Nº 21 / INTRODUÇÃO 2. DAS VAGAS 3. DAS INSCRIÇÕES Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: 60.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº 21 / INTRODUÇÃO 2. DAS VAGAS 3. DAS INSCRIÇÕES Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: 60."

Transcrição

1 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21 / 2014 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio da presente Chamada Pública de Seleção, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para seleção do Curso de Mestrado do - ProPGeo, do Centro de Ciências e Tecnologia-CCT/Universidade Estadual do Ceará - UECE, com área de concentração em ANÁLISE GEOAMBIENTAL E ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO NAS REGIÕES SEMIÁRIDAS E LITORÂNEAS, para admissão do primeiro semestre de INTRODUÇÃO 1.1. O objetivo do ProPGeo é a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de ensino superior e de pesquisa relacionadas ao campo da Geografia O programa está organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa Área de Concentração: Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas Linha de Pesquisa: Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas Linha de Pesquisa: Estrutura e Dinâmica do Espaço Regional, Urbano e Rural Poderão se candidatar ao processo de seleção para o Curso de Mestrado em Geografia os portadores do curso de graduação em Geografia ou áreas afins em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovados mediante cópia autenticada do diploma ou declaração que é concludente, emitida pela instituição de origem do candidato Em caso de graduação realizada em outro país, será exigida a revalidação nacional do título, devidamente comprovada. 2. DAS VAGAS 2.1. O Programa disponibiliza 25 (vinte e cinco) vagas a serem preenchidas conforme a ordem decrescente de classificação dos candidatos Os candidatos serão submetidos a processo seletivo único O Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas ofertadas. 3. DAS INSCRIÇÕES As inscrições serão realizadas no período de 01 a 31 de Outubro de 2014, junto a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, situado na Universidade Estadual do Ceará na Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: O envio por Correio Expresso (SEDEX ou similar) da documentação de inscrição à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia que deverá ser postado até o último dia de inscrição (31/10/2014) prevista por esta chamada pública endereçada para: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Universidade Estadual do Ceará Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP:

2 3.2. O interessado deverá preencher o formulário de inscrição e anexar ao mesmo os documentos exigidos para a inscrição; 3.3. Para o preenchimento do formulário de inscrição deverão ser informados todos os campos obrigatórios; 3.4. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais)deverá ser realizado em agência do Banco do Brasil, na conta corrente nº X, agência Não serão aceitos comprovantes do tipo depósito em envelope. 4. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS 4.1. Cópia do Diploma de Graduação ou declaração oficial emitida pela instituição de ensino superior onde concluiu o Curso de Graduação. Sobre alunos estrangeiros, a Resolução 933/2013, Art. 36 3º estabelece: Podem ser aceitos candidatos estrangeiros, os quais deverão apresentar o reconhecimento e/ou revalidação do diploma previsto no caput deste artigo e a autorização de permanência e estudo no país, quando, requerido pela legislação brasileira de imigração Cópia do Comprovante de realização de Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras (inglês ou francês). O exame deve ter sido realizado em instituições públicas de ensino de línguas estrangeiras (federais, estaduais ou municipaisdivulgadas na site do ProPGeo) aceitas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará ProPGeo. Enfatizamos que para nível de mestrado as línguas estrangeiras aceitas são: Inglês ou Francês Em caso de candidatos estrangeiros, obrigatoriamente, estes deverão apresentar Cópia do Comprovante de realização de Exame de Proficiência em língua portuguêsa, além do comprovante de proficiência em outra língua oficial diferente da de seu país de origem Curriculum Vitae gerado na Plataforma Lattes do CNPq site: impresso em 1 (uma) via, assinado pelo candidato, com a produção técnica e científica referente aos anos de 2010 a Daqui por diante o Curriculum Vitae da Plataforma Lattes será chamado simplesmente de Currículo Lattes; 4.4. Cópia da documentação científica comprobatória (livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos científicos e trabalhos completos em anais de eventos); Carta de Motivação da Candidatura com até 4000 caracteres, na qual o candidato deverá também: Indicar a linha de pesquisa e o provável orientador; Indicar a disponibilidade de tempo para cumprimento das exigências do curso; Apresentar outras informações que julgue relevantes para a avaliação de sua candidatura; 4.5. Projeto de pesquisa de no mínimo 5 e no máximo 10 laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entrelinhas 1/5, conforme orientação na em 3 (três) vias assinadas; 4.6. Comprovante do pagamento da inscrição no processo seletivo - Não serão aceitos comprovantes do tipo depósito em envelope Documentos necessários:

3 GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ No caso dos candidatos brasileiros: cópia da carteira de identidade e do CPF. No caso de estrangeiros: cópia autenticada do passaporte. Cópia do Currículo Lattes. Formulário Padronizado de Pontuação do Currículo Vitae, disponível em devidamente preenchido. Cópia comprobatória dos documentos conforme item 4.3. Cópia do Diploma de graduação ou declaração oficial emitida pela instituição de ensino superior onde concluiu o Curso de Graduação. Cópia autenticada de Comprovante de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Conforme descrito no item 4.2 desta chamada pública. 5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 5.1. Serão homologadas as inscrições de: Candidatos cujos interesses acadêmicos estejam relacionados às linhas pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE; Candidatos com graduação realizada até o período oficial de matrícula na Secretaria; Candidatos que tiverem seus Recursos Administrativos deferidos após análise do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Candidatos que tiverem apresentado cópia autenticada do comprovante de proficiência em língua estrangeira (no caso de candidatos brasileiros) Candidatos que tiverem apresentado cópia autenticada do comprovante de proficiência em língua portuguesa e em outra língua estrangeira diferente da de seu país de origem (no caso de candidatos de procedência estrangeira) Serão homologadas inscrições condicionadas aos seguintes itens: Candidatos ao curso de Mestrado do ProPGeo-UECE que não apresentarem o comprovante de exame de proficiência no ato da inscrição, disporão de até seis meses para realizar esse exame e apresentar oficialmente ao Programa cópia autenticada conforme definido no item 4.2 do tópico DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS Após os seis meses concedidos, os candidatos que não apresentarem cópia autenticada da realização do exame de proficiência, serão submetidos às regras dispostas no Regimento e Normas do Programa e da Pós-Graduação A partir da entrega da comprovação da realização do exame de proficiência em língua estrangeira, o candidato terá a sua homologação efetivada e dará continuidade ao curso de mestrado - matricular-se nas disciplinas dos semestres vindouros, proceder ao exame de qualificação da dissertação, bem como, poderá concorrer à bolsa mediante os termos definidos no item 8.3 do tópico BOLSAS DE ESTUDO da presente chamada pública, entretanto, para o caso da não entrega da comprovação da realização do exame de proficiência, o contrário se faz verdadeiro.

4 6. DO PROCESSO SELETIVO 6.1. O processo seletivo terá quatro etapas: Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, valendo 10 (dez) pontos, com nota mínima 7 (sete) de caráter eliminatório Para a realização da prova escrita será sorteado um tema para cada uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia, conforme listagem abaixo: O tempo para a realização da prova será de 3 (três) horas. A prova escrita terá peso 4 (quatro) na média ponderada que classificará os candidatos Lista de temas Linha de Pesquisa: Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas. a) Degradação Ambiental no Brasil: causas e consequências; b) Processos naturais na produção das paisagens do semiárido brasileiro; c) Problemas ambientais da ocupação do litoral e do semiárido brasileiro; d) Problemas ambientais nos grandes centros urbanos; e) As mudanças climáticas globais e suas repercussões socioambientais; f) Abordagens teórico-metodológicas no estudo da natureza. Linha de Pesquisa: Território, Sociedade e Cultura. a) O Processo de Urbanização no Brasil: características e tendências; b) A modernização na Agricultura brasileira e suas implicações socioambientais; c) Território, população e mobilidade; d) Produção de territórios, mercado de trabalho e reestruturação produtiva; e) A abordagem da cultura na perspectiva socioespacial; f) Abordagens técnicas e metodológicas da Geografia Humana Análise do Curriculum Vitae e da carta de motivação que avaliará a adequação do candidato ao curso, de caráter classificatório Entrevista para avaliação do projeto de pesquisa, quanto ao mérito acadêmico, adequação às linhas de pesquisa contempladas pelo programa, originalidade, potencial para investigação interdisciplinar, viabilidade de execução, correção formal e disponibilidade de orientação no âmbito do programa. O candidato terá 15 minutos para apresentação, sem utilização de recursos audiovisuais, e será arguido por até 30 minutos. Caráter eliminatório e classificatório. Nota mínima 7,0 (sete) Apresentação da cópia do comprovante de exame de proficiência em língua estrangeira (no caso de candidato brasileiro) e cópia do comprovante de exame de proficiência em língua oficial estrangeira diferente da de seu país de origem (em caso de candidato de outra nacionalidade) que terá caráter condicionador da homologação da inscrição, conforme item Os candidatos de outra nacionalidade deverão apresentar comprovante de exame de proficiência em língua portuguesa, a não apresentação terá caráter eliminatório Dos resultados das etapas do processo seletivo será extraída a média final ponderada obtida pelo candidato: peso 4 (quatro) para a prova escrita, peso 2 (dois) para o currículo e peso 3 (três) para o projeto.

5 Os candidatos, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que não apresentarem cópia autenticada de comprovante da realização de exame de proficiência em língua estrangeira, em caso de aprovação nas etapas anteriores, terão suas homologações condicionadas à entrega da cópia autenticada da realização do e aprovação no exame de proficiência em língua diferente da sua nacionalidade A divulgação do resultado final será realizada em uma lista nominal dos classificados, com a respectiva ordem de classificação, publicada na página do programa no portal da Universidade Estadual do Ceará - UECE no dia 17/11/ Os Recursos Administrativos referentes ao indeferimento dos resultados serão recebidos por escrito e na forma de recurso, com entrada no protocolo geral da UECE, no Campus do Itaperi, em Fortaleza, que funciona no horário das 08:00h às 12;00h e das 13:00h às 17:00h - até o dia 18 de novembro de O programa se reserva ao direito de indicar o professor orientador dentro da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. 7. DA MATRÍCULA 7.1. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula e a inscrição em disciplinas no período de 26 a 30 de janeiro de 2015, no horário das 08:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h, na Secretaria do Programa. 8. BOLSAS DE ESTUDO 8.1. Para o candidato ao Curso de Mestrado do ProPGeo-UECE, a comprovação do exame de proficiência será um critério necessário para obtenção de bolsas, cujos procedimentos seguem, em consonância com as disponibilidades de bolsas no Programa, a sequência de classificação definida no item do tópico: DO PROCESSO SELETIVO dessa chamada pública. 8.2 Quando disponibilizadas, as bolsas de mestrado serão distribuídas inicialmente somente aos candidatos que, no ato da inscrição tiverem apresentado cópia autenticada do documento comprobatório de realização, em instituições públicas de ensino de língua estrangeira, do Exame de Proficiência em língua inglesa ou francesa e com base nos seguintes critérios: por ordem de classificação na seleção; os candidatos que não têm vínculo empregatício. 8.3 Em segunda chamada, os estudantes que apresentarem em até seis meses a comprovação do exame de proficiência em língua inglesa ou francesa conforme descritos no item 4.2 e obedecidos os seguintes critérios: por ordem de classificação da seleção, os candidatos com vínculo empregatício na condição de aceitação pela agência de fomento e pelo orientador. 9. DO DESLIGAMENTO DE CANDIDATOS COM HOMOLOGAÇÕES CONDICIONAIS 9.1. Os estudantes que não apresentarem, em até seis meses, após o ingresso por processo seletivo no Curso de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, a cópia comprobatória da realização do exame de proficiência em língua - estrangeira

6 para mestrandos com nacionalidade brasileira; ou de comprovação de proficiência em língua oficial estrangeira diferente do país de origem para mestrandos com nacionalidade estrangeira - serão automaticamente remetido à analise por parte do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Geografia Mestrado, nos termos do Regimento deste Programa. 10. CALENDÁRIO DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. QUADRO ÚNICO ETAPAS DATA EVENTO LOCAL 01/10/2014 a 31/10/2014 Realização das Inscrições Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará - UECE Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: INSCRIÇÕES SELEÇÃO MATRÍCULA E INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS 31/10/ /11/2014 Prazo final para envio da documentação pelo correio (via SEDEX ou similar) ou entrega na Secretaria do ProPGeo Divulgação das Inscrições homologadas Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará Universidade Estadual do Ceará - UECE Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: e Programa de Pós-Graduação em Geografia 10/11/2014 Prova Escrita Programa de Pós-Graduação em Geografia Resultados da prova escrita e da análise do 12/11/ e projeto convocação para entrevista Resultado das 14/11/2014 Programa de Pós-Graduação em Geografia Entrevista 17/11/ /11/ a 30/01/2015 Divulgação do Resultado Final e início do prazo de recursos de 24 horas. Resultado Final após prazo de recursos de revisão de notas. Matrícula e inscrição em disciplinas. e Protocolo Geral da UECE e Programa de Pós-Graduação em Geografia

7 11. DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição do candidato implica no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas nesta Chamada Pública de Seleção e das normas que regulam a Universidade Estadual do Ceará, não sendo aceita alegação de desconhecimento A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada por um período de 30 dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção A Comissão de Seleção reserva-se ao direito de alterar o calendário, diante de circunstâncias que assim o justifiquem, dando ciência aos interessados, coletivamente, no local de inscrição e na página do Programa Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central da Seleção. Fortaleza, 02 de Setembro de 2014 Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio Reitor da UECE da Universidade Estadual do Ceará

8

9

10 CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONÁVEL PELA MATRÍCULA GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ FICHA DE INSCRIÇÃO Nº CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA / 2015 IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Nome Data de Nascimento Dia Mês Ano Telefones: Residencial: Celular: Sexo s: Masculino Feminino Endereço/Número/Complemento RG Nº Documentação Data de Emissão Dia Mês Ano CPF FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA Graduação Data de Conclusão Instituição DADOS PROFISIONAIS Empresa em que trabalha Cargo e/ou função que exerce Tempo de Serviço Exame de Proficiência em Língua Estrangeira Inglês Francês OPÇÃO PELA LINHA DE PESQUISA Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas Território, Sociedade e Cultura Título do Anteprojeto: Opção do Orientador: 1) 2) Fortaleza, de de Assinatura do Candidato : COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA 2015 Nome do Candidato(a): Data da Inscrição: / / Nº: CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONÁVEL PELA MATRÍCULA

11 SELEÇÃO PÚBLICA Nº 21 /2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECLARAÇÃO Eu, Mestrado Acadêmico em Geografia da UECE declaro:, candidato ao 1. Ser de minha exclusiva responsabilidade a indicação da quantidade de títulos para cada código (linha da tabela seguinte) que estou entregando para efeito de avaliação; 2. Que os títulos, declarações e demais documentos entregues e assinalados abaixo são verdadeiros e válidos na forma da lei, e organizadas na ordem sequencial em que se apresentam na tabela, num total de folhas, incluindo esta. Fortaleza, de de 20 Assinatura do Candidato ou Procurador

12 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA CURRÍCULO PADRONIZADO LATTES 1. Dados Pessoais Nome Filiação Mãe: Pai: Nascimento Dia Mês Ano Naturalidade Nacionalidade Endereço/Número/Complemento Telefones Residencial Trabalho Celular s 1) 2) 3) Documentação RG Nº UF Data de Emissão Dia Mês Ano CPF

13 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA Nome TABELA 01 - FORMAÇÃO ACADEMICA x DISCRIMINAÇÃO Nº DE DOC. ENTREGUES PONTOS POR DOCUMENTOS 1.1. Pontuação pela média das notas das disciplinas cursadas com aprovação na Graduação (máximo: 3,00 pontos) (Média 7,00) 1.2. Monitoria Acadêmica por semestre letivo (máximo: 2,00 pontos) 1.3. Bolsista do PET, de iniciação Científica, inclusive PROVIC, por semestre letivo (máximo: 2,00 pontos) 1.4. Participação em Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, por semestre letivo (não cumulativo com Monitoria e Bolsa IC (máximo: 1,00 pontos) 1.5. Curso de Aperfeiçoamento, Capacitação, Aprofundamento com no mínimo 80 horas/aula (máximo: 1,00 pontos) 1.6. Especialização (máximo: 01 certificado) 1, Mestrado (máximo) 2,00 PONTUAÇÃO ESPERADA PELO CANDIDATO PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA COMISSÃO DE SELEÇÃO

14 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA TABELA 02 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTISTICA x DISCRIMINAÇÃO Nº DE DOC. ENTREGUES PONTOS POR DOCUMENTOS 2.1. Artigos publicados em periódicos nacionais com corpo editorial e constando na lista Qualis do CNPq 2.2. Artigos publicados em periódicos internacionais com corpo editorial e constando na lista Qualis do CNPq 1, Artigos publicados em periódicos nacionais ou internacionais sem indicação de corpo editorial e/ou sem constar na lista Qualis do CNPq 0,25 (máximo: 1,00 pontos) 2.4. Artigos publicados em revista de divulgação científica, tecnológica ou artística especializada (máximo: 1,00 pontos) 0, Artigos de divulgação científica, tecnológica e artística em jornais de grande circulação (máximo: 1,00 ponto) 0, Parecer Técnico na área ou área afim (máximo: 1,00 pontos) 0, Resumos publicados em Eventos Científicos Locais ou Regionais (máximo: 1,00 pontos) 0, Resumos publicados em Eventos Científicos Nacionais ou Internacionais (máximo: 1,50 pontos) 0, Trabalhos completos publicados em anais de Eventos Científicos Locais ou Regionais (máximo: 2,00 pontos) 0, Trabalhos completos publicados em anais de Eventos Científicos Nacionais ou Internacionais (máximo: 3,00 pontos) Conferências ou palestras proferidas em Eventos Científicos Locais ou Regionais (máximo: 1,00 pontos) 0, Conferências ou palestras proferidas em Eventos Científicos Nacionais ou Internacionais (máximo: 2,00 pontos) 0, Apresentação Oral de trabalho em Eventos Científicos Locais, Regionais, Nacionais ou Internacionais (máximo: 1,50 pontos) 0, Livros com ISBN e corpo editorial publicados no país, acima de 49 páginas, na área ou área afim. 1, Livros com ISSN publicados no exterior, acima de 49 páginas, na área ou área afim. 3, Capítulo de livros com ISBN e corpo editorial publicados no país, na área ou área afim. 0, Capítulo de livros com ISSN publicados no exterior, na área ou área afim. 1, Tradução de livro na área ou área afim (máximo: 3,00 pontos) 1, Prêmio acadêmico ou científico na área ou área afim (máximo: 1,00 pontos) 0,25 Marque um X na primeira coluna, se você entregou algum documento do item correspondente. PONTUAÇÃO ESPERADA PELO CANDIDATO PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA COMISSÃO DE SELEÇÃO

15 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA TABELA 03 EXPERIENCIA ACADEMICA E PROFISSIONAL x DISCRIMINAÇÃO 3.1. Estágio acadêmico em Laboratórios ou Núcleos de Pesquisa de IES ou em órgãos públicos ou empresas privadas autorizados pela IES, na área ou área afim, por semestre letivo (máximo: 2,00 pontos) 3.2. Bolsa de trabalho em IES, por semestre letivo (máximo 1,00 pontos) 3.3. Participação na elaboração de Relatórios Técnicos, Projetos Básicos, Projetos Executivos, EIA, RIMA, EVA, AAE e similares, Projetos de Pesquisa enviados a Agencias de Fomento (FUNCAP, CNPq, FINEP e similares), por documento (máximo: 2,00 pontos) 3.4. Consultorias, Assessorias Técnica ou Científica na área ou área afim, por documento (máximo: 1,00 pontos) 3.5. Experiência de magistério no ensino fundamental e médio, na área ou área afim, por semestre letivo. (máximo: 2,00 pontos) 3.6. Experiência de magistério no ensino superior, na área ou área afim, por semestre letivo. (máximo: 2,00 pontos) 3.7. Monografias de graduação orientadas e aprovadas, como orientador principal, na área ou área afim (máximo: 3,00 pontos) Nº DE DOC. ENTREGUES PONTOS POR DOCUMENTOS 0,10 0,25 0,10 PONTUAÇÃO ESPERADA PELO CANDIDATO PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA PELA COMISSÃO DE SELEÇÃO Marque um X na primeira coluna, se você entregou algum documento do item correspondente. TOTAL DA PONTUAÇÃO NOTA DA PROVA DE TÍTULOS

16 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21/2014 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO PADRÃO DE DECLARAÇÕES Preencher uma declaração para cada função exercida pelo(a) candidato(a). Nome: RG: CPF: Número do Passaporte: Cargo/Função: Declaro para fins de prova junto ao Mestrado Acadêmico em Geografia que conheço o(a) Candidato (a) Na condição de: ( ) Bolsista de IC, PET ou PROVIC ( ) Estagiário(a) do Laboratório/Núcleo ( ) Estagiário(a) do órgão/empresa ( ) Membro de Grupo de Pesquisa (CNPq) ( ) Bolsista de trabalho da Universidade ( ) Monitor da disciplina Declaro ainda que o(a) candidata desenvolveu essa atividade por período(s) letivo(s). ( ) Fortaleza, de de 20.

17 O Projeto de pesquisa, deverá apresentar as seguintes características: Capa Falsa Folha de Rosto (obrigatório) GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CCT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE-ProPGeo TÍTULO AUTORIA POSSIVEL ORIEENTADOR FORTALEZA-CEARÁ

18 SUMÁRIO 1- Introdução 2- Levantamento de Literatura (obrigatório) 3- Problema (obrigatório) 4- Hipótese (obrigatório) 5- Objetivos (obrigatório) 6- Justificativa (obrigatório) 7- Metodologia (obrigatório) 8- Cronograma (obrigatório) Referencias (obrigatório) 1- Introdução (máximo 02 (duas) páginas) 2- Levantamento de Literatura (máximo 05 (cinco) páginas) 3- Problema (máximo 02 (duas) páginas) 4- Hipótese (máximo 01 (uma) página) 5- Objetivos (máximo 01 (uma) página) 6- Justificativa (máximo 03 (três) páginas) 7- Metodologia (máximo 03 (três) páginas) 8- Cronograma (máximo 01 (uma) páginas) Referências Bibliográficas segundo ABNT (de acordo com as citações)

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 22 /2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 22 /2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL FICHA DE INSCRIÇÃO Nº CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 22/2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA / 2016 IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Nome Data de Nascimento Dia Mês Ano Telefones: Residencial:

Leia mais

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) Nome Nascimento DIA MÊS ANO RESIDENCIAL Telefones CELULAR ( ) Sexo Masculino

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 22/2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 23/2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM AO CURSO DE GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE,

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 23/2016 - CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 62/2017 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE TURMA: 2018. O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 26 / 2009

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 26 / 2009 Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG Av. Paranjana, 1700 Campus do Itaperi 60.740-000 Fortaleza-CE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 08/2016 - CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 08 /2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UE. O Reitor da Universidade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07 /2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 61 /2017 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 48 /2018 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: NOME CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 - CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2016 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) NASCIMENTO Dia Mês Ano Residência

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - BOLSISTA PÓS-DOUTORADO PNPD 2013 A Coordenação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. (a ser preenchido pela Coordenação do MARENA)

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. (a ser preenchido pela Coordenação do MARENA) ANEXO 1 Foto FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. (a ser preenchido pela Coordenação do MARENA) DADOS PESSOAIS Nome Completo: Nome da Mãe: Nome do Pai: Naturalidade: UF: Nacionalidade: Data de Nascimento: Estado Civil:

Leia mais

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13 1 EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL O HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HCPA/UFRGS, em vista de parceria firmada com a Secretaria Nacional de Políticas

Leia mais

EDITAL 01 / Inscrição:

EDITAL 01 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019.

EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019. EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública

Leia mais

EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM

EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa

Leia mais

Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo torna público o processo de seleção

Leia mais

EDITAL 02/ Processo Seletivo PPGBiotec- DOUTORADO

EDITAL 02/ Processo Seletivo PPGBiotec- DOUTORADO EDITAL 02/2017 - Processo Seletivo PPGBiotec- DOUTORADO Edital do Exame de Seleção para Ingresso no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidadee

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL 03 / Inscrição:

EDITAL 03 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL N.003/2015 - PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia, no uso de

Leia mais

EDITAL N.03/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL N.03/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia EDITAL N.03/2016 - PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação do Programa, em 01/10/2012) EDITAL 03 / 2012 O Coordenador

Leia mais

Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR

Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR EDITAL 003/2018/PPGG/BOLSA/PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL n 02/ DAS VAGAS. 1.1 Estão previstas 09 (nove) vagas para o Mestrado Profissional.

EDITAL n 02/ DAS VAGAS. 1.1 Estão previstas 09 (nove) vagas para o Mestrado Profissional. EDITAL n 02/2017 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISISONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS de Presidente Prudente, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA EDITAL 01/2015 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2015-1 O Programa

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2017 O torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-2), no período de 14/08/2017 a 18/08/2017, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na secretaria do PPG: Rua

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EDITAL PRPG Nº 38/2018 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EDITAL 8. ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (CÓDIGO 8).. Área de concentração: Governo, Organizações e Sociedade.... Linhas de pesquisa:... Economia,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação

Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação PROGRAMA DE BOLSAS MILTON SANTOS MODALIDADE: MESTRADO A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Santa

Leia mais

Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo torna público o processo de seleção

Leia mais

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017)

EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) EDITAL PPGCardiologia Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE FLUXO CONTÍNUO PARA O CURSO DE DOUTORADO (Ingresso em 2017) O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: CARDIOLOGIA E CIÊNCIAS CARDIOVASCULARE

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL Nº 03/2017- ESPECÍFICO PARA CANDIDATOS PROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS NO EDITAL 01/2017 Seleção para o Mestrado

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista- UNESP campus de Jaboticabal no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA (PPGPA) DA EM CONFORMIDADE AO EDITAL EXTRA DE SELEÇÃO COM ENTRADA EM 2019.2 1 DAS VAGAS O Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA EDITAL 01/2014 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO TURMA 2014-2 O Programa

Leia mais

EDITAL 04 / Inscrição:

EDITAL 04 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

1. CLIENTELA Servidores do Quadro Permanente da UFPA (Docentes ou Técnicos) graduados em Enfermagem.

1. CLIENTELA Servidores do Quadro Permanente da UFPA (Docentes ou Técnicos) graduados em Enfermagem. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL No 001/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ENFERMAGEM PARA SERVIDORES DA UFPA O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES

EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) torna público o Processo Seletivo de Aluno Especial

Leia mais

EDITAL UnC - 038/2009

EDITAL UnC - 038/2009 EDITAL UnC - 038/2009 TORNA PÚBLICO Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Desenvolvimento Regional Área de Concentração Desenvolvimento Regional Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento

Leia mais

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchida, obtida na secretaria do PPGQ ou no site: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Documentação necessária à inscrição: Edital de Chamada nº 07/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química,

Leia mais

Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado 1. Apresentação:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03/2013 TURMA 2014

EDITAL DE SELEÇÃO 03/2013 TURMA 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO PPGEP - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO htpp://www.ppgep.ufsc.br Telefone: (48) 3721-2724 e-mail: contato@ppgep.ufsc.br EDITAL

Leia mais

EDITAL PPGE3M Nº 91/2018

EDITAL PPGE3M Nº 91/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE MINAS, METALÚRGICA E DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Ingresso em 2019/1º trimestre) EDITAL PPGE3M Nº 91/2018 O PROGRAMA

Leia mais

EDITAL N O 005/2019-PFS

EDITAL N O 005/2019-PFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Centro de Ciências Biológicas - CCB Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas PFS CERTIDÃO Certifico que esta Resolução foi afixada em quadro ao lado da secretaria

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos EDITAL N o. 004/PGFAR/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail:

Leia mais

1. DA CLIENTELA, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA, VAGAS E INSCRIÇÕES.

1. DA CLIENTELA, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA, VAGAS E INSCRIÇÕES. EDITAL UESC N 127 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DE CONSULTORES A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA EDITAL N. 04, DE 11 DE ABRIL DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO ACADÊMICO (STRICTU SENSU) EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, NO CURSO DE DOUTORADO EM MATEMATICA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA AFRICANA, AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 Resolução do Colegiado de 18.06.2014 1. Estarão abertas, no período de 04 a 29 de agosto de 2014,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO LETIVO 2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO LETIVO 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM ETNOBIOLOGIA (Lato sensu) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO LETIVO 2015 A Coordenação da Pós-Graduação em Etnobiologia

Leia mais

DAS INSCRIÇÕES Período De 29 a 31 de março de Horário Das 8h às 16h. Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho térreo.

DAS INSCRIÇÕES Período De 29 a 31 de março de Horário Das 8h às 16h. Protocolo Geral da UESC - Pavilhão Adonias Filho térreo. EDITAL UESC Nº 38 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA AS DISCIPLINAS DO MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES - 1º SEMESTRE DE 2017. O Reitor em exercício da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/PPGG O Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção

Leia mais

Edital 001/2019. Seleção de Alunos para criação de Cadastro de Reserva para Bolsas de Mestrado

Edital 001/2019. Seleção de Alunos para criação de Cadastro de Reserva para Bolsas de Mestrado Edital 001/2019 Seleção de Alunos para criação de Cadastro de Reserva para Bolsas de Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia anuncia por este edital a inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Computacionais Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL Nº 01/PPGComp/2012 Seleção de candidatos

Leia mais

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 6055-760 - Fortaleza CE Fone: (85) 3366-960 Fax:(85) 3366-9636 E-mails: mestrado@posmec.ufc.br

Leia mais

EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES

EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES) torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO EM QUÍMICA, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO EM QUÍMICA, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº 16.825, de 04 de julho de 2016 EDITAL Nº 037/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ALUNO ESPECIAL NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 01/017 PPGEPT Torna Público

Leia mais

EDITAL N. 002/2012 MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2013

EDITAL N. 002/2012 MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2013 EDITAL N. 002/2012 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TURMA 2013 1 Da Abertura A Coordenação do Curso de Mestrado em Educação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA Av. Ademar de Barros s/n Ondina CEP: 40.170-110 Salvador-BA TEL/FAX: (71)3283-6273 / 3283-6296 e-mail: ceapgmat@ufba.br EDITAL

Leia mais

EDITAL 02/2018 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2018/2 - PÓSCOM/UFES

EDITAL 02/2018 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2018/2 - PÓSCOM/UFES EDITAL 02/2018 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2018/2 - PÓSCOM/UFES O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom- Ufes) torna público o Processo Seletivo de Aluno Especial

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (retificado em 10 de maio de 2019)

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (retificado em 10 de maio de 2019) EDITAL 38.40 ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (retificado em 10 de maio de 2019) 1. MESTRADO EM ENGENHARIA FLORESTAL (CÓDIGO 984) 1.1. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (PPGQPN-IPPN) da Universidade

Leia mais

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL 03/2014 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA Estão abertas, na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, as inscrições para a seleção do Curso de Mestrado em Engenharia

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.5. Candidatos de outros estados poderão enviar a documentação, juntamente com uma via impressa (cópia) do boleto bancário pago, pelo correio. A documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa,

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT Torna Público

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2016 1. O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS DOUTORADO - BOLSA PNPD-CAPES PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas EDITAL n 0 06/2016-PPGEPS SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS

Leia mais

1. CLIENTELA Servidores do Quadro Permanente da UFPA (Docentes ou Técnicos) graduados em Enfermagem.

1. CLIENTELA Servidores do Quadro Permanente da UFPA (Docentes ou Técnicos) graduados em Enfermagem. EDITAL No 001/2016 SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ENFERMAGEM PARA SERVIDORES DA UFPA O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará estará recebendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica - PPGB, abre

Leia mais