DOS PRAZOS PROCESSUAIS NO NOVO CPC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOS PRAZOS PROCESSUAIS NO NOVO CPC"

Transcrição

1 DOS PRAZOS PROCESSUAIS NO NOVO CPC 1.1 Prazos ( arts. 218 a 235 do NCPC) Contagem dos prazos em dias apenas em dias úteis. Art Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis Fuso Horário e processo eletrônico art A prática eletrônica de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo. Parágrafo único. O horário vigente no juízo perante o qual o ato deve ser praticado será considerado para fins de atendimento do prazo.

2 1.1.3 Carga rápida Art O advogado tem direito a: III - retirar os autos do cartório ou da secretaria, pelo prazo legal, sempre que neles lhe couber falar por determinação do juiz, nos casos previstos em lei. 3 o Na hipótese do 2 o, é lícito ao procurador retirar os autos para obtenção de cópias, pelo prazo de 2 (duas) a 6 (seis) horas, independentemente de ajuste e sem prejuízo da continuidade do prazo Prazos especiais dos entes públicos Ministério Público, União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas respectivas autarquias e fundações publicas, Defensoria Pública Prazo em DOBRO para TODAS as suas manifestações. Contagem com início intimação pessoal

3 1.1.5 Prazos para Núcleo de Pratica Jurídica ( art.186 3) Os Núcleos de Prática Jurídica das faculdades de Direito reconhecidas pelo MEC terão prazo em dobro para todas as suas manifestações Prazos em caso de litisconsórcio Art Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento. 1 o Cessa a contagem do prazo em dobro se, havendo apenas 2 (dois) réus, é oferecida defesa por apenas um deles. 2 o Não se aplica o disposto no caput aos processos em autos eletrônicos.

4 1.1.7 Suspensão dos prazos Recesso Final de ano art Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive. 1 o Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput. 2 o Durante a suspensão do prazo, não se realizarão audiências nem sessões de julgamento Suspensão dos prazos Programas de Conciliação instituídos pelo Poder Judiciário art.221, parágrafo único.

5 1.1.9 Atos prematuros - Ato tempestivo Art Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei. 4 o Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo Recurso e feriado local Art O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. 6 o O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.

6 1.11. Calendário Processual Art De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. 1 o O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados. 2 o Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário. Celebrado pelas partes e o juiz, que consiste nos agendamentos dos atos processuais, organizando em datas a prática dos ato. Cronograma das atividades. Vantagens: dispensa de intimação das partes, celeridade.

7 DA CITAÇÃO NOVO CPC 2. CITAÇÃO ART CITAÇÃO É O ATO PELO QUAL SÃO CONVOCADOS O RÉU, O EXECUTADO OU O INTERESSADO PARA INTEGRAR A RELAÇÃO PROCESSUAL. 2.1 COMPARECIMENTO ESPONTÂNEO (ART. 237, 1º, CPC) art Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido. 1 o o comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.

8 2.2 Citação e prevenção do juízo. No Código de 1973, por força do artigo 219, a citação válida torna prevento o juízo. Essa regra foi modificada.com a unificação dos critérios que fixam a prevenção. O critério no atual CPC é a distribuição ou registro da Petição Inicial. Art. 59. O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo Citação dos entes públicos Art. 242, 3 º: A citação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de suas respectivas autarquias e fundações de direito público será realizada perante o órgão de Advocacia Pública responsável por sua representação judicial.

9 2.3 - Citação do incapaz Art Não se fará citação quando se verificar que o citando é mentalmente incapaz ou está impossibilitado de recebê-la. 1 o O oficial de justiça descreverá e certificará minuciosamente a ocorrência. 2 o Para examinar o citando, o juiz nomeará médico, que apresentará laudo no prazo de 5 (cinco) dias. 3 o Dispensa-se a nomeação de que trata o 2 o se pessoa da família apresentar declaração do médico do citando que ateste a incapacidade deste Citação pelo escrivão ou chefe de secretaria Art A citação será feita: III - pelo escrivão ou chefe de secretaria, se o citando comparecer em cartório; 2.5 Citação postal observação. No CPC de 1973 é vedado a citação postal nos processos de Execução. Essa vedação foi eliminada no CPC 2015, que agora permite citação por correio nos processos executivos.

10 2.6 Citação por oficial de justiça. art º - Nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a entrega do mandado a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência, que, entretanto, poderá recusar o recebimento, se declarar, por escrito, sob as penas da lei, que o destinatário da correspondência está ausente. 2,7 Citação por hora certa No Novo CPC, para que se autorize a citação por hora certa, basta que o oficial de justiça se dirija duas vezes procurando o citando em seu domicílio, havendo suspeita de ocultação.

11 3 Intimações Art processo. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do 1 o É facultado aos advogados promover a intimação do advogado da outra parte por meio do correio, juntando aos autos, a seguir, cópia do ofício de intimação e do aviso de recebimento. 3 o A intimação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de suas respectivas autarquias e fundações de direito público será realizada perante o órgão de Advocacia Pública responsável por sua representação judicial. Art Quando não realizadas por meio eletrônico, consideram-se feitas as intimações pela publicação dos atos no órgão oficial. 6 o A retirada dos autos do cartório ou da secretaria em carga pelo advogado, por pessoa credenciada a pedido do advogado ou da sociedade de advogados, pela Advocacia Pública, pela Defensoria Pública ou pelo Ministério Público implicará intimação de qualquer decisão contida no processo retirado, ainda que pendente de publicação

12 DA PETIÇÃO INICIAL NO NOVO CPC 1.1. Fim do procedimento sumário. O procedimento comum Petição inicial ( arts. 319 e seguintes) Requisitos Declaração de existência de união estável Art A petição inicial indicará: II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;

13 CPF, CNPJ e endereço eletrônico. Art A petição inicial indicará: II -... o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; Opção pela não realização da audiência de conciliação ou mediação. Art. 319 A petição inicial indicará : VII - a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. Na hipótese do Autor não se manifestar na petição inicial, o Juiz poderá adotar duas posições: a) Determinar a emenda da petição inicial ou b) Entender que o silêncio expressa não oposição a realização da audiência.

14 Considerações sobre a audiência: Para que não haja a audiência, é necessário que Autor e Réu expressem o interesse na sua não realização. Art Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência. 4 o A audiência não será realizada: I - se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; 5 o O autor deverá indicar, na petição inicial, seu desinteresse na autocomposição, e o réu deverá fazê-lo, por petição, apresentada com 10 (dez) dias de antecedência, contados da data da audiência. - Havendo Litisconsórcio, o desinteresse na realização da audiência deve ser manifestado por todos os litisconsortes.

15 - Quais as consequências do não comparecimento injustificado: 8 o - O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado. Obs: O não comparecimento do Réu a audiência não induz Revelia Os 1º a 3º do art. 319 do CPC. II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; 1 o Caso não disponha das informações previstas no inciso II, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.

16 2 o A petição inicial não será indeferida se, a despeito da falta de informações a que se refere o inciso II, for possível a citação do réu. 3 o A petição inicial não será indeferida pelo não atendimento ao disposto no inciso II deste artigo se a obtenção de tais informações tornar impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça Fim da previsão de requerimento de citação A desconsideração da personalidade jurídica requerida na petição inicial: Nesta situação será afastada a instauração do incidente e o sócio ou a pessoa jurídica será citada, ou seja, ambos serão trazidos na petição inicial como parte.

17 DA CONTESTAÇÃO NO NCPC - arts. 335 e seguintes O Código unificou a Defesa do Réu, concentrando na Contestação as modalidades de Respostas previstas no CPC de A Impugnação ao valor da causa, alegação de Incompetência Relativa, Reconvenção, pedido de Revogação da Justiça Gratuita que a luz do Código de 1973 deveriam ser formuladas em peças distintas da Contestação, passam a ser formuladas dentro da Contestação no NCPC. PRAZO: O prazo para apresentação da Contestação continua sendo de 15 dias (no Novo CPC dias úteis.) No entanto, no Novo CPC, a contagem do prazo para apresentação da Contestação está relacionado a Audiência Conciliação e por isso pode variar:

18 Art O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: I - da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou,comparecendo, não houver autocomposição; II - do protocolo do pedido de cancelamento da audiência de conciliação ou de mediação apresentado pelo réu, quando ocorrer a hipótese do art. 334, 4 o, inciso I; III - prevista no art. 231, de acordo com o modo como foi feita a citação, nos demais casos. 1 o No caso de litisconsórcio passivo, ocorrendo a hipótese do art. 334, 6 o, o termo inicial previsto no inciso II será, para cada um dos réus, a data de apresentação de seu respectivo pedido de cancelamento da audiência.

19 ALEGAÇÃO DE ILEGITIMIDADE DO RÉU. São criadas duas regras novas para quando o Réu no exercício da defesa alegar ser parte ilegítima: A primeira prevê que sendo alegada a ilegitimidade, o juiz dará ciência ao Autor e, caso queira, promova a substituição do Réu. Art Alegando o réu, na contestação, ser parte ilegítima ou não ser o responsável pelo prejuízo invocado, o juiz facultará ao autor, em 15 (quinze) dias, a alteração da petição inicial para substituição do réu. Parágrafo único. Realizada a substituição, o autor reembolsará as despesas e pagará os honorários ao procurador do réu excluído, que serão fixados entre três e cinco por cento do valor da causa ou, sendo este irrisório, nos termos do art. 85, 8 o.

20 Na segunda hipótese atribui ao Réu que alegar a ilegitimidade, indicar o sujeito passivo legitimado, sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com despesas ou indenizar os prejuízos. Mudança em harmonia com o dever geral de cooperação. Art Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação. 1 o O autor, ao aceitar a indicação, procederá, no prazo de 15 (quinze) dias, à alteração da petição inicial para a substituição do réu, observando-se, ainda, o parágrafo único do art o No prazo de 15 (quinze) dias, o autor pode optar por alterar a petição inicial para incluir, como litisconsorte passivo, o sujeito indicado pelo réu.

21 PROCEDIMENTO NA ALEGAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA OU ABSOLUTA NO FORO DO RÉU ART. 340 Art Havendo alegação de incompetência relativa ou absoluta, a contestação poderá ser protocolada no foro de domicílio do réu, fato que será imediatamente comunicado ao juiz da causa, preferencialmente por meio eletrônico. 1 o A contestação será submetida a livre distribuição ou, se o réu houver sido citado por meio de carta precatória, juntada aos autos dessa carta, seguindo-se a sua imediata remessa para o juízo da causa. 2 o Reconhecida a competência do foro indicado pelo réu, o juízo para o qual for distribuída a contestação oua carta precatória será considerado prevento. 3 o Alegada a incompetência nos termos do caput, será suspensa a realização da audiência de conciliação ou de mediação, se tiver sido designada. 4 o Definida a competência, o juízo competente designará nova data para a audiência de conciliação ou de mediação.

22 Considerações sobre a Reconvenção No Novo CPC a Reconvenção passa a ser tratada nos moldes do Pedido Contraposto, utilizado na formulação de pedidos pelo Réu nos Juizados Especiais Cíveis. A vantagem dessa mudança está na simplificação do procedimento, que passa a ser menos formal, e também a não incidência de custas processuais. Outra mudança relevante está na possibilidade do Réu apresentar a Reconvenção contra o Autor e o terceiro, e também ser proposta pelo Réu em litisconsórcio ativo com o Terceiro em desfavor do Autor.

23 Art Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. 1 o Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias. 2 o A desistência da ação ou a ocorrência de causa extintiva que impeça o exame de seu mérito não obsta ao prosseguimento do processo quanto à reconvenção. 3 o A reconvenção pode ser proposta contra o autor e terceiro. 4 o A reconvenção pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO)

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) I DA CONTESTAÇÃO OS DISPOSITIVOS CLASSICOS DA CLT: O artigo 769 da CLT (SUBSIDIÁRIA), será aplicada no processo de fase conhecimento observando todas

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDERAUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 - VUNESP - Prefeitura de Marília - SP - Procurador Jurídico) Sobre os requisitos da petição inicial, assinale a alternativa correta. a) Em caso de determinação

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 PROCESSO CIVIL Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 1) Negócio jurídico processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição,

Leia mais

27/02/2019. Professor Hugo Penna

27/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Com referência ao processo, ao procedimento comum e à intervenção de terceiros, assinale a opção correta de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 27-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: Lembre-se

Leia mais

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6

Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Prática Forense em Direito do Consumidor - Aula n. 6 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. 1 Dos Prazos Processuais

Leia mais

Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Processo Civil de Conhecimento - Aula III - 23/02/2017 Citação - artigo 238, CPC. Art. 238, CPC - Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.

Leia mais

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA Manual de Prática Civil - 10ª Edição Jaqueline Mielke Silva Juliano Colombo 10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA 3 SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 23 2. Finalidade... 23 3. Petição

Leia mais

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA)

MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) MEDIAÇÃO - LEGISLAÇÃO (TABELA ELABORADA POR CARLA SABOIA) Tópico Extrajudicial Judicial (Lei) Lei CPC Normas e princípios gerais Prestígio à solução consensual dos conflitos, que deve ser estimulada (art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 24 Prof(a). Bethania Senra Revogação e renúncia do mandato: Como qualquer outro, o mandato judicial pode ser livremente revogado pelo outorgante:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OS MEIOS DE DEFESA DO RÉU: A CONTESTAÇÃO E DEMAIS DEFESAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OS MEIOS DE DEFESA DO RÉU: A CONTESTAÇÃO E DEMAIS DEFESAS OS MEIOS DE DEFESA DO RÉU: A CONTESTAÇÃO E DEMAIS DEFESAS DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU DE MEDIAÇÃO ART. 334 DO CPC Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 26/04/2018). Comunicação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 26/04/2018). Comunicação. A comunicação dos atos processuais é realizada com ampla publicidade, para fins de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO N.º 003/2016 DAS NOVIDADES DA CONTESTAÇÃO NO NCPC. Da preliminar de incompetência relativa

BOLETIM INFORMATIVO N.º 003/2016 DAS NOVIDADES DA CONTESTAÇÃO NO NCPC. Da preliminar de incompetência relativa BOLETIM INFORMATIVO N.º 003/2016 DAS NOVIDADES DA CONTESTAÇÃO NO NCPC O NCPC seguindo os princípios básicos definidos em seus primeiros artigos visou otimizar a dinâmica dos mecanismos de defesa a serem

Leia mais

Contestação. Professor Zulmar Duarte

Contestação. Professor Zulmar Duarte Contestação Professor Zulmar Duarte Defesa do Réu Art. 336. Contestação Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0000773-30.2017.4.03.0000/SP 2017.03.00.000773-9/SP RELATOR : Desembargador Federal WILSON ZAUHY AGRAVANTE : Instituto Nacional

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 4 Prof(a). Bethania Senra - A citação constitui em mora o devedor, então, no caso de cobrança de dívidas negociais sem termo certo de pagamento, em relação as quais

Leia mais

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII):

Aula 116. Tutela provisória (Parte VII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Estabilização da tutela provisória / 116 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 116 Tutela provisória (Parte VII):

Leia mais

18/02/2019. Professor Hugo Penna

18/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 08/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 18 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 18 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, contestação 10)

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 06

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 06 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 06 DATA 27/6/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITOR Gabriela Mendes AULA 06/11 Ementa: Contestação. Alegação

Leia mais

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II

LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II LEGALE ADVOCACIA TRABALHISTA E O NOVO CPC - II As Defesas Trabalhistas e o Novo CPC Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

RECONVENÇÃO - NCPC DESAPARECEM AS EXCEÇÕES

RECONVENÇÃO - NCPC DESAPARECEM AS EXCEÇÕES INTRODUÇÃO - DIREITO À AMPLA DEFESA CONSAGRADO NA CF 5º. LV - CF 5º. LV: AOS LITIGANTES, EM PROCESSO JUDICIAL OU ADMINISTRATIVO, E AOS ACUSADOS EM GERAL SÃO ASSEGURADOS O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA,

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 01 DATA 30/5/16 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITORA Gabriela Mendes AULA 01/11 Programa-base: extrato de licitação

Leia mais

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa.

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Contestação. Defesas processuais Artigo 337, II a VII / 91 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 91 Contestação (Parte

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 16/08/2017). E-mail: joseval@legale.com.br Ação de divórcio litigioso. Como escrever artigo científico: https://www.youtube.com/watch?v=hfhpawxjlme

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público.

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula:Tempestividade, beneficiários da contagem de prazos em dobro. Professor (a):edward Carlyle Monitor (a):tathyana Lopes Aula 161. 1. Da tempestividade

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 09 DATA 06/7/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITOR Gabriela Mendes AULA 09/11 PRAZOS CONTINUAÇÃO Ementa:

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Atos processuais Dos prazos Parte 2 Prof(a). Bethania Senra - Exemplos de prazos peremptórios: os prazos para contestar, para oferecer reconvenção, para recorrer etc. - Exemplos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP. Prof: Giuliano Tamano

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP. Prof: Giuliano Tamano DIREITO PROCESSUAL CIVIL Assunto: PRÉ PROVA TRT- SP Prof: Giuliano Tamano Art. 133. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público,

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 10

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 10 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Dissolução da Sociedade Conjugal: Procedimento da Separação Judicial Litigiosa: - Foro Competente

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC Nº Aspectos Positivos 1 Capítulo IV, Seção III - Da Defensoria Pública (havia a previsão específica de uma seção para tratar apenas da Defensoria Pública) Há o reconhecimento da instituição como essencial

Leia mais

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial - conceito É o ato que dá início ao processo, e define os limites subjetivo e objetivo da lide, que deverão ser respeitados

Leia mais

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza PROCESSO CIVIL CLÁSSICO NULLA EXECUTIO SINE TITULO Apenas o Processo de Conhecimento tem mérito

Leia mais

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC Processo Relação Processual Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo.

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Indeferimento da petição inicial / 76 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 76 Indeferimento da Petição Inicial arts.

Leia mais

Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros

Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. Aloizio Medeiros CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO TJ MG DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. Processos: conceito, espécies, =pos de procedimento; distribuição,

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

CITAÇÃO (NCPC) PROCESSO CIVIL. Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016)

CITAÇÃO (NCPC) PROCESSO CIVIL. Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016) CITAÇÃO (NCPC) PROCESSO CIVIL Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016) INTRODUÇÃO Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Atos processuais Dos prazos Parte 6 Prof(a). Bethania Senra 1o Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.

Leia mais

Aula 81. Citação (Parte II):

Aula 81. Citação (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Citação (Parte II): Pessoalidade. Local. Impedimentos. Efeitos / 81 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 81 Citação

Leia mais

1 Elaborado em: 06/04/2016

1 Elaborado em: 06/04/2016 SIMPLIFICANDO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1º Resumo Elaborado por Beatriz Galindo Conteúdo: explicações informais e descontraídas sobre o CPC/15, extraídas da página: www.facebook.com/beatrizgalindocpc

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Do Procedimento de Mediação Art. 14. No início da primeira reunião de mediação, e sempre que julgar necessário,

Leia mais

Processo Civil Juiz de Direito

Processo Civil Juiz de Direito Audiência de Conciliação ou de Mediação Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DO JUIZADO ESPECIAL... 1 1. O mal maior do Judiciário: a demora na entrega da prestação jurisdicional... 1 2. As causas da demora... 2 2.1. A explosão de feitos

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil. [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

Descomplicando o Novo Código de Processo Civil.   [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Descomplicando o Novo Código de Processo Civil www.carreiradoadvogado.com.br www.carreiradoadvogado.com.br [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] Página 1 Página 2 Sobre a Autora Flávia Teixeira Ortega

Leia mais

-Quadro nº II que se refere aos Cargos e Especificações das Vagas; -Itens nº 3.2.1/4.1/4.7/4.8/5.4/6.1.2/6.6/7.2.2/8.12/9.8/9.11.1/12.

-Quadro nº II que se refere aos Cargos e Especificações das Vagas; -Itens nº 3.2.1/4.1/4.7/4.8/5.4/6.1.2/6.6/7.2.2/8.12/9.8/9.11.1/12. RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 02 DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE GOIÁS SEBASTIÃO LÁZARO PEREIRA, Reitor da Universidade de Rio Verde, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

RESPOSTAS E COMPORTAMENTOS DO RÉU

RESPOSTAS E COMPORTAMENTOS DO RÉU RESPOSTAS E COMPORTAMENTOS DO RÉU www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONTESTAÇÃO - CONCEITO E PRINCÍPIOS...5 Conceito... 5 Princípios...6 2. CONTESTAÇÃO - PRAZO E PROVAS...9 Prazo...9 Provas... 11 3. CONTESTAÇÃO

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 3 Prof(a). Bethania Senra Litisconsórcio e intervenção de terceiros: Enunciado 21 do FONAJEF - As pessoas físicas, jurídicas, de direito privado ou de direito público estadual

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA FERNANDA TARTUCE Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto (USP); Mediadora; Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela USP; Professora

Leia mais

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AÇÕES TRABALHISTAS DISSÍDIOS INDIVIDUAIS; COLETIVAS CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT

Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Meios de solução de controvérsias nas relações de consumo de seguros GUSTAVO DA ROCHA SCHMIDT Em razão do volume exorbitante de demandas, o Judiciário brasileiro torna-se, naturalmente, incapaz de pacificar

Leia mais

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL 1. (VUNESP/2017/ TJM-SP/Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa correta no que diz respeito à mudança de lei que rege prazos e formas recursais no curso de

Leia mais

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice. Índice. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº , de 16 de março de 2015 PARTE GERAL. Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL / 2015 Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 21 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS...

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. 1 Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 2 Características

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 Código de Processo Civil. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PARTE GERAL LIVRO V DA TUTELA PROVISÓRIA

Leia mais

Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa

Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Processual Civil Questões Profª Letícia Loureiro Direito Processual Civil 1. Sobre a citação dos atos processuais, marque a assertiva correta:

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 EDITORA JUSPODIVM ERRATA Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 p. 325 Abono de permanência: o servidor que tenha completado

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PRINCÍPIOS DIRETORES CONTRADITÓRIO - OITIVA NECESSÁRIA DAS PARTES BOA-FÉ OU LEALDADE PROCESSUAL ISONOMIA (PARIDADE DE ARMAS) PUBLICIDADE DISPOSITIVO ORALIDADE INAFASTABILIDADE DO

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 20ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE TABELAS DE CORRESPONDÊNCIA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

Citação do réu Preso. Art Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado.

Citação do réu Preso. Art Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado. Citação Art. 351. A citação inicial far-se-á por mandado, quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. Art. 352. O mandado de citação indicará: I - o nome do juiz;

Leia mais

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº

Art O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 736. O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de embargos.(redação dada pela Lei nº 11.382, de 2006). Parágrafo único.

Leia mais

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts.

Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL TÍTULO I DA JURISDIÇÃO E DA AÇÃO Seção II Do Auxílio Direto Arts. Índice (CPC/2015) Índice (CPC/2015) PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 39 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS... 39 CAPÍTULO I DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº , DE 16 DE MARÇO DE 2015 Sumário CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS E DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS CAPÍTULO I DAS NORMAS

Leia mais