OBJETIVO: VIVER O QUERIGMA!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OBJETIVO: VIVER O QUERIGMA!"

Transcrição

1 DDDdd CÉLULAS PAROQUIAIS DE EVANGELIZAÇÃO APOIO À PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO Ef 1,3-14 TEMA: BENDITO SEJA DEUS E PAI! OBJETIVO: VIVER O QUERIGMA! 1. EXORTAÇÃO DO PASTOR 2. OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO 3. ANEXO: 2ª a 7ª BÊNÇÃOS REVELADAS EM CRISTO Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. (Papa Francisco Misericordiae Vultus n.2)

2 1. EXORTAÇÃO DO PASTOR Ef 1,3-14 Irmãos, alegremo-nos! Pois somos escolhidos para sermos perfeitos no amor, pelas bênçãos que nosso Deus e Pai nos agraciou no seu Amado! Pois, pelo Sangue de seu Filho, recebemos remissão dos pecados e a sabedoria do Espírito, para vivermos o mistério de Cristo como Igreja, seu Corpo, plenitude do plano de amor de nosso Pai. Para seu louvor e glória! (Nota: Devido à riqueza do tema do Querigma contido em Ef 1,3-14, esta1ª Edificação trata da primeira Bênção Revelada. Teremos mais Edificações sobre as outras 6 Bênçãos Reveladas, que para quem se interessar, já estão preliminarmente no Anexo)

3 2. OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO Ef 1,3-14 O QUERIGMA DA TRINDADE DE AMOR! Necessário nos é nascer de novo! (cf. Jo 3,7) Você sabe anunciar a Boa Nova? Infelizmente, grande parte dos cristãos não sabe os motivos básicos pelos quais alguém, no início do cristianismo, pedia o Batismo, após algum apóstolo lhe anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, o Primeiro Anúncio, que chamamos de Querigma. Providencialmente, esta abertura da inspiradíssima carta aos Efésios é excelente oportunidade para nos batizarmos nas maravilhosas bênçãos reveladas por este quase esquecido Querigma, conteúdo essencial da nossa Fé. Pois este Querigma faz da abertura da carta aos Efésios um Hino de entusiasmo! Numa visão a partir dos céus, ele canta as maravilhas que a Trindade de Amor realiza por nós através de Jesus de Nazaré, pelo qual fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais (v.3). Contemplemos, no coração, as sete bênçãos reveladas, iniciativas com que a Trindade de Amor vem a nosso encontro!

4 1ª BÊNÇÃO REVELADA: A TRINDADE DE AMOR SE REVELA 3. Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. Irmãos. Neste versículo inicial já se revela uma extraordinária bênção! Nele, Deus se desvela a nós, suas criaturas, no seu mais íntimo: Ele é uma relação, uma Trindade de amor! Uma Trindade de Amor que nos ama, que nos dá bênçãos extraordinárias! Contemplemos com mais vagar o que essa Trindade de Amor nos revela, em sumário magistral, neste versículo inicial do Hino: Bendito seja Deus! Por que se dá glória a Deus, por que se santifica seu Nome? Pelo que ele faz em nosso favor, pelas suas bênçãos! Que bênçãos são estas? Bendito seja Deus, Pai! O versículo já anos revela que Deus é Pai! Isto é central, essencial, primordial! Mas Deus não é pai apenas na realidade dos céus! É pai

5 em nosso universo humano, é Pai também na terra. Pois Deus se fez Pai de um homem: Jesus Cristo! Sim - Deus tem um Filho humano! E este Filho também é Deus! Deus que se fez nossa Carne! Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Sim, nos é revelado que ele é Pai de um homem, Cristo - e que este se tornou Nosso Senhor! Sim, o Pai o único Senhor conforme os judeus - lhe delegou a sua autoridade! Pois o Pai tudo lhe deu do que é seu! E o Pai nos deu o mais precioso e tudo que tem o seu Filho! Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito!... Sim, o Pai não nos dá apenas o seu Filho, o Amado! Com o Filho, o Pai nos dá o que eles têm de mais precioso: o Amor que os une, o seu Espírito! A vida, o fogo, a luz, o esplendor de amor pelo qual - num Ruah! - o Pai se dá todo ao Filho e o Filho acolhe plenamente o Pai - e os três se fazem Um no Amor! Sim, Deus que se revela realidade de Pai e Filho, se apresenta também como o que derrama o seu Espírito, a suprema bênção! Para que sejamos um no Amor como eles são Um!... em virtude de nossa união com Cristo!... A suprema bênção do Espírito decorre de outra bênção a de nossa união com Cristo! Sim, o Pai nos dá, no dom do Espírito, a sublime capacidade de união com Cristo! É desta benção, nossa finalidade, que decorrem todas demais bênçãos! Na união com Cristo nos unimos à Trindade!... no céu. Sim é no seio de Deus que esta união se faz, ela é maior e muito além de terrena ela é em Deus e é eterna! Ao se revelar, a Trindade revela-nos a nós mesmos, o que somos em seu plano de Amor: somos destinados também a uma união no Amor,

6 à sua imagem e semelhança. Eis a revelação de um plano de Amor que supera qualquer imaginação: sermos família de Deus e em Deus. Irmãos, hoje, se tentarmos descrever a felicidade daqueles que têm tido uma experiência de fé que lhes renova a vida, diríamos que eles encontraram uma família na qual Deus é seu Pai e todos se fazem irmãos com vínculos de amor e misericórdia, de doação, acolhida e união e isto para sempre e sem condições. De fato, o Querigma é, em suma, o anúncio da Trindade de Amor que através de Cristo - nos insere na sua família já aqui na terra, pela sua Igreja. Irmãos! Aceitemos a bênção da fé e assumamos nossa união com Cristo! para sermos imagem e semelhança da Trindade de Amor, aqueles que acolhem seu amor, que correspondem ao seu amor, e se fazem Um na união do seu Amor! E, como Jesus, sempre em união ao Pai no Espírito, sermos Célula que revela este amor da Trindade, suas bênçãos de união, ao darmos, como Cristo, a vida para que todos tenham a sua Vida! Para Glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

7 APLICAÇÕES (sugestões, entre muitas possíveis). No Batismo, você se tornou filho do Pai, irmão de Jesus Cristo e templo do Espírito Santo! No Batismo, você é imerso na família de Deus: recebe o amor do Pai, a salvação misericordiosa do Filho e a Vida do Espírito. Até que ponto você já tomou consciência e posse dessa sua identidade batismal, de sua Vida Nova na Trindade de Amor? Partilhem.. Como a Eucaristia pode melhorar a relação com Jesus? Com o Pai? Com o Espírito Santo? Com a Trindade? Partilhem.. Como a compreensão da Trindade de Amor pode melhorar sua relação com os irmãos? Partilhem.. Quais bênçãos espirituais foram importantes na sua vida? Partilhem.. Como melhorar a consciência de que tua vida deve te conduzir à sua casa definitiva que é a Trindade de Amor? E de que tua caminhada deve ser feita com teus irmãos? Partilhem.

8 COLETA - (sugestão não se prenda a ela, ouça o Espírito!) Pode ser oração espontânea que resuma as graças que o Espírito suscitou. Ou orarem, pedindo o Espírito de Revelação, inspirados em Efésios 1,16-19;3,18-19: Senhor Deus, Pai glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo, dê-nos o Espírito da sabedoria e da revelação, para que o conheçamos de verdade. Que ele ilumine os olhos de nosso coração, para que conheçamos a esperança à qual ele nos chama, a riqueza da glória que ele nos dá em herança entre os santos, e a extraordinária grandeza do poder que ele exerce, segundo o vigor de sua força poderosa, em favor de nós, os que cremos (cf. Ef 1,16-19).

