INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION ICA INTERCHAP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION ICA INTERCHAP"

Transcrição

1 INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION ICA INTERCHAP COMISSÃO ADMINISTRATIVA MANUAL DO CAPELÃO Janeiro Brasil

2 1.1 IDENTIFICAÇÃO DE NÍVEL DO CAPELÃO A identificação do nível do Capelão é composta por 3 parâmetros, identificados no uniforme e que servem para determinar o nível de conhecimento, a unidade de atuação e o serviço prestado pelo capelão voluntário. Assim, estas 3 informações compõe os Níveis do Capelão e incentivam o desenvolvimento dos conhecimentos nas áreas de capelania. Graduação ou Rank conforme o conhecimento e treinamento do Capelão; Unidade ou Unit de acordo com a alocação do Capelão; Serviço ou Duty indica o cargo administrativo ocupado na unidade NÍVEIS DE GRADUAÇÃO Ao ingressar na INTERCHAP, cada Capelão inicia no mínimo com a graduação de Aspirante, devendo evoluir para as demais graduações mediante, tempo de serviço, horas de atuação e por meio de educação contínua por meio da realização de cursos específicos na área de capelania em que atua. A Figura 1 mostra a escala de níveis de graduação. Figura 1 Símbolos de Identificação Ao ingressar na INTERCHAP, após participar do Curso Básico de Capelania, cada Capelão poderá solicitar o enquadramento adequado de sua graduação inicial, conforme os critérios apresentados na Tabela 1 exposta a seguir. Tabela 1 Critérios para graduação inicial GRADUAÇÃO Aspirante Segundo Primeiro Capitão Major Coronel Coronel 1. Curso Básico de Capelania CRITÉRIO 1. Bacharelado completo comprovado; ou 2. Curso livre de Teologia (Pastor). 1. Mestrado completo comprovado; ou 2. Bacharelado em Teologia (Pastor graduado). 1. Doutorado completo comprovado; ou 2. Mestrado em Teologia (Pastor mestre); ou 3. Instrutor da Instituição. 1. Segue equiparação de cargos e patentes conforme reconhecimento de instituição governamental; e 2. Sujeito à avaliação da Diretoria Global. Casos não comtemplados acima serão avaliados pela Diretoria Global.

3 Após a graduação inicial, as promoções se darão por tempo de serviço, por horas de atuação e através da educação contínua, com a realização de cursos de qualificação ou especializações em cada uma das 12 áreas de capelania, conforme interesse de cada Capelão. A Tabela 2 a seguir demonstra os critérios necessários para que cada Capelão possa evoluir na graduação, adquirindo conhecimento, alcançando novos desafios e estando apto para auxiliar a instituição em níveis de localização superiores. DE PARA CRITÉRIO Aspirante Segundo Primeiro Capitão Major Coronel Segundo Primeiro Capitão Major Coronel Coronel Tabela 2 Critérios para avanço de graduação dias como Aspirante; e 2. 1 curso de qualificação ou especialização; e 3. 6 horas voluntárias como Aspirante meses como Segundo ; e 2. 2 cursos de qualificação ou especialização; e horas voluntárias como Segundo ano como Primeiro ; e 2. 4 cursos de qualificação ou especialização; e horas voluntárias como Primeiro ano como Capitão; e 2. 6 cursos de qualificação ou especialização; e horas voluntárias como Capitão anos como Major; e 2. 8 cursos de qualificação ou especialização; e horas voluntárias como Major anos como Coronel; e 2. 5 anos de carreira na INTERCHAP; e cursos de qualificação ou especialização; e horas voluntárias como Coronel. Situações omissas na Tabela 2 Critérios para avanço de graduação, serão analisadas e julgadas pela Diretoria Global da INTERCHAP. O cargo mais alto permitido aos capelães é de Coronel, sendo que o cargo de GENERAL INTERCHAP pertence SOMENTE ao Senhor Jesus Cristo. Desta forma, fica evidenciado que Jesus Cristo comanda a instituição conforme lhe apraz, estando todos os demais abaixo de seu comando, seguindo a hierarquia definida acima NÍVEIS DE LOCALIZAÇÃO Para contemplar os cargos administrativos da estrutura organizacional, os capelães podem ser alocados em funções específicas dentro dos 4 níveis de localização da INTERCHAP. Ao aceitar algum cargo, o Capelão será identificado por barras amarelas nas mangas do uniforme de gala, conforme a Figura 2 abaixo.

4 Figura 2 Identificação do Capelão - Níveis de localização NÍVEIS DE SERVIÇO Este nível de identificação define o serviço administrativo prestado voluntariamente pelo Capelão. Pode ser em 4 níveis, conforme a sessão acima. 1.2 UNIFORMES Os uniformes da instituição devem ser utilizados de acordo com cada situação, dentro do contexto de apresentação da INTERCHAP frente ao governo ou órgãos públicos, empresas, congregações cristãs, única e exclusivamente em ações de serviço voluntário à instituição de capelania. O Capelão jamais deve utilizar o uniforme para obter vantagem própria qualquer, lembrando sempre que o uniforme INTERCHAP não é uma paramentação militar, apesar da aparência. Capelães que utilizem do uniforme para benefício próprio ou indevidamente estarão sijeitos a disciplina interna, sendo alertados em primeira instância e em caso de recorrência, expulsos da instituição e ter sua credencial retida. A seguir, veremos a descrição de cada item de uniforme, apresentando sua utilização e características UNIFORME DE GALA A utilização do uniforme de gala destina-se à apresentação da INTERCHAP para órgãos públicos e empresas. Também pode ser utilizado em eventos oficiais da instituição. De preferência, não deve ser utilizado nas congregações em que o capelão atua. Neste caso, o uso do brasão, em formato de um PIN de lapela, é suficiente para identificação sem que haja destaque à pessoa do Capelão. Este uniforme jamais deve ser utilizado em visitas a presídios, dada a aparência com a paramentação militar. O uniforme de gala é composto por uma túnica estilo militar, de cor preta, com quatro bolsos e quatro botões dourados. No lado esquerdo, o distintivo é fixado no peito, acima do bolso. Acima do distintivo podem ser fixadas as honrarias. No braço esquerdo são fixadas a etiqueta CAPELÃO e a bandeira do país da unidade do Capelão.

5 Ao lado direito, no peito, é fixada a identificação do nome do Capelão e a etiqueta de serviço, caso exerça alguma função administrativa na unidade. No braço direito está fixado o escudo da instituição. As mangas possuem listras douradas que identificam o nível de localização da unidade que o Capelão participa. Nos ombros, as divisas, de acordo com a graduação do Capelão. A Figura 3 abaixo demonstra a túnica do uniforme de gala. Figura 3 Uniforme de Gala O uniforme de gala deve ser usado com camisa branca, gravata preta, calça preta e sapatos pretos. Mulheres podem optar pelo uso de saia preta com comprimento até o joelho. A cruz dourada na gola da camisa é opcional UNIFORME DE SOCIAL O uniforme social da INTERCHAP pode ser utilizado em eventos públicos e ações social. Normalmente é usado em países mais quentes ou durante o verão. Pode ser muito bem empregado durante a apresentação da INTERCHAP nas congregações. Não deve ser utilizado em ações da Capelania Prisional, devido à aparência com policiais. Caracteriza-se pelo uso da camisa branca de estilo militar, contendo 2 bolsos e abotoadura branca. Assim como a túnica, deve apresentar o distintivo no peito esquerdo. Acima do distintivo, pode apresentar as medalhas de mérito ou reconhecimento por serviços prestados. No braço esquerdo, deve ter a etiqueta de CAPELÃO e a bandeira do país da unidade nacional do Capelão. No peito direito, a camisa deve ter o nome do Capelão. Acima do nome, pode apresentar a identificação da unidade. No braço direito, o escudo INTERCHAP. As divisas de identificação são colocadas no ombro e deve ser utilizado com gravata preta. A cruz dourada na gola da camisa é de uso opcional.

6 A versão com camisa de maga curta pode ser utilizada com ou sem gravata preta, sendo que os demais adereços do uniforme devem ser obrigatoriamente respeitados. A Figura 4 mostra este uniforme de forma detalhada UNIFORME DE SERVIÇO Figura 4 Uniforme Social O uniforme de serviço pode ser utilizado em qualquer evento, ação social, divulgação, reunião de capelães, emergências ou mesmo fora de ações da INTERCHAP, durante passeios ou lazer. A camisa polo possui ombros e mangas azuis, corpo branco e detalhes e amarelo, conforme a Figura 5 abaixo. Figura 5 Uniforme de Serviço

7 2 RECONHECIMENTOS Como parte de seus objetivos, a INTERCHAP está sempre em busca de novos desafios e capacitação de seu quadro de voluntários. Neste sentido, busca qualificar-se frente a órgãos públicos e privados para reconhecimento de suas ações na sociedade. Queremos assim reconhecer o trabalho de cada um dos capelães através de certificados tais como; Honra ao Mérito, Certificado de Reconhecimento por Atuação e Certificado de Apreciação. Além destes certificados, também estamos elaborando medalhas e troféus aos capelães que se destacarem em suas atuações, na quantidade de horas voluntárias e na educação continua. 3 CONCLUSÃO A Interchap recomenda que os capelães voluntários possuam maior afinidade com no máximo duas áreas de capelania. Estas áreas podem ser o chamado específico de Deus para a vida e ministério do Capelão Voluntário. porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13 Identifique em sua vida tudo o que já vivenciou até este momento, sabendo que o Senhor prepara nosso caminho para que possamos servir ao Rei dos Reis, criador de todas as coisas, Senhor do Universo. Ele é quem nos chama, escolhe e capacita para toda boa obra. Esteja sensível ao seu chamado e decida servi-lo, apresentando sua vida para que o Senhor possa usá-la. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:16 Venha conosco neste chamado de Deus e continue desenvolvendo suas habilidades, realizando os treinamentos propostos em cada área de capelania e participando das ações sociais organizadas pela INTERCHAP. Apoie a ação de outros Capelães e organize eventos e projetos sociais, onde a Luz de Deus irá brilhar através da Igreja de Jesus Cristo, para que o nome do Senhor seja glorificado e seu Reino expandido. Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36 Seja bem vindo à International Chaplains Association INTERCHAP

8 COMPROMISSO DO CAPELÃO Solenemente, na presença de Deus e destas testemunhas, comprometo-me a: Dedicar minha vida voluntária a serviço da humanidade; Respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana; Exercer a capelania com excelência e fidelidade; Respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; Guardar os segredos que me forem confidenciados; Não praticar atos que coloquem em risco a integridade física, psíquica ou espiritual de qualquer pessoa; Atuar em unidade com a INTERCHAP e com a equipe de capelães para a melhoria da qualidade da vida humana, em projetos sociais, eventos assistenciais ou respostas a emergências; Promover e defender a unidade Cristã, independente da congregação ou denominação a qual estiver vinculado; Defender a fé Cristã como meio de transformação do ser humano, através da verdade, da esperança e do amor; Respeitar as autoridades instituídas em qualquer âmbito; Amar a meu próximo como a mim mesmo; Amar a Deus acima de todas as coisas. Assim me comprometo!

ESPECIALIZAÇÃO CONHECENDO A INTERCHAP

ESPECIALIZAÇÃO CONHECENDO A INTERCHAP INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION INTERCHAP GLOBAL COMISSÃO ACADÊMICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CAPELANIA VOLUNTÁRIA ESPECIALIZAÇÃO CONHECENDO A INTERCHAP Janeiro, 2016 INTERNATIONAL CHAPLAINS ASSOCIATION

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade.

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O

Leia mais

Manual do Uniforme Versão 2.3 / 2017 Marketing AMM

Manual do Uniforme Versão 2.3 / 2017 Marketing AMM Manual do Uniforme Versão 2.3 / Marketing AMM 1 2 3 Este manual foi elaborado para ajudar as Regionais na composição dos uniformes oficiais e coletes padrões. De acordo com o Regimento Interno todos os

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE GABRIEL ISSA ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O presente

Leia mais

UNIFORME EXPLORADORES DO REI

UNIFORME EXPLORADORES DO REI UNIFORME EXPLORADORES DO REI INTRODUÇÃO As informações a seguir são diretrizes fornecidas pelo Exploradores do Rei Internacional para maximizar a uniformidade no mundo inteiro. Todos os países são encorajados

Leia mais

Manual do Uniforme. Versão 2.1 / 2016 Marketing AMM

Manual do Uniforme. Versão 2.1 / 2016 Marketing AMM Manual do Uniforme Versão 2.1 / Marketing AMM Esse manual foi elaborado para ajudar as Regionais na composição dos uniformes oficiais e coletes padrões. De acordo com o regimento interno todos os níveis

Leia mais

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES - 1 - EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II INSTRUÇÃO NORMATIVA /2018 CMDP II - NORMA REGULAMENTADORA DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Dispõe

Leia mais

UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES)

UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES) UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES) PEÇA ESPECIFICAÇÃO USO AQUISIÇÃO OBSERVAÇÕES SAPATO Social preto, padrão militar, com cadarço. -- Preferencialmente em lojas militares Evitar uso de sapato social

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA FILOSOFIA O Clube de líderes J.A é um programa do Ministério Jovem, que se destina aos jovens que estão dispostos a serem líderes na igreja local dentro das muitas áreas do Ministério J.A e de maneira

Leia mais

MINIS TÉRIO DA. Todos os direitos reservados ao Ministério Jovem da AAmaR. Conselho do Ministério da Música da AAmaR

MINIS TÉRIO DA. Todos os direitos reservados ao Ministério Jovem da AAmaR. Conselho do Ministério da Música da AAmaR Regulamento de Uniformes MINIS TÉRIO Todos os direitos reservados ao Ministério Jovem da Conselho do Ministério da Música da JOVEM Alvo A mensagen do advento a todo mundo em minha geração III. UNIFORME

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIDERANÇA PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2016

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIDERANÇA PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2016 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIDERANÇA `` Incentivando os que se Destacam Perante a Sociedade PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2016 SÃO PAULO, 22 de Março de 2016 PREZADO HOMENAGEADO FERNANDO CARDOSO INFOKIDS

Leia mais

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Grupo Organizado para as Tradições Académicas G.O.T.A. O G.O.T.A. tem como objectivo preservar todas as tradições

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE 1 2 ANEXO I REGULAMENTO INTERNO DA UNIDADE PADRÃO VAPT VUPT DA GOIAS PREVIDÊNCIA - GOIASPREV FINALIDADE Art. 1º A Unidade Padrão de Atendimento Vapt Vupt da GOIASPREV tem por finalidade: I. Responsabilizar-se

Leia mais

help group JANEIRO TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo

help group JANEIRO TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo JANEIRO 2 0 1 8 help group TEMA DO MÊS Crescimento e Desafios com Cristo Crescimento Cristão INTRODUÇÃO Quando uma pessoa se converte e passa pelo novo nascimento, é normal iniciar sua vida cristã com

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DEPCT DIREN COSEA COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II NORMAS REGULAMENTADORAS DAS GRADUAÇÕES ESCOLARES DO CORPO DE ALUNOS Normatiza os procedimentos a serem adotados

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Palavra de Deus é suprema e como tal na matéria de direitos humanos traz uma consciência jurídica e teológica

Leia mais

Resolução nº 472. de 24 de abril de Ementa: Cria a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional.

Resolução nº 472. de 24 de abril de Ementa: Cria a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional. Resolução nº 472 de 24 de abril de 2008 Ementa: Cria a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional. O Conselho Federal de Farmácia CFF, no âmbito de suas atribuições previstas na Lei Federal nº 3.820/60;

Leia mais

Código do Traje Académico

Código do Traje Académico Código do Traje Académico Preâmbulo O desenvolvimento de comunidades locais de estudantes do Ensino a Distância interessadas na participação activa em actividades académicas diferenciadas por práticas

Leia mais

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Ementa: APROVA O REGULAMENTO DE UNIFORMES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SAO PAULO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. DECRETO Nº 40.001, 26 DE OUTUBRO DE 2000

Leia mais

Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria

Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria. Consagração a Maria amar a mim amar a mim amar a mim amar a mim amar a mim amar a mim amar a mim amar a mim Mãe. Eu Vos amo tanto! Mãe. Eu Vos amo tanto! Mãe. Eu Vos amo tanto! Mãe. Eu Vos amo tanto! Mãe. Eu Vos amo tanto!

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20/2017

RESOLUÇÃO Nº 20/2017 RESOLUÇÃO Nº 20/2017 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sessão de 14/06/2017, tendo em vista o constante no Processo nº 23078.018362/2016-24, nos termos do Parecer nº 08/2017 da Comissão de

Leia mais

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO

TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO TERCEIRA SEMANA O PODER DA ORAÇÃO Deus ouve e responde nossas orações. I A BASE DA ORACÃO: O NOME DE JESUS. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Leia mais

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE,

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012.

Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012. Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012. REGULAMENTO DE UNIFORMES, INSÍGNIAS, DISTINTIVOS E APRESENTAÇÃO PESSOAL DOS COLÉGIOS TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR (RUAP/CTBM) CAPÍTULO I

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES

REGULAMENTO DE UNIFORMES POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS ANEXO III REGULAMENTO DE UNIFORMES TÍTULO I Generalidades Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

PROJETO DE LEI. Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. PROJETO DE LEI Dispõe sobre a carreira dos Servidores Militares do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Art. 1º Os Quadros de Organização da Brigada Militar e as carreiras dos Oficiais

Leia mais

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O modelo organizacional de uma instituição traduz a sua capacidade ou não de realizar a sua missão

Leia mais

Anexo ao Despacho do Superintendente do Material n.º 03/SM/2017, de 9 de janeiro de 2017

Anexo ao Despacho do Superintendente do Material n.º 03/SM/2017, de 9 de janeiro de 2017 BARRAS METÁLICAS PARA CADETES 4,00 BLUSA AZUL COM ALCAXA INCORPORADO 24,00 BLUSA BRANCA 12,30 BLUSÃO DE CABEDAL AZUL NAVAL 100,00 BLUSÃO DE NYLON AZUL PARA MILITARIZADOS 75,00 BOINA DE FUZILEIRO 15,50

Leia mais

Você não é o que você faz. No entanto, o que você faz, se feito com a motivação correta, determina quem você é!

Você não é o que você faz. No entanto, o que você faz, se feito com a motivação correta, determina quem você é! SERVINDO A COMUNIDADE PARA SERVIR AO SENHOR (Mt 25.31-40) Você não é o que você faz. No entanto, o que você faz, se feito com a motivação correta, determina quem você é! O capítulo 25 de Mateus trata do

Leia mais

LICENCIATURA EM FARMÁCIA

LICENCIATURA EM FARMÁCIA ENFERMAGEM LIVRE E SOLENEMENTE, EM PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA,/ PROMETO DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE/ RESPEITAR A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA/ EXERCER A

Leia mais

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11

O PROPÓSITO DO NATAL. Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador... Lucas 2.11 Série: Um Natal de esperança Mensagem: O propósito do Natal (03/04). Introdução: Nesta série temos lembrado que o Natal é fruto de uma promessa de esperança ao nosso mundo, promessa feita pelos profetas

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 13 Os aspectos políticos da vida cristã Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultado Cap. 12 A salvação traz mudanças A salvação quer ser vivida A vida em comunidade Os frutos principais

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí ADMINISTRAÇÃO (Resolução nº 037/CONSUN-CaEn/2011) Juro dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18) OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e

Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os jornais e Balanço Geral Miquéias 6.6-8 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 28/12/2008 Nesta época do ano é muito comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de suas próprias vidas. A Televisão, as revistas, os

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL ANHT REGULAMENTO INTERNO

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL ANHT REGULAMENTO INTERNO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL ANHT REGULAMENTO INTERNO Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS O presente regulamento tem por finalidade determinar os critérios fundamentais que possibilitem as

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade.

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade. CORPO NACIONAL DE ESCUTAS ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS PROPOSTA DA JUNTA CENTRAL AO CONSELHO NACIONAL DE REPRESENTANTES PARA ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS No próximo mês

Leia mais

vos suplico de cumprir, AGORA, este passo com a confiança de uma criança porque Jesus e Maria estão com Vós.

vos suplico de cumprir, AGORA, este passo com a confiança de uma criança porque Jesus e Maria estão com Vós. Conchiglia, fondatrice del Movimento d'amore San Juan Diego PAPA BENTO XVI NÃO TENHA MEDO SANTIDADE, eu Conchiglia, OFERECI MINHA VIDA POR VÓS. ESTA É A HORA DE CONSAGRAR A RÚSSIA AO CORAÇÃO IMACULADO

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item USO INTERNO (Nº DA RCMS E ITEM) Descrição Administração QUANTIDADE ESTIMADA Deodoro Saúde Turismo Caxias Itapecuru

Leia mais

FICHA DE ASSOCIADO. Foto. Nome Completo: Endereço: Bairro: Cidade: CEP: Estado: Filiação Pai: Nome do Cônjuge:

FICHA DE ASSOCIADO. Foto. Nome Completo: Endereço: Bairro: Cidade: CEP: Estado: Filiação Pai: Nome do Cônjuge: FICHA DE ASSOCIADO Foto Completo: RG: CPF: Data de Nascimento: Local de Nascimento / País: Filiação Pai: Mãe: Estado Civil: Solteiro Casado Viúvo Divorciado Profissão: do Cônjuge: Telefone residencial:

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA EVANGÉLICA NO LUBANGO ISTEL INSCRIÇÃO PARA ADMISSÃO: LICENCIATURA E MESTRADOS EM TEOLOGIA

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA EVANGÉLICA NO LUBANGO ISTEL INSCRIÇÃO PARA ADMISSÃO: LICENCIATURA E MESTRADOS EM TEOLOGIA INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA EVANGÉLICA NO LUBANGO ISTEL INSCRIÇÃO PARA ADMISSÃO: LICENCIATURA E MESTRADOS EM TEOLOGIA INTRODUÇÃO O carácter da educação no ISTEL O ISTEL visa uma educação integral, isto

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

REGULAMENTO Versão 1

REGULAMENTO Versão 1 REGULAMENTO 2018 19.8.2018 - Versão 1 O 11º Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil é uma iniciativa dos Escoteiros do Brasil, aberta à participação de qualquer pessoa associada à União dos Escoteiros

Leia mais

Altura. Largura. Profundidade. As 3 Dimensões da Esperança. I Pedro 1:3-12

Altura. Largura. Profundidade. As 3 Dimensões da Esperança. I Pedro 1:3-12 17/março/2019 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, Efésios 3:18 Altura Largura Profundidade I Pedro 1:3-12 As 3 Dimensões

Leia mais

Respostas aos Testes de Autoavaliação

Respostas aos Testes de Autoavaliação Respostas aos Testes de Autoavaliação 323 Respostas aos Testes de Autoavaliação Lição 1 1. b) problemas. 2. a) obediência a Deus e à sua Palavra. 3. d) alegria. 4. c) seduzir-nos. 5. a) Todas as pessoas

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções PEDRO GABRIEL COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU ARACAJU 2012 CLUBE DE DESBRAVADORES DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU Projeto apresentado

Leia mais

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO Extrato do Regulamento de Uniformes do CMDC Revisão 1.0 Janeiro de 2019 1 1 Uniformes As ilustrações que se seguem correspondem aos tipos de uniformes adotados pelo Colégio Marechal

Leia mais

Muitos procuram a paz duradoura.

Muitos procuram a paz duradoura. Muitos procuram a paz duradoura. O homem rejeitou a paz no Jardim do Éden. Deus deu o primeiro passo, nos amando primeiro. O amor nos motiva à ação. A compaixão de Deus nos coloca em paz com Ele. Cristo

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. USE A CRIATIVIDADE E PINTE BEM BONITO O NOME A QUAL PERTENCE TODO O PODER. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder

Leia mais

Kênosys. O Engajamento na Missão

Kênosys. O Engajamento na Missão REFLEXÃO Kênosys O Engajamento na Missão Filipenses 2.5-11 5 Seja a a2tude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (...) 7 mas esvaziou- se a si mesmo, vindo a ser servo tornando- se semelhante aos homens.

Leia mais

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44 At 1,1-11 Sl 46 Ef 4,1-13 Mc 16,15-20 Hoje, celebramos o mistério da Ascensão do Senhor. É mistério porque brota do coração de Deus, é mistério porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, é mistério

Leia mais

Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ensino Fundamental e Ensino Médio Ensino Fundamental e Ensino Médio VII OLÍMPIADA INTERNA DO CONHECIMENTO 2018 REGULAMENTO GERAL TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º A Direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Petrolina/PE,

Leia mais

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef

CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef CONHECIMENTO E MODO DE VIVER Ef. 3.14-21 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR Efésios 1 e 2 UMA IGREJA QUE VIVE OUVIR PRATICAR Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Leia mais

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS O Incentivo à Qualificação é um benefício, na forma de retribuição financeira, calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor,

Leia mais

1º UNIFORME B1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º B1: - boné masculino branco (uso eventual); - túnica branca de gala, com passadeiras; - camisa branca de mang

1º UNIFORME B1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º B1: - boné masculino branco (uso eventual); - túnica branca de gala, com passadeiras; - camisa branca de mang 1º UNIFORME A1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º A1: - jaqueta masculina azul-ferrete de gala, com platinas duras de encaixe, azul-ferrete; - camisa branca de gala; - gravata preta horizontal; - calça azul-ferrete

Leia mais

Universidade Brasileira de. TEOLOGIA Conteúdo do Curso de Capelania Civil

Universidade Brasileira de. TEOLOGIA Conteúdo do Curso de Capelania Civil Conteúdo do Curso de Capelania Civil Capelania: (s.f.) Cargo, Dignidade ou Benefício de Capelão. Capelão: (s.m.) 1 Pastor ou Padre encarregado de ofício na Capela 2 Responsável pela assistência espiritual

Leia mais

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos 1) Assinale a alternativa correta: a) Hierarquia é a rigorosa observância e o acatamento discricionário das leis, regulamentos, normas e disposições

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi) Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão

Leia mais

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO.

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO. Lição 12 para 22 de dezembro de 2018 Os crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da igreja. No entanto, é fundamental que haja certo grau de organização humana para a missão e para a unidade da igreja.

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4.

Prefácio. Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica, II-II, q. 28, a. 4. Prefácio A vida de São Francisco de Assis foi e continua sendo fonte de inspiração para tantos homens e mulheres de boa vontade que, percebendo a beleza que emana do amor, desejam experimentar também a

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

6 - Se eu não quiser me capacitar para atuar mas quiser comprar algum título, credencial, certificado, porta documento, a Ordem me vende?

6 - Se eu não quiser me capacitar para atuar mas quiser comprar algum título, credencial, certificado, porta documento, a Ordem me vende? ÍNDICE DE PERGUNTAS 1 O que é um AGENTE DA PAZ? 2 - Quem tem interesse na atuação do AGENTE DA PAZ? 3 - O que preciso fazer para me tornar uma AGENTE DA PAZ? 4 - O que eu ganho da OAPAZ ao me tornar um

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

REGULAMENTO DOS UNIFORMES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA

REGULAMENTO DOS UNIFORMES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA PUBLICADO DOC 21/07/2010, p. 1, 3-5 c. 2-4, todas DECRETO Nº 51.646, DE 20 DE JULHO DE 2010 Aprova o Regulamento dos Uniformes da Guarda Civil Metropolitana. GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São

Leia mais

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós!

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! ATO PENITENCIAL Domingos da Quaresma OPÇÃO 1 D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! (bis) Bm E A -

Leia mais

Seja bem vindo (a) Nossa missão é servir aos que servem às crianças. A sua educação é a sua vida, guarde-a bem. Provérbios 4:13

Seja bem vindo (a) Nossa missão é servir aos que servem às crianças. A sua educação é a sua vida, guarde-a bem. Provérbios 4:13 Seja bem vindo (a) Nossa missão é servir aos que servem às crianças A sua educação é a sua vida, guarde-a bem. Provérbios 4:13 Como servimos aos que servem? Produzimos material pedagógico Realizamos curso

Leia mais

quinta-feira, 20 de dezembro de 12

quinta-feira, 20 de dezembro de 12 Filipenses 2.5-11 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser

Leia mais

DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANTOS E QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO PARA QUE SERVEM QUAL A DIFERENÇA ENTRE TALENTOS E DONS 1 Cor. 12:1-11 É importante lembrar que os dons de Deus são sem arrependimento, isto

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP N 002, DE 12 DE AGOSTO DE 2016

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP N 002, DE 12 DE AGOSTO DE 2016 SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SSP N 002, DE 12 DE AGOSTO DE 2016 O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 42, 1º, inciso IV, da Constituição

Leia mais

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Entrada: D - Ó vinde, cristãos louvar a Maria / Com um hino singelo, eterna alegria... - Foi lá no Carmelo que a Virgem surgiu /

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO?

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ESTUDO O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? Texto áureo: Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados,

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

Você se considera livre? Fernando Leite

Você se considera livre? Fernando Leite Você se considera livre? 19.03.17 Fernando Leite Introdução Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados, Ef 2.1 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, Rm 3.23

Leia mais

Ap 4:11 Tu és digno ó Senhor e nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas e foi por tua vontade que elas

Ap 4:11 Tu és digno ó Senhor e nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas e foi por tua vontade que elas Gernando Costa Ap 4:11 Tu és digno ó Senhor e nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas e foi por tua vontade que elas existem e foram criadas! Um adorador serve!

Leia mais

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento ESPOSENDE SOLIDARIO ASSOCIAÇÃO CONCELHIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, é uma Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos e de Utilidade

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais