Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Limpeza de Obra. TCCC3 TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 3 Profª. Priscila B. Alves

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Limpeza de Obra. TCCC3 TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 3 Profª. Priscila B. Alves"

Transcrição

1 Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Limpeza de Obra TCCC3 TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 3 Profª. Priscila B. Alves

2 Etapas da Obra Projeto Cobertura Pintura Fundação Esquadrias Limpeza Alvenaria Revestimentos Entrega da Obra

3 Limpeza Final

4 Limpeza de obra é uma tarefa árdua e trabalhosa, exige esforço, tempo e paciência. Dependendo da etapa que a obra se encontra, essa parte se torna ainda mais exaustiva.

5

6 Gestão dos RCD Lei de Crimes Ambientais: Estabelece que a disposição de resíduos sólidos em desacordo com a legislação é crime ambiental. Resolução do CONAMA 307 (Conselho Nacional do Meio Ambiente): Disciplina o gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, atribuindo responsabilidades aos grandes geradores e ao poder público municipal. Leis Municipais: Tornam aplicáveis localmente as diretrizes da resolução CONAMA 307. Resolução CONAMA 307 (05/07/2002) Gestão dos Resíduos da Construção Civil: Responsabilidades: Caracterização; Seleção / triagem; Condicionamento; Transporte; Destinação. Jan/2005: Projeto de Gerenciamento de Resíduos deve ser aprovado com os demais projetos.

7 Resolução CONAMA 307 Padrão de Cores (Resolução CONAMA 207/2001): Azul: papel/papelão; Vermelho: plástico; Verde: vidro; Amarelo : metal; Preto: madeira; Laranja: resíduos perigosos; Branco : resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; Roxo: resíduos radioativos; Marrom: resíduos orgânicos; Cinza: resíduos geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

8 Classificação e Destinação dos Resíduos Classificação e destinação dos resíduos (NBR e Resolução CONAMA 307 e 348): Classe A: concreto, alvenaria, argamassa, solos reutilizados ou reciclados na forma de agregados ou dispostos em Aterros de Resíduos de Construção Civil. Classe B: plásticos, papéis, metais, madeira reutilizados, reciclados ou encaminhados a armazenamento temporário. Classe C: resíduos sem tecnologias de recuperação: gesso destinados conforme norma técnica específica. Classe D: perigosos: tintas, solventes, resíduos de instalações radiológicas, industriais, amianto destinados conforme norma técnica específica.

9 Gestão dos RCD Muitas cidades já tem implantado, ou em fase de implantação, um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil, que tornam possível o correto tratamento ao RCD, por providenciarem locais adequados para a destinação dos seus diferentes materiais componentes. O município de São Paulo conta com 34 Eco Pontos locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho ( até 1m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Para receber volumes maiores, existem até o momento cinco ATTs (Áreas de Transbordo e Triagem) licenciadas. O transporte até os locais de deposição e/ou reciclagem credenciadas, para tanto deve ser exigido da empresa transportadora o certificado de transporte de resíduos CTR (instituído pelo Decreto n , de 6 de junho de 2005).

10 Ao Fim da Obra, A Limpeza Uma vez que a casa esteja pronta, a obra terminada, é hora da limpeza. Certamente que, muita coisa já foi retirada, todo o entulho restante, e muitas manchas eventuais já foram removidas, mas ainda existe sujeira e poeira que precisa ser limpa. Para tal, basicamente falando, existem quatros soluções, sendo a limpeza feita pelo próprio pessoal que trabalhou na obra, pelos pintores, por uma empresa especializada em limpeza, ou pelo proprietário ou proprietária que resolva fazer por si mesma.

11 Vejamos as vantagens e desvantagens de cada escolha: Empresa de Limpeza: É uma excelente opção, embora o custo possa ser mais alto. Uma empresa de limpeza esta habituada a limpar obras acabadas, conhecendo todos os truques e pontos vulneráveis, e possui um funcionário para fazer um checklist ou conferir tudo ao final. Além do serviço de limpeza, geralmente oferecem serviço de dedetização da casa. Limpeza feita pelo pessoal da obra: Não é nada aconselhável, pois não especialistas no assunto, e ao invés de providenciarem uma limpeza podem até causar problemas ou danificar algo.

12 Limpeza feita pelos pintores: É uma opção que pode ser viável, porque serão eles os últimos a saírem da obra, e portanto vão cuidar para que não tenham muito trabalho depois, nem tinta pingada em vidros ou eventualmente alguns pingos espalhados pelo chão. Para retirar tinta de vidros e do chão eles são especialistas. Mas se não for esta a opção, tenha em mente que, um bom pintor ou firma de pintura, deve entregar a obra "limpa" no que tange aos serviços de pintura. E portanto, é obrigação dos mesmos retirarem resquícios de sobras de trabalho.

13 Dicas gerais para limpeza da obra Esta limpeza de fim de obra, é diferente de faxinas ou limpezas rotineiras de uma casa. Por isto, exige o conhecimento de algumas dicas e truques:

14 Ordem de Limpeza Deve-se ter uma ordem na hora de fazer a limpeza. Primeiro, limpe toda a sujeira grossa a seco, depois deve-se lavar bem os pisos, e depois varrer novamente. Então parte-se para a limpeza por partes.

15 A limpeza não se restringe somente ao que foi executado, mas também à área externa da edificação, como, por exemplo: Remoção da terra em excesso; Remoção de entulhos; Regularização final do terreno; Limpeza, descontaminação e tamponamento de fossas utilizadas por funcionários durante a obra ( para a descontaminação pode-se utilizar cal); Não se deve enterrar entulhos no terreno da obra; Efetuar limpeza dos terrenos vizinhos caso tenham sido utilizados para canteiro de obra; Remover pregos, pedaços de madeira e de ferro. As eventuais sobras como cerâmicas, tubos, conexões, fios e outros mateiras devem ser devidamente acondicionadas por categoria e guardadas na laje ou outro lugar, conforme a orientação do proprietário.

16 Limpeza de Vidros Os vidros que tenham algum pingo de cimento ou manchas de tinta podem ser limpos mais facilmente com espátulas de aço com lâmina afiada que são vendidas em lojas de tintas. Entretanto, deve-se manusear com certo cuidado para não riscar o vidro. Em caso de vidros com relevo, deve-se usar tiner (solvente) e escova de aço para penetrar nas ranhuras e relevos. Para retirar etiquetas de vidros temperados (popularmente conhecidos como blindex), pode ser usado tiner mais forte, do tipo automotivo se necessário.

17 Se não for difícil, não tem graça... Você está fazendo isto errado

18 Você está fazendo isto errado

19 Limpeza de Azulejos Excesso de massa que restou entre os azulejos pode ser retirada com uso de uma lâmina, e depois passa-se palha-de-aço (bombril) com detergente. Em seguida as paredes devem ser lavadas com água e sabão, ou pasta removedora (desconcentrada) aplicada com estopa umedecida. Este mesmo processo, pode ser usado para retirar respingos borrifados ou pingos maiores de tinta, assim como tinta do teto que tenha pegado nos azulejos.

20 Limpeza de Pisos Quanto à limpeza do piso, esta é feita com uso de uma solução de ácido muriático (ácido clorídrico) e água. Em pisos de cimento, deve-se adicionar uma parte de ácido para cada dez partes de água. Para piso de pedra natural, a proporção é de 1 para 5, para ladrilhos de cerâmica é de 1 para 6. Deve-se colocar o ácido antes, e depois adicionar a água. Observação: isto apenas quando a limpeza com água e sabão não deixar completamente limpo o piso. Deve-se usar luvas de borracha, protegendo bem os joelhos com joelheiras. Depois da limpeza feita, o piso deve ser muito bem lavado com detergente para que o ácido seja completamente removido.

21 Limpeza de Pisos de Ladrilhos Vinilícos Semiflexíveis Devem ser limpos exclusivamente com pano molhado, empregando sabão neutro, se necessário. Nunca usar ácidos, detergentes e removedores de qualquer espécie. A aplicação de cera só se dará com a utilização de produtos específicos para tal fim, de acordo com as recomendações do fabricante.

22 Limpeza de Mármore, Granito e Granilite As manchas e respingos de tinta deverão ser retirados com palha de aço muito fina. Em seguida, com o uso de removedor adequado ( benzina, gasolina sem aditivos e outros) retirar a cera de proteção. As superfícies precisam, após, ser lavadas com água e sabão, secas e enceradas com duas demãos de cera branca comum e, posteriormente, lustradas até atingido o brilho total. Nunca aplicar agentes químicos, como ácido muriático e soda cáustica, mesmo muito diluídos em água.

23 Limpeza de Obra Limpeza de Cimentado liso ou áspero Devem ser escovadas com água e sabão, e lavadas com jatos de água. Nunca utilizar ácido, mesmo muito diluído em água.

24 Limpeza de Obra Limpeza de laminado decorativo de alta pressão: É preciso remover as marcas de cola, utilizando o solvente indicado pelo fabricante dela. Limpar a superfície utilizando pano úmido e, se necessário, detergente doméstico. Nunca utilizar produtos abrasivos, como palha de aço, saponáceo e pedras-pomes, nem objetos pontiagudos.

25 Limpeza de Obra Limpeza de piso melamínico de alta pressão: link: O aplicador deve entregar o piso limpo e em perfeito estado. Os resíduos de adesivo têm de ser movidos com pano limpo embebido com pouca quantidade de diluente do adesivo. Visto que o diluente (como qualquer solvente) agride a linha de cola, zelar para que esse produto não se infiltre nas juntas deixadas entre as chapas, placas ou réguas. Em seguida, aplicar um produto de limpeza à base de amoníaco e, por último, removê-lo com flanela. O PMAP dispensa o uso de ceras ou vernizes. A conservação diária será feita com pano úmido e, se necessário, detergente doméstico ou produtos de limpeza à base de amoníaco. Nunca utilizar produtos abrasivos, como palha de aço, saponáceo e pedras-pomes, nem objetos pontiagudos.

26 Limpeza de Portas, Janelas e Assoalhos Para retirar manchas de janelas e portas envernizadas ou enceradas, assim como assoalhos, pode-se usar removedor comum, vendido em supermercados.

