Fundamentos de Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundamentos de Informática"

Transcrição

1 Fundaments de Infrmática Aula 6 Prf. Gladimir Cerni Catarin gladimir@gmail.cm SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Chipset Um cnjunt imprtante de cmpnentes na placa-mãe é chipset. O chipset é cmpst pr váris circuits integrads cnectads à placa-mãe que cntrlam cm hardware d sistema interage cm a CPU e a placa-mãe; A CPU é instalada em um slt u squete na placa-mãe. O squete na placa-mãe determina tip de CPU que pde ser instalada.

3 Chipset O chipset de uma placa-mãe permite que a CPU se cmunique e interaja cm s utrs cmpnentes d cmputadr O chipset estabelece a quantidade de memória que pde ser adicinada a uma placa-mãe. Ele também determina tip de cnectres da placa-mãe.

4 Chipset A mairia ds chipsets é dividida em dis cmpnentes distints: Nrthbridge e Suthbridge; A funçã de cada cmpnente varia de fabricante para fabricante, mas, em geral: O Nrthbridge cntrla acess à RAM, à placa de víde e as velcidades que a CPU pde se cmunicar cm elas. Às vezes a placa de víde é integrada n Nrthbridge.

5 Chipset A funçã de cada cmpnente varia de fabricante para fabricante, mas, em geral: Na mairia ds cass, Suthbridge pssibilita a cmunicaçã da CPU cm s discs rígids, a placa de sm, as prtas USB e as utras prtas de E/S.

6 CPU - Características A CPU (Central Prcessing Unit Unidade de Prcessament Central) é cnsiderada cérebr d cmputadr; Algumas vezes é citada cm prcessadr. A mairia ds cálculs crre na CPU. N que diz respeit a cálcul de energia, a CPU é element mais imprtante de um sistema de cmputadr. As CPUs vêm em diferentes frmats, e cada estil exige um slt u squete específic de CPU que incluem a Intel e a AMD.

7 CPU - Características O squete u slt da CPU é cnectr que estabelece interface entre a placa-mãe e própri prcessadr. A mairia ds squetes e prcessadres da CPU em us n mment é cnstruída em trn da arquitetura PGA (Pin Grid Array, matriz da grade de pins), na qual s pins n lad de baix d prcessadr sã inserids n squete. Os prcessadres cm slt têm a frma de cartuch e se encaixam em um slt cm aparência similar a de um slt de expansã.

8 CPU - Características Cada mdel de prcessadr executa um cnjunt de instruções. A CPU executa prgrama prcessand cada parte ds dads de acrd cm a rientaçã d prgrama e d cnjunt de instruções. Enquant a CPU está executand uma etapa d prgrama, as instruções restantes e s dads sã armazenads próxims a uma memória especial, chamada cache.

9 CPU - Características Há duas arquiteturas de CPU principais relacinadas as cnjunts de instruções: RISC (Reduced Instructin Set Cmputer) usam um cnjunt relativamente pequen de instruções, prjetads para executálas rapidamente. CISC (Cmplex Instructin Set Cmputer cmputadr cm cnjunt de instruções cmplex) utilizam um ampl cnjunt de instruções, resultand em um menr númer de etapas pr peraçã.

10 CPU - Características Ptência: A ptência de uma CPU é medida pela velcidade e quantidade de dads que ela pde prcessar; A velcidade de uma CPU é classificada em cicls pr segund; A velcidade das CPUs atuais é medida em milhões de cicls pr segund, chamads de megahertz (MHz), u bilhões de cicls pr segund, chamads de gigahertz (GHz); A quantidade de dads que uma CPU pde prcessar em determinad mment depende d tamanh d barrament de dads d prcessadr.

11 CPU - Características Iss também é chamad de barrament da CPU u FSB (Frnt Side Bus, barrament frntal). Quant mair fr a largura d barrament de dads d prcessadr, mais ptente prcessadr será. Os prcessadres atuais têm um barrament de dads de 32 u 64 bits.

12 Tecnlgia de Prcessament Overclcking Overclking é uma técnica usada para fazer cm que um prcessadr trabalhe em uma velcidade mais rápida d que sua especificaçã riginal; Overclcking nã é uma maneira cnfiável para melhrar desempenh d cmputadr e pde resultar em dans à CPU.

13 Tecnlgia de Prcessament Núcles A tecnlgia de prcessadr mais recente resultu em fabricantes de CPU descbrind maneiras de incrprar mais de um núcle de CPU em um só chip. Os núcles atuais pdem se dividir em: Núcle Únic: Únic chip de CPU que cntrla tds s recurss de prcessament. Múltipls Núcles: Dis u mais núcles dentr de um chip de CPU prcessand infrmações a mesm temp.

14 Resfriament e Dissipaçã de Calr Cmpnentes eletrônics geram calr. O calr é prvcad pel flux de crrente dentr ds cmpnentes. Os cmpnentes d cmputadr funcinam melhr quand mantids resfriads; Se calr nã fr remvid, funcinament d cmputadr pderá ser mais lent; Se huver grande acúmul de calr, s cmpnentes pderã ser danificads. O flux de ar intern n gabinete facilita uma mair dissipaçã de calr, nrmalmente s cmputadres sã equipads cm ventinhas para trnar prcess de resfriament mais eficaz.

15 Resfriament e Dissipaçã de Calr Outrs cmpnentes também sã suscetíveis a dans prvcads pel calr e em alguns cass estã equipads cm ventinhas. As placas de víde, também geram bastante calr. Ventinhas sã dedicadas a resfriar a GPU (Graphics Prcessing Unit Unidade de Prcessament de Gráfics.)

16 Resfriament e Dissipaçã de Calr Cmputadres cm CPUs e GPUs extremamente rápidas pdem usar um sistema de resfriament a água. Uma chapa de metal é clcada sbre prcessadr e a água é bmbeada sbre a parte superir para cletar calr prvcad pela CPU. A água é bmbeada para um radiadr para ser resfriada pel ar e, em seguida, clcada nvamente em circulaçã.

17 Memórias As memórias sã respnsáveis pel tráfeg de infrmações entre s dispsitivs existentes e também entre a CPU e usuári. Dentre s tips de memórias estudadas, as que cmpõem cmputadr e ajudam a trabalhar sã: ROM (Read nly Memry) Cntend infrmações permanentes. RAM (Randm Access Memry) Armazenand dads de frma vlátil, u seja, nã permanente.

18 Memória ROM Os chips ROM cntêm instruções que pdem ser diretamente acessadas pela CPU. Instruções básicas para inicializar cmputadr e carregar sistema peracinal sã armazenadas na ROM. Os chips ROM retêm seu cnteúd mesm quand cmputadr é desligad.

19 Memória ROM Dividem-se em: ROM: Smente leitura, suas infrmações sã escritas quand chip é fabricad. É um item bslet. PROM: Smente leitura prgramável, infrmações escritas após sua fabricaçã. EPROM: Smente leitura prgramável, apagável. Suas infrmações pdem ser apagadas cm equipaments especiais. EEPROM: Smente leitura prgramável, apagável eletrnicamente. Infrmações escritas após sua fabricaçã. Sã chamads também de ROMs flash.

20 Memória RAM RAM (Randm Access Memry memória de acess aleatóri) é armazenament temprári para dads e prgramas que estã send acessads pela CPU. RAM é uma memória vlátil, e iss significa que cnteúd é apagad quand cmputadr é desligad. Quant mais memória RAM um cmputadr tiver, mair será a sua capacidade para manter e prcessar prgramas e arquivs grandes, e melhr será desempenh d sistema.

21 Memória RAM

22 Memória RAM Tips de RAM: DRAM: Dinamic Ram, chip utilizad cm memória principal. Deve ser cnstantemente atualizada para manter suas infrmações. SRAM: Static Ram, muit utilizada cm memória cache, nã necessita ser atualizada cm tanta frequência. FPM: Fast Page mde, suprta paginaçã, fi utilizada amplamente na linha 486. EDO: Extended Data ut RAM, sbrepõe acesss cnsecutivs as dads. Acelera temp de recuperaçã de infrmações. SDRAM: Syncrnus DRAM, pera em sincrnia cm barrament.

23 Memória RAM Tips de RAM: DDR SDRAM: Duble Data Rate SDRAM, transfere dads 2X mais rápid que a SDRAM. DDR2 SDRAM: Mais rápida que a DDR, reduziu ruíd e interferência. DDR3 SDRAM: é uma melhria sbre a tecnlgia antecedente. O primeir benefíci da DDR3 é a pssível taxa de transferência duas vezes mair, de md que permite taxas de barrament maires, cm também pics de transferência mais alts. RDRAM: RamBus, desenvlvida para cmunicar a altas taxas de velcidade.

24 Memória RAM

25 Memória RAM A memória RAM cnstitui grande ajudante d prcessadr na tarefa de prcessas as infrmações e vem evluind a lng d temp. Tds s aplicativs que ficam em execuçã quand sistema peracinal está send executad reservam uma parte da memória RAM para serem executads. O sistema peracinal também reserva uma parte desta memória para a sua execuçã interna. Pr ist diz-se que um cmputadr a ter a sua memória RAM aumentada mais que natural terá a sua execuçã cm certeza um puc mais velz.

26 Memória Cache SRAM é usada cm memória cache para armazenar s dads usads cm mais frequência. A SRAM frnece a prcessadr acess mais rápid as dads d que s recupera da DRAM mais lenta u memória principal. Existem 3 tips de memória Cache: L1 Intern e integrad a CPU L2 Extern, atualmente é integrad a CPU L3 Utilizad em estações de trabalh avançadas e servidres.

27 Memória Cache Sbre a memória cache, ainda pdems incluir fat de já ns perguntarms alguma vez prque entã tda a memória d cmputadr nã é feita cm mesm material da cache, já que ela é tã velz cm é dit. O fat é que a cache é sim mais velz, prém pr este mtiv ela é muit cara, e um cmputadr cm smente este tip de memória seria extremamente ners para usuáris dméstics adquirirem. Pr ist tems 3 tips de cache e ainda tems a memória RAM, que vem evluind a lng ds temps.

28 Placas, suas Finalidades e Características As placas aumentam a funcinalidade de um cmputadr adicinand cntrladres para dispsitivs específics u substituind prtas cm mau funcinament.

29 Alguns tips: Placas, suas Finalidades e Características Placa de Rede: Cnecta um cmputadr a uma rede usand cab de rede. Placa de rede sem fi: Cnecta cmputadr a uma rede usand radifrequência. Placa de sm: Frnece recurss de áudi. Placa de Víde: Frnece recurss gráfics. Placa de Mdem: Cnecta um cmputadr à Internet usand uma linha telefônica. Placa SCSI: Cnecta dispsitivs SCSI, cm discs rígids u unidades de fita, a um cmputadr. Placa RAID: Cnecta váris discs rígids a um cmputadr para frnecer redundância e melhrar desempenh.

30 Placas, suas Finalidades e Características Alguns tips: Prta USB: Cnecta um cmputadr a dispsitivs periférics. Prta Serial: Cnecta um cmputadr a dispsitivs periférics.

31 Slts de Expansã Os cmputadres têm slts de expansã na placa-mãe para instalar placas. O tip de cnectr da placa deve crrespnder a slt de expansã.

32 Slts de Expansã Alguns tips de slts de expansã: ISA (Industry Standard Architecture): 8 u 16 bits, antig e raramente utilizad. EISA (Extended Industry Standard Architecture): 32 bits, antig e raramente utilizad. MCA (Micrchannel Architecture): 3 bits, prprietári da IBM, antig e raramente utilizad. PCI (Peripheral Cmpnent Intercnnect): 32 u 64 bits, ainda é padrã na mairia ds cmputadres. AGP (Advanced Graphics Prt): 32 bits, prjetada para adaptadres de víde. PCI-Express: Barrament serial, cmpatível cm slts PCI. Pssui slts X1, X4, X8 e X16.

33 Slts de Expansã Os slts cnstituem uma das partes bastante cnhecidas pr usuáris que gstam de alterar placas n cmputadr u substituí-las para ampliar as capacidades d cmputadr. Nvas placas a serem instaladas cstumam cupar estes slts, deixand cm que dispsitiv que antes era incrprad a placa-mãe (n-bard) seja agra utilizad desacplad diretamente da placa-mãe (ff-bard). O interessante sbre s slts é que quant mair fr barrament lgicamente mair será a quantidade de infrmaçã que será trafegada pr eles.

34 Slts de Expansã

35 Unidades de Armazenament Uma unidade de armazenament lê u grava infrmações em mídia de armazenament óptic u magnétic. A unidade pde ser usada para armazenar dads permanentemente u para recuperar infrmações de um disc. As unidades de armazenament pdem ser instaladas dentr d gabinete d cmputadr, cm um disc rígid. Abaix sã descrits alguns tips cmuns de unidades de armazenament: Unidade de disquete Disc rígid Unidade óptica Unidade flash Unidade de rede

36 MUSEU D fund d baú UNIDADE DE DISQUETE É um dispsitiv de armazenament que usa disquetes remvíveis de 3,5 plegadas. Esses disquetes magnétics pdem armazenar 720KB u 1,44MB de dads. Em um cmputadr, geralmente a unidade de disquete é cnfigurada cm unidade A:. A unidade de disquete pderá ser usada para inicializar cmputadr se ele cntiver um disquete de bt. Uma unidade de disquete de 5,25 plegadas é uma tecnlgia mais antiga e raramente utilizada.

37 MUSEU D fund d baú Unidade de Disquete X ZIP Drive Zip Drive é uma unidade de armazenament semelhante a um disquete, prém cm capacidades muit maires.

38 Disc Rígid É um dispsitiv de armazenament magnétic que é instalad dentr d cmputadr. É utilizad cm armazenament permanente para dads. Geralmente disc rígid é cnfigurad cm unidade C: e cntém sistema peracinal e s aplicativs. É cnfigurad cm a primeira unidade na sequência de inicializaçã (bt). A capacidade de armazenament de um disc rígid é medida em bilhões de bytes, u gigabytes (GB). A velcidade de um disc rígid é medida em rtações pr minut (RPM).

39 Unidade Óptica É um dispsitiv de armazenament que usa lasers para ler dads na mídia óptica. Existem váris tips de unidades ópticas: CD (Cmpact Disc disc cmpact); DVD (Digital Versatile Disc disc versátil digital); Blu-ray Disc Alternativa a DVD para ser utilizad cm áudi e víde de alta definiçã; As mídias ópticas CD e DVD pdem ser pré-gravadas (smente leitura), graváveis (gravar uma vez) u regraváveis (ler e gravar várias vezes). Os CDs têm capacidade de armazenament de dads de aprximadamente 700MB. Os DVDs pdem chegar até 8,5GB de armazenament para tips Dual Layer e 4,5 GB para mídias simples. Existem diferentes tips de mídias... (CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD+/-R, DVD+/-RW

40 Unidade Flash Também cnhecida cm thumb drive, é um dispsitiv de armazenament remvível que se cnecta a uma prta USB. Uma unidade flash usa um tip de memória especial que nã necessita de energia para manter s dads. Essas unidades pdem ser acessadas pel sistema peracinal da mesma maneira que s utrs tips de unidades sã acessads.

41 Tips de Interfaces de Unidades As unidades ópticas e de discs rígids sã fabricadas cm interfaces diferentes que sã usadas para cnectar a unidade a cmputadr. Para instalar uma unidade de armazenament em um cmputadr a interface de cnexã na unidade deve ser a mesma que da cntrladra na placa-mãe. A seguir, sã descritas algumas interfaces cmuns de unidades: IDE Integrated Drive Eletrnics / ATA (Advanced Technlgy Attachment) Cnectr de 40 pins, utilizada pel disquete e alguns discs rígids.

42 Tips de Interfaces de Unidades EIDE Enhanced Integrated Drive Eletrnics / ATA-2 Utilizada DMA (acess diret a memória) Usa cnectr de 40 pins Suprte discs maires que 512MB PATA (ATA Paralela) Versã paralela da ATA SATA (Serial ATA) Versã serial da PATA Cnectr de 7 pins SCSI (Small Cmputer System Interface) Pde cntrlar até 15 unidades Suprta unidades internas e externas Pde utilizar cm 50, 68 u 80 pins.

43 Cabs de Cmunicaçã As unidades precisam de cab de energia e cab de dads. Uma fnte de energia terá um cnectr de energia SATA para unidades SATA, um cnectr de energia Mlex para unidades PATA e um cnectr de 4 pins Berg para unidades de disquete. Os btões e s LEDs na parte frntal d gabinete cnectamse à placa-mãe cm s cabs d painel frntal. Os cabs cmunicam-se cm s dispsitivs através de cnexões aprpriadas e existentes na placa-mãe.

44 Cabs de Cmunicaçã Alguns tips: FDD (Flppy Disc Drive) Cnectr de 34 pins suprtand até 2 cnectres. ATA (IDE) 40 cndutres, suprta até 2 cnectres para a unidade e um para a cntrladra. PATA (EIDE) SATA 80 cndutres, dis cnectres para unidade e um para a cntrladra. Até 7 cndutres, um cnectr chavead para a unidade e utr para cntrladra. Nrmalmente, uma faixa clrida identifica pin1 d cab, permitind visualizar a crreta cnexã a dispsitiv e a cntrladra.

45 Prtas de Entrada e Saída As prtas de E/S (Entrada/Saída) em um cmputadr cnectam dispsitivs periférics, cm impressras, scanners e unidades prtáteis. Os seguintes cabs e prtas sã geralmente usads: Serial USB FireWire Paralel SCSI Rede PS/2 Áudi Víde

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundaments de Infrmática 1ºSemestre Aula 4 Prf. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.cm SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Descrevend Sistemas de um Cmputadr

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos:

Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação. Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Memória é um dispositivo capaz de armazenar informação Logo, podemos dividir dos dispositivos que podem armazenar dados em Quatro tipos: Memória Principal ROM RAM Memória Secundária Disco rígidos,

Leia mais

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos.

Aula 03. Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Aula 03 Componentes Básicos de um Computador, Dispositivos de Entrada e Saída, Dispositivos de Armazenamento de Dados, Periféricos. Máquina de Von Neuman Memória Entrada Unidade Central de Processamento

Leia mais

Sistema de Memórias COMPUTADOR CONTROLE ENTRADA VIA DE DADOS SAÍDA PROCESSADOR MEMÓRIA S E TO R R EC RE CEI TA S T EM S E TO R C A RNE S

Sistema de Memórias COMPUTADOR CONTROLE ENTRADA VIA DE DADOS SAÍDA PROCESSADOR MEMÓRIA S E TO R R EC RE CEI TA S T EM S E TO R C A RNE S Sistema de Memórias COMPUTADOR S E TO R R EC EIT AS 0 16 32 RE CEI TA S 4 8 12 20 24 28 36 40 44 CONTROLE S E TO R T EM PER OS VIA DE DADOS ENTRADA 0 48 52 64 68 80 84 1 56 72 88 2 3 60 76 92 4 S E TO

Leia mais

DESCREVENDO SISTEMAS DE UM COMPUTADOR

DESCREVENDO SISTEMAS DE UM COMPUTADOR DESCREVENDO SISTEMAS DE UM COMPUTADOR Componentes de Hardware, Software e Sistemas Operacionais Curso Superior de Redes de Computadores André Moraes SISTEMAS DE COMPUTADOR Um sistema de computador consiste

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 3. Barramento Formadora: Vanda Martins 3 MAS, AFINAL, COMO CIRCULAM OS DADOS ATÉ AO PROCESSADOR?

Leia mais

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS

NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO. b B KB MB GB TB... HARDWARE X SOFTWARE UNIDADES DE ARMAZENAMENTO EXERCÍCIOS CONVERSÃO ENTRE MÚLTIPLOS NOÇÕES DE HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO PABLO LEONARDO pablo@pointdoconcurso.com.br Pabloleonardo.silva@gmail.com www.pointdoconcurso.com.br Pablo Leonardo (Facebook) HARDWARE X SOFTWARE Hardware: Parte

Leia mais

Arquitectura e Organização Interna de Computadores

Arquitectura e Organização Interna de Computadores Arquitectura e Organizaçã Interna de Cmputadres Antóni M. Pina Dep. Infrmática, Universidade d Minh Larg d Paç, 4709 Braga cdex, Prtugal Crrei_E: pina@di.uminh.pt Prefáci O text que a seguir apresentams

Leia mais

Política de Privacidade do 69ª SBPC

Política de Privacidade do 69ª SBPC Plítica de Privacidade d 69ª SBPC Este Aplicativ reclhe alguns Dads Pessais ds Usuáris. RESUMO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE Os Dads Pessais sã cletads para s seguintes prpósits e usand s seguintes serviçs:

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Placa Mãe (Principal)

Placa Mãe (Principal) 11011001 10010001 10101110 11101110 10000001 01010101 Olá, tudo bem?! Olá, tudo bem?! Placa Mãe (Principal) HD (Hard Disk Disco Rígido) HD - Aberto CPU Central Processing Unit CPU Central Processing Unit

Leia mais

Principais Componentes e Tecnologias

Principais Componentes e Tecnologias Infra-Estrutura de Hardware Principais Componentes e Tecnologias Prof. Edilberto Silva www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Sumário Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento Vídeo Rede Outras Tecnologias

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro. Memória

E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro. Memória E.E.E.P. Dr. Solon Tavares Introdução à Informática e Sistemas Operacionais Prof. Henrique Cordeiro Memória As memórias são as responsáveis pelo armazenamento das informações no O computador possui basicamente

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

SRAM Static RAM. E/L Escrita Leitura. FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus TIPOS DE MEMÓRIA RAM Random Access Memory E/L Escrita Leitura SRAM Static RAM DRAM Dynamic RAM FPM DRAM Fast Page Mode EDO DRAM Extended Data Output SDRAM Synchronous DDR SDRAM Double Data Rate RDRAM Rambus

Leia mais

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware

Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Fundamentos de Hardware Aula 2 Introdução a Hardware Informática Setembro/2014 Roteiro Definições iniciais Sistema computacional Unidade Central de Processamento Placas-Mãe Memorias Barramentos Periféricos

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4 Cristina Boeres Memória! É um dos componentes de um sistema de computação! Sua função é armazenar informações que são ou serão manipuladas

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos

Organização de Computadores Digitais. Cap.10: Conjunto de Instruções: Modos de Endereçamento e Formatos Organizaçã de Cmputadres Digitais Cap.10: Cnjunt de Instruções: Mds de Endereçament e Frmats Mds de endereçament Os mds de endereçament sã um aspect da Arquitetura d cnjunt de instruções ns prjets das

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Matemática / 1ª série / ICC Prof. Eduardo. Unidade 1: Fundamentos. 1 - Introdução ao Computador

Matemática / 1ª série / ICC Prof. Eduardo. Unidade 1: Fundamentos. 1 - Introdução ao Computador Unidade 1: Fundaments 1 - Intrduçã a Cmputadr Cnceits básics e Terminlgias O cmputadr é uma máquina eletrônica capaz de realizar uma grande variedade de tarefas cm alta velcidade e precisã, desde que receba

Leia mais

Memórias. Alberto Felipe Friderichs Barros

Memórias. Alberto Felipe Friderichs Barros Memórias Alberto Felipe Friderichs Barros Memória Todo computador é dotado de uma quantidade de memória, que pode variar de máquina para máquina, a qual se constitui de um conjunto de circuitos capazes

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Agrupament de Esclas General Humbert Delgad Sede na Escla Secundária/3 Jsé Cards Pires Sant Antóni ds Cavaleirs PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 2015-2016 DISCIPLINA: Equipaments Infrmátics e Redes CURSO: Vcacinal

Leia mais

Módulos de Expansão para Microcontroladores

Módulos de Expansão para Microcontroladores T e c n l g i a Móduls de Expansã para Micrcntrladres Os melhres e mais mderns MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensin tecnlógic de qualidade. Móduls de Expansã para Micrcntrladres INTRODUÇÃO Para maximizar s

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto

BIOS, BOOT, POST e CMOS. Prof. César Couto BIOS, BOOT, POST e CMOS Prof. César Couto Memória ROM ROM (Read Only Memory) Memória de computador somente para leitura ROM é utilizada para armazenar firmwares Firmware é o conjunto de instruções operacionais

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO

Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 10º ANO Escla Secundária Dr. Jaquim de Carvalh Figueira da Fz N º P r j e t : N º C u r s : _ N º A c ã : Curss Prfissinais Planificaçã Anual 2017/2018 Curs Prfissinal de Técnic de Infrmática - Sistemas Aplicações

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA MEMÓRIAS. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA MEMÓRIAS de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos e pastas Teclas de

Leia mais

Curso Básico de Hardware

Curso Básico de Hardware Curso Básico de Hardware Arquitetura de Computadores I Conceitos Iniciais Versão 1.0 1999 Robson S. Martins http://www.robsonmartins.com Informações sobre o curso Este curso de Informática tem por objetivo

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO HARDWARE X SOFTWARE

HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO HARDWARE X SOFTWARE HARDWARE pablo@estudotop.com.br pabloleonardo.silva@gmail.com Youtube: Informática passo a passo Facebook: Estudo top Periscope: @professor_pablo www.estudotop.com.br PROF. PABLO LEONARDO HARDWARE X SOFTWARE

Leia mais

Memórias. IFRN -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 17/01/2013

Memórias. IFRN -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 17/01/2013 Aula 05 Memórias Memórias Em um computador, as memórias desempenham um papel tão importante quanto o da CPU. Uma CPU veloz só terá eficiência se a memória for também veloz e relativamente grande. Assim,

Leia mais

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal.

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal. Informática Hardware e Software Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Gerais; Dispositivos de entrada e saída de Dados; Unidade de

Leia mais

SCALEIO READY NODE. Specification Sheet de hardware. Especificações PRINCIPAIS RECURSOS DO SCALEIO READY NODE. ScaleIO Ready Node

SCALEIO READY NODE. Specification Sheet de hardware. Especificações PRINCIPAIS RECURSOS DO SCALEIO READY NODE. ScaleIO Ready Node ScaleIO Ready Nde SCALEIO READY NODE Specificatin Sheet de hardware O ScaleIO Ready Nde é um servidr SAN definid pr sftware para armazenament em blck. Ele cmbina s servidres Dell PwerEdge de última geraçã

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Dr. Saulo Amui 1/16 2/16 Memórias Memória A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis,

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

OCD Organização de Computadores Digitais Prof. Camilo Rodrigues Neto. Capítulo 4 Memória Interna (parte 1)

OCD Organização de Computadores Digitais Prof. Camilo Rodrigues Neto. Capítulo 4 Memória Interna (parte 1) OCD Organizaçã de Cmputadres Digitais Capítul 4 Memória Interna (parte 1) Just fr Fun www.ld-cmputers.cm Believe it r nt, this thing really existed! Yu must pedal fast enugh t keep the jystick functining...crazy!

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Informática O termo Informática significa informação de forma automática. Informação é um conjunto

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO

HARDWARE PROF. PABLO LEONARDO HARDWARE pablo@estudotop.com.br pabloleonardo.silva@gmail.com Youtube: Informática passo a passo Facebook: Estudo top Periscope: @professor_pablo www.estudotop.com.br PROF. PABLO LEONARDO HARDWARE X SOFTWARE

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores AULA 4 Organização de Sistemas de Computadores s Bits Sumário de Ordem de Bytes Conceitos Básicos Secundária Códigos de Correção de Erros Prof. Edilberto M. Silva Edilberto

Leia mais

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil?

MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS. QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? MEMÓRIA PRINCIPAL QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 01. O que significa memória RAM? QUESTÃO 02. O que é memória volátil? QUESTÃO 03. Diferencie memória de armazenagem. QUESTÃO 04. Porque a memória RAM é denominada

Leia mais

Adriano J. Holanda FAFRAM. 4 e 11 de maio de 2012

Adriano J. Holanda FAFRAM. 4 e 11 de maio de 2012 Memória Adriano J. Holanda FAFRAM 4 e 11 de maio de 2012 Trilha Introdução Hierarquia da memória Memórias RAM Memória ROM Introdução Arquitetura de Von Neumann Memória Aritmética Controle E/S Unidade central

Leia mais

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software).

HARDWARE e SOFTWARE. O Computador é composto por duas partes: uma parte física (hardware) e outra parte lógica (software). HARDWARE e SOFTWARE O Cmputadr é cmpst pr duas partes: uma parte física (hardware) e utra parte lógica (sftware). Vcê sabe qual é a diferença entre "Hardware" e "Sftware"? Hardware: é nme dad a cnjunt

Leia mais

Notas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores Modernos

Notas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores Modernos Ntas de Aula Guilherme Sipahi Arquitetura de Cmputadres Arquitetura de Cmputadres Mderns Passs da execuçã de um prgrama: 1. Fetch (busca) da nva instruçã da memória p/ registr. 2. PC (prgram cunter) apnta

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

Hardware e Manutenção de Micros

Hardware e Manutenção de Micros Hardware e Manutenção de Micros Cooler de CPU Memórias Tipos Tecnologias de construção Características Produzido por Márcio Jusilho Cooler de CPU É um conjunto do dissipação térmica do processador. O cooler

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

Barramento. Entrada. Saída

Barramento. Entrada. Saída Barramentos em Microcomputadores Jonathan Pereira Barramento Conjunto de fios paralelos com função em comum Microproc Memória Dispositivo Entrada Dispositivo Saída Barramento Barramento Tipos: Interno:

Leia mais

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Organização de Computadores Processadores, Placa Mãe e Memória RAM Professor: Francisco Ary Alves de Souza Processadores Processadores: Microprocessador: 2 Processadores Processadores: Trabalha em altas

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Silva RAM e ROM CARACTERÍSTICAS MEMÓRIA ROM MEMÓRIA RAM Nomenclatura Read Only Memory Random Access Memory Nome / Significado Memória somente Leitura Memória

Leia mais

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva

Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva Instalação e Manutenção de Computadores Sandra Silva 2010 Unicenter. Todos os direitos reservados Hardware vs software Hardware É a parte física do computador, ou seja, o conjunto de dispositivos responsáveis

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA TEORIA 28 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEMS E FAPEC-MS POR ASSUNTOS Ediçã abril 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprduçã ttal u parcial deste material, pr qualquer mei u

Leia mais

Conceitos e Gerenciamento de Memória

Conceitos e Gerenciamento de Memória Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução Num sistema computacional, temos diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema

Leia mais

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar INFORMÁTICA Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar 01. (TRE-RN/2005) Memória de alta velocidade, normalmente composta por registradores, que contribui para aumento de velocidade

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache Departamento de Ciência da Computação - UFF Principal Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Principal ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

As normas EIDE / ATAPI e SCSI

As normas EIDE / ATAPI e SCSI As normas EIDE / ATAPI e SCSI O padrão ATA (Advanced Technology Attachment) é um interface standard que permite a conexão de periféricos de armazenamento nos computadores de tipo PC; Apesar da denominação

Leia mais

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Barramentos. Alberto Felipe Friderichs Barros Barramentos Alberto Felipe Friderichs Barros Os principais componentes de um computador são: processador, memória e dispositivos de E/S. Para que estes módulos possam se comunicar é necessário que exista

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

Circuitos Lógicos Aula 26

Circuitos Lógicos Aula 26 Circuitos Lógicos Aula 26 Aula passada Mais adição Circuito com maior largura Subtração Mais ULA Aula de hoje Memória Funcionamento e arquitetura ROM, RAM e variações Processador Intel Memória Memória:

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MEMÓRIA E BARRAMENTOS DE SISTEMA. Prof. Dr. Daniel Caetano

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MEMÓRIA E BARRAMENTOS DE SISTEMA. Prof. Dr. Daniel Caetano ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MEMÓRIA E BARRAMENTOS DE SISTEMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2-2 Visão Geral 2 3 4 5 5 5 O que é a Memória Hierarquia de Memória Tipos de Memória Acesso à Memória

Leia mais

Função Principal da Memória

Função Principal da Memória Memórias Slide 2 Função Principal da Memória Armazenar dados. Armazenar os programas para serem executados pelo processador. Slide 3 Memória x Processador x HD Placa Mãe: Controlador de Memória Slide 4

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

INFORMÁTICA TEORIA. Edição 2017

INFORMÁTICA TEORIA. Edição 2017 INFORMÁTICA TEORIA 46 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Ediçã 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprduçã ttal u parcial deste material, pr qualquer mei u prcess. A vilaçã de direits

Leia mais

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores

Computação L. Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Computação L Apresentação da Disciplina e Conceitos Básicos de Computadores Tópicos da Aula Conceitos básicos de computação Componentes de um computador Como os diferentes componentes interagem Representação

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Dentro do disco rígido Os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de

Leia mais

Manutenção de Microcomputadores I

Manutenção de Microcomputadores I Manutenção de Microcomputadores I Aula03 Memórias Introdução Hardware que auxilia no processamento dos dadospelaucp. Hierarquia dos diferentes tipos de Memórias Tipos Registradores: pequenos dispositivos

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais