c c M B 1 i e 2 3 n lo a as H 18 5 G o e r N r i a z o i o v A Se a s n e t m e e b m r O o leij a u d n r e o a a 2 P 0 dinh re 12 do to c o c

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "c c M B 1 i e 2 3 n lo a as H 18 5 G o e r N r i a z o i o v A Se a s n e t m e e b m r O o leij a u d n r e o a a 2 P 0 dinh re 12 do to c o c"

Transcrição

1 c 12 a 18 Novembro de 2012 Belo Horizonte e Ouro Preto Minas Gerais c c 35 a Semana do Aleijadinho c

2 Carlos Drumond de Andrade O voo sobre as igrejas Vamos até a Matriz de Antônio Dias Onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho. (...) Esse mulato de gênio Lavou na pedra-sabão Todos os nossos pecados, As nossas luxúrias todas, E esse tropel de desejos, Essa ânsia de ir para o céu E de pecar mais na terra; Esse mulato de gênio Subiu nas asas da fama, Teve dinheiro, mulher, Escravo, comida farta, Teve também escorbuto E morreu sem consolação. (...) Era uma vez um Aleijadinho, Não tinha dedo, não tinha mão, Raiva e cinzel, lá isso tinha. Era uma vez um Aleijadinho, Era uma vez muitas igrejas Com muitos paraísos e muitos infernos. Era uma vez São João, Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas. Era uma vez muitas cidades E o Aleijadinho era uma vez. (...)

3 Aleijadinho e sua obra: arte e fé nas Minas do ouro. Com esse tema, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho convidam para a 35ª Semana do Aleijadinho, a realizar-se entre os dias 12 e 18 de novembro de 2012, com eventos nas cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto. Essas iniciativas destacam a vida e a obra de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijdainho, célebre artista do barroco mineiro, cuja fé e genialidade artística produziram um inestimável patrimônio nas Minas Gerais, que atravessa os séculos encantando moradores e visitantes pela perfeição e aproximação entre o humano e o divino. Lavabo. Escultura em pedra sabão sem policromia, Sacristia da igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto. A figura central, de olhos vendados, representa a fé, pois por ela se crê, mesmo no que não se vê. O conjunto é uma alegoria à Ordem Franciscana.

4 Há 35 anos a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho tem a alegria de promover a Semana do Aleijadinho em Ouro Preto. Este ano, com o tema Aleijadinho e sua obra: arte e fé se entrelaçam nas Minas do Ouro, buscamos, mais uma vez, enaltecer o trabalho desse grande toreuta; resgatando seu legado, continuamente, na memória do nosso povo; ensinando nossas crianças e jovens a importância da arte e, especialmente, da arte sacra na história e na personificação da nossa sociedade. Nesta Semana dedicamo-nos, mais intensamente, em apresentar ao Brasil e ao mundo, através das mais diversas áreas culturais, de estudos e atividades, a importância da preservação e conservação dos nossos bens; a valorização da arte e dos artistas contemporâneos, através dos quais enaltecemos o nosso homenageado. No dia 18 de novembro, data do falecimento de Antônio Francisco Lisboa O Aleijadinho, sempre apresentamos uma programação especial In memoriam. O Museu Aleijadinho, como grande divulgador de sua arte e de sua história, quase toda transcorrida na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde está sepultado e onde encontramos suas grandes obras, não poderia deixar de lhe prestar, anualmente, essa homenagem, que este ano terá suas atividades estendidas a Belo Horizonte. Assim, com alegria, convidamos a toda comunidade Ouropretana e a todos amantes e amigos da história e da arte, a participarem desta Semana Cultural. Pe. Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro Pároco de Nossa Senhora da Conceição e Presidente do Museu Aleijadinho São Francisco de Paula. Escultura em pedra-sabão policromada. Museu Aleijadinho - Ouro Preto. Imagem de roca, feita para ser vestida. Rara escultura do Aleijadinho em pedra-sabão com policromia.

5 ASemana do Aleijadinho, que celebra pela 35ª vez a obra do maior artista brasileiro de todos os tempos, tendo como tema, para este ano, Aleijadinho e sua obra: Arte e Fé se entrelaçam nas Minas do ouro, foi originalmente criada pelo então pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Dias, em Ouro Preto, Dom Francisco Barroso Filho, hoje, Bispo emérito de Oliveira. Terá lugar entre os dias 12 e 18 de novembro próximo, nas cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte. Este ano, contará com várias novidades, entre elas, as parcerias firmadas pelo Museu Aleijadinho com a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, instituição que vem resgatando o seu importante papel no cenário artístico, histórico e cultural de nosso Estado, com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Promotoria Estadual de defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais e com o sistema SESI/FIEMG, por meio do Centro Cultural FIEMG/Ouro Preto. Buscando dar maior publicidade à importância do evento, as fronteiras de Ouro Preto serão transpostas, cabendo à Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais a realização, em sua sede, na Av. Augusto de Lima, 270, no centro de Belo Horizonte, de eventos como a exibição de vídeos sobre a vida e a obra de Aleijadinho, além de oferecer ao público em geral, a palestra Aleijadinho e a pedra sabão, a ser proferida pelo historiador ouro-pretano José Efigênio Pinto Coelho. Em Ouro Preto, berço maior da obra do artista, dentre outras atrações, ocorrerá o agraciamento de personalidades que se destacaram nas atividades sociais, com a Medalha do Aleijadinho, no dia 18. Haverá, ainda, na sede da FIEMG, na Praça Tiradentes, a importante palestra do Promotor Coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo Souza Miranda, sobre os bens recuperados pelo Ministério Público, cujos proprietários são desconhecidos. No local estarão expostas fotografias de imagens sacras apreendidas pela Polícia Federal. Merece destaque, ainda, a apresentação da Orquestra Ouro Preto, expoente da musicalidade mineira que tem encantado o público com seus concertos, inclusive no exterior. Várias outras atrações estão previstas, como a exibição de documentários, rodas de samba e as santas missas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Toda esta mobilização é reflexo do extraordinário trabalho empreendido pelo Museu Aleijadinho, de Ouro Preto que, sob a direção de seu Presidente, o Ecônomo da Arquidiocese de Mariana e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Dias, Pe. Luiz Carlos Cesar Ferreira, atrai todas as atenções para este evento de importância ímpar no cenário das artes, da história e da cultura. A Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais sente-se honrada de poder participar destas justas homenagens. Eugênio Ferraz Diretor Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais

6 Arte e fé nas Minas do ouro... Belo Horizonte Atividades realizadas na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Endereço: Avenida Augusto de Lima, 270 Centro Nossa Senhora da Piedade. Escultura em madeira, cedro, policromada, Santuário de Nossa Senhora da Piedade - Serra da Piedade - Caeté. A desproporção aparante quando se vê a imagem de frente não se configua quando é vista de baixo pelos fiéis que a veneram; alta perícia técnica. 6 Ejb!23!ef!Opwfncsp!.!Tfhvoeb.gfjsb 12h30 Exibição do Documentário O Aleijadinho de Joaquim Pedro de Andrade 1978 (24 min)*. Ejb!24!ef!Opwfncsp!.!Ufsçdb.gfjsb 17h00 Exibição do Documentário O Aleijadinho de Joaquim Pedro de Andrade 1978 (24 min).

7 Ejb!25!ef!Opwfncsp!.!Rvbsub.gfjsb 12h30 Palestra: Aleijadinho e a pedra sabão. Palestrante: José Efigênio Pinto Coelho - Artista plástico, pesquisador e historiador. 13h00 Exibição do Documentário O Aleijadinho de Joaquim Pedro de Andrade 1978 (24 min). * As exibições do Documentário O Aleijadinho são decorrentes de uma parceria entre: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e Instituto Humberto Mauro. Arte e fé nas Minas do ouro... Leão de Essa. Escultura em madeira, jacarandá, sem policromia, Museu Aleijadinho - Ouro Preto. Conjunto de quatro peças para cerimônias fúnebres, semelhantes ao mesmo animal encontrado em outras esculturas do Aleijadinho em Congonhas e Sabará. Cristo Coroado de Espinhos. Escultura em madeira, cedro, policromada, Compõe o conjunto dos Passos da Paixão - Congonhas. A imagem destaca a perfeição anatômica minuciosa e o excepcional acabamento das dobras da roupa, decorrente da posição sentada de Cristo. 7

8 Arte e fé nas Minas do ouro... Ouro Preto São Francisco no monte Alverne. Escultura em pedra-sabão, sem policromia, Fachada da igreja de São Francisco de Assis - São João del Rei. Trabalho em baixo relevo, com excessão da imagem de Cristo e das mãos de São Francisco, que são em alto relevo, evidenciando apuro técnico. 8 Ejb!26!ef!Opwfncsp!.!Rvjoub.gfjsb 16h00 Palestra: O combate aos crimes contra o patrimônio cultural sacro". Palestrante: Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda Promotor coordenador da Promotoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. Local: Centro Cultural da FIEMG - Praça Tiradentes, 04, Centro. 20h00 Solenidade oficial de abertura da 35ª Semana do Aleijadinho e concerto com a Orquestra Ouro Preto. Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

9 9 Ejb!27!ef!Opwfncsp!.!Tfyub.gfjsb 17h00 Exibição do Documentário O Aleijadinho de Joaquim Pedro de Andrade 1978 (24min). Local: Sala de projeção do Museu Aleijadinho. (Mediante prévio agendamento na Secretaria do Museu (31) ) Arte e fé nas Minas do ouro... Ejb!28!ef!Opwfncsp!.!Tbácbep 16h00 Palestra: Aleijadinho e a pedra sabão. Palestrante: José Efigênio Pinto Coelho - Artista plástico, pesquisador e historiador. Local: Casa de Gonzaga - Largo de Coimbra. Anjo ornamental. Escultura em pedra-sabão, sem policromia, Portada da igreja de Nossa Senhora do Carmo - Sabará. Obra relativamente simples para se compatibilizar com o templo de frente quadrangular e torres quadradas. Os anjos trazem os símbolos carmelitas. 18h00 Sambarroco, roda de samba na Praça Antônio Dias. Organização: Candonguero.

10 Arte e fé nas Minas do ouro... Portada. Escultura em pedra-sabão, sem policromia, Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto. Obra magistral, composta de ombreiras, vergas e sobrevergas decoradas, além do escudo da Ordem Franciscana. No centro a imagem da Virgem Maria, sob a qual estão dois escudos menores: o de Portugal e o das Chagas de Cristo. Acima dos capitéis estão os serafins: o da esquerda, apesar de criança, tem anatomia de adulto e o da direita com estranho seio feminino.

11

12 10h00 Missa e em seguida entrega da Medalha do Aleijadinho e aposição de flores em seu túmulo. Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Participação: Coral e Orquestra São Pio X. Arte e fé nas Minas do ouro... Ejb!29!ef!Opwfncsp!.!Epnjohp Ejb!ep!gbmfdjnfoup!ep!Bmfjkbejoip Nosso Senhor dos Passos. Escultura em madeira, cedro, policromada, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - Mariana Imagem de roca, articulada, para ser vestida. Rosto típico, semelhante ao do Senhor dos Passos da Basílica de Congonhas h00 Missa e encerramento. Logo após concerto A Canção das Iluminuras Música medieval. Local: Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Cátedra episcopal. Madeira, jacarandá preto, cabiúna, sem policromia, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - Mariana. Esculpida para uso do bispo de Mariana, decorada com três querubins: o do centro com uma mitra e o da esquerda com um báculo, insígneas episcopais.

13 A Medalha do Aleijadinho foi criada por meio do Decreto Municipal nº 27/74 e visa patentear o reconhecimento do Município aos legítimos benfeitores de Ouro Preto. 13 Agraciados com a Medalha do Aleijadinho no ano 2012 Arte e fé nas Minas do ouro... Profeta Abdias. Escultura em pedra-sabão, sem policromia Congonhas. Dom José Eudes Campos do Nascimento Sr. Jacques Boulier Sr. Mauro Francisco de Souza Silva Sra. Maria Agripina Neves

14 Programa de apoio à identificação e restituição de bens culturais desaparecidos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA Com o intuito de colaborar na identificação de peças históricas, recuperadas pelo Ministério Público de Minas Gerais, a 35ª Semana do Aleijadinho promoverá, a partir do dia de 15 de novembro, uma exposição fotográfica no Centro Cultural da FIEMG, na Praça Tiradentes, 04, centro de Ouro Preto. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais Iepha-MG, disponibiliza a lista de bens desaparecidos em toda Minas Gerais, no site Nossa Senhora não identificada - Século XVIII. Escultura em terracota; policromia. Altura: 38 cm / Largura: 15 cm / Profundidade: 12 cm. São João Batista - Século XIX. Escultura em madeira; douramento, policromia e olhos de vidro. Altura: 30 cm / Largura: 12 cm / Profundidade: 6 cm. 14 Todas as fotografias são de imagens apreendidas pela Polícia Federal em São Paulo, em agosto de 2003.

15 15 Santo Antônio - Século XVII. Escultura em madeira; policromia e olhos de vidro. Altura: 84 cm / Largura: 32 cm / Profundidade: 17 cm. Nossa Senhora da Conceição - Século XVIII. Escultura em madeira; douramento, policromia, olhos de vidro; esgrafilio, postiglio e punção. Altura: 36 cm / Largura: 13 cm / Profundidade: 10 cm. São Miguel - Século XIX. Escultura em madeira; douramento, policromia e balança de prata. Altura: 107 cm / Largura: 90 cm / Profundidade: 33 cm.

16 São José de Presépio - Século XVIII. Escultura em madeira; policromia e olhos de vidro. Altura: 30 cm / Largura: 16 cm / Profundidade: 18 cm. São Francisco de Paula - Séculos XVIII/XIX. Escultura em madeira; douramento, policromia e olhos de vidro. Altura: 52 cm / Largura: 26 cm / Profundidade: 16 cm. São Gonçalo do Amarante - Século XVIII. Escultura em madeira; policromia e douramento em remoção. Altura: 24,5 cm / Largura: 10 cm / Profundidade: 8 cm. 16 Fotos das peças: Marco Evangelista.

17 O COMÉRCIO CLANDESTINO DE PEÇAS SACRAS É CRIME. Muitas obras estão desparecidas e podem ter sido furtadas ou comercializadas ilicitamente. Certifique-se da origem das peças e DENUNCIE. Assim, você ajuda a recuperar parte de nossa cultura. Se você tiver informações, procure os órgãos de proteção do patrimônio cultural. PROMOTORIA ESTADUAL DE DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO DE MINAS GERAIS Rua Timbiras, 2941 Barro Preto Belo Horizonte CEP cppc@mp.mg.gov.br Telefax: (31)

18 Exposição A fé que canta e dança Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Local: Galeria da FIEMG - Praça Tiradentes, 04 - Centro de Ouro Preto. Período: De 03 de novembro a 02 de dezembro. 18

19 Informações técnicas: O Aleijadinho, catálogo geral da obra. Márcio Jardim, Hebert Sardinha Pinto e Marcelo Coimbra. Editora IGIL. Capa: Retrato do Mestre Aleijadinho. Pintura, óleo sobre tela. Século XX. Museu Aleijadinho - Ouro Preto. Imagens acima: Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e Assinatura de Antônio Francisco de Lisboa. Arquivo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho.

20 c Diagramação: Gilsomar S. Batista c c Realização c

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Gerdau, Vale, Editora Graphar - Ouro Preto e Museu Aleijadinho Apresentam

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Gerdau, Vale, Editora Graphar - Ouro Preto e Museu Aleijadinho Apresentam Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Gerdau, Vale, Editora Graphar - Ouro Preto e Museu Aleijadinho Apresentam celebracao dos 200 anos de sua morte Aleijadinho foi um escultor de talento inquestionável.

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho

Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho Ouro Preto recebe a 41º semana do Aleijadinho. O evento vai até o dia 18 de novembro e conta com exposições, palestras, mesas redondas, apresentações culturais

Leia mais

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX.

Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Congonhas/ MG. Séc. XVIII XIX. Cartela do Adro do Santuário. Aleijadinho. Pedra sabão. Portada do Santuário Bom Jesus de Matosinhos. Pedra sabão. Congonhas/ MG.

Leia mais

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG.

Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Vista geral de Ouro Preto com a igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias. Ouro Preto/ MG. Igreja de Santa Efigênia. Ladeira do Vira Saia. Igreja N. S. do Carmo. 1766 1772. Arquiteto Manoel Francisco

Leia mais

Projeto de COMBATE AO COMÉRCIO ILÍCITO DE BENS CULTURAIS. Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais

Projeto de COMBATE AO COMÉRCIO ILÍCITO DE BENS CULTURAIS. Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais Projeto de COMBATE AO COMÉRCIO ILÍCITO DE BENS CULTURAIS Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais Criação e implantação do programa de registro e identificação de

Leia mais

OURO PRETO CELEBRA A 39ª SEMANA DO ALEIJADINHO

OURO PRETO CELEBRA A 39ª SEMANA DO ALEIJADINHO OURO PRETO CELEBRA A 39ª SEMANA DO ALEIJADINHO Enviado por CONVERSO COMUNICAÇÃO 11-Nov-2016 PQN - O Portal da Comunicação CONVERSO COMUNICAÇÃO - 11/11/2016 Com o tema A música e os músicos nas Minas do

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

41ª Semana do Aleijadinho

41ª Semana do Aleijadinho 41ª Semana do Aleijadinho Programação: 12 de novembro de 2018 (segunda-feira) 15h - Abertura de Exposição Curadoria: FAOP Realização: FAOP/Museu Aleijadinho Local: Galeria de Arte Nello Nuno (rua Getúlio

Leia mais

Barroco Brasileiro. Prof. Hudson Oliveira

Barroco Brasileiro. Prof. Hudson Oliveira Barroco Brasileiro Prof. Hudson Oliveira Contexto histórico: Invasões holandesas em Pernambuco (1630-54); Bandeiras; Desenvolvimento da economia aurífera; Contra rreforma: expa nsã o da das causas dessa

Leia mais

Chancelaria informa. 1) Nomeou o Padre Otávio Juliano de Almeida, da Capela Curial São Francisco de

Chancelaria informa. 1) Nomeou o Padre Otávio Juliano de Almeida, da Capela Curial São Francisco de Chancelaria informa Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano: 1) Nomeou o Padre Otávio Juliano de Almeida, da Capela Curial São Francisco de 1) Nomeou Padre Afonso de Fátima Ribeiro, da

Leia mais

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões Os Profetas

Aleijadinho Uma visita em 3 dimensões  Os Profetas Os Profetas Os profetas Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará Esculturas As doze esculturas dos profetas

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS

AMARILIS CHAVES DADOS ACADÊMICOS AMARILIS CHAVES Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura de traço certo, da forma pura. DADOS

Leia mais

Arte, preservação e cultura

Arte, preservação e cultura 2018 Arte, preservação e cultura ANOS 50 Anos do Museu Aleijadinho: Arte, preservação e cultura 41º SEMANA DO ALEIJADINHO EDIÇÃO 2018 No ano de 2018, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu

Leia mais

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Atendimento à imprensa às 17h - Igreja São José - Contato: Marcos Aurélio 8819.8395 O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo,

Leia mais

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte preparam uma programação especial para celebrar o Natal: 23 de dezembro às 15h

Leia mais

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE Observações e condições de reserva: Preço por pessoa, em reais, base regular e sujeito a alteração sem aviso prévio; Tarifas comissionadas 10% Em todos

Leia mais

Celebração dos 200 anos da sua morte

Celebração dos 200 anos da sua morte Celebração dos 200 anos da sua morte Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Gerdau, Vale, Editora Graphar e Museu Aleijadinho/Paróquia N. Sra. da Conceição de Ouro Preto Apresentam Celebração

Leia mais

PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO

PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO EM PARCERIA COM A PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO AGÊNCIA: FERNANDA NAMMUR PAIS/RESPONSÁVEIS: SR A. CARMEN VALE / SR A ARINÊS MONTE / SR A. DIRLENE PINTO ALUNOS: 30 (PRÉ-ADOLESCENTES) ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Cronologia. Cronologia Bibliografia

Cronologia. Cronologia Bibliografia Cronologia Cronologia Bibliografia 1752 Risco (projeto) para um chafariz no pátio do Palácio dos Governadores, em Vila Rica (o mestre empreiteiro desta obra foi seu pai e o projeto de mestre José Fernandes

Leia mais

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco.

Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Vista Geral da cidade de Mariana/MG (1720) com Igreja N. S. do Carmo e Ordem Terceira de São Francisco. Casa de Câmara e Cadeia (1782), Alferes José Pereira Arouca (construtor). Pintura de D. Maria I.

Leia mais

Os Profetas e o Movimento

Os Profetas e o Movimento Os Profetas e o Movimento Os profetas e o movimento Bibliografia Capelas Passos da Paixão Santuário de Bom Jesus de Matosinhos Muito se fala do movimento cênico e disposição dos profetas de no adro de

Leia mais

BENGALA EM MADEIRA COM CASTÃO "CABEÇA DE CAVALO" EM MARFIM, olhos de contas de vidro, séc. XX Nota - vd. Coradeschi e De Paoli in "Cannes", p.

BENGALA EM MADEIRA COM CASTÃO CABEÇA DE CAVALO EM MARFIM, olhos de contas de vidro, séc. XX Nota - vd. Coradeschi e De Paoli in Cannes, p. 363 366 369 372 373 365 367 368 371 370 362 364 362 BENGALA EM PAU SANTO COM CASTÃO EM OURO, monogramado, Dim. - 95 cm 300-450 363 BENGALA EM MOGNO COM "ANIMAL FANTÁSTICO" EM PRATA PORTUGUESA, olhos de

Leia mais

SANTA MADALENA, escultura em terracota policromada, portuguesa, séc. XVIII, faltas e defeitos Dim cm

SANTA MADALENA, escultura em terracota policromada, portuguesa, séc. XVIII, faltas e defeitos Dim cm 169 170 169 NOSSA SENHORA COM O MENINO, Lusíada, escultura em madeira policromada, indo-portuguesa, séc. XVII/XVIII, faltas na pintura Dim. - 89 cm 3.500-5.250 171 170 MENINO JESUS, escultura de grandes

Leia mais

30 ª Celebração de Nossa Senhora Aparecida na Praça da Cemig: 12 de outubro

30 ª Celebração de Nossa Senhora Aparecida na Praça da Cemig: 12 de outubro 30 ª Celebração de Nossa Senhora Aparecida na Praça da Cemig: 12 de outubro Em Contagem, a Arquidiocese de Belo Horizonte celebra a Missa da Padroeira, na Praça da Cemig. A celebração, que reúne milhares

Leia mais

MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017

MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado em História da Arte Ação de Extensão Arte, Cultura e Patrimônio no Território do Ouro SEGUNDA EDIÇÃO MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG.

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG. Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. Sobrado em estilo colonial. Catedral de N. S. do Pilar, início do século XVIII, construção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2017

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2017 PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL JANEIRO 15 Nosso Senhor dos Passos 1 domingo 577-8958 15 Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa 1 domingo 2-215 29 Sagrada Família 1 domingo 61-1079 29 Santa

Leia mais

Largos, Chafarizes e Pontes

Largos, Chafarizes e Pontes 78 Guia Ouro Preto Largo da Alegria (Praça Silviano Brandão) Rua Teixeira Amaral - Centro. Largo de Coimbra Largo de Coimbra (São Francisco de Assis) Largos, Chafarizes e Pontes Largo que existe entre

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

A Pintura. Primeira Fase

A Pintura. Primeira Fase A Pintura Pintura Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará Esculturas Primeira Fase A pintura é a última das

Leia mais

escultura em cedro, Açores, séc. XVII/XVIII, pequenos defeitos Dim cm

escultura em cedro, Açores, séc. XVII/XVIII, pequenos defeitos Dim cm 193 191 195 192 194 199 196 197 198 191 SÃO JOSÉ COM O MENINO, resplendor em prata, portuguesa, séc. XVII/XVIII, pequenos defeitos Dim. - 32,5 cm (total) 1.000-1.500 192 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, coroa

Leia mais

TOCHEIRO, madeira entalhada e dourada, português, séc. XVIII/XIX, faltas Dim cm

TOCHEIRO, madeira entalhada e dourada, português, séc. XVIII/XIX, faltas Dim cm 532 535 531 534 533 537 539 536 538 531 PAR DE TOCHEIROS, folha de metal branco, Europa Central, séc. XVIII/XIX, pequenos defeitos Dim. - 54 cm 500-750 532 CRISTO CRUCIFICADO, escultura em madeira policromada,

Leia mais

INSPIRADOS EM SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR DA FÉ, CHAMADOS A EVANGELIZAR OS POBRES E OS JOVENS

INSPIRADOS EM SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR DA FÉ, CHAMADOS A EVANGELIZAR OS POBRES E OS JOVENS Convidamos todos os devotos do Mártir São Sebastião para as Festividades em honra ao nosso glorioso Padroeiro, a serem celebradas na Comunidade do Morro São Sebastião, em conformidade com a caminhada pastoral

Leia mais

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional prêmio marta rossetti batista reconhece pesquisa que propõe método e abordagem inéditos sobre arquitetura religiosa de ouro preto no

Leia mais

COPO DE PÉ, cristal bordeaux e incolor com dourados, séc. XIX/XX Dim. - 19,5 cm vidro verde de Murano, Itália, séc. XX Dim.

COPO DE PÉ, cristal bordeaux e incolor com dourados, séc. XIX/XX Dim. - 19,5 cm vidro verde de Murano, Itália, séc. XX Dim. 339 343 340 341 342 338 344 345 346 347 348 349 338 GARRAFA, cristal cor de limão e incolor lapidado, séc. XIX/XX Dim. - 41,5 cm 80-120 339 FRASCO, vidro verde de Murano, Itália, séc. XX Dim. - 14 cm 30-45

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis

VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis PROJETO VIII SALÃO DE ARTE DE ITABIRITO REGIONAL 2015 Itabirito, Ouro Preto e Divinópolis Obras premiadas na VII Salão de Arte de Itabirito Regional 2014 1º Lugar S.T., Série Xifopagia Dyana Santos, 2º

Leia mais

Título: Santa Rosa de Lima Localização: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de Gusmão Procedência: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de

Título: Santa Rosa de Lima Localização: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de Gusmão Procedência: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de Título: Santa Rosa de Lima Localização: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de Gusmão Procedência: Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão de Gusmão 370 Título: São Francisco de Assis (1) Localização:

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

CATÁLOGO DE MARKETING CULTURAL

CATÁLOGO DE MARKETING CULTURAL marketing cultural Com anos de experiência na Salvaguarda e Valorização de Património Cultural, a Signinum Gestão de Património Cultural, tem vindo a realizar projetos de renome a nível nacional no Património

Leia mais

Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos

Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos Circuito Cultural Colégio Loyola, 75 anos O Loyola está comemorando 75 anos de fundação em 2018. Para compartilhar a alegria de seu aniversário com a cidade de Belo Horizonte, o Colégio está organizando

Leia mais

Assessoria de Comunicação e Marketing. Celebrações de Nossa Senhora de Fátima nas paróquias da Arquidiocese de Belo. Horizonte

Assessoria de Comunicação e Marketing. Celebrações de Nossa Senhora de Fátima nas paróquias da Arquidiocese de Belo. Horizonte Celebrações de Nossa Senhora de Fátima nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte A mensagem que Nossa Senhora deixou ao mundo em suas aparições na cidade de Fátima, Portugal - a primeira delas em

Leia mais

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

Lia Sipaúba Proença Brusadin Curriculum Vitae

Lia Sipaúba Proença Brusadin Curriculum Vitae Lia Sipaúba Proença Brusadin Curriculum Vitae Abril/2016 Lia Sipaúba Proença Brusadin Curriculum Vitae Dados pessoais Nome Lia Sipaúba Proença Brusadin Filiação José Antonio Proença Vieira de Moraes e

Leia mais

Confira programação preparada pelos espaços da UFMG

Confira programação preparada pelos espaços da UFMG Confira programação preparada pelos espaços da UFMG CENTRO CULTURAL UFMG AVENIDA SANTOS DUMONT, 174 CENTRO dir@centrocultural.ufmg.br (31) 3409-8280 (31) 3409-8290 12/08/2016 a 25/09/2016 10h às 21h EXPOSIÇÃO

Leia mais

MONOGRAFIAS* SOBRE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE ESCULTURAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS

MONOGRAFIAS* SOBRE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE ESCULTURAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS MONOGRAFIAS* SOBRE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE ESCULTURAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS Escola de Belas Artes EBA Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Leia mais

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Dia 01 de janeiro: Confraternização Universal, Mãe de Deus Dia 04 de janeiro: Aniversário de Posse

Leia mais

72 PAR DE TOCHEIROS EM PAU SANTO, portugueses, séc. XVII/XVIII, defeitos Dim cm

72 PAR DE TOCHEIROS EM PAU SANTO, portugueses, séc. XVII/XVIII, defeitos Dim cm 69 70 71 72 73 74 69 PAR DE TOCHEIROS D. JOSÉ/ D. MARIA EM MADEIRA ENTALHADA EDOURADA, portugueses, séc. XVIII, restauros, Dim. - 73 cm 1.000-1.500 70 PAR DE ÂNFORAS D. MARIA EM MADEIRA ENTALHADA E DOURADA,

Leia mais

87 CRISTO CRUCIFICADO, Lusíada, escultura em marfim com dourados, indo-portuguesa, séc. XVIII, pequenas faltas Dim cm

87 CRISTO CRUCIFICADO, Lusíada, escultura em marfim com dourados, indo-portuguesa, séc. XVIII, pequenas faltas Dim cm 84 83 85 86 87 88 83 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, Lusíada, escultura em marfim pintado e dourado, indo-portuguesa, séc. XVIII, pequenas faltas, base em aço não original Dim. - 22 cm 5.000-7.500 84 NOSSA

Leia mais

204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO, portuguesa, séc. XVIII, pequenos defeitos Dim x 106 x 56 cm Cabral Moncada Leilões Q Página 49

204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO, portuguesa, séc. XVIII, pequenos defeitos Dim x 106 x 56 cm Cabral Moncada Leilões Q Página 49 203 BASE DE CONTADOR LUSÍADA EM TECA, ÉBANO E SISSÓ, embutidos em marfim, tachas em cobre, indo-portuguesa, séc. XVII, restauros, Dim. - 81 x 93 x 52 cm 14.000-20.000 204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO,

Leia mais

Baruc. Baruc 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia

Baruc. Baruc 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Baruc Baruc 3D Vídeo Posição Iconografia Escritura Bibliografia Pedra sabão em dois blocos 214 cm.(1800-1805). Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG (1757-1805). 1 / 5 Baruc não entra na

Leia mais

Cabral Moncada Leilões Q Página 39

Cabral Moncada Leilões Q Página 39 148 CADEIRA DE BRAÇOS COM SUPEDÂNEO LUSÍADA EM ÉBANO COM EMBUTIDOS EM OSSO, Costa Oriental Africana, séc. XVI/XVII, restauros e pequenos defeitos Dim. - 131 x 65 x 74 cm 12.000-18.000 Cabral Moncada Leilões

Leia mais

Características gerais

Características gerais Introdução Início no século XVII, na Itália A Europa passava pela Contrarreforma Rompeu com o equilíbrio entre arte e ciência ideal do Renascimento Buscou conciliar, em um mesmo plano, forças antagônicas

Leia mais

setembro 2016 a agosto 2017

setembro 2016 a agosto 2017 Notas Pastorais Calendário para o Ano Pastoral setembro 2016 a agosto 2017 setembro 2016 1 outubro 2016 2 novembro 2016 3 Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex

Leia mais

MUSEU E JARDIM BOTÂNICO INHOTIM: ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO PARADÍGMAS DE DESENVOLVIMENTO

MUSEU E JARDIM BOTÂNICO INHOTIM: ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO PARADÍGMAS DE DESENVOLVIMENTO MUSEU E JARDIM BOTÂNICO INHOTIM: ARTE, CULTURA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL COMO PARADÍGMAS DE DESENVOLVIMENTO Clélio Campolina Diniz Cedeplar/ufmg Ann Markusen Minnesota University Encontro da Red Iberoamericana

Leia mais

1. Aventura e Ecoturismo:

1. Aventura e Ecoturismo: Nesse documento, procurou-se organizar, os principais segmentos da Estrada Real e o local onde eles são mais explorados. Sabendo-se que neste documento não se abarca o universo de que se constituem todos

Leia mais

CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA PROCISSÕES DAS VELAS PROGRAMA CELEBRATIVO CONCELHO DE CAMINHA

CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA PROCISSÕES DAS VELAS PROGRAMA CELEBRATIVO CONCELHO DE CAMINHA CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES DE FÁTIMA PROGRAMA CELEBRATIVO CONCELHO DE CAMINHA 2017 PROCISSÕES DAS VELAS DOM 07 MAIO 21H00 Local: Igreja Paroquial de Arga de Baixo SEX 12 MAIO 20H00 Local: Igreja de Nossa

Leia mais

Cabral Moncada Leilões Q Página 16

Cabral Moncada Leilões Q Página 16 56 CONJUNTO DE NOVE CADEIRAS EM MURTA COM EMBUTIDOS, assentos de palhinha, portuguesas, séc. XIX, faltas e defeitos Dim. - 86 x 44,5 x 47 cm 2.000-3.000 57 CONJUNTO DE SEIS CADEIRAS D. MARIA EM PAU SANTO,

Leia mais

PRATO, faiança, decoração policromada grinaldas de folhas e flores, portuguesa, séc. XIX, esbeiçadelas e faltas no vidrado Dim.

PRATO, faiança, decoração policromada grinaldas de folhas e flores, portuguesa, séc. XIX, esbeiçadelas e faltas no vidrado Dim. 95 94 96 98 97 99 94 JARRO, faiança, decoração relevada e policromada festa do vinho, português, séc. XIX, pega partida e colada, faltas e esbeiçadelas Dim. - 24 cm 150-225 95 PRATO, faiança dita de Ratinho,

Leia mais

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI Página 1 de 6 JUNHO CORPUS CHRIST Local: Vários locais da Cidade. Município: Senador Modestino Gonçalves Prefeitura Municipal de Senador Modestino Gonçalves / Secretaria de Cultura e Turismo Telefone:

Leia mais

130 JÚLIO POMAR - NASC "Ceifador com gadanha", aguarela sobre papel, assinada e datada de 27 de Janeiro de 1951 Dim x 21 cm

130 JÚLIO POMAR - NASC Ceifador com gadanha, aguarela sobre papel, assinada e datada de 27 de Janeiro de 1951 Dim x 21 cm 130 JÚLIO POMAR - NASC. 1926 "Ceifador com gadanha", aguarela sobre papel, assinada e datada de 27 de Janeiro de 1951 Dim. - 33 x 21 cm 4.000-6.000 132 JÚLIO POMAR - NASC. 1926 "Camponesa", aguarela sobre

Leia mais

Opções de passeios. City Tour em Belo Horizonte- R$74,00 POR PESSOA. Niemeyer - A Genialidade do Mestre da Arquitetura - R$225,00 POR PESSOA

Opções de passeios. City Tour em Belo Horizonte- R$74,00 POR PESSOA. Niemeyer - A Genialidade do Mestre da Arquitetura - R$225,00 POR PESSOA Opções de passeios City Tour em Belo Horizonte- R$74,00 POR PESSOA Visita-se: Região da Pampulha, com destaque para as obras de Oscar Niemeyer, Igreja São Francisco de Assis, Casa do Baile e Iate Tênis

Leia mais

VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS. 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes

VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS. 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes VICARIATO I CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA - BARREIRAS MISSA DOS SANTOS ÓLEOS (24/03) 09h Celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes 8h Missa com benção dos ramos saindo da Praça Castro Alves (Celebrante:

Leia mais

Festa da Imaculada Conceição 2015

Festa da Imaculada Conceição 2015 Festa da Imaculada Conceição 2015 Maria nos estimula a viver a misericórdia de Jesus Cristo Libertador Dia 29 de novembro Domingo 1 dia da Maria nos ensina a sermos solidários e fraternos com os irmãos

Leia mais

Roteiros Turísticos. [arte colonial]

Roteiros Turísticos. [arte colonial] Roteiros Turísticos [arte colonial] Ouro Preto [Arte Colonial] A Praça Tiradentes é o ponto central da cidade, como se fosse um divisor. A partir dela, podem-se programar as visitas. Como Ouro Preto possui

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

Campeonato. Metropolitano. Escolar. Boletim 10. Futsal

Campeonato. Metropolitano. Escolar. Boletim 10. Futsal Campeonato Metropolitano Escolar 2015 Boletim 10 Futsal 1 Resultados: Resultado dos jogos: Dia 12 de maio de 2015 terça-feira. Local: Colégio Franciscano Sagrada Família. Endereço: Avenida Presidente Carlos

Leia mais

(Carva. Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda)

(Carva. Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda) (Carva Portfó (Carvalho e Toranzo Ltda) Portfólio de obras e projetos 2017 Dados da Empresa Razão social: Carvalho e Toranzo LTDA Nome fantasia: Decato Arquitetura e Construção Data da fundação: 25/08/1995

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas

Arte barroca no Brasil. Prof: Maycon Douglas Arte barroca no Brasil Prof: Maycon Douglas O Barroco brasileiro desenvolveu- se do século XVII ao inicio do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. 2 Um só Brasil, vários

Leia mais

Semana de Artes Mestre Athayde

Semana de Artes Mestre Athayde Semana de Artes Mestre Athayde A Prefeitura de Mariana, através da Secretária de Cultura, Turismo e Desportos, e a AMAP (Associação Marianense de Artistas Plásticos) promovem, de 4 a 11 de novembro, a

Leia mais

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz TEORIA DO DESIGN Aula 03 Composição e a História da arte Prof.: Léo Diaz O QUE É ARTE? Definição: Geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa,

Leia mais

328 PAR DE CADEIRAS, mogno com pinturas, assentos de palhinha, portuguesas, séc. XVIII/XIX, pequenas faltas e defeitos Dim x 46 x 47 cm

328 PAR DE CADEIRAS, mogno com pinturas, assentos de palhinha, portuguesas, séc. XVIII/XIX, pequenas faltas e defeitos Dim x 46 x 47 cm 328 PAR DE CADEIRAS, mogno com pinturas, assentos de palhinha, portuguesas, séc. XVIII/XIX, pequenas faltas e defeitos Dim. - 85 x 46 x 47 cm 600-900 330 PAR DE CADEIRAS, mogno, inglesas, séc. XVIII/XIX,

Leia mais

Ângelo Gonçalves. Santo Estêvão, Tavira 1973

Ângelo Gonçalves. Santo Estêvão, Tavira 1973 Ângelo Gonçalves Santo Estêvão, Tavira 1973 Tem desde sempre uma forte relação com o desenho e a pintura. Outras materialidades preenchem-lhe ainda a vida: o barro, a terra, a areia e os despojos que o

Leia mais

VISITA ORIENTADA À INSTITUIÇÕES CULTURAIS NAS FÉRIAS

VISITA ORIENTADA À INSTITUIÇÕES CULTURAIS NAS FÉRIAS Férias Culturais Fundamental II e Ensino Médio 2018 VISITA ORIENTADA À INSTITUIÇÕES CULTURAIS NAS FÉRIAS Ir a exposições de arte é um hábito a ser construído e incentivado. Apesar da cidade apresentar

Leia mais

CONSCIÊNCIA ESSENCIAL. Encontro de Vivências em Aromaterapia. Seja bem-vinda!

CONSCIÊNCIA ESSENCIAL. Encontro de Vivências em Aromaterapia. Seja bem-vinda! CONSCIÊNCIA ESSENCIAL Encontro de Vivências em Aromaterapia Seja bem-vinda! O Consciência Essencial é um encontro de Vivências em Aromaterapia que agrega diversos especialistas, estudantes e praticantes

Leia mais

Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho

Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho Santo Antônio de Pádua, o Santo casamenteiro e padroeiro dos pobres, é celebrado com grande alegria e devoção nas

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

CATÁLOGO DE CONSERVAÇÃO

CATÁLOGO DE CONSERVAÇÃO conservação Com anos de experiência na Salvaguarda e Valorização de Património Cultural, a Signinum Gestão de Património Cultural, tem vindo a realizar projetos de renome a nível nacional no Património

Leia mais

452 COVILHETE OITAVADO, porcelana da China, decoração policromada paisagem oriental, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim.

452 COVILHETE OITAVADO, porcelana da China, decoração policromada paisagem oriental, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim. 447 449 452 448 451 450 453 454 455 447 COVILHETE DE GRANDES DIMENSÕES, porcelana da China, reinado Qianlong, séc. XVIII, cabelo Dim. - 28 cm 400-600 448 CANECA, porcelana da China, decoração policromada

Leia mais

IPAC CIDADE: OLIVEIRA DENOMINAÇÃO / LOCALIZAÇÃO IMAGEM DO BEM INVENTARIADO NO EXERCÍCIO: LISTA DE BENS IMÓVEIS

IPAC CIDADE: OLIVEIRA DENOMINAÇÃO / LOCALIZAÇÃO IMAGEM DO BEM INVENTARIADO NO EXERCÍCIO: LISTA DE BENS IMÓVEIS IPAC CIDADE: OLIVEIRA IMAGEM DO BEM INVENTARIADO NO EXERCÍCIO: LISTA DE BENS IMÓVEIS DENOMINAÇÃO / LOCALIZAÇÃO Rua 1º de Janeiro, 220. Bairro do Rosário. 2003 Rua Coronel João Alves, 557. 2003 Rua Chagas

Leia mais

Dia de Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro

Dia de Nossa Senhora da Conceição - 8 de dezembro Dia de Nossa Senhora da Conceição - O Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora,, é celebrado com especial devoção pelas paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Santuário Arquidiocesano

Leia mais

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf.

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. E-mail Setembro 2015 Dia Data Hora Ação qui 03-09-2015 9:30 Adoração ao Santíssimo das 09:30 às 19:00 21:30 Reunião do Grupo Bíblico sex 04-09-2015 21:15 Reunião

Leia mais

11 de setembro, Santuário de Fátima presta homenagem ao escultor José Rodrigues cuja obra está presente na Cova da Iria

11 de setembro, Santuário de Fátima presta homenagem ao escultor José Rodrigues cuja obra está presente na Cova da Iria 11 de setembro, 2016 Santuário de Fátima presta homenagem ao escultor José Rodrigues cuja obra está presente na Cova da Iria 1/5 2/5 Santuário de Fátima presta homenagem ao escultor José Rodrigues cuja

Leia mais

aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana

aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana S EMANA S 2017 ANTA P P aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana Apresentação Programação Mutirão de Confissões: Dia 28 de março 18h Igreja Matriz de São José

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

Amarílis Maria de Medeiros Chaves

Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Maria de Medeiros Chaves Amarílis Chaves nasceu em Belo Horizonte, onde muito cedo despertou para as Artes Plásticas, nunca mais tendo parado este percurso, sempre na procura do traço certo, da

Leia mais

ANO CATEQUÉTICO. Plano de Actividades 2011/2012. Paróquia de Caminha e Vilarelho

ANO CATEQUÉTICO. Plano de Actividades 2011/2012. Paróquia de Caminha e Vilarelho ANO CATEQUÉTICO 11/1 Plano de Actividades Paróquia de Caminha e Vilarelho SETEMBRO Dia 1 3 4 XXIII Domingo do Tempo Comum 5 8 Natividade da Virgem Santa Maria 9 11 XXIV Domingo do Tempo Comum 1 Exaltação

Leia mais

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO ARTE SACRA NO ESPIRITO SANTO bens móveis integrados: uma perspectiva histórica e estética Attilio Colnago

Leia mais

Cultura CM recebe artistas de Minas para apresentação de musical sobre Natal

Cultura CM recebe artistas de Minas para apresentação de musical sobre Natal CM recebe artistas de Minas para apresentação de musical sobre Natal 1 / 7 A igreja matriz Nossa Senhora das Dores, de Cândido Mota, será palco no próximo dia 8, a partir das 20h, de uma noite cheia de

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

121 ALÍPIO BRANDÃO , VISTA DE CIDADE RIBEIRINHA, óleo sobre tela, assinado Dim x 33 cm

121 ALÍPIO BRANDÃO , VISTA DE CIDADE RIBEIRINHA, óleo sobre tela, assinado Dim x 33 cm 118 FAUSTO GONÇALVES - 1893-1947, AMANHECER NA QUINTA, óleo sobre madeira, assinado Dim. - 47 x 33 cm 3.500-5.250 120 JOSÉ JOAQUIM RAMOS - 1881-1972, ARCO COM VISTA DE RIO, óleo sobre madeira, autenticado

Leia mais

522 FLAGELAÇÃO DE CRISTO, óleo sobre cobre, escola holandesa, séc. XVII, restaurado, pequenos defeitos Dim X 49,5 cm

522 FLAGELAÇÃO DE CRISTO, óleo sobre cobre, escola holandesa, séc. XVII, restaurado, pequenos defeitos Dim X 49,5 cm 520 SANTO ANTÓNIO PREGANDO AOS GENTIOS, óleo sobre cobre, escola portuguesa, séc. XVII/XVIII, restaurado Dim. - 49 x 39 cm 1.800-2.700 522 FLAGELAÇÃO DE CRISTO, óleo sobre cobre, escola holandesa, séc.

Leia mais

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias

FUNDO REINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias FUNDO RINALDO DOS SANTOS - Inventário Fotografias Nº Inv. Caixa Título Secção Série Base de Dados Caixa antiga F-004724 CX- 23 - Igreja da Madalena F-004725 CX- 23 Batalha- claustro F-004726 CX- 23 Santa

Leia mais

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX

O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O BARROCO NO BRASIL SÉCULO XVIII AO INÍCIO DO SÉCULO XIX O Barroco no Brasil O barroco foi o movimento artístico mais importante do Brasil colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé; O estilo

Leia mais

Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos

Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos Vila Viçosa oferece a quem a visita um espólio de cultura, arte e beleza com os seus monumentos, solares, igrejas e museus. Nos Roteiros Turísticos os visitantes podem encontrar dicas sobre os principais

Leia mais