REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Transcrição

1 REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, em relação à orientação, acompanhamento, execução, elaboração do trabalho e critérios de avaliação, regese por este regulamento. CAPÍTULO II DO TRABALHO Art. 2º São objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia: I. dar ao formando do Curso de Pedagogia a oportunidade de revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos estudados durante o curso, assim como a sua inserção na atividade de pesquisa; II. dar ao estudante a oportunidade de elaboração de um trabalho de pesquisa fundamentado em bibliografia adequada e em observações e análises de situações, hipóteses, dados e outros aspectos contemplados pela prática e pela teoria do estudo da Educação; III. contribuir para o aperfeiçoamento técnico, profissional e cultural do formando do Curso de Pedagogia, tendo em vista o seu projeto de vida profissional. Art. 3º O TCC tem a duração estabelecida conforme Currículo Pleno do Curso. Art. 4º A elaboração do TCC deverá ocorrer ao longo dos três últimos semestres do curso sendo realizado de forma individual. Art. 5º O TCC deve estar relacionado a uma das áreas abrangidas pelo campo profissional de Educação, previstas nas linhas de pesquisa do Curso e deve ser um trabalho de pesquisa com fundamentação teórica e utilização de metodologia adequada. CAPÍTULO III DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO DO TCC Art. 6º A estrutura do TCC comporta os seguintes membros: I. Coordenadores: dois professores, com regime de trabalho a partir de 20 horas semanais, desde que dediquem no mínimo 8 horas semanais para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao TCC, pela qual ficam responsáveis; II. Orientadores: professores do Curso de Pedagogia da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira, com titulação mínima comprovada de Especialista na área educacional, responsáveis pela orientação ao aluno, segundo afinidade teórica e ou prática deste com o tema; III. Co-orientadores: professores da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira, com titulação mínima comprovada de Especialista, responsáveis pela complementação de assessoramento no processo de orientação ao aluno; IV. Alunos: estudantes matriculados nos três últimos semestres letivos do Curso de Pedagogia.

2 Parágrafo Único Os orientadores e co-orientadores deverão ser obrigatoriamente professores da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira. Seção I Do Coordenador Art. 7º Os Coordenadores do TCC são docentes indicados pelo Colegiado do Curso de Pedagogia da Escola, a quem cabe: I. fornecer as orientações gerais do TCC e deste regulamento aos alunos e acompanhá-los durante o semestre; II. divulgar aos alunos, a lista dos professores orientadores e sua disponibilidade de horário, bem como as linhas de pesquisa de Educação abertas para o TCC, no início de cada semestre letivo; III. submeter a lista de temas e respectivos orientadores ao Colegiado do Curso para aprovação; V. efetuar os registros referentes aos trabalhos e demais atividades; VI. encaminhar questões que constituam possíveis irregularidades e/ou omissões ao Colegiado do Curso de Pedagogia. Seção II Do Orientador Art. 8º Pode integrar a relação de orientadores, em cada semestre, todo docente, com formação em Educação, que comprove, pelo menos, titulação de Especialista e que esteja em atividade na Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira. Para o andamento dos trabalhos, os orientadores e/ou co-orientadores devem indicar o horário, que dispõem para orientação aos alunos. Art. 9º Compete ao professor orientador: I. delimitar, em acordo com os Coordenadores do TCC, o número de trabalhos a serem orientados; II. formular, em conjunto com o aluno, o problema a ser investigado como objeto do TCC, a partir das linhas de pesquisa e/ou dos temas aprovados pelo Colegiado do Curso; III. orientar o aluno no TCC, acompanhando a seleção do tema de estudo e o planejamento do projeto, analisando e avaliando as etapas do trabalho produzidas, apresentando sugestões de leituras, estudos ou experimentos complementares e contribuindo na busca de soluções de problemas surgidos durante sua realização; IV. certificar-se de que o trabalho está bem redigido e atende aos padrões da ABNT; V. entregar à Coordenação do Núcleo de TCC três cópias do trabalho concluído, dentro dos prazos estabelecidos; VI. informar aos Coordenadores do TCC sobre quaisquer irregularidades observadas no andamento do trabalho de pesquisa.

3 Seção III Do Co-orientador Art. 10 É facultativa a existência do co-orientador, sendo a sua presença definida em comum acordo entre o professor orientador, a Coordenação do TCC e o aluno. Art. 11 Pode integrar a relação de co-orientadores qualquer docente, que comprove, pelo menos, titulação de Especialista e que esteja em atividade na Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira. Art. 12 Compete ao co-orientador: I. assessorar o aluno, fornecendo-lhe subsídios para a tomada de decisões; II. manter estreita vinculação com o orientador, fornecendo-lhe subsídios para análise e avaliação das etapas do trabalho. Seção IV Do Aluno Art. 13 Definidos o orientador e a área do conhecimento em que fará seu TCC, cabe ao aluno elaborar o projeto sob o acompanhamento do professor orientador. Art. 14 O aluno tem um prazo máximo de trinta (30) dias, a partir do início do seu TCC, para a entrega do projeto à Coordenação do Núcleo de TCC, com a aprovação do orientador. Parágrafo Único Cabe aos Coordenadores de TCC, juntamente com o Orientador,analisar os casos excepcionais. Art. 15 Caberá ao aluno estar presente às sessões de orientação marcadas pelo professor orientador. Art. 16 Desde que tenha cumprido a carga horária mínima de 75% de presença às reuniões de orientação marcadas pelo orientador, o aluno poderá entregar ao orientador, três cópias do trabalho concluído em data fixada pela Coordenação do Núcleo de TCC. Parágrafo Único: Caso o aluno não consiga concluir o TCC no prazo estabelecido, prolongar-se-á sua estadia na faculdade em mais um semestre letivo, adiando-se a colação de grau, pré-requisito para a conclusão do curso. CAPÍTULO IV DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO Seção I Da Elaboração do Projeto Art. 17 A elaboração do projeto do TCC constitui-se em tarefa de pesquisa bibliográfica e/ou de campo, a respeito de uma linha de investigação científica da área de Educação. O projeto compreende: I. Título, ainda que provisório;

4 II. Discussão a respeito da área escolhida e construção/apresentação do problema a ser investigado; III. Objetivos do projeto; IV. Metodologia de trabalho; V. Recursos necessários para o desenvolvimento do TCC; VI. Cronograma de atividades; VII. Bibliografia a ser utilizada. Art. 18 O planejamento, em seus aspectos formais de apresentação, obedece ao que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas -ABNT. Art. 19 Os alunos deverão entregar duas (02) cópias do projeto, que terão por destinatários os Coordenadores do TCC e o Professor Orientador. Seção II Do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 20 O conteúdo do trabalho final, o TCC, deverá refletir o esforço, a dedicação e revelar os conhecimentos do aluno, acumulados durante a realização do Curso e da aprendizagem decorrente dessa tarefa de final de Curso. Art. 21 O trabalho final de curso se constitui em instrumento básico de explicitação do conteúdo e da qualidade do TCC realizado pelo aluno, devendo ser cuidadosamente redigida e estruturada de acordo com as normas técnicas de elaboração de trabalhos técnicos e científicos estabelecidas pela ABNT. 1º O TCC deverá ser escrito em língua portuguesa, digitada segundo as normas da ABNT e apresentada à Coordenação de TCC, em data pré-fixada, em três (03) cópias destinadas ao professor orientador e ao arquivo da Coordenação do TCC. 2º O conteúdo do TCC deverá refletir o real esforço do aluno na condução da pesquisa sobre o tema acordado. 3º Textos extraídos de quaisquer fontes deverão conter a referência pertinente. 4º O descumprimento do parágrafo terceiro, deste artigo, será apreciado pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, configurará plágio ou fraude intelectual e sujeitará o aluno às sanções disciplinares previstas no Regimento Interno da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira. 5º A irregularidade será considerada falta muito grave, impedirá que o trabalho chegue à fase final de avaliação e poderá implicar reprovação do aluno, com a conseqüente impossibilidade de colar grau.

5 CAPÍTULO V DA AVALIAÇÃO DO TCC Art. 23 O(s) aluno(s) deve (rão) submeter o texto escrito, antecipadamente à Coordenação do TCC. Art. 24 Para aprovação no TCC o(s) aluno (s) necessita(m) comprovar, pelo menos, 75% de presença às reuniões de orientação e alcançar grau igual ou superior a 6,0 (seis), de acordo com os critérios previstos no Sistema de Avaliação da Instituição. A avaliação será composta de: I. uma nota de zero a dez, atribuída pelo professor orientador, decorrente do desempenho do(s) aluno(s) na realização do TCC, contemplando empenho, dedicação, crescimento formativo e domínio de conteúdos demonstrados durante o período de acompanhamento e orientação que deverá fazer parte da nota do Professor da disciplina de TCC, pois cabe ao professor orientador entregar relatório contendo a nota e tecendo comentários avaliativos sobre o aluno ; II. uma nota de zero a dez, atribuída por cada um dos membros da Banca Avaliadora, inclusive pelo orientador, decorrente do trabalho submetido pelo autor, levando em consideração a consistência, qualidade do texto e o domínio dos conteúdos demonstrados pelo aluno no trabalho escrito e na apresentação. 1 A qualidade da linguagem utilizada, a clareza de expressão e a coerência lógica no desenvolvimento dos conteúdos serão características fundamentais a serem observadas no texto monográfico do TCC. 2 A nota final atribuída ao aluno no TCC resultará da média aritmética das três notas atribuídas pela Banca Avaliadora a qual o aluno apresentou o trabalho, sendo nota do trabalho escrito e nota de apresentação; 3 Caso não haja solicitação de correções no trabalho, o aluno deverá providenciar, no prazo de uma semana, uma cópia definitiva encadernada com capa de material resistente, que se constituirá em documento oficial da realização do TCC. 4º Em caso de recomendações para correção ou alterações propostas pela Banca Avaliadora, o aluno terá duas semanas para a entrega da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso à Coordenação do TCC, a quem caberá verificar, juntamente com o professor orientador, as modificações sugeridas pela Banca Avaliadora. Art. 25 Ao aluno reprovado no TCC, nota inferior a 6,0, cabe o direito a recurso, mediante requerimento à Coordenação do Colegiado do Curso de Pedagogia, fundamentando as razões de sua desconformidade, num prazo de até cinco (05) dias corridos a partir da data de divulgação da nota. 1º Uma vez deferido o pedido de recurso pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, este

6 sugerirá dois professores entre seus pares, não integrantes da Banca, para a constituição de uma Comissão de Revisão. 2º Esta Comissão, após considerar as alegações do aluno, ouvir os pronunciamentos do Professor Orientador e da Banca Avaliadora e verificar o TCC, emitirá um parecer final quanto à nota do aluno, podendo solicitar que o aluno apresente o TCC aos professores que revisaram o mesmo. 3º A Comissão de Revisão terá um prazo máximo de quinze (15) dias para apresentar seu parecer sobre a nota do TCC. DISPOSIÇÃO GERAL Única Os casos omissos neste Regulamento serão interpretados e resolvidos pelo Colegiado do Curso de Pedagogia ou, se for o caso, por delegação expressa deste, pelo Núcleo de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia composto por seus coordenadores e professores exercendo a orientação. DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA Parágrafo Único Este regulamento entrará em vigor após sua aprovação pelo Conselho Superior de Ensino da Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia, em relação à orientação, acompanhamento, execução,

Leia mais

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO

REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DO TRABALHO REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, em relação à orientação,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO CURSO DE NUTRIÇÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO CURSO DE NUTRIÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO TCC (Aprovado pelo Colegiado de Curso em 2017) Rio Claro 2017 REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2004 CAPÍTULO II DO TRABALHO

RESOLUÇÃO Nº 07/2004 CAPÍTULO II DO TRABALHO RESOLUÇÃO Nº 07/2004 REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO (TCC) DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ESBAM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia

Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia RESOLUÇÃO Nº 021/2010-CTC CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 26/03/2010. Maria Celenei de Oliveira Secretária Aprova Regulamento do componente

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O Nº 089/2011-CI/CCS CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 13/12/2011. Aprova Regulamento do componente curricular Trabalho de

Leia mais

NORMAS DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Disposições Preliminares Art. 1º - Este instrumento regulamenta a disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Engenharia de Controle

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES (CCH) DEPARTAMENTO DE ECONOMIA (DEE) 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Comissão Coordenadora de Trabalho de

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA REGULAMENTO PARA ORIENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO O compromisso com a qualidade dos trabalhos científicos precisa

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Campinas CTI Renato Archer Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANTARÉM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANTARÉM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SANTARÉM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RESOLUÇÃO CBSI 01/2005-15 DE AGOSTO DE 2005 EMENTA: Define as diretrizes para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como documento que

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE Capítulo I Disposições Preliminares... 01 Capítulo II Do Trabalho... 02 Do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)... 02 Das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDA Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Manhuaçu - MG 2018 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Título I Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC CRICIÚMA, 2006. 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Monografia de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC CONSELHO DE CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 002/2010 CENMEC Juazeiro, 19 de novembro de CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE CAPÍTULO II DAS CARACTERÍSTICAS

RESOLUÇÃO Nº 002/2010 CENMEC Juazeiro, 19 de novembro de CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE CAPÍTULO II DAS CARACTERÍSTICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA MECÂNICA CAMPUS JUAZEIRO JUAZEIRO/BA - FONE (74) 3614-1938 CEP 48902-300 http://www.univasf.edu.br/estagio

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Industrial da Madeira do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Industrial da Madeira do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Industrial da Madeira do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV 1. A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CHAPECÓ Dezembro, 2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA A ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 1 REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL

RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL RESOLUÇÃO N 02/2016, DE 06 DE SETEMBRO DE 2016 Estabelece as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Nutrição. CAPÍTULO I DA EXIGÊNCIA LEGAL Art. 1º. A execução e aprovação no

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), lotado no Departamento

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE PÁG. CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 01 CAPÍTULO II - DO TRABALHO 01 DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 02

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC NORMAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC NORMAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO 1- Das Finalidades Coordenador Responsável pelas atividades de TCC Curso de Agronomia: Júlio Alves Cardoso Filho NORMAS Art. 1 O TCC será elaborado individualmente

Leia mais

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso 1. ASPECTOS LEGAIS: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência curricular para a colação

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE - CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA COLEGIADO DE NUTRIÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2010 Revoga a Instrução Normativa 02/2008 e estabelece as normas

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA. Instrução normativa 01 /2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA. Instrução normativa 01 /2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE BIOTECNOLOGIA Instrução normativa 01 /2017 Revoga a IN 01/2013 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º003/2008 DO COLEGIADO ACADÊMICO (Aprovada pela Câmara de Graduação em 02/10/2007 e pelo Colegiado Acadêmico em 12/11/2007)

RESOLUÇÃO N.º003/2008 DO COLEGIADO ACADÊMICO (Aprovada pela Câmara de Graduação em 02/10/2007 e pelo Colegiado Acadêmico em 12/11/2007) RESOLUÇÃO N.º003/2008 DO COLEGIADO ACADÊMICO (Aprovada pela Câmara de Graduação em 02/10/2007 e pelo Colegiado Acadêmico em 12/11/2007) CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS O Colegiado Acadêmico da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Resolução Resolução CONSEPE nº 13, de 26 de março de 2008 REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Esse regulamento revoga o que foi estabelecido no mês de março do ano de 2006. TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO O aluno do curso de Nutrição da Anhanguera Brasília, desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas disciplinas de Projeto e TCC em que o aluno realiza

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Aprovado pelo CAS Resolução nº 097/2015 1 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Art. 2 Art.

Leia mais

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas

APÊNDICE III. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas APÊNDICE III REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO [TCC] BACHARELADO EM DESIGN IFSul Campus Pelotas CAPÍTULO I DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DO CONCEITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESOLUÇÃO CCFT N 001/18. O Colegiado do Curso de Fisioterapia revoga a Resolução CCFT 001/2011

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Este regulamento fixa as diretrizes relativas à elaboração, desenvolvimento, orientação, apresentação e

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO 03 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Leia mais

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO N 02/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 Reedita, com alterações, a Resolução nº 02/2016, de 06 de setembro de 2016, que estabeleceu as normas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Posgrau REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO 2017 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 Capitulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º -

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC I e TCC II Outubro de 2016 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSOS DE GRADUAÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art 1 - Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação

Leia mais

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO 2: DOS OBJETIVOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. O COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA da Fundação Universidade Federal de Mato

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Secretariado Executivo Trilingue. Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue Faculdade de Presidente Prudente Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso Curso de Secretariado Executivo Trilingue

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se numa

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. 1 FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 2, de 2 de fevereiro de 2012. Institui o Regulamento para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, para o curso de Pedagogia.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso

Considerações Gerais. Da Disciplina de Projeto Final de Curso O Projeto de Final de Curso (PFC) constitui requisito parcial e obrigatório para conclusão dos cursos de Engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. O PFC constitui etapa

Leia mais

NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS GRADUAÇÃO PLENA

NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS GRADUAÇÃO PLENA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FONE: (86) 3215 5781. E-mail: cccsociais@ufpi.edu.br NORMAS TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MONOGRAFIA DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO ANEXO II RESOLUÇÃO GGH N. 02/2017 EMENTA: Estabelece normas para o trabalho monográfico de conclusão dos Cursos de Graduação em História, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal Fluminense.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 1 Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia do Curso de Ciências

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Art.1 o Trabalho de Conclusão de Curso é elemento obrigatório à formação dos alunos regularmente matriculados no Curso de Fisioterapia,

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 11. REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à disciplina de Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º. De acordo com os anexos do Regimento Interno da Faculdade POLICAMP, os cursos oferecidos pela Instituição incluem,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º - Este Regulamento tem por finalidade: Normatizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como documento que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO RESOLUÇÃO nº 02, DE 19/04/2011 Define as diretrizes para a realização

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO CCGF Nº 01/2017 Normatiza o trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Farmácia de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Art. 1 o - Visando possibilitar a melhor adequação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório e que corresponde

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 30/2016 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPITULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS EQA CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS EQA CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS EQA CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA 1 NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Parágrafo único do Art. 7º da Resolução CNE/CES

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC)

Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC) Regulamento do Trabalho de Conclusão De Curso (TCC) DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Este Regulamento foi elaborado para estabelecer orientações para o processo de elaboração e normatização do Trabalho de

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III)

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA MONOGRAFIA (I II III) O trabalho monográfico compreenderá a produção de texto relacionado com o conteúdo jurídico, utilizando-se da metodologia científica e da pesquisa para

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA REGULAMENTO DE MONOGRAFIAS DO CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA FECEA (Aprovado pelo Departamento de Economia através da reunião extraordinária

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO MANUAL INFORMATIVO

TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO MANUAL INFORMATIVO TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO MANUAL INFORMATIVO INTRODUÇÃO O presente manual tem por objetivo fornecer ao acadêmico do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino informações complementares

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas A COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE da UFC em Russas, no uso de suas atribuições

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O aluno do Curso de Bacharelado em Agronomia deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com carga horária de 90 horas, cujo objetivo é levar o aluno ao desenvolvimento

Leia mais