daem Departamento de Água e Esgoto de Marília RUA SÃO LUIZ, 359 FONE / FAX ( 014 ) MARÍLIA - SP ANEXO 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "daem Departamento de Água e Esgoto de Marília RUA SÃO LUIZ, 359 FONE / FAX ( 014 ) 421-8500 MARÍLIA - SP ANEXO 01"

Transcrição

1 ANEXO 01 SERVIÇO FORNECIMENTO DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA EXECUÇÃO DE REPARO COM REMANEJAMENTO DE TRECHO DA TUBULAÇÃO AÉREA EM AÇO DA ADUTORA DO SISTEMA CAVALETE E A TRAVESSIA AÉREA EM AÇO DO POÇO PSG 04 DE ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA. LOCAL SISTEMA DE ABASTECIMENTO CAVALETE, CÓRREGO DO CAVALETE. Introdução: O Sistema Cavalete atente aos bairros da Região Sul da Cidade de Marília e foi projetado para a exploração de águas subterrâneas para o Abastecimento Publico na falha do basalto, Aqüífero Serra Geral. É composto por seis poços tubulares profundos com profundidade média de 200 m, produzindo uma vazão de 240 m 3 /h. Estes poços direcionam a produção de água para o sistema de recalque, (Recalque-01), que eleva em 150 m as águas para o sistema de Recalque 02. A adução é realizada através de tubulação de aço com diâmetro de 300 mm, até o Bairro Nova Marilia III. Como os poços tubulares são instalados no fundo de vale as margens do córrego do Barbosa, com solos originalmente suscetíveis a erosão, (silto arenoso, solosedimentar), existe sempre a necessidade de remanejamento das redes em função das erosões fluviais dos contribuintes. No caso especifico da adução do poço tubular PSG 04, no trecho de travassia sobre o corrego, afluente do córrego do Barbosa, executada em tudos de aço de 150 mm, aérea, terá de ser remanejada em função da erosão do afluente do córrego do Barbosa, que tem uma alteração na sua alça, invibializando o comprimento original da travessia. Desta forma optou-se pelo mudança do ponto de travessia e o alongamento da mesma. O segundo trecho danificado é na adutora principal, está executada em tudos de aço com diâmetro de 350 mm, aérea sobre pilaretes, dentro da mata, abalroada pela queda de uma arvore sobre a mesma, danificando a tubulação no local e desalinhando um bom trecho, tendo esta que ser recuperada, para não interromper o abastecimento. ESPECIFICAÇÃO TECNICA DOS SERVIÇOS 1 - Serviços Preliminares 1.1- Canteiro de Obras a) Instalação O local escolhido para construção do canteiro de serviços deverá ser aprovado pela FISCALIZAÇÃO, não cabendo à Contratante nenhum ônus decorrente de locação, manutenção e acesso da área escolhida. O terreno para construção do canteiro de serviços deverá estar localizado preferencialmente próximo à obra e ter acesso fácil.

2 O Canteiro deverá ser executado proporcionalmente ao tamanho e características das obras, não cabendo nenhum ônus à Contratante, mesmo que venham a ocorrer alterações na execução do mesmo. Opcionalmente, a Contratada poderá alugar um imóvel para funcionar como canteiro, que mantenha no mínimo as áreas e instalações previstas para a obra. O fornecimento do mobiliário necessário à FISCALIZAÇÃO e a reposição do material de consumo necessário ficarão por conta da Contratada. Antes de iniciar qualquer trabalho com relação ao canteiro, a Contratada deverá providenciar, para aprovação da FISCALIZAÇÃO, planta geral de localização, indicando: localização, acessos, redes de água, esgoto, energia elétrica, telefone ou rádio, dimensões de todas as edificações e localização dos pátios. No caso de uma eventual falta d água ou energia elétrica, a Contratada deverá estar aparelhada para suprir tais fornecimentos. Os esgotos do canteiro deverão ser lançados na rede pública que estiver mais próxima. Caso não haja, a Contratada deverá providenciar fossa séptica ou similar. Para facilidade de comunicação, a Contratada deverá providenciar a instalação de telefone ou rádio transmissor no canteiro de obras. A Contratada deve zelar até o final da obra pela manutenção do Canteiro de Obras, quer sob o aspecto físico, como o de ordem interna, e a observação dos cuidados de higiene e segurança pessoal. b) Placa de Identificação da Obra Ficará a cargo da Contratada o fornecimento de Placa de Identificação da Obra, a qual deverá ser instalada em local definido pela FISCALIZAÇÃO. As placas deverão ser confeccionadas em chapas de aço galvanizado nº 16 ou 18, com tratamento anti-oxidante, sem moldura, fixadas em estruturas de madeira suficientemente resistente para suportar a ação dos ventos. As tintas usadas deverão ser de cores fixas e resistentes ao tempo. c) Placas Obras da Prefeitura Municipal de Marília - DAEM Deverão ser fixadas em tapumes, a critério da FISCALIZAÇÃO. d) Placa da Contratada Só poderá ser colocado com o consentimento da FISCALIZAÇÃO, em locais prédeterminados e dimensões adequadas. e) Setas Indicativas Serão utilizadas para indicar a obra e local onde está sendo executada. f) Prevenção de Acidentes

3 Na execução dos trabalhos, a Contratada deverá dar plena proteção contra riscos de acidentes com seu pessoal e com terceiros, independentemente da transferência desse risco aos Institutos e Seguradores. Para tanto, a Contratada deverá cumprir o que a Legislação Nacional estabelece no que se refere à Segurança e Higiene do Trabalho, bem como obedecer todas as normas específicas para a segurança de cada serviço. A Contratada deverá manter no Canteiro de Obras, pessoal treinado e caixa de primeiros socorros para atender pequenas ocorrências. Em caso de acidente no Canteiro de Obras a Contratada deverá: - Prestar socorro imediato às vítimas; - Paralisar imediatamente as obras no local do acidente, a fim de não alterar as circunstâncias relacionadas com o mesmo e - Comunicar à FISCALIZAÇÃO do ocorrido. g) Equipamento de Segurança A Contratada deverá manter livres os acessos aos extintores e mangueiras e demais equipamentos de segurança situados no Canteiro. Será de responsabilidade da Contratada: a segurança, conservação e guarda de todos os equipamentos, materiais, ferramentas e instalações das obras. Qualquer perda ou dano sofrido no material, equipamento ou instrumental fornecido pela Prefeitura Municipal de Marília deverá ser ressarcido pela Contratada. h) Vigilância A Contratada deverá manter até o término das obras, vigilância permanente, efetuada por pessoal treinado e devidamente uniformizado. i) Desmontagem e Remoção do Canteiro Após o término das obras, a Contratada deverá remover do local, todas as instalações edificadas bem como: equipamentos, materiais e detritos, deixando a área totalmente limpa. 2 - Remoção e Instalação do Aéreo do PSG04 Corrego do Barbosa Cavalete 2.1- Retirada e Assentamento da Tubulação a ser remanejada Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba A CONTRATADA deve sustentar as estruturas interferentes e existentes, com perfis metálicos ou pranchas de madeira. No caso especifico deve-se escorar a própria tubulação aérea em aço com juntas do tipo braçadeiras com anel de borracha que foi danificada. Eventualmente, em casos especiais, este material de sustentação poderá ficar perdido, se aprovado pela FISCALIZAÇÃO.

4 Os serviços devem ser executados de forma que as tubulações não sofram abalos. Compreendem este serviço o preparo, montagem e posterior remoção das pranchas de madeira e ou perfis metálicos. A medição dos serviços será pelo volume de madeira das pranchas efetivamente utilizadas em metro cúbico, e ou pelo peso de aço dos perfis metálicos, em tonelada Desmontagem do tubo peça especial e micelanias em aço Desmontagem de Tubos, Peças e Conexões em Aço, Junta Elástica com Braçadeiras é formada pelo conjunto de ponta e ponta fixados por braçaeiras com anel de borraçha nas extremidades dos tubos, peças e conexões. O serviço compreende a desmontagem de peças e tubulações, manuseio interno e acomodação do material em local determinado pela FISCALIZAÇÃO, o serviço será medido pelo peso do material desmontado, em quilo. A tubulação a ser retirada é aérea sobre córrego, na retirada da mesma limpar eficientemente o alojamento do anel de vedação existente na ponta do tubo, utilizando escova de pêlo ou pano limpo sem fiapos, removendo-se todos os materiais estranhos. A partir do manuseio para a retirada, carga e transporte, qualquer dano causado ao material deve ser de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA, devendo esta repor qualquer material eventualmente danificado. Os tubos, peças e conexões devem ser armazenados em depósitos dentro do canteiro de serviços ou dispostos ao longo do caminhamento do assentamento, com concordância da FISCALIZAÇÃO, sob total responsabilidade da CONTRATADA. A movimentação vertical e/ou horizontal dos tubos deve ser executada de modo a não danificar as pontas, bolsas e revestimentos. Para tanto, devem ser utilizadas cintas de lona ou nylon, posicionadas de forma a não causar tensões adicionais aos tubos. O transporte, carga, descarga e manuseio devem ser efetuados com os devidos cuidados, evitando-se choques, arrastes e rolamento e, sempre que necessário, utilizando-se meios mecânicos. Os materiais fornecidos pelo Departamento serão retirados do almoxarifado e transportados ao local da obra pela CONTRATANTE, correndo por conta desta o risco e a responsabilidade por eventuais perdas e danos. O transporte interno à obra somente deverá ser feito por ocasião da utilização dos materiais Montagem de tubos peças especiais e micelanias em aço Na montagem das tubulações aéreas deve ser prevista a instalação de juntas de dilatação e/ou sistemas de apoio que absorvam eventuais dilatações térmicas. Tubos em PVC, PE, RPVC ou DEFOFO, não devem ser instalados sob insolação direta.

5 Nas tubulações em aço deve ser verificada a necessidade de instalação de junta isolante para proteção catódica, na transição enterrado/aéreo. Na transição enterrado/aéreo em tubulação de aço, o revestimento externo deve ser reforçado pela aplicação de fita de polietileno e a sobreposição de fita de alumínio com selante betuminoso nas duas fitas, sobrepondo-se 0,50 m (mínimo) sobre o revestimento em Coaltar Enamel e 0,50 m (mínimo) sobre a pintura alumínio. Sobre a estrutura de sustentação já alinhada e preparada para instalar a tubulação, iniciar a montagem dos tubos retirados, em caso de falta de material, comunicar a contratante que disponibilizara a tubulação e braçadeiras correspondentes. O serviço de montagem de tubos e peças compreendem o transporte e manuseio interno, do canteiro até o local de montagem das peças e tubulações incluindo limpeza prévia, montagem de peças e tubulações, alinhamento, nivelamento, apoios, travamentos e execução das juntas e testes finais. Os tubos e peças de aço devem ser protegidos durante o manuseio por cruzetas de madeira instaladas em sua extremidade, a tubulação deve também ser protegida quanto a sujeiras, óleos e graxas. Os tubos de aço serão conectados por braçadeiras de aço com anel de borracha, a estrutura aérea com as peças definidas para vencer o vão de 25 m e ser engastado no tubo fixo do bloco de ancoragem O serviço medido sera pelo peso do material montado, em quilo. As tubulações, peças especiais e miscelâneas devem ser fornecidos pela Contratante, quando não previsto em contrato. Os serviços de carga, transporte e descarga dos materiais fornecidos pela Contratante, do almoxarifado até o Canteiro de Obra, serão por conta da contratante, 2.2- Obras Especiais - Travessia Aérea São consideradas como montagens especiais as instalações de embutidos nas paredes de concreto e/ou de alvenaria, as montagens das tubulações e peças nas travessias subterrâneas em vias férreas, em rodovias ou em cursos de água e devem ser executadas obedecendo ao projeto e demais exigências das entidades permissionárias, Obras Especiais - Travessia Aérea auto-portante em tubos de aço A travessia aérea será executada em tubos de aço auto portante com costura helicoidal acoplados com braçadeiras e anel de borracha. A estrutura é pré fabricada e tem as seguintes dimensões: lance de 25,0 m e diâmetro de 150 mm. A estrutura será que foi removida e ou retirada pela contratada juntamente com as braçadeiras e anéis de borracha. 1- Apanhamento Topográfico de Obras Especiais Para a instalação da travessia aérea será necessário o apoio topográfico para a implantação da estrutura que é fixa e tem dimensões pré definidas. Será necessária a implantação de referencia de níveis ou pontos de segurança fora da área de

6 interferência da obra, e a locação dos blocos de sustentação da estrutura serão procedidas a partir dos marcos de apoio com elementos calculados a partir das coordenadas dos vértices. 2 - Execução dos Blocos de Sustentação Estacas Moldadas "in loco" As estacas deverão ser locadas de acordo com o projeto, não podendo haver deslocamento nem inclinação quando da perfuração. O concreto é o especificado em projeto e em caso de afloramento do lençol freático, devem ser tomadas medidas quanto à dosagem de água no concreto e o esgotamento do lençol. 3 - Blocos de Ancoragem em concreto armado Serão executados dois blocos de ancoragem em concreto armado que darão sustentação a estrutura aérea. Os blocos tem dimensões de 2,0 m de largura por 1,0 m de altura, com largura de 0,40 m. O bloco terá no centro, um tubo de aço com comprimento de 0,60 m e diâmetro de 150 mm engastado. Este tubo de espera fará o recebimento da junta de anel para o trecho de aço do aéreo e ponta e bolsa para o trecho de PVC de FoFo enterrado. 4 - Guindaste p/ Elevação da Estrutura Para a elevação da estrutura de aço e ajuste no ponto de conexão no tubo fixo engastado no bloco, será utilizado um Guindaste com capacidade de suporte da estrutura de aço montada (1 lance), isto é a elevação da metade da estrutura até seu engastamento no tubo fixo primeiro lance, e posteriormente a elevação do restante da estrutura segundo lace para a realização do engastamento final no centro da estrutura. Toda a movimentação da tubulação deve ser realizada com cintas que não danifiquem o revestimento dos tubos e peças Fixação de Cabo de aço com esticadores e tirantes A partir dos blocos de ancoragem fixar cabos de aço, para sustentação da estrutura. Fornecimento de material conforme relação a ser fornecido pela contratada: 1 Fornecimento de Tubos e Peças 1.1 Esticador de 1/2 Pç 2, Abraçadeira reforçada p/ mangote 1.1/2 Pç 26, Cabo de Aço Galvanizado 6x25 m 55, Clips p/ cabo de aço 3/8 10 mm Pç Arame recozido 1,24 mm no 18 Kg Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias Cerca em Arame Farpado

7 Este item deve ser utilizado para repor as cercas que por ventura forem retiradas das propriedades para a execução dos serviços, Devem ser utilizados mourões de concreto armado ou eucalipedo tratado ou lasca de madeira. Os mourões devem ser fixados a cada 2,50m, através de covas preenchidas com concreto magro. Nos pontos de mudança de direção, interrupção e intermediários de trechos longos de até 25 m, os mourões devem ser escorados com elementos de concreto colocados com inclinação de 45º. 3 - Reparo da adutora aérea em aço diâm. 350 mm 3.1 Desmontagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" (54,68 KG/M) Desmontagem de Tubos, Peças e Conexões em Aço, Junta Elástica com Braçadeiras é formada pelo conjunto de ponta e ponta fixados por braçaeiras com anel de borraçha nas extremidades dos tubos, peças e conexões. O serviço compreende a desmontagem de peças e tubulações, manuseio interno e acomodação do material em local determinado pela FISCALIZAÇÃO, o serviço será medido pelo peso do material desmontado, em quilo. A tubulação a ser retirada é aérea montada sobre pilaretes, durante a retirada da mesma limpar eficientemente o alojamento do anel de vedação existente na ponta do tubo, utilizando escova de pêlo ou pano limpo sem fiapos, removendo-se todos os materiais estranhos. A partir do manuseio para a retirada, carga e transporte, qualquer dano causado ao material deve ser de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA, devendo esta repor qualquer material eventualmente danificado. Os tubos, peças e conexões devem ser armazenados em depósitos dentro do canteiro de serviços ou dispostos ao longo do caminhamento do assentamento, com concordância da FISCALIZAÇÃO, sob total responsabilidade da CONTRATADA. A movimentação vertical e/ou horizontal dos tubos deve ser executada de modo a não danificar as pontas, bolsas e revestimentos. Para tanto, devem ser utilizadas cintas de lona ou nylon, posicionadas de forma a não causar tensões adicionais aos tubos. O transporte, carga, descarga e manuseio devem ser efetuados com os devidos cuidados, evitando-se choques, arrastes e rolamento e, sempre que necessário, utilizando-se meios mecânicos. Os materiais fornecidos pelo Departamento serão retirados do almoxarifado e transportados ao local da obra pela CONTRATANTE, correndo por conta desta o risco e a responsabilidade por eventuais perdas e danos. O transporte interno à obra somente deverá ser feito por ocasião da utilização dos materiais.

8 3.2- Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba Após o corte das arvores e limpeza da área danificada a CONTRATADA deve sustentar a tubulação existentes, com perfis metálicos ou pranchas de madeira. No caso especifico deve-se escorar a própria tubulação aérea em aço com juntas do tipo braçadeiras com anel de borracha que foi danificada pela queda das arvores. Eventualmente, em casos especiais, este material de sustentação poderá ficar perdido, se aprovado pela FISCALIZAÇÃO. Os serviços devem ser executados de forma que as tubulações não sofram abalos. Compreendem este serviço o preparo, montagem e posterior remoção das pranchas de madeira e ou perfis metálicos. A medição dos serviços será pelo volume de madeira das pranchas efetivamente utilizadas em metro cúbico, e ou pelo peso de aço dos perfis metálicos, em tonelada 3.3- Montagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" (54,68 KG/M) Na montagem das tubulações aéreas deve ser prevista a instalação de juntas de dilatação e/ou sistemas de apoio que absorvam eventuais dilatações térmicas. Sobre a estrutura de sustentação já alinhada e preparada para instalar a tubulação, iniciar a montagem dos tubos retirados, em caso de falta de material, comunicar a contratante que disponibilizara a tubulação e braçadeiras correspondentes. O serviço de montagem de tubos e peças compreendem o transporte e manuseio interno, do canteiro até o local de montagem das peças e tubulações incluindo limpeza prévia, montagem de peças e tubulações, alinhamento, nivelamento, apoios, travamentos e execução das juntas e testes finais. Os tubos e peças de aço devem ser protegidos durante o manuseio por cruzetas de madeira instaladas em sua extremidade, a tubulação deve também ser protegida quanto a sujeiras, óleos e graxas. Os tubos de aço serão conectados por braçadeiras de aço com anel de borracha, a estrutura aérea com as peças definidas para vencer o vão de 25 m e ser engastado no tubo fixo do bloco de ancoragem O serviço medido sera pelo peso do material montado, em quilo. As tubulações, peças especiais e miscelâneas devem ser fornecidos pela Contratante, quando não previsto em contrato. Os serviços de carga, transporte e descarga dos materiais fornecidos pela Contratante, do almoxarifado até o Canteiro de Obra, serão por conta da contratante. Para a necessidade de utilização de solda o procedimento de soldagem, o consumível e o soldador deverão ser qualificados.

9 Os consumíveis de soldagem devem ser estocados e mantidos conforme indicações do fabricante, sendo obrigatória o descarte de todo o material mantido, estocado ou utilizado de forma irregular Na montagem dos tubos é proibido o uso de dispositivos soldados (cachorro ou sargento). Todos os tubos devem ser identificados, assim como os soldadores devem marcar as soldas executadas, para fins de controle e elaboração do cadastro. Após aprovação da junta soldada, executar o revestimento externo e interno. O procedimento de aplicação e o material do revestimento devem ser previamente aprovados pela FISCALIZAÇÃO Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias Cerca em Arame Farpado Este item deve ser utilizado para repor as cercas que por ventura forem retiradas das propriedades para a execução dos serviços, As cercas em arame farpado devem seguir as prescrições das normas NBR e Devem ser utilizados mourões de concreto armado ou eucalipedo tratado ou lasca de madeira. Os mourões devem ser fixados a cada 2,50m, através de covas preenchidas com concreto magro. Nos pontos de mudança de direção, interrupção e intermediários de trechos longos de até 25 m, os mourões devem ser escorados com elementos de concreto colocados com inclinação de 45º Segurança no Trabalho: As medidas de segurança no trabalho devem ser observadas em todas as fases do desenvolvimento deste, devendo ser respeitadas as leis, normas e posturas oficiais que regem o assunto. A empresa contratada deve obedecer na execução e desenvolvimento do seu trabalho, as determinações da lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, regulamentada pela portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, do ministério do trabalho e suas alterações, além de outra legislação técnica vigente e as normas e procedimentos internos do Departamento na Engenharia de Segurança, Medicina e Meio Ambiente do Trabalho Fiscalização: A fiscalização deve verificar em todas as fases se os serviços foram executados de acordo com o projeto e normas e legislação vigentes.

10 6.0- Ensaios de Garantia e Qualidade dos Serviços Prestados 6.1- Ensaios de estanqueidade Assentada a tubulação e completado os serviços, deve ser providenciado o ensaio de estanqueidade, teste hidrostático, para a verificação de vazamentos nas juntas. Os testes são executados com a adutora em carga após o fechamento dos registros de jusante. O teste hidrostático será realizado por vinte dias e a contratada deverá refazer todos os trechos que apresentarem vazamentos neste período Reposições Devem ser providenciados as diversas reposições, reconstruções e reparos, de qualquer natureza, de modo a tornar o executado melhor, ou no mínimo igual ao que foi removido, demolido ou rompido. Após a reposição do material retirado da vala toda a área afetada pela execução da obra deve ser limpa, removendo-se da via pública toda a terra solta, entulho e demais materiais não utilizados, deixados ao longo das ruas e logradouros onde foram assentadas as tubulações Recebimento do Serviço 7.1- Recebimento Parcial: Completado o reenchimento da vala, deve ser feito um exame do trecho, na presença da Fiscalização, para constatar-se eventuais danos a tubulação, tais como ruptura de tubos ou juntas, ovalização além da permitida ou ainda alteração no perfil da tubulação assentada. As tolerâncias de deformação da seção ou perfil da tubulação, para aceitação ou rejeição do trecho assentado são as estabelecidas nas normas específicas de cada material e, na falta destas, as que sejam determinadas pela Contratante Recebimento da Obra: A Fiscalização deve vistoriar toda a rede executada, emitindo atestado de execução dos serviços, atendendo às normas e especificações contratuais. Com base no atestado de execução, a Contratante fará o Recebimento Provisório, lavrando o termo competente no qual constará o período de observação, previsto em contrato, durante o qual o Construtor deve, às suas expensas, refazer tudo o que apresentar defeito. Decorrido o período de observação é feita nova vistoria de toda a obra e, nada havendo o que reparar deve ser procedido o Recebimento Definitivo, mediante termo que será dado por encerrado o contrato.

11 13,0- Das exigências para contratação: A empresa a ser contratada, deverá apresentar no procedimento Licitatório, os seguintes documentos comprovando sua efetiva aptidão para a execução dos serviços: Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, emitido pelo CREA, em nome do licitante, com validade na data da apresentação; - Atestado(s) em nome da Licitante e do Responsável Técnico, emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, acompanhado de sua respectiva Certidão de Acervo Técnico - CAT, comprovando a execução de serviços de características semelhantes de complexidade tecnológica e operacional, equivalentes ou superiores às constantes da alínea a adiante, que são as que têm maior relevância técnica e valor significativo. a-) As características e/ou parcelas de maior relevância técnica e valor significativo do objeto licitado são: a.1) execução de serviços de instalação de travessia aérea de água em tubos de PVC de Ferro Fundido ou aço com diâmetro de 150 mm, nos quantitativos mínimos de : uma unidade; Nota 1) A comprovação do mínimo estabelecido no iten a.1, poderá ser efetuada pelo somatório das quantidades efetuadas, em tantos contratos dispuser o Licitante, correspondente a qualquer período. Nota 3) Em atestados emitidos em nome de consórcios serão consideradas as quantidades executadas pelo licitante na proporção de sua participação a qual deverá constar do corpo do documento. Caso não conste a citada proporção, o atestado deverá vir acompanhado do contrato de constituição do consórcio devidamente registrado na Junta Comercial. Nota 4) Os atestados devem conter em seu corpo a razão social, endereço completo e CNPJ/MF, da empresa fornecedora do atestado, bem como a data, assinatura e identificação do assinante. NOTA 5) A CAT deverá estar vinculada e acompanhada do respectivo atestado, onde o profissional figure como responsável técnico pela execução do contrato. NOTA 6) Comprovação do responsável técnico constante na Certidão de Acervo Técnico CAT, demonstrando que este faz parte do quadro da empresa, através de: Carteira de Trabalho; Contrato social; Contrato de prestação de serviços; Contrato de Trabalho registrado na DRT. DO /Marília, 22 de abril de Tecg o Carlos Domingos Pires Diretor de Obras

12 RUA SÃO LUIZ, 359 FONE / FAX ( 014 ) MARÍLIA - SP ANEXO 02 PLANILHA DE CUSTO ESTIMATIVO DOS SERVIÇOS

13 RUA SÃO LUIZ, FONE ( 014 ) MARÍLIA SP. ANEXO 02 PLANILHA DE CUSTO ESTIMATIVO DATA - 04/ Serviço -FORNECIMENTO DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA EXECUÇÃO DE REPARO COM REMANEJAMENTO DE TRECHO DA TUBULAÇÃO AÉREA EM AÇO DA ADUTORA DO SISTEMA CAVALETE E TRAVESSIA daem AÉREA EM AÇO DO POÇO PSG 04 DE ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA. Local - SISTEMA DE ABASTECIMENTO CAVALETE, CÓRREGO DO CAVALETE. FOLHA 01 ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QUANT. N o Preço CUSTO UNIT. CUSTO TOTAL 1 Canteiro de Obras 1.1 Container dim.6,00 X 2,30 X 2,20 M - 4 Sanit. /4 Chuveiros/2 Lavat - 01 Sanitário portatíl químico individual mês 1, / ,00 968, Placa de indentificação de obra (2,5x3,0m) m² 7, , ,35 2 Remoção e Instalação do Aéreo do PSG04 Corrego do Barbosa - Cavalete 2.1 Retirada e Assentamento da Tubulação a ser remanejada Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 4, , ,36 Desmontagem do tubo peça especial e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665, , ,30 Montagem de tubos peças especiais e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665, , , Obras Especiais - Travessia Aérea Locacao e Acompanhamento Topografico de Obras Especiais dia 3, , , Execução dos Blocos de Ancoragem/Sustentação em concreto, com dimensões especificadas em projeto, com brocas confeccionadas no local Estacas Moldadas "in loco" MOBILIZAÇÃO DE EQUIPE E EQUIPAMENTO ATE 50 KM unid. 1, , , Escavação/Broca de Concreto Diâm. 0,25 m m 10, ,84 838, CONCRETO NÃO ESTRUTURAL MINIMO 150Kg/M2 m 3 1, ,06 606, CONCRETO ESTRUTURAL FCK- 25 MPA (bloco de ancoragem) m 3 8, , , Fixação de Cabo de aço com esticadores e tirantes unid 1,00 CPU 2.537, , Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 30, ,70 891,00 3 Reparo da adutora aérea em aço diâm. 350 mm 3.1 Desmontagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" (54,68 KG/M) Kg 2.460, , , Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 6, , ,15 Montagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" 3.3 (54,68 KG/M) Kg 2.460, , , Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 20, ,70 594,00 TOTAL GERAL #Banco de Preços de Obras e Serviços/ Insumos/ Sabesp janeiro/2014 R$ ,37 DO/Marília 22 de abril de Tecg o Carlos Domingos Pires Diretor de Obras

14 RUA SÃO LUIZ, FONE ( 014 ) MARÍLIA SP. ANEXO 02 PLANILHA DE CUSTO ESTIMATIVO DATA - 04/ Serviço -FORNECIMENTO DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA EXECUÇÃO DE REPARO COM REMANEJAMENTO DE TRECHO DA TUBULAÇÃO AÉREA EM AÇO DA ADUTORA DO SISTEMA CAVALETE E TRAVESSIA AÉREA EM AÇO DO POÇO PSG 04 DE ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA. daem Local - SISTEMA DE ABASTECIMENTO CAVALETE, CÓRREGO DO CAVALETE. FOLHA 01 ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QUANT. CUSTO UNIT. CUSTO TOTAL 1 Canteiro de Obras 1.1 Container dim.6,00 X 2,30 X 2,20 M - 4 Sanit. /4 Chuveiros/2 Lavat - 01 Sanitário portatíl químico individual mês 1, Placa de indentificação de obra (2,5x3,0m) m² 7,50 2 Remoção e Instalação do Aéreo do PSG04 Corrego do Barbosa - Cavalete 2.1 Retirada e Assentamento da Tubulação a ser remanejada Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 4,56 Desmontagem do tubo peça especial e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665,00 Montagem de tubos peças especiais e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665, Obras Especiais - Travessia Aérea Locacao e Acompanhamento Topografico de Obras Especiais dia 3, Execução dos Blocos de Ancoragem/Sustentação em concreto, com dimensões especificadas em projeto, com brocas confeccionadas no local Estacas Moldadas "in loco" MOBILIZAÇÃO DE EQUIPE E EQUIPAMENTO ATE 50 KM unid. 1, Escavação/Broca de Concreto Diâm. 0,25 m m 10, CONCRETO NÃO ESTRUTURAL MINIMO 150Kg/M2 m 3 1, CONCRETO ESTRUTURAL FCK- 25 MPA (bloco de ancoragem) m 3 8, Fixação de Cabo de aço com esticadores e tirantes unid 1, Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 30,00 3 Reparo da adutora aérea em aço diâm. 350 mm 3.1 Desmontagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" (54,68 KG/M) Kg 2.460, Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 6,08 Montagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" 3.3 (54,68 KG/M) Kg 2.460, Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 20,00 TOTAL GERAL R$ -

15 RUA SÃO LUIZ, 359 FONE / FAX ( 014 ) MARÍLIA - SP ANEXO 03 CONOGRAMA FISICO FINANCEIRO DE EXECUÇÃO

16 RUA SÃO LUIZ, FONE ( 014 ) MARÍLIA SP. ANEXO 03 CRONOGRAMA FISICO FINANCEIRO DE EXECUÇÃO DATA - 04/ Serviço -FORNECIMENTO DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA EXECUÇÃO DE REPARO COM REMANEJAMENTO DE TRECHO DA TUBULAÇÃO AÉREA EM AÇO DA ADUTORA DO SISTEMA CAVALETE E TRAVESSIA AÉREA EM AÇO DO POÇO PSG 04 DE ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA. daem Local - SISTEMA DE ABASTECIMENTO CAVALETE, CÓRREGO DO CAVALETE. Periodo ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QUANT. N o Preço CUSTO UNIT. 30 dias 1 Canteiro de Obras 1.1 Container dim.6,00 X 2,30 X 2,20 M - 4 Sanit. /4 Chuveiros/2 Lavat - 01 Sanitário portatíl químico individual mês 1, / ,00 968, Placa de indentificação de obra (2,5x3,0m) m² 7, , ,35 2 Remoção e Instalação do Aéreo do PSG04 Corrego do Barbosa - Cavalete 2.1 Retirada e Assentamento da Tubulação a ser remanejada Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 4, , ,36 Desmontagem do tubo peça especial e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665, , ,30 Montagem de tubos peças especiais e micelanias em aço aereas D = 6" (19, KG / M) Kg 665, , , Obras Especiais - Travessia Aérea Locacao e Acompanhamento Topografico de Obras Especiais dia 3, , , Execução dos Blocos de Ancoragem/Sustentação em concreto, com dimensões especificadas em projeto, com brocas confeccionadas no local Estacas Moldadas "in loco" MOBILIZAÇÃO DE EQUIPE E EQUIPAMENTO ATE 50 KM unid. 1, , , Escavação/Broca de Concreto Diâm. 0,25 m m 10, ,84 838, CONCRETO NÃO ESTRUTURAL MINIMO 150Kg/M2 m 3 1, ,06 606, CONCRETO ESTRUTURAL FCK- 25 MPA (bloco de ancoragem) m 3 8, , , Fixação de Cabo de aço com esticadores e tirantes unid 1,00 CPU 2.537, , Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 30, ,70 891,00 3 Reparo da adutora aérea em aço diâm. 350 mm 3.1 Desmontagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" (54,68 KG/M) Kg 2.460, , , Sustentação de tubulação Existentes com pranchas de poeroba m 3 6, , ,15 Montagem de tubos e peças especiais e micelanias em aço aereas D = 14" 3.3 (54,68 KG/M) Kg 2.460, , , Dispositivos Especiais Estruturas e Acessorias CERCA DE ARAME FARPADO m 20, ,70 594,00 TOTAL GERAL #Banco de Preços de Obras e Serviços/ Insumos/ Sabesp janeiro/2014 R$ ,37 DO/Marília 22 de abril de Tecg o Carlos Domingos Pires Diretor de Obras

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: CONSTRUÇÃO DE MURO ARRIMO - LOCAL: TERRENO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BARBALHA/CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Este Relatório

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA MOBILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO 1. VIA DE ACESSO 1.1 - GENERALIDADES Será utilizada como acesso às obras, durante a fase de construção, as vias já existentes

Leia mais

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10

FS-06. Fossa séptica. Componentes. Código de listagem. Atenção. FS-06-01 (L=3,00m) FS-06-02 (L=3,80m) FS-06-03 (L=5,40m) 01 27/12/10 - -03 1/5 - -03 2/5 - -03 3/5 - -03 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Lastro de concreto magro, traço 1:4:8, cimento, areia e brita. Fundo e vigas de concreto armado, moldados in loco: - Fôrmas de tábuas de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo. Sítio. Área do sítio

Rev Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo. Sítio. Área do sítio OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA RECUPERAÇÃO DE CERCA OPERACIONAL, IMPLANTAÇÃO DA CERCA DE SERVIDÃO, COMPLEMENTAÇÃO DA CERCA PATRIMONIAL E SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Leia mais

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO 01 MEMORIAL DESCRITIVO SERVIÇO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS TIPO CAMINHÃO PIPA PARA ATENDIMENTO ÀS OPERAÇÕES DE SUPRIMENTO DE ÁGUA EM ÁREAS DEFICITÁRIAS DE REDES DE ABASTECIMENTO, COM CAPACIDADE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS

MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS 1 MEMORIAL DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS A presente especificação destina-se a estabelecer as diretrizes básicas e definir características técnicas a serem observadas para execução das instalações da

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

Ar Condicionado Split System Hi-Wall

Ar Condicionado Split System Hi-Wall COTAÇÃO ELETRÔNICA: 027/2013 COMPRASNET Termo de Referência Ar Condicionado Split System Hi-Wall Sala dos Administradores Almoxarifado Unidade Pedro de Toledo 1- OBJETO Contratação de empresa especializada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO DIVISÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO XII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SERVIÇO DE ENGENHARIA PARA EXECUÇÃO DE EXTENSÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDER A ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM DIVERSOS LOGRADOUROS DE PORTO ALEGRE 1. GENERALIDADES O

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014

TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 Anexo I TERMO DE REFERÊNCIA - TR Pregão Eletrônico nº 001/2014 1 DO OBJETO 1.1 Prestação de serviços de instalação de piso elevado acessível, com fornecimento de componentes, acessórios e materiais, visando

Leia mais

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia

Estado de Mato Grosso PREFEITURA MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE Secretaria Municipal de Infraestrutura Departamento de Engenharia MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO DE ROTATÓRIAS, CANTEIROS E FAIXAS ELEVADAS EM DIVERSAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO Local 1: BORGUETTI; Local 2: Local 3: - RUA DO COMÉRCIO, ENTRE AV. INÁCIO CASTELLI E RUA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO FORNECIMENTO E EXECUÇÃO

Leia mais

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL

ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA E PEDRISCO E CALÇADA CASA DO MEL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS ANEXO VI PROJETO BÁSICO CONSTRUÇÃO DE MURO PRÉ-MOLDADO TIPO TRAPEZOIDAL E NYLOFOR, PAVIMENTAÇÃO EM PÓ DE PEDRA

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS - SANITÁRIA - Arquivo 828-M-SAN.DOC Página 1 1. SERVIÇOS COMPLEMENTARES Serão executados

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DE ITAPIRA

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS DE ITAPIRA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PARA LOTEAMENTOS URBANOS 1 DO OBJETIVO A presente Norma estabelece os requisitos mínimos a serem obedecidos

Leia mais

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça.

Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. fls. 1/5 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Adutora de Água, de Emissário de Esgoto e Rede de Vinhaça. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO

TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO TERMO DE REFERÊNCIA INSTALAÇÃO DE REDE DE GÁS NATURAL À NOVA USINA DE ASFALTO 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência tem por objetivo estabelecer as exigências técnicas e a metodologia para a contratação

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROJETO BÁSICO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - OBRA: PINTURA DE PISO E CONFECÇÃO DO ALAMBRADO DA QUADRA DA ESCOLA JOSEFA ALVES - LOCAL: MUNICÍPIO DE BARBALHA/ CEARÁ. 1.0 - CONSIDERAÇÕES

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NORMA TÉCNICA 2/07 Esta Norma dispõe sobre a Regulamentação e Controle das Condições Sanitárias

Leia mais

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto

EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO Resumo dos requisitos de atendimento à NBR 15575/ 14931 Execução de estruturas de concreto Item a ser atendido Exigência de norma Conforme / Não Conforme Área Impacto

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE

TERMO DE REFERÊNCIA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE 1 (UMA) PONTE ROLANTE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA ESPECIAL DE CONCESSÕES E PARCERIAS PUBLICO E PRIVADA CDURP COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DA REGIÃO DO PORTO DO RIO DE JANEIRO TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO

FINALIDADE DESTA ESPECIFICAÇÃO SESC PANTANAL HOTEL SESC PORTO CERCADO POSTO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SÃO LUIZ BARÃO DE MELGAÇO/MT ESTRUTURAS METÁLICAS PARA COBERTURA DE BARRACÃO DEPÓSITO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI 1. FINALIDADE DESTA

Leia mais

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 8º Período Turma C01 Disc. Construção Civil II ÁGUA QUENTE 1 UTILIZAÇÃO Banho Especiais Cozinha Lavanderia INSTALAÇÕES

Leia mais

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca

Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca Lista de cargos e funções disponíveis no Consórcio Ipojuca 1. INSPETOR CONTROLE DE QUALIDADE- Atuar com inspeção de processos / final, ensaios de rotina, controle de qualidade e verificação de falhas na

Leia mais

MANUAL TÉCNICO Amanco Ramalfort

MANUAL TÉCNICO Amanco Ramalfort Amanco Ramalfort Desenho e Dimensões Os tubos Amanco Ramalfort foram desenvolvidos para condução de água no trecho compreendido entre o ponto de derivação da rede de distribuição de água e o kit cavalete

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Fornecer diretrizes para a elaboração e apresentação de orçamentos que compõem o Projeto Executivo. FINIÇÕES O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Fornecimento e Instalação de Equipamento de Ar Condicionado Sede Poiesis

TERMO DE REFERÊNCIA Fornecimento e Instalação de Equipamento de Ar Condicionado Sede Poiesis 1. JUSTIFICATIVA O presente Termo tem por objetivo a contratação de empresa especializada em prover solução técnica que venha a garantir condições internas de temperatura e climatização de acordo com Norma

Leia mais

TRANSPORTE COLETIVO URBANO

TRANSPORTE COLETIVO URBANO TRANSPORTE COLETIVO URBANO ABRIGOS PARA PONTOS DE PARADA PROJETO ARQUITETÔNICO Julho 2007 PARADAS DE ÔNIBUS Memorial Justificativo A proposta é a construção de mobiliário urbano para abrigo da população

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 024

Norma Técnica Interna SABESP NTS 024 Norma Técnica Interna SABESP NTS 024 REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Elaboração de Projetos Procedimento São Paulo Maio - 1999 NTS 024 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 RECOMENDAÇÕES DE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA estado do rio grande do sul PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO INHACORÁ MEMORIAL DESCRITIVO OBRA CALÇAMENTO - PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NO PERIMETRO URBANO DE SÃO JOSE DO INHACORA COORDENADAS:

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 14. MUROS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP MUROS Os muros são construções feitas de alvenaria de blocos de concreto ou tijolos, que tem a

Leia mais

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos Manual de Instruções oços de roteção Exemplos Manual de Instruções de oços de roteção ágina 3-11 2 Índice Índice 1. Instruções de segurança 4 2. Descrição 4 3. Condições de instalação e instalação 5 4.

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015. Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC

MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015. Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC MEMORIAL DESCRITIVO Julho / 2015 Escola Básica Municipal Encano Central Reforma da Cobertura Indaial / SC 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1. RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO Carlos Henrique Nagel Engenheiro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO Reforma Unidade de Saúde de Campo da Água Verde Local: Campo da Água Verde Canoinhas/SC CANOINHAS-SC ABRIL / 2014 SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS... Este Memorial Descritivo tem a função

Leia mais

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral.

Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. Função: Conduzir água à temperatura ambiente nas instalações prediais de água fria; Aplicações: Instalações prediais em geral. SETEMBRO/2011 Bitolas: 20, 25, 32, 40,50,60, 75, 85, 110 milímetros; Pressão

Leia mais

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura

Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Manual Irrigabras para obras de infra-estrutura Índice 1. Obras de infra-estrutura... 2 2. Base de concreto do Pivô... 2 3. Base de concreto da motobomba... 3 4. Casa de bombas... 4 5. Valeta da adutora...

Leia mais

MoNTAGEM E instalação DE ELiMiNADoR DE AR

MoNTAGEM E instalação DE ELiMiNADoR DE AR MoNTAGEM E instalação DE ELiMiNADoR DE AR O respeito ao cliente sempre foi um compromisso da COPASA. E agora, em atendimento à solicitação do Movimento das Donas de Casa e em cumprimento à Lei Estadual

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES Limpeza, Barracão de Obra e Placa de Obra 2.1. LIMPEZA DA ÁREA DE INTERVENÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. INFORMAÇÕES GERAIS Obra: Intervenção nos Canteiros Centrais da Avenida Santa Luzia Segunda Etapa. Endereço: Avenida Santa Luzia Área de Intervenção: 4758,52 m² 2. SERVIÇOS PRELIMINARES

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres Estruturas Metálicas Módulo V Torres APLICAÇÕES ESTRUTURAIS - TORRES Introdução Neste capítulo são abordadas as estruturas não classificadas como de edificações nem como de obras de arte, já abordadas

Leia mais

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P

EXAUSTOR MUNTERS MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P MANUAL DE INSTALAÇÃO EXAUSTOR MUNTERS REV.00-11/2012-MI0047P 0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 IMPORTANTE... 3 SEGURANÇA... 3 CUIDADOS AO RECEBER O EQUIPAMENTO... 4 1) Instalação dos exaustores... 5 2) Instalação

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012. GUINCHO VELOX e HUCK MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA GUINCHO VELOX e HUCK ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 2 2.1. USO DOS GUINCHOS... 3 2.2. LUBRIFICAÇÃO... 3 2.3.

Leia mais

ESCORAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 3

ESCORAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 3 ESCORAMENTO PÁGINA 1/16 MOS 4ª Edição ESPECIFICAÇÕES MÓDULO 05 VERSÃO 00 DATA jun/2012 SUMÁRIO OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 3 0501 ESCORAMENTO DE MADEIRA... 3 0502

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUÇÃO NOVA: PRAÇA SETOR GUARUJÁ EXPANSÃO - MUNICÍPIO DE ÁGUA BOA MT Página 1 de 8 ÍNDICE 1 SERVIÇOS GERAIS 3 1.1 SERVIÇOS TÉCNICOS 4 1.2 MÁQUINAS E FERRAMENTAS 4 1.3 LIMPEZA PERMANENTE

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

Soluções Amanco. Linha Amanco Novafort

Soluções Amanco. Linha Amanco Novafort Linha Amanco Novafort Linha Amanco Novafort s o l u ç õ e s a m a n c o i n f r a e s t r u t u r a Linha Amanco Novafort para Redes Coletoras de Esgotos e Águas Pluviais para Infraestrutura A linha Amanco

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS SUMÁRIO 1 Objetivo e campo de aplicação...2 2 Referências...2 3 Definições...2 4 Condições para início dos serviços...2 5 Materiais e equipamentos necessários...3 6 Métodos e procedimentos de execução...3

Leia mais

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA As Casas Pré-Fabricadas em concreto PRATICASAREAL / PORTO REAL são instaladas em terreno plano compactado, com fundação direta por coluna e estruturada em colunas de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR

MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR MEMORIAL DESCRITIVO PROPRIETÁRIO...AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO - GRAMADOTUR OBRA...CONTRATAÇÃO DE EMPRESA HABILITADA PARA EXECUTAR OS SERVIÇOS PERTINENTES A ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS CONFORME CROQUIS ESQUEMÁTICOS

Leia mais

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra

- - primeira qualidade de primeira 1.8 - Execução dos Serviços e Acesso à Obra MEMORIAL DESCRITIVO OBRA : AMPLIAÇÃO DE ESCOLA EM ALVENARIA PROPRIETÁRO: PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARAS PINTADAS ENDEREÇO: PARTE DA CHÁCARA NUMERO 19 LOTE

Leia mais

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO Eng. Giuseppe Pellegrini Eng. Diego Scofano Histórico O sistema de transporte de água e esgoto por via aérea foi um conceito elaborado a partir da necessidade

Leia mais

Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3. Conexões elétricas... 4. Alimentação da placa detectora de massa metálica...

Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3. Conexões elétricas... 4. Alimentação da placa detectora de massa metálica... P00000 - Rev. 0 1 Índice Dimensões do corte no piso para a instalação do laço indutivo... 3 Conexões elétricas... 4 Alimentação da placa detectora de massa metálica... 5 Ajustes iniciais... 5 Ajuste de

Leia mais

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma

O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma O trabalho a seguir trata-se de um modelo da parte técnica de um edital de licitação para uma concorrência, tomada de preços ou carta convite para fornecimento de tubos de concreto simples ou armados,

Leia mais

CARTA CONVITE Nº 025/2014. Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante

CARTA CONVITE Nº 025/2014. Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante São Paulo, 19 de maio de 2014. CARTA CONVITE Nº 025/2014 Locação de tendas para a 19ª Festa do Imigrante A, Organização Social gestora do Museu da Imigração, de acordo com seu Regulamento de Compras e

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 06 Extintores de Incêndio Portáteis. Revisão: 00 Folha: 1 de 7 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras atendam as exigências para utilização dos extintores de incêndio portáteis de acordo com

Leia mais

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES

EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES EXPLORAÇÃO COMERCIAL DE ATIVIDADE DE GUARDA VOLUMES I UTILIZAÇÃO DA ÁREA 1.1 Para o desenvolvimento da atividade, objeto deste contrato, o CONCESSIONÁRIO utilizará as áreas concedidas, única e exclusivamente,

Leia mais

ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS SECRETARIA DE TURISMO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO PROJETO SINALIZAÇÃO TURÍSTICA PELOTAS ANEXO II - MEMORIAL DESCRITIVO Este documento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Ministério da Fazenda SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS

Ministério da Fazenda SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS PROJETO BÁSICO GESER Nº 04/07 FISCALIZAÇÃO DA OBRA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1. OBJETO Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de fiscalização

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA

MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA MEMORIAL DESCRITIVO PROGRAMAÇÃO VISUAL EXTERNA 1. FINALIDADE O presente memorial tem por finalidade orientar a elaboração de orçamento bem como a execução dos elementos componentes da PROGRAMAÇÃO VISUAL

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB Agência SHS Novas Instalações Código do Projeto: 1641-11 Pág. 2 Índice 1. Memorial Descritivo da Obra...3

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CADERNO DE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ANEXO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS: a) Este roteiro serve como base às obras de Fornecimento e instalação de plataforma de percurso vertical para o Bloco B da Unidade Operacional

Leia mais

SISTEMA DE COLETA DE ESGOTOS SANITÁRIOS

SISTEMA DE COLETA DE ESGOTOS SANITÁRIOS SISTEMA DE COLETA DE ESGOTOS SANITÁRIOS REDES DE ESGOTO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO E EXECUÇÃO DE REDE DE ESGOTO SANITÁRIO Deverão ser obedecidas as normas NBR 9649, 8160 e 9648 da ABNT sobre o assunto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol.

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. DADOS GERAIS: 1.1. Proprietário: Município de Estação/RS CNPJ: 92.406.248/0001-75 1.2. Obra: Cobertura Metálica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cecconelo 1.3. Local:

Leia mais

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia

Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia MEMORIAL DESCRITIVO Anexo I-A: Serviços de reforma no alojamento de menores da P. J. de Samambaia Sumário 1.Considerações gerais...1 2.Serviços

Leia mais

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS

DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS DER/PR ES-OA 05/05 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS: FÔRMAS Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - DER/PR Avenida Iguaçu 420 CEP 80230 902 Curitiba Paraná Fone (41) 3304 8000 Fax (41) 3304 8130

Leia mais

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções

Tobogã com Escalada Mega. Manual de instruções Tobogã com Escalada Mega Manual de instruções Código do produto: MT.10812 Recomendado para crianças de 03 a 15 anos Parabéns! Você acaba de adquirir um brinquedo da Mundi Toys. Prezando pela sua segurança

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES MEMORIAL DESCRITIVO DE IMPLANTAÇÃO Unidade de Educação Infantil Próinfância Tipo C 1. OBJETIVO: A presente especificação tem por objetivo estabelecer os critérios para a implantação da Unidade de Educação

Leia mais

APLICAÇÃO DE TUBOS CERÂMICOS NA COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTOS SANITÁRIOS"

APLICAÇÃO DE TUBOS CERÂMICOS NA COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTOS SANITÁRIOS APLICAÇÃO DE TUBOS CERÂMICOS NA COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTOS SANITÁRIOS" PALESTRANTE: Eng o Civil Antonio Livio Abraços Jorge 28 de Março de 2008 Marcos na História do Saneamento Tubos cerâmicos são

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESTACAS METÁLICAS Grupo de Serviço OBRAS D ARTE ESPECIAIS Código DERBA-ES-OAE-08/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a utilização de estacas

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA - DEN

DIRETORIA DE ENGENHARIA - DEN 01 CANTEIRO DE OBRAS 0,00 CANTEIRO DE OBRAS EM BARRACÃO PARA ESCRITÓRIO TIPO A5, CONSTANDO DE CERCA DE 6 FIOS, BARRACÃO ABERTO, SANITÁRIOS E CHUVEIROS, REFEITÓRIO, ALOJAMENTO E MOBILIZAÇÃO E 01.01 DESMOBILIZAÇÃO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, linhas físicas de telecomunicações, cabos metálicos e fibras ópticas.

PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, linhas físicas de telecomunicações, cabos metálicos e fibras ópticas. fls. 1/6 ÓRGÃO: MANUAL: DIRETORIA DE ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de Linhas Físicas de Telecomunicações, com Cabos Metálicos e com Fibras Ópticas. PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA REDE DE ÁGUA CASAS DE BOMBAS RESERVATÓRIOS

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA REDE DE ÁGUA CASAS DE BOMBAS RESERVATÓRIOS SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA REDE DE ÁGUA CASAS DE BOMBAS RESERVATÓRIOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO HIDRÁULICO E EXECUÇÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL Deverão ser obedecidas as normas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

PRODUTO: ARMÁRIO DE AÇO COM DUAS PORTAS DE CORRER Portaria nº 69/SMG- G/2009 de 03/07/2009

PRODUTO: ARMÁRIO DE AÇO COM DUAS PORTAS DE CORRER Portaria nº 69/SMG- G/2009 de 03/07/2009 1 G/2009 de 03/07/2009 1. DESTINAÇÃO Para guarda de material de escritório em geral. 2. REQUISITOS GERAIS (VER DESENHO Nº 9w1 e/ou 11w1 ) 2.1. DESCRIÇÃO O móvel será todo de aço compondo-se de uma caixa

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na descrição para contratação de empresa para prestação de serviços de locação e instalação

Leia mais

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel

SUMÁRIO. Elaboração Revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Maturino Rabello Jr Marco Antônio W. Rocha Carmen T. Fantinel SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 3.1 Hidrômetro...2 3.2 A.R.T...2 3.3 Ramal predial de água...2 4. Procedimentos e Responsabilidades...3 4.1 Generalidades...3

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1

DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1 DESCRITIVO TÉCNICO - EST 1 1 DESCRITIVO TÉCNICO 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Todos os cálculos e detalhamentos estão de acordo com o prescrito nas normas NBR 6118:2014 Projeto de Estruturas de Concreto -

Leia mais

ANEXO 01 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE ÁGUA POTÁVEL POR CAMINHÃO PIPA

ANEXO 01 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE ÁGUA POTÁVEL POR CAMINHÃO PIPA ANEXO 01 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE ÁGUA POTÁVEL POR CAMINHÃO PIPA SERVIÇO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS TIPO CAMINHÃO PIPA COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE 9.000 A

Leia mais

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho.

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho. INSTRUÇÕES DE USO ANDAIME TUBULAR 1. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. 2. O piso de trabalho dos andaimes deve

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2015 =SRP VIGÊNCIA 16/12/15 a 15/12/16 = PREGÃO DE TENDAS OBS.: OS PEDIDOS DE AUTORIZAÇÕES PARA EMPENHAR DEVERÃO SER SOLICITADOS A CECOM - evani@ufpr.br Item Especificação do Produto

Leia mais

ESGOTAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2

ESGOTAMENTO ESPECIFICAÇÕES OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 1/7 SUMÁRIO OBJETIVO... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CONSIDERAÇÕES ESPECÍFICAS... 2 01 ESGOTAMENTO COM BOMBAS... 3 02 REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO COM PONTEIRAS FILTRANTES... 3 03 REBAIXAMENTO DE LENÇOL

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela.

-Só iniciar a tarefa com PT-Permissão para Trabalho,e cumpra as Recomendações de segurança contidas nela. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÂO POP 005000-OM -06 1/2 PINTURA DE PAREDE COM USO DE ANDAIME REVISÃO: 00 FOLHA 1- OBJETIVO ESTE PROCEDIMENTO ESTABELECE OS REQUISITOA MÍNIMOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DE PINTURA.

Leia mais

Memorial Descritivo OBRA: CERCAMENTO DOS LOTES Nº02 E Nº03 DA QUADRA Nº344

Memorial Descritivo OBRA: CERCAMENTO DOS LOTES Nº02 E Nº03 DA QUADRA Nº344 Memorial Descritivo OBRA: CERCAMENTO DOS LOTES Nº02 E Nº03 DA QUADRA Nº344 Endereço da obra: Quadra 128, situada na esquina da Rua Ijui esquina Rua Inhacorá, Bairro Recanto do Sol, Horizontina - RS. O

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO COTAÇÃO DE PREÇO Nº 09/2014 PROCESSO Nº 09/2014 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ IDSM PROJETO - ARQUITETURA, PROJETOS EXECUTIVOS COMPLEMENTARES E ORÇAMENTO

Leia mais

Contratação de empresa para adequação do Sistema de Proteção de Incêndio Chuveiros Automáticos (Sprinkler).

Contratação de empresa para adequação do Sistema de Proteção de Incêndio Chuveiros Automáticos (Sprinkler). SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS OBJETO: Contratação de empresa para adequação do Sistema de Proteção de Incêndio Chuveiros Automáticos (Sprinkler). O serviço visa contratar uma empresa para manutenção

Leia mais