REGRAS KUMITE, KUMITE (EQUIPA), KATA, KOBUDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGRAS KUMITE, KUMITE (EQUIPA), KATA, KOBUDO"

Transcrição

1

2 ÍNDICE REGRAS DE KUMITE PÁG.03 REGRAS KUMITE SUBSTITUTION..PÁG.11 REGRAS KATA..PÁG.13 REGRAS KOBUDO..PÁG.16

3 REGRAS DE KUMITE 1. COMPETIÇÃO KUMITE 1.1. A área de competição deve ser plana e sem obstáculos Os Juízes devem sentar-se nos cantos do tatami (4 Juízes), dentro da área de segurança. O Árbitro pode movimentar-se pelo tatami sem restrições, incluindo a área de segurança onde os Juízes se encontram. Cada um deve estar equipado com uma bandeira vermelha e outra azul Todos os atletas devem-se fazer acompanhar com uma identificação e com todas as protecções obrigatórias: Bocal Luvas de Karaté vermelhas e azuis Caneleiras de Karaté vermelhas e azuis Cinto vermelho e azul Protecção de peito para as mulheres (a coquilha é opcional) 1.4. O uniforme dos árbitros deve consistir em: Camisa branca Calças cinza ou pretas Sapato ou sapatilha discreto 2. COMBATE 2.1. Os competidores quando chamados ao Tatami (área de competição) para competir, devem alinhar para fazer saudação. Caso um competidor não compareça após a segunda chamada, será desqualificado, KIKEN Duração dos combates: no escalão Seniores/masculino, o combate tem a duração de 3 minutos; todos os restantes escalões, os combates são de 2 minutos O tempo de combate inicia quando o Árbitro dá sinal de começo, SHOBU HAJIME, e é interrompido cada vez que o Árbitro diga YAME.

4 2.4. Quando faltam 10 segundos a mesa assinala no gongo ou campainha e o Árbitro transmite, ATOSHI BARAKU O fim do combate é assinalado com dois sinais por parte da mesa e terminará quando o Árbitro transmitir, YAME. O Árbitro verifica a pontuação e anuncia o vencedor, AKA/AO NO KACHI. 3. PONTUÇÃ A pontuação será a seguinte: IPPON (3 pontos) WAZA-ARI (2 pontos) YUKO (1 ponto) *SETE ÁREAS DE PONTUAÇÃO 1. cabeça 2. fase 3. pescoço 4. abdómen 5. peito 6. costas 7. flancos a) Pontapés JODAN (cara, cabeça e pescoço) b) Técnica em oponente projectado, ou que tenha caído ou esteja no solo por outro motivo a) Pontapés CHUDAN (abdómen, peito, costas e flancos) a) Qualquer soco (tsuki), a qualquer das sete áreas pontuáveis* 3.2. Só é atribuída pontuação a uma técnica quando executada a uma área pontuável e de acordo com os seguintes CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO: a) Boa Forma: uma técnica com eficácia provável dentro dos parâmetros conceptuais do Karaté tradicional; b) Atitude Desportiva: refere-se a uma atitude não maliciosa; grande e óbvia concentração; c) Aplicação Vigorosa: define a potência e velocidade duma técnica, bem como a vontade palpável de que esta seja bem sucedida; d) Alerta (Zanchin): estado de manutenção da motivação, competidor permanece totalmente concentrado, vigiando atentamente a possibilidade do oponente contra-atacar; e) Boa Oportunidade (Timing): realizar uma técnica quando esta tem o maior efeito potencial;

5 f) Distância Correta: realizar uma técnica na distância precisa para assegurar o seu maior potencial Existem casos a ter em ATENÇÃO: Uma técnica executada ao mesmo tempo que se assinala o fim do combate é válida. Uma técnica eficaz, mas realizada após ou suspensão ou quando é assinalado o fim do combate não é válida Não se pontuam técnicas, mesmo que sejam eficazes, realizadas quando os competidores estão fora da área de competição. É pontuável se, realizar uma técnica eficaz estando ainda dentro da área e antes do Árbitro dizer Yame Depois de uma projecção ter sido executada, o Árbitro dá dois segundos ao competidor para este tentar executar técnica pontuável. Quando um competidor é projectado, escorregue ou caia, se o seu torso (parte superior do corpo ou tronco) se encontrar no tatami e, o adversário realiza uma técnica eficaz, este sofre IPPON (3 pontos). Caso o torso não esteja no tatami no momento de realização de uma técnica aplicável, os pontos serão atribuídos de acordo com a técnica efectuada. Se, por exemplo, o adversário efetuar um soco (tsuki) eficaz, ser-lhe-á atribuído YUKO (1 ponto) O contacto à garganta não é permitido, mas pode ser pontuada técnica à garganta desde que tenha seu devido controlo O sinal de fim do combate significa que já não se pode marcar pontos;

6 Podem ser dadas advertências e penalizações mesmo após o fim do combate Se dois competidores atingiram exactamente ao mesmo tempo, e mesmo que ambas técnicas tenham sido eficazes, não será atribuído ponto a nenhuma das partes critério Bom timing não ocorreu. No entanto, quando duas bandeiras marcam a mesma cor, ou seja, indicando ponto ao mesmo competidor, o Árbitro tem que atribuir ponto Caso um competidor pontue com mais de uma técnica, ser-lhe-á atribuída a técnica de maior valor de pontuação, independentemente da sequência de aplicação. 4. DECISÃO EM CASO DE EMPATE HIKIWAKE: quando é declarado empate 4.1. Primeiro é dado aos competidores tempo regulamentar, trata-se de um novo combate de 1 minuto. Caso, após o tempo regulamentar, não exista pontuação, a decisão é tomada por votação do Árbitro e Juízes HANTEI A decisão, em caso de HANTEI, é tomada baseada nos seguintes critérios: a) Atitude, espírito combativo e força; b) Superioridade de táticas e técnicas; c) Quanto ao maior número de ações.

7 5. COMPORTAMENTO PROIBIDO 5.1. Há duas categorias de comportamento proibido: CATEGORIA 1 Técnicas com contacto excessivo e técnicas com contacto à garganta; Ataques aos braços ou pernas, virilha, articulações; Ataques à cara com técnicas de mão aberta; Técnicas de projecção proibidas ou perigosas. CATEGORIA 2 o Falsear ou exagerar uma lesão; o Saída da área de competição, JOGAI, não causada pelo oponente; o Colocação da sua própria pessoa em perigo por comportamento que o expõe a lesões por acções do oponente (MUBOBI); o Evitar o combate; o Passividade não tentar envolver-se no combate; o Agarrar, lutar, empurrar, prender ou encostar peito a peito, sem tentar executar uma projecção; o Ataques simulados com a cabeça, joelhos e cotovelos; o Falar ou provocar o oponente, não obedecer às instruções do Árbitro, comportamento descortês ou faltas de etiqueta; o Qualquer comportamento desrespeitoso para o Karate (inclui treinadores ou qualquer pessoa ligada ao oponente) CONTACTO À CARA É permitido o contacto leve, controlado à cara, cabeça e pescoço (mas não à garganta) com técnicas de pés e de mãos, para os escalões CADETES, JUNIORES E SENIORES; Para os escalões INICIADOS E JUVENIS, não é permitido qualquer contacto com técnicas de mão para a cabeça, face ou pescoço; Nos casos em que o Árbitro considere o contacto como sendo demasiado forte, sem que contudo, tenha diminuído a hipótese do competidor ganhar, atribui-se um aviso, CHUKOKU.

8 5.3. MUBOBI Um exemplo de Mubobi, é o caso em que o competidor inicia um ataque sem ter em conta a sua própria integridade física, ou seja, lançam-se ataques e são incapazes de bloquear um contra-ataque; Um competidor é atingido ou lesionado por sua própria culpa ou negligência; Um competidor que seja atingido por culpa sua e exagere pode receber um aviso ou penalização por Mubobi e ainda, uma penalização adicional por exagero JOGAI Quando o pé dum competidor, ou outra parte do corpo toca o chão fora da área de competição. Excetua-se a situação em que o competidor é empurrado ou projectado da área pelo oponente; Vários casos a ter em atenção no caso de JOGAI: A) Um competidor que execute uma técnica pontuável e sai do tatami antes do árbitro dizer Yame pontua, não lhe é atribuído Jogai; no mesmo caso mas se a tentativa de pontuar não for bem sucedida, é atribuído Jogai. B) A 10 ou + segundos do fim do combate, e o competidor não tiver qualquer aviso, o árbitro deve apenas avisar, aplicando CHUKOKU; C) A menos de 10 segundos para o final, o árbitro penalizará o infractor com HANSOKU-CHUI (aviso de desclassificação, explicação detalhada no ponto 5) SHIKAKKU É a desqualificação não só do combate, como da competição ou torneio e é atribuído nos seguintes casos: o Quando o competidor não obedece às ordens do árbitro; o Quando o competidor ofende o prestígio e honra do Karate-Do; o Quando o competidor ofende verbal o gestualmente; o Quando o competidor tem uma acção maliciosa.

9 5.6. LESÕES o Quando ocorrem lesões anteriores ao combate em questão, os árbitros têm que ter isso em mente quando considerarem penalizações por aparente contacto excessivo; o O árbitro deve ser informado sempre que um competidor tenha já sido tratado por uma lesão; o Os competidores que exagerarem uma lesão inexistente devem ser penalizados; no caso de simular uma lesão inexistente, é uma infracção bem mais séria e deve ser considerado impor-se SHIKAKKU. 6. ADVERTÊNCIAS E PENALIZAÇÕES CHUKOKU KEIKOKU HANSOKU-CHUI HANSOKU 1. Infracção menor é cometida/ primeira infracção; 2. Não é reduzido o potencial de vitória do oponente. 1. Segunda situação de infracção menor/ infracções que não sejam sérias a ponto de merecerem Hansoku-Chui; 2. Quando o potencial de vitória de um competidor é ligeiramente diminuído. 1. Aviso de desqualificação/ já foi aplicado um Keikoku/ pode ser imposto directamente por infracções sérias que não merecem Hansoku; 2. Quando o potencial de vitória de um competidor é seriamente diminuído. 1. A seguir a uma infracção muito séria/ quando já se atribuiu Hansoku-Chui; 2. Quando o potencial de vitória de um competidor é reduzido quase a zero; 3. Resulta da desclassificação dum competidor.

10 7. CATEGORIAS KUMITE INDIVIDUAL As categorias de Kumite Individual dividem-se por: idade, sexo e peso. JUVENIS anos CADETES anos JUNIORES anos SENIORES 18+ JUVENIS FEMININ (12-13 ANOS) CADETES FEMIN (14-15 ANOS) JUNIORES FEMIN (16-17 ANOS) SENIORES FEMIN (18+) -45kg +45kg -54kg +54kg -58kg +58kg -61kg +61kg JUVENIS MASCU (12-13 ANOS) CADETES MASCU (14-15 ANOS) JUNIORES MASCU (16-17 ANOS) SENIORES MASCU (18+) -50kg +50kg -60kg +60kg -65kg +65kg -75kg +75kg

11 REGRAS KUMITE SUBSTITUTION 1.COMBATE 1.1. Uma competição SUBSTITUTION é uma competição de Kumite em equipa; 1.2. Cada equipa é constituída por 3 competidores e um suplente; 1.3. No mesmo combate, todos os competidores terão de combater pelo menos 1 vez e pelo menos durante 30 segundos; 1.4. Cada combate é de 6 minutos e nos últimos 30 segundos, não há mais substituições O cronómetro suspende quando o Árbitro ou atribui ponto ou é feita uma substituição numa das equipas, 1.6. Se no fim dos 6 minutos de combate um dos competidores não terá combatido, a equipa é desqualificada por HANSOKU (permitindo continuar a competição no caso de repescagem); 1.7. O número de substituições, entre os 3 competidores, é ilimitado. No entanto, em caso dos Seniores, no último minuto, não se pode fazer substituições, 2.PONTUAÇÃO Todo o sistema de pontuação e critérios de avaliação é idêntico ao Kumite Individual. 3. DECISÃO EM CASO DE EMPATE Em caso de empate, não haverá tempo regulamentar, a decisão é feita pelos árbitros e juízes, HANTEI. A decisão é baseada nos seguintes critérios:

12 Número de acções Penalizações por contacto Penalizações por Jogai Atitude, espirito combativo e força 4. COMPORTAMENTO PROIBIDO/ ADVERTÊNCIAS E PENALIZAÇÕES Na competição Substitution, no caso de uma advertência ou penalização a um competidor da equipa por HANSOKU ou mesmo SHIKAKKU, não haverá desclassificação de toda a equipa, em vez disso é dada a vitória imediata à equipa adversária e, em caso de empate (por exemplo, se a equipa for repescada), será um forte critério a ter em conta na decisão dos árbitros. 5. CATEGORIAS KUMITE SUBSTITUTION As categoria de Kumite Substitution dividem-se por: idade e sexo. CADETES/JUNIORES anos SUB anos SENIORES 18+ Um competidor só pode ser inscrito numa categoria Se, por exemplo, o competidor tem 18 anos e está inscrito numa equipa como SUB 21, o mesmo não pode ser inscrito em SENIORES. CADT/JUNIORES FEMININO (14-16 ANOS) SUB 21 FEMININO (17-21 ANOS) SENIORES FEMININO (18+) OPEN OPEN OPEN CADT/JUNIORES MASCULINO (14-16 ANOS) SUB 21 MASCULINO (17-21 ANOS) SENIORES MASCULINO (18+) OPEN OPEN OPEN

13 REGRAS KATA É permitida e válida qualquer Kata de qualquer estilo de Karaté tradicional. 1. COMPETIÇÃO KATA 1.1. A área de competição é igual a uma competição de kumite A disposição dos juízes é a mesma, nos cantos do tatami, mas o árbitro central que tem a possibilidade de mexer numa prova de kumite, na prova de kata este está sentado ao centro do tatami na zona de segurança, de frente para a mesa O competidor para além do seu próprio cinto e kimono, deve-se fazer acompanhar por um cinto azul e vermelho (AO ou AKA) consoante o que lhe for atribuído no sorteio Caso se justifique por razões logisticas ou de outra ordem, poderá a organização recorrer ao antigo sistema eliminatório (sistema de pontuação), em 1 (uma) ou 2 (duas) rondas pelos competidores. 2. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO Ao avaliar o desempenho de um competidor, os juízes devem-no fazer com base em 4 critérios: conformidade, desempenho técnico, desempenho atlético e dificuldades técnicas. 1. CONFORMIDADE Forma e níveis da escola ou estilo 2. DESEMPENHO TÉCNICO a) Posições b) Técnicas c) Movimentos de transição d) Sincronização (timing) e) Respiração correta f) Foco (Kimé) 3. DESEMPENHO ATLÉTICO a) Força b) Velocidade c) Equilíbrio d) Ritmo 4. DIFICULDADE TÉCNICA Grau dificuldade de Kata

14 3. DESQUALIFICAÇÃO 3.1. Executar ou anunciar o Kata errado; 3.2. Fazer uma pausa pronunciada ou parar durante alguns segundos durante a execução do Kata; 3.3. Cinto cair durante Kata. 4. FALTAS 4.1. Perda ligeira de equilíbrio; 4.2. Realizar um movimento de forma incorrecta ou incompleta; 4.3. Falhas na sincronização dos movimentos; 4.4. Utilização de sons ou teatrismos, tais como bater com os pés no chão, bater no peito, etc.; 4.5. Perda de tempo, incluindo marchas prolongadas, saudações excessivas. 5. CATEGORIAS DE KATA INDIVIDUAL As categoria de Kata dividem-se por: idade, sexo e graduação. INFANTIS 6-9 anos INICIADOS anos JUVENIS anos CADETES anos JUNIORES anos SENIORES 18+ INFANTIS FEMIN (6-9 ANOS) 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu INFANTIS MASC (6-9 ANOS) 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu INICIADOS FEMIN (10-11 ANOS) 3. 3º kyu a Dan 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu INICIADOS MASC (10-11 ANOS) 3. 3º kyu a Dan 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu JUVENIS FEMIN (12-13 ANOS) 3. 3º kyu a Dan JUVENIS MASCU (12-13 ANOS) 3. 3º kyu a Dan

15 CADETES FEMIN (14-15 ANOS) CADETES MASCU (14-15 ANOS) JUNIORES FEMIN (16-17 ANOS) SENIORES FEMIN (18+) JUNIORES MASCU (16-17 ANOS) SENIORES MASCU (18+) INFANTIS INICIADOS JUVENIS CADETES JUNIORES SENIORES 10º KYU A 8º KYU Podem repetir sempre o mesmo Kata 7º KYU A 4º KYU Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 3º KYU A DAN Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 10ºKYU A 4º KYU Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 3ºKYU A DAN Nunca se pode repetir Katas REGRAS DO KOBUDO As regras na categoria de Kobudo são similares às regras na avaliação de uma Kata de Karaté. Os pontos fundamentais na avaliação da categoria Kobudo: 1- Manuseamento e mobilidade da arma; 2- Controlo total da arma; 3- Forma e desempenho técnico para além do conhecimento e aplicação da mesma.

16 CATEGORIAS KOBUDO As categorias de Kobudo, tal como na categoria de Kata, dividem-se por idade, sexo e graduação. JUVENIS anos CADETES/JUNIORES anos SENIORES 18+ JUVENIS FEMIN (12-14 ANOS) 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu JUVENIS MASC (12-14 ANOS) 1. 10ºkyu a 8ºkyu 2. 7º kyu a 4º kyu CADT/JUNIORES FEMIN (15-17 ANOS) SENIORES FEMIN (18+) 3. 3º kyu a Dan CADT/JUNIORES MASCU (15-17 ANOS) SENIORES MASCU (18+) 3. 3º kyu a Dan JUVEVIS CADT/JUNIORES SENIORES 10º KYU A 8º KYU Podem repetir sempre o mesmo Kata 7º KYU A 4º KYU Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 3º KYU A DAN Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 10ºKYU A 4º KYU Não pode ser repetida a Kata do combate anterior 3ºKYU A DAN Nunca se pode repetir Katas

REGRAS KUMITE, KUMITE (EQUIPA), KATA, KOBUDO

REGRAS KUMITE, KUMITE (EQUIPA), KATA, KOBUDO ÍNDICE REGRAS DE KUMITE PÁG.03 REGRAS KUMITE SUBSTITUTION..PÁG.10 REGRAS KATA..PÁG.12 REGRAS KOBUDO..PÁG.14 ANEXO 1...PÁG.15 ANEXO 2...PÁG.16 ANEXO 3...PÁG.21 REGRAS DE KUMITE 1. COMPETIÇÃO KUMITE 1.1.

Leia mais

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015

FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE. REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SETOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA JEMS - 2015 FNK - FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE KARATE REGULAMENTO ESPECÍFICO DE KARATÊ JEMs 2015 Art. 1º - As

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE PROVA 34ª SEIXALIADAS

REGULAMENTO GERAL DE PROVA 34ª SEIXALIADAS REGULAMENTO GERAL DE PROVA 34ª SEIXALIADAS SEIXAL OPEN KARATE 2017 14 de Outubro de 2017 CLUBE ORGANIZADOR CCD PAIVAS LOCAL: PAVILHÃO MUNICIPAL DA TORRE DA MARINHA Rua Independente Futebol Clube Torrense,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE PROVA IV OPEN KARATE CIDADE DE AMORA 4 DE JUNHO 2017

REGULAMENTO GERAL DE PROVA IV OPEN KARATE CIDADE DE AMORA 4 DE JUNHO 2017 REGULAMENTO GERAL DE PROVA IV OPEN KARATE CIDADE DE AMORA 4 DE JUNHO 2017 CLUBE ORGANIZADOR CLUBE RECREATIVO DA CRUZ DE PAU LOCAL: PAVILHÃO DA ESCOLA EB 2/3 PEDRO EANES LOBATO CIDADE DE AMORA Artigo 1º

Leia mais

EQUIPAS DE SANBOM KUMITE

EQUIPAS DE SANBOM KUMITE ASSOCIAÇÃO DE KARATÉ DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA TORNEIO MADEIRA EQUIPAS DE SANBOM KUMITE 2017/2018 REGULAMENTO SAMBOM KUMITE 1 de 8 Artigo 1º Escalões, Níveis e Aplicação NÍVEIS A,B e C SANBOM KUMITÉ

Leia mais

Regulamento de Competição:

Regulamento de Competição: KUMITE MSD: Regulamento de Competição: Prova de combate individual que junta duas distâncias de combate o point-fighting e o grappling. Esta Prova Combate está dividida em 2 Rounds; no qual os atletas

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA Tradução de Carla Menezes Coordenação Técnica de Joaquim Fernandes Presidente do Conselho de Arbitragem da FNK-P VERSÃO 7.1 JANEIRO

Leia mais

World Karate Federation

World Karate Federation Competição de Kata Preguntas de exame para Juízes de Kata World Karate Federation Marcar com um X a resposta correta. Secão 1. VERDADEIRO OU FALSO 1. Na repescagem é permitido repetir um Kata. 2. O tempo

Leia mais

International Union Shorin-Ryu Karate-Do União Shorin-Ryu Karatê-Do Brasil

International Union Shorin-Ryu Karate-Do União Shorin-Ryu Karatê-Do Brasil PROVA DE KUMITE World Karate Federation Documento de Exame de Kumite - Versão 9.0. Janeiro 2015 Este documento, assim como o documento de respostas, deve ser devolvido aos examinadores. Não escreva nem

Leia mais

International Union Shorin-Ryu Karate-Do União Shorin-Ryu Karatê-Do Brasil

International Union Shorin-Ryu Karate-Do União Shorin-Ryu Karatê-Do Brasil PROVA DE KATÁ World Karate Federation Documento de Exame de Katá - Versão 9.0. Janeiro 2015 Este documento, assim como o documento de respostas, deve ser devolvido aos examinadores. Não escreva nem faça

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE. Esta versão das regras em vigor a partir de

REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE. Esta versão das regras em vigor a partir de REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE Esta versão das regras em vigor a partir de 01.01.2018 Tradução e adaptação de Catarina Ferreira através da versão de Carla Menezes Coordenação Técnica de Joaquim

Leia mais

Tradução de WKF Competition Rules 2019 por Adriana Quitério, adaptado da versão de Catarina Ferreira (Regras de Competição 2018). Coordenação Técnica

Tradução de WKF Competition Rules 2019 por Adriana Quitério, adaptado da versão de Catarina Ferreira (Regras de Competição 2018). Coordenação Técnica 1 REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE Em vigor a partir de 01.01.2019 Atualizadas em 21.02.2019 Tradução de WKF Competition Rules 2019 por Adriana Quitério, adaptado da versão de Catarina Ferreira (Regras

Leia mais

Artigo 1º Área de competição Artigo 2º Equipamento Artigo 3º Uniforme de judo

Artigo 1º Área de competição Artigo 2º Equipamento Artigo 3º Uniforme de judo 1 Artigo 1º Área de competição A área de competição será um quadrado, dividida em duas zonas de cores diferentes, área de combate e área de segurança, com as dimensões de 14mX14m ou 16mX16m, sendo a zona

Leia mais

Regulamento Provas ÉPOCA 2016/2017

Regulamento Provas  ÉPOCA 2016/2017 Regulamento Provas ÉPOCA 2016/2017 Artigo 1º Organização 1. O presente Regulamento de Provas visa estruturar e regulamentar todas as competições organizadas pela AKRAM Associação de Karaté da Região Autónoma

Leia mais

VARAPAU Regulamento Regras VARAPAU - HEMA-PORTUGAL _WAC 2017

VARAPAU Regulamento Regras VARAPAU - HEMA-PORTUGAL _WAC 2017 VARAPAU Regulamento Equipamento de Proteção 1. Obrigatória Proteção da face e cabeça a) Mascara de esgrima 3 armas com proteção total (face, laterais e posterior) b) Máscara de Kendo c) Máscara de kali

Leia mais

WAC REGULAMENTO COMPETITIVO de FMA WEAPONS COMBAT ARNIS STICK-FIGHTING ARNIS KNIFE-FIGHTING

WAC REGULAMENTO COMPETITIVO de FMA WEAPONS COMBAT ARNIS STICK-FIGHTING ARNIS KNIFE-FIGHTING FMA-Portugal ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ARTES MARCIAIS FILIPINAS A.p.d. WAC 2015 REGULAMENTO COMPETITIVO de FMA WEAPONS COMBAT ARNIS STICK-FIGHTING ARNIS KNIFE-FIGHTING 1. Formatos de competição: ARNIS STICK-FIGHTING:

Leia mais

Curso de Oficial de Mesa

Curso de Oficial de Mesa FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO CONSELHO DE ARBITRAGEM MANUAL Curso de Oficial de Mesa KARATE ÍNDICE Programa do Curso... 3 Mensagem do Presidente do Conselho de Arbitragem...

Leia mais

Regulamento. Bastão. Campeonato do Mundo de Artes Marciais Portugal Vagos - Aveiro

Regulamento. Bastão. Campeonato do Mundo de Artes Marciais Portugal Vagos - Aveiro Regulamento Bastão Equipamento de Proteção Nota - Todo o equipamento está sujeito a inspeções de segurança - antes de entrar na área de competição. 1. Proteção da face e cabeça: a) Mascara de esgrima 3

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO KEMPO DESPORTIVO

REGRAS DE COMPETIÇÃO KEMPO DESPORTIVO REGRAS DE COMPETIÇÃO DESPORTIVO # Escalões etários: Cadetes 9 10 anos Iniciados 11 13 anos Juvenis 14 15 anos Juniores 16 17 anos Sub21 18-20 anos Seniores 21 38 anos Seniores Masters +38 anos Pleno Contacto

Leia mais

Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato

Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato Seixal REGULAMENTO 1. A XIV Taça do NKGR será um torneio exclusivo ao estilo GoJu Ryu. 2. O Torneio será realizado no dia 27 Janeiro de 2018, no Pavilhão Desportivo

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL KUMITE E KATA. Em análise pela Direcção de FNK-P (Setembro 2006)

REGRAS DE COMPETIÇÃO FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL KUMITE E KATA. Em análise pela Direcção de FNK-P (Setembro 2006) FEDERAÇÃO NACIONAL DE KARATE PORTUGAL REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA Em análise pela Direcção de FNK-P (Setembro 2006) Proposta de Tradução de Carla Menezes Coordenação Técnica de Joaquim Fernandes

Leia mais

Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato

Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato Pavilhão Desportivo Pedro Eanes Lobato Seixal REGULAMENTO 1. A XIV Taça do NKGR será um torneio exclusivo ao estilo GoJu Ryu. 2. O Torneio será realizado no dia 27 Janeiro de 2018, no Pavilhão Desportivo

Leia mais

BOXE CHINÊS - REGRAS GERAIS

BOXE CHINÊS - REGRAS GERAIS BOXE CHINÊS - REGRAS GERAIS - O sistema adotado é o de vencer dois rounds. - Cada round tem a duração de dois minutos, haverá um minuto de intervalo entre os rounds - No caso de empate será feito um terçeiro

Leia mais

TOURNAMENT RULES & REGULATIONS

TOURNAMENT RULES & REGULATIONS CAMPEONATO SUL AMERICANO KARATE SHOTOKAN JKA REGRAS DA COMPETIÇÃO AS PRESENTES REGRAS SE BASEIAM NO DOCUMENTO INTITULADO TORNEIOS - REGULAMENTOS E REGRAS, DOCUMENTO ELABORADO PELO INSTITUTO SHOTOKAN NKK-JKA

Leia mais

C a m p e o n a t o B r a s i l e i r o

C a m p e o n a t o B r a s i l e i r o 100 Questões para Estudar - 2012 1. Explique Kiken por Ordem Médica: 2. Qual é a cor obrigatória do uniforme dos competidores? 3. Explique Kiken por Desistência: 4. Qual é o uniforme oficial dos árbitros

Leia mais

Regulamento. Sabre Sintético. Equipamento Ofensivo. Composição material sintético. Dimensões standard: Comprimento Total: cm

Regulamento. Sabre Sintético. Equipamento Ofensivo. Composição material sintético. Dimensões standard: Comprimento Total: cm Regulamento Sabre Sintético 1 Equipamento Ofensivo Composição material sintético Dimensões standard: Comprimento Total: 95-105 cm Comprimento da lâmina: 80-86.36cm Espessura da lâmina:~ 1,7 cm Comprimento

Leia mais

ADAPTAÇÃO DAS REGRAS DE ARBITRAGEM DO JUDÔ PARA O PRÓXIMO CICLO OLÍMPICO APRESENTAÇÃO DAS REGRAS

ADAPTAÇÃO DAS REGRAS DE ARBITRAGEM DO JUDÔ PARA O PRÓXIMO CICLO OLÍMPICO APRESENTAÇÃO DAS REGRAS APRESENTAÇÃO DAS REGRAS Tempo de luta Homens e mulheres quatro (4) minutos. Avaliação dos pontos Haverá somente ippon e waza-ari. Ippon: impacto forte sobre as costas. Rolando não pode ser considerado

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO

REGRAS DE COMPETIÇÃO REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA Proposta de Tradução de Carla Menezes Coordenação Técnica de Joaquim Fernandes Presidente do Conselho de Arbitragem da versão 6 FNK-P Janeiro de 2009 - Madrid ÍNDICE

Leia mais

Ginásio do Clube APCEF, Setor de Clubes Norte Trecho 03, Asa Norte, Brasília/DF

Ginásio do Clube APCEF, Setor de Clubes Norte Trecho 03, Asa Norte, Brasília/DF REGULAMENTO I Campeonato Kyoshi Edson Menezes de Karate Ginásio do Clube APCEF, Setor de Clubes Norte Trecho 03, Asa Norte, Brasília/DF Data: 12 de agosto. Mais Informações: E-mail: okikukaibrasiluniao@gmail.com

Leia mais

CONFEDERAÇÃO ESPORTIVA E EDUCACIONAL BRASILEIRA DE KARATE

CONFEDERAÇÃO ESPORTIVA E EDUCACIONAL BRASILEIRA DE KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO SHIAI KUMITE CEEBK REGRAS GERAIS DE COMPETIÇÃO 2.2 Regulamento do Shiai Kumitê Artigo 1 - Área de Competição: Kumite: O tamanho da área de competição, em princípio, deve ser de

Leia mais

III KARATÉ OPEN HCM 4 MARAVILHAS DA MEALHADA

III KARATÉ OPEN HCM 4 MARAVILHAS DA MEALHADA REGULAMENTO DA PROVA 25 ABRIL 2018 O III Karate Open 4 Maravilhas da Mealhada, irá realizar-se no Pavilhão Municipal de Mealhada, Rua da Juventude, 3050-390 Mealhada, no dia 25 Abril 2018, com início às

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE 1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE VERSÃO 2017 VIGÊNCIA A PARTIR DE: 01/01/2017 Presidente da CBK: LUIZ CARLOS CARDOSO Diretor de Arbitragem da CBK: Celso Rodrigues

Leia mais

Regulamento Qing Da Regulamento Qing Da / Aprovado em Direcção FPAMC em 15/12/2010

Regulamento Qing Da Regulamento Qing Da / Aprovado em Direcção FPAMC em 15/12/2010 Regulamento Qing Da Regulamento Qing Da (combate sparring ao toque) Light Contact INTRODUÇÃO QINGDA (que significa luta de semi-contacto) é projectado para atender a maioria dos atletas iniciados em Portugal.

Leia mais

NOVAS REGRAS DE ARBITRAGEM IKU 2018

NOVAS REGRAS DE ARBITRAGEM IKU 2018 NOVAS REGRAS DE ARBITRAGEM IKU 2018 INTERNATIONAL KARATE UNION - IKU REVISADO EM 15 DE MARÇO DE 2018 Esta tradução foi feita pelo Mestre Milton Asada 8º Dan Karate Shotokan em maio/2018 e visa auxiliar

Leia mais

Adaptação das Regras de Arbitragem do Judô Para o próximo Ciclo Olímpico APRESENTAÇÃO SOBRE AS REGRAS

Adaptação das Regras de Arbitragem do Judô Para o próximo Ciclo Olímpico APRESENTAÇÃO SOBRE AS REGRAS Adaptação das Regras de Arbitragem do Judô Para o próximo Ciclo Olímpico 2017 2020 APRESENTAÇÃO SOBRE AS REGRAS Versão 10 de Abril de 2017 TEMPO DE LUTA HOMENS & MULHERES: 4 (QUATRO) MINUTOS 2 AVALIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTOS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE REVISÃO 9.0. Tradução : Eduardo Porchat

REGULAMENTOS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE REVISÃO 9.0. Tradução : Eduardo Porchat 1 REGULAMENTOS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE REVISÃO 9.0 VIGÊNCIA A PARTIR DE 01.01.2015 Tradução: Eduardo Porchat 2 CONTEÚDO REGULAMENTO DE KUMITE ARTIGO 1: ÁREA DE COMPETIÇÃO DE KUMITE 4 ARTIGO 2: UNIFORME

Leia mais

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974 REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO PARA 2014 1. COMPETIÇÕES DE KATA O número e o tipo de Kata requerido dependerão do número de competidores inscritos, conforme estabelece a tabela abaixo. Quantidade de Competidores

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA FEDERAÇÃO NACIONAL DE K A R A T E PO R T U G A L REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA Tradução de Carla Menezes Coordenação Técnica de Joaquim Fernandes Presidente do Conselho de Arbitragem da FNK-P VERSÃO

Leia mais

VIGÊNCIAA PARTIRDE:01/01/2017

VIGÊNCIAA PARTIRDE:01/01/2017 1 REGULAMENTOS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE TRADUÇÃO PARA O BRASIL - CBK REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE VERSÃO 2017 VIGÊNCIAA PARTIRDE:01/01/2017 Presidente dacbk:prof. Luiz Carlos Cardoso

Leia mais

WORLD KARATE FEDERATION F P K REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KUMITE E KATA. Em vigor a partir

WORLD KARATE FEDERATION F P K REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KUMITE E KATA. Em vigor a partir 1 WORLD KARATE FEDERATION F P K REGRAS DE COMPETIÇÃO DE KUMITE E KATA VERSÃO 2018 Em vigor a partir 1.1.2018. 2 CONTEÚDO ARTIGO 1: ÁREA DE COMPETIÇÃO - KUMITE 4 ARTIGO 2: UNIFORME OFICIAL 5 ARTIGO 3: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES KATA E KUMITE

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES KATA E KUMITE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES KATA E KUMITE 1 CONTEÚDO REGULAMENTO DE KUMITE Artigo 1º: Área de Competição de kumite pg. 04 Artigo 2º: Uniforme Oficial pg. 05 Artigo 3º:

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE WORLD KARATE FEDERETION

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE WORLD KARATE FEDERETION WORLD KARATE FEDERETION REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KARATE KATA E KUMITE EM VIGOR A PARTIR DE 01.01.2019 EM VIGOR CBK FEV/2019 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE FEV/2019 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE

Leia mais

Regulamento Rapier - InfantoJuvenil

Regulamento Rapier - InfantoJuvenil Regulamento Rapier - InfantoJuvenil Equipamento Ofensivo Espada Tipo Rapier Definição A Espada Roupeira ou RAPIER é uma espada de lâmina delgada, pontiaguda frequentemente com um punho complexo projetado

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KUMITE

REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KUMITE -1- REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KUMITE Á PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2019 PRES: LUIZ CARLOS CARDOSO Dir.Arb. Celso Rodrigues CONTEÚDO ARTIGO 1: AREA DE COMPETIÇÃO K U M I T E -5- ARTIGO 2: VESTIMENTA OFICIAL

Leia mais

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2019 PORTUGAL

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2019 PORTUGAL MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2019 PORTUGAL Caros amigos karatecas, É uma honra e um prazer poder convidar-vos a visitar uma das vilas mais bonitas do Alto Minho, para participarem no Open de

Leia mais

CKB CONFEDERAÇÃO DE KARATÊ BRASILEIRA ENTIDADE OFICIAL

CKB CONFEDERAÇÃO DE KARATÊ BRASILEIRA ENTIDADE OFICIAL CONFEDERAÇÃO DE KARATÊ BRASILEIRA CKB CONFEDERAÇÃO DE KARATÊ BRASILEIRA ENTIDADE OFICIAL REGRAS DE ARBITRAGEM CKB R e g u l a m e n t o d e A r b i t r a g e m e C o m p e t i ç ã o P á g i n a 2 CONFEDERAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS (OPENS) 2019

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS (OPENS) 2019 REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS (OPENS) 2019 FEDERAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA FEVEREIRO DE 2019 Realização: Extravasa Produções Promoção: Federação de Karatê da Bahia (FKBA) FEDERAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA

Leia mais

elevar de categoria até chegar à adulta ou pode descer de categoria até a adulta.

elevar de categoria até chegar à adulta ou pode descer de categoria até a adulta. 9 DISPOSIÇÕES GERAIS PARA COMPETIÇÕES: 1. Divisão das categorias: Por habilidade técnica: Iniciante = menos de 2 (dois) anos de treino Intermediário = menos de 4 (quatro) anos de treino Avançado = mais

Leia mais

CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL

CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DE KARATÊ SHOTOKAN JKA CAMPEONATO INFANTO JUVENIL CURSO DE ARBITRAGEM E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA: SENSEI CELSO KOLESNIKOVAS (4º DAN) ÁRBITRO INTERNACIONAL PELA JKA

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE 1 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE REVISÃO 9.0 VIGÊNCIA A PARTIR DE: 01/01/2015 Presidente da CBK: Luiz Carlos Cardoso Diretor de Arbitragem da CBK: Celso Rodrigues

Leia mais

Época Competitiva

Época Competitiva REGULAMENTO DE TAXAS Época Competitiva 2016-2017 1-6 Regulamento de Taxas AKRAM O presente regulamento estabelece as regras a observar na liquidação e cobrança de taxas pela prestação de serviços da AKRAM

Leia mais

COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA

COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA São Paulo, 17 de Setembro de 2015 COPA PAULISTA DE KARATÊ-DO JKA Informamos que em 07 de Novembro (sábado), será realizado na cidade de Lorena-SP, a Copa Paulista de Karatê-do JKA provas individuais (kata

Leia mais

O PROCESSO EVOLUTIVO ARBITRAGEM. 28 e 29 de Outubro de 2017

O PROCESSO EVOLUTIVO ARBITRAGEM. 28 e 29 de Outubro de 2017 O PROCESSO EVOLUTIVO DA ARBITRAGEM 28 e 29 de Outubro de 2017 INTRODUÇÃO - A inevitabilidade da alteração das regras de Arbitragem. - Necessidade dessas alterações. - Factores influenciadores. - A vantagem

Leia mais

WORLD KARATE FEDERETION EM VIGOR CBK CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE

WORLD KARATE FEDERETION EM VIGOR CBK CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE WORLD KARATE FEDERETION EM VIGOR CBK 01.02.2018 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE Presidente: Luiz Carlos C. do Nascimento Dir. Arbitragem CBK Celso Rodrigues Formatação

Leia mais

Regulamento Específico. Judô

Regulamento Específico. Judô Regulamento Específico Judô 2015 Art. 1º - A competição de judô dos Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2015 obedecerá às regras oficiais de arbitragem da Confederação Brasileira de Judô - CBJ, observando-se

Leia mais

A LIGA DE KARATE DE OSASCO em conjunto com a Prefeitura do município de São Paulo, convida vossa associação para o TORNEIO L.K.O. DE KARATE 2016.

A LIGA DE KARATE DE OSASCO em conjunto com a Prefeitura do município de São Paulo, convida vossa associação para o TORNEIO L.K.O. DE KARATE 2016. A LIGA DE KARATE DE OSASCO em conjunto com a Prefeitura do município de São Paulo, convida vossa associação para o TORNEIO L.K.O. DE KARATE 2016. PROGRAMAÇÃO DATA: 25 DE SETEMBRO DE 2016 (Domingo) Chegada

Leia mais

28ª Taça Mestre Carlos Dias / 3ª Taça Amicale de Kumité. 14 de ABRIL DE Pavilhão Municipal da Escola EB 2/3 em Alpiarça

28ª Taça Mestre Carlos Dias / 3ª Taça Amicale de Kumité. 14 de ABRIL DE Pavilhão Municipal da Escola EB 2/3 em Alpiarça 28ª Taça Mestre Carlos Dias / 3ª Taça Amicale de Kumité 14 de ABRIL DE 2018 Pavilhão Municipal da Escola EB 2/3 em Alpiarça OBJETIVO / REGULAMENTO / HORÁRIO OBJETIVOS O principal objetivo na realização

Leia mais

Regras de competição JJIF

Regras de competição JJIF Regras de competição JJIF Sistema Duo Show: Secção 1 Conceitos gerais a. O Sistema de Duo Show destina-se a apresentar uma coreografia livre de ações de defesa de um concorrente contra ataques de um concorrente

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTADUAL ESCOLAR DE KARATE 2016 CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO ESTADUAL ESCOLAR DE KARATE 2016 CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO CAMPEONATO ESTADUAL ESCOLAR DE KARATE 2016 REGULAMENTO DO ESTADUAL ESCOLAR DE KARATE 2016 CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este regulamento tem por finalidade determinar

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO TÉCNICO KARATE CAPÍTULO I - DAS FORMAS DE COMPETIÇÕES DAS CATEGORIAS, IDADES FAIXAS E PESOS. Art. 1º - Da Forma de Competições das Categorias, idades faixas e Pesos: A forma de Competição utilizada

Leia mais

Regulamento. FEDERSCHWERT Espada de Mão e Meia Aço. Equipamento Permitido

Regulamento. FEDERSCHWERT Espada de Mão e Meia Aço. Equipamento Permitido Regulamento 1 FEDERSCHWERT Espada de Mão e Meia Aço Equipamento Permitido A espada deve ter uma superfície de ponta> = 0.5mm2, coberta de fita termo retráctil ou ponteira que por sua vez será fixada no

Leia mais

29 de MARÇO de 2014 Início das competições: 10:00 hs

29 de MARÇO de 2014 Início das competições: 10:00 hs XV CAMPEONATO PAULISTA DE KARATE-DO SHOTOKAN JKA 24 Preparativo para o Campeonato Mundial JKA em Budo Kan - Tokyo Será realizado dia 29 de Março (Sábado), às 10:00 hs, na cidade de Cruzeiro, o XV Campeonato

Leia mais

referee 19 Outubro 2011

referee 19 Outubro 2011 REGRAS ARBITRAGEM JUDO referee 19 Outubro 2011 Área de Competição A área de competição será divididaidid em duas (2) zonas, a área de combate e área de segurança. A área de combate, terá sempre as dimensões

Leia mais

REGULAMENTO DO EVENTO

REGULAMENTO DO EVENTO REGULAMENTO DO EVENTO 24/02/2018 OLHÃO CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 1. TÍTULO / DESCRIÇÃO DO EVENTO - V OPEN BOXE EDUCATIVO 2. LOCAL DO EVENTO Pavilhão do Clube Desportivo Os Olhanenses Zona Industrial

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO KARATÊ

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO KARATÊ REGULAMENTO TÉCNICO KARATÊ REGULAMENTO ESPECIFICO DE KARATÊ CAPÍTULO I - DAS FORMAS DE COMPETIÇÕES DAS CATEGORIAS, IDADES FAIXAS E PESOS. Art. 1º - Da Forma de Competições das Categorias, idades faixas

Leia mais

2. Poderão participar os competidores inscritos por um Clube/Associação através da ficha de inscrição (Ficha em Anexo)

2. Poderão participar os competidores inscritos por um Clube/Associação através da ficha de inscrição (Ficha em Anexo) Oficio Circular Nº. 004/2016 FEDERAÇÃO DE KARATE DO ESTADO DO PARÁ Assunto; XXIX CAMPEONATO PARAENSE 1ª FASE KATA E KUMITE INDIVIDUAL E EQUIPES. DIVISÃO DE NOVOS DIVISÃO ESPECIAL MIRIM A VETERANOS Belém

Leia mais

Gymnasíade 2018 Marrakesh / Marrocos. SELETIVA PAULISTA ESCOLAR DE KARATÊ 2017 Regulamento Específico

Gymnasíade 2018 Marrakesh / Marrocos. SELETIVA PAULISTA ESCOLAR DE KARATÊ 2017 Regulamento Específico Gymnasíade 2018 Marrakesh / Marrocos SELETIVA PAULISTA ESCOLAR DE KARATÊ 2017 Regulamento Específico CAPITULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este regulamento tem por finalidade determinar as

Leia mais

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2016 PORTUGAL

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2016 PORTUGAL MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2016 PORTUGAL 21.05.2016 Caros amigos karatecas, É uma honra e um prazer poder convidar-vos a visitar uma das vilas mais bonitas do Alto Minho, para participarem

Leia mais

CAMPEONATO PARANAENSE JKA

CAMPEONATO PARANAENSE JKA REGRAS CAMPEONATO PARANAENSE JKA - 2017 Competidores não afiliados só participarão das provas individuais (não classificatório para o Brasileiro 2018). Crianças até 10 anos receberão medalhas de participação

Leia mais

O prazo limite para realização das inscrições é impreterivelmente até o dia 23/06/2016.

O prazo limite para realização das inscrições é impreterivelmente até o dia 23/06/2016. A LIGA DE KARATE DE OSASCO em conjunto com a Prefeitura do município de São Paulo, convida vossa associação para o FESTIVAL DE KARATE PAULISTANO 2016. PROGRAMAÇÃO DATA: 26 DE JUNHO DE 2016 (Domingo) Chegada

Leia mais

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA

REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA REGRAS DE COMPETIÇÃO KUMITE E KATA VERSÃO 5.5 MADRI DEZEMBRO/2005 Tradução: Armando Cunha da Silva Filho Deleted: 3 1 CONTEÚDO REGRAS DE KUMITE 4 ARTIGO 1: ÁREA DE COMPETIÇÃO DE KUMITE 4 ARTIGO 2: UNIFORME

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO KARATÉ. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO KARATÉ. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO KARATÉ Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Participação 5 Artigo 2.º Provas Previstas 5 Artigo 3.º Escalões Etários

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE INTERESTILOS Orgulho de ser Brasileira! REGRAS DE ARBITRAGEM A T U A L I Z A D O E M 1 0 /07/2018 Prof.: Luis Ivan Coordenador Geral de Arbitragem CBKI Prof.: Francisco

Leia mais

Artigo 1º Definição. Artigo 2º Níveis de contacto

Artigo 1º Definição. Artigo 2º Níveis de contacto REGRAS DE COMPETIÇÃO KDT COMBATE DE 1º GRAU Artigo 1º Definição 1. O KDT Combate de 1º Grau é uma competição em que todos os golpes devem atingir o alvo com contacto controlado, excepto os golpes aplicados

Leia mais

KARATE - MUAY THAI - CAPOEIRA FUTSAL PILATES CLÍNICO MOTOS - CAMPISMO E CARAVANISMO - DANÇA

KARATE - MUAY THAI - CAPOEIRA FUTSAL PILATES CLÍNICO MOTOS - CAMPISMO E CARAVANISMO - DANÇA C.A.D.C.A. - Rua Joaquim Colaço Cardoso nº 37 2080-147 Almeirim REGULAMENTO GERAL DE PROVA Centro Amador Desporto e Cultura de Almeirim III Internacional XII TAÇA CIDADE DE ALMEIRIM 09 JUNHO 2018 FAZENDAS

Leia mais

REGRAS F.I.J

REGRAS F.I.J Explicação detalhada das regras do judô F.I.J. Efetivas a partir de 01 de Janeiro de 2018 (Versão de 19 de Janeiro de 2018) Tradução: Mauro Sérgio Cazetto Judokanbosch www.judokanbosch.blogspot.com.br

Leia mais

REGULAMENTO DA COPA CIDADE DE PORTO ALEGRE 2017

REGULAMENTO DA COPA CIDADE DE PORTO ALEGRE 2017 REGULAMENTO DA COPA CIDADE DE PORTO ALEGRE 2017 REGULAMENTO DA COPA CIDADE DE PORTO ALEGRE 2017 Este regulamento tem por finalidade determinar as condições e os critérios gerais para a realização da Copa

Leia mais

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico!

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! Associação de Andebol de Viseu Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! REGRA 1 Terreno de Jogo Balizas Marcações Zonas de segurança Zona de aquecimento REGRA 2 Tempo de Jogo, Sinal Final e time-out

Leia mais

RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL -

RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL - RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL - REGULAMENTO GERAL CADERNO DE ENCARGOS LEIS DE JOGO F e d e r a ç ã o P o r t u g u e s a d e R u g b y Página 1 1 REGULAMENTO GERAL -1- A competição será controlada

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas Resumo das alterações às regras do BCR introduzidas pela IWBF e adotadas em Portugal pelo CNBCR/FPB. Regras oficiais de basquetebol em cadeira de rodas 2017 válidas a partir de 1 de dezembro de 2017: Definição

Leia mais

Regulamento Espada de Mão e Meia (Bastarda) Aço

Regulamento Espada de Mão e Meia (Bastarda) Aço Regulamento Espada de Mão e Meia (Bastarda) Aço Equipamento de Proteção Nota - Todo o equipamento está sujeito a inspeções de segurança - antes de entrar na área de competição. 1. Proteção da face e cabeça:

Leia mais

MANUAL DE MESÁRIO FCK DF 2017

MANUAL DE MESÁRIO FCK DF 2017 MANUAL DE MESÁRIO FCK DF 2017 GERARDO COELHO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO JOSÉ PASSOS DIRETOR DE ARBITRAGEM ESTADUAL E ARBITRO NACIONAL FERNANDA F. N. BERTOLACCINI DE SOUZA ÁRBITRA ESTADUAL E NACIONAL 1. Atribuições

Leia mais

APOSTILA RESUMIDA PARA ATLETAS

APOSTILA RESUMIDA PARA ATLETAS 1 REGULAMENTOS DE COMPETIÇÃO DE KATA E KUMITE REVISÃO 9.0 VIGÊNCIA A PARTIR DE 01.01.2015 APOSTILA RESUMIDA PARA ATLETAS Tradução: Eduardo Porchat 2 REGULAMENTO DE KUMITE ARTIGO 1: ÁREA DE COMPETIÇÃO DE

Leia mais

FKBA FEDERAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA CAMPEONATO BAIANO KARATÊ INTERESTILOS 2017 FEIRA DE SANTANA BA

FKBA FEDERAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA CAMPEONATO BAIANO KARATÊ INTERESTILOS 2017 FEIRA DE SANTANA BA FKBA FEDERAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA CAMPEONATO BAIANO KARATÊ INTERESTILOS 2017 FEIRA DE SANTANA BA REGULAMENTO E SÍNTESE DAS REGRAS (Sem prejuízo do que estabelece as Regras Oficiais da CBKI) Promoção: Federação

Leia mais

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2018 PORTUGAL

MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2018 PORTUGAL MONÇAO INTERNATIONAL DDKCM KARATE OPEN 2018 PORTUGAL Caros amigos karatecas, É uma honra e um prazer poder convidar-vos a visitar uma das vilas mais bonitas do Alto Minho, para participarem no Open de

Leia mais

Regulamento Rapieira AÇO

Regulamento Rapieira AÇO Regulamento Rapieira AÇO Equipamento de Proteção Nota - Todo o equipamento está sujeito a inspeções de segurança - antes de entrar na área de competição. 1. Proteção da face e cabeça: a) Mascara de esgrima

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉ-OLÍMPICO DE KARATE 2017

REGULAMENTO DO PRÉ-OLÍMPICO DE KARATE 2017 REGULAMENTO DO PRÉ-OLÍMPICO DE KARATE 2017 Este regulamento tem por finalidade determinar as condições e os critérios gerais para a realização do Pré-Olímpico de Karate 2017, da Confederação Brasileira

Leia mais

CAMPEONATO PARANAENSE DE KARATÊ JKA 2015 PARANAVAÍ-PARANÁ

CAMPEONATO PARANAENSE DE KARATÊ JKA 2015 PARANAVAÍ-PARANÁ DATA: Será realizado no dia 05 de dezembro de 2015 (sábado) Local: COMPLEXO ESPORTIVO SESC DE PARANAVAÍ Rua: Perci Guimarães Cleves s/n Jd. Ouro Branco Paranavaí Pr TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 30,00 TAXA DE

Leia mais

6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ PROVAS INDIVIDUAIS REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Informações Gerais EVENTO: 6.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ Provas Individuais (Kata e Kumite) DATA: 20 DE OUTUBRO DE 2012,

Leia mais

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974 REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO PARA 2012 1. COMPETIÇÕES DE KATA O número e o tipo de Kata requerido (Shitei ou Tokui) dependerão do número de competidores inscritos, conforme estabelece a tabela abaixo. Quantidade

Leia mais

COPA A.K.P.M. DE KARATE

COPA A.K.P.M. DE KARATE ASSOCIAÇAO DE KARATE PAULO MACHADO COPA A.K.P.M. DE KARATE Temos a honra de convidá-lo a participar da Copa A.K.P.M. de Karate que ocorrera na cidade de Cachoeira do Sul/RS. Data: 24 de novembro de 2018

Leia mais

As regras de competição explicadas Propostas para o ciclo 2014/2016

As regras de competição explicadas Propostas para o ciclo 2014/2016 As regras de competição explicadas Propostas para o ciclo 2014/2016 Pesagem: Somente a pesagem dos atletas das classes Sênior e Júnior será efetuada no dia anterior ao dia da competição. Nos eventos FIJ,

Leia mais

8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ PROVAS INDIVIDUAIS REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO Informações Gerais EVENTO: 8.º FESTIVAL BARUERI DE KARATÊ-DÔ Provas Individuais (Kata e Kumite) DATA: 20 DE SETEMBRO DE 2014,

Leia mais

Regulamento do Torneio Regional de Tens Feminino 2016/2017 2

Regulamento do Torneio Regional de Tens Feminino 2016/2017 2 REGULAMENTO DO TORNEIO REGIONAL DE TENS FEMININO 2016/2017 Artigo 1.º (Regime Supletivo) Ao Torneio Regional de Tens Feminino aplicam-se as normas do Regulamento Geral de Competições em tudo o que não

Leia mais

Espada Roupeira. Não são permitidas espadas com lâminas olímpicas.

Espada Roupeira. Não são permitidas espadas com lâminas olímpicas. Regulamento Espada Roupeira Equipamento Ofensivo Não são permitidas espadas com lâminas olímpicas. São permitidas espadas roupeiras com as seguintes características; Peso Não devem exceder as 1.280 gr.

Leia mais

JUDO. Regulamento Geral de Competições Open e Campeonato Nacional Special Olympics Portugal. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

JUDO. Regulamento Geral de Competições Open e Campeonato Nacional Special Olympics Portugal. Artigo 1.º Âmbito de aplicação JUDO Regulamento Geral de Competições Open e Campeonato Nacional Special Olympics Portugal Artigo 1.º Âmbito de aplicação O presente regulamento, estabelece as regras aplicáveis às competições organizadas

Leia mais