CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPANHA PUBLICITÁRIA"

Transcrição

1 FACULDADE ALAGOANA DE ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO PROJETO EXPERIMENTAL PREX / 2013 CAMPANHA PUBLICITÁRIA FEVEREIRO / 2013

2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PREX 2013 Capítulo I Das Características Gerais Artigo 1º O Prex - Projeto Experimental é o trabalho desenvolvido para a conclusão do curso, podendo ser realizado com a escolha de uma das seguintes alternativas: Campanha Publicitária ou Estudos do Mercado Publicitário. Capítulo II Das Campanhas de Comunicação Artigo 2º A Campanha de Comunicação pode ser desenvolvida para um produto e/ou serviço de uma empresa (cliente), escolhida pelo grupo de trabalho. I. O cliente deverá ter histórico de anunciante, ou seja, deve ter se utilizado da mídia pelo menos uma vez. Se a empresa escolhida não possuir essa característica, a agência deverá submeter o cliente à aprovação do professor orientador do PREX. I IV. As agências deverão enviar uma carta à empresa escolhida, solicitando sua colaboração para a realização do projeto. A empresa, por sua vez, deverá responder por escrito à solicitação da agência, evitando assim que os alunos fiquem sem as devidas informações durante o desenvolvimento do projeto. Ambas deverão fazer parte dos Books de apresentação A escolha do cliente/produto só poderá ser repetida após 2 anos de sua apresentação no PREX. Para salvaguardar o sigilo empresarial pode ser utilizado um nome fictício para a empresa/produto/serviço, desde que seja informado aos professores orientadores. Capítulo III Dos Estudos do Mercado Publicitário Artigo 3º O grupo de alunos poderá desenvolver proposta de novo negócio ou aprimorar um negócio publicitário já existente. Parágrafo único. As áreas que poderão ser contempladas são: novos mecanismos de veiculação; produção de mensagens publicitárias; novos negócios de comunicação, dentre outras. I. O projeto a ser desenvolvido poderá ter uma empresa responsável por essa nova abordagem/negócio. I O novo negócio não necessita de histórico anterior de realização. Para salvaguardar o sigilo empresarial, poderá ser utilizado nome fictício para a empresa/produto/serviço, desde que seja do conhecimento dos professores orientadores.

3 Capítulo IV Da Proposta de realização dos projetos Artigo 4º As propostas dos grupos de trabalho deverão ser apresentadas em duas etapas: I. Pré projeto - Cada grupo de trabalho deverá apresentar no período de avaliações do 1º bimestre, um pré-projeto contemplando cada uma das disciplinas relativas aos 7º e 8º semestres do Curso e será avaliado pela equipe docente que poderá recusar, adequar ou aceitar as propostas recebidas. Projeto - Os projetos deverão ter seu início imediatamente após a aprovação do pré-projeto, seguindo rigorosamente as orientações fornecidas pelos docentes de todas as disciplinas. Capítulo V Organização dos Grupos de Trabalho Artigo 5º Cada grupo de trabalho será composto de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) alunos, devendo permanecer conforme sua constituição original até a apresentação do PREX. Artigo 6º O grupo deverá definir um líder, assim como definir funções entre seus componentes. Artigo 7º É obrigatória a participação de todos os componentes do grupo de trabalho durante o desenvolvimento e apresentação do projeto. Durante o desenvolvimento do trabalho, cada professor orientador atenderá somente as agências com 50% dos integrantes + 1. O não comparecimento da maior parte dos integrantes implicará em não atendimento do grupo Capítulo VI Das Apresentações dos Trabalhos Artigo 8º A apresentação dos trabalhos do PREX compõe-se de 3 (três) partes: I. Escrita, oral e material (peças publicitárias) - será obrigatório no dia da apresentação do grupo. Artigo 9º Os grupos deverão entregar os trabalhos escritos, encadernados, de acordo com a formatação proposta pelo professor orientador, para todos do corpo docente do semestre, isto é, um book para cada disciplina e um para a biblioteca. A entrega deve ser na data marcada pelo professor orientador do PREX.

4 Artigo 10 A formatação do PREX deve conter: I. Capa: 1 via em capa dura (azul marinho) e as demais em espiral. Interior: papel timbrado do grupo de trabalho, constando, nome, endereço completo, telefone, , site, logotipo. I Texto: Deverá ser apresentado segundo as normas ABNT. IV. Peças: As peças (layout bem acabado amostras, etc), deverão ser entregues no dia da apresentação oral, não podendo ser diferentes das que constarem no book. Parágrafo único. A não entrega na data marcada implica perda de 1 (um) ponto, a ser deduzido da nota final do PREX. O prazo total da entrega do projeto (incluindo dedução de pontos por atraso) é de 2 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia. Decorrido esse prazo, o professor orientador não mais aceitará o trabalho. V. As cópias das peças publicitárias inseridas nos books deverão, obrigatoriamente, ser coloridas, assim como: book com as capas em azul marinho da biblioteca (colorido completo), Criação (todas as peças publicitárias), Pesquisa (todos os gráficos), Técnicas Publicitárias (peças e gráficos), Rádio e TV (story board). Artigo 11 O projeto, ainda que essencialmente prático, deverá ser fundamentado, segundo as normas da ABNT. Artigo 12 Apresentação oral do PREX: I. A apresentação oral compreende a explanação e a argumentação do trabalho diante da banca examinadora formada pelos professores da UNIP. A banca examinadora poderá indicar o aluno que deverá responder as perguntas, sem que isso implique a impossibilidade de outros integrantes do grupo também serem questionados, se a resposta não for satisfatória aos membros da banca. Artigo 13 Quanto ao tempo de apresentação: I. Caberá a cada grupo o mínimo de 30 (trinta) minutos e o máximo de 40 (quarenta) minutos para a apresentação, sendo que o tempo excedente implicará diminuição de nota, segundo o seguinte critério: A cada 05 (cinco) minutos ultrapassados além do tempo regulamentar, o grupo perderá 0,5 (meio) ponto, deduzidos da nota final. É obrigatória a participação de todos os componentes da agência na apresentação. Os que não fizerem parte da apresentação oral, propriamente dita, têm a obrigatoriedade de participar como apoio (retroprojetor, slides, som, exposição de peças à banca examinadora etc..). Independente da função exercida na apresentação, todos os alunos do grupo de trabalho poderão ser arguidos e avaliados pela banca. O não comparecimento do(s) aluno(s) quando da apresentação do projeto, desde que justificada a ausência, deverá ser analisado pela coordenação a fim de posteriormente agendar uma apresentação individual. Na avaliação da apresentação oral da agência, será levada em conta a postura ética dos membros da equipe para com a banca.

5 Artigo 14 Os problemas apresentados por componentes do grupo são de responsabilidade da agência. Parágrafo I O professor orientador do PREX deverá ser notificado e, apenas em casos extremos, interferir. Parágrafo II Os problemas devem ser apresentados com antecedência ao professor orientador. Artigo 15 Errata: I. Errata (definição): Erro em uma obra impressa, descoberto após a impressão e indicado junto a correção em uma página separada, encartada no começo ou no fim da obra. (in Dicionário da Língua Portuguesa) I IV. Entrega no máximo 4 dias após a entrega do book (entregar apenas o necessário). A errata deverá ter o mesmo corpo de letra do book. Encarte: deverá ser encartada ou colocada no começo do book, dentro de um envelope afixado na contra capa principal. Destinatários da errata: após a entrega dos books na data aprazada, a errata deverá ser entregue por um representante do grupo, pessoalmente, a cada um dos professores componentes do PREX. V. A errata apresentada ou entregue em desacordo com as condições acima poderá ter o seu recebimento recusado pelo professor orientador do PREX. Artigo 16 Quanto à reserva de equipamentos: I. A divulgação da apresentação de cada grupo de trabalho (outdoor, faixas, cartazetes, bem como a exposição de produtos, stands, displays e degustação) também deverá ser solicitada por escrito à Chefia de Campus, com antecedência mínima de 15 dias, com cópia ao professor orientador do PREX. Capítulo VII Dos Critérios de Avaliação do 7º e 8º semestres Artigo 17 O PREX, de acordo com a Resolução nº 02/84 do MEC, é considerado uma atividade obrigatória para todo e qualquer curso de Comunicação Social, ficando, entretanto, seus critérios de avaliação estipulados pela Universidade. No caso da UNIP, haverá avaliações bimestrais por meio de todas as disciplinas que compõem a grade curricular do curso, sendo, entretanto, seus critérios diferenciados por bimestres. Artigo 18 De acordo com o regimento da UNIP, as avaliações de todas as disciplinas são bimestrais. Artigo 19 A composição das notas atribuídas pelos professores, em suas respectivas disciplinas, serão distribuídas da seguinte forma: B1 7 o - MF = B1 (0,30 PREX + 0,70 Atividades da Disciplina) B2 7 o - MF = B2 (0,40 PREX + 0,60 Atividades da Disciplina) B1 8 o - MF = B1 (0,50 PREX + 0,50 Atividades da Disciplina) B2 8 o - MF = B2 (0,70 PREX + 0,30 Atividades da Disciplina)

6 Artigo 20 A nota do PREX do 2º bimestre do 8º semestre é calculada da seguinte forma: Nota do PREX = Nota do book + Nota da apresentação oral 2 I. A nota do trabalho escrito é calculada como a média aritmética das notas atribuídas por todos os professores do semestre. A nota da apresentação oral é calculada como a média aritmética de todos os professores que assistiram à exposição. Serão utilizados os critérios de nota para aprovação ou retenção pertencente ao regimento da Universidade. Artigo 21 Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pelo corpo docente do Projeto Experimental, com ciência da Coordenação Auxiliar Curso e da Coordenação do Curso com soberania para alterar qualquer item sem prévio aviso. Parágrafo único Os trabalhos que contiverem qualquer tipo de fraude e / ou plágio, parcial ou integral, serão totalmente anulados, recebendo a equipe nota zero no trabalho e reprovação automática. Haverá, também, a aplicação das sanções disciplinares, previstas para o caso, no Regimento Interno da UNIP.

REGULAMENTO PREX CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PREX CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO PREX CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA RIO VERDE 2016 APRESENTAÇÃO Escolha um trabalho de que gostas e não terás de trabalhar um único dia em tua vida. Confúcio filósofo

Leia mais

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CAMPUS OSASCO REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OSASCO, 2015 I. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC CRICIÚMA, 2006. 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Monografia de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/023/2017, DE 14 DE JULHO DE 2017. 1 RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, em relação à orientação,

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/002/2009, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009. 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE

REGIMENTO DE TCC DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CAMPUS JOINVILLE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso)

ADMINISTRAÇÃO. REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso) ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (Normas para realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso) CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVO Art 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIA 2018/2 PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES Orientar o aluno durante o desenvolvimento do Plano de Trabalho, modelo disponível no Sites Docentes:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este regulamento visa orientar os alunos no processo de desenvolvimento do Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA DCJ nº 007/2003 ALTERA O REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DA MONOGRAFIA FINAL

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO, OBJETIVOS E MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL 1 REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO,

Leia mais

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, em relação à orientação, acompanhamento, execução, elaboração do trabalho e critérios

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

Edital 02 / DO OBJETO

Edital 02 / DO OBJETO Edital 02 / 2018 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

A DINÂMICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO IFSP SÃO ROQUE

A DINÂMICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO IFSP SÃO ROQUE A DINÂMICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO IFSP SÃO ROQUE No início de cada semestre letivo, a coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) divulgará calendário específico com as datas importantes

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA Este regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia Final da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I DA DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS Artigo 1 A disciplina Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

I A disciplina Trabalho de Graduação I consiste na elaboração e apresentação de um projeto de pesquisa;

I A disciplina Trabalho de Graduação I consiste na elaboração e apresentação de um projeto de pesquisa; 1 ================================================================= REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E TRABALHO DE GRADUAÇÃO II, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO TC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO SÃO PAULO - 2017 APRESENTAÇÃO De acordo com as

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO (TC) DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE CURRICULAR

CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE CURRICULAR UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- T.C.C. CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE MATEMÁTICA O Colegiado do Curso de Matemática do Instituto de Ciências

Leia mais

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. CONSELHO PEDAGÓGICO - COP RESOLUÇÃO Nº 49/2009, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009 Aprova o Regulamento para elaboração dos Trabalhos de Curso (TC) de Direito da Faculdade de Lucas do Rio Verde. O Presidente do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 156, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO)

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO) REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO CIENTÍFICO) É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer. Aristóteles CAPÍTULO I DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O aluno do Curso de Bacharelado em Agronomia deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com carga horária de 90 horas, cujo objetivo é levar o aluno ao desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO TC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAMPINAS - 2019 APRESENTAÇÃO De acordo com as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Aprovada em reunião do Departamento de Ciências da Informação em 11/02/2004

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Aprovada em reunião do Departamento de Ciências da Informação em 11/02/2004 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ICSC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO TC CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTÔNIO SÃO PAULO, 2018 APRESENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como documento que

Leia mais

Regulamento N. 3, de 13 de março de

Regulamento N. 3, de 13 de março de UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento N. 3, de 13 de março de 2013 1. Este documento regulamenta as normas para a elaboração do trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS REGULAMENTO DOS COMPONENTES CURRICULARES Página 1 de 16 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II CAPÍTULO I DA CARACTERIZACÃO Art.

Leia mais

Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE

Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso no CJE Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso junto às disciplinas CJE0314- Projeto Experimental em Produção Editorial e CJE0411-Projeto Experimental

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 021/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/03/2010. Maria Celenei de Oliveira Secretária Aprova Regulamento do componente

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ REGIMENTO DA DISCIPLINA CE078 LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE078

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval

RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval RESOLUÇÃO 01/2012 do Curso de Engenharia Naval Estabelece as diretrizes para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso dos discentes do Curso de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará. Art.

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO TRABALHO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DEZEMBRO / 2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MARÍLIA/SP Paulo Luciano Sganzella, Diretor da FACULDADE

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS NORMAS PARA TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade Dinâmica das Cataratas Capítulo I Da Definição e Disposições Gerais Artigo 1o A Disciplina de Trabalho

Leia mais

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015.

PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. PORTARIA Nº 054/2015 C.E.R., de 15 de julho de 2015. Dispõe sobre o REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO INDIVIDUAL DE CONCLUSÃO DE CURSO dos Programas de Especialização Lato sensu do UNESP. O Coordenador Executivo

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO. Título I Do Núcleo de Monografia REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DO CURSO DE DIREITO Este regulamento destina-se a normatizar as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPITULO I Art. 01 o. O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), deverá ser desenvolvido em forma de artigo científico, sendo o mesmo formatado conforme as normas

Leia mais

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE094-LABORATÓRIO B CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR

REGIMENTO DA DISCIPLINA CE094-LABORATÓRIO B CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR 1 REGIMENTO DA DISCIPLINA CE094-LABORATÓRIO B CURSO DE ESTATÍSTICA UFPR Os alunos do Curso de Estatística da UFPR regularmente matriculados na disciplina CE094-Laboratório B deverão realizar as seguintes

Leia mais

"REGULAMENTAÇÃO DA MATÉRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

REGULAMENTAÇÃO DA MATÉRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO "REGULAMENTAÇÃO DA MATÉRIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de 2017 - Ata Nº 2/17 I - DA CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE CURRICULAR Art. 1º. -

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Disposições Preliminares... 01 Capítulo II Do Trabalho... 02 Do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)... 02 Das

Leia mais

Curso de Comunicação Social: Radialismo

Curso de Comunicação Social: Radialismo Curso de Comunicação Social: Radialismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Campus de Bauru). Regulamento para os Projetos Experimentais de Conclusão de Curso Artigo 1º. Os Projetos

Leia mais

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, em relação à orientação, acompanhamento, execução,

Leia mais

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Posgrau REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO 2017 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 Capitulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º -

Leia mais

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Sinop - MT REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO

Leia mais

Projeto de Graduação II

Projeto de Graduação II UNOESTE Universidade do Oeste Paulista FIPP Faculdade de Informática de Presidente Prudente UNOESTE Universidade do Oeste Paulista FIPP Faculdade de Informática de Presidente Prudente Projeto de Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 17 de março de 2011. RESOLUÇÃO CAS Nº 10/2011, DE 17 DE MARÇO 2011 REVOGA A RESOLUÇÃO CAS Nº 16/2009 E DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se como atividade facultativa e tem como objetivos: I - Desenvolver

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES COMGRAD/ART VIS RESOLUÇÃO 05/2017 A Comissão de Graduação do Curso de Graduação em Artes Visuais, em sessão de 7 de julho de 2017, RESOLVE Estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T C C)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T C C) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (T C C) 2 SUMÁRIO Título I Disposições gerais, p. 03 Capítulo I Considerações preliminares, p. 03 Capítulo II Dos objetivos gerais do Trabalho de Conclusão

Leia mais

Edital 02/ DO OBJETO

Edital 02/ DO OBJETO Edital 02/ 2017 O Coordenador do Colegiado do curso de bacharelado em Administração, no uso de suas atribuições previstas no decreto 85/ 2009 de 12 de novembro de 2009, no regimento interno da Faculdade

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I E II) DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ART 1º. Considera-se Trabalho de Conclusão de Curso as atividades

Leia mais

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor a partir da presente data. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor a partir da presente data. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Resolução nº 07/2018 Aprova alteração do Regulamento do Trabalho de Curso do Curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Campo Real O Diretor Geral da Faculdade Campo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO NORMAS GERAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Do conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso. Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste na elaboração de um trabalho final, individual,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art 1 - Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS ESPECÍFICAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC- DO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA Dispõe sobre os procedimentos do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, do Curso de Zootecnia, em consonância

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE AGRONOMIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (GCO00352) REGULAMENTO

Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (GCO00352) REGULAMENTO 1. Projeto Experimental Universidade Federal Fluminense Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (GCO00352) REGULAMENTO É uma disciplina do 8º período do habilitação Publicidade e Propaganda cujo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO Altera: Decisão nº 01/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DECISÃO Nº 02/2014 PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Odontologia Curso de Odontologia Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Maio 2014 Capítulo I - Conceito e Objetivos Art. 1o. - O Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA Regulamenta as normas de apresentação, funcionamento e avaliação de Projetos de Dissertações e de Dissertações

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Este regulamento fixa as diretrizes relativas à elaboração, desenvolvimento, orientação, apresentação e

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015

PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC PORTARIA D.FCF/CAr. 12/2015 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais