Servidor de s e Protocolo SMTP. Prof. MSc. Alaor José da Silva Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Servidor de s e Protocolo SMTP. Prof. MSc. Alaor José da Silva Junior"

Transcrição

1 Servidor de s e Protocolo SMTP Prof. MSc. Alaor José da Silva Junior

2 Definições Servidor de Mensagens Um servidor de mensagens é responsável pela recepção e envio de mensagens. Dentro deste processo há vários mecanismos utilizados pelo servidor antes da mensagem chegar até o remetente. Um servidor de mensagens oferece outros serviços além de transporte, este deve prover serviços como fornecer apelidos para usuários e fazer roteamento de mensagens. Atualmente na Internet um dos grandes responsáveis por seu imenso tráfego, sem dúvida, é o . Tal como o correio normal, o é um meio de comunicação assíncrono, as pessoas enviam e recebem mensagens quando for conveniente para elas. O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo de transporte de mensagens utilizado em redes TCP/IP.

3 Correio Eletrônico Componentes: MUA - Mail User Agent: o programa que o usuário acessa para compor seu . Exemplo: Outlook, Netscape, Eudora, Pine, Kmail, etc. MTA - Mail Transport Agent: recebe o do MUA e o envia a outros MTA, para que seja entregue ao destinatário. O principal MTA em UNIX é o SendMail, mas existem também o QMail, Postfix, Exim e outros. MDA - Mail Delivery Agent: recebe o do MTA e o deposita na caixa de correio do usuário. O MDA default do Linux é o procmail, mas existem diversos outros. MAA - Mail Access Agent: permite ao MUA o acesso aos s que estão na caixa de correio do usuário. Na prática, esta função é exercida pelos servidores POP3 e/ou IMAP.

4 Protocolos O serviço de usa vários protocolos para o transporte das mensagens entre remetentes e destinatários. O protocolo SMTP - Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo responsável pelo envio do do cliente (MUA) ao servidor (MTA) e deste para outros servidores, até chegar ao servidor de destino. Para consultar os s armazenados no servidor, o cliente (MUA) utiliza os protocolos POP3 (Post-Office Protocol v3) e IMAP (Internet Message Access Protocol), cujas principais características são: POP3: Usa a porta 110/TCP ou 995/TCP (versão segura POP3S). Considera apenas uma pasta no servidor (a pasta INBOX). Por default descarrega as mensagens do servidor no cliente. não permite carregar mensagens de volta no servidor (upload). IMAP: Usa a porta 143/TCP ou 993/TCP (versão segura IMAPS) Pode manter diversas pastas no servidor, além da INBOX. Por default mantém as mensagens no servidor. Pode movimentar mensagens em ambas as direções (entre pastas no cliente e no servidor).

5 Protocolos Normalmente o uso de POP3 é mais indicado quando os usuários são estáticos, ou seja, cada um possui seu computador e só acessa seu a partir dele. POP3 é um protocolo leve e que não mantém conexão constante com o servidor. O uso de IMAP é indicado quando os usuários são nômades, usando vários computadores diferentes. Todavia, este protocolo exige mais recursos de CPU, disco e memória do servidor. A conexão IMAP normalmente é mantida enquanto durar a sessão de trabalho do usuário. Este protocolo é muito usado em ambientes de WebMail, para os acessos do servidor Web ao servidor de .

6 Correio Eletrônico: SMTP [RFC 2821] usa TCP para a transferência confiável de mensagens do aplicativo de correio do cliente ao servidor, porta 25 transferência direta: servidor remetente ao servidor receptor três fases da transferência handshaking (cumprimento) transferência das mensagens encerramento interação comando/resposta comandos: texto ASCII resposta: código e frase de status

7 Cenário: Alice envia uma msg para Bob 1) Alice usa o MUA para compor uma mensagem para bob@someschool.edu 2) O MUA de Alice envia a mensagem para o seu servidor de correio; a mensagem é colocada na fila de mensagens 3) O lado cliente do SMTP abre uma conexão TCP com o servidor de correio de Bob 1 user agent 2 mail 3 server 4 4) O cliente SMTP envia a mensagem de Alice através da conexão TCP 5) O servidor de correio de Bob coloca a mensagem na caixa de entrada de Bob 6) Bob chama o seu MUA para ler a mensagem mail server 5 6 user agent

8 Fluxo de uma mensage

9 Fluxo de uma mensagem 1. O cliente de do usuário (MUA) envia a mensagem para o MTA configurado, normalmente o servidor de correio eletrônico da empresa, usando o protocolo SMTP. 2. O MTA, tendo aceito a responsabilidade de entregar a mensagem para seu destinatário, começa a tarefa de descobrir para onde a mensagem deve ser enviada. O servidor vai então consultar o servidor DNS pedindo o registro MX do domínio do do destinatário. A resposta é um endereço IP, que é para quem o MTA vai entregar a mensagem.

10 Fluxo de uma mensagem 3. Tendo descoberto o endereço IP do MTA responsável pelo domínio do , o servidor de vai estabelecer uma conexão com este servidor e usar novamente o protocolo SMTP para tentar entregar a mensagem. Ela sendo aceita no destino, termina a tarefa de nosso servidor: a mensagem está entregue. 4. O usuário ao chegar na sua máquina, inicia seu programa de correio eletrônico (MUA) e consulta sua caixa postal no servidor usando o protocolo POP3 ou IMAP. Ele será avisado de que há uma mensagem nova e ela será baixada para sua máquina, onde será lida. Com isso, a comunicação é concluída.

11 Formato de uma mensagem RFC 822: padrão para formato de mensagem de texto: linhas de cabeçalho, p.ex., To: From: Subject: diferentes dos comandos de smtp! corpo a mensagem, somente de caracteres ASCII cabeçalho corpo linha em branco

12 O protocolo SMTP Os passos na comunicação usando o protocolo SMTP são os seguintes: Envio do banner do servidor Saudação do cliente Identificação do remetente Identificação dos destinatários da mensagem Envio da mensagem propriamente dita.

13 Exemplo de Comunicação com servidor SMTP telnet localhost 25 HELO nome_maquina MAIL From: RCPT to: DATA Mensagem QUIT

14 Interação SMTP típica S: 220 doces.br C: HELO consumidor.br S: 250 Hello consumidor.br, pleased to meet you C: MAIL FROM: S: 250 Sender ok C: RCPT TO: S: 250 Recipient ok C: DATA S: 354 Enter mail, end with "." on a line by itself C: Voce gosta de chocolate? C: Que tal sorvete? C:. S: 250 Message accepted for delivery C: QUIT S: 221 doces.br closing connection

15 Envelope da Mensagem Para o servidor de s, o conteúdo da mensagem não é importante. É só um pacote de dados. O que importa é o envelope da mensagem, da mesma forma que, no serviço de correio convencional, o carteiro não se importa com o que tem dentro do envelope. Ele apenas precisa saber o destinatário e, caso ocorra algum problema na entrega, e do endereço do remetente, para saber a quem a mensagem deve ser entregue.

16 Envelope da Mensagem O envelope da mensagem é geralmente composto de duas partes: RCPT to: - do destinatário da mensagem MAIL from: - do remetente da mensagem

17 Relay de Mensagens Quando um usuário utiliza o servidor SMTP da sua empresa para enviar uma mensagem para fora (isto é, o usuário não está localizado na mesma rede), o servidor irá fazer o relay desta mensagem para o destino. Este é um uso bastante comum para o servidor, e é equivalente a se ligar para a telefonista na recepção e pedir para que ela faça uma ligação externa.

18 Relay de Mensagens

19 Protocolos de acesso ao correio agente de usuário SMTP SMTP POP3 ou IMAP agente de usuário servidor de correio do remetente servidor de correio do receptor SMTP: entrega/armazenamento no servidor do receptor protocolo de acesso ao correio: recupera do servidor POP: Post Office Protocol [RFC 1939] autorização (agente <-->servidor) e transferência IMAP: Internet Mail Access Protocol [RFC 1730] mais comandos (mais complexo) manuseio de msgs armazenadas no servidor HTTP: Hotmail, Yahoo! Mail, Webmail, etc.

20 POP3 e IMAP Mais sobre o POP3 O exemplo anterior usa o modo download e delete. Bob não pode reler as mensagens se mudar de cliente Download-e-mantenha : copia as mensagens em clientes diferentes POP3 não mantém estado entre conexões Mais sobre o IMAP Mantém todas as mensagens num único lugar: o servidor Permite ao usuário organizar as mensagens em pastas O IMAP mantém o estado do usuário entre sessões: nomes das pastas e mapeamentos entre as IDs das mensagens e o nome da pasta

21 Protocolo POP3 O Post Office Protocol versão 3, ou POP3, pode ser usado pelos usuários remotos para realizar a transferência de suas correspondências eletrônicas do sistema sem abrir uma sessão telnet, por exemplo. Então, o protocolo POP é utilizado quando se deseja buscar uma mensagem que está no servidor. A priori, qualquer um pode mandar e- mail para qualquer um, no caso da recepção de e- mail é diferente. Quando o usuário acessa o servidor POP que utiliza geralmente da porta 110, o mesmo deve fornecer seu login e sua senha.

22 Protocolo POP3

23 Protocolo POP3 O protocolo POP3 também usa o protocolo da camada de transporte TCP e seu funcionamento passa por três fases básicas: Autorização o agente de usuário envia um nome de usuário e uma senha(às claras) para autenticar o usuário. Transação - o servidor recupera as mensagens do usuário autenticado, e é também nesta fase que o agente de usuário pode marcar mensagens que devem ser apagadas, remover estas marcas e obter estatísticas de correio. Atualização A terceira fase, de atualização, ocorre após o cliente ter dado o comando quit, que encerra a sessão POP3. Neste momento, o servidor apaga as mensagens que foram marcadas.

24 Protocolo POP3 A fase de autorização tem dois comandos principais. User <user name> e pass <password>. Para ilustrar estes dois comandos, é possível se logar em um servidor POP usando a porta 110 e emitir os dois comandos de um usuário válido do sistema. Para listar as mensagens disponíveis em sua caixa de entrada, deve-se usar o comando list e para visualizar cada uma das mensagens deve-se usar o comando retr <numero_mensagem>.

25 fase de autorização comandos do cliente: user: declara nome pass: senha servidor responde +OK -ERR fase de transação, cliente: list: lista números das msgs retr: recupera msg por número dele: apaga msg quit Protocolo POP3 S: +OK POP3 server ready C: user ana S: +OK C: pass teste S: +OK user successfully logged on C: list S: S: S:. C: retr 1 S: <message 1 contents> S:. C: dele 1 C: retr 2 S: <message 1 contents> S:. C: dele 2 C: quit S: +OK POP3 server signing off

26 Protocolo IMAP O IMAP é similar ao POP no sentido de que ambos os protocolos permitem que usuários remotos acessem seus correios eletrônicos. Ele escuta na porta TCP 143. A diferença é que o IMAP permite que os usuários mantenham pastas de correio no seu sistema, em vez de fazer a transferência de todas as suas mensagens para suas próprias máquinas. A diferença do IMAP em relação ao POP é a possibilidade de manipulação das mensagens no próprio servidor. Você pode criar pastas e organizar suas mensagens nelas, fazer buscas nas mensagens, ver somente os cabeçalhos, etc. O IMAP possui muito mais recursos que o POP3 mas é consequentemente muito mais complexo.

27 Protocolo IMAP

28 Exemplo de Servidores de (SMTP) Sendmail Qmail Postfix Exim MS Exchange Lotus Notes

PTC Aula Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet

PTC Aula Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet PTC 3450 - Aula 07 2.2 Web e HTTP 2.3 Correio eletrônico na Internet 2.4 DNS O serviço de diretório da Internet (Kurose, p. 83-96) (Peterson, p. 239-240 e 425-444) 28/03/2017 Muitos slides adaptados com

Leia mais

Servidor de E-mails e Protocolo SMTP. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes

Servidor de E-mails e Protocolo SMTP. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Definições Servidor de Mensagens Um servidor de

Leia mais

Servidor de E-mails e Protocolo SMTP

Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Servidor E-mails e Protocolo SMTP Professor: João Paulo Brito Gonçalves Disciplina: Serviços Res Definições Servidor Mensagens Um servidor mensagens é responsável

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 16 de maio de 2017 Visão Geral 1 Introdução 2 3 Mensagem Eletrônica Os três componentes principais são: cliente de email. servidor

Leia mais

Camada de Aplicação Protocolo FTP e Correio Eletrônico

Camada de Aplicação Protocolo FTP e Correio Eletrônico e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação Protocolo FTP e Correio Eletrônico Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Conteúdo Programático (1 o Bimestre) Comunicação

Leia mais

Correio Eletrônico e os protocolos SMTP, POP3 e IMAP

Correio Eletrônico e os protocolos SMTP, POP3 e IMAP Correio Eletrônico e os protocolos, POP3 e IMAP Thiago Cunha Pinto Correio eletrônico Três componentes principais: s do servidores de Simple Mail Transfer Protocol: Agente do também chamado leitor de redigir,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores SMTP Prof. Thiago Dutra Agenda n Definição de SMTP n Correio Eletrônico n Características do SMTP n Problemas do SMTP n Operação Básica do SMTP n Mensagens

Leia mais

FTP: protocolo de transferência de arquivos

FTP: protocolo de transferência de arquivos FTP: protocolo de transferência de arquivos no hospedeiro interface cliente de FTP FTP sistema de arquivo local transf. de arquivos servidor FTP sistema de arquivo remoto transfere arquivo de/para hospedeiro

Leia mais

Introdução. Caixa postal (mailbox) Componentes do sistema de correio eletrônico. Correio eletrônico (SMTP, POP e IMAP)

Introdução. Caixa postal (mailbox) Componentes do sistema de correio eletrônico. Correio eletrônico (SMTP, POP e IMAP) Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Rd Redes de Computadores td Correio eletrônico (, POP e IMAP) Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons.

Leia mais

Transferência de arquivos (FTP)

Transferência de arquivos (FTP) Transferência de arquivos (FTP) Protocolo de transferência de arquivos (File Transfer Protocol) Descrito na RFC 959 Usa o TCP, a porta 21 (conexão de controle) e a porta 20 (conexão de dados) Em uma mesma

Leia mais

Correio eletrônico. Sistema de correio da Internet composto de

Correio eletrônico. Sistema de correio da Internet composto de Correio eletrônico Sistema de correio da Internet composto de Agentes de usuário Servidores de correio ou agentes de transferência de mensagens Protocolo simples de transferência de correio (Simple Mail

Leia mais

SMTP Simple Mail Transport Protocol

SMTP Simple Mail Transport Protocol Simple Mail Transport Protocol Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Correio eletrônico existe desde o início da Internet Uma das aplicações mais populares e de maior sucesso Com o tempo ficou mais elaborado

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores I Nível de Aplicação ( & ) Prof. Helcio Wagner da Silva. p.1/27

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS LINUX. Servidor de

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS LINUX. Servidor de ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS LINUX Servidor de e-mail INTRODUÇÃO E-mail é sem dúvida a aplicação mais popular da Internet. Em 1991, metade de todas as conexões TCP eram para o SMTP. Atualmente, além do envio

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação HTTP FTP SMTP Slide 1 Mensagem de Requisição HTTP linha de pedido (comandos GET, POST,HEAD ) linhas de cabeçalho Carriage return, line feed indica fim da mensagem

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

Arquitetura TCP/IP Nível de Aplicação (HTTP, SMTP, FTP & DNS) Prof. Helber Silva

Arquitetura TCP/IP Nível de Aplicação (HTTP, SMTP, FTP & DNS) Prof. Helber Silva Arquitetura TCP/IP Nível de Aplicação (HTTP, SMTP, FTP & DNS) Prof. Helber Silva 1 Roteiro Introdução Protocolo HTTP Protocolo SMTP Protocolo FTP Protocolo DNS Conclusão 2 Introdução Desenvolvimento de

Leia mais

Capítulo 11 Sumário. Serviço de Correio Eletrônico - SMTP e POP3. Serviço de Páginas - Protocolo HTTP, Linguagem HTML

Capítulo 11 Sumário. Serviço de Correio Eletrônico - SMTP e POP3. Serviço de Páginas - Protocolo HTTP, Linguagem HTML 1 Capítulo 11 Sumário Serviço de Nomes de Domínios DNS Serviço de Acesso Remoto - TELNET Serviço de Correio Eletrônico - SMTP e POP3 Serviço de Páginas - Protocolo HTTP, Linguagem HTML Serviço de Transferência

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS REDES DE COMPUTADORES

INTRODUÇÃO ÀS REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO ÀS REDES DE COMPUTADORES CAMADA DE APLICAÇÃO Teresa Vazão 2 INTRODUÇÃO Internet para todos.. 1979 Tim Burners Lee (invesngador do CERN): Inventor do conceito de navegação por hyper- texto 25

Leia mais

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP

Transferência de Arquivo: Protocolo FTP Para iniciar uma sessão FTP (File Transfer Protocol) típica e acessar uma conta, o usuário deve fornecer uma identificação e uma senha; Após a identificação o usuário pode realizar operações de transferência

Leia mais

Capítulo 2. Camada de aplicação

Capítulo 2. Camada de aplicação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO RIO GRANDE DO NORTE IFRN Disciplina: Arquitetura de redes de computadores e Tecnologia de Implementação de Redes Professor: M. Sc. Rodrigo Ronner T.

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Nível de Aplicação Responsável por interagir com os níveis inferiores de uma arquitetura de protocolos de forma a disponibilizar

Leia mais

Correio Electrónico. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

Correio Electrónico. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Correio Electrónico Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores Arquitectura Diferentes cenários possíveis

Leia mais

DNS. Usa o UDP e a porta 53. Não é uma aplicação com a qual o usuário interage diretamente Complexidade nas bordas da rede

DNS. Usa o UDP e a porta 53. Não é uma aplicação com a qual o usuário interage diretamente Complexidade nas bordas da rede DNS Sistema de nomes de domínio (Domain Name System) Serviço de diretórios da Internet Nomes são mais fáceis de lembrar Descrito nas RFCs 1034, 1035 e outras DNS consiste em Banco de dados distribuído

Leia mais

Correio Electrónico. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores

Correio Electrónico. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Correio Electrónico Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores Correio electrónico: user agent Três

Leia mais

Informática. Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke.

Informática.   Conceitos Gerais. Professor Márcio Hunecke. Informática E-mail: Conceitos Gerais Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática E-MAIL: CONCEITOS GERAIS O correio eletrônico tornou-se popular devido a sua grande facilidade em

Leia mais

Laboratório 8. Configurando o Serviço de . Neste laboratório iremos configurar um servidor de usnado os serviços IMAP e POP3

Laboratório 8. Configurando o Serviço de  . Neste laboratório iremos configurar um servidor de  usnado os serviços IMAP e POP3 Neste laboratório iremos configurar um servidor de e-mail usnado os serviços IMAP e POP3 Laboratório 8 Configurando o Serviço de e-mail Prof. Max Santana Rolemberg Farias 1 Existe várias maneiras de configurar

Leia mais

Sistemas Distribuídos (DCC/UFRJ)

Sistemas Distribuídos (DCC/UFRJ) Sistemas Distribuídos (DCC/UFRJ) Aula 8: 2 de maio de 2016 Aplicações de email Eletronic mail é uma forma de comunicação assíncrona (pessoas não precisam coordenar/sincronizar o tempo de envio e recebimento

Leia mais

Aula 6 Camada de Aplicação Sistema de correio eletrônico e DNS

Aula 6 Camada de Aplicação Sistema de correio eletrônico e DNS Departamento de Ciência da Computação Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense Aula 6 Camada de Aplicação Sistema de correio eletrônico e DNS Igor Monteiro Moraes Redes de Computadores I

Leia mais

Correio Eletrônico. & SMTP. Redes de Computadores II. Tópicos em Sistemas de Computação

Correio Eletrônico.  & SMTP. Redes de Computadores II. Tópicos em Sistemas de Computação Correio Eletrônico E-mail & SMTP Redes de Computadores II Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org E-mail Os usuários possuem uma relação de amor e ódio com o e-mail: eles amam usá-lo,

Leia mais

Correio eletrônico. Adriano Mauro Cansian. adriano@acmesecurity.org. Tópicos em Sistemas de Computação

Correio eletrônico. Adriano Mauro Cansian. adriano@acmesecurity.org. Tópicos em Sistemas de Computação Correio eletrônico Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Tópicos em Sistemas Computação Sistema correio eletrônico Os usuários possuem uma relação amor e ódio com o e mail: eles amam usá lo, e

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Sockets, FTP, Correio Eletrônico, P2P Prof. Jó Ueyama Março/2014 1 Capítulo 2.7 e 2.8 - Camada de Aplicação Programação de sockets 2 Programação de Sockets Objetivo: Socket: aprender

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

Redes de Computadores. Profa. Kalinka Castelo Branco. Junho de Universidade de São Paulo. Camadas de Aplicação. Profa.

Redes de Computadores. Profa. Kalinka Castelo Branco. Junho de Universidade de São Paulo. Camadas de Aplicação. Profa. Redes de Computadores Castelo Universidade de São Paulo Junho de 2019 1 / 42 Roteiro 1 2 / 42 camada de aplicação Parte importante das aplicações, pois definem como as mensagens são trocadas: Definem tipos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 slide 2 DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome slide 3 O espaço de nomes DNS (1) Parte do espaço

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

Capítulo 2: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Camada de Aplicação Capítulo 2: Camada de Aplicação Metas do capítulo: aspectos conceituais e de implementação de protocolos de aplicação em redes modelos de serviço da camada de transporte paradigma cliente servidor paradigma

Leia mais

Protocolos da camada aplicação

Protocolos da camada aplicação Protocolos da camada aplicação Definem como processos de uma aplicação trocam mensagens Mais especificamente definem Tipos de mensagens trocadas Sintaxe dos vários tipos de mensagens Ex.: campos Semântica

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

Redes de Computadores RES 12502

Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores Redes de Computadores RES 12502 2014 2 Área de Telecomunicações slide 1 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Correio eletrônico. Sistema de correio da Internet composto de

Correio eletrônico. Sistema de correio da Internet composto de Correio eletrônico Sistema de correio da Internet composto de Agentes de usuário Servidores de correio ou agentes de transferência de mensagens Protocolo simples de transferência de correio (Simple Mail

Leia mais

Teleprocessamento e Redes

Teleprocessamento e Redes Teleprocessamento e Redes Aula 21: 06 de julho de 2010 1 2 3 (RFC 959) Sumário Aplicação de transferência de arquivos de/para um host remoto O usuário deve prover login/senha O usa duas conexões TCP em

Leia mais

Correio eletrônico. E- mail

Correio eletrônico. E- mail Correio eletrônico Adriano Mauro Cansian adriano@acmesecurity.org Adriano César Ribeiro Estagiário Docente adrianoribeiro@acmesecurity.org E- mail Os usuários possuem uma relação amor e ódio com o e- mail:

Leia mais

Intranets. Servidor de Correio Eletrônico

Intranets. Servidor de Correio Eletrônico Intranets Servidor de Correio Eletrônico Hamilton Lima - athanazio@pobox.com 2004 versão 2 Correio eletrônico Email siginifica eletronic mail O @ em inglês significa at, ou em tal servidor, joao@nono.com

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores FTP Prof. Thiago Dutra Agenda n Definição de FTP n Características do FTP n Usos Comuns do FTP n Funcionamento do FTP n Mensagens FTP n Códigos de Resposta

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

DNS Domain Name System

DNS Domain Name System Departamento de Engenharia de Teleunicações - UFF Protocolos de Nível de Disciplina: Nível de de, Correio Eletrônico,, Profa. Profa. Débora Débora Muchaluat Saade Saade deborams@tele.uff. Enlace Física

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015)

Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Redes de Computadores (RCOMP 2014/2015) Correio eletrónico. Protocolos SMTP, POP3 e IMAP. Formato MIME 1 Correio eletrónico O objectivo do correio eletrónico é o envio de mensagens off-line (não interactivo)

Leia mais

Trabalho 2 - Engenharia Elétrica

Trabalho 2 - Engenharia Elétrica Trabalho 2 - Engenharia Elétrica 1 de novembro de 2010 1 Introdução O objetivo deste trabalho será realizar a implementação de um servidor de correio simples utilizando-se da programação Sockets. O servidor

Leia mais

DAS5331 - Sistemas Distribuídos & Redes

DAS5331 - Sistemas Distribuídos & Redes DAS5331 - Sistemas Distribuídos & Redes Trabalho prático Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br Departamento de Automação e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina Outubro de 2005 emerson@das.ufsc.br

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome

O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome Camada de Aplicação DNS Telnet e SSH SNMP SMTP, POP e IMAP WWW FTP O espaço de nomes DNS Parte

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal do Rio Grande do Norte Redes de Computadores - Camada de Aplicação Curso de Engenharia de Software Prof. Marcos Cesar Madruga/Thiago P. da Silva Material basedado em [Kurose&Ross 2009]

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da

Leia mais

LAB07 Correio Electrónico. Protocolos SMTP e POP3. Configuração de um servidor SMTP (exim).

LAB07 Correio Electrónico. Protocolos SMTP e POP3. Configuração de um servidor SMTP (exim). LAB07 Correio Electrónico. Protocolos SMTP e POP3. Configuração de um servidor SMTP (exim). A. Protocolo SMTP Neste exercício vamos utilizar o protocolo SMTP para enviar uma mensagem de correio electrónico.

Leia mais

SMTP x POP3, TCP X UDP, FTP, HTTP RESUMO

SMTP x POP3, TCP X UDP, FTP, HTTP RESUMO SMTP x POP3, TCP X UDP, FTP, HTTP Celso Cardoso Neto Márcia Carvalho de Almeida Lucas de Oliveira Raposo RESUMO A pesquisa aborda os significados, conceitos, características, funcionamento e emprego associados

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação POP3 IMAP DNS Slide 1 SMTP Rede de Computadores Protocolos de Acesso protocolo utilizado para a comunicação entre os servidores (push protocol); POP3 (Post Office

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos de Internet

Redes de Computadores. Protocolos de Internet Redes de Computadores Protocolos de Internet Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br O que é a Internet? Milhões de elementos de computação interligados Hospedeiros = sistemas finais Executando aplicações

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. José Augusto Suruagy Monteiro suruagy@unifacs.br www.nuperc.unifacs.br/suruagy/redes 2a: Camada de Aplicação 1 Livro Texto: Kurose, J., Ross, K., Computer Networking: A Top-Down

Leia mais

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso. Versão 1.0

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso. Versão 1.0 COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) Serviço de Correio Eletrônico: Política de Uso Versão 1.0 Florianopolis, abril de 2016. 1 Apresentação e Justificativa A Universidade Federal de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Aplicação Slide 1 Protocolo da Camada de Aplicação Tipos de mensagens trocadas; A sintaxe dos vários tipos de mensagens; A semântica dos campos; Regras para determinar quando

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores. Nível de Aplicação DNS, Correio Eletrônico, WWW

Disciplina: Redes de Computadores. Nível de Aplicação DNS, Correio Eletrônico, WWW Departamento de Ciência da Computação - UFF Disciplina: Nível de Aplicação DNS, Correio Eletrônico, WWW Profa. Débora Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Protocolos de Nível de Aplicação Aplicação Transporte

Leia mais

DESCONTOS DE ATÉ 50%

DESCONTOS DE ATÉ 50% Quer participar das promoções do Ponto dos Concursos e ganhar descontos imperdíveis em tempo real durante este evento? DESCONTOS DE ATÉ 50% Neste exato momento o professor Marco Antonio Macarrão (32 98475-5021)

Leia mais

Capítulo 6 Correio electrónico (protocolos SMTP e POP3). Serviço sendmail. Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 6 1/1

Capítulo 6 Correio electrónico (protocolos SMTP e POP3). Serviço sendmail. Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 6 1/1 Capítulo 6 Correio electrónico (protocolos SMTP e POP3). Serviço sendmail. Gestão de Redes e Serviços (GRS) Capítulo 6 1/1 Como funciona o correio electrónico Browser (Webmail) User Mail Agent HTTP 80

Leia mais

Aula 6. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Aula 6. Prof. Daniel F.

Aula 6. Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba. Aula 6. Prof. Daniel F. Camadas de Sessão, Apresentação e Disciplina: IF66B Redes de Computadores 2018/1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba 1 / 43 Roteiro 1 2 3 4 5 2 / 43 Modelo OSI Sessão Cuida dos processos

Leia mais

Permite o acesso remoto a um computador;

Permite o acesso remoto a um computador; Telnet Permite o acesso remoto a um computador; Modelo: Cliente/Servidor; O cliente faz um login em um servidor que esteja conectado à rede (ou à Internet); O usuário manipula o servidor como se ele estivesse

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores HTTP Prof. Thiago Dutra Agenda Definição de HTTP Hipertexto Características do HTTP O HTTP e a Web Conexões HTTP Mensagens HTTP Cookies Caches Web GET Condicional

Leia mais

CORREIO ELETRÔNICO

CORREIO ELETRÔNICO CORREIO ELETRÔNICO 475. O botão Enviar/rec... permite ao usuário enviar as mensagens que estão armazenadas na Caixa de Saída. 476. Suponha um e-mail enviado para zedascouves@verduras.com.br. A segunda

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer

Arquiteturas de Protocolos. Aplicação. Redes. Aplicações cliente-servidor. Aplicações peer-to-peer Arquiteturas de Protocolos s Cama de Arquitetura OSI Apresentação Sessão Enlace Físico Arquitetura IEEE LLC MAC Físico Arquitetura Internet Inter-rede Sub- 1 Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP Redes de Computadores Protocolos de comunicação: TCP, UDP Introdução ao TCP/IP Transmission Control Protocol/ Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados para a troca

Leia mais

TUTORIAL: Como configurar no Outlook 2007

TUTORIAL: Como configurar  no Outlook 2007 TUTORIAL: Como configurar e-mail no Outlook 2007 Atenção: É importante destacar que para este guia vamos utilizar dominio.com.br no local onde você deve inserir o seu domínio. ESTE TUTORIAL ESTA BASEADO

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Prof. Evandro Cantú

REDES DE COMPUTADORES. Prof. Evandro Cantú REDES DE COMPUTADORES Prof. Evandro Cantú Prof. Evandro Cantú, evandro.cantu@ifpr.edu.br Slides adaptados de J. Kurose & K. Ross 2 Curso de Capacitação Intelbras Redes Computadores Maio 2007 Camada de

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes de Computadores. Servidor de Correio Eletrônico (Sendmail) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes

Tópicos Especiais em Redes de Computadores. Servidor de Correio Eletrônico (Sendmail) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes Tópicos Especiais em Redes de Computadores Servidor de Correio Eletrônico (Sendmail) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes Roteiro Objetivos Instalação (projetos envolvidos) Definições, Características

Leia mais

Camada de aplicação. Camada de aplicação

Camada de aplicação. Camada de aplicação Camada de aplicação Camada de aplicação Nossos objetivos: Conceitual, aspectos de implementação de protocolos de aplicação de redes Modelos de serviço da camada de transporte Paradigma cliente-servidor

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

Solução em AntiSpam em Nuvem. Filtre mais de 99,98% dos s indesejados!

Solução em AntiSpam em Nuvem. Filtre mais de 99,98% dos  s indesejados! BluePex Security Mail - ANTISPAM Especificações Técnicas Mínimas Solução para antispam Fabricante A BluePex, empresa brasileira de controle e segurança da informação é a fabricante da solução em Antispam.

Leia mais

Tecnologia de Redes de Computadores

Tecnologia de Redes de Computadores Tecnologia de Redes de Computadores Prof. Sidney Nicolau Venturi Filho 34. CAMADA DE APLICAÇÃO Camada de Aplicação Compreende aplicações p/ várias finalidades Telnet, Rlogin - sessão remota FTP- transferência

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais