipamentos e máquinas, em reservatórios contra incêndios, entre outras utilizações. Utilizar as águas pluviais é uma maneira sustentável de aproveitar um recurso disponível, aliando os benefícios ecológicos aos econômicos, além de estimular um modo de vida mais saudável e solidário. Também é fundamental a educação e a conscientização das pessoas para assumir uma postura mais responsável em relação aos recursos que a natureza nos proporciona, principalmente ao utilizar a água de forma mais racional e cuidadosa evitando assim o gasto desnecessário. Com a missão de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, a FORTLEV apresenta dois sistemas eficientes para fazer a captação e o manejo das águas pluviais, que unem tecnologia, praticidade e utilidade. s Cisternas FORTLEV, que armazenam maior quantidade de água (3.000 e.000 litros) e são também utilizadas para reserva de água potável, e o Tanque Slim FORTLEV, um reservatório adequado a espaços menores, que acondiciona até litros. MUITO MIS CUIDDO COM O MEIO MBIENTE! s Cisternas e os Tanques FORTLEV servem para captar as águas provenientes das calhas colhedoras, que direcionam a água para abastecer uma residência em suas necessidades não potáveis, como vasos sanitários, torneiras de jardins e áreas externas. proveitar a água da chuva com as soluções FORTLEV é a oportunidade de ajudar a cuidar do planeta de forma sustentável, O esquema acima ilustra um sistema completo de captação e armazenamento de água da chuva. Cisternas e Tanque Slim FORTLEV Muito mais benefícios na utilização de água da chuva: Contribui para a economia da água e serve como reserva para períodos de seca ou falta de água; Praticidade e facilidade para instalar, coletar e armazenar a água da chuva; Promove a educação e a conscientização ambiental, estimulando um modo de vida mais sustentável,

4 TNQUE SLIM MUITO MIS FÁCIL DE INSTLR! Tanque Slim Ideal para armazenamento de água de chuva em pequenos espaços, o Tanque Slim é uma solução exclusiva e inovadora FORTLEV. Com sistema de captação de água pluvial bastante simples e de fácil aplicação, o Tanque Slim não necessita ser enterrado, bastando fixá-lo à base e conectá-lo às instalações hidráulicas para reservar até litros de água da chuva e aproveitá-las na rega de jardins ou para outros pontos não potáveis da residência. companha o produto uma caixa separadora de folhas, que elimina resíduos sólidos, É MUITO MIS BENEFÍCIO: Facilidade de instalação: não precisa ser enterrado e já vem pronto para ser instalado. Versatilidade: design ideal para aplicação em espaços reduzidos. Tecnologia: a mais inovadora tecnologia para cuidar da água e do meio ambiente de um jeito simples e fácil.

5 TNQUE SLIM Características Componentes do Produto Função: rmazenar água pluvial a temperatura ambiente. Para outras finalidades consulte o Departamento Técnico FORTLEV. 1. Saída para interligação 100 mm - deverá ser furada caso necessário, a vedação acompanha o produto. Pode ainda ser utilizada como tubo extravasor. plicações: Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer outra aplicação que necessite de armazenamento de água de chuva Entrada para tubulação 100 mm. Norma Técnica: NBR 127 Água de Chuva: aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. 3. Saída para tubo extravasor de 100 mm. Pode ainda ser utilizada como interligação superior. B C. Saída / Interligação para tubulação de 1 (não acompanha torneira). O produto possui 2 saídas iguais, de forma que uma delas possa ser utilizada como interligação, no caso de instalações conjugadas.. Dreno de 1 ¼. ltura B C Comprimento Largura Dispositivo separador de folhas: Este dispositivo, que acompanha o produto, deve ser instalado junto ao Tanque Slim com o objetivo de reter materiais grosseiros, tais como folhas, galhos e outros materiais que possam afetar a qualidade da água dentro do reservatório. peneira é fabricada em material galvanizado com malha de mm. É um dispositivo que não retém micróbios e contaminantes químicos e deve ter limpeza frequente. CPCIDDE EM LITROS DIMENSÃO EM METROS TNQUE VZIO PESO EM QUILOS TNQUE CHEIO Dimensões: 0,3 m 0,3 m 0,27 m ,66 2,70 0, * Dimensões e pesos aproximados.

6 TNQUE SLIM BENEFÍCIOS IMPORTNTE! 2 Único produto que armazena litros d água em apenas 1,20 m ; Fácil de instalar, não precisa ser enterrado; Já vem com as conexões instaladas, evitando posteriores furações; Pode ser interligado em sequência, aumentando sua capacidade de armazenamento; Por seu formato e estrutura, pode ser utilizado como muro ou divisória; Suas paredes internas são totalmente lisas para facilitar a limpeza, necessitando apenas de jato interno de água (retrolavagem) e a abertura do dreno para retirada da sujeira; Durável, é fabricado em polietileno 100% virgem, aditivado contra ação dos raios ultravioleta com pigmentação que impede a passagem da luz. Total resistência a intempéries. Instalação 2º poio O produto poderá ser instalado apoiado em muros ou paredes ou de forma livre, sem nenhum apoio lateral. baixo seguem os dois sistemas de apoio com seus requisitos de instalação:. Instalação poiada ntes da concretagem, coloque 10 cm de água dentro do Tanque para estabilidade. Nunca substitua o concreto por outro material alternativo. Recomenda-se a utilização de vergalhão,2 mm para estruturação do concreto. Nunca instale sem a base de concreto. 1º ssentamento Para um Tanque: Muro ou Parede : 10 cm : 10 cm B : 20 cm C : cm Vergalhão Concreto B C Para Tanques interligados: Muro ou Parede Instalação de superfície Instale o Tanque Slim sobre um contra-piso de cm de concreto, com contenção de 20 cm de altura. Deixe espaçamento de 10 cm em torno do produto. Recomenda-se o uso de vergalhão,2 mm para estruturação do concreto. TENÇÃO: ntes de fazer a base de concreto lembre-se que o dreno (saída de 1 ¼ ) ficará embutido nesta base, com a parte final da tubulação aparente para instalação de válvula. Vergalhão Dreno Interligação Inferior Concreto em toda área dos Tanques Dreno

7 TNQUE SLIM B. Instalação Livre 3º Instalações Hidráulicas Para captação e armazenamento de água de chuva, recomenda-se o seguinte sistema de Para um Tanque: 2 1 Calhas 2 Área de captação : 10 cm 1 3 Dispositivo separador de folhas 3 Tubo de coleta de água de chuva Entrada para tubulação 100mm Vergalhão Concreto Saída para interligação 100mm Tanque Slim Saída / Interligação para tubulação de 1 Dreno 1 ¼ Para Tanques interligados: IMPORTNTE! Vergalhão Dreno Interligação Inferior Concreto em toda área dos Tanques Para a execução dos esquemas de assentamento e apoio, recomenda-se o acompanhamento de um profissional da área da construção civil. No caso de interligação de Tanques, recomenda-se utilizar as saídas para tubulação do produto mais próximas do segundo Tanque. Estas ficarão externas, acima da base de concreto. Somente a saída para dreno ficará embutida, contudo, a parte final da tubulação deverá ficar aparente para facilitar o manuseio da válvula do dreno. Dreno IMPORTNTE! Para evitar turbilhonar o material sedimentado no fundo do tanque, recomenda-se conduzir a tubulação da água de entrada até o fundo do reservatório (aproximadamente 1 20 cm acima do fundo), evitando ondulações fortes e melhorando a oxigenação da água. água de chuva reservada deve ser protegida contra a incidência direta da luz solar e do calor, bem como de animais que possam adentrar o reservatório através do tubo extravasor. Recomenda-se a instalação de um sistema que evite a entrada de animais por esta tubulação, como por exemplo, uma tela mosquiteiro. O Tanque Slim possui aditivos anti-uv e pigmentação para proteger a água da incidência direta da luz. Caso a entrada de água seja feita pelas entradas superiores laterais, será necessário introduzir a tubulação em no mínimo 30 cm.

8 TNQUE SLIM Sistema de Interligação de Tanques E possível instalar o sistema fazendo interligações para incrementar o volume de armazenamento. Para tanto, siga os seguintes passos: Faça a entrada de água pluvial só no primeiro Tanque do sistema. (1) Feche a tubulação de 100 mm do extravasor (ladrão). (2) Perfure com serra-copo de 10 mm do lado oposto ao ladrão (local de furação indicado). (2B) Realize a interligação superior através das tubulações de 100 mm. (3) º Os Tanques poderão ser interligados através de tubulação instalada nas saídas de 100 mm ou na saída de interligação inferior para tubulação de 1", como mostra a figura na página ao lado (pg. 30). Para interligar os Tanques pela saída de 100 mm, utilize o nel de vedação extra que acompanha o produto (dentro do Dispositivo Separador de Folhas). furação deverá ser feita Instalação do Dispositivo Separador de Folhas Realize a interligação inferior através das tubulações de 1. () Instale o dreno para limpeza na tubulação de 1 ¼. (6) Este produto deve ser instalado de acordo com a situação existente no local, porém deve seguir as seguintes recomendações: Verifique a instalação do tubo extravasor (ladrão) no último tanque. (2B) Recomenda-se instalar dreno em cada tanque interligado, possibilitando sua limpeza. 2B Posicionar o dispositivo separador no local a ser instalado (acima do nível do reservatório) e marcar as furações. 2. Marcar e furar o local a ser instalado o produto, colocar arruela lisa nos parafusos e fixar o dispositivo separador no pós fixado o produto, colocar a tela e parafusar com as borboletas e arruela.. Conectar a tubulação de descida ao dispositivo e seguir a trajetória normal de instalação da 1 2 2B 3 6 Entrada de água de chuva (? = 100 mm) Extravasor (Ф = 100 mm) - No esquema de interligação deve ficar com um tampão. Extravasor (Ф = 100 mm) Interligação superior (Ф = 100 mm) Interligação inferior (Ф = 1 ) Saída (Ф = 1 ) Dreno (Ф = 1 ¼) - Esta tubulação será instalada antes da execução da base de concreto, pois parte dela ficará embutida. NOT Recomenda-se deixar uma distância mínima de 10 cm entre a tubulação e a tela para evitar aglomeração de sólidos.

9 TNQUE SLIM º Manutenção e Limpeza s seguintes partes do sistema de captação de água de chuva devem ser revisadas regularmente: Telhado e Calhas Inspecionar e limpar o telhado e as calhas regularmente. frequência de inspeção dependerá da quantidade de detritos retirados em cada rotina de limpeza. Revisar árvores próximas ao telhado de tal forma que não existam galhos que possam interferir no sistema de coleta e captação de água de chuva. Dispositivo separador de folhas Deve-se efetuar a limpeza periódica do dispositivo separador de folhas para evitar entupimento e garantir a preservação da qualidade da água no reservatório. penas remova a tela e utilize escova ou jato d'água na limpeza. 3. Insira a mangueira e, com o jato de água,. Escoe pela tubulação de drenagem de 1 ¼ limpe a parte interna do Tanque Extravasor Limpeza interna do reservatório O Tanque Slim faz parte de um sistema de captação de água de chuva onde operam componentes tais como: a área de captação, as calhas, os condutores, os condutores, o dispositivo para by pass (first flush), peneira, reservatório, entre outros. Desta forma, quanto melhor planejado e desenvolvido este sistema, melhor será a qualidade da água armazenada. É importante ainda considerar que o conceito do Tanque Slim é para uso e movimentação frequente da água (para fins não potáveis, tais como rega de jardim, lavagem de calçadas, etc) evitando longos períodos de armazenamento de água da chuva. Desta forma, recomenda-se que a limpeza interna do reservatório seja feita no mínimo uma vez ao ano, utilizando um jato de água e solução de hipoclorito de sódio conforme prescrevem as normas NBR 626 e NBR 127 da BNT.. O jato d'água percorrerá todo o fundo do Tanque e será eliminado através do dreno que se encontra no lado oposto da tampa. Para limpeza do produto siga o passo-a-passo apresentado a seguir: IMPORTNTE! Deve-se revisar todo o sistema de tubulações regularmente de tal forma que não existam danos ou vazamentos que possam afetar a captação e armazenamento. 1. Destrave a tampa 2. Levante a tampa, mantendo a tubulação de entrada

10 CTÁLOGO DE PRODUTOS Glossário Água de chuva: resultante de precipitações atmosféricas coletada em coberturas, telhados, onde não haja circulação de pessoas, veículos ou animais. Área de captação: área em metros quadrados, projetada na horizontal da superfície Garantia s Cisternas e Tanque Slim FORTLEV têm garantia de anos a partir da emissão da nota fiscal do produto. Por isso, guarde a nota fiscal de compra do produto e siga rigorosamente as indicações referentes ao transporte, manuseio, assentamento e instalação, que asseguram a garantia de qualidade pelo tempo indicado. impermeável da cobertura onde a água é captada. By pass (dispositivo first flush): dispositivo que permite o escoamento inicial, descarte da primeira água proveniente da área de captação suficiente para carregar a poeira, fuligem, galhos, folhas e detritos. Extravasor (ladrão): utilizado para eliminar de forma controlada o excesso da água de chuva após o enchimento dos tanques. Fale com a FORTLEV FORTLEV está totalmente a disposição para atendê-lo em caso de qualquer dúvida. Entre em contato através do Telefone (27) ou

11 GOSTO 2010 Unidade ES (27) Unidade B (71) Unidade SC (7) Unidade SP (11)

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA C A T Á L O G O T É C N I C O SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA CAIXA D ÁGUA EM FIBRA DE VIDRO MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA C A T Á L O G O T É C N I C O SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA CAIXA D ÁGUA EM POLIETILENO MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE C A T Á L O G O D E P R O D U T O S SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE CISTERNA MUITO MAIS INOVAÇÃO E FACILIDADE PARA ARMAZENAR ÁGUA DA CHUVA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções

Leia mais

MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA

MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa de soluções para armazenamento de água no Brasil. Campeã de vendas no seu segmento, garante a liderança no mercado

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA C A T Á L O G O T É C N I C O SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA FILTRO PARA CAIXA D ÁGUA MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

SOLUÇÃO FORTLEV PARA ENGENHARIA

SOLUÇÃO FORTLEV PARA ENGENHARIA CATÁLOGO TÉCNICO SOLUÇÃO FORTLEV PARA ENGENHARIA TANQUES ESPECIAIS MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA ARMAZENAR PRODUTOS ESPECIAIS. A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA Filtro

Leia mais

CATÁLOGO 2014. Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS

CATÁLOGO 2014. Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS CATÁLOGO 2014 Aquah Cisternas Verticais PLUVIAIS E POTÁVEIS CISTERNAS VERTICAIS Nossa linha de Cisternas Verticais foi desenvolvida para se adaptar às mais diversas estruturas e, atráves de vasos comunicantes,

Leia mais

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água www.tsga.ufsc.br O QUE É E COMO FUNCIONA? Trata-se de um sistema desenvolvido para captar e armazenar

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA VF1

Leia mais

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio

6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ÁREA DE ABASTECIMENTO E ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL 6As áreas de abastecimento representam uma possível fonte de poluição ao meio ambiente e seu manuseio e armazenagem também apresentam considerável grau

Leia mais

Sistemas de recuperação de águas pluviais

Sistemas de recuperação de águas pluviais Ambietel Tecnologias Ambientais, Lda UPTEC P.MAR Av. Liberdade, s/n 4450-718 Leça da Palmeira Telef: +351 225 096 087 Sistemas de recuperação de águas pluviais A água da chuva é um recurso natural que

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO - BIODIGESTOR GUIA DE INSTALAÇÃO. Biodigestor Fortlev

GUIA DE INSTALAÇÃO - BIODIGESTOR GUIA DE INSTALAÇÃO. Biodigestor Fortlev GUIA DE INSTALAÇÃO Biodigestor Fortlev 1 CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Tratamento orgânico de esgoto do tipo domiciliar. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, sítios ou qualquer outra aplicação

Leia mais

Caixa d água Brasilit

Caixa d água Brasilit Caixa d água Brasilit Catálogo Técnico TECNOLOGIA CRFS: CIMENTO REFORÇADO COM FIO SINTÉTICO. A ALTERNATIVA SEGURA DA BRASILIT PARA A SUBSTITUIÇÃO DEFINITIVA DO AMIANTO. Seguindo uma tendência mundial,

Leia mais

Soluções FORTLEV para a Sua Obra

Soluções FORTLEV para a Sua Obra Soluções FORTLEV para a Sua Obra 1 2 3 6 9 8 7 5 Soluções para Cuidar da Água 1. Caixa de Polietileno FORTLEV 2. Tanque Fortplus FORTLEV 3. Filtro de Entrada FORTLEV Soluções para Cuidar do Meio Ambiente

Leia mais

Sistemas de recuperação de águas pluviais

Sistemas de recuperação de águas pluviais Ambietel Tecnologias Ambientais, Lda UPTEC P.MAR Av. Liberdade, s/n 4450-718 Leça da Palmeira Telef: +351 225 096 087 Sistemas de recuperação de águas pluviais A água da chuva é um recurso natural que

Leia mais

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva GB ECO Solutions especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL GB ECO Solutions www.gb-ecosolutions.com.br info@gb-ecosolutions.com.br + 55 11 4702-4619 Cotia/SP Sistemas de Remediação

Leia mais

Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva. Catálogo de Produtos 2011

Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva. Catálogo de Produtos 2011 Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva Catálogo de Produtos 2011 Soluções profissionais Wisy Aquastock A WISY AG, sediada na Alemanha e fundada em 1989, foi a pioneira na busca de soluções

Leia mais

Melhorias Construtivas. Sustentáveis

Melhorias Construtivas. Sustentáveis Melhorias Construtivas Sustentáveis O que é sustentabilidade? O Projeto Melhorias Habitacionais Sustentáveis na Bomba do Hemetério, foi criado com o objetivo de reduzir o consumo e melhor aproveitar os

Leia mais

Manual de Construção: Fossa ECOLÓGICA E Sumidouro

Manual de Construção: Fossa ECOLÓGICA E Sumidouro Manual de Construção: Fossa ECOLÓGICA E Sumidouro Introdução Este manual destina a fornecer informações sobre a construção e dimensionamento do sistema individual de tratamento de esgotos, especialmente

Leia mais

1 de 10 04/02/2013 10:51

1 de 10 04/02/2013 10:51 1 de 10 04/02/2013 10:51 inicial produtos Água e Esgoto ETE Trat. Biológico de Esgoto Aproveitamento de água de chuva Reuso de esgoto tratado Eco Lava-Rápido Filtro Central Cisternas Sistemas de Ozônio

Leia mais

Durante séculos, em diversos locais ao redor do planeta, as pessoas

Durante séculos, em diversos locais ao redor do planeta, as pessoas Manejo Sustentável da água Conteúdo deste documento: I. Introdução à captação e armazenamento de água da chuva II. Vantagens da utilização de água da chuva III. Considerações sobre a qualidade da água

Leia mais

CAIXAS SEPARADORAS NUPI BRASIL - MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO -

CAIXAS SEPARADORAS NUPI BRASIL - MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO - CAIXAS SEPARADORAS NUPI BRASIL - MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO - INTRODUÇÃO Conforme a Resolução CONAMA 273 de 2000, postos de revenda e de consumo de combustíveis devem ser dotados de sistema de drenagem

Leia mais

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL MS TAC 4000 REV.02 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRATAMENTO PARA REUSO....

Leia mais

Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva

Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva Aquastock Catálogo de Produtos Soluções integradas Aquastock A Aquastock fornece soluções completas e integradas para o aproveitamento de água de chuva

Leia mais

Manual do Usuário. Importante Antes de usar o seu Aquecedor Solar Solquent, leia este manual. Imagem Ilustrativa

Manual do Usuário. Importante Antes de usar o seu Aquecedor Solar Solquent, leia este manual. Imagem Ilustrativa Manual do Usuário Imagem Ilustrativa Importante Antes de usar o seu Aquecedor Solar Solquent, leia este manual. * Este Manual inclui Certificado de Garantia. ÍNDICE Apresentação... 03 Instruções de Segurança...

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA

ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA ISSN 1984-9354 ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NO ESTADO DE RONDÔNIA Sérgio Luiz Souza Nazário (UNESC) Natália Sanchez Molina (UNESC) Rafael Germano Pires (UNESC) Débora Pereira

Leia mais

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades.

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. professor Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. Também serão produzidos, dentro de sala de aula, cartazes

Leia mais

DISCIPLINA: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO PROFESSOR: CÁSSIO FERNANDO SIMIONI

DISCIPLINA: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO PROFESSOR: CÁSSIO FERNANDO SIMIONI ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

Leia mais

inovação Rotoplas. Guatemala, Honduras, Nicarágua, Belize, Costa Rica Panamá e Rep. Dominicana

inovação Rotoplas. Guatemala, Honduras, Nicarágua, Belize, Costa Rica Panamá e Rep. Dominicana Acqualimp, inovação Rotoplas. Presente no mercado brasileiro desde 2001, a Acqualimp pertence ao Grupo Rotoplas, com sede no México, onde detém 70% de participação no mercado. O Grupo possui 19 unidades

Leia mais

HIDROGOOD Horticultura Moderna

HIDROGOOD Horticultura Moderna Fevereiro 2014 Parabéns! Você acaba de adquirir produtos Hidrogood, desenvolvidos e comercializados por empresa nacional da mais alta qualidade reconhecida no exterior! Esta apostila visa orientar a montagem

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Os equipamentos do Kit Chuva atendem as exigências da norma NBR 15527: Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis Requisitos. KIT CHUVA RAINUS

Leia mais

CGP. diâmetro interno = 0,30m; parte submersa do sépto = 0,20m; capacidade de retenção = 18 litros; diâmetro nominal da tubulação de saída DN 75.

CGP. diâmetro interno = 0,30m; parte submersa do sépto = 0,20m; capacidade de retenção = 18 litros; diâmetro nominal da tubulação de saída DN 75. Memorial de cálculo Projeto: Residência Renato Cortez Assunto: Saneamento ecológico a/c Renato Cortez 1. caixa de gordura De acordo com a NBR 8160, para a coleta de apenas uma cozinha, pode-ser uma caixa

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA

MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA MANUAL DE INSTALAÇÃO HIDRÁULICA Esquema de Instalação Hidráulica RESIDENCIAL Atenção: Modelo meramente ilustrativo em casas térreas. Para sua segurança e garantia do bom funcionamento das tubulações de

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE ESTAÇÕES COMPACTAS PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DOMICILIAR

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE ESTAÇÕES COMPACTAS PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DOMICILIAR C A T Á L O G O D E P R O D U T O S SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE ESTAÇÕES COMPACTAS PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DOMICILIAR FILTRO ANAERÓBIO REATOR ANAERÓBIO MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE

Leia mais

Elementos de Escoamento

Elementos de Escoamento DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II PERÍODO: 6 PROFESSORA: DÉBORA CRISTINA ALMEIDA Elementos de Escoamento André Renato Augusto César Carlos Augusto Eduardo Felipe Ivano Heleno Vicente Neto Ytallo

Leia mais

DESDE. Catálogo de Produtos

DESDE. Catálogo de Produtos DESDE Catálogo de Produtos 2004 FILTROS PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA Ciclo 250 Realiza a separação automática de até 99% dos resíduos sólidos; Filtra até 90% da água captada; Fácil manutenção,

Leia mais

Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos.

Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos. Destacando a importância do uso adequado dos recursos hídricos. Leomir Silvestre e Rui Junior Captação, uso e reuso da água Vocês sabem como é feito o processo de captação de água? Captação, uso e reuso

Leia mais

ABASTECIMENTO DE ÁGUA SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

ABASTECIMENTO DE ÁGUA SOLUÇÕES ALTERNATIVAS UFPR Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saude Comunitária ABASTECIMENTO DE ÁGUA Profª. Eliane Carneiro Gomes Departamento de Saúde Comunitária

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Geraldo Resende) Estabelece a Política Nacional de Captação, Armazenamento e Aproveitamento de Águas Pluviais e define normas gerais para sua promoção. O Congresso Nacional

Leia mais

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO MANUAL DE INSTRUÇÕES

CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO MANUAL DE INSTRUÇÕES CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO MANUAL DE INSTRUÇÕES ÍNDICE ÍNDICE...2 ABREVIATURAS UTILIZADAS:...3 SÍMBOLOS UTILIZADOS:...3 INTRODUÇÃO...4 SAO ZEPPINI...4 CSAO ZP 2000...4 TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO:...6

Leia mais

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim

UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E PREDIAIS Professora: Engª Civil Silvia Romfim INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS 2 INTRODUÇÃO A água da chuva é um dos elementos

Leia mais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais

Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Filtro fino Vortex da WISY (WFF 300) Para coletar a água de chuva em edifícios industriais e comerciais Instruções para a instalação e o uso O filtro fino do Vortex da WISY (WFF), é projetado para a instalação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM ÁREAS URBANAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM ÁREAS URBANAS UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS EM ÁREAS URBANAS Profª. Simone Rosa da Silva 2015 Torres empresariais : Isaac newton e Alfred Nobel Const.: Rio Ave Aspectos

Leia mais

AQUECIMENTO SOLAR PISCINA RESIDENCIAL GRANDE PORTE CDT

AQUECIMENTO SOLAR PISCINA RESIDENCIAL GRANDE PORTE CDT CONHECENDO O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR CENTER SOL Componentes do Sistema de Aquecimento Reservatório de Água Fria: É o reservatório principal de água que possui uma ligação direta com o Reservatório

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 121 DOE de 13/01/2011 p.32-33

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 121 DOE de 13/01/2011 p.32-33 Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 121 DOE de 13/01/2011 p.32-33 Comunicado CVS 006, de

Leia mais

central de relacionamento /acqualimpbr /acqualimpbr

central de relacionamento /acqualimpbr /acqualimpbr central de relacionamento /acqualimpbr /acqualimpbr Acqualimp, inovação Rotoplas. Presente no mercado brasileiro desde 2001, a Acqualimp pertence ao Grupo Rotoplas, com sede no México, onde detém 70% de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o C a i x a s d Á g u a A m a n c o Este manual também pode ser visualizado através do site > Produtos > Predial > Reservatórios amco_alteracao_fotos_capa_manual_caixa_dagua_v2

Leia mais

CENTRAL DE RELACIONAMENTO /acqualimpbr. /acqualimpbr

CENTRAL DE RELACIONAMENTO /acqualimpbr. /acqualimpbr CENTRAL DE RELACIONAMENTO /acqualimpbr /acqualimpbr ACQUALIMP, INOVAÇÃO ROTOPLAS. Presente no mercado brasileiro desde 2001, a Acqualimp pertence ao Grupo Rotoplas, com sede no México, onde detém 70% de

Leia mais

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)?

8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Resultado da Enquete Resposta aberta 8- O que você poderia fazer para contribuir com a preservação desse recurso (água)? Reduzir o tempo do banho. Reaproveitar mais a água que utilizo em casa, evitar desperdícios,

Leia mais

Guia de Instalação CISTERNA ACQUALIMP. Importante: Ler atentamente todo o manual para a instalação e uso correto deste produto.

Guia de Instalação CISTERNA ACQUALIMP. Importante: Ler atentamente todo o manual para a instalação e uso correto deste produto. Guia de Instalação CISTERNA ACQUALIMP Importante: Ler atentamente todo o manual para a instalação e uso correto deste produto. Sumário 1 - Apresentação... 02 2 - Instalação... 03 2.1 - Etapa 1 - Teste

Leia mais

A) GENERALIDADES: UNIDADES USUAIS

A) GENERALIDADES: UNIDADES USUAIS Hidr ulica Residencial A) GENERALIDADES: UNIDADES USUAIS 1 kgf/cm² = 10 m.c.a 1 MPa = 10 kgf/cm² = 100 m.c.a. 1 kgf/cm² = 14,223355 lb/pol² Etapas a serem executadas a de alvenaria, as instalações hidráulicas

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO Página 1 de 12 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 14/05/09 19/12/09 Emissão inicial Estruturação geral Emissão Aprovada N/A OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS

Leia mais

Caixas d água Amanco Tinabras e Tinaplas

Caixas d água Amanco Tinabras e Tinaplas MANUAL DE INSTALAÇÃO Caixas d água Amanco Tinabras e Tinaplas M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o C a i x a s d á g u a A m a n c o Este manual também pode ser visualizado através do site > Produtos >

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

Caixas d Água Amanco

Caixas d Água Amanco MANUAL DE INSTALAÇÃO Caixas d Água Amanco M a n u a l d e I n s t a l a ç ã o C a i x a s d Á g u a A m a n c o Este manual também pode ser visualizado através do site www.amanco.com.br > Produtos > Predial

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa

SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA Francisco Pereira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande RESUMO A busca por sistemas alternativos para o suprimento

Leia mais

APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS

APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS ISSN 1984-9354 APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS Andrea Sartori Jabur (UTFPR) Heloiza Piassa Benetti (UTFPR) Elizangela Marcelo Siliprandi (UTFPR) Resumo A utilização das águas pluviais,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO AC-250 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA

MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO AC-250 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO AC-250 - FILTRO COLETOR DE ÁGUA DA CHUVA 01 - Casco do Filtro Este casco foi elaborado para ser enterrado no solo, mas poderá ser instalado suspenso na parede, basta colocar

Leia mais

Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em áreas urbana

Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em áreas urbana Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em áreas urbana Fortaleza dos Templários em Tomar- 1160 dc.portugal Conservação da água Ciclo hidrológico ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Agora sua casa tem Plena. A Tigre apresenta Plena, nova marca de acessórios para banheiros, lavanderias, áreas externas e complementos hidráulicos. Linha completa com mais de 200 itens.

Leia mais

Manual Descritivo para Construção do ASBC

Manual Descritivo para Construção do ASBC Manual descritivo para construção do ASBC 1 Felipe Marques Santos Manual Descritivo para Construção do ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) Coordenador: Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2 Manual descritivo

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turmas C01, C02 e C03 Disc. Construção Civil II ESGOTO SANITÁRIO 1 Conjunto de tubulações, conexões e

Leia mais

CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO

CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO CASA DE MÁQUINAS Item essencial para qualquer tipo de piscina. É nela que ficam acondicionados o Sistema Filtrante (Filtro e Bomba) registros, válvulas, fios e acionadores.

Leia mais

MANUAL PARA CAPTAÇÃO EMERGENCIAL E USO DOMÉSTICO DE ÁGUA DE CHUVA

MANUAL PARA CAPTAÇÃO EMERGENCIAL E USO DOMÉSTICO DE ÁGUA DE CHUVA MANUAL PARA CAPTAÇÃO EMERGENCIAL E USO DOMÉSTICO DE ÁGUA DE CHUVA Este manual oferece à população orientações para o aproveitamento emergencial da água de chuva, apresentando as boas práticas para a sua

Leia mais

O que é saneamento básico?

O que é saneamento básico? O que é saneamento básico? Primeiramente, começaremos entendendo o real significado de saneamento. A palavra saneamento deriva do verbo sanear, que significa higienizar, limpar e tornar habitável. Portanto,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ÁGUAS PLUVIAIS

MEMORIAL DESCRITIVO ÁGUAS PLUVIAIS MEMORIAL DESCRITIVO ÁGUAS PLUVIAIS Considerando o índice pluvialmétrico histórico da Cidade do Salvador, de 1800 mm por ano. Tendo em mente a correspondência de 1 mm de chuva ser equivalente a 1 (um) litro

Leia mais

antes de conectar o engate flexível à caixa de descarga acoplada. acoplada. Quando necessário, utilizar dispositivos controladores de vazão.

antes de conectar o engate flexível à caixa de descarga acoplada. acoplada. Quando necessário, utilizar dispositivos controladores de vazão. MANUAL DE INSTALAÇÃO AVISO IMPORTANTE A não observância de qualquer dos itens das instruções técnicas por parte do usuário, isenta o fabricante de qualquer responsabilidade por eventuais danos que venham

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO PARA UNIDADES ABASTECEDORAS

RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO PARA UNIDADES ABASTECEDORAS PORTUGUÊS RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO PARA UNIDADES ABASTECEDORAS MANUAL DE INSTRUÇÕES Reservatório de Contenção para Unidades Abastecedoras ÍNDICE PREFÁCIO... 5 ABREVIATURAS UTILIZADAS... 5 SÍMBOLOS UTILIZADOS...

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DADOS TÉCNICOS QUANTITATIVO DO SISTEMA WALLGREEN PROJETADO TIGRE. 88 28m 4 7 7. 2,44m. 1,77m CÓDIGO DO PRODUTO: 100.001.108.

MANUAL DE MONTAGEM DADOS TÉCNICOS QUANTITATIVO DO SISTEMA WALLGREEN PROJETADO TIGRE. 88 28m 4 7 7. 2,44m. 1,77m CÓDIGO DO PRODUTO: 100.001.108. DADOS TÉCNICOS 20cm 2,44m 1,77m MANUAL DE MONTAGEM QUANTITATIVO DO SISTEMA WALLGREEN PROJETADO TIGRE CÓDIGO DO PRODUTO: 100.001.108 ESTRUTURAL IRRIGAÇÃO MÓDULO PLACA 01 PLACA 02 PLACA 03 ENCAIXE CAVILHA

Leia mais

Soluções Amanco. Linha Amanco Novafort

Soluções Amanco. Linha Amanco Novafort Linha Amanco Novafort Linha Amanco Novafort s o l u ç õ e s a m a n c o i n f r a e s t r u t u r a Linha Amanco Novafort para Redes Coletoras de Esgotos e Águas Pluviais para Infraestrutura A linha Amanco

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Agência SHS Novas Instalações Código do Projeto: 1641-11 Pág. 2 Índice 1. Memorial Descritivo da Obra...3

Leia mais

Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009

Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009 Curso Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido 5 a 8 de maio de 2009 Tema 2 Projeto de sistemas de aproveitamento de água de chuva Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega Universidade Federal

Leia mais

Modelos de Mostradores de Hidrômetros

Modelos de Mostradores de Hidrômetros O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água

Leia mais

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3 Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRA30 1 Características Gerais 1 1 - Porta

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUSTENTÁVEL POR NATUREZA

MANUAL DE INSTALAÇÃO SUSTENTÁVEL POR NATUREZA MANUAL DE INSTALAÇÃO SUSTENTÁVEL POR NATUREZA APRESENTAÇÃO SISTEMA ECOFOSSA A Ecofossa é um sistema biológico autônomo de tratamento de esgoto que não utiliza energia elétrica ou qualquer produto químico

Leia mais

MELHORIAS NO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA: CONSTRUÇÃO DE FILTRO DE SÓLIDOS GROSSEIRO DE BAIXO CUSTO

MELHORIAS NO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA: CONSTRUÇÃO DE FILTRO DE SÓLIDOS GROSSEIRO DE BAIXO CUSTO Eixo Temático: Inovação e Sustentabilidade MELHORIAS NO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA: CONSTRUÇÃO DE FILTRO DE SÓLIDOS GROSSEIRO DE BAIXO CUSTO UTILIZATION OF RAINWATER: CONSTRUCTION OF SOLID FILTER

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Obra: AMPLIAÇÃO UNIDADE DE SAÚDE CENTRAL Local: Rua Santa Catarina, Centro Área de Ampliação: 161,82 m² Município: Doutor Pedrinho SC Data: Novembro / 2015

Leia mais

4. INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS

4. INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS 4. INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUAS PLUVIAIS As instalações de águas pluviais devem ser projetadas de modo a obedecer às seguintes exigências: a) Recolher e conduzir a vazão de projeto até locais permitidos

Leia mais

SUSTENTÁVEL POR NATUREZA. Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros.

SUSTENTÁVEL POR NATUREZA. Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros. SUSTENTÁVEL POR NATUREZA Manual de Instalação para Ecofossas de 1000 e 1500 litros. INSTALAÇÃO PASSO A PASSO Reator Anaeróbico PASSO 01 Verifique se a rede de esgoto existente esta de acordo com a figura

Leia mais

DODF Nº 237 14 de dezembro de 2000 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 49/2000-CBMDF, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2000

DODF Nº 237 14 de dezembro de 2000 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 49/2000-CBMDF, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2000 DODF Nº 237 14 de dezembro de 2000 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 49/2000-CBMDF, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2000 Aprova a Norma Técnica nº 004/2000-CBMDF, sobre o Sistema de Proteção

Leia mais

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas

Guia de Soluções EcoWin Soluções Ecológicas Guia de Soluções Problemas & Soluções Este manual técnico traz exemplos de situações que surgiram durante a instalação e operação dos sistemas URIMAT no país ou no exterior nos últimos anos. A seguir,

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

Introdução...2. Especificação do produto...2. Dimensionamento...5. Posicionamento do skimmer compact...7. Instalação hidráulica...

Introdução...2. Especificação do produto...2. Dimensionamento...5. Posicionamento do skimmer compact...7. Instalação hidráulica... Introdução...2 Especificação do produto...2 Identificação dos modelos...3 Identificação do produto...4 Dimensionamento...5 Posicionamento do skimmer BL / BP...6 Posicionamento do skimmer compact...7 Instalação

Leia mais

INFRAERO VT.06/557.92/04747/00 2 / 7

INFRAERO VT.06/557.92/04747/00 2 / 7 REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Coordenador Contrato: CREA/UF: Autor do Projeto Resp. Técnico: CREA/UF: Co-Autor: CREA/UF: MARGARET SIEGLE 4522D/ES ELISSA M. M. FRINHANI 5548/D-ES NUMERO:

Leia mais

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento Informações Gerais Para garantir a qualidade e a vida útil de uma válvula é necessário verificar a instalação, aplicação, bem como o seu material de acordo com o fluido que será utilizado e uma manutenção

Leia mais

CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE CRISE HÍDRICA PLANO DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE 14/03/2014 Jonas Age Saide Schwartzman Eng. Ambiental Instituições Afiliadas SPDM SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina OSS

Leia mais

PL 280P PRESSURIZADOR MANUAL DO USUÁRIO, FUNCIONAMENTO E GARANTIA

PL 280P PRESSURIZADOR MANUAL DO USUÁRIO, FUNCIONAMENTO E GARANTIA PL 280P PRESSURIZADOR MANUAL DO USUÁRIO, FUNCIONAMENTO E GARANTIA Manual do usuário, funcionamento e garantia 03 IMPORTANTE -Antes de instalar o pressurizador leia atentamente todos os itens deste manual

Leia mais

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental Eco Houses / Casas ecológicas Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental IDHEA - INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA Conceito:

Leia mais