MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ PROCESSO SELETIVO (Publicado em 09/10/2012) EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO A Diretoria do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) torna pública a abertura de inscrição para o Processo Seletivo de profissionais para participar do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - aprovado pela Portaria nº 114/PROPG/2012 e Resolução CONSEPE nº49/2012, oferecido em convênio com o Ministério de Educação (MEC), pela Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação conforme o que se segue: 1. Objetivos Do Curso: a) Formar em nível de especialização professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública, e equipes de educação infantil das redes públicas de ensino. b) Atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR). c) Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de ampliar e aprofundar a análise:

2 - das especificidades das crianças de 0 a 3 e de 4 a 6 anos, relacionando-as às práticas pedagógicas para a educação em creches e pré-escolas e à identidade do profissional da educação infantil; - das políticas nacional e locais de educação infantil e seus impactos; - das contribuições à educação infantil advindas das ciências sociais e humanas; - das relações entre cultura, subjetividade e currículo na educação infantil; - de estudos e pesquisas na área da educação infantil. d) Propiciar aos profissionais da educação infantil oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para creches e pré-escolas; de realizar estudos diagnósticos e propor estratégias para a melhoria da educação infantil em seu contexto de trabalho. 2. Público Alvo: O curso destina-se a professores, coordenadores, diretores de creches e de préescolas e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino estadual e municipal que possuem graduação em curso superior reconhecido pelo MEC (Pedagogia ou Normal superior), com vinculo efetivo junto às instituições em que trabalham. 3. Funcionamento do Curso: a) Modalidade: presencial b) Carga horária: 360 horas, ministradas em módulos de 30 e 45 horas/aula. c) Período de realização: 18 meses. e) Numero de vagas: 200 distribuídas em 04 turmas, sendo 02 turmas para o polo Baixada Cuiabana, 01 turma para o polo Várzea Grande e 01 turma para o polo Barra do Garças. f) A distribuição das vagas e turnos de oferta encontra-se a seguir: Pólo 1- Baixada Cuiabana Municipi o Cuiabá Municipio s vizinhos N deturmas /Vagas Periodicidade 01 turma de 50 Módulo mensal com aulas presenciais alunos pertencentes ministradas no decorrer da semana - 4h no a rede de ensino periodo noturno, e 10 horas para público do referido elaboração/desenvolvimento do plano de município. ação pedagógica. 01 turma de 50 Módulo mensal com aulas presenciais alunos pertencentes ministradas no final de semana sexta a rede de ensino (noturno), sabado e domingo (integral), e 10

3 público dos horas para elaboração/desenvolvimento do municipios vizinhos. plano de ação pedagógica. 01 turma de 50 Módulo mensal com aulas presenciais 2-Várzea Várzea alunos pertencentes ministradas no decorrer da semana - 4h no Grande Grande a rede de ensino periodo noturno, e 10 horas para público do referido elaboração/desenvolvimento do plano de município. ação pedagógica. Barra do 01 turma de 50 Módulo mensal com aulas presenciais 3- Barra Garças e alunos ministradas no final de semana sexta do Municipio pertencentes a rede (noturno), sabado e domingo (integral), e 10 Garças s vizinhos de ensino público do horas para a elaboração/desenvolvimento do referido município e plano de ação pedagógica. municipios vizinhos. 4- Inscrições: devem ser realizadas pessoalmente ou por procuração no período de 10 de outubro de 2012 a 09 de novembro de Não serão aceitas inscrições fora da data estabelecida neste Edital. 5. Locais de inscrição: a) Polo Baixada Cuiabana e Polo Várzea Grande: os candidatos deverão dirigir-se à Secretaria da Especialização em Docência na Educação Infantil, localizada no piso térreo do Instituto de Educação IE, Universidade Federal de Mato Grosso, sito a Av. Fernando Correa da Costa, nº 2.367, Campus UFMT, Bairro: Boa Esperança, Cuiabá/MT, no período das 8:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Informações pelo Fone (65) b) Polo Barra do Garças: os candidatos deverão dirigir-se à Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais ICHS, localizada no Bloco Verde, acima da Biblioteca, Campus Universitário do Araguaia-CUA/UFMT, sito a Av. Jayme Campos, Setor Industrial, Barra do Garças, no período das 8:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Informações pelo Fone: (66)

4 6. Requisitos para inscrição: poderá participar do processo seletivo o profissional que cumprir os requisitos abaixo: a) ter concluído o curso de Pedagogia ou Normal Superior; b) ser servidor efetivo da rede publica de ensino municipal ou estadual; c) estar atuando há pelo menos três anos na área de Educação Infantil, nas seguintes situações: no exercício da docência, ou seja, como responsável por turma de crianças de creche e/ou pré-escola; no exercício de cargo ou função de coordenador, diretor de instituição de educação infantil (creche e/ou pré-escola); no exercício de cargo ou função de técnico na equipe responsável pela educação infantil da Secretaria de Educação do Município, ou Estado. c) comprometer-se a permanecer atuando na educação infantil, no mínimo, pelo mesmo período de realização do curso, após a formação; d) ter disponibilidade de pelo menos 10h semanais para estudos complementares durante o Curso. 7. Documentação exigida para inscrição:o candidato deverá apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos: a) Cópia do Registro Geral de Identidade, com foto; (RG) b) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Cópia do Título de eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral na última eleição; d) Cópia do Diploma de conclusão de curso graduação (Pedagogia Licenciatura ou Normal Superior), devidamente reconhecido pelo MEC, autenticado. e) Histórico escolar do curso de Graduação; f) Carteira de reservista (apenas para candidatos do sexo masculino); g) 2 fotos 3x4; h) Documento comprobatório de ser servidor público efetivo, concursado, lotado em unidades de educação infantil, emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou Município. i) Documento comprobatório de estar no exercício na Educação Infantil há, pelo menos, 03 (três) anos, l) Ficha de Inscrição a ser preenchida no local m) Termo de Compromisso a ser preenchido no ato da inscrição; 8. Processo Seletivo: será composto por duas etapas 1ª Etapa Análise de documentos e homologação das inscrições. 2ª Etapa Prova escrita.

5 Parágrafo único: Em caso de empate, prevalece o candidato com idade superior. 9. Realização das Provas: as provas serão aplicadas no dia 24 de novembro, com inicio as 13:30 horas e término as 17:30 horas, nos polos e locais abaixo. a) Polo Baixada Cuiabana e Polo Várzea Grande: salas do anexo do Instituto de Educação IE, Universidade Federal de Mato Grosso, sito a Av. Fernando Correa da Costa, nº 2.367, Campus UFMT, Bairro: Boa Esperança, Cuiabá/MT, b) Polo Barra do Garças: salas do Instituto de Ciências Humanas e Sociais ICHS, localizado no Bloco Verde, acima da Biblioteca, Campus Universitário do Araguaia-CUA/UFMT, sito a Av. Jayme Campos, Setor Industrial, Barra do Garças 10. Resultados: a) Homologação das inscrições: 14 de novembro de b) Prova escrita: 05 de dezembro de 2012 c) Os resultados serão publicados na Secretaria do Curso de Especialização IE UFMT campus Cuiabá e na Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais ICHS - Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT. Também serão divulgados através do site d) O candidato que discordar dos resultados referentes à homologação das inscrições ou da prova escrita, deverá no prazo de 48 horas se manifestar através da abertura de processo composto por requerimento e justificativa para o recurso. O processo, devidamente registrado no setor de protocolo da UFMT deverá ser entregue na Secretaria do Curso de Especialização IE UFMT campus Cuiabá, para análise. 11. Matrícula: os candidatos aprovados deverão comparecer aos locais indicados abaixo para efetivar a matrícula no período de 06 a 14 de dezembro de a) Polo Baixada Cuiabana e PoloVárzea Grande: os candidatos deverão dirigir-se à Secretaria da Especialização em Docência na Educação Infantil, localizada no piso térreo do Instituto de Educação IE UFMT no período das 8:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Informações pelo Fone (65) b) Polo Barra do Garças: os candidatos deverão dirigir-se à Secretaria do Instituto de Ciências Humanas e Sociais ICHS, Campus Universitário do Araguaia-CUA/UFMT, no período das 8:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas. Informações pelo Fone: (66)

6 c) Os candidatos aprovados que não efetuarem sua matrícula no prazo definido, perderão o direito à vaga e serão substituídos automaticamente pelos candidatos classificados, de acordo com a pontuação no processo seletivo. 12. Disposições finais: a) O presente edital será afixado nos locais de inscrição e encaminhado às páginas públicas e aos meios de comunicação da UFMT para amplo conhecimento de toda a comunidade. b) A inscrição do candidato implicará na aceitação total e incondicional das disposições, normas e instruções constantes neste Edital. Cuiabá, 09 de outubro de Ozerina Victor de Oliveira Diretora do Instituto de Educação

EDITAL N. 03/2014 - CE, de 04 de setembro de 2014. Processo Seletivo para Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

EDITAL N. 03/2014 - CE, de 04 de setembro de 2014. Processo Seletivo para Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO EDITAL N. 03/2014

Leia mais

EDITAL 03/2012 - CE, de 03 de setembro de 2012

EDITAL 03/2012 - CE, de 03 de setembro de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO EDITAL 03/2012 -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL nº 01/ 2013 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em11/11/2013) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

(Publicado em 02/02/2015)

(Publicado em 02/02/2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL N 01 / 2015 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 02/02/2015) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da (FE), em

Leia mais

PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS A Diretoria do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ 2014 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 13/02/2014) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 16/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 16/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO MODALIDADE A DISTANCIA CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR

Leia mais

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

1 - INFORMAÇÕES GERAIS FUNDAÇÃO ADOPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARGIA FATTEP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 01/2014 DOS CURSOS DE: MBA em Gestão

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÅRIO 2ª OFERTA

PROGRAMA PROFUNCIONÅRIO 2ª OFERTA PROGRAMA PROFUNCIONÅRIO 2ª OFERTA 1. OBJETIVO: - Ofertar formação profissional em nível técnico aos servidores efetivos da Carreira Assistência da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Leia mais

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE OPERADOR DE BENEFICIAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital nº. 91/2011 PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Edital nº. 91/2011 PROEN UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Edital nº. 91/2011 PROEN Regulamenta a Matrícula de candidatos selecionados no Processo Seletivo Simplificado do Plano Nacional de Formação de Professores

Leia mais

POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013

POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013 POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o curso de Especialização em Práticas Pedagógicas, a ser oferecido pelo

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO 25-UFMT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2017

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS JAGUARIAÍVA EDITAL 07/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS JAGUARIAÍVA EDITAL 07/2016 EDITAL 07/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL. Dispõe sobre

Leia mais

Onde se lê: I. INSCRIÇÕES

Onde se lê: I. INSCRIÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ-MT INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Área

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DO CORPO: CRIAÇÃO, TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO EDITAL Nº 003/2013 - ICA

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017- DG/EAD/IFRN PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº 06/2017- DG/EAD/IFRN PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º SEMESTRE DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ACESSO DISCENTE

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA EFETIVAR A MATRÍCULA 3ª chamada. LOCAL: Secretaria do IFRS Campus Farroupilha Av. São Vicente, 785 Bairro Cinquentenário Farroupilha

ORIENTAÇÕES PARA EFETIVAR A MATRÍCULA 3ª chamada. LOCAL: Secretaria do IFRS Campus Farroupilha Av. São Vicente, 785 Bairro Cinquentenário Farroupilha ORIENTAÇÕES PARA EFETIVAR A MATRÍCULA 3ª chamada LOCAL: Secretaria do IFRS Campus Farroupilha Av. São Vicente, 785 Bairro Cinquentenário Farroupilha PERÍODO: 15/02 a 16/02/2012 HORÁRIO: 09:00 às 17:30

Leia mais

EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014. O CHEFE DA COORDENADORIA DE PESQUISA, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do

Leia mais

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU, modificado pela Res. 022/11 e 061/11 CONSU Processo de Seleção de

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 025/2011 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB, no uso de suas

Leia mais

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016.

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, regimentais e de acordo com o

Leia mais

EDITAL CEAD n. o 007/2014

EDITAL CEAD n. o 007/2014 EDITAL CEAD n. o 007/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para os cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas, a ser oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

EDITAL 11/ DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 11/ DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 11/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, MEIO AMBIENTE E LOGÍSTICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL.

Leia mais

Edital nº 01, de 15 de maio de 2017

Edital nº 01, de 15 de maio de 2017 Edital nº 01, de 15 de maio de 2017 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Edital do Processo Seletivo

Edital do Processo Seletivo Edital do Processo Seletivo Informações: : (61) 3038-7600 www.faculdadeprojecao.edu.br Faculdade Projeção DF Central de Processo Seletivo - CPS Edital nº. 01 CPS/Projeção para ingresso no 2º Semestre/2014

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2 Das Inscrições... 3 3 Do calendário... 4 4 Da Avaliação... 4 5 Da matrícula... 4 6 Do regime escolar e semestralidade... 5 7 Das

Leia mais

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>.

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>. EDITAL N. o 13/2014 /EED/CED/UFSC, DE 02 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE A DISTÂNCIA O Coordenador

Leia mais

CONVOCAÇÃO DOS ALUNOS PARA EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA

CONVOCAÇÃO DOS ALUNOS PARA EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA EDITAL COMPLEMENTAR Nº 015 AO EDITAL Nº 12/2017 - UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NIVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) CONVOCAÇÃO DOS ALUNOS PARA EFETIVAÇÃO

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014

Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014 1 Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014 (Publicado em 09/06/2014) A Coordenação do Curso de Pós-graduação em

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFMT_CUIABÁ EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O

Leia mais

EDITAL UESC Nº 166 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR, LATO SENSU.

EDITAL UESC Nº 166 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR, LATO SENSU. EDITAL UESC Nº 166 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR, LATO SENSU. A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso das suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 029/2017. Amostragem e preparo de amostras ambientais 07. Química analítica aplicada a amostras ambientais 07

EDITAL Nº 029/2017. Amostragem e preparo de amostras ambientais 07. Química analítica aplicada a amostras ambientais 07 EDITAL Nº 029/2017 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PPGECA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) campus Pelotas torna público

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 018/2013 Processo seletivo de alunos para o Curso de Especialização em Gestão Pública, Processo nº 23006.002203/2013-16. A - UFABC, por meio da - Proex, no uso de suas atribuições legais torna

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2016 Publicado em DOE de 26/11/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 005/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeada

Leia mais

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E J U I Z D E F O R A U F J F N E A D N ú c l e o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a Prédio do CRITT Cidade Universitária Bairro Martelos Juiz de Fora - MG

Leia mais

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CÂMPUS CORRENTE EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), torna públicas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Do Calendário... 4 4. Da Avaliação... 4 5. Da matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EAD EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM EAD 2017.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

EDITAL Nº 04/2013 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS DE PICOS EDITAL Nº 04/2013

Leia mais

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 Bairro Pioneiros

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PROPEG CAMPUS AVANÇADO

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL SELEÇÃO DA 16ª TURMA - 2018 EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO

Leia mais

Edital do Processo Seletivo

Edital do Processo Seletivo Edital do Processo Seletivo Informações: Ceilândia: (61) 3038-6100 www.faculdadeprojecao.edu.br Faculdade Projeção Ceilândia DF Central de Processo Seletivo - CPS Edital nº. 01 CPS/Projeção - Ceilândia

Leia mais

PORTADOR DE DIPLOMA EAD EDITAL Nº 03

PORTADOR DE DIPLOMA EAD EDITAL Nº 03 PORTADOR DE DIPLOMA EAD 2017.2 EDITAL Nº 03 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 3 4 Do Resultado... 4 5. Das Vagas... 4 6. Da Matrícula... 4 7. Do Regime Escolar e Semestralidade...

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Alfabetização das Crianças das Classes

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 03 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2017 EDITAL Nº 03 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo para preenchimento das vagas do Curso de Formação Inicial em Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico IFMG campus Governador Valadares.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº. 06/2015 Aprova o III Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de

Leia mais

EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017

EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017 EDITAL Nº 001 DE 26 DE JANEIRO DE 2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo para preenchimento de Vagas Remanescentes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho modalidade subsequente IFMG campus Governador

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016

Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 Universidade Federal do Rio Grande Pós-Graduação Especialização em Gestão Ambiental em Municípios Escola de Engenharia Edital 01/2016 A coordenação do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental em Municípios,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERENCIA EXTERNA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE 2014 1. DO OBJETIVO O processo seletivo será destinado ao preenchimento

Leia mais

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DIRETORIA-GERAL DO

Leia mais

Edital nº 13/2010. FIC Presencial 40 Noite 1 ano Massoterapia FIC Presencial 40 Manhã e 3 meses Massoterapia. Presencial 20 Tarde 1 semestre

Edital nº 13/2010. FIC Presencial 40 Noite 1 ano Massoterapia FIC Presencial 40 Manhã e 3 meses Massoterapia. Presencial 20 Tarde 1 semestre INSTITUTO FEDERAL PARANÁ MINISTÉRIO DA Edital nº 13/2010 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFPR, torna públicas as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Formação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017.

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DO IFPI-CAMPUS PICOS, torna público para conhecimento dos interessados, o regulamento

Leia mais

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE

ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE O Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) torna público que serão abertas vagas para alunos

Leia mais

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

1. DOS CURSOS, DA DATA, HORÁRIO E LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA.

1. DOS CURSOS, DA DATA, HORÁRIO E LOCAL PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013.

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. SELEÇÃO 2014/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC) 1. DA ABERTURA O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB),

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 A Universidade Santa Úrsula - USU, torna público, na forma regimental e em consonância com as disposições legais, que estão abertas as inscrições

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo da Universidade Federal do Maranhão UFMA, torna público, a todos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES CAMPUS DE COLATINA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL DO IFES O Diretor-Geral do Campus Colatina do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 271/UFFS/2017 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIOS NÃO-OBRIGATÓRIOS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA

Leia mais

Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL

Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ALUNO ESPECIAL NOS MÓDULOS DE 2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 174/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ANANINDEUA FACULDADE DE HISTÓRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL 01/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ANANINDEUA FACULDADE DE HISTÓRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ANANINDEUA FACULDADE DE HISTÓRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA EDITAL 01/2017 A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: Anápolis - GO.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: Anápolis - GO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO BR 153, KM 99, Bloco C, 1º andar Fone: 62 3328-1168 Anápolis - GO. CEP: 75132-400 EDITAL DE VAGAS Nº. 024/2014/PrG A PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA EDITAL IPUFU N 001/16 SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AEE A Prof.ª Dr.ª Eliane Regina Pereira, Diretora do Instituto de Psicologia - IPUFU,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF

Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF Central de e Desenvolvimento Agrário de Florestal CEDAF EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, HOSPEDAGEM E INFORMÁTICA PARA INTERNET NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE

Leia mais

EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA

EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA A Diretora do Campus Avançado Astorga, Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi, nomeada por força da Portaria IFPR nº 1183, 07 de agosto de 2014, no exercício de

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 003/ Retificada CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORIA

CHAMADA PÚBLICA 003/ Retificada CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORIA CHAMADA PÚBLICA 003/2014 - Retificada CONVOCAÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORIA A Universidade Federal de Mato Grosso torna público aos interessados a abertura de inscrições para CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Artes Departamento de Música Curso de Especialização em Música - Educação Musical

Universidade de Brasília Instituto de Artes Departamento de Música Curso de Especialização em Música - Educação Musical PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÚSICA - EDUCAÇÃO MUSICAL PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU RETIFICAÇÃO - EDITAL UAB/UnB Nº 001/2017 O Coordenador do

Leia mais

Edital do Processo Seletivo

Edital do Processo Seletivo Edital do Processo Seletivo Informações: : (61) 3038-7600 www.faculdadeprojecao.edu.br Faculdade Projeção DF Central de Processo Seletivo - CPS Edital nº. 01 CPS/Projeção para ingresso no 1º Semestre/2013

Leia mais

EDITAL N. 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EDITAL N. 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL N. 001/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. DA ABERTURA A Diretoria de Gestão de Pós-Graduação Lato Sensu, o Departamento de Pedagogia

Leia mais