Desenvolvimento Responsivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolvimento Responsivo"

Transcrição

1 Desenvolvimento Responsivo

2 Design Responsivo x Adaptativo Ponto inicial: Crescimento da variedade de dispositivos e versões que suprem as variações de tamanho e resoluções de tela disponíveis. Objetivo de ambos: Fornecer ao usuário a melhor experiência de navegação.

3 Design Responsivo Ideia central: Criação de um layout que se modifique de acordo com o dispositivo do usuário. Características: Medidas relativas e grids fluidos; Layout se modifica automaticamente de acordo com o dispositivo, utilizando unidades de medidas relativas como porcentagem e EM; Permite ocultar elementos desnecessários nos dispositivos menores; Imagens flexíveis.

4 Design Responsivo Vantagens Usuário sempre terá um design otimizado, independente da plataforma; Reaproveitamento do layout facilita manutenção e diminui o tamanho dos arquivos. Desvantagens Maior curva de aprendizagem para o desenvolvedor iniciante; Maior tempo de produção; Dificuldade de implantação em um produto existente (é necessário reescrever o código HTML/CSS).

5 Design Adaptativo Ideia central: Emular o aspecto visual e a navegação do design responsivo, sem abandonar as medidas fixas. Características: Medidas fixas; Layout se adapta para três ou quatro larguras de tela, e não pixel a pixel; Esqueleto do layout é o mesmo, HTML/CSS são desenvolvidos tradicionalmente, declarando na folha de estilo primeiramente os estilos para desktop e só depois são descritas as adaptações de dispositivos móves utilizando Media Queries; Imagens estáticas.

6 Design Adaptativo Vantagens Tempo de produção menor; Pode realizar um upgrade em um layout já existente. Maior controle de mudanças de design. Desvantagens Não está preparado para acomodar todos os dispositivos do mercado; CSS não é tão bem aproveitado; Provável quebra do layout (breakpoints) em alguns tipos de resoluções.

7 Quando e Onde Contexto: O site adota funções diferentes dependendo do contexto e da relevância do conteúdo. Responsivo Garantir a melhor visualização em uma gama maior de aparelhos Adaptativo Aprimorar um site que já existe em um curto espaço de tempo

8 Quando e Onde Contexto: Site de Cinema Acesso em casa Ler a resenha do filme, trailer e detalhes Acesso no carro Informações sobre o horário da sessão Entender o contexto é um trabalho que deve ser feito a quatro mãos, pelo desenvolvedor e pelo designer;

9 O que é EM mesmo? EM: Medida tipográfica. Nas fontes de prensas de metal 1 EM correspondia a largura de corpo quadrado da letra M maiúscula. Características: Unidade de medida relativa, varia proporcionalmente de acordo com o contexto; Útil em CSS, define as margens e espaçamentos em um tamanho proporcional; Conforme o tamanho da letra aumenta o mesmo acontece com os elementos afiliados ao texto; 1 EM equivale a 16 pixels, ou seja, a medida que o navegador considera como padrão para textos.

10 Definir EM Ao definir este valor como padrão para todo o documento 1em passa a ser equivalente a 10px, o que torna bem mais fácil calcular os valores a partir de uma base decimal. 16 pixels = 100%, 10 pixels = 62.5%. (16 x = 10) 10 pixels = 1em É só pegar o seu valor em pixels, andar uma casa para a esquerda e colocar um ponto. Um texto de 14px, por exemplo, seria equivalente a 1.4em.

11 Como lidar com o texto Ex.: Fonte 16px, entrelinha 24px e 40px de margem.

12 Como lidar com o texto Converter para medidas relativas: Ao definir o font-size para 62.5% a medida do texto é o mais fácil: 1.6em. Importante: Se o contexto muda, o objeto alvo também muda.

13 Como lidar com o texto Para o font-size 1.6em o espaçamento entre as linhas deve ser calculado com base neste número. Fórmula: objeto contexto = resultado = 1.5em Ex.: Fonte 16px, entrelinha 24px

14 Grid: Do fixo ao relativo

15 Grid: Do fixo ao relativo

16 Grid: Do fixo ao relativo objeto contexto = resultado sidebar wrap = resultado Largura da sidebar = Não arredonde o resultado, coloque o ponto duas casas para a direita e acrescente o sinal de porcentagem. Ou seja: 31.25%.

17 Grid: Do fixo ao relativo

18 Grid: Do fixo ao relativo Descobrir o tamanho relativo da div.principal: objeto contexto = resultado principal wrap = resultado Largura da principal = Andando duas casas pro lado chegamos em 68.75% - largura da div.principal.

19 Grid: Do fixo ao relativo

20 Margins e Paddings Como o parágrafo está na medida EM, o padding seguirá EM. objeto contexto = resultado = 2.5em Ex.: 40px de margem

21 O que são Media Queries? Explicação rápida: Expressões de CSS utilizadas para mudar o layout em diferentes aparelhos sem mudar o conteúdo. Explicação longa: No CSS2 existia uma função chamada Media Type, ela servia para reconhecer um determinado tipo de dispositivo.

22 Media Queries Ao todo eram 10 diferentes Media Types: all todos os dispositivos aural sintetizadores de voz braille leitores de Braille embossed impressoras de Braille handheld dispositivos de mão. Por exemplo: celulares com telas pequenas. print impressoras convencionais projection apresentações de slides screen monitores coloridas tty teleimpressores e terminais tv televisores

23 Media Queries Na prática: Determinava estilos específicos para a impressão, por exemplo em papel. Aplicação: Acrescentar um link para uma outra folha de estilos no cabeçalho do seu documento: Ou utilizar um CSS unificado com a

24 Media Queries Funcionou por um tempo, porém não acompanhou a evolução dos dispositivos. CSS3: Media Querie (Consulta de Mídia), expressão lógica que verifica o tipo do dispositivo e a capacidade dele; Complexidade maior com as Media Queries; Media Querie pergunta para o navegador (resposta é sempre verdadeira ou falsa). Vantagem: Controle maior sobre o layout; as consultas verificam itens como a altura e a largura do navegador, orientação, resolução, etc.

25 Parâmetros do Media Queries Os recursos de media: Semelhantes as propriedades de CSS; Cada uma tem um nome e aceita certos valores. Width: Largura da janela do navegador incluindo a barra de rolagem. Valor: medidas de comprimento. Aceita prefixo min/max: Sim. Device-width: Largura da mídia. No caso de uma mídia digital é o tamanho da tela. No caso de impressão é o tamanho da folha. Valor: medidas de comprimento. Aceita prefixo min/max: Sim.

26 Parâmetros do Media Queries Device-aspect-ratio: Proporção da tela do dispositivo. Aceita prefixo min/max: Não.

27 Parâmetros do Media Queries Operadores: Not (não), And (e) e Only (apenas): Controle mais preciso. Utilizar o sinal de virgula equivale a um ou. Outros parâmetros: Height Orientation Aspect-ratio Color Color-index Resolution Scan Grid (tipo de dispositivo, não tem relação com o grid do design) Monochrome

28 Resolução de Tela Para desenvolver um CSS para um dispositivo específico é necessário conhecer a resolução de uma tela (altura e largura em pixels); Para uma gama maior de aparelhos é preciso generalizar para determinar quais são os pontos do layout que deverá se transformar. Larguras: 320 pixels - Smartphones no modo retrato. 480 pixels - Smartphones no modo paisagem. 600 pixels - Tablets pequenos. Ex: Amazon Kindle ( ) 768 pixels - Tablets maiores em modo retrato. Ex: ipad ( ) 1024 pixels - Tablets maiores em modo paisagem, monitores antigos pixels - Monitores wide.

29 Resolução de Tela Ex.: iphone em modo retrato possui 320px de largura. No CSS para o smartphone da Apple basta utilizar o seguinte Media Querie: É como perguntar para o navegador: Hey, o seu dispositivo é uma tela e a largura máxima é 320 pixels?. Se a resposta for sim o navegador aplica os estilos. Para mais informações sobre Media Queries leia a documentação da W3C sobre o assunto.

30 Viewport Função: Informa para todos os dispositivos que a escala inicial do layout é equivalente ao tamanho do dispositivo. Utilização: Se não utilizado alguns aparelhos móveis vão redimensionar o layout por conta própria e o design responsivo só vai funcionar no desktop; Declarar o Viewport para o site é fundamental para o = max-width: 400px = largura do Viewport

31 Viewport O padrão: Navegadores: Padrão é sempre a largura da sua janela; Dispositivos móveis: Na maioria 980px é o padrão. Isso pode ser alterado através da meta-tag Viewport ou do parâmetro de

32 Viewport Declarar Viewport: Entre as tags <head> do código: Ao declarar que a largura do Viewport será a largura do dispositivo (width=devicewidth), estamos dizendo que a porção visível do site equivale ao tamanho do seu aparelho. Determinar um valor exato: Substituir o device-width pelo tamanho desejado.

33 Unidades de medida Viewport A unidade de medida: vw se refere a largura do Viewport; vh se refere a altura do Viewport. O que são: Medidas relativas de Viewport para tipografia. São unidades para fontes, indicando que elas ocuparão uma porcentagem do Viewport. 1vw = 1% da largura do Viewport 1vh = 1% da altura do Viewport.

34 Unidades de medida Viewport Parâmetro novo, e é suportado por: IE10+ Firefox 19+ Safari 6+ Dos navegadors mobile, Safari 6 ou superior. Chrome 20+ Isso é interessante quando se está trabalhando com um texto que não é possível alterar a quantidade de palavras por linha em seu conteúdo.

35 parâmetro CSS proposto pela W3C para substituir a meta-tag Viewport. Quem aceita: IE10+, Opera e versões mais atuais do Chrome. Ao colocar isso no começo do CSS, estamos dizendo exatamente a mesma coisa que a meta-tag <meta name= Viewport content= width=device-width, initial-scale=1 >. A diferença é que agora, ao invés de chamar initial-scale, estamos dizendo apenas zoom.

36 @viewport É possível também utilizar dentro Assim, você pode conseguir uma padronização maior do seu CSS. É especialmente útil se você está fazendo o design adaptivo, não o responsivo. Telas com a largura maior que 640px e menor que 1024px o Viewport será sempre de 700px. Pode ser útil caso seja necessária uma padronização bem grande de layout. Uso interessante no design adaptivo ou em código de terceiros, para torná-lo responsivo.

37 OK. Mas isso funciona em TODOS os navegadores? Navegadores que trabalham bem com Media Queries: Firefox 3.5+ Opera 9.5+ Safari 3+ Google Chrome 4+ Internet Explorer 9+ 70% de todos os navegadores no mercado aceitam Media Queries. Porém...

38 creditos: John Martz Nem todos podem participar da brincadeira...

39 Para participar da brincadeira Existem algumas maneiras de fazer os outros 30% participarem da brincadeira: Modernizr: Biblioteca de JavaScript, detecta quais recursos de HTML5 e CSS3 o navegador suporta, determina que uma folha de estilos seja carregada apenas se aquele navegador aceitar Media Queries. Respond.js: Adiciona suporte a min/max-width para o IE6-8 e outros navegadores antigos. Para utilizar o respond.js você precisa colocar o comentário condicional /*/ mediaquery*/ ao final de todas as media queries que você utilizar no seu CSS. Por exemplo:

40 Para participar da brincadeira CSS3-mediaqueries-js: Outra solução baseada em javascript. O css3-mediaqueries-js é mais pesado do que o respond, mas aceita mais funções e promete fazer IE 5+, Firefox 1+ e o Safari 2 aceitarem todas os features do Media Queries.

41 Na hora dos Testes GoMo: Ferramenta do Google visualiza screenshots do seu site em um smartphone e obtém um relatório personalizado com dicas para melhorar a Mobile User Experience. Screenfly: Preview do seu site em desktops de 10 a 24 polegadas, diversos modelos de tablets, smartphones e até televisores. Recurso de girar a tela para ver seu site em outra orientação. Complementos do navegador: Ferramenta como Web Developer Tools para Google Chrome ou Firefox - ou outro para redimensionar a janela automaticamente em diferentes resoluções; Emulação no Chrome: Além do tamanho da tela, ele muda a renderização.

42 Na hora dos Testes Importante: Nenhuma destas ferramentas emuladoras são 100% precisas. Nada substitui o teste no próprio dispositivo.

43 Obrigado!

44 Referências Design Responsivo x Adaptativo Documentação W3C Media Queries John Martz - Ilustrador Modernizr Respond.js css3-mediaqueries-js

45 Referências GoMo Screenfly Calculadora px to em Artigos completos

Iniciando Layouts. No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica:

Iniciando Layouts. No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica: Aula 09 Iniciando Layouts No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica: header: é onde definimos o cabeçalho. nav: é onde definimos o menu ou a navegação do nosso site.

Leia mais

Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5

Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Sumário Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Capítulo 1: Introdução a HTML5 7 Criando com tags: um panorama 8 Incorporando os novos elementos de HTML5 9 Usando tags válidas de HTML4 11 Esquecendo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN RESPONSIVO

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN RESPONSIVO A IMPORTÂNCIA DO DESIGN RESPONSIVO LIMA, Lucas Miguel de Graduando em Sistemas de Informação, UNIPAR, lucas_miguel10@hotmail.com LIMA, Leandro Clementino de Professor Orientador, UNIPAR / CTESOP, e-mail:

Leia mais

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos

Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Ângelo Lovatto Éderson Ferreira Taiane Ramos Como a web chegou ao mobile Início da década de 90 Preparada para mobile? Curiosamente, os primeiros websites, aqueles baseados em texto e otimizados para as

Leia mais

DESIGN RESPONSIVO TÉCNICAS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO. Profº Ritielle Souza

DESIGN RESPONSIVO TÉCNICAS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO. Profº Ritielle Souza DESIGN RESPONSIVO TÉCNICAS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO Profº Ritielle Souza Web design responsivo Mas, o que é Web Design Responsivo? O Wiki diz o seguinte (tradução livre): Web Design Responsivo (RWD), essencialmente

Leia mais

CSS Cascading Style Sheets

CSS Cascading Style Sheets CSS Cascading Style Sheets Linguagem de Folhas de Estilo Introdução Faz parte da versão 4 do html Utilizado para padronizar os componentes html Pode ser utilizado de três formas: Inline quando é utilizada

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO ANÚNCIO. Banner padrão. Servido por terceiros. Criativo. Animação. Marcador de anúncio da DAA* Disponibilidade.

ESPECIFICAÇÕES DO ANÚNCIO. Banner padrão. Servido por terceiros. Criativo. Animação. Marcador de anúncio da DAA* Disponibilidade. Banner padrão Um banner de anúncio padrão é uma unidade de anúncio que pode ser uma imagem estática ou animada. A unidade de anúncio pode ter um link para diversas ações, incluindo um site móvel, loja

Leia mais

Fundamentos de Bootstrap 3 O que é Bootstrap. Preparando o ambiente

Fundamentos de Bootstrap 3 O que é Bootstrap. Preparando o ambiente Fundamentos de Bootstrap 3 O que é Bootstrap É um framework front-end para desenvolvimento web; É baseado em CSS; Possui recursos de responsividade (para diversos dispositivos); Possui diversos componentes

Leia mais

Siga a regra de ouro

Siga a regra de ouro Siga a regra de ouro Aula 05 IV - Siga a regra de ouro O design e layout de seu site são a lente através da qual seus usuários exibem e experimentam seu conteúdo Layout confuso Experiência ruim. Design

Leia mais

Maurício Samy Silva. Novatec

Maurício Samy Silva. Novatec Maurício Samy Silva Novatec Copyright 2014 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

Anuncie sua marca no jornal digital que conquistou Mato Grosso do Sul.

Anuncie sua marca no jornal digital que conquistou Mato Grosso do Sul. Anuncie sua marca no jornal digital que conquistou Mato Grosso do Sul. A P R E S E N T A Ç Ã O 2 0 1 7 Criado para a Internet: todas as mídias, todos os formatos, todos os dispositivos. Layout e Design

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE I Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o CSS como substituto dos parâmetros visuais do HTML Capacitar para a construção de documentos

Leia mais

Responsive Web Design

Responsive Web Design Professor: http://jemaf.github.com DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB - INFORMATICA - COLTEC/UFMG 2014 Introdução Atualmente, a web é acessada de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Acesso a web: Anos

Leia mais

Posicionamento, dimensões e outros elementos de HTML5 e CSS3

Posicionamento, dimensões e outros elementos de HTML5 e CSS3 R o q u e F e r n a n d o G l a u c i o D a n i e l Te c h n o E d i t i o n E d i t o r a L t d a Posicionamento, dimensões e outros elementos de HTML5 e CSS3 Posicionamento, dimensões e outros elementos

Leia mais

AULA 11 DESENVOLVIMENTO DE GAMES UTILIZANDO O HTML5

AULA 11 DESENVOLVIMENTO DE GAMES UTILIZANDO O HTML5 AULA 11 DESENVOLVIMENTO DE GAMES UTILIZANDO O HTML5 HTML5 E JAVASCRIPT O HTML5 é a mais recente versão do padrão HTML; fornece-nos muitos recursos para uma maior interatividade e suporte de mídia. Esses

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Agenda. Vantagens e desvantagens. Tipos de arquivos. Dicas

Agenda. Vantagens e desvantagens. Tipos de arquivos. Dicas Agenda Vantagens e desvantagens Tipos de arquivos Dicas 3 Vantagens e desvantagens Vantagens Flexibilidade de desenvolvimento por seu uma linguagem aberta e gratuita Ferramentas de baixo custo para produção

Leia mais

Desenvolver um tema para Moodle 2.7. Michael Meneses

Desenvolver um tema para Moodle 2.7. Michael Meneses Desenvolver um tema para Moodle 2.7 Michael Meneses Sobre mim Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Colaborador 10 meses Michael Meneses Brasília/DF Desenvolvedor Moodle Ambiente Moodle Ambiente

Leia mais

Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo

Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo A implementação de um criativo HTML5 possibilita o desenvolvimento de criativos com códigos compatíveis pela maioria dos browsers modernos e por devices mobile,

Leia mais

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6188 - DreamweaverCC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas 1.1. Novidades do Dreamweaver CC... 23 1.1.1. Aplicativo Creative Cloud... 24 1.2. Área de Trabalho...

Leia mais

Exercícios Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho

Exercícios Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho Exercícios Práticos HTML5 + CSS3 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Maio de 2018 1 Exemplos e Exercícios Práticos HTML5 e CSS3 1) Primeiro exemplo: 2) Seletor ID: 3) Seletor de Classe: 2 4) Também é possível

Leia mais

Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo

Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo Guia para produção de peças HTML5 Infoglobo A implementação de um criativo HTML5 possibilita o desenvolvimento de criativos com códigos compatíveis pela maioria dos browsers modernos e por devices mobile,

Leia mais

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - DreamWeaver CC - cód. 6188 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Noções Básicas Aula 2 1 - Noções Básicas Aula 3 Capítulo 2 - Site do DreamWeaver Aula 4 2 - Site do DreamWeaver 1.1. Novidades

Leia mais

Ao projeto inciado na aula anterior, faça as seguintes alterações:

Ao projeto inciado na aula anterior, faça as seguintes alterações: Atividade 4 Ao projeto inciado na aula anterior, faça as seguintes alterações: 1. Insira uma cor de fundo na página. 2. Google fonts Se nos basearmos apenas nas fontes que o usuário terá instaladas em

Leia mais

S U J E I T O P R O G R A M A D O R

S U J E I T O P R O G R A M A D O R S U J E I T O P R O G R A M A D O R HTML5 Aprenda criar sites com HTML5 Introdução ao HTML5 Estamos na era do layout responsivo, onde sites precisam adaptar os seus layouts para funcionarem em quaisquer

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. Melhores práticas na utilização de media queries para sites responsivos Andre Sandes Farias andre.sandes@gmail.com Resumo: Esse artigo tem como objetivo mostrar dentro do ambiente de desenvolvimento de

Leia mais

Revisando os conteúdos. Introdução ao CSS

Revisando os conteúdos. Introdução ao CSS Aula 04 Revisando os conteúdos Tag : fornece informações sobre o documento, palavras-chaves, autor da página, última atualização, etc. Essas informações não são mostradas na página, apenas processadas

Leia mais

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! O que é HTML 5? Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/navegador/2254-o-que-e-html-5-.htm#ixzz2xyr1tlam

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Exemplos Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho

Exemplos Práticos HTML5 + CSS3. Profa. Flávia Pereira de Carvalho Exemplos Práticos HTML5 + CSS3 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Agosto de 2018 2 1 Exemplos Práticos HTML5 e CSS3 1) Primeiro exemplo: 2) Seletor ID: 3) Seletor de Classe: Profa. Flávia Pereira de Carvalho

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

Web Design: Responsivo e Adaptativo. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer

Web Design: Responsivo e Adaptativo. Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer Web Design: Responsivo e Adaptativo Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer 1 # Construindo Layouts Tableless Layouts tableless são layouts ou páginas web construídas e estruturadas sem o uso das antigas

Leia mais

A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável.

A diferença entre um site que implementa CSS e outro que não o usa é gigantesca e notável. Aula 02 - Introdução ao css ( folhas de estilo ) CSS é a sigla para o termo em inglês Cascading Style Sheets que, traduzido para o português, significa Folha de Estilo em Cascatas. O CSS é fácil de aprender

Leia mais

Aplicativos móveis com HTML5

Aplicativos móveis com HTML5 Aplicativos móveis com HTML5 Preparando o ambiente de desenvolvimento O código HTML pode ser escrito em qualquer editor de texto comum. Você pode utilizar o editor padrão do seu sistema operacional (Bloco

Leia mais

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis

Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Introdução à Programação para Dispositivos Móveis Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Plataformas

Leia mais

Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5. Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho

Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5. Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho Redes de Computadores I Seminário Novas Tecnologias em Redes HTML5 Jessica da Silva Hahn Letícia Aparecida Coelho Internet HTTP Dois métodos de requisição HTTP são os mais utilizados: GET e POST Outros

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA FUNDAMENTOS DO CSS PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o CSS como ferramenta de layout de página Capacitar para o posicionamento de elementos com

Leia mais

O que é o HTML5? Tags Canvas

O que é o HTML5? Tags Canvas O que é o HTML5? O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais

Leia mais

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4149 - Dreamweaver CS5 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do Dreamweaver CS5...23 1.2. Área de Trabalho...23 1.2.1. Tela de Boas-vindas...24 1.2.2.

Leia mais

CSS Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata)

CSS Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata) CSS Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior 1 Parte I CSS Basic 2 CSS Determina como elementos

Leia mais

Gráficos Comerciais na WEB com Chart.js

Gráficos Comerciais na WEB com Chart.js Gráficos Comerciais na WEB com Chart.js Compilação feita com base nas referências por: José Augusto Cintra Professor da Faculdade Sumaré SP Analista de TI da Empresa PRODAM SP josecintra@josecintra.com

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

Casa do Código Livros para o programador Rua Vergueiro, º andar Vila Mariana São Paulo SP Brasil

Casa do Código Livros para o programador Rua Vergueiro, º andar Vila Mariana São Paulo SP Brasil Casa do Código Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº9.610, de 10/02/1998. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, nem transmitida, sem autorização prévia por escrito da editora,

Leia mais

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Dreamweaver CS5 - cód.4149 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução Aula 3 Capítulo 2 - Site do Dreamweaver 1.1. Novidades do Dreamweaver

Leia mais

Design Responsive HTML

Design Responsive HTML Design Responsive HTML Prof. Me. Denise Neves profa.denise@hotmail.com.br IHC - 2017 Conteúdo da Aula Primeira Parte 1- Design Responsivo 2- Mobile First 3- Web Design Adaptativo 4- Semântica HTML5 Design

Leia mais

Guia para Criativos em HTML5 ABRIL

Guia para Criativos em HTML5 ABRIL Guia para Criativos em HTML5 ABRIL Versão 1.3 Criativos em HTML5 referem-se a anúncios que são construídos utilizando tecnologias web nativas, como HTML, CSS e Javascript. HTML5 é a quinta revisão do padrão

Leia mais

Desenvolvimento Web. Professor: Bruno E. G. Gomes

Desenvolvimento Web. Professor: Bruno E. G. Gomes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Curso Técnico Integrado em Informática Campus Currais Novos Desenvolvimento Web CSS Conceitos básicos parte I Professor: Bruno E. G. Gomes 2013 Introdução

Leia mais

Guia para Criativos em HTML5 ABRIL

Guia para Criativos em HTML5 ABRIL Guia para Criativos em HTML5 ABRIL Versão 1.4 Criativos em HTML5 referem-se a anúncios que são construídos utilizando tecnologias web nativas, como HTML, CSS e Javascript. HTML5 é a quinta revisão do padrão

Leia mais

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia Panorama Estatística final* Quantitativo geral de alunos ingressantes e concludentes nos cursos ofertados pela UNASUS/UFMA 40; 1% 227;

Leia mais

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5

LiveGeek.Me DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES EM HTML5 APRESENTAÇÃO www.soualuno.livegeek.me andresimonelli@livegeek.me Inscreva-se no curso: livegeek.me/cursos.html - História da internet; - Linha do tempo da linguagem

Leia mais

Sensory Rotator Última Atualização 22 de Agosto, 2014

Sensory Rotator Última Atualização 22 de Agosto, 2014 Sensory Rotator Última Atualização 22 de Agosto, 2014 Política de Veiculação de Anúncios Toda criação deve cumprir com os requisitos da MSA Creative Acceptance Policy Especificações de Anúncios Âncora

Leia mais

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA.

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA. TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA www.psicologiapositivaead.com.br Apresentação Este material é destinado aos participantes do curso de certificação em Psicologia Positiva. Mostra como

Leia mais

F E B A C. Exercício de Fixação 3. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução: 80/07

F E B A C. Exercício de Fixação 3. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução: 80/07 F E B A C FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução: 80/07 Curso: Sistemas para Internet Período: 2 o Disciplina: Fundamentos

Leia mais

Webdesign HTML. Introdução a HTML e as principais tags da linguagem. Thiago Miranda dos Santos Souza

Webdesign HTML. Introdução a HTML e as principais tags da linguagem. Thiago Miranda dos Santos Souza Webdesign HTML Introdução a HTML e as principais tags da linguagem Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Objetivos Apresentar a HTML

Leia mais

Acessibilidade de materiais digitais

Acessibilidade de materiais digitais Acessibilidade Acessibilidade de materiais digitais Relaciona-se: com a tecnologia que se faz necessária para que a informação possa ser facilmente acessada pelo usuário; a qualquer tipo de barreira que

Leia mais

CSS Organizado e simples. Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte -

CSS Organizado e simples. Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte - CSS Organizado e simples Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte - nicolaslazartekaqui@gmail.com CSS O nascimento Surge o HTML para troca de informações científicas; O HTML difunde-se entre grupos de não cientistas;

Leia mais

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Acessibilidade

ConstruMED Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico. Acessibilidade Metodologia para a Construção de Materiais Educacionais Digitais Baseados no Design Pedagógico Acessibilidade Acessibilidade de materiais digitais Relaciona-se: - Com a tecnologia que se faz necessária

Leia mais

HTML, CSS e JavaScript

HTML, CSS e JavaScript HTML, CSS e JavaScript Contato: Site: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/lara/ 1 Arquivo externo Dentro da tag head: 2 Qual a dirença

Leia mais

Web Design Responsivo

Web Design Responsivo Web Design Responsivo O Design Responsivo ajusta-se automaticamente baseado no tamanho da tela do dispositivo de mídia que está sendo utilizado. Nós estudaremos como utilizar a propriedade @media_property

Leia mais

11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 04 de agosto de 2017 Campinas, São Paulo ISBN

11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC a 04 de agosto de 2017 Campinas, São Paulo ISBN 11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2017 02 a 04 de agosto de 2017 Campinas, São Paulo ISBN 978-85-7029-141-7 DESIGN RESPONSIVO APLICADO AO WEBSITE AGRITEMPO Heitor Mello Martins

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CSS. HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados.

INTRODUÇÃO AO CSS. HTML é usado para estruturar conteúdos. CSS é usado para formatar conteúdos estruturados. INTRODUÇÃO AO CSS O que é CSS? Talvez você já tenha ouvido falar em CSS, mas não saiba o que significa exatamente. Nesta lição você saberá o que é e para que serve CSS. CSS é a abreviatura para Cascading

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

POLÍTICA DE COOKIES. Copyright Intertradec. Todos os direitos reservados. Para mais infos. acesse:

POLÍTICA DE COOKIES. Copyright Intertradec. Todos os direitos reservados. Para mais infos. acesse: POLÍTICA DE COOKIES A INTERTRADEC.COM.BR (exchange) vem através desta declaração afirmar o uso de cookies, pixel tags, web beacons, IDs de dispositivos móveis e arquivos ou tecnologias semelhantes para

Leia mais

Unidade 4: Introdução à Tecnologia CSS Prof. Daniel Caetano

Unidade 4: Introdução à Tecnologia CSS Prof. Daniel Caetano Programação para Internet Rica 1 Unidade 4: Introdução à Tecnologia CSS Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar conceitos de introduzir o uso de Folhas de Estilo em Cascata. Bibliografia: W3, 2009; CASCADE,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB. Unidade 3 Linguagem de Marcação e Estilo. Luiz Leão

TECNOLOGIAS WEB. Unidade 3 Linguagem de Marcação e Estilo. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://luizleao.com Conteúdo da Unidade Cascading Style Sheet (CSS) Linguagem CSS Introdução É uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos

Leia mais

#Fundamentos de uma página web

#Fundamentos de uma página web INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE PROGRAMAÇÃO WEB #Fundamentos de uma página web Eliezio Soares elieziosoares@ifrn.edu.br Aula de

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Parcerias Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EXERCÍCIO DE REVISÃO

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EXERCÍCIO DE REVISÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EXERCÍCIO DE REVISÃO Questões de concurso 1. Na interface Web, ele é um arquivo independente do arquivo HTML no qual são declaradas propriedades e valores de estilização para os

Leia mais

Guia do f12 F12. Developer Tools. Leonardo Tegon

Guia do f12 F12. Developer Tools. Leonardo Tegon Guia do f12 F12 Developer Tools Leonardo Tegon Desenvolver Visualizar e editar o HTML, CSS e JavaScript Gerenciar os dados locais (Cookies, Local Storage) Simular dispositivos mobile Debugar Smartphone

Leia mais

CSS [10] Desenvolvimento e Design de. Websites. Prof.: Ari Oliveira

CSS [10] Desenvolvimento e Design de. Websites. Prof.: Ari Oliveira Desenvolvimento e Design de Websites Prof.: Ari Oliveira Folhas de Estilo em Cascata CSS Localização dos estilos Seletores 2 Faça uma página de trabalhe conosco. Esta página deverá conter um formulário

Leia mais

Aula 6: Frames. Pré-requisitos: Os temas das aulas 2 e 5, e a forma como se define cores apresentada na aula 4, serão muito importantes para frames.

Aula 6: Frames. Pré-requisitos: Os temas das aulas 2 e 5, e a forma como se define cores apresentada na aula 4, serão muito importantes para frames. Aula 6: Frames Você certamente já visitou páginas organizadas em áreas diferenciadas que podiam ser usadas, redimensionadas movidas para cima ou para baixo independentemente. Pois essa possibilidade de

Leia mais

Conceitos de HTML 5 Aula 1

Conceitos de HTML 5 Aula 1 Prof. João Augusto da Silva Bueno (joao.augusto@ifsc.edu.br) Conceitos de HTML 5 Aula 1 World Wide Web É um serviço da Internet que reúne vários documentos de todas as partes do mundo e esses documentos

Leia mais

Qual a razão do termo cascata na terminologia CSS? A forma como as regras de estilo são aplicadas obedece a 3 princípios básicos: herança,

Qual a razão do termo cascata na terminologia CSS? A forma como as regras de estilo são aplicadas obedece a 3 princípios básicos: herança, Qual a razão do termo cascata na terminologia CSS? A forma como as regras de estilo são aplicadas obedece a 3 princípios básicos: herança, especificidade do seletor e proximidade do elemento estilizado.

Leia mais

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica Introdução Geral a Computação Gráfica Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução Geral a O que é CG? Áreas de Atuação Definição, Arte e Matemática Mercado

Leia mais

Comandos Extras Formatações no CSS

Comandos Extras Formatações no CSS Comandos Extras Formatações no CSS Propriedade 'background-color': A propriedade background-color define a cor do fundo de um elemento. Propriedade 'color': A propriedade color define a cor do primeiro

Leia mais

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5232 - Dreamweaver CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Dreamweaver CS6 1.1. Novidades do Dreamweaver CS6... 23 1.2. Área de Trabalho... 24 1.2.1. Tela de Boas-vindas...

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Novidades do CSS3: sombras em textos e bordas. com as propriedades text-shadow e box-shadow. Por Erika Sarti, em 07_03_2010. Atualizado em 29_07_2011.

Novidades do CSS3: sombras em textos e bordas. com as propriedades text-shadow e box-shadow. Por Erika Sarti, em 07_03_2010. Atualizado em 29_07_2011. Novidades do CSS3: sombras em textos e bordas com as propriedades text-shadow e box-shadow Por Erika Sarti, em 07_03_2010. Atualizado em 29_07_2011. Introdução Este é o segundo artigo publicado aqui no

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Prof. Herval Daminelli. De fontes De textos De margens De bordas De preenchimentos (padding) De fundos (background) De links

IFSC/Florianópolis - Prof. Herval Daminelli. De fontes De textos De margens De bordas De preenchimentos (padding) De fundos (background) De links De fontes De textos De margens De bordas De preenchimentos (padding) De fundos (background) De links Propriedades básicas para fontes: color: cor da fonte font-family: tipo de fonte font-size: tamanho

Leia mais

Tabela de valores e formatos Correio24horas

Tabela de valores e formatos Correio24horas Tabela de valores e formatos 2017 Correio24horas Portais de notícias da Bahia Comparativo de audiência pelo comscore O Correio é o portal de notícias mais visualizado no mobile e desktop em toda Bahia.

Leia mais

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto

HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW. Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Gabrielle Amorim Porto HTML BÁSICO E TEMPLATE VIEW Hypertext Markup Language Linguagem de marcação de hipertexto; Descreve a estrutura das páginas Web utilizando tags. HTML

Leia mais

Coleção - Análises de marketing em clientes de

Coleção - Análises de  marketing em clientes de Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta primeira edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de email, vamos estudar as peculiaridades dos webmails

Leia mais

Modelo de formateo visual em CSS

Modelo de formateo visual em CSS Programação Web Modelo de formateo visual em CSS Conferencia 6 MSc. Yoenis Pantoja Zaldívar Recordando Atributos das caixas largura borde margen fundo altura recheio Resumo Tipos de posicionamento. Visualização

Leia mais

Com esse novo menu será possível suportar o novo padrão de aplicações desenvolvidas em HTML5 através do Framework HTML.

Com esse novo menu será possível suportar o novo padrão de aplicações desenvolvidas em HTML5 através do Framework HTML. Menu HTML Objetivo O menu HTML tem como principal objetivo atender os requisitos de evolução tecnológica dos softwares da linha Datasul em alternativa ao Flex, sobretudo a redução da dependência de complementos

Leia mais

Evite ao máximo o uso de javascripts para animações / transições, dando sempre preferência ao recurso de transições do CSS.

Evite ao máximo o uso de javascripts para animações / transições, dando sempre preferência ao recurso de transições do CSS. Boas Práticas O banner HTML5 deve ter todas suas referências externas como relativas. É importante que o funcionamento do banner seja compatível com o SafeFrame do DFP. A construção da peça não pode depender

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Design responsivo para WEB com Bootstrap. Fernando Freitas Costa dovernando@gmail.com Especialista em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES

Design responsivo para WEB com Bootstrap. Fernando Freitas Costa dovernando@gmail.com Especialista em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES Design responsivo para WEB com Bootstrap Fernando Freitas Costa dovernando@gmail.com Especialista em Gestão e Docência Universitária/UNIFIMES Assunto de hoje... Um pouco de História... Por que me preocupar

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP

Manual de Utilização. Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Manual de Utilização Versão 01 - Rev. 01/2014 PCOP Índice Índice... 2 Introdução ao sistema... 3 Divisão do sistema COMPORTAMENTOS... 4 PERFIS... 5 PERFIL - ADMINISTRADOR... 6 Vamos Começar? NAVEGADORES

Leia mais

USABILIDADE EM INTERFACES WEB COM DESIGN RESPONSIVO

USABILIDADE EM INTERFACES WEB COM DESIGN RESPONSIVO USABILIDADE EM INTERFACES WEB COM DESIGN RESPONSIVO Michel Robaskiewicz Ferreira da Silva¹, Claudete Werner¹, Jaime William Dias¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí-PR-Brasil michelrobaskiewicz@gmail.com,

Leia mais

Desenvolvimento Web. XHTML tag head e tags de texto. Professor: Bruno Gomes

Desenvolvimento Web. XHTML tag head e tags de texto. Professor: Bruno Gomes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA CAMPUS CURRAIS NOVOS Desenvolvimento Web XHTML tag head e tags de texto Professor: Bruno Gomes 2012 INTRODUÇÃO

Leia mais

02 Desenvolvimento de Aplicativos Web

02 Desenvolvimento de Aplicativos Web 02 Desenvolvimento de Aplicativos Web Aplicativos Web Mobile Veja agora os aplicativos Web Mobile, os aplicativos Web que serão executados nos navegadores dos Smart Devices - smartphones, tablets. O desenvolvedor

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA DHTML E O DOCUMENT OBJECT MODEL

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA DHTML E O DOCUMENT OBJECT MODEL PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA DHTML E O DOCUMENT OBJECT MODEL Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 DHTML Document Object Model Manipulando o DOM Manipulando o CSS pelo DOM Material de Estudo

Leia mais

Desenvolvimento WEB1 Aula 03 Profa Wanessa Machado do Amaral

Desenvolvimento WEB1 Aula 03 Profa Wanessa Machado do Amaral Desenvolvimento WEB1 Aula 03 Profa Wanessa Machado do Amaral Surgimento do CSS Na aula passada tivemos uma breve introdução ao CSS Os documentos web, cada vez mais sofisticados e extensos, estavam fugindo

Leia mais

SEO. "Otimização para mecanismos de busca"

SEO. Otimização para mecanismos de busca SEO "Otimização para mecanismos de busca" ANÁLISE DE PALAVRA CHAVE CONFIGURAÇÃO DO CMS WORDPRESS GERAÇÃO DE CONTEÚDO (TEXTO E IMAGEM) MENSURAÇÃO DE RESULTADO Aspectos importantes para avaliação antes de

Leia mais