REITORIA EDITAL Nº 31/2013 Aditamento 2ª Chamada. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REITORIA EDITAL Nº 31/2013 Aditamento 2ª Chamada. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo)"

Transcrição

1 REITORIA EDITAL Nº 31/2013 Aditamento 2ª Chamada PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (PPGSPo) (MESTRADO PROFISSIONAL) O Reitor da Universidade Vila Velha faz saber a todos os interessados que fica aberta de 27 de dezembro de 2013 até o dia 14 de fevereiro de 2014 a segunda chamada de candidatos interessados em inscrever-se para o Processo Seletivo para preenchimento de vagas de alunos regulares do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Segurança Pública (PPGSPO). A seleção para o curso de Mestrado será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro de DA EXECUÇÃO 1.1 O Processo Seletivo será realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Comissão de Seleção Discente designada pela Comissão Coordenadora do Programa stricto sensu, sendo composta por: a) Prof.ª Dr.ª Luciana Souza Borges (Presidente); b) Prof. Dr. Danilo Roberto Pereira Santiago; c) Prof.ª Dr.ª Rossana Ferreira da Silva Mattos; d) Prof.ª Dr.ª Maria Regina Lopes Gomes; e) Prof. Ms. Saulo de Souza Libardi; f) Prof.ª Dr.ª Ana Paula Rabello Lyra (suplente); g) Prof. Ms. Augusto Cesar Salomão Mozine (suplente). 1.2 À Critério da Comissão de Seleção, poderão ser convidados docentes vinculados aos demais Programas Stricto Sensu da Instituição, ou que apresentem algum conhecimento específico, para participarem da Avaliação.

2 2. DAS VAGAS 2.1 Para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, no 1º semestre letivo de 2014, serão ofertadas 10 (dez) vagas para o curso de Mestrado Profissional, distribuídas de acordo com o quadro abaixo: Quadro I Distribuição de vagas por Linha de Pesquisa Linhas de Pesquisa Vagas por Linha de Pesquisa 1. Perspectiva social, econômica e territorial da criminologia Justiça, direitos humanos e cidadania No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a Linha de Pesquisa do Programa em que busca orientação. Não havendo indicação, ficará a cargo da Comissão de Avaliação, observando a ordem de classificação, enquadrar a proposta do aluno em uma das Linhas de Pesquisa do Programa 2.3 O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com os critérios estabelecidos no Processo de Seleção. 2.4 São elegíveis para as vagas no PPGSPO os candidatos com formação nas áreas de Sociologia, Economia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Os candidatos de outras áreas do conhecimento deverão apresentar à Comissão de Avaliação carta com justificativa de sua elegibilidade para o Programa, sob pena de indeferimento de sua Inscrição ou desclassificação no Processo Seletivo.

3 3. DO PROGRAMA 3.1 O PPGSPO organiza-se segundo a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa listadas no quadro abaixo: Quadro II Caracterização do PPGSPO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Segurança Pública Considerando a necessidade de avanços na elaboração, implementação e avaliação das ações e políticas de Segurança Pública no Brasil, e no estado do Espírito Santo, em particular, o Mestrado Profissional em Segurança Pública pretende produzir conhecimentos, numa visão interdisciplinar, sobre as variáveis que impactam a violência, fornecendo subsídios para a elaboração e gestão de políticas públicas estratégicas no campo da prevenção e controle da criminalidade violenta e para o processo de tomada de decisão dos gestores da área de segurança. O mestrado pretende, ainda, atender a necessidade do Estado quanto à formação de recursos humanos qualificados para atuar na área da Segurança. LINHAS DE PESQUISA Perspectiva social, econômica e territorial da Justiça, direitos humanos e cidadania. criminologia. Esta linha concatena estudos fundamentados nas Teorias Criminais, conjugando conhecimentos de diversas disciplinas, a saber, Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Realiza estudos, portanto, numa abordagem interdisciplinar, de variadas manifestações de violência e de criminalidade visando compreender suas causas e apontar novas maneiras da sociedade realizar o controle dessas manifestações. Esta linha trata das políticas de segurança pública e investiga questões relativas aos direitos humanos e à promoção da justiça como ação de afirmação da cidadania e consequente controle do avanço de uma cultura da violência. 4. DAS INSCRIÇÕES 4.1 A Pré-Inscrição para o Processo Seletivo do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Segurança Pública será feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico (Acesse aqui).

4 4.2 Serão considerados Inscritos os candidatos que, após realizarem a pré-inscrição, entregarem no Núcleo de Atendimento ao Aluno da UVV os seguintes documentos em cópia simples, desde que acompanhados do respectivo original para conferência, ou em cópias autenticadas: a) Comprovante de inscrição online (o sistema gera automaticamente quando a inscrição é finalizada); b) Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais), feito por meio de depósito bancário no Banco Santander 033, agência 3346, conta corrente , a favor da Sociedade Educacional do Espírito Santo CNPJ / Não será aceito depósito em envelope e transferência será aceita somente se for no nome do candidato; c) Formulário de inscrição para o processo seletivo, disponível ANEXO I, devidamente preenchido (legível) e assinado. d) Carteira de Identidade e CPF; e) No caso de estrangeiro, cópia da primeira folha do passaporte e do visto de permanência no país; f) Histórico escolar da graduação; g) Currículo Lattes atualizado (cadastro no site: com documentação de comprovação; h) Diploma de graduação, atestado de conclusão do curso superior ou declaração de que está cursando o último período do curso de graduação reconhecido para o nível mestrado. O diploma ou o atestado de conclusão de curso oficial poderá ser entregue no ato da matrícula se não estiver disponível na data de inscrição ao processo de seletivo; i) Carta dirigida à Comissão de Avaliação, na qual esteja claramente estabelecido um Plano de Estudo. Este deverá conter, em aproximadamente 03 (três) laudas, a proposta da pesquisa a ser desenvolvida pelo candidato, bem como sua justificativa para tal estudo vinculando-o ao contexto do curso de Mestrado e ao próprio percurso profissional. 4.3 O Núcleo de Atendimento ao Aluno localiza-se no Campus Boa Vista, Prédio de Inovação Tecnológica Térreo (anexo ao ginásio de esportes), no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21, Bairro

5 Boa Vista, Vila Velha ES, CEP , e funciona nos seguintes horários de atendimento: 8h às 20h (excluídos sábados, domingos e feriados. Informações, telefone: (27) A inscrição poderá ser feita, também, via Sedex, no seguinte endereço: Rua Comissário José Dantas de Melo, 21, Bairro Boa Vista, Vila Velha/ES, CEP: Destinatário: Universidade Vila Velha Campus Boa Vista - SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA. Como data de inscrição, será considerado o dia da postagem. 4.5 As inscrições feitas por Sedex deverão ser acompanhadas de todos os documentos descritos no item Em hipótese nenhuma haverá devolução da taxa de inscrição. 4.7 Inscrição com documentação em falta implicará na exclusão automática do candidato do processo de avaliação. 4.8 Em nenhuma hipótese será permitida a alteração da ficha de inscrição após o seu envio pela Internet. a) No(s) dia(s) da(s) prova(s), o candidato deverá apresentar o protocolo de inscrição. O candidato que enviar os documentos via correio, Sedex, deverá retirar o protocolo no Núcleo de Atendimento ao Aluno, em até 48h de antecedência à data da(s) prova(s), segundo os horários de atendimento no subitem 4.3; b) Ao se inscrever para a seleção, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital; c) Os atestados de comparecimento às provas, se necessários, devem ser solicitados no momento da Inscrição. 4.9 Os documentos de inscrição dos candidatos não selecionados ou que não efetivarem a matricula estarão disponíveis no Núcleo de Atendimento ao Aluno para retirada até 60 dias após a divulgação do resultado, findo o qual, a documentação será descartada. 5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 5.1 O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: a) 1ª Fase: Avaliação de conhecimentos, de acordo com os seguintes critérios:

6 a.1) A avaliação de conhecimentos consiste em uma Prova Escrita classificatória, com base na bibliografia indicada (QUADRO III), sobre conhecimentos em Segurança Pública. A prova escrita será realizada no dia 19 de fevereiro de 2014, das 09h às 12h, para todos os candidatos, no Prédio da Pós-Graduação, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21 Boa Vista Vila Velha/ES. a.2) - A prova escrita será avaliada com pontuação entre 5,0 (cinco) e 10,0 (dez). a.3) - Os alunos que não atingirem a nota mínima (5,0) estarão excluídos do processo classificatório. Quadro III - Bibliografia Bibliografia BANCO MUNDIAL (2007). Jovens em situação de risco no Brasil, Vol. II: Relatório Técnico. Brasília-DF. Recuperado em 18 de novembro de 2009, de BRASIL (2005). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília, DF. Recuperado em 18 de maio de 2010, de CHAUÍ, M. (1980). A não violência do brasileiro, um mito interessantíssimo. Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio. Brasiliense, 11, MICHAUD, Y. (1989). A Violência (L. Garcia, Trad.). São Paulo: Ed. Ática. OLIVEIRA, I. M. C.; PAVEZ, G. A.; SCHILLING, F. (Orgs.), (2002). Reflexões sobre Justiça e Violência: o atendimento a familiares de vítimas de crimes fatais. São Paulo: Ed. Educ. WAISELFISZ, J. J. (2010). Mapa da Violência 2010: Anatomia dos homicídios no Brasil. Recuperado em 2 de fevereiro de 2011, de ZANOTELLI, C. L.; BERTOLE, A. I.; LIRA, P. S.; BARROS, A. M. L.; BERGAMASCHI, R. B. (2011). Atlas da criminalidade no Espírito Santo. São Paulo: Ed. AnnaBlume. b) 2ª Fase: Análise de currículo, de acordo com os seguintes critérios: b.1) Na análise de currículo, constituirão títulos preferenciais: certificados de especialização, aperfeiçoamento ou equivalente; publicações em periódicos especializados de trabalhos que revelem valor científico e originalidade, comprovados por fotocópias ou exemplares; históricos escolares de cursos de graduação e pós-graduação e/ou diploma; efetivo exercício de magistério superior; experiência em pesquisa científica; experiência profissional na área de concentração do programa; bolsas de estudo/pesquisa recebidas ou voluntariado em pesquisa (conforme ANEXO II).

7 c) 3ª Fase: Exame de proficiência em língua estrangeira: tradução/interpretação de um texto na língua inglesa, espanhola ou francesa, na área de Segurança Pública. c.1) A prova de proficiência em língua estrangeira será avaliada com pontuação entre 7,0 (sete) e 10,0 (dez). c.2) A prova de língua estrangeira será realizada no dia 19 de fevereiro de 2014, das 14:00 às 17:00, para todos os candidatos, no Prédio da Pós-Graduação, situado no Campus Boa Vista, Rua Comissário José Dantas de Mello, 21 Boa Vista Vila Velha/ES. c.3) Será admitido o uso de dicionário para a realização da prova de língua estrangeira. c.4) Não havendo aprovação, a proficiência em língua estrangeira poderá ser demonstrada até 2 (dois) meses de antecedência à data de qualificação do aluno. c.5) Além da proficiência nas línguas descritas neste item, o candidato estrangeiro deverá demonstrar proficiência em Língua Portuguesa. d) 4ª Fase: Entrevista, de acordo com os seguintes critérios: d.1) Os critérios para avaliação da Entrevista serão a profundidade do conhecimento dos candidatos sobre as propostas de pesquisa realizados durante a graduação, a utilização de linguagem científica, a capacidade de responder questionamentos e a motivação e clareza de objetivos quanto à realização do mestrado, bem como a disponibilidade de tempo para realização do mesmo. d.2) Todas as entrevistas serão realizadas com a presença de no mínimo 2(dois) membros da Comissão de Seleção Discente, podendo ser convidado o possível orientador. As entrevistas serão realizadas no dia 20 de fevereiro, no período da tarde (das 13:00 às 19:00). 5.2 Todas as etapas descritas no item 5.1 são classificatórias. 5.3 Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem uma média aritmética final, nos itens 5.1 a, b e d, igual ou superior a 7,0 (sete).

8 5.4 Serão considerados desclassificados aqueles que obtiverem média geral inferior a 7,0 (sete). 5.5 Em caso de empate, será observada a vantagem obtida, pela ordem, nas seguintes avaliações: primeiro, a avaliação de conhecimento; seguida pela entrevista, e, por último, o exame de proficiência em língua estrangeira. Persistindo o empate, será considerado selecionado o candidato de maior idade. 5.6 A seleção dos candidatos estrangeiros inscritos será efetuada de forma idêntica à dos candidatos nacionais, ressalvados casos de convênios e acordos internacionais. 6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 6.1 O resultado do Processo Seletivo será publicado nos quadros de aviso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação no do campus Boa Vista da Universidade Vila Velha e no respectivo endereço eletrônico na Internet (Acesse aqui), pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, no dia 24 de fevereiro de 2014, a partir das 18h. 6.2 No resultado da Seleção será divulgada a vinculação do candidato ao orientador ou à Linha de Pesquisa escolhida ou selecionada nos termos do item 2 deste edital. 6.3 A publicação dos resultados, na forma e no modo estabelecido, constitui instrumento legal de convocação à matrícula, suficiente ao conhecimento e à notificação dos candidatos não se obrigando, pois, a Instituição a dar ciência pessoal ao candidato nem a se valer de outro meio ou veículo de comunicação ou publicidade. 6.4 Em caso de desistência do candidato aprovado, este poderá ser substituído por um suplente, obedecendo à ordem de seleção para cada professor orientador, até o último dia previsto para a realização da matrícula. 6.5 As provas e formulários de avaliação ficarão disponíveis na Secretaria do Programa para consulta do candidato por um prazo de, até, 10(dez) dias corridos contados da data do item DA MATRÍCULA 7.1 Será realizada através de Edital publicado e afixado nos quadros gerais de aviso da Instituição e em contendo: a relação de candidatos classificados, o local, a data e o horário para a prática do referido ato acadêmico-administrativo.

9 7.2 Após a publicação do Edital de que trata o item anterior, o candidato selecionado deverá realizar no período de 25 de fevereiro a 03 de março de 2014, os seguintes procedimentos de Matrícula: a) Retirada da Documentação necessária à Matrícula no Núcleo de Atendimento ao Aluno; b) Providenciar, junto ao orientador indicado, a confecção do Plano de Estudos, no formato determinado pelo Programa. 7.3 A matrícula inicial deverá ser formalizada pelo candidato ou seu representante legal perante o Núcleo de Atendimento ao Aluno da Universidade Vila Velha, até o dia 03 de março de 2014, munido dos seguintes documentos em ORIGINAL, ou somente CÓPIA, desde que autenticadas: a) Requerimento de matrícula, em impresso próprio, fornecido pela Instituição; b) Diploma de curso superior registrado; c) Certidão de nascimento ou de casamento; d) Prova de cumprimento das obrigações militares, se do sexo masculino, para maiores de 18; e) Título de eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos; f) 01 (uma) foto, tamanho 3x4, recente; g) Carteira de registro nacional de estrangeiro (RNE), cópia autenticada, e declaração de proficiência em Língua Portuguesa, assinada por professor de língua portuguesa (original), se for o caso; h) CPF e carteira de identidade - RG, fornecida pelos órgãos de segurança pública das unidades da Federação, do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR; i) Comprovante de renda e de residência do CONTRATANTE e/ou ALUNO e FIADOR; j) Contrato de prestação de serviços educacionais, fornecido pela Instituição, preenchido com letra de forma, sem rasuras e com o reconhecimento das assinaturas do CONTRATANTE e/ou ALUNO e do FIADOR; k) Comprovante de pagamento da 1ª parcela da semestralidade (original).

10 7.4 O candidato classificado que, convocado à matrícula, não a fizer em data e horário estabelecidos, será considerado desistente. 7.5 Não terá direito à efetivação da matrícula o candidato classificado convocado, que: a) Não apresentar documento comprobatório de ensino superior (Diploma); b) Não cumprir os demais requisitos e condições formais para realização do ato acadêmico de matrícula inicial; c) Tendo sido ex-aluno, apresentar débitos financeiros. d) 7.6 O (A) candidato (a) que for aprovado (a) no Processo Seletivo será considerado (a) aluno (a) do Programa somente após ter efetuada a matrícula em conformidade com o estabelecido neste Edital. 7.7 O aluno deverá requerer matrícula semestral e inscrição em disciplinas nos prazos previstos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, após quitar as parcelas do semestre anterior ou apresentar acordo firmado com a Procuradoria. 8. DA CONCESSÃO DE BOLSAS 8.1 Havendo conta de bolsas concedidas pela instituição ou por agência de fomento pública ou privada ou, ainda, decorrente de acorde de cooperação entre o programa e Instituição de Privada serão adotados os seguintes critérios de seleção do bolsista dentre os candidatos que já tenham efetuado a matrícula de acordo com o procedimento do item 7: a) Submissão de proposta á Comissão de Bolsas do Programa; b) Verificação da adequação do candidato á bolsa aos requisitos da agência concedente; c) Avaliação do mérito acadêmico da proposta; d) Avaliação do requisito de carência, no caso de bolsas de demanda social;

11 9. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 9.1 Este edital será executado de acordo com o cronograma constante no quadro a seguir: Quadro IV Cronograma de Atividades Período Atividade 20/12/2013 Lançamento dos Editais 20/12/2013 a 14/02/2014 Período de Inscrições 19/02/2014 e 20/02/2014 Período de Seleção: 19/02 (manhã/ 9:00 às 12:00): prova de conhecimentos. 19/02 (tarde/ 14:00 às 17:00): prova de língua estrangeira. 20/02 (tarde/ 13:00 às 19:00): entrevistas. 24/02/2014 Resultado 25/02/2014 a 03/03/2014 Matrícula 03/03/2014 Início das aulas 10. DO FUNCIONAMENTO DO CURSO 10.1 O curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública deve ser integralizado em até em 24 (vinte e quatro) meses O investimento será dividido em 26 (vinte e seis) parcelas mensais, sujeitas a reajuste anual conforme faculdades previstas na Lei nº 9.870/99, que dispõe sobre mensalidades escolares No caso da integralização do curso ultrapassar o período de 24 meses, ocorrerão novas parcelas de igual valor correspondentes aos meses subsequentes, obedecendo, no máximo, a um período de 6 meses O valor mensal da parcela será de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) Obedecida a ordem de classificação e os critérios determinados pela Comissão de Bolsas do Programa, poderão ser ofertadas Bolsas de Estudo, conforme disponibilidade, aos candidatos aprovados e regularmente matriculados no Programa A distribuição de bolsas de estudos aos alunos matriculados será realizada pela Comissão de Bolsas do Programa através de análise da documentação dos candidatos classificados, de acordo com as normas

12 estabelecidas pelas agências financiadoras, atribuindo-se pontuação conforme critérios definidos em norma própria, disponível na página do Programa A integralização do curso de Mestrado se dará quando da ocorrência da defesa da dissertação de Mestrado, respectivamente, além do cumprimento das demais obrigatoriedades, conforme regimento interno do curso Em caso da existência de vagas poderão ser aceitas matrículas de alunos especiais em até 02 (duas) disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, desde que sejam portadores de diploma de graduação Em caso de aprovação serão cobradas dos alunos especiais taxas de seleção, inscrição e custeio mensal A seleção de alunos especiais obedecerá a critérios especiais determinados pela Comissão Coordenadora do programa de Pós-Graduação. 11. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 11.1 Os casos não previstos neste Edital serão decididos preliminarmente pela Comissão de Seleção de Alunos e encaminhados para Homologação do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública e para conhecimento do Conselho Técnico de Pós-Graduação. Vila Velha - ES, 27 de dezembro de Manoel Ceciliano Salles de Almeida Reitor da Universidade Vila Velha - ES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 005/2014-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 25/2016-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 11/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 11/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 11/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2017-2 O REITOR da Universidade Vila Velha, no uso de suas

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 37 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 37 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 37 DE 16 DE SETEMBRO DE 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2017-1 O REITOR da Universidade Vila Velha, no uso de suas

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 08/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 08/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 08/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2017-2 O REITOR da Universidade Vila Velha,

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 19 DE 08 DE JUNHO DE 2018

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 19 DE 08 DE JUNHO DE 2018 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 19 DE 08 DE JUNHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2018-2 O REITOR da Universidade Vila Velha, no

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO EDITAL Nº 26/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM MESTRADO Em conformidade com o artigo 33, do

Leia mais

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 1 EDITAL N o 19/2011-PROPE PROCESSO DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SERVIÇO SOCIAL - 1º SEMESTRE DE 2012 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO ASSOCIADO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIRITTER/MACKENZIE

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

QUADRO I ORIENTADORES E VAGAS DISPONÍVEIS DOCENTES VINCULADOS CONTATO VAGAS

QUADRO I ORIENTADORES E VAGAS DISPONÍVEIS DOCENTES VINCULADOS CONTATO VAGAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PROJETO REDES DE CIDADANIA CHAMADA Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO PROJETO REDES DE CIDADANIA O Pró-reitor

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais

Edital FCT-DTA

Edital FCT-DTA Edital FCT-DTA-021-2012 A Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente torna público que estarão abertas, no período de 19, 20 e 21/11/2012, as inscrições para o preenchimento de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM DOUTORADO

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM DOUTORADO EDITAL Nº 27/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM DOUTORADO Em conformidade com o artigo 33 do

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/ PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/ PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 095/2016 - PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EDITAL No. 2/2012 2 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 001/2013-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº 851 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

EDITAL Nº 851 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 851 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 ABERTURA O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo/RS,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL n. 01/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO COM RESIDÊNCIA PERMANENTE NO EXTERIOR ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 32/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 32/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 123/2016- PRAC PROCESSO SELETIVO 2016/2017 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Católica de

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 008/2014 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Anhanguera-Uniderp, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 23/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 16/2018 DE 08 DE JUNHO DE 2018

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 16/2018 DE 08 DE JUNHO DE 2018 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 16/2018 DE 08 DE JUNHO DE 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA PROCESSO SELETIVO DISCENTE REGULAR 2018-2 O REITOR da Universidade Vila Velha, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (NÍVEL: MESTRADO)

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (NÍVEL: MESTRADO) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS EDITAL DE INSCRIÇÃO,

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 12/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 12/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 12/2017 DE 16 DE MAIO DE 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2017-2 O REITOR da Universidade Vila Velha, no uso de suas

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 29/2018 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 29/2018 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada

* ESPECIALIZAÇÃO EM Genética Aplicada CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA APLICADA EDITAL Nº 001/2018 GENAP/SPG/CCB Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Genética

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS EMBARCADOS EDITAL Nº ESEE 04/2018 - Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato sensu

Leia mais

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018

CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PPGEC Nº 03/2018 Estabelece normas e procedimentos de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS PROF a CINOBELINA ELVAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação e Mestrado de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por

Leia mais

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara Comunicado Estarão abertas no período de 13/10 a 21/11/2014 na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 78/ PRAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 78/ PRAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 78/2017 - PRAC PROCESSO SELETIVO 2018 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade

Leia mais

EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA "EDUCAÇÃO" CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020

EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA EDUCAÇÃO CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020 EDITAL STPG Nº 05/2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ÁREA "EDUCAÇÃO" CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO PROCESSO DE SELEÇÃO 2019/2020 No período de 24/06 a 19/07/2019 o Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 14 DE 30 DE MAIO DE 2019

EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 14 DE 30 DE MAIO DE 2019 EDITAL SELEÇÃO DISCENTE Nº 14 DE 30 DE MAIO DE 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES 2019-2 O REITOR da Universidade Vila Velha, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

E D I T A L. Art. 2º Pré-requisito, número mínimo de alunos para abertura e data de início das aulas constam da tabela anexa.

E D I T A L. Art. 2º Pré-requisito, número mínimo de alunos para abertura e data de início das aulas constam da tabela anexa. EDITAL NPL 11/2019 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA EDITAL Nº 04/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

Reconhecido pelo Parecer CNE/CES 55/2015, publicado no Diário Oficial da União No. 39 de 27 de fevereiro de 2015, seção 1, páginas 21 e 22.

Reconhecido pelo Parecer CNE/CES 55/2015, publicado no Diário Oficial da União No. 39 de 27 de fevereiro de 2015, seção 1, páginas 21 e 22. 1 - Da abertura EDITAL 011/2015 SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS A Pró-Reitoria Acadêmica, no uso das suas atribuições, na forma do artigo 16, do Estatuto da

Leia mais

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

* ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS ESPECIALIZAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EDITAL Nº 001/2018 OFERTA DE TURMA PARA O 1º SEM 2019 Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato

Leia mais

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA EDITAL NPL 36/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ANÁLISES CLÍNICAS, NO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO 2º SEMESTRE

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital.

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) A coordenação acadêmica do CETRIM faz saber que o processo de seleção para o preenchimento das vagas para especialização (pós-graduação lato

Leia mais

EDITAL NPL 23/2017 E D I T A L

EDITAL NPL 23/2017 E D I T A L EDITAL NPL 23/2017 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. A Coordenadora

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA no exercício da Reitoria,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 11/2017 DA PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da

Leia mais

1. Das inscrições.

1. Das inscrições. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIREÇÃO GERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL Nº. 034/2017 PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº. 034/2017 PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº. 034/2017 PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS O Reitor por intermédio da Pró-Reitoria Acadêmica da UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

EDITAL N 052/2017 Referente ao Aviso N 081/2017, publicado no D.O.E. de 06/05/2017

EDITAL N 052/2017 Referente ao Aviso N 081/2017, publicado no D.O.E. de 06/05/2017 EDITAL N 052/2017 Referente ao Aviso N 081/2017, publicado no D.O.E. de 06/05/2017 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA. EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA EDITAL Nº 836, de 20 de Dezembro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com

Leia mais

Edital nº 66/2013. a) portador de título de Graduação na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins;

Edital nº 66/2013. a) portador de título de Graduação na área do Programa de Pós-Graduação ou áreas afins; PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara EDITAL DE SELEÇÃO 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO Estarão abertas no período de 03 a 30/11/2016 na Seção Técnica de Pós-Graduação

Leia mais

E D I T A L. 3º Não será devolvido o valor da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato,

E D I T A L. 3º Não será devolvido o valor da taxa de inscrição em caso de desistência do candidato, EDITAL NPL 14/2018 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CÂMPUS CAMPINAS UNIDADE CAMBUÍ DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF PARA O ANO DE 2019. A Coordenadora

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MESTRADO E DOUTORADO

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MESTRADO E DOUTORADO CENTRO DE CIENCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 005/2018 PPGM&DQ Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Mestrado e Doutorado em Química,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE/UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE/UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGADM EDITAL Nº 48/2018-PPGADM Abertura de inscrições para o ingresso de alunos regulares estrangeiros no Programa de Pós-Graduação stricto sensu, nível de Mestrado Profissional em Administração, para o ano

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será EDITAL DC/BP-NPL 3/2014 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 2º SEMESTRE DE 2014. A Diretora

Leia mais

EDITAL 006/ STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2

EDITAL 006/ STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2 EDITAL 006/2017 - STAA/CEO TRANSFERÊNCIA INTERNA 2017/2 A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus Experimental de Ourinhos faz saber que estarão abertas no período de 12 a 19 de

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

EDITAL Nº 073 /2007 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL Nº 073 /2007 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 1 EDITAL Nº 073 /2007 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PUC MINAS NO CORAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 33/ PRAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 33/ PRAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE EDITAL Nº 33/2017 - PRAC PROCESSO SELETIVO 2017/2 A Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade

Leia mais

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL EDITAL Nº 003/2016 - PPGCA Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DISCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO SAÚDE E MEIO AMBIENTE MODALIDADE PROFISSIONAL- 2016

PROCESSO SELETIVO DISCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO SAÚDE E MEIO AMBIENTE MODALIDADE PROFISSIONAL- 2016 UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS PROCESSO SELETIVO DISCENTE DO PROGRAMA DE MESTRADO SAÚDE E MEIO AMBIENTE MODALIDADE PROFISSIONAL- 2016 EDITAL Nº 02 A Magnífica Reitora da Universidade Metropolitana

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/2018-PPG/CPG/UEMA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CPG EDITAL N.º 38/-PPG/CPG/UEMA MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (CPG), no uso

Leia mais

1.4 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica ou na secretaria do Programa (Tel ).

1.4 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica  ou na secretaria do Programa (Tel ). UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº. 3/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 22/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2017 A Coordenação

Leia mais

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE

EDITAL N o 08/2017 INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber que estão

Leia mais

EDITAL NPL 13/2018. A Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu, no uso de suas atribuições, baixa o seguinte E D I T A L

EDITAL NPL 13/2018. A Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu, no uso de suas atribuições, baixa o seguinte E D I T A L EDITAL NPL 13/2018 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO ANO DE 2019. A Coordenadora do

Leia mais

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L EDITAL NPL 42/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS CAMPINAS UNIDADE CAMBUÍ DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017.

Leia mais

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas.

1.1. Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações. Período Integral: 11 vagas. Edital CE nº 006/2017 Processo de Transferência Externa 2018 Estarão abertas na Seção Técnica de Apoio Acadêmico do Câmpus de São João da Boa Vista, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Ciências Humanas PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2010 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO

Leia mais