27 Limpeza de Esquadrias de Alumínio As esquadrias ou caixilhos de alumínio podem vir com vaselina em suas superfícies, com intuito de evitar "queimaduras" ou manchas que o cimento pode provocar. Para retirar a proteção de vaselina, utilize uma removedor e passe com uma estopa. Limpeza de Esquadrias de Ferro As portas e janelas de ferro, a sujeira com maior grau de dificuldade de limpeza podem ser retiradas com lâmina de aço e palha de aço. Mas tenha cuidado para não danificar a pintura se for o caso.

28 Limpeza de Obra Limpeza de Esquadrias de Alumínio Anodizado: A limpeza precisa ser feita com álcool diluído ou sabão neutro em água morna, evitando o uso de sabão em pó. Para limpeza mais profunda, utilizar gasolina sem aditivos ou querosene puro, antecedida da remoção de pó com pincel macio ou pano, especialmente nos cantos. Para a limpeza extraordinária, recorrer a produtos existentes no mercado com várias fórmulas. - Anodização é um tratamento químico, de aspecto transparente, que protege e dá acabamento à superfície do alumínio, como se fosse um verniz. Pode ser natural brilhante, natural fosca, bronze ou preta.

29 Limpeza de Obra Limpeza de Esquadrias Metálicas com Pintura Eletrostática com Poliéster em Pó: A limpeza deverá ser feita com água e sabão neutro. Não utilizar detergente, água sanitária, álcool, thinner, removedor, solvente ou similares. Nunca usar palha de aço ou similar, pois risca e danifica a pintura.

30 Limpeza de Paredes com Pintura Paredes com alguma sujeira, que tenha tinta látex à base de água, podem ser limpas ou lavadas com detergente neutro ou sabão de coco, com auxílio de uma esponja de plástico.

31 Limpeza de Carpete Manchas de tinta ou esmalte que possam ter caído em carpete já colocado durante a pintura, podem ser retiradas com acetona ou aguarrás. Para retirada de lama ou barro, deve-se usar água morna com sabonete. Manchas de cola devem ser removidas com uso de uma solução composta de uma colher de sopa de sabão em pó e outra de vinagre, ambas diluídas em um litro de água mornas. Em seguida, use um tiramanchas suave. Para a limpeza do carpete, abrangendo os casos citados acima, deve-se usar um pano ou esponja (tipo de espuma), e depois, por ultimo, enxugar bem a superfície do mesmo com um pano limpo e seco.

32 Limpeza de Obra De aparelhos sanitários: Deve ser feita a lavagem dos aparelhos sanitários, assim como das peças de louça de acabamento, com água e sabão, e palha de aço muito fina, não sendo permitido o uso de água com soluções ácidas. O polimento posterior da louça poderá ser feito com pasta removedora não ácida.

33 Limpeza de Obra Limpeza de Pedra Decorativa: Deve-se limpar inicialmente com uma espátula seguida de escova de aço com água. Após, deve-se lavar com solução de ácida muriático com água, na proporção 1:4, aplicada com broxa. Finalmente, lavar novamente com água em abundância.

MANUAL DE conservação e limpeza

MANUAL DE conservação e limpeza MANUAL DE conservação e limpeza 1 MAnual de conservação e limpeza Uma boa conservação e uma limpeza correta pode aumentar a durabilidade e também a estética do seu móvel. Este manual visa dar dicas e sugestões

Leia mais

DICAS E PROCEDIMENTOS DE COMO CUIDAR DAS PEDRAS DE MÁRMORES E GRANITOS

DICAS E PROCEDIMENTOS DE COMO CUIDAR DAS PEDRAS DE MÁRMORES E GRANITOS DICAS E PROCEDIMENTOS DE COMO CUIDAR DAS PEDRAS DE MÁRMORES E GRANITOS SUMÁRIO Recomendações Gerais... 01 Manutenção e Limpeza do Mármores... 03 Conservação das Pedras de Mármores e Granitos... 05 Como

Leia mais

manual produtos conservação e limpeza

manual produtos conservação e limpeza manual produtos conservação e limpeza indústria + arte índice 3 limpeza e conservação geral 4 ferragens puxadores dobradiças 5 oslo e cube alumínio 6 MDF 7 cezanne pintura gofratto italiano 8 madeira lâmina

Leia mais

PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA

PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA PISO LAMINADO EUCAFLOOR MANUAL DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA O PISO LAMINADO EUCAFLOOR TRANSFORMA A SUA CASA PARA MELHOR! Sua família merece o melhor piso laminado do mercado, por isso ao escolher o Eucafloor

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

Manual de uso dos Móveis

Manual de uso dos Móveis Manual de uso dos Móveis 1 LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 1.1 Armários, portas e tampos Utilizar um pano limpo e macio umedecido com água morna, secando logo em seguida. Para manchas mais resistentes, use pano

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp.

Sistemas de Gestão Ambiental. Gestão de Resíduos. Vídeo. Contextualização. Soluções. Instrumentalização. Aula 5. Prof. Esp. Sistemas de Gestão Ambiental Aula 5 Gestão de Resíduos Prof. Esp. Felipe Luiz Vídeo Contextualização Lixão no Oceano Pacífico. Disponível em:

Leia mais

Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa

Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Rodapés Rodapés para linólio e alcatifa Materials

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PGRCC) 1 - Justificativa: Este Termo de Referência tem como finalidade orientar os Geradores para a elaboração

Leia mais

Cuidados e Manutenção do seu Produto MBV Design

Cuidados e Manutenção do seu Produto MBV Design Cuidados e Manutenção do seu Produto MBV Design Condições para Instalação Iluminação Evite que os raios solares incidam diretamente sobre o produto. Os raios solares podem alterar as propriedades físicas

Leia mais

Perfis para degraus Protect Protect S

Perfis para degraus Protect Protect S PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para degraus Protect Protect S Aplicación

Leia mais

Metais. informativo técnico

Metais. informativo técnico Metais informativo técnico METAIS Móveis de metal são uma escolha de materiais para mobília, usados tanto em área interna quanto em área externa. A variedade de ligas metálicas existentes permite o uso

Leia mais

Resina Acrilica Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento brilhante.

Resina Acrilica Premium Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento brilhante. 1 44 BT006 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto formulado especialmente para proteger e realçar a tonalidade natural de pedras, pisos porosos, tijolos aparentes e telhados. Forma uma película brilhante,

Leia mais

Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO

Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO Manual de instalação das Cubas de Sobrepor VULCANO Neste manual se encontram as informações para: Instalação da cuba de sobrepor. Instalação da válvula. Instruções para manutenção do produto. Termo de

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Gestão de Resíduos de Construção Civil Plano de Gerenciamento de RCD Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Construção Civil do ponto de vista ambiental LELA CARVALHO Reflexão: De onde vêm os recursos naturais

Leia mais

Fundação Educacional do Município de Assis Campus José Santilli Sobrinho MEMORIAL DESCRITIVO

Fundação Educacional do Município de Assis Campus José Santilli Sobrinho MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO Este memorial descritivo apresenta os procedimentos e especificações técnicas para contratação de empresa especializada em execução de serviços de pintura externa de edifícios, incluindo

Leia mais

Treinamento IMPERGEL PU

Treinamento IMPERGEL PU Treinamento IMPERGEL PU Posicionamento do Produto (Versões) Os Produtos do sistema IMPERGEL O que é tinta??? O que é um substrato??? Sistemas de pintura Tratamento de superfície ou substrato Principais

Leia mais

Guia de conservação de produtos La Fonte. Mantenha seu produto bonito e funcional por mais tempo.

Guia de conservação de produtos La Fonte. Mantenha seu produto bonito e funcional por mais tempo. Guia de conservação de produtos La Fonte. Mantenha seu produto bonito e funcional por mais tempo. ASSA ABLOY, the global leader in door opening solutions Metais com acabamentos Cromado (CR) ou Cromo Acetinado

Leia mais

Cerâmicas e porcelanatos

Cerâmicas e porcelanatos Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira... De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS MANUAL DE INSTRUÇÕES TÉCNICAS ATENÇÃO Confira a mercadoria no ato da entrega. Em caso de avaria durante o transporte ou descarga registre a ocorrência no Conhecimento de frete da Transportadora (CTe) e

Leia mais

Perfia para pavimentos em madeira e laminados RC

Perfia para pavimentos em madeira e laminados RC PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfia para pavimentos em madeira e laminados RC

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012 1 - PRODUTO: Esmalte sintético brilhante Branco Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É um produto de fácil aplicação e excelente cobertura e rendimento. Recomendado para pintura de superfícies externas e internas

Leia mais

Fibras Abrasivas Scotch-Brite MR e Fibraço MR

Fibras Abrasivas Scotch-Brite MR e Fibraço MR 3 Fibras Abrasivas Scotch-Brite MR e Fibraço MR Dados Técnicos Outubro/06 Substitui: Dezembro/00 Descrição do Produto: Manta de não-tecido, de fibras sintéticas, unidas com resina impregnada com mineral

Leia mais

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto;

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto; Produto COMPOUND ADESIVO é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altas resistências em baixas idades, média fluidez, possibilitando grande facilidade para manuseio. Proporciona alto rendimento

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO N. 307, DE 05 DE JULHO DE 2002 Alterações: Resolução CONAMA n. 348, de 16.08.04 Resolução CONAMA n. 431, de 24.05.11 Resolução CONAMA n. 448, de 18.01.12 Resolução

Leia mais

COMPOUND ADESIVO GEL

COMPOUND ADESIVO GEL Produto COMPOUND ADESIVO GEL é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altíssimas resistências em baixas idades, alta fluidez, possibilitando a aplicação até mesmo em locais de difícil acesso.

Leia mais

Perfia para pavimentos em madeira e laminados Alfix 615

Perfia para pavimentos em madeira e laminados Alfix 615 PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfia para pavimentos em madeira e laminados Alfix

Leia mais

Canteiro e Locação de obra. Tecnologia das Construções Engª e Profª Bárbara Silvéria

Canteiro e Locação de obra. Tecnologia das Construções Engª e Profª Bárbara Silvéria Canteiro e Locação de obra Tecnologia das Construções Engª e Profª Bárbara Silvéria Canteiro de Obras Canteiro de obras (Definição segundo a NBR 12264) Conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos

Leia mais

Nº 2 Nº 4 Nº 6 Nº 23

Nº 2 Nº 4 Nº 6 Nº 23 KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 Nº 3 1022 001 Bandeja grande ref.1029. 01 Rolo de Espuma Pop 23cm com cabo ref.1005. 01 Rolo de Espuma Pop 09cm com cabo ref.1003. 01 Rolo de Espuma Pop 05cm cabo ref.1002. Código

Leia mais

aditivo para rejuntamento

aditivo para rejuntamento 01 Descrição: votomassa deve ser misturado ao votomassa flexível ou similar. Usado em substituição à água na mistura, o produto melhora a impermeabilidade e a resistência do, proporcionando um rejunte

Leia mais

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium

09/2013. Brilhante. NBR da ABNT Ⅰ Tipo da NBR Premium Quaisquer recomendações, informações, assistências ou serviços fornecidos pelas Indústrias Químicas Irajá sobre seus produtos ou sobre o uso e aplicação dos mesmos são dados de boa fé, acreditando serem

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA:

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA: CLÍNICAS: 1. Recolher o lixo todos os turnos 2. Teto (1x por semana) 3. Paredes (1x por semana) - Com água e sabão utilizando esponja ou pano - Limpar pia e bancadas com água e sabão e depois hipoclorito

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1 Preliminares 1.1 Atualização de projetos/as Built (A2) 1,00 vb. 50,00 135,00 50,00 135,00 185,00 TOTAL MATERIAL 50,00 TOTAL MÃO-DE-OBRA 135,00 VALOR TOTAL DO ITEM 185,00 2 Implantação

Leia mais

MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO Nossos produtos são desenvolvidos para oferecer peças confortáveis, modernas e de qualidade, para que tragam beleza e bem estar ao seu ambiente. São peças brasileiras elaboradas

Leia mais

Perfia para pavimentos em madeira e laminados Prestowood

Perfia para pavimentos em madeira e laminados Prestowood PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfia para pavimentos em madeira e laminados Prestowood

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO POR AMBIENTE

MEMORIAL DESCRITIVO POR AMBIENTE MEMORIAL DESCRITIVO POR AMBIENTE Obra: REFORMA DO PRONTO SOCORRO GERAL Local: Avenida Dr. Fernando Arens, 939 Centro Cidade: Artur Nogueira SP Proprietário: Prefeitura Municipal de Artur Nogueira 1. NECROTÉRIO

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DA FITA (SGT) VHB 4972 Structural Glazing

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DA FITA (SGT) VHB 4972 Structural Glazing PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO DA FITA (SGT) VHB 4972 Structural Glazing Requisitos para termo de garantia 3M O termo de garantia de 20 anos da fita VHB-4972 somente é emitido após vistoria da obra, com agendamento

Leia mais

Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Auditório da OAB Alice Drummond

Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Auditório da OAB Alice Drummond Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero Auditório da OAB - 29.05.2014 Alice Drummond RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão

Leia mais

JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS.

JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS. JOSÉ VIEIRA CABRAL 1.PINTURAS DE PAREDE, 2.INSTRUÇÕES GERAS, 3.FERRAMENTAS ADEQUARAS. Biobibliografia José vieira Cabral nasceu no dia 25 de agosto de 1.960 em Xambrê, Paraná. Viveu ali até os seus oito

Leia mais

1) TRATAMENTO DE PISOS.

1) TRATAMENTO DE PISOS. 1) TRATAMENTO DE PISOS. Paviflex, ardósia, granitina, granilite, epóxi, mármores, cimento polido, cimento queimado. 1.1-Remoção de ceras. Para remover ceras novas e antigas, acumuladas camadas de ceras

Leia mais

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips

Coleções. manual de montagem. Kit com 3 Nichos. ou... tempo 20 minutos. montagem 2 pessoas. ferramenta martelo de borracha. ferramenta chave philips manual de montagem montagem 2 pessoas Coleções ferramenta martelo de borracha Kit com 3 Nichos ferramenta chave philips tempo 30 minutos ou... ferramenta parafusadeira tempo 20 minutos DICAS DE CONSERVAÇÃO

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 01)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 01) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 01) Tinta Para Piso Piso Novo É uma tinta com alta resistência a intempéries e ao tráfego de pessoas e carros. Tem boa cobertura, rendimento e secagem rápida. Seu uso protege

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Base A esmalte base água brilhante Sistema Multicores Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É uma base de uso exclusivo do SISTEMA MULTICORES NATRIELLI. Recomendada para pigmentação de cores pastéis.

Leia mais

TRATAMENTO DE PISO G U I A D E F I N I T I V O

TRATAMENTO DE PISO G U I A D E F I N I T I V O 1 8 0 5 2 0 1 7 TRATAMENTO DE PISO G U I A D E F I N I T I V O Tratamento de Piso? Mas o que isso Tratamento de piso nada mais é que, aplicar um produto sobre o piso que irá formar um filme plástico sobre

Leia mais

Pintura Automotiva Veículos Novos ou até km.

Pintura Automotiva Veículos Novos ou até km. Pintura Automotiva Veículos Novos ou até 5.000 km. Passo 01 Passo 02 Passo 03 Passo 04 Passo 05 Passo 06 ou Lavar com Pulverizar com solução Aguardar Enxaguar e Lavar as mãos até os Aplicar com spray detergente

Leia mais

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras PROCEDIMENTO DO SMS Tratamento e Descarte de de Obras PR-99-992-CPG-003 Revisão: 02 Página: 1/6 1. OBJETIVO Definir padrões para o manuseio e descarte de resíduos produzidos pelas empresas contratadas

Leia mais

pro-t Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características

pro-t Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Características Ficha técnica pro-t Perfil de transição entre pavimentos. Lâmina de metal em forma de T que se insere na junta de separação de dois pavimentos diferentes, permitindo cobrir ligeiras diferenças de altura.

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 22/2016

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 22/2016 Página 1 de 14 Tipo de Julgamento: Menor Preço por 1 68,00 Un SABÃO EM PÓ 2KG Valor de Referência: 19,50000 2 2.516,00 UN PAPEL HIGIÊNICO FOLHA SIMPLES 60 METROS DE BOA QUALIDADE PACOTE COM 4 ROLOS Valor

Leia mais

MANUAL DO PROPRIETÁRIO. desde 1976

MANUAL DO PROPRIETÁRIO. desde 1976 MANUAL DO PROPRIETÁRIO desde 1976 MANUAL DO PROPRIETÁRIO MÓVEIS MARA Agradecemos a sua escolha pelos produtos Móveis Mara. Para aumentar a vida útil de seu produto, elaboramos este manual com dicas e instruções

Leia mais

Perfis para pavimentos ao mesmo nível Cerfix Prodecor

Perfis para pavimentos ao mesmo nível Cerfix Prodecor PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para pavimentos ao mesmo nível Cerfix Prodecor

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM)

MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) MANUAL DE INSTALAÇÃO J-BOND (ACM) J-BOND Os painéis de Alumínio (ACM), são compostos de duas chapas de alumínio unidas por uma camada de polietileno de baixa densidade. São fabricadas em processo contínuo

Leia mais

Manual de. Cuidados e. Manutenção. de Superfícies

Manual de. Cuidados e. Manutenção. de Superfícies Manual de Cuidados e Manutenção de Superfícies Parabéns! Você acaba de adquirir produtos De Carli Selected Stones. Nossas superfícies podem durar por toda a vida com quase nenhuma manutenção, apenas alguns

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS MÓVEIS. Siga atentamente estas dicas, para uma melhor conservação dos seus móveis.

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS MÓVEIS. Siga atentamente estas dicas, para uma melhor conservação dos seus móveis. MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS MÓVEIS Siga atentamente estas dicas, para uma melhor conservação dos seus móveis. Manual de Conservaça o dos Mo veis MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS MÓVEIS 1 Recomendações gerais 2

Leia mais

Separação de Resíduos

Separação de Resíduos Separação de Resíduos Tipos de Resíduos Orgânicos Rejeitos Papéis Recicláveis Plásticos Metais Isopor Plástico Existem 7 tipos de resinas plásticas: - PET: polietileno tereftalato: Frascos de refrigerantes

Leia mais

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto.

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto. Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

Produtos Vassouras. Produtos Vassouras. Prime Ultra Pop. Bella Flor Soft. Prime Soft Pop. Bella Ultra

Produtos Vassouras. Produtos Vassouras.  Prime Ultra Pop. Bella Flor Soft. Prime Soft Pop. Bella Ultra 1 A Duplás é uma indústria brasileira especializada na fabricação de vassouras, rodos, acessórios e componentes para todo o mercado nacional. Seus produtos são produzidos a base de matéria prima plástica

Leia mais

O piso natural em sua essência. FABRICADO NO BRASIL DIVERSAS CORES E TEXTURAS PODE SER LAVADO MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS

O piso natural em sua essência. FABRICADO NO BRASIL DIVERSAS CORES E TEXTURAS PODE SER LAVADO MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS O piso natural em sua essência. MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL FÁCIL DE LIMPAR PODE SER LAVADO DIVERSAS CORES E TEXTURAS FABRICADO NO BRASIL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS COLEÇÃO THRU 2,0mm - 9205809 3,2mm - 9206809

Leia mais

3 Película Scotchcal MR Série BR 3700

3 Película Scotchcal MR Série BR 3700 3 Película Scotchcal MR Série BR 3700 Dados Técnicos Abril/2003 Substitui: nenhum Descrição Descrição e usos As películas Scotchcal MR Série BR 3700 são vinílicas, auto adesivas, translúcidas com acabamento

Leia mais

VEDAPREN PAREDE VEDAPREN PAREDE SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

VEDAPREN PAREDE VEDAPREN PAREDE SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto é uma pintura impermeável, elástica e de base acrílica, que oferece grande aderência e durabilidade. dispensa a seladora. Pode ser deixado exposto ou receber pigmento líquido, tinta látex/acrílica,

Leia mais

Perfis para degraus Protect Protect M

Perfis para degraus Protect Protect M PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para degraus Protect Protect M Aplicación

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina.

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. 2. DESCRIÇÃO: O REVESTLISO CAMADA FINA é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência e aderência, para acabamento de paredes e tetos com camada

Leia mais

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec

Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec PROFILPAS S.P.A. VIA EINSTEIN, 38 35010 CADONEGHE (PADOVA) ITALY TEL. +39 (0)49 8878411 +39 (0)49 8878412 FAX. +39 (0)49-706692 EMAIL: INFO@PROFILPAS.COM Perfis para varandas e terraços Cerfix Protec Aplicación

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE VIDRO INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. Assentamento e rejuntamento de pastilhas de vidro, pastilhas de coco

Leia mais

INTRODUÇÃO. Importante lembrar que o serviço de manutenção deve ser realizado por uma empresa habilitada ou profissional qualificado.

INTRODUÇÃO. Importante lembrar que o serviço de manutenção deve ser realizado por uma empresa habilitada ou profissional qualificado. INTRODUÇÃO O desgaste natural nas edificações é uma preocupação constante dos moradores. Por isso, visando ajudá-lo, a Porto Freire desenvolveu esta cartilha com algumas recomendações práticas para você

Leia mais

ADEQUAÇÃO DO AUDITÓRIO PARA GABINETE DA SEDE DAS PROMOTORIAS DE RONDONÓPOLIS MT

ADEQUAÇÃO DO AUDITÓRIO PARA GABINETE DA SEDE DAS PROMOTORIAS DE RONDONÓPOLIS MT 1 MEMORIAL DESCRITIVO E CADERNO DE ENCARGOS ADEQUAÇÃO DO AUDITÓRIO PARA GABINETE DA SEDE DAS PROMOTORIAS DE RONDONÓPOLIS MT 2 SUMÁRIO (Arquitetura e Civil) 1 OBJETIVO...3 2 GENERALIDADES...3 SERVIÇOS A

Leia mais

Tinta Acrílica Economica Fit. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco.

Tinta Acrílica Economica Fit. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco. 1 71 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Tinta Acrílica Economica Fit BT008 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto fácil de aplicar, formulado especialmente para pinturas internas de paredes,

Leia mais

COD DESCRIÇÃO EMB CORANTE LÍQUIDO UNIVERSAL

COD DESCRIÇÃO EMB CORANTE LÍQUIDO UNIVERSAL PINTURA 190 PINTURA vendas@koep.com.br SPRAY USO GERAL 400ml - 250g SPRAY METÁLICO 350ml - 235g SPRAY LUMINOSO 380ml - 235g 1645 Alumínio 06 4414 Alumínio rodas 06 1647 Amarelo 06 1829 Azul claro 06 1655

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 006 Julho/2011 1 - PRODUTO: Zarcão Pitbull serralheiro óxido. 2 - DESCRIÇÃO: É um fundo anticorrosivo recomendado para proteger superfícies de ferro, novas ou com vestígios de ferrugem, para ser usado antes da pintura.

Leia mais

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE

ADEQUAÇÃO DAS EDIFICAÇÕES E DO MOBILIÁRIO URBANO À PESSOA DEFICIENTE Esta norma aplica-se atodas as edificações de uso público e/ou mobiliário urbano, tanto em condições temporárias como em condições permanentes. É sempre necessário consultar o REGULAMENTO DO CÓDIGO NACIONAL

Leia mais

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração.

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração. IMPERMEABILIZAÇÃO Têm a função de proteger a edificação contra patologias que poderão surgir como possível infiltração de água. Classificação RÍGIDAS Baixa capacidade de deformação FLEXÍVEIS Suportam deformações

Leia mais

Manual Técnico Linha Externa Escovado

Manual Técnico Linha Externa Escovado Manual Técnico 2013 Linha Externa Escovado Criado para valorizar ainda mais sua obra, as linhas de piso SEGATO para exterior são fabricados com matérias-primas cuidadosamente selecionada, oferecendo grandes

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza

MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza OBJETIVO: O presente memorial descritivo destina-se a estabelecer as etapas necessárias, juntamente com sua descrição, para contratação de mão

Leia mais

CC-MD36 PINTURA DE PAREDES E TETO DO CENTRO DE PESQUISA

CC-MD36 PINTURA DE PAREDES E TETO DO CENTRO DE PESQUISA CC-MD36 PINTURA DE PAREDES E TETO DO CENTRO DE PESQUISA INTRODUÇÃO O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para o fornecimento e instalação de PINTURA DE PAREDES E TETOS, na unidade

Leia mais

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho.

Tinta Acrílica Standard Kokar. ACABAMENTO: Disponível no acabamento Fosco e Semibrilho. 1 3 PRODUTO BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Tinta Acrílica Standard Kokar BT002 1/ 5 1. 2. 3. 4. 5. DESCRIÇÃO: É um produto de alto rendimento formulado especialmente para pinturas externas e internas

Leia mais

FICHA TECNICA. - Rejuntamento em Piscinas, Fachadas, Pisos e Paredes de áreas Externas e Internas.

FICHA TECNICA. - Rejuntamento em Piscinas, Fachadas, Pisos e Paredes de áreas Externas e Internas. Página 1 de 5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Rejunte Macx/Flex AR-II Rebofort Indústria de Argamassas Ltda. R. Dr. Adalberto F. de Paula S/N Lt. 6A/6B/7A

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAFIX é um adesivo e selador de base acrílica, compatível com cimento e cal. Tem ação adesiva, o que aglutina as partículas do cimento e dos agregados, proporcionando melhor trabalhabilidade

Leia mais

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos Produto é uma argamassa polimérica, flexível, de base acrílica, com alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais movimentações. Por isso,

Leia mais

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS

COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS LIMPADOR DE VIDROS COMO LIMPAR VIDROS E ESPELHOS SEM DEIXAR MANCHAS O velho truque caseiro de usar para limpar os vidros pode até surtir algum efeito nas primeiras vezes, mas segundo especialistas, com

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA orçamento sintético

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA orçamento sintético MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA orçamento sintético Brasília/DF, 4/0/2009 OBJETO: Contratação de empresa especializada na execução de reforma em ambientes da Residência Oficial,

Leia mais

PERPLAC. O que é Perplac?

PERPLAC. O que é Perplac? PERPLAC O que é Perplac? Perplac é um revestimento em Laminado Melamínico de Alta Pressão, na espessura de 1,3 mm desenvolvido para revestir paredes de quaisquer ambientes, inclusive áreas de incidência

Leia mais

Película Scotchcal MR Série BR 6300

Película Scotchcal MR Série BR 6300 Película Scotchcal MR Série BR 6300 Dados Técnicos Novembro/2005 Substitui: Julho/2005 Revisão 08 Barras pretas nas margens indicam as alterações Descrição Descrição e usos As películas Scotchcal MR Série

Leia mais

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012

BOLETIM DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS Revisão 007 Junho/2012 1 - PRODUTO: Seladora Concentrada para madeira Natrielli. 2 - DESCRIÇÃO: É Recomendada somente para uso interno, para embelezamento ou selagem de utensílios de madeira em geral, móveis, armários, lambris

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAPREN PAREDE é uma pintura impermeável e elástica que protege as paredes contra fissuras e batidas de chuva, além de ter alta durabilidade. Pode ser aplicado sobre reboco, concreto, fibrocimento,

Leia mais

O piso natural em sua essência. FABRICADO NO BRASIL DIVERSAS CORES E TEXTURAS PODE SER LAVADO MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS

O piso natural em sua essência. FABRICADO NO BRASIL DIVERSAS CORES E TEXTURAS PODE SER LAVADO MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS O piso natural em sua essência. MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL FÁCIL DE LIMPAR PODE SER LAVADO DIVERSAS CORES E TEXTURAS FABRICADO NO BRASIL GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS Paviflex Natural é o piso que une consciência

Leia mais

DICAS. Multiplicador de Qualidade Futura

DICAS. Multiplicador de Qualidade Futura DICAS Multiplicador de Qualidade Futura 1. Patologias Patologia é qualquer anormalidade que venha a ocorrer abaixo ou acima do filme da tinta e que provoque o desgaste acelerado do sistema de pintura.

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00)

BOLETIM TÉCNICO FR (REV. 00) BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 00) Base A - Esmalte Base Água Brilhante É um produto de excelente qualidade e brilho. É a base de água, oferecendo baixo odor e dispensando o uso do aguarrás. Possui elevada

Leia mais

VEDAPREN PAREDE (NOVO)

VEDAPREN PAREDE (NOVO) Produto VEDAPREN PAREDE é uma pintura impermeável e elástica que protege as paredes contra fissuras e batidas de chuva, além de ter alta durabilidade. Pode ser aplicado sobre reboco, concreto, fibrocimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E/OU CONSTRUTIVO

MEMORIAL DESCRITIVO E/OU CONSTRUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO E/OU CONSTRUTIVO 1.0 PRELIMINARES O presente memorial faz constar informações sobre o fechamento e acabamento do plenário da obra do Centro de Cultura e sede do Poder Legislativo de

Leia mais

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente.

Além de fazer uma ótima escolha, você ainda está ajudando a natureza e garantindo a preservação do meio ambiente. Obrigado por adquirir um produto Meu Móvel de Madeira. Agora, você tem em suas mãos um produto de alta qualidade, produzido com matérias-primas derivadas de floresta plantada. Além de fazer uma ótima escolha,

Leia mais

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS

GALÃO 18 LITROS GALÃO 18 LITROS MAPA FORMAÇÃO DE PREÇO - PREGÃO 014/2017 OBJETO: Eventual Aquisição de Tintas para o Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. ITEM DESCRIÇÃO UNIDADE QTDADE 1 Tinta Látex Acrílica para Parede; Cor

Leia mais

GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS.

GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS. GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS. Carlos A.P. Matuck [1], Fabíola A.C. Adami [2], Marcos de Camargo [3] e Maria das G.F. dos Santos [4] Dr. Fábio Giordano

Leia mais

Qual o tempo de cura da base de concreto? A base deve estar bem curada (aproximadamente 21 dias) e isenta de umidade por infiltração.

Qual o tempo de cura da base de concreto? A base deve estar bem curada (aproximadamente 21 dias) e isenta de umidade por infiltração. PERPISO O que é PERPISO? Perpiso é um produto fenol melamínico na espessura de 2mm que vem cortado em réguas ou em placas com alta resistência ao desgaste sendo projetado para ser utilizado em abientes

Leia mais

KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2

KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 KITS P/ PINTURA Nº 1 Nº 2 Nº 3 1022 01 Bandeja grande ref.1029. 01 Rolo de Espuma Pop 23cm com cabo ref.1005. 01 Rolo de Espuma Pop 09cm com cabo ref.1003. 01 Rolo de Espuma Pop 05cm com cabo ref.1002.

Leia mais

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada

BIANCO. Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na diluição indicada Produto BIANCO é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, aumenta a impermeabilidade e evita

Leia mais

O local mais limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja!

O local mais limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja! O local mais limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja! 1. Conservação do Piso Existe uma teoria entre os administradores de locais públicos que um local que é limpo inibe as pessoas de

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais