PROPOSTA DE REGULAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA NA AMÉRICA LATINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DE REGULAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA NA AMÉRICA LATINA"

Transcrição

1 PROPOSTA DE REGULAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA NA AMÉRICA LATINA Ellen Martha Pritsch Goettems Rua João Obino 229 / 601 Fone: Fax: E.mail: elleng@zaz.com.br Cassilda Teixeira de Carvalho Rua Rio Verde, 65 / Belo Horizonte - Brasil Fone: Fax: E.mail: cassilda@ joinnet.com.br Palavras chaves: produtos químicos, registro de produtos, água potável

2 INTRODUÇÃO Com o crescente desenvolvimento tecnológico das sociedades humanas faz-se necessário um controle preventivo das possíveis alterações que consequentemente possam ocorrer sobre a saúde humana e ao meio ambiente. As dificuldades crescentes para adequação da qualidade da água potável tem levado a necessidade de utilização de produtos químicos em elevadas concentrações. A globalização da economia por outro lado tem disponibilizado no mercado novos produtos químicos produzidos em outros países ou com patentes internacionais,. Além, de todas as dificuldades técnicas e carências de recursos financeiros no setor de saneamento, nos deparamos com a falta de controle dos produtos químicos adicionados do tratamento de água potável e que, em muitos casos, podem comprometer ainda mais a qualidade da água para consumo. Para que este problema seja atacado de frente, os produtos químicos utilizados em tratamento de água devem ser registrados e controlados pelo órgão governamental competente Este trabalho tem como objetivo propor uma portaria que permita ao órgão governamental registrar e controlar os produtos químicos utilizados no tratamento de água. Esta sistemática asseguraria, tanto às empresas produtoras de água assim como, e principalmente, aos consumidores finais a qualidade necessária dos produtos químicos utilizados no tratamento de água. Este trabalho propõe uma sistemática de registro de produtos químicos cuja minuta de regulamentação está apresentada em anexo. METODOLOGIA Todos os produtos químicos só poderão ser utilizados após registro em órgão competente, Ministério da Saúde ou a algum outro por delegação. Para tal deverá ser estabelecidos critérios que regulamente os requisitos para a obtenção deste registro. Este trabalho propõe uma sistemática de registro de produtos químicos de forma que possa ser assegurado a qualidade de água para consumo humano e as condições de meio ambiente, cujos principais aspectos são: A produção, a embalagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização, a importação, o registro, o controle e a fiscalização de produtos químicos destinados ao tratamento de água potável deverão ser registrados no órgão competente. Os aditivos diretos ou produtos destinados ao tratamento de água potável, só poderão ser produzidos, importados, comercializados e utilizados, se previamente registrados no órgão competente. Para efeito de registro de produto, o requerente deverá encaminhar entre outros um Relatório Técnico, contendo dados e informações sobre o produto envolvendo aspectos Físico-Químicos, Toxicológicos e da ação sobre o Meio-Ambiente.

3 Os testes deverão ser realizados com amostras representativas do produto químico, com identificação do número de lote ou batelada e seguindo metodologias descritas nos procedimentos e/ou metodologias reconhecidas internacionalmente. As embalagens dos produtos destinados ao tratamento de água potável devem atender, entre outros, os requisitos definidos pelo órgão competente. Para serem vendidos ou expostos à venda os produtos destinados ao tratamento de água potável ficam obrigados a exibir rótulos próprios informações completas sobre suas características. Nenhum aditivo direto, isoladamente, poderá introduzir à água potável um contaminante que exceda em 10 (dez) por cento do valor máximo permissível de acordo com as normas e padrões de potabilidade de água destinada ao consumo humano, em vigor. Fica proibida a utilização de resíduo industrial ou subproduto industrial como insumo na produção de aditivos diretos, exceto quando aprovado pelo órgão competente.

4 CRITÉRIOS PARA REGISTRO DE PRODUTOS QUÍMICOS Após longos estudos e discussões com a participação tanto de fornecedores de produtos químicos como dos grandes consumidores, elaborou-se critérios para registro de produtos químicos, que fornecerão os fundamentos legais para tal. Art. 1 - A produção, a embalagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a utilização, a importação, o registro, o controle e a fiscalização de produtos químicos destinados ao tratamento de água potável serão regidos por Portaria. Art 2 - Para os efeitos regulação, consideram-se as seguintes definições: a) Contaminante - qualquer substância ou material físico, químico, biológico ou radiológico presente na água. b) Tratamento de água potável - o ato de conferir à água a qualidade adequada ao consumo humano. c) Aditivos diretos ou produtos destinados ao tratamento de água potável - produtos adicionados à água na produção de água potável. d) Água potável - água com qualidade adequada ao consumo humano. e) Valor Máximo Permissível - valor de qualquer parâmetro ou característica de qualidade acima do qual ela é considerada não potável f) Subproduto industrial - produto que se retira ou que se obtém do que resta de uma substância ou de uma reação, da qual se extraiu o produto principal. g) Resíduo industrial - substância remascente de processo industrial. h) Registro de aditivo direto - o ato privativo da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária destinado a atribuir o direito de produzir, comercializar, importar e utilizar aditivos diretos. i) Registro de fabricante ou importador - o ato privativo dos órgãos competentes estaduais, e municipais, concedendo permissão de funcionamento do estabelecimento fabricante e/ou importador de aditivos diretos. Art 3 - Os aditivos diretos ou produtos destinados ao tratamento de água potável, de acordo com definição do artigo 2, só poderão ser produzidos, importados, comercializados e utilizados, se previamente registrados no Ministério da Saúde. Art 4 - Para a obtenção de registro de produto, os requerentes terão de fornecer os dados e documentos exigidos nesta regulação. Parágrafo Único - os requerentes fornecerão obrigatoriamente ao Ministério da Saúde as alterações e/ou inovações concernentes aos dados e documentos apresentados para o registro dos produtos.

5 Art 5 - Para efeito de registro de produto, o requerente deverá encaminhar a seguinte documentação ao Ministério da Saúde: a) Requerimento em 2 (duas) vias, solicitando o registro, conforme modelo estabelecido no Anexo I; b) Comprovante de pagamento relativo ao pleito solicitado; c) Relatório Técnico, contendo Dados e Informações Sobre o Produto Envolvendo Aspectos Físico- Químicos, Toxicológicos e da Ação Sobre o Meio-Ambiente, conforme Anexo II. Parágrafo primeiro - a apresentação do Relatório Técnico deverá ser feita no ato do requerimento, devendo o mesmo estar completo em todas as suas informações. Parágrafo segundo - os dados e informações constantes do Relatório Técnico deverão ser oriundos de testes realizados em laboratórios de instituições governamentais ou privadas cadastradas e/ou credenciadas no Ministério da Saúde. Parágrafo terceiro - os testes deverão ser realizados com amostras representativas do produto químico, com identificação do número de lote ou batelada e seguindo metodologias descritas nos procedimentos de metodologias reconhecidas internacionalmente. Parágrafo quarto - na impossibilidade do envio de resultados de algum teste e/ou informação, deverá ser apresentada uma justificativa técnica por escrito, a qual será avaliada. Parágrafo quinto - o Relatório Técnico deverá conter um resumo das informações oriundas dos testes, devendo as mesmas, assim como eventuais justificativas, ser identificadas uma a uma e ordenadas segundo os itens estabelecidos no Anexo II. Parágrafo sexto - juntamente com o Relatório Técnico deverão ser anexadas cópias dos laudos com os resultados dos testes requeridos, identificadas e ordenadas segundo os itens estabelecidos no Anexo II. Parágrafo sétimo - a apresentação de informações incompletas, a não apresentação de justificativas ou a não aceitação das mesmas implicará no arquivamento do processo por despacho fundamentado. Art 6 - A qualquer momento o Ministério da Saúde poderá exigir, se necessário, a apresentação de informações ou testes adicionais, não constantes nesta Portaria, de acordo com as características do produto ou à presença de impurezas ou contaminantes específicos. Art 7 - A qualquer tempo poderá ser solicitada a comprovação de qualquer informação ou teste apresentado. Parágrafo Único - a realização de teste como contraprova ocorrerá às expensas da empresa titular do registro do produto, em laboratório indicado pelo Ministério da Saúde. Art 8 - A empresa que omitir as informações requeridas acerca do produto, ou fornecê-las incorretamente terá o respectivo registro cancelado. Art 9 - O registro de aditivos diretos terá validade de 5 (cinco) anos, renovável a pedido do interessado, por períodos sucessivos de igual duração, através da apresentação de requerimento protocolado até 180 (cento e oitenta ) dias antes do término de sua validade.

6 Parágrafo primeiro - a renovação do registro se dará através dos mesmos procedimentos adotados para efeito de registro. Parágrafo segundo - será declarada a caducidade do registro do produto cuja renovação não tenha sido solicitada no prazo referido no caput deste artigo. Art.10 - O prazo máximo para avaliação dos processos de registro e renovação de registro é de 90 (noventa) dias a partir da data de protocolo do processo. Art.11 - As pessoas jurídicas que produzam ou importem produtos destinados ao tratamento de água potável, ficam obrigadas a promover seus registros nos órgãos competentes, do Estado ou do Município, atendidas as diretrizes e exigências do Ministério da Saúde. Art.12 - As embalagens dos produtos destinados ao tratamento de água potável devem atender, entre outros, os seguintes requisitos: I - devem ser projetadas e fabricadas de modo a impedir qualquer vazamento, evaporação, perda ou alteração de seu conteúdo; II - devem ser fabricadas com materiais insuscetíveis de serem atacados pelo conteúdo ou de formar com ele reações nocivas e perigosas; III - devem ser suficientemente resistentes em todas as suas partes, de forma a não sofrer enfraquecimento e a responder adequadamente às exigências de sua normal conservação. Art.13 - Para serem vendidos ou expostos à venda, os produtos destinados ao tratamento de água potável ficam obrigados a exibir rótulos próprios, redigidos na língua onde serão comercializados, que contenham, entre outros, os seguintes dados: a) nome do produto; b) concentração do produto; c) a quantidade de produto que a embalagem contém, expressa em unidades de peso ou volume, conforme o caso; d) o nome e endereço do fabricante ou importador; e) o número de registro do produto no Ministério da Saúde; f) número de lote ou partida; g) validade do produto; h) informações sobre reciclo e/ou retorno das embalagens i) nome do Responsável Técnico e seu número de registro no respectivo Conselho Profissional. Art.14 - No exercício de suas competências, fica estabelecido que os órgãos estaduais e municipais serão responsáveis pela fiscalização, inspeção e controle dos aditivos diretos, bem como dos estabelecimentos fabricantes e/ou importadores.

7 Art.15 - Nenhum aditivo direto, isoladamente, poderá introduzir à água potável um contaminante que exceda em 10 (dez) por cento do valor máximo permissível de acordo com as normas e padrões de potabilidade de água destinada ao consumo humano, em vigor Art.16 - Fica proibida a utilização de resíduo industrial ou subproduto industrial como insumo na produção de aditivos diretos, exceto quando aprovado pelo Ministério da Saúde. Art.17 - As empresas produtoras de aditivos diretos utilizados no tratamento de água potável, têm prazo de até 6 (seis) meses, a partir da publicação desta Portaria, para se adaptarem às suas exigências. Art.18 - Os casos não previstos nesta Portaria serão analisados individualmente pelo Ministério da Saúde. Art.19 - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União, revogadas as disposições em contrário.

8 ANEXO I MODELO DE REQUERIMENTO PARA REGISTRO DE PRODUTOS DESTINADOS AO TRATAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL (folha timbrada da empresa) ILMO. SR. DIRETOR (nome da empresa), estabelecida no município de (citar município e Estado), C.G.C. (citar o número do CGC), vem solicitar o registro na categoria de aditivo direto destinado ao tratamento de água potável, conforme informações e documentos juntados abaixo pela requerente: a. Nome e Endereço Completo da Requerente: (citar o endereço completo, incluindo logradouro, município e estado) b. Registro da Empresa: (apresentar cópia do registro do estabelecimento no órgão competente). c. Taxa Relativa à Solicitação de Registro: Nestes Termos Pede Deferimento (local e data) (assinatura, nome e cargo do representante legal)

9 ANEXO II RELATÓRIO TÉCNICO 1. NOME COMERCIAL: 2. IDENTIFICAÇÃO DO ADITIVO DIRETO: 2.1. Nome Técnico ou Comum do Aditivo Direto: 2.2. Nomes Químicos: 2.3. Fórmula Bruta: 2.4. Massa Molecular: 3. ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS: 3.1.Estado físico, aspecto e cor; 3.2.Grau de pureza; 3.3. Impurezas metálicas; 3.4. Ponto/faixa de fusão ou de ebulição; 3.5. ph; 3.6. Hidrólise; 3.7. Coeficiente de partição (n-octanol / água); 3.8. Densidade; 3.9 Solubilidade/miscibilidade. 4. ASPECTOS TOXICOLÓGICOS: 4.1. Dose letal 50 (DL50) por via oral para ratos: 4.2.Avaliação do potencial mutagênico Mutação Gênica Mutação Cromossômica

10 5. AÇÃO SOBRE O MEIO-AMBIENTE: 5.1Avaliação da Toxicidade para Microcrustáceos: Toxicidade Aguda para Microcustáceos Toxicidade Crônica para Microcustáceos 5.2Avaliação da Toxicidade para Peixes: Toxicidade Aguda para Peixes Toxicidade Crônica para Peixes 5.3Avaliação da Toxicidade para Algas: Local e data Nome, número no respectivo conselho do técnico responsável

11 CONCLUSÕES Os critérios técnicos-econômicos associados ao grau de risco são partes inerentes de qualquer metodologia de trabalho em especial quando os mesmos estão vinculados a proteção da saúde pública e ao meio ambiente. Para utilização de critérios seguros de controle da qualidade tanto da água potável como dos insumos utlizados no tratamento é fundamental o controle de qualidade dos insumos na medida que só desta forma pode-se garantir a preservação da saúde pública e do meio ambiente. Após longos estudos conclue-se que : É fundamental o registro, para controle da qualidade, dos produtos químicos utilizados no tratamento de água potável; Este registro deve atender critérios técnicos adequados e que preservem a saúde humana e o meio ambiente Todos os critérios estabelecidos deverão servir de subsídios para definição das exigências para registro dos produtos; Ë necessário a elaboração da relação e divulgação dos produtos registrados, e portanto considerados seguros, para tratamento de água potável.

12 BIBLIOGRAFIA ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (1989) Sulfato de Alumínio - EB-2005 ABNT, Rio de Janeiro, Brasil IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Portaria Agroquímicos NSF International. Certification Policies for Drinking Water System Components Health Effects. ANSI / NSF Standard 61, NSF International. Drinking Water Treatment Chemicals - Health Effects. ANSI / NSF Standard 60, Stenzel, L.; Foelkel, C.and Gallardo,V. Considerações sobre a ecotoxicidade e mutagenicidade do Sulfato de Alumínio Férrico. Publicado 30 o. Congresso Anual de Celulose e Papel ABTCP, 1197 Brasil.

DECRETO Nº 5.981, de 06/12/2006 Dá nova redação e inclui dispositivos ao Decreto nº 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei nº 7.802, d

DECRETO Nº 5.981, de 06/12/2006 Dá nova redação e inclui dispositivos ao Decreto nº 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei nº 7.802, d DECRETO Nº 5.981, de 06/12/2006 Dá nova redação e inclui dispositivos ao Decreto nº 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei nº 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa,

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável IV DIÁLOGO SANEAMENTO ABES - RS 02 Dezembro de 2015 PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável NSF = National Sanitation Foundation Fundada em 1944 com objetivo

Leia mais

Resolução - RDC nº 346, de 02 de dezembro de 2003

Resolução - RDC nº 346, de 02 de dezembro de 2003 Resolução - RDC nº 346, de 02 de dezembro de 2003 Revoga a RDC nº 105 de 31 de maio de 2001, estabelece novas normas sobre o cadastro dos produtos derivados do tabaco. A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 204, DE 06 DE JULHO DE 2005 (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) Observação: A RDC nº 07, de 28 de fevereiro de 2014 suspendeu a possibilidade de novos

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO

Leia mais

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

PORTARIA N 152, DE 26 DE FEVEREIRO DE 1999

PORTARIA N 152, DE 26 DE FEVEREIRO DE 1999 PORTARIA N 152, DE 26 DE FEVEREIRO DE 1999 Dispõe sobre produtos destinados a desinfecção de água para o consumo humano e produtos algicidas e fungicidas para piscinas (ementa elaborada pela CDI/MS) O

Leia mais

PORTARIA SVS MS Nº 152, DE O Secretario de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais,

PORTARIA SVS MS Nº 152, DE O Secretario de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, PORTARIA SVS MS Nº 152, DE 26-02-1999 O Secretario de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando a necessidade e a importância de estabelecer regulamento

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS VEIS - IBAMA Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos Reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. INSTRUÇÃO NORMATIVA N 26, DE 20 DE JULHO DE 2017. O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos

Leia mais

Portaria nº 152, de 26 de fevereiro de 1999 (Publicada no DOU - Poder Executivo, 01 de março de 1999)

Portaria nº 152, de 26 de fevereiro de 1999 (Publicada no DOU - Poder Executivo, 01 de março de 1999) Portaria nº 152, de 26 de fevereiro de 1999 (Publicada no DOU - Poder Executivo, 01 de março de 1999) Alteração: ** Resolução nº 150, de 28 de maio de 1999, autoriza a inclusão da substância ÁCIDO DICLOROISOCIANÚRICO

Leia mais

Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA. Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental

Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA. Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental Jaguariúna, 5 de maio de 2010 Registro de agrotóxicos

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

RESOLUÇÃO ANVISA Nº 07, DE

RESOLUÇÃO ANVISA Nº 07, DE RESOLUÇÃO ANVISA Nº 07, DE 10-02-2015 DOU 11-02-2015 Dispõe sobre os requisitos técnicos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e dá outras providências. A Diretoria

Leia mais

NÚMERO DA PÁGINA 01/06

NÚMERO DA PÁGINA 01/06 01/06 JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO GONÇALVES NUNES, Diretor Presidente da ÁGUAS E ESGOTOS DO PIAUÍ S/A - AGESPISA, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social da Empresa e, CONSIDERANDO a conveniência

Leia mais

CGCRE / INMETRO. Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório - BPL

CGCRE / INMETRO. Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório - BPL CGCRE / INMETRO Reconhecimento da Conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório - BPL Rio de Janeiro, 10 de maio de 2012 Elisa Rosa dos Santos Assessoria Técnica - DICLA/CGCRE/INMETRO INMETRO:

Leia mais

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS

IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS IT - 34 CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS E RESPONSÁVEIS TÉCNICOS SUMÁRIO APÊNDICES 1 - Objetivo A - Solicitação de Cadastro de Pessoa Jurídica 2 - Referências normativas B - Solicitação de Cadastro de Pessoa

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Leia mais

Art. 5º A SDA manifestar-se-á dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos da data de recebimento da solicitação de autorização.

Art. 5º A SDA manifestar-se-á dentro do prazo máximo de 15 (quinze) dias corridos da data de recebimento da solicitação de autorização. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 15 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 20 DE DEZEMBRO

Leia mais

Registro de Agrotóxicos no Brasil

Registro de Agrotóxicos no Brasil Produtos Fitossanitários Registro de Agrotóxicos no Brasil HELEN CALAÇA 02/08/2016 O que é um agrotóxico? Produtos correlatos Impurezas FORMULAÇÃO INGREDIENTE ATIVO Produto Formulado Produto Comercial

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CLORETO DE MAGNÉSIO - Código interno de identificação do produto: C1051 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 45, DE 2 DE OUTUBRO DE 2013 (*)

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 45, DE 2 DE OUTUBRO DE 2013 (*) ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO - RDC Nº 45, DE 2 DE OUTUBRO DE 2013 (*) (Republicado

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 Dispõe sobre o procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos genéricos, similares, específicos,

Leia mais

1. OBJETIVO 2. CAMPO DE APLICAÇÃO

1. OBJETIVO 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 1. OBJETIVO Estabelecer os critérios para utilização e preenchimento das planilhas de controle da comercialização de agrotóxicos (desinfestantes de uso profissional e fitossanitários), seus componentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. PORTARIA No- 255, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. PORTARIA No- 255, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Data: 17/12/2015 Nº 002 Pág: 1 de 5 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO PORTARIA No- 255, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 A MINISTRA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso

Leia mais

DECRETO N.º 4.036, DE 27 DE MAIO DE Regulamenta o trâmite de Processos Administrativos.

DECRETO N.º 4.036, DE 27 DE MAIO DE Regulamenta o trâmite de Processos Administrativos. DECRETO N.º 4.036, DE 27 DE MAIO DE 2014. Regulamenta o trâmite de Processos Administrativos. O Prefeito Municipal de Erechim,, no uso de atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município,

Leia mais

Alterações - nota 3 do item 006 alterado por: Resolução RDC nº 24, de 07 de dezembro de 1999

Alterações - nota 3 do item 006 alterado por: Resolução RDC nº 24, de 07 de dezembro de 1999 página 1/29 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 30 DE SETEMBRO DE 1994 DOU 04/10/1994 Alterações - nota 3 do item 006 alterado por: Resolução RDC nº 24, de 07 de dezembro de 1999 - itens 003A, 003B, 003C, 004A,

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 2 DE ABRIL DE 2012

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 2 DE ABRIL DE 2012 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 2 DE ABRIL DE 2012 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁ- RIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.063, de 10 de agosto de D.O.U. de 11/08/2010, 1

Instrução Normativa RFB nº 1.063, de 10 de agosto de D.O.U. de 11/08/2010, 1 Instrução Normativa RFB nº 1.063, de 10 de agosto de 2010 D.O.U. de 11/08/2010, 1 Dispõe sobre procedimentos a serem adotados na coleta, prazo de guarda, destinação de amostras e emissão de laudo técnico

Leia mais

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 ALTERADA PELA PORTARIA MMA Nº 98/2015, PORTARIA MMA Nº 163/2015. PORTARIA MMA Nº 163, DE 08 DE JUNHO DE PORTARIA MMA Nº 445, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 2015 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, DOS RECURSOS HÍDRICOS E DA AMAZÔNIA LEGAL INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA NORMATIVA Nº 84, DE 15 DE OUTUBRO DE 1996 O Presidente

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 15 DE ABRIL DE 2003 As importações de vegetais, seus produtos, derivados e partes, subprodutos,

Leia mais

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de 2011 Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Ficam revogadas as Resoluções de Diretoria Colegiada Resolução RDC n 44/10 de 26 de outubro de 2010 Resolução RDC n 61/10

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE Define os requisitos do cadastro de produtos médicos.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. página 1/8 RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 DOU 27 de Agosto de 2015. Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,

Leia mais

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7.

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS Doutoranda Nathalia Garlich Agronomia (Produção Vegetal) Definição LEI 7.802, DE 11/07/89 - Art. 2.1. Agrotóxicos

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004.

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. O Adjunto da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição, que lhe confere a Portaria n.º 13, de 16 de janeiro de 2004,

Leia mais

Documentos necessários para Processos de Petições, junto à Secretaria de Vigilância Sanitária

Documentos necessários para Processos de Petições, junto à Secretaria de Vigilância Sanitária Documentos necessários para Processos de Petições, junto à Secretaria de Vigilância Sanitária INSTRUÇÃO NORMATIVA 1, de 30 de Setembro de 1994 O Secretário de Vigilância Sanitária, no uso de suas atribuições,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CLORETO DE ALUMÍNIO - Código interno de identificação do produto: C1036 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

Portaria 2215/ SMS.G

Portaria 2215/ SMS.G Portaria 2215/2016 - SMS.G Estabelece os procedimentos necessários para o requerimento de inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde CMVS ou da Licença de Funcionamento Sanitária. O Secretário

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 Publicado no DOU nº 211, 03/11/2016, Seção 1 pag. 75 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 (Alterada pela Resolução Normativa 489,

Leia mais

ANEXO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2008

ANEXO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2008 ANEXO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2008 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 181, de 18 de setembro de 2003)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 181, de 18 de setembro de 2003) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 252, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (Publicada em DOU nº 181, de 18 de setembro de 2003) A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada no DOU nº 164, de 27 de agosto de 2015)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada no DOU nº 164, de 27 de agosto de 2015) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 (Publicada no DOU nº 164, de 27 de agosto de 2015) Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. Define os requisitos de notificação

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: Data da revisão: Sikaflex : Selante/ Adesivo

Versão 1.0 Numero da FISPQ: Data da revisão: Sikaflex : Selante/ Adesivo SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000128442 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: EOSINA AMARELADA - Código interno de identificação do produto: E1007 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Portaria nº 50, de 28 de março de 2002 O PRESIDENTE DO

Leia mais

AGROQUÍMICOS. Because you care about consumers health

AGROQUÍMICOS. Because you care about consumers health AGROQUÍMICOS Because you care about consumers health 1 PRESENÇA GLOBAL PRESENTE EM 21 PAÍSES POR MEIO DE UMA REDE COM MAIS DE 80 LABORATÓRIOS Mais de 80 laboratórios acreditados Presença em 21 países Aproximadamente

Leia mais

Belo Horizonte, 09 de dezembro de 1998.

Belo Horizonte, 09 de dezembro de 1998. PORTARIA SMSA/SUS-BH N 039/98 09 DE DEZEMBRO DE 1998 Dispõe sobre Norma Técnica Especial que trata dos procedimentos para efetuação de análises fiscais, de apoio ou de rotina e coleta de amostras de alimentos,

Leia mais

INFORME. Além disso, foram publicadas, paralelamente, as seguintes normativas:

INFORME. Além disso, foram publicadas, paralelamente, as seguintes normativas: INFORME Ref.: Requisitos Sanitários para Suplementos Alimentares (Resoluções da Diretoria Colegiada da ANVISA nº 239/2018, 240/2018, 241/2018, 242/2018, 243/2018 e Instrução Normativa nº 28/2018) Os suplementos

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS)

ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) ORIENTAÇÕES REFERENTES A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 25/2012 PRODUTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL (PRODUTOS CONTROLADOS) MÉDICO VETERINÁRIO Todo médico veterinário (MV) que prescrever ou adquirir produtos sujeitos

Leia mais

PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR

PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR PROCESSO PERMANENTE DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE MARCA E PRODUTO MÉDICO HOSPITALAR Pela Norma 001/2017, publicada no Site da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, ficam estabelecidos os seguintes

Leia mais

PORTARIA IMA Nº 1.650, de

PORTARIA IMA Nº 1.650, de PORTARIA IMA Nº 1.650, de 18-08-2016 DOE 20-08-2016 *Nota do editor: texto consolidado extraído do site oficial cujo sítio eletrônico é: file:///c:/users/tjusti/downloads/portaria%201650-10.11.16%20(2).pdf

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.555, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro das organizações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, R E S

Leia mais

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será

Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS Este documento é um modelo técnico desenvolvido pela Organização Social e será disponibilizado para que os profissionais das diversas

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI 1.238, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1991 1 e 2 Estabelece normas sobre uso, produção, consumo, comércio e armazenamento de agrotóxicos. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia

Leia mais

Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02]

Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02] *Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União* Diário Oficial da União Suplemento DOU 01 de agosto de 2005 [Página 01-02] AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO - RE N 1,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: FOSFATO DE SÓDIO BIBÁSICO ANIDRO - Código interno de identificação do produto: F1033 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: EDTA SAL DISSODICO - Código interno de identificação do produto: E1004 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 10, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 10, DE DOU RESOLUÇÃO ANP Nº 10, DE 7.3.2007 DOU 9.3.2007 O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP, no uso das atribuições legais, tendo em vista as disposições da Lei nº

Leia mais

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC No- 11, DE 6 DE MARÇO DE 2013 DOU Nº46 DE 08/03/2013 página 76/77

RESOLUÇÃO - RDC No- 11, DE 6 DE MARÇO DE 2013 DOU Nº46 DE 08/03/2013 página 76/77 RESOLUÇÃO - RDC No- 11, DE 6 DE MARÇO DE 2013 DOU Nº46 DE 08/03/2013 página 76/77 Dispõe sobre a importação de substâncias sujeitas a controle especial e dos medicamentos que as contenham. A Diretoria

Leia mais

LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989

LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989 LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989 Dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTOS QUÍMICOS POMBIL

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PRODUTOS QUÍMICOS POMBIL Página: 1/7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno de identificação: 30047 Principais usos recomendado: Repelente para pombos, pardais, morcegos e formigas. Nome da empresa:

Leia mais

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: 4 Nome da Empresa: Orangelife Comércio e Indústria Ltda Endereço: Estrada dos Bandeirantes 11742 Vargem

Leia mais

Anexo III da MARPOL 73/78

Anexo III da MARPOL 73/78 Anexo III da MARPOL 73/78 (atualizado até a Resolução MEPC. 156(55), em vigor a partir de 1º/01/2010) Regras para a Prevenção da Poluição Causada por Substâncias Danosas Transportadas por Mar sob a Forma

Leia mais

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda.

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Pág. 1 de 5 ANEXO I Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Empreendedor: Ambientec Incineração de Resíduos Ltda Empreendimento: Ambientec Incineração de

Leia mais

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência.

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15/06/2012 DOU 19/06/2012 Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: SOLUÇÃO TAMPÃO ph 7 - Código interno de identificação do produto: S1036 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

resolve: REITORIA Avenida Mauro Ramos, 755 Ed. Humberto Lambert Centro - Florianópolis - SC CEP

resolve: REITORIA Avenida Mauro Ramos, 755 Ed. Humberto Lambert Centro - Florianópolis - SC CEP RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 052 DE 31 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o processo de revalidação, pelo Instituto Federal de Santa Catarina IFSC, de diplomas e certificados de cursos técnicos de nível médio expedidos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: TIOSSULFATO DE SODIO - Código interno de identificação do produto: T1016 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

Edital de Preenchimento de Vagas Remanescentes n.º 02, de 24/05/2018

Edital de Preenchimento de Vagas Remanescentes n.º 02, de 24/05/2018 Edital de Preenchimento de Vagas Remanescentes n.º 02, de 24/05/2018 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC-JAHU), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 03 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para os processos de outorga de uso de recursos hídricos de águas de domínio do Estado do Mato Grosso.

Leia mais

Diário Oficial da União DOU 04 de outubro de 1994

Diário Oficial da União DOU 04 de outubro de 1994 Diário Oficial da União DOU 04 de outubro de 1994 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 30 DE SETEMBRO DE 1994 Estabelece os documentos necessários para Processos de Petições junto à Secretaria de Vigilância Sanitária.

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Dinâmica Química Contemporânea LTDA. Rua Gema nº Jd. Campanário Diadema SP CEP:

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Dinâmica Química Contemporânea LTDA. Rua Gema nº Jd. Campanário Diadema SP CEP: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Pág. 1 de 6 Substância SOL. LAURIL SULFATO DE SODIO 0,004M Nome da Empresa Endereço Contato Dinâmica Química Contemporânea LTDA. Rua Gema nº 300-314 Jd. Campanário

Leia mais

Operação Webcida - Agrotóxicos

Operação Webcida - Agrotóxicos Operação Webcida - Agrotóxicos XIX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente Curitiba 26/04/2019 Marcelo Bressan Auditor Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Fiscalização de Insumos

Leia mais

Portaria N 45, de 10 de dezembro de 1990

Portaria N 45, de 10 de dezembro de 1990 Portaria N 45, de 10 de dezembro de 1990 O Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Artigo 184, do Decreto no 99.244, de 10 de maio de 1990 e de acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º 945 DE 08 DE JULHO DE 2015 (DOU de 09/07/ Seção 1)

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º 945 DE 08 DE JULHO DE 2015 (DOU de 09/07/ Seção 1) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 945 DE 08 DE JULHO DE 2015 (DOU de 09/07/2015 - Seção 1) O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO

Leia mais

Instrução Normativa nº 16/2015. Requisitos Fitossanitários para Importação de Sementes DSV/SDA/MAPA

Instrução Normativa nº 16/2015. Requisitos Fitossanitários para Importação de Sementes DSV/SDA/MAPA Instrução Normativa nº 16/2015 Requisitos Fitossanitários para Importação de Sementes DSV/SDA/MAPA Art. 1º Ficam estabelecidos os requisitos fitossanitários para a importação de sementes, de diferentes

Leia mais

Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e. FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e. FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Limpa Alumínio e Inox Magic Brill Notificação na ANVISA/MS: 25351633832200902 Nome da Empresa: Crivialli Indústria de Produtos de Higiene e Limpeza

Leia mais