GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07 /2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UE, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio da presente Chamada Pública de Seleção, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para seleção do Curso de Doutorado do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UE-PROPGEO, do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT/Universidade Estadual do Ceará - UE, com área de concentração em ANÁLISE GEOAMBIENTAL E ORDENAÇÃO DO TERRITÓRIO NAS GIÕES SEMIÁRIDAS E LITORÂNEAS, para admissão no primeiro semestre de INTRODUÇÃO 1.1. O objetivo do PROPGEO é a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de ensino superior e de pesquisa relacionadas ao campo da Geografia O programa está organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa Área de Concentração: Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas Linha de Pesquisa: Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas Linha de Pesquisa: Estrutura e Dinâmica do Espaço Regional, Urbano e Rural Poderão se candidatar ao processo de seleção para o Curso de Doutorado em Geografia os portadores de título de mestre em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovados mediante cópia autenticada do Diploma ou da Declaração e Ata de Defesa do Mestrado Os alunos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UE, poderão se candidatar ao processo de seleção para o Curso de Doutorado em Geografia mediante declaração autenticada de provável concludente, com data de defesa oficialmente definida Em caso de mestrado realizado em outro país, será exigida a revalidação nacional do título, devidamente comprovado. 2. DAS VAGAS 2.1 O Programa abre inscrições à seleção pública para o preenchimento de até 18 (dezoito) vagas, dentre as quais 01 (uma) vaga em atendimento à qualificação do quadro docente efetivo dos cursos de Geografiaa da UE a serem preenchidas conforme a ordem decrescente de classificação dos candidatos Os candidatos serão submetidos a processo seletivo único O Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas ofertadas. 3. DAS INSCRIÇÕES 3.1. As inscrições serão realizadas no período de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2015, junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UE, situado na Universidade Estadual do Ceará Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza,, Brasil P: Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

2 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E O envio por Correio Expresso (SEDEX ou similar) da documentação de inscrição à Secretaria do Programaa de Pós-Graduação em Geografia deverá ser postado até o último dia (16/12/2015) de inscrição prevista por esta chamada pública endereçada para: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UE Universidade Estadual do Ceará Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza,, Brasil P: O interessado deverá preencher o formulário de inscrição e anexar ao mesmo os documentos exigidos para a inscrição; 3.3. Para o preenchimento do formulário de inscrição deverão ser informados todos os campos obrigatórios; 3.4. O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) em agência do Banco do Brasil, na conta corrente nº X, Agencia: Não serão aceitos comprovantes do tipo depósito em envelope. 4. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS 4.1. Cópia dos Diplomas de Graduação e de Mestrado ou Declaração e ATA de Defesa de Mestrado; e para alunos do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UE, conforme o item Sobre alunos estrangeiros, a Resolução 933/2013, Art. 36 3º estabelece: Podem ser aceitos candidatos estrangeiros, os quais deverão apresentar o reconhecimento e/ou revalidação do diploma previsto no caput deste artigo e a autorização de permanênciaa e estudo no país, quando, requerido pela legislação brasileira de imigração Cópia do Comprovante de realização de Exame de Proficiência em duas Línguas Estrangeiras (inglesa e francesa ou inglesa e espanhola). Os exames devem ter sido realizados em instituições públicas de ensino de línguas estrangeiras (federais, estaduais ou municipais divulgadas no site do ProPGeo) aceitas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará ProPGeo Em caso de candidatos estrangeiros, obrigatoriamente, estes deverão apresentar Cópia do Comprovante de realização de Exame de Proficiência em Língua portuguesa, além do comprovante de proficiências em outras duas línguas diferentes da de seu país de origem Os candidatos que realizaram o Curso de Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará ProPGeo, aproveitarão a língua estrangeira comprovada, por aprovação em prova ou pela apresentação do exame de proficiência da língua estrangeira devidamente aceito pelo ProPGeo, devendo apresentar a comprovação de exame de proficiência em outra língua estrangeira diferente da aceita para o Mestrado (Inglês ou Francês ou Espanhol) No caso dos candidatos brasileiros: cópia da carteira de identidade e do CPF; no caso de estrangeiros: cópia autenticada do passaporte. Em ambos os casos devem ser apresentados: Cópia do Currículo Lattes com documentos comprobatórios; formulário padronizado de pontuação do currículo Lattes, disponível em devidamente preenchido; Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

3 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E 4.4. Curriculum Vitae gerado na Plataforma Lattes do CNPq, site: impresso em 1 (uma) via, assinado pelo candidato, com a produção técnica e científica referente aos anos de 2011 a 2015; 4.5. Cópia da documentação científica comprobatória; 4.6. Carta de Motivação também: Indicar a linha de pesquisa e o provável orientador; Indicar a disponibilidade de tempo para cumprimento das exigências do curso; Apresentar outras informações que julgue relevantes para a avaliação de sua candidatura; 4.7. Projeto de pesquisa no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento de entrelinhas 1/5, em 3 (três) vias assinadas; 4.8. Comprovante do pagamento da inscrição no processo seletivo; Não serão aceitos comprovantes do tipo depósito em envelope. 5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 5.1. Serão homologadas as inscrições de: 5.2. De candidatos cujos interesses acadêmicos estejam relacionados às linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UE; 5.3. De candidatos com matrícula na Secretaria; 5.4. De candidatos que tiverem seus Recursos Administrativos deferidos após análise do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UE De Candidatos que tiverem apresentado cópia autenticada do comprovante de proficiência em duas línguas estrangeiras (no caso de candidatos brasileiros) Em apenas uma língua, quando o candidato tenha realizado proficiência em língua inglesa no curso de Mestrado Acadêmico; 5.6. De Candidatos que tiverem apresentado cópias autenticadas dos comprovantes de proficiência em língua portuguesa e em outras duas línguas estrangeiras diferentes da língua oficial de seu país de origem (no caso de candidatos de procedência estrangeira) Os candidatos brasileiros ou estrangeiros que não estiverem em conformidade com os itens 5.5 e 5.6 a comprovação de proficiência em línguas terão suas inscrições INDEFERIDAS 6. DO PROSSO SELETIVO 6.1. O processo seletivo terá quatro etapas: da Candidatura com até 4000 caracteres, na qual o candidato deverá defesa de dissertação de mestrado realizada até o período oficial de Prova Escrita de Conhecimentos Específicos, valendo 10 (dez) pontos, com nota mínima 7 (sete) de caráter eliminatório. Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

4 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E Para a realização da prova escrita serão sorteados dois temas de dissertação obrigatória constantes no item deste edital. O tempo para a realização da prova será de 3 (três) horas. A prova escrita terá peso 4 (quatro) na média ponderada candidatos. que classificará os Os temas propostos para a próxima Seleção do Programaa de Pós Graduação em Geografia deverão ser tratados no sentido de envolver a análise das duas ambiências: Natureza e Sociedade. Eles serão conduzidos a partir da reflexão da produção do espaço brasileiro, quando for pertinente. TEMAS 1. A Seca no Nordeste 2. A construção sócio-espacial brasileira 3. Abordagens teórico-metodológica da Geografia 4. Apropriação do território e problemas ambientais 5. Evolução da paisagem no contexto da formação sócio-espacial do Brasil 6. O conceito de lugar na perspectiva da natureza e da sociedade A avaliação do projetoo de pesquisa quanto ao mérito acadêmico, adequação às linhas de pesquisa contempladas pelo programa, originalidade, potencial para investigação interdisciplinar, viabilidade de execução, correção formal e disponibilidade de orientação no âmbito do programa de caráter eliminatório Os candidatos que tiverem seus projetos aprovados serão convocados para entrevista. A entrevista constará inicialmente da apresentação do projeto pelo candidato, que terá 15 minutos para exposição do seu projeto, sem utilização de recursos audiovisuais; em seguida será arguido por até 30 minutos. Caráter classificatório. Nota mínima 7,0 (sete) Análise do Curriculum Vitae e da carta de motivação que avaliará a adequação do candidato ao curso, de caráter classificatório A apresentação do comprovante de exames de proficiência em duas línguas estrangeiras (em conformidade com os itens 5.4 e 5.5) é obrigatória. Em caso contrário, não será aceita a inscrição do candidato No caso de candidatos brasileiros, comprovação dos exames de proficiência em duas línguas estrangeiras desde que para uma delas seja uma língua inglesa (inglês e francês ou inglês e espanhol) é obrigatória A língua aprovada na seleção do mestrado será computada como válida, apenas para a língua inglesa ou francesa, sendo exigido o exame de proficiência em uma língua estrangeira diferente daquela No caso de candidatos estrangeiros além dos exames em duas línguas estrangeiras (inglês e francês, inglês e espanhol) que deverão ser diferentes da do seu país de origem, será também obrigatório à comprovação de proficiência em língua portuguesa. Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

5 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E 6.2 Dos resultados das etapas do processo seletivo serão extraídas a média final ponderada obtida pelo candidato: peso 4 (quatro) para a prova escrita, peso 3 (três) paraa o projeto e peso 2 (dois) para o currículo 6.3. Os Recursos Administrativos referentes ao indeferimento dos resultados serão recebidos por escrito e na forma de recurso, com entrada no protocolo geral da UE, no Campus do Itaperi, em Fortaleza,que funciona no horário das 08h00min às 12:00h e das 13:00h às 17:00h até o dia 26 de janeiro de A divulgação do resultado final será realizada em uma lista nominal dos classificados, com a respectiva ordem de classificação, publicada na página do programa no portal da Universidade Estadual do Ceará - UEE no dia 27 de janeiro de O Programa se reserva ao direito de indicar o professor orientador dentro da linha de pesquisa escolhida pelo candidato. 7. DA MATRÍCULA 7.1. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula e a inscrição em disciplinas no período de 22 a 26 de fevereiro de 2016 horário das 08:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h, na Secretaria do Programa. 8. BOLSAS DE ESTUDO 8.1. Quando disponibilizadas, as bolsas de doutorado serão distribuídas com base nos critérios estabelecidos pelo ProPGeo e com avaliação feita pela comissão de bolsa do Programa. 9. CALENDÁRIO DE SELEÇÃO DO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA DOPROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ETAPAS INSCRIÇÕES DATA 16/11/2015 a 16/12/ /12/ /12/2015 QUADRO ÚNICO EVENTO LOCAL Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Realização das Ceará Universidade Estadual do Ceará - Inscrições UE Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi Prazo final para envio da documentação pelo correio (via SEDEX ou similar) ou entrega na Secretaria do ProPGeo Divulgação das Inscrições homologadas e inicio do prazo de recursos de 24hs. Secretaria do Programaa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará UE Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi e Programa de Pós-Graduação em Geografia Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

6 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E 11/01/2016 Prova Escrita Programa de Pós-Graduação em Geografia SELEÇÃO 13/01/ /01/ e 20/01/ /01/ /01/ /01/2016 MATRÍCULA E INSCRIÇÃO 22 a EM 26/02/20166 DISCIPLINAS 10. DISPOSIÇÕES GERAIS Resultados da prova escrita Resultado da avaliação dos projetos e convocação para entrevista Entrevistas Resultado das Entrevistas Divulgação do Resultado Final e início do prazo de recursos de 24 horas. Resultado Final após prazo de recursos de revisão de notas. Realização da matrícula e inscrição em disciplinas. e e Programa de Pós-Graduação em Geografia e Protocolo Geral da UE e Programa de Pós-Graduação em Geografia A inscrição do candidato implica no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas nesta Chamada Pública de Seleção e das normas que regulam a Universidade Estadual do Ceará, não sendo aceita alegação de desconhecimento A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada por um período de 30 dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção A Comissão de Seleção reserva-se ao direito de alterar o calendário, diante de circunstâncias que assim o justifiquem, dando ciência aos interessados, coletivamente, no local de inscrição e na página do Programa Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Central de Seleção. Fortaleza, 02 de Outubro de Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio Reitor da UE da Universidade Estadual do Ceará Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

7 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: NOME CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/ CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2016 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) NASCIMENTO Dia Mês Ano Residência TELEFONES Celular Masculino SEXO Feminino DOCUMENTAÇÃO CARTEIRA DE IDENTIDADE /NÚMERO/ÓRGÃO EXPEDIDOR CPF/NÚMERO/CONTROLE Mestrado FORMAÇÃO VERSITÁRIA Data de Conclusão Instituição Graduação Data de Conclusão Instituição OBS: Anexar dissertação de mestrado Cargo e/ou função que exerce DADOS PROFISSIONAIS Empresa em que Trabalha Tempo de Serviço EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - DOUTORADO Inglês Francês Espanhol OPÇÃO PELA LINHA DE PESQUISA: Estrutura e Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Litorâneas. Território, Sociedade e Cultura Título do Anteprojeto: Preferência Orientador: 1: 2: Fortaleza, de de Assinatura do Candidato : COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07 /2015 DOUTORADO EM GEOGRAFIA 2016 Nome do Candidato(a): Nº: CARIMBO ASSINATURA DO SPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO Data da Inscrição: / / Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone: CARIMBO ASSINATURA DO SPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO

8 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 PARA O CURSO DE DOUTORADO / 2016 FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECLARAÇÃO Eu,, candidato ao Doutorado em Geografia da UE declaro: 1. Ser de minha exclusiva responsabilidade a indicação da quantidade de títulos para cada código (linha da tabela seguinte) que estou entregando para efeito de avaliação; 2. Que os títulos, declarações e demais documentos entregues e assinalados abaixo são verdadeiros e válidos na forma da lei, e organizadas na ordem seqüencial em que se apresentam na tabela, num total de folhas, incluindo esta. Local:, de de 20. Assinatura do Candidato ou Procurador Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

9 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 PARA O CURSO DE DOUTORADO CURRÍCULO PADRONIZADO LATES 1 - DADOS PESSOAIS NOME FILIAÇÃO Pai Mãe NASCIMENTO DIA MÊS ANO NACIONALIDADE NATURALIDADE ESTADO CIVIL ENDEÇO RUA/NÚMERO/COMPLEMENTO BAIRRO/CIDADE UF P - TELEFONES SIDENCIAL TRABALHO LULAR DOCUMENTAÇÃO CARTEIRA DE IDENTIDADE /NÚMERO/ÓRGÃO EXPEDIDOR CPF/NÚMERO/CONTROLE Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

10 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 PARA O CURSO DE DOUTORADO CURRÍCULO PADRONIZADO LATES Nome TABELA 01: Capacitação Profissional - Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural - Desenvolvimentoo Administrativo e Acadêmico X N o DE DOC. PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ENTGUES ESPERADA ATRIBUÍDA Participação em Simpósio, Congresso, Seminário e outros eventos na área de atuação do docente ou em áreas afins (0.1 por evento, máximo 1,0 pontos). Participação em curso com mais de 40 horas na área de atuação da Geografia ou em áreas afins (1,0 pontos por curso). Participação em curso de 21 a 40 horas na área de atuação da Geografia ou em áreas afins (0.1 pontos por curso). Participação em curso de 11 a 20 horas na área de atuação da Geografia ou em áreas afins (0.1 pontos por curso) Participação em curso de 6 a 10 horas na área de atuação da Geografia ou em áreas afins (0.1 pontos por curso) Certificado de Aperfeiçoamento, com duração mínima de 120 horas, na área de atuação da Geografia ou em áreas afins, obtido no período avaliado (1.0 pontos). Certificado de Especialização, com duração mínima de 360 horas, na área de atuação do docente ou em área relacionada com a metodologia do ensino superior ou atuação da Geografia ou em áreas afins obtido no período avaliado (1.5 pontos). PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, TÉCNICA E ARTÍSTICO-CULTURAL Artigo publicado em periódico A1 da CAPES (5,0 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico A2 da CAPES (4.0 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico B1 da CAPES (3,0 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico B2 da CAPES (2.5 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico B3 da CAPES (2,0 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico B4 da CAPES (1.5 pontos por artigo). Artigo publicado em periódico B5 da CAPES (1,0 pontos por artigo). Artigo ou resenha publicada na área de atuação em periódico científico com ISSN não registrado na CAPES (0.5 ponto por artigo). Resumo simples publicado em anais de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,25 por resumo, máximo 2,0 pontos). Resumo expandido publicado em anais de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,5 por resumo, máximo 2,0 pontos). Trabalho completo publicado em anais de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (1,5 por trabalho, máximo 4,5 pontos). Conferência ou palestra proferida em eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (1,0 por conferência, máximo 3,0 pontos). Ministrante de minicursos, oficinas e similares em eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0.5 por evento, máximo 2,0 pontos). Participação, como coordenador, em mesa-redonda de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,5 por participação, máximo 2,0 pontos). Participação, como membro, em mesa-redonda de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,25 por participação, máximo 2,0 pontos). Apresentação de trabalho oral em eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,25 por participação, máximo 1,5 pontos). Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

11 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E Apresentação de pôster em eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,1 por participação, máximo 1,0 pontos). Revisão técnica especializada de trabalhos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (0,5 por trabalho, máximo 2,0 pontos). Participação em conselho editorial, comitê científico ou como parecerista ad hoc de programas, projetos, eventos ou produções científicas, tecnológicas, técnicas ou artístico-culturais (0,5 por trabalho, máximo 2,0 pontos). CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 PARA O CURSO DE DOUTORADO X CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Participação na coordenação de eventos científicos, tecnológicos, técnicos ou artístico-culturais (1,0 por evento, máximo 2,0 pontos). Desenvolvimento ou geração de trabalhos com pedido de registro de patente (1,0 pontos por pedido de patente) ). Desenvolvimento ou geração de trabalhos com patente registrada (5,0 pontos por patente registrada) Livro internacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (5,0 pontos por livro). Livro nacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (4,0 pontos por livro). Livro, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora sem conselho editorial (3,0 pontos por livro). Organização de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e- book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (3,0 pontos por livro). Capítulo de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico em e-book, com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (2,0 pontos por capítulo). Capítulo de livro na área, impresso ou eletrônico em e-book, com ISBN, publicado por editora sem conselho editorial (1,0 ponto por capítulo). Apresentação de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e- book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (0,5 ponto por apresentação). Prefácio de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (0,5 ponto por prefácio). Introdução de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora com conselho editorial (0,5 ponto por introdução). Apresentação de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e- book), com ISBN, publicado na área por editora sem conselho editorial (0,1 ponto por apresentação). Prefácio de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora sem conselho editorial (0,1 ponto por prefácio). Introdução de livro internacional ou nacional, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado na área por editora sem conselho editorial (0,1 ponto por introdução). Tradução de livro, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado por editora com conselho editorial (3,0 pontos por livro traduzido). Tradução de capítulo de livro, impresso ou eletrônico (e-book), com ISBN, publicado por editora com conselho editorial (1,5 pontos por capítulo traduzido). Tradução de artigo publicado em periódico registrado na CAPES (1,0 ponto por artigo traduzido). Editoração de revista acadêmica periódica, impressa ou eletrônica, com ISSN, N o DE DOC. ENTGUES PONTUAÇÃO ESPERADA Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone: PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA

12 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E corpo editorial e equipe de pareceristas (3,0 pontos por revista). Produção de material didático na área de atuação do docente, reconhecido pelo Colegiado do Curso (1,0 por item, máximo 4,0 pontos). Produção de material didático, nas mídias áudio, audiovisual e software, na área de atuação do docente e publicado em órgãos públicos como o MEC, desde que haja um número de publicação e um endereço eletrônico para referenciação (1,5 por item, máximo 6,0 pontos). Trabalho de publicação e circulação interna considerado, pela Comissão de Avaliação, como de interesse para o ensino, a pesquisa ou a extensão (0,5 por trabalho, máximo 6,0 pontos). Organização ou produção de evento científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural internacional (1,0 pontos por evento). Organização ou produção de evento científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural nacional (2,0 pontos por evento). Organização ou produção de evento científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural regional ou local (0.5 ponto por evento). Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

13 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 PARA O CURSO DE DOUTORADO X CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Coordenação de programa de Rádio e/ou TV (0,5, máximo 1,5 pontos). Produção de software, com registro e/ou divulgação (2,0 pontos por software). Produção de CD Rom, com registro e/ou divulgação (1,0 ponto por CD). Prêmio acadêmico, científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural de âmbito local (1,0 ponto por prêmio). Prêmio acadêmico, científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural de âmbito nacional (2,0 pontos por prêmio). Prêmio acadêmico, científico, tecnológico, técnico ou artístico-cultural de âmbito internacional (3,0 pontos por prêmio). N o DE DOC. ENTGUES DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E ACADÊMICO PONTUAÇÃO ESPERADA PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA Participação em assessoria de órgãos da administração, comissões e grupos de trabalho (1,0 por participação, máximo 2,0 pontos). Participação de Laboratório, Grupo de Pesquisa, de Estudo ou de Extensão, por designação (1,0 por participação, máximo 3,0 pontos). Coordenação de projetos de pesquisa, extensão ou docência, aprovados no Colegiado do Curso, no Conselhoo de Centro ou Faculdade e no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão-PEE (1,0 por projeto, máximo 3,0 pontos). Coordenação de projeto de pesquisa ou extensão financiado por agência de fomento, com pontuação proporcional ao tempo (1,5 por projeto executado, máximo de 3,0 pontos). Participação em projetos de pesquisa, extensão ou docência, aprovados no Colegiado do Curso, no Conselhoo de Centro ou Faculdade e no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão- (0,5 por projeto, máximo 2,0 pontos). Participação em banca examinadora de avaliação de projetos de pesquisa de curso de graduação (0,2 por participação, máximo 1,0 pontos). Participação em comissão ou banca examinadora de concurso público ou seleção para ingresso no magistério (1,0 por participação, máximo 3,0 pontos). Participação em banca examinadora de defesa de trabalho de conclusão de curso de graduação (0,25 por participação, máximo 2,0 pontos). Participação em banca examinadora de defesa de trabalho de conclusão de curso de especialização (0,5 por participação, máximo 2,0 pontos). Orientação de iniciação científica, monitoria, extensão e grupo do Programa Especial de Treinamento-PET (0,5 por estudante ou grupo PET, máximo de 3,0 pontos). Orientação, concluída, de trabalho de conclusão de curso de graduação (0,75 por orientação, máximo 3,75 pontos). Orientação, concluída, de trabalho de conclusão de curso de especialização (1,0 por orientação, máximo 4,0 pontos). TOTAL GERAL DE PONTOS Marque um X na primeira coluna, se você entregou algum documento do item correspondente. TOTAL DA PONTUAÇÃO NOTA DA PROVA DE TÍTULOS Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

14 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E O Projeto de pesquisa, deverá apresentar as seguintes características: Capa Falsa Folha de Rosto (obrigatório) GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ VERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ-R NTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CCT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UE-ProPGeo TÍTULO AUTORIA POSSIVEL ORIENTADOR FORTALEZA-ARÁ Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

15 GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E SUMÁRIO 1- Introdução 2- Levantamento de Literaturaa (obrigatório) 3- Problema (obrigatório) 4- Hipótese (obrigatório) 5- Objetivos (obrigatório) 6- Justificativa (obrigatório) 7- Metodologia (obrigatório) 8- Cronograma (obrigatório) Referencias (obrigatório) 1- Introdução 2- Levantamento de Literaturaa 3- Problema 4- Hipótese 5- Objetivos 6- Justificativa 7- Metodologia 8- Cronograma Referências Bibliográficas segundo ABNT (de acordo com as citações) Av. Dr. Silas Munguba, Itaperi Fortaleza- Fone:

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: NOME CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 07/2015 - CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2016 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) NASCIMENTO Dia Mês Ano Residência

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 08 /2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UE. O Reitor da Universidade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 08/2016 - CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 61 /2017 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 23/2016 - CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 23/2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM AO CURSO DE GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-RE EITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO ARÁ IVERSIDADE ESTADUAL DO ARÁ PRÓ- E CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 48 /2018 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIAA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 62/2017 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE TURMA: 2018. O Reitor da Universidade Estadual

Leia mais

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) Nome Nascimento DIA MÊS ANO RESIDENCIAL Telefones CELULAR ( ) Sexo Masculino

Leia mais

Nº 21 / INTRODUÇÃO 2. DAS VAGAS 3. DAS INSCRIÇÕES Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: 60.

Nº 21 / INTRODUÇÃO 2. DAS VAGAS 3. DAS INSCRIÇÕES Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi - Fortaleza, CE, Brasil CEP: 60. CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 21 / 2014 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 22/2015 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UECE. O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE,

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 22 /2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 22 /2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL FICHA DE INSCRIÇÃO Nº CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 22/2015 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADEMICO EM GEOGRAFIA / 2016 IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) Nome Data de Nascimento Dia Mês Ano Telefones: Residencial:

Leia mais

FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO

FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA DIVISÃO DE PESSOAL-DIPES FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE AVALIADO :

FORMULÁRIO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE AVALIADO : I. Capacitação Profissional Pontos 1. Participação em Simpósio, Congresso, Seminário e outros eventos na área pedagógica, na área de atuação do docente ou em áreas afins (1,0 por evento, máximo 4,0 pontos).

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 26 / 2009

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 26 / 2009 Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG Av. Paranjana, 1700 Campus do Itaperi 60.740-000 Fortaleza-CE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 06 DE 21 DE JULHO DE 2017. PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO - EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 05, DE 03 DE JULHO DE 2017, DE SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE 1 (uma)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - BOLSISTA PÓS-DOUTORADO PNPD 2013 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM

EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM EDITAL UESC Nº 101 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - PPGEM O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016.

EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016. EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016. A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016

Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 Chamada Pública de Seleção Nº 36/2016 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EDITAL PRPG Nº 38/2018 SELEÇÃO

Leia mais

Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES Edital no. 02/2013 do PPGG-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo torna público o processo de seleção

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará UECE Chamada Pública de Seleção Nº XXX/2013 INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/ CMAAd UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº32/2013 - CMAAd O Reitor da Universidade Estadual do Ceará UECE, Prof. Dr. Hidelbrando dos Santos Soares, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/PPGG O Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 Estabelece normas e procedimentos de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do

Leia mais

Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES. Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES Edital no. 01/2013 do PPGG-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo torna público o processo de seleção

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT Torna Público

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital nº 01/2013 Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais 1. Torna-se público que, de 12 de agosto de 2013 a 11 de outubro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-UFVJM N O. 01/2017 de 07 de dezembro de 2017 CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR PERMANENTE PPGAP I OBJETO DO EDITAL A coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 08 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 4/2014 PPGEF/CEFD/UFES A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará Nível de Mestrado torna público o presente Edital de chamada para o processo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail: ppgfar@contato.ufsc.br Tel.:

Leia mais

EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019.

EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019. EDITAL Nº 017/2019 Referente ao Aviso N 019/2019, publicado no D.O.E. de 16/02/2019. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2016 Aluno Especial Semestre letivo

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2016 Aluno Especial Semestre letivo EDITAL DE SELEÇÃO 01/2016 Aluno Especial Semestre letivo 2016.1 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o presente edital que estabelece as normas e condições do processo seletivo

Leia mais

Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES

Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção de Bolsista de Pós Doutorado PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Edital no. 01/2014 do PPGCon-UFES Seleção

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 01/017 PPGEPT Torna Público

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO E D I T A L 2 0 1 9 ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 Resolução do Colegiado de 18.06.2014 1. Estarão abertas, no período de 04 a 29 de agosto de 2014,

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL 1/2017 BOLSA PNPD PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL 1/2017 BOLSA PNPD PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL 1/017 BOLSA PNPD PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O PRESIDENTE DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, do Instituto de Química da, no uso

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG CENTRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR-CCTA PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS-- PPGSA EDITAL DE SELEÇÃO 2017.2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13 1 EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL O HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HCPA/UFRGS, em vista de parceria firmada com a Secretaria Nacional de Políticas

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 39 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES

EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES EDITAL Nº 6/2017 PPGEF/CEFD/UFES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES) torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA Edital 02/2016 do GESTA-UFMG Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado 1. Apresentação:

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos EDITAL N o. 004/PGFAR/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail:

Leia mais

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL N.003/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL N.003/2015 - PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Rondônia, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO A Coordenação do curso de Pós-graduação em Zootecnia do Campus UDESC Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no uso

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail: pgfar@ccs.ufsc.br Tel.: (48)

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA DOUTORADO EM MATEMÁTICA EDITAL N. 04, DE 11 DE ABRIL DE 2016 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO ACADÊMICO (STRICTU SENSU) EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, NO CURSO DE DOUTORADO EM MATEMATICA

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NORMAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO AGRÍCOLA (PPGPA) DA EM CONFORMIDADE AO EDITAL EXTRA DE SELEÇÃO COM ENTRADA EM 2019.2 1 DAS VAGAS O Programa de Pós-Graduação em Produção Agrícola

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2017 1. PREÂMBULO 1.1. O Instituto de Ciências

Leia mais

EDITAL n 02/ DAS VAGAS. 1.1 Estão previstas 09 (nove) vagas para o Mestrado Profissional.

EDITAL n 02/ DAS VAGAS. 1.1 Estão previstas 09 (nove) vagas para o Mestrado Profissional. EDITAL n 02/2017 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISISONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS de Presidente Prudente, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES SÚMULA: Seleção de candidatos à realização de estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, com bolsa

Leia mais

EDITAL PPGE3M Nº 91/2018

EDITAL PPGE3M Nº 91/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ENGENHARIA DE MINAS, METALÚRGICA E DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Ingresso em 2019/1º trimestre) EDITAL PPGE3M Nº 91/2018 O PROGRAMA

Leia mais

EDITAL N.03/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL N.03/ PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) Universidade Federal de Rondônia Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia EDITAL N.03/2016 - PPGG PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) A Coordenação

Leia mais

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL

Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Edital N. 009/2018 SELEÇÃO - PPGFIL Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO PARA O TERCEIRO TRIMESTRE LETIVO DE 2016 1. PREÂMBULO A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL N. 22/ PPGG/M.C.Rondon

EDITAL N. 22/ PPGG/M.C.Rondon Campus de Marechal Cândido Rondon Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/MCRondon EDITAL N. 22/2018 - PPGG/M.C.Rondon Abertura de inscrições para a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA PNDP - CAPES

EDITAL PARA A SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA PNDP - CAPES EDITAL PARA A SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA 2017- PNDP - CAPES A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, no uso de

Leia mais

Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR

Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR Núcleo de Ciências Exatas e da Terra Departamento de Geografia Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia PPGG/UNIR EDITAL 003/2018/PPGG/BOLSA/PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista- UNESP campus de Jaboticabal no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA EDITAL 01/2015 SELEÇÃO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM FARMACOLOGIA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2017. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2017 O torna público o PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-2), no período de 14/08/2017 a 18/08/2017, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na secretaria do PPG: Rua

Leia mais

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 6055-760 - Fortaleza CE Fone: (85) 3366-960 Fax:(85) 3366-9636 E-mails: mestrado@posmec.ufc.br

Leia mais

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA DOCENTE

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPG

Leia mais

O Curso de Doutorado em Psicologia do PPgPsi/UFRN, com Área de Concentração em Psicologia, está estruturado em duas linhas de pesquisa:

O Curso de Doutorado em Psicologia do PPgPsi/UFRN, com Área de Concentração em Psicologia, está estruturado em duas linhas de pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi/UFRN) Nível DOUTORADO Edital n o 03, 26 de julho de 2013 PPgPsi/UFRN

Leia mais