NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)"

Transcrição

1 NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ÁRABE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe conta com uma Comissão Coordenadora constituída por 3 (três) membros docentes, um representante discente e seus respectivos suplentes. II - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO A CCP elaborará e divulgará informações detalhadas sobre o processo de seleção na forma de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e na página do Programa de Pós- Graduação, incluída no Portal do FFLCH, respeitando o Regimento de Pós-Graduação da USP. A Seleção de candidatos inscritos para o Mestrado junto ao Programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe seguirá as seguintes etapas: 1) Para ingresso no Mestrado, será exigida aprovação dos candidatos no exame de proficiência em uma das seguintes línguas: árabe ou espanhol ou francês ou inglês, conforme estabelecido no Item V destas Normas. A escolha da língua estrangeira será indicada pelo orientador pretendido. Os candidatos cujos projetos sejam na Área de Língua Árabe deverão submeter-se ao exame escrito de proficiência em língua árabe, de caráter eliminatório. Os candidatos graduados em cursos de Língua e/ou Literatura Árabe em universidades de Países Árabes serão dispensados do exame de proficiência em Língua Árabe (mesmo se o projeto for na Área de Língua Árabe), mediante apresentação de cópia autenticada do diploma no momento da inscrição. 2) Arguição oral e análise do anteprojeto que serão conduzidas por uma comissão indicada pela CCP, em que o candidato deve revelar conhecimentos de metodologia de pesquisa, demonstrar sua capacidade de coordenar, com coerência, as idéias concernentes ao tema de seu objeto de estudo e evidenciar sua habilidade em trabalhar com a bibliografia. Esta etapa será eliminatória com nota da corte 7 (sete) e classificatória. III PRAZOS No curso de mestrado o prazo máximo para depósito da dissertação é de 42 (quarenta e dois) meses. IV - CRÉDITOS MÍNIMOS Os candidatos ao grau de mestre deverão integralizar, no mínimo, 96 (noventa e seis) unidades de crédito, obedecendo a seguinte distribuição: I - no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas; II - 72 (setenta e dois) créditos referentes à dissertação. Podem, a juízo da CCP, ser computados, no total de créditos mínimos, 4 créditos especiais, dentro das atividades descritas no item Outras Normas.

2 V - LÍNGUA ESTRANGEIRA Para inscrição no programa de Mestrado é exigida proficiência em uma das seguintes línguas: árabe, inglês, francês, espanhol. No caso de projetos em Língua Árabe, será exigida a proficiência em Língua Árabe. Os exames de proficiência em árabe, inglês, francês e espanhol serão aplicados pelo próprio programa, por um examinador indicado pela Comissão Coordenadora de Programa (CCP) e terá validade de 2 anos. Pontuação mínima exigida para aprovação: Aprovado. Poderão ser aceitos exames externos, com a seguinte pontuação mínima: Inglês: TOEFL: 213 pontos para o Computer-based-Test (CBT), 550 pontos para o Paperbased-Test (PBT), ou 80 pontos para o Internet-based-Test (IBT) Espanhol: CELU, DELE (Instituto Cervantes). Pontuação mínima: Nível Intermediário Francês: Nancy 3 ou DALF (Aliança Francesa); TCF (Cendotec). Pontuação mínima: entre 500 a 699 pontos. O aluno estrangeiro deverá demonstrar proficiência em língua portuguesa, no máximo até a metade do prazo regimental do curso, por meio de um exame que poderá ser realizado por uma comissão indicada pela CCP. Neste caso, o aluno será considerado proficiente se obtiver a menção aprovado. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, Celpe-Bras, também poderá ser aceito, devendo o aluno obter neste exame no mínimo o nível Intermediário Superior. VI DISCIPLINAS Para análise das solicitações de credenciamento de disciplinas, a Comissão Coordenadora de Programa deve designar um relator, cujo parecer ressalte o mérito e a importância da disciplina para o Programa ou área de concentração, bem como a competência específica dos professores responsáveis pela mesma. Os critérios de credenciamento de disciplina no Programa são: - o professor responsável deverá ser participante ativo do Programa (permanente). - a disciplina deverá apresentar ementa com objetivos claros e bem definidos, que justifiquem sua importância para o programa e para a coerência da linha de pesquisa, bem como para a formação do aluno. A bibliografia deve ser pertinente e atualizada e os critérios de avaliação, objetivos. - o recredenciamento da disciplina, além dos critérios anteriores, deve vir acompanhado de uma justificativa na qual se fundamente a manutenção e a atualidade da disciplina. VII CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS Turmas de Disciplinas já incluídas no calendário poderão ser canceladas por motivos justificados por escrito pelos docentes responsáveis até dez (10) dias após o início das aulas. Os pedidos de cancelamento deverão ser analisados pela CCP, que terá o prazo máximo de cinco (5) dias para deliberar sobre as solicitações apresentadas.

3 VIII EXAME DE QUALIFICAÇÃO O exame de qualificação é obrigatório para os alunos matriculados no curso de Mestrado. É necessário completar os créditos mínimos exigidos em disciplinas para a realização do exame. O aluno deve se inscrever para o exame de qualificação em até 60% do prazo máximo para o depósito da dissertação ou tese. O Exame deverá ser realizado em até cento e vinte dias contados a partir da data de inscrição. Em caso de reprovação no primeiro exame o aluno deverá submeter-se a novo exame no prazo máximo de 60 dias. O Relatório de Qualificação deverá obrigatoriamente conter: currículo acadêmico; relação das disciplinas cursadas e seu aproveitamento para pesquisa; projeto de pesquisa; descrição detalhada do estado atual e bibliografia atualizada do projeto. Poderão também constar do relatório: descrição da pesquisa de campo já realizada ou análise preliminar de material empírico ou bibliográfico a ser utilizado na dissertação ou tese. O Exame de Qualificação consistirá de uma argüição oral do relatório apresentado. A comissão examinadora, aprovada pela Comissão Coordenadora de Programa, deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor. Sobre o exame de qualificação Objetivos do Exame de Qualificação O Exame de qualificação possui importância fundamental para a pesquisa e a reflexão teórica e crítica, constituindo-se em momento privilegiado para a interlocução acadêmica entre o pós-graduando e docentes que atuam em áreas relacionadas a seu tema de pesquisa. São objetivos específicos do Exame de Qualificação no Mestrado: Examinar e discutir o Relatório observando seus resultados e perspectivas em relação aos objetivos propostos no projeto em desenvolvimento; O exame consiste na análise crítica do projeto em andamento realizada pelos membros da Banca. Cada um dos examinadores terá trinta minutos para tecer seus comentários e observações. O pós-graduando terá trinta minutos para responder ou comentar as observações de cada examinador. IX PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO Não se aplica, pois o programa só possui curso de mestrado. X DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO INSATISFATÓRIO O programa usará apenas o disposto no artigo 54.

4 XI ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES O número máximo de alunos por orientador é 10. Para o credenciamento, o solicitante deverá enviar um pedido formal circunstanciado à CCP indicando objetivamente suas qualificações para o ingresso no programa, devendo anexar ao pedido o Currículo Lattes (no caso de candidatos brasileiros) ou Curriculum Vitae (no caso de candidatos estrangeiros ainda sem Currículo Lattes) atualizado. Credenciamento de orientadores vinculados à unidade: Para se credenciar como orientador, o docente deverá credenciar, concomitantemente, uma disciplina de pós-graduação, ou já ter ministrado disciplina de pós-graduação, e satisfazer os seguintes critérios: - ter publicações em revistas e periódicos acadêmicos renomados e publicação de livros ou partes de Livros, sendo necessário que o solicitante tenha, no mínimo, cinco (5) publicações nos últimos (5) anos. - O solicitante que não atender aos critérios mínimos de credenciamento poderá ter credenciamento específico, cabendo à CCP analisar e deferir ou não a solicitação. Credenciamento de orientadores externos: Poderão ser credenciados de forma específica orientadores externos, atendendo aos mesmos critérios estabelecidos para os orientadores da unidade. Apenas não será necessário, neste caso, o credenciamento de disciplina. Do Co-Orientador: Credenciamento de co-orientadores Poderão ser credenciados, de forma específica, co-orientadores externos à unidade, atendendo aos mesmos critérios estabelecidos para orientadores externos. Neste caso também não será necessário o credenciamento de disciplina. Do prazo dos credenciamentos O credenciamento de todos os orientadores, exceto nos casos de credenciamento específico, será válido pelo prazo de 04 (quatro) anos, podendo ser renovado por igual período. Recredenciamento Para que o solicitante seja recredenciado no programa, serão analisados criteriosamente, além dos itens estabelecidos para o credenciamento, os seguintes itens: - número de alunos por ele titulados no período; - oferecimento de disciplina(s) de pós-graduação; - participação nas atividades organizadas pelo programa. As regras de recredenciamento para co-oriantadores são as mesmas estabelecidas para orientadores. HII PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE Mediante ofício encaminhado pelo orientador à CCP com sugestões de nomes para composição da Comissão Julgadora, o aluno deverá depositar no Serviço de Pós-Graduação oito (8 exemplares da dissertação, a autorização para inclusão de sua dissertação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, e uma (1) versão eletrônica do seu trabalho, ficando o mesmo automaticamente disponibilizado para sua inclusão na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da USP.

5 XIII NOMENCLATURA DO TÍTULO Mestre em Letras Língua, Literatura e Cultura árabe. XIV OUTRAS NORMAS Créditos especiais: podem, a juízo da CCP, ser computados no total de créditos mínimos, 04 (quatro) créditos dentro das seguintes atividades, cada uma delas correspondendo a no máximo 02 (dois) créditos: a) Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado; b) Publicação de trabalho completo em anais (ou similares), no qual o interessado é autor; c) Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento; d) Participação em congresso científico com apresentação de trabalho, cujo resumo seja publicado em anais (ou similares); e) Participação no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Para fins de atribuição de créditos especiais, as atividades relacionadas deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso. Os créditos referentes aos itens de (a) a (e) somente serão considerados quando o aluno for autor e o tema for pertinente ao projeto de sua dissertação ou tese. O aluno poderá reunir com as atividades até 04 (quatro) créditos especiais. CNR, 11/08/2010

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura

Leia mais

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROGRAMA DE LETRAS (ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa em Lingüística será constituída de 05 membros docentes titulares

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) deverá ser composta por quatro membros

Leia mais

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana conta com uma Comissão Coordenadora

Leia mais

Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC

Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) Por tratar-se

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA GEOGRAFIA HUMANA FFLCH/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana é constituída de nove professores

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA

NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa é composta por três

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP-Prod) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA

NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA 1 NORMAS DO PROGRAMA LITERATURA E CULTURA RUSSA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa é composta por três

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Normas do Programa História Econômica

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Normas do Programa História Econômica Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Normas do Programa História Econômica I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A Comissão Coordenadora do Programa de

Leia mais

Normas (7) e Regulamentos (8) da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC

Normas (7) e Regulamentos (8) da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC Normas (7) e Regulamentos (8) da Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física de São Carlos IFSC I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CPG)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - FFLCH I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social será composta de dez

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

NORMAS DO PROGRAMA ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NORMAS DO PROGRAMA ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS

NORMAS DO PROGRAMA EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS 1 NORMAS DO PROGRAMA EM ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês conta

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ. I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) O Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã conta com uma Comissão

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR HUMANIDADES, DIREITOS E OUTRAS LEGITIMIDADES

NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR HUMANIDADES, DIREITOS E OUTRAS LEGITIMIDADES NORMAS DO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR HUMANIDADES, DIREITOS E OUTRAS LEGITIMIDADES Capítulo I Da Composição da Comissão de Coordenação do Programa Art. 1º - A Comissão de Coordenação do Programa

Leia mais

Nefrologia Normas Específicas

Nefrologia Normas Específicas Nefrologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em NEFROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES BIOTECNOLOGIA I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Por se tratar de Programa único, a CCP será a própria CPG. II- CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O INGRESSO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação de Teoria Literária

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais Alergia e Imunopatologia Normas Especiais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais Alergia e Imunopatologia Normas Especiais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO I - Composição da CCP Por se tratar de programa único a CCP é a

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade

NORMAS DO PROGRAMA Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade NORMAS DO PROGRAMA Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade I- Composição da Comissão Coordenadora do Programa A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em

Leia mais

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

Normas específicas da CCP Programa de Pós-Graduação em Física - IFUSP

Normas específicas da CCP Programa de Pós-Graduação em Física - IFUSP Normas específicas da CCP Programa de Pós-Graduação em Física - IFUSP I) COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Por tratar-se de programa único, a Comissão Coordenadora de Programa (CCP)

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) 1. A Comissão Coordenadora

Leia mais

Normas do Programa de Estudos da Tradução (TRADUSP) DLM - FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa de Estudos da Tradução (TRADUSP) DLM - FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa de Estudos da Tradução (TRADUSP) DLM - FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (SIGLA)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DAS NORMAS I - II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Definir a composição da CCP conforme disposto nos artigos 37 e 38 do novo Regimento. CRITÉRIOS DE

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador do Programa, Suplente

Leia mais

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP

NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP NORMAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Psicologia NORMAS DO PROGRAMA PSICOLOGIA SOCIAL I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Psicologia Social

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DA CCP I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa único, a CCP tem a mesma composição da CPG do CENA, de acordo com

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA

NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA NORMAS DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA APLICADA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa é constituída da seguinte forma: Coordenador do Programa; Suplente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE MATERIAIS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGEM) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE REABILITAÇÃO E DESEMPENHO FUNCIONAL DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador e 2 docentes

Leia mais

UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS UROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em UROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu suplente, mais 1

Leia mais

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia será constituída pelo Coordenador

Leia mais

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP

Normas do Programa de Economia da FEARP - USP 1 Normas do Programa de Economia da FEARP - USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão Coordenadora de Programa será composta da seguinte forma: Coordenador do Programa;

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA 1. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de em Engenharia Mecânica é constituída

Leia mais

Normas do Programa de Espanhol FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa de Espanhol FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa de Espanhol FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA FMRP 1 NORMAS DO PROGRAMA IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é

Leia mais

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP)

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

Ciências Médicas Normas Específicas

Ciências Médicas Normas Específicas Ciências Médicas Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas será constituída pelo Coordenador do Programa e seu

Leia mais

Oncologia Normas Específicas

Oncologia Normas Específicas Oncologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ONCOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente; mais 1

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede PROFLETRAS/USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA CIÊNCIAS DA SAÚDE APLICADAS AO APARELHO LOCOMOTOR DA FMRP- USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente do coordenador,

Leia mais

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas Fisiopatologia Experimental Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental será constituída

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA ASTRONOMIA I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída por 3 (três) membros titulares e 3 (três) membros suplentes que sejam orientadores credenciados

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria Comissão

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE CIÊNCIA POLÍTICA DA FFLCH I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será composta por sete docentes (o coordenador, o suplente

Leia mais

NORMAS CCP- CPGPq-IRI COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS CCP- CPGPq-IRI COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS CCP- CPGPq-IRI I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) é a CPGPq Comissão de Pós- Graduação e Pesquisa. II CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Os documentos

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia Civil é constituída por 8 (oito) membros docentes titulares

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP - 1 - NORMAS DO PROGRAMA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) é constituída pelo Coordenador, pelo suplente

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP

NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE OFTALMOLOGIA, OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FMRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente

Leia mais

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em OTORRINOLARINGOLOGIA será constituída por 3 membros vinculados ao Programa

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OFTALMOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em OFTALMOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (Letras Clássicas)

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (Letras Clássicas) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (Letras Clássicas) I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (Letras Clássicas)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MICROBIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MICROBIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MICROBIOLOGIA I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) - A Comissão Coordenadora de Programa será composta

Leia mais

Normas do Programa de Literatura Portuguesa FFLCH

Normas do Programa de Literatura Portuguesa FFLCH Normas do Programa de Literatura Portuguesa I. COMPOSIÇÃO DA CCP FFLCH A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Literatura Portuguesa da FFLCH/USP será composta por 3 representantes docentes e 1 representante

Leia mais

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009)

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia

Leia mais

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009)

Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) Normas do PPG em Economia Aplicada ESALQ-USP (aprovado CCP em 15/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS DE CIÊNCIAS - PPGPE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP- PPGPE) A Comissão Coordenadora

Leia mais

Endocrinologia Normas Específicas

Endocrinologia Normas Específicas Endocrinologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ENDOCRINOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO PROGRAMA INTERUNIDADES ENSINO DE CIÊNCIAS Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação Universidade de São Paulo I. Composição da Comissão Coordenadora

Leia mais

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Alunos Matriculados até dezembro de 2013 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é composta pelo Coordenador do Programa, pelo suplente do Coordenador e mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Regulamento do Programa de Pós-graduação em FILOSOFIA I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A CCP terá 6

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde - FO/FSP/EE - USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída pelos

Leia mais

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP)

Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) Normas da Comissão Coordenadora (CCP) do Programa de Pós-Graduação Interunidades Bioengenharia (EESC/IQSC/FMRP USP) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS/ USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é a própria Comissão de Pós-Graduação (CPG) por

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída pelo

Leia mais

Dermatologia Normas Específicas

Dermatologia Normas Específicas Dermatologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em DERMATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu suplente,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE ESTATÍSTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A CCP é composta da seguinte forma. Coordenador do programa. Suplente do coordenador do programa. Dois docentes

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas)

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 6 (seis) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do PPG em Recursos Florestais ESALQ-USP (aprovado CCP em 26.05.2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS I - (CCP) COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP NORMAS DO PROGRAMA GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA)

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP NORMAS DO PROGRAMA GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP NORMAS DO PROGRAMA GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA) I- Composição da Comissão Coordenadora do Programa A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Estudos Judaicos e Árabes

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Estudos Judaicos e Árabes Regulamento do Programa de Pós-graduação em Estudos Judaicos e Árabes I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados

Leia mais