E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2010"

Transcrição

1 E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2010 O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET- MG) e a PREFEITURA DE PORTERINHA torna público o Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica na modalidade de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD), para o 1º semestre do ano letivo de 2010, no pólo situado na cidade de Porteirinha, para o curso abaixo relacionado. 1. MODALIDADE DO CURSO, NÚMEROS DE VAGAS, PÓLO HABILITADO, DURAÇÃO 1.1. Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas para o curso a distância de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, distribuídas de acordo com o item 1.4 deste Edital, para os alunos que tenham cursado pelo menos a 1ª série do Ensino Médio no ano letivo de 2009 (em concomitância), ou equivalente, ou que já tenha concluído o Ensino Médio (subsequente), ou equivalente O curso técnico à distância, Técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação, aprovado no âmbito do Edital nº. 01/2007/SEED/SETEC/MEC será ofertado no município de Porteirinha, no seguinte pólo de apoio presencial: Centro Vocacional Tecnológico Rua Major Fidêncio Cangussú, 428 Centro Porteirinha MG CEP: Telefone: (38)

2 1.3. Em conformidade com os pareceres emitidos pela Comissão de Seleção, instituída por meio da Portaria/MEC nº 231, de 1º de outubro de 2007 e relatórios das avaliações in loco O curso técnico a distância de nível médio, abaixo relacionado, será ofertado para matrícula no 1º semestre do ano letivo de 2010: Modalidade Curso Pólo Nº. de Vagas Educação Profissional Técnica de Nível Médio Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação PORTEIRINHA Curso técnico em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação Número de vagas: 50 (cinquenta) Carga horária: horas + estágio Período de realização: Início: Fevereiro de 2010 Duração: 24 meses em 4 módulos 2. PROCESSO SELETIVO 2.1. As inscrições para o Exame de Seleção da e-tec Brasil CEFET-MG estarão abertas no período de 01 a 09 de dezembro de 2009 para matrícula no 1º semestre do ano de O processo seletivo para o curso será realizado para selecionar jovens que já tenham concluído no mínimo a 1ª série do ensino médio (em concomitância) ou que já tenham concluído o ensino médio (subsequente). A matrícula no curso será realizada mediante a comprovação de que o aluno está cursando o ensino médio Não será utilizada pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 3. INSCRIÇÃO 3.1. As inscrições serão feitas no período de 01 a 09 de dezembro de 2009 nas dependências do pólo de apoio presencial, no horário especificado no quadro abaixo, observando-se a respectiva sede do pólo:

3 Pólo de Apoio Presencial Sede Horário de Atendimento Contato Centro Vocacional Tecnológico MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA Rua Major Fidêncio Cangussú, 428 Centro Porteirinha MG CEP: :00 às 12:00 horas 13:00 às 18:00 horas Maria Rosemary de Oliveira Telefone: (38) A inscrição será gratuita O candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição que poderá ser obtido na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço ou na secretaria do respectivo pólo, e entregá-lo na secretaria do respectivo pólo de apoio presencial Os candidatos deverão procurar o pólo de apoio presencial do município ou acessar a página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço para consultar a lista de homologação de inscritos, bem como confirmar o local onde realizará a prova, a partir do dia 14 de dezembro de Não será permitida a inscrição de candidato que já esteja matriculado em outro curso ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET- MG Este Edital, bem como o Conteúdo Programático da prova, estará disponível na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço e no pólo de apoio presencial do município As inscrições encerrar-se-ão, impreterivelmente, na data e horários fixados neste Edital Os dados cadastrais informados no Formulário de Inscrição serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

4 4. PROVAS E DATAS 4.1. As provas serão realizadas em uma única etapa, no dia 20 de dezembro de 2009 domingo de 14 às 17 horas no pólo de apoio presencial, explicitado no item 3.1 deste Edital. Caso haja necessidade de realização das provas em outro local, o candidato será avisado, com antecedência, sobre o endereço em que deverá se apresentar O Exame de Seleção constará de uma prova com 30 (trinta) questões objetivas e 1 (uma) questão dissertativa de acordo com o seguinte conteúdo: Área de Conhecimento Nº de questões Língua Portuguesa e Literatura 10 Questões Objetivas Matemática 10 Conhecimentos Geografia Política 5 Gerais História Atual 5 Questão dissertativa 1 TOTAL As questões de Conhecimentos Gerais serão divididas da seguinte forma: 5 (cinco) questões de Geografia Política e 5 (cinco) questões de História Atual As questões de Matemática terão peso 2 (dois) na pontuação final da prova Na questão dissertativa será proposto o desenvolvimento de um tema relacionado ao curso A questão dissertativa servirá como critério de desempate e só será corrigida caso haja empate nas questões objetivas. 5. CORREÇÃO E CRITÉRIOS 5.1. A prova terá duração de 3 (três) horas e o candidato só poderá retirar-se do local de aplicação das provas 60 (sessenta) minutos após o início de sua realização Será eliminado o candidato que não comparecer no dia e local indicados em 4.1.

5 5.3. O candidato deverá apresentar-se munido do documento de identificação oficial com foto recente, Cartão de Inscrição recebido no ato da inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha Em qualquer fase do Exame de Seleção, não será permitido ao candidato o uso de qualquer equipamento eletrônico (calculadora, agenda, diário, relógio de qualquer tipo, celular, MP3, entre outros), bem como o uso de boné, chapéu, óculos escuros, tiaras e similares No caso de o candidato não poder se locomover até o local das provas devido a algum tipo de enfermidade, o mesmo poderá fazer a prova onde estiver internado ou domiciliado, desde que esse atendimento seja requerido, com antecedência de 7 (sete) dias antes da data da prova, mediante apresentação do atestado médico (datado e assinado), e que sejam especificadas e indicadas às condições necessárias para a realização das provas O candidato beneficiado com o disposto no item 5.5 somente poderá submeter-se às provas na mesma data e horário estabelecido para os demais concorrentes O gabarito oficial das questões objetivas da prova será divulgado no dia 21 de dezembro de 2009 na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG, no endereço bem como no respectivo pólo de apoio presencial do município O Conteúdo Programático da prova do Processo Seletivo estará disponível na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço e no pólo de apoio presencial do município. 6. CLASSIFICAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS 6.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos Ocorrendo empate, será corrigida a questão dissertativa 6.3. Os candidatos selecionados, dentro do limite de vagas ofertado, terão seus nomes publicados em listas afixadas nas dependências do respectivo pólo de cada município e

6 na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço até o dia 07 de janeiro de RECURSOS 7.1. Caberá recurso, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contado a partir da data de divulgação da classificação final O recurso será dirigido ao Coordenador da Comissão do Exame de Seleção da e- Tec CEFET-MG, em primeira instância, devendo o requerimento ser enviado para CEFET-MG Núcleo de EAD CAMPUS VI no seguinte endereço: Av. Amazonas 5855, Bairro Gameleira, Belo Horizonte, MG, CEP: Somente serão aceitos recursos enviados, via sedex, com data de postagem dentro do prazo de recurso estabelecido neste Edital O recurso deverá ser apresentado em folha separada para cada questão recorrida, com indicação do número de questão, da resposta fornecida pelo candidato e da resposta divulgada pelo CEFET-MG com argumentação lógica e consistente, bem como a indicação clara da bibliografia pesquisada pelo candidato referente a cada questão Admitir-se-á um único recurso por questão por candidato, devidamente fundamentado, sendo que não serão aceitos recursos coletivos Serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou, ainda, aqueles que derem entrada fora do prazo Se o exame dos recursos resultar em anulação de questão, o total de pontos possível será reduzido na quantidade de questões anuladas Se houver alteração do gabarito oficial, por força de provimento de algum recurso, as provas serão corrigidas novamente de acordo com o novo gabarito.

7 8. MATRÍCULA 8.1. Os 50 (cinquenta) candidatos mais bem classificados e, portanto, com direito a ocupar as vagas oferecidas para o curso técnico de Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação, deverão comparecer à secretaria do respectivo pólo de apoio presencial, impreterivelmente no período de 25 a 27 de janeiro de 2010, no horário de funcionamento informado no quadro do item 3.1., para efetivação da matrícula A efetivação da matrícula será realizada mediante apresentação dos seguintes documentos: Requerimento de Matrícula devidamente preenchido, à mão, a ser obtido na página do Programa e-tec Brasil do CEFET-MG no endereço ou na secretaria do respectivo pólo; 02 (dois) retratos 3x4 recentes; cópia e original da declaração ou certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de que está matriculado na 2ª série do ensino médio; cópia e original de certidão de nascimento ou documento de identidade; cópia e original do título de eleitor com comprovante da última eleição para maiores de 18 anos; cópia e original do certificado de reservista para maiores de 18 anos do sexo masculino; cópia de comprovante de endereço A matrícula somente poderá ser efetuada com a apresentação COMPLETA da documentação mencionada no item Estando completa a documentação, somente o responsável legal ou portador de procuração por ele outorgada poderá assinar o pedido de matrícula do candidato, caso o matriculado seja menor de idade É vedado o trancamento de matrícula no primeiro módulo do curso técnico à distância de Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação Perderá o direito à vaga o candidato aprovado no Exame de Seleção que não comparecer para efetuar sua matrícula no período previsto.

8 8.7. Visando o total preenchimento das vagas poderão ocorrer até duas novas convocações para a matrícula, que serão divulgadas no site do CEFET-MG no endereço e nos pólos de apoio presencial nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010 a partir das 19:30 horas, respectivamente a cada convocação Para efetivação da matrícula, os candidatos chamados em 2ª e 3ª convocações deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos no item 8.2, comparecendo ao respectivo pólo de apoio presencial, conforme a seguinte escala: 2ª convocação: 28 de janeiro de 2010, no horário de funcionamento informado no quadro do item 3.1 3ª convocação: 29 de janeiro de 2010, no horário de funcionamento informado no quadro do item ATIVIDADES ACADÊMICAS 9.1. As atividades acadêmicas do curso dar-se-ão, em sua maior parte, no ambiente virtual de aprendizagem gerenciado por equipe especializada do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-MG. Tutores à Distância, farão o monitoramento e avaliação das atividades programadas pelos professores para cada disciplina. Para acesso ao ambiente, serão disponibilizados aos alunos, os laboratórios das escolas do pólo de apoio presencial, onde Tutores Presenciais darão suporte à realização dos estudos, atividades e interações Estão previstos ao longo dos módulos encontros presencias, atividades escolares ou eventos relacionados ao curso nos sábados e/ou domingos, feriados ou recessos, dos quais é requerida a participação obrigatória dos alunos É requerida a integralização de todas as disciplinas constantes da Matriz Curricular do curso, bem como o cumprimento da carga horária de estágio prevista O descumprimento da norma descrita no item anterior implica a não-conclusão do curso e conseqüente impedimento de colação de grau.

9 10. DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição no Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no teor deste documento, do qual os candidatos e responsáveis não poderão alegar desconhecimento Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão do Exame de Seleção da e-tec CEFET-MG - 1º semestre/2010. Belo Horizonte, 15 de novembro de Prof. Dr. Flávio Antônio dos Santos Diretor Geral do CEFET-MG Prof. Dr. José Wilson da Costa Coordenador Geral da e-tec Brasil CEFET-MG

E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2012

E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2012 E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2012 O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET- MG)

Leia mais

E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2011

E-TEC BRASIL. Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2011 E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Processo Seletivo de Alunos para Educação Técnica a Distância 2011 O CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET- MG)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 002/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016.

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS VIAMÃO O do Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS CUBA TÃO. EDITAL No 8/2014 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES - ENSINO SUPERIOR 2 SEMESTRE de 2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Cubatão, situado

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO - UNICID CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO A Coordenação do Curso de Medicina da Universidade de São

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro

CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA. Unidade Centro CONCURSO DE BOLSAS MEDIO TECNICO - CENTRO 29/11 PROVA Unidade Centro 2 CONCURSOS DE BOLSAS 2015 COLÉGIOS UNIVAP UNIDADE CENTRO EDITAL A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública a realização

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA EDITAL Nº 03/2015, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013.

EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. EDITAL Nº 40, DE 09 DE AGOSTO DE 2013. ABRE PROCESSO PARA INGRESSO DIPLOMADO NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E NOS CURSOS TÉCNICOS NA MODALIDADE SUBSEQUENTE DO CÂMPUS RESTINGA DO IFRS O do Instituto

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL PARA O ANO 2017

PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL PARA O ANO 2017 PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL PARA O ANO 2017 FUNDAÇÃO CSN PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ( FUNDAÇÃO CSN ), por meio da Direção

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

Manutenção Eletromecânica de Equipamentos de Mina e Usina

Manutenção Eletromecânica de Equipamentos de Mina e Usina 1 a ETAPA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2015 FUNDAÇÃO CSN PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA - FUNDAÇÃO CSN, através da Direção do Centro de Educação

Leia mais

E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016

E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016 E D I T A L PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2016 A Faculdade Zumbi dos Palmares torna público a abertura de vagas para o Processo Seletivo do 2º Semestre 2016. Da Inscrição O período de Inscrição será

Leia mais

EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO ENSINO SUPERIOR- 2o SEMESTRE DE 2017

EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES DO ENSINO SUPERIOR- 2o SEMESTRE DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO- CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA EDITAL N 31, DE 29 DE.JUNHO DE 2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG

EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG EDITAL nº 013/2017 PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OURO PRETO DO IFMG A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 1. DO OBJETIVO O processo seletivo será destinado ao preenchimento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PNAP

Leia mais

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017

CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Edital FCT DTA - 01/2017 CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Edital FCT DTA - 01/2017 A Faculdade de Ciências e Tecnologia Câmpus de Presidente Prudente, torna público que estarão abertas, no período

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A EDITAL DE SELEÇÃO CURSO EXTENSIVO 2016 CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR D.A.C.A 1. DAS NORMAS GERAIS 1.1. A prova de seleção para o Cursinho pré-vestibular EXTENSIVO 2016 do Diretório Acadêmico Prof. Carlos Aldrovandi

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA. 1º semestre de 2017 EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 1º semestre de 2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, Prof. Dr. Luiz Moreira Gomes Junior, no uso de suas atribuições, considerando o disposto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010

PROCESSO SELETIVO 2010 SOCIEDADE TÉCNICA EDUCACIONAL DA LAPA PROCESSO SELETIVO 2010 MANUAL DO CANDIDATO FAÇA AQUI SUA HISTÓRIA LAPA-PR FAEL FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA PROCESSO SELETIVO 2010 Curso de Licenciatura em Pedagogia

Leia mais

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 29/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

EDITAL MEDIOTEC/IFPI Nº 132/2017, de 08 de setembro de 2017

EDITAL MEDIOTEC/IFPI Nº 132/2017, de 08 de setembro de 2017 EDITAL /IFPI Nº 132/2017, de 08 de setembro de 2017 A COORDENAÇÃO GERAL DA REDE ETEC DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna público o

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 06/2014 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2014 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 29 DE MAIO DE Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico

EDITAL Nº 06/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 29 DE MAIO DE Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico EDITAL Nº 06/2017, IFPI -, DE 29 DE MAIO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Agropecuária O DIRETOR GERAL DO DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeada

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 02/2017, IFPI - CAMPUS PAULISTANA, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 02/2017, IFPI -, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico Integrado ao Médio em Mineração, Curso Técnico Concomitante/Subsequente

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU, modificado pela Res. 022/11 e 061/11 CONSU Processo de Seleção de

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL CEAD n. o 007/2014

EDITAL CEAD n. o 007/2014 EDITAL CEAD n. o 007/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para os cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas, a ser oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L EDITAL N.º 01/2010 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO UNIFICADO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO UNIFICADO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO UNIFICADO - 2013 O CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS (UNIFEB) faz saber aos interessados, que o Processo Seletivo Ano Letivo de 2013,

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO 2017 COLÉGIO E CURSO NOTA 10 JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS O Colégio e Curso Nota 10 torna públicas as normas e os procedimentos para o Processo de Seleção de

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF

Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF Central de e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, HOSPEDAGEM E INFORMÁTICA PARA INTERNET NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE

Leia mais

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015

EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 EDITAL DTA Nº 002/2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - CÂMPUS DE ARARAQUARA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2015 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011

EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011 EDITAL DO CONCURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL SOCOR 2011 Inscrições: 03 de novembro a 19 de novembro de 2010 Informações: Centro de Estudos do Hospital Socor Tel.: (31) 3330.3093

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 02/2016, DE 01 DE JUNHO DE 2016. VAGAS REMANESCENTES PARA RETORNO DE EGRESSOS DE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 63, DE 14 DE OUTUBRO DE 26

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 014/2014/REITORIA/NEAD PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR EDITAL Nº 10/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE PORTADOR DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

Assunto: Preenchimento das Vagas Remanescentes do Vestibular 2016 do Curso Técnico Integrado e Subsequente em Edificações

Assunto: Preenchimento das Vagas Remanescentes do Vestibular 2016 do Curso Técnico Integrado e Subsequente em Edificações Pesqueira, 12 de agosto de 2016. NOTA INFORMATIVA Nº 01/2016 - DIREÇÃO DE ENSINO Assunto: Preenchimento das Vagas Remanescentes do Vestibular 2016 do Curso Técnico Integrado e Subsequente em Edificações

Leia mais

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos:

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/2016 PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo Verão 2017 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA

EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA EDITAL DE ACESSO POR TRANSFERÊNCIA CURSO DE MEDICINA ENTRADA 2014.2 A Faculdade Pernambucana de Saúde FPS, no uso de suas atribuições declara aberto processo seletivo para preenchimento de 09 (nove) vagas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE/2016 VAGAS REMANESCENTES De ordem do Senhor Diretor Geral, CARLOS ALBERTO PORTELA DA SILVA, da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, do Município de Pedro Leopoldo,

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 15 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo 15 Sul Fluminense EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFF N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, MEIO AMBIENTE E LOGÍSTICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL.

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2017 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO A Faculdade Batista de Minas Gerais, mantida pela Junta de Educação da Convenção Batista Mineira,

Leia mais

CURSO VAGAS DURAÇÃO 2º Licenciatura em Pedagogia semestres

CURSO VAGAS DURAÇÃO 2º Licenciatura em Pedagogia semestres PROCESSO SELETIVO2012/01 CURSO DE 2º LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NORMAS E PROCEDIMENTOS Público-Alvo: Licenciados em Normal Superior A Diretoria da Faculdade Integrada de Araguatins FAIARA, torna público,

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES 1/2017 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital,

Leia mais

1.3 É permitido o ingresso do portador de diploma de curso de graduação no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequentes.

1.3 É permitido o ingresso do portador de diploma de curso de graduação no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequentes. EDITAL Nº 36 DE 24 DE MAIO DE 2017 ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA OU PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES E TÉCNICO EM PLÁSTICOS SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL INTERMEDIÁRIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 003/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 160, DE 20 DE OUTUBRO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 1 EDITAL Nº 102/2016 VAGAS REMANESCENTES PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO SUPERIOR PRESENCIAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS), EM UBERLÂNDIA, PARA

Leia mais

ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA A Escola Diaconal Santo Estevão em parceria com o Instituto Santo Tomás de Aquino

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para os Processos Seletivos - UNITAU 2016, para os Cursos de Licenciatura e Superior de Tecnologia, na modalidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) 1. SITE OFICIAL DO PROGRAMA:

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 054/2016 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira. Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016

Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira. Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016 Fatec Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira Diretoria de Serviços Acadêmicos Edital nº 09/2016 de Transferência 2º semestre de 2016 O Diretor substituto da Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017- DG/EAD/IFRN PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 06/2017- DG/EAD/IFRN PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º SEMESTRE DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ACESSO DISCENTE

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2017

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SUL A Diretora Geral do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 006/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2017 Thales Reis Hannas, Diretor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, no uso de

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 008/28.01.2015 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em

Leia mais

EDITAL N º 830/2009, de 23/12/ RETIFICAÇÃO

EDITAL N º 830/2009, de 23/12/ RETIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL N º 830/2009, de 23/12/2009 - RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL N 48 / 2010 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA PÓLO 4 (IFAM/UFAM) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM

Leia mais

Edital do Concurso de Bolsas. Ano Letivo de 2017

Edital do Concurso de Bolsas. Ano Letivo de 2017 Edital do Concurso de Bolsas Ano Letivo de 2017 Página 1 de 5 A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública a realização do Concurso de Bolsas para o 1º ano do Ensino Médio/Técnico do Colégios

Leia mais

EDITAL UnC/PRE 421/2016

EDITAL UnC/PRE 421/2016 EDITAL UnC/PRE 421/2016 Dispõe sobre o Processo Seletivo por Mérito para ingressantes nos cursos de graduação da UnC, modalidade presencial, oferecidos no primeiro semestre letivo de 2017, para Portadores

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013

ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP. Processo Seletivo - 2º semestre/2012. Início das aulas - 1º semestre/2013 ENSINO ARTICULADO SESI-SENAI-SP EBEP Processo Seletivo - 2º semestre/2012 Início das aulas - 1º semestre/2013 Julho/2012 Ensino Articulado SESI-SENAI-SP EBEP Desde 2007, o Ensino Médio do SESI-SP é articulado

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP

Edital. Processo Seletivo FACULDADE CEPEP Edital Processo Seletivo 2017.1 FACULDADE CEPEP Janeiro/2017 1. ABERTURA EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017.1 EDITAL N 01/2017 O Diretor Acadêmico da Faculdade CEPEP, no uso de suas atribuições e com base no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO ANO 2017 O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá torna público aos interessados a abertura das inscrições do Exame Classificatório para preenchimento de

Leia mais