NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016"

Transcrição

1 NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016

2 Responsabilidade pela vistoria Na NBR atual : A vistoria deve ser efetuada pelo engenheiro de avaliações com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados. Na NBR em revisão: A vistoria deve ser efetuada com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados.

3 Votos encaminhados A vistoria deve ser* efetuada** exclusivamente*** pelo engenheiro de avaliações****, com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para orientação da coleta de dados e demais atividades avaliatórias. * [é imprescindível que seja] ** [executada] *** [somente] **** [por profissional especializado em Avaliação e Pericia] [pelo Arquiteto de Avaliações ou Engenheiro de Avaliações] [pelo responsável técnico pelo laudo de avaliação] [ou por membro de sua equipe por este designado,] [arquiteto ou engenheiro de avaliações,] [ou quando da sua impossibilidade, por profissional capacitado para tal designação]

4 Texto da reunião de 27 OUT Nenhuma avaliação pode prescindir da vistoria. Em casos excepcionais, quando essa atividade for impossível, observadas prescrições específicas das demais partes desta Norma, admite-se a adoção de uma situação-paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo A vistoria deve ser efetuada com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições essenciais para a orientação da coleta de dados e respectiva avaliação Recomenda-se que a vistoria seja realizada pelo responsável técnico pela avaliação O responsável técnico pela avaliação pode incumbir a vistoria do bem a outro profissional habilitado Nas avaliações complexas ou de grandes proporções, a vistoria pode ser incumbida a um ou mais profissionais especializados.

5 Questões para a discussão Habilitação profissional Só os profissionais de nível superior dos Sistemas CONFEA e CAU podem avaliar bens? Capacitação profissional A habilitação é suficiente? Divisão de trabalho na atividade de avaliação O avaliador (responsável pelo laudo) deve realizar todas as atividades? O avaliador (responsável pelo laudo) deve necessariamente vistoriar o bem ou pode delegar para terceiros? Qual é a habilitação e a capacitação necessária exigida dos terceiros para vistoriar?

6 Habilitação profissional NBR em vigor 1 Objetivo Esta Norma é exigível em todas as manifestações técnicas escritas vinculadas às atividades de Engenharia de Avaliações. Nota: A Resolução nº 218 do CONFEA fixa as atribuições profissionais do Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo nas diversas modalidades e, conforme a Resolução nº 345 do CONFEA, são de atribuição privativados Engenheiros em suas diversas especialidades, dos Arquitetos, dos Engenheiros Agrônomos, dos Geólogos, dos Geógrafos e dos Meteorologistas, registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, as atividades de vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais, obras e serviços de utilidade pública, recursos naturais e bens e direitos que, de qualquer forma, para a sua existência ou utilização, sejam de atribuição dessas profissões.

7 2 Referências normativas (...) Habilitação profissional NBR em vigor Na aplicação desta Norma é necessário consultar: a) Decreto Federal nº , de 03/05/1978, que aprova o Quadro Geral de Unidades de Medida. b) Resolução nº 218, de 29/06/1973, do CONFEA, que fixa as atribuições profissionais do Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo nas diversas modalidades. c) Resolução nº 345, de 27/07/1990, do CONFEA, que dispõe quanto ao exercício por profissional de nível superior das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia.

8 Habilitação profissional NBR em vigor Anexo A (informativo) Referências bibliográficas b) Lei Federal nº 4.076, de 23/06/1962, que regula o exercício das profissões de Geólogo e Engenheiro Geólogoe dá outras providências. c) Lei Federal nº 5.194, de 24/12/1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomoe dá outras providências. f) Lei Federal nº 6.496, de 07/12/1977, que institui a Anotação de Responsabilidade Técnica na prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e de Agronomia e dá outras providências.

9 Habilitação profissional NBR em vigor Anexo A (informativo) Referências bibliográficas j. Decreto Federal nº , de 12/10/1993, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências. k. Decreto Federal nº , de 11/12/1993, artigos 28 a 37 e sua regulamentação, que fixam as atribuições das especializações profissionais do Engenheiro, do Arquiteto, do Agrônomo, do Geógrafo e do Agrimensor. l. Resolução nº 205, de 30/09/1971, do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia -CONFEA, que adota o Código de Ética Profissional, do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo

10 1 Escopo (...) Habilitação profissional NBR projeto em revisão NOTA A avaliação é realizada por profissional devidamente habilitado e capacitado, com observância de suas atribuições e competências profissionais legalmente definidas, de forma a não incorrer no exercício ilegal da profissão. Observar a legislação vigente na Bibliografia (itens de [2] a [5]).

11 Bibliografia Habilitação profissional NBR projeto em revisão 1. Decreto Federal nº , de 3 de maio de 1978, que aprova o Quadro Geral de Unidades de Medida. 2. Decreto Federal nº /1933, de 12 de outubro de 1933, que regula o exercício da profissão agronômica. 3. Decreto Federal nº /1933, de 11 de dezembro de 1933, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor. 4. Lei Federal nº 5.194/1966, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo. 5. Lei Federal nº /2010, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício das profissões de arquiteto e urbanista.

12 Habilitação profissional NBR projeto em revisão 0.7 Avaliações complexas Nos casos em que as avaliações de bens ou direitos envolvam o concurso de profissionais com áreas de formação, especialidades ou ênfases distintas, são observadas as condições e restrições previstas nas atribuições definidas pela legislação específica de cada área. A coordenação do trabalho pode ser exercida por um profissional especialista na área de avaliações, considerada, preferencialmente, a predominância da modalidade avaliatóriano caso.

13 Capacitação profissional NBR em vigor 3.15 engenharia de avaliações: Conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados aplicados à avaliação de bens 3.19 engenheiro de avaliações: Profissional de nível superior, com habilitação legal e capacitação técnico-científica para realizar avaliações, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA

14 Capacitação profissional NBR projeto em revisão engenharia de avaliações conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados, aplicados à avaliação de bens por arquitetos de avaliações ou engenheiros de avaliações arquiteto de avaliações profissional de nível superior, com habilitação legal e capacitação técnico-científica para realizar avaliações, devidamente registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) engenheiro de avaliações profissional de nível superior, com habilitação legal e capacitação técnico-científica para realizar avaliações, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

15 Divisão de trabalho NBR Recursos naturais e ambientais 7.1 É recomendável que os profissionais, ao serem contratados ou designados para fazer uma valoração ambiental ou avaliação de jazida ou direito minerário, levem em consideração o caráter transdisciplinardo trabalho, assessorando-se de especialistas nas diversas áreas pertinentes.

16 Divisão de trabalho NBR Avaliação de bens de patrimônios históricos e artísticos 7 Atividades básicas É recomendável que os profissionais, ao serem contratados ou designados para fazer uma avaliação de bem do patrimônio histórico e artístico, levem em consideração o caráter transdisciplinardo trabalho, assessorando-se de especialistas nas diversas áreas pertinentes.

17 Divisão de trabalho NBR projeto em revisão 0.7 Avaliações complexas Nos casos em que as avaliações de bens ou direitos envolvam o concurso de profissionais com áreas de formação, especialidades ou ênfases distintas, são observadas as condições e restrições previstas nas atribuições definidas pela legislação específica de cada área. A coordenação do trabalho pode ser exercida por um profissional especialista na área de avaliações, considerada, preferencialmente, a predominância da modalidade avaliatóriano caso.

18 Divisão de trabalho NBR Atividades básicas Requisição da documentação Conhecimento da documentação Vistoria do bem avaliando Coleta de dados Diagnóstico do mercado Escolha da metodologia Tratamento dos dados Resultado da avaliação Pressupostos, ressalvas e condições limitantes

19 Divisão de trabalho NBR Vistoria x avaliação Quem vistoria é oresponsável técnico pela avaliação Quem vistoria éum dos responsáveis técnicos pela avaliação (um dos responsáveis técnicos pode não ter vistoriado o bem) Quem vistoria não é o responsável técnico pela avaliação

20 Reprovação para aceitação com restrições ABRAPEA x Projeto x Grandiski A vistoria deve ser efetuada pelo próprio avaliador, engenheiro ou arquiteto, responsável técnico pelo laudo de avaliação em todas as suas etapas, com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados e metodologia aplicável. [ABRAPEA] Nenhuma avaliação pode prescindir da vistoria, que rotineiramente deve ser feita pelo mesmo profissional, legalmente habilitado. Em casos excepcionais, quando essa atividade for impossível, observadas prescrições específicas das demais partes desta Norma, admite-seaadoção de uma situação-paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo. [Grandiski] A vistoria deve ser efetuada com o objetivo de conhecer e caracterizar o bem avaliando e sua adequação ao seu segmento de mercado, daí resultando condições para a orientação da coleta de dados. [Projeto]

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS PERÍCIA AGRONÔMICA IMPORTÂNCIA PERÍCIA AGRONÔMICA Atuação como perito judicial; Ação de desapropriação de imóvel rural; Ação de inventário de imóvel rural; VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Ericson Dias Mello 1 Comunicados

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

Atribuição e Titulação

Atribuição e Titulação Atribuição e Titulação 1.1 Legislação Federal Lei n. 2.800, de 18 de junho de 1956 Cria os Conselhos Federais e Regionais de Química dispõe sobre a profissão do químico e dá outras providências. Lei n.

Leia mais

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo;

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo; 1 PROJETO DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre as atividades, atribuição de títulos e competências profissionais para os diplomados nos campos profissionais abrangidos pelas diferentes Modalidades das Categorias

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 109/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº. 157785/2012 INTERESSADO: Antonio de Sousa Neto ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Consulta realizada pelo Senhor Antonio de Sousa Neto -

Leia mais

REVISÃO DA NORMA ABNT NBR Eng. Sérgio Antão Paiva

REVISÃO DA NORMA ABNT NBR Eng. Sérgio Antão Paiva REVISÃO DA NORMA ABNT NBR 14.653-1 Eng. Sérgio Antão Paiva Principais alterações em discussão 1. Princípios gerais da avaliação de bens 2. Novos conceitos 3. Abordagens de valor 4. Mercado 5. Formas verbais

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PL-1.025/2002 - dispõe sobre o exercício da profissão de Físico e dá outras providências

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Rio Verde MS 24/05/2002 Dados Oficiais

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

Encontro Nacional da Engenharia Civil. 12 a 14 de julho de 2017 São Paulo-SP

Encontro Nacional da Engenharia Civil. 12 a 14 de julho de 2017 São Paulo-SP Encontro Nacional da Engenharia Civil 12 a 14 de julho de 2017 São Paulo-SP 1 Lei 13.425, de 30 de março de 2017 Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA

SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA SISTEMA DE CONTRATACIONES PÚBLICAS DE SERVICIOS DE INGENIERÍA ING. HENRIQUE DE ARAGÃO A legislação brasileira é extensa e minuciosa, por razões intrínsecas à cultura do país. O que não significa que seja

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais DEBI Curso de Engenharia Ambiental DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental Assunto: Atribuições do Engenheiro

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 9/20/2010 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 9/20/2010 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Resolução 473 Resolução 218 e outras correlatas O Ato n 2 Deliberações normativas da CEEE

Leia mais

Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho

Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho Apresentação de Informações para a Criação da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ sherique@gbl.com.br

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Lei Resoluções Modelo de 2 LEI 6496/77 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica"

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 113/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 179163/2012 176799/2012 INTERESSADO: FRANCISCO JOSÉ VELA ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O profissional Engenheiro Civil Francisco José

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 041/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 45787/2013 INTERESSADO: FLÁVIO BOSKOVITZ ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O sr. Flávio Boskovitz, protocolou junto ao CREA-SP consulta

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PLS nº 491, de 18 de agosto de 2011 PROPONENTE: Marcelo Crivella DESTINATÁRIO:

Leia mais

Alterações da Norma ABNT NBR

Alterações da Norma ABNT NBR Alterações da Norma ABNT NBR 14.653-1 Eng. Civil e Eletricista Frederico Correia Lima Coelho Presidente do IBAPE Nacional Eng. Civil Radegaz Nasser Júnior Conselheiro do IBAPE Nacional 1 Normalização no

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

Norma NAE 001/2008. Auditorias de Engenharia. Procedimentos Gerais

Norma NAE 001/2008. Auditorias de Engenharia. Procedimentos Gerais Norma NAE 001/2008 Auditorias de Engenharia Instituto de Auditoria de Engenharia do Ceará Procedimentos Gerais Comitê de elaboração e revisão: Diretoria Executiva do IAECE Technical Auditing in Engineering

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais

Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais ABR 2001 NBR 14653-1 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: O Decretão A lei 5.194/66 O Salário Mínimo profissional 2 Decreto 23.569/33 Criados em 1933

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Profissional / Confea/Crea Prof. Ederaldo da Silva Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE

NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE NOTA TÉCNICA SIT-DSST Nº 96, DE 19-04-2009 Documento de Referência: Norma Regulamentadora nº 18. Assunto: Profissional habilitado para elaboração e execução do Programa de Condições e Meio Ambiente do

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

INFORMAÇÂO 054/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº / 2012 INTERESSADO: CARLOS EDUARDO ALVES TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA ASSUNTO: Consulta Técnica

INFORMAÇÂO 054/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº / 2012 INTERESSADO: CARLOS EDUARDO ALVES TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA ASSUNTO: Consulta Técnica INFORMAÇÂO 054/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 76375 / 2012 INTERESSADO: CARLOS EDUARDO ALVES TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Trata-se de consulta do Técnico

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Organização dos Títulos Profissionais Resolução 473/2002 Institui Tabela de Títulos Profissionais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 046/2013 - DAP PROTOCOLO Nº. 74324/2013 INTERESSADO: Prefeitura Municipal de Jacupiranga ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Prefeitura Municipal de Jacupiranga questiona

Leia mais

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE 1 O Sistema CONFEA/CREA Nova Sistemática Definição de Atribuições Profissionais 2 O que é o Sistema CONFEA/CREA? Composto pelo CONFEA, CREAs e Caixas de Assistência

Leia mais

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Agente Administrativa da área Registro e Cadastro 2012-2016 Líder da área de Registro e ART 2012-2016 Líder de Área de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado

Leia mais

COTAÇÃO Nº 10/2019. Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo, SP pinacoteca.org.br

COTAÇÃO Nº 10/2019. Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo, SP pinacoteca.org.br COTAÇÃO Nº 10/2019 A Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Praça da Luz, nº 2, Bom Retiro, CEP 01120-010,

Leia mais

RESOLUÇÃO 162 CAU-BR, DE (DO-U DE )

RESOLUÇÃO 162 CAU-BR, DE (DO-U DE ) RESOLUÇÃO 162 CAU-BR, DE 24-5-2018 (DO-U DE 19-6-2018) ARQUITETOS E URBANISTAS Exercício da Profissão CAU-BR disciplina o exercício da atividade do arquiteto e urbanista em Segurança do Trabalho O CONSELHO

Leia mais

C O N F E A / C R E A

C O N F E A / C R E A Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Cuiabá 20/05/2002 CUSTO 20 BILHÕES Dados

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre a documentação a ser exigida para o registro e a expedição da Certidão de Acervo Técnico aos profissionais do Sistema CONFEA/CREA-SP. O Conselho

Leia mais

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C 1 PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE C 58 C-0814/10 Crea-SP Entendimento quanto a aplicabilidade do

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos 1 II - PROCESSOS DE ORDEM A II. I - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TECNICO 2 UGI MOGI GUAÇU Nº de Ordem 1 Proposta CAT (fl.17) Processo/Interessado A-868/1995 V3 Relator JOSÉ FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

Leia mais

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Dispõe sobre a atividade e a Responsabilidade Técnica na produção de sementes e mudas florestais e ornamentais. A CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL, DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA;

ATO Nº 04. Considerando o disposto na Lei nº 6.496, de 07 de dezembro de e Resoluções pertinentes baixadas pelo CONFEA; ATO Nº 04 Adota medidas para assegurar efetiva participação técnica por parte dos Engenheiros Agrônomos e Florestal, no exercício de suas atividades. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

Leia mais

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA. MINUTA r2a para >> Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de /04/2017

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA. MINUTA r2a para >> Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de /04/2017 REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA MINUTA r2a para >> Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de /04/2017 Capítulo I NORMAS GERAIS Art.1º - Este Regulamento de Honorários

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP Fls. ~. j~ CP) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ProcessoN : PR-560/2015 ÀCEEA Histórico: o profissional registrado neste Conselho com atribuições do Decreto 90.922/1985, circunscritas ao âmbito da Agrimensura,

Leia mais

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 Regula o exercício das profissões de Engenharia, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o CONGRESSO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÃO 011/2014 UCT/SUPCOL PROTOCOLO Nº 69060/2014 INTERESSADO: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Comarca de Orlândia ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Juíza de Direito

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 278, DE 27 DE MAIO DE 1983.

RESOLUÇÃO Nº 278, DE 27 DE MAIO DE 1983. RESOLUÇÃO Nº 278, DE 27 DE MAIO DE 1983. Dispõe sobre o exercício profissional dos Técnicos Industriais e Técnicos Agrícolas de Nível Médio ou de 2º Grau e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Prof. Ederaldo da Silva Azevedo Graduação: Engenheiro Civil UFPA Bacharel em Direito UNIFAP Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho FINOM; Especialista em Segurança

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. PROCEDIMENTOS Registro Baixa Cancelamento Anulação da ART Registro do Atestado Emissão da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no Município de Porto Alegre. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 016/2013 - DAP PROTOCOLO Nº. 1585/2013 INTERESSADO: Alexandre da Rocha Corrêa ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O Sr. Alexandre da Rocha Corrêa questiona se a atividade

Leia mais

CONSULTAS DISPONÍVEIS EM:

CONSULTAS DISPONÍVEIS EM: BASE LEGAL DO CONFEA PARA A FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL (Normativos vigentes. Atualizado em 28/09/2015) CONSULTAS DISPONÍVEIS EM: http://normativos.confea.org.br/ementas/index.asp LEIS Lei n

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO PROPOSTA DE ALTERAÇÃO LEI COMPLEMENTAR Nº 126 DE 26 DE março DE 2013. Institui a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações existentes no Município do Rio de Janeiro e dá outras

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/4/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/4/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Filosofia Tabela de Títulos Decreto 23.569 Lei 5194 Resolução 218 e correlatas Resolução

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ESCOLARIDADE: Curso de Graduação completo em Administração. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Decreto nº 61.934 - de 22 de dezembro de 1967 dispõe sobre

Leia mais

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de 09/04/2019

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de 09/04/2019 REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Aprovado pela Assembleia Geral Ordinária de 09/04/2019 Capítulo I NORMAS GERAIS Art.1º - Este Regulamento de Honorários para Avaliações

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos REUNIÃO N.º 440 ORDINÁRIA DE 11/02/2019

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos REUNIÃO N.º 440 ORDINÁRIA DE 11/02/2019 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - REGISTRO DE ENTIDADE DE CLASSE 2 SUPCOL 1 C-682/2018 C4 ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E AGRÔNOMOS DE CAJAMAR - AEAC ALEXANDRE SAYEGE FREIRE Histórico: A Associação dos Engenheiros

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 098/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 155437/2013 INTERESSADO: ROSANGELA PINSARD HENRIQUES ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Consulta de Rosangela Pinsard Henriques, referente

Leia mais

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP Lei 5194/1966 Art. 34 - São atribuições dos Conselhos Regionais: f) organizar o sistema de fiscalização do exercício

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE VISTA I. I - PROCESSO DE VISTA 2 UGI CAMPINAS 1 PR-12139/2016 THIAGO ALEXANDRE MUSSATO JAN NOVAES RECICAR/VISTOR: PAULO ROBERTO BOLDRINI HISTÓRICO Trata o presente processo de pedido

Leia mais

Eng. Eletricista Eng. Segurança do Trabalho Crea SC /D visto PR 8159

Eng. Eletricista Eng. Segurança do Trabalho Crea SC /D visto PR 8159 Eng. Eletricista (UDESC); Pós-graduado em Engª Segurança do Trabalho (UTFPR); Membro associado da ABNT, comitê CB-03, Comissão de Estudo Riscos da Eletrostática Proj. NBR 60.079-32-1. Experiência nas áreas

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966

LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 LEI Nº 5.194, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1966 Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro- Agrônomo, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 3 - Engenharia Ambiental: Curso e Profissão Professor Sandro Donnini Mancini

Leia mais

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em:

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em: Parecer: 14/2012-AJU Interessado: CAU-DF. Assunto: Consulta. Atribuições de Arquitetos e Urbanistas. Elaboração de projetos de arquitetura. Atividade exclusiva de Arquitetos. Ementa: Direito Civil. Atribuições

Leia mais

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Procedimento obrigatório por lei Registro pela Internet: 100% eletrônico Comodidade

Leia mais

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1:

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: Descrição: APRESENTAR CAPITULAÇÃO PARA MULTA POR ANOTAÇÃO FORA DE ÉPOCA PARA AS OBRAS CONCLUÍDAS E/OU ANOTAÇÃO DE CARGO E FUNÇÃO EXTINTAS. OS/05/TO Justificativa:

Leia mais

PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP

PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP - 2013 COORDENAÇÃO: Octavio Galvão Neto RELATORIA: Rejane Saute Berezovsky COLABORAÇÃO: Vanessa Pacola Francisco, Ronaldo

Leia mais

CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM

CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM CEEMM Camara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM Coordenador Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. e Eng. Seg. Trab. Januário Garcia Coordenador Adjunto Eng. Oper. Mec. Maq. Ferram. e Eng.

Leia mais

Por meio deste aditamento, alteramos o edital, conforme segue: 1. No Item 3. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS, das Instruções à Proponente, onde se lê:

Por meio deste aditamento, alteramos o edital, conforme segue: 1. No Item 3. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS, das Instruções à Proponente, onde se lê: Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 16/03323 Objeto: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de apoio e assessoria no planejamento e definição dos projetos básicos preliminares

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05

OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05 OPERACIONALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.010/05 MATERIAL ELABORADO A PARTIR DE APRESENTAÇÃO DO ENCONTRO DE LIDERANÇAS CONFEA, DE 12 DE MARÇO DE 2007, FEITA POR RUY CARLOS DE CAMARGO VIEIRA E MARCIUS

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - REGISTRO DE ENTIDADE DE CLASSE SUPCOL Nº de Ordem 1 Proposta Processo/Interessado C-682/2018 C4 Relator ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E AGRÔNOMOS DE CAJAMAR - AEAC SEBASTIÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 348, DE 27 DE OUTUBRO DE (*) - DA COMPOSIÇÃO -

RESOLUÇÃO Nº 348, DE 27 DE OUTUBRO DE (*) - DA COMPOSIÇÃO - RESOLUÇÃO Nº 348, DE 27 DE OUTUBRO DE 1990. (*) Dispõe sobre a composição do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº /2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA

INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº /2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 170480/2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O SAAE- Serviço Autônomo

Leia mais

Regulamentação do exercício do perito-engenheiro

Regulamentação do exercício do perito-engenheiro Regulamentação do exercício do perito-engenheiro A Lei 5.194/1966 regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo, e dá outras providências. Abaixo, seguem os trechos que

Leia mais

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III

Manual. Hipermercados e rede de Supermercados. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo III Manual A Engenharia nos Empreendimentos Hipermercados e rede de Supermercados Anexo III HIPERMERCADOS E REDE DE SUPERMERCADOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como hipermercados e rede de supermercados

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA PA U T A 07 de Agosto de 2013 I - ABERTURA E EXPEDIENTES 1. 14:00 h - Cerimonial de Abertura e Informes Políticos Institucionais 1.1 Presidente do CONFEA 1.2 Presidente da MÚTUA 1.3 Presidente CREA-ES

Leia mais

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 CONCEITOS RESÍDUO: Resíduos nos estados sólido, semi-sólido ou líquido resultantes de atividades industriais, domésticas, hospitalar,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA Legenda: (NR) indica o artigo cujo caput, parágrafo, alínea e/ou inciso foi incluído ou modificado por alteração ou exclusão. (REVOGADO)

Leia mais

Alterações da NBR : Avaliação de bens - Procedimentos Gerais. MSc. Sérgio Antão Paiva

Alterações da NBR : Avaliação de bens - Procedimentos Gerais. MSc. Sérgio Antão Paiva Alterações da NBR 14653-1: Avaliação de bens - Procedimentos Gerais. MSc. Sérgio Antão Paiva VII Simpósio da SOBREA Teresina 2016 Normas 14.653 Parte 1 2001 Procedimentos gerais (em revisão) Parte 2 2011

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. DECRETO Nº 18.574, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2014. Regulamenta o art. 10 da Lei Complementar nº 284, de 27 de outubro de 1992, que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas na manutenção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÃO 087/2012 - DAP PROTOCOLO Nº. 137790/2012 INTERESSADO: Sra Flávia de Arruda Ferreira Mazzi ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Eng. Ambiental Flávia de Arruda Ferreira Mazzi

Leia mais

Aspectos polêmicos NBR

Aspectos polêmicos NBR Aspectos polêmicos NBR 14653-1 Lutemberg Florencio Doutorando em Engenharia Civil(Real Estate) USP Engenheiro Civil(POLI-UPE) Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia(FOC-SP) Mestre em Estatística(UFPE)

Leia mais

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Jardins, parques urbanos e zoológicos Anexo XIX JARDINS, PARQUES URBANOS E ZOOLÓGICOS 1- Empreendimento Descrição: Os jardins e parques urbanos constituem elementos

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e INSTRUÇÃO N.º 2551 Dispõe sobre os procedimentos para registro de profissional e concessão de atribuições provisórias, até que se definam as atribuições definitivas pelas Câmaras Especializadas. O Presidente

Leia mais

O Sistema Confea/ Crea

O Sistema Confea/ Crea O Sistema Confea/Crea é regido pela Lei nº 5.194, de 24/dez/1966. O Sistema Confea/ Crea O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias* dotadas de personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFICAÇÕES.

FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE TELECOMUNICAÇÕES EM EDIFICAÇÕES. Av. César Hilal, 700-1º andar - Bento Ferreira - Vitória - ES CEP 29050-662 Tel.: (27) 3334-9900 FAX: (27) 3324-3644 CEEE FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Regulamento de Compras : Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais