MANUAL DO COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH Gerência de Capacitação GC MANUAL DO COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO JULHO/2016

2 Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos Gerência de Capacitação Reitora MARIA VALÉRIA COSTA CORREIA Vice-Reitor JOSÉ VIEIRA DA CRUZ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho CAROLINA GONÇALVES DE ABREU Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos FAUSTINO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR Gerente de Capacitação PATRÍCIA ARAÚJO FERREIRA DA SILVA Equipe ADRIANA DA SILVA VIEIRA ÉDINA FERREIRA DE SÁ IOLANDA DOS SANTOS SILVA IRIS CRISTINA MELO NASCIMENTO MELINDA TORRES BARROS FERREIRA Contato capacitacao@progep.ufal.br / Fone: (82)

3 1 - APRESENTAÇÃO A Universidade Federal de Alagoas adotou uma Política de Desenvolvimento de Pessoas mais eficaz a partir de 2004 e vem investindo, desde então, na capacitação de seu quadro de pessoal, alcançando resultados progressivamente satisfatórios. Dessa forma, considerando que o Coordenador de Capacitação tem um papel preponderante para o alcance dos objetivos da Política de Capacitação dos servidores da Universidade Federal de Alagoas, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, através da Gerência de Capacitação, elaborou este manual visando padronizar procedimentos e responsabilidades. Para que o coordenador tenha mais condições de desenvolver suas atribuições, foram disponibilizadas informações sobre o Programa de Capacitação, como: competência da Gerência de Capacitação e do Coordenador, procedimentos para pagamento e outros informes relevantes. Essa proposta tem como objetivo otimizar a Política de Capacitação e Aperfeiçoamento dos servidores da nossa Instituição. 2 - COMPETÊNCIAS 2.1. GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO: Levantar as necessidades de capacitação; Construir o Plano Anual de Capacitação da UFAL; Analisar os projetos de curso encaminhados à GC, recomendando ou não a sua execução; Orientar sobre as diretrizes do Programa de Capacitação; Convocar e selecionar servidores para compor o banco de talentos de instrutores e coordenadores; Orientar sobre os procedimentos para a realização de cursos e eventos de capacitação; Abrir inscrições no Portal do Servidor; verificar se os servidores entregaram os pareceres e declarações das chefias na Gerência de Capacitação (autorização e ciência da participação no curso) e enviar a lista de inscritos para o coordenador; Coordenar as ações de capacitação alinhadas à Política de Desenvolvimento de pessoal da UFAL; Elaborar e enviar o formulário online da avaliação de reação para os coordenadores; Emitir certificados via para os cursistas concluintes.

4 2.2. COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO: O coordenador de capacitação é o elo entre os servidores cursistas, os instrutores e a Gerência de Capacitação. É aquele que está envolvido em todas as etapas do curso, desde o planejamento até a entrega do relatório final. Para tanto, deve possuir como principais características a organização, a comunicação, a responsabilidade e a pró-atividade. Cabe ao coordenador do curso: Manter constante contato com o instrutor e orientá-lo quanto a elaboração do projeto de curso e as demais diretrizes de capacitação; Providenciar apoio logístico para o curso: reserva de espaço físico, equipamentos, pilhas para microfone, copos, cópias, quando necessário; Providenciar listas de frequência; Manter contato com os cursistas, em tempo hábil, encaminhando todas as informações relacionadas ao curso, tais como data de início, horário das aulas e envio do material didático por ; Instruir os cursistas no primeiro dia e no decorrer do curso sobre as normas de capacitação (parecer de chefia, termo de desistência, certificação); Tomar as providências cabíveis quanto a operacionalização de curso ministrado por instrutor externo, repassando à Gerência de Capacitação toda a documentação necessária para o processo de pagamento dos instrutores/ministrantes que não são servidores da UFAL e aposentados; Verificar in loco o andamento do curso; Divulgar o curso na instituição; Manter contato com a Gerência de Capacitação, repassando informações importantes sobre o encaminhamento do curso; Providenciar, junto à Secretaria da PROGEP ou à sua Unidade, diárias, passagens e hospedagem para instrutores externos, quando necessário, e com a anuência da Gerência de Capacitação/PROGEP; Emitir atestados de conclusão de curso, constando os nomes dos instrutores e coordenadores, no caso dos cursos abaixo de 20h; Enviar o formulário online da avaliação de reação para os cursistas; Elaborar e entregar à Gerência de Capacitação o relatório final dos cursos.

5 3 - PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO 3.1. Quando se tratar de servidores da Ufal com ou sem DE: O Servidor Instrutor deverá abrir no Protocolo, (SIPAC) um processo de solicitação de pagamento, necessitando anexar a seguinte documentação: Formulário 1 F Termo de Compromisso de Prestação de Serviços Curso/Concurso/Vestibular, devidamente preenchido e assinado; Cópia do curriculum; Cópia do projeto do curso. OBS.: Quando se tratar de docente com dedicação exclusiva, também deverá ser anexado o Formulário 2 F0042 Atividade Esporádica Quando se tratar de servidores federais de outros órgãos: O Servidor Coordenador deverá abrir no Protocolo (SIPAC) um processo de solicitação de pagamento do instrutor e anexar a seguinte documentação: Formulário 3 F0062 Descentralização de crédito para curso/concurso, devidamente preenchido e assinado; Cópia do curriculum; Cópia do projeto do curso. OBS.: Quando se tratar de docente com dedicação exclusiva, também deve ser anexado o Formulário F0042 Atividade Esporádica Quando se tratar de pessoas que não são do quadro da UFAL e aposentados (instrutores/ministrantes): O Servidor Coordenador deverá abrir no Protocolo (SIPAC) um processo de solicitação de O formulário F0048 está disponível no link: O formulário F0042 está disponível no link: O formulário F0062 está disponível no link:

6 pagamento do instrutor e anexar a seguinte documentação: Memorando solicitando autorização de prestação de serviços eventuais (ver modelo em Anexo I); Cópia do curriculum; Cópia do projeto do curso Quando se tratar de Servidor Coordenador: O Servidor Coordenador deverá, após entrega do relatório final do curso, abrir no Protocolo um processo de solicitação de pagamento, necessitando anexar a seguinte documentação: Formulário F Termo de Compromisso de Prestação de Serviços Curso/Concurso/Vestibular, devidamente preenchido e assinado; Cópia do curriculum; Cópia do projeto do curso. OBS. 1: Para a atividade de coordenação será pago o percentual de 50% de horas da carga horária total do curso. Ressalta-se que no termo de compromisso (F0048), no campo C - carga horária trabalhada, deverá constar esse percentual. OBS. 2: Quando se tratar de docente com dedicação exclusiva, também deverá ser anexado o Formulário 4 F0042 Atividade Esporádica. OBS. 3: Quando for solicitado pagamento por elaboração de material didático, deverá ser enviado um arquivo para o capacitacao@progep.ufal.br contendo o material desenvolvido. 4- PRAZOS Envio de Projeto de curso à PROGEP Solicitação de pagamento na rubrica Curso e Concurso (para servidores da UFAL e servidores de Órgãos Federais) Solicitação de autorização de serviços eventuais (instrutores/ministrantes não pertencentes ao quadro de servidores da UFAL e aposentados) Até 30 dias antes da data prevista para o início do curso. Após a realização da atividade. Até 30 dias antes da prestação do serviço, ou seja, do início do curso. 4 O formulário F0042 está disponível no link:

7 Entrega do relatório final do curso Até 20 dias após o fim do curso. 5 Informes Gerais O servidor poderá receber pagamento na rubrica Curso e Concurso até o limite de 120 horas ao ano; O Coordenador ou Instrutor que estiver com pendências quanto às suas atividades de coordenação ou instrução em curso realizado, estará impedido de desenvolver estas atividades em novo curso até que regularize sua situação; O Coordenador deverá assinar, antes do início de suas atividades, o 5 Termo de Ciência relativo às suas responsabilidades no desempenho dessa função; O Coordenador, o instrutor, o cursista e o curso de capacitação serão avaliados através da Avaliação de Reação. Essa avaliação será realizada por meio de formulário on-line encaminhado por aos cursistas que deverão responder ao final do evento, devendo o resultado constar no relatório final de curso; O capacitador/instrutor/facilitador(a) tem como missão facilitar a participação individual e do grupo, a comunicação e a compreensão de conceitos e metodologias em função dos objetivos propostos; Ao final do evento, o participante deverá ser capaz de multiplicar os conhecimentos adquiridos; A efetiva oferta dos cursos está condicionada ao preenchimento de no mínimo 50% das vagas; Para ter direito ao certificado, o servidor deverá ter o mínimo de 75% de frequência no curso. Para cursos semi-presenciais, a frequência será computada através da participação e conclusão das atividades solicitadas; A pré-inscrição deverá ser realizada on-line através do link de inscrição disponibilizado no Portal do Servidor ( A inscrição será confirmada, posteriormente, pela Gerência de Capacitação, via ; Para a efetivação da inscrição, o servidor deverá apresentar o Parecer da chefia imediata na Gerência de Capacitação, o qual deve ser entregue no caso de coincidir o horário do curso com o horário de trabalho do servidor. No caso de o curso ser em horário contrário ao de trabalho do servidor, este deverá entregar a Declaração de Ciência da Chefia. Os formulários devem ser impressos, preenchidos e assinados, estando disponíveis no Portal do Servidor através do link: 5 Termo disponível no anexo II.

8 Para desligar-se do curso, o servidor deve preencher o Termo de Desistência, justificando os motivos e entregá-lo na Gerência de Capacitação. A não observância desse item implicará na suspensão da participação do servidor em quaisquer outros cursos durante um período de 12 meses. Considerando a importância e necessidade do período de avaliação e planejamento anual do Programa de Capacitação, os cursos somente terão início no mês de março de cada ano, com exceção de cursos de formação específica. Considerando os prazos orçamentários, os cursos somente ocorrerão até o mês de novembro de cada ano. De acordo com o Decreto 6.114, de 15 de maio de 2007, artigo 2º, do 2 o a gratificação não será devida pela realização de treinamentos em serviço ou por eventos de disseminação de conteúdos relativos às competências das unidades organizacionais. Os projetos de cursos devem ser, obrigatoriamente, assinados pelo demandante e rubricado em todas as suas páginas; O coordenador deverá assinar, antes do início de suas atividades, o Termo de Ciência relativo às suas responsabilidades no desempenho dessa função; Todos os formulários F0042, F0048 e F0062 estão disponíveis no Portal do Servidor no endereço: Os formulários devem ser preenchidos pelo servidor interessado, constando sua assinatura e da chefia imediata.

9 ANEXO I MODELO DE MEMORANDO - SERVIÇO EVENTUAL Memorando n.º xx /20xx - UFAL À PROGEP/ UFAL Assunto: Solicitação de Autorização para Prestação de Serviço Eventual Em, xx de xxx de 20xx. Solicitamos autorização para prestação de serviço eventual do curso xxxxxxxxxxxx. Abaixo, seguem as informações do(a) instrutor(a): NOME: xxxxxx xxxxxxx TELEFONE: xxxxxxxx ENDEREÇO: xxxxxxxxxx. CPF: xxxxxxxxx RG: xxxxxxxxxxxx PIS/PASEP/NIT: xxxxxxxxxxxx BANCO: xxxxxxxxxx AGÊNCIA: xxxxxxxxxxx CONTA CORRENTE: xxxxxxxxxxxxx ESCOLARIDADE (Titulação): xxxxxxxxxxxx DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA: DIAS DE REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: CARGA HORÁRIA TRABALHADA: Atenciosamente,

10 ANEXO II TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH Gerência de Capacitação - GC TERMO DE CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE Eu, portador do SIAPE nº, atesto que fui devidamente informado(a) e orientado(a) pelos servidores da Gerência de Capacitação/PROGEP sobre as regras para o desempenho da função de Coordenador(a) de cursos de Capacitação, tendo acesso ao manual de coordenadores de cursos que está publicado no Portal do Servidor da Ufal, contendo todas as informações necessárias para a minha habilitação nesta atividade. Comprometo-me a iniciar e encerrar as atividades inerentes à coordenação de curso e, em caso de impedimento, comunicarei à Gerência de Capacitação em tempo hábil, para a minha devida substituição, evitando prejudicar a execução do curso. Estou ciente, ainda, de que o não cumprimento dessa medida acarretará um período de 12 meses sem a minha participação como coordenador(a) de cursos de Capacitação/PROGEP.

11 ANEXO III MODELO DE PARECER DE CHEFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH Gerência de Capacitação - GC PARECER DA CHEFIA PARA A PARTICIPAÇÃO DO SERVIDOR EM CURSOS E EVENTOS Eu,, ocupante do cargo de, concordo com a participação do servidor, no curso/evento, a ser realizado no período de / / a / /, nos dias de (dias da semana), no horário das : hs às : hs., de de. Assinatura

12 ANEXO IV MODELO DE DECLARAÇÃO DE CHEFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH Gerência de Capacitação - GC DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DA CHEFIA PARA A PARTICIPAÇÃO DO SERVIDOR EM CURSOS E EVENTOS Eu,, ocupante do cargo de, declaro, para os devidos fins, estar ciente da participação do servidor, no curso/evento, a ser realizado no período de / / a / /, nos dias de (dias da semana), no horário das : hs às : hs., de de. Assinatura/ carimbo

13 ANEXO V MODELO DE FORMULÁRIO DE DESISTÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH Gerência de Capacitação - GC FORMULÁRIO DE DESISTÊNCIA NOME: LOTAÇÃO: MATRÍCULA: TELEFONE \TRAB: RES: CEL: CURSO: PERÍODO: TURMA: HORÁRIO: JUSTIFICATIVA MACEIÓ \ \ Assinatura do Servidor

14 Modelo: Relatório Final de Curso

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - CDRH GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO - GC RELATÓRIO SÍNTESE DE ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO 01. Nome do Curso: 02. Local de Realização: 03. Carga Horária: 04. Período: 05. Horário: 06. Turma: 07. Nome(s) do(s) Facilitador(es)/Instrutor(es): 08. Nome do Coordenador: 09. Responsabilidade Técnico Administrativa: 10. Unidade(s) Parceira(s) na Realização do Evento: 11. Linhas de Desenvolvimento: ( ) Formação Geral ( ) Formação Específica ( ) Gestão ( ) Inter-relação entre ambientes ( ) Iniciação ao Serviço Público ( ) PROFORD/Gestão Universitária ( ) PROFORD/Docência Universitária 12. Número de Inscritos: 13. Percentual de Participantes: Concluintes: 00 ( 00% ) Desistentes: 00 (00% ) Abandono: 00 ( 00% ) Transferidos: 00 (00%) 14. Faixa Etária: 18 a 36 anos: ( - ) + de 36 anos: ( - ) 15. Sexo: Masculino: 00 (00% ) Feminino: 00 (00% )

16 16. Escolaridade: Fundamental: 00 (00%) Superior: 00 (00%) Mestrado: 00 (00%) Médio: 00 (00%) Especialização: 00 (00%) Doutorado: 00 (00%) Pós-Doc: 00 (00%) 17. UNIDADES ADMINISTRATIVAS/ACADÊMICAS (Quantitativo de servidores concluintes por Lotação): ( ) PROGRAD ( ) PROPEP ( ) PROEX ( ) PROEST ( ) PROGEP ( ) PROGINST ( ) Biotério Central ( ) Bibliotecas ( ) CIED ( ) EDUFAL ( ) HU ( ) NDI ( ) RU ( ) AG ( ) DAP ( ) DCF ( ) DRCA ( ) NEPS ( ) NTI ( ) SINFRA ( ) ASCOM ( ) AEDHSP ( ) ASI ( ) OG ( ) PGF ( ) SECS ( ) CECA ( ) ICBS ( ) FAU ( ) FSSO ( ) FOUFAL ( ) FEAC ( ) ICHCA ( ) ICAT ( ) FAMED ( ) FDA ( ) CEDU ( ) IF ( ) IQB ( ) ICS ( ) IGDEMA ( ) IP ( ) IC ( ) CTEC ( ) ESENFAR ( ) IM ( ) FALE ( ) FANUT ( ) Campus Arapiraca ( ) Campus Sertão 18. Atividades desenvolvidas: 19. Resultados alcançados / Avaliação (descrição dos resultados, dificuldades e outras informações de interesse): 20. Observações:

17 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - CDRH GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO - GC NOME DO EVENTO: INSTRUTOR(ES): COORDENAÇÃO: CARGA HORÁRIA PERÍODO: TURMA: HORÁRIO: DEMONSTRATIVO DE INSCRIÇÃO/FREQUÊNCIA Nº INSCRITOS SIAPE LOTAÇÃO PRESENÇA (%) FALTA (%) RESULTADO A B C D A CONCLUINTES: 00 (00%) B DESISTENTES: 00 (00%) C ABANDONARAM: 00 (00%) D TRANSFERIDOS: 00 (00%)

18 CERTIFICAÇÃO PARTICIPANTES COM DIREITO A CERTIFICADO ORDEM NOME % DE FREQUÊNCIA 1 2 PARTICIPANTES SEM DIREITO A CERTIFICADO ORDEM NOME % DE FREQUÊNCIA 1 2 INSTRUTORES COM DIREITO A CERTIFICADO ORDEM NOME CARGA HORÁRIA 1 2 COORDENADOR (A) COM DIREITO A CERTIFICADO ORDEM NOME CARGA HORÁRIA 1 2

19 MODELO DE LISTA DE FREQUÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - CDRH GERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO - GC LISTA DE FREQUÊNCIA Curso de Xxxxxxxxxxxxxx Período: xx a xx de xxxx de 2016 Dia: xx de xxx de 2016 NOME LOTAÇÃO ASSINATURA

20 MODELO DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA DIÁRIA (USO OPTATIVO COMO ANEXO DO RELATÓRIO) 6 Presencial 27 horas - presencial (77%) CONTROLE DE FREQUÊNCIA DIÁRIA Virtual * 8 horas Virtual (23%) Nomes Datas Acesso virtual Presencial% Virtual%* Frequência % Falta % Resultado Servidor X Servidor Y Servidor Z 21/mai 26/mai 28/mai 02/jun 04/jun 09/jun 11/jun 16/jun 18/jun F F F F OK F F F F OK OK F OK OK OK OK OK OK OK OK OK F F F OK F F F F F 8,56% 23,00% 31,56% 68,44% C 68,44% 23,00% 91,44% 8,56% A 17,11% 0,00% 17,11% 82,89% C *Esses espaços só deverão ser preenchidos se o Curso ofertado tiver tutoria em ambiente virtual. A CONCLUINTES: 00 (00%) B DESISTENTES: 00 (00%) C ABANDONARAM: 00 (00%) D TRANSFERIDOS: 00 (00%) 6 Os campos em vermelho são meras ilustrações para auxiliar no preenchimento da planilha.

21 ANEXOS AO RELATÓRIO: 1 Pareceres e/ou Declarações de Ciência das chefias dos participantes; 2 Resultados das Avaliações de Reação (ver compartilhamento de formulário online); 3 Resultados da Avaliação de Aprendizagem; 4 Listas de frequência; 5 Controle de Frequência diária (Opcional).

22 MODELO DE PROJETO PARA TREINAMENTOS/ CURSOS DE CAPACITAÇÃO

23 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos CDRH Gerência de Capacitação - GC PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CURSO DE GESTÃO E LIDERANÇA MARÇO / 2016

24 I JUSTIFICATIVA Em um mercado competitivo e dinâmico, as organizações precisam implementar estratégias que as tornem mais competitivas e prontas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas mudanças, procurando obter os melhores resultados. As organizações devem conhecer as características, funções e qualidades inerentes aos líderes para que assim possam investir na formação de equipes. Os líderes apresentam uma série de qualidades e características específicas, e desempenham uma série de funções e atribuições enquanto líderes, para formar e gerenciar equipes de alto desempenho nas organizações. II OBJETIVOS Objetivo do Curso: - Contribuir para o desenvolvimento de equipes motivadas em função de um novo sentido de liderança, voltada para o ambiente competitivo e globalizado e capacitar o participante para a compressão de relacionar conceitos e aspectos motivacionais de liderença e formação de equipes no ambiente organizacional. Objetivos de Aprendizagem: Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de: - Refletir sobre a importância da liderança como ferramenta essencial para a gestão da Administração Pública; - Identificar seu estilo de liderança e compreender que líderes eficazes devem ser adaptáveis, flexíveis e com disposição para estar em constante aprendizagem; - Identificar estratégias para auxiliar seus liderados a desenvolverem suas competências; - Reconhecer os diferentes papéis de um líder no exercício da sua gestão; - Avaliar a importância dos fatores de inteligência emocional no desempenho da liderança. III PÚBLICO-ALVO Servidores da Universidade Federal de Alagoas. IV CARGA HORÁRIA 30 (trinta) horas-aula.

25 V TURMA Período: Local: Vagas: Horário: Instrutor: Coordenador: VI METODOLOGIA A dinâmica da disciplina pretende uma interação entre a teoria e a prática, com aulas expositivas, discussões, exercícios e análise de casos. VII MATERIAL DIDÁTICO Folhetos e material on-line. VIII CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA Definições O líder Características de um líder Teorias Motivacionais Tipos de poderes. 2. EQUIPES Definições Requisitos básicos para a formação de equipes Definição Identificação Processamento Assimilação/Reformação.

26 3. PAPÉIS DO LÍDER NA FORMAÇÃO DE EQUIPES 3.1. Definição de tarefa Planejamento Instruções Controle Avaliação Motivação Organização. IX PLANO DE AULA: MESES DIAS INSTRUTORES CONTEÚDOS Abril Maio Maio

27 X TABELA DE DADOS DOS INSTRUTORES E COORDENADORES: Instrutor(a) Titulação CPF RG PIS Endereço E- mail Contato Telefônico SIAPE Banco Agência Conta Corrente Carga Horária Hora- Aula Elaboração de Material Didático Total (R$) Coordenador (a) Titulação CPF RG PIS Endereço E- mail Contato Telefônico SIAPE Banco Agência Conta Corrente Carga Horária Hora- Aula Elaboração de Material Didático Total (R$) TOTAL OBSERVAÇÕES: PARA O PREENCHIMENTO DA TABELA ACIMA, UTILIZAR OS VALORES DAS TABELAS EM ANEXO (II, III E IV); O PIS SÓ É NECESSÁRIO PARA QUEM NÃO É SERVIDOR FEDERAL; ANEXAR O CURRÍCULO LATTES DO INSTRUTOR; ANEXAR O FORMULÁRIO DA AUTOAVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (Anexo I). PARA PREENCHIMENTO CONSIDERAR AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: A PRIMEIRA COLUNA DA FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DEVERÁ SER PREENCHIDA PELO INSTRUTOR, LOGO APÓS A FRASE: SOU CAPAZ DE.... PARA ISSO, UTILIZAR OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DO CURSO CONTIDOS NO PROJETO.

28 ANEXO I AUTOAVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM Prezado (a) Servidor (a), Abaixo estão elencadas algumas das competências que serão desenvolvidas ao longo do Curso. Solicitamos que você avalie o grau de domínio de cada uma destas competências, atribuindo uma nota de 0 a 10. Lembramos que quanto mais próximo de dez (10) entenderemos que mais domínio possui sobre aquela competência. Responda com o máximo de sinceridade. A coluna Avaliação Diagnóstica deverá ser preenchida no início da capacitação; já a coluna Avaliação de Aprendizagem deverá ser preenchida após a conclusão do conteúdo programático. Autoavaliação (0 a 10) Sou capaz de... Avaliação Diagnóstica Avaliação de Aprendizagem Nome:

29 ANEXO II ATIVIDADES EM CURSOS REGULARMENTE INSTITUÍDOS (Maior Vencimento Básico do Executivo Federal = ,11, de acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 29 /2013/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP) ATIVIDADE PERCENTUAL MÁXIMO ESTABELECIDO POR HORA TRABALHADA VALOR HORA (R$) Planejamento 0, ,09 Coordenação 0, ,09 Supervisão 0, ,57 Execução 0, ,81 Instrutoria em Curso de formação de carreiras 0, ,84 Instrutoria em Curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento 0, ,84 Instrutoria em Curso de treinamento 0, ,03 Tutoria em curso à distância 0, ,03 Instrutoria em Curso gerencial 0, ,84 Instrutoria em Curso de pós-graduação 0, ,84 Orientação de monografia 0, ,84 Instrutoria em Curso de educação de jovens e adultos Coordenação técnica e pedagógica (Pós- Graduação) 0, ,81 0, ,03 Elaboração de material didático 0, ,03 Elaboração de material multimídia para curso à distância Atividade de Conferencista e de Palestrante em evento de capacitação 0, ,84 0, ,84

30 ANEXO III PERCENTUAIS A SEREM PAGOS PELA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO, CONSTANTE DO ANEXO I, QUANDO DO DESEMPENHO DE ATIVIDADES DE INSTRUTOR, CONFERENCISTA E PALESTRANTE, NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA UFAL. CARGA HORÁRIA DO EVENTO PERCENTUAL A SER PAGO Até 10 horas 50% Acima de 10 até 20 horas 30% Acima de 20 horas 20%

31 ANEXO IV VALORES PARA PAGAMENTO DE HORA/AULA A PROFESSORES QUE NÃO FAZEM PARTE DO QUADRO DE PESSOAL DAS IFEs QUALIFICAÇÃO INCENTIVO POR QUALIFICAÇÃO ENCARGOS TRABALHISTAS VALOR (R$) GRADUADO - 16% 89,10 ESPECIALISTA 10% 16% 98,00 MESTRE 15% 16% 102,46 DOUTOR 20% 16% 106,92 Base (R$ 76,81) - Valor da Instrutoria em Curso de pós-graduação, acrescido de 10%

MODELO DE PROJETO PARA TREINAMENTOS/ CURSOS DE CAPACITAÇÃO

MODELO DE PROJETO PARA TREINAMENTOS/ CURSOS DE CAPACITAÇÃO MODELO DE PROJETO PARA TREINAMENTOS/ CURSOS DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos CDRH

Leia mais

Modelo: RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO 2019

Modelo: RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO 2019 Modelo: RELATÓRIO FINAL DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO PROGEP COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - CDRH

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho PROGEP Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos CDRH Gerência de Capacitação - GC PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO NOME

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 42/2014 Fixa as bases de concessão e valores a serem pagos

Leia mais

EDITAL SGP Nº 03/2018 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2018 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 03/2018 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2018 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 03/2018 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2018 DA UNIVASF. A Superintendente de Gestão de Pessoas, no uso suas atribuições

Leia mais

PORTARIA N 228 DE 24 DE ABRIL DE 2018.

PORTARIA N 228 DE 24 DE ABRIL DE 2018. PORTARIA N 228 DE 24 DE ABRIL DE 2018. O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 28 de março de 2016, publicado

Leia mais

EDITAL SGP Nº 02/2017 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 02/2017 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 02/2017 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF. A Superintendente de Gestão de Pessoas, no uso suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO CHAMADA INTERNA Nº 03 DE 14 DE SETEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO CHAMADA INTERNA Nº 03 DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 CHAMADA INTERNA Nº 03 DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso das atribuições legais contidas na Delegação de Competência constante

Leia mais

Edital DGEP nº 17/2016, de 25 de abril de 2016

Edital DGEP nº 17/2016, de 25 de abril de 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROCESSO SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 08/2013 Regulamenta os critérios de concessão, no âmbito da UFBA, da gratificação por encargos de cursos e concursos e dá outras providencias.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA N 901, DE 25 DE MAIO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA N 901, DE 25 DE MAIO DE 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA N 901, DE 25 DE MAIO DE 2017. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso das atribuições, considerando o artigo 76-A da Lei 8.112/9

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 27 DE MAIO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 27 DE MAIO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 4, DE 27 DE MAIO DE 2010 Dispõe sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

REGULAMENTO DA GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO DO IFMT (ANEXO À RESOLUÇÃO CONSUP/IFMT Nº 010/2013)

REGULAMENTO DA GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO DO IFMT (ANEXO À RESOLUÇÃO CONSUP/IFMT Nº 010/2013) REGULAMENTO DA GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO DO IFMT (ANEXO À RESOLUÇÃO CONSUP/IFMT Nº 010/2013) Dispõe sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso no âmbito do Instituto Federal

Leia mais

Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, Nº 001, 02 de fevereiro de 2018.

Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, Nº 001, 02 de fevereiro de 2018. Estabelece procedimentos para pagamento da Gratificação de Encargo de Curso ou Concurso - GECC, no âmbito da UNIRIO. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE em conjunto com a Pró- Reitoria de Administração

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH) por meio da Divisão de Capacitação (DICAP/DEGEP), torna público o processo seletivo para

Leia mais

EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL GEP/NEP Nº001/2018, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018. CADASTRAMENTO INTERNO DE PROJETOS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO, PARA COMPOR O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE 2019 DO HUPAA/UFAL/EBSERH.

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE INSTRUTOR INTERNO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH) por meio da Divisão de Capacitação (DICAP/DEGEP), torna público o processo seletivo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2008 RESOLUÇÃO Nº 35/2008 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 4.073/2006-88 DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA GABINETE DO REITOR. PORTARIA R/GR/Nº 071, de 23 janeiro de 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA GABINETE DO REITOR. PORTARIA R/GR/Nº 071, de 23 janeiro de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA GABINETE DO REITOR PORTARIA R/GR/Nº 071, de 23 janeiro de 2014. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos Coordenação de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 2ª CHAMADA - EDITAL CGDP/SRH Nº 12/2011 ABERTURA E DISPOSIÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA D

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA D SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PORTARIA IFPE/GR Nº 1.550 DE 05 DE NOVEMBRO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 47 DE 5 DE NOVEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 47 DE 5 DE NOVEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Luiz Freire, 500. Cidade Universitária

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA DA REITORIA Nº 141, DE 15 DE MARÇO DE 2017. Fixa os critérios para pagamento de gratificações por encargo de Curso ou Concurso. O VICE-REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), nomeado

Leia mais

EDITAL UESC Nº 70/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos

EDITAL UESC Nº 70/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos EDITAL UESC Nº 70/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ESCOLARIDADE EDITAL PRG Nº 002/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ESCOLARIDADE EDITAL PRG Nº 002/2018 EDITAL PRG Nº 002/2018 SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA CADASTRAMENTO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO SISU 2018 Pelo presente Edital, a Universidade Federal da Paraíba UFPB, por meio da Coordenação de Escolaridade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SETOR DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SETOR DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS SETOR DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL PARA SELEÇÃO DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS CURSO GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO EDITAL UEPB/PRRH

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme CEP: 66077-530-Caixa Postal,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Edital PROENS/IFPR nº 12/2012 A PROENS - Pró-Reitoria de Ensino e PROGEPE - Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFPR - Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, tornam públicas as normas

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS CAPÍTULO I DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte

Leia mais

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no

Leia mais

Edital ADP Nº 03, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018

Edital ADP Nº 03, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018 Edital ADP Nº 03, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018 A Área de Desenvolvimento de Pessoal (ADP) da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando as Leis 11.091/2005,

Leia mais

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS

EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE PREAE/UAB/UFMS EDITAL Nº 25, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012. PREAE/UAB/UFMS O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017

EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 EDITAL Nº 053, DE 03 DE OUTUBRO DE PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS O Diretor Geral do do Instituto

Leia mais

PORTARIA R N.º 080/2009, de 18 de maio de Processo: /

PORTARIA R N.º 080/2009, de 18 de maio de Processo: / PORTARIA R N.º 080/2009, de 18 de maio de 2009 : 23000.091441/2009-33 O Reitor Pro Tempore do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL SGP Nº 03/2017 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 03/2017 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 03/2017 NOVO CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2017 DA UNIVASF. A Superintendente de Gestão de Pessoas, no uso suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 11/2010 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Resolução 004/2014 Regulamenta o pagamento da Gratificação por encargo de Curso ou Concurso. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no Decreto

Leia mais

EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010

EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 05/2010 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE LEITURAS ESTRATÉGICAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 02, de 08 de novembro de 2017 Estabelece orientação quanto aos procedimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA Nº 1.184, DE 19 DE JULHO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA Nº 1.184, DE 19 DE JULHO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PORTARIA Nº 1.184, DE 19 DE JULHO DE 2017 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o 1º, do art. 15,

Leia mais

Edital Nº 15/2018 PROEXT - Apoio à Docente em apresentação de trabalhos em Eventos Acadêmicos Internacionais para divulgação de projetos de extensão

Edital Nº 15/2018 PROEXT - Apoio à Docente em apresentação de trabalhos em Eventos Acadêmicos Internacionais para divulgação de projetos de extensão Edital Nº 15/2018 PROEXT - Apoio à Docente em apresentação de trabalhos em Eventos Acadêmicos Internacionais para divulgação de projetos de extensão A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e a Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 85 DE 24 DE JUNHO DE 2016

EDITAL Nº 85 DE 24 DE JUNHO DE 2016 EDITAL Nº 85 DE 24 DE JUNHO DE 2016 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, no uso de suas atribuições legais, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação

Leia mais

EDITAL SGP Nº 01/2016 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2016 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 01/2016 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2016 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 01/2016 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2016 DA UNIVASF. A Superintendente de Gestão de Pessoas, no uso suas atribuições

Leia mais

Boletim de Pessoal / Serviços

Boletim de Pessoal / Serviços 1 Ano 2 - Nº. 10 - Publicação 15/01/2018 Maria Valéria Costa Correia Reitora José Vieira da Cruz Vice-reitor Fernando Antonio Mesquita de Medeiros Chefe de Gabinete Sandra Regina Paz da Silva Pró-reitora

Leia mais

EDITAL N 15/2018 DDP/PROGEDEP SELEÇÃO DE INSTRUTORES PARA O PROJETO SERVIDOR MULTIPLICADOR

EDITAL N 15/2018 DDP/PROGEDEP SELEÇÃO DE INSTRUTORES PARA O PROJETO SERVIDOR MULTIPLICADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Avenida NS 15, 109 Norte 77001-090 Bloco IV, Sala 03, Reitoria Palmas-TO (63)

Leia mais

EDITAL UESC Nº 87/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos

EDITAL UESC Nº 87/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos EDITAL UESC Nº 87/2019 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Universidade para Todos O Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET)

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) O Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat), o Campus Universitário Vale do Teles Pires, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e a Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS NORMA OPERACIONAL Nº 003 DIREH, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS NORMA OPERACIONAL Nº 003 DIREH, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS NORMA OPERACIONAL Nº 003 DIREH, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o pagamento da Gratificação por Encargo de Concurso Público para Seleção de Cargo

Leia mais

EDITAL SGP Nº 002/2015 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2015 DA UNIVASF.

EDITAL SGP Nº 002/2015 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2015 DA UNIVASF. EDITAL SGP Nº 002/2015 CADASTRAMENTO INTERNO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO, REFERENTE AO PLANO DE CAPACITAÇÃO/2015 DA UNIVASF. A, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Portaria

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PPGEP/IFRN PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO CORPO PERMANENTE DO PPGEP

EDITAL Nº 01/2018 PPGEP/IFRN PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO CORPO PERMANENTE DO PPGEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP)

Leia mais

COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015

COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015 COMUNICADO DDGP-CPPD-CISTA nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO AFASTAMENTO REMUNERADO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 2º SEMESTRE/2015 COMUNICAMOS a todos os servidores efetivos do

Leia mais

PORTARIA Nº 254, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019.

PORTARIA Nº 254, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019. PORTARIA Nº 254, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2019. Dispõe sobre as normas de seleção interna para o Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Engenharia de Produção destinado aos Técnico-Administrativos em Educação

Leia mais

DECRETO Nº 6.114, DE 15 DE MAIO DE

DECRETO Nº 6.114, DE 15 DE MAIO DE DECRETO Nº 6.114, DE 15 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso de que trata o art. 76-A da Lei n o 8.112, de 11 de dezembro de 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO SIGRH, SIPAC E SIGAA

SISTEMA INTEGRADO SIGRH, SIPAC E SIGAA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIVISÃO DE EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EDITAL Nº 43/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas/PROGEP,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO. EDITAL nº 39 de 23 de abril de 2018

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO. EDITAL nº 39 de 23 de abril de 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL nº 39 de 23 de abril de 2018 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Universidade

Leia mais

CONCESSÃO DE BOLSAS PARA AUXÍLIO ÀS COORDENAÇÕES DE EXTENSÃO DOS CAMPI DO IFC

CONCESSÃO DE BOLSAS PARA AUXÍLIO ÀS COORDENAÇÕES DE EXTENSÃO DOS CAMPI DO IFC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE EDITAL Nº 3 / 2019 - ASSEG/GABI (11.04) Nº do Protocolo: NÃO PROTOCOLADO Blumenau-SC,01 de Fevereiro de 2019 CONCESSÃO DE BOLSAS PARA AUXÍLIO ÀS COORDENAÇÕES

Leia mais

ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL CAMPUS ROLANTE Nº 04, DE 22 DE MARÇO DE 2019 PROCESSO CLASSIFICATÓRIO DE AFASTAMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DE SERVIDORESTÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO O Diretor-geral pro tempore do do Instituto

Leia mais

Descrever o processo de planejamento e execução anual das ações dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Descrever o processo de planejamento e execução anual das ações dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas Ações de Qualidade de Vida no Trabalho Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Nº de folhas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EDITAL GVR/UFAL Nº / 28 SELEÇÃO DE MONITORIA PARA SBPC / UFAL Seleção de monitores para apoiar as atividades da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO DE FÍSICA Edital 02/2014 Edital de Seleção de Tutores-Bolsistas A Secretaria de Educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01 /2014 - Atualizada em 20/11/2017 Estabelece os procedimentos a serem adotados no âmbito

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015.

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015. EDITAL 54/2015, de 22 de dezembro de 2015. Processo Classificatório de Afastamento de Servidores Técnico-Administrativos em Educação do do IFRS O Diretor-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CÂMPUS CORRENTE EDITAL 07/2017 de 13 de julho de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO EDITAL Nº 41/2016, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 014/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 014/2015 RESOLUÇÃO Nº. 014/2015 Fixa normas para a prestação de serviço voluntário para fins de docência nos Departamentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA-UFES). O DO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO,

Leia mais

EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019

EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019 EDITAL Nº 12, DE 22 DE FEVEREIRO 2019 AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS FARROUPILHA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS 1 of 6 15/05/2018 09:19 Boletim de Serviço Eletrônico em 15/05/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco - 01, Térreo - Benfica - CEP: 60.020-270

Leia mais

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. FINALIDADE 1.1. Estabelecer regras e diretrizes para a realização de treinamentos para os colaboradores da PC Sistemas, visando o aperfeiçoamento e a capacitação profissional. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

CHAMADA INTERNA , DE 23 DE MAIO DE 2017

CHAMADA INTERNA , DE 23 DE MAIO DE 2017 CHAMADA INTERNA 02 2017, DE 23 DE MAIO DE 2017 O Diretor-Geral do Campus Vitória comunica que, em virtude da aposentadoria dos dois servidores abaixo indicados, as duas vagas serão preenchidas conforme

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO CHAMADA INTERNA Nº 06 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO CHAMADA INTERNA Nº 06 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO CHAMADA INTERNA Nº 06 DE 2 DE NOVEMBRO DE 208 A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 005/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA PARA ATUAR NOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO OFERTADOS PELA COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES

APRESENTAÇÃO DO OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES EDITAL Nº 23/2016, DE 15 DE SETEMBRO DE 2016 DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO APRESENTAÇÃO A Comissão

Leia mais

Edital Nº 18/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais para Apresentação de Trabalhos de Extensão

Edital Nº 18/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais para Apresentação de Trabalhos de Extensão Edital Nº 18/2018 PROEXT - Apoio à Docente em Eventos Acadêmicos Nacionais para Apresentação de Trabalhos de Extensão A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) torna público o lançamento do Edital de apoio a

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/2012/CS Florianópolis, 23 de agosto de Considerando a apreciação do Conselho Superior na reunião ordinária realizada no dia

RESOLUÇÃO Nº 25/2012/CS Florianópolis, 23 de agosto de Considerando a apreciação do Conselho Superior na reunião ordinária realizada no dia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 25/2012/CS Florianópolis, 23

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde

Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde do Sistema Único de Saúde SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Substituta, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 89.683, de 28 de junho

Leia mais

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ CAMPUS PICOS EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO PIAUÍ EDITAL Nº 16/2017, DE 25 DE AGOSTO DE 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DIRETORIA-GERAL DO

Leia mais

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013

D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 D.O.E.: 21/12/2013 [CONSOLIDADA] RESOLUÇÃO CoCEx 6667, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013 (Alterada pela Resolução 7029/2014) (Esta é uma versão consolidada. Para ver a versão ORIGINAL, clique aqui.) Regulamenta

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL SOB DEMANDA CONTROLE DA QUALIDADE DE DETERGENTES ENZIMÁTICOS COM ABORDAGEM NOS ENSAIOS DE DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA PROTEASE E AMILASE Modalidade: Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO Edital Nº 17 DE 01 DE MARÇO DE 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO Edital Nº 17 DE 01 DE MARÇO DE 2019 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO Edital Nº 7 DE 0 DE MARÇO DE 209 A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, no uso das atribuições legais contidas

Leia mais

Boletim de Pessoal / Serviços ANO III Nº 48 de 15 de Março de Publicação em: 15 de Março de 2019

Boletim de Pessoal / Serviços ANO III Nº 48 de 15 de Março de Publicação em: 15 de Março de 2019 1 Ano 3 - Nº. 48 Publicação 15/03/2019 Maria Valéria Costa Correia Reitora José Vieira da Cruz Vice-reitor Aruã Silva de Lima Chefe de Gabinete Sandra Regina Paz da Silva Pró-reitora de Graduação (Prograd)

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE CURSOS NOVOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE CURSOS NOVOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVIMENTO DE CURSOS NOVOS 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA DE PRÁTICA É necessário que seja identificada a área de prática e ou sub-área em que a proposta de curso a ser desenvolvido

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA AUXÍLIO À QUALIFICAÇÃO DESTINADO, NO EXERCÍCIO 2017

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA AUXÍLIO À QUALIFICAÇÃO DESTINADO, NO EXERCÍCIO 2017 EDITAL N.º 22/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA AUXÍLIO À QUALIFICAÇÃO DESTINADO, NO EXERCÍCIO 2017.2, A SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DOCENTES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico EDITAL Nº 12/2014 PROGRAD BOLSAS DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA ANDIFES/SANTANDER A Pró-Reitoria de Graduação torna público o processo seletivo para bolsas do PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE

Leia mais

Realização de Concurso para Professor Efetivo

Realização de Concurso para Professor Efetivo 1. Objetivo Padronizar, orientar e facilitar a realização de concursos públicos para o provimento de vagas efetivas do cargo de Professor no Departamento de Administração e Administração Pública do Instituto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd EDITAL N. 01/2015 - PPGEd, de 06 de fevereiro de 2015 Processo Seletivo

Leia mais

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1

MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 MEMORANDO CIRCULAR Nº 021/CDAA/IFG/ITUMBIARA/2017-1 Itumbiara 19 de Abril de 2017 Aos Professores do IFG Câmpus Itumbiara Assunto: Licença para Capacitação Docente 2017/2 Seguindo os critérios para concessão

Leia mais

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Ações de Capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) A Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF),

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO. EDITAL nº 08 de 12 de setembro de 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO. EDITAL nº 08 de 12 de setembro de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL nº 08 de 12 de setembro de 2017 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 46, DE 14 DE SETEMBRO DE 2016. DO AFASTAMENTO COM SUBSTITUIÇÃO DE DOCENTES PARA CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO O DIRETOR-GERAL do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução.

RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE Art. 1 Aprovar as Normas para Realização de Projetos de Ensino de Graduação, nos termos desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 636, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e considerando o contido no Processo nº 23104.023210/2017-60,

Leia mais

RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010

RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010 RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010 Disciplina o pagamento de Pessoa Física, por serviços prestados no âmbito dos projetos aprovados pela FUB e por suas Unidades Descentralizadas, e dá outras providências.

Leia mais

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC

CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC CHECK LIST SOLICITANDO ESTÁGIO PÓS-DOUDORADO NA UFSC Documentos que devem ser anexados ao processo para efetivação da matrícula do Pós-Doc, de acordo com a Resolução Normativa nº 36/CUn/2013 e Memorando

Leia mais