I Coríntios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I Coríntios 12. 1-11"

Transcrição

1 DONS ESPIRITUAIS

2 I Coríntios Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. 2. Vocês sabem que, quando eram pagãos,de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

3 3. Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus seja amaldiçoado, e ninguém pode dizer: Jesus é Senhor, a não ser pelo Espírito Santo. 4. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

4 7. A cada um,porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 8. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9. a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10. a outro, poder para operar milagres: a outro; a outro discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

5 11. Todas essas coisas, porém, são realizados pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribuiu individualmente, a cada um, como quer. 12. Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

6 I Coríntios Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

7 Romanos Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. 7. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; 8. se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é mostrar misericórdia, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

8 Efésios E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. 8. Por isso é que foi dito: Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens.

9 9. Que significa ele subiu, senão que também havia descido às profundezas da terra? 10. Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas) 11. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

10 12. com o fim de preparar os santos para a obra do ministério para que o corpo de Cristo seja edificado, 13. até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

11 I Pedro Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 11. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força.

12 I - O QUE SÃO OS DONS DO ESPÍRITO?

13 Uma das maneiras do Espírito Santo se manifestar na Igreja I cor a) Três são as maneiras do Espírito Santo manifestar-se na Igreja (Palavra chave: Diversidades)

14 (1) CHARISMATA - Dons da graça, sinais da graça, manifestações da graça (v.4)

15 (2) DIAKONIAI Maneiras de servir, ministérios, serviços (v.5)

16 (3) ENERGEMATA - Energias, atividades ou poderes que o mesmo Deus "Energiza ou inspira (Energon) em todos" (v.6)

17 b) Por trás de toda esta diversidade, está a Trindade Divina - Deus, Senhor, Espírito Santo.

18 2- Definição -> À luz destas considerações poderíamos definir os Dons Espirituais como: "Certas capacidades, concedidas pela graça e poder de Deus que habilitam pessoas para serviços específicos e correspondentes.

19 Na prática veremos mais adiante que o Dom e o serviço se fundem, ou seja: NÃO HÁ SERVIÇO SEM DOM, E NÃO HÁ DOM SEM SERVIÇO.

20 II- QUAL A ORIGEM DONS? - DE ONDE VEM? 1Os dons espirituais são dons da graça de Deus. a) Presentes gratuitos e imerecidos. Rm.12.6; Ef.4.7; I Pe cp/ Rm.6.23

21 "Dom gratuito" imerecido, do mesmo modo que a Salvação. Por isso não há lugar nem para inveja, nem para vangloria SÃO IMERECIDOS.

22 2- São Dons Da Trindade Divina - Deus, Senhor e Espírito - ICor Dons do Cristo glorificado - Ef Dons de Deus - I.Pe.4

23 3- São Dons Da Soberania De Deus. É Ele quem escolhe e distribui os dons como lhe apraz - I Cor

24 Aplicação: Se é assim então como? a) Desprezar nosso dom e olhar com inveja para o dom dos outros, se Deus no-los deu segundo a sua graça e vontade? I Cor (auto-desprezo) b) Como podemos menosprezar os dons de outras pessoas e compará-los com os nossos? I. Cor (auto-glorificação).

25 III- A QUEM SÃO DADOS OS DONS? 1- Dons (CHARISMATA) o Novo Testamento nos garante que todo o Cristão tem pelo menos um dom ou capacitação para o serviço, por mais adormecido ou desusado que seja: Rm "cada um - ICor "cada um"; Ef. 4.7 "a cada um" I Pe "cada um conforme o dom que recebeu".

26 2- Outra prova é a metáfora do corpo usada por Paulo a) Nas Três passagens que Paulo fala sobre os dons espirituais ele usa metáfora do corpo. Rm 12.1; ICor.12 e Ef.4. b) Todo o membro do corpo (cada crente) tem uma função e ainda diferente. Rm ; ICor 12.12, 14,27.

27 Aplicação: (1) Todos tem um dom. Qual é o seu? Você o tem usado? (2) Ilustração da Igreja comparada ao ônibus. O motorista e muitos passageiros sonolentos. (3) Ilustração do corpo ativo.

28 (4) Nosso dever: Por em pratica o dom Incentivar as pessoas a porem em pratica os dons que Deus lhes deu. I Tm e IITm.1.6. Dar oportunidades para que os crentes possam usar os seus dons.

29 IV- PARA QUE SÃO DADOS OS DONS? 1- São dados para serem usados. Pois são essencialmente dons de serviço, cujo propósito primordial é edificar a Igreja. ICor.12.7; I Pe ; Ef. 4.12,16 e I Cor

30 2. Quanto Mais Eles Edificam A Comunidade, Mais Valiosos São. Este é o sentido do capitulo 14 de I.Cor.

31 3. Eles Devem Ser Exercidos Em Amor Sem o amor todos os dons são sem valor. I. Cor Desta forma o amor é o caminho sobremodo excelente, mais valioso até que os dons mais elevados. I Cor ; mas não devemos ter a necessidade de escolher entre dons e amor porque Deus quis que eles andassem juntos.

32 O VERDADEIRO AMOR SEMPRE SE EXPRESSA NO SERVIÇO.

33 V - QUAIS SÃO OS DONS Existem varias listas de dons encontradas em I.Cor ; 28,30; Ef ; Rm e I.Pe. 4.10,11.

34 1- PALAVRA DE SABEDORIA Envolve discernimento Espiritual, a) Todos devem tê-la e se não a tem, devem pedir a Deus. (Tg.1.5) b) É Palavra de Sabedoria - capacidade de comunicar isto a outros.

35 Aplicação: - aconselhamento - a experiência de vida - a maturidade espiritual

36 2- PALAVRA DO CONHECIMENTO Envolve a iluminação do Espírito Santo para penetrar fundo na doutrina revelada, para compreende-la no seu conjunto e detalhes e também expô-la para instrução e edificação dos demais. Aplicação: ensino-mestre

37 3- FÉ Não é a fé salvadora, provem dela. É uma medida mais elevada de Fé, mediante a qual feitos especiais e maravilhosos são realizados. Mt.17.19; I.Cor.13.2; Hb

38 Aplicação: É da vontade de Deus que os líderes da Igreja sejam homens cheios de Fé e do Espírito Santo, para edificação do corpo.

39 4- DONS DE CURAS I.Cor.12.8,28,30 É a graça de Deus manifesta pela instrumentalidade humana de curar indivíduos de suas doenças.

40 Era parte integrante da pregação do evangelho pelo Senhor Jesus Cristo. Mt E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

41 Mt E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. 37 Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

42 - É fruto da misericórdia divina - Foi parte integrante da pregação dos discípulos de Cristo. Mt E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

43 c) Pelos setenta discípulos representando uma manifestação do Reino de Deus. Lc Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

44 Pela Igreja Primitiva - varias ocorrências no livro de Atos e persistiu após os tempos apostólicos. É interessante notar que nas três vezes em que aparece o termo V. 8,28,30. Ele se apresenta no plural: " dons de curas", isto denota que Deus usava meios diferentes para realizar estas graças, de acordo com a causa das doenças.

45 Obs1: Alguns entendem que a expressão " dons de cura" corresponde a necessidade de capacitação específica para cada cura. Obs2: É bom lembrar as várias origens das doenças.

46 psicossomática decadência do corpo traumática para a glória de Deus Jo 11.4; 9.3 demoníaca (Lc ; Lc )

47 Quando olhamos as curas relatadas na bíblia vemos que elas são manifestações da graça divina que envolvem: FÉ A fé é fator dominante no NT para as curas, ela se refere a fé da própria pessoa ou de alguém a favor dela (Mt 9. 2) Dos amigos; 22

48 Da mulher que tocou em Jesus; 29 Dos cegos que gritavam por socorro e a falta de fé era impedimento para a manifestação do milagre (Em Nazaré, Mc 6.5-6; Mt e nos discípulos quando lidavam com o menino epilético Mt 17.20) Tg Oração da fé é instrumento de cura.

49 PERDÃO DOS PECADOS Tg 5.13 e ss, Mt 9.2 ; I Co O perdão é forte condição para a cura

50 A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS Tg ss ; At 28. 8

51 A UNÇÃO COM ÓLEO Tg 5.13, Mc 6.13 (era usado como um sinal visível do poder do Espírito Santo. Uma espécie de confirmação da fé que Deus curaria)

52 A EXPULSÃO DE ESPÍRITOS DEMONÍACOS DE ENFERMIDADES; Lc E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.

53 Lc Ora, levantando-se Jesus, saiu da sinagoga e entrou em casa de Simão; e estando a sogra de Simão enferma com muita febre, rogaramlhe por ela. 39 E ele, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. Imediatamente ela se levantou e os servia.

54 40 Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e ele punha as mãos sobre cada um deles e os curava. 41 Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus. Ele, porém, os repreendia, e não os deixava falar; pois sabiam que ele era o Cristo.

55 Mt Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos os enfermos;

56 A AUTORIDADE DO NOME DE JESUS Tg 5.13 e atos 3.12,16

57 APLICAÇÃO: (1) Há variedade de doenças e meios de Deus nos usar para a cura. (2) É vontade de Deus que estejamos exercendo estes dons hoje quer seja: - orando pelos enfermos Tg 5.14, - curando a mente perturbada com palavras de sabedoria, - ou, até com atos estupendos que não provém de nós, mas do Espírito Santo.

58 (3) É importante que nos lembremos que toda a manifestação do espírito deve ser para edificação. Portanto as realidades espirituais não podem ser perdidas de vista. (4) Que Deus usa médicos também para responder nossas orações I.Tm.5.23 (5) Nem sempre e nem todos serão curados, pois há uma vontade soberana de Deus que vê propósitos especiais até nas enfermidades. II.Cor ; II.Tm.4.20

59 Conclusão: Submissos ao Senhor usemos os dons de curas - orando - socorrendo - aconselhando - animando - exercendo a autoridade do Espírito Santo.

60 - providenciando atendimento médico. Ex Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.

61 5. OPERAÇÃO DE Operação de milagres MARAVILHAS atos poderosos manifestações de poder.

62 . O EXERCÍCIO DESTE DOM CONFIRMAVA O EVANGELHO QUE ESTAVA SENDO PREGADO

63 . Rm porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por obras, 19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo;

64 . At Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus

65 Hb como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade.

66 At Eles, entretanto, se demoraram ali por muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, concedendo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.

67 O EXERCÍCIO DESTE DOM CONFIRMAVA O APOSTOLADO 2 Co Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres.

68 POSSÍVEIS ATOS: Expulsão de demônios At ; É bom que se diga que existem demônios e existem pessoas possuídas por demônios. Devemos, portanto, exercer tal autoridade, mas não devemos jogar damas com o Diabo!

69 POSSÍVEIS ATOS: Manifestações de poder envolvendo juízos divinos At 5. 4,5,9,10 ; (Ananias e safira e a Cegueira de Elimas)

70 Manifestações do Poder de Deus a semelhança de Jesus At 2.43 Ressurreição de Mortos At (Dorcas)

71 Aplicação: Quando estamos debaixo da direção do Senhor vivendo uma vida cheia do Espírito Santo, somos instrumentos do poder de Deus e realizaremos atos de poder.

72 Jo "Na verdade, na verdade, vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu pai".

73 6. PROFECIA Paulo deu grande importância a este dom. Os termos profeta, profecia e profetizar são empregados vinte e duas vezes entre I.Cor.12 e 14.

74 Mas o que é este dom? É a capacidade que Deus,através de seu Espírito Santo, dá a homens para que transmitam a mensagem Divina ao coração do povo.

75 Essência da profecia tanto do velho quanto do novo testamento. a) Seus propósitos: Edificação, exortação e consolação. Cor Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.

76 Para convencer o incrédulo e levá-lo também a adorar a Deus. I.Cor.14.24,25 24 Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; 25 os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.

77 Para o ensino. I.Cor Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados;

78 Algumas vezes prediziam o futuro, mas isto não era a parte central do ministério deles.

79 Atos ; 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

80 Atos Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; 28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio.

81 Aplicação: Portanto a profecia é a mensagem de Deus para o coração de seu povo Nós precisamos de profetas hoje. Pessoas que exerçam o ministério profético para o bem da Igreja e de nossa Nação e do próprio mundo.

82 Os profetas do velho testamento eram preservadores: - da Fé - da moral - da justiça social.

83 Cuidado com os falsos profetas - As filas para revelação do Senhor - Os destaques pessoais - Devemos mostrar a fonte - Cristo

84 Por isso a Bíblia nos recomenda que provemos toda a profecia. Toda a mensagem deve ser refletida a luz das Escrituras, pois elas são a nossa suprema fonte.

85 I.Jo Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. I.Cor E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.

86 Gal Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7 o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9 Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

87 Ilustração: Testemunhas de Jeová Adventistas Mórmons.

88 7. Línguas Falar a Deus ou a pessoas em uma língua que nunca aprendeu (Mc 16.17; At ; 10.46; At 19.6; ICo 12.10;28; 14.1->)

89 Em Atos foram idiomas estrangeiros compreendidos (ainda que alguns entendam que tenha sido um duplo milagre, em quem falava, todos uma mesma língua e em quem ouvia cada um na sua própria língua)

90 Em I Co 13.1 São consideradas línguas estáticas Em I co 14 Às vezes ininteligíveis 14.2,7-11 (até para quem fala )

91 Elas têm como propósito: A edificação do que fala I Co 14.2,4 Dom de pijamas. A edificação da Igreja Louvor a Deus I Co

92 Um dos motivos de grande confusão na Igreja de Corinto pelo falso entendimento de que ele seria um sinal de espiritualidade. Por isso é classificada como um dom inferior por ser de edificação pessoal e aconselhado que se buscassem dons superiores que fossem para a edificação de toda a Igreja I Co

93 As fontes geradoras das línguas O Espírito Santo O próprio homem Língua da carne O diabo I Co 14.29; I Ts ; I Jo 4. 1

94 O uso das línguas no culto público é definido em I Co No máximo 3, por ordem, e com interpretação Sem interpretação fique calado no culto, falando consigo mesmo e com Deus. v. 28

95 O uso das línguas no culto público é definido em I Co O culto não é lugar de confusão. v. 33 Procurem zelosamente profetizar e não proíbam o falar em línguas, mas faça-se tudo com decência e ordem v

96 "Podemos assim afirmar confiadamente que, embora Paulo pareça indicar que a oração em Línguas é um meio possível de orar no Espírito, ele ensina claramente que esse não é o único meio. A oração no espírito é também inteligente, objetiva, que procura saber a vontade de Deus e interceder de acordo com ela. Em conclusão, tenhamos em mente que as Escrituras em nenhum lugar ordenam os crentes que procurem o dom de Línguas. Se o Espírito, soberanamente, concede o dom, aceitemo-lo alegremente e o

97 exerçamos em cuidadosa conformidade com a instrução de Paulo. Se não recebemos este dom, agradeçamos a Deus por aquele ou aqueles que recebemos e prossigamos na tarefa que nos foi entregue. E, enquanto o fazemos, procuremos "diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Ef 4.3). Amemos e respeitemos aqueles cujos dons diferem do nosso.(2)

98 8.INTERPRETAÇÃO -> "Traduzir" a mensagem falada em línguas (ICo 12.10)

99 9.DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS Poder sobrenatural de distinguir entre as operações do Espírito Santo e as operações de espíritos malignos

100 Atos Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. 17 Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. 18 E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. 19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados.

101 Atos Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: ç filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.

102 É útil para que se julguem as profecias I Co E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem

103 É bom que se lembre que a teologia que eles expressam é critério de julgamento também. I JO I Jo 4-1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.

104 Mesmo que ele possua todos os carismas do mundo, mas se ele não refletir uma teologia verdadeiramente firmada na palavra devemos julgar e discernir.

105 Mt Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

106 O dom de discernir espíritos também manifesta a sua eficácia no discernimento através do seu testemunho de vida. Carisma por si só não é nada. Carisma e vida santa são indicativos da manifestação do Espírito Santo.

107 Mt Pelos seus frutos os conhecereis. Colhemse, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

108 O dom também serve para discernir o erro da verdade. Atos Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

109 Atos Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, 19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. 20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus.

110 21 Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22 Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; 23 pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade.

111 Gl Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resistilhe na cara, porque era repreensível. 12 Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?

112 Mas de onde vem o poder para confrontarmos os poderes das trevas? VEM DE JESUS O NOSSO REDENTOR AMADO

113 Col ,20; 13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; 14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

114 Col e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; 14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

115 Verdadeiramente Jesus é o criador com Deus, o revelador de Deus aos homens, é também o Senhor da sua Igreja. As vezes nós não compreendemos a profundidade do significado de Jesus ser o nosso redentor.

116 1. Redenção ->

117 Redenção do poder do pecado 2.13 e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;

118 a.nós estávamos mortos em nossos pecados b. Derrotados c. Impotentes d. Condenados e. Não tínhamos mais poder do que um morto f. Mas através do sangue de Jesus vertido na cruz fomos ressuscitados e libertos do poder do pecados. g. Não somos mais escravos do pecado h. Ele nos deu nova vida.

119 "pelo que, se alguém está em cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. i. a obra de Jesus é de poder, pois ela da nova vida a homens mortos. j. é obra da graça, pois é o amor de Deus que nos revifica.

120 . Anulou a maldição da lei 2.14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravandoo na cruz;

121 a. A lista de pecados que nós mesmos admitimos b. nota promissória, escrita a mão onde o devedor reconhecia a sua dívida c. Foi apagada -> pergaminho reaproveitado, usava-se uma esponja para apagar a tinta. d. Tomou a acusação e cravou na cruz. e. Na cruz, em Jesus foi crucificada a nossa culpa. f. Ele tomou o seu e o meu lugar.

122 Gl 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito maldito todo aquele que for pendurado no madeiro IICo 5.21 "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus"

123 4. Nos redimiu do poder das trevas e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.

124 a. Ele nos arrancou do poder das trevas, não foi barato mas custou o seu sangue na cruz do calvário. b. Despojou Arrancou as suas armas, quebrou para sempre o seu poder e autoridade sobre nós. c. Expôs os principados e potestades que nos dominavam a vergonha pública, quando nós testificamos da nossa maravilhosa redenção em Cristo Jesus.

125 d. Assim todos podem contemplar a sua derrota em nossas vidas e. A figura do cortejo da vitória de um general Romano. g. Ele nos coloca agora no seu reino, como seus súditos 1.13

126 Ele nos reconciliou com Deus e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. 21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis,

127 a. Paz com Deus b. Nós que antes éramos seus inimigos pela nossa atitude mental, bem como nossas obras agora por causa da redenção do sangue de Cristo somos transformados c. Toda a criação foi redimida em Cristo Jesus. d. Um dia ele nos apresentará face a face a seu pai.

128 Pelo seu sangue nos deu o poder para vencer a Satanás Apocalipse 12:11 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

129 1. O Sangue de Jesus derrotou o diabo nas regiões celestiais 2. E também nos dá vitória contra Satanás e sobre todo o poder do mal 3. Ele é o sangue da vitória 4. Tome posse da vitória pelo sangue de Cristo 5. Dê graça s pelo sangue de Jesus

130 Conclusão: toda a obra da redenção em Cristo precisa ser aceita. Você a quer?

131 DONS DE SERVIÇO 10. SOCORROS I Co E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

132 Definição antilhyis Atos de auxílio, assistências, socorros, beneficência.

133 Atos de amor a favor da comunidade

134 Aqueles que possuem tal dom geralmente investem sua vida na perspectiva de serviço aos cristãos em dificuldades. São pessoas que têm um sentido especial para detectar problemas sérios.

135 11. MISERICÓRDIA Rm ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

136 Definição Mostrar misericórdia, piedade, compaixão, simpatia. Quem tem este dom sente alegria em ter empatia. Se compadece da dor do próximo, é misericordioso para com os irmãos.

137 12. MINISTÉRIO Rm se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

138 Diaconia - Servir as mesas, Dar provisão para o sustento do corpo (Lc 10.40). Todo o tipo de serviço de amor. Um serviço prestado a outras pessoas - Onde e como for necessário para glória de Deus. (Rm 12.7)

139 A exortação de Paulo foi: se o seu dom é de serviço, então sirva.

140 13. EXORTAÇÃO Rm ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

141 Definição encorajamento, conforto ou consolação, pedido, apelo. Originalmente significava: chamar ao lado (andar junto)

142 É o dom dado por Deus tanto no aconselhamento quanto no treinamento de pessoas para o ministério cristão. Ex: Barnabé At

143 14. CONTRIBUIÇÃO Rm ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

144 Definição Dar, repartir, compartilhar acompanhado da liberalidade: e vem Dar algo com a mão e com o coração, motivado pelo amor ou pela compaixão e não pelo desejo de controlar a pessoa a quem esta dando.

145 É Diferente Do Dízimo Há uma diferença entre seus dízimos e suas ofertas(malaquias 3:8). As Escrituras afirmam que os dízimos são propriedade do Senhor, os primeiros 10% do seu salário ou qualquer outro extra que você receba. Ofertas são doações que vão além do seu dízimo. Cada vez que uma oferta é dada, ela deve ser considerada como algo separado do dízimo.

146 Espírito de liberalidade sacrificial. A sua maior alegria é contribuir mais e mais para a obra do Senhor. At ; 32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

147 34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. 36 então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, 37 possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.

148 IICo Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia; 2 como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3 Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente,

149 4 pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 5 e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus;

150 Estas são pessoas que contradizem o senso comum e colocam tudo o que tem e possuem para o crescimento do reino de Deus. Por isso Deus os tem abençoado mais e mais para que possam exercer com liberalidade o seu dom.

151 Seis passos para uma oferta apropriada: a. DESENVOLVA UMA MENTE ABERTA À VONTADE DE DEUS É impossível para Deus poder guiá-lo, a menos que você esteja aberto as Suas sugestões. Em Êxodo 35, somente o coração desejoso em contribuir podia participar das ofertas. Eles foram tão generosos que houve mais do que o necessário e foi-lhes pedido que não dessem mais.

152 Ex E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas. 22 Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor.

153 Ex Pelo que Moisés deu ordem, a qual fizeram proclamar por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais. 7 Porque o material que tinham era bastante para toda a obra, e ainda sobejava.

154 b. PENSE NO QUE É BOM Quando for a hora de dar, não pense sobre o que você não tem, mas sobre o que você já tem. Quando sua mente está centrada em suas necessidades, há uma tendência em seu coração de diminuir o valor da oferta que você deseja dar para o Senhor. Coloque sua mente nas coisas boas que Deus tem dado para você. Assim fazendo, você será inclinado a dar a quantia que Deus quer. (Ex: Um contribuinte pensando sobre os novos pneus que precisa para seu carro, ao invés de se lembrar do carro que Deus lhe deu).

155 b. DÊ COM ALEGRIA O espírito com que um presente é dado, sempre afeta quem o está recebendo. Deus não tem prazer numa oferta dada com a atitude errada. Deus ama a quem dá com alegria (2 Co 9:7) Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

156 d. RECUSE-SE A DAR SOB PRESSÃO É melhor não dar coisa alguma do que dar alguma coisa porque alguém está lhe pressionando a fazê-lo. Doação sob pressão se dá quando uma pressão psicológica é usada para levar alguém a dar mais ou de forma diferente da qual Deus lhe está mostrando. Não se sinta culpado por não dar sob pressão de homens(co 9:7). Se estiver se sentindo pressionado por outros, aguarde alguns dias até que Deus confirme a quantia que ele deseja que você dê.

157 e. DEIXE QUE DEUS ESTABELEÇA A QUANTIA Quando você estiver decidindo quanto dar, várias quantias aparecerão em sua mente. Deixe a paz de Deus no seu coração tomar a decisão por você. Deixe Deus convencê-lo de um valor específico.

158 f. ESPERE PELAS RECOMPENSAS DE DEUS Dai e dar-se-vos-á (Luc. 6:38) fé, paz, consciência de que você faz parceria com Deus e Sua vontade, e ainda, benefícios materiais.

159 Luc. 6:38 - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós. II Co 9. 6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 7 Cada um dê conforme determinou emseu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

160 8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; 9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 11 enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.

161 DONS DE LIDERANÇA 15. GOVERNO Rm ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

162 Definição Presidir, estar em primeiro lugar. Capacidade de liderança. Fazendo planos e levando outros a trabalhar para executá-los Não é para atropelar as pessoas nem abandonar os alvos do reino

163 Recomendações Que sejam reconhecidos como líderes espirituais do rebanho e não somente administrativos e que o seu zelo e amor pelo Senhor seja a maior motivação do andar em unidade.

164 I Ts Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós.

165 Que a sua liderança conduza as pessoas a fazerem o bem uns para com os outros (exercício do amor fraternal) e útil para o reino

166 Tito 3 8 Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. 9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado. 14 Que os nossos também aprendam a aplicar-se às boas obras, para suprir as coisas necessárias, a fim de que não sejam infrutuosos.

167 Que antes de mais nada sejam pessoas que exerçam com sabedoria a sua liderança no lar, produzindo famílias bem ajustadas. Se não sabem conduzir a sua própria família como saberão conduzir a família de Deus. Bons líderes são bons chefes de família.

168 I Tm 3 4 que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

169 16.ADMINISTRAÇÃO I Co E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

170 Definição Habilidade de pilotar um navio, o verbo era usado no sentido de administrar uma casa. Compreender os objetivos de uma tarefa e executar os planos para alcançá-los. É aquele que tem a capacidade de gerenciamento. É capaz de montar estratégias de ação e conduzir pessoas. ICo 12.28

171 DONS DE MINISTÉRIO 17. Apóstolo-> Definição Paulo ensina que Deus designou alguns para apóstolos (Efésios 4:11). O termo grego original para esta palavra significa alguém enviado com uma missão ou mensageiro

172 1.Em certo sentido, os apóstolos não existem mais, pois esse título foi primariamente dado a quem andou com Jesus (à exceção de Paulo), o viu após sua ressurreição e foi diretamente comissionado por Ele para pregar o evangelho e estabelecer a Igreja. Com isso, os apóstolos foram os doze (sendo que Judas Iscariotes foi substituído por Matias) acrescidos do apóstolo Paulo. Quando encarado desta ótica, o ministério apostólico está extinto, pois ninguém jamais poderá falar com a mesma autoridade dos apóstolos escolhidos e comissionados por Jesus. STAMPS, Donald C., op. cit., p

173 2.Por outro lado, a Bíblia chama de apóstolos alguns dos primeiros missionários e plantadores de igrejas (v. Atos 14:4, 14). 3.Quem possui este dom também é um mensageiro, um enviado com uma missão. Os apóstolos de hoje em dia são aqueles que pregam o evangelho fora de um contexto de igreja local, indo a locais pioneiros e ainda não alcançados e culturalmente afastados da sua própria realidade. Nesses locais os apóstolos ou missionários implantam, fortalecem e estabelecem congregações.

174 4.Normalmente o apóstolo é alguém com diversos dons espirituais, devido à natureza de seu trabalho, que envolve coisas como evangelizar, ensinar, exortar, pastorear, dentre outras mais. Conclusão Se tomarmos a palavra em seu sentido restrito, teremos somente os doze (Lc 6.13) e Paulo (Gl 1.1; Rm 1.1). Todavia, em um sentido mais amplo, podemos incluir outros como Barnabé, Apolo, Silvano e Timóteo (AT 14.14; ICo ; ITess 1.1,2.6), e todos aqueles que são enviados por Deus para uma tarefa específica. Este é o dom do missionário. (ICo 12.28; Ef ) daquele que é capacitado por Deus para plantar uma igreja transpondo as barreiras culturais.

175 18. Evangelista Definição Aquele que tem uma capacidade incomum de conduzir pessoas a Cristo Literalmente, o termo grego traduzido para evangelista significa aquele que anuncia boas notícias.

176 1.No grego Clássico é uma palavra rara e significa aquele que proclama os oráculos 2.Ela ocorre somente 3 vezes no Nt, At 21.8 ( cf 8.4ss, 12,35,40);Ef 4.11;2Tm 4.5

177 3.O cristão que possui este dom possui uma habilidade especial, dada por Deus, em comunicar o evangelho aos não-cristãos, levando-os à conversão. O conteúdo de sua mensagem gira em torno de tudo que diz respeito à conversão, salvação, novo nascimento, etc. Convém ressaltar que o dom de evangelista não se caracteriza pela maneira de falar expressiva ou pela facilidade de comunicação do evangelho, mas sim pelo efeito que as palavras e ações do evangelista produzem nas pessoas não-cristãs. Sobre o assunto, bem disse Cáio Fábio:

178 4. Acima de toda consideração sobre o fenômeno da comunicação em relação ao dom de evangelista, o fato preponderante se relaciona à realidade da unção de Deus para aquela tarefa. Muitos se comunicam bem, mas unção é algo que vai além da comunicação. Unção é capacidade de deixar impressões espirituais no coração dos assistentes ou ouvintes, as quais transcendem todo o poder de comunicação. Unção é comunicação feita sob o poder do Espírito Santo. D ARAÚJO FILHO, Caio Fábio, op. cit., p. 115.

179 6.Como todos os outros dons do Espírito, o dom de evangelista não é uma habilidade natural, mas uma capacitação especial e sobrenatural do poder de Deus 7.Eram considerados como líderes do rebanho juntamente com os Apóstolos, profetas, pastores e mestres 8.No novo testamento eles são os que proclamam com alegria as boas novas do Evangelho de Deus.

180 8.Eles são os arautos a comunicarem a bênção da salvação, com prazer e alegria. São os que celebram as grandezas de Deus entre as pessoas. 9.Todos nós somos convocados a sermos testemunhas de Jesus, mas estes, por causa da sua paixão, apaixonam a todos que encontram com a alegre notícia de que Deus no seu amor esta fazendo algo grandioso por nós. 10.Eles eram os líderes de congregações e em alguns lugares aqueles que substituíram os apóstolos da plantação do evangelho em uma nova cultura.

181 11.Alguns exemplos bíblicos André Felipe A mulher samaritana 12.Alguns exemplos da Igreja Waldomiro Isabel Lígia Wilson

182 13.Como precisamos de evangelistas nos dias de hoje Mc 3.8b Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia.

183 19. Pastor Definição Efésios 4:11, a Bíblia fala que Deus designou alguns para pastores. Muitas vezes a Bíblia faz uma analogia entre seres humanos e ovelhas e também entre Deus ou Jesus e o pastor de ovelhas, ou mesmo entre líderes e pastores. Independente de ser um ministro religioso ordenado ou não, o cristão que tem o dom de pastor, como ensina Cáio Fábio, é capaz de assumir responsabilidade pessoal pelo bem-estar de um grupo de cristãos. Assim como um pastor de ovelhas, quem tem o dom de pastor deve alimentar, guiar, restaurar, proteger, curar e mesmo estar disposto a dar de si mesmo pelo seu rebanho, isso tudo no sentido espiritual. Ibid. p

184 Essas coisas são espontâneas e naturais em quem foi escolhido por Deus para ser pastor, sendo que o cumprimento das mencionadas tarefas é a conseqüência natural do seu senso de cuidado e proteção, amor, discernimento e zelo para com suas ovelhas. Para que alguém possa ser um genuíno pastor, é preciso muito mais que um título eclesiástico, é preciso ter recebido este dom de Deus. Conduzir em amor o seu povo. Pastor, então, é o que possui o dom de assumir responsabilidade pessoal pelo bem-estar espiritual de um grupo de cristãos. Ex Zc 11.16,17. (Ef 4.11) Ibid. p. 117.

185 20. Ensino ( At 13.1;I Co 12.28; Ef 4.11; Tg 3. 1) Definição Transmitir informações ao corpo de cristo com eficiência (Rm 12.7).

186 1.O mestre é alguém que indica o caminho de Deus revelado a partir da palavra Os que detinham este dom e ministério na Igreja primitiva tinham a missão explicar aos outros a fé cristã e fazer uma exposição cristã do VT. 2.Eles são líderes espirituais da Igreja e são sempre citados junto dos apóstolos, profetas, evangelistas 3.Eles edificam a Igreja não pela manifestação extraordinárias, mas pela clareza do entendimento da palavra que é viva por si só e poderosa para separa a alma do espírito.

187 4.Muitos entendem que o pastoreio e o ensino são dons complementares e que não deveriam ser separados, porque se os pastores são os que se responsabilizam pela vida dos irmãos, e em sentido mais amplo ensinar faz parte desta responsabilidade.recomendações 1.A seriedade e o perigo deste ministério determina o rigor do critério Divino em julgar os ensinos Tg O verdadeiro mestre o que vive o que ensina.

188 Há ainda outros dons que não consideramos aqui como : Celibato (ICo 7.7), Hospitalidade (IPe ; ITm 3.2; Tg 1.8), Martírio (ICo 13.3), Pobreza voluntária (ICo 13.3). Mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI Não há nada mais poderoso que uma decisão, pois esta te colocará em um mundo novo. (Lucas Márquez) VINTE CONFISSÕES NEGATIVAS QUE VOCÊ DEVE CANCELAR EM SUA VIDA 1)

Leia mais

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro?

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro? ...as religiões? Sim, eu creio que sim, pois não importa a qual religião pertença. O importante é apoiar a que tem e saber levá-la. Todas conduzem a Deus. Eu tenho minha religião e você tem a sua, e assim

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus 1ª Carta de João A Palavra da Vida 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida 2 vida esta que

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07

CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO. APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 CONHECENDO O ESPÍRITO SANTO APOSTILA DA CLASSE DE NOVOS MEMBROS Volume 06 de 07 A trindade sempre existiu, mas se apresenta com maior clareza com vinda de Cristo e a redação do Novo Testamento. Por exemplo,

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja.

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja. Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009 Paulo nos dá quatro listas de dons espirituais: Romanos, 12: 6-8 I Coríntios, 12: 8-10 I Coríntios, 12: 28-30 Efesios, 4: 11-12 Profecia Sabedoria Apostolado Apostolado

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação)

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação) O batismo do Espírito Santo (continuação) #62 Estamos falando sobre alguns dons do Espírito Santo; falamos de suas obras, dos seus atributos, como opera o novo nascimento e, por último, estamos falando

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 5

Ajuntai tesouros no céu - 5 "Ajuntai tesouros no céu" - 5 Mt 6:19-21 Temos procurado entender melhor através das escrituras, o que Jesus desejou ensinar aos seus discípulos nesta sequência de palavras, e pra isso, estudamos algumas

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

Muitos descrentes ao observarem a obra da cruz em sua visão natural pensam que tal gesto praticado por Jesus parece ser de derrota e não de vitória.

Muitos descrentes ao observarem a obra da cruz em sua visão natural pensam que tal gesto praticado por Jesus parece ser de derrota e não de vitória. 1 A OBRA DA CRUZ Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. Gálatas 6.14 OBJETIVO. Este sermão tem

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?"

Oquefazerquandoocoraçãosedesespera? O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" mas"aqueles"que" esperam"no"senhor" renovam"as"suas"forças." Voam"alto"como"águias;"

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1 Bíblia Sagrada Novo Testamento Primeira Epístola de São João virtualbooks.com.br 1 Capítulo 1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas Pr. Thiago Jachetto de Campos Religião INTRODUÇÃO Religare (latim) Nossa espiritualidade é a resposta à graça de Deus e não

Leia mais

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros

Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros Lição 3 O Plano de Deus Para os Obreiros O António estudou as razões por que os crentes da Igreja primitiva se reuniam. Observou que muitos tipos de necessidades reuniam os crentes a necessidade de ensino,

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20).

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20). Lição 8-22 de agosto de 2015 O plano de Jesus era preparar primeiro o povo judeu como base para as missões para outras culturas. Não obstante, não disperdiçou as oportunidades que se apresentaram para

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

Lição Dois. Mordomia Cristã. Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a

Lição Dois. Mordomia Cristã. Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a Livrinho 2 Pàgina 12 Lição Dois Mordomia Cristã Conceito Básico: O alicerce da mordomia cristã é o conceito de que tudo que existe pertence a Deus. Ele é o Criador e Sustentador de tudo. Isto incluí a

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO

A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO A RESTAURAÇÃO DO SACERDÓCIO 1 "Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança,

Leia mais

Relacionamento com Deus

Relacionamento com Deus Relacionamento com Deus Apocalipse 3:14-19 Lucas 11 Mateus 6 Pra Ivonne Muniz Junho 2014 Apocalipse 3:14-19 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus CAPÍTULO 2 O Propósito Eterno de Deus Já falamos em novo nascimento e uma vida com Cristo. Mas, a menos que vejamos o objetivo que Deus tem em vista, nunca entenderemos claramente o porque de tudo isso.

Leia mais

Dia 24 - DOAR. Você consegue ver mudanças internas?

Dia 24 - DOAR. Você consegue ver mudanças internas? Jesus deu a resposta aos fariseus naquele dia. Portanto, deem aos pobres o que está dentro dos seus copos e dos seus pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês. (Lc 11.41). Com aquela Palavra, Ele tocou

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013 TEMA : A LUTA PELA FÉ PASSAGEM BASE: FILIPENSES 1:27-30

PREGAÇÃO DO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013 TEMA : A LUTA PELA FÉ PASSAGEM BASE: FILIPENSES 1:27-30 PREGAÇÃO DO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2013 TEMA : A LUTA PELA FÉ PASSAGEM BASE: FILIPENSES 1:2730 FILIPENSES 1:2730 Somente deveis portarvos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

chei os do Espírito Santo. Assim,

chei os do Espírito Santo. Assim, A Promessa do Pai Texto Base: At 1.4 = E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.... a promessa do

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

LIBERTANDO OS CATIVOS

LIBERTANDO OS CATIVOS LIBERTANDO OS CATIVOS Lucas 14 : 1 24 Parábola sobre uma grande ceia Jesus veio convidar àqueles que têm fome e sede para se ajuntarem a Ele. O Senhor não obriga que as pessoas O sirvam, mas os convida

Leia mais

Você é um Cristão Embaixador ou Turista do Reino de Deus?

Você é um Cristão Embaixador ou Turista do Reino de Deus? Você é um Cristão Embaixador ou Turista do Reino de Deus? 2 Coríntios 5:18-20 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber,

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós.

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Lausperene Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

Perfil da Igreja que possui maturidade

Perfil da Igreja que possui maturidade Perfil da Igreja que possui maturidade TEXTO BÍBLICO BÁSICO Atos 2.7-45 7 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

Leia mais

sinal de tristeza. Sinal de morte!

sinal de tristeza. Sinal de morte! CULTO FAMÍLIA: Reflexão sobre a morte e o luto Acreditamos que todos nós já sofremos a perda de alguém, seja familiar, amigo, vizinho ou apenas conhecido. Nos sentimos impotentes, indefesos, medrosos diante

Leia mais

A n é s i o R o d r i g u e s

A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s 1 Pedro 2:9-17 Os Judaizantes de Hoje Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células

Aplicação. Atividade: Fazer um cartão (do coração) com o texto Bíblico Chave. Pastora Gabriela Pache de Fiúza Ministério Boa Semente Igreja em Células Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 5: O Bom Samaritano Principio da lição: Deus deseja que demonstremos amor prático a todas as pessoas. Base bíblica:

Leia mais

Deus não é perfeito. Natureza, casamento, maturidade. Perfeição é maturidade. COLOSSENSSES 2:4-23. fica

Deus não é perfeito. Natureza, casamento, maturidade. Perfeição é maturidade. COLOSSENSSES 2:4-23. fica COLOSSENSSES 2:4-23 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. (Mateus 5:48) Uma questão o filosófica fica Deus não é perfeito. Natureza, casamento, maturidade. Perfeição é maturidade.

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Grandes coisas fez o Senhor!

Grandes coisas fez o Senhor! Grandes coisas fez o Senhor! Sl 126:3 "Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres." Este Salmo é um cântico cheio de alegria que se refere ao retorno do povo judeu do cativeiro babilônico,

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 INTRODUÇÃO O Evangelho de João registra 7 afirmações notáveis de Jesus Cristo. Todas começam com Eu sou. Jesus disse: Eu sou o pão vivo

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais