Executando o programa em 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Executando o programa em 2011"

Transcrição

1 Executando o programa em 2011

2

3 MATRÍCULA E REMATRÍCULA DO ALUNO 2012

4 FICHA DE MATRÍCULA A Ficha de Matrícula é um documento obrigatório e necessário para que os alunos sejam cadastrados no Sistema da Secretaria da Educação (GDAE). Todos os alunos precisam ser rematriculados e anexado as cópias dos documentos à Ficha de Matrícula.

5 FICHA DE MATRÍCULA

6

7 -GDAE- SISTEMA INFORMATIZADO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GDAE Significa GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. É um sistema de administração local, utilizado pelas escolas (municipais, estaduais, privadas), diretorias e órgãos centrais de educação. É ele que alimenta as bases de dados da Secretaria de Estado da Educação, utilizado através da internet.

8

9 PREENCHIMENTO -Todos os campos devem ser preenchidos pelo Alfabetizador, de forma legível e com letra bastão; - Anexado a ficha de matrícula deverá conter: cópia do RG ou (certidão de nascimento) e comprovante de endereço com CEP; - Data de preenchimento da ficha; - Nome do Coordenador de equipe; - Nome por extenso e assinatura do Alfabetizador; - Identificação dos alunos que tenham necessidades especiais; - Módulo do aluno (após o devido diagnóstico).

10

11

12

13 FICHA DE MATRÍCULA: PROCEDIMENTOS

14 Início FLUXOGRAMA (MATRÍCULA E REMATRÍCULA 2012) Aluno A nome endereço, comprovante de endereço, telefone residencial, nome amãe, nome di pai, nome do núcleo, telefone do núcleo comprovante de endereço, telefone residencial, nome amãe, nome di pai, nome Núcleo Alfabetizador Ficha de matrícula Coordenador de Equipe Supervisão Repassar a ficha ao Alfabetizador para a devida correção. Verificar Fichas Devolver a ficha para o Coordenador Marcar ficha com os dados faltantes. Não Os dados estão corretos? Sim Fim Arquivar Ficha Nome do aluno impresso no Controle de Frequência Sistema ITD GDAE Cadastrar o Aluno

15 As primeiras FICHAS DE MATRÍCULA precisam ser entregues aos Coordenadores de Equipe até a reunião do dia 02/03/2012

16 FOLHA DE ROSTO As FICHAS DE MATRÍCULA precisam ser entregues com a FOLHA DE ROSTO, devidamente preenchida e separada por sala, ou seja, se o Alfabetizador tiver mais de uma sala precisa fazer uma FOLHA DE ROSTO para cada HORÁRIO.

17 Maria Helena da Silva Mariana Ferreira Alves Paróquia Natividade do Senhor Rua Portela da Cerdeira 128 Apto. 20 B Jardim Mitsutani São Paulo SP Pe. Francisco Massaud 14h às 16h 18

18

19 CONTROLE DE FREQUÊNCIA

20 1 MOMENTO Deverá ser preenchido corretamente pelo Alfabetizador, com:

21

22 STATUS DO ALUNO Superior ao PAI/Alfabetiza: É o Aluno que já cursou e concluiu o Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série), em uma escola de ensino regular. Inferior ao PAI/Alfabetiza: É o Aluno que não tem idade suficiente para participar do programa (16 anos), ou seja, ela ainda pode concluir o Ensino Fundamental I, em uma escola de Ensino Regular, portanto não pode ser Matriculado na EJA. Ouvinte: São os casos de Alunos que não querem ou não podem ser matriculados na Secretaria da Educação, por terem alguma restrição judicial.

23 Informações como: IMPORTANTE Falta do Alfabetizador, ausência dos alunos ou demais ocorrências que impossibilitem o dia letivo, deverão ser devidamente descritas no controle de frequência com a ciência do Coordenador de Equipe.

24 Maria Helena Santos Coordenadora / Voluntária ITD Carimbo e assinatura do Coordenador

25 OBSERVAÇÃO -O aluno deverá assinar o Controle de Frequência, em casos de extra aulas. (Ex. eventos, passeios etc.)

26 ABERTURA DE NOVOS NÚCLEOS/ SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

27 A HOMOLOGAÇÃO da sala de aula é feita pelo COORDENADOR DE EQUIPE, após AVERIGUAÇÃO.

28 ASPECTOS A CONSIDERAR PARA HOMOLOGAÇÃO: Fácil acessibilidade para os Alunos; Banheiros em condições de uso; Carteiras (não pode ser de criança); Lousa; Bebedouro; Iluminação e ventilação adequadas;

29 Controle entregue juntamente com as Fichas de Matrículas da nova sala;

30 ORIENTAÇÕES Para que a sala seja devidamente cadastrada na Secretaria de Estado da Educação são obrigatórias 20 matrículas; Porém, o alfabetizador poderá dar início às atividades com 10 alunos, tendo o prazo de 60 dias para captar os outros 10 alunos.

31 ATUALIZAÇÃO DE DADOS É imprescindível que o Alfabetizador e o Coordenador mantenham os dados do núcleo sempre atualizado, como endereço, horário da sala de aula e demais mudanças, pois é através do Coordenador e do Alfabetizador que atualizamos o nosso SISTEMA, de onde são fornecidos os dados para Secretaria da Educação, Diretorias de Ensino, utilizadas nos meios de divulgação e as informações que são repassadas aos alunos que entram em contato com o ITD. Portanto, em caso de mudanças comunicar imediatamente ao ITD.

32 MATERIAL DIDÁTICO

33 MATERIAL ESCOLAR

34 MATERIAL DIDÁTICO/ ESCOLAR A solicitação do material didático/escolar precisa ser feita através do formulário e entregue.ao Coordenador de equipe, anexado as Fichas de Matrícula; Obs. Na retirada do material didático/escolar junto ao ITD, o Coordenador de Equipe precisa apresentar o formulário preenchido pelo Alfabetizador.

35

36

37 SIMULAÇÃO PEDIDO DE MATERIAL O Alfabetizador tem 15 alunos Matriculados: 05 do Módulo do Módulo do Módulo do Módulo 04

38 PREENCHIMENTO Maria Helena da Silva Vanessa Ferreira Alves Paróquia Natividade do Senhor Rua Portela da Cerdeira 14:00 às 16:00

39 X X X X 05 cadernos 02 Caixas de giz Apostilas X X XX

40

41 Vanessa Ferreira Alves

42 PROCEDIMENTO -ENTREGA DO MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR-

43 FLUXOGRAMA (ENTREGA DE MATERIAL) Início Formulário de Pedido Departamento Alfabetizador Coordenador de Equipe Entrega o Formulário Supervisão Fim Alfabetizador repassa o material para os alunos Coordenador de Equipe entrega o material ao Alfabetizador Confere e libera o pedido

44 PROCEDIMENTO - ENTREGA DO MATERIAL DIDÁTICO/ESCOLAR- -.O Coordenador de Equipe poderá enviar um ao departamento de SUPERVISÃO solicitando os materiais, a fim de agilizar o processo de separação e retirada; -.Os materiais serão entregues de acordo com as fichas de matrícula, com acréscimo de 20%.

45 ATENÇÃO O Alfabetizador deverá preencher o Formulário de Pedido de Material por sala, ou seja, se ele tiver mais de uma sala precisa fazer um pedido para cada horário.

46 PORTFÓLIO DO ALUNO

47 PORTFÓLIOS O Portfólio é um material que compõe o histórico de desenvolvimento do aluno, através das atividades aplicadas em sala de aula. É um documento obrigatório, de acordo com a Secretaria da Educação. Portanto, é necessário mantê-lo atualizado e organizado.

48 O Portfólio precisa ser individual, ou seja, um para cada aluno e precisa ser separados por sala. O Alfabetizador precisa manter o Portfólio identificado com o nome do aluno, módulo, horário da sala, nome do Coordenador e nome do Alfabetizador.

49 Exemplo:

50 CONTEÚDO DO PORTFÓLIO Diagnóstico Individual do Aluno; Atividades Extras enviadas pelo ITD; Atividades complementares fornecidas pelo Alfabetizador;

51 Lembrando que os Portfólios não devem ser compostos por trabalhos que abordem temas infantis, pois o seu intuito é compor atividades que avaliem o processo de desenvolvimento do aluno, sendo que a utilização de atividades infantis (como imagens ou desenhos animados destinados à pintura) são dispensáveis e vêm contra o conceito fundamental de Educação de Jovens e Adultos.

52 DIÁRIOS DE CLASSE Todos os alunos matriculados deverão constar no Diário de Classe, com nome completo e por extenso.

53 PREENCHIMENTO DA CAPA O Preenchimento da capa do Diário de Classe precisa ser feito da seguinte forma: Identificação da Escola O NOME DO NÚCLEO Curso ENSINO FUNDAMENTAL I Componente Curricular EJA Ano 2012 Turno MATUTINO, VESPERTINO OU NOTURNO Série MULTISSERIADA OU O MÓDULO Turma HORÁRIO DA SALA DE AULA

54 EXEMPLO:

55 COMPONENTE CURRICULAR Maria Helena da Silva Mariana Ferreira Alves deverá constar o nome por extenso do Alfabetizador e do Coordenador de Equipe.

56 NOME DOS ALUNOS Os nomes dos alunos deverão constar por extenso e em ordem alfabética. Conforme novos alunos forem matriculados, poderão ser colocados abaixo dos nomes já existentes.

57 FREQUÊNCIA DOS ALUNOS No campo Frequência dos Alunos o Alfabetizador poderá utilizar uma página para cada três meses, para isso ele precisará fazer a divisão correspondente aos dias letivos de aula de cada mês.

58 Exemplo:

59 MARCAÇÃO DE FREQUÊNCIA A Frequência do aluno é registrada no Diário de Classe exclusivamente com as marcações: COMPARECEU C FALTOU F Não são mais permitidos pontos o qualquer outro tipo de marcação.

60 RESUMO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO No campo Resumo do Conteúdo Programático o Alfabetizador deverá preencher o planejamento semestral de acordo com a proposta curricular, portanto, o plano de aula não deverá mais ser descrito nessa página. Ao final do conteúdo, o Alfabetizador deverá colocar seu nome completo e sua assinatura.

61

62 1 B Português AVALIAÇÃO 1 B Matemática No campo Avaliação o Alfabetizador poderá preencher as notas das avaliações bimestrais dos Alunos e identificálas no espaço acima.

63 GENERALIDADES 15/02 Alfabetizador ausente Consulta Médica O Aluno Paulo Henrique dos Santos ficará ausente no mês de Março. O Alfabetizador poderá descrever as ocorrências em sala de aula ou no núcleo. Essas ocorrências precisam ser datadas e descritas separadamente.

64 POR EXEMPLO: Justificativas de ausência do Aluno ou do Alfabetizador; Dias de eventos ou atividades que ocorram no núcleo; Visitas realizadas pelas Diretorias de Ensino; Atividades extraclasses.

65 OBSERVAÇÃO: O Diário de Classe precisa ser preenchido à caneta, na cor AZUL ou PRETA, porque é um documento oficial da Secretaria da Educação.

66 PORTANTO NÃO É PERMITIDO: Pintar o diário de classe com lápis de cor, canetinhas ou marca textos; Rasurar com corretivo escolar; Colar adesivos; Usar canetas coloridas; Encapar com papel de presente, ou qualquer outro material que impossibilite visualizar as informações constantes na capa ou nas páginas.

67 DIAGNÓSTICO INICIAL DO ALUNO O Diagnóstico Inicial do Aluno tem a função de avaliar o conhecimento prévio do aluno antes de ingressar no Programa, sendo assim o Alfabetizador, após aplicar a avaliação, poderá direcioná-lo ao Módulo correto.

68

69 ATENÇÃO O Diagnóstico Inicial precisa ser aplicado somente aos novos alunos que ingressarem no programa. Os demais alunos serão direcionados pelo Alfabetizador ao seu Módulo correto, de acordo com seu desempenho durante o ano letivo anterior.

70

71 FORMATURA Prof.ª Vanda Barbotte Rodriguez

72 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ITD O Calendário é a fonte principal de informações do ITD, todos as datas dos eventos são registradas nele, sujeito a alteração com prazo mínimo de 10 dias entre a data fixada para o evento e a alteração. VERSÕES

73 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO VOLUNTÁRIO O Alfabetizador precisa fazer o acompanhamento do Calendário de Atividades do ITD, que está disponível no site:

74 No Calendário de Atividades do Voluntário, constam as datas: das Capacitações; das Integrações; das Reuniões Mensais do Alfabetizador com o Coordenador; das Reuniões AIC Administrativas e Pedagógicas. No Calendário de Atividades do Aluno, consta: As datas de aplicação da Prova Regular (Avaliações Bimestrais);

75

76

77 OBRIGADO

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2018 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

c) Modelo de Declaração de dispensa de Estágio Curricular Não Obrigatório para

c) Modelo de Declaração de dispensa de Estágio Curricular Não Obrigatório para TUTORIAL DE APOIO 1 ÍNDICE 1. Preenchimento do Termo de Compromisso 4 a) Dados da Instituição de Ensino 4 b) Dados da Empresa Concedente de estágio 4 c) Dados do (a) aluno (a) 5 2. Preenchimento do plano

Leia mais

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas

Matrículas 2019 VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas VAGAS REMAnescentes na melhor Escola do Interior de Minas 2º Processo de Admissão 1 e 3 anos do 8 de dezembro univalefibonacci.com 33 3279.5952 1. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO Período De 23 de novembro

Leia mais

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde.

Turmas exclusivas com aulas ministradas no turno da Tarde. 1. CURSOS OFERECIDOS PARA 2017 1.1. O interessado em participar do Processo de Admissão do APOGEU deve se inscrever pelo site e escolher o curso disponível em uma unidade APOGEU. 1.2. O APOGEU oferece

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR Km 16, Rodovia Jorge Amado 4º andar Torre Administrativa Salobrinho CEP 45.662-900 Ilhéus/BA

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tremedal publica:

Prefeitura Municipal de Tremedal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1497 Prefeitura Municipal de publica: Portaria 009/2018 de 19 de novembro/2018-dispõe sobre as diretrizes, normas, procedimentos e cronograma para a realização de matrículas

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

Para ter acesso à renovação de matrícula on-line, o interessado deverá seguir os seguintes passos:

Para ter acesso à renovação de matrícula on-line, o interessado deverá seguir os seguintes passos: Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2017 Senhores Pais ou Responsáveis, Vila Velha/ES, 13 de outubro de 2016. Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL DE SORTEIO Nº. 01/CA/2013 de 08 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO. EDITAL DE SORTEIO Nº. 01/CA/2013 de 08 de outubro de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO EDITAL DE SORTEIO Nº. 01/CA/2013 de 08 de outubro de 2013 O Diretor do Colégio de Aplicação da UFSC, no uso de

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULAS 2019

EDITAL DE MATRÍCULAS 2019 EDITAL DE MATRÍCULAS 2019 O Colégio Nossa Senhora da Glória, através deste edital, faz saber que as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2019, terão início a partir do dia 05 de novembro de 2018.

Leia mais

Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ

Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ Edital n.º 001/2018/ITEGOGOQ Processo Seletivo para ingresso no Curso de Informática para Internet com Habilitação Técnica de Nível Médio Subsequente, na modalidade presencial A Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

COLÉGIO Pe. JULIO CHEVALIER

COLÉGIO Pe. JULIO CHEVALIER COLÉGIO Pe. JULIO CHEVALIER EDITAL Nº 01, de 30 de JULHO de 2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES NOVOS PARA BOLSAS DE ESTUDO PARCIAIS 2017 NO COLÉGIO Pe. JULIO CHEVALIER. A Diretora do Colégio Pe. Julio

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO CENTRO DE INFORMAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA REDE ESCOLAR

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO CENTRO DE INFORMAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA REDE ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO CENTRO DE INFORMAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA REDE ESCOLAR ORIENTAÇÃO SOBRE CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS A inclusão da Reclassificação no Sistema

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA 05/2017 PROVA DE PROFICIÊNCIA TOIEC BRIDGE

EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA 05/2017 PROVA DE PROFICIÊNCIA TOIEC BRIDGE EDITAL DE SELEÇÃO INTERNA 05/2017 PROVA DE PROFICIÊNCIA TOIEC BRIDGE O Diretor Geral, juntamente com o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense,

Leia mais

HOSPITAL VETERINÁRIO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO INTERNO

HOSPITAL VETERINÁRIO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO INTERNO EDITAL 01/2018: Abre inscrições, fixa datas, local e normas para o programa de Acompanhamento Interno Acadêmico no Hospital de Clínicas Veterinárias Prof. Lauro Ribas Zimmer HCV. A Profª Ana Karina Couto

Leia mais

Manual do Módulo Estágios no SUAP Estagiário

Manual do Módulo Estágios no SUAP Estagiário Manual do Módulo Estágios no SUAP Estagiário Sumário Orientações Iniciais Como visualizar uma oferta de estágio Procedimentos relacionados ao Estágio Fluxograma do Andamento do Estágio (Ex.: 6 meses) Competências

Leia mais

CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA "MAESTRO MARCILIANO BRAGA

CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA MAESTRO MARCILIANO BRAGA EDITAL Nº 01/2017 TESTE DE APTIDÃO ARTÍSTICO MUSICAL PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MUSICA MAESTRO MARCILIANO BRAGA VARGINHA-MG O Diretor do Conservatório Estadual de Música

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 05/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ

SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 05/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI DIREÇÃO GERAL DIREÇÃO DE ENSINO - PROEN SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 05/2019 IFPI- CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ O

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2017 DO PROCEU CONHECIMENTO

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2017 DO PROCEU CONHECIMENTO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2017 DO PROCEU CONHECIMENTO O PROCEU Conhecimento, cursinho popular pré-vestibular, torna público o edital para inscrições no processo seletivo de alunos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL-NAF

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL-NAF EDITAL DE SELEÇÃO PARA O NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL-NAF 2017.1 A Faculdade Internacional da Paraíba, mantida pela Sociedade Paraibana de Educação e Cultura Ltda. ASPEC, com sede em João Pessoa,

Leia mais

PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS EDITAL 002/2015

PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS EDITAL 002/2015 PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS 2016 EDITAL 002/2015 2 EDITAL 002/2015: PROCESSO DE INGRESSO E MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS A Direção do Colégio Colabore, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2019 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

Edital 001/ As descrições sumárias das atividades que compõem o estágio estão descritas no Anexo I deste edital.

Edital 001/ As descrições sumárias das atividades que compõem o estágio estão descritas no Anexo I deste edital. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE OBSERVATÓRIO NACIONAL DA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO - DIverso Edital 001/2016 O Observatório Nacional

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO 2017

EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO 2017 EDITAL DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO 2017 O Diretor do Centro Educacional Apogeu, Dr. José Antonio Paiva de Abreu, comunica aos interessados a abertura do Edital de Matrículas de Novos Alunos para o ano

Leia mais

Manual do Módulo Aprendizagens no SUAP - ORIENTADOR

Manual do Módulo Aprendizagens no SUAP - ORIENTADOR Manual do Módulo Aprendizagens no SUAP - ORIENTADOR Sumário Considerações Iniciais Procedimentos relacionados à aprendizagem Fluxograma do Andamento da aprendizagem (Ex.: 6 meses) Competências do Responsável

Leia mais

EDITAL Nº 198/ As inscrições serão realizadas no período de 05 a 14 de junho de 2017.

EDITAL Nº 198/ As inscrições serão realizadas no período de 05 a 14 de junho de 2017. EDITAL Nº 198/2017 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO NOS CURSOS DO SEGUNDO CICLO APÓS CONCLUSÃO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017/2 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I

CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I ARQUITETURA E URBANISMO TCC I CALENDÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO TCC I Atividade Encontro de acadêmicos e professores para as orientações gerais quanto ao semestre 2018/1, relativo ao TCC

Leia mais

Quantidade de Vagas Cursos CH 01 Educação no Campo História Ciências da Computação e/ou áreas afins (*) Pedagogia (**) 20

Quantidade de Vagas Cursos CH 01 Educação no Campo História Ciências da Computação e/ou áreas afins (*) Pedagogia (**) 20 EDITAL N. 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSA PARA PROMOVER A PERMANÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL O Núcleo de Acessibilidade (NA) e a Coordenação de

Leia mais

FLUXOGRAMA DE CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES

FLUXOGRAMA DE CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRO-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS FLUXOGRAMA DE CONCURSO PÚBLICO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES ORDEM PROCEDIMENTO

Leia mais

Centro Universitário Unieuro

Centro Universitário Unieuro A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2018, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado para o Ensino à Distância (EAD)

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro de 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição.

A - PAGAMENTO DE TAXA: Pagar taxa de inscrição, no valor de R$ 350,00. Receber o Manual do Candidato e a Ficha de Inscrição. 1 - DAS INSCRIÇÕES A inscrição ao Processo Seletivo do curso de Medicina, da Faculdade São Lucas 2014 está aberta aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente. 1.1 - Período:

Leia mais

EDITAL 002/2015 Processo Seletivo do Projeto Jovem Aprendiz 1º Semestre de 2016

EDITAL 002/2015 Processo Seletivo do Projeto Jovem Aprendiz 1º Semestre de 2016 EDITAL 002/2015 Processo Seletivo do Projeto Jovem Aprendiz 1º Semestre de 2016 1. DO PROGRAMA 1.1. O curso de aprendizagem: Auxiliar de Administração ocorre em parceria com o SENAI e está fundamentado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

Requerimento de Matrícula e Termo de Adesão 2017

Requerimento de Matrícula e Termo de Adesão 2017 Jurisdição: Diretoria de Ensino Região Centro Autorizações de Funcionamento Educação Infantil e Ensino Fundamental: Portaria DRE 19/03/1998 Prontuário Requerimento de Matrícula e Termo de Adesão 2017 Nome

Leia mais

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) NOVOS PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO DE TESE/DISSERTAÇÃO COM BASE NA RESOLUÇÃO 197/20013, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013. A documentação obrigatória

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016)

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) Pedagogia LICENCIATURA Versão Fevereiro de 2018_1 1 E N

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2017 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DIRETORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MANUAL PARA USO DO SISTEMA DE SECRETARIA ACADÊMICA VIRTUAL (SAV) Aborda a versão 0.9.0 Desenvolvido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS RETIFICAÇÃO DO EDITAL Edital n.º 005/2019/ITEGOSS Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Enfermagem e Segurança do Trabalho na modalidade presencial O Instituto Tecnológico

Leia mais

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018

REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2017/2018 A Sra. Iduína Mont'Alverne Braun Chaves do Colégio Universitário Professor Geraldo Achilles dos Reis COLUNI/UFF, mantido pela Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL:

REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: REQUISITOS PARA TEREM DIREITO AO RECURSO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL: - Estar matriculado em instituição de ensino; - Morar no município e estudar em outro; - Ter renda per capita de até 1,5 salários mínimos

Leia mais

EDITAL EJA Nº 02/2017 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDITAL EJA Nº 02/2017 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EDITAL EJA Nº 02/2017 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A diretora do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña, Arlene Pereira dos Santos Faria, no uso de suas atribuições regimentais em consonância com a legislação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público

Leia mais