9 EXERCÍCIO PARA A SEMANA - (não se prenda a ele, ouça o Espírito!) Orar o Hino de Ef 1,3-10, que a Igreja canta na Liturgia das Horas de segunda-feira: 3 Bendito e louvado seja Deus, * o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso, que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo * com bênção espiritual de toda sorte! (R. Bendito sejais vós, nosso Pai, que nos abençoastes em Cristo!) 4 Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, * já bem antes de o mundo ser criado, para que fôssemos, perante a sua face, * sem mácula e santos pelo amor. (R.) = 5 Por livre decisão de sua vontade, predestinou-nos, através de Jesus Cristo, * a sermos nele os seus filhos adotivos, 6 para o louvor e para a glória de sua graça, * que em seu Filho bem-amado nos doou. (R.) 7 É nele que nós temos redenção, * dos pecados remissão pelo seu sangue. = Sua graça transbordante e inesgotável 8 Deus derrama sobre nós com abundância, * de saber e inteligência nos dotando. (R.) 9 E assim, ele nos deu a conhecer * o mistério de seu plano e sua vontade, que propusera em seu querer benevolente, * 10 na plenitude dos tempos realizar: o desígnio de, em Cristo, reunir * todas as coisas: as da terra e as do céu. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. No seu Filho, o Pai nos escolheu para sermos seus filhos adotivos.

10 3. ANEXO Que te falta? És imortal, és livre, és filho, és justo, és irmão, és co-herdeiro, com ele reinas, com ele és glorificado. Te há sido dado tudo e, como está escrito, como não dará com ele de graça todas as coisas? São João Crisóstomo. 2ª A 7ª BÊNÇÃOS REVELADAS EM CRISTO Para aprofundar no Querigma de Ef 3,1-14. Voltaremos a estes temas do Querigma em outras Edificações, pois é sumamente importante para o Evangelizador, Catequista, Líder de Célula - e todo cristão - vive-los e testemunha-los.

11 2ª BÊNÇÃO REVELADA: FOMOS ESCOLHIDOS! 4 Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Prestemos atenção nesta segunda bênção: - Fomos escolhidos para sermos santos no amor! Eis que se revela nossa finalidade, se ilumina tua identidade! Repitamos: - Eu fui escolhido para ser santo no amor! Este propósito não é complementar, acessório. Não, este é o projeto inicial, essencial e final de Deus desde antes da fundação do mundo! Deus fez o mundo pensando em mim, em ti para sermos perfeitos no amor como ele! Como o é na Trindade! E este amor a que Deus nos direciona não é uma ânsia, uma ilusão humana, passageira e imperfeita. É plano do Pai sermos perfeitos no amor dele, diante dele, sob seu olhar, nos céus, na eternidade! Amor que pede, primeiro, que aceitemos ser amados, por ele, Deus! Para, assim e depois, correspondermos a esta iniciativa de amor pela Fé! Há perspectiva mais bela, proposta melhor? Termos um dia, no céu e eternamente, esta perfeição irrepreensível no Amor?! Irmão, você crê, você aceita esta escolha para a perfeição divina no Amor? Renove agora essa sua opção do Batismo! E alegre-se! 3ª BÊNÇÃO REVELADA: SOMOS FEITOS FILHOS DE DEUS!

12 5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6 para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. Assim, Paulo, ao nos aprofundar na Revelação, revela que não somos escolhidos apenas para sermos santos no amor: - Fomos predestinados a filhos adotivos de Deus! Predestinado quer dizer que o ser filho adotivo estava programado para se realizar desde antes, independentemente de qualquer fato futuro. Sim, a grande intenção do amor do Pai é nos fazer seus filhos adotivos de graça, por livre decisão de sua vontade! É pura graça: Não depende de nada que aconteça no mundo ou de algo que você faça! Foi decidido pelo Pai antes de criar o mundo, ele criou o mundo para isto: para te elevar a seu filho! Você já tomou posse desta Revelação, irmão? Você se sente, tem atitude e age como filho de Deus? Mas há algo mais maravilhoso. Pois o resplendor do amor do Pai criou o universo para fazer de você filho adotivo (de graça, por livre iniciativa de sua vontade) através da ação do seu Filho! Que maravilhosa ação é esta? Na próxima Edificação nos aproximaremos desta sublime Benção Revelada! 4ª BÊNÇÃO E REVELAÇÃO: SOMOS SALVOS PELO SANGUE!

13 7 Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, Nesta 4ª bênção, chegamos ao cerne do plano de amor que se realiza em Cristo. Num simples versículo, Paulo revela que Cristo nos liberta e perdoa pelo sangue! Somos libertados! Libertados de quê? Ah! É da essência da Revelação compreendermos como somos prisioneiros! De traumas e tristezas, de acusações e condenações, de males e vícios, de inimizades e agressões, de terrores e temores, de preconceitos e discriminações. Ah...é lista interminável. E sequer lembramos gostamos de esquecer como somos todos destinados à morte... Sim! Mas de tudo isso, de todo o mal e da morte, somos libertados por Cristo! Oh, alegria!... Somos perdoados! Perdoados de quê? Ah! É da essência da Revelação compreendermos que somos pecadores perdoados! É pelo Espírito que nos reconhecemos egoístas, ingratos, agressivos, julgadores e condenadores, críticos impiedosos, libidinosos e invejosos, insensíveis, mundanos e materialistas, displicentes e preguiçosos. Ah...é lista interminável. Mas a Revelação, pelo Espírito, nos faz cair em nós como o filho pródigo - e ver como estamos distantes do Pai a invejar comida de porcos...! E sequer percebíamos a dolorosa separação! Ignoramos - e até rejeitamos - quem nos criou, sequer imaginamos a face deste Pai misericordioso! Ignoramos o irmão, presente e graça para que nos amemos. E sequer nos reconhecemos criaturas de Deus, auto presença e consciência destinadas à relação no amor! Ah! Pois é nessa prisão e trevas que Deus vem se revelar que é mais que amor que ele é Misericórdia que liberta e perdoa e eleva. Em Cristo, Deus vem ao encontro do homem, que estava perdido e estava

14 morto. E não vem para julga-lo, condena-lo, cobrar-lhe dívida ou recrimina-lo. O Filho enviado pelo Pai vem salvar seu irmão. Salva-lo como? Paulo chega ao ápice do Mistério, ao sublime inacessível! Deus salva, liberta e perdoa, pelo sangue! Sim, pelo sangue! Não pelo sangue de cordeiros, de pombos, de bois. Pasme, ó universo! Deus vem salvar o homem, pecador e prisioneiro, pelo Sangue de seu Filho! Por isto o Crucificado é nosso símbolo! Para imaginar a extrema misericórdia salvadora que o Pai revelou ao entregar seu Filho único: Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único, para todo que nele crer não pereça, mas tenha nele vida eterna. Jo 3,16 Sim, irmãos, é por causa do Sangue do seu Filho oferecido por nós que o benevolente Pai, ao colocarmos nossa esperança em Cristo, nos faz seus herdeiros e derrama profusamente a sabedoria e prudência do Espírito sobre nós! Pois, pelo Sangue do seu Filho, Deus quer regenerar o mundo e a todos nós reconciliar sob o senhorio de Cristo, para reconduzir-nos ao Pai e levar o mundo à plenitude (cf. v.8-12). Eis a extrema riqueza da graça do Pai! (v.7b) 5ª BÊNÇÃO REVELADA: RECEBEMOS PELO QUERIGMA O DOM DA FÉ! 13 Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes! Irmãos! A ação salvadora de Deus em nosso favor pelo Sangue do seu Filho não é algo para ficar oculto! É algo que o Senhor deixou para ser

15 anunciado pelos seus discípulos, pela sua Igreja, até os confins do mundo, até os fins do tempo, até que Ele venha. Pois é por este Evangelho anunciado pelo poder do Espírito que recebemos o dom da Fé, pelo qual tomamos posse desta Verdade e por ela somos transformados. E por ela pelo poder do Espíritopassamos a transformar este mundo em Reino do Pai! 6ª BÊNÇÃO REVELADA: RECEBEMOS A GARANTIA DO ESPÍRITO!... fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14 que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória. Somos marcados com o selo do Espírito! Sesta e extraordinária Revelação! Não, irmão, não é uma bênção menor. Pois a bênção do Espírito: Garante a posse de nossa herança, adquirida pelo Sangue do Filho para louvor do amor do Pai! Reconcilia-nos com Deus e entre nós, nos traz Paz! Dá-nos Vida Nova como Homem Novo, no novo Mandamento do Amor! Cumula-nos de seus dons, interiores e exteriores, para nos edificar como santos no amor e como novo Povo de Deus, membros do Corpo de Cristo, sua Igreja! Irmãos! Supliquemos ao Espírito consolador para que, pelo Evangelho, conheçamos a largura, o comprimento, a altura, a profundidade do amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, e sermos repletos da plenitude de Deus! (cf. Ef 3,18-19).

16 Pois é Jesus que nos revelou e nos abriu o Caminho de retorno à Casa do Pai - e é o Espírito que nos guia e acompanha até o seio da Trindade, a plenitude do amor. Amém! 7ª BÊNÇÃO REVELADA: A PLENITUDE DA REVELAÇÃO É A IGREJA! Irmãos! É no final do Hino, nos versículos 22-23, que Paulo atinge o clímax do Querigma, o ápice da Revelação do Plano de Amor da Trindade Misericordiosa: 22 Deus pôs tudo debaixo de seus pés e o constituiu acima de tudo, como cabeça da Igreja, 23 que é o seu Corpo, a plenitude daquele que se plenifica em todas as coisas. Irmãos! Podemos nos atrever a dizer que Deus, ao realizar a redenção, que ele manifesta uma glória maior da que tem nos céus. Pois o Pai eleva homens pecadores a membros do Corpo de seu Filho, para que, no Espírito, resplendam a descomunal misericórdia que a Trindade manifestou pela Cruz. Somos, como Igreja, destinados a elevar esta misericórdia à plenitude, para que a redenção do Pai atingirá todo seu esplendor. Irmãos! Sejamos Igreja, sejamos plenitude de amor, sejamos plenitude de união, sejamos plenitude de misericórdia. Para louvor e glória da Trindade Misericordiosa! Rm 8,32

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

«Vai, profeta, ao meu povo»

«Vai, profeta, ao meu povo» Perdão, Senhor. «Vai, profeta, ao meu povo» Leitura da Profecia de Amós Amós 7, 12-15 Naqueles dias, Amasias, sacerdote de Betel, disse a Amós: «Vai-te daqui, vidente. Foge para a terra de Judá. Aí ganharás

Leia mais

Éfeso Século 1 Efésios 1.3-14 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4. Porque Deus nos escolheu

Leia mais

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 O caminho de Jesus e os atalhos da Igreja. Eugene H. Peterson A IGREJA AOS OLHOS DE QUEM? Avaliar bem-sucedido e malsucedido, crescimento, impacto e relevância a partir

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

EFÉSIOS Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

EFÉSIOS Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, Éfeso Século 1 EFÉSIOS 1.3-14 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celesbais em Cristo. 4. Porque Deus nos escolheu

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria

Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Sola Fide Soli Deo Gloria Sola Scriptura Sola Gratia Solus Christus Soli Deo Gloria Martinho Lutero Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu,

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

Apêndice 1. A Atuação de Deus na Conversão

Apêndice 1. A Atuação de Deus na Conversão APÊNDICE 1 181 Apêndice 1 A Atuação de Deus na Conversão Todas as coisas, essencialmente, dependem da graça de Deus. É a Sua graça que dá origem à salvação, ao poder que a sustenta e à motivação para ser

Leia mais

Jo 19,25-27 APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA: O 3º IDE! A MÃE E OS FILHOS SOB A CRUZ! OBJETIVO: CUMPRIR O IDE! DA MÃE! A - EXORTAÇÃO DO PASTOR

Jo 19,25-27 APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA: O 3º IDE! A MÃE E OS FILHOS SOB A CRUZ! OBJETIVO: CUMPRIR O IDE! DA MÃE! A - EXORTAÇÃO DO PASTOR APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO Jo 19,25-27 TEMA: O 3º IDE! A MÃE E OS FILHOS SOB A CRUZ! OBJETIVO: CUMPRIR O IDE! DA MÃE! A - EXORTAÇÃO DO PASTOR B - OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO C- ANEXO A

Leia mais

UNIDADE E EDIFICAÇÃO Ef

UNIDADE E EDIFICAÇÃO Ef UNIDADE E EDIFICAÇÃO Ef. 2.11-22 Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e

Leia mais

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 A Igreja é o Corpo de Cristo; o plano eterno e cósmico de Deus, realizado em Cristo Jesus, no poder e no testemunho do Espírito Santo, que se concretiza na história através

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA I Vésperas introdução

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA I Vésperas introdução IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA I Vésperas introdução V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Aleluia. Esta introdução se omite quando

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA PADROEIRA DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL Solenidade LEITURA I Gen 3, 9-15.20 «Estabelecerei inimizade entre a tua descendência e a descendência dela» Leitura do Livro

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

História UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA. Ser Humano. Deus Criador

História UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA. Ser Humano. Deus Criador Éfeso Século 1 UMA NOVA VISÃO DA HISTÓRIA Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo... Efésios 1:3 Ser

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

1Pd 4,7-13 APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA: O AMOR COM TODO O ARDOR OBJETIVO: CUILTIVAR O AMOR MÚTUO COM TODO ARDOR A - EXORTAÇÃO DO PASTOR

1Pd 4,7-13 APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA: O AMOR COM TODO O ARDOR OBJETIVO: CUILTIVAR O AMOR MÚTUO COM TODO ARDOR A - EXORTAÇÃO DO PASTOR APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO 1Pd 4,7-13 TEMA: O AMOR COM TODO O ARDOR OBJETIVO: CUILTIVAR O AMOR MÚTUO COM TODO ARDOR A - EXORTAÇÃO DO PASTOR B - OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO C- APROFUNDAMENTO:

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.

IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. LEITURA DO LIVRO DE GÉNESIS Gen 3, 9-15.20 Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

TEMA: PELA GRAÇA SOU O QUE SOU!

TEMA: PELA GRAÇA SOU O QUE SOU! APOIO PARA PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO 1Cor 15,1-11 TEMA: PELA GRAÇA SOU O QUE SOU! OBJETIVO: SER AGRADECIDO E FIEL À GRAÇA A - EXORTAÇÃO DO PASTOR B - OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO E APLICAÇÃO C- APROFUNDAMENTO:

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ.

DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. Seminário Diocesano DEUS CHAMA A GENTE PRA UM MOMENTO NOVO DE CAMINHAR JUNTO COM O SEU POVO. É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS SOZINHO, ISOLADO, NINGUÉM É CAPAZ. POR ISSO VEM ENTRA NA RODA COM A

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança EMBARGO ATÉ ÀS 11HORAS DO DIA 21 DE ABRIL DE 2011 Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança Homilia da Missa Crismal Sé Patriarcal, 21 de Abril de 2011 1. Continuamos o desafio por mim proposto no

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA

dirige e enriquece com todos os seus frutos: a IGREJA O sínodo: Sua teologia e mística -Deus habita esta cidade (Dimensão teológica e teologal) Pe. Donizeti José Xavier - LG 4 A Igreja é o povo reunido na unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (S.

Leia mais

OBJETIVO: FÉ NA PROVIDÊNCIA DO PAI!

OBJETIVO: FÉ NA PROVIDÊNCIA DO PAI! DDDdd CÉLULAS PAROQUIAIS DE EVANGELIZAÇÃO APOIO À PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO Mt 6,25-34 TEMA: OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO! OBJETIVO: FÉ NA PROVIDÊNCIA DO PAI! 1. EXORTAÇÃO DO PASTOR 2. OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

Efésios 3 O mistério revelado

Efésios 3 O mistério revelado Efésios 3 O mistério revelado Os seres celestiais tinham consciência do poder de Deus e de que o Verbo de Deus participou da criação, visto que, em Cristo todas as coisas foram criadas. Porém, agora, pela

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

Nossa Nova Condição em Cristo Jesus

Nossa Nova Condição em Cristo Jesus No domingo passado, no culto da noite, ministramos sobre O Deus Maior do que todas as coisas. O Deus Todo Poderoso. Por meio dessa palavra, compreendemos quem é o Deus a quem servimos e adoramos. Vimos

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 conforme Seu poder. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Rm 8:2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Rm 8:2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 1 Capítulo 8 A nova vida debaixo da graça, Segundo o espírito De santidade e adoção Rm 8:1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo

Leia mais

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef. 3.14-21 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR Efésios 1 e 2 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR PRATICAR Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Leia mais

Cristo e a Sua Gloriosa Igreja. Uma Exposição da Carta aos Efésios. (10ª Mensagem) Ef

Cristo e a Sua Gloriosa Igreja. Uma Exposição da Carta aos Efésios. (10ª Mensagem) Ef Cristo e a Sua Gloriosa Igreja Uma Exposição da Carta aos Efésios (10ª Mensagem) Ef 3.1-13 No Cap.2.11-22 vimos que Deus por meio do sacrifício de Jesus constituiu para Si mesmo a Sua Igreja composta de

Leia mais

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44 At 1,1-11 Sl 46 Ef 4,1-13 Mc 16,15-20 Hoje, celebramos o mistério da Ascensão do Senhor. É mistério porque brota do coração de Deus, é mistério porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, é mistério

Leia mais

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor

Mestra do Anúncio, Profecia do Amor Mestra do Anúncio, Profecia do Amor 1. Ouvindo o arauto da Mensagem, Ó terra eleita que o Espírito lavra, Também dizemos: oh! cheia de graça, Sois serva e mensageira da Palavra. Saudada por todas as gerações:

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

APOIO À PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA O IDE! DE MARIA EM CANÁ

APOIO À PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA O IDE! DE MARIA EM CANÁ CÉLULAS PAROQUIAIS DE EVANGELIZAÇÃO APOIO À PREPARAÇÃO DA EDIFICAÇÃO TEMA O IDE! DE MARIA EM CANÁ Jo 2,1-11 OBJETIVO LEVAR A ALEGRIA DO REINO DE JESUS! A - EXORTAÇÃO DO PASTOR B - OBSERVAÇÃO, EXPLORAÇÃO

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA 11 de dezembro de 2014 Abertura: Irmã Regina. Animador: Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2)

Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Uma nova vida, numa nova humanidade (Parte 2) Rui Luis Rodrigues 27.03.2011 Romanos 6:4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado

Leia mais

HOSANA REPERTÓRIO. Hosana, Hosana Hosana nas alturas Hosana, Hosana Hosana nas alturas

HOSANA REPERTÓRIO. Hosana, Hosana Hosana nas alturas Hosana, Hosana Hosana nas alturas 1 HOSANA Composição: Brooke Fraser-Hillsong Publishing / Versão: Cia do Louvor Eu vejo o Rei da glória vindo com o Seu poder A Terra vai estremecer Eu vejo Sua graça os pecados perdoar A Terra vai então

Leia mais

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em Isaías 6:1-10 - No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Título: A SALVAÇÃO É PARA SEMPRE Autor: RON REEVES. Literaturas em formato digital:

Título: A SALVAÇÃO É PARA SEMPRE Autor: RON REEVES. Literaturas em formato digital: Título: A SALVAÇÃO É PARA SEMPRE Autor: RON REEVES Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade 1.Estamos reunidos na nossa Igreja da Trindade, o maior templo católico da cidade, em pleno coração do Porto, situada entre o antigo burgo e a nova cidade. Foi levantada esta Igreja para, à sua volta,

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

25º Domingo do Tempo Comum

25º Domingo do Tempo Comum 25º Domingo do Tempo Comum Entrada 1: A Bíblia é a Palavra de Deus A Bíblia é a palavra de Deus Semeada no meio do povo Que cresceu, cresceu E nos transformou Ensinando-nos viver um mundo novo 1. Deus

Leia mais

MENSAGEM AS BENÇÃOS DE DEUS E A IGREJA. Texto - Efésios

MENSAGEM AS BENÇÃOS DE DEUS E A IGREJA. Texto - Efésios MENSAGEM AS BENÇÃOS DE Texto - Efésios 1.1-14 A Igreja de Éfeso tem dois endereços: ela é cidadã do mundo (está em Éfeso) e ela é cidadã do céu (está em Cristo). Hernandez Dias Lopes. Francis Foulkes diz

Leia mais

Altura. Largura. Profundidade. As 3 Dimensões da Esperança. I Pedro 1:3-12

Altura. Largura. Profundidade. As 3 Dimensões da Esperança. I Pedro 1:3-12 17/março/2019 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, Efésios 3:18 Altura Largura Profundidade I Pedro 1:3-12 As 3 Dimensões

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

A Bíblia é nossa testemunha.pmd 1

A Bíblia é nossa testemunha.pmd 1 A Bíblia é nossa testemunha A Bíblia é nossa testemunha.pmd 1 A Bíblia é nossa testemunha.pmd 2 A Bíblia é nossa testemunha.pmd 3 A Bíblia é nossa testemunha, Adão Carlos Nascimento 1998 Editora Cultura

Leia mais

Iniciados nas riquezas de Deus Fernando Leite

Iniciados nas riquezas de Deus Fernando Leite Iniciados nas riquezas de Deus 22.01.17 Fernando Leite Introdução A carta aos Efésios revela desejos, vontades e planos de Deus que beneficiam profundamente a humanidade. Ele é tão rico em graça que comprou

Leia mais

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO. Sé de Viseu, 8 de dezembro de Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou.

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO. Sé de Viseu, 8 de dezembro de Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO Sé de Viseu, 8 de dezembro de 2018 1. Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. Este hino leva-nos a cantar as maravilhas que Deus fez em favor

Leia mais

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia.

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia. Memória Facultativa O culto ao Coração Eucarístico de Jesus não difere substancialmente do culto que a Igreja tributa ao Sagrado Coração de Jesus. Ela venera com respeito, amor e gratidão, o símbolo do

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

VI Domingo TC Ano A. Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos. 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese

VI Domingo TC Ano A. Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos. 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese VI Domingo TC Ano A Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese Admonição Inicial - Cântico Inicial - Sou Feliz 1- Sopra o vento de mansinho

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Apocalipse 21 Ao que

Apocalipse 21 Ao que Apocalipse 21 Ao que Vencer A Igreja de Cristo já está de posse das promessas contidas no capítulo 21 do Livro das Revelações, embora elas ainda estejam por ser cumpridas aos salvos que não fazem parte

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ

JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ Lição 4 para 22 de julho de 2017 Em Gálatas 2:15-21 trata sobre as diferenças entre judeus e gentios. São todos justificados da mesma maneira? São os gentios justificados pela fé

Leia mais

4 - O propósito eterno de Deus

4 - O propósito eterno de Deus 4 - O propósito eterno de Deus 1) Qual o propósito de Deus quando criou o homem? Deus queria uma família de muitos homens semelhantes a Ele. "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais