As bobinas eletromagnéticas são energizadas por tensão alternada senoidal ou por um trem de pulsos, de tensão contínua pulsante.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As bobinas eletromagnéticas são energizadas por tensão alternada senoidal ou por um trem de pulsos, de tensão contínua pulsante."

Transcrição

1 MEDIDOR DE VAZÃO MAGNÉTICO Princípio de Funcionamento A medição de vazão eletromagnética tem seu princípio de funcionamento baseado na lei da indução de Faraday, ou seja, quando um condutor elétrico se move num campo magnético cortando as linhas de campo forma-se uma F.E.M. (Força Eletro Motriz) no condutor proporcional a velocidade do condutor. A F.E.M. induzida no líquido segundo a lei de Faraday pode ser expressa pela equação: U = K x B x v x D Onde: U = F.E.M. K = constante do instrumento B = intensidade do campo magnético v = velocidade média do fluxo D = Distância entre os eletrodos O sistema de medição consiste de um tubo não-magnético e não-condutor elétrico com duas bobinas eletromagnéticas posicionadas diametralmente. Quando fluido condutor elétrico passa no interior do tubo e perpendicular às linhas de forças magnéticas, induz uma força eletromotriz proporcional a sua velocidade. Esta milivoltagem é detectada por dois eletrodos montados diametralmente no tubo. As bobinas eletromagnéticas são energizadas por tensão alternada senoidal ou por um trem de pulsos, de tensão contínua pulsante.

2 A tensão U induzida neste meio é diretamente proporcional à velocidade média do fluxo "v". A indução magnética B (intensidade de campo magnético) e a distância entre os eletrodos D (diâmetro nominal do tubo) são constantes. Logo a F.E.M induzida é função da vazão volumétrica do processo. Na medição indutiva de vazão o fluido em movimento constitui o condutor móvel, porém sua condutividade precisa ser no mínimo 5 μs.cm-1. O transmissor de vazão instalado na tubulação entre flanges é composto basicamente do tubo cilíndrico revestido de material isolante, duas bobinas fixadas no tubo, face a face, para geração do campo magnético e dois eletrodos fixados perpendicularmente às bobinas. O campo magnético alternado possui a mesma frequência da tensão de alimentação. A tensão gerada pelo fluido móvel e captada pelos eletrodos é alternada e possui a mesma frequência da tensão de alimentação. O campo magnético alternado possui a mesma frequência da tensão de alimentação. A tensão gerada pelo fluido móvel e captada pelos eletrodos é alternada e possui a mesma frequência da tensão de alimentação. O sistema é constituído do : 1. Elemento primário; 2. Transmissor; 3. Cabo de ligação. Elemento Primário O elemento primário é constituído dos seguintes componentes: 1. tubo medidor; 2. bobinas de excitação; 3. eletrodos; 4. caixa de ligações elétricas; 5. conexões de processo flangeadas.

3 Tubo O material do tubo magnético é não-ferromagnético para permitir a penetração do campo eletromagnético; p.ex., aço inox 304, fibra de vidro. A superfície interna possui um revestimento interno isolante elétrico para evitar o curto circuito da tensão, p. ex., teflon poliuretano e cerâmica. O fluido passa no interior do tubo e fica em contato direto com o seu revestimento e, portanto a escolha do material do revestimento deve ser compatível, sob o ponto de vista de corrosão, com o tipo do fluido do processo. A velocidade do fluido é outro parâmetro importante, pois pode provocar erosão no revestimento.

4 Bobinas As duas bobinas de excitação, colocadas externamente ao tubo e opostas entre si, para gerar o campo magnético. Geralmente as bobinas são enroladas com fio de cobre isolado por esmalte em um núcleo de ferro laminado, para concentrar as linhas de força do campo magnético, focalizando o campo na direção perpendicular ao fluido. A potência típica de consumo está entre 10 W a 100 W. Eletrodos Os dois eletrodos atravessam o revestimento isolante para fazer contato com o fluido e tangenciam a superfície interna do tubo. Eles são colocados perpendicularmente ao plano das bobinas para detectar a força eletromotriz induzida pelo fluido condutor que se move no campo eletromagnético. Deve haver o revestimento isolante justamente para evitar que a tensão induzida captada pelos eletrodos entre em curto circuito. Os eletrodos são disponíveis em vários materiais: aço inoxidável não magnético, para fluidos não agressivos e tântalo, tungstênio, monel, Hastelloy, platina, titânio e zircônio para fluidos agressivos. Embora a superfície de contato dos eletrodos com o fluido do processo seja pequena, o material dos eletrodos deve ser compatível com o fluido de modo que não haja corrosão química. A cabeça dos eletrodos tem um formato especial para se conformar com a superfície interna da tubulação. Na outra extremidade estão as conexões elétricas. Caixa de ligação As bobinas devem estar contidas em uma caixa, com duas tampas protetoras, provendo uma classe de proteção mecânica para uso externo e a prova de tempo (NEMA 4 ou IEC IP 65) e opcionalmente resistente a corrosão, resistente a submersão. A caixa possui duas conexões elétricas separadas, uma para a alimentação das bobinas e outra para o sinal de saída do tubo medidor. A tensão de alimentação pode ser de 120 ou 240 V, 50 ou 60 Hz. A tensão induzida é da ordem de mv. Elemento Secundário O elemento secundário é o transmissor eletrônico de vazão, incorretamente conhecido como conversar. O transmissor eletrônico de vazão associado ao tubo magnético medidor de vazão recebe o sinal gerado pelo tubo e o converte em um sinal padrão de transmissão de corrente, típico de 4 a 20 ma, conveniente para o controle e o registro. Opcionalmente, ele pode ter também saída de pulsos, conveniente para a totalização da vazão. O transmissor pode ser montado diretamente no tubo magnético ou afastado dele. Como o sinal gerado pelo tubo e manipulado pelo transmissor é alternado e de baixo nível (poucos

5 milivolts) ele deve ser rigorosamente blindado contra interferências internas e externas. Há blindagem até no circuito impresso. A tensão gerada é função da velocidade do fluido e é independente da temperatura, pressão, densidade, viscosidade, turbulência e condutividade do líquido (desde que ela seja maior que um limite mínimo especificado pelo fabricante do sistema). A faixa ótima de velocidade de trabalho do medidor magnético é de 2 a 3 m/s, porém para líquidos que contenham sólidos em suspensão é aconselhável aumentar a velocidade para 3 a 5 m/s. Formas da Tensão Induzida Atualmente há duas tecnologias diferentes relacionadas com a tensão de alimentação e excitação das bobinas: por corrente alternada senoidal e por corrente contínua pulsada. a) Excitação senoidal Historicamente, a primeira tecnologia empregada usa uma tensão alternada senoidal para excitar as bobinas. As vantagens da excitação senoidal são a maior homogeneidade e a melhor estabilidade do campo eletromagnético criado. A grande desvantagem é o problema da quadratura que aparece, provocando o desvio do zero. A tensão induzida está 90 graus defasada da tensão de alimentação, pois o circuito é puramente indutivo. A amplitude da quadratura não é constante, sendo afetada pela sujeira depositada nos eletrodos, que muda a impedância de entrada do sinal. O zero dos medidores com alimentação alternada é estabilizado por um circuito de rejeição da quadratura, integralizado ao circuito do transmissor eletrônico. b) Excitação com corrente contínua pulsada A tensão de excitação das bobinas deve ser variável com o tempo, para que não haja polarização nos eletrodos. Além da excitação senoidal clássica, atualmente se emprega a excitação de corrente continua pulsada. A tensão de excitação é um trem de pulsos. E a tensão induzida é também um trem de pulsos, cuja amplitude diferencial é proporcional a vazão. Além de ciclar a tensão em "liga" e "desliga" em uma frequência menor (2 a 30 Hz) que a senoidal (50 a 60 Hz), o medidor com cc pulsada faz a média no tempo das diferenças entre os sinais induzidos no "liga" "desliga. O sinal desligado" representa o ruído da linha e o sinal "ligado" representa o sinal induzido mais o ruído. Deste modo é possível se fazer o zero do instrumento cíclica e automaticamente. E é eliminado, de modo simples, o problema de quadratura. O medidor com cc pulsada é menor e cerca de 35% mais barato que o medidor com ca senoidal. Ele também consome menos energia, sua instalação e sua fiação de campo são mais simples. Porém, a resposta do medidor com ca senoidal é mais rápida e seu desempenho é superior quando manipula fluidos sujos. Partículas duras no fluido podem criar um ruído de baixa frequência no sinal de vazão, devido a raspagem dos eletrodos e reações eletroquímicas na superfície dos eletrodos. Este ruído de baixa frequência, que afeta a estabilidade do medidor tipo cc pulsada é efetivamente

6 eliminado do tipo ca senoidal por causa de sua maior relação sinal/ruído. Para resolver o problema de fluidos sujos, os fabricantes do tipo cc pulsada introduziram recentemente um circuito avançado de redução de ruído e modificaram os esquemas de excitação das bobinas. Instalação O tubo medidor magnético opera em qualquer posição, horizontal, vertical ou inclinada. A instalação do elemento primário deve garantir que o tubo esteja sempre cheio. Os eletrodos devem ser montados em um plano horizontal, para evitar que haja circuito aberto causado por bolhas de ar no topo do tubo. A continuidade entre o fluido condutor e o tubo metálico é necessária, para prover uma referência para o sinal de medição. Deve se aterrar o tubo medidor a tubulação metálica local ou ao líquido, se a tubulação for não condutora. O sistema magnético é provavelmente o medidor que requer os menores trechos a montante e a jusante. Mesmo assim ele requer trechos retos; Foxboro sugere 5D a montante e 3D a jusante do medidor. Desempenho do Sistema Medidor O sistema apresenta alta sensibilidade, precisão e estabilidade. A precisão do sistema medidor pode ser melhorada quando se determina o fator do par casado: tubo medidor e transmissor eletrônico. Os tubos e os transmissores podem ser usados indistintamente, sem preocupação com o diâmetro do tubo e o fluido do processo. A calibração do sistema praticamente não é afetada pela variação da condutividade, densidade, turbulência e viscosidade do fluido. O período de verificação do fator do tubo (relação entre a milivoltagem e a vazão) é longo, pois o sistema é estável e praticamente não há alteração dos parâmetros que estão embutidos na constante do medidor. Vantagens e limitações a)vantagens O medidor magnético de vazão é quase o medidor universal. Os seus méritos são: 1. O tubo medidor é totalmente sem obstrução e não possui peças moveis. A perda de pressão permanente através do cabo medidor é igual à perda de um pedaço de tubulação de mesmo comprimento. Os custos de bombeamento são baixos por causa da pequena perda de carga; 2. O consumo de energia é muito baixo, principalmente quando a excitação é por voltagem contínua pulsada. O consumo típico é de 15 a 20 watts; 3. O medidor pode manipular Fluidos mal comportados, como ácidos, bases, águas e soluções aquosas, por causa da boa resistência à corrosão e erosão apresentada pelos diversos tipos de revestimento, como teflon, cerâmica e plásticos especiais e pelos diversos materiais dos minúsculos eletrodos, como aço inoxidável, Monel, titânio, Hastelloys, platina e tântalo;

7 4. O medidor pode ser usado em aplicações com Fluidos sujos e com sólidos em suspensão, por causa de não ter obstrução e da alta resistência física dos revestimentos; 5. O medidor pode medir vazão muito pequenas e muito elevadas, sendo comercialmente disponíveis com diâmetros entre 3 mm e 3 m; 6. O medidor pode medir vazão nas duas direções. b) Desvantagens Como nada é perfeito, o medidor magnético de vazão possui limitações específicas de uso: 1. O medidor só funciona com fluidos que tenham uma condutividade elétrica mínima, típica de 5 μs/cm. Ele não mede algumas substâncias puras, incluindo hidrocarbonos e não mede gases; 2. O medidor é relativamente pesado; 3. A instalação elétrica deve ser bem cuidada, principalmente o aterramento; 4. O custo do sistema total varia de moderado para caro, sendo justificado seu uso quando se tem problemas de fluido; 5. O medidor precisa estar sempre cheio, mesmo quando não há vazão, para não gerar voltagens espúrias e deve ter o ajuste de zero periódico.

1. Introdução. 2. Sensores de vazão baseados na pressão

1. Introdução. 2. Sensores de vazão baseados na pressão Sensores de Vazão 1. Introdução 2. Sensores de vazão baseados na pressão 2.1 Placa de orifício 2.2 Bocal de fluxo 2.3 Tubo de venturi 2.4 Tubo de pitot Sendo: Pt: pressão total ou de estagnação; Ps: pressão

Leia mais

WVMF / WVMW. Série MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS EM LINHA PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

WVMF / WVMW. Série MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS EM LINHA PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Série WVMF / WVMW MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS EM LINHA DESCRIÇÃO Os medidores de vazão eletromagnéticos séries WVMF e WVMW, são de fácil instalação e operação, além de alta confiabilidade. O alto

Leia mais

MEDIDOR DE VAZÃO HHD

MEDIDOR DE VAZÃO HHD DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS Um medidor de vazão eletromagnético é um instrumento do tipo indutivo desenvolvido com base na lei da indução eletromagnética de Faraday para medir vazões de fluídos condutores em

Leia mais

WVMK. Série MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS SANITÁRIO PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

WVMK. Série MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS SANITÁRIO PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Série WVMK MEDIDORES DE VAZÃO ELETROMAGNÉTICOS SANITÁRIO DESCRIÇÃO A série WVMK de medidores de vazão eletromagnéticos da Wärme oferece opções de tipos de conexões roscadas (NPT, BSP ou especial) e sanitárias

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Série VMS Medidor e transmissor de vazão Cod: 073AA-017-122M Rev. C Março / 2009 Incontrol S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11)

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

E = V x B. Baseando-se nesta lei, o medidor electromagnético é um tipo gerador eléctrico.

E = V x B. Baseando-se nesta lei, o medidor electromagnético é um tipo gerador eléctrico. Os caudalímetros são medidores de caudal que se utilizam para medição, controlo e regulação de fluídos electricamente condutivos em condutas fechadas, especialmente nos sectores de Tratamento e Distribuição

Leia mais

SISTEMA DE MEDIÇÃO DE EFLUENTES (SME)

SISTEMA DE MEDIÇÃO DE EFLUENTES (SME) SISTEMA DE MEDIÇÃO (SME) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Precisão de ±0,5% do valor medido; Calibração acreditada pela Cgcre do INMETRO do sistema (medidor associado aos trechos); Classe de proteção IP65 /

Leia mais

Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta

Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta Capacitores e Indutores (Aula 7) Prof. Daniel Dotta 1 Sumário Capacitor Indutor 2 Capacitor Componente passivo de circuito. Consiste de duas superfícies condutoras separadas por um material não condutor

Leia mais

Medidor de vazão Eletromagnetico tipo de inserção.

Medidor de vazão Eletromagnetico tipo de inserção. Rua das Cerejeiras, 80 Ressacada CEP 88307-330 Itajaí SC Fone: (47) 3349-6850 Email: vendas@ecr-sc.com.br Medidor de vazão Eletromagnetico tipo de inserção. 1. Características: 1) A medição não é afectada

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 21 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA 3 As termoresistências

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Vazão por Pressão diferencial Tubo de Pitot É um dispositivo utilizado para medição de vazão através da velocidade detectada

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Medidor e transmissor de Vazão Cod: 073AA-017-122M Rev. B Série VMS Our Maio / 2006 / 2007 Incontrol S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060

Leia mais

Série 580 TM Medidor Eletromagnético de Vazão

Série 580 TM Medidor Eletromagnético de Vazão Série 580 TM Medidor Eletromagnético de Vazão APRESENTAÇÃO GERAL O medidor de vazão eletromagnético é ideal para fluídos condutivos, ofertado entre os diâmetros de 2.5 mm até 500mm (outras medidas sob

Leia mais

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI

EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI EXP 05 Motores Trifásicos de Indução - MTI Funcionamento e Ligações Objetivos: Compreender o funcionamento e as ligações do motor de indução; Analisar os diferentes tipos de construção e as principais

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 13 2 Medição de Nível por Empuxo ou Medidor de Nível Tipo Deslocador (DISPLACER)

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

ELT030. 2º Semestre-2016

ELT030. 2º Semestre-2016 ELT030 Instrumentação 2º Semestre-2016 SENSORES: Proximidade e Deslocamento SENSORES DE PROXIMIDADE SENSORES INDUTIVOS SENSORES CAPACITIVOS SENSORES FOTOELÉTRICOS SENSORES DE DESLOCAMENTO SENSORES DE DESLOCAMENTO

Leia mais

600TM 600TM. 09/11/2016 Manual de operação

600TM 600TM. 09/11/2016 Manual de operação 09/11/2016 Manual de operação Este documento exibe as orientações de instalação e configuração do instrumento. Maiores informações devem ser buscadas consultando nosso departamento técnico. M A N U A L

Leia mais

MAGNÉTICO MEDIDOR DE VAZÃO

MAGNÉTICO MEDIDOR DE VAZÃO MEDIDOR DE VAZÃO MAGNÉTICO Abril17 Os Medidores de Vazão Magnéticos são usados para medição do fluxo de líquidos, lamas, pastas e lodos com condutividade elétrica > = 5 uscm. Dimensionais: Alimentação

Leia mais

Transmissor de Nível Capacitivo

Transmissor de Nível Capacitivo Introdução Geral Série 6 LT Transmissor de Nível Capacitivo CARACTERÍSTICAS Alta acuracidade Sem partes mecânicas móveis, baixo índice de reparo Span e zero contínuo e ajustável de fora Boa estabilidade

Leia mais

Indução Eletromagnética

Indução Eletromagnética Indução Eletromagnética Φ ΔΦ ξ IND p/ circuito fechado i IND Fluxo magnético Variação de fluxo magnético Força eletromotriz induzida Corrente elétrica induzida Fluxo do campo magnético Φ = B A cosθ A superfície

Leia mais

Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Ímã: Princípios de Eletromecânica Ímã é um objeto formado por material ferromagnético que apresenta um campo magnético à sua volta.

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa

Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa Medição de vazão Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa WIKA folha de dados FL 10.05 FloTec Aplicações Produção de óleo e refino Tratamento e distribuição de água Processamento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 22 2 Os termistores são dispositivos semicondutores que apresentam uma variação

Leia mais

Aula 6 Medição de fluxo. Prof. Gerônimo

Aula 6 Medição de fluxo. Prof. Gerônimo Aula 6 Medição de fluxo Prof. Gerônimo FLUXO: O movimento de um fluído em uma tubulação, conduto ou canal, é denominado fluxo. Definição de fluxo: É a quantidade de matéria, volume ou massa que escoa por

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Vazão Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade

Leia mais

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO 1 ÍNDICE 1. Principio de Funcionamento 03 2. Características Técnicas 03 3. Sistema de Codificação 05 4. Instalação 06 5. Operação

Leia mais

1. Conceitos básicos de automação 13. Benefícios da automação 13 Automação de processos Instrumentação 19

1. Conceitos básicos de automação 13. Benefícios da automação 13 Automação de processos Instrumentação 19 Sumário 1. Conceitos básicos de automação 13 Benefícios da automação 13 Automação de processos 14 2. Instrumentação 19 Classes e sistemas de instrumentação 19 Terminologia 23 3. Medição de pressão 40 Conceitos

Leia mais

Eletromecânica Medição de temperatura. Professora: Adriellen Lima de Sousa /02

Eletromecânica Medição de temperatura. Professora: Adriellen Lima de Sousa /02 Eletromecânica Medição de temperatura Professora: Adriellen Lima de Sousa E-mail: adriellen.sousa@ifsc.edu.br 2017/02 Medição de temperatura O que é temperatura? O que é temperatura? É uma grandeza que

Leia mais

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Conversor com ecrã retroiluminado e teclado De 10 a 1200 Disponível em versão compacta ou separada Diferentes tipos de ligação (flange, roscada, wafer, sanitária) Construção modular com diversas opções

Leia mais

TRANSMISSOR NÍVEL HIDROSTÁTICO

TRANSMISSOR NÍVEL HIDROSTÁTICO TRANSMISSOR DE NÍVEL HIDROSTÁTICO Índice 1.0 - Introdução... 3 1.1 - Descrição... 3 1.1.1 - Transmissor de Nível Hidrostático... 3 1.1.2 - Desenho Dimensional... 4 1.1.3 - Especificações... 4 2.0 - Instalação

Leia mais

Física 3 - EMB5031. Prof. Diego Duarte. (lista 10) 12 de junho de 2017

Física 3 - EMB5031. Prof. Diego Duarte. (lista 10) 12 de junho de 2017 Física 3 - EMB5031 Prof. Diego Duarte Indução e Indutância (lista 10) 12 de junho de 2017 1. Na figura 1, uma semicircunferência de fio de raio a = 2,00 cm gira com uma velocidade angular constante de

Leia mais

Aula 7 Medidores de fluxo. Prof. Geronimo

Aula 7 Medidores de fluxo. Prof. Geronimo Aula 7 Medidores de fluxo Prof. Geronimo BOCAL DE VAZÃO O princípio de operação é idêntico ao das placas de orifício, constituindo-se em elemento primário gerador de pressão diferencial; a relação entre

Leia mais

TR-250 MEDIDOR DE VAZÃO

TR-250 MEDIDOR DE VAZÃO Português TR-250 MEDIDOR DE VAZÃO Tipo área variável com acoplamento magnético. Manual de Instruções Leia este manual atentamente antes de iniciar a operação do seu aparelho. Guarde-o para futuras consultas.

Leia mais

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO

SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO 1 DE SOROCABA ETP 010 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO N.º 10 ETP 010 - Medidor de vazão eletromagnético para uso em água alimentado por tensão 110/220 Volts 1. OBJETIVO

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação VDP Medidor de Vazão tipo Deslocamento Positivo Cód: 073AA-026-122M Setembro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo/SP CEP 02551-060 Fone: (0xx11) 3858-4443

Leia mais

5. ISOLANTES OU DIELÉTRICOS

5. ISOLANTES OU DIELÉTRICOS 5. ISOLANTES OU DIELÉTRICOS 5.1 Definição Material Isolante (Dielétricos): materiais isolantes são substâncias em que os elétrons e íons não podem se mover em distâncias macroscópicas como os condutores

Leia mais

TVR. Manual de Instruções. MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Roda D Água TECNOFLUID

TVR. Manual de Instruções. MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Roda D Água TECNOFLUID Português TVR MEDIDOR DE VAZÃO Tipo Roda D Água Manual de Instruções Leia este manual atentamente antes de iniciar a operação do seu aparelho. Guarde-o para futuras consultas. Anote o modelo e número de

Leia mais

Relação Conceitual dos Medidores de Temperatura

Relação Conceitual dos Medidores de Temperatura ensão (Termopar) / Resistência (RTD ou Termistor) Lista 3 Sistemas de Instrumentação e Controle 1) Em relação a função de transferência resistência X temperatura em um RTD, resistência X temperatura em

Leia mais

Transmissor de Nível Hidrostático CTH - TNH

Transmissor de Nível Hidrostático CTH - TNH Transmissor de Nível Hidrostático TRANSMISSOR DE NÍVEL HIDROSTÁTICO Introdução Descrição O transmissor eletrônico de pressão hidrostática modelo utiliza um sensor piezoresistivo que converte a pressão

Leia mais

Segunda Lista de Instrumentação

Segunda Lista de Instrumentação Segunda Lista de Instrumentação Profª Ninoska Bojorge - TEQ/UFF Monitor : Julia Pinto Tema: Medição de Pressão, Medição de Vazão e Medição de Nível Questão 1: Alguns medidores de Pressão se baseiam na

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL MEDIDORES DE VAZÃO MEDIDORES DE FLUXO Definição de vazão Vazão

Leia mais

ENGEMASS. MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO

ENGEMASS. MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO CATÁLOGO DO PRODUTO WWW.ENGEMATIC.COM.BR GERAL MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS

Leia mais

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Vazão Parte 1

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Vazão Parte 1 Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos Mensuração da Vazão Parte 1 Medidores de Vazão 1. Tipo turbina 2. Medidores magnéticos 3. Medidores ultra-sônicos 4. Placa de orifício / sensor

Leia mais

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia -

Soldagem por Alta Frequência. Maire Portella Garcia - Soldagem por Alta Frequência Maire Portella Garcia - E-mail: mairegarcia@bol.com.br Freqüência: 450KHZ Profundidade por aquecimento: Somente poucos centésimos de milímetros condutividade térmica provoca

Leia mais

Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Elias da Silva PUC-SP

Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Elias da Silva PUC-SP 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Elias da Silva PUC-SP Equipamento 127 V 220 V Sonda Hall,tangencial, prot. cap 13610.02 13610.02 1 Gaussímetro, digital e 13610.98

Leia mais

Instrumentação. Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior. Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P.

Instrumentação. Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior. Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P. Instrumentação Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P. Colnago Assuntos Aplicações Conceitos Medição de Vazão Experiências

Leia mais

Medidor e Monitor de Vazão Calorimétrico

Medidor e Monitor de Vazão Calorimétrico Medidor e Monitor de Vazão Calorimétrico Para líquidos - Compensação inteligente de temperatura Com ajuste do range de medição - Montagem simples e fácil - Nenhuma parte móvel - Sem desgaste mecânico -

Leia mais

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO RODA D ÁGUA

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO RODA D ÁGUA SÉRIE SPX Características Opção de visor em acrílico permitindo visualização do fluxo. Acoplados diretamente a tubulação do processo. Excelente para baixas vazões. Módulo indicador totalizador a bateria.

Leia mais

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem.

sensibilidade de um instrumento varia em função das condições ambientais. d. Defina instrumento de ordem zero e de primeira ordem. P1 - ELT030 1. Diagramas P&ID: tabelas 2. Em processos industriais onde manipulam-se substâncias inflamáveis, podem ocorrer em determinadas áreas a mistura de fases, vapores ou poeiras inflamáveis como

Leia mais

ENGEMASS CATÁLODO DO PRODUTO MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO

ENGEMASS CATÁLODO DO PRODUTO MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO CATÁLODO DO PRODUTO WWW.ENGEMATIC.COM.BR ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO GERAL MEDIDOR DE VAZÃO

Leia mais

Medidor de vazão Tipo Turbina de inserção

Medidor de vazão Tipo Turbina de inserção Medidor de vazão Tipo Turbina de inserção MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO ÍNDICE. Características Gerais 03. Princípios de Funcionamento 03 3. Características Técnicas 03 4. Operação 05 5. Lista de Material

Leia mais

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana Instrumentos de Vazão Adrielle C. Santana Instrumentação Instrumentação Instrumentação Introdução Vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção

Leia mais

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO

CONTROLADOR ATUADOR PROCESSO SENSO TRANSDUTORES Dispositivos que converte uma forma de energia ou quantidade física, em outra. Os Transdutores podem ainda ser dividido em Sensores, que monitoram um sistema, e atuadores que impõem uma ação

Leia mais

FUNDAÇÃO: JANEIRO DE 1973

FUNDAÇÃO: JANEIRO DE 1973 Sorocaba / S.P. FUNDAÇÃO: JANEIRO DE 1973 MEDIDOR DE VAZÃO ELETRO MAGNÉTICO 560TM PERÍODO DE VENDAS: 1984~1988 TRANSMISSOR DE VAZÃO ANALÓGICO COM ESCRITA DO FATOR DE VAZÃO VIA OCTADECIMAL, ATRAVÉS DE CHAVEAMENTO

Leia mais

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II Módulo V CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE INTRODUÇÃO AOS TRANSFORMADORES UFBA Curso de Engenharia Elétrica Prof. Eugênio Correia Teixeira Campo Magnético Linhas de fluxo

Leia mais

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Magnéticos Os circuitos magnéticos são empregados com o intuito de concentrar o efeito magnético em uma dada região do espaço.

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Partículas Magnéticas

Partículas Magnéticas Partículas Magnéticas O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos, tais como, as ligas de Ferro e de Níquel.

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Medidor de Vazão Eletromagnético Cod: 073AA-045-122M Rev. A Série VMF Novembro / 2008 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

6 VAZÃO. Observação: A vazão também pode ser obtida pelo resultado da multiplicação da área seccional pela média da velocidade do fluido.

6 VAZÃO. Observação: A vazão também pode ser obtida pelo resultado da multiplicação da área seccional pela média da velocidade do fluido. 6 VAZÃO 6.1 INTRODUÇÃO Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados,

Leia mais

MANUAL DE VÁLVULAS REDUTORA DE PRESSÃO FIG 155

MANUAL DE VÁLVULAS REDUTORA DE PRESSÃO FIG 155 A válvula Redutora de Pressão Niagara Figura 155 é uma válvula de grande estabilidade com relação à pressão de saída e, sendo balanceada, é insensível a variação da pressão, é de construção leve, compacta,

Leia mais

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa

hydrostec VÁLVULAS DE REGULAÇÃO MULTIJATO Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa B30.15.0-P VÁLVULAS DE REGULAÇÃO ULTIJATO Regulação da vazão e pressão Atuador Redutor Transmissor de posição Suporte Arcada Corpo Eixo Placa móvel Placa fixa A Válvula Regulação ultijato, foi desenvolvida

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. [D] Primeiramente é necessário encontrar o sentido da força magnética. Para tal, é direto verificar, utilizando a regra da mão esquerda, que o sentido desta força

Leia mais

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA

VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA. Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA VMV10-P TRANSMISSOR MULTIVARIÁVEL PROFIBUS PA Transmissor a 2 Fios com Protocolo de Comunicação Profibus PA 7 Faixas de Pressão: 765 mmh2o a 210 kgf/cm 2 Totalização com Persistência Extração de Raiz Quadrada

Leia mais

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética

Eletromagnetismo. Motor Eletroimã Eletroimã. Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Eletromagnetismo Motor Eletroimã Eletroimã Fechadura eletromagnética Motor elétrico Ressonância Magnética Representação de um vetor perpendicular a um plano 1 Campo Eletromagnético Regra da mão direita:

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: 13 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 35 É característica que determina a um transformador operação com regulação máxima: a) A soma do ângulo de fator de potência interno do transformador com o

Leia mais

Serviço de calibração acreditada de medidores de vazão em laboratório

Serviço de calibração acreditada de medidores de vazão em laboratório Serviços CALIBRAÇÃO ACREDITADA EMBU DAS ARTES - SP CALIBRAÇÃO ACREDITADA DE MEDIDORES DE VAZÃO EM LABORATÓRIO O laboratório acreditado de calibração de medidores de vazão em Embu das Artes SP, possui 6

Leia mais

Características. O medidor multivariável WM-22/23-VTP faz leituras de vazão, temperatura, pressão e densidade, com um unico dispositivo instalado.

Características. O medidor multivariável WM-22/23-VTP faz leituras de vazão, temperatura, pressão e densidade, com um unico dispositivo instalado. Série WM-22 / WM-23 Medidores de Vazão Mássicos Vórtex Características O medidor de vazão WM-22/23-V é uma solução barata de monitoramento de fluxo volumétrico para a maioria dos liquidos. O medidor de

Leia mais

a - coeficiente de temperatura da resistência, W/W(ºC)

a - coeficiente de temperatura da resistência, W/W(ºC) As termoresistências, ou termómetros de resistência, são sensores de alta precisão e excelente repetibilidade de leitura. O seu funcionamento baseia-se na variação da resistência eléctrica de modo proporcional

Leia mais

1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação

1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação Lista de exercícios 9 - Indução e Indutância 1. Na Figura, o fluxo de campo magnético na espira aumenta de acordo com a equação φ B = 6,0t2 + 7,0t, onde φb está em miliwebers e t em segundos. (a) Qual

Leia mais

Inst Ins rumen t t rumen aç t ão aç Eletrô Eletr nic ô a nic (2008.2) Ana Angélica Melo

Inst Ins rumen t t rumen aç t ão aç Eletrô Eletr nic ô a nic (2008.2) Ana Angélica Melo Instrumentação Eletrônica (2008.2) 2) Ana Angélica Melo Tópicos Abordados Introdução Visão Geral Histórico Conceitos Básicos Características Esquemas Aplicações Evolução LVDTs comerciais RVDT Conclusões

Leia mais

Aula Medição de Nível

Aula Medição de Nível Aula Medição de Nível INS23403 Instrumentação Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo 3 2017/1 Nível é a altura do conteúdo, que pode ser líquido ou sólido. Trata-se

Leia mais

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física Divisão Sonelastic

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física Divisão Sonelastic Soluções Sonelastic Catálogo Geral ATCP Engenharia Física Divisão Sonelastic Versão 1.2 10 / 2016 ÍNDICE Suportes Suporte ajustável para barras e cilindros modelo SA-BC... 03 Suporte para amostras de pequeno

Leia mais

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física

Soluções Sonelastic. Catálogo Geral. ATCP Engenharia Física Soluções Sonelastic Catálogo Geral ATCP Engenharia Física Versão 1.1 Dezembro / 2014 ÍNDICE Suportes Suporte ajustável para barras e cilindros modelo SA-BC... 03 Suporte para amostras de pequeno porte

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 8 2 TELEMETRIA É a técnica de transportar medições obtidas num processo à distância

Leia mais

Disponível em dez diâmetros diferentes, nas vazões entre 0,35m³/h

Disponível em dez diâmetros diferentes, nas vazões entre 0,35m³/h H4000 Woltmann Medidores para Água fria O H4000 é um medidor do tipo Woltmann designado para aplicação de medição de água potável em instalações comerciais e industriais, além de permitir o monitoramento

Leia mais

TRANSFORMADORES. Fonte: itu.olx.com.br

TRANSFORMADORES. Fonte: itu.olx.com.br Fonte: itu.olx.com.br OBJETIVO Ao final deste capitulo o aluno estará apto a entender, aplicar e realizar cálculos referentes Transformadores. Transformador é uma máquina elétrica estática, sem partes

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 20 2 Na grande maioria das aplicações dos termopares de medição de temperatura,

Leia mais

Transdutores para Alta Tensão / Shunt

Transdutores para Alta Tensão / Shunt ProLine Tecnologia de Interface Transdutores para Alta Tensão / Shunt Medição confiável de correntes CC até na faixa de ka com alto nível de precisão A Tarefa As correntes a serem medidas são associadas

Leia mais

Equipamentos e Técnicas de Pré, Pós-Aquecimento e Tratamento Térmico

Equipamentos e Técnicas de Pré, Pós-Aquecimento e Tratamento Térmico Equipamentos e Técnicas de Pré, Pós-Aquecimento e Tratamento Térmico Neste texto são apresentadas as técnicas e equipamentos utilizados nos processos de pré e pós-aquecimento e no tratamento térmico. São

Leia mais

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores

O que é um indutor? Constituição. Tipos de indutores O que é um indutor? A indução eletromagnética é um fenômeno causado por um campo magnético e gera corrente elétrica. Uma área delimitada por um determinado condutor sofre variação no de fluxo de indução

Leia mais

C-Flow Coriolis Medidor de Vazão Coriolis de Massa

C-Flow Coriolis Medidor de Vazão Coriolis de Massa l Novos tamanhos de até 60,000 kg/hr C-Flow Coriolis Medidor de Vazão Coriolis de Massa CONTECH MEDIDORES DE VAZÃO Aplicação e Recursos Para fluídos (ex. Componentes PU, pinturas) e gases de alta densidade

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Medidor de Vazão Eletromagnético Cod: 073AA-045-122M Rev. B Série VMF Janeiro / 2010 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN Aspectos teóricos de funcionamento de um medidor de vazão eletromagnético. BATTISTON, Rafael. 1 COSTA, Thiago Fernandes da 2 JUNIOR, Osni Silva. 3 JACOMINI, Sandro. 4 OWISIANY, Gustavo Bastiani. 5 RESUMO

Leia mais

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG

PROCESSO DE SOLDAGEM TIG PROCESSO DE SOLDAGEM TIG ÍNDICE - Definição do processo - Características - Equipamentos - Fontes - Tocha de soldagem - Eletrodo de tungstênio - Afiação eletrodo - Dispositivo para abertura do arco - Cabos

Leia mais

Medidor de Vazão Eletromagnético 600 TM por Inserção

Medidor de Vazão Eletromagnético 600 TM por Inserção Medidor de Vazão Eletromagnético 600 TM por Inserção Medidor de Vazão Eletromagnético 600 TM por Inserção Dados Gerais: Princípio de Medição: Eletromagnético Fabricante: ENGINSTREL ENGEMATIC Modelo: 600TM

Leia mais

BAMOFLU 100. Medidor de caudal de turbina

BAMOFLU 100. Medidor de caudal de turbina Medidor de caudal de inserção De DN 15 a DN 600 Gama de medida de 0,8 a 10 m/s Sinal de saída: impulsos Fabrico PVC - PPH - PVDF - Inox 316 APLICAÇÕES BAMOFLU é especialmente concebido para líquidos neutros

Leia mais

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Campus Presidente Epitácio REDES DE COMPUTADORES I (RC1A2) MEIOS DE TRASMISSÃO Aluna: Pamela Nascimento da Silva 2º Semestre ADS Presidente Epitácio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 11 2 MEDIDORES DE NÍVEL 3 INTRODUÇÃO Nível é a altura do conteúdo de um reservatório

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Leis da Indução Exercícios Sugeridos A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A23.1 Uma espira plana com 8,00 cm 2 de área consistindo de uma única volta de fio é perpendicular

Leia mais

Vazão. Conceito de Vazão

Vazão. Conceito de Vazão Vazão Conceito de Vazão Quando se toma um ponto de referência, a vazão é a quantidade do produto ou da utilidade, expressa em massa ou em volume, que passa por ele, na unidade de tempo. A unidade de vazão

Leia mais

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica.

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica. 1-1 2. INSTRUMENTOS DE PRESSÃO 2.1. UNIDADES DE PRESSÃO atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr * mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33 29,92 101325

Leia mais

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame)

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame) º Teste: Problemas 3, 4 e 5. Exame: Problemas,, 3, 4 e 5. Duração do teste: :3h; Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas

Leia mais

CONECTORES ELÉTRICOS TAMANHOS 22 E 30

CONECTORES ELÉTRICOS TAMANHOS 22 E 30 Série CONECTORES ELÉTRICOS TAMANHOS E INFORMAÇÃO GERAL Os dois tipo de conectores plug-in (tamanhos ou ) são utilizados nas bobinas encapsuladas das válvulas solenóide : Conector Válvula Solenóide Bobina

Leia mais

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama

Medição dimensional e de movimento. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira Faculdade Gama Sensor por efeito piezo-elétrico: Funciona a partir do efeito piezo-elétrico; Fenômeno físico reversível; Fornece tensão com a deformação do elemento

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Exercício 88

Exercício 88 Page 1 of 63 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais