AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO. Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO. Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação."

Transcrição

1

2 AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação. 1. Além do disposto no Manual do aluno, disponível em o aluno matriculado em quaisquer das disciplinas CAJ, deverá realizar o primeiro exame avaliatório (TA1), no período informado no calendário acadêmico, publicado na página virtual da IES, bem como entregar as atividades desenvolvidas ao longo do semestre em data publicada nos murais da CAJ, cuja média aritmética (entre eles) deverá ser igual a 06 (seis). Caso o aluno fique insatisfeito com essa média, deverá protocolar requerimento com justificativa que será apreciado pelo Grupo de Avaliação. 2. A CAJ é modalidade de estágio OBRIGATÓRIO, não havendo qualquer possibilidade de isenção e/ou substituição das atividades em virtude de realização de outras formas de estágio, salvo em relação oficinas presenciais realizadas extramuros plantões e petições distribuídas correspondendo as mesmas regras aqui expostas e que dependerá de anuência da coordenação; 3. Cabeçalho de identificação com letra de forma e legível; 4. Relatório manuscrito com letra LEGÍVEL, SEM RASURAS, no respectivo FORMULÁRIO; 5. Relatórios de audiência e atividades extraordinárias (eventos, visitas, oficinas), com assinatura e carimbo do dirigente; 6. Os quadros de AVALIAÇÃO das atividades serão o SUMÁRIO destas, devendo ser ORGANIZADO na ordem indicada, sob pena de não ser avaliado pelo docente, com atribuição de grau ZERO; 7. Os plantões serão monitorados por funcionário designado pela coordenação da CAJ, auxiliado pelos bolsistas do Programa de Monitoria da IES. Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ.

3 QUADRO DE ATIVIDADES E GRAU DE AVALIAÇÃO Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ. Item ATIVIDADES QUANTIDADE MÍNIMA NOTA 1 PLANTÃO SEMANAL 75% de presença Até 0,5 2 PETIÇÕES DISTRIBUÍDAS Variável Até 0,5 3 TRABALHOS DA DISCIPLINA CAJ 10 trabalhos Até 2,0 4 VISITAS 1 relatório Até 1,0 5 OFICINA DE ORATÓRIA 15 horas Até 1,0 6 OFICINA DE FORMAS ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO 1 Oficina composta por Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação Até 3,0 7 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS 1 relatório Até 1,0 8 EVENTOS 1 relatório Até 0,5 9 AUDIÊNCIA instruída com ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL DOS TERMINAIS ELETRÔNICOS 2 relatórios com botetas para CAJ I, II e III 5 relatórios com botetas para CAJ IV Até 0,5 1) O cumprimento das atividades constantes dos itens 1 a 7 é obrigatório e necessário para a aprovação do aluno; 2) O Material que não atenda regras de organização sequer será avaliação tendo como consequência o lançamento do grau zero; 3) As Oficinas de Oratória serão acompanhadas e avaliadas pelo Grupo de Avaliação constituído por professores designados em Ato assinado pelo Coordenador do Curso de Direito, entrando em vigor na data de sua publicação nos murais da CAJ; 4) Todos os relatórios serão avaliados pelos Docentes; Até 10,0 Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ.RrirRi

4 PLANILHA DE ATIVIDADES CAJ I Conteúdo: Juizado Especial Cível; Vara Cível: Relação de Consumo, Contratos; Fazenda Pública; Vara Empresarial. 1 - Plantão Semanal a. Interno: semanalmente, pelo período mínimo de 1 (uma) hora. O primeiro horário inicia 10h e o último 18h; b. Externo:. Escritório de advocacia credenciado pela OAB. ANEXAR: 1) cópia da carteira de estagiário expedida pela OAB/RJ, 2) Declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3) validação obtida em qualquer seccional da OAB/RJ; Estágio OFICIAL: Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias. ANEXAR: 1) Declaração emitida pelo orientador responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas, 2) cópia da carteira de estagiário, 3) da folha de presença. 2 Petições Distribuídas nos prazos processuais, que no dia designado para entrega das atividades devem estar protocoladas, quando serão apresentadas por cópia individualizada; da CAJ, com acompanhamento direto do docente e monitores; escritórios de advocacia credenciados na OAB; escritórios de advocacia não credenciamento na OAB, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; estágios extra-oficiais na DP, MP e Procuradorias, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: propostos na disciplina CAJ composto por, no mínimo 10 (dez) trabalhos. 4 VISITAS PALÁCIO DA JUSTIÇA situado na Av. Erasmo Braga, nº 115, Centro, Tel.: / , com apresentação de relatório da localização dos cartórios do conteúdo supra, organizados por andar/corredor/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada na Lâmina I, 1º andar, corredor C, sala 108 com os serventuários Tony de Souza ou Maurício Dias, das 12h 19h; CCJF CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, Exposição Permanente Galeria das Togas, na Av. Rio Branco, nº 241, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro RJ, de terça a domingo, das 12h 19h. Em mais uma iniciativa para preservar a memória do judiciário brasileiro, o Centro Cultural Justiça Federal oferece ao público a Galeria das Togas. A exposição, inédita no Rio de Janeiro, mostra um breve histórico da origem e evolução do uso da Toga roupa indispensável no vestuário dos magistrados.

5 MUSEU DA JUSTIÇA CASA RUI BARBOSA DEFENSORIA PÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO ALERJ CÂMARA MUNICIPAL Clínica de Prática Jurídica 5 OFICINAS: ORATÓRIA Tem como objetivo propiciar aos alunos matriculados na CAJ o treinamento diário com a finalidade de fazê-los: a) perder a timidez ao falar em público, b) adquirir eloquência e poder de persuasão, c) se projetar profissionalmente, d) realizar tarefas em equipe, e) dirimir conflitos, f) lidar com os imprevistos, transformando-os em oportunidades de crescimento e superação, etc. Para isso, terão que acumular no mínimo 15 (quinze) horas para cada CAJ, na organização e participação do Projeto CAJ em Movimento que desenvolve as seguintes atividades: Oratória em Filme; Oratória do Empreendedor, Conferências Acadêmicas, Encenações de Amor e Ódio no Palco das Relações Familiares (Sócio-Drama e Audiência Simulada), Tribunal de Júri Simulado, Júri de Confronto de Ideias, Chá Literário, Dia do Advogado, Dia do Ensino Responsável, Dia da Consciência Negra e demais modalidades de Eventos, etc. Insta salientar que é possível, desde que autorizado pela Coordenação da CAJ, que o aluno participe de curso ministrado por instituição oficial e presencial, validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando a carga horária, bem como conteúdo programático da oficina. Para tal uma vez por mês o discente terá Oficinas de Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, aos sábados das 9h 12h, com a finalidade de fornecer-lhes instrumentos para a preparação e execução do projeto supramencionado. FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, Uma Oficina, Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, que abordará as formas alternativas de solução de conflito, a saber: Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação. 6 - ANÁLISE DE AUTOS FINDOS: Utilizando o fichamento em anexo. 7 - EVENTOS Palestras, Congressos, Encontros, Simpósios, Jornadas, Cursos de Extensão, Preparatório ao ENADE, OAB, desde que sejam presenciais e validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando o conteúdo programático da disciplina matriculada; 8 - Audiências relacionadas à CAJ I que deverão estar acompanhadas com as respectivas boletas de acompanhamento processual extraída dos terminais localizados nos corredores dos Tribunais: Juizado Especial Cível (Conciliação e Instrução e Julgamento);Vara Cível; Relação de Consumo (Conciliação e Instrução e Julgamento); Contratos (Conciliação e Instrução e Julgamento); Fazenda Pública (Conciliação e Instrução e Julgamento);Vara Empresarial (Conciliação e Instrução e Julgamento)

6 PLANILHA DE ATIVIDADES CAJ II Conteúdo: Família, Sucessões e Recurso. 1 - Plantão Semanal a. Interno: Interno: semanalmente, pelo período mínimo de 1 (uma) hora. O primeiro horário inicia 10h e o último 18h; b. Externo:. Escritório de advocacia credenciado pela OAB. ANEXAR: 1) cópia da carteira de estagiário expedida pela OAB/RJ, 2) Declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3) validação obtida em qualquer seccional da OAB/RJ; Estágio OFICIAL: Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias. ANEXAR: 1) Declaração emitida pelo orientador responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas, 2) cópia da carteira de estagiário, 3) da folha de presença. 3 Petições Distribuídas nos prazos processuais, que no dia designado para entrega das atividades devem estar protocoladas, quando serão apresentadas por cópia individualizada; da CAJ, com acompanhamento direto do docente e monitores; escritórios de advocacia credenciados na OAB; escritórios de advocacia não credenciamento na OAB, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; estágios extra-oficiais na DP, MP e Procuradorias, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 4 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: propostos na disciplina CAJ composto por, no mínimo 10 (dez) trabalhos. 5 VISITAS PALÁCIO DA JUSTIÇA situado na Av. Erasmo Braga, nº 115, Centro, Tel.: / , com apresentação de relatório da localização dos cartórios do conteúdo supra, organizados por andar/corredor/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada na Lâmina I, 1º andar, corredor C, sala 108 com os serventuários Tony de Souza ou Maurício Dias, das 12h 19h; CCJF CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, Exposição Permanente Galeria das Togas, na Av. Rio Branco, nº 241, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro RJ, de terça a domingo, das 12h 19h. Em mais uma iniciativa para preservar a memória do judiciário brasileiro, o Centro Cultural Justiça Federal oferece ao público a Galeria das Togas. A exposição, inédita no Rio de Janeiro,

7 mostra um breve histórico da origem e evolução do uso da Toga roupa indispensável no vestuário dos magistrados. MUSEU DA JUSTIÇA CASA RUI BARBOSA DEFENSORIA PÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO ALERJ CÂMARA MUNICIPAL 6 OFICINAS: ORATÓRIA Tem como objetivo propiciar aos alunos matriculados na CAJ o treinamento diário com a finalidade de fazê-los: a) perder a timidez ao falar em público, b) adquirir eloquência e poder de persuasão, c) se projetar profissionalmente, d) realizar tarefas em equipe, e) dirimir conflitos, f) lidar com os imprevistos, transformando-os em oportunidades de crescimento e superação, etc. Para isso, terão que acumular no mínimo 15 (quinze) horas para cada CAJ, na organização e participação do Projeto CAJ em Movimento que desenvolve as seguintes atividades: Oratória em Filme; Oratória do Empreendedor, Conferências Acadêmicas, Encenações de Amor e Ódio no Palco das Relações Familiares (Sócio-Drama e Audiência Simulada), Tribunal de Júri Simulado, Júri de Confronto de Ideias, Chá Literário, Dia do Advogado, Dia do Ensino Responsável, Dia da Consciência Negra e demais modalidades de Eventos, etc. Insta salientar que é possível, desde que autorizado pela Coordenação da CAJ, que o aluno participe de curso ministrado por instituição oficial e presencial, validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando a carga horária, bem como conteúdo programático da oficina. Para tal uma vez por mês o discente terá Oficinas de Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, aos sábados das 9h 12h, com a finalidade de fornecer-lhes instrumentos para a preparação e execução do projeto supramencionado. FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, Uma Oficina, Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, que abordará as formas alternativas de solução de conflito, a saber: Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação. 7 - ANÁLISE DE AUTOS FINDOS: Utilizando o fichamento em anexo. 8 - EVENTOS Palestras, Congressos, Encontros, Simpósios, Jornadas, Cursos de Extensão, Preparatório ao ENADE, OAB, desde que sejam presenciais e validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando o conteúdo programático da disciplina matriculada; 9 - Audiências relacionadas à CAJ II que deverão estar acompanhadas com as respectivas boletas de acompanhamento processual extraída dos terminais localizados nos corredores dos Tribunais: Família (Conciliação e Instrução e Julgamento); Infância, Juventude e Idoso (criança, adolescente e idoso); Justiça Federal (Vara Federal Cível e Juizado Especial Federal Cível); Recursos

8 PLANILHA DE ATIVIDADES CAJ III Conteúdo: Penal 1 - Plantão Semanal a. Interno: Interno: semanalmente, pelo período mínimo de 1 (uma) hora. O primeiro horário inicia 10h e o último 18h; b. Externo:. Escritório de advocacia credenciado pela OAB. ANEXAR: 1) cópia da carteira de estagiário expedida pela OAB/RJ, 2) Declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3) validação obtida em qualquer seccional da OAB/RJ; Estágio OFICIAL: Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias. ANEXAR: 1) Declaração emitida pelo orientador responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas, 2) cópia da carteira de estagiário, 3) da folha de presença. 2 Petições Distribuídas nos prazos processuais, que no dia designado para entrega das atividades devem estar protocoladas, quando serão apresentadas por cópia individualizada; da CAJ, com acompanhamento direto do docente e monitores; escritórios de advocacia credenciados na OAB; escritórios de advocacia não credenciamento na OAB, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; estágios extra-oficiais na DP, MP e Procuradorias, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: propostos na disciplina CAJ composto por, no mínimo 10 (dez) trabalhos. 4 - VISITAS PALÁCIO DA JUSTIÇA situado na Av. Erasmo Braga, nº 115, Centro, Tel.: / , com apresentação de relatório da localização dos cartórios do conteúdo supra, organizados por andar/corredor/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada na Lâmina I, 1º andar, corredor C, sala 108 com os serventuários Tony de Souza ou Maurício Dias, das 12h 19h; CCJF CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, Exposição Permanente Galeria das Togas, na Av. Rio Branco, nº 241, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro RJ, de terça a domingo, das 12h 19h. Em mais uma iniciativa para preservar a memória do judiciário brasileiro, o Centro Cultural Justiça Federal oferece ao público a Galeria das Togas. A exposição, inédita no Rio de Janeiro,

9 mostra um breve histórico da origem e evolução do uso da Toga roupa indispensável no vestuário dos magistrados. JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE situado na Rua Rodrigues Alves, nº 731-A, Santo Cristo, com apresentação de relatório da localização de cada setor do Juizado, organizados por andar/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada no cartório ou em setor indicado pelo órgão; DELEGACIA LEGAL qualquer das situadas nos bairros da cidade, com apresentação de relatório da localização de cada setor do Juizado, organizados por andar/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada em setor indicado pelo órgão; JUSTIÇA FEDERAL - situado na Av. Rio Branco, nº 243, Centro, com apresentação de relatório da localização de cada setor do Juizado, organizados por andar/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada no cartório ou em setor indicado pelo órgão TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - situado na Rua Acre, nº 80, Centro, com apresentação de relatório da localização de cada setor do Juizado, organizados por andar/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada no cartório ou em setor indicado pelo órgão; MUSEU DA JUSTIÇA CASA RUI BARBOSA DEFENSORIA PÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO ALERJ CÂMARA MUNICIPAL IML 5 OFICINAS: ORATÓRIA Tem como objetivo propiciar aos alunos matriculados na CAJ o treinamento diário com a finalidade de fazê-los: a) perder a timidez ao falar em público, b) adquirir eloquência e poder de persuasão, c) se projetar profissionalmente, d) realizar tarefas em equipe, e) dirimir conflitos, f) lidar com os imprevistos, transformando-os em oportunidades de crescimento e superação, etc. Para isso, terão que acumular no mínimo 15 (quinze) horas para cada CAJ, na organização e participação do Projeto CAJ em Movimento que desenvolve as seguintes atividades: Oratória em Filme; Oratória do Empreendedor, Conferências Acadêmicas, Encenações de Amor e Ódio no Palco das Relações Familiares (Sócio-Drama e Audiência Simulada), Tribunal de Júri Simulado, Júri de Confronto de Ideias, Chá Literário, Dia do Advogado, Dia do Ensino Responsável, Dia da Consciência Negra e demais modalidades de Eventos, etc. Insta salientar que é possível, desde que autorizado pela Coordenação da CAJ, que o aluno participe de curso ministrado por instituição oficial e presencial, validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando a carga horária, bem como conteúdo programático da oficina. Para tal uma vez por mês o discente terá Oficinas de Oratória ministrada por

10 docente indicado pela Instituição, aos sábados das 9h 12h, com a finalidade de fornecer-lhes instrumentos para a preparação e execução do projeto supramencionado. FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, Uma Oficina, Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, que abordará as formas alternativas de solução de conflito, a saber: Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação. 6 - ANÁLISE DE AUTOS FINDOS: Utilizando o fichamento em anexo. 7 - EVENTOS Palestras, Congressos, Encontros, Simpósios, Jornadas, Cursos de Extensão, Preparatório ao ENADE, OAB, desde que sejam presenciais e validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando o conteúdo programático da disciplina matriculada; 8 - Audiências relacionadas à CAJ III que deverão estar acompanhadas com as respectivas boletas de acompanhamento processual extraída dos terminais localizados nos corredores dos Tribunais: Juizado Especial Criminal (Conciliação e Instrução e Julgamento); Vara Criminal; Tribunal do Júri; Juizado Especial Criminal Federal (Conciliação e Instrução e Julgamento); Vara Federal Criminal; Infância e Juventude (menor infrator); Recurso: Câmara Criminal, Turma Recursal Criminal, Pleno (TJ), Tribunal Regional Federal Criminal (Turma Especializada e Plenário).

11 PLANILHA DE ATIVIDADES CAJ IV Conteúdo: Trabalhista 1 - Plantão Semanal a) Interno: Interno: semanalmente, pelo período mínimo de 1 (uma) hora. O primeiro horário inicia 10h e o último 18h; b) Externo:. Escritório de advocacia credenciado pela OAB. ANEXAR: 1) cópia da carteira de estagiário expedida pela OAB/RJ, 2) Declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 3) validação obtida em qualquer seccional da OAB/RJ; Estágio OFICIAL: Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias.ANEXAR: 1) Declaração emitida pelo orientador responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas, 2) cópia da carteira de estagiário, 3) da folha de presença. 5 Petições Distribuídas nos prazos processuais, que no dia designado para entrega das atividades devem estar protocoladas, quando serão apresentadas por cópia individualizada; da CAJ, com acompanhamento direto do docente e monitores; escritórios de advocacia credenciados na OAB; escritórios de advocacia não credenciamento na OAB, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; estágios extra-oficiais na DP, MP e Procuradorias, com declaração, emitida pelo advogado responsável, contendo dia/hora do plantão e descrição das atividades desenvolvidas; 6 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: propostos na disciplina CAJ composto por, no mínimo 10 (dez) trabalhos. 7 4 VISITAS TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO, situado no Edifício Sede, Fórum Ministro Arnaldo Sussenkind. Endereço: Av. Presidente Antonio Carlos 251 Castelo PABX ou Edifício Marques do Lavradio. Rua do Lavradio, 132. Tel.: , com apresentação de relatório da localização dos cartórios do conteúdo supra, organizados por andar/corredor/nº da sala. A folha de relatório deve ser carimbada no cartório ou em setor indicado pelo órgão. CCJF CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL, Exposição Permanente Galeria das Togas, na Av. Rio Branco, nº 241, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro RJ, de terça a domingo, das 12h 19h. Em mais uma iniciativa para preservar a memória do judiciário brasileiro, o Centro Cultural Justiça Federal oferece ao público a Galeria das Togas. A exposição, inédita no Rio de Janeiro,

12 mostra um breve histórico da origem e evolução do uso da Toga roupa indispensável no vestuário dos magistrados. MUSEU DA JUSTIÇA CASA RUI BARBOSA DEFENSORIA PÚBLICA MINISTÉRIO PÚBLICO ALERJ CÂMARA MUNICIPAL IML 5 OFICINAS: ORATÓRIA Tem como objetivo propiciar aos alunos matriculados na CAJ o treinamento diário com a finalidade de fazê-los: a) perder a timidez ao falar em público, b) adquirir eloquência e poder de persuasão, c) se projetar profissionalmente, d) realizar tarefas em equipe, e) dirimir conflitos, f) lidar com os imprevistos, transformando-os em oportunidades de crescimento e superação, etc. Para isso, terão que acumular no mínimo 15 (quinze) horas para cada CAJ, na organização e participação do Projeto CAJ em Movimento que desenvolve as seguintes atividades: Oratória em Filme; Oratória do Empreendedor, Conferências Acadêmicas, Encenações de Amor e Ódio no Palco das Relações Familiares (Sócio-Drama e Audiência Simulada), Tribunal de Júri Simulado, Júri de Confronto de Ideias, Chá Literário, Dia do Advogado, Dia do Ensino Responsável, Dia da Consciência Negra e demais modalidades de Eventos, etc. Insta salientar que é possível, desde que autorizado pela Coordenação da CAJ, que o aluno participe de curso ministrado por instituição oficial e presencial, validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando a carga horária, bem como conteúdo programático da oficina. Para tal uma vez por mês o discente terá Oficinas de Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, aos sábados das 9h 12h, com a finalidade de fornecer-lhes instrumentos para a preparação e execução do projeto supramencionado. FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, Uma Oficina, Oratória ministrada por docente indicado pela Instituição, que abordará as formas alternativas de solução de conflito, a saber: Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação. 6 - ANÁLISE DE AUTOS FINDOS: Utilizando o fichamento em anexo. 7 - EVENTOS Palestras, Congressos, Encontros, Simpósios, Jornadas, Cursos de Extensão, Preparatório ao ENADE, OAB, desde que sejam presenciais e validados pelo professor com o aval da coordenação, respeitando o conteúdo programático da disciplina matriculada; 8 - Audiências relacionadas a CAJ IV que deverão estar acompanhadas com as respectivas boletas de acompanhamento processual:

13 FORMULÁRIOS

14 ALUNO: MATRÍCULA: Disciplina: CAJ PERÍODO: º Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo QUADRO DE AVALIAÇÃO Revisado e Atualizado em 06/04/2015, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ. Item ATIVIDADES QUANTIDADE MÍNIMA OBSERVAÇÃO NOTA 1 PLANTÃO SEMANAL 75% de presença 2 PETIÇÕES DISTRIBUÍDAS Variável 3 TRABALHOS DA DISCIPLINA CAJ 10 trabalhos 4 VISITA 1 relatório 5 OFICINA DE ORATÓRIA 15 horas 6 OFICINA DE FORMAS ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO 1 oficina composta por Arbitragem, Conciliação, Mediação e Negociação 7 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS CÍVEL 1 relatório 8 EVENTOS 1 relatório 9 AUDIÊNCIA instruída com ACOMPANHAMENTO PROCESSUAL DOS TERMINAIS ELETRÔNICOS 2 relatórios com botetas para CAJ I, II e III 5 relatórios com botetas para CAJ IV 1) O cumprimento das atividades constantes dos itens 1 a 7 é obrigatório (A.O.) e necessário para a aprovação do aluno; 2) O Material que não atenda regras de organização (M.O.) sequer será avaliação tendo como consequência o lançamento do grau zero; 3) As Oficinas de Oratória serão acompanhadas e avaliadas pelo Grupo de Avaliação constituído por professores designados em Ato assinado pelo Coordenador do Curso de Direito, entrando em vigor na data de sua publicação nos murais da CAJ; 4) Os relatórios de todas as atividades serão avaliados pelos Docentes; Atividade Obrigatória (S) (N) Material Organizado. (S) (N) Dossiê (Apto) / (Inapto) TA 2 = Acadêmico(a) Professor(a) Orientador(a)

15 ATA DE PRESENÇA Nome: Matricula: OAB: -E CAJ º Período Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Dia Plantão Assinatura TOTAL: h Prof.: O discente cumpriu 75% (setenta e cinco por cento) de presença nos plantões? ( ) SIM ( ) NÃO Acadêmico(a) Professor(a) Orientador(a)

16 RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA Aluno: Coordenação: Professora Janaína Araújo Professora: Matricula: CAJ / º Período DADOS DO PROCESSO Vara/Turma Tipo de audiência Processo nº Pólo Ativo Pólo Passivo Ação/Recurso Data: RELATÓRIO Assinatura do aluno Professora Visto do magistrado ou conciliador Carimbo do magistrado ou conciliador

17 RELATÓRIO DE OFICINA DE ORATÓRIA Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Horário: Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Título: RELATÓRIO Tema: Assinatura do Discente Visto Carimbo Carga horária atribuída

18 RELATÓRIO DA OFICINA DE FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Ministrado por: RELATÓRIO da Oficina de Arbitragem: Assinatura do Discente Vistos Carimbos Carga horária atribuída

19 RELATÓRIO DA OFICINA DE FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Ministrado por: RELATÓRIO da Oficina de Conciliação: Carga horária atribuída Vistos Carimbos Assinatura do Discente

20 RELATÓRIO DA OFICINA DE FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Ministrado por: RELATÓRIO da Oficina de Mediação Assinatura do Discente Vistos Carimbos Carga horária atribuída

21 RELATÓRIO DE VISITAS ORIENTADAS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Responsável: Local: Projeto: RELATÓRIO Carga horária atribuída Vistos Carimbos Assinatura do Discente

22 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador: DADOS DO PROCESSO Vara: Comarca e Regional: Processo nº Distribuído em: / / Classe/Assunto: Pólo Ativo Pólo Passivo RELATÓRIO I: Já teve contato com autos findos? ( ) SIM ( ) NÃO Descreva qual seu sentimento: Identifique o lapso temporal entre a data da distribuição e a certidão de trânsito em julgado. Identifique os atos das partes indicando, inclusive, o número das folhas. Carga horária atribuída Visto Carimbo Assinatura do Discente

23 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador: DADOS DO PROCESSO Vara: Comarca e Regional: Processo nº Distribuído em: / / Classe/Assunto: Pólo Ativo Pólo Passivo RELATÓRIO II: Identifique os atos dos procuradores indicando, inclusive, o número das folhas. Identifique os atos dos estagiários indicando, inclusive, o número das folhas. Identifique os atos dos serventuários de justiça indicando, inclusive, o número das folhas. Assinatura do Discente Visto Carimbo Carga horária atribuída

24 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador: DADOS DO PROCESSO Vara: Comarca e Regional: Processo nº Distribuído em: / / Classe/Assunto: Pólo Ativo Pólo Passivo RELATÓRIO III: Identifique os atos do representante do Ministério Público (se atuou), observando, ainda, se o mesmo promotor atuou do início ao fim do processo, indicando as folhas. Identifique os atos do juiz, observando, ainda se o mesmo magistrado atuou do início ao fim do processo, indicando as folhas. Sabendo-se que o juiz é o destinatário da prova, indique quais foram os instrumentos utilizados capazes de convencer o magistrado da veracidade dos fatos. Assinatura do Discente Carga horária atribuída Visto ANÁLISE DE AUTOS FINDOS Carimbo

25 ANÁLISE DE AUTOS FINDOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador: DADOS DO PROCESSO Vara: Comarca e Regional: Processo nº.: Distribuído em: / / Classe/Assunto: Pólo Ativo Pólo Passivo RELATÓRIO IV: Faça uma análise da sentença proferida com base no artigo 460 do CPC. CONCLUSÃO: Identifique os princípios gerais do Direito inerentes ao caso. Nesse caso, a justiça foi morosa? Critique: O interregno de tempo entre a distribuição da exordial e a prolação da sentença se faz necessário para analisar o conflito existente entre as partes? Por quê? Assinatura do Discente Visto Carimbo Carga horária atribuída

26 LABORATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA Discente: Nota: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador: Elabore com especial atenção FONTES FORMAIS DO DIREITO. Assinatura do Discente Visto Carimbo Carga horária atribuída

27 RELATÓRIO DE EVENTOS Discente: Matricula: CAJ / º Período Data: / / Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Responsável: Local: Título: Tema: RELATÓRIO Assinatura do Discente Vistos Carimbos Carga horária atribuída

28 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Acadêmico: Matrícula: Disciplina: CAJ / º Período TA 1: TA 2 Data de Encerramento: / /. Coordenação: Professora Janaína Teresa de Araújo Professor Orientador

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO Orientação Universal para as disciplinas de Clínica de Assistência Jurídica ORGANIZAÇÃO 1. Cabeçalho de identificação com letra de forma e legível; 2. Relatório manuscrito com letra

Leia mais

NOTA TA1 + NOTA DO DOSSIÊ x 4 6, 0 5

NOTA TA1 + NOTA DO DOSSIÊ x 4 6, 0 5 AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO Revisado e Atualizado em 04/01/2016, entrando em vigor na data de sua publicação. 1. Além do disposto no Manual do aluno, disponível em http://www.saojose.br/wp content/uploads/2014/02/manual_do_aluno.pdf,

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO. Orientação Universal para a disciplina Clínica de Assistência Jurídica

MANUAL DO ESTAGIÁRIO. Orientação Universal para a disciplina Clínica de Assistência Jurídica MANUAL DO ESTAGIÁRIO Orientação Universal para a disciplina Clínica de Assistência Jurídica 1 AVALIAÇÃO & ORGANIZAÇÃO 1. Além do disposto no Manual do aluno, disponível em http://www.saojose.br/wp-content/uploads/2014/02/manual_do_aluno.pdf,

Leia mais

FORMULÁRIOS REVISADO EATUALIZADO EM 13/07/2016, ENTRANDO EM VIGORNADATADESUAPUBLICAÇÃO,BEM COMO NO SITEDAFSJ.

FORMULÁRIOS REVISADO EATUALIZADO EM 13/07/2016, ENTRANDO EM VIGORNADATADESUAPUBLICAÇÃO,BEM COMO NO SITEDAFSJ. FORMULÁRIOS REVISADO EATUALIZADO EM 13/07/2016, ENTRANDO EM VIGORNADATADESUAPUBLICAÇÃO,BEM COMO NO SITEDAFSJ. ALUNO: MATRÍCULA: Disciplina: CAJ PERÍODO: º QUADRO DE AVALIAÇÃO Item ATIVIDADES QUANTIDADE

Leia mais

Portfólio para Atividades Complementares e Extensão Curso de Direito e NPJ - UNES ANEXO I

Portfólio para Atividades Complementares e Extensão Curso de Direito e NPJ - UNES ANEXO I ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES CARGA HORÁRIA LIMITE MÁXIMO PARA APROVEITAMENTO REQUISITO TRIBUNAL DO JURI Assistência comprovada à sessões do Tribunal

Leia mais

FORMULÁRIOS Revisado e Atualizado em 18/07/2018, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ

FORMULÁRIOS Revisado e Atualizado em 18/07/2018, entrando em vigor na data de sua publicação, bem como no site da FSJ FORMULÁRIOS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Acadêmico: Matrícula: Nota do Dossiê: Disciplina: CAJ / º Período Data de Encerramento: / /. Professor Orientador ALUNO: MATRÍCULA: Disciplina: CAJ PERÍODO: º QUADRO

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2011/2015. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2011/2015. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período Art.41 O programa de Estágio Supervisionado compreende as atividades de prática jurídica simulada e real: (Regulamento do Curso). 1- O discente deverá comparecer em todos os encontros agendados, sábados,

Leia mais

III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O presente regulamento tem por

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO COMISSÃO DE MONOGRAFIA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO COMISSÃO DE MONOGRAFIA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO COMISSÃO DE MONOGRAFIA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Regulamento das Atividades Complementares Estabelece normas para o funcionamento das Atividades Complementares do sistema seriado dos cursos de Administração com linha de formação específica em Administração

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA FACULDADE DO GUARUJÁ I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As atividades complementares são componentes curriculares enriquecedores

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004)

Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA DIREÇÃO DE CURSO Regulamento do Núcleo de Atividades Complementares NAC (Resolução CNE/CES nº 9/2004) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A carga horária da matriz 2009.1

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS PENAIS FADERGS - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES A Diretora Acadêmica da FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Pires do Rio Fevereiro, 2010. A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para

Leia mais

Circular NPJ nº 01/2008:

Circular NPJ nº 01/2008: Rio de Janeiro, 14 de março de 2008. Circular NPJ nº 01/2008: Apresenta o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica e do Escritório Modelo. Estimados Alunos, Essa circular visa ao esclarecimento do funcionamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RANIERI DE EDUCAÇÃO E CULTURA Faculdades Integradas de Bauru FIB Graduação em Direito, Bacharelado

ASSOCIAÇÃO RANIERI DE EDUCAÇÃO E CULTURA Faculdades Integradas de Bauru FIB Graduação em Direito, Bacharelado REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO, BACHARELADO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU Em cumprimento às exigências da Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004

Leia mais

DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares a serem desenvolvidas e suas respectivas cargas horárias são as especificadas do Eixo Temático e Regulamento de Atividades Complementares

Leia mais

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA

FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES CURSO DE DIREITO PRÁTICA JURÍDICA Regras Básicas para as Atividades de Prática Jurídica a partir do ano letivo de 2013 Visitas Orientadas 72 Horas Obrigatórias Visitas Justiça

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso Direito - J. Andrade

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso Direito - J. Andrade MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso Direito - J. Andrade Juatuba/2009 1 1) O Que é atividade complementar? A Resolução CNE/CES nº 9 de 29 de Setembro de 2004 define as atividades complementares:

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS -

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS - Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Obrigatórias ACO do Curso de Direito da Faculdade Arthur Thomas

Regulamento das Atividades Complementares Obrigatórias ACO do Curso de Direito da Faculdade Arthur Thomas Art. 1º. Este Regulamento tem por finalidade regular o aproveitamento e a validação das Atividades Complementares Obrigatórias ACO que compõem a Matriz Curricular do Curso de Graduação em Direito da Faculdade

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado INTRODUÇÃO O Manual de Estágio Supervisionado tem como objetivo orientar o aluno do Curso de Direito da Universidade de Santo Amaro sobre a Prática do Estágio

Leia mais

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Macapá-2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013) REGULAMENTO DAS S COMPLEMENTARES (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 23/09/2013) Art.1º Este Regulamento define, no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, as atividades complementares

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. R E S O L V E:

RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. R E S O L V E: RESOLUÇÃO nº 177, de 11 de setembro de 2015. O Conselho Universitário CONSUNI, no uso de suas atribuições, em conformidade com Parecer nº 030, de 20 de agosto de 2015, R E S O L V E: Art. 1º - Aprovar

Leia mais

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas)

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas) CENTRO INTEGRADO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF RUA FÉLIX PACHÊCO, 1206 BAIRRO: MANGUINHA FONE: (89) 3521-6512 ou 3521-2956 CNPJ: 04.899.971/0001-76 E-MAIL:

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES Rod. Ilhéus - Olivença, s/n KM 2,5 Jardim Atlântico II 45.655-170 Ilhéus BA Fones: (73) 2101-1700 www.faculdadedeilheus.com.br REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ILHÉUS-BAHIA REGIMENTO

Leia mais

FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO FACULDADE DE DIREITO

FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO FACULDADE DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA DA FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO TÍTULO I DA FINALIDADE E DO OBJETO Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares

Leia mais

Direito UNIVERSIDADE NILTON LINS. Regulamento de Atividades Complementares

Direito UNIVERSIDADE NILTON LINS. Regulamento de Atividades Complementares Direito UNIVERSIDADE NILTON LINS Regulamento de Atividades Complementares Por proposta do Núcleo Docente estruturante, resolve o Colegiado do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins aprovar o seguinte

Leia mais

Sociedade Educacional UNIFAS. Mantenedora. Faculdade de Sinop FASIP. Mantida DIREITO. Curso NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ 05 DE JULHO

Sociedade Educacional UNIFAS. Mantenedora. Faculdade de Sinop FASIP. Mantida DIREITO. Curso NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ 05 DE JULHO Sociedade Educacional UNIFAS Mantenedora Faculdade de Sinop FASIP Mantida DIREITO Curso NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ 05 DE JULHO REGIMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO Sinop - MT NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ

MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ 1 MANUAL DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA MNPJ INTRODUÇÃO Destina-se o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) a organizar, coordenar e supervisionar o estágio obrigatório para os quatro últimos semestres do curso,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO NÚCLEO FLEXÍVEL CURSO DE DIREITO Art. 1º O presente conjunto de regras tem por finalidade normatizar as atividades que compõem o núcleo flexível do Currículo de Graduação em Direito e cujo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Santa Maria RS 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO NUCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS Este Regulamento se aplica ao curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés TÍTULO I DOS

Leia mais

FACULDADE DE RIO CLARO SUMÁRIO

FACULDADE DE RIO CLARO SUMÁRIO SUMÁRIO CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO, PRÍNCÍPIOS E FINALIDADE... 1 CAPÍTULO II: DA ORGANIZAÇÃO...2 CAPÍTULO III: DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 CAPÍTULO IV: DISPOSIÇÕES FINAIS...5 ANEXO I TABELA AVALIATIVA

Leia mais

Atividades Complementares de Curso ACC. Faculdade Promove de Sete Lagoas

Atividades Complementares de Curso ACC. Faculdade Promove de Sete Lagoas Atividades Complementares de Curso ACC Faculdade Promove de Sete Lagoas 2015 Atividades Complementares de Curso ACC Faculdade Promove de Sete Lagoas 1 Apresentação As Atividades Complementares objetivam

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Cursos de Bacharelado e Licenciatura REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Cursos de Bacharelado e Licenciatura 2ª EDIÇÃO JANEIRO DE 2014 Mod. 02-01/2014 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS E DA CARGA HORÁRIA...

Leia mais

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Serviço Social o planejamento acadêmico do deve assegurar, em termos

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO CURSO DE DIREITO, BACHARELADO

MANUAL DO ESTAGIÁRIO CURSO DE DIREITO, BACHARELADO 1 MANUAL DO ESTAGIÁRIO, BACHARELADO 2 APRESENTAÇÃO O aprendizado do Direito não se restringe à compreensão dos textos legais e doutrinários: a prática efetiva da advocacia é uma dimensão fundamental do

Leia mais

MANUAL DO ACADÊMICO - ESTÁGIOS E NPJ 2015. 1

MANUAL DO ACADÊMICO - ESTÁGIOS E NPJ 2015. 1 MANUAL DO ACADÊMICO - ESTÁGIOS E NPJ 2015. 1 1 APRESENTAÇÃO O NPJ é um espaço onde os acadêmicos do Curso de Direito da Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON, entram em contato com a prática jurídica

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA Regula o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica NPJ do curso de Direito Bacharelado da Fibra. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º- A análise e registro das atividades complementares será realizada pela Coordenação das Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CACOAL 2010 Considerando as exigências

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA UNIFEBE Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 36/14, de 10/12/14. CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Estabelece normas operacionais para acompanhamento e registro das Atividades Complementares. O Colegiado do Curso de Administração da

Leia mais

RESOLUÇÃO FADISA Nº. 005/2006 CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA

RESOLUÇÃO FADISA Nº. 005/2006 CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA RESOLUÇÃO FADISA Nº. 005/2006 CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA O Presidente do CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO- FADISA, Professor Dr. ELTON DIAS

Leia mais

R E S O L V E consolidar as disposições sobre as Atividades Complementares do Curso do Curso de Graduação em Direito, como segue:

R E S O L V E consolidar as disposições sobre as Atividades Complementares do Curso do Curso de Graduação em Direito, como segue: REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL FADERGS. O Diretor da Escola de Formação Jurídica

Leia mais

REGULALMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULALMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE 1 REGULALMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPÍTULO I DA FINALIDADE Artigo 1º O Núcleo de Prática Jurídica é órgão destinado a coordenar, executar

Leia mais

R E G U L A M E N T O DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

R E G U L A M E N T O DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES R E G U L A M E N T O DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I: DA DEFINIÇÃO, PRÍNCÍPIOS E FINALIDADE Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as Atividades Complementares desenvolvidas pelos alunos regularmente

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERGUNTAS FREQUENTES

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERGUNTAS FREQUENTES FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERGUNTAS FREQUENTES 1) Que norma regulamenta as Atividades Complementares do Curso de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito FAAP SUMÁRIO 1. O que é Estágio... 3 2. O Estágio Supervisionado na Faculdade de Direito... 3 3. Planejamento e desenvolvimento

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES CERTIFICAÇÃO DIGITAL e PROCESSO ELETRÔNICO PERGUNTAS FREQUENTES CERTIFICAÇÃO DIGITAL Esqueci meu PIN. Não sabia que tinha PUK. Como descubro a validade do Certisign? Faça contato com o atendimento especializado

Leia mais

Curso de Pedagogia REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Pedagogia REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as atividades complementares do curso de Pedagogia da UNINOVA. As atividades complementares previstas pela resolução n. 4 de 13 de julho de 2005, em

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA I - INTRODUÇÃO Art. 1º Art. 2º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares do Curso de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares. Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Março de 2011 Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares Curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO ACADÊMICO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS PARA REGISTRO ACADÊMICO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS PARA REGISTRO ACADÊMICO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Sorriso-MT, junho de 2009 CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente conjunto de normas da Faculdade Centro Mato Grossense tem

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO E CADASTRO DE RESERVA O Diretor da do Futuro, no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008,

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE ARACRUZ FAACZ CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ ARACRUZ 2010 CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC

Curso de Direito NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Autorizado pela Port. nº 584 de 26 de junho de 2007 MEC NORMAS COMPLEMENTARES DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2015 NORMAS COMPLEMENTARES PARA ESTAGIÁRIOS DO NPJ FAR 2º SEMESTRE 2015 1. OBJETIVOS: Estas Normas Complementares implantadas pelo Núcleo de prática Jurídica

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS HORAS ATIVIDADES I. DEFINIÇÃO

REGULAMENTO PARA AS HORAS ATIVIDADES I. DEFINIÇÃO REGULAMENTO PARA AS HORAS ATIVIDADES I. DEFINIÇÃO As Atividades Complementares foram instituídas pelo MEC em sua reforma dos cursos de Licenciatura e Bacharel têm a função de complementar e ampliar a formação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL O Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, no uso de suas atribuições, resolve aprovar, com registro

Leia mais

01. APRESENTAÇÃO 02. FUNCIONAMENTO. MANHÃ de 9 às 12h. NOITE de 18 às 20h

01. APRESENTAÇÃO 02. FUNCIONAMENTO. MANHÃ de 9 às 12h. NOITE de 18 às 20h NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Manual do Estagiário ESCRITÓRIO MODELO DE ADVOCACIA GRATUITA 01. APRESENTAÇÃO O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é constituído pelo Escritório Modelo de Advocacia Gratuita EMAG

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO NPJ E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO NPJ E ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO NPJ E ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este Regulamento rege as atividades

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento disciplina o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE QUÍMICA, CAMPUS PATO BRANCO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Coordenação do Curso Superior de Química: Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química REGULAMENTO DAS

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2014

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2014 REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2014 O presente regulamento visa a atender os requisitos propostos pela Resolução CNE/CES n 9/2004 normatizando as Atividades Acadêmicas Complementares dos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA Art. 1º - O Estágio Supervisionado obrigatório tem por finalidade ministrar a prática

Leia mais

3º Um mínimo de 10% das atividades complementares realizadas pelos alunos deverá envolver

3º Um mínimo de 10% das atividades complementares realizadas pelos alunos deverá envolver O Diretor Geral da Faculdade São Judas Tadeu, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão do Conselho Superior em Reunião Ordinária no dia 26 de agosto de 2015, instrui: Art. 1 o Compõem as atividades

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II EDITAL N 2014.2 NPJ 21 DE JULHO DE 2014.

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II EDITAL N 2014.2 NPJ 21 DE JULHO DE 2014. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA FACULDADE CATHEDRAL ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICO FORENSE SUPERVISIONADO I E II EDITAL N 2014.2 NPJ 21 DE JULHO DE 2014. A Coordenação do Curso de Direito e a Coordenação do Núcleo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE DIREITO NACE - NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E EXTENSÃO

FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE DIREITO NACE - NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E EXTENSÃO FESURV-UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE DIREITO NACE - NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES E EXTENSÃO MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2º SEMESTRE RIO VERDE GO 2010 MANUAL DO NÚCLEO DE ATIVIDADES

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 07 de outubro de 2014 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA FDV

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA FDV REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA FDV REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA TÍTULO I Dos Princípios gerais Art. 1. Este regimento Interno disciplina

Leia mais

IESB / PREVE. CURSO DE DIREITO Núcleo de Prática Jurídica Escritório de Assistência Jurídica ORIENTAÇÕES GERAIS

IESB / PREVE. CURSO DE DIREITO Núcleo de Prática Jurídica Escritório de Assistência Jurídica ORIENTAÇÕES GERAIS IESB / PREVE CURSO DE DIREITO Núcleo de Prática Jurídica Escritório de Assistência Jurídica ORIENTAÇÕES GERAIS MISSÃO / IESB Proporcionar um espaço de contínua aprendizagem onde alunos, professores e colaboradores

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições Preliminares

CAPÍTULO I Disposições Preliminares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º. Este Regulamento faz parte, como anexo, do currículo pleno do curso, e tem por fim normatizar o aproveitamento e a

Leia mais

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura.

ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. ORIENTAÇOES GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES (AAC) Curso Geografia, modalidade: Licenciatura. Art. 1º - As Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) são todas as atividades

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

FACULDADE DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAPÍTULO I DA FINALIDADE ART. 1º - O Núcleo de Prática Jurídica, subordinado à Faculdade de Direito

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) E DO ESTÁGIO ORIENTADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) E DO ESTÁGIO ORIENTADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA (NPJ) E DO ESTÁGIO ORIENTADO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE Dispõe sobre a implantação e funcionamento do Núcleo de

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Dispõe sobre normas para realização do estágio de prática jurídica, componente curricular obrigatório dos Cursos de Direito. Do Núcleo de Prática Jurídica Art.

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2013.

FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2013. FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE FACDO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NUPJUR MANUAL DO ESTAGIÁRIO 2013.1 PRÁTICA SIMULADA A P R E S E N T A Ç Ã O Visando uma completa integração dos acadêmicos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIESP ARAÇATUBA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIESP ARAÇATUBA INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - IESP 0 FAAR FACULDADE DE ARAÇATUBA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIESP ARAÇATUBA Elaboração: Profa. Isabel Cristina

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

Manual do Estudante de Direito 6 Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Direito 7 Manual do Estudante de Direito 8 Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Direito 9 Manual do

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA - TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA - TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA

Leia mais

REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR REGES FACULDADE REGES DE DRACENA

REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR REGES FACULDADE REGES DE DRACENA REGULAMENTO _ DAS ACADEMICAS Em cumprimento às exigências da Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004 (do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior) e ao Projeto Pedagógico do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FADERGS - LAUREATE IINTERNATIONAL UNIVERSITIES O Coordenador do Curso Superior de

Leia mais

Regulamento das. Atividades Complementares

Regulamento das. Atividades Complementares BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Regulamento das Atividades Complementares Osasco 2013 Apresentação Este documento apresenta um conjunto geral de normas e orientações sobre a realização das Atividades

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA 0 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA FATEC/BA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FATEC/BA ALAGOINHAS 2014 1 SUMÁRIO I - Disposições Preliminares... 2 II Das Atividades

Leia mais

- CURSO DE DIREITO - REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

- CURSO DE DIREITO - REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - CURSO DE DIREITO - REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PORTO VELHO (RO) 2013 Página 0 de 7 Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Faculdade Interamericana de Porto Velho UNIRON

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais