CURSO DE PREPARAÇÃO PARA PROFESSORES DE JARDIM DE INFÂNCIA NA DÉCADA DE 60

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PREPARAÇÃO PARA PROFESSORES DE JARDIM DE INFÂNCIA NA DÉCADA DE 60"

Transcrição

1 CURSO DE PREPARAÇÃO PARA PROFESSORES DE JARDIM DE INFÂNCIA NA DÉCADA DE 60 Elton Castro Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Palavras-chave: Jardim de infância. Formação de professor Pré-primário. Qualificação Introdução No Brasil, meados do século XX, a preocupação com a qualificação de professores se constituia como eixo central dos projetos educacionais brasileiros. Pautado nessa prerrogativa, Anísio Teixeira, então diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP, sugeriu a criação de um Centro Brasileiro e de Centros Regionais de Estudos e Pesquisas. O Centro Brasileiro foi instalado no Rio de Janeiro e os Centros Regionais de Pesquisas em São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre (SOUZA, 2002, p.5). Para Ferreira (2001, p. 11): A proposta de criação de Centros de Pesquisas Educacionais espalhados pelo Brasil enfrentou, entretanto, alguns obstáculos práticos para sua implementação. A dotação de verbas orçamentária e edificações existentes para a implantação de Centros destinados a pesquisa educacional não era coisa aceita naturalmente pelos políticos da época: parecia um absurdo destinar às atividades de pesquisa, verbas que poderiam ser destinados à extensão de rede escolar existente. Por esse motivo, o teor do discurso inaugural do Centro Regional Paulista, proferido por Fernando de Azevedo (primeiro diretor do Centro), buscava persuadir os demais governantes da época, sobre as vantagens que o Brasil alcançaria, desenvolvendo pesquisas de cunho científico, para solucionar as dificuldades educacionais existentes no país. (FERREIRA, 2001).

2 O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CREPE-SP) foi criado em 1956, por meio de um convênio entre o Ministério da Educação, através do INEP, e da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), com a participação de pessoas ligadas à área de Sociologia, Pedagogia e de Estatística. (XAVIER, 1999, p.5). O CREPE-SP, desenvolvia vários projetos e desde 1958 mantinha uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO, firmada pelo Projeto Nº 1, para a formação de Especialistas em Educação, atuantes na América Latina. Neste convênio participavam representantes, docentes, de todo o país, com a finalidade de contribuir para melhorias no ensino primário brasileiro. Um destes cursos de formação de Especialistas em Educação para a América Latina ocorreu na década de 60, com representantes de vários estados do Brasil, inclusive, de Mato Grosso, tendo como referência, a documentação produzida e enviada à Mato Grosso, na década de 60, pelo Centro Brasileiro e de Centros Regionais de Estudos e Pesquisas (CRESPE SP), disponíveis no Arquivo Público do Estado - APMT, busca-se com este trabalho refletir sobre as exigências profissionais para se pleitear uma vaga nesse curso, tendo como enfoque principal a formação de professores de Jardim de Infância. 1 O Curso de Formação de professores especialistas em Educação para a América Latina Por meio do ofício Nº. 1855/61 de 24 de outubro de 1961, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo, na pessoa de seu Diretor, Laerte Ramos de Carvalho, comunica ao Secretário de Educação de Mato Grosso, Hermes Rodrigues Alcântara que, em 1962, dar-se-ia início ao V Curso de Especialista em Educação para América Latina, com a participação de 40 bolsistas. Destes, 20 eram hispano-americanos, dos países da América do Sul e Central e 20 bolsistas brasileiros, dos Estados da União. Os bolsistas escolhidos deveriam realizar os cursos de especialização em Administração Escolar, Supervisão e Desenvolvimento - de Currículo e Problemas de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério. O 5º Curso de Especialista em Educação, de período integral, teria a duração de 09 meses. As vagas seriam destinadas a educadores com excelente preparação e em posições de responsabilidade ou àquêles vir a assumir tais posições após término do curso (APPLEGATE, 1961, p.1). Para que Mato Grosso pudesse ser representado neste curso, o diretor CRESPE SP disponibilizou 10 fichas de inscrição, que deveriam ser preenchidas em 2 vias, pelos

3 candidatos interessados. O diretor do Centro esclarece que a distribuição final das vagas por Estado dependerá do número de interessados, devendo a comissão selecionadora dêste Centro escolher, dentre êles, os que forem considerados mais aptos, por sua formação e experiência, a seguir - um curso dessa natureza (CRESPE SP, 1961, p.1). As distribuições das vagas e requisitos para se pleitear uma das bolsas no V Curso de Especialista em Educação, podem ser observados na tabela 1: Tabela 1: Distribuição das vagas: Curso de preparação Bolsas Idade Experiência Professores de Recreação 01 Bolsa para cada Estado 22 a 25 anos 03 anos de magistério, como professora rede estadual. Recursos Áudios-visuais 01 Bolsa para cada Estado 22 a 25 anos 03 anos de magistério, como professora rede estadual. Professores Jardim de Infância 01 Bolsa para cada Estado 22 a 25 anos 03 anos de magistério, como professora rede estadual. Fonte: CREPE-SP, Segundo o diretor do CRESPE SP teriam preferência no pleiteio das bolsas, os candidatos que exercessem, efetivamente, cargos de: 1. Diretor de Departamento de Educação ou de Serviço Técnico diretamente ligado à educação primária; 2. Diretor de região escolar, Inspetor ou Supervisor de educação elementar; 3. Orientador de ensino elementar, que tenha exercício em Centro de Pesquisas e Orientação do Ensino primário; 4. Diretor de estabelecimento de ensino normal; 5. Professor de Escola Normal ou de Instituição de Educação; 6. Diretor de unidade escolar primária. Os candidatos selecionados receberiam uma bolsa de estudos para custear passagem de ida e volta a São Paulo, hospedagem e alimentação, além de uma quantia mensal para gastos pessoais a ser fixada pelo INEP no início do Curso. Para tanto, os candidatos deveriam preencher, além das exigências supracitadas, outros requisitos para terem a bolsa aprovada, como se pode observar na tabela 2:

4 Tabela 2: Requisitos dos candidatos para o curso de formação de professores Requisito Valores da Bolsa 1. Ter idade mínima de 25 a 40 anos; Mensalidade de Cr$ ,00 (doze mil cruzeiros); 2. Possuir conhecimentos básicos, inglês; Uma ajuda de Cr$ 4.000,00 (quatro mil cruzeiros) para alojamento. 3. Apresentar atestado de Saúde; 4. Não ter realizado cursos, como bolsistas; 5. Assinar termo de compromisso. Fonte: CREPE-SP, Anísio Spinola Teixeira, diretor do INEP, em dezembro de 1961, envia correspondência oficial do Ministério da Educação e Cultura do Brasil, solicitando ao Secretário de Educação de Mato Grosso, Hermes Rodrigues Alcântara, que indicasse uma data, em janeiro do seguinte ano, para que o técnico do INEP, Stanley Applegate pudesse entrevistar e selecionar os candidatos mato-grossenses inscritos para os cursos de especialização. Para reforçar o comunicado enviado a Mato Grosso por Anísio Teixeira, em que o mesmo destaca a importância de se agendar previamente uma data e agilizar as entrevistas dos candidatos a bolsistas do curso, Stanley Applegate, professor e técnico do INEP, também envia uma carta ao secretário de Educação do Estado, ressaltando que: Conforme comunicação que lhe deve ter sido feita em carta enviada pelo Dr. Anísio Teixeira, estarei visitando V.S. durante o mês de janeiro com fim de discutimos a respeito do V Curso de Especialização em Educação para América Latina e do possível provimento do pessoal e dos recursos da UNESCO na solução de problemas educacionais nesse Estado (CRESPE SP, 1961, p.1). Stanley Applegate esclarece ainda em sua carta que, seu itinerário de viagens pelo Brasil estava traçado e que esperava estar em Cuiabá entre os dias 28 e 29 de janeiro de Explicita também que se o Secretário de Educação não estivesse de acordo com as datas

5 mencionadas, enviasse uma correspondência para o Dra. Dinah de Souza Campos, coordenadora dos Cursos, comunicando os motivos, para assim, marcar outra data. De acordo Applegate (1961, p.1), [...] o projeto principal da UNESCO para a América Latina, no qual atuo como professor de Educação, está especialmente interessado no melhoramento dos programas de educação elementar e treinamento de professores. Nosso interesse principal situa-se no campo do desenvolvimento da liderança em, entre pessoal altamente qualificado da administração e da supervisão escolares, bem como no de um desenvolvimento de novos planos e programas instituições e programas para preparação de professores. Professor Applegate termina sua correspondência dizendo que apreciaria muito poder entrevistar os candidatos ao V Curso de Especialista em Educação e gostaria que o Secretário de educação de Mato Grosso se incumbisse de organizar a agenda para as entrevistas. Houve uma lacuna nas fontes sobre as entrevistas para seleção dos professores, mas foram encontrados documentos sobre as especificações dos cursos. 2 O Curso de Formação de preparação para proofessores de Recreação, de Recursos Áudios-visuais e de Jardim de Infância Para o estado de Mato Grosso foram destinadas 3 vagas, sendo uma para o curso de preparação de Professores de Recreação, uma para curso de preparação de Professores de Recursos Áudios-visuais e a última para o curso de Professores de Jardim de Infância, alvo principal dessa investigação. Como se encontra exposto na tabela 3. Tabela 3: Os cursos de aperfeiçoamento para professores Curso de preparação Período de Curso Duração do Curso Professores de Recreação 15/03 a 15/07/ meses Recursos Áudios-visuais 15/03 a 15/07/ meses Professores Jardim de Infância 15/03 a 15/07/ meses Fonte: CREPE-SP, 1962.

6 Os três cursos que ofertaram vagas para Mato Grosso, seriam ministrados no estado de Guanabara 1, possuíam objetivos específicos da área que se destinava. O de Preparação de professores Recreação objetivava o aperfeiçoamento de professores para se encarregarem da direção de atividades de Recreação em Escolas Normais, Escolas Primárias de Documentação ou setores de atividades recreativas de Centros de Educação Primário (CRESPE SP, 1961, p.4). O curso de Recreação possuía na grade curricular, reuniões para discussão dos trabalhos individuais dos bolsistas, estágio de observação em Parques, Centros de recreação, especialmente na Escola Guatemala, mantida pelo INEP. A Escola Guatemala, [...] no tocante ao aperfeiçoamento do magistério nas décadas de 1950/1960 se configurou como pólo estratégico no projeto de renovação educacional do INEP / CBPE no período. Isso se deve não só ao momento histórico que [...], mas como forma de se estruturar no Brasil uma rede de conhecimentos que pudessem dar conta das necessidades do momento (LIMA e SANTOS, 2006, p.5). A escola Guatemala, passou a ser uma escola experimental em 15 de maio de 1955, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação (Distrito Federal) e o INEP. A citada escola era administrada pela Secretaria de Educação que tinha a responsabilidade sobre as matrículas dos alunos, relação de pessoal, avaliações, etc. A cessão dessa instituição educacional ao INEP ocorreu apenas no âmbito pedagógico [...] (LIMA e SANTOS, 2006, p.5). As ações do INEP para o aperfeiçoamento dos professores, priorizando os que atuavam no primário, além de publicar importantes obras, de diversos campos de conhecimento, oferecia aos professores, de todo país, cursos de aperfeiçoamento. (LIMA e SANTOS, 2006). Os bolsistas que ingressassem no curso de Recreação teriam ainda oportunidade de refletir sobre a prática desenvolvida em vários tipos de atividades recreativas infantis. O curso oferecia também momentos de observação e de efetivação dos conteúdos apreendidos nas aulas. Com relação ao curso de Preparação de professores Audio-Visuais, esse possuía como finalidade formar líderes na avaliação, seleção, planejamento, uso de produção de 1 De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural INEPAC, em 1960, a cidade do Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para Brasília. Foi criado, então, o Estado da Guanabara, que possuía as terras do antigo Distrito Federal. O Estado do Rio de Janeiro continuava separado da cidade que lhe dera o nome. Fonte: < Acesso em 20/02/2013.

7 recursos audio-visuais para o ensino. Sua grade curricular era composta por aulas formais sobre história, psicologia e aplicação dos mais modernos meios de comunicação no ensino (CRESPE SP, 1961, p.5). As atividades práticas, individuais, desenvolvidas neste curso, possibilitava que o cursista aplicasse as técnicas de Audio-Visuais, confrontando teoria e prática. Já o curso de Preparação para professores de Jardim de Infância, temática escolhida por esse trabalho, objetivava proporcionar o aperfeiçoamento de elementos do magistério pré-primário, oferecendo oportunidade aos bolsistas para observar outras classes de Jardins de Infância pertencente ao estado de Guanabara. As observações eram acompanhadas por um orientador, responsável por expor os problemas relacionados à educação pré-escolar, a organização e instalação do currículo referente a essa modalidade educacional. O bolsista também teria a incumbência de participar de reuniões e discussões envolvendo temáticas ligadas ao jardim de infância, de realizar trabalhos práticos e preparar material didático para as aulas. Contudo, o professor mato-grossense formado no curso de Jardim de Infância no CRESP, enfrentaria como dificuldade, o fato de que em Cuiabá, local de seleção para o citado curso, não havia Jardim de Infância público. Em Mato Grosso, a documentação indica, que a criação de um Jardim de Infância para o atendimento às crianças de 03 a 06 anos de idade, antes do ensino primário, foi aprovada no Decreto n. 533 de 04 de junho de Esse documento autorizava a reorganização da instrução pública. No artigo 2, IV, o Presidente do estado de Mato Grosso, em exercício, Coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa, destina três professores para o Jardim da Infância. Apesar de ter sido aprovado por Lei o funcionamento de um Jardim de infância, anexo à Escola Normal e à Escola Modelo de Mato Grosso, sua instalação não aconteceu como o previsto. Sobre a não implantação do Jardim de Infância em 1910, Leowigildo de Mello afirma, em seu Relatório em 1911, que a impropriedade do prédio que funcciona a Escola Normal não permitiu ao Governo a instalação dessa escola infantil, destinada às crianças de três a seis anos de idade (MELLO, 1911, p. 39). A problemática sobre a implantação do jardim de infância, público, mato-grossense, reaparece em 1930, na mensagem apresentada pelo presidente do Estado, Annibal de Toledo, à Assembléia Legislativa Estadual. Nesse documento, o presidente ressalta que: [...] seria, entretanto, de desejar, a creação logo que pudéssemos, dos jardins de infância, para que o professor colhesse a creança nos seus primeiros annos e, afastando-a desde essa edade, a mais plástica da vida, de influencia

8 menos benéficas, pudesse despertar-lhe o gosto pelo saber e incutir-lhe no espírito o amor e a noção da disciplina [...]. (TOLEDO, 1930, p. 40 e 41). O jardim de infância reaparece no cenário documental somente em 1971, quando o então governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, em mensagem apresentada a Assembleia Legislativa do estado, discorre sobre a construção de estabelecimento de ensino durante sua gestão, distribuindo-os em Centros Educacionais de categorias: I destinada ao Jardim de Infância e Pré-primário; II dedicada para o Primário e a categoria III designada ao ensino Secundário e Normal. Os municípios contemplados pelo projeto de construção de Centros Educacionais do governo podem ser observados na tabela 4. Tabela 4: Centros Educacionais de Categoria I e II Categorias Municípios Números de salas Centro Educacional I Coxim 8 salas Centro Educacional II Três Lagoas 12 salas Centro Educacional II Ponta Porã 12 salas Centro Educacional II Aquidauana 12 salas Centro Educacional II Cáceres 12 salas Centro Educacional III Corumbá 18 salas Centro Educacional III Cuiabá 18 salas Centro Educacional III Campo Grande 18 salas Fonte: CREPE-SP, Os dados, explicitados na tabela 4, mostram que em Corumbá, Cuiabá e Campo Grande, considerados como principais municípios de Mato Grosso em 1971, não possuíam, segundo o governador Pedro Pedrossian, estabelecimentos de Jardim de Infância e Préprimário. Esses estabelecimentos foram providos no interior do estado, nas cidades de Coxim, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Cáceres. O governador esclarece que as dependências pertencentes ao Jardim de Infância e Préprimário eram as mesmas e, essas modalidades de ensino se destinavam aos Centros Educacionais de Categoria I e II. As dependências eram assim distribuídas:

9 Tabela 5: Centros Educacionais de Categoria I e II Categoria I Jardim de Infância e Préprimário Categoria II Jardim de Infância e Pré-primário 02 salas de aula com pátio individual 03 salas de aula com pátio individual 01 sala de repouso com cantina anexa 01 sala de repouso com cantina anexa 01 pátio coletivo 01 pátio coletivo 01 sala de coordenação/orientação 01 sala de coordenação Fonte: CREPE-SP, Infere-se a partir das informações acima que não existem diferenças significativas entre os estabelecimentos de ensino, destinados ao Jardim de Infância e Pré-primário, de categorias I e II. A diferença consiste somente no número de salas de aula com pátio individual e no fato de que no Centro Educacional de categoria II, não havia sinais indicadores, nas fontes documentais, sobre a existência de um espaço específico para orientação. Considerações finais Percebe-se que o Curso de Formação de professores especialistas em Educação para a América Latina oferecido por meio de um convênio entre a UNESCO, INEP e o Centro Brasileiro e de Centros Regionais de Estudos e Pesquisas (CRESPE SP), foi de extremamente importante para a formação de profissionais mato-grossenses, que atuavam como professores da rede pública do Estado. Entretanto, vale ressalta que há uma lacuna, nas fontes documentais, referentes ao curso de preparação de professores de jardim de infância. No documento enviado pelo Centro Brasileiro e de Centros Regionais de Estudos e Pesquisas (CRESPE SP), consta uma obrigatoriedade para todos os bolsistas, a de permanecerem durante 2 anos, trabalhando na área do curso de especialização escolhido. Portanto interrogase como esse profissional de educação iria efetivar seus trabalhos em um jardim de infância público em Mato Grosso? Sendo que as fontes documentais indicam que esse tipo de estabelecimento foi provido, quase 10 anos depois da efetivação do Curso de especialista em Jardim de Infância (1962), no governo de Pedro Pedrossian em 1971.

10 A documentação não esclarece sobre os profissionais da educação que foram escolhidos como representantes de Mato Grosso, nos cursos de preparação de Professores de Recreação, de Recursos Áudios-visuais e de Jardim de Infância. O único indício encontrado foi uma carta, datada de 5 de fevereiro de 1962, assinada por Hilda de Oliveira Lima, que supõe-se ser uma pessoa ligada ao governo ou ao sistema educacional do Estado, indicando duas amigas, Derluce Àvila de Lima e Eugênia Àvila de Oliveira, para serem bolsistas dos cursos. Percebe-se, pelos sobrenomes das indicadas e de quem as indicou, que pode se tratar de pessoas de uma mesma família. REFERÊNCIAS: CESTINO, Pedro. Regulamento da escola Normal de Estado de Mato Grosso. Coleção de Leis e Decretos. Cuiabá-MT, SÃO PAULO. Ofício 1855/61. Centro Brasileiro e de Centros Regionais de Estudos e Pesquisas- CRESPE SP, APMT- Cuiabá-MT, COSTA, Pedro Celestino Corrêa da. Regulamento da Instrução Pública do Estado de Mato Grosso. Coleção de Leis e Decretos. APMT- Cuiabá-MT, FERREIRA, M. S. Cursos de Especialistas Em Educação Para A América Latina: A UNESCO e a Profissionalização do Campo Educacional nos Anos 1950 e Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americano: Educação, Autonomia e Identidade na América Latina, no Rio de Janeiro, 2009.,. O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo ( ). São Paulo, Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, LIMA, Cecilia Neves; SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. Colégio nova Friburgo e Escola Guatemala: o experimentalismo pedagógico e a formação de professores nos anos de In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, Goiânia-GO, Disponível em: < po%20dos%20santos%20-%20.pdf>. Acesso dia MELLO, Leowigildo Martins de. Mensagem apresentada à Assembleia de Mato Grosso em APMT. Cuiabá MT. SOUZA, Marli Ferreira de. O Centro Regional de Pesquisas Educacionais Professor Queiroz Filho (SP) e seus modelos escolares. Disponível em: < Acesso em:

11 2012. TOLEDO, Annibal. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa e lida na abertura da 1ª Sessão na abertura de sua 15ª Legislatura, APMT. Cuiabá MT. PEDROSSIAN, Pedro. Mensagem à Assembleia Legislativa, apresentada pelo Governador de Mato Grosso em APMT. Cuiabá MT. XAVIER, Libânia Nacif. Regionalização da Pesquisa e inovação pedagógica: os centros de Pesquisas Educacionais do Inep ( ). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: Brasília, v. 80, n. 194, p , jan./abr Disponível em: < Acesso em:

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Diretrizes

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. Diretrizes I. Da Caracterização do 1. O da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação e está composto de duas etapas: a) Preparação

Leia mais

EDITAL UNISUL Nº 140/2006

EDITAL UNISUL Nº 140/2006 EDITAL UNISUL Nº 140/2006 Edital de oferta de vagas para os Cursos de Pós-Graduação (lato sensu) de Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal, Metodologia da Educação a Distância, Prática Docente:

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-019/2014

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-019/2014 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2014 EDITAL ATAc/IFSC-019/2014 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Física de São

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDTITAL 03/15 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2015 1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O candidato ao estágio de docência deve ser

Leia mais

Coordenadores: Profa. Dra. Cristiane Helena de Paula Lima Cabral, Prof. Msc. Alex Ian Psarski Cabral e Profa. Ma. Mariana Cunha Swerts.

Coordenadores: Profa. Dra. Cristiane Helena de Paula Lima Cabral, Prof. Msc. Alex Ian Psarski Cabral e Profa. Ma. Mariana Cunha Swerts. EDITAL DE SELEÇÃO PARA PARTICIPAR DO GRUPO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS COMO MULTIPLICADORES DO SABER: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - UMA CONSTRUÇÃO DO SABER PAUTADA NA ÓTICA DO CIDADÃO 1. APRESENTAÇÃO O

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA A COMISSÃO ESPECIAL DE PROCESSO SELETIVO, constituída pela Instrução

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data. RESOLUÇÃO N 10/2013/CONSUP/IFAP, DE 29 DE OUTUBRO DE 2013. Aprova o PROGRAMA MONITORIA no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EM PEDAGOGIA POLO JUARA

EM PEDAGOGIA POLO JUARA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL COMPLEMENTAR Nº. 009/2017 - UFMT/SETEC/UAB/COORDENAÇÃO

Leia mais

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2017 1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O candidato ao estágio de docência deve ser um aluno regularmente

Leia mais

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Compartilhando... Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Com muitos anos de experiência na formação de mestrandos e doutorandos

Leia mais

EDITAL 001/2015. Observação: A descrição das linhas de pesquisa pode ser acessada em:

EDITAL 001/2015. Observação: A descrição das linhas de pesquisa pode ser acessada em: EDITAL 001/2015 O Programa de Mestrado em Letras Linguagem, Cultura e Discurso, da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), torna público o edital de seleção de bolsista de pósdoutorado no âmbito do Programa

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE SUPERVISORES E PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC A Coordenação

Leia mais

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS JUNTO AO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA CEDAP - UNESP/FCL/Assis - N 001/2017

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS JUNTO AO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA CEDAP - UNESP/FCL/Assis - N 001/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE ACERVOS JUNTO AO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA CEDAP - UNESP/FCL/Assis - N 001/2017 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Supervisora do Centro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2017 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017

RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017 RESUMO DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017 BOLSA CAPES FULBRIGHT MASTER OF FINE ARTS (MFA) IN SCREENWRITING MESTRADO PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO DE ROTEIRISTAS NOS EUA 2018-2019 Maio/2017 RESUMO DO EDITAL DA CAPES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2018 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Faculdade de Educação EDITAL 001/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO UNIAFRO Política de Promoção da Igualdade

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 Poderão participar do presente processo seletivo os servidores públicos federais ativos do IFPA, regidos

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP/FAI FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FAI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP/FAI FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FAI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP/FAI FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FAI EDITAL RP Nº 06/2018 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS O Departamento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL N. 001/2018/EDH PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT, EM PARCERIA

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/ EDITAL EPDS/UNB N. 01/2017, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 PARA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. O Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Centro de Ciências Programa da Pós-Graduação em Computação Curso de Mestrado em Engenharia de Computação EDITAL N o 04/PPGComp/2018 Seleção de candidatos para o ingresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA EDITAL PROEX N 031/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITORA DA UFRA EDUFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati EDITAL Nº 001/2018-SEHLA/I/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE A Direção do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Leia mais

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância

Curso Presencial de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Adicional. Modalidade Presencial e a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS INSTITUTO DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE 1 (UM) BOLSISTA DE PÓS- DOUTORADO EM LINGUÍSTICA / LINGUÍSTICA APLICADA / ÁREAS AFINS LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA, DESCRIÇÃO, ANÁLISE E DOCUMENTAÇÃO DE LÍNGUAS

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES O Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ 2012 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 09/10/2012) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC MANUAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO Dos objetivos Disposições Gerais Artigo 1º. A Coordenação do Programa de Mobilidade Estudantil da Faculdade de Medicina do ABC é responsável pelas atividades de intercâmbio

Leia mais

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Edital 02/2018 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. PREÂMBULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2019 O Programa de

Leia mais

EDITAL PROEX N 06/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS E ARTE VAGAS REMANESCENTES

EDITAL PROEX N 06/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS E ARTE VAGAS REMANESCENTES Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1454. (35) 3299-1077 EDITAL PROEX N 06/2013 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS E ARTE VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 069/2017

EDITAL IFRS Nº 069/2017 EDITAL IFRS Nº 069/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto do Instituto

Leia mais

II MOSTRA DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL.

II MOSTRA DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL. II MOSTRA DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL. As Faculdades INTA através do curso de Serviço Social promoverão a II Mostra de Experiências de Estágio Supervisionado em Serviço Social,

Leia mais

Resolução n o 02/ Conselho Gestor Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 20 de dezembro de 2010

Resolução n o 02/ Conselho Gestor Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 20 de dezembro de 2010 Resolução n o 02/2010 - Conselho Gestor Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 20 de dezembro de 2010 Normas Acadêmicas do PROFMAT 1. Matrícula e Bolsas de Estudo A admissão de discentes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PORTARIA Nº 086, DE 03 DE JULHO DE 2013 - CAPES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal

Leia mais

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR EDITAL COMPLEMENTAR Nº. 04/2018 AO EDITAL N. 001/2017 - SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES/UFMT/SETEC/UAB/COORDENAÇÃO DE CURSO SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES PARA ATUAREM NO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP (Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP Capítulo I OBJETIVO DO PROGRAMA E CRITÉRIOS PARA A APLICAÇÃO DOS RECURSOS Art. 1º. O Programa de Apoio à

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB) FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB) NUSAU Edital nº 06/2017/DEPMED/NUSAU, de 30 de outubro de 2017 PROCESSO DE

Leia mais

EDITAL 012/2017 PIBID/UNESPAR

EDITAL 012/2017 PIBID/UNESPAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 012/2017 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE SUPERVISORES

Leia mais

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL.

Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO DIRETORIA GERAL Comunicado (Edital G.D.G. 044/2016) Edital para Seleção de Alunos Bolsistas e não

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PORTUGUÊS E ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PORTUGUÊS E ESPANHOL, MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA INTERNA N.01 BOLSISTAS DOCENTES PARA ATUAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no cumprimento de suas atribuições legais e em observância as normas previstas

Leia mais

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017

TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017 TUTORIAL DO EDITAL DA CAPES Nº 9/2017 BOLSA CAPES FULBRIGHT MASTER OF FINE ARTS (MFA) IN SCREENWRITING MESTRADO PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO DE ROTEIRISTAS NOS EUA 2018-2019 Maio/2017 RESUMO DO EDITAL DA CAPES

Leia mais

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017

SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 SELEÇÃO MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para Seleção de Monitores, para o ano de 2017 do módulo de Saúde, Processo e Assistência (SPA); Indivíduo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / COORDENAÇÃO GERAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA EDITAL Nº01/2017 DESELEÇÃO INTERNA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC MINAS UNIDADE BELO HORIZONTE CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2017 DO PROGRAMA

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-8325 EDITAL N

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e Saúde

Leia mais

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES

Leia mais

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS

Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS Avaliação das Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento em Maternidades do SUS CHAMADA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS Informamos que a Ensp/Fiocruz seleciona avaliadores para atuarem no Projeto Avaliação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PERÍODO LETIVO 1º SEMESTRE DE E D I T A L

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PERÍODO LETIVO 1º SEMESTRE DE E D I T A L PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PERÍODO LETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 - E D I T A L O Centro Universitário Álvares Penteado, mantido pela Fundação

Leia mais

EDITAL Nº 007/ DIRGRAD

EDITAL Nº 007/ DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Diretoria de Ensino e Pesquisa Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês EDITAL Nº 007/2017 -

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NORMAS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIOS FINANCEIROS AOS DOCENTES E PÓS-GRADUANDOS - PROAP/CAPES, PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, TRABALHO DE CAMPO E COLETA DE DADOS 1. Todos

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES 2014 LICENCIATURAS (ARTES VISUAIS /ECA)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES 2014 LICENCIATURAS (ARTES VISUAIS /ECA) EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORES LICENCIATURAS (ARTES VISUAIS /ECA) DISPÕE SOBRE A SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (LICENCIATURAS) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO O Programa

Leia mais

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERCULTURAL - DEINTER EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 037/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (DCAD) A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

EDITAL Nº 114/2018. Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos

EDITAL Nº 114/2018. Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos EDITAL Nº 114/2018 Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018

Edital ProIC-EM/DPG/UnB. PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 Edital ProIC-EM/DPG/UnB PIBIC Ensino Médio (CNPq) 2017/2018 1. Preâmbulo O torna público o Edital do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (IC-EM) da Universidade de Brasília

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO

APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamentação do Componente Curricular ATIVIDADES DE ESTÁGIO Esta norma estabelece as linhas gerais para a atividade de Estágio Supervisionado Obrigatório e Estágio Supervisionado

Leia mais

POLO RIBEIRÃO CASCALHEIRA

POLO RIBEIRÃO CASCALHEIRA EDITAL COMPLEMENTAR Nº. 004/2018 - UFMT/SETEC/UAB/COORDENAÇÃO DE CURSO SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTORES PARA ATUAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA POLO RIBEIRÃO CASCALHEIRA A Universidade

Leia mais

Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica

Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR TUTOR PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2011 PET Sociologia Jurídica Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) 1. Sobre os grupos PET: Iniciado em 1979,

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ PROCEDIMENTOS JUNTO À PROPPG...

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ PROCEDIMENTOS JUNTO À PROPPG... Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EDITAL PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁTIA E PERÍCIA CONTÁBIL 1. Da organização geral: a) Unidade Proponente: Faculdade de Administração

Leia mais

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

1 Da Abertura. 2. Da Estrutura

1 Da Abertura. 2. Da Estrutura EDITAL N. 03/2015 PPGEDU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE TURMA 2016 CONFORME ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL FIRMADO ENTRE A E A UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA 1 Da Abertura

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 002/2015 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO EDITAL Nº/

EDITAL DE EXTENSÃO EDITAL Nº/ EDITAL Nº/068-2018 ASSUNTO: EDITAL DO PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL A PROJETOS DE EXTENSÃO (DISCENTE) 2018/1 O Núcleo de Extensão Next, da Faculdade SOCIESC de Blumenau, torna público por meio deste

Leia mais

BREVIÁRIO DO EDITAL Nº 18/2016 DO PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR

BREVIÁRIO DO EDITAL Nº 18/2016 DO PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR BREVIÁRIO DO EDITAL Nº 18/2016 DO PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR Agosto/2016 EDITAL Nº 18/2016 DO PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017 Processo Seletivo para Concessão de Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado,

Leia mais

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Programa de Educação Tutorial - PET Edital de seleção de bolsistas de graduação Edital n 001 PROGRAD/2016

Leia mais

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP A Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Estadual do Norte do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NA FUNÇÃO

Leia mais