REGULAMENTAÇÃO DO USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTAÇÃO DO USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA"

Transcrição

1 1. USO ÉTICO DOS LABORATÓRIOS: Utilize os recursos dos laboratórios sem interferir na utilização dos demais usuários. A interferência muitas vezes é provocada pelo uso de recursos que sobrecarregam a capacidade de redes e equipamentos. É terminantemente proibido: a. Modificar as configurações de programas ou equipamentos; b. Utilizar os recursos dos laboratórios de modo dissociado das atividades acadêmicas e de pesquisa a que se destinam; c. Exibir no monitor imagens que não sejam compatíveis com o ambiente acadêmico ou que provoquem constrangimento aos demais usuários; d. Tentar interferir, não importando de que forma ou com que finalidade, em qualquer dos sistemas computacionais da Universidade ou, ainda, nos recursos à disposição dos demais usuários. e. Assumir a identidade de outra pessoa para ter acesso aos laboratórios ou aos recursos nelas instalados. f. Permitir que alguém assuma sua identidade para acesso aos laboratórios ou aos recursos neles instalados. g. Tentar obter acesso a contas e arquivos que não é de sua propriedade ou aqueles cujo acesso não lhe tenha sido legitimamente facultado, mesmo que esse ato, em si, não infrinja qualquer dispositivo legal. 2. O USO LEGAL DOS BENS DE INFORMÁTICA: Determinadas ações, além de denotar falta de ética, infringem a legislação em vigor. Constituem atos ilícitos, previstos em Lei: a. Ameaçar, difamar ou assediar outra pessoa por qualquer método de comunicação eletrônica; b. Fazer acesso ou promover a divulgação de material (texto, som ou imagem) de caráter obsceno; c. Praticar qualquer tipo de discriminação relativa à raça, sexo ou credo religioso; d. Copiar ou utilizar programas e arquivos em desrespeito a direitos autorais assegurados por lei (ou seja, pirataria de software, músicas, vídeos etc.); e. Tornar público assuntos pessoais alheios; f. Tornar público o conteúdo de correspondência eletrônica particular sem autorização.

2 3. CONDIÇÕES GERAIS DE USO: a. Os Laboratórios de Informática são de natureza pedagógica, destinando-se, exclusivamente para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades acadêmicas da instituição. É terminantemente proibida a utilização dos laboratórios de informática para fins não acadêmicos; b. O Laboratório é um local de estudo, devendo ser observado silêncio em suas dependências. c. Só é permitido acessar páginas da Internet que estejam diretamente relacionadas com a atividade acadêmica para a qual foi autorizado o uso do laboratório; d. Só é permitido utilizar programas autorizados; e. É responsabilidade dos usuários a utilização adequada dos equipamentos dos laboratórios; f. É terminantemente proibido praticar atividades que coloquem em risco as instalações e/ou os recursos computacionais; g. É terminantemente proibido praticar atividades que promovam o desperdício de recursos de energia e computacionais; h. É terminantemente proibido violar o sistema de segurança dos computadores, acordos de licenciamento de software, políticas de uso de redes e privacidade de outras pessoas; i. Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário. Nenhum equipamento ou recurso poderá ser retirado sem a prévia autorização da coordenação do Laboratório; j. Não é permitido efetuar download de arquivos e/ou programas que não estejam relacionados com as atividades acadêmicas; k. É terminantemente proibido o acesso ou permanência nos laboratórios portando alimentos ou bebidas de qualquer natureza; l. É terminantemente proibido fumar ou conduzir cigarros e assemelhados acesos; m. O usuário é responsável por desligar o computador, o monitor e o estabilizador após sua utilização; n. Após a utilização do laboratório, o professor, monitor ou aluno autorizado é responsável por fechar todas as janelas, apagar o quadro, desligar os ventiladores, apagar as luzes e entregar a chave na guarita; o. É responsabilidade do usuário salvar os seus trabalhos apropriadamente; p. O uso do Laboratório, fora do horário das aulas, está condicionado a um prévio agendamento com o(a) servidor(a) responsável da secretaria administrativa; q. É terminantemente proibido fazer propaganda político/partidária.

3 4. USUÁRIOS DOS : 4.1. Corpo docente; 4.2. Corpo discente: durante as aulas em laboratório e, quando previamente autorizados, nos horários em que o laboratório estiver disponível; 4.3. Monitores de disciplina: nos horários das monitorias; 5. OS : Laboratório de Informática I Laboratório de Informática II Laboratório de Informática III Laboratório de Informática IV Laboratório de Informática V 5.1. Localização: Os laboratórios I, II, III e V, localizam-se no 2º andar do bloco A. O laboratório IV localiza-se no 1º andar do bloco B Horário de Funcionamento dos Laboratórios: Os laboratórios estão disponíveis durante todo o período de aula do campus de 7:30 às 22:30. A utilização dos laboratórios está condicionada a presença de um professor ou algum responsável autorizado A Conta de Usuário do Laboratório: Todos os alunos matriculados nos cursos de graduação e ensino médio integrado têm direito de utilizar os laboratórios do colegiado de sistemas de informação. Para a utilização é necessária a abertura de uma conta de usuário.

4 Abertura de Conta de Usuário: A abertura da conta de usuário é feita pelo funcionário responsável, no setor de informática (SINFO), situado no 2º andar na sala do CPD. Documentos necessários para abertura da conta de usuário pelo aluno: identificação com foto e o comprovante de matrícula. Documentos necessários para abertura da conta de usuário pelo professor/funcionário: carteira do CEFET A abertura da conta de usuário é feita no ato da entrega do(s) documento(s) necessário(s) e necessitará que o usuário cadastre uma senha de acesso. Caso o usuário esqueça a senha, deverá dirigir-se ao setor tal, situado no 2º andar na sala do CPD para cadastrar nova senha Identificação da Conta de Usuário: Na abertura da conta de usuário será informado o seu login. O login é a identificação do usuário e é composto pela matrícula Cuidados com a Senha: A senha é de uso pessoal. É de inteira responsabilidade do usuário da conta a confidencialidade da senha O procedimento de logoff: Após a utilização de uma estação de trabalho, o usuário da conta deverá efetuar logoff, evitando utilizações indevidas por terceiros Encerramento da Conta de Usuário: A conta do usuário será bloqueada em caso de trancamento de matrícula; A conta do usuário será encerrada, em caso de jubilamento ou conclusão do curso.

5 5.4. Identificação de problemas: Qualquer problema identificado no equipamento (hardware) ou no programa (software) deve ser comunicado, de imediato, aos coordenadores do Laboratório de Informática ou à secretaria Administrativa, solicitando a presença de técnicos da área. Em cada laboratório, na mesa do professor, encontra-se um papel para que o professor/usuário possa anotar o problema até o sistema automatizado, que está em fase de desenvolvimento, esteja finalizado Segurança dos laboratórios: O CEFET Nova Friburgo adota todas as medidas necessárias de segurança nos seus laboratórios. As medidas de segurança adotadas são: Redução de taxa de transferência de dados, em caso de uso da rede para downloads de grandes volumes de dados sem prévia autorização. Bloqueio de acesso à Internet, em caso de uso da rede para obter ou baixar imagens, documentos ou arquivos ilícitos (por exemplo, imagens pornográficas ou posicionamentos que pregam qualquer forma de discriminação). Advertência Bloqueio de conta 5.6. Softwares Instalados nos Laboratórios: Firefox Developer Edition Google Chrome Adobe Reader LibreOffice Irfan View VLC Player MySql Community Server MySql Workbench MongoDB Robomongo Astah Community v CodeBlocks v Eclipse IDE for Java EE Developers v. Mars Notepad++ v6.9.2 Portugol Studio WAMP Server v. 64 bits NodeJS v6.2.2

6 Pencil v2.0.5 Composer v1.1.2 Git v2.9.0 TortoiseGit v2.1.0 TortoiseSVN v1.9.4 FileZilla Client v3.18 Apache Tomcat v.8.5 Java Development Kit (JDK) v8 Oracle VM VirtualBox v.5.0 Process Hacker v2.3.9 Arduino v1.6.9 Fritzing v0.9.3b

7 5.7. Infra-estrutura dos Laboratórios: Laboratório de Informática I: colegiado de Informática. Conta com uma área de 46.6 m2, com capacidade de até 28 alunos. Equipamentos: 29 computadores HP COMPAQ PRO 6300 SFF com monitores HP L200hx (22 polegadas), projetor Epson H430A. Disciplina(s) do curso atendidas: Algoritmo, Arquitetura, Computação I, Programação I, Projeto de Software, Programação paralela, Teste e Manutenção, Modelagem de Sistemas II. Laboratório de Informática II: colegiado de informática. Conta com uma área de 37.8 m2, com capacidade de até 22 alunos. Equipamentos: 23 computadores LENOVO THINKCENTRE M58p SFF com monitores LENOVO (15 polegadas), projetor Benq NX666. Disciplina(s) do curso atendidas: Programação II, Algoritmo e Estrutura de Dados, Fundamentos da Web, Administração de Redes. Laboratório de Informática III: colegiado de informática. Conta com uma área de 34.6 m2, com capacidade de até 20 alunos. Equipamentos: 21 computadores DELL OPTIPLEX 7010 com monitores DELL (22 polegadas), projetor Benq NX666. Disciplina(s) do curso atendidas: Banco de dados, Modelagem de Sistemas I, Administração de Redes, Algoritmos e Estrutura de Dados II, Programação III.

8 Laboratório de Informática IV: colegiado de informática. Possui bancadas para aulas de robótica e manutenção de computadores. Conta com uma área de 45.8 m2, com capacidade de até 20 alunos. Equipamentos: 10 computadores DELL OPTIPLEX 7010 com monitores DELL (22 polegadas), bancadas de manutenção de dados, 20 arduínos, projetor Epson H430A. Disciplina(s) do curso atendidas: Administração de Redes, Robótica, Microeletrônica. Laboratório de Informática V: colegiado de informática. Conta com uma área de 54,2 m2, com capacidade de até 40 alunos. Equipamentos: 41 computadores DELL OPTIPLEX 7010 com monitores DELL (22 polegadas), projetor Epson H430A. Disciplina(s) do curso atendidas: Desenvolvimento de sistemas, Laboratório de informática, Introdução à programação, Programação 1, Fundamentos da Web.

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Informática

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Informática Faculdades Integradas Potencial Regulamento de Utilização do Laboratório de Informática 2016 Regulamento Laboratório de Informática "Este regulamento visa melhorar o aproveitamento dos recursos computacionais

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. CAPÍTULO I Disposições Iniciais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. CAPÍTULO I Disposições Iniciais CAPÍTULO I Disposições Iniciais Art. 1. Este Regulamento normatiza o uso e funcionamento dos Laboratórios de Informática da IES, bem como os direitos e deveres do usuário. Art. 2. Os Laboratórios de Informática

Leia mais

Regulamento dos Laboratórios de Informática

Regulamento dos Laboratórios de Informática Regulamento dos Laboratórios de Informática "Este regulamento visa otimizar o aproveitamento dos recursos computacionais dos Laboratórios de Informática, satisfazendo ao máximo as necessidades de seus

Leia mais

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento Regulamento e Políticas de Uso dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente documento dispõe sobre as normas de conduta e utilização dos

Leia mais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais Faculdades Integradas Potencial Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais 2016 LABORATÓRIO DE RECURSOS ÁUDIO VISUAIS REGULAMENTO Este regulamento visa racionalizar e organizar

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Informática da Faculdade Freire de Ensino

Regulamento do Laboratório de Informática da Faculdade Freire de Ensino Regulamento do Laboratório de Informática da Faculdade Freire de Ensino Dispõe sobre as regras para utilização dos Laboratórios de Informática da Faculdade Freire de Ensino. TÍTULO I DA FINALIDADE Art.

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação REGULAMENTO PARA O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Sinop - MT REGULAMENTO

Leia mais

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA

POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA POLÍTICA DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO IFRS- CAMPUS ALVORADA Dispõe sobre a regulamentação do uso dos laboratórios de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

O Diretor Presidente do Centro de Ensino Superior Riograndense Marau, no uso das atribuições legais,

O Diretor Presidente do Centro de Ensino Superior Riograndense Marau, no uso das atribuições legais, RESOLUÇÃO Nº 006/2015 Regulamenta no Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG MARAU 1, o Laboratório de Informática, e dá outras providências. O Diretor Presidente do Centro de Ensino Superior Riograndense

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI

INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI INSTITUTO DE PSICOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (BACHAREL - FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO) CAMPUS NITERÓI REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA TÍTULO I -

Leia mais

REGULAMENTO LABORATÓRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO E NEGOCIAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS LDNW

REGULAMENTO LABORATÓRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO E NEGOCIAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS LDNW REGULAMENTO LABORATÓRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO E NEGOCIAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS LDNW Este regulamento visa melhorar o aproveitamento dos recursos do Laboratório do Grupo de Pesquisa em Gestão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 1 Objetivos Este documento regulamenta e normatiza o processo de utilização dos Laboratórios de Informática da Faculdade Faesf, de modo a sustentar

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA USO DOS LABORATÓRIOS DA ESCOLA DE INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO PARA USO DOS LABORATÓRIOS DA ESCOLA DE INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO REGULAMENTO INTERNO PARA USO DOS LABORATÓRIOS DA ESCOLA DE INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO REGULAMENTO INTERN DA CONSTITUIÇÃO Art. 1 - Constituem os Laboratórios de Informática do Pavilhão 1 do Centro Federal

Leia mais

Horário de Funcionamento. Normas de Uso. 3. É proibida a utilização de jogos nos computadores do Laboratório.

Horário de Funcionamento. Normas de Uso. 3. É proibida a utilização de jogos nos computadores do Laboratório. REGULAMENTO DE USO DO LABORATÓRIO DE O curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui, possui em sua estrutura, o Laboratório de Processamento de Dados Geoespaciais,

Leia mais

NORMAS DE USO. 2 - Fazer registro de uso do ambiente e da retirada de equipamentos de acordo com as normas específicas;

NORMAS DE USO. 2 - Fazer registro de uso do ambiente e da retirada de equipamentos de acordo com as normas específicas; NORMAS DE USO I - DA NATUREZA Art 1 - O Laboratório caracteriza-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo de complemento aos usuários na busca pela informação e pelo conhecimento. Art 2 - O Laboratório

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E DE REDES E TELECOMUNICAÇÕES

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E DE REDES E TELECOMUNICAÇÕES NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO E DE REDES E TELECOMUNICAÇÕES I - DA NATUREZA (da finalidade) Artigo 1 Os laboratórios caracterizam-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo

Leia mais

IFBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PORTO SEGURO. REGULAMENTO Uso dos Laboratórios de Informática

IFBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PORTO SEGURO. REGULAMENTO Uso dos Laboratórios de Informática IFBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PORTO SEGURO REGULAMENTO Uso dos Laboratórios de Informática Porto Seguro-BA 2014 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional

Leia mais

Ofício LDC I 018/2011

Ofício LDC I 018/2011 Ofício LDC I 018/2011 Altera as regras de funcionamento vigentes do Laboratório Didático de Computação I da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e estabelece critérios para o uso da rede pelo corpo

Leia mais

MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES

MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES Este documento regulamenta e normatiza o funcionamento e uso do Laboratório de Hardware e Redes da FASG, de modo a gerir e ter como referência o bom uso e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RESOLUÇÃO Nº 01/2017-SPA, DE 23 DE MARÇO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RESOLUÇÃO Nº 01/2017-SPA, DE 23 DE MARÇO DE 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RESOLUÇÃO Nº 01/2017-SPA, DE 23 DE MARÇO DE 2017 Estabelece a Política de uso dos Laboratórios de Informática da UFPR - Setor Palotina O CONSELHO SETORIAL DO SETOR PALOTINA

Leia mais

Artigo 3º Os computadores são destinados unicamente para pesquisa acadêmica, na Internet, e/ou base de dados, leitura dos CDs e DVDs

Artigo 3º Os computadores são destinados unicamente para pesquisa acadêmica, na Internet, e/ou base de dados, leitura dos CDs e DVDs Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana Criada pelo Decreto n 26.298, publicada no D.O.U. em 05/07/1960

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

Normas para Uso dos Laboratórios de Informática

Normas para Uso dos Laboratórios de Informática Normas para Uso dos Laboratórios de Informática I. DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1º - O presente documento contém as normas que regem e orientam as condições de utilização dos Laboratórios de Informática.

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TAGUAÍ SP 2015 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO

Leia mais

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I Definição O Laboratório de Informática instalado na Faculdade do Sertão do Araripe tem como finalidade fundamental, fornecer

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

PLANO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA PLANO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA LABORATÓRIOS DE ENSINO DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA CAMPUS IBIRUBÁ IFRS 1. OBJETIVO Este documento objetiva estabelecer planos de atualização tecnológica dos laboratórios de

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. Os Laboratórios de Informática são um suporte no processo ensino-aprendizagem, a ser utilizado, prioritariamente, pelos docentes

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 - Os Laboratórios de Informática estão vinculados ao Departamento

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA - FIRB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA - FIRB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 1 FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA - FIRB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Este regulamento destina-se a disciplinar o funcionamento e a política de utilização dos recursos computacionais do

Leia mais

NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO

NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO Coordenação de Tecnologia da Informação - CTI Santo Ângelo 2018 1. OBJETIVO O presente documento visa

Leia mais

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Política Operacional (DO) TIPO NÚMERO UNE MP PR SB - REVISÃO DOCUMENTO DOCUMENTO NM 07 01 00 PL 001-00 Alterações

Leia mais

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática do Curso de Licenciatura em Informática do Câmpus Francisco Beltrão

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática do Curso de Licenciatura em Informática do Câmpus Francisco Beltrão Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática do Curso de Licenciatura em Informática do Francisco Beltrão Fevereiro de 2015 1.0 Ministério da Educação Histórico de Versões

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação REGULAMENTO PARA O USO DO LABORATÓRIO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sinop

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL LABORATÓRIO DE MOBILIDADE E LOGÍSTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL LABORATÓRIO DE MOBILIDADE E LOGÍSTICA REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MOBILIDADE E LOGÍSTICA DA CAMPUS DE CACHOEIRA DO SUL I DA CONSTITUIÇÃO DO LABORATÓRIO Artigo 1 O Laboratório de Mobilidade e Logística (LAMOT) da Universidade

Leia mais

1º - É vedada a utilização de qualquer recurso de informática e de qualquer equipamento multimídia da FEAMIG para quaisquer outros fins.

1º - É vedada a utilização de qualquer recurso de informática e de qualquer equipamento multimídia da FEAMIG para quaisquer outros fins. Belo Horizonte, 22 de março de 2011. PORTARIA Nº 04/2011 REEDITA A PORTARIA 008/2008 QUE REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE INFORMÁTICA E DOS EQUIPAMENTOS MULTIMÍDIA DA FEAMIG O Diretor da Faculdade

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório de Simulação de Mecanismos - LSM TÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2012 CONCECERES

RESOLUÇÃO Nº 02/2012 CONCECERES RESOLUÇÃO Nº 02/2012 CONCECERES Dispõe sobre o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática I e II LABINF I e II, do Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES. O Presidente do Conselho de

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

NORMAS DE FUNCIONAMENTO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 1 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA POLÍTICA DE USO DE FUNCIONAMENTO Os Laboratórios de Informática constituem uma importante infra-estrutura de apoio para

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TELÊMACO BORBA

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TELÊMACO BORBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TELÊMACO BORBA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1º O presente documento contém a Regulamentação que regem e orientam as condições de utilização dos Laboratórios de Informática. Art. 2º Ficam sujeitos a

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA UFMS / CPPP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O horário regular de funcionamento dos laboratórios de Informática é de segunda à

Leia mais

REGULAMENTO E POLÍTICAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO E POLÍTICAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO REGULAMENTO E POLÍTICAS DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ÍNDICE CAPÍTULO I... 1 DAS NORMAS, PROCEDIMENTOS E OBJETIVOS GERAIS... 1 CAPÍTULO II... 2 DO FUNCIONAMENTO...

Leia mais

OBJETIVOS O LABORATÓRIO. Os Laboratórios de Informática da Pós-Graduação IDAAM são divididos da seguinte forma:

OBJETIVOS O LABORATÓRIO. Os Laboratórios de Informática da Pós-Graduação IDAAM são divididos da seguinte forma: SUMÁRIO OBJETIVOS...3 O LABORATÓRIO...3 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO...3 NORMAIS GERAIS...3 NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DOS ÇABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA...5 OBJETIVOS Este documento regulamenta e

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória TERMO DE ADESÃO POLÍTICAS DE USO DA REDE SEM FIO 1. FINALIDADES E OBJETIVOS 1.1. Esta política tem a finalidade de regulamentar o acesso ao WI-FI público e gratuito à comunidade universitária do Campus,

Leia mais

Regulamento. Laboratórios de Informática

Regulamento. Laboratórios de Informática Regulamento Laboratórios de Informática REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento trata da organização, estrutura administrativa, operacional e

Leia mais

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório MATEMATECA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS CAPÍTULO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. Dispõe sobre regulamentação de normas para utilização da rede e da internet fornecidas pelo IFMG campus Governador Valadares. O PRESIDENTE

Leia mais

INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES

INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES p LOURDES INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES Página1 SUMÁRIO 1. INFRAESTRUTURA... 3 1.1. Central de Atendimento ao Aluno - CAA... 3 1.2. Central de Carreiras... 4 1.3. Espaços de trabalho para coordenações

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos

Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS E USUÁRIOS. CAPÍTULO I Dos Objetivos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL CATALÃO UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA Regulamento do Laboratório de Tecnologias no Ensino - LTE TÍTULO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT CAMPUS UNIVERSITARIO DE RONDONOPOLIS CUR INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT CAMPUS UNIVERSITARIO DE RONDONOPOLIS CUR INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UFMT CAMPUS UNIVERSITARIO DE RONDONOPOLIS CUR INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS LABORATÓRIO INTEGRADO DE PRATICAS DE ENSINO - LABIN Regulamento e Normas para

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Credenciada pela Portaria MEC nº 594 de 28 de fevereiro de 2005 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TÍTULO I

ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TÍTULO I TÍTULO I DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO Art. 1º O Laboratório de Informática pode ser utilizado das 8 horas às 22h30min, de segunda a sexta-feira. TÍTULO II DOS USUÁRIOS Art. 2º Pode cadastrar-se como usuário

Leia mais

Regras e normas de utilização laboratórios de informática Versão 001. Sumário

Regras e normas de utilização laboratórios de informática Versão 001. Sumário Sumário Objetivo:... 2 Normas:... 3 Deveres dos usuários:... 4 Proibições aos usuários:... 5 Deveres dos docentes:... 7 Equipe de informática:... 8 Punições disciplinares:... 8 1 Objetivo: Auxiliar o usuário

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DDI 001/2017 REGULAMENTA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

INSTRUÇÃO NORMATIVA DDI 001/2017 REGULAMENTA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI GABINETE DO DIRETOR-GERAL

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. O laboratório de informática é vinculado à Biblioteca Central da UNIMES.

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. O laboratório de informática é vinculado à Biblioteca Central da UNIMES. REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA O objetivo deste regulamento é estabelecer normas de utilização dos laboratórios de informática, potencializar a utilização dos equipamentos e ampliar a segurança

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL GERALDO WERNINGHAUS

REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL GERALDO WERNINGHAUS REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS SETEMBRO / 2014 TITULO 2 D TITULO 1 AS ÁREAS DE ELETROTÉCNICA E MECÂNICA TITULO 3 TITULO 4 C D CAPÍTULO I O REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS Art 1º Este regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA LI RSGQ-24.01

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA LI RSGQ-24.01 REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA LI RSGQ-24.01 1. Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. RESPONSABILIDADE E COMPORTAMENTO... 3 2.1 RESPONSABILIDADE... 3 2.2 COMPORTAMENTO... 3 3. HORÁRIOS... 4 4. UTILIZAÇÃO...

Leia mais

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual do Monitor Telecentro Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 0.1 Como acessar a interface de Gerenciamento?........................ 2 0.2 Ativação............................................

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E CONFORTO AMBIENTAL

LABORATÓRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E CONFORTO AMBIENTAL LABORATÓRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E CONFORTO AMBIENTAL MANUAL GERAL DE UTILIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E CONFORTO AMBIENTAL FORTALEZA 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Regulamento para utilização dos laboratórios

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Regulamento para utilização dos laboratórios CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Regulamento para utilização dos laboratórios O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas CIESA,

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2018, DE 12 DE ABRIL DE 2018.

RESOLUÇÃO 01/2018, DE 12 DE ABRIL DE 2018. RESOLUÇÃO 01/2018, DE 12 DE ABRIL DE 2018. Aprova o Regulamento dos Laboratórios de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus São Paulo Pirituba. A PRESIDENTE

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBSEÇÃO I - DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA (LEQ)

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBSEÇÃO I - DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA (LEQ) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV: LITORAL NORTE RIO TINTO CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA Seção

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBSEÇÃO I - DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA (LEQ)

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBSEÇÃO I - DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA (LEQ) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV: LITORAL NORTE RIO TINTO CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA QUIMICA Seção

Leia mais

Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária

Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária Regulamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária Localização O presente documento regulamenta o funcionamento do Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária LTI, lotado no Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES GEOAMBIENTAIS. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES GEOAMBIENTAIS. Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES GEOAMBIENTAIS Seção I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SUBSEÇÃO I - DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES GEOAMBIENTAIS (LAGEO) O LAGEO foi criado para atender às necessidades do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 1. Laboratórios de Informática ETF - Palmas Os

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA OBJETIVO: Auxiliar o usuário na utilização dos Laboratórios de Informática desta Instituição, estabelecer, regras, procedimentos e responsabilidades para o uso,

Leia mais

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE CONSELHO DO CAMPUS DECISÃO Nº 002/2017 O CONSELHO DO, em sessão de 30/08/2017, DECIDE aprovar a Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação do Campus Litoral Norte da Universidade Federal

Leia mais

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS

Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Manual Geral de Utilização e Administração dos Laboratórios de Informática da FATEC SENAI CAMPO GRANDE/MS Histórico de Versões Versão Data aprovação Observação 1.0 15/08/2017 Primeira versão aprovada na

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS /01 NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE AUTOMAÇÃO E MODELAGEM DE SISTEMAS 2016.1/01 QUANTO A MISSÃO DO LADAMS Art.01º A missão do LADAMS é oferecer aos alunos infraestrutura de suporte à execução

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de julho de 205

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 30 de julho de 205 RESOLUÇÃO CAS Nº 06/2015 ALTERA A RESOLUÇÃO CAS Nº 21/2009 QUE DISPÕE SOBRE O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS/FEMA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face

Leia mais

NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH

NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH Sumário 1 QUESTÕES GERAIS... 1 1.1 Dos equipamentos... 1 1.2 Do empréstimo... 2 1.3 Do horário e tempo de uso... 2 1.4 Dos usuários habilitados ao uso...

Leia mais

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA

MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA MANUAL dos LABORATÓRIOS De INFORMÁTICA Objetivo 1. Oferecer aos alunos a infra-estrutura e suporte necessário à execução de tarefas práticas, solicitadas pelos professores, observando os prazos estabelecidos.

Leia mais

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM COMPUTAÇÃO - LEPEC

REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM COMPUTAÇÃO - LEPEC REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM COMPUTAÇÃO - LEPEC TÍTULO I Do Laboratório, da Coordenação, dos Usuários e do Responsável. Artigo 1º) Define-se como Laboratórios

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI ABRIL DE 2015 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA.

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. Ceres, 05 de fevereiro de 2018. Página 1 de 10 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA FACULDADE EVANGÉLICA DE CERES. Este

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE COMPUTAÇÃO I E II (LDC)

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE COMPUTAÇÃO I E II (LDC) REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE COMPUTAÇÃO I E II (LDC) Considera-se Laboratório Didático de Computação, o laboratório composto por microcomputadores agrupados num único

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA E GASTRONOMIA DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LADIG. CAPÍTULO I Dos objetivos e Definições

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA E GASTRONOMIA DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO - LADIG. CAPÍTULO I Dos objetivos e Definições UNIRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO APLICADA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DIETÉTICA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CPV.0011/2016, de 11 de agosto de 2016

RESOLUÇÃO Nº CPV.0011/2016, de 11 de agosto de 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS CAPIVARI CONSELHO DE CÂMPUS RESOLUÇÃO Nº CPV.0011/2016, de 11 de agosto de 2016 Aprova o Regulamento de Uso

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Normas e regras gerais. Setor de Informática

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Normas e regras gerais. Setor de Informática MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Normas e regras gerais Setor de Informática MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 1 Objetivos Art. 1º Este documento regulamenta e normatiza

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DA UCEFF TÍTULO I DAS NORMAS E SEUS FINS CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1. O presente regulamento estabelece normas para utilização dos Laboratórios de Informática,

Leia mais

Regimento interno dos Laboratórios de Estatística

Regimento interno dos Laboratórios de Estatística Regimento interno dos Laboratórios de Estatística Ji-Paraná 2016 Regimento dos dois Laboratórios de Estatística localizados no prédio onde está estabelecido o curso de Bacharelado em Estatística vinculado

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE INFORMÁTICA DA CONSTITUIÇÃO.

REGULAMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE INFORMÁTICA DA CONSTITUIÇÃO. REGULAMENTO INTERNO DO DA CONSTITUIÇÃO. Art. 1º - O Laboratório Multiusuário de Informática LABINFO - é órgão setorial e visa atender: a) Os alunos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. Dispõe sobre regulamentação de normas para utilização do laboratório 01 e laboratório 02 do IFMG campus Governador Valadares. O PRESIDENTE

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 7, DE 14 DE MARÇO DE 2019.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 7, DE 14 DE MARÇO DE 2019. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO 7, DE 14 DE MARÇO DE 2019. O SECRETÁRIO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Disciplina de Introdução à Computação Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Aula 01 Edmar André Bellorini Ano letivo 2018 Introdução Regulamento-Geral de uso dos recursos de Tecnologia

Leia mais

Regulamento do. Laboratório de Informática DMAFE

Regulamento do. Laboratório de Informática DMAFE Mistério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste MG Campus Rio Pomba Departamento de Matemática Física e Estatística - DMAFE Regulamento do Laboratório de Informática

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DR. SUDÁRIO DE AGUIAR CUNHA FACULDADE SANTO ANTÔNIO

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DR. SUDÁRIO DE AGUIAR CUNHA FACULDADE SANTO ANTÔNIO 1 REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DR. SUDÁRIO DE AGUIAR CUNHA FACULDADE SANTO ANTÔNIO Alagoinhas/BA 2017 2 FACULDADE SANTO ANTÔNIO Direção Geral Prof. Raimundo Nonato Ferreira da Silva Direção

Leia mais

NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi

NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi 1. FINALIDADES E OBJETIVOS 1.1. Este regulamento tem a finalidade de estabelecer regras e orientar as ações e os procedimentos para a utilização da rede sem

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG

TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG DTI Diretoria de Tecnologia da Informação Sumário SUMÁRIO... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. TERMOS E DEFINIÇÕES... 3 3. REGRAS PARA

Leia mais

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina www.ufpe.br/medicina/avamed Julho de 2011 Apresentação O Núcleo de

Leia mais

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA - FPMB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA - FPMB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA - FPMB REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este regulamento trata da organização, estrutura administrativa, operacional

Leia mais

Item Descrição Página

Item Descrição Página Código do Documento TI-PR037 Nome do Procedimento de TI Funcionamento dos laboratórios de Informática Aprovação - CTI Aprovação - CTI Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) original

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA Londrina 6 de Abril de 2009 Versão 1.0 UTF - - Estrada dos Pioneiros, 3131 Jardim Morumbi (Gleba Lindoia) Fone (43) 3029-3226 - Fax (43) 3029-9727 Londrina-

Leia mais

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete:

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete: REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DA AJURIS (APROVADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 27.04.2009, ALTERADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 11.08.2009) Regula a utilização dos equipamentos de informática,

Leia mais