FORMAÇÃO CURRICULAR 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO CURRICULAR 2016"

Transcrição

1 FORMAÇÃO CURRICULAR 2016

2 FORMAÇÃO CURRICULAR PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2016 Em breve estará disponível a Inscrição para Atribuição de Aulas Portanto, comunicamos através deste os procedimentos a serem adotados pelas UE s referentes à Formação Curricular. Apesar de não ter ocorrido muitas alterações, precisamos dar TOTAL ATENÇÃO para a questão de habilitação e qualificação. Esses termos estão cada vez mais presentes no nosso vocabulário acadêmico e a seriedade com que devemos utilizá-lo para classificação da formação curricular do docente é de supra importância. Como o GDAE é uma migração da plataforma JATI, é bem provável que TODOS os cadastros sofram alguma pequena ou grande alteração. Abordaremos neste a CEE 53/2005, que trata das Licenciaturas (formação acadêmica mais encontrada na nossa rede de ensino) Bom estudo!

3 Orientação ao Sistema Estadual de Ensino a respeito da qualificação necessária dos docentes para ministrar aulas das disciplinas do currículo da educação básica. A indicação trata somente de LICENCIATURA e se divide em duas partes: Parte A São considerados HABILITADOS, aqueles que possuem formação específica (licenciatura plena e licenciatura curta): Parte B Estão autorizados a lecionar por possuírem habilitação em área afim (QUALIFICADOS):

4 INDICAÇÃO CEE 53/2005 PARTE A PARTE A (Que será marcado HABILITA )

5 PARTE A A. São considerados habilitados, com formação específica: I Na educação infantil: 1. Os portadores de diploma do Curso Normal Superior, com Habilitação em Educação Infantil; 2. Os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, com Habilitação em Educação Infantil; 3. Os portadores de diploma de Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio; 4. Os portadores de diploma do Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com Habilitação em Educação Infantil;

6 PARTE A II No Ensino Fundamental - Ciclo I 1. Os portadores de diploma do Curso Normal Superior com Habilitação em Magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2. Os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, com Habilitação em Magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 3. Os portadores de diploma de Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e do Curso Normal de Nível Médio - Lei /13; 4. Os portadores de diploma do Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do curso, com Habilitação em Magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

7 PARTE A - INDICAÇÃO CEE 53/2005 PARTE A III Na Educação Especial 1. Os portadores de Licenciatura em Pedagogia, com habilitação específica na área da necessidade; 2. Os portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia com certificado de especialização, aperfeiçoamento ou atualização autorizado pela CENP, na área da necessidade; 3. Os portadores de diploma de Curso Normal Superior ou Programa Especial de Formação Pedagógica Superior (Del. CEE 12/2001), qualquer que seja a nomenclatura adotada pelo programa, com habilitação específica ou certificado de curso de especialização, aperfeiçoamento ou atualização autorizada pela CENP, na área da necessidade; 4. Os portadores de diploma de Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou de Curso Normal de Nível Médio, com certificado de curso de especialização em nível médio ou curso de atualização autorizado pela CENP, na área da necessidade.

8 PARTE A A Indicação nº 203/2010 altera e acrescenta na Indicação CEE nº 53/2005: Os portadores de Licenciatura Plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior com certificado de especialização em cursos realizados nos termos da Deliberação CEE 94/2009. Para lecionar nas séries finais do ensino fundamental e nas séries do ensino médio serão aceitos os portadores de diploma ou certificado de conclusão de licenciatura, com curso de especialização realizado nos termos da Deliberação 94/2009.

9 PARTE A IV - No Ensino Fundamental - Ciclo II e Ensino Médio São Considerados habilitados todos os portadores de licenciatura específica ou equivalente, a disciplina própria da licenciatura ou aquelas resultantes de seu desdobramento e que, sob denominações diversas, se referem à mesma matéria de estudo. Incluem-se aqui os portadores de certificado de Programa Especial de Formação Docente nos termos da Resolução CNE 2/97 ou Deliberação CEE 10/97, na disciplina especificada no certificado e os portadores de diploma de Curso Superior, nos termos da Portaria Ministerial nº 432/ Língua Portuguesa: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Letras. 2. História : a) os portadores de diploma de Licenciatura em História; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Estudos Sociais com Habilitação em História.

10 PARTE A 3. Geografia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Geografia; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Sociais com Habilitação em Geografia. 4. Ciências Físicas e Biológicas: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia, ou em Química, ou em Matemática ou em Física; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Biológicas; c) os portadores de diploma de Licenciatura em História Natural. d) os portadores de diploma de Licenciatura em Biologia. e) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências da Natureza. Indicação CEE 103/2010

11 PARTE A 5. Biologia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Biológicas; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia; c) os portadores de diploma de Licenciatura em História Natural. d) os portadores de diploma de Licenciatura em Biologia. e) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências da Natureza. Indicação CEE 103/ Matemática: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Matemática; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática.

12 PARTE A 7. Física: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Física; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Física. d) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências da Natureza. Indicação CEE 103/ Química: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Química; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química. d) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências da Natureza. Indicação CEE 103/2010.

13 PARTE A 9. Filosofia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Filosofia. 10. Sociologia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Sociais; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Sociologia. 11. Psicologia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Psicologia. 12. Língua Estrangeira: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Letras, com o mínimo de 160 horas de estudos de língua estrangeira no currículo; b) os portadores de diploma de Licenciatura específica na língua estrangeira.

14 PARTE A 13. Educação Física: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Educação Física. 14. Arte: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Educação Artística; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Arte, em qualquer das linguagens: Artes Visuais, Artes Plásticas, c) Artes Plásticas com ênfase em Design, Música, Teatro, Artes Cênicas e Dança. 15. Fundamentos da Educação (Psicologia da Educação, História da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação), Didática e Prática de Ensino e demais disciplinas pedagógicas: a) os portadores de diploma de Licenciatura Plena em Pedagogia, independentemente da habilitação ou ênfase dada no curso, quando for o caso. b) os portadores de diploma de Licenciatura plena do Curso Normal Superior.

15 PARTE A 16. Disciplinas Profissionalizantes: a) os portadores de diplomas de Cursos Superiores de Formação de Professores Esquema I e II, da Portaria Ministerial nº 432/71, com habilitação na(s) disciplina(s); b) os portadores de diploma de Programa Especial de Formação Pedagógica com habilitação na(s) disciplina(s) indicada(s) no diploma, nos termos da Resolução CNE/CP 2/97 ou Deliberação CEE 10/99; c) os portadores de diploma de licenciatura específica na disciplina profissionalizante.

16 INDICAÇÃO CEE 53/2005 PARTE B PARTE B (Que será marcado QUALIFICA )

17 ANEXO B PARTE B B. Estão autorizados a lecionar por possuírem habilitação em área afim: I Na educação infantil 1. os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia com qualquer habilitação na área de Magistério; 2. os portadores de diploma de Curso Normal, em Nível Médio, sem habilitação específica. II No Ensino Fundamental Ciclo I 1. os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia com qualquer habilitação na área de Magistério.

18 PARTE B III Na Educação Especial 1. os portadores de diploma de Mestrado ou Doutorado na área de especialidade, com prévia formação docente; 2. os portadores de certificado de cursos na área da necessidade, fornecidos pela CENP da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e que tenham prévia formação docente; 3. os portadores de certificado de cursos de Especialização na área de especialidade pretendida, com 360 horas no mínimo e que tenham prévia formação docente.

19 PARTE B IV No Ensino Fundamental Ciclo II e no Ensino Médio 1. História: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Filosofia; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Sociais, apenas para o Ensino Fundamental; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Estudos Sociais com Habilitação em Geografia ou em Educação Moral e Cívica, apenas para o Ensino Fundamental; d) os portadores de diploma de Licenciatura em Geografia com no mínimo 160 horas de estudos de História, apenas para o Ensino Fundamental. 2. Geografia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Sociais apenas para o Ensino Fundamental; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Estudos Sociais com Habilitação em História ou em Educação Moral e Cívica, apenas para o Ensino Fundamental; c) os portadores de diploma de Licenciatura em História, com no mínimo 160 horas de estudos de Geografia, apenas para o Ensino Fundamental.

20 ANEXO PARTE B B 3. Matemática: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Física; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Química, apenas para o Ensino Fundamental; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física, ou em Química, ou em Biologia, apenas para o Ensino Fundamental; d) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Física ou em Química. 4. Física: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Matemática; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Química; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Química ou em Matemática.

21 ANEXO PARTE B B 5. Química: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Física; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Exatas com Habilitação em Física ou em Matemática. 6. Desenho Geométrico: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Matemática; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Educação Artística, com o mínimo 160 horas de estudos de Desenho Geométrico; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Desenho.

22 ANEXO PARTE B B 7.Filosofia a)os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, desde que apresentem, no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina; b)os portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Sociais, desde que apresentem no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina; c)os portadores de diploma de Licenciatura em Sociologia, desde que apresentem no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina; d)os portadores de diploma de Licenciatura em História, desde que apresentem no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina; 8. Sociologia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Filosofia; b) os portadores de diploma de Licenciatura em História, desde que apresentem no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina; c) os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, desde que apresentem no currículo do curso, carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina;

23 ANEXO PARTE B B 9. Psicologia: a) os portadores de diploma de Licenciatura em Filosofia; b) os portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, desde que apresentem no currículo do curso carga horária mínima de 160 horas de estudo da disciplina. 10. Disciplinas Profissionalizantes: a) os docentes que se enquadrem nos termos do Artigo 17 da Resolução CNE/CEB nº 4/99; b) o pessoal habilitado nos termos do item 23 da Indicação CEE nº 8/2000 ou autorizados nos termos dos itens 24 e 25 da mesma Indicação.

24 CNE 2/97 Resolução CNE 2/97 ou Deliberação CEE 10/97 CNE 2/97 será realizado em cima de Bacharelado/Tecnólogo, desde que possua 160 horas da disciplina do curso, conforme Deliberação CEE 88/2009. Impossibilidade de realizar CNE2, em curso de Licenciatura. Parecer CNE/CP 20/2003, que dispõe sobre as questões pertinentes ao curso de CNE2, para quem já possui licenciatura. Neste aspecto se posicionam os alunos com diplomas de licenciatura, curta ou plena, que ingressaram em programas de complementação pedagógica não satisfizeram os requisitos do quadro legal de referência. Portanto, conclui que o ato jurídico não é perfeito, decorrendo daí que seu certificado não gerou direito..

25 CNE 2/97 Neste aspecto será considerado habilitado na disciplina especificada no certificado. No caso em tela, não há inclusão de qualificações resultantes do somatório de 160 horas através da análise de histórico. Vale esclarecer que, em todo concurso público promovido pela Secretaria da Educação, também podem ser aceitos como habilitação para qualquer disciplina do concurso, os certificados de licenciatura plena, expedidos através de Programas Especiais de Formação Pedagógica, nos termos da Resolução CNE 2/97, desde que acompanhados da apresentação de diploma devidamente registrado e histórico escolar do curso de nível superior (bacharelado/tecnologia) que precedeu e viabilizou a formação pedagógica, no qual se comprove correlação específica com a habilitação pretendida, através de sólida base de estudos na área dessa habilitação/disciplina.

26 TABELA RESUMO DAS DISCIPLINAS CEE 53/2005 ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II E NO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA HABILITA QUALIFICA ARTES VISUAIS ART ARTES PLASTICAS ART BIOLOGIA CFB /BIO CIENCIAS (com habilitação em Biologia) CFB /BIO MAT (F) CIENCIAS (com habilitação em Física) CFB / FIS MAT (F) CIENCIAS (com habilitação em Matemática) CFB / MAT CIENCIAS (com habilitação em Química) CFB / QUI MAT (F) CIENCIAS BIOLÓGICAS CFB / BIO CIENCIAS DA NATUREZA CFB / BIO / FIS / QUI CIENCIAS EXATAS (com habilitação em Fisica) FIS MAT / QUI CIENCIAS EXATAS (com habilitação em Matemática) MATEMATICA FIS / QUI CIENCIAS EXATAS (com habilitação em Quimica) QUIMICA MAT / FIS CIENCIAS SOCIAIS SOC HIS (F) / GEO (F) / FIL (160 HORAS) CIENCIAS SOCIAIS (com habilitação em Geografia) SOC / GEO HIS (F) / FIL (160 HORAS) EDUCAÇÃO ARTISTICA ART EDUCAÇÃO FISICA EDF ESTUDOS SOCIAIS (com habilitação em Educação Moral e Cívica) HIST (F) / GEO (F) ESTUDOS SOCIAIS (com habilitação em Geografia) GEO HIS (F) ESTUDOS SOCIAIS (com habilitação em História) HIS GEO (F) FILOSOFIA FIL HIS / SOC FISICA FIS MAT / QUI GEOGRAFIA GEO HIS (F) (160 horas) HISTORIA HIS GEO (F) (160 horas) / FIL (160 HORAS) / SOC (160 HORAS) HISTORIA NATURAL CFB / BIO LETRAS POR / LINGUA ESTRANGEIRA (160 HORAS) LINGUA ESTRANGEIRA LINGUA ESTRANGEIRA MATEMATICA MAT FIS PEDAGOGIA FIL (160 HORAS) / SOC (160 HORAS) PSICOLOGIA PSI QUIMICA QUI MAT (F) / FIS SOCIOLOGIA SOC FIL (160 HORAS)

27 Estudo de Caso

28 EXEMPLO 1 Docente, portador de Licenciatura em Letras. Pretende lecionar Língua Portuguesa e Inglês. Língua Portuguesa Conforme leitura da Indicação CEE 53/2005, parte A, inciso IV, item 1, o docente deverá ser incluído no sistema de Formação Curricular, tendo assinalada a disciplina de Língua Portuguesa como Habilita = SIM, Qualifica = NÃO. Inglês Na parte A, inciso IV, item 12, alínea a, verificamos que se o docente contar com 160 horas, conforme determinado na Indicação, podemos incluir a disciplina de Ingles na formação do docente, assinalando a disciplina como Habilita = SIM, Qualifica = NÃO. Obs: Neste caso, a formação permitirá que ele possua 2 habilitações.

29 EXEMPLO 2 Docente, portador de Licenciatura em Ciências Sociais com habilitação em Geografia. Pretende lecionar Geografia, História e Filosofia. Geografia Conforme leitura da Indicação CEE 53/2005, parte A, inciso IV, item 3, o docente deverá ser incluído no sistema de Formação Curricular, tendo assinalada a disciplina de Geografia como Habilita = SIM, Qualifica = NÃO. História Entretanto, para lecionar História, se consultarmos o inciso IV, item 2, verificaremos que não consta na parte A da Indicação CEE 53/2005 a Licenciatura em Ciências Sociais para lecionar História como habilitado. Devemos então, prosseguir até a parte B da Indicação CEE 53/2005, para verificar se o docente pode lecionar História com o diploma de Ciências Sociais. Na parte B, inciso IV, item 1, alínea b, verificamos que este docente poderá lecionar história para o Ensino Fundamental, sem que precisemos verificar se o mesmo possui 160 horas, pois na parte B especifica que poderá lecionar, como qualificado (Assinalar Habilita = NÃO, Qualifica = SIM. ).

30 EXEMPLO 2 CONTINUAÇÃO Filosofia Para o docente lecionar também Filosofia, continuamos a leitura da Indicação CEE 53/2005, na parte B, prosseguindo até o item 7, alínea b. Se o docente contar com 160 horas, conforme determinado na Indicação, podemos incluir a disciplina de Filosofia na formação do docente, assinalando a disciplina de Filosofia no sistema de Formação Curricular, como Habilita = NÃO, Qualifica = SIM.

31 EXEMPLO 3 Aluno de Licenciatura de Matemática. Pretende lecionar Matemática e Física. Matemática Deverá ser incluído no sistema de Formação Curricular, incluindo a disciplina de Matemática, porém, como ainda não é portador de diploma, não será considerado como Habilitado. Deverá ser selecionada a disciplina de Matemática clicando-se em Habilita = NÃO, Qualifica = SIM. Física Como ainda não é portador de diploma, se pretende lecionar Física, o histórico escolar deverá ser analisado para verificar o somatório de 160 horas da disciplina de Física. Caso ele possua 160 horas cursadas e aprovadas, selecione Habilita = NÃO, Qualifica = SIM.

32 EXEMPLO 4 Bacharel em Administração de Empresas. Pretende lecionar Matemática e Física. Neste caso, a análise deverá ser feita pelo histórico escolar, através do somatório de 160 horas. No sistema de Formação Curricular, a disciplina somente será incluída se fizer jus, clicando-se sempre em Habilita = NÃO, Qualifica = SIM.

33 ATENÇÃO Somente selecionamos Habilita para portadores de diploma de Licenciatura Plena na referida disciplina. Logo: LICENCIATURA = Habilita ou Qualifica BACHARELADO, TECNOLOGIA E ALUNOS (mesmo de Licenciatura) = sempre Qualifica Se marcar a opção HABILITA, desmarcar a opção QUALIFICA e vice-versa. NUNCA DEIXAR AS DUAS OPÇÕES MARCADAS. Para os diplomas de Bacharelado e Tecnologia, tem que somar o mínimo de 160 horas para TODAS as disciplinas. A Resolução CEE 53/2005 é referência somente para as LICENCIATURAS. No caso de Bacharelado e Tecnologia, todas as disciplinas são qualificadas para Ensino Fundamental e Médio. Caso o docente seja portador de mais de um diploma e haja a necessidade de somá-los para qualificá-lo a determinada disciplina, favor consultar-nos a possibilidade, pois existem exceções.

34 PROCEDIMENTOS FORMAÇÃO CURRICULAR 2016 Com base em tudo o que foi estudado, somado ao conhecimento que cada GOE possui sobre o assunto, acreditamos que está claro a maneira correta de analisar cada currículo do docente. Caso ainda possuam dúvidas, não hesitem em saná-las conosco antes de finalizar a atualização. Lembramos que é através desta informação colocada no GDAE que sairão as listas de classificações para Assim sendo, comunicamos os procedimentos a serem adotados pelas UE s referentes à Formação Curricular.

35 PROCEDIMENTOS FORMAÇÃO CURRICULAR 2016 São 5 passos: I Comunicar, por escrito, aos docentes com sede de classificação na UE, da necessidade de atualização / retificação do cadastro de habilitação / qualificação, orientando-os a consultar no GDAE. II Analisar os documentos apresentados pelo docente. A análise do Histórico Escolar deve ser alinhada à Indicação CEE 53/2005 e Resolução SE 75/2013. III Atualizar os dados no GDAE/Formação Curricular, analisar e confirmar. IV Imprimir, solicitar visto do Docente, Diretor de Escola e GOE. V Arquivar no prontuário.

36 PROCEDIMENTOS FORMAÇÃO CURRICULAR 2016 ATENÇÃO!!!! - Exigir apresentação de documentos originais para análise. - Para curso concluído até 30/06/2013 é obrigatório apresentação de DIPLOMA com os devidos registros no verso. - Certificado de conclusão de curso nos termos da Resolução CNE 2/97 devem ser acompanhados de diploma e histórico de curso de Bacharelado ou Tecnologia. - Período para atualização no GDAE é 31/07/ Formação Curricular é responsabilidade do Diretor de Escola.

37 Esta OT foi elaborada com o intuito de enriquecer nosso conhecimento, padronizar os procedimentos e aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho. QUALQUER DÚVIDA, ENTREM EM CONTATO CONOSCO Grata, SARITA JUNQUEIRA QUINTELA DIRETORIA DE ENSINO DE BARRETOS 2015

INDICAÇÃO CEE Nº 53/ CES - Aprovada em CONSELHO PLENO

INDICAÇÃO CEE Nº 53/ CES - Aprovada em CONSELHO PLENO INDICAÇÃO CEE Nº 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 CONSELHO PLENO 1. RELATÓRIO Buscando orientar o Sistema Estadual de Ensino a respeito da qualificação necessária aos docentes para ministrarem aulas

Leia mais

Autorização para Lecionar

Autorização para Lecionar Autorização para Lecionar Tendo em vista a publicação da Indicação CEE 53/2005, publicada no DOE de 16/12/2005, que substitui a Indicação CEE 9/2001, informamos que os procedimentos relativos à autorização

Leia mais

EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018

EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018 EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018 Ciências Físicas e Biológicas, Educação Especial (Deficiência Intelectual DI, Transtorno do Espectro Autismo TEA, Deficiência Auditiva DA, Deficiência Visual

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO 8 Das Provas

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO 8 Das Provas PROVAS OBJETIVAS - Eliminatórias ( 80% da Nota Final) do C.0108 1 LINGUAGENS e suas C.0106 1 LINGUAGENS e suas C.0104 1 LINGUAGENS e suas C.0103 1 LINGUAGENS e suas C.0107 1 LINGUAGENS e suas ÁREA HABILITAÇÃO

Leia mais

Endereço: Rua Rafael Sampaio, 485, Vila Rossi, Campinas/SP.

Endereço: Rua Rafael Sampaio, 485, Vila Rossi, Campinas/SP. EDITAL CADASTRO EMERGENCIAL O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Campinas Leste, nos termos da Resolução SE 71/2018, combinado com o estabelecido na Lei Complementar 1.093/2009, Lei Complementar

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019

EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019 EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019 A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Resolução SE 71/2018, considerando que não há número suficiente de docentes regularmente inscritos para atender

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO Nº 8. Língua Portuguesa. MÓDULO I Conhecimentos Pedagógicos

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO Nº 8. Língua Portuguesa. MÓDULO I Conhecimentos Pedagógicos Nº do CONCURSO ÁREA Habilitação PROVAS OBJETIVAS Nº QUESTÕES VALOR DE CADA QUESTÃO Nº MÍNIMO DE QUESTÕES PARA PONTUAÇÃO MÍNIMA P/ PERCENTUAL MÍNIMO PARA PONTUAÇÃO MÁXIMA PERCENTUAL MÁXIMA C.0108 1.1.Licenciatura

Leia mais

Edital de Abertura de Cadastro Emergencial nº 14/2017. Somente Professor Educação Especial

Edital de Abertura de Cadastro Emergencial nº 14/2017. Somente Professor Educação Especial Edital de Abertura de Cadastro Emergencial nº 14/2017 Somente Professor Educação Especial A Dirigente Regional de Ensino de Itapetininga nos termos da Resolução SE 72, de 22-12-2016 torna pública a abertura

Leia mais

Edital de Abertura de Cadastro Emergencial

Edital de Abertura de Cadastro Emergencial Edital de Abertura de Cadastro Emergencial - 2019 A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Resolução SE 71/2018, tendo em vista que não há docentes regularmente inscritos para atender à demanda, torna

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação para Atribuição de Aulas de LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (deficiências intelectual e auditiva) no Ensino

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PARA DOCÊNCIA

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PARA DOCÊNCIA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PARA DOCÊNCIA Informações Gerais GRUPO DE FORMULAÇÃO E ANÁLISES CURRICULARES - GFAC

Leia mais

PREFEITURA DE LAGES SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 08/2017 ANEXO I REQUISITOS (ESCOLARIDADE/FORMAÇÃO)

PREFEITURA DE LAGES SC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 08/2017 ANEXO I REQUISITOS (ESCOLARIDADE/FORMAÇÃO) (ESCOLARIDA/FORMAÇÃO) FICIÊNCIA NÍVEL SUPERIOR - HABILITADOS 1 PROFESSOR ANOS INICIAIS 2 3 4 INCLUSÃO BRAILE LIBRAS 5 PROFESSOR I e II ARTE 6 PROFESSOR II CIÊNCIAS Diploma ou certificado de conclusão de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Reconhecida pela Portaria Nº821/MEC- D.O.U de 01/06/1994 PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA MAGISTÉRIO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista)

Leia mais

1º SIMULADO 4ª UNIDADE 19/10/18 GABARITOS 6º ANO A ING ESP PORT LIT HIST GEO FILOS CIÊN MAT E C D A E B A B C C A A C C B C B A D E B E B E D D D

1º SIMULADO 4ª UNIDADE 19/10/18 GABARITOS 6º ANO A ING ESP PORT LIT HIST GEO FILOS CIÊN MAT E C D A E B A B C C A A C C B C B A D E B E B E D D D 6º ANO A ING ESP PORT LIT HIST GEO FILOS CIÊN MAT E C D A E B A B C C A A C C B C B A D E B E B E D D D C D B E A B C D A B B D C A A E B C 6º ANO B ING ESP PORT LIT HIST GEO FILOS CIÊN MAT E C D E E B

Leia mais

PREFEITURA DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO ANEXO I

PREFEITURA DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO ANEXO I ANEXO I TABELA DE CARGOS Cód Função Requisitos Específicos e obrigatórios Lotação CH Remuneração Vagas NORMAL PPD TOTAL Atribuições 01 02 das Séries Iniciais (1º ao 5º) Artes Magistério/Pe dagogia com

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (Deficiências: Intelectual, Auditiva, Visual e Transtorno do Espectro Autista)

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR 1 CONCEITO O módulo Carteira/Diploma de Professor, do Sistema, tem por finalidade registrar a habilitação profissional do servidor

Leia mais

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

Edicão Numero 98 de 23/05/2007. Ministério da Educação Gabinete do Ministro

Edicão Numero 98 de 23/05/2007. Ministério da Educação Gabinete do Ministro Edicão Numero 98 de 23/05/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro! #%# #% ' #0 :,2039,4574.088480 09 ;4/4!74 7,2,&3 ;078 /,/05,7,%4/48!74&3 701070390,480 :3/480208970/0 $%# $% & 34 :84 /0 8:,8,97

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 EDITAL RESUMIDO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 EDITAL RESUMIDO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Prefeitura Municipal de Capivari, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Educação, torna pública a abertura de Processo Seletivo para a formação de Cadastro de Reserva visando à contratação

Leia mais

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@tlook.com ANEXO I exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. 1. Cargo:

Leia mais

ERRATA 01 EDITAL 005/2018 CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO MODALIDADE/DISCIPLINA VAGAS. Núcleo Comum. Língua Portuguesa Matemática. Ciências História Geografia

ERRATA 01 EDITAL 005/2018 CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO MODALIDADE/DISCIPLINA VAGAS. Núcleo Comum. Língua Portuguesa Matemática. Ciências História Geografia PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES CADASTRO DE RESERVA PARA AS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE IBITIRAMA/ES Nº 005/2018 ONDE-SE LÊ ERRATA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@outlook.com PORTARIA Nº 01, DE 10 DE JANEIRO DE 2017 Estabelece critérios e define procedimentos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO - ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - 2017 MARLI FELTRIN FIORUCCI, R.G. 8.810.035, Diretor de Escola da E.E. Pref. Waldomiro Sampaio de Souza em Sagres, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO GUAURLHOS SUL Comunicado Edital de Credenciamento - Escolas de Tempo Integral A Dirigente Regional de Ensino de

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO GUAURLHOS SUL Comunicado Edital de Credenciamento - Escolas de Tempo Integral A Dirigente Regional de Ensino de DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO GUAURLHOS SUL Comunicado Edital de Credenciamento - Escolas de Tempo Integral - 2015 A Dirigente Regional de Ensino de acordo com a Portaria CGRH- 7, de 25/08/2015, divulga

Leia mais

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de

Resolução Conjunta SE/SAP 1, de Resolução Conjunta SE/SAP 1, de 16-1-2013 Dispõe sobre a oferta da Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, a jovens e adultos que se encontrem em situação de privação de liberdade,

Leia mais

SOCIEDADE INTELIGÊNCIA E CORAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - QUADRO RESERVA EDITAL Nº

SOCIEDADE INTELIGÊNCIA E CORAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - QUADRO RESERVA EDITAL Nº SOCIEDADE INTELIGÊNCIA E CORAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - QUADRO RESERVA EDITAL Nº 0001 2017 A SOCIEDADE INTELIGÊNCIA E CORAÇÃO, associação sem fins lucrativos, de educação e de assistência social,

Leia mais

ANEXO 6 TABELA DA REMUNERAÇÃO E NÍVEIS

ANEXO 6 TABELA DA REMUNERAÇÃO E NÍVEIS ANEXO 6 TABELA DA REMUNERAÇÃO E NÍVEIS TABELA DE VENCIMENTO Habilitação Nível 1 - Ensino Médio Nível 2 - Ensino Médio + estudos adicionais Nível 3 - Grau Superior/Habilitação Específica licenciatura Curta

Leia mais

II) Experiências Matemáticas:

II) Experiências Matemáticas: DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO GUARULHOS SUL Comunicado Edital de Credenciamento - Escolas de Tempo Integral - 2018 A Dirigente Regional de Ensino de acordo com a Resolução SE 06 de 19/01/2016, divulga o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL N o. 47/2016 PROEN (RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 41/2016) A PRÓ-REITORA DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento à determinação do Magnífico

Leia mais

EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL

EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL Dispõe de Processo de Seleção Docente para formação de cadastro de reserva 2017. A Direção Geral do Colégio Dom Bosco, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

Disciplinas/Vagas/Pré-Requisitos

Disciplinas/Vagas/Pré-Requisitos ANEXO I Disciplinas/Vagas/Pré-Requisitos Cargo Disciplinas Total De Vagas Pré-Requisitos Artes 72 Licenciatura Plena Em Arte Ou Educação Artística. Biologia 150 Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas.

Leia mais

Sistemas de Ensino. Ana Nobre, Hélder Pereira, Ademiro do Rosário Teresa Vieira, António Chimuzu. Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil

Sistemas de Ensino. Ana Nobre, Hélder Pereira, Ademiro do Rosário Teresa Vieira, António Chimuzu. Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil Sistemas de Ensino Ana Nobre, Hélder Pereira, Ademiro do Rosário Teresa Vieira, António Chimuzu Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil É objetivo desta publicação evidenciar diferentes sistemas

Leia mais

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Plásticas (LP) Arte(s) com Habilitação

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO/SP EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE OSASCO/SP EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 RETIFICAÇÃO Nº 01 DO A Prefeitura do Município Osasco/SP, usando suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Feral, resolve RETIFICAR o Edital abertura do Concurso Público

Leia mais

DO EDITAL DE ABERTURA E ANEXO I.

DO EDITAL DE ABERTURA E ANEXO I. ESTADO DE ALAGOAS PREFEITURA DE ARAPIRACA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS, PATRIMÔNIO E DOCUMENTOS EDITAL Nº 105 de 03 de junho de 2015. Processo Seletivo Simplificado/2015/SMGPPD/SME O Município

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO DE COMPRAS nº ADM 0048/2018 CONCORRÊNCIA Nº 003/2018 ANEXO II PROJETO BÁSICO

PROCESSO ADMINISTRATIVO DE COMPRAS nº ADM 0048/2018 CONCORRÊNCIA Nº 003/2018 ANEXO II PROJETO BÁSICO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE COMPRAS nº ADM 0048/18 CONCORRÊNCIA Nº 003/18 ANEXO II PROJETO BÁSICO 1. DO OBJETO 1.1. Contratação de empresa para prestação de serviços especializados de planejamento, organização

Leia mais

Prefeitura do Município de Itatiba 01/2018

Prefeitura do Município de Itatiba 01/2018 TABELA I DOS EMPREGOS, SALÁRIOS, VAGAS, CARGAS HORÁRIAS E TAXAS DE INSCRIÇÃO Taxa M01 Auxiliar Administrativo 15 1 R$ 1.950,29 40 Ensino Médio Completo M02 Auxiliar Farmácia 3 0 R$ 1.571,87 40 Ensino Médio

Leia mais

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR Resolução

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino SEDUC Concurso Público 2018 ERRATA DO EDITAL de N 01 NÍVEL SUPERIOR

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino SEDUC Concurso Público 2018 ERRATA DO EDITAL de N 01 NÍVEL SUPERIOR Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino SEDUC Concurso Público 18 ERRATA DO EDITAL de N 01 NÍVEL SUPERIOR O Secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ EDITAL PRG-Nº 041/2012 CONCURSO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE DOCENTE EM CARÁTER TEMPORÁRIO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI A Professora Doutora Ana Júlia Urias dos Santos Araújo,

Leia mais

CADASTRO EMERGENCIAL PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTERLOCUTOR DE LIBRAS

CADASTRO EMERGENCIAL PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTERLOCUTOR DE LIBRAS CADASTRO EMERGENCIAL PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INTERLOCUTOR DE LIBRAS O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Itapecerica da Serra torna pública a abertura de cadastramento emergencial

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (ETI MODELO 2006) O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Itapecerica da Serra torna pública a abertura de inscrição específica

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS N.º 010/2011 EDITAL ANEXO VII PLANILHA ESTIMATIVA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS MÁXIMOS ACEITÁVEIS ITEM ESPECIFICAÇÃO UNID. QUANT. 01 MÓDULO: I VOLUME I, DISCIPLINA: CIENCIAS. VALOR UNITÁRIO VALOR GLOBAL 02 MÓDULO: I VOLUME II,

Leia mais

Além da qualificação acima, deverá apresentar, pelo menos, um dos seguintes títulos:

Além da qualificação acima, deverá apresentar, pelo menos, um dos seguintes títulos: A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Resolução SE 72/2016, alterada pela Resolução SE 65/2017, combinado com o estabelecido na Lei Complementar 1.093/2009 e Lei Complementar 1.277/2015 e Resolução

Leia mais

I - PERÍODO DE INSCRIÇÃO

I - PERÍODO DE INSCRIÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO SE 82/2013 ALTERADA PELA RESOLUÇÃO SE 42/2014 e RESOLUÇÃO SE 01/2018 Inscrição para substituir ou responder por cargo, na Classe de Suporte Pedagógico

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS SC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N o 01/ ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO PIÇARRAS SC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N o 01/ ANEXO I PREFEITURA MUNICIPAL BALNEÁRIO PIÇARRAS SC (ESCOLARIDA/ FORMAÇÃO) NÍVEL SUPERIOR COMPLETO - HABILITADOS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 Orientador Educacional Orientador Pedagógico Professor de Anos Iniciais

Leia mais

EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES INTERESSADOS EM ATUAR NAS OFICINAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL - ETI

EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES INTERESSADOS EM ATUAR NAS OFICINAS CURRICULARES DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL - ETI 8OVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO Avenida Nove de Julho, n.º 378 Ribeirão Preto EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROFESSORES

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

ANEXO II AO EDITAL nº 03/2014 PPGDH

ANEXO II AO EDITAL nº 03/2014 PPGDH ANEXO II AO EDITAL nº 03/2014 PPGDH PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES Quadro de Atribuição de Pontos para a prova de Títulos para a classe de Bolsista do PNPD/CAPES/PPGDH/UFPB (referentes às atividades realizadas

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

Pedagogia Licenciatura S-20 - Educação e Diversidade S-20 - Filosofia Geral

Pedagogia Licenciatura S-20 - Educação e Diversidade S-20 - Filosofia Geral Página 0001 de 0004 1º Período 6387-02S-20 - Educação e Diversidade 0 40-040 0491-02S-20 - Filosofia Geral 0 40-040 PED 0845-02S-20 - História da Educação I 0 40-040 PED 0752-02S-20 - Introdução à 0 40-040

Leia mais

GAP YEAR INDICAÇÃO DE CURSOS E UCS. Universidade de Évora

GAP YEAR INDICAÇÃO DE CURSOS E UCS. Universidade de Évora GAP YEAR INDICAÇÃO DE CURSOS E UCS Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais Licenciatura em Relações Internacionais (s/numero máx. de estudantes por UC) - ECN11668 Metodologia das Relações Internacionais

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO - 2018 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba torna pública a abertura de

Leia mais

Publicado no D.O.E. de: 06/09/2018 Seção I - página: 222 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ DAGNONI - SANTA BÁRBARA D'OESTE AVISO DE

Publicado no D.O.E. de: 06/09/2018 Seção I - página: 222 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ DAGNONI - SANTA BÁRBARA D'OESTE AVISO DE Publicado no D.O.E. de: 06/09/2018 Seção I - página: 222 ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR DOUTOR JOSÉ DAGNONI - SANTA BÁRBARA D'OESTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES,

Leia mais

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEFINIÇÃO DE PÚBLICO / ÁREAS DE FORMAÇÃO PARA A SEGUNDA LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciados em Educação Física que ministram ou tenham interesse em ministrar aulas de Ciências e Biologia, no Ensino

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 4 DE JANEIRO DE 2013

EDITAL Nº 01, DE 4 DE JANEIRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 01, DE 4 DE JANEIRO DE 2013 O Reitor Pro Tempore do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

EDITAL Nº 001/2018 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EDITAL Nº 001/2018 COLÉGIO METODISTA AMERICANO EDITAL DE SELEÇÃO DE DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO A Direção Pedagógica do e a Gestão de Pessoas, no uso de suas atribuições, tornam público o PROCESSO

Leia mais

ETAPA I PROCESSO INICIAL - Habilitados

ETAPA I PROCESSO INICIAL - Habilitados CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2019 Fundamento legal: Portaria Conjunta CGRH-CGEB s/nº, de 26-12-2018 Classificação publicada no DOE a partir de 22/01/2019 ETAPA I PROCESSO INICIAL - Habilitados Atribuição

Leia mais

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara.

Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara. RESOLUÇÃO UNESP Nº 60, DE 28 DE AGOSTO DE 2007. Estabelece a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara. O Reitor da Universidade

Leia mais

EDITAL N.º 018/11 PROGEPE

EDITAL N.º 018/11 PROGEPE EDITAL N.º 018/11 PROGEPE Por delegação de competência do Magnífico Reitor da, conforme Portaria nº 2.590 de 26/09/97, torno público que estarão abertas as inscrições para a seleção de PROFESSOR SUBSTITUTO

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco. 1901 Arte visuais Ensino de Artes Visuais EDITAL Nº 007/2019, DE 26 DE ABRIL DE 2019 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO Cód. Curso Área Vagas Lotação Perfil 1902 Artes Visuais Linguagens

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARÉ ANEXO I CARGOS ÁREA DE ATUAÇÃO MODALIDADE DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS ATRIBUIÇÕES PA Educação Infantil; Anos iniciais (EMEFs, PROVER (Unidocentes e Pluridocentes), EJA - 1º segmento EMEIEFs - Educação Infantil

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE JAGUARÃO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE ABERTURA E INSCRIÇÕES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE JAGUARÃO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE ABERTURA E INSCRIÇÕES EDITAL Nº /29 EDITAL DE ABERTURA E INSIÇÕES CAPÍTULO II DOS CARGOS E DAS VAGAS 2.3. QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS, VAGAS, REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS: Assistente Social 02 Bibliotecário 03

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 006/2011

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 006/2011 1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 006/2011 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA MINISTRAR AULAS, DESDE QUE FORMADAS TURMAS PARA O ANO DE 2012,

Leia mais

EDITAL No. 001/ PARFOR/2016 SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES

EDITAL No. 001/ PARFOR/2016 SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal N. 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial No 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual Nº. 9.271

Leia mais

ANEXO I INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/ DOCUMENTO 02 DADOS SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

ANEXO I INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/ DOCUMENTO 02 DADOS SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NOME NOME DO PAI NOME DA MÃE ENDEREÇO ANEXO I INTEGRANTE DO EDITAL Nº 03/2012 - DOCUMENTO 02 FICHA DE INSCRIÇÃO Nº DADOS PESSOAIS BAIRRO CIDADE UF CEP: TELEFONE CELULAR EMAIL RG ORG. EXP CPF PIS TITULO

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia Considerando a necessidade da realização dos processos de remoção e atribuição de classes e aulas para os professores da Rede Municipal no ano letivo 2017, previstos na Lei Complementar nº 231/2010; Considerando

Leia mais

PERFIL DIRETORIA DE ENSINO

PERFIL DIRETORIA DE ENSINO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CENTRO DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE ACESSO AO

Leia mais

Estado de Santa Catarina Município de NAVEGANTES Edital n.º 001/2017 de PROCESSO SELETIVO - Administração Geral

Estado de Santa Catarina Município de NAVEGANTES Edital n.º 001/2017 de PROCESSO SELETIVO - Administração Geral Edital n.º 001/17 de PROCESSO SELETIVO - Administra Geral ANEXO 1 CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, VAGAS, SALÁRIO MENSAL E PRÉ-REQUISITOS CARGOS DE ENSINO ALFABETIZADO R$ Cargo CH Vagas Salário Pré-requisitos

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Luís Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura Municipal de São Luís Secretaria Municipal de Educação A torna pública a presente retificação do Edital de Processo Seletivo nº. 001/2013, nos termos a seguir especificados: A) O Item 3, que trata DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES FICIÊNCIA, especialmente

Leia mais

PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES/AULAS DIA JORNADAS DISCIPLINAS OBSERVAÇÕES ETAPA I Artigo 19 - A

PROCESSO INICIAL DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES/AULAS DIA JORNADAS DISCIPLINAS OBSERVAÇÕES ETAPA I Artigo 19 - A DIA JORNADAS DISCIPLINAS OBSERVAÇÕES ETAPA I Artigo 19 - A Atribuição a docentes habilitados de que tratam o caput e 1º do artigo 10 e o caput do artigo 11 da Resolução SE 71, de 22/11/2018, (classes/anos

Leia mais

EDITAL Nº 08/2012/ REITORIA/IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 2012.

EDITAL Nº 08/2012/ REITORIA/IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 2012. EDITAL Nº 08/12/ /IFTO, DE 06 DE MARÇO DE 12. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. ANEXO I QUADRO DE VAGAS ( conhecimento,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO EDITAL Nº 06/28- ESPECÍFICO DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1601 - Área de conhecimento: Administração Geral. Curso: Administração Perfil: Bacharelado em Administração com Especialização, Mestrado ou Doutorado nas seguintes áreas da Administração:

Leia mais

3. Na pág. 27, col.1, e na pág. 29, col. 1, onde se lê: telegrama. via postal. 4. Na pág. 30, col.3, onde se lê: Belo Horizonte, 08 de maio de 2009.

3. Na pág. 27, col.1, e na pág. 29, col. 1, onde se lê: telegrama. via postal. 4. Na pág. 30, col.3, onde se lê: Belo Horizonte, 08 de maio de 2009. ERRATA EDITAL Nº 1/2009 CONCURSO PÚBLICO DESTINADO A SELECIONAR CANDIDATOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS CARREIRAS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE UBERABA O Prefeito DO MUNICÍPIO DE UBERABA, no uso de suas

Leia mais

CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO 2019 ETAPA I

CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO 2019 ETAPA I CRONOGRAMA DE ATRIBUIÇÃO 2019 ETAPA I Apresentar documento 01 (um) documento válido de identificação: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade, Cédulas de Identidades para Estrangeiros, Cédulas de Identidade

Leia mais

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05

INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005. PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INDICAÇÃO CEE Nº : 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 PROCESSO CEE Nº : 398/2000 Reautuado em 28/01/05 INTERESSADO EMENTA ORIGINAL : Conselho Estadual de Educação : Orientação ao Sistema Estadual de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ/SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ/SP SEGUNDA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso II, da Constituição

Leia mais

INSTRUÇÃO CETEC 003/01

INSTRUÇÃO CETEC 003/01 1 INSTRUÇÃO CETEC 003/01 Expede instruções complementares à Portaria CEETEPS 145/01 a fim de disciplinar a escolha e atribuição de aulas a docentes das ETEs do CEETEPS. O Coordenador da Coordenadoria de

Leia mais

ERRATA 03 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 003/2017

ERRATA 03 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 003/2017 ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO/SC PROCESSO SELETIVO N.º 003/2017 ERRATA 03 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 003/2017 A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOMBRIO, junto à SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DR.

Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DR. Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni EDITAL 1 - PROCESSO SELETIVO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DR. PAULO GISSONI A Direção do Colégio Aplicação Dr. Paulo Gissoni, no

Leia mais

ANEXO III PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N 003/2016 QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS E REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO

ANEXO III PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N 003/2016 QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS E REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO ANEXO III PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N 003/2016 QUADRO DEMONSTRATIVO DE CARGOS E REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO Ajudante de Serviços Públicos Pesados Sede Ajudante de Serviços Públicos Pesados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA ANEXO I QUADRO DE VAGAS ( conhecimento,, Número de Vagas por Campus, Qualificação exigida para investidura no e ). Total de vagas em todos os campi: 43 (quarenta e três) 1. CAMPUS ARAGUAÍNA Biomedicina

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 O Prefeito Municipal de GUAREÍ, Estado de São Paulo, no uso de as atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público a presente

Leia mais

Errata do edital Nº 011/17/PSCG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE

Errata do edital Nº 011/17/PSCG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE Errata do edital Nº 011/17/PSCG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVILLE A Pró-Reitora de Ensino da Universidade da Região de Joinville UNIVILLE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Art. 9º A União incumbir-se-á de: VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pósgraduação; (CNE/Mec/Inep, Capes) Art. 53. No exercício de sua autonomia,

Leia mais

ANEXO I QUADRO I HABILITAÇÃO E ESCOLARIDADE exigidas para atuar como PEB/Regente de Aulas dos componentes profissionalizantes do GRUPO I.

ANEXO I QUADRO I HABILITAÇÃO E ESCOLARIDADE exigidas para atuar como PEB/Regente de Aulas dos componentes profissionalizantes do GRUPO I. ANEXO I QUADRO I HABILITAÇÃO E ESCOLARIDADE exigidas para atuar como PEB/Regente de Aulas dos componentes profissionalizantes do GRUPO I. Prioridade Habilitação e Escolaridade Comprovante 1º 2º 3º 4º 5º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 09/2018/PROGRAD (RETIFICADO EM 15/03/2018) Chamada Pública para os Departamentos que ofertam

Leia mais

SÍNTESE DO ESTUDO DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DA UDESC NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

SÍNTESE DO ESTUDO DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DA UDESC NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS SÍNTESE DO ESTUDO DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DA UDESC NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS SETEMBRO/2006 CURSO C.H. DCNs ou Parecer C.H. 20% AMPLIAR REDUZIR Atividades complementares de 8 a 10% Agronomia

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO):

COMPONENTE CURRICULAR (CURSO E/OU HABILITAÇÃO): ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI SANTA BÁRBARA D OESTE AVISO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO CLASSE HOSPITALAR, ANO LETIVO 2017

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO CLASSE HOSPITALAR, ANO LETIVO 2017 EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO CLASSE HOSPITALAR, ANO LETIVO 2017 Período de Inscrição: 15 A 29/12/2017 Horário: das 9h às 17h. Local: Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste

Leia mais

Mesa redonda: Formação de professores: implementação, monitoramento e avaliação em questão.

Mesa redonda: Formação de professores: implementação, monitoramento e avaliação em questão. Mesa redonda: Formação de professores: implementação, monitoramento e avaliação em questão. Licenciaturas no Brasil os cursos e os formandos Mônica Cerbella Freire Mandarino Fundação Cesgranrio/Universidade

Leia mais